You are on page 1of 41

Sapa Solar

A Soluo Energtica para a Arquitectura

Deter o aquecimento global provavelmente o desafio mais importante que a humanidade enfrentar no sculo XXI. Os governos, organizaes ambientais, indstrias e consumidores j esto a trabalhar activamente para preservar o nosso meio ambiente para as geraes futuras, reduzindo as emisses e recompensando medidas para poupar energia. Encorajadas pela conscincia cada vez maior de que os combustveis fsseis no so inesgotveis e de que os preos da energia vo continuar a aumentar, as pessoas agora sabem que encontrar a alternativa s fontes de energia tradicionais tornou-se no s uma necessidade, mas tambm uma responsabilidade. Nesta luta contra o aquecimento global, o sol poder ser o nosso maior aliado. A luz solar uma fonte de energia ilimitada que a tecnologia fotovoltaica transforma em electricidade. Visto que a Europa traou o objectivo de reduzir as emisses de CO2, passando 20% da energia utilizada a ser gerada por fontes renovveis at ao ano 2020, programas de investigao, novas tecnologias e o empenho da indstria devero permitir o desenvolvimento de uma energia verde a partir do sol nos anos vindouros. Visto que os edifcios consomem mais de 40% da electricidade a nvel mundial, a Sapa Solar poder desempenhar um papel determinante em impulsionar a energia solar. A Sapa Solar fornece solues energticas ao integrar a gerao fotovoltaica em fachadas de alumnio, resultando em energia barata e sustentvel, e ao proporcionar a oportunidade de combinar energia limpa apoiada por um projecto de engenharia com edifcios de excelente design e um investimento lucrativo comprovado. Com esta promessa solar em mente, a Sapa Solar e a sua equipa dedicada, tem por objectivo ser o parceiro preferido para ajudar os projectistas a criarem edifcios sustentveis, contribuindo para um melhor meio ambiente e ajudando-o a concretizar edifcios de referncia esteticamente agradveis para as geraes futuras.

Hans Johansson Presidente de Sapa Building System

Integrao de Energia Solar em Edifcios BIPV* pela Sapa Solar: uma tecnologia inovadora, esteticamente agradvel e ecologicamente responsvel para os edifcios.

Introduo

Contedo  A Sapa enquanto parceiro no mercado da energia solar 

p 03

p 04

A promessa solar 

p 06-15

As solues da Sapa Solar 

p 16-27

Integrao na arquitectura 

p 28-38

Contactos 

p 39

* A sigla BIPV (Building Integrated Photovoltaics, Fotovoltaicos Integrados em Edifcios) refere-se a sistemas e conceitos nos quais a tecnologia fotovoltaica, para alm da funo de produzir electricidade, assume o papel de elemento construtivo. Trata-se de uma tecnologia de ponta que permite a integrao de clulas fotovoltaicas nos sistemas arquitectnicos dos edifcios. 3

Sapa Building System: envolvimento em toda a cadeia de produo fotovoltaica


CADEIA DE VALOR DA INDSTRIA FOTOVOLTAICA

ELKeM SOLAR

Lingote / bolacha de silcio Renao qumica ou metalrgica

ORKLA GROUP

Sapa PRoFILes

Extruso do perl

SAPA BUILDING SYsTEM

Mdulo e sistema de cremalheira Design de BIPV e design do sistema

Enquanto membro do grupo Orkla, o envolvimento da Sapa Building System ao longo da cadeia de produo na indstria fotovoltaica garante os mais elevados padres s suas solues de BIPV.

Enquanto fornecedor de solues lderes de mercado para a arquitectura, a busca constante da Sapa Building System por inovao conduziu ao desenvolvimento de tecnologia de ponta a nvel energtico.

Sapa Building System: um parceiro no mercado da energia solar A Sapa Building System um dos maiores fornecedores de sistemas construtivos de alumnio a nvel europeu e faz parte de um grande grupo internacional que opera em todo o mundo, com interesses na extruso de perfis e em permutadores de calor. A Sapa Building System tem como objectivo ser o fornecedor preferido na Europa para solues construtivas de alumnio sustentveis a nvel ambiental e eficientes a nvel energtico. Enquanto membro do grupo Orkla, a Sapa Building System disponibiliza uma soluo verticalmente integrada atravs da cadeia de produo fotovoltaica. Do silcio at clula e ao fabrico dos mdulos, a Sapa Building System fornece um sistema fotovoltaico completo para a envolvente dos edifcios. Isto inclui: consultoria de projecto engenharia e design  uma gama completa de produtos fotovoltaicos e de alumnio rede de fabrico e instalao servios ps-venda A nossa presena a nvel global, em conjunto com a nossa rede de fabricantes locais e empresas subcontratadas especializadas garantem uma eficiente gesto de projecto, prxima dos nossos clientes, em todas as reas geogrficas. Para alm disso, a Sapa consegue implementar estas solues BIPV em grande parte dos seus sistemas lderes de mercado, tais como, sistemas de fachada, cobertura envidraada, estufas e janelas.

Presena da Sapa Building System a nvel geogrfico

Solues BIPV e SBS

solues construtivas integradas solues fotovoltaicas solues de sombreamento cobertura envidraada

Sistemas Sapa Building System


estufas sistemas de fachada janelas

portas

Apoio, assistncia e fornecimento de solues nunca esto longe, independentemente de onde se situe o seu projecto. A Sapa Building System actua em mais de 20 pases na Europa e na sia.

As solues BIPV podem ser implementadas em muitos sistemas lderes de mercado da Sapa Building System.

A Promessa Solar

O desafio de uma nova era primeira vista, as reservas das principais fontes de energia tradicionais parecem confortavelmente grandes comparadas com o consumo anual global. Sobrestimar estas reservas seria um erro. Segundo dados recentes, a humanidade apenas teria: 3 anos de urnio (energia nuclear) 20 anos de gs 30 anos de petrleo 60 anos de carvo A razo bastante evidente: enquanto os combustveis fsseis esto a esgotar-se a um ritmo alarmante, o consumo global de energia continua a aumentar. Tendo em conta as questes climticas e geopolticas, imperativo que mudemos a nossa maneira de pensar e nos concentremos na energia renovvel que no coloca em risco o nosso planeta.

Procura anual de energia versus energia global disponvel

Procura Anual de Energia

Urnio (energia nuclear)

Petrleo

Carvo

Energia Solar Disponvel

400x
Energia Solar Potencial

10.000x

A energia solar presentemente disponvel excede 400 vezes a procura anual de energia. O potencial da energia solar excede 10.000 vezes a procura.  8
Fonte: IEA, World Energy Council(Conselho Mundial de Energia), estimativas prprias

Enquanto os combustveis fsseis esto a ser esgotados a um ritmo alarmante, o consumo global de energia continua a aumentar. No entanto, a soluo sempre esteve presente. Basta ligar o Sol nossa rede elctrica.
Estimativa de crescimento do consumo global de energia
Chegar ao sol Para gerar energia segura e sustentvel, basta ligar o Sol s nossas redes elctricas. O sol fonte de vida

5-6x
3-4X

na Terra desde os primrdios da sua existncia. Mas a maior parte da sua energia desperdiada. Ao longo dos prximos 4 a 5 mil milhes de anos o sol fornecer terra uma quantidade de energia quase ilimitada. Teoricamente, se consegussemos captar a energia solar sem perdas, as necessidades energticas globais por ano seriam captadas em menos de uma hora e meia. Mais de metade da energia do sol novamente irradiada para o espao. Ao no utilizar uma fonte de energia to vasta, estamos a desperdiar energia a cada segundo que passa. A investigao diz-nos que a tecnologia convencional de clulas solares hoje disponvel no mercado pode

Consumo de energia ACTUAL

Consumo de energia em 2100 aplicando novas tecnologias de poupana energtica

Consumo de energia em 2100 no aplicando novas tecnologias de poupana energtica

O consumo global de energia aumenta 2.6% ao ano. Em 2100 a procura de energia ter aumentado 3 ou 4 vezes, presumindo que sejam aplicadas novas tecnologias de poupana energtica... E 5 ou 6 vezes mais se no forem.

exceder em 400 vezes a necessidade energtica anual global. Na Europa, cada metro quadrado de solo recebe aproximadamente 1200kWh de energia por ano. Isto equivale a 1000 litros de gasolina. Numa escala mais alargada h um abundante fornecimento de energia

Irradiao Anual na Europa


600 kWh/m2 800 1,000 1,200 1,400 1,600 1,800 2,000 2,200

solar nas regies onde 85-90% da populao global vive. Horas solares em Cidades Europeias/ano Lisboa Roma Istambul Genebra Paris Varsvia Berlim Estocolmo Londres Bruxelas Portugal Itlia Turquia Suia Frana  Polnia  Alemanha Sucia Reino Unido  Blgica Noruega  1 860 h 1 687 h 1 454 h 1 394 h 1 265 h 1 159 h 1 146 h 1 137 h 1 131 h 1 084 h 1 015 h

O nmero anual de horas solares, expresso em kWh/m2


Fonte: baseado em Thomas Huld and Marcel Suri PVGIS European Communities, 2001-2007

Oslo

Tecnologia fotovoltaica, uma soluo promissora Consumindo cerca de 40% da electricidade a nvel mundial, os edifcios podem ser considerados como os maiores consumidores de energia. Por isso, arquitectos, consultores, construtores, empreiteiros e investidores esto cada vez mais a optar pela energia renovvel produzida de forma responsvel a nvel ambiental, tendo por objectivo a construo de edifcios passivos a nvel energtico. A tecnologia fotovoltaica uma soluo promissora que transforma a radiao solar em electricidade, ligada rede elctrica, para uma utilizao generalizada.

O mix de energia global: o caminho exemplar at 2050/2100


1,600 EJ/a FONTES DE ENERGIAS FSSEIS 1,400 FONTES DE ENERGIA SOLAR OUTRAS FONTES DE ENERGIA RENOVVEL 1,200

1,000

800

ENERGIA 64% FOTOVOLTAICA

600

Com mdulos fotovoltaicos, os edifcios ganham um considervel valor acrescentado, o que torna interessante todos os investimentos nesta tecnologia. Tambm aumentam o valor dos projectos de reabilitao em edifcios j existentes.
0 2000 2010 2020 2030 2040 2050 2100 200 400

O conselho consultivo alemo para as alteraes climticas (WBGU) estima uma reduo massiva do uso de energias fsseis pelo ano 2100 e um desenvolvimento e expanso de novas fontes de energia renovvel, particularmente a solar.

10

A energia solar, sobretudo a tecnologia fotovoltaica, est entre as solues mais promissoras para os problemas energticos do futuro.
Quota actual de energias renovveis no consumo total de energia versus quota a atingir
Blgica 2004 2020 objectivo Polnia

BIPV, uma grande oportunidade Para proteger a Terra, os governos de todo o mundo esto a intensificar os esforos para reduzir as emisses prejudiciais, estimulando e subsidiando o uso de fontes de energia renovveis. Sobretudo na Europa, esto a ser tomadas medidas srias, criando enormes oportunidades para os investidores e para as empresas

Alemanha

incorporarem tecnologia solar de ponta nos seus sistemas energticos. A Europa comprometeu-se a reduzir drasticamente as emisses de CO2, com um objectivo de 20% de energias renovveis em 2020. Apoiado por programas de investigao alargados, tecnologia de ponta e o empenho da indstria, o uso generalizado da energia solar fotovoltaica e trmica j no parece um sonho inalcanvel. Actualmente, muitos governos em todo o mundo tm uma vasta gama de subsdios para compensar o investimento que a implementao do BIPV exige. Visto que cada regio tem a sua regulamentao e sistemas subsidirios especficos, os consultores da Sapa Building

Frana

0% do total 5% de consumo de energia

10%

15%

20%

25%

Os objectivos para a quota de potncia de energias renovveis em 2020 so mais do dobro da quota actual nestes pases europeus.
Fonte: Proposta de directiva para a promoo de energias renovveis na EU, Anexo I.

 oncorrncia entre o custo de gerao de electricidade fotovoltaica C e os preos de consumo


1.0 EUR/kWh

System investigaro as melhores oportunidades para cada projecto em particular. Um futuro radioso com BIPV Os custos de gerao da electricidade fotovoltaica obtida atravs de sistemas ligados rede elctrica so ainda relativamente elevados se comparados com os da

0.8

CUSTO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA NO NORTE DA EUROPA


0.6

rede tradicional. No entanto, em 2010-2015, estes custos estaro reduzidos a metade e, em 2030, os custos da gerao sero menores do que o preo actual da electricidade domstica. Aps 2030, os custos

0.4

CUSTO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA NO SUL DA EUROPA PREO DA ELECTRICIDADE DOMSTICA

diminuiro ainda mais, devido ao desenvolvimento da tecnologia.

0.2

0.0 1990 2000 2010 2020 2030 2040

O custo da energia solar est a diminuir medida que a indstria reduz os seus custos e a instalao se torna mais comum e eficiente. No sul da Europa, o custo da energia solar em breve se aproximar do preo da energia para o cliente final sem subsdios.
Fonte: EPIA, Towards an Effective Industrial Policy for PV (Para uma Poltica Industrial Eficiente na Tecnologia Fotovoltaica)

11

O que a tecnologia fotovoltaica? A tecnologia fotovoltaica uma tecnologia que converte a radiao solar directamente em electricidade. O mtodo mais conhecido para produzir energia solar atravs das clulas solares. As clulas fotovoltaicas necessitam de ser protegidas do meio ambiente e esto normalmente inseridas entre folhas de vidro. Quando necessria uma maior quantidade de energia do que uma clula consegue produzir, as clulas so electricamente ligadas entre si para formar um mdulo fotovoltaico (painel solar). Um metro quadrado de mdulos pode produzir em mdia 100 W/h de energia. Os mdulos so ligados entre si para gerar electricidade necessria.

O  processo fotovoltaico: da radiao solar energia ligada em rede

01 SOL

03 CLULA FOTOVOLTAICA

02 BIPV 04 ELECTRICIDADE

05 INVERSOR

06 A REDE ELCTRICA

07 CENTRAL ELCTRICA

Os fotes (01) so captados pelas clulas fotovoltaicas (02) e convertidos em corrente elctrica (03-04). Utilizando um inversor (05) a electricidade pode ser ligada rede (06).

12

Tecnologia fotovoltaica: uma tecnologia de ponta.

Como funciona uma clula fotovoltaica? As clulas fotovoltaicas funcionam de acordo com um fenmeno fsico bsico designado efeito fotoelctrico. 01. Quando um nmero suficiente de fotes colide com uma placa semicondutora, como o silcio, podem ser absorvidos pelos seus electres superfcie. 02. A absoro de energia adicional permite que os electres (com carga negativa) se libertem dos tomos.

O efeito fotoelctrico: dos fotes corrente elctrica

Os electres tornam-se mveis, e o espao que ficou preenchido por um outro electro de uma camada inferior do semicondutor. 03. Consequentemente, um dos lados da bolacha de slicio possui uma maior concentrao de electres do que o outro, o que origina uma voltagem entre os dois lados. Ligar os dois lados com um fio elctrico permite que os electres afluam ao outro lado da bolacha gerando corrente elctrica.

01

02

03

Que factores influenciam o desempenho da tecnologia fotovoltaica? Os factores mais importantes para a produo de electricidade so o posicionamento, a orientao, a latitude geogrfica e o sombreamento do painel fotovoltaico. O impacto nos desempenhos devido ao posicionamento mostrado abaixo.

O desempenho do painel fotovoltaico de acordo com a sua posio em relao ao sol

100%

90%

75%
95%

70%

65%

50%

a2

movimento solar no VERO movimento solar no INVERNO

altura solar a2 azimute

Cada projecto especfico ser meticulosamente simulado relativamente orientao dos painis fotovoltaicos de acordo com a posio do sol, garantindo deste modo o maior retorno possvel do investimento.

13

Solues multi-aplicveis para todos os segmentos de mercado: A Sapa Solar projecta solues fotovoltaicas adaptadas aos requisitos de qualquer tipo de edifcio: Edifcios de referncia: bancos sedes de empresas servios governamentais hotis hospitais universidades Sector residencial: apartamentos condomnios

Edifcios de referncia

Apartamentos
Sector industrial: armazns fbricas

Industria
Sector de retalho: centros comerciais

Retalho
Sector agrcola: Estufas

Desporto & Lazer Aeroportos Estaes ferrovirias...

Estufas

14

BIPV: novas maneiras de melhorar o desempenho com um design atraente.

O que o BIPV? Enquanto as solues fotovoltaicas padronizadas so frequentemente utilizadas em aplicaes residenciais ou em centrais solares, o BIPV faculta ao arquitecto novas possibilidades de incorporar a tecnologia solar nos edifcios. Os sistemas fotovoltaicos e a arquitectura podem agora combinar-se numa mistura harmoniosa de design, ecologia e economia. Os nossos mdulos fotovoltaicos integrados nos edifcios criam um mundo de possibilidades. A grande variedade de formas elegantes, cores e estruturas pticas de clulas, vidro e perfis permite a criatividade e uma abordagem moderna ao design arquitectnico. Permite aos projectistas elaborar um projecto eficiente em termos energticos, inovador e de prestgio e estabelecer novos padres na arquitectura para o futuro, combinando elegncia e funcionalidade. Os mdulos fotovoltaicos podem ser incorporados no edifcio verticalmente, horizontalmente ou em ngulo. Os mdulos podem ser feitos por medida de acordo com as dimenses e os desejos do cliente. Uma seleco de clulas e o seu posicionamento podero ser adaptados de acordo com as especificidades do design do projecto: transparncia, controlo de luz, design do mdulo, sombreamento, dimenses.

Instalaes solares fotovoltaicas para 2007 em MWp


Alemanha Espanha ustria Itlia Frana Pases Baixos FI Luxemburgo Portugal Reino Unido EE SE DK IE UK BE LU FR IT DE NL CZ SK AT SI PT ES GR Capacidade fotovoltaica instalada ao longo do ano 2007 (em MWp) Capacidade fotovoltaica acumulada em 2007 (em MWp) HU PL LT LV Grcia Blgica Repblica Checa Sucia Finlndia Dinamarca Chipre Eslovnia Polnia Irlanda Chipre 1,328,000 640,000 179,000 90,000 50,000 1,000 0,040 12,000 2,750 3,000  2,000 3,500 650 64 230 520 183 114 n.a. 520 4,364,000 758,000 208,020 147,900 82,690 52,230 23,600 15,466 13,630 9,694 6,161 4,271 4,887 4,066 2,880 0,976 0,363 431 300 976


Fonte: EurObservER 2007

15

16

As solues Sapa Solar

17

As clulas policristalinas so produzidas vertendo uma soluo quente de silcio em moldes quadrados. O silcio arrefecido para formar blocos slidos, que depois so cortados como silcio monocristalino. A massa obtida cortada em barras rectangulares, que so fatiadas em bolachas finas, formando uma manta de retalhos de molculas de silcio monocristalino. Visto que esta tecnologia a mais conhecida e relativamente eficiente em termos de custos, as clulas policristalinas continuam a ser as mais usadas. As clulas monocristalinas so criadas atravs de um processo semelhante ao anterior, mas os lingotes so fabricados segundo o processo de Czochralski, muito complexo. Os lingotes tm a mesma orientao cristalina necessria ao longo de todo o seu comprimento. O corte transversal de um lingote apresenta uma forma circular. Visto que um desperdcio de superfcie utilizar clulas redondas ao lado umas das outras, uma forma semelhante a um rectngulo recortada a partir do corte transversal de um lingote. Os cantos permanecem redondos porque seria demasiado dispendioso descartar o material obsoleto aps recortar um quadrado completo do interior do crculo do corte transversal. As clulas de tecnologia de filme fino so impressas em vidro, em muitas camadas finas, formando assim os mdulos desejados. Para fabric-las necessrio menos material do que para produzir clulas cristalinas porque no necessrio proceder a cortes. Para alm disso, s precisam de ser laminadas de um dos lados visto que so coladas a uma folha de vidro do outro lado durante o processo de produo. potncia de pico DIMENSES Eficincia potncia de pico  em W/m2 em w/clula POLICRISTALINA 156X156 16% 120 1.46 - 3.85 125X125

Tipos de clulas fotovoltaicas e sua eficincia

MONOCRISTALINA 156X156 125X125

18%

130 2.60 - 4.02

MONOCRISTALINA EFICINCIA ELEVADA 125x125 22% MONOCRISTALINA - SEmITRANSpARENTE 125x125

155 2.90 - 3.11

17%

105 1.90 - 2.20

ASI (SILCIO AmORFO) FILmE FINO 576x976

5%

50

32

ASI FILmE FINO 10% Ou 20% OpACIDADE 576x976

4%

40-45

27

Data: 06/2000

18

Clulas fotovoltaicas Sapa Solar: uma vasta gama de escolhas que podem ser combinadas e ligadas, adaptando-se a qualquer requisito que um projecto possa ter.
Combinaes possveis de tipos de clulas e de espaamento

ASI FILmE FINO POLICRISTALINA MONOCRISTALINA 10%TRANSpARNCIA 5 mm DE DISTNCIA 3 mm DE DISTNCIA


180 160 140 pOTNCIA w/m2 120 100 80 60 40 20 0

ASI FILmE FINO EFICINCIA ELEVADA 20% TRANSpARNCIA

MONOCRISTALINA SEmITRANSpARENTE 5 mm DE DISTNCIA

MONOCRISTALINA EFICINCIA ELEVADA 25 MM DE DISTNCIA

POLICRISTALINA 50 MM DE DISTNCIA
45% 4O% 35% 30% 25% 20% 15% 1O% 5% O% TRANSpARNCIA

potncia W/m2 transparncia

19

MDULO DE VIDRO/VIDRO TRANSPARENTE

MDULO OPACO

MDULO DE FILME FINO TRANSPARENTE

MDULO DE FILME FINO OPACO

20

Mdulos fotovoltaicos Sapa Solar: clulas isoladas so ligadas entre si para formarem um mdulo fotovoltaico.

Solues feitas medida As solues Sapa Solar so todas feitas medida para satisfazerem projecto. os requisitos especficos de cada

Painis opacos A incorporao de painis solares opacos cristalinos de elevado desempenho nas fachadas permite uma cobertura da estrutura do edifcio e das paredes de beto. O isolamento por trs de painis opacos garante a barreira trmica necessria. Painis transparentes e opacos podem combinar-se na mesma fachada.

Painis transparentes Os painis fotovoltaicos cristalinos transparentes, combinados com os perfis de alumnio da Sapa, podem ser facilmente integrados em fachadas e coberturas. Os painis transparentes encontram-se disponveis numa vasta gama de aplicaes, dimenses, formas, cores e graus de transparncia. As clulas fotovoltaicas so colocadas entre duas folhas de vidro. Os painis tambm podem ter isolamento trmico, ser laminados e temperados por razes de segurana. Ao ajustar a distncia entre clulas, possvel regular a transmitncia da luz e o efeito de sombreamento no interior do edifcio.

Tecnologia de filmes finos Os mdulos de filmes finos so recomendados para aplicaes com luz fraca ou luz solar indirecta. O painel de filmes finos encontra-se disponvel nas verses opaca e transparente.

21

Diferentes possibilidades de BIPV

VIDRO LAMINADO DUPLO, TRANSPARENTE

Gs nobre para isolamento melhorado

VIDRO TRIPLO, COM VIDRO INTERIOR DE SEGURANA

VIDRO DUPLO, TRANPARENTE

VIDRO TRIPLO, TRANSPARENTE

VIDRO SIMPLES, OPACO

VIDRO LAMINADO, OPACO

Folha PVB

Vidro Clula solar

Vidro temperado com baixo teor em ferro Cobertura de emisses reduzidas

Gs nobre Filme de PVB

Espaador Filme de Tedlar

22

A construo dos mdulos adaptada sua integrao no edifcio.

As solues BIPV da Sapa Solar disponibilizam aos arquitectos e construtores sistemas e componentes feitos por medida, que adicionam um valor acrescentado considervel a cada projecto de edifcio passivo.

Tecnologia PVB (Polivinil-Butiral) Em todos os mdulos de vidro/vidro fotovoltaico, a Sapa Solar utiliza a tecnologia PVB, certificada e aprovada pela indstria vidreira. Este vidro laminado de segurana faculta aos arquitectos e aos construtores muitas possibilidades e vantagens adicionais em relao segurana e ao desempenho. Elevada fora tnsil e capacidade de suportar cargas O filme de PVB entre as camadas de vidro garante a integridade das unidades partidas Ciclo de vida prolongado Excelente desempenho acstico Diferentes camadas nos mdulos Tamanho e caractersticas dos painis Os mdulos da Sapa Solar feitos por medida podem ser fabricados em quase todos os tamanhos com um tamanho mximo de 2.4 m de comprimento x 5.1 m de altura. Isolamento Vidros triplos garantem um melhor desempenho a nvel do isolamento trmico.

23

A ligao rede elctrica dos mdulos solares

MDULOS SOLARES

MDULOS SOLARES

DC

49 x mdulos Sapa Solar cobertura 360W 45 0

24 x mdulos Sapa Solar sistema de fachada 365W 90 0

DC

INVERSORES

INVERSORES

7 x inversores 2.7 kW AC

2 x inversores 4.2 kW AC

CONTADOR

A REDE

24

BIPV da Sapa Solar: Trazemos a energia do sol para a sua rede elctrica.
Enquanto operador de um sistema fotovoltaico ligado rede elctrica, a energia solar produzida conduzida para a rede elctrica pblica utilizando um contador de exportao separado. Cada kWh (kilowatt por hora) produzido poder ser pago segundo a legislao aplicada no seu pas. O inversor Os mdulos fotovoltaicos produzem corrente DC. A funo mais importante do inversor converter a corrente DC em corrente AC. Para alm disso, garante que os mdulos fotovoltaicos funcionem da melhor forma possvel e atinjam o mximo rendimento possvel. Monitoriza todas as funes e desliga o sistema se, por exemplo, houver um corte de energia na rede pblica. Os inversores encontram-se disponveis numa vasta gama de graus de potncia. O nmero e potncia dos inversores depende do tamanho do gerador.

O contador de exportao O contador de exportao indica a quantidade de electricidade fornecida rede elctrica. O aparelho completamente importao. independente do contador de

25

Uma soluo chave na mo para todo o seu projecto Apoiando-nos nos vastos conhecimentos especializados da Sapa Building System, fornecemos um pacote completo com uma vasta gama de servios: investigamos que regulamentao em termos de subsdios aplicvel ao projecto e garantimos o cumprimento da regulamentao nacional em termos de construo ao pormenor. A Sapa Building System d o seu apoio relativamente ao design e engenharia no caso das ligaes rede pblica, projecto de sistema fotovoltaico, e clculos elctricos, estticos e trmicos. Relativamente instalao, a nossa rede de instaladores e fabricantes experientes fornece uma assistncia completa. Relativamente entrega dos componentes BIPV, colaboramos com parceiros de prestgio na indstria da construo.

Sapa Solar: o seu projecto BIPV de A a Z

Sapa SoLaR no pRocesso de decIso

'D(
INCIO GESTORES DE pROjECTOS SApA PORTugAL 01 Estudo prvio

F'

SupORTE DA SApA SOLAR E pARCEIROS ASSOCIADOS 02 Projecto 03 Estudos de viabilidade

04 Projecto do sistema solar

26

A Sapa Solar faculta uma soluo chave na mo para todo o seu projecto solar. Um pacote fotovoltaico completo combinando engenharia, apoio alargado e aconselhamento contnuo.

Os sistemas construtivos de alumnio para a arquitectura da Sapa so desenvolvidos em colaborao prxima com arquitectos e outros projectistas e esto preparados para cumprir a mais recente regulamentao relativa construo. Na Sapa Solar, utilizamos os nossos conhecimentos tcnicos e experincia ao longo de todo o processo de design: desde o primeiro dilogo com o cliente, aos desenhos conceptuais, ao desenvolvimento de sistemas fotovoltaicos de alta qualidade, mas de fabrico fcil e instalao simples.

Apoio Estudos de engenharia, estudo do sistema de fachada, clculos de esttica, design, desenhos de pormenores Estudo fotovoltaico, proposta de mdulos, estimativa da produo, dados elctricos, clculo do investimento Oramento do projecto, planeamento, recomendao de instalador qualificado

Sapa SoLaR no acoMpanHaMento da execuo

Instalao de projecto BIPV Fornecimento de todos os componentes, perfis, mdulos e sistema elctrico para fotovoltaico Engenharia, apoio de instalao, gesto local, assistncia administrativa Rede de instaladores qualificados, combinando conhecimentos especializados em fachadas e electricidade

REDE DE INSTALADORES CERTIFICADOS SApA PORTugAL 06 Instalao

OpERAO

05 Fornecimento

07 Monitorizao

BIPV: garantia de produtos e produo Mdulos fotovoltaicos: 5 anos de garantia de produto Garantia de produo 10 anos 90% da potncia de pico mnima

Sistemas de alumnio

Software

20 anos 80% da potncia de pico mnima Monitorizao da produo Garantias de inversores e conectores: 5 anos de garantia de produto de acordo com as condies do fabricante

Mdulos solares

Componentes elctricos

27

28

Integrao na arquitectura

29

O sistema de fachada em forma de olho do trio do hospital tem uma superfcie com 500 m2 de rea e mais de 18,000 clulas policristalinas que produzem 31,122 kWh por ano.
Arquitecto: VK STUDIO Architects, Planners & Designers

30

O hospital OLV em Aalst: um caso de estudo de um projecto belga de referncia.

Hospital OLV Aalst, Blgica Desde h vrios anos, o O.L.V.- Ziekenhuis em Aalst tem sido um dos melhores hospitais do mundo na investigao e cura de doenas cardiovasculares. O hospital pretendia que as suas instalaes reflectissem o seu papel de destaque. Desde 2005, a Sapa tem contribudo para a criao de um novo campus equipado com tecnologia de ponta, do qual o BIPV uma parte importante. O ponto de destaque do hospital renovado sem dvida o trio. o foco da impressionante entrada e beneficia de toda a eficincia energtica, isolamento e qualidades estticas do BIPV. Uma inclinao de 45 graus virada a sul aproveita a energia solar com a mxima eficincia possvel. A construo da fachada foi precedida de um estudo extensivo. A estrutura no devia ter apenas a capacidade de suportar as clulas fotovoltaicas; tambm teria de incluir as ligaes necessrias para os painis. A resistncia ao fogo e a facilidade de manuteno tambm foram tidas em conta. Para a superfcie de vidro, pensou-se inicialmente numa instalao de limpeza mvel mas, aps consulta aos arquitectos e construtores, a Sapa Building System desenvolveu uma soluo diferente e foi instalada uma superfcie de fachada com um sistema de auto-limpeza e drenagem que lava qualquer p existente. As clulas fotovoltaicas foram incorporadas entre duas placas de vidro de segurana. Estes mdulos prmontados - com uma dimenso de 120x240 cm so ligados atravs de caixilhos de alumnio com ruptura de ponte trmica incorporada e conectores integrados para transportar a energia elctrica produzida. A Sapa tambm investigou a capacidade de suporte do caixilho de alumnio e a integrao dos pontos de ligao. Em particular, qualquer curvatura do caixilho crtica. Os mdulos que contm as clulas fotovoltaicas so muito pesados. At mesmo a mais ligeira curvatura do caixilho poder danifica-los ou pr em causa o seu funcionamento. Assim sendo, ser desnecessrio referir que manter a obra isolada do vento e da gua foi uma das condies essenciais das especificaes. Toda a obra foi especialmente desenvolvida e testada para este projecto e resultou em painis verticais de cobertura exterior e elementos especiais de borracha. Foram realizados diversos testes no centro de investigao da Sapa Building System e foram utilizadas as melhores solues. A energia solar conduzida para a rede elctrica do hospital, recebendo assim os certificados de energia verde. A capacidade anual de 31,122 kW. Cada metro quadrado produz 100 W e a rea total da superfcie de

Para maximizar a produo do sistema de fachada com uma inclinao de 45, foram feitos mdulos vidro-vidro especiais com clulas ligadas feitas por medida, adaptadas ao trio em forma de olho do hospital.

rede das clulas fotovoltaicas 500 m2.

31

Renovao de Palmenhouse Munique, Alemanha Para a renovao desta estufa, financiada pela autarquia de Munique, alguns dos vidros foram substitudos por painis solares transparentes. Visto que os raios solares directos so prejudiciais para algumas das plantas tropicais no interior da estufa, foram integrados no telhado mdulos com 35% de transparncia. Factos relativos ao projecto: Painis policristalinos  opacos 360 peas 75 Wp 27 kWp

Capacidade total instalada

A Sapa Building System, com a sua oferta BIPV fornece um pacote fotovoltaico completo para aplicaes em estufas.

32

33

34

Blocos de apartamentos Lyon, Frana As paredes no utilizadas e viradas a sul foram dotadas de uma nova funo e o seu aspecto foi alterado integrando mdulos cristalinos opacos, resultando numa reduo do consumo de energia da rede pblica e conferindo-lhes uma nova esttica atraente.

35

36

Living Tomorrow Bruxelas, Blgica Para o exterior da entrada de Living Tomorrow, foi utilizado o sistema de fachada Elegance 52 GF, com tecnologia fotovoltaica integrada nos vidros. A tecnologia fotovoltaica incorporada na espectacular construo do telhado solar contribui largamente para um reduzido consumo de energia e uma abundncia de luz natural no interior do edifcio. Factos relativos ao projecto: Painis policristalinos Opacos Transparentes  14 painis 33 painis 100Wp 136Wp 6 kWp

Capacidade total instalada

37

Sede Nacional da Telecom do Sudo Cartum, Sudo Um prestigiado projecto de 2,300 m2 de fachada fotovoltaica marca hoje Cartum, capital do Sudo. A Sapa forneceu os sistemas de alumnio para BIPV que foram integrados na torre de escritrios da Sede Nacional da Telecom do Sudo. Factos relativos ao projecto: aSi painis padro  Opacos Transparentes 600 painis 600 painis 83.8 Wp 81.0 Wp

aSi painis de canto  Opacos Transparentes 100 painis 100 painis 30.0 Wp 27.9 Wp 104.67 kWp

Capacidade total instalada

Mais de 2,000 m2 de BIPV da Sapa Solar foram usados para criar a fachada esteticamente impressionante.

38

Sapa Building System Portugal Sintra Business Park Zona Industrial da Abrunheira Edifcio 2, 1. A/D 2710-089 Sintra // Portugal Tel: +351 219 25 26 00 Fax: +351 219 25 26 99 info.geral.pt@sapagroup.com http://www.sapabuildingsystem.com/pt

Sapa RC System - Abu Dhabi Branch P.O. Box: 34939 Abu Dhabi // Emirados rabes Unidos Mobile Middle East: +971 50 829 4246 Mobile Europe: +44 782 434 8709 E-Fax: +44 1452 624 152 Sapa Building System Vertriebs GmbH Pirching 90 - 8200 Gleisdorf // ustria Tel: +43 3112 73 66 - 0 Fax: +43 3112 73 66 - 6 Sapa Building System NV Industrielaan 17 8810 Lichtervelde // Blgica Tel: +32 51 72 96 66 Fax: +32 51 72 96 89 Sapa Building System s.r.o. Josefa Capka 3235 - 272 01 Kladno-Sitn // Repblica Checa Tel: +420 312 66 00 63 Fax: +420 312 66 00 63 Sapa Profiler A/S Sapa Building System Rolshjvej - 8500 Grenaa // Dinamarca Tel: +45 86 32 61 00 Fax: +45 86 32 66 63 Sapa Building System SAS Espace Vernde 4-5 Rte des Verndes - 83480 Puget / Argens // Frana Tel: +33 4 98 11 20 50 Fax: +33 4 98 11 21 82 Sapa Profiilit Oy Sapa Building System Sinikalliontie 18A - 02630 Espoo // Finlndia Tel: +358 9 867 82 80 Fax +358 9 867 82 820

Sapa Building System GmbH Anna-Schlinkheider-Str. 7b 40878 Ratingen // Alemanha Tel: +49 21 02 70 07 9-0 Fax: +49 21 02 70 07 9-10 Ekonal Italia s.r.l. Via Altmann 10 - 39100 St. Jakob - Bolzano/Bozen (BZ) // Itlia Tel: +39 04 71 200 672 Fax: +39 04 71 202 253 UAB Sapa Profiliai Sapa Building System Kalvariju g. 300 - 08318 Vilnius // Litunia Tel: +370 5 210 25 87 Fax: +370 5 210 25 89 Sapa Building System bv Minervum 7067 - 4817 ZK Breda Postbus 5647 - 4801 EA Breda // Holanda Tel: +31 76 587 34 00 Fax: +31 76 571 94 85 Sapa Building System AB Storgata 16, Postboks 33 - 2001 Lillestrm // Noruega Tel: +47 63 89 21 00 Fax: +47 63 89 21 20 Sapa Building System Poland Sp. z o.o. ul. Graniczna 64/66 - 93-428 Ldz // Polnia Tel: +48 42 683 63 73, 654 89 30 Fax: +48 42 683 63 91 Sapa Building System Portugal Sintra Business Park Zona Industrial da Abrunheira Edifcio 2, 1. A/D Sintra 2710-089 // Portugal Tel: +351 219 25 26 02 Fax: +351 219 25 26 99

Sapa Building System 902, Beverly Hills Tower West Bay Ambassy ara // QATAR Tel: +974 4 128 437 Fax: +974 4 128 437 Sapa Building System s.r.o. Ndrazn 34 - 900 28 Ivanka pri Dunaji // Eslovquia Tel: +421 2 4564 8341-2 Fax: +421 2 4564 8343 Sapa Building System AB Metallvgen - 574 81 Vetlanda // Sucia Tel: +46 383 94200 Fax: +46 383 761980 Sapa RC System s.a.r.l. Z.I. La Gurite - 1541 Svaz // Sua Tel: +41 26 663 99 66 Fax: +41 26 663 99 69 Sapa RC System Aluminyum Sanayi ve Ticaret A.S. Vatan Cad. Avrasya I Merkezi 6 Kat. 5 Daire 28 80340 Caglayan // Turquia Tel: +90 212 296 70 30 Fax: +90 212 296 70 31 Sapa Building Systems Ltd Alexandra Way Ashchurch Tewkesbury Gloucestershire GL20 8NB // Reino Unido Tel: +44 1684 853500 Fax: +44 1684 851850

A Sapa Building System um dos maiores fornecedores de sistemas construtivos de alumnio da Europa e faz parte do grupo Sueco Sapa. O negcio principal o desenvolvimento e distribuio de sistemas de perfis de alumnio. O objectivo da Sapa Building System so sistemas bem desenvolvidos e solues de projecto, oferecendo um valor acrescentado tangvel aos fabricantes, arquitectos, investidores e accionistas. Sapa Building System Portas & Janelas Sistemas de correr Sistemas de fachada Estufas Balaustradas, vedaes & outros BIPV

www.sapabuildingsystem.com

You might also like