You are on page 1of 12

Boa leitura!

Classificao e Especificao dos Instrumentos


Resumo
O presente trabalho mostra, ao nvel de fabricao, especificao e uso, os cuidados especiais a serem tomados, relacionados com a proteo industrial e com a corroso dos instrumentos aplicados ao controle de processos tradicionais e marginais. Sero detalhados os casos com envolvimento de sua classificao eltrica e de temperatura, classificao mecnica do invlucro, escolha de materiais resistentes corroso apresentada pelo ambiente e pelo processo e os cuidados extras relacionados com a manipulao de produtos especiais, tais como oxignio, hidrognio, cloro e enxofre.

Abstract
This paper provides an overview of the problems faced by manufacturers, designers and end users in dealing with instrument classification and corrosion. To understand what we are dealing with, we will see electrical and temperature classification of instruments suitable with the hazardous locations, mechanical classification of the enclosures for protection from environments, instrument corrosion with the approaches to eliminate the concerning problems, extra features for instruments applied in special process handling Oxygen, Hydrogen, Chlorine and Sulfide.

1. Introduo
Nos Estados Unidos da Amrica, o assunto que envolve segurana e sade ocupacionais de lei. Em 29/12/70 foi promulgada pelo Congresso a lei publica 91-596 do OSHA (Occupational Safety and Health Act). Este ato define o local seguro para todos os americanos trabalharem nele. O OSHA afeta todos profissionais envolvidos em projeto. Os engenheiros, arquitetos e construtores de equipamentos e prdios devem incluir em seus planos e projetos tudo que deva satisfazer as normas de segurana e sade, a fim de evitar as penalidades pelo seu no cumprimento. As penalidades podem ser as de refazer os projetos, alterar prdios e equipamentos j acabados, pagar pesadas multas financeiras e at fechar plantas. O OSHA compreende sete grandes reas: local do trabalho, maquina e equipamentos, materiais, empregados, fontes de energia, processos e regras administrativas. O OSHA incorpora as normas existentes elaboradas por outras organizaes privadas ou governamentais, como NFPA (National Fire Protection Association), ANSI (American

National Standards Institute) API (American Petroleum Institute), ASME (American Society of Mechanical Engineers), ASTM (American Society for Testing and Materials), NEMA (National Electrical Manufacturers Association), AEC (Atomic Energy Commission) e outras. O autor se sentir gratificado e ter justificada a feitura deste trabalho, se a partir dos problemas aqui levantados, as instituies competentes (em todos os sentidos) passassem a trabalhar de modo que tambm no Brasil, fosse proporcionado o local seguro para todos os brasileiros trabalharem nele.

2. segurana e sade na instrumentao


De um modo simplificado, o instrumento construdo por um fabricante, especificado por uma firma de engenharia e aplicado pelo usurio final. Quando se considera essa cadeia de eventos: fabricao, especificao e uso do instrumento, h cuidados que devem ser considerados para garantir a integridade e funcionamento do instrumento. Deve ser entendido e aceito que um instrumento, antes

Classificao e Especificao dos Instrumentos

de desempenhar sua funo desejada, deve sobreviver. Nenhum amontoado de sofisticao na sua fabricao ou especificao compensa a incapacidade do instrumento viver em um ambiente hostil. H duas razes fundamentais para justificar a harmonia de cooperao na fabricao, especificao e uso do instrumento: segurana e economia. A segurana de um local pode ser comprometida com a simples presena de um instrumento. o caso do uso de um instrumento eltrico de uso geral, em um local onde existe um gs inflamvel ou explosivo. Em casos menos aparentes, um processo pode falhar ou se romper, por causa de um instrumento mal especificado. Essa ruptura pode desprender alguma coisa indesejvel s pessoas ou aos equipamentos que estejam prximos, tais como presso, vapor, gs txico, liquido corrosivo ou p explosivo. Isso pode provocar mortes, danos fsicos, perda de materiais e de equipamentos. O instrumento, em virtude de sua natureza funcional, pode ser o elo mais frgil em uma linha de processo, com relao capacidade de conter o processo rigoroso e resistir corroso. A economia, embora menos visvel, tambm fundamental. quase impossvel colocar em nmeros o quanto custa a corroso do instrumento. Porem, fcil entender que ela custa a todos. A corroso custa ao fabricante, em termos de vantagem de competio, ela custa ao usurio final em termos de manuteno, paradas forcadas, mau funcionamento do instrumento e pobre eficincia do processo e finalmente, ela custa ao consumidor por causa do maior custo final do produto.

2. Classificao eltrica do instrumento


2.1. Classificao de rea
De um modo geral, diz-se que uma rea industrial perigosa quando nesse local processado, armazenado, transportado e manuseado material que possua vapor, gs ou p inflamvel ou explosivo. Como isso vago e pouco operacional, classifica-se uma rea perigosa considerando todos os parmetros relacionados com o grau de perigo, atribuindolhe nmeros e letras relacionados com Classe, Grupo e Zona (Diviso).

A Classe da rea se relaciona com o estado fsico da substancia: gs (I), p (II) e fibras (III). O Grupo uma subdiviso da Classe. Ele mais especifico e agrupa os produtos de mesma Classe, levando em considerao as propriedades qumicas relacionadas com a segurana: temperatura de auto-ignio, nvel de energia necessrio para a combusto, mnima corrente e tenso eltricas de ignio, velocidade de queima de chama, facilidade de vazamento entre espaamentos, estrutura qumica, presso final de exploso, etc. Zona expressa a probabilidade relativa do material perigoso estar presente no ar ambiente, formando uma mistura em concentrao perigosa. As normas europias e a futura brasileira se referem a trs zonas: Zonas 0, 1 e 2. As normas americanas se referem Diviso e definem apenas duas reas: Diviso 1 (Zonas 0 + 1) e Diviso 2 (Zona 2). Zona 0 um local onde a presena do gs perigoso praticamente constante ou 100%. Tipicamente, o interior de um tanque ou de uma vaso. Zona 1 um local de alta probabilidade relativa de haver gs. um local onde pode existir o gs, mesmo em condio normal de operao do processo. Zona 2 um local de pequena probabilidade relativa da presena do gs. um local onde a existncia do gs s ocorre em condio anormal do processo, como ruptura de flange, falha de bomba. Mesmo que a probabilidade da presena do gs seja pequena, Zona 2 ainda uma rea perigosa. O local que no nem Zona 0, 1 ou 2 por excluso e definio, rea segura. Exemplo clssico de rea segura a sala de controle. Porem, h normas relacionadas com as condies interiores da sala de controle para garantir sua segurana. Essas normas estabelecem e exigem a pressurizao da sala, vedao das portas e janelas, selos nos cabos que se comunicam com as reas classificadas, ventilao e temperatura adequadas. A classificao de rea de responsabilidade exclusiva do usurio final, pois apenas ele pode garantir a observncia de normas de operao, manuteno, bem como de fazer inspees peridicas no local. O conhecimento da classificao da rea fundamental e o ponto de partida para a especificao correta dos instrumentos. A especificao do instrumento, encaminhada do fabricante pela firma de engenharia ou pelo pessoal do processo da planta, deve determinar claramente qual a classificao do

Classificao e Especificao dos Instrumentos

local onde ser montado o instrumento: Classe, Grupo e Zona.

2.2. Instrumento eltrico


Na pratica e no presente trabalho, instrumento eltrico e eletrnico possuem o mesmo significado. Instrumento eltrico todo aquele que, por algum motivo, recebe uma alimentao eltrica. Geralmente so alimentados com 110 V, ca ou 24 V, cc. O sinal padro de transmisso em corrente de 4-20 mA cc. Em instrumentao, h ainda circuitos que envolvem termopares, resistncia para determinao de temperatura, clulas de carga, eletrodos de pH. So circuitos que geram sinais de milivoltagem continua e que so polarizados com tenses de alguns volts contnuos. Para efeito de classificao eltrica, o enfoque mais amplo. Por exemplo, um registrador pneumtico ou mecnico, com acionamento eltrico do grfico considerado como instrumento eltrico. Quando se incorporam alarmes acionados eletricamente por chaves a instrumentos mecnicos ou pneumticos, tambm se muda sua classificao para eltrica. Finalmente, a opo extra de aquecimento eltrico, quando se tem, o risco de congelamento ou quando se quer reduzir a viscosidade do fluido de enchimento, torna-se o instrumento envolvido em eltrico. Como concluso, instrumento eltrico todo aquele que incorpora um circuito funcional ou auxiliar de natureza eltrica.

Para se usar um instrumento eltrico em rea perigosa importante se comparar sua classe de temperatura com a mnima temperatura de auto-ignio do gs presente. obvio que a mxima temperatura alcanada pelo instrumento deve estar abaixo da mnima temperatura de auto-ignio do gs presente. A norma brasileira (ABNT EB 239) estabelece que a temperatura mxi ma que o instrumento pode alcanar deve ser igual ou menor que 70% da mnima temperatura de ignio do gs inflamvel.

2.4. Classificao do instrumento


O instrumento eltrico, mesmo de uso geral em rea segura, deve prover proteo pessoal contra choque eltrico, contra efeito de temperatura excessiva, contra propagao de fogo, contra os efeitos de exploso ou imploso, contra os efeitos de ionizao e radiao de microondas, presso de ultra-som. Um instrumento eltrico para uso em rea perigosa deve prover todas as protees dos instrumentos de uso geral mais a proteo contra a ignio da atmosfera externa. Qual a classificao da rea, quais as normas aplicveis e qual a aprovao da agencia de teste: tudo isso deve ser definido e informado para a compra de um instrumento eltrico. H vrios tipos de proteo para evitar que um instrumento eltrico provoque ignio ou exploso de misturas gasosas perigosas. Qualquer proteo aceitvel, desde que o instrumento seja adequadamente instalado e todas as instrues mencionadas nos certificados e relatrios sejam seguidas. Deve ser levado em conta que a classificao eltrica do instrumento deve garantir que a sua simples presena no compromete a segurana do local. As normas de segurana nada dizem, nem poderiam dizer, acerca do funcionamento operacional do instrumento de controle. Fundamentalmente, h duas grandes categorias de proteo: 1) H exploso, porem a exploso confinada ou controlada no interior do instrumento, de modo que no se propaga para o seu exterior. Por exemplo, prova de exploso (ou prova de chama). 2) No h exploso. Nesse caso, pode se evitar a exploso ou cuidando-se da mistura gasosa (purga/pressurizao) ou cuidando-se da fonte de energia (segurana intrnseca e no-incenditivo).

2.3. Classificao de temperatura


A eletricidade, por causa do efeito Joule, pode provocar aquecimento. A alta temperatura, por sua vez, pode se constituir em fonte de energia, capaz de inflamar ou provocar exploso de determinada mistura ar + gs perigoso. Em vista desses fatos, todo instrumento eltrico deve tambm possuir uma classificao de temperatura. A classificao de temperatura est relacionada com a mxima temperatura que a superfcie ou qualquer componente interno do instrumento pode atingir, em funcionamento normal, quando a temperatura ambiente de 40oC. Foram estabelecidas e definidas seis classes de temperatura: T1 (450o.), T2 (300oC), T3 (200oC), t4 (135oC), T5 (100oC) e T6 (80oC). A classe de temperatura do instrumento deve ser marcada na sua plaqueta de identificao. Equipamentos cujas superfcies ou componentes no excedem a 100oC no necessitam de marcao explicita (Classes T5 e T6).

Classificao e Especificao dos Instrumentos

2.4.1. Prova de exploso ou prova de chama Prova de exploso (linguagem norte americana) ou prova de chama (linguagem europia) uma tcnica de proteo alternativa que permite a ocorrncia de uma exploso no interior do instrumento. Porem, o invlucro do instrumento to resistente que a exploso fica confinada no seu interior. De outro modo, o instrumento prova de chama possui aberturas de escape de modo que, quando houver um incndio no seu interior, a chama resfriada quando vai para fora. Embora os enfoques sejam diferentes, o resultado final o mesmo: a exploso e/ou a chama no interior do instrumento no se propagam para a rea externa. Em qualquer situao h segurana, o instrumento continua operando normalmente, sem interrupo, mesmo com a ocorrncia de exploso ou chama no seu interior. instrumento no , nem pode ser, totalmente vedado e contm em seu interior um circuito eltrico perigoso. As superfcies do instrumento que esto em contato direto com a atmosfera inflamvel exterior devem ter a mxima temperatura abaixo da temperatura de ignio da mistura gasosa especifica. A prova de exploso uma tcnica geralmente aplicada a instrumentos ou equipamentos de pequeno volume fsico. Extensivamente, pode ser aplicada a motores, luminrias, conexes. O instrumento deve ter uma marcao que o identifique como tal. Deve ainda haver advertncias relacionadas com a operao e manuteno do instrumento. O instrumento prova de exploso s pode ser aberto ou desligado eletricamente ou quando se garante, por analisadores locais, que no h a presena do gs perigoso no local de montagem do instrumento. Um instrumento prova de exploso pode ser usado normalmente em Zona 2 em todas as Classes e Grupos e em Zona 1, com algumas restries de Grupos. No se pode usar instrumento prova de exploso em Zona 0. 2.4.2. Purga ou pressurizao Na pratica e para efeito de proteo, purga (vazo) e pressurizao (presso) possuem o mesmo significado. A proteo conseguida pela aplicao de uma presso positiva em relao presso externa, atravs da vazo de um gs inerte ou ar puro, no interior da caixa do instrumento. Esta presso interna positiva impede a entrada dos gases perigosos existentes na atmosfera circundante. A pressurizao impede o contato da mistura perigosa com a fonte de ignio. A presso

aplicada da ordem de 5 a 10 mm de coluna d'gua. Um instrumento com purga pode ser usado em Zona 1 ou Zona 2, dependendo do tipo do circuito interior, se de uso geral ou noincenditivo. Dependendo da Zona do local e do tipo do circuito interno, so necessrias salvaguardas adicionais ao sistema de pressurizao, tais como, chaves de desligamento com abertura da porta, temporizadores, portas trancada, fusveis, pressostatos. A tcnica de purga/pressurizao pode ser aplicada a instrumentos de grande volume, onde a tcnica de prova de exploso impraticvel. 2.4.3. segurana intrnseca Um sistema intrinsecamente seguro constitudo pelo equipamento e sua respectiva fiao, onde a energia eltrica ou trmica insuficiente para provocar a ignio ou exploso de uma mistura gasosa especifica, em condies normais e anormais determinadas. A segurana intrnseca inclui consideraes combinadas de limitao de voltagem (diodos Zener), limitaes de corrente (resistores e fusveis) e mxima indutncia e capacitncia reais e parasitas da carga e da fiao. O sistema se baseia na colocao de barreira de energia eltrica entre o local seguro e o local perigoso. Desse modo, o sistema inclui equipamentos montados na rea perigosa e alguns equipamentos (geralmente a barreira de energia) montados na rea segura. No sistema podem ser combinados instrumentos de fabricantes diferentes, porem, todos os equipamentos com aprovao devem ter certificados do mesmo laboratrio de teste. Pelo prprio principio, o conceito de segurana intrnseca s se aplica a sistema de instrumentao de controle de processo e de comunicao, que naturalmente podem operar com baixo nvel de energia. Os instrumentos intrinsecamente seguros podem ser montados em Zona 2, Zona 1 e at Zona 0. Os instrumentos com classificao de segurana intrnseca devem ter marcao que os identifique como tais. Na plaqueta de aprovao deve haver a recomendao de que a segurana pode ser perdida com a substituio no criteriosa de alguns componentes crticos. 2.4.4. No-incenditivo e outros Um circuito no-incenditivo pode conter componentes que produzam fasca em condies normal, porem, a energia entregue

Classificao e Especificao dos Instrumentos

por tais componentes limitada a valores incapazes de provocar ignio na mistura perigosa especifica. O circuito no-incenditivo s seguro em condio normal de operao. O instrumento no-incenditivo s pode ser usado em Zona 2, sem restries. Quando usado em Zona 1, deve ser pressurizado com gs inerte. Circuito no-faiscadores contem componentes que no produzem fasca em operao normal. Isso conseguido atravs de encapsulamento de componentes, imerso em leo. Circuito com segurana aumentada envolvem componentes de equipamento com selagem, encapsulamento, dupla isolao, espaamentos maiores que os normais, resistncia corroso e controle de qualidade mais severo e individual. 2.4.5. Critrios da classificao eltrica A classificao eltrica do instrumentos deve ser compatvel com a classificao do local perigoso. Um principio bsico comum a todos os tipos de proteo e aceito por todos o de que h segurana quando e somente quando so providos dois eventos independentes, cada um de baixa probabilidade, entre a probabilidade de haver a presena do gs perigoso com a probabilidade de falha do equipamento eltrico. Desse modo, h segurana nos seguintes casos combinatrios: 1) Local seguro (probabilidade zero de haver gs perigoso) com um instrumento de uso geral (probabilidade 1 de haver fonte perigosa). 2) Local de Zona 2 (pequena probabilidade de haver gs) com um instrumento no incenditivo (pequena probabilidade de falhar). 3) Local de Zona 1 (grande probabilidade de haver gs) com um instrumento intrinsecamente seguro (s se torna inseguro quando houver duas falhas independentes e de pequena probabilidade individual). 4) Local de Zona 1 (grande probabilidade de haver gs) com um instrumento no incenditivo (pequena probabilidade de falha) com pressurizao (pequena probabilidade de falha no sistema de presso). 5) Local de Zona 1 (grande probabilidade de haver gs) com um instrumento de uso geral (grande probabilidade de perigo) com pressurizao (pequena probabilidade de falha) e com salvaguarda adicional, tal como colocao de pressostato (pequena probabilidade de falha).

De qualquer modo, em um local com determinada classificao s pode ser montado um instrumento eltrico que possua uma classificao eltrica e de temperatura, marcada em sua etiqueta e compatvel com a do local. Obviamente, um instrumento para Zona 1 pode ser usado em Zona 2, assim como um instrumento para Grupo B pode ser usado em Grupo C e D. Porem, qualquer exagero de classificao do instrumento inconveniente. S se deve usar um instrumento com classificao eltrica especial quando exigido, pois a classificao eltrica especial pode custar mais e principalmente, exige cuidados de operao e manuteno mais rigorosos e restritivos.

3. Classificao mecnica
A operao de um instrumento pode ser afetada pela temperatura ambiente, umidade, interferncia eletrnica, vibrao mecnica e atmosfera circundante. Tipicamente, os instrumentos de medio e controle de processo podem estar montados ou na sala de controle ou na rea industrial. A sala de controle um local fechado, onde a temperatura e umidade so geralmente controladas atravs de ar condicionado. O instrumento de campo pode estar totalmente desprotegido ou ter uma proteo rudimentar adicional contra o sol, a chuva ou o vento. De qualquer modo, quando usado no ar livre, a caixa do instrumento fica exposta aos efeitos da luz ultravioleta, da chuva, da umidade, do orvalho, das poeiras, dos respingos dos lquidos de processo e das sujeiras contaminantes que circulam no ar. Eles esto ainda submetidos a grande e rpidas variaes de temperatura durante o dia, podendo haver um gradiente de temperatura entre o sol e a sombra do instrumento exposto. Por esses motivos, os invlucros dos instrumentos devem ser de alta qualidade, cuidadosamente testados e precisamente classificados de acordo com normas concernentes, de modo que possam prover proteo contra ambientes potencialmente adversos. Os invlucros dos instrumento, mesmo montados em ambientes nocivos, devem proteg-los, de modo que durem o mximo e que o ambiente no interfira na sua operao. Existem basicamente duas normas 1,2 para a classificao mecnica dos invlucros dos instrumentos. A escolha de uma delas funo do pais.

Classificao e Especificao dos Instrumentos

3.1. Norma IEC


A norma IEC prove um mtodo de classificar os instrumentos com relao aos ambientes em que eles podem ser usados e os procedimentos de teste para verificar se tal classificao conveniente. A designao IEC comea com as letras IP (Ingress Protection proteo de ingresso) e inclui um sufixo com dois nmeros. Opcionalmente, pode ainda conter uma letra suplementar: S, M ou W. O primeiro digito varia de 0 (no proteo), 1 (proteo contra objetos acima de 50 mm de dimetro), 2 (acima de 12 mm), 3 (acima de 2,5 mm), 4 (acima de 1 mm), 5 (proteo contra p) e 6 (vedado a p). O segundo digito varia de 0 (no proteo), 1 e 2 (proteo contra gota d'gua), 3 (contra pulverizao d'gua), 4 (contra respingo d'gua), 5 e 6 (contra jato d'gua), 7 (contra efeitos de imerso em gua) e 8 (contra efeitos de submerso em gua). As letras suplementares finais significam: S (teste com equipamento estacionrio) e M (teste com equipamento em operao mecnica). A letra W apos as letras IP significa que o equipamento apropriado para uso em condies de tempo especificadas e possui caractersticas adicionais de proteo. Por exemplo, um instrumento que deva ser prova de p e prova de jato fraco d'gua deve satisfazer a designao de IEC IP 55. A colocao de respiradouro para dreno pode alterar a classificao mecnica do invlucro, por exemplo, de IEC IP 65 para IEC IP 55. possvel haver uma codificao com a omisso de um dos dois dgitos (substitudo por X). Por exemplo, IEC IP X5 significa que o instrumento protegido apenas de jato d'gua. Outro exemplo, IEC IP 5X uma proteo apenas contra p.

chuva, vedado a p, vedado gua, vedado a leo. H trs descries chaves, relacionadas com as classes de proteo: 1) PROVA DE - significa que o ambiente no atrapalha o funcionamento ou operao do instrumento. Por exemplo, instrumento prova de tempo funciona normalmente mesmo quando submetido aos rigores do tempo: vento, umidade, orvalho, etc. Ele no necessariamente vedado ao tempo, porem, se garante que, mesmo que o ambiente entre no seu interior, ele continua funcionando normalmente. 2) RESISTENTE A - significa que o instrumento no se danifica quando na presena do determinado ambiente. Por exemplo, instrumento resistente chuva no se danifica quando submetido chuva. 3) VEDADO A - significa que o instrumento hermeticamente selado para aquele determinado ambiente. Por exemplo, instrumento vedado a p evita a entrada de p no seu interior. A classificao mecnica no pode ser confundida com a classificao eltrica. Elas so totalmente independentes. Por exemplo, o uso do instrumento em local externo nem sempre necessrio para um local de Zona 1. Assim como a classificao mecnica de uso externo no assegura que o instrumento possa ser montado em local perigoso. Assim, pode haver qualquer combinao entre as classificaes mecnica (uso externo e interno) e eltrica (para uso geral ou classificado) do instrumento.

4. Corroso dos instrumento


4.1. Tipos de corroso
De um modo simplificado, a corroso o ataque destrutivo sofrido por um material e causado por um produto qumico. Os engenheiros de corroso conhecem de 50 a 60 tipos diferentes de corroso, embora as diferenas entre alguns tipos sejam mais tcnicas do que praticas. Sob o ponto de vista de instrumentao3 so importantes e mais encontradas trs modalidades de corroso: qumica, galvnica e ruptura por tenso (stress cracking). A corroso qumica , muito simplesmente, o que o nome implica: o produto qumico de ataque dissolve ou reage com o material com o qual ele est em contato direto. Essa a corroso que ocorre com as partes molhadas

3.2. Norma NEMA


A norma NEMA prove outro mtodo de classificao do invlucro do instrumento para indicar os vrios ambientes para os quais o instrumento adequado. A norma cobre os detalhes de construo e os procedimentos de teste para verificao se o instrumento est conveniente com a classificao recebida. Todas as designaes NEMA requerem invlucros resistentes ferrugem. Basicamente, h dois locais de uso: interno ou externo. Os dgitos que designam a classe NEMA variam de 1 a 13 e se referem a uso geral, prova de tempo, prova de respingo d'gua, resistente corroso, resistente

Classificao e Especificao dos Instrumentos

que esto em contato com o processo industrial. A corroso galvnica ocorre quando dois metais diferentes so colocados em contato e expostos a uma soluo condutora. O efeito final a destruio do metal mais reativo e proteo do metal menos reativo. Essa propriedade pode ser usada, beneficamente, para proteo contra corroso. A corroso galvnica pode ocorrer em tubulaes com isolao trmica , simplesmente se forem usados dois metais levemente diferentes, por exemplo, ao carbono e ao inoxidvel, um para o tubo interno e outro para o externo. A corroso galvnica pode ainda acontecer entre diferentes partes de um mesmo metal. Ou seja, quando se tem um mesmo material, porem, com diferentes nveis de tenso mecnica, com efeitos trmicos de solda ou de tratamento, com impurezas, pode se ter a corroso galvnica entre suas partes. A corroso galvnica mais importante para as partes do instrumento expostas atmosfera. A corroso por ruptura de tenso a falha do metal devida combinao da tenso mecnica e um ambiente corrosivo especifico. Ela a causa de muitas falhas em ligas metlicas. A corroso por ruptura de tenso ocorre comumente em materiais metlicos que entram em contato com produtos de explorao de petrleo, leo ou gs, que possuam enxofre ou acido sulfdrico como impurezas.

1) perda total da funo, exigindo reparo ou substituio do instrumento completo ou 2) perda parcial da funo, que pode resultar na queda da eficincia do processo. A falha funcional parcial pode, inclusive, ficar totalmente desconhecida durante grandes perodos de tempo ou degradar continua e vagarosamente a eficincia do processo. Os fatores que estimulam e aumentam a corroso so: no homogeneidade dos metais, solda imprpria, acabamento rugoso, tenso mecnica, impureza, maior concentrao na soluo eletroltica, soluo gasosa na fase liquida, turbulncia, uso de metais muito diferentes, presena de oxignio, maior umidade e mofo. Os fatores que inibem a corroso so: melhor acabamento, alivio de tenses mecnicas, passivao de metais e revestimento de superfcies e proteo catdica. Alias, a proteo catdica feita por mtodos envolvendo eletricidade e portanto h restries de aplicao, quando aplicada em rea perigosas classificadas. 4.2.1. Partes molhadas em contato com o processo As partes molhadas pelo processo so geralmente os elementos sensores, selos, poos de temperatura, bulbos, internos das vlvulas e o interior de alguns medidores de vazo. As partes molhadas devem suportar temperatura e presso extremas e devem resistir ao ataque corrosivo dos produtos qumicos manipulados. O principal problema que os produtos de processo aparecem em uma variedade infinita e os materiais de construo no. Para piorar a situao, a corroso das partes molhadas geralmente provoca falha do tipo conteno do processo, cuja conseqncia a pior possvel. Para evitar ou limitar a ocorrncia da corroso, quatro reas devem ser consideradas: seleo de materiais, procedimento de fabricao, projeto do sistema e inspeo de campo. As partes envolvidas continuam sendo as trs j mencionadas: fabricantes, engenheiro de especificao e usurio. A seleo do material a mais complexa das reas a serem definidas, tanto por causa da atribuio da responsabilidade como pelo problema em si. Pela lei de Paretto, 10 % das aplicaes envolvem cerca de 90% dos problemas. Mesmo que isso possa ser considerado uma pequena percentagem, necessria e suficiente uma nica m aplicao para causar

4.2. Efeitos da corroso nos instrumentos


Os resultados da corroso de um instrumento dependem tanto do tipo da corroso como do tipo ou funo do instrumento. Para efeitos didticos pode-se dividir em duas grandes categorias as falhas resultantes da corroso: conteno do processo e funcionais do instrumento. A vlvula de controle e alguns medidores de vazo contem em seu interior o prprio processo a ser controlado,. com todos os seus rigores. Quando tais instrumentos sofrem corroso, de modo a perder sua integridade fsica, a linha onde o instrumento est montado certamente vaza produto para o exterior. Os resultados desse tipo de falha podem variar desde um pequeno inconveniente, facilmente reparvel, at um prejuzo pessoal, envolvendo fogo e exploso, com perda de vidas e destruio de equipamentos. As falhas funcionais podem, ainda, ser de dois tipos distintos:

Classificao e Especificao dos Instrumentos

um numero elevado de problemas e grandes prejuzos. O problema da seleo do material poderia parecer de fcil soluo, pois todo tcnico tem conhecimento de tabelas de corroso4, que mostram como se comporta um determinado material na presena de certo produto qumico. Seria apenas uma fcil e simples questo de casamento do processo com o material do instrumento. Infelizmente as coisas no ocorrem de modo to simples., difcil o prprio conhecimento do processo real. Certamente se conhece o principal produto, porem, h sub produtos, contaminantes variveis com o tempo e o lugar, h diferenas de composio da matria prima, h diferentes fornecedores de materiais, h variaes no controladas de presso e temperatura. O material para um simples tanque selecionado considerando-se a corroso tolervel durante toda sua vida til. As coisas se complicam quando se seleciona material das partes de um instrumento. Os materiais devem ser resistentes corroso e paralelamente devem satisfazer as necessidades funcionais, tais como resistncia mecnica, constante de mola, flexibilidade, ductilidade e elasticidade. Muitas vezes, se reconhece que determinado material o mais indicado para uma aplicao corrosiva, porem, ou ele no processvel ou suas propriedades inerentes no satisfazem a tarefa a que seria destinado. Depois de escolhido o material mais adequado, os procedimentos de fabricao envolvem tratamentos trmicos, manipulao fsica das pecas, com cortes, usinagem e acabamento que podem estimular ou inibir a corroso. A responsabilidade da escolha do material, porem, do usurio final. O fabricante no tem nenhum controle sobre o que acontece aos instrumentos depois que eles so entregues ao usurio. Apenas o usurio final tem condies de fazer as sucessivas inspees aos equipamentos, essenciais garantia da integridade dos instrumentos. 4.2.2. Materiais de revestimento Alm do material de fabricao, interessante a aplicao de materiais de revestimento. uma pratica comum o revestimento de cpsula de transmissor, por causa de um dos seguintes motivos: 1) proteo contra corroso provocada pelo fluido do processo ou 2) proteo contra aderncia e deposio dos produtos slidos, tambm provocada pelo fluido do processo.

Um produto tpico para revestimento de superfcies de contato o RYTON (Phillips Petroleum Co) porque apresenta uma boa resistncia corroso e tem a habilidade de formar uma pelcula fina, no porosa. Em algumas aplicaes que envolvam fortemente oxidantes, tais como flor, cloro, acido ntrico, o RYTON no recomendado. A alternativa ideal o uso de KEL-F (M.W. Kellogg) para finas de corroso. KEL-F um polmero de trifluoretileno. O revestimento de Teflon (E.I. Du Pont de Nemours) excelente para aplicaes onde se quer evitar a deposio de materiais lodosos. Embora o Teflon seja inerte maioria dos produtos corrosivos, o seu revestimento no adequado para proteo da corroso da cpsula, por causa da dificuldade de se conseguir uma camada fina e no porosa. 4.2.3. Partes expostas ao ambiente O invlucro do instrumento deve ser de um material que resista corroso ambiental e tambm deve prover as necessidades estruturais. O invlucro sempre protegido pelo seu prprio acabamento. superfcies polidas resistem melhor corroso que as rugosas. A tendncia atual para materiais de caixa de instrumentos na direo dos plsticos. O plstico tem demonstrado um desempenho satisfatrio em vrios ambientes nocivos. Muitos tcnicos ainda pensam, erradamente, que os invlucros prova de exploso devam ser metlicos. tambm muito comum a associao das vantagens do metal com as do plstico: tem-se uma caixa metlica, excelente para fins estruturais, revestida com produto plstico, adequado para resistir corroso qumica. As partes internas do instrumento apresentam problemas diferentes daqueles das partes em contato com o processo e da caixa do instrumento. Embora as pecas internas do instrumento no estejam submetidas s condies desfavorveis do ambiente externo e do processo, elas possuem uma funo muito mais importante. Assim, a corroso da tampa ou mesmo do corpo de um transmissor provavelmente no afetar sua operao, enquanto que uma leve deposio de material orgnico na sua cpsula ou no seu conjunto bico-palheta, pode introduzir erros grosseiros de medio ou transmisso. Geralmente, no se pode usar revestimento de proteo nas partes internas do instrumento. Barras de forca, elos de ligao, foles, conjuntos bico-palheta, molas, flexores, fulcros de apoio, todas essas pecas no podem ter

Classificao e Especificao dos Instrumentos

nenhum tipo de revestimento que lhes daria maior resistncia corroso, por causa de suas funes associadas ao principio de funcionamento. A resistncia dessas pecas provida apenas pelo material e seu acabamento. 4.2.4. Instrumentos pneumticos Do ponto de vista de corroso, os instrumentos pneumticos levam vantagem ntida sobre os correspondentes instrumentos eletrnicos. A razo simples: h sempre um suprimento de ar puro ao instrumento, geralmente suficiente para manter a sua caixa purgada dos materiais contaminados externos. Mesmo assim, quando aplicvel, necessria a seleo de materiais especiais, principalmente dos elementos sensores. Algo que deve ser considerado a tubulao de interligao do sistema pneumtico. Os instrumentos pneumticos so alimentados e interligados por tubos, tipicamente de cobre (caro, porem mais fcil de ser trabalhado) ao inoxidvel, ao carbono ou plstico. A presena de um instrumento pneumtico no compromete a segurana, quando usado em locais perigosos. No faz sentido, por exemplo, associar o instrumento pneumtico puro com o conceito de prova de exploso. 4.2.5. Instrumentos eletrnicos A corroso ocorre em muitas reas da instrumentao eletrnica. Ela pode ocorrer na isolao dos cabos, nos contatos eltricos, nos conectores e chaves. Os componentes passivos e ativos podem se deteriorar, por causa da corroso atravs de seus encapsulamentos ou terminais. Os circuitos impressos, usados para suportar e interligar os componentes, podem ser corrodos, principalmente por respingos e ataque de produtos qumicos. A corroso do circuito impresso pode provocar, inclusive, a pior falha possvel: a falha intermitente. Esta falha aquela prevista pela lei de Murphy: ela no aparece na hora do teste e manuteno mas somente quando o instrumento est em operao e provoca prejuzo ao processo. Os primeiros instrumentos eletrnicos apresentam uma proteo inerente sua natureza: fonte de calor no seu interior. Essa fonte de calor natural tornava baixssima a umidade relativa do ar dentro do instrumento. Infelizmente, o progresso do uso de circuitos integrados a semicondutores reduziu tremendamente a potencia dos circuitos,

aumentou sua versatilidade e eficincia, porem tirou a maior proteo corroso do circuito, que era o calor. A proteo dos circuitos eletrnicos, componentes, circuitos integrados, circuitos impressos e contatos, nas condies do processo um grande desafio. H solues mecnicas: uso de ouro em contatos de preciso e h solues eletrnicas: uso de chaves estticas a semicondutores e sem contatos moveis. O encapsulamento dos componentes crticos torna o modulo encapsulado inerte a muitas atmosferas nocivas, alem de diminuir a influencia da umidade e da temperatura ambientes. uma boa pratica de proteo o revestimento de todo o circuito eletrnico da placa5. H vrios materiais apropriados para tal revestimento: silicone, epxi e poliuretano. Quando seco e curado, tal revestimento transparente, estvel e resistente abraso e corroso de vrios produtos. A escolha do produto, a espessura e o numero de camadas protetoras so funes do tipo do ambiente, da umidade relativa e da temperatura. Em locais de alta temperatura ambiente e elevada umidade relativa, como nos trpicos, fala-se da tropicalizao do circuito eletrnico. Este termo nunca foi claramente definido e historicamente, foi primeiro usado em equipamentos militares. Na tropicalizao, nenhum componente modificado ou protegido individualmente, mas a placa do circuito totalmente revestida por uma resina de poliuretano. Tal resina transparente, inerte umidade e principalmente, no nutriente para fungos. A principal desvantagem de todos esses revestimentos de proteo e tropicalizao aparece quando se faz manuteno. Geralmente, necessrio destruir parte do revestimento durante a manuteno. Obviamente, deve se ter cuidado na remoo da proteo, para no se danificar o circuito impresso, principalmente quando se usa ferro de solda de grande potencia. Depois da manuteno, necessria nova aplicao do revestimento para recuperar a proteo ou tropicalizao do circuito. As vezes se usa ventilador externo para a dissipao de calor de alguns equipamentos, como a fonte de alimentao. Nessas aplicaes, deve se anular a possibilidade do ventilador ser um agente concentrador de impurezas e causador de corroso aos componentes do circuito. recomendado o uso de um sistema de alarme, para indicar a falha do ventilador.

Classificao e Especificao dos Instrumentos

Outra pratica para diminuir os efeitos do ambiente industrial a fabricao de duas caixas de ligao nos transmissores eletrnicos. Uma caixa aloja o circuito eletrnico e raramente aberta no campo. Na outra, separada da primeira caixa, h o bloco terminal de ligaes, onde se requer maior numero de aberturas para a manuteno. Ambas as caixas so seladas e vedadas entrada de umidade e de atmosferas corrosivas. Deve ser entendido que uma caixa vedada entrada de umidade, o tambm para a sada de condensados. Se por algum motivo houve entrada de gua no interior da caixa, essa gua ficar retida no instrumento e certamente interferir no seu funcionamento. A soluo proteger a entrada de gua, atravs de selos nos condutes de ligao e da tampa. Quando a entrada da gua causada pela remoo da tampa do instrumento, a recomendao o uso de slica gel no interior da caixa, que deve ser renovada periodicamente. Outra alternativa a de se fazer a manuteno do instrumento em horrios com menor umidade relativa, tipicamente no comeo e no fim do dia.

apresenta uma grande variao da viscosidade com relao variao da temperatura do processo e ambiente. Assim, seu uso recomendado para faixas de temperatura de 20oC a +10oC e em condies aceitveis entre +10oC e +45oC.

5.2. servio com hidrognio


O gs hidrognio puro, em alta presso esttica, uma aplicao difcil, pois ele capaz de vazar atravs de diminutos buracos e atravs de pares finssimos. Em aplicao com presso acima de 20 kg/cm2, o hidrognio pode vazar diretamente atravs da parede do diafragma de ao inoxidvel de um transmissor. Quando se remove ou se reduz a presso esttica do processo, o hidrognio difuso no interior da cpsula danifica-a. O mtodo de proteo revestir a superfcie do diafragma da cpsula com uma finssima camada de ouro. A nova superfcie criada prove um potencial eletroqumico suficiente para aumentar a dissociao e adicionalmente, oferece uma estrutura mais densa que dificulta a difuso do on H+. Estatisticamente, uma cpsula de ao inoxidvel normal, submetida presso de 20 kg/cm2, em atmosfera de hidrognio dura cerca de 1 a 5 semanas. Quando, nas mesmas condies, usa-se uma cpsula de ao inoxidvel revestida de ouro, a durao da cpsula passa para vrios anos. O revestimento de ouro representa a melhor soluo disponvel para a aplicao de hidrognio. Porem, sempre deve se ter bem claro tal revestimento no por questo de corroso, mas apenas impedir ou diminuir grandemente a penetrao do hidrognio no interior da cpsula.

5. Processos marginais
5.1. Servio com oxignio
O oxignio puro, quando na presena de traos de leo e poeira, pode provocar incndio. Por isso, qualquer equipamento que possa entrar em contato direto com o oxignio deve ser manipulado em sala especial de limpeza. O instrumento limpo, montado, calibrado e embalado em condies de limpeza especiais. Suas pecas de reposio so empacotadas individualmente em sacos de polietileno e so manuseadas sempre com luvas de polietileno. O material de limpeza usado normalmente o tricloroetileno. Adicionalmente, alem da ausncia de lubrificao, quando a cpsula do transmissor possui liquido de enchimento, deve se cuidar da natureza desse liquido. O fluido normal de enchimento o silicone DC 200 (Dow Corning). Quando h a possibilidade de vazamento ou entrada de contato do silicone com um meio oxidante (oxignio, cloro, acido ntrico, e.g.) deve se usar um fluido especial, totalmente livre de hidrognio. Recomenda-se o uso de FLUOROLUBE (Hooker Chemical), que um polmero de cloreto de trifluorvinil. Esse novo liquido de enchimento, embora apresente segurana, sob o ponto de vista de medio

5.3. servio com cloro


O cloro, nas condies ambientais de temperatura e presso, um gs pesado, de cheiro pungente, verde-amarelo (patriota?), altamente txico aos animais de sangue quente. um forte agente oxidante. Para efeito de manipulao e corroso, o cloro seco bem comportado. Tipicamente, o cloro seco armazenado em tanque de ao carbono. Quando o cloro mido, poucos materiais comerciais podem lhe resistir satisfatoriamente. Em instrumentao, os materiais de interesse so: prata, tungstnio, tntalo e Hastelloy C (Haynes Stellite). O instrumento para trabalho com cloro

Classificao e Especificao dos Instrumentos

tambm limpo, montado, calibrado e embalado em sala limpa. O eventual liquido de enchimento tambm isento de hidrognio e tipicamente se usa o FLUOROLUBE. A seleo da vlvula que manipula cloro controversa. A filosofia da pratica de proteo, porem, comum a vrios processos corrosivos. Ou se usam equipamentos baratos com materiais pouco resistentes e tem-se manuteno e substituio freqentes ou se usam equipamentos carssimos com materiais resistentes, com manuteno e substituio de pecas pouco freqentes. Aplicando-se tal filosofia na manipulao de cloro, pode-se ter: vlvula barata de corpo de ferro fundido, com haste de ao inoxidvel, com planejamento de substituio em curtos perodos ou vlvula de Hastelloy com selo de teflon para evitar a entrada do cloro no seu interior, sem necessidade de troca de pecas ou equipamentos.

resistncia original. Ou seja, um parafuso construdo de conformidade com a norma NACE MR-01-75, Classe I e Classe II (expostos diretamente atmosfera nociva) tem uma menor resistncia que o normal. O projetista e usurio do equipamento devem conhecer a menor resistncia do parafuso e aplica-lo adequadamente. A norma NACE MR-01-75 deve ser aplicada a todo equipamento exposto a produtos com enxofre e que fica sujeito corroso do tipo ruptura por tenso pelo enxofre. A ruptura do material seria extremamente perniciosa, pois impediria o equipamento de ser reparado sob presso, tornaria perigoso qualquer sistema sob presso e comprometeria o funcionamento bsico do instrumento. A observncia da norma evita o aparecimento da corroso tipo ruptura por tenso do enxofre. O equipamento construdo com material de conformidade com a norma dever ser marcado com "NACE MR-01-75".

5.5. servio com leo com traos de enxofre


Quando um material metlico, principalmente o ao, entra em contato com carboidratos com traos de enxofre, possvel o aparecimento do acido sulfdrico (H2S). Tal produto se torna agudamente txico acima de 100 ppm e considerado o segundo gs comercial mais perigoso (o campeo o acido ciandrico, HCN). Desde que 85% do petrleo do mundo, inclusive o do Brasil, possuem traos ou alta percentagem de enxofre, a manipulao segura desses materiais interessa tanto ao fabricante como ao usurio final. Nos Estados Unidos h uma norma6 de NACE, que um guia completo para a seleo de materiais para resistir corroso. Seu objetivo o de limitar os materiais metlicos que esto diretamente expostos aos produtos de petrleo que contenham enxofre ou j o acido sulfdrico. A NACE no certifica o material, mas apenas define as especificaes de alguns materiais. Embora seja custoso e demorado, novos materiais podem ser analisados. Os materiais comumente envolvidos so: ao carbono, ao inoxidvel de vrias classes, Monel (International Nickel), Hastelloy e Havar. A norma se refere construo de elementos sensores, selos, parafusos, poos termais, conjuntos distribuidores de contorno e equalizao de vazo. Os tratamentos especiais que os materiais so submetidos podem comprometer a sua

6. Concluso
Deve haver harmonia e cooperao entre todas as etapas por onde caminha o instrumento: especificao, fabricao e aplicao. O projetista da planta, o fornecedor do instrumento e o usurio final devem todos desempenhar a sua parte na busca da soluo dos problemas apresentados por processos marginais. Qualquer falha em alguma etapa resulta em prejuzos a todos os envolvidos. Existem muitas normas uniformizando procedimentos, definindo testes e distribuindo responsabilidades. No existe uma norma melhor ou mais segura que outra, qualquer que seja sua origem. Qualquer norma, coerentemente seguida, suficiente para prover a segurana do sistema. O sucesso da busca de segurana e resistncia corroso dos instrumentos determinado apenas pelo nvel de comunicao e cooperao que possa e deva existir entre firmas de engenharia, fabricantes e usurios.

Classificao e Especificao dos Instrumentos

7. Referncias bibliogrficas
7.1. IEC (International Electrotechnical Commission), Classification of Degrees of Protection Provided by Enclosures, Pbu. 529. 7.2. NEMA (National Electrical Manufacturers Association), Enclosures for Industrial Controls and Systems, Pub. ICS 61978. 7.3. CURREN, W.J., Instrument Corrosion, Proceedings ISA Conference and Exhibit, Anaheim, CA, Oct. 6-8, 1981. 7.4.PERRY'S CHEMICAL ENGINEERS HANDBOOK, 3rd.ed., Mc Graw Hill, 1950. 7.5. NOON D.W., CURREN, W.J. & MARTIN, J.R., Field Evaluation of Circuit Board Coatings, Proceedings ISA Conference and Exhibit, Anaheim, CA, Oct. 6-8, 1981. 7.6. NACE (National Association of Corrosion Engineers), Material Requirement Sulfide Stress Cracking Resistant Metallic Material for Oil Field Equipment, MR-01-75.
=

Apostilas DOC\Artigos

Especificao Instrumento.doc

20 SET 91

You might also like