You are on page 1of 20

Atuao dos toesteris na

sade cardiovascular

Monografia Nestl ActiCol

Introduo
Nos ltimos 50 anos, mudanas econmicas, sociais e demogrcas inuenciaram signicativamente a estrutura da dieta do brasileiro, ao passo que a vida moderna tambm proporcionou o aumento do sedentarismo, repercutindo diretamente na sade populacional (Sartorelli & Franco, 2003). Esses fatores somados desencadeiam o processo chamado transio epidemiolgica, em que h a substituio progressiva de alta morbidade e mortalidade por doenas infecciosas por pers de sade dominados pela presena de doenas crnicas no transmissveis (Ministrio da Sade, 2005). Nos pases desenvolvidos, as doenas crnicas so a principal causa de morbidez e mortalidade prematura. Por isso, em diversos pases, foram institudos, dentre outras iniciativas, programas educacionais O Center for Disease Control and Prevention (CDC) prev que 33,5% da populao norte-americana adulta esteja acima dos nveis mximos de LDL-colesterol e que apenas metade desses indivduos faa algum tipo de tratamento (CDC, 2011). Valores muito prximos so indicados pela Organizao Mundial de Sade (OMS), para quem a Doena Cardiovascular (DCV) a principal causa de morte no mundo, perfazendo 30% das mortes globais (OMS, 2011), taxa praticamente idntica encontrada no Brasil. Anualmente, 300 mil morrem no pas devido a doenas cardiovasculares, como infarto, acidente vascular enceflico, insucincias cardaca e renal ou morte sbita, o que signica 820 mortes por dia, 30 mortes por hora ou uma morte a cada 2 minutos (Ministrio da Sade, 2005). H fortes indcios de que as medidas de sade pblica para reduo dos nveis de colesterol total e LDL-colesterol no sangue sejam ecazes: em uma metanlise

e recomendaes nutricionais que tm por objetivo reduzir os nveis de colesterol plasmtico na populao. Nos Estados Unidos, por exemplo, o
National Cholesterol Education Program indica nveis elevados de LDL-colesterol como um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenas crnicas.

de 38 grandes estudos clnicos, encontrou-se que, para cada 10% de reduo no colesterol, a mortalidade reduziu 13% (Gould et al.,1998).
A orientao para pacientes com nveis elevados de colesterol a prtica regular de exerccios e a adoo de uma dieta com altos teores de bras e baixos teores de colesterol e gorduras saturadas (National Cholesterol Education Program, 2001).

Perl lipdico - Colesterol


Os esteris so lipdios presentes nas membranas de clulas eucariticas de tecidos animais. O colesterol o esterol mais importante, pois alm de sua funo estrutural na formao dessas membranas, atua como precursor de vrios produtos com atividades biolgicas especcas, tais como os hormnios esteroidais (hormnios sexuais e corticoesterides), cidos biliares e vitamina D. O colesterol objeto de inmeros estudos cientcos, em diversos pases, devido principalmente sua correlao com as doenas cardacas coronrias. O colesterol no organismo obtido por duas vias principais: a via endgena, na qual a biossntese tem como principais rgos o fgado e intestino; e a via exgena, em que o colesterol obtido pela alimentao. Um indivduo adulto saudvel excreta pelas fezes em mdia 1 g de colesterol por dia, sendo a reposio feita proporcionalmente por ambas as vias. A regulao da sntese de colesterol ocorre pela enzima sensvel HMG-CoA redutase, modulada por expresso gnica e pela velocidade de degradao da enzima (Marzzoco & Torres, 1999). No organismo, o colesterol transportado pelas lipoprotenas plasmticas, predominantemente ligado a cidos graxos (Marzzoco & Torres, 1999). As lipoprotenas plasmticas so classicadas segundo a sua densidade. A composio dessas partculas pode sofrer modicaes contnuas devido troca de molculas de lipdios por meio de processos ainda no elucidados pela comunidade cientca. As principais classes de lipoprotenas esto descritas a seguir.

VLDL LDL

very low density lipoproteins De origem heptica, transportam os triglicrides endgenos, que sero hidrolisados pela lipoprotena lipase e a partcula transforma-se em LDL. low density lipoproteins Ricas em colesterol, so a principal fonte deste lipdeo para os tecidos. high density lipoproteins Com funo antagnica s LDLs, atua na remoo de colesterol dos tecidos perifricos, como a artria, para metabolizao no fgado e posterior excreo.
Marzzoco & Torres, 1999

HDL

A ocorrncia de doenas cardiovasculares, como a aterosclerose, depende tanto da concentrao total de colesterol plasmtico, quanto do colesterol presente nas partculas LDL-colesterol. H um amplo consenso que concentraes elevadas de colesterol plasmtico (colesterol total e LDL-colesterol) devem ser controladas para minimizar o risco de doenas crnicas. Isso porque a oxidao do LDL-colesterol pode levar formao de placas aterognicas que tendencialmente se acumulam nas paredes arteriais, restringindo a circulao sangunea e resultando na obstruo dos vasos.
3

Na ausncia de tratamento, a aterosclerose aumenta o risco de infartos e derrames (Marzocco & Torres, 1999). A ingesto excessiva de gorduras, sobretudo as saturadas, tem reconhecidamente um efeito hipercolesterolmico. A compo-

sio da dieta, sob este aspecto, tem inuncia fundamental sobre a concentrao de LDL-colesterol.
Acredita-se que reduzir a ingesto de gorduras saturadas e colesterol combinado com o aumento da ingesto de bras tenha um efeito redutor na concentrao de LDL-colesterol srico. Sabe-se ainda que a ingesto de quantidades adequadas de toesteris pode acarretar uma reduo do LDL-colesterol ainda maior, se comparado ao aumento da ingesto de bras (Martins et al., 2013).

do colesterol. Fitoesteris de alta qualidade so extrados durante o processo de destilao de leo vegetal. Podem ser adicionados aos alimentos em sua forma biologicamente ativa (toesteris livres no estericados, no hidrogenados), ou como toesteris estericados (estericados com cidos graxos livres), uma forma mais solvel em matrizes alimentcias de teor mais elevado de gordura.

Mecanismo de ao dos toesteris


Estudos cientcos indicam que os toesteris so qumica e estruturalmente muito semelhantes molcula de colesterol, mas a presena de grupos etil ou metil numa cadeia lateral insaturada reduz drasticamente sua taxa de absoro em relao ao colesterol (Jones & Raeini-Sarjaz, 2001; Martins, 2013). Aps a ingesto, os toesteris so hidrolisados no intestino delgado para ento serem transportados pelo carreador NPC1L1 (Niemann-Pick C1 Like1) ao entercito, a mesma protena responsvel pelo transporte da molcula de colesterol intestinal (Qulez et al, 2003). Uma vez dentro do entercito, a maior parte do toesterol absorvido devolvida ao lmen luz intestinal por dois transportadores acoplados, ABCG5 e ABCG8. A Figura 1 demonstra um esquema simplicado desse mecanismo de ao.

Perl lipdico Fitoesterol


Os toesteris, tambm chamados de esteris vegetais, constituem um grupo de compostos naturalmente presentes em leguminosas, sementes, frutas, hortalias, nozes e cereais (Weihrauch & Gardner, 1978; Martins, 2013). Nas plantas, os toesteris so um componente essencial das membranas celulares, ajudando a manter a estrutura e a funo da membrana celular, atividades realizadas pelo colesterol tanto em animais como no homem (Law, 2000). Na natureza, os toesteris ocorrem como esteris livres ou estericados com cidos graxos. Tm estruturas e funes semelhantes s
4

Os fitoesteris competem com o colesterol, pois possuem maior afinidade fsico-qumica com a micela e, dessa forma, interferem na solubilizao e incorporao do colesterol dentro desta.

Figura 1

Modelo simplicado do mecanismo de ao dos toesteris

Aproximao da micela na borda em escova do entercito

A maior parte dos FL retorna ao lmen intestinal atravs das protenas transportadoras ABCG5 (ATP Binding Cassete Transporter G5) e ABCG8 (ATP Binding Cassete Transporter G8)

O colesterol livre (CL) estericado (CE) pela ACAT2 (acil-colesterolacil-transferase-2) no retculo endoplasmtico, assim como uma pequena parte dos FL tambm pode ser estericada (FE) por meio dessa mesma enzima

O colesterol e os toesteris no estericados, isto , livres (FL) entram no interior da clula atravs da protena transportadora de esteris NiemannPick C1 Like 1 Protein (NPC1L1)

Retculo endoplasmtico

Complexo de Golgi

Apoliprotena B 48 Quilomicrons

Triglicrides

Adaptado de Lottenberg et al, 2012

* Fitoestanis so toesteris hidrogenados. So derivados de fontes de leo vegetal e de tall oil (leo de madeira), um sub-produto do processamento da madeira. So compostos predominantemente de sitoestanol e campestanol. A dieta ocidental mdia fornece de 20 a 50 mg de toestanis por dia. Os toestanis tm funo redutora de colesterol semelhante dos toesteris.

Ao permanecer mais tempo em seu interior, o toesterol desloca o colesterol para fora da estrutura e diminui sua absoro pelo entercito (Lottenberg et al., 2002). Sabe-se que a interferncia com a absoro de colesterol parcialmente compensada por um aumento da sntese endgena de colesterol. Mas esse aumento da sntese no compensa inteiramente a menor absoro, resultando numa menor concentrao de colesterol total e LDL-colesterol no plasma (Jones & Raeini-Sarjaz, 2001). Mesmo quando consumidos como parte de uma dieta com restrio de colesterol, os toesteris mantm um efeito redutor de colesterol, indicando, possivelmente, que os toesteris no s inibem

A Unio Europeia, Estados Unidos, Austrlia/Nova Zelndia, Sua, Japo, Brasil e Ar gentina concederam autorizao para o uso de toesteris e/ou estanis como ingredientes em produtos alimentcios como meio de auxiliar a reduo do colesterol. As autorizaes, que so especcas para cada pas, incluem leite, iogurtes, cremes vegetais, molhos para saladas, barras de cereais, bebidas e vrios outros produtos. Os primeiros produtos adicionados de toesteris e estanis margarinas e outros alimentos gordurosos eram baseados em toesteris e toestanis* estericados. Avanos tecnolgicos agora permitem o acrscimo de toesteris livres a uma ampla gama de alimentos com menor teor de gordura. As pesquisas e as aprovaes pelos rgos reguladores tambm esto aumentando nesse sentido. Considera-se que as pesquisas sobre as formas livres e estericadas dos toesteris complementam-se mutuamente. Ao avaliar a eccia dos steres de toesterol, o US Food and Drug Administration (FDA) declarou que o grupo ativo dos steres de toesterol o toesterol. E concluiu que os estudos sobre a eccia dos toesteris livres na reduo do colesterol plasmtico so relevantes para a avaliao dos steres de toesterol (65 Federal Register, 2000). Da mesma forma, a literatura sobre a segurana dos steres de toesterol foi aceita como parte da demonstrao da segurana dos toesteris livres numa noticao Generally Recognized as Safe (GRAS) encaminhada ao FDA (FDA, 2001).

a absoro de colesterol alimentar, mas tambm do colesterol biliar, ou seja, a reabsoro de colesterol (Normen et al., 2000). A quantidade de toesteris ingerida como parte de uma dieta tpica no suciente para atingir plenamente o efeito inibidor do colesterol (Martins, 2013). Para se obter um efeito redutor de colesterol, os toesteris estericados adicionados a produtos alimentcios devem, primeiro, ser hidrolisados no trato digestivo e liberados sob a forma ativa de toesteris livres. A quantidade de esteris sob a forma ativa e livre presente num toesterol estericado frequentemente chamada toesterol equivalente ou esterol vegetal equivalente. Um grama de toesteris (forma livre) equivale a cerca de 1,6 g de steres de toesterol (Hepburn et al., 1999; Waalkens-Berendsen et al., 1999; 65 Federal Register, 2000).

A ingesto de toesteris
Os toesteris so ingeridos como parte do consumo dirio normal de produtos vegetais (Jenkins et al., 2001). Os leos comestveis brutos de soja, girassol, canola, palma e outras variedades podem conter de 100 a 500 mg de toesteris por 100 g de leo. Os leos de farelo de arroz, grmen de trigo de milho tambm podem conter toesteris em menor proporo. Os toesteris tambm esto naturalmente presentes em muitas variedades de frutas, verduras e gros e particularmente nas oleaginosas (Weihrauch & Gardner, 1978). A ingesto diria de toesteris varia entre 276 mg e 406mg em populaes de diferentes pases. A Tabela 1 indica estudos populacionais com a ingesto diria de toesteris oriundos de fontes naturais. Em estudo pioneiro realizado com 1.609 adultos residentes em So Paulo, os pesquisadores investigaram a concentrao de toesteris ingeridos pela amostra e quais seriam os alimentos fonte. Como resultado, obtiveram que a mdia de ingesto de

Estudos publicados sobre a eccia dos toesteris


Diversas abordagens experimentais podem ser empregadas para avaliar a eccia dos ingredientes bioativos. Essas abordagens proporcionam diferentes nveis de evidncia, sendo que os estudos in vitro e os testes controlados randomizados representam os nveis mais baixo e mais alto, respectivamente. Contudo, metanlises de testes controlados randomizados (que combinam dados de testes controlados randomizados independentes) proporcionam um nvel de evidncia ainda mais elevado. Hendriks et al (1999) realizaram estudo com 80 indivduos com mdia de idade de 37 anos, no qual uma dosagem de 0,8 de toesteris foi utilizada durante 3,5 semanas, a m de se vericar o efeito desta quantia na reduo dos nveis de LDL-colesterol. Como resultado, observaram uma reduo de 8% na concentrao de LDL-colesterol em relao ao grupo placebo. Outro estudo apontou que mesmo os baixos nveis de toesteris naturalmente presentes no leo de milho obtidos em uma s refeio (0,15 a 0,3 g por dia) podem ajudar a reduzir a absoro de colesterol (Ostlund, 2002). Assim, o efeito aditivo de diversas fontes de toesteris na dieta uma maneira potencialmente importante de ajudar a reduzir os lipdios plasmticos na populao. Numerosos estudos conrmaram que os esteris livres, quando ingeridos numa concentrao de no mnimo 0,8 g por dia, so
7

toesteris de aproximadamente 100 mg, concentrao muito aqum da recomendada para que algum efeito seja percebido na reduo do colesterol. A pesquisa ainda
apontou que os toesteris ingeridos eram provenientes principalmente de alimentos como legumes, verduras, cereais, sementes e frutas (Martins et al., 2013).

Tabela 1

Estudos desenvolvidos sobre a ingesto de toesteris de fontes naturais


LOCAlIDADE CONSUMO REFErNCIA

Reino Unido Holanda China EUA Reino Unido e Holanda Finlndia Espanha Estudo de sete pases

158 mg/dia 285 mg/dia 322 mg/dia 250 mg/dia 200 mg/dia 407 mg/dia 276 mg/dia Variao de ingesto de 170 mg a 358 mg/dia em trabalhadores ferrovirios

Morton et al., 1995 Normen et al., 2001 Han et al.,2007 Ling & Jones, 1995 European Union, 2000a Valsta et al., 2004 Jimenez-Escrig et al., 2006 deVries et al., 1997

capazes de inibir a absoro intestinal de colesterol e, assim, reduzir os nveis de colesterol plasmtico em aproximadamente 10%. A faixa aproximada de reduo do colesterol varia entre 5% e 20%, dependendo de diversos fatores, como os nveis basais de colesterol dos indivduos e a matriz carreadora dos esteris (Jones & Raeini-Sarjaz, 2001). O FDA dos Estados Unidos conrmou esse efeito benco aps uma extensa e abrangente reviso da
8

literatura cientca existente. A reviso do FDA serviu como base para a alegao de sade quanto aos steres de toesterol/estanol autorizada para os Estados Unidos (65 Federal Register, 2000). Em estudo, Clifton et al. (2004) concluram que os nveis de colesterol total e LDL-colesterol tiveram uma reduo signicativa atravs do consumo de alimentos adicionados de toesteris, que totalizavam 1,6 g/dia. Nesse

estudo, quando comparado ao grupo controle, o grupo que consumiu leite contendo toesteris apresentou redues de 8,7% nas concentraes de colesterol total e de 15,9% nas concentraes de LDL-colesterol, enquanto o grupo que consumiu iogurte com toesteris demonstrou uma reduo de 5,6% e 8,6% nos nveis de colesterol total e LDL-colesterol, respectivamente (Clifton et al., 2004). Thomsen et al. (2004) conduziram um estudo tipo cross over de 3 intervenes com 71 pacientes hipercolesterolmicos e demonstraram quando comparado ao grupo controle uma reduo nos nveis de LDL-colesterol de 7,13% para o Grupo 1 (composto lcteo com 1,2 g de toesteris adicionados) e, por m, de 9,59% para o Grupo 2 (composto lcteo com 1,6 g de toesteris adicionados). Assim, vericou-se, nesse estudo, que a ingesto de cerca de 1 g de toesteris tambm pode apresentar benefcios na reduo do LDL-colesterol. Meta-anlise realizada por AbuMweis et al. (2008) tambm evidenciou que o consumo de alimentos adicionados de toesteris em concentrao abaixo de 1,5 g por dia j apresenta efeito redutor nos nveis de LDL-colesterol em 0,25 mmol. Law (2000) analisou 20 testes clnicos randomizados das propriedades redutoras de colesterol da margarina enriquecida com toesterol, concluindo que 2 g de toesterol ou estanol acrescentados poro diria de margarina reduziram o colesterol LDL no soro em 0,54 milimol/l em pessoas com idade entre 50-59 anos; em 0,43 milimol/l em pessoas com 40-49 anos de idade; e em 0,33 milimol/l

em pessoas com 30-39 anos de idade. Assim, a capacidade redutora de LDL-colesterol dos toesteris ainda mais pronunciada em adultos de idade mais avanada. Dados combinados de diversos testes clnicos tambm demonstram o efeito dose-resposta dos toesteris sobre LDL-colesterol no soro, com efeito mximo em torno de 2 a 2,5 g de equivalentes de esterol por dia (Law, 2000; Ostlund, 2002). Na maior metanlise existente at o momento, Katan et al. (2003) revisaram 41 testes clnicos concebidos para avaliar a eccia redutora de LDL-colesterol dos toesteris. Essa reviso concluiu que 2 g de toesteris/equivalente de toesterol por dia reduziram o LDL-colesterol em 10%. J a ingesto diria de 2 a 3 g/dia de toesteris est associada a uma reduo de 10% a 15% nos nveis de LDL-colesterol, embora as concentraes de HDL-colesterol e triglicrides no se alterem (Lottenberg et al., 2009; Martins et al., 2013). A pesquisa cientca sobre a eccia dos toesteris abrange todo o espectro de abordagens experimentais dos estudos in vitro a testes clnicos controlados randomizados duplo-cegos. E, conforme apresentado, revises publicadas de testes clnicos demonstram, por meio de evidncias consolidadas, a eccia dos tosteris na reduo das concentraes de colesterol plasmtico total e de LDL-colesterol (Jones & Raeini-Sarjaz, 2001; Ostlund, 2002).

Concluses
Uma avaliao integral das informaes nutricionais que se tornaram disponveis recentemente permite concluir, no que tange eccia dos toesteris na reduo da absoro de colesterol e, portanto, na reduo dos nveis de colesterol sanguneo: A eccia dos toesteris na reduo do colesterol plasmtico est plenamente estabelecida (Jones & Raeini-Sarjaz, 2001; Hallikainen et al., 2000a.; Weststrate & Meijer,1998; Hallikainem et al., 2000b; Law, 2000; Ostlund, 2002; Katan et al., 2003). Os steres de toesterol, os steres de etanol e as misturas de esterol livre e estanol apresentam capacidades semelhantes de reduo da concentrao de LDL-colesterol em circulao. Isso contrasta com testes mais antigos que indicaram maior eccia do estanol ou de misturas de ster estanol (Jones & Raeini Sarjaz, 2001; Hallikainen et al., 2000b). Quando adequadamente solubilizados, os toesteris livres so to ecazes na reduo do LDL-colesterol quanto os toesteris estericados (Weststrate & Meijer, 1998; Hallikainen et al., 2000b). Ingerir de 1 a 3 g de toesteris e seus derivados estericados pode levar a quedas signicativas do colesterol tanto total quanto LDL dentro de aproximadamente 3,5 semanas (Jones & Raeini-SArjaz, 2001; Tammi et al., 2000). Alimentos adicionados de toesterol no precisam ser consumidos em todas as refeies, independentemente do contedo de colesterol da refeio. O efeito benco dos toesteris no intestino perdura por diversas horas (Plat et al., 2000).

10

Estudos clnicos Ensaio 1 Efeitos do consumo de iogurte adicionado

de esteris vegetais sobre os lipdios sricos em pacientes com hipercolesterolemia moderada


Objetivo Avaliao do efeito do consumo de um iogurte adicionado de 1 a 2 g de toesteris sobre os lipdios sricos, transaminases, vitaminas e variao hormonal em pacientes com hipercolesterolemia primria moderada. Mtodos Trinta pacientes randomizados foram divididos em dois grupos de estudo: um para o consumo de iogurte de baixo teor de gordura e baixa lactose adicionado de 1 g de esteris; um segundo grupo, com consumo de iogurte com baixo teor de gordura e baixa lactose, ambos por um perodo de quatro semanas. Aps um perodo de observao de duas semanas, foi realizado um cross over por um perodo de quatro semanas adicionais de consumo. Na sequncia, aps o perodo de observao de quatro semanas de consumo, 11 pacientes receberam tratamento com 2 g de toesterol adicionado ao iogurte em uma segunda parte do estudo por um perodo de oito semanas. Resultados O iogurte adicionado de toesteris reduziu signicativamente, em efeito dose-resposta, os nveis sricos de colesterol total e LDL-colesterol:HDL-colesterol (P<0,001), ao passo que no foram observadas alteraes nos nveis de HDL-colesterol e triacilgliceris em ambas as partes do estudo. Houve uma discreta, mas estatisticamente no signicativa, diferena nos nveis sricos de transaminase, vitaminas e hormnios.

Concluses Para concluir, iogurtes de baixo teor de gorduras adicionados de toesteris podem contribuir efetivamente para a reduo das concentraes de colesterol total e LDL-colesterol em pacientes com hipercolesterolemia primria moderada.
Os resultados deste estudo foram publicados em 2001 (Volpe, R. et al., 2001).

11

Ensaio 2 Efeito dos toesteris alimentares

sobre o perl lipdico do soro em pacientes com hipercolesterolemia leve a moderada


Local Center of Clinical and Basic Research, Ballerup Byvej 222, 2750 Ballerup, Dinamarca, juntamente com Nestl Research Center, Nestec LTD, Vers chez les Blanc, P.O.Box 44, 1000 Lausanne 26 Sua. Objetivo Determinar o efeito dos toesteris no estericados, no hidrogenados (toesteris livres) solubilizados em leite adicionado de leo vegetal sobre a lipoprotena de baixa densidade (LDL) do soro de pacientes com hipercolesterolemia leve a moderada. Mtodos O trabalho foi realizado com ensaio em trs braos, duplo-cego, randomizado e controlado por placebo. Foram utilizados 500 ml de um produto lcteo, com ou sem a adio de toesteris livres nos trs grupos: 0 g/dia no grupo placebo (P); 1,2 g/dia no grupo (A); e 1,6 g/dia no grupo (B). Os pacientes foram aleatoriamente vinculados a uma a trs sequncias de tratamento diferente. Cada perodo de tratamento foi de 4 semanas e a durao total do estudo foi de 12 semanas. No total, foram avaliados 138 pacientes. Resultados Do total dos pacientes envolvidos, 71 chegaram a concluir o estudo. O produto lcteo foi bem tolerado, sem diferena em relao aos efeitos colaterais relatados pelos grupos. A reduo mdia do LDL-colesterol se comparada do grupo placebo foi de (mdia +- DP) 7,13 +- 12,31% grupo (A) e 9,59 +- 12% grupo (B), (p< 0,0001). Foi demonstrado um decrscimo signicativo do colesterol total nos dois grupos de tratamento, com (P< 0,0001 ). No houve diferena signicativa entre os efeitos das duas dosagens de tratamento. Os nveis de colesterol HDL, triglicrides e Lp (a) no foram afetados pelo tratamento com toesterol livre. O a-tocoferol (vitamina E), o betacaroteno e a lutena do soro diminuram, porm somente aps a ingesto de 1,6 g/dia de toesteris e o a-tocoferol tambm diminuiu aps 1,2 g/dia de toesteris. Mas quando essas vitaminas lipossolveis foram padronizadas com o LDL-colesterol, no houve diferena em relao aos valores na linha-base, seja aps o leite controle, seja aps os leites adicionados de toesteris. Concluses O tratamento com toesteris no estericados, no hidrogenados (toesteris livres) solubilizados em leite reduziu signicativamente o LDL-colesterol e o colesterol total em pacientes com hipercolesterolemia. Trata-se de uma demonstrao clara de um efeito redutor de colesterol resultante do acrscimo de toesteris a um alimento com baixo teor de gordura.
12 Os resultados desse estudo foram publicados em 2004 (Thomsem et al., 2004).

Ensaio 3 Fitoesteris no estericados

solubilizados em leite com baixo teor de gordura inibem a absoro de colesterol: um estudo de duplo-cego cruzado com istopo estvel

Local Nestl Research Center, Nestec LTD, Vers-chez-les-Blanc, P.O.Box 44,1000 Lausanne 26 Sua. Objetivo Os componentes na membrana dos glbulos de gordura do leite facilitam a absoro do colesterol e podem diminuir a ecincia dos toesteris nessa matriz alimentar. O estudo foi conduzido para determinar se toesteris adequadamente solubilizados em leite inibem a absoro em indivduos do sexo masculino. Mtodos Primeiro, foi realizada uma srie de caracterizaes fsicas e funcionais in vitro para garantir que os toesteris no estericados estivessem adequadamente solubilizados e fossem capazes de inibir o aumento de colesterol em clulas Caco-2. Em seguida, a inibio da absoro de colesterol foi avaliada em 16 homens adultos com hipercolesterolemia leve (colesterol inicial 226-335 mg/dL) consumindo toesteris no estericados no leite. Os indivduos consumiram leite controle ou 1,8 g de esteris puros/dia em duas pores de leite de 250 ml, por dois perodos de seis dias, num ensaio duplo cego cruzado. A absoro de colesterol foi avaliada com base na razo de enriquecimento isotpico plasmtico do colesterol administrado oralmente em relao ao colesterol administrado por injeo intravenosa. Resultados A absoro de colesterol foi reduzida de 70,1 +- 4,2% e 41,1 +- 4,0%, respectivamente para o grupo que consumiu leite contendo toesterol e para o grupo controle (P< 0,001).

Concluses Esses resultados demonstram que os toesteris no estericados solubilizados adequadamente numa matriz lctea inibem signicativamente a absoro de colesterol em homens com hipercolesterolemia.
Os resultados desse estudo foram publicados em 2003 (Pouteau et al., 2003).

13

Tendo em vista o foco em Nutrio, Sade e Bem-Estar, a Nestl desenvolveu a linha de produtos Nestl ActiCol, com iogurtes e composto lcteo com adio de toesteris.
Composto Lcteo Nestl ActiCol
O ingrediente ativo uma mistura de toesteris no estericados, no hidrogenados, denominados toesteris livres. O ingrediente usado numa concentrao que favorece o aumento da ingesto de toesteris livres muito acima da fornecida por uma dieta tpica de fontes naturais como frutas e vegetais. Os toesteris livres so adicionados em uma concentrao de 0,24%. O consumo de uma unidade de iogurte (75 g) ou duas pores (200 ml cada) de composto lcteo por dia proporcionar a ingesto de 1,1 g e 1,2 g de toesteris, respectivamente. Dessa maneira, segundo testes clnicos, possvel que haja a reduo de 6,7% do colesterol total e de 11% do LDL-colesterol com o consumo regular do iogurte (Volpe et al., 2001). E, no caso do composto lcteo, a reduo pode ser de 7% no LDL-colesterol (Thomsen et al., 2004). Quando utilizado como parte de uma alimentao equilibrada, baixa em gorduras saturadas e colesterol, Nestl ActiCol ajuda na reduo da absoro do colesterol. DESCRIO DO PRODUTO Composto lcteo com toesteris e leos vegetais. INGREDIENTES Leite desnatado, maltodextrina, lactose, toesteris, carbonato de clcio, leo de canola, leo de milho, vitaminas (C, E e D), emulsicante lecitina de soja e espessante carragena. NO CONTM GLTEN. CARACTERSTICAS NUTRICIONAIS Rico em clcio e vitaminas C e E. ALEGAO FUNCIONAL Os toesteris auxiliam na reduo da absoro de colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentao equilibrada e hbitos de vida saudveis. (ANVISA, 2008). 200 ml de Nestl ActiCol contm 0,6 g de toesteris.
INFORMAO NUTRICIONAL
Poro de 25 g* (2 colheres de sopa)

Uma ampla gama de evidncias cientcas, inclusive testes clnicos realizados pela Nestl comprova a segurana e eccia dos toesteris livres na reduo do colesterol plasmtico.
14

Quantidade por poro Valor energtico 100 kcal = 420 kJ Carboidratos 16 g Protenas 5,0 g Gorduras totais 1,7 g Gorduras saturadas 0g Gorduras trans 0g Fibra alimentar 0g Sdio 83 mg Clcio 375 mg Vitamina C 20 mg Vitamina E 3,8 mg a TE Vitamina D 0,75 g

% VD (**) 5% 5% 7% 3% 0% *** 0% 3% 38% 44% 38% 15%

* Frao suciente para preparar 200 ml. ** % Valores dirios de referncia com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Seus valores dirios podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energticas. *** VD no estabelecido.

Iogurte Nestl ActiCol Abacaxi


DESCrIO DO PrODUTO Iogurte parcialmente desnatado com suco de abacaxi e toesteris. INGrEDIENTES Leite reconstitudo parcialmente desnatado, preparado de abacaxi (gua, xarope de acar, suco concentrado de abacaxi, acar, amido modicado, acidulante cido ctrico, espessantes carragena, goma guar e goma xantana, conservador sorbato de potssio e aromatizante), xarope de acar, steres de toesterol e fermento lcteo. NO CONTM GLTEN. AlEGAO FUNCIONAl Os toesteris auxiliam na reduo da absoro de colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentao equilibrada e hbitos de vida saudveis (ANVISA, 2008). Cada poro de 75 g contm 1,1 g de toesteris. O consumo recomendado de 1 poro diria (75 g).
Informao nutricional
75 g (1 unidade)***

Iogurte Nestl ActiCol Morango


DESCrIO DO PrODUTO Iogurte parcialmente desnatado com polpa de morango e toesteris. INGrEDIENTES Leite reconstitudo parcialmente desnatado, preparado de morango (gua, xarope de acar, polpa de morango, acar, amido modicado, aromatizante, acidulante cido ctrico, espessantes carragena, goma guar e goma xantana e conservador sorbato de potssio), xarope de acar, steres de toesterol e fermento lcteo. NO CONTM GLTEN. AlEGAO FUNCIONAl Os toesteris auxiliam na reduo da absoro de colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentao equilibrada e hbitos de vida saudveis (ANVISA, 2008). Cada poro de 75 g contm 1,1 g de toesteris. O consumo recomendado de 1 poro diria (75g).
Informao nutricional
75 g (1 unidade)***

Quantidade por embalagem Valor energtico 70 kcal = 294 kJ Carboidratos 11 g Protenas 1,9 g Gorduras totais 2,2 g Gorduras saturadas 0g Gorduras trans no contm Fibra alimentar 0g Sdio 27 mg

% VD (*) 4% 4% 3% 4% 0% ** 0% 1%

Quantidade por embalagem Valor energtico 71 kcal = 298 kJ Carboidratos 11 g Protenas 1,9 g Gorduras totais 2,3 g Gorduras saturadas 0g Gorduras trans no contm Fibra alimentar 0g Sdio 29 mg

% VD (*) 4% 4% 3% 4% 0% ** 0% 1%

* % Valores dirios de referncia com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Seus valores dirios podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energticas. ** VD no estabelecido. *** A poro de referncia para Iogurte de 200 g.

* % Valores dirios de referncia com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Seus valores dirios podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energticas. ** VD no estabelecido. *** A poro de referncia para Iogurte de 200 g.

Pessoas com nveis elevados de colesterol devem procurar orientao mdica. Os toesteris no fornecem benefcios adicionais quando consumidos acima de 3 g/dia. O produto no adequado para crianas abaixo de cinco anos, gestantes e lactentes. (ANVISA, 2008)
15

refer ncias

65 Federal Register 54685. 8th September 2000. Food Labeling: health claims; plant sterol/stanol esters and coronary heart disease; interim nal rule AbuMweis SS, Barake R, Jones PHJ. Plant sterols/stanols as cholesterol lowering agents: A meta-analysis of randomized controlled trials. Food & Nutr. 2008: 1-17. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA). Alimentos com Alegaes de Propriedades Funcionais e ou de Sade, Novos Alimentos/Ingredientes, Substncias Bioativas e Probiticos. 2008. Disponvel em: [http://www.anvisa.gov.br/alimentos/ comissoes/tecno_lista_alega.htm]. Acesso em Mar/ 2013. CDC. Vital signs: prevalence, treatment, and control of high levels of low-density lipoprotein cholesterol. United States, 19992002 and 20052008. MMWR. 2011;60(4):10914. Clifton PM, Noakes M, Sullivan D, Erichsen N, Ross D, Annison G et al. Cholesterol-lowering effects of plant sterol esters differ in milk, yoghurt, bread and cereal. Eur. J. Clin. Nutr. 2004; 58(3): 503-9. deVries, J.H.M., A. Jansen, D. Kromhout, P. van de Bovenkamp, W.A. van Staveren, R.P. Mensink, and M.D. Katan. 1997. The fatty acid and sterol content of food composites of middle-aged men in seven countries. J. Food Comp. and Anal., 10: 115-141.

European Union. 2000a. Opinion of Scientic Committee on Food on a request for the safety assessment of the use of phytosterol esters in yellow fat spreads. European Commission: Health an Consumer Protection Directorate General, Brussels, 6th April 2000. Freitas JB, Naves MMV. Composio qumica de nozes e sementes comestveis e sua relao com a nutrio e sade: [reviso]. Rev. Nutr. 2010; 23(2): 269-79. Gould AL, Rossoouw JE, Santanello NC, Heyse JF, Furberg ED. Cholesterol reduction yields clinical benet: impact of stastin trials. Circulation 1998; 97: 946-52. Hallikainen, M.A., E.S. Sarkkinen and M.I.J. Uisitupa. 2000a. Plant stanol esters affect serum cholesterol concentrations of hypercholesterolemic men and women in a dose-dependent manner. Journal of Nutrition, 130: 767-776. Hallikainen, M.A., E.S. Sarkkinen, H. Gylling, A.T. Erkkil and M.I.J. Uisitupa. 2000b. Comparison of the effect of plant sterol ester and plant stanol ester-enriched margarines in lowering serum cholesterol concentrations in hyperchoclesterolemic subjects on a low-fat diet. European Journal of Clinical Nutrition, 54: 715-725. Han J, Yang Y, Feng M,Wang G. Analysis of phytosterols contents in Chinese plant food and primary estimation of its intake of people. Wei Sheng Yan Jiu 2007;36:3015.

16

refer ncias

Hendriks HF, Weststrate JA, van Vliet T, Meijer GW. Spreads enriched with three different levels of vegetable oil sterols and the degree of cholesterol lowering in normocholesterolaemic and mildly hypercholesterolaemic subjects. Eur J Clin Nutr 1999; 53(4): 319-327. Hepburn, P.A., S.A. Horner and M.Smith. 1999. Safety evaluation of phytosterolesters. Part 2. Subchronic 90-day oral toxicity study on phytosterol-esters a novel functional food. Food and Chemical Toxicology, 37: 521-532. Jimenez-Escrig AJ, Santos-Hidalgo AB, Saura-Calixto F. Common sources and estimated intake of plant sterols in the Spanish diet. J Agric Food Chem. 2006;54:346271. Jones, P.J. and M. Raeini-Sarjaz. 2001. Plant sterols and their derivatives: The current spread od results. Nutrition Reviews, 59: 21-24. Katan, M.B., S.M. Grundy, P. Jones, M. Law, T. Miettinen and R. Paoletti. 2003. Efcacy and safety of plant stanols and sterols in the management of blood cholesterol levels. Mayo Clinic Proceedings, 78: 965-978. Law, M. 2000. Plant sterol and stanol margarines and health. British Medical Journal, 320: 861-864. Ling, W.H. and P.J.H. Jones, 1995. Dietary phytosterols: a review of metabolism, benets and side effects. Life Sciences, 57: 195-206.

Lottenberg AMP, Bombo RPA, Ilha A, Nunes VS, Nakarandake ER, Quinto CR. Do Clinical and Experimenta Investigations Support na Antiatherogenic Role for Dietary Phytosterols/ Stanols? Life. 2012; 64 (4): 296-306. Lottenberg AMP, Nunes VS, Nakandakare ER, Neves M, Bernik M, Santos JE, Quinto ECR . Ecincia dos steres de Fitoesteris Alimentares na Reduo dos Lpides Plasmticos em Hipercolesterolmicos Moderados. Arq. Bras. Cardiol. 2002; 79(2): 139-42. Martins CM, Fonseca FA, Ballus CA, Figueiredo-Neto AM, Meinhart AD, Teixeira de Godoy H, Izar MC. Common sources and composition of phytosterols and their estimated intake by the population in the city of So Paulo, Brazil. Nutrition. 2013: 1-7. Ministrio da Sade (MS). Preveno Clnica de Doenas Cardiovascular, Cerebrobrovascular e Renal Crnica. Braslia: Ministrio da Sade (MS); 2006. Ministrio da Sade - Secretaria de Vigilncia Sade. Plano de aes estratgicas para o enfrentamento das doenas crnicas no transmissveis no Brasil, 2011-2022. 2005.

17

refer ncias

Morton, G.M., S.M. Lee, D.H. Buss, and P. Lawrence. 1995. Intakes and major dietary sources of cholesterol and phytosterol in the british diet. Journal of Human Nutrition and Dietetivs, 8: 429-440. National Cholesterol Education program. 2001. Third Report of the expert Panel on Detection, Evaluation and Treatment of High Blood Cholesterol in Adults (Adult Treatment Panel III), National heart, Lung and Blood Institute, national Institutes of health. (http://rover2.nhlbi.nih.gov/guidelines/ cholesterol/). Normen L, Dutta P, Lia A, Andersson H. Soy sterol esters and beta-sitostanol ester as inhibitors of cholesterolabsorption in human small bowel. Am J Clin Nutr 2000; 71: 908-913. Normen AL, Brants HA, Voorrips LE, Andersson HA, van den Brandt PA, Goldbohm RA. Plant sterol intakes and colorectal cancer risk in the Netherlands Cohort Study on Diet and Cancer. Am J Clin Nutr 2001; 74: 1418 Organizao Mundial da Sade (OMS). Cardiovacular Diseases (CVDs). Fact Sheet n 317; 2011. Disponvel em: <http://www. who.int/mediacentre/factsheets/fs317/en/ index.html>. Ostlund, R.E. 2002. Phytosterols in human nutrition. Annual Reviews Nutrition, 22: 533-549.

Plat, J., E.N.M. van Onselem, M.M.A. van Heugten and R.P. Mensink. 2000. Effect on serum lipids, lipoproteins and fat solubre antioxidant concentrations of consumption frequency of margarines and shortenings enriched with plant sterols. European Journal of Clinical Nutrition, 54: 671-677. Ponteau, E.B., I.E. Monnard, C. PiguetWelsch, M.J.A. Groux, L. Sagalowicz and A. Berger. 2003. Non- esteried plant sterols solubilized in low fat milks inhibit cholesterol absorption European Journal of Nutrition, 42: 154-164. Qulez J, Garca-Lorda P, Salas-Salvad J. Potencial uses and benets of phytosterols in diet: present situation and future directions. Clin. Nutr. 2003; 22(4): 34-51. Richelle M, Enslen M, Hager C, Groux M, Tavazzi I, Godin JP et al. Both free and esteried plant sterols reduce cholesterol absorption and the bioavailability of -carotene and -tocopherol in normocholesterolemic humans. Am. J. Clin. Nutr. 2004; 80(1): 171-7. Sartorelli DS, Franco LJ. Tendncias do diabetes mellitus. Cad. Sade Pblica. 2003; 19(Supl. 1): S29-S36. Cad. Sade Pblica, Rio de Janeiro, 19(Sup. 1):S29-S36, 2003. Tammi, A., T. Rnnemaa, H. Gylling, L. RaskNissil, J. Viikari, J. Twominen, K. Pulkki, O. Simell. 2000. Plant stanol ester margarine lowers serum total and low-density lipoprotein cholesterol concentrations of healthy children: The STRIP project. Journal of Pediatrics, 136: 503-510.

18

refer ncias

Thomsen AB, Hansen HB, Christiansen C, Green H, Berger A. Effect of free plant sterols in low-fat milk on serum lipid prole in hypercholesteromelic subjects, European Journal of Clinical Nutrition. 2004; 58: 860-70. Valsta LM, Lemstrm A, Ovaskainen ML, Lampi AM, Toivo J, Korhonen T, Piironen V. Estimation of plant sterol and cholesterol intake in Finland: quality of new values and their effect on intake. Br J Nutr. 2004;92:6718. Volpe, R., L. Nittynen, R. Korpela, C. Sirtori, A. Bucci, N. Fraone and F. Pazzucconi. 2001. Effects of yoghurt enriched with plant sterols on serum lipids in patients with moderate hypercholesterolaemia. British Journal of Nutrition, 86: 233-239. Von Bergmann K, Sudhop T, Ltjohann D. Cholesterol and Plant Sterol Absorption: Recent Insights. Am J Cardiol 2005; 96(suppl):10D14D. Waalkens-Berendsen, D.H., A.P.M. Wolterbeek, M.V.W. Wijnands, M. Richold and P.A. Hepburn.. 1999. Safety evaluation of phytosterol esters. Part 3. Twogeneration reproduction study in rats with phytosterol esters a novel functional food. Food and Chemical Toxicology, 37: 683-696. Weihrauch, J.L. and J.M. Gardner. 1978. Sterol content of foods of plant origin. Journal of the American Dietetic Association, 73: 39-47.

Weststrate, J.A. and G.W. Meijer. 1998. Plant sterol-enriched margarines and reduction of plasma total and LDL-cholesterol concentrations in normocholesterolaemic and mildly hypercholesterolaemic subjects. European Journal of Clinical Nutrition, 52: 334-343.

19

NOTA IMPORTANTE: O aleitamento materno a melhor opo para a alimentao do lactente proporcionando no somente benefcios nutricionais e de proteo, como tambm afetivos. fundamental que a gestante e a nutriz tenham uma alimentao equilibrada durante a gestao e amamentao. O aleitamento materno deve ser exclusivo at o sexto ms e a partir desse momento deve-se iniciar a alimentao complementar mantendo o aleitamento materno at os 2 anos de idade ou mais. O uso de mamadeiras, bicos e chupetas deve ser desencorajado, pois pode prejudicar o aleitamento materno e dicultar o retorno amamentao. No caso de utilizao de outros alimentos ou substitutos de leite materno, devem-se seguir rigorosamente as instrues de preparo para garantir a adequada higienizao de utenslios e objetos utilizados pelo lactente, para evitar prejuzos sade. A me deve estar ciente das implicaes econmicas e sociais do no aleitamento ao seio. Para uma alimentao exclusiva com mamadeira ser necessria mais de uma lata de produto por semana, aumentando os custos no oramento familiar. Deve-se lembrar me que o leite materno no somente o melhor, mas tambm o mais econmico alimento para o beb. A sade do lactente pode ser prejudicada quando alimentos articiais so utilizados desnecessria ou inadequadamente. importante que a famlia tenha uma alimentao equilibrada e que, no momento da introduo de alimentos complementares na dieta da criana ou lactente, se respeitem os hbitos culturais e que a criana seja orientada a ter escolhas alimentares saudveis. Em conformidade com a Lei 11.265/06; Resoluo ANVISA n 222/02; OMS - Cdigo Internacional de Comercializao de Substitutos do Leite Materno (Resoluo WHA 34:22, maio de 1981); e Portaria M.S. n 2.051 de 08 de novembro de 2001.

Desenvolvido por: Diviso de Comunicao ao Consumidor Unidade Estratgica Wellness Material destinado exclusivamente a prossionais de sade Distribuio proibida a consumidores Nestl Brasil, 2013
UEW 02 04 13

You might also like