You are on page 1of 12

CURSO FORMAO DE PREGADORES

A PREGAO NO GRUPO DE ORAO


Dercides Pires da Silva 1. QUALIDADE DA PREGAO NO GRUPO DE ORAO
1

"Tambm eu, quando fui ter convosco, irmos, no fui com o prestgio da eloqncia nem

da sabedoria anunciar-vos o testemunho de Deus. 2Julguei no dever saber coisa alguma entre vs, seno Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado. 3Eu me apresentei em vosso meio num estado de fraqueza, de desassossego e de temor. 4A minha palavra e a minha pregao longe estavam da eloqncia persuasiva da sabedoria; eram, antes, uma demonstrao do Esprito e do poder divino, 5para que vossa f no se baseasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. 6Entretanto, o que pregamos entre os perfeitos uma sabedoria, porm no a sabedoria deste mundo nem a dos grandes deste mundo, que so, aos olhos daquela, desqualificados.
7

Pregamos a sabedoria de Deus, misteriosa e secreta, que Deus predeterminou antes de existir

o tempo, para a nossa glria" (1Cor 2,1-7). Se h uma parcela da Igreja que exige pregao boa o grupo de orao. Pregao boa ungida, dependente do Esprito Santo, que no "sabe" [no prega] outro contedo que no seja Cristo crucificado, morto e ressuscitado; que no se vale da sabedoria humana, mas da sabedoria divina; que demonstre o poder de Deus nos sinais e prodgios. Em resumo, como a pregao acima descrita por Paulo. Quem era Paulo? Ele mesmo responde, e tambm outros do seu tempo:
4

"No entanto, eu poderia confiar tambm na carne. Se h quem julgue ter motivos humanos

para se gloriar, maiores os possuo eu: 5circuncidado ao oitavo dia, da raa de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu e filho de hebreus. Quanto lei, fariseu; 6quanto ao zelo, perseguidor da Igreja; quanto justia legal, declaradamente irrepreensvel" Fil 3,4-6). "Havia ento na Igreja de Antioquia profetas e doutores, entre eles Barnab, Simo, apelidado o Negro, Lcio de Cirene, Manam, companheiro de infncia do tetrarca Herodes, e Saulo" (At 13,1). "Continuou ele: Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilcia, mas criei-me nesta cidade, instru-me aos ps de Gamaliel, em toda a observncia da lei de nossos pais, partidrio entusiasta da causa de Deus como todos vs tambm o sois no dia de hoje" (At 22,3). Antes mesmo de pertencer ao nmero dos discpulos e dos apstolos de Jesus, Paulo era um doutor da lei, posto que fosse formado por Gamaliel, tambm um doutor da lei; mestre, especializado em formar outros. Tambm antes de ser discpulo e apstolo do Senhor, Paulo

Dercides Pires da Silva

Instituto de Educao a Distncia

Formar com simplicidade sem renunciar cincia e aplicar a tcnica sem extinguir a uno.

--------------:::::::::---------------experimentou o poder de Deus em seu prprio corpo durante a marcha que fazia para Damasco, a fim de prender muitos cristos. Com base nas palavras que o Senhor disse a Ananias "Vai, porque este homem para mim um instrumento escolhido, que levar o meu nome diante das naes, dos reis e dos filhos de Israel" (At 9,15) podemos dizer que Paulo, ao estudar com Gamaliel, estava sendo formado para ser pregador, pastor, formador, doutor. O mesmo se diga de seu encontro com o Senhor no caminho de Damasco e do seu batismo ministrado pelo discpulo Ananias. A formao de Paulo continuou por mais algum tempo, silenciosamente, em Tarso; no mais perante Gamaliel, mas aos ps do Mestre dos mestres, pelo Esprito Santo. O Senhor disse a Ananias que Paulo era um instrumento escolhido. Em verdade, Paulo estava sendo formado desde os tempos de Gamaliel, isto , estava sendo afinado para executar a msica evangelizadora do Esprito Santo. Tambm ns, se quisermos pregar como Paulo, devemos nos sujeitar aos afinamentos do Esprito Santo que se serve de Gamaliis e Ananias para formar pregadores at nos dias de hoje. Isso exige alguns passos de humildade, orao, compreenso, orao, estudo, orao, treinamento, orao... Assim, afinados pelo Esprito Santo, poderemos ser seus instrumentos para pregarmos com sabedoria divina nos grupos de orao e noutros lugares, e com demonstraes do poder de Deus, a fim de que as pessoas creiam que nosso Deus no est morto, mas ressuscitou e vive entre ns. Para que haja em nossos dias pregaes como as dos primeiros discpulos do Senhor, o Ministrio de Pregao, com orao e discernindo a viso de Jesus para nossos grupos de orao, tem ministrado a formao de pregadores seguindo uma proposta que tem evoludo ao longo dos anos, conforme o Esprito Santo nos tem inspirado. Esta proposta apresentada nos tpicos seguintes, de forma resumida. Leiamo-la.

2. DESAFIOS Gostaria de iniciar nossa conversa com uma indagao: Qual seria mais desafiadora, uma pregao que dure uma hora, ministrada num encontro de avivamento, ou uma pregao de que no ultrapasse dez minutos, ministrada a um grupo de orao? Em geral os pregadores se preocupam muito mais com a pregao de uma hora. Alguns se angustiam e at se apavoram antes das primeiras pregaes que duram uma hora. Devem ter seus motivos. Entretanto, se considerarmos a pregao do ponto de vista dos frutos que devem produzir, uma pregao de dez minutos ministrada ao grupo de orao , de longe, muito mais desafiadora, posto que se deseje desta pregao os mesmos frutos que se esperam de uma pregao de uma hora.

Dercides Pires da Silva

Instituto de Educao a Distncia

Formar com simplicidade sem renunciar cincia e aplicar a tcnica sem extinguir a uno.

--------------:::::::::---------------E tem mais: Durante uma hora d para consertar alguns erros cometidos durante a pregao, d tambm para mudar de rumo, de metodologia, de tcnica, quando se descobre que se fez alguma opo inadequada. O mesmo no se consegue fazer durante uma pregao de dez minutos, sem risco de se perder alguma coisa boa que reste. certo que Deus quer salvar as pessoas que vo aos encontros de avivamento (rebanhes, louvores, retiros, acampamentos etc.), nos quais os participantes ouvem vrias pregaes de meia hora, quarenta minutos, uma hora; mas certo tambm que ele deseja salvar os que vo aos grupos de orao, uma s vez na vida, para ouvir uma pregao de dez minutos, apenas. Logo, enorme o desafio de se pregar aos participantes dos grupos de orao. Comparando a pregao que se faz a um grupo de orao com a que se prega num encontro maior, com a viso que esboamos nos pargrafos anteriores, nota-se que os desafios a serem vencidos so imensamente grandes, se no vejamos: durante uma pregao de dez minutos, o doente precisa abrir o corao para receber a cura, o pecador precisa se arrepender dos seus pecados e se converter; o cego precisa acreditar que poder ver; o surdo, que poder ouvir; o aleijado, que poder ser restaurado; o pecador, que ser perdoado; o ateu, que poder crer. Essas idias nos ajudam a compreender o quanto o pregador do grupo de orao dever estar preparado, assim como sua pregao.

3. PREPARAO DA PREGAO A melhor forma, e tambm a mais simples, de se preparar uma pregao organiz-la em roteiros, pelas seguintes vantagens: Os roteiros podero ser escritos e no escritos. Os nos escritos possuem as vantagens das pregaes e dos ensinos no escritos, citadas acima. Entretanto, em se tratando de desvantagens, o roteiro no escrito no to perigoso quanto pregao e aos ensinos no escritos, pois quem seguir um roteiro, ainda que de memria, dificilmente se perder. Entre as duas formas de roteiro, inegavelmente a melhor, a ideal, o roteiro escrito1, tanto para o ensino, quanto para a pregao. que ele oferece boa flexibilidade, boa abertura para as inspiraes, moes e toques do Esprito Santo, possibilita-nos ter sempre mo as principais ideias, libera o evangelizador do medo de no ter o que pregar ou ensinar, permite a insero de histrias, parbolas, tcnicas pedaggicas e recursos variados, entre outros benefcios. Modernamente bons professores de oratria ensinam o uso de vrios recursos pedaggicos. Indubitavelmente um dos recursos o roteiro. Existem professores que chegam a indicar
1

Isabel FURINI, A Arte de Falar em Pblico, p. 56: Estruturado ou ex tempore aquele discurso que estudamos, organizamos e conhecemos profundamente. Trabalhamos a idia, diramos, mas deixamos as palavras para a inspirao de momento. Para a maioria dos comunicadores a melhor forma de preparao, pois podemos modificar o enfoque de acordo com o auditrio, sem chegar a comprometer a mensagem. Dercides Pires da Silva

Instituto de Educao a Distncia

Formar com simplicidade sem renunciar cincia e aplicar a tcnica sem extinguir a uno.

--------------:::::::::---------------recurso mais moderno do que roteiro, como o caso de transparncias e uso de imagens eletrnicas. Mas no ficam somente na indicao, tambm incentivam seu emprego, dizendo que so fatores de sucesso dos bons oradores.2 O roteiro materializa a preparao do evangelizador. Andra Monteiro de Barros MACHADO, in Falando Muito bem em Pblico, p. 64, arrola a falta de preparao do discurso entre os pecados capitais do apresentador, e dedicam, como os demais escritores, captulos prprios para ensinar a planejar discursos." Outra coisa importante que precisamos dizer, que o roteiro deve ser somente um roteiro, nada mais do que um roteiro. Ele no o ensino e nem tampouco a pregao. Frise-se que ele somente a organizao das principais idias que o pregador e o formador seguiro para pregar e ensinar (Dercides Pires da SILVA, Formao de Pregadores e Formadores, Oratria Sacra, Roteirizao, pp. 18 e19."

4. FORMA DOS ROTEIROS Os roteiros de pregao devem ter trs partes: Introduo, desenvolvimento e concluso. Na introduo o pregador, a um s tempo, apresenta a pregao e motiva a assemblia, ou viceversa. na introduo que os ouvintes avaliam se vale a pena ouvir o pregador, ou se ser mais divertido pensarem noutras coisas enquanto ele prega. Apresentar a pregao informar aos ouvintes porm em tom proclamativo, porque, efetivamente j se prega desde a introduo o tema e as idias principais que desenvolver durante a pregao. No desenvolvimento, h a pregao propriamente dita. Na concluso, resume-se a pregao, relembrando as idias principais que foram desenvolvidas; porm, sempre em tom proclamativo.

DURAO DA PREGAO
Alguns irmos tm indagado sobre o tempo de durao da pregao no grupo de orao. Aconselha-se que a pregao seja ministrada durante dez minutos, principalmente quando for ministrada por pregador do prprio grupo. Entretanto, quando o tema contiver alguma complexidade, poder ser estendido um pouco mais. O tempo tambm poder ser aumentado um pouco somente quando o pregador for de outro grupo. A pregao no grupo de orao, por ser essencialmente querigmtica, no exige muito tempo para produzir bons frutos. Em vez de mais tempo, os pregadores necessitam de mais uno e de mais f na ao de Deus por intermdio deles. Com f e uno, eles se tornam ferramentas adequadas nas mos de Deus para produzirem frutos cem por um, ainda que preguem durante um minuto apenas.
2

Gis, Maurcio. Curso Prtico de Comunicao Verbal, pp 27 e 28. Bolsa Nacional do Livro. Curitiba-PR: 1989: 5. DECLOGO DO ORADOR DE SUCESSO: (...) 9. Use recursos de oratria que no deixam voc se perder na fala, na exposio dos argumentos e no prprio medo de falar. Entre estes recursos esto as transparncias com os passos ou etapas dos argumentos. Dercides Pires da Silva

Instituto de Educao a Distncia

Formar com simplicidade sem renunciar cincia e aplicar a tcnica sem extinguir a uno.

--------------:::::::::--------------- PREPARAO DO PREGADOR


Assim como a pregao, o pregador deve ser e estar adequadamente preparado para produzir bons frutos, pois uma mensagem poder ser acolhida ou rejeitada, dependendo da forma de sua transmisso. Noutro dia li uma histria sobre o poeta Olavo Bilac que bem ilustra a necessidade da preparao para se comunicar. Ei-la, a seguir: Um dono de um pequeno comrcio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua: Sr. Bilac estou precisando vender meu stio, que o senhor to bem conhece. Poderia redigir um anncio para o jornal? Olavo Bilac apanhou um papel e escreveu: Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pssaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por guas cristalinas e marejantes de um ribeiro. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes na varanda. Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe se havia vendido o stio. Nem pense mais nisso! disse o homem. Quando li o anncio que percebi a maravilha que eu tinha. Essa histria me fez lembrar que alm de ter uma boa inspirao, para pregar precisamos saber nos comunicar; falamos de comunicar com uno. A forma de falar, a postura do pregador, seu timbre de voz, seus gestos, enfim, tudo que compe a imagem do pregador influencia no nimo dos ouvintes. E essa influncia vai predisp-los a aceitarem ou a rejeitarem a mensagem transmitida na pregao. por isso que os pregadores devem ser incansveis quando se trata de formao; devem ser santamente insaciveis na busca de novos mtodos para pregar. neste contexto que entra a formao, para colaborar. Na Bblia encontramos exemplos de como a forma de se expressar influencia os ouvintes. Certa vez, aps Jesus terminar uma pregao a multido ficou impressionada com a sua doutrina (Mt 7,28) e o evangelista segue explicando que ele a ensinava como quem tinha autoridade e no como os seus escribas (v. 29). A pregao utiliza a oratria como instrumento de trabalho. A oratria, como a msica, uma arte; a arte de discursar eloqentemente. Em se tratando de pregao, pregar com eloqncia e com uno. Ningum nasce pregador, assim como ningum vem ao mundo j sendo um cantor. Como se aprende a cantar, se aprende a pregar. S que pregar muito mais fcil, em se tratando de tcnica, do que cantar. Para aprender a pregar adequadamente, basta um pouco de formao. Mas, lamentavelmente, alguns resistem formao e ainda tentam fundamentar suas teimosias, preguias e desobedincias na Santa Palavra, dizendo que Pedro era um homem rude e despreparado, mas mesmo assim Jesus o chamou para pregar e ainda lhe confiou os destinos da Igreja. De fato, Pedro era rude e analfabeto, e tambm despreparado para a misso de pregador e de pastor da Igreja quando Jesus o conheceu. Mas ningum poder dizer que aps cerca de trs anos convivendo com Jesus ele continuava o mesmo homem. Dos traos antigos de Pedro, ele conservou o analfabetismo, tanto que ditou sua carta a Silvano. Mas, por outro lado, Jesus
Dercides Pires da Silva

Instituto de Educao a Distncia

Formar com simplicidade sem renunciar cincia e aplicar a tcnica sem extinguir a uno.

--------------:::::::::---------------no o chamou para ensinar aramaico, hebraico, grego ou latim. Ele foi escolhido para pastorear a Igreja e para pregar o Evangelho com palavras, sinais e prodgios. E para isso ele estava muito bem preparado, uma vez que fora formado pelo Mestre, pessoalmente. Para atender s necessidades de formao dos pregadores, o Ministrio de Pregao organizou vrios cursos em trs ciclos, apresentados a seguir:

a) Ciclo essencial
a.1) Conhecimento bblico-doutrinrio MDULO BBLIA e MDULO BSICO, elaborados pela Comisso de Formao Nacional e aplicados pelo Ministrio de Formao. O Mdulo Bsico compe-se dos seguintes encontros: Identidade da Renovao Carismtica Catlica, Carismas, Grupos de Orao, Orao: Caminho de Santidade, Santidade, Liderana em Servio na RCC, Igreja e Doutrina Social da Igreja. a.2) Uno Ser composto pelos seguintes encontros: ARDOR MISSIONRIO (como pregar e ensinar com ardor e como reavivar o ardor e o vigor na pregao e no ensino) e PREGAO INSPIRADA (como acolher inspiraes divinas para pregar e ensinar). Eles ajudaro os pregadores a aplicarem seus carismas com mais eficcia a servio da Nova Evangelizao, como Nosso Senhor Jesus Cristo nos pede pela voz da Igreja.3 Estes encontros serviro para ajudar os pregadores eliminarem barreiras uno do Esprito Santo, tais como: dvidas, incredulidades, apego ao pecado, pouco amor santidade, pouca intimidade divina. Sero teis tambm para propiciar formao espiritual suficiente para ajud-los a amadurecerem, humana e espiritualmente, a fim de que assumam com desassombro e coragem a f que recebemos em nosso batismo. Enfim, com eles os pregadores estaro sendo preparados para serem veculos do Poder de Deus, no exerccio missionrio. a.3) Comunicao (metodologia) Ter os seguintes encontros: ROTEIRIZAO (preparao de pregaes e ensinos), VERBALIZAO (como falar em pblico). Este ciclo constitui o ncleo da formao. O pregador, recebendo-o, obter o mnimo necessrio para exercer seu ministrio. Contudo, para ele se desenvolver com rapidez e pregar

Redemptoris Missio e IV Conferncia do Celam (Documento de Santo Domingo)

Dercides Pires da Silva

Instituto de Educao a Distncia

Formar com simplicidade sem renunciar cincia e aplicar a tcnica sem extinguir a uno.

--------------:::::::::---------------melhor e com mais eficcia, dever receber a formao completa, que inclui o ciclo aprofundamento.

b) Ciclo aprofundamento
Todos os demais encontros comporo o ciclo aprofundamento, assim distribudos: b.1) Conhecimento bblico-doutrinrio O pregador no poder ser discpulo de um livro s; no poder satisfazer -se somente com os encontros ministrados especificamente para pregadores. O ministrio da pregao um servio de amor e doao exigentes. Seu integrante necessita adquirir conhecimentos gerais sobre a Igreja, sobre nosso Movimento Eclesial e sobre o mundo, pelos menos. Quanto Igreja, sugerimos que os pregadores participem de encontros eclesiais e, quem puder, que participe tambm de encontros, seminrios e cursos teolgicos. Quanto ao nosso Movimento, recomendamos que participem dos encontros promovidos pelos demais ministrios. b.2) Uno Para esta rea da formao, o pregador ter sua disposio o encontro ANUNCIA-ME (como anunciar a palavra de Deus com testemunho, com sinais, com amor e com coragem), pois um dos requisitos fundamentais para receber uno do Esprito Santo para o exerccio de uma misso precisamente acolher e praticar uma atividade missionria, no caso do pregador, anunciar o Evangelho esta misso. b.3) Comunicao (metodologia) A rea da comunicao a que mais nos tem desafiado, mas aos seus desafios temos respondido com maior quantidade de ofertas para a formao, assim estabelecidas: VOZ E UNO (como ter e preservar uma boa voz e como utiliz-la corretamente); DIDTICA (utilizao de tcnicas e recursos pedaggicos na pregao e no ensino); ARTES CNICAS NA PREGAO (aplicao de tcnicas de encenao em histrias e maior domnio dos recursos voclicos e gestuais); COMUNICAO INTERPESSOAL (eliminao de traumas que impedem a boa comunicao em pblico e aplicao de tcnicas e recursos de interao grupal); ORGANIZAO DO PENSAMENTO (organizao de idias para exposio verbal e escrita de opinies e pensamentos aplicados aos ensinos e s pregaes); APROFUNDAMENTO DO CONTEDO DA PREGAO (contextualizao de textos bblicos, entrelinhas da palavra, noes de exegese e hermenutica).

Dercides Pires da Silva

Instituto de Educao a Distncia

Formar com simplicidade sem renunciar cincia e aplicar a tcnica sem extinguir a uno.

--------------:::::::::--------------- necessrio passar POR TODA ESSA FORMAO para ser pregador? NO, para formar pregadores, o Ministrio de Pregao segue o mtodo de Jesus: teoria, prtica, avaliao; tudo simultaneamente. Isso significa que todos, a convite dos coordenadores de grupo, de diocese, do Estado, podero pregar ao mesmo tempo em que buscam a formao junto aos ministrios de pregao locais. O que no seria aconselhvel, que algum repudiasse a formao e insistisse em ser pregador.

ESTRATGIA DE FORMAO DE PREGADORES (tambm para os que pregam nos


grupos de orao)

a) Viso geral
A formao consiste, inicialmente, num encontro introdutrio no qual ser apresentada a metodologia que seguimos METODOLOGIA COM PODER DO ESPRITO SANTO. Neste encontro sero apresentadas as idias fundamentais que ajudaro na formao de pregadores. Nele o pregador em formao j ter os primeiros contatos com as tcnicas de falar em pblico. A partir deste encontro, sero aplicados os demais, conforme planejamento dos ministrios de pregao locais. Para a eficcia da formao de pregadores, isto , para que ela d frutos, prope-se os treinamento dos formandos em oficinas de pregao. Nas oficinas todos tero oportunidade de treinarem as tcnicas de pregao o quanto for necessrio. Com as oficinas, em pouco tempo um grande nmero de pessoas se tornam excelentes pregadores; sem elas, os frutos so muito demorados, quando surgem. Toda a formao poder ser mais bem entendida com a realizao de oficinas. Mesmo os contedos das reas do conhecimento bblico-doutrinrio e da uno podero produzir melhores frutos se forem estudados em pequenos grupos, utilizando tcnicas e recursos pedaggicos apropriados. Estes pequenos grupos seriam as oficinas. Se as oficinas so teis s reas do conhecimento bblico-doutrinrio e da uno, rea da comunicao so mais que necessrias; so necessariamente fundamentais. A formao para a comunicao composta fundamentalmente de metodologias que exigem a utilizao de vrias tcnicas e muitos recursos de comunicao. Tudo isso exige treinamentos que s podero ser realizados em oficinas, sob pena de prejudicar sobremaneira o resultado da formao. Os frutos das oficinas, para a formao de pregadores, so incalculveis. Nelas se aprende realmente a falar em pblico e a pregar; e pregar bem, com uno e com contedo.

Dercides Pires da Silva

Instituto de Educao a Distncia

Formar com simplicidade sem renunciar cincia e aplicar a tcnica sem extinguir a uno.

--------------:::::::::---------------Cada grupo de cinco pessoas acima (ou at menor) poder fazer uma oficina de pregao. Ela se resume em exercitar o que foi ministrado nos encontros, aliando aos exerccios boas avaliaes, para crescer mais.

b) Flexibilidade do ciclo de formao


Um item importante na formao de pregadores a flexibilidade do ciclo de formao. Com efeito, no se deseja construir uma formao fechada. Ela dever ser flexvel para possibilitar o constante progresso do saber, bem como para descobrir e incorporar novas tcnicas que sejam apresentadas pelos vrios meios possveis, incluindo, necessariamente, as sugestes de quantos colaboram na formao de pregadores. Sua flexibilidade ser percebida sempre que se fizerem necessrias modificaes, aperfeioamentos, readequaes. Mas outra espcie de flexibilidade deve ser considerada. Trata-se da adequao do tempo e da oportunidade de aplicao a todos os formandos, a fim de atender a situaes familiares, estudantis e profissionais de cada um. Assim estaremos valorizando a pessoa e no somente o trabalho que se lhes presta. S at aqui

c) Procedimentos fundamentais para a formao


Para que os ciclos de formao atinjam seus objetivos, fazem-se necessrios alguns procedimentos bsicos. Entre eles, citam-se: criar vrias alternativas para a aplicao dos encontros, produzir e oferecer material didtico adequado e de preo acessvel, possibilitar nas salas de formao um ambiente fraterno por meio da orao e da partilha, combinar a formao com as oraes que se fazem em todos os encontros da Renovao, isto , jamais ministrar formao dissociada da orao.

d) Durao do ciclo de formao


A durao do ciclo de nossa formao, devido flexibilizao de tempo e oportunidade, no poder ser determinada pelo fator tempo. Assim, estabeleceremos dois critrios para marcar o ciclo de formao. O primeiro ser composto de um contedo mnimo, que abranger as reas do conhecimento, da uno e da comunicao, que acima denominamos de ciclo essencial. O segundo critrio de marcao do ciclo de formao ser bastante flexvel. Ele ser composto por oficinas de treinamento e por cursos de aprofundamento, medida que as necessidades forem surgindo. Terminamos aqui, irmos, nossa conversa sobre a pregao no grupo de orao, com dois pensamentos do Pe. Antnio Vieira: Jonas durante 40 dias pregou um s assunto, e ns queremos pregar quarenta a ssuntos em uma hora (Pe. Antnio Vieira, Sermes, tomo 1, p. 41).
Dercides Pires da Silva

Instituto de Educao a Distncia

Formar com simplicidade sem renunciar cincia e aplicar a tcnica sem extinguir a uno.

10

--------------:::::::::---------------O estilo pode ser muito claro e muito alto; to claro que o entendam os que no sabem, e to alto que tenham muito que aprender nele os que sabem (Pe. Antnio Vieira, Sermes, tomo 1, p. 40).

Muito obrigado. Deus os abenoe. Dercides Pires da Silva. Coordenador Nacional do Ministrio de Pregao.

Dercides Pires da Silva

Instituto de Educao a Distncia

Formar com simplicidade sem renunciar cincia e aplicar a tcnica sem extinguir a uno.

11

--------------:::::::::----------------

ANEXO

1. MODELO DE ROTEIRO DE PREGAO I INTRODUO

Jesus a fonte da gua Viva. A gua mantm a vida sobre a terra. Ela capaz de fazer um vegetal semimorto reviver. A gua que Jesus nos traz a Fora de Deus que nos d vida nova, a Graa que nos faz encontrar motivo para viver neste mundo, para ser feliz e para esperar o Paraso Eterno. Caso voc esteja triste, angustiado, enfermo, ou simplesmente percebendo que sua vida est perdendo o sabor, ento voc deve estar necessitando da gua Viva que Jesus nos traz hoje, neste grupo de orao. Prepare-se para receb-la. Agora vou apresentar a vocs, Jesus, nosso Senhor, como sendo aquilo que realmente ele , FONTE DA GUA VIVA.

II DESENVOLVIMENTO

1. JESUS REVELA-SE COMO FONTE DA GUA VIVA a) Jo 4 (A samaritana no poo de Jac) b) A Samaritana aceitou a revelao de Jesus e ganhou: Sentido para viver Vontade para viver de forma diferente c) A samaritana ganhou vida nova E buscou outras pessoas para beberem da Verdadeira Fonte, a fim de terem tambm vida nova. 2. JESUS CONVIDA-NOS PARA BERBERMOS DA FONTE a) Jo 7,37-38 (A gua Viva o Esprito Santo) b) Os soldados beberam da gua Viva que Jesus oferecia Desistiram de prender Jesus Tiveram coragem de voltar aos chefes de mos vazias Conseguiram comear vida nova (viver diferente)

c) Testemunho

Dercides Pires da Silva

Instituto de Educao a Distncia

Formar com simplicidade sem renunciar cincia e aplicar a tcnica sem extinguir a uno.

12

--------------:::::::::---------------III PERORAO

Jesus, durante o tempo que foi ouvido pela samaritana e pelos soldados, pessoas de vida difcil e sofrida, cujos coraes estavam empedernidos, provou que realmente a fonte da gua Viva, pois lhes deu novo nimo, nova coragem, novo sentido na vida. Agora chegada a nossa vez de experimentar o que a samaritana e os soldados experimentaram. Agora tambm ns somos convidados para bebermos da gua Viva que Jesus nos oferece. Bebendo da gua Viva que o Senhor nos d, que o Esprito Santo, teremos vida nova. Como a gua da chuva faz a semente brotar, d novo vio laranjeira e colore de vermelho as rosas, o Esprito Santo nos dar entusiasmo para viver e esperana de vencer, e vencer com Jesus, em qualquer circunstncia desta vida. Isso VIDA NOVA, isso beber na FONTE DE GUA VIVA. Fiquemos de p para beber da gua Viva, para receber o Esprito Santo, para ter vida nova. 2. ORAO FINAL Orar pedindo um novo Batismo no Esprito Santo. Obs.: A introduo e a perorao no precisam conter texto. Basta que tenham as idias chaves que serviro de guia para o pregador. Em nosso modelo inserimos os textos para facilitar o entendimento do leitor. Outra coisa, a apresentao do pregador feita pelo coordenador, por isso o roteiro de pregao no contempla os itens de tal apresentao. Nisso a pregao diferente do ensino. Muito obrigado. Deus os abenoe.

Dercides Pires da Silva

Instituto de Educao a Distncia

You might also like