You are on page 1of 2

Introduo computao forense

06 de junho de 2006 por Leonardo Bustamante Sabemos que a cincia um sistema de conhecimentos que abarca verdades, especialmente obtidas e testadas atravs do mtodo cientfico referindo-se tanto investigao racional ou estudo da natureza, direcionados descoberta da verdade. Sabemos, tambm, que a cincia da computao estuda os algoritmos e suas aplicaes, bem como as estruturas matemticas indispensveis formulao precisa dos conceitos fundamentais da teoria da computao. O objetivo principal da computao forense buscar extrair e analisar tipos de dados dos diferentes dispositivos, para que essas informaes passem a ser caracterizadas como evidncias e, posteriormente, como provas legais do fato. A computao forense pode ser definida como uma coleo e anlise de dados de um computador, sistema, rede ou dispositivos de armazenamento de forma que sejam admitidas em juzo. As evidncias que um criminalista encontra geralmente no podem ser vistas a olho nu e so dependentes de ferramentas e meios para obt-las. Cabe ao profissional de informtica coletar as evidncias de modo que sejam admitidas em juzo, para isso produzindo um laudo pericial. Como a prtica forense a aplicao de tcnicas cientficas dentro de um processo legal e envolvem pesquisadores altamente especializados que localizam vestgios, nasce a figura do perito em informtica. Este profissional depende de conhecimentos altamente especializados com uma slida formao acadmica e vasta experincia profissional. Com o advento do uso macio de computadores, seja no ambiente residencial, empresarial, industrial ou acadmico, a computao forense ajuda a esclarecer fatos na ocorrncia de um crime e outras questes referentes computao. A computao forense continua ascendendo tendo em vista que, cada vez mais, a sociedade faz uso dos computadores. Como consequncia, a demanda por peritos especialistas em informtica est aumentando cada vez mais. Segundo analistas de mercado, a demanda por estes profissionais tende a aumentar, pois se tem percebido enorme demanda destes profissionais nos Tribunais de Justia, onde so envolvidas questes sobre procedimentos ilegais em computadores corporativos. O perito em informtica chamado pela Justia para oferecer laudos tcnicos em processos judiciais, nos quais podem estar envolvidos pessoas fsicas, jurdicas e rgos pblicos. O laudo tcnico escrito assinado pessoalmente pelo perito e passa a ser uma das peas (meio de prova) que compem um processo judicial.

Desejo, a partir deste, iniciar uma srie de artigos que abordaro os temas inerentes a computao forense. O prximo artigo ter um cunho mais tcnico onde ser demonstrado como coletar evidncias, bem como alguns aspectos legais sobre o tema. Espero, com esta srie de artigos, expor aos demais profissionais de informtica um novo campo de atuao. Para isso, dediquei esforos para reunir uma gama de materiais, oriunda de uma ampla literatura, cujos temas sero abordados nos prximos artigos, conforme sugesto a seguir:

Coletando evidncias Preparando o ambiente de trabalho Novo campo de atuao do profissional de informtica Sistemas de arquivos Recuperao de dados e e-mails Aspectos Legais Certificao e Formao Equipamentos e Softwares Normas e Auditoria tica e Legislao Crimes na era digital

No obstante, sero apresentados temas com uma linguagem tcnica mais apropriada e os temas podero ser subdivididos para, com isso, tentar fomentar algumas discusses no s no campo da computao como tambm em outras reas de conhecimento, em especial o Direito. Termino este artigo transcrevendo citaes de um cientista e de um perito criminal: "Cincia da computao tem tanto a ver com o computador como a Astronomia com o telescpio, a Biologia com o microscpio, ou a Qumica com os tubos de ensaio. A Cincia no estuda ferramentas, mas o que fazemos e o que descobrimos com elas." Edsger Dijkstra "O dever de um perito dizer a verdade; no entanto, para isso necessrio: primeiro saber encontr-la e, depois querer diz-la. O primeiro um problema cientfico, o segundo um problema moral." Nerio Rojas At a prxima!

You might also like