You are on page 1of 54

PARA ACABAR COM A SOLIDO NO PARASO.

INSPIRADO PELA BELEZA DO JARDIM, DEUS A CRIOU DE UM JEITO NICO, CHEIA DE GRAA, SABEDORIA , FORA, SENSIBILIDADE E VALOR. ASSIM COMO O PERFUME FAZ PARTE DA FLOR, TODA MULHER NASCE PARA DAR E RECEBER AMOR. MANO Z

Mulher - Presena inclusiva e ativa em, e a partir de Jesus de Nazar, o Novo Ado, nascido de mulher. Material preparado para o 1 Frum: "Mulher, preconceito, sensibilidade e direitos 4 Igreja Presbiteriana Renovada Campo Grand MS ocorrido em 06/03/14
Reverendo . Jos do Carmo Yosef Hamitsuraim Mano Z

MULHER

Um aroma suave exalou das mos do Criador, quando seus olhos contemplaram a solido do homem no Jardim! Foi assim: o Senhor desenhou o ser gracioso, meigo e forte, que Sua imaginao perfeita produziu. Um novo milagre: fez-se carne, fez-se bela, fez-se amor, fez-se na verdade como Ele quer! O homem colheu a flor, beijou-a, com ternura, chamando-a, simplesmente, Mulher!

Ivone Boechat

Sabemos que a Bblia Sagrada foi escrita em um perodo e contexto cultural patriarcal. J no segundo livro da Bblia, no declogo, a mulher aparece em meio as propriedades do homem: "No cobiars a casa do teu prximo. No cobiars a mulher do teu prximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertena". xodo 20:17. A excluso, secundariedade da mulher no AT clara, e fica mais evidente ainda na conhecida declarao: sem contar as mulheres e crianas (Ex 12,37; Mt 14,21 e 15,18).

Com o intuito de colaborar para a equidade entre homens e mulheres e uma releitura do papel dela dentro da Igreja Crist apresento esse ensaio, no qual pretende to somente provocar o pensar a partir da presena e ao feminina no ministrio de Jesus de Nazar. Com amor, reflexo e f, grato por ter nascido de uma saudosa mulher. - Mano Z

B
E

N
D I

T
A S

S
O

I
S M

U
L H

E
R

E
S

INTRODUO

A f crist originria da religio judaica. Por assim ser ela herdou muitos costumes e tradies do judasmo. O ocidente majoritariamente cristo, todavia, apesar das diferenas existentes entre a cultura Oriental, na qual a mulher inferiorizada em relao ao homem, muitas das aes culturais orientais em relao ao papel da mulher na religio ainda permeia grande parte do universo cristo ocidental, o qual predominantemente governado por homens. Embora, seja cada vez mais clara a presena majoritaria da mulher nas comunidades.

Todavia com o desenrolar da Histria do Povo Hebreu, ainda no Antigo Testamento vo surgindo mulheres que se destacam em meio a uma cultura patriarcal, tais como, Ester, Rute, Noemi, Dbora, Huda, Mirian, Ana... Em provrbios 31: 1, lemos: Palavras de Lamuel, rei de Massa, as quais lhe ensinou sua me. Lamuel evocando o ensinamento de sua me, fala das virtudes de uma mulher que vai muito alm da administrao do lar. Ele cita o negociar, o comprar e vender, e a sabedoria no ensinar.

Busca l e linho, e trabalha de boa vontade com suas mos. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu po. Levanta-se, mesmo noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mos. Cinge os seus lombos de fora, e fortalece os seus braos. V que boa a sua mercadoria; e a sua lmpada no se apaga de noite. Estende as suas mos ao fuso, e suas mos pegam na roca.

Abre a sua mo ao pobre, e estende as suas mos ao necessitado. No teme a neve na sua casa, porque toda a sua famlia est vestida de escarlata. Faz para si cobertas de tapearia; seu vestido de seda e de prpura. Seu marido conhecido nas portas, e assenta-se entre os ancios da terra. Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores. A fora e a honra so seu vestido, e se alegrar com o dia futuro. Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficncia est na sua lngua. - Provrbios 31:13-26

A mulher e religio em Israel Do ponto de vista religioso, a mulher padecia de situao desigual em relao ao homem. De um lado, ela estava submetida s proibies da Torah e ao rigor da legislao civil e penal, incluindo a pena de morte. De outro, ela estava excluda de deveres religiosos que implicava tambm a excluso de direitos.

Vejamos alguns exemplos, segundo, JEREMIAS (1993) Quanto aos deveres, no precisava orar trs vezes ao dia, como todo judeu homem; no necessitava participar das festas em Jerusalm. No faz parte de seu dever religioso, por exemplo, peregrinar a Jerusalm por ocasio das festas da Pscoa, de Pentecostes e das Tendas. Quanto aos direitos, era-lhe tolhida sua presena na Sinagoga entre os homens; ela deveria ficar num lugar separado e escondido, sendo que no poderia freqentar o lugar sagrado durante o perodo menstrual e imediatamente depois do nascimento de um filho: quarenta dias se fosse menino e oitenta dias, se menina.

Alm disso, a condio para dar incio a uma cerimnia religiosa era a presena de pelo menos dez homens judeus, ainda que houvesse uma assemblia de mulheres numerosa. As mulheres comparecem na Sinagoga somente para escutar. Era-lhes vedado o ensinamento de Lei. s filhas, no constitua obrigao alguma ensinar a lei; aquele que ensina a Lei sua filha, ensina-lhe a devassido [ela far mau uso do que aprendeu].

Alguns mestres radicalizavam, julgando prefervel queimar a Torah (Lei) do que ensin-la s mulheres. Assim, sua situao na legislao religiosa equiparava-se aos escravos pagos e aos filhos menores. Como o escravo no -judeu e o filho menor, a mulher conta com um homem superior a ela, como senhor; tal fato limita igualmente sua liberdade no servio divino. Por esse motivo, do ponto de vista religioso, acha-se inferior ao homem. Quanto instruo da Lei, parece haver um tratamento diferente entre o direito antigo e novo direito dos tempos de Jesus. Ao que tudo indica, no tempo de Jesus o direito mais estreito para as mulheres.

Havia escolas unicamente para os meninos e vedadas s meninas. Quanto s obrigaes religiosas, indiscutvel, que em poca muito antiga, tinha-se chamado mulheres para ler a Tora; tal costume, porm, desaparece na poca tanatica. (Cf. JEREMIAS, J. Op. cit., p. 490492). Em casa, mesa, no pronunciavam a beno e no tinham o direito de prestar testemunho, pois, consideravam-nas mentirosas
JEREMIAS, J Jerusalm no tempo de Jesus. Pesquisas de historia econmicosocial no perodo neotestamentario. 3 ed. So Paulo: Paulus, 1993

No Velho Testamento muito forte a identificao das mulheres como aquela que deve ser subjugada pelo homem, pois nela se v o perigo, ao qual sucumbiu Ado.

Como sabemos, os relatos de Gnesis 2-3 constituem lugares clssicos da interpretao patriarcal do Antigo Testamento nos quais a mulher apresentada ntica e eticamente subordinada ao homem. Onticamente, porque criada em segundo lugar, a partir de sua costela; eticamente, porque induziu o homem ao pecado ao tentar seduzi-lo. O confronto com o sbrio relato sacerdotal de Gnesis 1 por parte das telogas biblistas no qual so destacadas sua criaturalidade e semelhana com Deus visa desconstruir a interpretao patriarcal que geralmente se apia nas imagens de Gnesis 2 e 3, como o caso das epstolas paulinas (Cf. 1Cor 11, 1-16; 14, 34-35; Ef 5, 21-33)

para justificar e legitimar a subordinao da mulher. Com efeito, o que tratamos de elaborar a respeito dessas passagens antolgicas uma leitura hermenutica dos textos com o objetivo de despatriarcalizar a interpretao bblica ou propor uma interpretao no sexista dos textos.
Fonte: As mulheres no Antigo Testamento - PUC-RioCertificaoDigitalN0612063/CA. p. 43.44

Se na narrativa de Gnesis 3, a mulher apresentada como aquela que diz sim a proposta da serpente a qual deturpa a palavra de Deus e leva a humanidade a queda, no Novo Testamento, nos Evangelhos, iniciando a histria da salvao humana por meio de Jesus de Nazar, encontramos sinais de uma mudana de paradigma no tocante a mulher e seu papel. Percebe-se a mudana logo no fato de o Salvador da humanidade nascer de uma mulher, Maria. A jovem de Nazar diante da revelao do anjo aquela que diz sim ao projeto redentor de Deus: Eu sou a serva do Senhor. Acontea me segundo a tua palavra! Lc. 1.38.

Segundo, GONZLEZ (1990) O sim de Maria no se refere a um chamado de Deus para uma transformao individual ou para uma santidade privada (...) dizendo sim a maternidade, Maria disse sim a obra de seu Filho. E essa obra de seu Filho nada mais do que a salvao coletiva de toda humanidade. Podemos fazer um paralelo com Genesis 3, se Eva ao dizer sim ao mal personificado na serpente que a seduz com meias verdades, Maria por obedincia e conscincia diz sim ao Anjo do Senhor que lhe revela o plano de Deus, atravs do qual vir ao mundo o Salvador, e nas palavras de Paulo em 1 Corntios 15: 45 a 49, o segundo Ado.

mui significativa o supracitado paralelo feito por Paulo entre Ado e Cristo para a compreenso do novo papel da mulher dentro da proposta do Reino de Deus. Em Gnesis 3, a mulher nasce do homem, Eva nasce de Ado, o que veio primeiro, sendo tirada da carne dele. Na Nova Aliana, o novo Ado nasce da MULHER sendo gerado no ventre dela, sendo da carne dela. Aquele que sempre existiu muito antes de toda a criao, encarna-se e nasce de uma mulher, enquanto homem, na economia da salvao, os Evangelhos invertem a ordem de Gnesis, e a mulher existe primeiro, e o homem nasce depois. Em meio as dores de parto, estigma de Eva a mulher da a luz ao segundo Ado.

A partir de Jesus de Nazar, o Novo Ado, o qual no esposo, assim como Ado era de Eva que disse no ao projeto de Deus, mas nascido de Maria, a mulher que disse sim ao projeto de Deus, a humanidade dignificada, dentro do inclusivo Reino de Deus no qual: No h judeu nem grego; no h escravo nem livre; no h homem e mulher, porque todos sois um s em Cristo Jesus. (Gl 3, 27-28)

Na narrativa de Genesis, Deus fala primeiro com o homem, Ado. Na narrativa da anunciao da encarnao do Verbo, embora estivesse Maria desposada com Jos, e ambos vivendo em uma cultura patriarcal, Deus comunica o seu plano a mulher, a Maria, e s depois do sim dela, ele fala com Jos. (Lc. 1: 26 a 37 - Mt. 1: 18 a 25) Isso no desvaloriza Jos, mas demonstra que Deus no se encaixa em padres culturais humanamente estabelecidos, para a harmonia entre o casal, ele fala a Jos, e o tranqiliza o corao. Jos como servo obediente recebe Maria, e o Salvador nasce no seio de uma famlia.

MULHERES NO MINISTRIO DE JESUS

O filho de Deus no s nasce de uma mulher, como tambm inclui mulheres em seu ministrio, as quais no s tem proximidade e dilogo, mas tambm andam com ele. Os Doze estavam com Ele, como tambm algumas mulheres. (Lc 8, 2a)

Achavam-se ali tambm umas mulheres, observando de longe, entre as quais Maria Madalena, Maria, me de Tiago, o Menor, e de Jos, e Salom, que o tinham seguido e o haviam assistido, quando ele estava na Galilia; e muitas outras que haviam subido juntamente com ele a Jerusalm. (Mc 15, 40-41) As mulheres que haviam seguido Jesus desde a Galilia, seguiram Jos, e viram o sepulcro, e como o corpo de Jesus fora colocado nele. (Lc 23, 55)

Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa. Tinha ela uma irm por nome Maria, que se assentou aos ps do Senhor para ouvi-lo falar. Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: Senhor, no te importas que minha irm me deixe s a servir? Dize-lhe que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma s coisa necessria; Maria escolheu a boa parte, que lhe no ser tirada. (Lc 10, 38-42)

Nos dias de Jesus no era permitido uma mulher ter uma proximidade to grande com um Rabino, se assentando aos ps dele. O elogio de Jesus e sua declarao a Marta ao dizer que Maria escolheu a melhor parte demonstra que ele no se alinhava ao pensamento excludente reinante no judasmo de seu tempo. A expresso aos ps, aparece em Atos 22: 1- 3, quando Paulo declara: Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilcia, mas educado nesta cidade, aos ps de Gamaliel, instrudo segundo o rigor da Lei ancestral, zeloso por Deus, assim como todos vs sois neste dia. Atos 22:1-3. A expresso aos ps denota proximidade, intimidade, entre um mestre e seu aluno de destaque.

Jesus de Nazar frequentava a casa de Marta e Maria, bem provvel que Maria era sua discpula que em privado dele aprendia as coisas que ele explicava aos seus discpulos homens, tambm em privado, depois de t-las dito atravs de parbolas em pblico. Marcos diz: Anunciavalhes a Palavra por meio de muitas parbolas como essas, conforme podiam entender, e nada lhes falavam a ser em parbolas. A seus discpulos, porm, explicava tudo em particular. Mc 4,33-34

O ministrio de Jesus de Nazar marcado pela presena feminina. Podemos dizer que ele subverte a ordem patriarcal presente no rabinato oficial e as chama para ser suas discpulas. (Mc.15,41; Lc.8,1-13; Lc 8,43-49).Vejamos alguns nomes de mulheres que surgem nos Evangelhos. Maria Madalena. Maria, me de Tiago Menor e de Jos. Marta e Maria. Enquanto em Mateus 16:17., para Pedro o Pai quem revela Jesus como o Messias prometido , em Joo 4, o prprio Jesus em Joo 4:25.,se revela como Messias a uma mulher considerada impura por sua nacionalidade e imoral por seus muitos e fracassados relacionamentos.

E ela sai e testemunha aos homens ter encontrado aquele que possivelmente seria o Messias prometido. (Jo 4, 29b-30. 39). Apesar de que o testemunho de uma mulher sozinha no era aceito naquela poca, muitos da cidade foram ao poo e ouviram Jesus. No versiculo 41 de Joo 4, lemos: J no por causa de teus dizeres que cremos. Ns prprios o ouvimos, e sabemos que esse verdadeiramente o salvador do mundo.

Segundo Hans Kng, Jesus, alm de no se preocupar com usos e costumes, tinha se tornado especialmente suspeito pelo sqito que o rodeava. Na sociedade daquele tempo as mulheres no contavam para nada; deviam inclusive evitar em pblico a companhia masculina. As fontes judaicas contemporneas esto cheias de animosidade contra a mulher que, segundo Josefo, vale em todos os aspectos menos para homem. At com a prpria mulher, assim aconselhava-se, devia falar pouco, e absolutamente nada com a estranha.

Fonte: KNG, H. Ser Cristiano. Madrid: Cristiandad, 1977, apud VELASCO C. N. Bblia c
aminho para a libertao da mulher, 1998, p. 97.

MULHERES AS PRIMEIRAS TESTEMUNHAS DA RESSURREIO DO SENHOR

mui significativo e totalmente contra os costumes da poca, o ocorrido no episdio da ressurreio. Ocorre uma Teofania, manifestao do sagrado, a Divindade no aparece a um sacerdote ou profeta como comum no Velho Testamento, ela aparece a mulheres, Madalena, e uma outra, chamada Maria. - E eis que Jesus veio ao seu encontro e lhes disse: Alegrai-vos. Elas, aproximando-se, abraaram-lhe os ps, prostrandose diante dele. Ento Jesus disse: No temais! Ide anunci-lo aos meus irmos que se dirijam para a Galileia; l me vero. - Lc 28: 1 10

Lc 28: 1 10 cita: Pois o Anjo do Senhor, dirigindo se as mulheres disse-lhes: no temais! Sei que estais procurando Jesus, o crucificado. Ele no est aqui, pois ressuscitou conforme havia dito. Vinde ver o lugar onde ele jazia, e, depressa, ide dizer aos seus discpulos: Ele ressuscitou dentre os mortos, e eis que vos precede na Galileia; e l que o vereis. Vede bem, eu vo-lo disse! Elas, partindo depressa do tumulo, comovidas e com grande alegria, correram a anunci-lo aos seus discpulos Ver tambm: Mc 16,1-8

Falando sobre a manifestao de anjos, REIMER (2011) afirma: na percope de Mc 16,1-8 pertence ao gnero literrio chamado angelofania, e apresenta uma apario de anjo nos moldes do Antigo Testamento (GNILKA, 1989, p. 339- 340). Sua funo seria, aqui, historicizar um acontecimento apocalptico. Observando as narrativas da ressurreio de Jesus, percebemos que as narrativas sinticas entrecruzam informaes sobre a viso das mulheres: elas vem anjos e elas tambm vem o Senhor ressurreto!

Na histria da teologia, porm, tentou-se minimizar a apario e a viso dos anjos em relao viso do ressurreto, porque este teria aparecido somente aos apstolos... Por causa da histria interpretativa destas percopes, devemos destacar dois problemas neste processo histricoefeitual da interpretao: a) a excluso das mulheres, s quais o anjo e o ressurreto aparecem e falam, da experincia visionria que deve acontecer na Galilia: ali vs O vereis! (Mc 16,7; Mt 28,7); b) a relativizao da angelofania, o que, no mnimo, desconcertante e certamente conduz a erros interpretativos.

No possvel contrapor a apario do anjo apario do Cristo ressurreto, visto que o(s) anjo(s) sempre aparece(m) na funo de angelus interpres, e esto diretamente vinculados a quem representam (BULTMANN apud DREWERMANN, 1990, p. 693).

____________________
REIMER, Ivoni Richter. Apostolado, diaconia e misso de mulheres nas origens do cristianismo: rever tradies para empoderar e promover cidadania plena - REVISTA PS-ESCRITO | ISSN: 1808-0154 | n 4, ago./dez., Rio de Janeiro, 2011, p.110-126

Os trs Evangelhos sinticos so enfticos em relatar que as primeiras testemunhas da ressurreio foram as mulheres. O Evangelho de Joo no capitulo 20 versculos de 11 a 18 do destaque a apario e testemunho de Madalena.

pergunta que no quer calar : Se as mulheres tiveram tanto destaque no Ministrio de Jesus, por qual motivo ele escolheu 12 homens?

O segundo aspecto - Jesus escolhe somente homens para compor o grupo - no pode ser descontextualizado. No tempo de Jesus as mulheres nem podiam conhecer a Lei. Como iriam, pois, explic-la? Nem podiam aparecer em pblico e entrar, com plenos direitos, na Sinagoga. Como poderiam ento exercer uma funo religiosa? Vale lembrar que nem seu testemunho era considerado autntico, ele era destitudo de qualificao jurdica.

Aqui se trata da posio religiosa e social da mulher. Por isso, aqueles que poderiam representar Jesus eram somente os homens. No se pode esquecer ainda que os Evangelhos foram escritos por homens e que as interpretaes ulteriores tambm foram feitas por eles. Portanto, no deixam de representar uma perspectiva dos acontecimentos. Tratar-se-ia, no caso do sacerdcio exclusivamente do homem, mais de uma justificao fundamentada nos costumes e na tradio eclesial do que propriamente de um contedo biblicamente definido.
Fonte: As mulheres no NT, PUC-Rio-CertificaoDigitalN0612063/CA

MULHERES NO CONTEXTO PAULINO.

A Igreja nasce e se desenvolve em um contexto greco-romano, no qual a posio da mulher no era muito diferente da existente no judasmo. Em ambas as tradies ela era inferiorizada. provvel que nas comunidades ligadas aos 12 de Jerusalm, as mulheres no tivessem muito espao de atuao. Todavia, nas comunidades paulinas podemos enxergar o quanto elas eram atuantes. muito comum ouvirmos falar que Paulo era machista, isso no corresponde a verdade bblica, em sua compreenso da graa, Paulo derrubou barreiras judaicas que foram mantidas pelos cristos judaizantes.

Basta olhar bem de perto as posies de Paulo em confronto com as de Pedro, Thiago e Joo, os quais segundo Glatas eram reputados colunas da Igreja. Lucas na narrativa de Atos cita o nome de vrios homens: Barnab e Joo Marcos (Atos 13:25), Silas (Atos 15:40), Timteo (Atos 16:13), quila (Atos 18:18), Erasto (Atos 19:22), Spatro, Aristarco, Secundo, Gaio, Tquico e Trfimo (Atos 20:4).

Devemos considerar que Lucas era o companheiro de viagem de Paulo, se pararmos s nas citaes acima podemos ser levados a erroneamente concluirmos que s havia homens atuando nas comunidades paulinas.

Porm, um exame mais acurado das cartas paulinas mostra a abundante presena e atuao das mulheres que nas viagens missionrias, assistiram e acompanharam Paulo. [...] Priscila, juntamente com quila (Romanos 16:4). Maria (Romanos16: 6), Jnias (Romanos 16:7; questiona-se se ela era ou no uma mulher, mais abaixo veremos sobre isso), Trifena, Trifosa, Prside (Romanos 16:12), Jlia (Romanos 16:15), o irm de Nereu (Romanos 16:15). Se todas elas eram ativas nas comunidades no podemos afirmar, por outro lado, por quais outros motivos, Paulo as mencionariam.

Ele deixa claro que duas mulheres o auxiliaram no ministrio, na pregao do Evangelho. No capitulo 4: 2-3, da carta aos Filipenses ele escreve: Exorto Evdia e Sntique a serem unnimes no Senhor. Rogo tambm a ti, Szigo, fiel companheiro, que lhes prestes auxlio, porque me ajudaram [lutaram - NVI]na luta pelo Evangelho, em companhia de Clemente ne dos demais auxiliares meus, cujos nomes esto no livro da vida. A BLH Assim diz no versculo 3: E a voc, meu fiel companheiro, peo que ajude essas duas mulheres. Pois elas junto com Clemente e todos os outros meus companheiros TRABALHARAM muito para espalhar a BoaNotcia do Evangelho.

Chama ateno o cuidado de Paulo com Febe. Recomendo-vos a nossa irm Febe, que est no servio da igreja em Cencreia, para que no Senhor a recebais dum modo digno dos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vs precisar; porque ela tem sido protetora de muitos, e de mim em particular. - Romanos 16:1-2 - As supracitadas palavras de Paulo mostra a considerao pela mulher, o que derruba por terra a acusao de que ele era misgino*, machista. Mas tambm um indicativo de que as mulheres recebiam tratamento diferenciado por parte de algumas comunidades, do contrrio a expresso: a recebais dum modo digno dos santos no teria sentido.

Outro versculo que chama a ateno neste mesmo captulo o seguinte:

Sadem Andrnico e Jnias, meus parentes que estiveram na priso comigo. So notveis entre os apstolos, e estavam em Cristo antes de mim. Romanos 16:7 A saudao acima tem sido o pivo de muitas discusses entre os favorveis a entrada de mulheres ao ministrio ordenado e os que so contra. _____________
*Que demonstra ou denota misoginia; que sente repulsa ou averso a mulheres. s.m. Pessoa que possui misoginia. (Etm. do grego: misognes, pelo francs: misogyne)

Os que so favorveis declaram que se Paulo citou uma mulher como notvel entre os apstolos, no h motivo para no permitir a entrada feminina no ministrio ordenado. Todos os pais apostlicos (com uma exceo) referenciavam-se a ela pelo nome de Jnia. Um exemplo Crisstomo (347-407), que fala a respeito das mulheres em Romanos 16.

De fato, serem apstolos j um grande feito. Mas ainda ser notvel entre eles, imagine como isso deve ser uma grande honra! Mas eles eram notveis pelos seus trabalhos, suas conquistas. Oh! Como grande a devoo desta mulher para que ela seja digna da designao de apstola! Crisstomo (Comentarios s cartas de Paulo, Paulus, p. 554, 555) E para que ningum afirme que Crisstomo era um liberal feminista, segue abaixo um pensamento dele sobre as mulheres: "dos animais selvagens, nenhum mais danoso que a mulher". (Op. Cit.).

Epifnio (438-496), citou o nome Jnias. Entretanto, ele tambm cometeu o erro de referenciar Prisca (Romanos 16,3) como Priscus, outro nome masculino. Portanto, a referncia de Epifnio duvidosa por ser tardia e aparentemente tendenciosa. O fato que mais aponta para o nome Jnia que este nome foi encontrado em mais de 250 textos na antiguidade, mostrando que este era um nome bem comum (como abreviao de Junianas), enquanto que a forma masculina Jnias no foi encontrada em lugar algum!

Sendo assim, aparentemente, a traduo histrica de Iounian como Jnias, que comeou no sculo XII, foi puramente por motivos ideolgicos. O mesmo motivo ideolgico que levou ao acrscimo da Primeira Corntios 14,33b-35 por escribas do sculo III em diante. De fato, os cristos da Idade Mdia tentaram negar e encobrir a verdadeira identidade de Jnia. Ela era uma mulher e era apstola.

CONCLUSO

A discusso sobre maior participao das mulheres na Igreja, principalmente no ministrio ordenado avana. Ela se fortalece dia aps dia, e ganha mais adeptos a medida que muitas telogas mulheres a exemplo Elisabeth S. Fiorenza, mergulham nas pesquisas histriogrficas e vo resgatando verdades ocultas sobre a importncia das mulheres e sua atuaao na Igreja primitiva. Em sua obra: As origens crists a partir da mulher, uma nova hermenutica, Elizabeth traz a luz muitas mulheres lanadas a sombra da histria Eclesistica.

Devemos todos ns, homens e mulheres, nos envolver nesse resgate, no por questes de gneros, mais sim por questo de justia e de direito. No podemos eternizar no tempo aquilo que foi aplicado por Jesus e Paulo por questes culturais de suas pocas. A situao da mulher hoje muito diferente da dos tempos bblicos, devemos fazer uma leitura dos Evangelhos e das cartas paulinas tendo Jesus de Nazar como chave de interpretao. E tal leitura nos mostrar que homens e mulheres so diferentes em papeis, mas no em essencia, pois no Reino de Deus, inaugurado por Cristo Jesus, o Novo Ado, que nasceu de uma mulher, a Palavra diz...

... De forma inclusiva e igualitria:

No

h judeu nem grego; no h escravo nem livre; no h homem nem mulher; porque todos vs sois um em Cristo Jesus. Glatas 3:28

FONTES DE CONSULTAS
JEREMIAS, J. Jerusalm no tempo de Jesus. Pesquisas de histor ia econmico-social no perodo neotestamentario. 3 ed. So Paulo: Paulus, 1993 GONZLEZ, C. I Maria evangelizada e evangelizadora. So Paulo : Loyola, 1990, p.81. Fonte: As mulheres no Antigo Testamento - PUC-RioCertificaoDigitalN0612063/CA. p. 43.44

Fonte: As mulheres no NT, PUC-RioCertificaoDigitalN0612063/CA


So Joo Crisostomo, Comentrios s Cartas de Paulo, Paulus. - Actos de Paulo y Tecla, BAC. PIBER, P. Antonio. O Evangelho subversivo de So Paulo, no prelo.

You might also like