You are on page 1of 68

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Aula 9 - Processo Legislativo: Ol Pessoal, aula 9 j hein!!!

T passando rpido demais esse curso. Hoje vamos ver o processo legislativo, vamos estud-lo de uma forma bem completa, mas sem ficar perdendo tempo com coisas desnecessrias... Em caso de dvidas me procurem l no frum! Vamos nessa... O que o processo legislativo? Todo processo pressupe uma sequncia ordenada de atos (procedimentos) com a finalidade se alcanar uma finalidade. No caso em questo, a finalidade a produo legislativa. Neste estudo sobre o processo legislativo (tambm chamado de processo legiferante) veremos o rito de elaborao, limitaes e procedimentos em geral para se elaborarem os atos normativos primrios, ou seja, aqueles que retiram o seu fundamento de validade diretamente do texto constitucional. Assim, temos, segundo o art. 59 da Constituio, que o processo legislativo compreende a elaborao de: I - emendas Constituio; II - leis complementares; III - leis ordinrias; IV - leis delegadas; V - medidas provisrias; VI - decretos legislativos; VII - resolues. Todas as normas acima so atos primrios, no vemos ali os decretos, portarias e etc. que seriam os "atos secundrios", j que decorrem dos atos primrios. Todos os atos ali presentes so tambm infraconstitucionais, com exceo das emendas, que aps serem promulgadas se incorporam ao texto constitucional com mesmo status deste. Assim, podemos esquematizar na "pirmide de Kelsen":

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ

Emendas Constitucionais Lei Complementar Lei Ordinria Lei Delegada Medida Provisria Decreto Legislativo Resoluo

Observao 1 Os atos primrios no so somente estes 7 ali previstos. Embora no elencados como parte do processo legislativo pela Constituio, o Supremo Tribunal Federal e a doutrina reconhecem com atos primrios outras normas como o Decreto Autnomo e o Regimento Interno dos Tribunais, pois so atos normativos que retiram seu fundamento de validade diretamente do texto da Constituio, sem que sejam simples atos regulamentares de outras normas. Alexandre de Moraes ainda cita os atos normativos expedidos pelo Conselho Nacional de Justia (CF, art. 103-B, 4, I) como pertencente a tal grupo. Observao 2 Embora as emendas Constituio tenham status idntico s demais normas constitucionais, a doutrina costuma dizer, que a emenda constitucional enquanto proposta (PEC) teria, ainda, um status de ato infraconstitucional, pois a PEC deve respeitar os limites impostos pelo texto da Constituio, sendo assim, hierarquicamente subalterna. Aps a promulgao, quando a emenda efetivamente passar a integrar o texto da constituio, ser elevada ao status constitucional se impondo sobre todo o resto do ordenamento e no possuindo distines hierrquicas com as normas originrias. 1. (ESAF/AFT/2010) A emenda Constituio Federal, enquanto proposta, considerada um ato infraconstitucional. Comentrios: Segundo a doutrina a emenda constitucional enquanto proposta (PEC) teria seria considerado um ato infraconstitucional, j que respeitar os limites impostos pelo texto da Constituio. Aps a promulgao, no entanto, seria elevada ao status constitucional sem diferenciao hierrquica perante as normas originrias. Gabarito: Correto.
2

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Hierarquia entre as normas: No existe qualquer hierarquia entre normas de um mesmo patamar. Ou seja, no h hierarquia entre normas constitucionais originrias e normas constitucionais derivadas (oriundas de emendas); tambm no h qualquer hierarquia das normas infraconstitucionais entre si, a diferena delas se situa no mbito da matria tratada e no no campo hierrquico. No h tambm o que se falar em hierarquia entre os ordenamentos de entes distintos. Ou seja, no existe superioridade hierrquica de uma norma federal sobre uma estadual, ou de uma norma estadual sobre a Municipal. A exceo a isso apenas a Constituio Federal, que na verdade no uma norma federal e sim nacional (aplicvel a toda a federao), sendo o diploma mximo, superior na organizao interna de todo o pas. de se destacar ainda que, embora no haja hierarquia entre normas de ordenamentos distintos da federao, existem interferncias constitucionalmente estabelecidas, como a necessidade de lei estadual respeitar certas normas gerais federais, e ainda a possibilidade presente no art. 24 da Constituio (matria legislativa concorrente) de que norma federal superveniente suspenda a eficcia da norma estadual que legislou plenamente na omisso legislativa da Unio. Veja que, por no haver hierarquia, no se fala em revogao da norma estadual, mas de uma suspenso. 2. (ESAF/AFTE-RN/2005) Em razo da estrutura federativa do Estado brasileiro, as normas federais so hierarquicamente superiores s normas estaduais, porque as Constituies estaduais esto limitadas pelas regras e princpios constantes na Constituio Federal. Comentrios: No h o que se falar em hierarquia entre os ordenamentos federais, estaduais e municipais, pois as entidades polticas no Brasil so dotadas de autonomia, e esta pressupe uma independncia entre os entes. Mas, no errado dizer que as Constituies Estaduais esto limitadas pela Federal, pois na verdade, a Constituio no apenas federal e sim de toda a Repblica Federativa do Brasil, sendo assim uma norma "nacional" e no meramente "federal". Gabarito: Errado.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ 3. (ESAF/AFT/2004) Por no existir hierarquia entre leis federais e estaduais, no h previso, no texto constitucional, da possibilidade de uma norma federal, quando promulgada, suspender a eficcia de uma norma estadual. Comentrios: Realmente no h hierarquia entre normas federais e estaduais, porm, temos, na Constituio Federal, certas matrias no art. 24 chamadas matrias de legislao concorrente. Ao se regulamentar estas matrias, a Unio far normas gerais e, observando estas normas gerais, o Estados faro normas especficas. Se a norma geral da Unio inexistir, os Estados no precisam observar nada, podero legislar de forma plena. Porm, se futuramente sobrevier uma norma geral editada pela Unio, esta ir suspender toda a parte a qual o Estado legislou livremente que for contrria aos preceitos estabelecidos nesta norma geral. No suspende tudo, mas apenas o que for contrrio. Gabarito: Errado. Formalidades do processo legislativo: Art. 59, pargrafo nico. Lei complementar dispor sobre a elaborao, redao, alterao e consolidao das leis. Essa lei complementar existe, a LC 95/98. 4. (FCC/TJAA-TJ-PI/2009) compreende a elaborao de: a) decretos legislativos. b) emendas Constituio. c) medidas provisrias. d) resolues. e) portarias. Comentrios: O processo legislativo, segundo o art. 59 da Constituio, compreende a elaborao de 7 normas, sendo que 6 delas so infraconstitucionais de mesma hierarquia e 1 delas (EC) norma de hierarquia equivalente s normas constitucionais originrias. So elas: I - emendas Constituio;II - leis complementares; III - leis ordinrias; IV - leis delegadas;V - medidas provisrias; VI - decretos legislativos; VII - resolues. Gabarito: Letra E.
4

processo

legislativo

NO

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ 5. (CESGRANRIO/Advogado Jr. - Petrobrs/2010) De acordo com o texto da Constituio Federal, o processo legislativo NO compreende a elaborao de a) emendas Constituio. b) medidas provisrias. c) leis delegadas. d) decretos. e) resolues. Comentrios: O processo legislativo, segundo o art. 59 da Constituio, compreende a elaborao de 7 normas, sendo que 6 delas so infraconstitucionais de mesma hierarquia e 1 delas (EC) norma de hierarquia equivalente s normas constitucionais originrias. So elas: I - emendas Constituio;II - leis complementares; III - leis ordinrias; IV - leis delegadas;V - medidas provisrias; VI - decretos legislativos; VII - resolues. Gabarito: Letra D. 6. (CESPE/TCE-AC/2009) Segundo a CF, emenda constitucional dispor sobre a elaborao, redao, alterao e consolidao das leis. Comentrios: No existe nenhuma disposio na Constituio que tenha como redao "emenda constitucional dispor sobre", isto porque, deste modo, iria criar-se uma disposio regulamentar de status constitucional, o que no tem lgica alguma. O enunciado trata do art. 59 pargrafo nico da Constituio, que diz "Cabe lei complementar dispor sobre a elaborao, redao, alterao e consolidao das leis". Gabarito: Errado. 7. (FEPESE/PGE-SC/2009) Lei ordinria dispor elaborao, redao, alterao e consolidao das leis. Comentrios: Isso papel da lei complementar. Gabarito: Errado. sobre a

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Noes sobre o trmite do Processo Legislativo: O processo legislativo bsico aquele onde se faz as leis ordinrias, o nome ordinria, pois a lei comum, que segue a ordem natural. Este ser o processo legislativo mais completo e para o qual a Constituio deu maior ateno. O processo da lei complementar o mesmo da lei ordinria, a nica diferena o qurum exigido para votao na lei complementar necessita-se da maioria absoluta dos votos (mais da metade do efetivo da Casa), enquanto na lei ordinria basta a maioria simples (mais da metade dos presentes). Alm das leis complementares e ordinrias, no entanto, sabemos que existem outras 5 espcies de normas sujeitas a processo legislativo, essas normas (emendas constitucionais, decretos legislativos, leis delegadas, resolues e medidas provisrias) possuem trmites particulares, muitas vezes com ausncia de algumas das fases do processo comum das leis ordinrias, conforme veremos. As fases bsicas de um processo legislativo so as seguintes: 1 - Fase introdutria: a fase onde algum toma a iniciativa de um projeto de lei, levando o tem discusso. Existem casos na Constituio onde teremos iniciativa exclusiva para certos temas (ex. s o Presidente pode iniciar as matrias do art. 61 1, s o STF pode iniciar a discusso sobre o estatuto da Magistratura previsto na CF, art. 93) e outros casos onde a iniciativa ser concorrente, podendo ser tomada por diversas autoridades distintas. A iniciativa , em regra, apresentada Cmara dos Deputados, sendo exceo a isto quando ela for tomada pro Senadores ou Comisso do Senado, quando ir se instaurar a discusso diretamente no Senado Federal. 2 - Fase Constitutiva: Aps ser tomada a iniciativa, dever se deliberar a respeito do projeto e proceder a votao para fins de aprovao/rejeio do mesmo. A fase constitutiva se divide em duas etapas: Deliberao parlamentar Consiste na discusso do projeto e sua aprovao/rejeio. Deliberao executiva Consiste da sano ou veto do chefe do Poder Executivo ao projeto que tenha sido aprovado na deliberao parlamentar Sano o ato do chefe do Executivo atravs do qual ele concorda com a deliberao parlamentar e assim faz nascer
6

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ a lei1. Caso no concorde com o projeto ele dever vet-lo (total ou parcialmente). A sano o procedimento que faz a lei se tornar um ato perfeito e acabado, terminando a sua fase de construo. Assim, a sano transforma o projeto em lei. 3 - Fase Complementar: Caso o projeto tenha sido sancionado pelo chefe do Executivo, ele chega na sua fase complementar, que consiste na promulgao da lei e na sua publicao. Para Jos Afonso da a fase complementar estaria fora do processo legislativo, pois a lei j foi criada com a sano, sendo esta fase complementar uma condio de validade para lei. Promulgar declarar a existncia da lei. Com a sano na fase constitutiva termina-se a construo da lei, desta forma, a promulgao incide sobre um ato perfeito e acabado apenas atestando que a lei existe e cumpriu o todo o seu rito constitutivo. Publicar a lei comunicar aos destinatrios que a ordem jurdica foi inovada. Ainda que com a publicao da lei, em regra, ela no comea a viger instantaneamente, ela dever respeitar um perodo para que as pessoas tomem conhecimento da inovao, na ausncia de disposio expressa, este perodo de latncia, chamado de vacatio legis de 45 dias, no entanto, a LC 95/98 permite que para leis de menores repercusses possa ser adotada a clusula de entrada em vigor na data de sua publicao. 8. (CESPE/TJDFT/2008) A promulgao de uma lei torna o ato perfeito e acabado, sendo o meio pelo qual a ordem jurdica inovada. A publicao, por sua vez, o modo pelo qual se d conhecimento a todos sobre o novo ato normativo que se deve cumprir. Comentrios: O CESPE seguiu a linha doutrinria segundo a qual a sano torna o ato perfeito e acabado, inovando a ordem jurdica. A promulgao
1

Esta a posio de Jos Afonso da Silva que diz que a sano terminaria o processo legislativo propriamente dito, posio que seguida por Alexandre de Moraes, que ainda endossa como defendida por Michel Temer, Manoel Gonalves Ferreira Filho e Pontes de Miranda, entre outros. H, no entanto, posies contrrias a esta, que diz ser a promulgao o procedimento que transforma o projeto em lei. Seguiremos a primeira posio.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ apenas declara que a ordem jurdica foi inovada, ou seja, a promulgao declara que um projeto de lei foi sancionado. Assim, a promulgao j incide sobre um ato perfeito e acabado, sendo errado dizer que ela torna o ato perfeito e acabado. O resto do enunciado est correto, realmente a publicao o modo pelo qual se d conhecimento a todos sobre o novo ato normativo que se deve cumprir. Gabarito: Errado. Emendas Constitucionais: Vamos falar agora sobre o processo legislativo para a reforma da Constituio. J vimos isso quando falamos em poder constituinte, mas no custa nada revermos alguns conceitos e analisa-los mais a fundo sob a tica do processo legislativo. Iniciativa (fase introdutria): Art. 60. A Constituio poder ser emendada mediante proposta: I - de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da Repblica; III - de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. A iniciativa legislativa para a proposio de emenda constitucional concorrente, ou seja, a Constituio no fez reservas de matrias que s poderiam ter iniciativa da emenda tomada por um ou outro legitimado (diferente do que veremos no art. 61 1). Assim, independente do tema tratado, qualquer dos legitimados acima poder iniciar a proposta de emenda constitucional (PEC). 9. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) A CF pode ser emendada por proposta de assembleia legislativa de uma ou mais unidades da Federao, manifestando-se cada uma delas pela maioria relativa de seus membros. Comentrios: Precisa-se da reunio de mais da metade legislativas, uma s no basta (CF, art. 60, III). Gabarito: Errado.
8

das

assemblias

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ 10. (CESPE/Juiz Federal Substituto TRF 5/2009) A CF admite emenda constitucional por meio de iniciativa popular. Comentrios: Isso no possvel. A iniciativa popular capaz de propor apenas projetos de leis ordinrias e complementares. A iniciativa para emendas somente aquela que vimos no art. 60. Gabarito: Errado. 11. (CESPE/Auditor-TCU/2009) Um deputado federal, diante da presso dos seus eleitores, pretende modificar a sistemtica do recesso e da convocao extraordinria no mbito do Congresso Nacional. Assim, no caso narrado, para que modificao pretendida seja votada pelo Congresso Nacional, a proposta de emenda constitucional dever ser apresentada por, no mnimo, um tero dos membros da Cmara dos Deputados. Comentrios: Exatamente. uma das formas de iniciativa para a Emenda Constitucional, prevista pelo art. 60 da Constituio. Gabarito: Correto. 12. (ESAF/Analista Administrativo ANEEL/2006) A Constituio Federal prev a possibilidade de apresentao de proposta de Emenda Constituio conjuntamente pelo Senado Federal e pela Cmara dos Deputados, sendo necessrio, nesse caso, que a iniciativa seja apoiada por um nmero de Parlamentares equivalente a um tero do nmero total de membros do Congresso Nacional. Comentrios: No h previso para proposta conjunta. A iniciativa deve acontecer segundo o art. 60 da Constituio, atravs de: De 1/3, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado; Do Presidente da Repblica; ou De mais da metade das Assemblias Legislativas, com maioria relativa em cada uma delas. Gabarito: Errado.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Limitao circunstancial 1 - A Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio. Veja que, nos termos da Constituio, no h impedimentos para que haja a deliberao sobre a proposta na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio, o que no pode ocorrer a efetivao da emenda, ou seja, a sua promulgao. diferente do que est no 4 onde, em tese, sequer poder haver a deliberao sobre o assunto. 13. (ESAF/ENAP/2006) A aprovao de Emenda Constitucional durante o estado de stio s possvel se os membros do Congresso Nacional rejeitarem, por quorum qualificado, a suspenso das imunidades dos Parlamentares durante a execuo da medida. Comentrios: A questo necessita ser traduzida. Ela tentou relacionar aquela disposio constitucional do art. 53 8 que diz as imunidades de Deputados ou Senadores subsistiro durante o estado de stio, s podendo ser suspensas mediante o voto de dois teros dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatveis com a execuo da medida com a reforma constitucional. No h qualquer relao de uma cosia com a outra. A Constituio taxativa: no poder haver emenda durante a vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio. No h excees. Gabarito: Errado. 14. (ESAF/SEFAZ-CE/2007) No poder ser objeto de deliberao a proposta de emenda Constituio, na vigncia de interveno federal, estado de defesa ou estado de stio. Comentrios: A ESAF nessa questo se prendeu na literalidade da Constituio. A Constituino diz em seu art. 60 1: a Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio. Vemos, ento, que a deliberao pode acontecer, o que no poder acontecer a efetivao da emenda. Gabarito: Errado. 15. (ESAF/MRE/2004) O texto constitucional brasileiro no poder ser emendado durante a vigncia de interveno federal,
10

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ salvo se a emenda Constituio tiver sido proposta antes da decretao da interveno. Comentrios: Durante a interveno, no poder ocorrer a emenda ao texto em nenhum caso (CF, art. 60 1). uma "limitao circunstancial" ao poder de reforma. A vigncia da interveno impede que haja promulgao de emendas, independente da data da propositura. Gabarito: Errado. Limitao Procedimental complementar) (fase constitutiva e fase

2 - A proposta ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. 3 - A emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem. Primeiramente, perceba que emenda constitucional no passa por sano/veto do Presidente da Repblica, vamos mais alm: veja que o Poder Executivo no tem qualquer participao nas fases constitutiva e complementar das emendas. Diferentemente do que ocorre no procedimento de elaborao das leis, onde o Executivo responsvel por sancionar, promulgar e publicar a norma, no procedimento de reforma constitucional, a nica participao do Executivo na faculdade que tem o Presidente da Repblica para iniciar a proposta. Observao Quem promulga a emenda so as Mesas de ambas as Casas Legislativas e no a Mesa do Congresso. 16. (FCC/Analista - TRT 15/2009) A emenda Constituio ser promulgada pelo Presidente da Repblica. Comentrios: Aps a iniciativa da proposta de emenda, no existe fase de emenda constitucional que passe pelo Poder Executivo, ela nasce no Legislativo e por ali promulgada. A Constituio, ento, dispe em seu art. 60 3 que a emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas de ambas as Casas, com o respectivo nmero de ordem. Gabarito: Errado.
11

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ 17. (CESPE/TJAA-STM/2011) Proposta de emenda constitucional deve ser discutida e votada nas duas Casas do Congresso Nacional, em turno nico, considerando-se aprovada se obtiver trs quintos dos votos dos seus respectivos membros. Na fase constitutiva do seu processo legislativo, conta-se com a participao do presidente da Repblica, e a promulgao deve realizar-se, conjuntamente, pelas Mesas do Senado Federal e da Cmara dos Deputados. Comentrios: A questo se equivoca ao dizer que ser em turno nico, quando na verdade ser em dois turnos de votao em ambas as Casas. Outro erro que o Presidente no participa da sua fase constitutiva (fase de deliberao/aprovao/sano/veto - lembrando que no h sano/veto para emendas), participa apenas da fase introdutria (iniciativa). Lembrando que na fase complementar (promulgao e publicao) tambm ausente a participao do Presidente da Repblica. Gabarito: Errado. 18. (CESPE/Auditor-TCU/2009) Uma vez preenchido o requisito da iniciativa e instaurado o processo legislativo, a proposta de emenda CF ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. Comentrios: Isso a. Essa a perfeita disposio do mandamento constitucional estabelecido no art. 60 2. Gabarito: Correto. 19. (CESPE/AGU/2009) No h veto ou sano presidencial na emenda Constituio. Comentrios: A Constituio no previu a fase de sano ou veto do Presidente s propostas de emendas constitucionais. Estas so iniciadas no Legislativo e por ali terminam, sendo promulgadas pelas Mesas das Casas Legislativas. Gabarito: Correto. 20. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) A proposta de emenda constitucional deve ser discutida e votada em cada casa do Congresso Nacional em dois turnos, considerando-se aprovada, se
12

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. A casa na qual tenha sido concluda a votao deve enviar o projeto de emenda ao presidente da Repblica, para que este, aquiescendo, o sancione. Comentrios: Emenda constitucional no se sujeita sano nem ao veto do Presidente. Gabarito: Errado. 21. (CESPE/AJAA - TRT 5/2009) Prescinde de sano do presidente da Repblica emenda constitucional que tenha sido regularmente aprovada no Congresso Nacional. Comentrios: Prescindir o mesmo que dispensar, no haver necessidade. Emenda constitucional dispensa ou no dispensa sano do Presidente? Sim, dispensa, ou seja, prescinde de sano. Gabarito: Correto. 22. (ESAF/AFTN/1998) A Cmara dos Deputados atua como Casa revisora no que diz respeito a projetos de Emenda Constitucional aprovados pelo Senado Federal. Comentrios: No processo legislativo de emendas Constituio, no h o que se falar em casa revisora, pois o inteiro teor do projeto deve ser aprovado em dois turnos em cada Casa, sendo assim uma votao autnoma, no cabendo a uma Casa propor emendas no apreciadas anteriormente pelos 2 turnos da Casa anterior. Gabarito: Errado. 23. (ESAF/analista administrativo ANEEL/2006) A emenda Constituio ser promulgada pela Mesa do Congresso Nacional, com o respectivo nmero de ordem, em sesso conjunta das duas Casas. Comentrios: Ser pela mesa de ambas as casas e no do Congresso em conjunto (CF, art. 60 3). Gabarito: Errado.

13

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ 24. (ESAF/SEFAZ-CE/2007) A promulgao de emendas Constituio Federal compete s Mesas da Cmara e do Senado, no se sujeitando sano ou veto presidencial. Comentrios: A Constituio no previu a fase de sano ou veto do Presidente s propostas de emendas constitucionais. Estas so iniciadas no Legislativo e por ali terminam, sendo promulgadas pelas Mesas das Casas Legislativas. o que dispe a Constituio em seu art. 60 3. Gabarito: Correto. 25. (ESAF/SEFAZ-CE/2007) A emenda Constituio Federal s ingressa no ordenamento jurdico aps a sua promulgao pelo Presidente da Repblica, e apresenta a mesma hierarquia das normas constitucionais originrias. Comentrios: correto dizer que a emenda apresenta a mesma hierarquia das normas constitucionais originrias, j que pelo princpio da unidade da Constituio, no podemos fazer diferenciao hierrquica entre normas constitucionais. Porm, nos termos do art. 60 3, a promulgao de emendas Constituio Federal compete s Mesas da Cmara e do Senado, no se sujeitando sano ou veto presidencial nem a promulgao por parte do Executivo. Gabarito: Errado. 26. (ESAF/MRE/2003) Nenhuma norma da Constituio, mesmo que no seja materialmente constitucional, pode ser alterada por maioria simples ou mesmo absoluta. Comentrios: Todas as normas da Constituio s podero ser alteradas pelo rito do art. 60, que exige maioria de 3/5 dos membros das Casas Legislativas. Isso porque nossa Constituio classificada como rgida (necessita sempre de procedimento especial para alterao) e no uma constituio semi-flexvel, ou semirrgida (que faria diferena entre normas materiais e no-materiais). Gabarito: Correto. Limitao Material Clusulas Ptreas 4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado;
14

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ II - o voto direto, secreto, universal e peridico; III - a separao dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais. Perceba que, em princpio, a Consituio protegeu as clusulas ptreas de tal forma que no se poder sequer haver deliberao sobre a matria. Obviamente isso em tese, j que muitas vezes a ofensa est implcita e somente durante as discusses que tais ofensas so percebidas e impugnadas. Segundo o STF, as limitaes materiais ao poder constituinte de reforma, que o art. 60, 4 da Lei Fundamental enumera, no significam a intangibilidade literal da respectiva disciplina na Constituio originria, mas apenas a proteo do ncleo essencial dos princpios e institutos cuja preservao nelas se protege2. Isso quer dizer que possvel haver modificao (literal) nas matrias protegidas como clusulas ptreas, elas no so imutveis, o que no pode reduzir o alcance destas matrias, ferindo o ncleo essencial. Poder ainda haver alteraes no caso de fortalecimento do alcance delas. Embora este seja o entendimento majoritrio, algumas bancas j consideraram estas clusulas como insuscetveis de alterao. Consideraes: A forma republicana no clusula ptrea, apenas um princpio sensvel (CF, art. 34, VII). Voto obrigatrio no clusula ptrea, apenas o fato de ser direto, secreto, universal e peridico. Lembre-se que so gravados de forma ptrea apenas os direitos e garantias individuais, mas estes no se resumem ao art. 5 da CF, estando espalhados ao longo dela. Os quatro incisos vistos acima so as clusulas ptreas expressas ou explcitas da CF, temos tambm outras que so consideradas implcitas, a saber: o povo como titular do poder constituinte; o poder igualitrio do voto. o prprio art. 60 (que estabelece os procedimentos de reforma);

Essa vedao alterao do art. 60 o que chamamos de proibio "dupla reviso", ou seja, vedado que o legislador primeiramente modifique o art. 60, desprotegendo as matrias gravadas como ptreas, e depois edite outra emenda extinguindo as clusulas.
2

ADI 2.024, Rel. Min. Seplveda Pertence, julgamento em 3507, DJ de 22607. 15

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Alguns entendem que essa vedao de modificao do art. 60 seria absoluta, no podendo o legislador alterar este rito, nem facilitando, nem dificultando o processo, assim, no poderia, por exemplo, ser aumentado o rol de clusulas ptreas ou tornar mais rgido os critrios de aprovao das emendas. Este tema no pacfico. 27. (FCC/TJAA-TJ-PI/2009) Ser objeto de proposta de emenda Constituio Federal referente a) forma federativa de Estado. b) instalao da justia itinerante. c) ao voto direto, secreto, universal e peridico. d) separao dos Poderes. e) aos direitos e garantias individuais. Comentrios: Questo simples, trata-se das clusulas ptreas ou "limitao material" ao poder de reforma da Constituio. Segundo a Constituio, em seu art. 60, 4, a nica assertiva que no traz uma clusula ptrea a letra B. Gabarito: Letra B. 28. (FCC/Defensor-DP-SP/2009 - Adaptada) possvel que uma reforma constitucional crie novas clusulas ptreas segundo entendimento pacfico da doutrina constitucional. Comentrios: O erro bsico dizer "entendimento pacfico", isso no pacfico, h divergncias sobre o tema. Adotamos porm a posio de que assim como no se pode enfraquecer o art. 60, tambm no se pode dificultar os procedimentos ali estabelecidos, j que o Constituinte estabeleceu de forma taxativa o procedimento para se reformar a Constituio. Gabarito: Errado. 29. (CESPE/BB CERT/2010) Proposta de alterao da forma federativa do Estado brasileiro deve- se dar, necessariamente, por meio de emenda constitucional. Comentrios: A forma federativa de Estado uma clusula ptrea logo no pode ser alterada, nem mesmo por emenda constitucional.
16

deliberao

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Gabarito: Errado. 30. (CESPE/DPE-PI/2009) A jurisprudncia do STF considera que os limites materiais ao poder constituinte de reforma no significam a intangibilidade literal da disciplina dada ao tema pela Constituio originria, mas sim a proteo do ncleo essencial dos princpios e institutos protegidos pelas clusulas ptreas. Comentrios: Segundo o STF, as limitaes materiais ao poder constituinte de reforma, que o art. 60, 4, da Lei Fundamental enumera, no significam a intangibilidade literal da respectiva disciplina na Constituio originria, mas apenas a proteo do ncleo essencial dos princpios e institutos cuja preservao nelas se protege. Gabarito: Correto. 31. (ESAF/AFT/2010) As limitaes expressas circunstanciais formam um ncleo intangvel da Constituio Federal, denominado tradicionalmente por "clusulas ptreas". Comentrios: As clusulas ptreas so as limitaes materiais. As limitaes circunstanciais so as que impedem a emenda da Constituio durante certas circunstncias (estado de stio, estado de defesa e interveno federal) CF, art. 60 1. Gabarito: Errado. 32. (ESAF/PGFN/2007) vivel reforma constitucional que aperfeioe o processo legislativo de emenda constitucional, tornandoo formalmente mais rigoroso. Comentrios: Deixando de lado as posies doutrinrias contrrias, este foi o pensamento seguido pela banca ESAF, ou seja, o pensamento de que seria invivel qualquer alterao do processo previsto no art. 60. Gabarito: Errado. 33. (ESAF/TCU/2006) Segundo a doutrina majoritria, no caso brasileiro, no h vedao alterao do processo legislativo das emendas constitucionais, pelo poder constituinte derivado, uma vez que a matria no se enquadra entre as hipteses que constituem as clusulas ptreas estabelecidas pelo constituinte originrio.
17

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Comentrios: O enunciado descreveu o que se chama de dupla reviso. Segundo o Supremo, no se pode alterar o rito disposto no art. 60 da Constituio, com o objetivo de se fazer uma nova emenda, agora pelo novo procedimento. Trata-se de uma clusula ptrea (limitao material) implcita na Constituio Federal. Gabarito: Errado. 34. (ESAF/Advogado-IRB/2004) Pacificou-se, entre ns, o entendimento de que as clusulas ptreas da Constituio podem ser modificadas pelo mecanismo denominado de "dupla reviso". Comentrios: vedada a dupla reviso, ou seja, o procedimento de se modificar o rito estabelecido no art. 60 para que, aps essa modificao, se faam mudanas que antes no eram possveis. Trata-se de uma clusula ptrea (limitao material) implcita na Constituio Federal. Gabarito: Errado. 35. (ESAF/analista administrativo ANEEL/2006) A transformao do Brasil em um Estado unitrio, com sistema de governo parlamentarista, pode ser feita por emenda Constituio, desde que mantido o voto direto, secreto, universal e peridico. Comentrios: O federalismo uma clusula ptrea da Constituio (CF, art. 60 4). Assim, no se pode deliberar sobre emenda tendente a abolir ou relativizar tal forma de Estado. Gabarito: Errado. 36. (ESAF/SEFAZ-CE/2007) Constitui limitao material implcita ao poder constituinte derivado, a proposio de emenda constitucional que vise modificao de dispositivos referentes aos direitos sociais, considerados clusulas ptreas. Comentrios: Independente da discusso sobre os direitos sociais estarem gravados ou no como clusulas ptreas implicitas (tendencia que no costuma ser aceita para ESAF, que no tende a adot-los como clusulas ptreas), deve-se notar que incorreto o termo modificao j que, mesmo que fossem considerados clusulas ptreas, o que no se poderia abolir ou reduzir direitos. Quando se
18

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ diz modificar, isso engloba aumentar, fortalecer, o que plenamente possvel. Gabarito: Errado. 37. (FGV/Fiscal-SEFAZ-MS/2006) No constitui clusula ptrea:

a) a forma federativa do Estado. b) a separao de poderes. c) os direitos e garantias individuais. d) o voto secreto. e) o sistema poltico. Comentrios: Analisando a questo, vemos que, dentre as assertivas, somente o sistema poltico no foi protegido. Todas as demais constituem clusulas ptreas expressas no art. 60, 4., da Constituio. Cabe ainda ressaltar que, sobre o voto, no se pode modificar suas qualidades de direto, secreto, universal e peridico, mas nada impede a modificao da sua qualidade de obrigatrio, pois esta no foi protegida. Gabarito: Letra E. Limitao Temporal A limitao temporal ocorre quando somente depois de decorrido certo lapso temporal a Constituio poder ser reformada. A CF/88 no estabeleceu nenhuma limitao temporal, mas, tal limitao pode ser encontrada em Constituies de outros pases. Princpio da irrepetibilidade (Limitao Formal) 5 - A matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa. Ateno: as bancas examinadoras frequentemente tentam confundir os candidatos trocando "sesso legislativa" pelo termo "legislatura", tornando a questo incorreta. Embora seja uma "pegadinha clssica", ainda confunde muitos candidatos no momento da prova. Essa limitao formal conhecida como "princpio da irrepetibilidade", ocorre para projetos de leis (ordinrias e complementares), propostas de emendas constitucionais, e medidas provisrias. A
19

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ diferena entre eles que, em se tratando de emendas constitucionais e medidas provisrias, este princpio absoluto, veja: Emendas Constitucionais (CF, art. 60 5) A matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa. Medidas provisrias (CF, art. 62 10 ) - vedada a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo. Leis ordinrias e complementares (CF, art. 67) - A matria constante de projeto de lei rejeitado somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional Assim, somente para as "leis" (ordinrias e complementares) que temos a relatividade de poder apresentar novamente o projeto, desde que mediante a proposta da maioria absoluta dos membros da Casa Legislativa. 38. (FCC/Analista - TCE - AM/2008 -Adaptada) A matria constante de proposta de emenda rejeitada somente poder ser objeto de nova proposta na legislatura subseqente da rejeio. Comentrios: O correto seria "sesso legisaltiva" e no legislatura. Gabarito: Errado. 39. (CESPE/Juiz Federal Substituto TRF 5/2009) Uma proposta de emenda constitucional que tenha sido rejeitada ou prejudicada somente pode ser reapresentada na mesma sesso legislativa mediante a propositura da maioria absoluta dos membros de cada casa do Congresso Nacional. Comentrios: s para as leis que a CF abre a possibilidade do projeto ser reapresentado na mesma sesso legislativa mediante a propositura da maioria absoluta dos membros. Gabarito: Errado. 40. (ESAF/analista administrativo ANEEL/2006) A matria constante de proposta de emenda Constituio rejeitada no
20

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ poder ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa, mesmo que a nova proposta seja apoiada por trs quintos dos Parlamentares da sua Casa de origem. Comentrios: Este o principio da irrepetibilidade, que absoluto para as Emendas Constitucionais. De forma diferente acontece no caso de leis, onde um projeto de lei rejeitado poder ser objeto de nova deliberao na mesma sesso legislativa, caso haja maioria absoluta dos membros da Casa. Os projetos de Emendas rejeitados ou prejudicados no podero ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa, em nenhum caso (CF, art. 60 5). Gabarito: Correto. 41. (ESAF/TCU/2006) A matria constante de proposta de emenda Constituio rejeitada s poder ser objeto de uma nova proposta, na mesma legislatura, se tiver o apoiamento de trs quintos dos membros de qualquer das Casas. Comentrios: A questo comete 2 erros. Trata-se do princpio da irrepetibilidade, que absoluto em se tratando de Emendas Constitucionais. Ou seja, ainda que haja manifestao do Congresso, proposta de emenda Constituio rejeitada no poder ser objeto de uma nova proposta, na mesma sesso legislativa. Perceba que ainda foi trocado o termo sesso legislativa por legislatura (CF, art. 60 5). Gabarito: Errado. Emendas de Reviso: CF, ADCT, art. 3 A reviso constitucional ser realizada aps 5 anos, contados da data de promulgao da CF, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional em sesso unicameral. Essas emendas tm o mesmo poder das vistas acima, mas, percebese que foi um procedimento mais simples (bastava maioria absoluta em sesso unicameral, enquanto as outras ser 3/5, em 2 turnos, nas duas Casas), porm, aps o uso deste poder de reviso, ele se extinguiu no podendo mais ser utilizado e nem se pode por EC criar outro similar. 42. (ESAF/SEFAZCE/2007) A reviso constitucional prevista por uma Assembleia Nacional Constituinte, possibilita ao poder constituinte derivado a alterao do texto constitucional, com menor
21

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ rigor formal e sem as limitaes expressas e implcitas originalmente definidas no texto constitucional. Comentrios: A reviso tambm deve observar limitaes constitucionais embora realmente possua um menor rigor formal. Gabarito: Errado. Quadro-resumo da reforma constitucional: Iniciativa da Emenda 1. De pelo menos 1/3 dos Constitucional de Reforma Deputados ou Senadores; (CF, art. 60) 2. Do Repblica; Presidente da

3. De mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. Limitao circunstancial (CF, art. 60 1) A Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio. A proposta ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, 3/5 do votos dos respectivos membros. A emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem. federativa de

Limitao Procedimental (CF, art. 60 2)

Promulgao (CF, art. 60 3)

Limitao Material Expressa 1. a forma (Clusulas Ptreas Expressas) Estado; (CF, art. 60 4)

2. o voto direto, secreto, universal e peridico;


22

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ 3. a Poderes; separao dos

4. os direitos e garantias individuais. Limitao Material Implcita 1. o povo como titular do (Clusulas Ptreas Implcitas) poder constituinte; (Reconhecidas pela doutrina e 2. o jurisprudncia) voto. poder igualitrio do

3. o prprio art. 60 (que estabelece os procedimentos de reforma); Princpio da irrepetibilidade A matria constante de proposta (Limitao Formal) de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser (CF, art. 60 5) objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa. Limitao Temporal A limitao temporal ocorre quando somente depois de decorrido certo lapso temporal a Constituio poder ser reformada. A CF/88 no estabeleceu nenhuma limitao temporal, mas, tal limitao pode ser encontrada em Constituies de outros pases.

Questes "gerais" sobre emendas constitucionais: 43. (FCC/TJAA-TJ-PI/2009) Diante das limitaes materiais que a Constituio de 1988 impe ao Poder Constituinte derivado de reviso, NO seria admissvel proposta de emenda que: a) suprimisse a competncia do Conselho Nacional de Justia de controlar a atuao financeira do Poder Judicirio. b) reinstitusse o sistema eleitoral da Constituio do Imprio (1824), em que delegados de eleitores de primeiro grau elegiam os representantes polticos em nvel nacional e regional. c) atribusse aos Estados a competncia para legislar sobre registros pblicos. d) atribusse s regies metropolitanas capacidade legislativa em
23

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ assuntos de interesse metropolitano, observadas as normas gerais estabelecidas pelo Estado respectivo. e) alargasse o cabimento de habeas data, de modo a viabilizar a obteno de informaes relativas aos familiares do impetrante. Comentrios: A questo fala da reviso constitucional, disposto nos ADCT, art. 3: A reviso constitucional ser realizada aps 5 anos, contados da data de promulgao da CF, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional em sesso unicameral. O motivo da reviso era o temor de que a nova ordem constitucional causasse alguma instabilidade no Estado, assim, aps 5 anos, poderiam fazer um procedimento simplificado de reviso da Constituio e acabar com a instabilidade que porventura viesse a acontecer. O temor no se concretizou e foram aprovadas apenas 6 emendas, sem grandes mudanas estruturais. Segundo a doutrina - o poder de reviso nico, aps ter sido usado ele se exauriu no podendo ser criado novamente. Segundo o STF constitucional. no pode o estado-membro criar reviso

Ainda segundo o Supremo, as emendas de reviso deviam observar as mesmas limitaes materiais impostas para a reforma da Constituio. Desta forma: Letra A - Errado. No se trata de uma limitao material (clusula ptrea), logo, poderia modificar. Letra B - Correto. O voto deve ser direto e universal (alm de secreto e peridico). Assim, no poderia a reviso estabelecer tal procedimento. Letra C - Errado. Isso no iria ferir clusula ptrea alguma. Letra D - Errado. Isso tambm no iria ferir clusula ptrea alguma. Letra E - Errado. Na jurisprudncia do STF, a limitao material deve ser entendida como uma impossibilidade de abolio ou reduo da eficcia dos institutos elencados. Uma emenda que viesse a fortaleclos no estaria incorrendo em vcio algum. Gabarito: Letra B 44. (FCC/Assessor - TCE-PI/2009) Decorre da caracterizao e dos limites impostos pela Constituio Federal ao Poder de Reforma Constitucional:

24

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ a) A reforma constitucional manifesta-se por meio do Poder Constituinte Derivado Decorrente, o qual caracterizado como derivado, limitado e condicionado. b) No podero ser promulgadas emendas constitucionais na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio, salvo em caso de guerra declarada. c) O procedimento estabelecido para o exerccio regular do Poder de Reforma no se aplicou s seis emendas constitucionais de reviso, promulgadas em 1994, as quais foram aprovadas pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional em sesso unicameral. d) A matria constante de proposta de emenda constitucional rejeitada ou havida por prejudicada poder ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa, mediante pedido da maioria absoluta dos membros de uma das Casas do Congresso Nacional. e) So limites materiais do Poder de Reforma, expressos na Constituio Federal a forma federativa de Estado, o voto direto, secreto, universal e peridico, o respeito s Foras Armadas, a separao dos Poderes e os direitos e garantias fundamentais. Comentrios: Letra A - Errado. O correto seria poder constituinte derivado reformador. O poder decorrente o poder de elaborar as constituies estaduais. Letra B - Errado. No caso de guerra tambm no poder. uma limitao circunstancial. Letra C - Perfeito. Aplicou-se um procedimento mais simples. Em vez de precisar de 3/5 dos votos, em 2 turnos, bastava o voto da maioria absoluta, em sesso unicameral. Letra D - Errado. Trata-se do "princpio da irrepetibilidade", que ocorre para projetos de leis (ordinrias e complementares), propostas de emendas constitucionais, e medidas provisrias. A diferena entre eles que, em se tratando de emendas constitucionais e medidas provisrias, este princpio absoluto, veja: Emendas Constitucionais (CF, art. 60 5) A matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa. Medidas provisrias (CF, art. 62 10 ) - vedada a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo.
25

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Leis ordinrias e complementares (CF, art. 67) - A matria constante de projeto de lei rejeitado somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional Letra E - Errado. "O respeito s Foras Armadas" ??? - Viajou, no mesmo?! Gabarito: Letra C. 45. (FCC/TCM-CE/2010) Proposta de emenda Constituio visando acrescer o direito alimentao ao rol dos direitos fundamentais apresentada pelo Presidente da Repblica ao Congresso Nacional. Iniciada a votao pela Cmara dos Deputados, a proposta obtm a aprovao de 365 e 290 membros, em primeiro e segundo turnos, respectivamente. Nessa hiptese: a) a proposta dever ser submetida apreciao do Senado Federal, para votao em dois turnos. b) a proposta considerada rejeitada, no podendo a matria ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa. c) a proposta sequer poderia ter sido submetida a deliberao, por versar sobre direito fundamental. d) a votao deveria ter comeado no Senado Federal, por se tratar de proposta de iniciativa do Presidente da Repblica. e) o Presidente da Repblica no possui iniciativa para apresentar a proposta, por versar sobre matria de competncia exclusiva do Congresso Nacional. Comentrios: A questo faz um resumo sobre as emendas constitucionais. Vamos analisar cada ponto: 1 - iniciativa: Presidente da Repblica. Pode ou no? Sim. 2 - Objeto: Acrescentar "alimentao" nos direitos fundamentais. Pode ou no? Sim. 3 - Aprovao: deveria ser 3/5 em dois turnos. A cmara tem atualmente 513 deputados, logo, 3/5 seriam 308 votos. Desta forma, embora tenha alcanado 3/5 no primeiro turno, no alcanou no segundo turno da Cmara, devendo ser considerada rejeitada. Como consequncia da rejeio, temos o princpio da irrepetibilidade: a matria constante no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa.
26

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Gabarito: Letra B. 46. (ESAF/AFT/2010) Sabe-se que a Constituio Federal, apesar de ser classificada como rgida, pode sofrer reformas. A respeito das alteraes na Constituio, podemos afirmar que I. a emenda Constituio Federal, enquanto proposta, considerada um ato infraconstitucional. II. de acordo com a doutrina constitucionalista, a Constituio Federal traz duas grandes espcies de limitaes ao Poder de reform-la, as limitaes expressas e as implcitas. III. as limitaes expressas circunstanciais formam um ncleo intangvel da Constituio Federal, denominado tradicionalmente por clusulas ptreas. IV. vrios doutrinadores publicistas salientam ser implicitamente irreformvel a norma constitucional que prev as limitaes expressas. Assinale a opo verdadeira. a) II, III e IV esto corretas. b) I, II e III esto incorretas. c) I, III e IV esto corretas. d) I, II e IV esto corretas. e) II e III esto incorretas. Comentrios: I - Correto. A PEC considerada pela doutrina como um ato infraconstitucional, pois deve respeitar as normas originrias da CF. Aps a promulgao elevada ao status constitucional se impondo sobre todo o resto do ordenamento. II - Correto. Expressamente temos limitaes formais, circunstanciais e materiais, e temos ainda limitaes implcitas como o prprio art. 60 e a titularidade do poder constituinte nas mos do povo. Visto na aula tambm e encontrado nos comentrios do meu livro! III- Errado. As clusulas ptreas so limitaes materiais e no circunstanciais. IV - Correto. O prprio art. 60 tambm trata-se de um clusula ptrea, sendo implicitamente previsto. o que chamamos de "vedao dupla reviso". Gabarito: letra D

27

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Leis Complementares e Ordinrias: As leis complementares e as leis ordinrias possuem um processo legislativo similar. Diferenciam-se apenas em 2 pontos: 1- Na matria tratada: A Constituio expressamente j elencou no seu texto todos os casos onde h exigncia da lei complementar, dizendo frases como lei complementar dispor sobre.... Geralmente so temas de alta relevncia como normas gerais e estatutos organizacionais (Magistratura, Ministrio Pblico, Vice-Presidente, Organizao e funcionamento da AGU...). 2- No qurum de aprovao: necessria a maioria absoluta para aprovar a lei complementar e basta maioria simples para a ordinria. Embora a lei ordinria (e nenhuma outra lei, obviamente) possa tratar daquele assunto para o qual a Constituio ordenou expressamente a necessidade da lei complementar, h a possibilidade do caminho inverso: lei complementar tratar da matria comum (ordinria, residual...). Isso possvel devido quela mxima do quem pode mais, pode o menos. Assim, quando a lei complementar tratar da matria comum, ela ser considerada como uma lei ordinria votada por maioria absoluta, em melhores termos, ser: uma lei formalmente complementar, mas materialmente ordinria. Desta forma, tal lei poder livremente ser alterada futuramente por uma lei ordinria, ainda que votada por maioria simples, pois a Constituio no fez reserva daquela matria lei complementar, deixando livre o caminho para ser tratado ordinariamente. 47. (CESPE/Escrivo - PC-ES/2011) A aprovao de projetos de lei ordinria condiciona-se maioria simples dos membros de cada Casa do Congresso Nacional, ou seja, somente haver aprovao pela maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros. Comentrios: Sabemos que sempre que no houver disposio constitucional em contrrio, as deliberaes do Congresso so feitas por maioria simples, ou seja, mais da metade dos presentes na sesso, devendo estar presente no mnimo a maioria absoluta (mais da metade do efetivo da Casa). Assim, diferentemente das leis complementares que devem ser aprovadas necessariamente por maioria absoluta, para aprovar leis ordinrias basta a maioria simples dos votos. Gabarito: Correto.
28

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ 48. (ESAF/AFT/2004) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal (STF), a distino entre a lei complementar e a lei ordinria no se situa no plano da hierarquia, mas no da reserva de matria. Comentrios: Todas as normas constantes do art. 59 da CF, com exceo das emendas constitucionais, possuem a mesma hierarquia, todas elas se situam logo abaixo da constituio, sendo por isso denominadas infraconstitucionais. J as Emendas Constitucionais se situam em patamar idntico s normas originrias da Constituio Federal, tendo poder para alterar, reduzir ou modificar o texto original. As diferenas entre a lei complementar e a ordinria, ento, so basicamente duas: 1- Enquanto a lei complementar aprovada por maioria absoluta a lei ordinria aprovada por maioria simples. 2- O contedo da lei complementar j imposto pelo prprio texto constitucional como reservado somente a esta lei. J em se tratando da lei ordinria, dizemos que de matria residual, ou seja, a lei genrica, qualquer matria que no seja reservada a outro tipo de lei poder ser disposto por lei ordinria. Gabarito: Correto. 49. (ESAF/AFC CGU/2004) Segundo a jurisprudncia do STF, se uma lei complementar disciplinar uma matria no reservada a esse tipo de instrumento normativo, pelo princpio da hierarquia das leis, no poder uma lei ordinria disciplinar tal matria. Comentrios: Segundo o STF, uma lei ordinria no pode versar sobre matria reservada a lei complementar, porm, nada impede que uma lei complementar verse sobre uma matria residual, ou seja, que a Constituio exige apenas uma lei genrica, como se usasse o critrio quem pode mais pode menos. Se acontecer este ltimo caso, ou seja, de uma lei complementar versar sobre matria no complementar, ela ser chamada de lei "apenas formalmente complementar" j que seu contedo ordinrio, esta lei, ento, poder ser alterada ou revogada por uma futura lei ordinria, pois apenas a Constituio que pode definir o que precisa de lei complementar e o que no precisa. Gabarito: Errado.

29

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ 50. (ESAF/SEFAZ-CE/2007) possvel a revogao, por lei ordinria, de norma formalmente inserida em lei complementar, mas que no esteja materialmente reservada a essa espcie normativa pela Constituio. Comentrios: O que importa o contedo da norma, sua matria. Embora uma lei ordinria no possa regulamentar matria reservada lei complementar, uma lei complementar pode regular matria que poderia ser regulada por uma simples lei ordinria, e neste caso, esta lei complementar existir como "apenas formalmente complementar" e poder ser revogada por uma lei ordinria. Gabarito: Correto. 51. (ESAF/AFC-STN/2005) Em razo da superioridade hierrquica da lei complementar sobre a lei ordinria, a disciplina de uma matria, por lei complementar, ainda que ela no esteja reservada a essa espcie de instrumento normativo, impede que ela venha a ser disciplinada de forma distinta em lei ordinria. Comentrios: correto dizer que aquilo que foi atribudo lei complementar no poder ser regulamentado por lei ordinria, porm a questo est incorreta por dizer que h hierarquia entre as duas espcies normativas, j que segundo o STF, a distino entre a lei complementar e a lei ordinria no se situa no plano da hierarquia, mas no da reserva de matria. Gabarito: Errado. Iniciativa: Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer membro ou Comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da Repblica e aos cidados, na forma e nos casos previstos nesta Constituio. Organizando: A propositura de leis complementares e ordinrias caber: a qualquer parlamentar ou comisso de parlamentares; ao Presidente da Repblica; ao STF;
30

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ aos Tribunais Superiores; ao PGR; aos Cidados (atravs da iniciativa popular apresentada Cmara, que ser vista no 2).

Lembrando que a iniciativa , em regra, apresentada Cmara dos Deputados, sendo exceo a isto quando ela for tomada pro Senadores ou Comisso do Senado, quando ir se instaurar a discusso diretamente no Senado Federal. 52. (FCC/Oficial de Justia - TJ-PA/2009) A discusso e votao dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da Repblica, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores tero incio na Cmara dos Deputados. Comentrios: A regra que todos os projetos devem ter a votao iniciada na Cmara dos Deputados. Isso s no ocorre quando o projeto for apresentado por Senador ou Comisso de Senadores, neste caso, o incio da votao se d no Senado. Gabarito: Correto. 53. (CESPE/AJAJ - STM/2011) A iniciativa para elaborao de leis complementares e ordinrias constitui exemplo da denominada iniciativa concorrente. Comentrios: Em regra, a elaborao das leis ordinrias e complementares tida como de iniciativa concorrente, ou seja, caber queles legitimados do art. 61 tomar a iniciativa da elaborao. Lembramos, no entanto, que estamos falando da regra geral, j que existem excees onde teremos a iniciativa de forma privativa como quelas atribudas ao Presidente da Repblica (CF, art. 61, 1), STF (CF, art. 93), entre outros casos. Gabarito: Correto. 54. (ESAF/EPPGG-MPOG/2009) A iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer membro ou Comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da Repblica e aos cidados, na forma e nos casos previstos na Constituio Federal. Comentrios:
31

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ a literalidade do art. 61 da Constituio Federal. Estes so os legitimados para dar incio ao processo de elaborao de leis. Gabarito: Correto. Iniciativa privativa do Presidente da Repblica: 1 - So de iniciativa privativa do Presidente da Repblica as leis que: I - fixem ou modifiquem os efetivos das Foras Armadas; II - disponham sobre: a) criao de cargos, funes ou empregos pblicos na administrao direta e autrquica ou aumento de sua remunerao; b) organizao administrativa e judiciria, matria tributria e oramentria, servios pblicos e pessoal da administrao dos Territrios; Esta alnea motivo de confuso para muitos candidatos e por isso, muito explorada pelas bancas. Veja que o Presidente da Repblica no detm iniciativa privativa para apresentar projetos referentes a matria tributria, pois no esta no est arrolada em nenhuma parte da relao do art. 61 1 da Constituio. Nesta alnea, porm, temos uma nica exceo que em se tratando de "territrios federais" onde a iniciativa para matria tributria ser privativa do Presidente da Repblica. Assim, temos: Regra - Matria tributria no de iniciativa privativa do Presidente; Exceo - Matria tributria ser de iniciativa privativa do Presidente quando se tratar de Territrios Federais. c) servidores pblicos da Unio e Territrios, seu regime jurdico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria; d) organizao do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica da Unio, bem como normas gerais para a organizao do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios; e) criao e extino de Ministrios e rgos da administrao pblica, observado o disposto no art. 84, VI; f) militares das Foras Armadas, seu regime jurdico, provimento de cargos, promoes, estabilidade, remunerao, reforma e transferncia para a reserva. Perceba que, em regra, tudo que fala "de servidores pblicos" atrai a competncia privativa do presidente da Repblica (CF, art. 61 1).
32

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Desta forma, s o Presidente que poder tomar a iniciativa de tais leis, sejam elas complementares ou ordinrias. A iniciativa do Presidente deve ser tomada de acordo com a sua convenincia e oportunidade, no poder ser compelido por outros poderes a tomar a iniciativa da lei. 55. (ESAF/PFN/2003) Diante de demora do Chefe do Executivo em apresentar projeto de lei da sua iniciativa privativa, o Poder Legislativo pode aprovar lei fixando prazo para que o projeto seja encaminhado. Comentrios: STF entende que iria ferir a independncia entre os Poderes, pois cabe apenas ao respectivo poder decidir sobre o momento oportuno para o exerccio da iniciativa de leis. Gabarito: Errado. 56. (ESAF/AFRF/2003) Somente por projeto de iniciativa do Presidente da Repblica possvel ao Congresso Nacional deliberar sobre assunto relacionado a direito tributrio. Comentrios: Direito tributrio materia de iniciativa livre (concorrente), pois no est previsto no art. 61, I da Constituio, o qual reservou para a iniciativa privativa do Presidente da Repblica apenas a matria tributria no mbito dos territrios federais. Gabarito: Errado. 57. (FCC/TJAA-TRT 8/2010) As Leis complementares e ordinrias que versem sobre servidores pblicos da Unio, seu regime jurdico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria so de iniciativa privativa: a) do Congresso Nacional. b) da Comisso da Cmara dos Deputados. c) do Senado Federal. d) do Presidente da Repblica. e) do Procurador-Geral da Repblica. Comentrios: Em regra, tudo que fala "de servidores pblicos" atrai a competncia privativa do presidente da Repblica (CF, art. 61 1). Desta forma,
33

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ s o Presidente que poder tomar a iniciativa de tais leis, sejam elas complementares ou ordinrias. Gabarito: Letra D. 58. (FCC/Procurador - PGE-AM/2010) NO viola a Constituio Federal a propositura, por deputado federal, de projeto de lei que verse sobre: a) direitos e obrigaes de servidores pblicos. b) reduo da jornada de trabalho semanal de servidores pblicos. c) hipteses de iseno de pagamento de contribuio previdenciria devida por servidores pblicos. d) provimento de cargos pblicos. e) criao de cargos pblicos. Comentrios: A questo pode ser "traduzida" da seguinte forma: qual das hipteses abaixo no se trata de lei cuja iniciativa reservada ao Presidente da Repblica? Em regra, tudo que fala "de servidores pblicos" atrai a competncia privativa do presidente da Repblica. Vejamos: Letra A, B, D e E- Hiptese do art. 61 1, II, c. A letra C, embora trate de servidor pblico, na verdade est falando de matria tributria. O que est se querendo instituir uma "iseno tributria" da contribuio previdenciria. Sabemos que matria tributria s privativa do Presidente quando estamos falando de "territrios federais". Logo, a nica alternativa que traz uma matria de iniciativa concorrente. Gabarito: Letra C. 59. (FCC/Analista - TRT 15/2009) Dentre outras, so de iniciativa privativa do Congresso Nacional, as leis que disponham sobre criao de cargos na administrao direta, indireta e autrquica. Comentrios: A criao de cargos na administrao direta, indireta e autrquica tambm matria que est arrolada no art. 61 1, II, "a" da Constituio como sendo de iniciativa privativa do Presidente da Repblica. Gabarito: Errado.
34

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ 60. (CETRO/Advogado - Pref. Rio Claro/2006) So de iniciativa privativa do Presidente da Repblica as leis que: (A) disponham sobre normas gerais para a organizao da Defensoria Pblica dos Estados. (B) venham a sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa. (C) tenham por objeto apreciar os atos de concesso e renovao de concesso de emissoras de rdio e televiso. (D) autorizem a realizao de referendo e a convocao de plebiscito. (E) autorizem, em terras indgenas, a explorao e o aproveitamento de recursos hdricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais. Comentrios: A questo cobrou do candidato o conhecimento sobre o art. 61 1 da Constituio Letra A - Correto. Art. 61 1, III, d. Letra B, C, D e E - Errado. Tratam-se de atribuies do Congresso Nacional, feitas por decreto legislativo, nos termos da Constituio, em seu art. 49, respectivamente nos incisos V, XII, XV e XVI. Desta forma, a questo poderia ter sido resolvida inclusive por eliminao. Gabarito: Letra A. Aumento de despesa nos projetos de iniciativa exclusiva do Presidente: Segundo o art. 63, no ser admitido aumento da despesa prevista nos projetos de iniciativa exclusiva do Presidente da Repblica, ressalvado os projetos oramentrios. Bem como no pode haver aumento de despesa nos projetos que tratam da organizao dos servios administrativos dos demais Poderes e do Ministrio Pblico (pois so matrias de iniciativa exclusiva destes). Veja: Art. 63. No ser admitido aumento da despesa prevista: I - nos projetos de iniciativa exclusiva do Presidente da Repblica, ressalvado o disposto no art. 166, 3 e 4;

35

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ II - nos projetos sobre organizao dos servios administrativos da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, dos Tribunais Federais e do Ministrio Pblico. No entanto, segundo o STF3, no havendo aumento de despesa, o Poder Legislativo poder emendar o projeto de iniciativa privativa do Presidente, mas esse poder no ilimitado, j que no se estende a emendas que no guardem estreita pertinncia com o objeto do projeto encaminhado ao Legislativo pelo Executivo e que digam respeito matria que tambm da iniciativa privativa daquela autoridade. 61. (ESAF/AFRF/2003) Projetos de lei da iniciativa do Presidente da Repblica no podem ser objeto de emenda parlamentar. Comentrios: Podem ser objetos de emendas, desde que a iniciativa no seja exclusiva ou, se for excluisva, essas emendas no aumentem a despesa inicialmente prevista, a no ser que seja a Lei oramentria ou a LDO, conforme o art. 63 da Constituio. Gabarito: Errado. Iniciativa privativa e a simetria federativa: importante ressaltar uma limitao que ocorre para as Constituies Estaduais. No entendimento do STF afronta o princpio fundamental da separao a independncia dos Poderes o trato em constituies estaduais de matria, sem carter essencialmente constitucional assim, por exemplo, a relativa fixao de vencimentos ou a concesso de vantagens especficas a servidores pblicos , que caracterize fraude iniciativa reservada ao Poder Executivo de leis ordinrias.4 Explicando: Sabemos que uma das limitaes s Constituies Estaduais a observncia dos princpios federais extensveis por ocasio de sua elaborao. Ou seja, existem regras bsicas dispostas em mbito federal que devem ser obrigatoriamente observadas no mbito estadual. As regras do processo legislativo so um desses princpios federais extensveis. Desta forma, no art. 61 1 da Constituio temos algumas matrias cujas leis regulamentares devem ser obrigatoriamente propostas pelo
3

ADI 546.

ADI 104, Rel. Min. Seplveda Pertence, julgamento em 4607, Plenrio, DJ de 24807.

36

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Presidente da Repblica, no pode outra Presidente, tomar a iniciativa de tais leis. pessoa que no o

Quando levamos essas matrias para o mbito estadual, a iniciativa delas passa a ser privativa do Governador do Estado, j que temos que aplicar a "simetria federativa". Se a Constituio Estadual regulamentar essa matria diretamente na Constituio, em vez de deix-la para ser regulamentada por lei de iniciativa do Governador, teremos uma inconstitucionalidade, pois o Legislativo (elaborador da Constituio Estadual) estaria usurpando a competncia do Governador e, assim, ferindo um princpio extensvel. 62. (CESPE/Analista Processual MPU/2010) Como decorrncia do princpio da simetria e do princpio da separao dos poderes, as hipteses de iniciativa reservada ao presidente da Repblica, previstas na Constituio Federal, no podem ser estendidas aos governadores. Comentrios: Justamente o contrrio. Devido simetria, elas devem ser estendidas. Assim, o Supremo j declarou diversas inconstitucionalidades decorrentes da violao a essa iniciativa reservada ao chefe do Executivo em constituies estaduais. Gabarito: Errado. 63. (ESAF/PFN/2006) Consolidou-se o entendimento de que matria que, no mbito federal, est sujeita legislao ordinria sob reserva de iniciativa do Presidente da Repblica no pode ser regulada em Constituio Estadual. Comentrios: Trata-se de entendimento do STF, no qual afrontaria o princpio fundamental da separao a independncia dos Poderes, a regulamentao no corpo das Constituies Estaduais de matria sem carter essencialmente constitucional. Assim, por exemplo, a fixao de vencimentos ou a concesso de vantagens especficas a servidores pblicos, caracterizaria uma usurpao pelo Legislativo da iniciativa reservada ao Poder Executivo de leis ordinrias a respeito. Gabarito: Correto. Vcio de iniciativa e posterior sano: No entendimento do STF, se algum que no for o Presidente da Repblica violar o art. 61 1, propondo um projeto de lei cujo tema s poderia ser discutido atravs da iniciativa do chefe do Executivo.
37

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Ainda que este sancione o projeto de lei, ele continua inconstitucional por vcio de iniciativa. Assim, a posterior sano presidencial no convalida a violao ocorrida por ocasio da apresentao do projeto. 64. (CESPE/Juiz SubstitutoTJTO/2007) A sano presidencial ao projeto de lei de iniciativa parlamentar sobre matria que demanda iniciativa privativa do presidente da Repblica supre a inconstitucionalidade formal inicial desse projeto. Comentrios: Segundo o STF a sano presidencial no supre o vcio de iniciativa. Gabarito: Errado. 65. (ESAF/PFN/2006) Tendo o Presidente da Repblica sancionado uma lei, toda discusso sobre eventual invaso da sua iniciativa privativa fica prejudicada, j que, qualquer que seja o caso, a sano supre o vcio de iniciativa. Comentrios: A sano do Presidente no importa em convalidao do vcio de iniciativa segundo a jurisprudncia do Supremo. Gabarito: Errado. 66. (ESAF/PFN/2003) firme a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal no sentido de que a sano presidencial a projeto de lei supre eventual vcio de iniciativa. Comentrios: justamente o contrrio, a sano no supre o vcio de iniciativa, segundo o entendimento do Supremo. Gabarito: Errado. Iniciativa popular no mbito federal: 2 - A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentao Cmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles. Lembrando que a iniciativa popular s possvel para projetos de leis ordinrias ou complementares, no sendo possvel us-la para propor emendas constitucionais.
38

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Esquematizando a iniciativa popular: FEDERAL ser proposta na Cmara dos Deputados e subscrito por, no mnimo:

1% do eleitorado nacional; De pelo menos 5 estados; e Ao menos 0,3% dos eleitores de cada um deles;

ESTADUAL dever ser regulada por uma Lei Ordinria; (art. 27 4) MUNICIPAL ser subscrita por no mnimo 5% do eleitorado. (art. 29 XIII) 67. (ESAF/EPPGG-MPOG/2009) A iniciativa popular deve ser exercida pela apresentao ao Presidente da Repblica de projeto de lei subscrito por, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles. Comentrios: A iniciativa deve ser apresentada Cmara dos Deputados e no ao Presidente da Repblica (CF, art. 61 2). Gabarito: Errado. ento, o Senado Federal ser a iniciadora. Trmite do projeto de lei (fase constitutiva): 1 fase Deliberao no Congresso Nacional: Art. 65. O projeto de lei aprovado por uma Casa ser revisto pela outra, em um s turno de discusso e votao, e enviado sano ou promulgao, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar. Este artigo expe que para um projeto de lei efetivamente ser promulgado como lei, dever este projeto ser aprovado pelas duas Casas Legislativas, j que estamos em um sistema bicameral. Caso uma das Casas delibere pela rejeio do projeto, j suficiente para que ele seja arquivado sem necessidade de apreciao por nenhum outro rgo. Porm, no necessariamente o projeto ser rejeitado, pode ser que ocorra apenas alguma modificao (emenda), e neste caso, segue-se o pargrafo nico abaixo:
39

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Pargrafo nico. Sendo o projeto emendado, voltar Casa iniciadora. Art. 66. A Casa na qual tenha sido concluda a votao enviar o projeto de lei ao Presidente da Repblica, que, aquiescendo, o sancionar. Esquema:
O projeto emendado volta iniciadora que deve deliberar sobre a emenda. Aps isso seguir para a sano/veto do Presidente.

1 - Iniciativa na Casa iniciadora: Cmara, ou Senado (se for projeto de Senador ou comisso de Senadores); Opes: Se rejeitado arquivado; Se aprovado Vai para Casa revisora.

2 - Casa revisora: Emendou o projeto Volta iniciadora; Rejeitou o projeto Arquiva; Aprovou s/ emendas Sano/Veto.

Reviso em 1 s turno do projeto aprovado na iniciadora

68. (CESPE/TRE-MA/2009) O sistema legislativo vigente o unicameral, opo adotada a partir da Constituio Federal de 1934, exatamente porque os projetos de lei, obrigatoriamente, tm de ser aprovados pela Cmara dos Deputados e pelo Senado em sesso conjunta, para que possam ser levados sano do presidente da Repblica. Comentrios: Nosso sistema legislativo bicameral, e no unicameral, justamente por possuirmos duas casas legislativas: a Cmara dos Deputados e o Senado Federal. Gabarito: Errado. 2 fase Sano/Veto: 1 - Se o Presidente da Repblica considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrrio ao interesse
40

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ pblico, vet-lo- total ou parcialmente, no prazo de quinze dias teis, contados da data do recebimento, e comunicar, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto. Veto Jurdico Se o Presidente da Repblica considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional; Veto Poltico Se o Presidente da Repblica considerar o projeto, no todo ou em parte, contrrio ao interesse pblico. 2 - O veto parcial somente abranger texto integral de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea. Menos de uma alnea no pode ser vetado. Por exemplo, o Presidente no poder optar por vetar apenas uma palavra. 3 - Decorrido o prazo de quinze dias, o silncio do Presidente da Repblica importar sano. Lembrando que so quinze dias "teis". 4 - O veto ser apreciado em sesso conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, s podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, em escrutnio secreto. 5 - Se o veto no for mantido, ser o projeto enviado, para promulgao, ao Presidente da Repblica. 6 Esgotado sem deliberao o prazo estabelecido no 4, o veto ser colocado na ordem do dia da sesso imediata, sobrestadas as demais proposies, at sua votao final. Novamente vemos o trancamento da pauta do Congresso. Assim como vimos no caso do "Regime de Urgncia" e das "Medidas Provisrias" (vide CF, art. 64 2 e art. 62 6). 7 - Se a lei no for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Presidente da Repblica, nos casos dos 3 e 5, o Presidente do Senado a promulgar, e, se este no o fizer em igual prazo, caber ao Vice-Presidente do Senado faz-lo. Veja ento que a promulgao no ato exclusivo do Chefe do Executivo, pois nos casos de sano tcita e de rejeio do veto se a lei no for promulgada dentro de 48 horas pelo Presidente da
41

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Repblica, o Presidente do Senado a promulgar, e, se este no o fizer em igual prazo, caber ao Vice-Presidente do Senado faz-lo.
Prazo para comunicar ao Presidente do Senado os motivos do veto, caso ocorra.

Recebimento do projeto pelo Presidente da Rep. 15 Dias TEIS

48 horas

30 Dias

Prazo para vetar/sancionar, se o Presidente no se manifestar, importar em sano tcita.

Neste prazo, o CN apreciar o projeto em sesso conjunta a contar de seu recebimento, s podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, em escrutnio secreto. Se nesse prazo no acontecer a deliberao, o veto ser colocado na ordem do dia da sesso imediata, sobrestadas as demais proposies, at sua votao final.

Consideraes doutrinrias e Jurisprudenciais: O veto um ato poltico exercvel pelo Presidente da Repblica, cabendo a este us-lo quando entender que o projeto de lei contrrio ao interesse pblico (veto poltico) ou inconstitucional (veto jurdico). Assim, no cabe ao Poder Judicirio apreciar as razes do veto. Este s poder deixar de valer em caso de posterior apreciao pelo Legislativo que decida derrub-lo. Para o Supremo, o veto no se enquadra no conceito de "ato do poder pblico" da lei 9882/99 para que possa ser impugnado no Judicirio atravs de ADPF5 O Supremo no admite retratao do veto, nem a retratao de sua derrubada/manuteno pelo Legislativo6. admissvel o controle jurisdicional sobre o veto dado de forma intempestiva (veto dado aps os 15 dias teis), pois em tal situao j ocorreu sano tcita e est precluso o direito de exercer o veto7.

5 6 7

ADPF 1 QO / RJ - RIO DE JANEIRO - 03/02/2000 ADI 1254 / RJ - RIO DE JANEIRO - 09/12/1999

Idem.

42

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ 69. (ESAF/Analista Administrativo ANEEL/2006) A possibilidade de veto do Presidente da Repblica a projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional deve ser exercida no prazo mximo de quinze dias, contados da data do recebimento da proposio pelo Poder Executivo, sob pena de se considerar o projeto de lei sancionado tacitamente. Comentrios: Ser em 15 dias teis (CF, art. 66 1). Gabarito: Errado. 70. (ESAF/Analista Administrativo ANEEL/ 2006) O veto presidencial ser apreciado, sucessivamente, em cada Casa do Congresso Nacional, s podendo se rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos membros da Casa. Comentrios: Ser apreciado pelo Congresso Nacional conforme o art. 66 4 da Constituio. Gabarito: Errado. 71. (ESAF/PFN/2006) O Presidente da Repblica pode, desde que se atenha ao prazo de veto de que dispe constitucionalmente, voltar atrs na sano e vetar um projeto lei. Comentrios: Uma vez sancionado o projeto de lei, no poder vet-lo. Gabarito: Errado. 72. (FCC/Analista - MPE-SE/2010) Em matria de processo legislativo, certo que: a) No cabe o veto por inconstitucionalidade em razo da anlise prvia da Comisso legislativa competente e por ser passvel de rejeio. b) A sano competncia privativa do Chefe do Executivo, salvo nos casos de lei delegada, cuja sano legislativa. c)A ausncia de sano expressa no prazo de 15 ( quinze ) dias implica na caducidade ou prescrio do projeto de lei. d) O veto constitui ato poltico do Chefe do Executivo, sendo insuscetvel de controle judicial, restrio aplicvel tanto no veto poltico como no jurdico.
43

em

sesso

conjunta,

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ e) A promulgao da lei ato exclusivo do Chefe do Executivo, inclusive nos casos de sano tcita e de rejeio do veto. Comentrios: Letra A - Errado. Existe sim o veto por inconstitucionalidade, o chamado "veto jurdico" do presidente. Letra B - Errado. No h sano sobre leis delegadas, pois ela elaborada pelo Presidente da Repblica, que a promulga e envia para publicao. Letra C - Errado. A ausncia de sano ou veto nos 15 dias teis implica em sano tcita, restando precluso o poder de exerccio do veto em momento posterior. Letra D - Correto. A questo obviamente trouxe a "regra". O veto em si, como ato poltico, no se submete ao controle jurisdicional, pois est no mbito da discricionariedade do Presidente da Repblica. A exceo seria no caso do veto intempestivo, quando, por ser nulo, poderia ser submetido ao controle jurisdicional. Letra E - Errado. A promulgao no ato exclusivo do Chefe do Executivo, pois Constituio estabelece no seu art. 67, 7 que se a lei no for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Presidente da Repblica, nos casos de sano tcita e de rejeio do veto, o Presidente do Senado a promulgar, e, se este no o fizer em igual prazo, caber ao Vice-Presidente do Senado faz-lo. Gabarito: Letra D. 73. (FCC/PGE-AM/2010) Considere as seguintes afirmaes a respeito do processo legislativo: I. O vcio de iniciativa para a propositura de projeto de lei convalidado pela sano presidencial, caso a matria nele versada seja de competncia do Poder Executivo. II. vedada a edio de medidas provisrias sobre matria j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica. III. O veto presidencial a projeto de lei pode ser fundado em vcio de inconstitucionalidade. IV. vedada a reedio, na mesma legislatura, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo. De acordo com a Constituio Federal e com a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, est correto SOMENTE o que se afirma em a) I, II, III e IV.
44

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ b) II, III e IV. c) I, II e III. d) I, II e IV. e) II e III. Comentrios: I - Errado. Na jurisprudncia do STF, O vcio de iniciativa no convalidado pela sano presidencial. II - Correto. Previso do art. 62, 1, IV. III - Correto. Trata-se do veto jurdico do Presidente. IV - Errado. A pegadinha clssica dos concursos, o certo seria "sesso legislativa" e no legislatura. Gabarito: Letra E. 74. (TRT 6/Juiz Substituto - TRT 6/2010) Indique a alternativa INCORRETA acerca do veto presidencial a projetos de lei. a) O veto ser apreciado em sesso conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, s podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, em escrutnio secreto. b) No possvel, em sede de veto, acrescer dispositivos ao projeto de lei vetado. c) O veto, devidamente fundamentado, pendente de deliberao poltica do Poder Legislativo - que pode, sempre, mant-lo ou recuslo - enqadrvel no conceito de "ato do Poder Pblico", para fins de ajuizamento de argio de descumprimento de preceito fundamental. d) O Judicirio no pode perquirir a motivao poltica da edio de medidas provisrias ou do veto aos projetos de lei de converso, a no ser, excepcionalmente, em caso de patente ilegalidade ou abuso de poder. e) O veto parcial somente abranger texto integral de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea. Comentrios: Letra A - Correto. Trata-se da literalidade do art. 66 4 da Constituio. Letra B - Correto. O veto deve-se limitar a rejeitar uma parte do projeto, no pode acrescentar coisas. Letra C - Errado. Para o Supremo, o veto no se enquadra no conceito de "ato do poder pblico" da lei 9882/99 para que possa ser
45

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ impugnado no Judicirio atravs de ADPF(ADPF 1 QO / RJ - RIO DE JANEIRO - 03/02/2000). Letra D - Correto. Em regra no poder o Judicirio apreciar as razes do veto ou desconstitu-lo, apenas se este cometer irregularidades como a intempestividade no seu uso ou contrariar algum outro dispositivo constitucional. Letra E - Correto. a literalidade do art. 66 2, o veto parcial somente abranger texto integral de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea, no pode rejeitar uma palavra, por exemplo. Gabarito: Letra C. 75. (CESGRANRIO/Advogado-SEMSA-Manaus/2005) O veto presidencial de artigo de projeto de lei poder ser rejeitado pelo voto de(a): (A) 3/5 (trs quintos) dos membros do Senado Federal. (B) 3/5 (trs quintos) dos Deputados e Senadores, em votao conjunta. (C) maioria absoluta dos membros do Senado Federal. (D) maioria absoluta dos Deputados e Senadores, em votao conjunta. (E) maioria simples dos Deputados e Senadores, em votaes sucessivas na Cmara e no Senado. Comentrios: Cabe ao Presidente promover o "desfecho" da deliberao sobre o projeto de lei atravs de sua sano ou veto. O veto do Presidente pode ser de 2 tipos: Veto Poltico - O Presidente veta o projeto por entender que ele contrrio ao interesse pblico. Veto Jurdico - O Presidente veta o projeto por entender que ele inconstitucional. O veto do Presidente no absoluto, pois poder ser derrubado pelo Congresso. Segundo o art. 66 4, o veto ser apreciado em sesso conjunta, dentro de 30 dias a contar de seu recebimento, s podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, em escrutnio secreto. Gabarito: Letra D.

46

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ 76. (CESRANRIO/SEAD-AM/2005) O processo legislativo consiste em um conjunto de atos pr-ordenados visando criao de normas de Direito, sendo INCORRETO afirmar que: (A) o veto parcial do Presidente da Repblica somente abranger texto integral de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea. (B) a Constituio poder ser emendada se obtiver, em cada Casa do Congresso Nacional e em dois turnos, votao correspondente a trs quintos dos votos de seus respectivos membros. (C) a Constituio poder ser emendada mediante proposta de um quinto, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal. (D) no se admite proposta de emenda Constituio que objetive abolir a separao dos Poderes. (E) no se admite proposta de emenda Constituio que objetive abolir a forma federativa de Estado. Comentrios: Letra A - Correto. O Presidente, quando for vetar um projeto de lei, no poder vetar o uso de uma palavra ou expresso. Se quiser vetar tem que vetar pelo menos uma alnea inteira, j que segundo o art. 66 2, o veto parcial somente abranger texto integral de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea. Letra B - Correto. uma limitao procedimental "reforma constitucional", que podemos encontrar no art. 60 2: A proposta ser discutida e votada em cada Casa do CN, em 2 turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, 3/5 dos votos dos respectivos membros. Letra C - ERRADO. Vimos que segundo o art. 60 da CF, a Constituio s poder ser emendada mediante proposta: I. II. III. De 1/3, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado; Do Presidente da Repblica; De mais da metade das Assemblias Legislativas, com maioria relativa em cada uma delas.

Letra D e Letra E - Corretas. Tratam-se de clusulas ptreas expressas no art. 60 4 da CF, sendo limitaes materiais ao poder de reforma da Constituio. Gabarito: Letra C.

47

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Regime de Urgncia (Processo Legislativo Sumrio) 1 - O Presidente da Repblica poder solicitar urgncia para apreciao de projetos de sua iniciativa. 2 Se, no caso do 1, a Cmara dos Deputados e o Senado Federal no se manifestarem sobre a proposio, cada qual sucessivamente, em at quarenta e cinco dias, sobrestar-se-o todas as demais deliberaes legislativas da respectiva Casa, com exceo das que tenham prazo constitucional determinado, at que se ultime a votao. Veja que o pedido de urgncia no precisa ser para projetos de iniciativa privativa, basta que o Presidente tenha tomado a iniciativa do projeto, independentemente da matria tratada. Percebemos na Constituio 3 possibilidades para o trancamento da pauta (sobrestamento das deliberaes legislativas): 1- Medida provisria no deliberada em 45 dias (CF, art. 62 6); 2- Projetos com de iniciativa Presidente da Repblica com pedidos de urgncia, no deliberadas em 45 dias. 3- No deliberao do Congresso, em 30 dias, sobre a manuteno ou derrubada do veto presidencial ao projeto de lei (CF, art. 66 6). 3 - A apreciao das emendas do Senado Federal pela Cmara dos Deputados far-se- no prazo de dez dias, observado quanto ao mais o disposto no pargrafo anterior. 4 - Os prazos do 2 no correm nos perodos de recesso do Congresso Nacional, nem se aplicam aos projetos de cdigo. Importante dispositivo: no se pode pedir esta urgncia para se apreciar projetos de cdigo, exemplo: Cdigo Civil, Penal etc. 77. (FCC/Juiz Substituto - TJ - RR/2008) Projeto de lei ordinria de inicitaiva do Presidente da Repblica, visando criao de cargos e empregos pblicos na administrao direta e autrquica federal, tramita em regime de urgncia, em atendimento solicitao do prprio Chefe do Poder Executivo federal. Nessa hiptese, a) o projeto de lei no deveria submeter-se a procedimento de urgncia, pois a Constituio impede que o Presidente da Repblica a solicite em proposies de sua iniciativa. b) tero as Casas do Congresso Nacional o prazo de quarenta e cinco dias, cada qual, para se manifestar sobre a proposio, sob pena de sobrestamento das demais deliberaes legislativas da Casa respectiva, exceto as que tenham prazo constitucional determinado, at o fim da votao.
48

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ c) padece o projeto de lei de vcio de iniciativa, uma vez que no dispe o Presidente da Repblica de legitimidade para a apresentao de proposies que visem criao de cargos e empregos pblicos na administrao autrquica federal. d) a matria sobre a qual versa a proposio legislativa reservada lei complementar, sendo por essa razo o projeto de lei incompatvel com a Constituio da Repblica. e) a discusso e votao do projeto de lei tero incio no Senado Federal, por se tratar de proposio legislativa de iniciativa privativa do Presidente da Repblica. Comentrios: A questo trata basicamente do regime de urgncia ou processo legislativo sumrio, encontrado na Constituio Federal no art. 64 1 e 2. Letra A - Errado. Segundo a Constituio em seu art. 64 1: o Presidente da Repblica poder solicitar urgncia para apreciao de projetos de sua iniciativa. Esse pedido de urgncia no precisa ser para projetos de iniciativa privativa, basta que o Presidente tenha tomado a iniciativa do projeto, independentemente da matria tratada. Letra B - Correto. Segundo a Constituio em seu art. 64 2: se a Cmara dos Deputados e o Senado Federal no se manifestarem sobre a proposio, cada qual sucessivamente, em at quarenta e cinco dias, sobrestar-se-o todas as demais deliberaes legislativas da respectiva Casa, com exceo das que tenham prazo constitucional determinado, at que se ultime a votao. Letra C - Errado. Essa matria no s pode ser tratada por lei de iniciativa do Presidente da Repblica, como uma matria de iniciativa PRIVATIVA dele, j que est relacionada no art. 61 1. Letra D - Errado. Essa matria no reservada lei complementar, pois quando isso ocorre, a prpria constituio j cita que ela ser tratada por lei complementar, o que no o caso (vide art. 61 1, II, a. Letra E - Errado. Segundo a Constituio em seu art. 64: a discusso e votao dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da Repblica, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores tero incio na Cmara dos Deputados. Assim, em regra, a casa iniciadora a Cmara dos Deputados, sendo exceo somente, quando a iniciativa da lei for tomada por Senador ou comisso do Senado, quando ento, o Senado Federal ser a iniciadora. Gabarito: Letra B.
49

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ 78. (CESPE/Procurador-TCE-BA/2010) O presidente da Repblica s pode solicitar urgncia para apreciao de projetos de sua iniciativa, seja privativa, seja concorrente. Comentrios: Isso mesmo, a faculdade do Presidente para solicitar urgncia surge para projetos nos quais ele tenha tomado iniciativa, independente da matria tratada pelo projeto ser ou no de sua iniciativa privativa. Gabarito: Correto. 79. (ESAF/Analista Administrativo ANEEL/2006) O Presidente da Repblica poder solicitar urgncia para apreciao de projeto de lei de sua iniciativa, mesmo que a matria constante da proposio no seja reservada a leis de sua iniciativa privativa. Comentrios: Segundo o art. 64 1, basta que os projetos sejam de sua iniciativa, independentemente da matria estar arrolada ou no no art. 611, como sendo de sua competncia privativa. Gabarito: Correto. 80. (ESAF/Analista Administrativo ANEEL/2006) No caso de ser solicitada, pelo Presidente da Repblica, urgncia para apreciao do projeto do Cdigo de Direito Administrativo dos Territrios Federais, que de sua iniciativa, a Casa em que estiver tramitando a proposio dever sobre ela deliberar, em at quarenta e cinco dias, sob pena de se sobrestarem as demais deliberaes legislativas da respectiva Casa. Comentrios: Tal prazo da urgncia no se aplica a projetos de cdigos, conforme dispe o art. 64 4, in fine. Gabarito: Errado. Princpio da irrepetibilidade para leis Art. 67. A matria constante de projeto de lei rejeitado somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional.

50

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Aqui, nos deparamos novamente com o princpio da irrepetibilidade, mas, de forma relativa, diferente do que ocorre para as Emendas Constitucionais e para as Medidas Provisrias. Lembrando mais uma vez que: as bancas organizadoras costumam trocar a expresso "sesso legislativa" por "legislatura", tornando incorreta a questo. 81. (CESPE/Procurador-TCE-BA/2010) Se um projeto de lei for rejeitado em uma das casas do Congresso Nacional, a matria dele constante somente poder ser objeto de novo projeto, no mesmo ano legislativo, mediante proposta de dois teros dos membros de qualquer das casas legislativas. Comentrios: O correto seria "maioria absoluta". Gabarito: Errado. 82. (ESAF/AFRFB/2009) A matria constante de projeto de lei rejeitado no poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional. Comentrios: Trata-se do "princpio da irrepetibilidade". Em se tratando de emendas constitucionais e medidas provisrias, este princpio absoluto: (CF, art. 60 5) A matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa. (CF, art. 62 10 ) - vedada a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo. Agora, em se tratando de leis, este princpio relativo: (CF, art. 67) - A matria constante de projeto de lei rejeitado somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional. Devido a isto, o gabarito da questo mostra-se incorreto. Gabarito: Errado.

51

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Medidas Provisrias: Art. 62. Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. As MPs so uma inovao da Constituio de 1988, so atos com fora de lei que vo viger apenas por um tempo determinado. Elas entram em vigor assim que so editadas devido sua urgncia, porm de imediato so remetidas ao Congresso Nacional para que se faa o chamado Projeto de Converso o qual, se deliberado e aprovado pelo Congresso Nacional transformar-se- em uma lei ordinria, a sim com carter permanente. Destaca-se o posicionamento do Supremo, no qual o Presidente sequer pode decidir sobre a retirada da medida que j esta em vigor, pois, com fora de lei, s poderia deixar de vigorar atravs de uma revogao por um ato de mesma ou superior hierarquia.8 Em princpio, no caberia ao Poder Judicirio verificar se os requisitos de relevncia e urgncia foram respeitados, conforme verificamos nas palavras do Supremo9: ... os conceitos jurdicos indeterminados de 'relevncia' e 'urgncia' (...) apenas em carter excepcional se submetem ao crivo do Poder Judicirio, por fora da regra da separao de poderes (art. 2 da CF). Porm, o STF lembra que a crescente apropriao institucional do poder de legislar, por parte dos sucessivos Presidentes da Repblica, tem despertado graves preocupaes de ordem jurdica, em razo do fato de a utilizao excessiva das medidas provisrias causarem profundas distores (...) entre os Poderes Executivo e Legislativo10. Um ponto que se faz importante salientar o fato de que embora a lei de converso seja uma lei ordinria, aparentemente distinta da MP que a precedeu, o STF tem se manifestado no sentido de que a lei de converso no convalida os vcios porventura existentes na medida provisria11. Assim, se a medida provisria era inconstitucional, nula tambm ser a lei de converso. Outro conhecimento cobrado em concursos o fato de, por ser a medida de vigncia apenas provisria, ela no revoga outras leis, mas apenas suspende temporariamente uma lei anterior a ela que disponha sobre a mesma matria. Quem poder vir a promover revogaes ser apenas a posterior lei de converso que citamos anteriormente, pois esta, sim, permanente.
8 9

ADI 2.984MC

ADC 11MC, julgada em 28307 ADI 2.213MC 11 STF ADIMC 4048 / DF /2008
10

52

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Limitaes 1 vedada a edio de medidas provisrias sobre matria: I - relativa a: a) nacionalidade, cidadania, polticos e direito eleitoral; direitos polticos, partidos

b) direito penal, processual penal e processual civil; c) organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; d) planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramento e crditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, 3; O citado art. 167, 3, trata dos chamados crditos extraordinrios, que so abertos em caso de despesas imprevisveis e urgentes, a ressalva feita, pois estes crditos so abertos justamente por medidas provisrias, no se admitindo o uso destas para nenhuma outra matria oramentria. II - que vise a deteno ou seqestro de bens, de poupana popular ou qualquer outro ativo financeiro; III - reservada a lei complementar; IV - j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica. Observe que matria que est em discusso no Legislativo, pode ser objeto de MP. S no podero aquelas matrias j aprovadas no Legislativo, mas pendentes de sano ou veto. Observao: Constantemente os concursos cobram se a medida provisria pode ou no tratar de sobre matria tributria. Veja que isso perfeitamente possvel, j que "matria tributria" no se encontra entre as vedaes do art. 62 1. Porm, importante ressaltar um detalhe: o art. 146 da Constituio diz que cabe "lei complementar" dispor sobre as "normas gerais de matria tributria". Sabemos que MP no pode tratar de assunto reservado lei complementar, logo temos o seguinte: Matria Tributria, inclusive instituio de tributos - Pode ser tratada por MP;

53

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Normas gerais sobre matria tributria - No pode ser tratada por MP, pois reservada lei complementar. Outra vedao: (Art. 246) vedado adotar Medida Provisria para regulamentar artigo da CF cuja redao tenha sido alterada por meio de emenda promulgada entre 1 de janeiro de 1995 (EC 05/95) at a promulgao da Emenda Constitucional 32/01, inclusive. Instituio de tributos por Medida Provisria plenamente vlido, pois, a MP instrumento que, como j foi dito, cumpre o princpio da Legalidade, porm temos uma restrio. 2 Medida provisria que implique instituio ou majorao de impostos, exceto os previstos nos arts. 153, I, II, IV, V, e 154, II, s produzir efeitos no exerccio financeiro seguinte se houver sido convertida em lei at o ltimo dia daquele em que foi editada. Esses artigos citados tratam dos impostos regulatrios - II, IE, IPI e IOF - do imposto imprevisvel - IEG. Muitos concursos cobram esta passagem, porm, troca-se a palavra impostos por tributos, deixando-a incorreta, j que impostos apenas uma das espcies de tributos. Vigncia, votao e efeitos necessrio ler com ateno estes pargrafos, mas faam o seguinte, dem uma passada de olhos rpida para ver de que se trata, depois veja a linha do tempo que coloquei logo abaixo e aps analisar calmamente a linha do tempo, faa novamente uma leitura, agora mais atenta, dos dispositivos: 3 As medidas provisrias, ressalvado o disposto nos 11 e 12 perdero eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de 60 dias, prorrogvel, nos termos do 7, uma vez por igual perodo, devendo o Congresso Nacional disciplinar, por decreto legislativo, as relaes jurdicas delas decorrentes. 4 O prazo a que se refere o 3 contar-se- da publicao da medida provisria, suspendendo-se durante os perodos de recesso do Congresso Nacional.

54

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ 5 A deliberao de cada uma das Casas do Congresso Nacional sobre o mrito das medidas provisrias depender de juzo prvio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais (relevncia e urgncia). 6 Se a medida provisria no for apreciada em at quarenta e cinco dias contados de sua publicao, entrar em regime de urgncia, subseqentemente, em cada uma das Casas do Congresso Nacional, ficando sobrestadas, at que se ultime a votao, todas as demais deliberaes legislativas da Casa em que estiver tramitando. ("trancamento da pauta") 7 Prorrogar-se- uma nica vez por igual perodo a vigncia de medida provisria que, no prazo de sessenta dias, contado de sua publicao, no tiver a sua votao encerrada nas duas Casas do Congresso Nacional. 8 As medidas provisrias tero sua votao iniciada na Cmara dos Deputados. 9 Caber comisso mista de Deputados e Senadores examinar as medidas provisrias e sobre elas emitir parecer, antes de serem apreciadas, em sesso separada, pelo plenrio de cada uma das Casas do Congresso Nacional. 10. vedada a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo. Aqui est novamente o princpio da irrepetibilidade, de forma absoluta, da mesma forma que ocorre para as Emendas Constitucionais. Lembrando que no caso de "leis" este princpio relativizado se houver iniciativa da maioria absoluta dos membros da Casa, porm, no caso das medidas provisrias ou emendas constitucionais, no h esta possibilidade. Lembrando ainda que: as bancas organizadoras costumam trocar a expresso "sesso legislativa" por "legislatura", tornando incorreta a questo. 11. No editado o decreto legislativo a que se refere o 3 at sessenta dias aps a rejeio ou perda de eficcia de medida provisria, as relaes jurdicas constitudas e decorrentes de atos praticados durante sua vigncia conservar-se-o por ela regidas. 12. Aprovado projeto de lei de converso alterando o texto original da medida provisria, esta manter-se- integralmente em vigor at que seja sancionado ou vetado o projeto.
55

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Como vimos, a medida provisria, embora tenha fora de lei, possui vigncia temporria. Assim, aps a apreciao de seu mrito pelas Casas do Congresso Nacional, elabora-se um projeto de "lei de converso" para converter a medida provisria em lei (ordinria) e assim, a norma, antes provisria, se tornar definitiva. Caso este projeto de converso mantenha o teor da medida inalterado, ou faa apenas alteraes formais, sem alterar a substncia da medida, no h necessidade de voltar ao Presidente para sano ou veto, j que foi o prprio Presidente que a editou e a sua inteno no foi modificada pelo Congresso. Mas, caso seja alterado a substncia da medida, a lei de converso s comear a surtir efeitos quando o Presidente fizer o seu juzo de sano ou veto, para ratificar ou no as alteraes que o Congresso promoveu. Linha do tempo das medidas provisrias:
Prorrogao automtica caso a votao no tenha sido encerrada. 60 Dias 45 Dias Se at aqui a MP no for votada, ela entra em regime de urgncia, subseqentemente, em cada Casa do CN, trancando a pauta, assim ficaro sobrestadas, at que se ultime a votao, todas as demais deliberaes legislativas da Casa em que estiver tramitando. Neste prazo, deve-se editar um Decreto Legislativo para regular as relaes da MP que foi rejeitada ou perdeu a eficcia por decurso de prazo. No editado, as relaes jurdicas constitudas e decorrentes de atos praticados durante sua vigncia conservarse-o por ela regidas. 60 Dias Se a MP no for votada at aqui, via de regra, perde a eficcia dede a sua edio 60 Dias

Publicao

83. (FCC/Auditor - TCE - AL/2008 - Adaptada) vedada a edio de medidas provisrias sobre matria j disciplinada em projeto de lei aprovado por uma das Casas do Congresso Nacional. Comentrios: Essa vedao somente ocorre no caso de o projeto j ter sido aprovado pelo Congresso e esteja pendente de sano ou veto. No caso acima, ainda precisar de aprovao da Casa revisora, o que no impede a edio da MP.
56

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Gabarito: Errado. 84. (FCC/AJAA-TRT24/2006) A inobservncia, pelo Congresso Nacional, do prazo constitucional de 60 dias, para converso de medida provisria em lei, cuja vigncia j tenha sido prorrogada uma vez, ocasiona perda ex-tunc da eficcia da medida provisria. Comentrios: Ex-tunc significa retroativo. A questo fala justamente o que dispe o 3 do art. 62 que, se no apreciada no prazo de 60+60 dias, a MP perder a sua eficcia desde a sua edio, ou seja, de forma retroativa, cabendo ento ao CN deliberar por meio de decreto legislativo o modo como ficaro regidas as relaes existentes do perodo de vigncia da MP a qual perdeu a eficcia. Gabarito: Correto. 85. (FCC/Auditor - TCE - AL/2008 - Adaptada) vedada a reedio, na mesma legislatura, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo. Comentrios: Ta a pegadinha clssica: LEGISLATIVA" (CF, art. 62, Gabarito: Errado. 86. (FCC/Analista - TRT 15/2009) As medidas provisrias tero sua votao iniciada no Senado Federal. Comentrios: Segundo a Constituio em seu art. 62 8, as medidas provisrias tero sua votao iniciada na Cmara dos Deputados. Gabarito: Errado. 87. (CESPE/AJAA-TRT 21/2010) As medidas provisrias perdem a eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de trinta dias, prorrogvel uma vez, por igual perodo. Comentrios: O correto seria 60 dias e no 30. Gabarito: Errado. no legislatura e sim "SESSO

57

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ 88. (ESAF/MRE/2004) As medidas provisrias, embora tenham fora de lei por fora de disposio constitucional, em razo de sua eficcia limitada no tempo, so consideradas pela doutrina como hierarquicamente inferiores lei. Comentrios: Segundo o STF, todas as normas do art. 59 da Constituio (com exceo das emendas constitucionais), possuem idntica hierarquia. Assim, as medidas provisrias esto na mesma hierarquia das demais leis infraconstitucionais. Gabarito: Errado. 89. (ESAF/PFN/2006) Medida provisria constitui, hoje, instrumento apto para o estabelecimento de causas de extino de Punibilidade em virtude de pagamento de tributo sonegado. Comentrios: Sonegao fiscal crime. Medida Provisria no pode versar sobre direito penal (CF, art. 62 1, I, b). Gabarito: Errado. 90. (ESAF/SEFAZ-CE/2007) A medida provisria, aps a submisso e aprovao pelo Congresso Nacional, poder ser alterada por lei ordinria. Entretanto, a matria por ela abordada no poder ser objeto de outra medida provisria na mesma sesso legislativa. Comentrios: Segundo o art. 62 1, IV da Constituio, tal limitao s ocorreira caso o projeto de converso aprovado estiver pendente de sano/veto pelo Presidente da Repblica. Gabarito: Errado. 91. (ESAF/SEFAZ-CE/2007) No possvel a adoo de medida provisria na regulamentao de artigo da Constituio cuja redao tenha sido alterada por meio de emenda constitucional. Comentrios: Tal vedao s ocorre por fora do art. 246 da Constituio para os artigos alterados por emenda Constitucional entre 1 de janeiro de 1995 at a EC 32/01. Gabarito: Errado.

58

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ 92. (ESAF/Advogado-IRB/2006) Uma medida provisria aprovada sem alterao do seu texto original no encaminhada sano e promulgao pelo Presidente da Repblica, sendo convertida em lei e promulgada pelo Presidente da Mesa do Congresso Nacional. Comentrios: Por economia no processo de deliberao, seria paradoxal enviar a MP ao Presidente para que este sancione/vete o projeto de lei substitutivo, j que no houve alterao do teor que o prprio Presidente colocou no mundo normativo. Assim, caber ao Presidente do Senado (= Presidente da Mesa do CN) promulgar a lei, devendo envi-la ao Presidente da Repblica apenas para que se proceda a publicao da lei de converso. Gabarito: Correto. 93. (ESAF/AFRF/2003) O regime de medidas provisrias, por ser uma exceo ao princpio da diviso de poderes, no pode ser adotado nos Estados-membros, por falta de explcita previso constitucional para tanto. Comentrios: Segundo o STF, tantos os Estados quanto os Municpios podem prever a adoo de medidas provisrias em suas Constituies e Leis Orgnicas. Gabarito: Errado. 94. (ESAF/TCE-PR/2003) O Presidente da Repblica pode editar medida provisria sobre qualquer assunto relacionado com a Administrao Pblica ou com a previdncia social. Comentrios: Exisltem limitaes edio de medidas provisrias presentes no art. 62 1 da Constituio. Gabarito: Errado. 95. (ESAF/TCE-PR/2003) O Presidente da Repblica pode delegar a atribuio de editar medidas provisrias aos Chefes dos demais Poderes da Repblica, em matria da iniciativa legislativa privativa destes. Comentrios: Somente o Presidente da Repblica poder editar as medidas provisrias (CF, art. 62), no havendo possibilidade de delegao. Gabarito: Errado.
59

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ 96. (ESAF/TCE-PR/2003) No sistema constitucional em vigor, no pode ser editada medida provisria criando hiptese de extino de punibilidade de crime. Comentrios: Medida provisria no pode versar sobre direito penal, segundo a Constituio em seu art. 62 1, I, b. Gabarito: Correto. 97. (ESAF/TCE-PR/2003) Os pressupostos da urgncia e da relevncia das medidas provisrias no podem ser avaliados no mbito do Poder Judicirio, por se tratar de questo poltica, infensa censura dos juzes. Comentrios: Segundo o entendimento do Supremo, poder o Judicirio apreciar se houve atendimento a estes pressupostos, que se no atendidos ir gerar a inconstitucionalidade da medida. Gabarito: Errado. 98. (ESAF/TCE-PR/2003) Uma constituio estadual no pode permitir que o governador edite medida provisria - instrumento normativo apenas admitido no plano federal. Comentrios: Segundo o STF, tantos os Estados quanto os Municpios podem prever a adoo de medidas provisrias em suas Constituies e Leis Orgnicas. Gabarito: Errado. 99. (CESGRANRIO/Petrobrs/2008) Considere as afirmativas a seguir, a respeito do regime constitucional das medidas provisrias. I - A Constituio veda expressamente a edio de medida provisria sobre direito penal e direito tributrio, em razo do princpio da legalidade em sentido estrito que se deve observar em relao a estas matrias. II - A edio de uma medida provisria tem como conseqncia a revogao das normas jurdicas vigentes com ela incompatveis. III - vedada a edio de medida provisria em matria reservada a lei complementar.
60

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ IV - Se a regulao das relaes advindas de medida provisria no convertida em lei no se consumar em at 60 dias a contar da rejeio ( expressa ) ou da caducidade ( rejeio tcita ), estas relaes ho de se conservar regidas pela medida provisria, ainda que esta no se encontre mais em vigor. Esto corretas APENAS as afirmativas a) I e II b) I e III c) II e IV d) III e IV e) I, III e IV Comentrios: Item I - Errado. No existe vedao para que a medida provisria trate de matria tributria segundo o art. 62 1. Item II - Errado. Por ser a medida de vigncia apenas provisria, ela no revoga outras leis, mas apenas suspende temporariamente uma lei anterior a ela que disponha sobre a mesma matria. Quem poder vir a promover revogaes ser apenas a posterior lei de converso, pois esta, sim, permanente. Item III - Correto. MP no pode tratar de matria reservada a lei complementar, vide o art. 62 1. Item IV - Correto. Quando a banca fala: "se a regulao no se consumar", a mesma coisa que ela dissesse: "se o decreto legislativo no for expedido". Ou seja, esse decreto tem que ser expedido em 60 dias para regular as relaes da MP que expirou ou foi rejeitada, seno as relaes que ela regeu em seu perodo de vigncia, continuaro sendo mantidas. Gabarito: Letra D. 100. (CESGRANRIO/Advogado-Casa da Moeda/2005) A Constituio Federal permite a edio de medidas provisrias sobre matria relativa a: (A) nacionalidade. (B) direitos polticos. (C) direito eleitoral. (D) direito tributrio. (E) organizao do Poder Judicirio. Comentrios:
61

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Questo "manjada" e muito cobrada em provas. No h vedao que impea o uso de medida provisria na regulamentao de matria tributria, pois no encontramos tal matria no art. 62 1. Gabarito: Letra D. 101. (CESGRANRIO/DECEA/2009) O Presidente da Repblica pode editar medida provisria que estabelea normas gerais em matria de legislao tributria. Comentrios: Item interessantssimo. Dispor sobre normas gerais em matria tributria uma reserva feita pela Constituio lei complementar (CF, art. 146), ou seja, somente a lei complementar poder regulamentar, no podendo ser usada medidas provisrias, leis delegadas e etc. Outra pergunta que poderia cair no concurso, por exemplo, a seguinte: Pode ser instituda MP para regulamentar a proteo de emprego disposta no art. 7, I da Constituio? No, pois trata-se de matria de lei complementar (alis o nico direito dos trabalhadores que deve ser regulamentado por lei complementar). Gabarito: Errado. DecretosLei No existem mais, aps a Constituio Federal/88. Est disciplinado no ADCT sobre eles: ADCT, art. 25 Ficam revogados, a partir de 180 dias da promulgao da CF, sujeito este prazo prorrogao por lei, todos os dispositivos legais que atribuam ou deleguem a rgo do Poder Executivo competncia assinalada pela Constituio ao Congresso Nacional, especialmente no que tange a: I ao normativa; II alocao ou transferncia de recursos de qualquer espcie. Assim, neste dispositivo acima, a Constituio Federal probe (em 180 dias) que haja leis sem deliberao pelo Poder Legislativo. 1 Os decretos-lei em tramitao no Congresso Nacional e por este no apreciados at a promulgao da Constituio Federal tero seus efeitos regulados da seguinte forma:
62

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ I se editados at 2 de setembro de 1988, sero apreciados pelo Congresso Nacional no prazo de at 180 dias a contar da promulgao da Constituio Federal, no computado o recesso parlamentar; II decorrido o prazo definido no inciso anterior, e no havendo apreciao, os decretos-lei ali mencionados sero considerados rejeitados; III nas hipteses definidas nos incisos I e II, tero plena validade os atos praticados na vigncia dos respectivos decretos-lei, podendo o Congresso Nacional, se necessrio, legislar sobre os efeitos deles remanescentes. 2 Os decretos-lei editados entre 3 de setembro de 1988 e a promulgao da Constituio sero convertidos, nesta data, em medidas provisrias, aplicando-se-lhes as regras estabelecidas no art. 62, pargrafo nico. Leis delegadas Esta lei foi introduzida como forma de dar celeridade a elaborao de leis em momentos em que o parlamento esteja sobrecarregado. Assim, o Presidente da Repblica atravs de uma iniciativa solicitadora, pede que o Congresso Nacional edite uma resoluo que lhe delegue os poderes para tal feitura, e nesta resoluo estaro os limites para que se exera a regulamentao da matria, matria esta que nunca poder ser de exclusividade do Congresso, privativa de quaisquer das Casas, ou reservada lei complementar, como ser visto abaixo. Art. 68. As leis delegadas sero elaboradas pelo Presidente da Repblica, que dever solicitar a delegao ao Congresso Nacional. 1 - No sero objeto de delegao os atos de competncia exclusiva do Congresso Nacional, os de competncia privativa da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal, a matria reservada lei complementar, nem a legislao sobre: I - organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; II - nacionalidade, cidadania, direitos individuais, polticos e eleitorais; III - planos oramentos. plurianuais, diretrizes oramentrias e

63

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ 2 - A delegao ao Presidente da Repblica ter a forma de resoluo do Congresso Nacional, que especificar seu contedo e os termos de seu exerccio. 3 - Se a resoluo determinar a apreciao do projeto pelo Congresso Nacional, este a far em votao nica, vedada qualquer emenda. Essa o que chamamos de Delegao Atpica. Em regra, o projeto de lei delegada no precisa voltar ao Congresso Nacional para apreciao (delegao tpica), mas poder ocorrer o caso acima. 102. (ESAF/analista administrativo ANEEL/2006) Uma vez concedida, pelo Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, a delegao legislativa por este solicitada, no h previso constitucional de que o Congresso Nacional possa rejeitar o projeto de lei delegada elaborado pelo Poder Executivo. Comentrios: Pois em se tratando da chamada delegao atpica estabelecida no art. 64 3 da Constituio, o Congresso poder deliberar sobre o projeto, desde que em votao nica, vedada qualquer emenda, podendo apenas aprovar ou rejeitar o projeto de lei delegada. Gabarito: Errado. 103. (ESAF/SEFAZ-CE/2007) A lei delegada ser elaborada pelo Presidente da Repblica, em razo de delegao do Congresso Nacional. Editada a norma, com extrapolao de seus limites, resta ao Poder Legislativo suscitar a inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, haja vista no mais possuir competncia para sustar o ato normativo. Comentrios: O Congresso Nacional pode sustar diretamente por fora do art. 49, V da Constituio Federal. Gabarito: Errado. 104. (ESAF/AFRF/2003) Na apreciao de projeto de lei delegada pelo Congresso Nacional, no se admitem emendas parlamentares. Comentrios: A lei delegada em regra no deve ser apreciada pelo Congresso, a no ser que este solicite apreciao, porm, ao fazer isto, no poder emendar o projeto, conforme dispe o art. 68 3 da CF. Gabarito: Correto.
64

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ Quadro comparativo: Vedaes materiais s medidas Vedaes provisrias delegadas materiais s leis

Nacionalidade, cidadania, direitos Nacionalidade, cidadania, direitos polticos, partidos polticos e individuais, polticos e eleitorais; direito eleitoral; PPA, LDO, oramento, ressalvado PPA, LDO e oramentos; o previsto no art. 167, 3; Matria de lei complementar; Matria de lei complementar; Organizao do Poder Judicirio e Organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; a garantia de seus membros; Direito penal, processual penal e processual civil; Vise deteno ou seqestro de bens, de poupana popular ou qualquer outro ativo financeiro; J disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica. Regulamentar artigo da CF cuja redao tenha sido alterada por meio de emenda promulgada entre a EC 05/95 e a EC 32/01. Os atos de competncia exclusiva do Congresso Nacional; Os atos de competncia privativa da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal

Decreto-Legislativo e resolues: O Decreto-Legislativo a lei privativa do Congresso Nacional reunido em Casa nica. Ele no pode ser usado em separado pela Cmara ou pelo Senado, somente quando estiverem reunidos para tratar daquelas matrias do art. 49 da Constituio. As casas em separado iro tratar de suas competncias atravs das "resolues".
65

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ O Congresso tambm poder, conjuntamente, editar resolues. A doutrina costuma diferenciar dizendo que: Decreto-Legislativo - ser usado pelo CN quando tratar de assuntos que tiverem consequncias externas Casa Legislativa (CF, art. 49). Resoluo - ser usada para os assuntos internos.

O processo legislativo de tais atos normativos no foram esmiuados pela Constituio, cabendo ao regimento interno das Casas faz-lo. No entanto, uma coisa clara: no h qualquer participao do Executivo em tais atos, eles se iniciam e terminam dentro do Legislativo no se submetendo a qualquer procedimento de sano/veto/promulgao por parte do Executivo. 105. (CESPE/AJAA-TRT 21/2010) As matrias de competncia exclusiva do Congresso Nacional so reguladas por decretos legislativos. Comentrios: Tais matrias so aquelas do art. 49 da Constituio. So matrias que o Congresso Nacional, reunido em Casa nica, ir ser o responsvel pela deliberao usando a sua lei privativa para veicular os efeitos da deciso: o decreto legislativo. Gabarito: Correto. 106. (ESAF/AFRF/2003) O decreto legislativo vigncia e eficcia depois de sancionado pelo Repblica. Comentrios: somente tem Presidente da

O decreto legislativo uma lei exclusiva do Congresso Nacional que no se sujeita a nenhuma apreciao pelo Poder Executivo. Gabarito: Errado.

Questes inteiras: 107. (ESAF/APO-MPOG/2010) Em relao ao processo legislativo, assinale a opo correta. a) A Cmara dos Deputados tem iniciativa privativa de lei para fixao da remunerao de seus servidores, mas tal ato legislativo deve necessariamente ir sano do Presidente da Repblica.
66

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ b) O projeto de lei de iniciativa popular com assinaturas de 1% (um por cento) de eleitores distribudos pela maioria absoluta dos estados-membros pode veicular matria reservada a lei complementar. c) Tratado internacional incorporado ao direito interno brasileiro no pode conter norma concessiva de iseno tributria de imposto estadual porque violaria a autonomia do estado-membro. d) As emendas parlamentares apresentadas a projeto de lei enviado pelo Presidente da Repblica, em tema de sua privativa iniciativa, no precisam ter pertinncia temtica com o que constava do texto originalmente encaminhado ao Legislativo. e) Lei ordinria no pode revogar lei complementar editada antes da Constituio de 1988. Comentrios: Letra A - Correto. Pois trata de matria constante do art. 51, que por determinao do art. 48, deve ser levada sano do presidente da repblica. Letra B - Errado. Iniciativa popular pode veicular lei complementar, mas houve erro nos requisitos, que sejam: - 1% do eleitorado nacional; - de pelo menos 5 Estados; e - com ao menos 0,3% dos eleitores de cada um deles; Letra C - Errado. Embora a Constituio estabelea em seu art. 151. III, que vedado Unio instituir isenes de tributos da competncia dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios - o que se chama de vedao de se institurem as chamadas isenes heternomas - poder ser criada esta iseno por tratados internacionais, pois segundo entendimento dos tribunais, quando se cria iseno de tributos municipais ou estaduais atravs de tratados, quem est criando a iseno a Repblica Federativa do Brasil e no a Unio como ente federativo, tratando-se ento de lei nacional e no federal. Desta forma, no h qualquer ilicitude de um tratado conceder iseno de tributos estaduais e municipais. Letra D - Errado. Segundo o art. 63, no ser admitido aumento da despesa prevista nos projetos de iniciativa exclusiva do Presidente da Repblica, ressalvado os projetos oramentrio. No entanto, segundo o STF (ADI 546), no havendo aumento de despesa, o Poder Legislativo poder emendar o projeto de iniciativa privativa do Presidente, mas esse poder no ilimitado, j que no se estende a emendas que no guardem estreita pertinncia com o objeto do projeto encaminhado ao Legislativo pelo Executivo e que digam
67

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL NAS 5 FONTES PROFESSOR: VTOR CRUZ respeito matria que tambm da iniciativa privativa daquela autoridade. Letra E - Errado. Pois pode ter ocorrido de tal lei complementar ter sido recepcionada como lei ordinria. Gabarito: Letra A.

Fim de papo!!! Esse tema interessante n?! Mas, por hoje s... Excelentes estudos e at a prxima aula! Grande abrao. Vtor Cruz

68

www.pontodosconcursos.com.br

You might also like