You are on page 1of 66

ISSN 0101-5532

GOVERNADOR DO ESTADO Wellington Dias SECRETRIO DO PLANEJAMENTO Srgio Gonalves de Miranda FUNDAO CEPRO Presidente Oscar de Barros Sousa GERNCIA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOCIOECONMICAS Carlos Lima GERNCIA ADMINISTRATIVA FINANCEIRA Natildes Lima Verde GERNCIA DE ESTATSTICA E INFORMAO Elias Alves Barbosa PUBLICAES Almir Cassimiro Queiroga

CARTA CEPRO: Publicao semestral, criada em 1974 DIRETOR-GERAL Oscar de Barros Sousa DIRETOR EXECUTIVO Almir Cassimiro Queiroga CONSELHO EDITORIAL Almir Cassimiro Queiroga Carlos Lima Elias Alves Barbosa Joana D'arc Fortes P. Barbosa Rosrio de Ftima F. Bacelar PRODUO/REDAO/EDIO Ana Cludia Amorim Barbosa RP - 1212 - DRT - PI Smia Danielle C. Menezes RP - 1260 - DRT - PI COLABORAO Hlcio Ferreira Srgio Fontenele CONSULTORIA Jairo Gomes Arajo COPIDESQUE (REVISO) Almir Cassimiro Queiroga CHECAGEM DA REVISO Ilma Arajo Vras e Silva Teresa Cristina Moura Arajo Nunes Eva Maria Evangelista Leal CORREO DA DIGITAO Maria das Graas Nunes Osternes Programao Visual Ecltica!

CORRESPONDNCIA FUNDAO CEPRO BIBLIOTECA PDUA RAMOS Av. Miguel Rosa, 3190/Sul CEP: 64001-490 TeresinaPI Fones: (86) 3221-1415 / 3221-5599 Fax: (86) 3221-5846 cepro@seplan.pi.gov.br www.pi.gov.br/cepro

permitida a reproduo total ou parcial dos artigos desta revista, desde que mencionada a fonte. Os artigos assinados no refletem, necessariamente, o ponto de vista da Fundao CEPRO.

v.24, n. 1, 2007

v.24, n. 1, 2007

Sumrio
ESPAO CEPRO ENTREVISTA
Srgio Mamberti

7
09 12 16 24 28 30 37
38
A legislao brasileira define patrimnio cultural como bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referncia identidade, ao, e memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Vemos que o patrimnio cultural de fundamental importncia para a memria, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas. Diante disso, a pedido da Fundao Cultural do Estado (Fundac), nesta 24 edio da Revista Carta Cepro, a Fundao Cepro faz um recorte e traz informaes sobre o nosso patrimnio cultural imaterial que engloba todas as formas tradicionais e populares de cultura, transmitidas oralmente ou por gestos, as quais, com o passar do tempo, so modificadas pelo processo de recriao coletiva. Traz ainda um debate sobre identidade cultural, que o sentido de saber se reconhecer. Um sentimento de identidade de um grupo ou cultura, ou de um indivduo, na medida em que ele influenciado pela sua pertena a algum desses segmentos. Na identidade cultural, a influncia do meio modifica totalmente um ser, j que nosso mundo repleto de inovaes e caractersticas temporrias, os chamados modismos. Uma pessoa que nasce em um lugar absorve todas as caractersticas deste, porm se ela for submetida a uma cultura diferente por muito tempo ela adquirir caractersticas do local onde est agregada. No passado as identidades eram mais conservadas devido falta de contato entre culturas diferentes, porm, com a globalizao, isso mudou fazendo com que as pessoas interagissem mais, entre si e com o mundo ao seu redor. O importante que devemos respeitar todos os tipos de identidades, pois protegendo os patrimnios culturias locais e regionais, estaremos protegendo nosso patrimnio mundial.

PATRIMNIO CULTURAL IMATERIAL


Identidade, ao e memria dos diferentes grupos da sociedade brasileira

ARTESANATO
Potencialidades do Piau geram renda

FESTA POPULAR
Pesquisa revela caracterstica local dos folguedos

DEBATE CARTA CEPRO


Identidade cultural do Piau

ARTIGOS
1 - Trilhas e enredos no imaginrio social de serto no Piau
Maria Dione Carvalho Moraes

2 - Identidade cultural, ritual e cidadania consideraes preliminares acerca dos festivais de arte no Piau
Fabiano Gontijo

50

3 - A importncia socioambiental da bacia hidrogrfica do rio Poty na formao da identidade cultural piauiense
Benedito Rubens Luna de Azevedo

54

4 - Religiosidade e cidade: o santurio de Santa Cruz dos Milagres-PI


Srgio Romualdo Lima Brandim

60

Oscar de Barros Sousa


v.24, n. 1, 2007 Presidente da Fundao Cepro

Carta CEPRO, Teresina, Fundao CEPRO v.1 nov. 1974 A periodicidade varia ISSN 0101-5532 A publicao no circulou nos anos de 1979, 1985, 1989-90, 1992-93, 1996-98, 2004, 2006. 1. Situao socioeconmica Piau Peridicos. 2. Economia do Piau Peridicos. I. Fundao CEPRO. CDU 308+338 (812.2) (05)

9
Jornalismo Econmico
Frases de agradecimentos, elogios e pedidos por mais realizaes de encontros com profissionais de reas estratgicas relacionadas ao mundo da economia marcaram o final do curso de Jornalismo Econmico, promovido pela Cepro, em setembro de 2007, e ministrado pelo professor titular da Escola de Comunicaes e Artes da USP, Bernardo Kucinski. A maioria da turma (90%) era formada por jornalistas de redao, assessores de imprensa e estudantes de comunicao, mas o curso despertou o interesse de profissionais de outras reas. Devido ao sucesso do curso, o presidente da Fundao Cepro, Oscar de Barros, j pensa em realizar outras capacitaes profissionais. Estamos estudando a possibilidade de promover uma capacitao sobre estatstica e economia piauiense, j que recebemos essa demanda dos alunos do curso.
Arquivo CEPRO

Brito Jr.

Incluso Social
A Fundao Cepro parceira do Sistema Integrado de Comunicao Meio Norte na coordenao do Prmio Piau de Incluso Social, conferido anualmente a empresas, empreendedores, instituies e organizaes governamentais e no-governamentais, que tenham desenvolvido iniciativas prprias de criao de emprego, gerao de renda, insero social e construo da cidadania entre os piauienses. O Prmio, que est na 3 edio, j faz parte do calendrio de eventos do Estado.

ndice de Desempenho da Gesto Municipal


A Cepro elaborou o ndice de Desempenho da Gesto Municipal (IDGM) com o objetivo de conhecer de modo sistemtico as caractersticas da gesto administrativa do municpio pesquisado. Essa iniciativa resultado da preocupao que o rgo teve em trabalhar com um indicador a partir da avaliao dos seus prprios tcnicos. Isso porque, com a Constituio Federal de 1988, houve a descentralizao administrativa e tributria em favor dos municpios e da institucionalizao do processo de planejamento pblico em mbito local. Conseqentemente, tem aumentado a demanda de informaes sociais e demogrficas para fins de formulao de polticas pblicas municipais. O mestre em economia e pesquisador da Fundao Cepro, Sebastio Carlos, inclusive, teve seu artigo cientfico premiado em 1 lugar no IV Seminrio de Ensino Contbil do Piau, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade. Seu artigo com o tema Anlise de Desempenho Fiscal e de Gesto dos Municpios Piauienses de 2006 tem como base o IDGM, cujo projeto-piloto est sendo executado no Municpio de So Joo do Arraial.
v.24, n. 1, 2007

10

Anurio do Piau
A Cepro, em parceria com o Sistema O Dia de Comunicao, Portal AZ e a P&B Comunicao Ltda., foi a responsvel pela elaborao do Anurio do Piau, publicao que aborda

aspectos fsicos, econmicos, polticos e sociais do Estado. O trabalho direcionado a estudantes, pesquisadores e sociedade em geral, dispondo de acervo fotogrfico e informaes estatsticas relativas aos diferentes segmentos socioeconmicos do Piau.

Comisso de Estudos Territoriais


A Cepro agora faz parte da nova comisso de trabalho da Assemblia Legislativa, que tem como objetivo a reviso dos limites dos municpios do Estado do Piau, tendo, no final, cada municpio, um mapa atualizado e uma nova lei. Tambm integram essa comisso mista o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), Associao Piauiense de Municpios (APPM) e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Piau (Crea-PI); alm dos deputados estaduais Moraes Souza (PMDB), Mauro Tapety (PMDB) e Paulo Martins (PT), sendo este o presidente. A Comisso tem o papel de organizao. Por ter essa natureza, o presidente da Cepro, Oscar de Barros, defendeu que o Governo do Estado tenha em sua estrutura administrativa um rgo responsvel pela execuo daquilo que a comisso decidir, indicando a Cepro.
Arquivo assessoria

Dep. Paulo Martins

CCOM-PI

11
Rede Nacional de Estudos e Pesquisas
A convite da Associao Nacional das Instituies de Planejamento, Pesquisa e Estatstica (Anipes) e do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea), o presidente da Cepro, Oscar de Barros, e o economista do rgo, Sebastio Carlos, estiveram em Braslia, em 24 de outubro deste ano, participando de Oficina de Trabalho com representantes de todas as instituies associadas Anipes e outras instituies de estudos e pesquisas estaduais no associadas. Um dos objetivos da Oficina foi a apresentao das potencialidades e experincias de cada instituio, no sentido de definir a contribuio de cada Instituto para retomar a experincia de uma rede de estudos e pesquisas nacional.

Anipes
Em 2006, mais uma vez, a Cepro protagonizou a histria da estatstica do Piau, ao sediar 11 Encontro da Associao Nacional das Instituies de Planejamento, Pesquisa e Estatstica (Anipes). Durante trs dias (29 e 30 de novembro e 1 de dezembro) instituies de todo o pas discutiram sobre os indicadores socioeconmicos e estatsticos do Brasil. O papel das instituies estaduais e municipais na produo e disseminao de informaes econmicas, sociais, ambientais e cartogrficas no sistema estatstico nacional e como agir em sintonia junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), rgo responsvel pelo censo populacional; e o Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea), instituio vinculada ao Ministrio do Planejamento, foram alguns dos temas abordados.

IQEF ndice de Qualidade do Emprego Formal


A Cepro elaborou o ndice de Qualidade do Emprego Formal (IQEF), cujo objetivo mensurar a evoluo qualitativa do emprego formal, envolvendo o Estado do Piau e a cidade de Teresina com periodicidade anual. A metodologia utilizada a mdia entre os indicadores de rotatividade, escolaridade, salrio mdio e concentrao salarial.

Diagnstico da Juventude
A Cepro vai traar o diagnstico da juventude piauiense. Convnio nesse sentido foi assinado entre o rgo e a recm-criada Coordenadoria Estadual dos Direitos Humanos e da Juventude. A pesquisa vai subsidiar os trabalhos da Coordenadoria durante a Conferncia Estadual da Juventude, que ser realizada em maro de 2008. O convnio com a Fundao CEPRO para conhecermos quem o jovem do Piau um dos pontos importantes nesta fase de institucionalizao da Coordenadoria, pois no podemos agir sobre algo que no conhecemos, disse o coordenador estadual de Direitos Humanos, Alci Marcus.

Qualificao
A partir de 2007, a Cepro conta com dois mestres em seu quadro de servidores efetivos. So eles Elias Barbosa e Marta Gorete que concluram Mestrado em Educao pela UFPI. Com certeza uma conquista importante para os dois e, principalmente, para a Fundao Cepro, afinal, antes dos nmeros, vm os profissionais.

v.24, n. 1, 2007

ENTREVISTA

SRGIO MAMBERTI
O Brasil ainda mantm suas tradies muito vivas nas ruas, evidenciando a fora de nossa diversidade cultural
Nacionalmente conhecido como ator de telenovela, Srgio Mamberti deixa a fico para brilhar no palco da vida real. Como artista, na cultura que ele se identifica, realizando um trabalho singular na Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministrio da Cultura (SID/MinC). Nesta entrevista, ele fala um pouco sobre os avanos e retrocessos dessa rea, cujo debate se faz cada vez mais necessrio na sociedade moderna. Como fazer polticas pblicas para a cultura, levando em considerao a diversidade cultural do Brasil? Mamberti Existe apenas uma maneira de legitimar a construo de polticas pblicas para atender riqueza e complexidade da diversidade cultural brasileira: convocar nacionalmente as figuras representativas de cada um desses segmentos, respeitando sobretudo a pluralidade das nossas manifestaes. Somente assim, aqueles que vivem o cotidiano do fazer cultural podero ter preservadas suas identidades, valorizar e fortalecer o conjunto de suas expresses culturais.
CCOM-PI

Desde o incio de sua primeira gesto frente do Ministrio da Cultura, o ministro Gilberto Gil tem pautado todas as nossas aes na elaborao de metas e parmetros que venham garantir cidadania cultural a todos os brasileiros, a partir de uma plena participao da sociedade em todas as etapas desse processo. Alis, essa tem sido a caracterstica marcante do Governo Lula nos seus dois mandatos: desenvolver e potencializar os avanos de cada setor, oferecendo suporte tcnico e econmico para a promoo e proteo de nossa extraordinria diversidade,

nacional e internacionalmente. Desde o incio, apoiados por representativa consulta nacional e pelo acmulo de discusses com as mais diferentes reas, que resultaram na constituio do Projeto de Cultura do Governo Lula para a candidatura de 2002 A Imaginao a Servio do Brasil, realizamos profundas reformas e reestruturaes em busca de solues para a fragilidade institucional do Ministrio. Reformulamos sua estrutura administrativa, passando inclusive pela reforma inadivel de suas instalaes fsicas, realizamos o seminrio Cultura para Todos, uma discusso

13
de ampla ressonncia nacional sobre o financiamento pblico da cultura. Projetos inovadores como o projeto Cultura Viva e seus Pontos de Cultura, e a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural foram criados com o propsito de completar os espaos vazios da histria, permitindonos vencer o desafio de enfrentar as tarefas compreendidas por esta ampla viso de cultura. O MinC tem hoje na Conveno da Unesco sobre a Proteo e a Promoo das Expresses Culturais, aprovada em 2005 e ratificada pelo Brasil em 2006, seu mais importante instrumento para respaldar uma ao ampla e vigorosa, capaz de valorizar e fortalecer nossa imensa e rica diversidade cultural, caracterstica da condio humana e herana indispensvel para a plena realizao dos indivduos na sociedade. Pensamos e estamos construindo o Ministrio da Cultura no contexto em que o Estado retoma seu papel na sociedade brasileira de rgo formulador e executor de uma poltica cultural para o pas. Alguns artistas piauienses dizem que no se faz mais cultura na rua. O que o senhor acha disso? Mamberti O espao pblico no Brasil contemporneo, particularmente no que diz respeito complexidade da vida nas grandes metrpoles, tem tendido a estreitar-se para as manifestaes culturais em praas e ruas por vrias razes: segurana, dificuldades de mobilizao, a cultura televisiva, sem falar na ausncia de mecanismos e polticas de preservao dessas tradies. Por outro lado, a interferncia do mercado tem descaracterizado festividades como o carnaval em funo do lucro. A cultura no se faz evidentemente apenas nas ruas, mas no Brasil as culturas tradicionais sempre ocuparam as praas e ruas de nossas cidades. Dentro das salas fechadas, com cobrana de ingresso, as manifestaes culturais tm sido acessveis apenas s classes mais privilegiadas, no s pela linguagem como pela questo econmica, que impede as camadas sociais menos favorecidas a fruio desses espetculos. Felizmente, apesar dessa ameaa constante de perdas, o Brasil ainda mantm suas tradies muito vivas nas ruas, evidenciando a fora de nossa diversidade cultural. Temos que ampliar esses horizontes com polticas pblicas que garantam a sua continuidade, para que nossa diversidade se expresse claramente, procurando sobretudo no estabelecer qualquer tipo de hierarquia que discrimine as manifestaes populares como inferiores em relao s manifestaes consideradas eruditas. A cultura brasileira uma mesa farta onde todos podem se servir, desde que seja oportunizada democraticamente a acessibilidade, em todos os seus aspectos e dimenses, desde o apoio produo, circulao, promoo e fruio de servios e bens culturais. Como o senhor avalia o resgate das culturas populares e a produo cultural contempornea, especialmente a que produzida pelos jovens? Mamberti Uma das iniciativas mais importantes da SID/MinC o projeto de Polticas Pblicas para as Culturas Populares. Ele vem sendo construdo desde 2004, quando realizamos oficinas temticas em 15 estados do Brasil, com a participao de mestres e grupos que se dedicam preservao desse patrimnio cultural, de origem ibrica, afro-descendente e indgena, que constitui um dos maiores acervos, tanto do ponto de vista material quanto imaterial, da cultura brasileira. A partir dessas oficinas, realizamos, em 2005, o I Seminrio das Polticas Pblicas para as Culturas Populares, fato reconhecido como histrico, pela riqueza das discusses e manifestaes da diversidade cultural brasileira, que culminaram com a edio de um livro sobre todo o processo e a elaborao do primeiro edital, lanado no final do mesmo ano. Em 2006, realizamos o II Seminrio Nacional, simultaneamente com o I Encontro Sul-Americano de Culturas Populares. nica no mundo, a SID tem despertado a ateno de alguns pases, como o Paraguai, por exemplo, que est em fase de implementao de um departamento para atender complexidade destes temas, dentro do plano de cooperao tcnica entre os dois pases. Comeamos a trabalhar com as culturas populares, com a diversidade sexual, depois com as culturas indgenas; ampliamos para a cultura cigana e agora pretendemos expandir para faixas etrias (criana, adolescente e idosos), para a rea da Sade Mental, para o movimento Hip Hop e para a capoeira. Vamos publicar tambm um guia das culturas populares, que ser uma espcie de catlogo, para voc saber quem quem, o que est fazendo e em que lugar do Brasil. Isso criar condies tambm para que esses artistas sejam solicitados, convidados para participar de eventos, desenvolvendo uma sustentabilidade de suas atividades. Temos trabalhado, tambm, com o Ministrio do Turismo, no que se refere organizao dos roteiros tursticos nacionais, salientando-se a importncia da interface da Cultura com o Turismo. Destaco, ainda, o programa Rede Cultural da Terra, desenvolvido em parceria com o Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, Ministrio do Meio Ambiente e o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra
v.24, n. 1, 2007

14

ENTREVISTA
gital e aprofundamento da democracia, promoveu recentemente em Braslia o I Frum Nacional de Televiso Pblica. Sob o prisma da convergncia, para usar aqui essa imagem das mudanas em curso na economia da televiso e na economia da cultura com a digitalizao das cmeras e equipamentos, a TV Digital, a TV sobre a Internet e a TV porttil no celular e tantas outras possibilidades de transmisso e interatividade, desde o incio de nossa gesto viemos reorientando e projetando um novo modelo de produo cultural para a televiso pblica. Um modelo de gesto interessado em fortalecer a acessibilidade dos brasileiros aos bens culturais produzidos com recursos pblicos. Um modelo interessado em aprofundar os aspectos federativos, ampliando as possibilidades de expresso em todo o territrio, sem prejuzo do potencial das articulaes e programaes em rede nacional. De forma geral a televiso compreendida como o fenmeno global. A realizao plena e qualificada da televiso pblica brasileira, como tem afirmado o ministro Gilberto Gil, uma das agendas estratgicas para o desenvolvimento cultural do Brasil e a consolidao de um pas socialmente justo e antenado nas foras criativas do povo brasileiro. E quanto ao trabalho de resgate da cultura indgena, que tem no Piau uma iniciativa pioneira? Como tem sido sua receptividade? Mamberti Em abril de 2004, participamos, no Recife, do Seminrio Povos Indgenas Olhando para o Futuro, promovido pela Fundao Joaquim Nabuco, quando, pela primeira vez, nos reunimos com algumas lideranas que dele participaram e nos comprometemos a organizar a presena dos povos indgenas no Frum Cultural Mundial (FCM), realizado em So Paulo, em junho do mesmo ano. Foram constitudas trs mesas, consideradas das mais importantes do evento pela riqueza dos depoimentos. Para a implementao das recomendaes constantes do documento gerado no FCM, foi criado, em abril de 2005, por meio de Portaria assinada pelo ministro Gilberto Gil, o Grupo de Trabalho Indgena com ampla representatividade de lideranas indgenas que tem por objetivo discutir e propor polticas pblicas para as culturas dos povos indgenas. Em 2006, como resultado das discusses do GT, foi institudo o I Prmio Culturas Indgenas Edio ngelo Cret, que, por meio de edital, privilegiou o fortalecimento e a proteo das culturas indgenas em todos os seus aspectos e suas dimenses. O interesse gerado pelo concurso ultrapassou todas as nossas expectativas. Numa populao de 750 mil ndios, 504 projetos foram apresentados, oriundos de todo o Brasil, perfazendo um total aproximado de 350 mil ndios, ou seja, praticamente a metade da populao indgena. Foram premiados 82 projetos, atingindo por volta de 60 mil indgenas, o que atesta o xito da iniciativa, sendo que cada etnia vencedora ser contemplada com R$15 mil. Alm do formato da premiao, que minimizou os entraves burocrticos para uma populao que no tem constituio jurdica, inovamos tambm na comunicao. Sensibilizamos os mais variados meios, dentre eles, rdios comunitrias, Rdio Nacional da Amaznia, Hora do Brasil, que nos ajudaram a divulgar o concurso. As inscries puderam ser feitas pela Internet, por cartas, por telefone 0800, VTsDVDs, at mesmo em sua lngua original, de modo que houve uma facilitao para as inscries. A Associao Guarani Tenonde Por, alm de ajudar na divulgao do prmio, foi

(MST). Estamos ampliando nossas parcerias, desta vez com a Comisso Pastoral da Terra, o Movimento do Pequeno Agricultor e a Confederao Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Ainda no temos uma poltica especfica para a juventude, embora em todos os nossos programas e projetos os jovens tenham papel importante, particularmente na cultura Hip Hop e na Capoeira. O senhor acha que hoje os meios de comunicao conseguem atender a essa demanda brasileira que quer saciar-se de cultura popular? Mamberti No h dvida nenhuma que a cultura da televiso cultura popular. cultura de massa, porm veiculada segundo os desgnios do mercado. Seria desejvel que houvesse, nas contrapartidas firmadas para essas concesses, uma produo mais voltada para a valorizao das culturas populares tradicionais e da produo cultural brasileira, para que as emissoras pudessem realmente estar cumprindo seu papel de valorizao da diversidade. A criao de um Sistema Nacional de TVs Pblicas bem como o projeto de regionalizao da produo audiovisual brasileira, que h anos tramita no Congresso e encontra-se parado no Senado Federal, por motivos bvios de interesses das grandes corporaes, viriam atender s demandas de nossa produo independente por todo o Brasil, protegendo e difundindo nossa extraordinria diversidade. Que aes concretas j foram desenvolvidas pelo Governo Federal neste sentido? Mamberti O Ministrio da Cultura, na tentativa de melhor compreender os desafios da televiso pblica brasileira num contexto da revoluo di-

15
CCOM-PI

capacitada para ser nossa parceira nesse trabalho. Os recursos destinados premiao, no valor de mais de 1,2 milho, vieram da Petrobras, empresa patrocinadora do concurso, por meio da Lei Rouanet. Tivemos ainda o apoio inestimvel de outras instituies, como o SESC So Paulo e a Radiobras na divulgao do prmio por todo o pas. Esse conjunto de iniciativas contribuiu para o sucesso do prmio, gerando um riqussimo material grfico e audiovisual que ser transformado num belssimo livro com textos e fotos, a ser lanado em So Paulo no SESC Vila Mariana, em 15 de agosto, com a entrega dos prmios e a presena de 82 etnias e do ministro Gilberto Gil. E a partir deste ano, como vai ser esse trabalho com os indgenas? Mamberti Vamos continuar deba-

tendo e amadurecendo vrias questes, trabalhando em torno de diretrizes e aes propostas e acatadas no GT Indgena, que ser ampliado e transformado num frum permanente, voltado para as culturas indgenas, que participar da elaborao do segundo edital do Prmio Culturas Indgenas, Edio Xico Xucuru, contando com recursos de R$3.500.000,00 provindos da Petrobras. Estamos desenvolvendo, tambm junto Secretaria de Comunicao da Presidncia da Repblica (Secom), a Campanha Nacional de Valorizao das Culturas Indgenas. Com esse trabalho, queremos promover e fortalecer as culturas dos primeiros povos brasileiros, para que possamos, nacionalmente, vencer o preconceito e a discriminao, e nos inteirarmos da profundidade da contribuio das culturas indgenas para a formao do nosso povo. Essa campanha se destina a todos os segmentos da sociedade brasileira, inclusive os povos indgenas, em atendimento a uma de suas reivindicaes bsicas: no ser tratados apenas como objeto de estudo, mas pelo direito de serem sujeitos de sua prpria histria. Em todo o pas, existem hoje 222 etnias que falam cerca de 180 lnguas, que fazem do Brasil, ao lado da ndia, o pas com maior nmero de lnguas no mundo. No prximo ano, devemos realizar, na Bahia, o I Encontro SulAmericano de Cultura dos Povos Indgenas. Alm disso, estamos trabalhando junto Secretaria do Audiovisual (SAV) na criao do DOCTV Indgena. Antes, porm, em parceria com a SAV e a organizao Vdeo nas Aldeias, realizaremos oficinas de capacitao para a formao tcnica dos indgenas na rea de fotografia e de roteiro, para ampliar sua atuao. Este edital foi lanado em So Paulo, em 2 de abril, com muito suces-

so, durante as comemoraes do Dia Nacional do ndio, quando realizamos uma Mostra de Cinema Indgena, em parceria com a organizao Vdeo nas Aldeias e a Cinemateca Brasileira, em So Paulo. Podemos dizer que a meta final seria trabalhar a economia de cultura de forma a garantir oportunidades para quem, de fato, pensa e se dedica cultura? Mamberti O Ministrio tem atuado a partir de trs eixos temticos: cultura como valor simblico, como cidadania, e cultura como economia. Estamos procurando condies, com o conjunto de pesquisas que solicitamos ao IBGE e ao IPEA, para a partir desses dados conhecer a contribuio da cultura para o PIB brasileiro e como lidar com a economia da cultura. Atividades artsticas como teatro, dana e circo esto construindo processos, atravs das cmaras setoriais, traando diagnsticos que vo permitir um aprofundamento, bem como o estabelecimento de polticas que possam ser bem mais precisas em relao s necessidades de cada setor. Empreendemos nacionalmente, nestes quatro anos e meio, um indito e exitoso processo participativo, capaz de subsidiar e legitimar republicanamente todas estas conquistas, atuando tambm com o mesmo vigor para a obteno de recursos financeiros indispensveis para a implementao destas polticas. Conseguimos, assim, avanos considerveis nas reas de fomento e crdito s atividades de produo de bens e servios culturais, e tambm para as atividades ligadas preservao da memria, instrumentos essenciais para a construo da nossa identidade e para um verdadeiro desenvolvimento cultural.

v.24, n. 1, 2007

CAPA

PATRIMNIO CULTURAL IMATERIAL


Identidade, ao e memria dos diferentes grupos da sociedade brasileira
CCOM-PI

Arte Santeira da Cidade de Teresina

O que seria da sociedade humana se seus valores e tradies tivessem se perdido ao longo do tempo? Qual a contribuio que cada cidado pode dar para garantir a construo da histria e, principalmente, para que os conhecimentos passados de pais para filhos no se percam ou tenham profundas modificaes? Perguntas como essas h muito afligem o homem que, apesar de lutar pelo aprimoramento das tecnologias, compreende que sua histria precisa ser preservada. Os museus e os stios histricos tombados, urbanos ou rurais,

esto a pra isso. Guardam objetos antigos, confirmando a natureza simples do homem em sua origem. Mas, e o conhecimento? Rituais religiosos, festas, costumes, saberes, lnguas... ? Tudo isso tambm cultura, patrimnio, com valor to imensurvel quanto aqueles. Esses tambm so denominados patrimnios culturais, mencionados, inclusive, pela Constituio da Repblica Federal Brasileira de 1988, em seu artigo 216. Eis a definio que a legislao brasileira d ao patrimnio cultural: bens de natureza ma-

terial e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referncia identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. So considerados bens componentes do patrimnio cultural, as formas de expresso; os modos de criar, fazer e viver; as criaes cientficas, artsticas e tecnolgicas; as obras, objetos, documentos, edificaes e demais espaos destinados s manifestaes artstico-culturais; e os conjuntos urbanos e stios de valor histrico, paisagstico, artstico, ar-

17
queolgico, paleontolgico, ecolgico e cientfico. O patrimnio cultural imaterial engloba todas as formas tradicionais e populares de cultura, transmitidas oralmente ou por gestos, as quais, com o passar do tempo, so modificadas pelo processo de recriao coletiva. Celebraes, como festas e cultos religiosos; saberes, como os conhecimentos, fazeres tradicionais, culinria e artesanato regionais; formas de expresso, como o repente, o cordel, a catira, os pastoris e os maracatus; e, igualmente significativos, os lugares onde essas prticas se reproduzem, como mercados, feiras, santurios, terreiros de candombl, stios religiosos e indgenas so alguns exemplos de bem imaterial. Imaterial do Instituto de Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN). No Brasil, a histria comprova contribuies importantes nessa rea desde 1934. O poeta Mrio de Andrade, por exemplo, fez os primeiros registros nesse sentido. Nos anos 40, em uma expedio cultural pelo Nordeste, filmou e fotografou expresses de cultura popular, material que se encontra reunido em So Paulo. Nos anos 70, Alosio Magalhes (criador mltiplo, pintor, pioneiro do design grfico no Brasil, administrador cultural, incansvel defensor do patrimnio histrico e artstico) criou a Fundao Nacional Pr-Memria e o Centro Nacional de Referncias Culturais. Aps inmeras leis, decretos e cartas, foi assinado o Decreto n 3.551, de agosto de 2000, que instituiu o Programa Nacional de Patrimnio Imaterial, atravs do Registro dos Bens Culturais de Natureza Imaterial (IPHAN, 2001), o qual referncia para os rgos pblicos e sociedade na metodologia de investigao de referncias culturais e na definio de diretrizes da poltica de patrimnios culturais do Brasil. Essa poltica, de acordo com Mrcia SantAnna, ganhou impulso a partir de 2003, com base nessas referncias e, tambm, por recomendao da Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (Unesco), a qual, nos ltimos 20 anos, vem se esforando para criar e consolidar instrumentos e mecanismos que conduzam ao reconhecimento e defesa de patrimnios imateriais da humanidade.

Programa Nacional
O Programa Nacional de Patrimnio Imaterial viabiliza projetos de identificao, reconhecimento, salvaguarda e promoo da dimenso imaterial do patrimnio cultural. Esse trabalho realizado atravs de parcerias com instituies dos governos federal, estaduais e municipais; universidades; ONGs (organizaes no-governamentais) e organizaes privadas, ligadas cultura, pesquisa e ao financiamento, informa a diretora do Departamento de Patrimnio Imaterial do IPHAN. Esse trabalho feito atravs do Registro, institudo pelo Decreto n 3.551 e que prev a inscrio dos bens nos Livros de Registro dos Saberes, das Celebraes, das Formas de Expresso e dos Lugares; do Inventrio Nacional de Referncias Culturais, que visa produzir conhecimentos sobre domnios da vida social que constituem marcos e referncias de identidade para determinado grupo social (vila, bairro, zona, entre outros). E, por fim, dos Planos de Salvaguarda, apoio sua continuidade de modo sustentvel, ou seja, melhores condies para a reproduo do bem cultural. O Governo Federal, atravs do IPHAN, j fez o registro de 11 bens como Patrimnio Cultural Imaterial do Brasil e conta com mais de 20 inventrios desse tipo em andamento. Agora alguns estados j comearam um trabalho nesse sentido, criando legislaes prprias, como, por exemplo, o
v.24, n. 1, 2007

Histria
O registro de bens culturais, atravs da criao de legislao especfica, surgiu como reao ao processo de globalizao. Inicialmente, foi implementado pelo Japo, no perodo do ps-guerra (considerado primeira fase da globalizao), numa reao ao domnio cultural do Ocidente. Posteriormente, num segundo estgio da globalizao, a proposta se espalhou entre os pases asiticos, europeus e latino-americanos, com destaque para a Bolvia e pases africanos. Foi na Bolvia que surgiu a primeira recomendao para salvaguarda da cultura tradicional popular, em 89, quando nem era usada a expresso patrimnio imaterial, lembra Mrcia SantAnna, diretora do Departamento de Patrimnio

18

CAPA
Os bens so agrupados por categoria e registrados em livros, classificados em: Livro de Registro dos Saberes, para os conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades; Livro de Registro de Celebraes, para os rituais e festas que marcam vivncia coletiva, religiosidade, entretenimento e outras prticas da vida social; Livro de Registros das Formas de Expresso, para as manifestaes artsticas em geral; e Livro de Registro dos Lugares, para mercados, feiras, santurios, praas onde so concentradas ou reproduzidas prticas culturais coletivas. Os 11 bens j registrados so: o Ofcio das Paneleiras de Goiabeiras do Esprito Santo (artesanato de barro); o modo de fazer Viola-de-Cocho, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; o Ofcio de Baiana de Acaraj, em Salvador; o Samba de Roda, no Recncavo Baiano; a Arte Grfica dos ndios Wajpi, do Amap; Crio de Nazar, em Belm do Par; o Jongo, no Sudeste; a Cachoeira de Iauaret, lugar sagrado dos povos indgenas dos rios Uaups e Papuri; a Feira de Caruraru, em Pernambuco; o Frevo, em Recife; e o Tambor de Crioula, do Maranho. PROCESSO DE REGISTRO Para que esse registro seja feito atravs do IPHAN, necessrio o encaminhamento de um pedido coletivo ao rgo, com a proposta de registro de um bem como patrimnio cultural brasileiro. Esse pedido encaminhado ao departamento que eu dirijo para uma anlise preliminar da pertinncia da proposta e depois encaminhado Cmara Tcnica do Conselho Consultivo, a qual faz uma avaliao e entra em contato

Cear, Minas Gerais, Santa Catarina, Alagoas, Bahia, Paraba e Pernambuco, acrescenta a diretora.

Inventrios Nacionais de Registro Cultural (INRC) 1. INRC do Crio de Nossa Sra. de Nazar Belm/PA; 2. INRC do Ofcio das Baianas de Acaraj Salvador/BA (CNFCP); 3. INRC da Viola-de-Cocho MS/MT; 4. INRC do Jongo RJ/SP (CNFCP); 5. INRC da Cermica Candeal/MG (CNFCP); 6. INRC Bumba-Meu-Boi/MA (CNFCP); 7. INRC do Museu Aberto do Descobrimento/BA. Processos de Registro em Andamento: Teatro Popular de Bonecos Brasileiro (Mamulengo); Feira de So Joaquim, em Salvador/BA; Empada ou Empado de Gois/GO; Alfenim de Gois/GO; Arroz-de-Cux/MA; Linguagem dos Sinos nas Cidades Histricas Mineiras/MG; Queijos Artesanais de Minas/ MG; Festival Folclrico de Parintins dos Bois-Bumbs Garantido e Caprichoso/PA; Samba Carioca Jongo/RJ; Festa do Glorioso So Benedito de Angra dos Reis/RJ; Stio Histrico de So Joo Marcos/RJ; Parque Ecolgico guas do Lajeado/SP. INRC: Em Andamento: 1. INRC dos Povos Indgenas do Alto Rio Negro, em Manaus/AM; 2. INRC da Ilha de Maraj/PA; 3. INRC do Tacac/PA (CNFCP); 4. INRC das Cuias de Santarm/PA (CNFCP); 5. INRC da Farinha de Mandioca/PA (CNFCP); 6. INRC de Natividade/TO; 7. INRC do Centro Histrico de So Lus/MA; 8. INRC de Rio de Contas/BA; 9. INRC Rotas da Alforria Cachoeira e So Flix/BA; 10. INRC da Regio do Cariri/CE; 11. INRC das Festas do Largo de Salvador /BA(CNFCP, com recursos da Petrobras); 12. INRC das Comunidades Quilombolas de Pernambuco/PE; 13. INRC das Feiras do Distrito Federal/DF; 14. INRC do Congo de Nova Almeida Serra/ES; 15. INRC do Bom Retiro So Paulo/SP; 16. INRC da Festa do Divino Maranhense, no Rio de Janeiro/RJ (CNFCP, com recursos da Petrobras); 17. INRC do Povo Guarani So Miguel das Misses/RS; 18. INRC do Stio Histrico de Porongos Pinheiro Machado/RS; 19. INRC da Viola Caipira do Alto e Mdio So Francisco/MG; 20. INRC da Lapa/PR; 21. Levantamento de documentos sobre o Estado de Sergipe; 22. INRC Cermica de Rio Real/BA (CNFCP); 23. INRC dos Queijos Artesanais/MG; 24. INRC do Toque dos Sinos/MG; 25. INRC da Arte Santeira do Piau; 26. INRC das Comunidades Quilombolas do Piau. Planos de Salvaguarda: Arte Kusiwa Pintura Corporal e Arte Grfica Wajpi; Samba-de-Roda do Recncavo Baiano; Ofcio das Paneleiras de Goiabeiras; Viola-de-Cocho.
Nota: Informaes atualizadas junto ao IPHAN-PI, em 20/06/2007

19
com os proponentes para definir a instruo do processo de registro, diz Mrcia SantAnna. Essa instruo, segundo ela, inclui uma pesquisa histrica sobre o surgimento do bem, como ele se processa, por quais atores, onde, de que maneira, quais recursos materiais so utilizados na sua produo ou realizao, quais os problemas enfrentados por essa expresso, entre outros. feito um amplo estudo, no apenas da histria, mas tambm da atualidade, a sua vigncia contempornea, toda a complexidade do contexto cultural, social e ambiental com a qual ele est envolvido, acrescenta. Com base nessas informaes, feito um dossi de registro, sempre acompanhado de uma sntese dessa pesquisa e por um documentrio audiovisual e, se possvel, tambm fotogrfico e sonoro, dependendo do caso. Esse conjunto constitui o processo de registro que levado ao Conselho Consultivo, instncia da sociedade dentro do IPHAN que julga, enfim, se o bem vai ser ou no declarado patrimnio imaterial do Brasil, afirma Mrcia SantAnna. CRITRIOS A pertinncia do bem como referncia cultural importante para o entendimento da formao da cultura brasileira; a possibilidade de riscos desse bem; e a disposio da populao em preserv-lo so os critrios considerados para efeitos de registro do patrimnio. O processo, no entanto, no determina uma padronizao do patrimnio. O registro prev que esses bens so dinmicos, se transformam ao longo do tempo e que preciso estar sempre acompanhando seu desenrolar na dinmica cultural. Hoje decidido que esse registro deve ser refeito no mximo em 10 anos para verificar possveis mudanas e apoi-lo de forma que ele no desaparea, observa Mrcia SantAnna. Os bens registrados devem ser amplamente divulgados. O IPHAN forma, assim, um banco de dados, ao qual dado acesso pblico; alm de providenciar publicaes e realizar exposies e seminrios sobre esses bens. complementando a Conveno do Patrimnio Mundial, de 1972.

Bens do Brasil na Lista de Patrimnio Mundial da Unesco:


Parque Nacional do Ja Ouro Preto Olinda So Miguel das Misses Salvador Congonhas do Campo Parque Nacional do Iguau Braslia Parque Nacional Serra da Capivara Centro Histrico de So Lus Diamantina Pantanal Matogrossense Costa do Descobrimento Reserva da Mata Atlntica Reserva do Cerrado Centro Histrico de Gois Ilhas Atlnticas

Unesco tem importante papel


Desde 2001, a Unesco tem estimulado a identificao e preservao de patrimnios culturais, atravs da Proclamao das Obras-Primas do Patrimnio Oral e Intangvel da Humanidade, a cada dois anos, selecionando, por meio de um jri internacional, espaos e expresses de excepcional importncia, dentre candidaturas oferecidas pelos pases; do Programa de Tesouros Humanos Vivos, que estimula os pases a criarem um sistema permanente de identificao de pessoas que possuem, no grau mximo, as habilidades e tcnicas necessrias para a manifestao de certos aspectos da vida cultural de um povo e a manuteno de seu patrimnio cultural material. Em 2003, aps uma srie de estudos tcnicos e discusses internacionais com especialistas, juristas e membros dos governos, a Unesco adotou a Conveno para a Salvaguarda do Patrimnio Cultural Imaterial, que regula o tema do patrimnio cultural imaterial,

Estados tambm podem ter iniciativa


Nove estados brasileiros j contam com uma poltica de proteo ao Patrimnio Cultural Imaterial. De acordo com Mrcia SantAnna, a inteno que esse trabalho seja feito de forma articulada. Os governos, no entanto, devem apenas coordenar e possibilitar que a sociedade civil efetivamente se envolva, sugere. O Piau conta com uma lei estadual de proteo ao patrimnio cultural. Trata-se da Lei n 4.515, de 09 de novembro de 1992. Ela considera o Patrimnio Cultural constitudo por bens de natureza material e imaterial, portadores de referncia identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da comunidade piauiense e que, por qualquer forma de proteo, prevista em Lei, venham a
v.24, n. 1, 2007

20

CAPA
para declarar a cajuna e sua forma de fazer como um bem de relevante interesse cultural do Piau, atendendo aos preceitos da Lei Estadual. Aps, com uma pesquisa mais densa e atendendo s exigncias do IPHAN, ser solicitado o registro no Livro dos Saberes. do em novembro de 2006, busca o reconhecimento de todas as manifestaes culturais dessas comunidades, em todas as reas. So exemplo o samba de cumbuca, no sul do Piau; a capoeira dos quilombos, como forma de dana, luta e atividade poltica; assim como ofcios e modos peculiares de trabalho, como o de ervas medicinais, cita o historiador. A Superintendncia do IPHAN no Piau assinou termo de cooperao tcnica com o Incra do Piau, com o objetivo de desenvolver esse trabalho relativo ao INRC. Tudo isso ser investigado pelo inventrio do IPHAN que, ao final, vai produzir um livro, dois documentrios audiovisuais (um mais geral e outro sobre o samba de cumbuca) e um CD musical sobre a capoeira do quilombo. Alm disso, dentro do inventrio, ser proposta a formatao de um Centro de Referncias Culturais para impulsionar essas aes, numa parceria entre governos Estadual e Federal. Esse centro dever funcionar no Casaro do Olho dgua dos Negros, em Esperantina, que dever ser conservado. O inventrio da Arte Santeira, em desenvolvimento pela Superintendncia do IPHAN no Piau, tambm est em fase de levantamento preliminar. Atravs de informaes da Cooperativa Mestre Dezinho e da Associao de Artesos do Piau, esto sendo identificados os santeiros espalhados por todo o Estado. um inventrio diretamente relacionado com o ofcio realizado, que objetiva documentar a forma de trabalho, as tendncias dentro da arte

ser reconhecidos como valor cultural, visando a sua preservao. Integram, ainda, o Patrimnio do Estado, o entorno dos bens tombados, os bens declarados de relevante interesse para a cultura e s manifestaes culturais existentes. Esses bens e manifestaes podem ser de qualquer natureza, origem ou procedncia, tais como histricos, arquitetnicos, ambientais, naturais, paisagsticos, arqueolgicos, museolgicos, etnogrficos, arquivsticos, bibliogrficos, documentais ou quaisquer outros de interesse das demais artes ou cincias. O pedido de tombamento, por exemplo, poder ser feito por qualquer cidado, pelo Governo do Estado ou rgo que o represente na rea, cabendo ao Departamento do Patrimnio Histrico, Artstico e Natural da Fundao Cultural do Piau (Fundac) receber o pedido e, apreciando-o, abrir o respectivo processo, instru-lo e encaminh-lo ao Conselho Estadual de Cultura para aprovao. Posteriormente o mesmo submetido homologao do Governador do Estado, que expede um decreto de tombamento. De acordo com essa Lei, quando o bem ou manifestao cultural se revestir de especial valor e, pela sua natureza ou especificidade, no se prestar proteo, pelo tombamento, o Governador do Estado poder declar-lo de relevante interesse cultural. Essa declarao exigir medidas especiais de proteo, por parte do Governo. De acordo com a Fundac, esto sendo tomadas providncias

IPHAN realiza inventrios nacionais no Piau


O Instituto de Patrimnio Histrico e Artstico Nacional est realizando, neste ano de 2007, dois inventrios nacionais de referncias culturais no Piau. Um sobre as comunidades remanescentes de quilombolas e outro sobre a arte santeira. Ambos visam uma ampla investigao, seguida de documentao e, posteriormente, o reconhecimento desses bens como patrimnios culturais brasileiros. O primeiro trabalho, coordenado pelo historiador Ricardo Augusto, est em fase de levantamento preliminar e ser realizado em 21 comunidades. Sero investidos R$ 90 mil nesse trabalho de documentao, que vai levar ao reconhecimento desses bens culturais pelo Estado, afirma. Segundo ele, o Piau reconhece, h quase 10 anos, a comunidade Mimb, em Amarante, como remanescente de quilombos. No entanto, a partir da ao da Fundao Palmares, houve um auto-reconhecimento das comunidades, apontando mais 130 comunidades remanescentes no Piau, sendo que 15 dessas esto em processo de reconhecimento. A Coordenao Estadual das Comunidades Quilombolas, cujo processo de articulao foi inicia-

21
santeira, entre outros. Sero investidos cerca de R$ 60 mil, permitindo ao IPHAN dar continuidade pesquisa sobre a arte santeira, iniciada com o estudo e proposta de tombamento da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro Vermelha, em Teresina. Essa proposta, segundo a superintendente regional do IPHANPI, Diva Figueiredo, visa reconhecer, na materialidade das obras de Mestre Dezinho, Mestre Expedito e Afrnio Castelo Branco, o marco fundador dessa escola de arte santeira no Piau, considerando a Igreja e seu acervo patrimnio cultural brasileiro. O estudo de tombamento da Igreja Nossa Senhora de Lourdes est em fase de concluso pela Superintendncia Regional do Piau, que deve em breve encaminh-lo para apreciao ao Departamento do Patrimnio Material, Setor Jurdico do Instituto e Conselho Consultivo do Patrimnio Cultural para a deciso final. Ainda no ano de 2006, foram realizados dois mapeamentos documentais sobre o Patrimnio Imaterial do Piau, sendo um pela Fundac e outro pela Fundao Museu do Homem Americano (Fumdham). O da Fundac cobriu 7 municpios-plos situados nas diversas regies do Estado, exceto a regio do Parque Nacional Serra da Capivara, centrado no Municpio de So Raimundo Nonato, que foi realizado pela Fumdham. Nesse ltimo, alm da pesquisa documental, a comunidade do entorno do Parque foi contemplada com aes de fomento. Diva Figueiredo informa que esses dois trabalhos inauguram as aes do IPHAN no Estado como parte da poltica de preservao ao patrimnio cultural de natureza imaterial. Era preciso primeiro ter conhecimento do que existia j pesquisado e documentado sobre o universo das celebraes; ofcio; formas de expresso; e lugares como feiras e locais de peregrinao, comentou. De acordo com a superintendente, essas informaes so importantes para a definio de prioridades de polticas nesse universo da cultura, com o objetivo de produzir paralelamente desdobramentos em trabalhos de educao patrimonial e de divulgao, bem como aes prioritrias, visando o registro do Patrimnio Imaterial de manifestaes culturais do Piau. O IPHAN PI comea a trabalhar com o universo do patrimnio imaterial, mas tem muito tambm o que fazer quanto ao patrimnio material e, segundo Diva, pretende-se trabalhar por aes integradas nesse sentido, uma complementando a outra, como no caso da arte santeira e do tombamento da Igreja Nossa Senhora de Lourdes. Para este ano de 2007 e o prximo, est em desenvolvimento um ambicioso projeto de propostas de tombamento federal de diversos stios histricos do Estado, formando uma rede de cidades histricas. Os tombamentos dos conjuntos urbanos mais antigos do Estado, conforme observa a superintendente, tm sido h muito tempo adiados, espera de um suporte tcnico, administrativo e logstico mnimo frente complexidade da tarefa de sua proposio e conservao. A partir da criao da Superintendncia Regional do Piau em 2004, esta vem se estruturando para desempenhar melhor sua misso de proteger, promover e valorizar o patrimnio cultural brasileiro dessa regio, tanto o de natureza material quanto o imaterial que se iniciam pela identificao e reconhecimento. Para a estruturao da Superintendncia do Piau tem sido

CCOM-PI

Parque Nacional da Serra da Capivara

v.24, n. 1, 2007

22

CAPA
ARQUIVO FUNDAC

decisivo o apoio recebido de toda a direo do IPHAN, especialmente do seu presidente, Luis Fernando de Almeida e dos diretores, Dalmo Vieira Filho, do Departamento do Patrimnio Material (DEPAM) e Mrcia SantAnna, do Departamento do Patrimnio Imaterial (DPI), diz Diva Figueiredo.

FUNDAC realiza pesquisa documental


A Fundao Cultural do Piau (Fundac) realizou no ano passado em parceria com os campi da Universidade Estadual do Piau (Uespi), das cidades de Teresina, Parnaba, Piripiri, Oeiras, Picos e Valena pesquisa documental do patrimnio imaterial do Estado, visando identificar, sistematizar e consolidar em um banco de dados os documentos de diferentes acervos localizados em vrios municpios do Estado. O trabalho foi iniciado a partir de edital lanado pelo Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN), com quem a Fundac celebrou convnio para o desenvolvimento deste trabalho, voltado para todas as regies do pas. Coordenada pela professora Maria do Carmo Veloso, a pesquisa consultou acervos em documentao bibliogrfica, predominantemente livros, nos quais se identificaram referncias culturais prprias do percurso histrico do Estado. um levantamento inicial que visa oferecer informaes preliminares acerca de bens passveis de serem inventariados, observa Jairo Gomes Arajo, supervisor da pesquisa.

Mestre Z Coelho do Baland Baio, da Cidade de Mosenhor Gil

O trabalho verificou o acervo de 16 instituies disponveis ao pblico. Ao todo, foram consultadas 123 obras e identificadas um total de 184 referncias culturais. A pesquisa mostrou que, apesar de significativos nmeros de livros, os registros so pouco descritivos e superficiais, alm de deixar de apontar referncias importantes, como a produo de cajuna e a construo de casa de taipa. A pesquisa revela urgente necessidade do inventariado, em pesquisa de campo, aprofundando as referncias culturais do Estado, acrescenta Jairo Arajo. A professora Maria do Carmo Veloso comunga com a idia do supervisor da pesquisa. Temos a perspectiva de que se comece a inventariar de fato. H acervos que podem ser trazidos a Teresina, assim como h acervos da capital que podem ser levados ao interior. Alguns trabalhos podem ser reproduzidos, assegura.

Celebraes religiosas so destaque


Na investigao documental realizada pela Fundac, as celebraes se destacam, em especial as atividades religiosas do calendrio litrgico cristo e do calendrio popular. So exemplos o Pastoril e o Reisado, durante o perodo natalino. Para a coordenadora, Maria do Carmo Veloso, existem muitas outras atividades do calendrio popular que no so lembradas porque no so conhecidas. Precisamos fazer com que elas sejam vistas, principalmente agora que podemos trat-las como atraes tursticas. Estes lugares e acontecimentos precisam ser valorizados, diz ela. A Semana Santa indicada pelas celebraes em Oeiras, onde apresenta caractersticas especficas, como a Procisso do Fogaru e dos Passos da Quinta-Feira da Fuga, dentre outros. Outra atividade identificada o carnaval, caracterizado pela par-

23
lendas. Em geral, so relacionadas paisagem, personagens histricos, a ofcios, lugares e suas sacralizaes, como a lenda do cabea-de-cuia. Outra rica expresso cultural, apontada pelos docuProcisso do Fogaru, na Cidade de Oeiras mentos inventariados, o cordel piauticipao de blocos carnavalescos. iense, literatura popular cujos livreEm junho, as celebraes a Santo tos so vendidos em feiras de todo Antnio, So Joo e So Pedro o Nordeste. No Piau, o repente, as conhecidas festas juninas fes- expresso oral do cordel, manifestejam a colheita em todo o Estado ta-se em desafios de violas apree so comemoradas com comer- sentados nas fazendas, festas facializao de comidas tpicas. As miliares e populares. festas so centralizadas no boi, O mapeamento cita ainda os fogueiras e quadrilhas. ofcios de vaqueiro, santeiros, Tambm so realizadas em artesos, rendeiras, catadores de todos os municpios do Estado as caranguejo, bandolins, medicina festas de padroeiros, tambm cha- popular, dentre outros. Nas madas de quermesses, durante edificaes, destacam-se os muas quais, alm do novenrio e pro- seus, igrejas, praas e mercados cisses organizadas pela igreja, pblicos. No que se refere a luso desenvolvidas atividades po- gares, cruzes, almas, lugares de pulares como o pau-de-sebo, por sacrifcios, acidentes geogrficos, exemplo. Outras festas religiosas, como as rodas de So Gonalo, de So Benedito e procisses populares tambm fazem parte das atividades culturais populares. Atividades no religiosas e que fazem parte do cenrio de prticas culturais no Estado, de acordo com a pesquisa, so as danas do Congo, Tambor, Coco, Cavalo Pianc e o Pagode. assim como feiras e locais pblicos, so considerados lugares/atividades desenvolvidas que geram sentidos diversos e particulares ao territrio. Como resultado desse trabalho, em Picos, est sendo criada a Associao de Amigos do Museu, estabelecendo uma parceria com o Ponto de Cultura da cidade, especialmente interessados na pesquisa do patrimnio imaterial. Em Parnaba, foram organizados grupos para aprofundamento da pesquisa, gerando parceria entre Uespi e o Ponto de Cultura Um Ponto, Um Porto, O Tempo, este localizado em rea construda por patrimnio arquitetnico tombado pelo Estado. A pesquisa j foi finalizada e entregue ao IPHAN. Para Maria do Carmo Veloso, a pesquisa importante para a identidade do Estado. Ela mexe com a identidade das pessoas e do coletivo. Alm disso, a cultura imaterial tem a ver com incluso social, porque so as camadas excludas que preservaram estas culturas, finaliza.
ARQUIVO FUNDAC ARQUIVO FUNDAC

Pesquisa repercute nas comunidades


Dentre as formas de expresso levantadas, predominam as
Reisado da Cidade de Boa Hora

v.24, n. 1, 2007

A atividade artesanal um bom negcio no Brasil, movimentando cerca de R$ 28 bilhes por ano, o que corresponde a 2,8% do PIB. No Piau, o setor destaca-se como responsvel pela gerao de renda de mais de 27 mil famlias. Somente no Municpio de Teresina, mais de 3 mil pessoas desenvolvem a atividade, nmeros que crescem cada vez mais. Cerca de 80% dos artesos piauienses, de acordo com pesquisas do Sebrae/PI, moram na zona urbana. So as mulheres que se dedicam mais atividade, com percentual de 75%, num cmodo improvisado em suas prprias residncias, angariando renda, que um complemento no sustento da famlia. As atividades de maior destaque so os bordados, a tecelagem, a cermica, a cestaria e tranado, a arte regional e santeira e as jias em opala. No Estado existem entidades de representao de artesos com mais de 20 anos de atuao e com grande interesse em participar do processo associativo. Os municpiosplo (Teresina, Parnaba, Pedro II, Campo Maior, Monsenhor Gil, Floriano, Ipiranga do Piau, Buriti dos Lopes e Morro da Mariana) dispem de oficinas de artesanato cuja finalidade principal informar, capacitar e transferir para os artesos a

CCOM-PI

24

25

v.24, n. 1, 2007

26

ARTESANATO
arteso ter um baixo nvel de escolaridade pode contribuir para que os mesmos no se sintam vontade em participar e em expor suas dvidas. Entretanto, hoje a gente percebe que esses artesos no s tiveram a oportunidade de retomar seus estudos como muitos deles j esto, inclusive, ingressando na universidade, principalmente, no curso de Belas Artes, comentou Rosa Viterbo, gestora de artesanato da unidade do Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) da grande Teresina. s pelos consumidores como tambm por profissionais de design, decorao e arquitetura. A participao em eventos local, nacional e internacional contribui para a abertura de mercado e comercializao dos produtos, bem como as exposies e amostras, disponibilizadas pelas oficinas de artesanatos por meio do acesso a feiras e eventos nacionais e internacionais. A venda personalizada pontual e mantm o arteso na responsabilidade do atendimento de encomendas.

melhor tecnologia de produo/ processo e design, gerando ganhos de conhecimento, apresentando, assim, um produto diferenciado e mais competitivo no mercado. Alm das oficinas, os Municpios de Teresina e Parnaba dispem de unidades de apoio tecnolgico, atravs de incubadoras de artesanato, conhecidas como INART. No entanto, verifica-se uma reduzida participao dos artesos em ncleos comunitrios, associaes, cooperativas, grupos de produo, principalmente por falta de orientao e esclarecimento do quanto pode ser vantajoso o ingresso nesses tipos de entidades, pois a maioria dos artesos piauienses aprendeu o ofcio por iniciativa prpria, em cursos ou atravs do repasse de familiares por tradio. O seu grau de esclarecimento relativamente baixo. Cerca de 40% possuem apenas o ensino fundamental incompleto. Somente 20% completaram o ensino fundamental, sendo que o grau de analfabetismo de 2%. O fato de o

Mercado
A comercializao sempre foi o maior desafio para o artesanato, tanto no que se refere ao acesso ao mercado quanto apropriao de ganhos financeiros pelo arteso. Uma pesquisa nos mercados local, nacional e internacional considera as preferncias dos consumidores, identificando ainda as principais tendncias do artesanato em relao matria-prima, design e novos produtos. E, ainda, analisa as condies de comercializao, volume de vendas, condies de pagamento, freqncia de reposio, valores mnimos e mximos para cada tipologia, assim como formatos, pesos e volumes mximos. Essa pesquisa que tem orientado a produo artesanal , sem dvida, essencial para a atividade. Segundo Rosa Viterbo, atualmente, o artesanato focado na decorao tem grande aceitao no mercado, inclusive passando a exigir produtos diferenciados no

Fonte de renda
O artesanato fonte de renda nica para muitas famlias piauienses. Um exemplo o Plo Ceramista do Poti Velho, onde cerca de 300 famlias se mantm atravs da arte. As fbricas de tijolos, telhas, potes e filtros para gua deram lugar a um verdadeiro centro comercial de artesanato, com uma grande variedade de modelos de vasos e peas decorativas, esculturas e bijuterias das mais simples as mais sofisticadas, com preos acessveis. Dentre essas ltimas, chamam a ateno as bijuterias em argila, um verdadeiro destaque do fazer manual atravs das contas, fortalecendo a participao da mulher no Plo Cermico. Fazem sucesso tambm as bonecas em argila Mulheres do Poti, focando a identidade local, representada pela mulher religiosa, ceramista, pescadora, fazedora de contas e oleira. Construdo atravs de parceria entre os governos municipal, estadual e federal, com apoio do

Feiras e eventos com a participao do Piau


Mostra Piau Sampa A Terra do Sol na Terra da Garoa, que mostra o Piau em So Paulo; Feira Mo de Minas, em Belo Horizonte; FENEART, em Recife; Fashion Business, Paralela Gift; Casa Piau Design, em Teresina; Piau Art, em Teresina; Festival de Inverno, em Pedro II; Cachaa Fest, em Castelo do Piau; Feira de Milo, na Itlia; Feiras de Artesanato, na Espanha e Portugal; Mostras no Mxico, Chile, Argentina e Uruguai.

27
CCOM-PI

Polo Ceramista do Poti Velho

Sebrae, o local conta com 27 lojas, cada uma com showroom, oficinas e estacionamento. uma obra que est mudando a realidade dessas famlias que sempre viveram do artesanato. As vendas aumentaram e, conseqentemente, a renda das famlias tambm, observa o presidente da Associao dos Ceramistas, Jos de Ribamar Morais da Paz. A artes Francisca Arajo que tem cinco filhos, e vive do artesanato h 7 anos, est animada. Nossa vida aqui melhorou 100%. Estamos muito felizes. Nossas casas eram de taipa e barro. Agora temos uma loja e uma oficina de verdade. J temos mais de mil peas produzidas. As vendas aumentaram em 40%, comemorou. Em Pedro II, onde o artesanato de tecelagem e a opala so destaques, os artesos da terra se voltam para o mercado internacional. Juscelino Arajo Sousa, vendedor de jias de opala, diz que cerca de 15% da produo exportada para Alemanha, Estados Unidos e Portugal. A rentabilidade baixa, mas esto em execu-

o projetos que contribuiro para o aumento significativo na qualidade, produtividade e comercializao, afirma. O volume exportado de opalas brutas ou lapidadas e amostras de jias corresponde a aproximadamente US$ 50.000 por ano. Juscelino comentou que o Governo do Estado est incentivando atravs dos projetos implantados e que esto melhorando a estrutura de toda a cadeia produtiva local.

Ao conjunta
De acordo com gerente de artesanato do Sebrae, a parceria tem sido o ponto forte para o desenvolvimento do artesanato. Entre inmeras aes, o artesanato piauiense tem recebido o apoio do Governo do Estado para a comercializao, atravs do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piau (Prodart); da prefeitura municipal de Teresina, atravs da Fundao Wall Ferraz e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econmico (Semdec); da Fundao Banco do Brasil; em parceria com as associaes e coo-

perativas de artesos que, conscientes do seu papel, tm investido no aprender a aprender, aperfeioando suas caractersticas empreendedoras. Para Rosa Viterbo, o resultado dessas parcerias o sucesso de eventos como o Casa Piau Design, Festival de Inverno de Pedro II e a Mostra Piau Sampa. Aes estratgicas de iniciativa do Sebrae dinamizam e potencializam o artesanato piauiense, consolidando essa atividade como um dos segmentos mais importantes do Estado. Alm dos eventos, outro ponto forte da ao do Sebrae so as misses tcnicas que promovem a troca de experincias atravs do contato com segmentos artesanais de outras praas. Com isso, permitimos que o arteso fortalea o seu entendimento quanto ao desenvolvimento do processo na cadeia produtiva desde a ao inicial do arteso, passando pelos lojistas at o consumidor, afirma. Destacase ainda o processo de divulgao no portal do Sebrae; em CDs; e catlogos.
v.24, n. 1, 2007

FESTA POPULAR

PESQUISA REVELA CARACTERSTICA


LOCAL DOS FOLGUEDOS
es culturais de diversos estados e movimentar grande volume de recursos financeiros na capital. A informao foi revelada pela Fundao Centro de Pesquisas Econmicas e Sociais do Piau O Encontro Nacional de Folguedos, realizado pela Fundao Cultural do Estado (Fundac), todo ms de junho, em Teresina, tem caracterstica predominantemente local, apesar de trazer atra(Cepro), atravs de pesquisa feita durante o XXXI Encontro, ocorrido em 2007. O trabalho foi solicitado pela Fundac, com o objetivo de dimensionar as reais condies de

CCOM-PI

Coral de Vaqueiros

29
estruturas e gerao de ocupao e renda durante o Encontro, bem como o perfil e opinio do pblico. Mesmo tendo reunido dez estados brasileiros, com mais de cinco mil brincantes, divididos em 163 grupos, a quase totalidade do pblico e de comerciantes originria do Piau; evidenciando a caracterstica do XXXI Encontro Nacional de Folguedos como tipicamente local. Pois, das 150 mil pessoas que visitaram o evento durante dez dias (16 a 24 de junho), 95,3% so piauienses, sendo que 93,5% so da cidade de Teresina, e 85,5% dos comerciantes das 215 barracas e ambulantes cadastrados so teresinenses. Para o assessor da Fundac, Jairo Gomes, apesar do grande pblico presente, a ausncia de um nmero maior de pessoas de outros estados pode ser observada pelo fato de a campanha publicitria ainda ser tmida, realizada j prxima ao evento e no atingindo outros estados. Para tanto, necessrio que divulguemos ao menos em jornais e revistas de circulao nacional. Com relao ao perfil dos visitantes, houve maior presena das mulheres (52,6%) e mais da metade (68,4%) do pblico utilizou carro prprio para chegar ao local do evento. J sobre os vendedores, 80,9% eram proprietrios dos respectivos comrcios, sendo que o ofcio de barraqueiro foi identificado como uma ocupao permanente para 70,4% dos entrevistados. Mais da metade (60,5%) das pessoas que trabalharam em uma mesma barraca ou venda ambulante estava entre familiares.
ARQUIVO FUNDAC

Barraca de Comidas Tpicas

Quanto estrutura, 84,2% do pblico acharam suficiente o espao fsico disponibilizado para o evento. Sobre as atraes culturais, 52,6% consideraram como boa e 26%, tima. Indagados sobre a qualidade dos alimentos, 51,2% dos freqentadores dos folguedos consideraram como boa e 33,5%, tima. No entanto, a maioria (57,7%) reclamou dos preos elevados, e 40,9% consideraram normal.

Economia
O Encontro Nacional de Folguedos no somente atrao cultural. O evento traz resultados positivos para economia do Estado. Por isso, a presidente da Fundac, Snia Terra, solicitou que fosse feita tambm uma pesquisa econmica dos Folguedos. Com relao compra e venda de produtos e alimentos por parte dos barraqueiros e ambulan-

tes, no perodo dos dez dias do evento, a pesquisa revelou a movimentao financeira de R$ 867.892,97. Isso evidencia que o Encontro Nacional de Folguedos um evento que, alm de divertir, gera trabalho e renda. Alm do aspecto cultural, fato que os folguedos tambm tm uma grande importncia econmica para o Estado, uma vez que gera ocupao e renda para centenas de famlias, disse Snia Terra. Para se ter uma idia da grandiosidade do evento, o levantamento da Cepro realizado junto aos comerciantes revelou que somente de carne (bovino, ovino, suno, caprino) mais de 9 mil quilos foram colocados disposio dos visitantes. O resultado foi a venda de milhares de pores de comidas tpicas, como churrasco de caprino, panelada, sarapatel, carne-de-sol, mariaisabel e paoca.

v.24, n. 1, 2007

DEBATE CARTA CEPRO

IDENTIDADE CULTURAL
DO PIAU
Identidade o conjunto de caracteres prprios e exclusivos com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes. Dentro da psicologia, o funcionamento do indivduo no sentido biopsicossocial, ou seja, suas emoes, pensamentos e comportamentos de acordo com o ambiente em que vive, com a sua maneira de entender o mundo e com sua gentica. ainda o resultado das influncias internas e externas ao longo da vida da pessoa. Cultura entendida como o conjunto de costumes, de instituies e de obras que constituem a herana social de uma comunidade. Assim sendo, a identidade cultural vista como uma forma de identidade coletiva caracterstica de um grupo social que partilha as mesmas atitudes e est apoiada num passado com um ideal coletivo projetado. Ela se fixa como uma construo social estabelecida e faz os indivduos se sentirem mais prximos e semelhantes. Diante da globalizao, a preservao da identidade cultural no parece um processo simples. Por isso, a Fundao Cepro levou esse tema para o Debate Carta Cepro, realizado em parceria com a Rdio Pioneira de Teresina, dentro do Programa Painel da Cidade, conduzido pelo radialista Joel Silva. A seguir, os momentos principais do debate que teve como participantes a professora Conceio Lage, da Coordenao de Arqueologia da Universidade Federal do Piau, e o vereador e humorista Joo Cludio Moreno. Joel Silva Quanto identidade cultural e ao desenvolvimento, como que podemos entender o perfil brasileiro e, particularizando, o Estado do Piau? Conceio Lage Ao falar de identidade cultural temos que levar para o plural: no Brasil, so identidades. Por exemplo: o Piau tem um diferencial em termos de identidade cultural que justamente essa, a arqueolgica, no s em nmeros de locais que foram habitados pelo homem pr-histrico, mas tambm pela antiguidade. Ento, falando de identidade cultural do Brasil, do Piau e desenvolvimento, acho que deve ser via Arqueologia, via Pr-Histria. Quando a gente observa a maravilha que o homem que viveu aqui, antes da chegada do colonizador, fez e deixou, a forma de vida dele, preservando e respeitando o meio ambiente, completamente integrado com o meio; as culturas, a maneira como ele lascou a pedra com retoques idnticos, por exemplo, ao que aconteceu com aquele homem mais desenvolvido da Europa. Ns temos essa via de desenvolvimento e acho que um desenvolvimento diferenciado, via um turismo diferenciado, cultural, turismo onde a gente possa trazer pessoas interessadas em estudar, pesquisar, aquele turista que vem interessado pelo saber, em conhecer e entender como que o homem chegou no continente Americano. Joel Silva Joo Cludio, qual o sentimento e o nvel de empolgao que voc tem com esse assunto (identidade cultural)? Joo Cludio Esse assunto empolgante e h uma necessidade pre-

31
mente de debat-lo em todos os espaos. No espao poltico, no espao das escolas, e uma preocupao muito recente, porque voc sabe que ns forjamos a nossa histria com uma baixa auto-estima muito grande. Esse um fator psicolgico que afetou o modo de contar nossa histria. Foi um processo cheio de lacunas de omisses, de vergonhas, de culpas, de medo, de constrangimentos. Por isso ns fomos to ridicularizados no cenrio nacional, e isso uma coisa muito dolorosa e um aspecto do nosso atraso. E o que seria esta identidade to falada? Essa identidade que d o passaporte para uma pessoa ter uma auto-estima que influencia, que contagia, em todos os nveis, subjetivo e no coletivo. O que seria esta identidade? Quando Paulo Jos Cunha escreveu um livro sobre o Piauis, que so os vocbulos que s se falam aqui, ele me pediu um prefcio pra esse livro dele. Eu me lembro que na poca escrevi um negcio que no sei de onde tirei. Dizia assim: identidade aquilo que se forma quando no nos do nada e o que fica quando nos tiram tudo. Ento muito difcil para um pas perifrico da Amrica Latina, pobre, concorrer com a cultura de massas, essa cultura estrangeira, principalmente na poca da globalizao, e muito mais difcil para um Estado pobre, para uma provncia, isolada, longe dela mesma. Porque o Piau longe at dele mesmo. Voc indo de Teresina para Corrente so 900km, no tinha estrada, to fazendo agora. E nesse processo civilizatrio, de colonizao, todo estancado, no foi como o contrrio dos outros lugares onde aquele processo comeou e foi at o fim, marcado, pautado por uma atividade econmica do gado, do couro, que d uma certa letargia, porque o vaqueiro solta o seu gado, ele sai e no final da tarde volta, e volta para ruminar o que comeou nas pastagens; e o vaqueiro, sentado da rede de tucum para a preguiosa, na porta do alpendre, ruminando. Ele no tem aquela andana, aquele sentimento mercadolgico de outros estados que tiveram ouro, cana-de-acar. Mas, por outro lado, criaram uma cultura e uma Antropologia muito prprias. Este reino extenso dos vaqueiros do Piau, onde todos somos descendentes de vaqueiros: o pai, o filho, o av, o bisav. Quem no vaqueiro, o pai foi vaqueiro, o av foi vaqueiro, o bisav, e ns no podemos renegar esse aspecto. O Visconde da Parnaba, por exemplo, que era o nosso representante mais notrio da nossa oligarquia, era um vaqueiro. O Z Expedito Rego at escreveu um livro: Vaqueiro Visconde. O governador atual, Wellington Dias, filho de vaqueiro. No discurso da posse dele, disse que o sonho dele era ser vaqueiro. Isso era uma auto-afirmao. E esta cultura do vaqueiro, isolada, vamos dizer, de toda sofisticao europia, de todo grande centro urbano. Esse isolamento que s nos possibilitou ter uma escola em 1818, eu acho isso muito fundamental para entender o povo do Piau. Enquanto Manaus j tinha a sua escola, enquanto Recife j era um grande centro cultural, enquanto So Lus era Atenas brasileira, Salvador irradiava cultura, ns ainda no tnhamos uma escola, s tentativas dos padres jesutas de fazerem uma escola de alfabetizao. Isso deve ser um fator levado em conta para entender um pouco do nosso atraso, despovoado. Imagine que o Municpio de Ribeiro Gonalves tem a rea do Estado de Sergipe, agora no mais porque foi desmembrado. Despovoado, porque voc anda quilmetros e vai ver que no tem uma casa nem de um lado nem do outro. Ento criamos uma cultura muito tosca, rude, rstica, que as pessoas, s vezes, confundem com uma cultura pobre e na verdade uma cultura prpria. Muito prpria, baseada no quanto prprio e particular o clima, a vegetao a terra, essa transio entre o Nordeste e a Amaznia que ns temos, e outros processos que a histria foi revelando, como o fato de ter uma capital no interior, enquanto as outras esto no litoral. Um linguajar mais prprio e a se ns no temos uma literatura piauiense, como podemos caracterizar uma literatura gacha, outra baiana; ou se ns no temos uma msica piauiense, como podemos caracterizar uma msica maranhense ou baiana. Se ns no temos, ns temos outros aspectos que so pressupostos para isso, e no estou fazendo aqui uma linguagem de retrica. Ns estamos comeando agora. Uma capital que tem 153 anos, quer dizer, uma capital recente. Um Estado que tem 300 anos de evoluo social, enquanto o Brasil tem 500 e, outra coisa, um processo colonizador todo interrompido. Resgatar nossa identidade agora mais difcil porque estamos no momento de globalizao cultural, onde o grande sobrepe em detrimento do menor, do menos favorecido, do mais pobre. Joel Silva O que fazer para preservar os valores culturais do Estado do Piau, professora Conceio Lage? Conceio Lage Recentemente, tivemos, na Universidade Federal do Piau, uma defesa de mestrado sobre ndios do litoral. A gente fala que o Piau no tem ndios. No tem ndios? E os descendentes desses ndios, esto onde? Essa dissertao de mestrado virou um livro, que o A Histria Negada, de Jina Freitas Borges. Ela escreveu esse livro que mostra que aquela regio foi muito habitada no passado. Ns temos stios tambm ali, inclusive, vestgios no muito antigos que, pra Jina, so de ndios Trememb. Esses ndios que depois ficaram e hoje vivem apenas ali no Cear, mas, na realidade, habitaram todo esse litoral do Cear ao Maranho. E outra coisa, nessa defesa, ela sustenta que eles brigaram, no deixaram ser dominados, eles eram realmente lutadores, guerreiros, e no permitiram por durante 200 anos que o francs tomasse de conta do litoral. Joel Silva Joo Cludio, suas consideraes.

v.24, n. 1, 2007

DEBATE CARTA CEPRO


de se reverter tanto a mim como a Frank Aguiar, como outros artistas que andam por a fazendo show. Difcil de reverter porque a opinio do Paulo Francis foi dada de forma concreta, foi abalizada, muito bem dada numa poca em que aquilo que ele dizia, isso que mais doloroso, tudo aquilo no era mentira, era verdade. Outro dia eu tava vendo big brother, uma concorrente, que de Fortaleza, dizendo que Teresina o pior lugar do mundo, um lugar muito quente e aquilo me magoou muito pelo seguinte: de fato muito quente, mas no o pior lugar do mundo. E outra coisa, s vezes, ns tentamos criar artificialmente um status, um marketing, uma imagem, uma identidade para o povo, pra uma cidade e aquilo impossvel de se criar. O Vale do Jequitinhonha na regio de Minas a regio mais pobre do mundo, como a Etipia, mais pobre que regies mais pobres do Piau, e tem uma cultura popular intensa e rica e que sofre um estrago. Mas a ela beneficiada pelo isolamento. No nosso caso ns fomos prejudicados pelo isolamento, ns fomos perdendo a consistncia daquilo que produzimos e consumimos. Ento eu acho que se h tanto isolamento como h pobreza material, como h lacuna na nossa bibliografia, se eles no conseguem encontrar os livros do Da Costa e Silva pelo fato de a escola chegar por aqui muito tarde. H tambm, digamos assim, a casta poltica, a definio poltica muito oligrquica, muito atrasada, tanto do ponto de vista intelectual quanto do ponto de vista emocional. Aquela emoo que movia os trabalhos cientficos do Darci Ribeiro, por exemplo, de achar que o povo brasileiro uma coisa diferente dos trpicos, uma raa diferente pela mistura, pela maneira de ser. E mesmo, um negcio que s o brasileiro pode encontrar determinadas solues para essas coisas. Tambm o ciclo econmico que ns no tnhamos, como eu falei ainda h pouco do gado, tambm a questo da estrutura agrria feudal, a estrutura fundiria ainda feudal que voc v no sul do Estado e no extremo sul, uma pessoa detm um milho de equitares de terra totalmente despovoada. Voc vai a Canto do Buriti, a Corrente, no v uma pessoa nem de um lado e nem do outro do Piau. O Piau todo tem dois milhes e novecentos mil habitantes. a populao da grande Fortaleza. Agora h uma preocupao enorme que chamo a ateno: ns temos que localizar esses aspectos e lutar por eles e preservar. A professora Conceio fez referncia ao Parque Serra da Capivara. Voc quer um marketing melhor, uma definio melhor de identidade, um turismo, alguma coisa que engrandea mais uma terra do que ter o bero da humanidade, teorias que revolucionam as outras pr-existentes. E ns praticamente chutamos isso a. Ns no tomamos partido. Em Petrolina eu vi restaurantes da Serra da Capivara, venda da cermica da Serra da Capivara e de postais. Petrolina assume a Serra da Capivara muito mais que ns. Voc quer, por exemplo, outro aspecto do Bumba-Meu-Boi, que hoje um carto de visita do Maranho. Ele uma manifestao mais oriunda daqui, naturalmente porque aqui era a rea criadora do gado, toda esta cultura do gado; de objetos que tm valor de utenslios como a gamela, a coit, cocho, como o curral de carnaba; como a arquitetura piauiense tpica, como essas casas que esto desaparecendo, clssicos da arquitetura rural do Piau, casa que no teve influncia da Europa, que no teve azulejos; no vai ter vitrolas, o mvel colonial, vai ser um negcio rude mesmo, tosco. A casa mais sofisticada a casa do Baro de Gurguia na Praa Saraiva. Voc v que uma casa rude, tosca. Quando fui Secretrio de Cultura na gesto do Herclito Fortes, veio uma arquiteta da Fundao Roberto Marinho. Eu falava da casa e quando ela chegou teve uma decepo enorme, porque estava acostumada com o
CCOM-PI

Joel Silva Joo Cludio H uma lacuna enorme na bibliografia, quer dizer, se escreveu pouco sobre a histria. Temos o F.A. da Costa que nem era do Piau, temos o Odilon Nunes, temos o Monsenhor Chaves, temos o Abidias Neto, mas se escreveu muito pouco e ainda assim h espaos que no foram explicados, de como essa nossa glria foi adiada, como o nosso sucesso, aquilo que tanto espervamos foi sempre colocado novamente num outro ponto, mais alm, mais adiante. E outras coisas que precisam ser explicadas, de genocdios terrveis, das mortes desses ndios na colonizao do Piau, que um pico muito bonito e que ningum falou. Ningum fala da maneira como o ndio piauiense resistiu bravamente colonizao e escravido. No livro do Carlos Eugnio Couto diz: o ndio piauiense tinha ndole preguiosa porque resistiu ao trabalho e escravido mais que em outros lugares, resistiu ao trabalho e influncia dos colonizadores mais que em outros lugares do Brasil. Ora, eu digo muito isto: se for preguia resistir escravido, dessa preguia eu tenho certo orgulho. Agora, essa formao piauiense, eu vou bater muito na tecla da questo da auto-estima. Digamos que h cinco causas enormes para o nosso atraso. Primeiro tomar conscincia do nosso atraso. Em 1953, Paulo Francis escreveu um livro chamado O Afeto em que se Encerra, onde em 12 pginas ele acaba com a imagem do Piau. E uma imagem do Piau negativa, difcil

33
barroco mineiro. Ela olhou e achou uma porcaria, sim ela pode achar, mas a nossa arquitetura diferente, no inferior. E, assumindo isso, voc tem meio caminho andado para construir uma boa auto-estima e a definir uma identidade que lhe salve do atraso, da humilhao, da sua glria ultrajada. Joel Silva Como se constri a identidade, professora Conceio Lage? Conceio Lage Eu concordo com o Joo Cludio quando ele fala da questo da auto-estima do piauiense. Acho que, em primeiro lugar, a gente precisa trabalhar realmente a auto-estima do piauiense. Joo Cludio, no sei se voc j teve a oportunidade de ler o Quatro Rodas quando fala de Teresina. O que diz sobre Teresina? quase uma cidade a evitar, n? a cidade mais quente, cheia de o que eles chamam pardal, que o radar. Ou seja, no se procura trazer o turista para Teresina, no se procura valorizar nossa cidade, porque ali mesmo diz que se evite, porque muito quente. Existem no mundo cidades bem mais quentes que Teresina e que so visitadas. Por exemplo, ns j recebemos aqui, vrias vezes para fazer trabalhos em conservao de culturas rupestres, especialistas da Frana que viajam o mundo inteiro. Inclusive um deles me disse que Teresina uma cidade agradvel, muito bonita, bem menos quente e mida que, por exemplo, Sidney, na Austrlia. Isso tudo pra falar que a identidade formada naturalmente. Agora da maneira como a gente divulga essa identidade cultural que vem a diferena. Eu citei esse exemplo do Quatro Rodas pra mostrar que identidades culturais ns temos, mas a maneira como a gente vem trabalhando essa nossa identidade ou essa nossa marca que precisa ser melhorada. Joo Cludio tambm citou a questo da Serra da Capivara e a cidade de Petrolina. Petrolina tomou de conta, no tenha dvida. Hoje, voc pode ver, faa um levantamento do nmero de visitantes que chegam na Serra da Capivara e quantos chegam por Teresina, a maioria chega por Petrolina. O aeroporto de Petrolina, no sei como que est em nmero de vos, mas j tem toda uma infra-estrutura que lhe permite sair direto e visitar o Parque. Por exemplo, se algum chegar aqui em Teresina, ser que vai ter esse tipo de informao no nosso aeroporto, na nossa cidade? A vem uma outra questo: ser que Teresina no tem patrimnio, uma identidade cultural no foi construda para Teresina, tambm? E a nossa floresta fssil? O que as autoridades esto fazendo pela nossa floresta fssil? A nossa floresta mais antiga que os dinossauros, os troncos que restaram esto em posio de vida, esto em p, o que significa que a floresta era ali e que tem uma idade simplesmente de 280 milhes de anos. Porque tronco rolado comum, voc pode encontrar em vrios locais, mas em posio de vida, de origem, muito raro. E o que a gente tem feito? Infelizmente, o que vi recentemente foi um jardim de um tremendo mau gosto, que foi construdo, colocando umas bromlias. Joel Silva Ento, para a senhora, a construo da identidade se d na divulgao de valores, em como projetar esses valores. A questo repassada para o Joo Cludio: se a identidade algo construdo, como se constri a identidade? Joo Cludio Primeiro, ns temos identidade cultural? Temos. Ela no forte. Se ns tivermos um referencial de outros, ela no forte. preciso ser resgatada? Sim. Ela se forma naturalmente? Sim, um processo natural, no um processo artificial. Mas ele pode ser ajudado, inclusive, com polticas pblicas, com polticas culturais, polticas de comunicao, pelo incentivo e o recurso do marketing. Mas, ns estamos perdendo. Teresina tem uma floresta tropical na Socopo, que outras capitais no tm. Aquilo uma bno, e ela hoje est praticamente estuprada pelas invases, pelo processo de ocupao desordenada, para fins eleitoreiros. Teresina tem o artesanato de madeira que nico no Brasil, tem a obra de Afrnio Castelo Branco. Tem os painis do Nonato Medeiros que poderiam ser multiplicados. No um processo natural, um processo estimulado que, aos poucos, vai criando uma identidade da qual a pessoa se orgulha. Teresina tem a Igreja da Vermelha, um conjunto belssimo com as primeiras peas do Mestre Dezinho e tambm do Afrnio Castelo Branco. Mas preciso que um intelectual, um crtico de arte, que tenha espao na mdia nacional possa conhecer a Igreja da Vermelha. Eu me lembro que o Cineas Santos levou o embaixador Alberto da Costa e Silva, filho do Da Costa e Silva, e depois o embaixador levou o Z Guilherme Melquior que escreveu um trabalho sobre a Igreja da Vermelha. Mas ns passamos ali diariamente, olhamos aquilo e no damos nenhum valor, mas de repente algum comea a dar valor. O Parque de Sete Cidades de uma originalidade mpar. Porque ele no melhor que o de Vila Velha no Paran? Aquelas formaes rochosas um campo de serrado e caatinga misturado, uma transio belssima. E quando voc vai daqui pra l, voc v em Campo Maior aquela paisagem de sonho que o Odlio Costa Filho descreveu. Jorge Amado descreveu, e muita gente descreve, e que deixa extaseados por causa da sua beleza todos estrangeiros que ali passam. Ali voc tem cerrado, gramnea e carnaubal, uma simbiose. Aquilo deveria ser Parque Nacional tambm para que no se construssem motis daqui pra l, porque os motis so horrveis arquitetonicamente, so grotescos.

v.24, n. 1, 2007

DEBATE CARTA CEPRO


Arquivo pessoal

Conceio Lage A nossa cajuna, por exemplo, o Cear est roubando e explorando como marketing dele. O Caetano Veloso, quando se refere na cano dele cajuna cristalina em Teresina, no estava preocupado em promover um aspecto cultural de Teresina, era uma questo de uma poesia subjetiva. Foi na casa do pai de Torquato Neto. Ele estava depressivo fazendo show aqui. Choraram, falando do Torquato. O pai dele serviu uma cajuna e entregou uma flor, e ele fez aquele poema belssimo. E aquilo se tornou uma identidade. O pessoal pensa mesmo que uma homenagem a Teresina. Talvez a Bahia possa ter uma vocao do vaqueiro mais importante que o Piau, pois os nossos vaqueiros vieram de l, mas o nosso mundo o mundo do vaqueiro. Inclusive forjou uma sociedade mais democrtica do que, por exemplo, a das casas de engenho do acar, porque o vaqueiro no um empregado, o vaqueiro um scio do patro de cinco reses. Quando eu digo isso, dizem: voc tem uma viso muito romntica. Havia tambm a explorao do latifndio, das oligarquias dos vaqueiros. Mas s que o oligarca, o dono da fazenda, era um vaqueiro que se deu bem na vida. E ao redor do vaqueiro h toda uma cultura na sua maneira do canto, na construo meldica do aboio, do curral, da casa, dos utenslios, da fala, das manifestaes culturais, da dana, da literatura que surgiu ali. E agora l no Cear, no centro do Drago do Mar, eles

fazem exposies peridicas sobre o vaqueiro, j me pediram at um texto. Aqui ns no fazemos nada. Ento eu acho, Joel, que a identidade um processo natural, mas que precisa ser estimulado. Por exemplo, dividir o Piau seria um golpe fatal na auto-estima do piauiense, seria um golpe fatal na construo de uma identidade que est dando passo, no est consolidada. Para ns, muito importante saber que o Delta fica no Piau e que o bero da Capivara tambm fica. Se fosse por isso, iramos dividir em quatro o Amazonas, que d mais ou menos nove estados do Piau dentro do Estado do Amazonas. Joel Silva Joo Cludio, voc aborda a questo do vaqueiro. E o couro, que relao tem com o Estado do Piau. Que tipo de atitude devemos tomar para que aquilo que piauiense possa ter efeito na riqueza daqui? Joo Cludio A nossa civilizao a civilizao do couro e que precisa ser conhecida, desdobrada e divulgada, como tem a civilizao do acar, a civilizao do ouro. Primeiro temos que tomar uma posio de acordar da nossa pobreza. Quando falo isso, sou muito criticado: mas voc faz um discurso de que somos pobres. Fao para que a realidade seja enfrentada e transformada. Se voc pegar as igrejas ricas do Piau e comparar com as igrejas ricas de Pernambuco e da Bahia, no d pra competir porque l eles tinham dinheiro. Acho que temos trs caminhos aqui: couro, rio e a carnaba. Essa ddiva que um rio que criou uma antropologia muito prpria. Todo o Estado est ali interligado ao rio, que depois da barragem de Boa Esperana ficou sem suas eclusas em funcionamento e deixou de ser navegvel. Toda uma histria do comrcio, de desenvolvimento das cidades que esto aqui, para cada do lado do Piau tem uma correspondendo do lado do Maranho, sendo que as nossas do

Piau sempre foram mais desenvolvidas. Por exemplo, Timon menos que Teresina, So Francisco menos que Amarante, Baro de Graja menos que Floriano e assim por diante. Joel Silva Professora Conceio Lage, como difundir nossos valores, que parece no termos conscincia da sua imensido e onde comear a adquirir essa conscincia? Conceio Lage Eu acho a constituio do Piau complicada, um Estado comprido, estreito. A sua formao geolgica e sua vegetao fizeram com que se criassem sempre populaes com modelos de vida diferenciados dentro de um pequeno espao, estreito e comprido. Isso com certeza dificultou muito. Por exemplo, o pessoal do sul reclama, at fala da diviso do Estado, porque eles se sentem abandonados. Joel Silva A senhora uma divisionista? Conceio Lage No. Em hiptese nenhuma. Inclusive, eu visitei aquela regio de Uruu e acho que est nascendo uma nova identidade, mas muito mais voltada destruio do que construo e fiquei muito triste. Eu questiono sempre: o que o Piau ganha com isso? Com aquela histria da soja, da devastao total dos cerrados que acontece naquela rea. Eu sou contra esse tipo de atitude porque acho que vamos pagar muito caro. Joo Cludio Joel, voc me perguntou sobre os efeitos da globalizao. Para mim, a globalizao uma tragdia. Agora, assim como a morte e a velhice ela inevitvel. Ns temos que nos adaptar globalizao. Eu costumo dizer que, no final das contas, o efeito corrosivo da globalizao vai nivelar todos numa s lngua, numa s cultura, numa s maneira de pensar, notadamente numa filosofia mercadolgica do consumo. Voc tem que produzir mais para

35
consumir mais e sua meta tem que atingir e ganhar mais dinheiro. Se voc no produz nem consome, voc est fora da ordem mundial, como esto os 800 milhes de pessoas na frica. Quando se fizer todo esse esforo artificial do poder, do dinheiro, tenho a impresso que o Estado vai at sumir, desaparecer. O direito do Estado e o direito coletivo vo ser substitudos pelo direito dos grandes grupos. O que est valendo o dinheiro. Os outros valores ticos, morais, coletivos, polticos, da arquitetura, da beleza ou da tradio, isso cai tudo por terra. Ento, eu acho que quando tudo estiver acabado, dois lugares vo sobreviver com alguns aspectos culturais muito fortes: um o Afeganisto e o outro o Nordeste brasileiro e, dentro do Nordeste brasileiro, inicia no Piau, querendo dar a ele, embora tenha o carter de transio mesmo na sua Antropologia, na sua Sociologia, no seu processo histrico, no clima, na vegetao, na maneira de ser, dar a ele o carter definido. Eu sou o que? Eu sou o Meio-Norte do Brasil. A minha piauiensidade ela se exacerba para que eu possa influenciar pessoas como formador de opinio, depois de eu ter feito um mergulho muito ntimo, muito profundo no Piau. Preciso ir ao Delta, preciso ir a Santa Filomena, preciso conhecer a obra do Dobal , preciso conhecer Da Costa e Silva, preciso conhecer os artesos, preciso ir a periferias das cidades para ver naquela simplicidade, originalidade, daquela maneira de dizer as coisas. Eu preciso no ter vergonha do meu vocabulrio antiquado. Ento esses aspectos enobrecem, e isso um processo natural de resistncia contra a globalizao. Conceio Lage Ns precisamos valorizar o que temos como patrimnio construdo, patrimnio material, patrimnio imaterial, sobretudo, pra gente se proteger dessa globalizao que realmente inevitvel. Ns estamos nesse meio. Ento o que a gente precisa fortalecer nossa identidade, nosso patrimnio, nossa cultura, o que a gente tem de importante e que precisa ser preservado no nosso Piau. Pra nos proteger, porque seno a gente vai comear a falar da maneira como o gacho fala, o carioca... Joel Silva Suas consideraes finais, Joo Cludio. Joo Cludio Esse um tema muito exclusivo que norteia toda a minha vida e carreira como artista. Acho que o humor uma forma de dizer coisas muito srias e profundas. Em 17 anos de carreira, muitas vezes fui muito incompreendido, porque muita gente diz pra mim: mas voc em seu palco anarquiza com o Piau. exatamente o contrrio, uma crtica em que voc recebe o grande escndalo social e cultural. E o grande escndalo social e cultural, primeiro, uma situao incmoda, a situao injusta em que o Piau renegado no cenrio nacional, do grande obscurantismo e ignorncia sobre o Piau. No uma campanha publicitria peridica em que a gente fala em determinado momento da vida e depois deixa de falar, preciso uma atitude poltica. Uma vez Gandhi deixou de comprar roupas; primeiro porque ele comprando aquelas roupas estaria beneficiando o invasor, que era o ingls que se instalou ali com suas indstrias txteis e explorava a mo-de-obra barata e o consumo, porque havia um mercado consumidor da ndia de milhes de pessoas; segundo, que ele estaria retirando a reserva de mercado das pobres costureiras indianas. Hoje vamos ao supermercado e encontramos bolo frito feito em escala industrial. Eu tenho a atitude poltica de ir comprar bolo frito aonde quer que esteja fazendo, porque fazer bolo frito e ter um pblico consumidor, embora que pequeno para o bolo frito feito daquela forma artesanal dentro da nossa casa, cultura e identidade piauiense. Comer um capote misturado com Joo Cludio Moreno arroz, ou a galinha da Pia, ou o peixe do VTS, ou tomar banho no rio Parnaba, ou tomar a cajuna no lugar do xarope imperialista da coca-cola, ou fazer coisas desse tipo que nos passa desapercebido, talvez como uma birra ou excentricidade, uma atitude poltica de resgate, de definio e de valorizao da nossa identidade. Aproveito a oportunidade deste debate para dizer que vou fazer uma proposta Prefeitura de Teresina para multiplicao dos painis do Nonato Medeiros por toda a cidade, para que Teresina fique conhecida como a cidade dos painis, com aqueles tons azuis bonitos com os nossos personagens. E vou sugerir Fundac a criao de um prmio produtor cultural, que um prmio que cadastra e homenageia e d uma remunerao e uma promoo miditica quela pessoa que responsvel pela perpetuao e difuso de uma prtica cultural. Joel Silva Professora Conceio Lage. Conceio Lage Vou terminar tambm fazendo um pedido por Teresina, sobretudo, pela floresta fssil. Que a gente no deixe do jeito que est, que a gente respeite, porque o que ns temos ali muito lixo, muito abandono. E ns precisamos realmente que aquela floresta continue e vire a cara de Teresina, tambm porque isso que ela merece. Teresina s vai ganhar com todo um investimento em cima daquela floresta.
v.24, n. 1, 2007
Arquivo assessoria

36

37

Nestes artigos, em algumas passagens, faz-se o uso da primeira pessoa do singular. Como bem explica a sociloga Maria Dione Carvalho Moraes, doutora em Cincias Sociais (IFCH/UNICAMP) e professora do Mestrado de Polticas Pblicas (UFPI), a oscilao do sujeito do discurso, no texto, longe de se constituir em erro gramatical, deve-se ao emprego consciente da nfase necessria a certas passagens pelo uso da primeira pessoa do singular. Alis, nas Cincias Sociais j rompemos com a ortodoxia do discurso cientfico impessoal, empregando a primeira pessoa do singular em artigos, dissertaes e teses.

v.24, n. 1, 2007

38
Arquivo pessoal

Maria Dione Carvalho Moraes


Sociloga, doutora em Cincias Sociais pelo IFCH/UNICAMP, professora no DCS/CCHL/UFPI; no Mestrado de Polticas Pblicas/ CCHL/UFPI, na linha de Pesquisa, Cultura e Identidade; no Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente/PRODEMA/TROPEN/ UFPI, na linha de Pesquisa, Polticas de Desenvolvimento e Meio Ambiente. E-mails: mdione@uol.com.br; mdione@superig.com.br

TRILHAS E ENREDOS NO IMAGINRIO

SOCIAL DE SERTO NO PIAU1


No mundo moderno, as culturas nacionais, uma das principais fontes de identidade cultural, nos constituem como sujeitos. Mas identidade nacional no uma coisa com a qual nascemos. Ela formada e transformada no interior da representao, sendo a nao no apenas uma entidade poltica, mas algo que produz sentidos, como um sistema de representao cultural. Culturas nacionais so, assim, formadas por instituies culturais, simbologias e representaes e podem ser vistas como um discurso e modos de construir sentidos influenciadores e organizadores de nossas aes e da concepo que temos de ns mesmos como sujeitos histricos (HALL, 1998). As culturas nacionais, ao produzir sentidos que nos interpelam, e com os quais nos identificamos, so produtoras, tambm, de identidades. Esses sentidos encontram-se nas estrias da nao, como memrias que constrem um passado, seja como tradio inventada (HOBSBAWN e RANGER, 1984) como narrativas mestras (MORAES, 2000), seja na pluralidade de histrias hierarquicamente organizadas no interior da sociedade como lembra Woodward (2000), a partir de uma posio histrica e cultural especfica, de onde o sujeito fala. Podemos ento pensar a nao como uma comunidade imaginada (ANDERSON, 1989), ou seja, a construo da identidade cultural uma representao social de pertencimento a uma mesma grande famlia nacional, como dispositivos discursivos que representam as diferenas como unidade ou identidade. Isto leva a questes sobre como imaginada a nao moderna, no caso a brasileira republicana, sobre que estratgias representacionais ela se institui na construo de um senso comum sobre o pertencimento a uma identidade nacional e quais as representaes de Brasil que dominam as identificaes e identidades partilhadas em seu interior, processo do qual fazemos parte, como membros da nao piauiense. Para fins da presente anlise, tomemos como ponto de partida a meta-narrativa de construo da

Ensaio elaborado para o Seminrio sobre Patrimnio Cultural e (I)material, coordenado pela FUNDAC e UESPI, de 8 a 10/10/ 2005, em Teresina, Piau, na UESPI.

39
nao contada e recontada por uma sociografia2 focada na relao litoral/serto/selva (SOUZA, 1997; AMADO, 1995) e o imaginrio correlato, fornecedores de eventos histricos, mitos, estrias, imagens, panoramas, cenrios, smbolos e normatividades, que retratam experincias, perdas, triunfos, biparties e projetos de avanar para alm destas que do sentido s naes brasileira e piauiense. A se tem tanto nfase nas origens, na tradio, quanto nas prescries para a continuidade, na intemporalidade. A tambm se encontram mitos de fundao da nao, do povo e do carter nacional, assim como da nao piauiense, da qual nos contam, dentre outros, Abreu (1982), Prado Jr. (1980) e Ribeiro (1998), sobre as itinerncias dos caminhos do gado. Nesse sentido, o Seminrio sobre Patrimnio Cultural e (I)material, que provocou este ensaio, permite refletir sobre nossas prprias origens e identidades culturais. Brincando um pouco com a imagtica espacial: Teresina, a nica capital no-litornea do Nordeste, no seria geograficamente sertaneja? O Piau nasce dos caminhos do gado, como diria Joo Capistrano de Abreu. E, como dito por Renato Castelo Branco, o povo piauiense constitudo por netos dos sertanistas baianos e dos bandeirantes paulistas (CASTELO BRANCO, 1970, p. 68). Para incio de conversa, parece que temos motivos para pensar nossas genealogias, luz da categoria serto. A propsito, quero referir minha prpria trajetria de aproximao com o tema, que defino como afetiva e profissional. De fato, como sertaneja, geraizeira do norte de Minas Gerais, e como pesquisadora, meus interesses de pesquisa socioantropolgica se orientam em grande medida para o chamado mundo rural. Na tese de doutorado (MORAES, 2000), focalizo o serto do sudoeste piauiense, em seu processo de modernizao agrcola, a partir dos anos de 1980. Com efeito, as regies de cerrados, que abrangem uma enorme rea do interior do Brasil e cuja imagem cientfica construda e associada linguagem da modernizao agrcola, no podem ser analisadas sem, por um lado, meno s imagens do serto presentes na historiografia e ensaios de viajantes e naturalistas do sculo XIX, e na literatura e sociografia acerca do tema da construo da nacionalidade brasileira que de alguma forma versam sobre o serto, na primeira metade do sculo XX. Por outro, tambm no poderia trabalhar a temtica ignorando as narrativas orais de populaes camponesas locais, sertanejos e sertanejas, que vivenciam a voraz modernizao agrcola dessas regies sobre o seu tradicional modo de vida entre baixes e chapadas (MORAES, 2000), assim traduzida na potica sertaneja de um serto desencantado: (...) Eu quero que acredite no que tem nesse serto: sem-terra fazendo guerra se torna grande aflio morre sem-terra e soldado, criana e me de famlia deixando o sangue no cho (...) A coisa aqui no t boa j t tudo terminado, no tem mais terra de ausente, em cima desse cerrado porque chegou muita gente aqui na nossa cidade, vem do Sul do Mato Grosso, e de mais outros estados. O pobre aqui que tem terra j tem que ficar cercado. Pra criar um cabritinho tem que ser no cadeado. As coisas aqui para ns j tem se demaziado e o pobre que no tem terra talvez vai ser enterrado. Muitos que deixaram a roa j foram morar na cidade (...)3 Nesse reencontro terico e emprico com o serto, a releitura de autores como Euclides da Cunha,

Uso o termo (sociografia) no no sentido pr-cientfico que muitos lhe atribuem, mas para referir um conjunto de anlises, ensaios e estudos, no propriamente sociolgicos, mas voltados ao tema da construo da nacionalidade. 3 Trechos do poema, que se encontra na ntegra em Moraes (2000), de autoria de Francisco de Souza Lima, tambm conhecido como Chico Dora, campons de Bananeira, Uruu/PI.
2

v.24, n. 1, 2007

40

ARTIGO
Ribeiro, presidente da Casa do Cantador, e da participao do repentista Z da Viola; e pudemos apreender algo do enraizamento musical dinmico do grupo Os Caipora, em sua sntese de pop-rock e da msica do serto. Contamos, ainda, com a participao da professora Claudete Dias, do Departamento de Histria da UFPI, que apresentou a prpria pesquisa sobre o serto do Piau nas lutas da independncia, casos da Batalha do Jenipapo e da Balaiada. Na concluso da disciplina, alunos e alunas apresentaram seminrios a partir da leitura de clssicos como Os sertes, de Euclides da Cunha, Grande serto: veredas, de Guimares Rosa, O serto, de Carlota Carvalho, dentre outros. Talvez tenhamos chegado a compreender, pelo menos em parte, o que disse Riobaldo: O serto est em todo lugar. A partir da, uma pergunta foi ganhando corpo: como se expressam o sentido e a largueza do serto roseano, no Piau? Em 2003, a direo do Curso e o Centro Acadmico de Cincias Sociais da UFPI organizaram a IV Semana de Cincias Sociais, cuja temtica foi o serto. Convidada para uma das mesas-redondas do evento, para falar sobre imaginrio do serto, sertanejas e sertanejos, congratulava-me, na oportunidade, com a iniciativa, considerando aquele acontecimento como a nossa Semana da Arte Moderna, a nossa antropofagia. Em 2004, voltei a oferecer o tpico especial, avanando um pouco mais na reflexo sobre a relao Piau/serto, chegando a projetar a criao de um espao interdisciplinar e permanente de debates sobre o serto, na UFPI, proposta levada ao diretor do Centro de Cincias Humanas e Letras, professor Antnio Fonseca Neto. Nesta segunda experincia, mantivemos as sesses de potica realizando, dentre outros eventos, dois saraus: um deles, conduzido pelo professor e escritor Airton Sampaio, do Departamento de Letras da UFPI, foi dedicado ao tema do serto na literatura romntica brasileira5, e o outro, coordenado pelo professor e escritor Cineas Santos, voltou-

Joo Guimares Rosa e Joo Capistrano de Abreu, dentre outros, a descoberta de Carlota Carvalho, o encontro etnogrfico com sertanejos e sertanejas do sudoeste piauiense, em seu modo de vida (MORAES, 2005) e o vislumbrar de suas tradies orais, como, por exemplo, a do fogo do campo (MORAES, 2000), me levaram inclusive criao de uma disciplina, na categoria tpico especial, que inaugurei em 2000, na UFPI, intitulada Imagens e narrativas de serto, e a participar do XI Ciclo de Estudos sobre o Imaginrio, no GT Serto, Memria e Imaginrio (MORAES, 2002). A experincia em sala de aula foi uma tentativa de promover a aproximao analtica do serto como categoria axial na construo do imaginrio da nacionalidade brasileira, em suas mltiplas dimenses, buscando compreender-lhe imagens e narrativas, tomado o serto no apenas como s categoria espacial, mas tambm poltica, cultural, esttica e simblica. Objetivava, ainda, entender representaes do povo sertanejo, em geral, e do nordestino, em particular, profundamente marcadas por imagens do serto do boi e suas relaes com as origens do Piau. Mais que isso, pretendia, ainda, trabalhar a amplido, no Brasil, da categoria serto, no somente pela leitura de textos acadmicos mas tambm pelo encontro com outras linguagens como literatura erudita e popular, cinema, msica, artes plsticas e teatro, em algumas sesses especiais que denominei potica do serto, quando adentrvamos a polissemia sertaneja que nos impulsionava para sentir o serto como parte da nossa brasileirssima comdia humana. Naquelas sesses, nos deleitamos com o talento musical de convidados especiais como Netinho da Flauta (in memoriam), Stnio Nbrega, Gilvan Santos, que nos brindaram com a msica do serto nordestino; com a colaborao de convidados como o professor, radialista e jornalista Carlos Said, versando sobre o serto na literatura piauiense;4 conhecemos um pouco da potica do cordel, atravs da aula do professor Pedro
4 5

O amplo panorama de autores e obras apresentados extrapolaria os limites de espao deste ensaio. De lvares de Azevedo foi lido o poema A cantiga do sertanejo (AZEVEDO, [19--]). De Teodoro de Carvalho, os poemas O canto do caador, O canto do voluntrio, O selvagem, O canto do sertanejo, Saudades e Transformao (CARVALHO, 1996). De Jos de Alencar, trechos do romance O sertanejo (ALENCAR, [19--]) e de Franklin Tvora, trechos de O cabeleira (TVORA, [1973]).

41
se temtica do serto na literatura piauiense.6 Essas incurses literrias permitiram descobertas e releituras importantes para a densidade esttica e metafrica das imagens e narrativas do serto, que estvamos construindo. Nos saraus e em outras sesses musicais, privamos da musicalidade de Anderson Nbrega, Alessandro Magno Santiago, Iracy Moura F,7 Bruno do Carmo (in memoriam), Marcondes Brito da Costa e Gilvan Santos, e da performance de Roque Moreira, por Joo Neto,8 que generosamente nos brindaram com seus talentos, postos disposio da potica do serto. Quero registrar, ainda, a participao dos professores convidados, Fabiano Gontijo e Ferdinand Cavalcante, ambos do Departamento de Cincias Sociais da UFPI. O primeiro, como antroplogo do sul, expunha suas impresses do serto da seca, enquanto Ferdinand falou sobre sua pesquisa a respeito de Canudos. Tambm o professor Joo Kennedy, do Departamento de Histria da UFPI, apresentou a prpria pesquisa sobre o imaginrio serto/litoral na msica popular brasileira. Buscando extrapolar os limites e as fronteiras do serto semi-rido, dialogamos com a Princesa do serto maranhense, a cidade de Caxias, atravs das presenas do poeta Wybson Carvalho, que nos brindou com a potica da terra de Gonalves Dias, inclusive, a sua prpria, e
6

da historiadora e coordenadora do Memorial da Balaiada,9 com sede naquela cidade, Maria Bertolina Costa, que falou sobre a histria de Caxias. Quero lembrar, com este prembulo, que a fala de Riobaldo, ao remeter, exemplarmente, presena do serto no imaginrio de Brasil, pode significar, tambm, a importncia do serto no imaginrio da nao piauiense. Sobre isto apresentarei, a seguir, no concluses de pesquisa, mas algumas trilhas vislumbradas e aqui trazidas como pistas, que se abrem investigao.

Serto, Brasil, Piau: das trilhas e enredos no imaginrio social


O termo serto ou certo era utilizado em Portugal, talvez desde o sculo XII, para referir-se a reas situadas dentro daquele pas e distantes de Lisboa. At o final do sculo XVIII, foi largamente utilizado pela Coroa Portuguesa nas colnias. Construda pelos portugueses para designar o outro, o distante, a categoria serto absorvida pelos colonizados, transformando-se, a partir do sculo XIX, no Brasil, num termo polissmico, profundamente ligado ao entendimento da nao. Assim, cinco sculos depois da inveno da Terra de Santa Cruz, continua alimentando as cincias sociais, a literatura, o cinema, a teledramaturgia, a msica, as artes plsticas, enfim, o imaginrio do ser Brasil, tanto a partir do olhar forasteiro quanto do pon-

De H. Dobal foram lidos os poemas Campo Maior, Rquiem, Bestirio, Introduo e rond sem capricho, Pedras, Inverno, e A raa (DOBAL, 2001). De Alvina Gameiro, trechos dos romances Chico Vaqueiro do meu Piau (em versos), e Curral de serras (GAMEIRO, 1971, 1980). De Francisco Gil Castelo Branco, trechos de Ataliba, o vaqueiro (CASTELO BRANCO, 2004). De Fontes Ibiapina, trechos de Vida gemida em Sambambaia e de Trinta e dois (IBIAPINA, 1985, 2002). De Cineas Santos, o conto At amanh (SANTOS, 2002). Renata Ferreira, pesquisadora da obra de Joo Ferry, declamou o poema Adeus cachaa (FERRY, 1952). 7 Destaco a contribuio de Iracy Moura F, que, alm de nos brindar com sua bela voz no sarau sobre o serto na literatura romntica, organizou um roteiro musical (impresso e com informaes sobre as canes e compositores), com as canes: Mgoas de caboclo (cabocla), de J. Cascata e Leonel Azevedo (1931), Casa de caboclo, de Hekel Tavares e Luiz Peixoto (1928), Maring, de Jubert de Carvalho e Olegrio Mariano, Senhor da floresta e Sertaneja, de Ren Bitencourt (1945, 1940), numa contribuio cultura musical do/as participantes. 8 O programa da disciplina se encontra, na ntegra, no Departamento de Cincias Sociais da UFPI. 9 A propsito, laos como o prprio passado da colonizao e a Balaiada (AMARAL, 1900; ASSUNO, 1988; CARVALHO, 2000; DIAS, 2002, 1987; JANOTTI, 1987; OTVIO, 2001; SANTOS, 1983; SERRA, 1948) cujo Memorial foi erigido naquela cidade unem Caxias ao Piau. Como a oralidade um dos meus campos de interesse terico-metodolgicos de pesquisa, iniciei, em 2004, um trabalho de parceria com o Memorial da Balaiada para criar uma linha de pesquisa no campo da memria oral da Balaiada em Caxias (MORAES, 2004; MORAES e COSTA, 2005), o que se vem construindo em profcuo dilogo com a coordenadora do Memorial que, por seu turno, j desenvolve a prpria pesquisa de mestrado sobre a memria oral da Balaiada, com idosos, na cidade de Caxias.

v.24, n. 1, 2007

42

ARTIGO
densidades humanas tidas como baixas em comparao com as populaes que poderiam ser abrigadas pela agricultura intensiva e para reas cujos habitantes autctones foram eliminados, sendo substitudos por uma populao dedicada inicialmente pecuria, atividade tida como poupadora de mo-de-obra. Essa, alis, a perspectiva produtivista, ancorada na necessria contraface de um vazio econmico. Como dito por Candice Vidal e Souza, autora de origem piauiense, que analisa serto e litoral no pensamento social brasileiro, os estilos, as figuras de linguagem, os cenrios e os mecanismos narrativos relativos s circunstncias histricas e sociais so elementos de primeira ordem na interpretao de Brasil que emergem do imaginrio do serto (SOUZA, 1997). Com efeito, no campo do imaginrio social, interessam significados, trilhas e ambigidades, de modo que a prpria representao identitria presente nas imagens , em si, um ato ficcional, no querendo dizer com isso que se tratam de declaraes fictcias sem poder de avaliao da realidade. Com efeito, um processo de inveno social e de imaginao criadora que produz signos com poder de instituio social, no caso o da construo social de identidades marcadas pela oposio serto/litoral, em cujo curso se instauram a nao brasileira e a piauiense. Por esse prisma, chama a ateno a representao do espao como elemento caracterizador do pas e de seu povo, de sorte que a idia da relao serto/litoral estende e at mesmo pr-condiciona a elaborao de uma idia de Brasil. H, na sociografia brasileira sobre o serto, desde autores como os primeiros viajantes que se adentraram pelo pas, como Saint-Hilaire (1932, 1937), no sculo XIX, passando pelos que problematizaram um Brasil a ser como Abreu (1982) e Cunha (1968), no sculo XX, at os que lidam com o tema da incorporao da fronteira, como Ricardo (1970), Moog (1989) e Holanda (1986), dentre outros. So autores e idias que muitas vezes se expressam pela diferena de entender o projeto de compreenso da conquista e ocupao do espao

to de vista de uma etnosertania, perspectiva que nos interessa explorar, relativa ao ser piauiense. Assim, identificar, desconstruir e reencontrar os significados de serto continuam uma tarefa contempornea, nesses tempos ps-modernos, em que as possibilidades do enraizamento dinmico, que a memria (MORAES, 2000), podem-nos levar ao reencontro de sentidos j conhecidos e a descobrir novos para a nossa prpria, como diria Elomar Figueira de Melo, sertanezidade. Ou seja, o tema nada tem de anacrnico, especialmente no Piau onde, alis, esse um debate ainda incipiente, embora a sertanezidade aflore nos imponderveis da vida social, quer em sua capital, Teresina, quer em regies como os cerrados, que se modernizam na voragem do tempo e dos ritmos de um progresso, que nos instigam a exerccios culturais antropofgicos. Foge aos limites deste ensaio uma exegese das imagens do serto em virtude da polissemia da imagtica povoadora do nosso imaginrio, especificamente naquela presente na sociografia da reflexo sobre o Brasil, que diagnostica, impulsiona, organiza, define e direciona aes. No entanto, Ferreira (1999) registra que serto aponta para as regies agrestes do pas, distantes de povoaes ou terras cultivadas, longe do litoral, e pouco povoadas. A possvel etimologia, forma contrata de deserto, expressaria a idia de vazio: o interior (...). O nome fixou-se no Nordeste e Norte, muito mais do que no Sul. O interior do Rio Grande do Sul no serto,10 mas poder-se-ia dizer que serto era o interior de Gois e de Mato Grosso, na frmula portuguesa do sculo XVI. A origem ainda se discute e apareceu mesmo a idia de forma contrata de deserto. (...). E continua o debate (CASCUDO, 1972, p. 697-98). A categoria serto refere, assim, territrios do interior, afastados da costa explicitamente habitadas por indgenas como se acentua nas narrativas de bandeiras. De fato, longe de serem vazias, como quer, por exemplo, a nfase do discurso desenvolvimentista relativo s reas de cerrados, quando refere regies de

10 A categoria serto no se limita s regies Norte e Nordeste do Brasil. Alis, contrariando esta afirmao de Luis da Cmara Cascudo, remeto o/a leitor/a para Rubert (2000), que apresenta o serto nas memrias e narrativas de antigo/as morador (es)/ as, no Rio Grande do Sul.

43
pertencente ao Brasil e a prpria construo da nao, embora, no conjunto, sejam narrativas das quais emergem representaes sociais fundadas, sempre, na trajetria da costa para o interior, produzindo a distino entre regies da marinha e do serto e definindo o Brasil em seu nascimento e destino. As idias que transparecem no conjunto de eventos se traduzem em imagens pelas quais, na posio vacilante de um sujeito classificador, o serto aparece como desconhecido, diferente, problemtico, deserto, longnquo, Brasil a ser, ignoto, outro Brasil (SOUZA, 1997). Um olhar de um sujeito falante. Um discurso e um objeto. Os primeiros: do litoral, lugar conhecido e articulador do olhar e do discurso. O segundo, o serto: lugar incgnito sobre o qual o narrador vai falar, revelando para seus leitores compatriotas um Brasil ignoto, fazendo lembrar, muitas vezes, o padre Antnio Vieira cantado por Luiz Gonzaga: h quem fale sobre o serto, morando em palacetes (...), sem jamais ter pisado a poeira de nossas estradas (VIEIRA, 1966, p.9). Ressaltam-se, nesse imaginrio da construo da nao, imagens de um Brasil desconhecido, do serto como impedimento construo da unidade, da imensido do territrio nacional como problema e destino coletivos, idia importante, por exemplo, para o imaginrio ainda hoje reinante da fronteira permanente e inesgotvel: Brasil e Brasil a ser, lugar serto igual a desconhecido, diferente do espao habitado e familiar onde reside o marinha. O serto nasce como alteridade. Os significados atribudos a esses lugares serto/litoral constituem frmulas narrativas centrais, eixos ordenadores e referncia nos escritos de interpretao do Brasil. Como representao social, essa bipartio permanece em ns como dois cenrios que combinam terra e gente, embora, atravs da arte, serto e litoral se reencontrem muitas vezes e embora todos ns sejamos, de forma irremedivel, frutos desse encontro, dessa circularidade (GINSBURG, 1987) e desse dialogismo (BAKHTIN,1995,1996) culturais. Isso, porm, no nos autoriza a deixar de inquirir sobre os sentidos da nossa dimenso-serto no processo de construo da nossa prpria identidade, ou de como somos interpelados pelo serto em sua trajetria. Trajetria do serto? Sim, que o serto uma entidade rica no imaginrio social, popular ou erudito, entidade capaz de se transformar: o serto vai virar mar... como profetizara Antnio Conselheiro e, quase um sculo depois, cantariam muitos brasileiros que pouco ou nada sabem a seu respeito e muitos dos quais jamais leram Euclides da Cunha. Essa imagem , alis, retomada por Gluber Rocha, no filme Deus e o diabo na terra do sol, tanto na trama, com o personagem Manuel, que se embrenha na caatinga e se junta ao bando dos fanticos seguidores do Santo Sebastio profeta negro que afirma um dia o mar vai virar serto e o serto vai virar mar, quanto na cano do filme do prprio Glauber (letra) e de Srgio Ricardo (melodia). Mas essa imagem se difundiria, ainda mais, com a cano Sobradinho, da dupla de cantores e compositores S e Guarabira, que diz: (...) e passo-a-passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o serto ia alagar (...) o serto vai virar mar (...), referindo-se quela parte do serto nordestino inundada por barragens. J em Morte e vida Severina, de Joo Cabral de Melo Neto, o desfecho se d com a nova vida que brota do encontro do retirante do serto com o morador das palafitas do litoral... Reticncias? Sim, que o Serto assim: sem ponto final. O perodo que vai do sculo XVI ao XVIII corresponde conquista do patrimnio geogrfico brasileiro sob a ao das expedies bandeirantes, numa expanso da sociedade colonial para alm dos ncleos de povoamento da costa, por demais rico em representaes, no apenas relativas quela poca histrica mas ainda projeo da idia da fronteira sempre possvel e da saga do bandeirante como desbravador. De fato, inaugura-se a uma viso da centralidade do bandeirismo na memria da nacionalidade, com a mobilidade por meio do espao se constituindo como a possibilidade sempre pensada de construo da nao. Essa idia se atualiza, entre ns, por exemplo, nas narrativas mestras da fronteira agrcola do sudoeste piauiense. O imaginrio fundamental do bandeirismo, o do marco zero, produtor de imagens do serto como as de nao a fazer e projeto de Brasil, o que pode ser visto como modelo a ser impelido ao longo da histria, como tentativa de controle e ocupao territorial. O bandeirante persiste, assim, como sm-

v.24, n. 1, 2007

44

ARTIGO
opositor geogrfico da costa, o interior do Brasil independente e autntico versus a civilizao litornea, que aparece como poro aculturada. A idia de independncia da costa apontava para originalidade e autonomia e para a construo da nacionalidade pela bandeira: contorno do mapa poltico, sentimento de pertencimento ptria, composio rural do povoamento e estruturao da ordem poltica (SOUZA, 1997). Se, nesse imaginrio, constri-se o serto como vastido preocupante (VIANA,1922), nao incompleta, permanente questo nacional, algo que ficou apenas atravessado, mas no dominado (FAORO, 1987), um lugar/coisa que resiste, distinto do litoral, , por outro lado, no imaginrio dessa resistncia que se pe a questo do povo e do modo de vida do serto. Nessa representao, o serto aparece como lugar de reproduo de uma ordem social especfica, a chamada sociedade sertaneja, fruto do distanciamento transposto, na prpria narrativa, pelo mediador, que enumera atributos do homem e da terra, estilo inaugurado por Euclides da Cunha num imaginrio de um serto s entendvel como habitat social em sua estreita relao entre natureza e sociedade. Serto-Geografia, igual a serto-sociedade. Embora com registros diferentes, essa idia se reencontra em Joo Capistrano de Abreu, Carlota Carvalho, Renato Castelo Branco, Joo Guimares Rosa, Alvina Gameiro e em poemas dobalinos de O tempo conseqente (DOBAL, 2001). Com efeito, Euclides da Cunha expe um imaginrio de quase-simbiose entre natureza e cultura, para falar da sociedade rude dos vaqueiros (CUNHA, 1968, p. 9), ao mesmo tempo deserto de polidez (em comparao com o litoral) e bero de uma nacionalidade tnica. O convite para atravessar aquela sociedade pode ser visto como signo de uma importante inveno: a modernidade poltica brasileira, traduzida pelo projeto republicano, no qual o serto no tinha mais lugar. Com base no conhecimento geolgico do final do sculo XIX, o autor de-

bolo do povo brasileiro, e a nao pensada como artefato a ser trabalhado (SOUZA, 1997), discurso atualizado no serto desencantado com os novos bandeirantes dos cerrados piauienses, os gachos (MORAES, 2000), que, como se sabe, aportaram na regio sudoeste do Piau na segunda metade dos anos de 1980.11 A propsito, o imaginrio sobre uma pretensa superioridade gacha tem presena antiga nas narrativas mestras (MORAES, 2000) piauienses: a economia de criao, indisciplinada e livre, no se coaduna, por sua natureza intrnseca, ao regime da escravido. Gera, ao contrrio, populaes movedias e arrogantes, como o gacho, o beduno ou o filho da estepe (CASTELO BRANCO, 1970, p. 80) [grifo meu]. Num movimento de conceitualizao semelhante ao acontecido com o vaqueiro, no mbito do imaginrio do destino pastoril (MORAES, 2000, 2005), as narrativas mestras da vocao agrcola elegem o gacho como smbolo, um heri cultural, capaz de domar o serto modernizado pelo agribusiness, ou seja, os cerrados. As bandeiras, tratadas como evento histrico original da sociedade e do viver no serto e das enormes distncias, , assim, um tema que caracteriza o olhar do socigrafo nacional sobre o Brasil, distinguindo-se das preocupaes e falas dos viajantes, que descreviam apenas o extico, procurando revelar o Brasil ignoto aos demais patriotas. A tarefa, a, definir lugares, descrever e nomear modos de vida social no imenso territrio, identificar a distino como problema, numa perspectiva geopoltica: imensido do territrio nacional em dois cenrios de combinao de terra e de gente como problema e destino coletivo de um Brasil plenamente pertencente ao espao-nao (litoral) e de um Brasil a ser (serto).12 Constri-se, assim, a imagem de serto como oeste, metfora de deslocamento do litoral para o interior, termo este que passa a significar serto, que adquire, ento, o sentido de lugares simblicos e metafricos, num discurso explicador da nao. Como

11 Para detalhes, ver Moraes (2000), inclusive sobre como as narrativas mestras definem um tipo humano considerado apto s reas de modernizao agrcola, nos cerrados brasileiros. 12 Sobre autores referenciais no trato desta problemtica, e seus pontos de vista, ver Souza (1997).

45
talhou, fisiograficamente, regies do interior do Brasil, at ento, indiferenciadas pela denominao geral de serto por oposio a litoral e como territrio da aridez.13 Ambas as marcas sociedade rude dos vaqueiros e territrio da aridez interpelariam culturalmente a construo de um iderio de serto, quase o resumindo seca e a um modo de vida rude e, ao mesmo, portador de uma civilidade arcaica. Nessa terra de modo de vida excntrico para as populaes do sul, perduraram tradies e costumes antigos e especficos, com extensas e isoladas fazendas de gado, como trabalhado por Alvina Gameiro, em Curral de Serras, inclusive no nvel da linguagem, com termos que remontam ao portugus castio, em desuso no meio urbano. J a aridez do serto aparece, via de regra, na circularidade inverno/vero, delimitando tempos, modos e gestos de um povo, um filo consagrado pelo romance da gerao de 30 e sempre presente na literatura que versa sobre serto, como em Gameiro (1971), Ibiapina (2001) e Dobal (2001). So representaes de uma cultura sertaneja permeando obras histricas, ensasticas e literrias. Entre as primeiras, cabe destacar a de Joo Capistrano de Abreu, que traa o pioneiro retrato da poca do couro a partir da anlise das entradas desde o sculo XVI, at as bandeiras, no XVIII. Embora o povo do serto, nessa obra, no chegue a ser sujeito/objeto no sentido antropolgico de anlise, mas uma entidade cuja referncia ajude a falar do espao, no imaginrio do serto como espao/povo, sem dvida, Abreu (1982) impar na tarefa de reconhecer os episdios do povoamento do interior. A Capitania de So Vicente seu ponto de partida para tratar o tema das bandeiras paulistas, com destaque para o papel da pecuria na ocupao do serto, em particular das fazendas estabelecidas ao longo do rio So Francisco e dos caminhos que levavam dali ao Cear e ao Maranho, com o Piau nascendo nesses caminhos do gado, na referida poca do couro. 14 Dessa alquimia nacionalizadora (SOUZA, 1997), operada pelo afastamento de Portugal, a ruptura com a Metrpole e a constituio da nao, nasce o povo brasileiro. Dessa sertanizao, fruto da mistura e extermnio das gentes paulistas com as populaes indgenas, emerge a nao piauiense. Como viveria esse povo so questes de ordem poltica que desafiam o contrato social. A idia que perpassa o pensamento social brasileiro a de que a independncia, radicalizada como um modo de vida sertanejo, prprio e diferente de outras regies, se casa com uma atividade especfica que a sustenta: a pecuria. O serto de Joo Capistrano de Abreu, como o de Euclides da Cunha, se tinha alguma vocao econmica, esta era a pecuria e no a agricultura, idia que vigoraria no imaginrio piauiense de um destino pastoril (MORAES, 2000, 2006) at bem recentemente. Esse imaginrio, por seu turno, daria sustentao ao do vaqueiro como heri cultural e tipo humano livre e independente, obscurecendo, talvez, a pesquisa histrica sobre a escravido negra no Piaucolnia, julgada, por muitos, como incompatvel com a pecuria.15 Essa viso idealizada do vaqueiro como heri da regio sertaneja assemelha-se ao modo pelo qual o ndio foi tomado pelos romnticos como smbolo da nacionalidade brasileira. O vaqueiro aparece, ento, mais como fruto da mstica do boi do que como categoria social subordinada, que se definia pelo trabalho nas fazendas de gado, sendo o Piau celebrado como ptria de vaqueiros (CASTELO BRANCO, 1970, p. 44-5). Com efeito, no nvel das narrativas mestras, trata-se de uma definio genrica e idlica de um tipo

Carlota Carvalho, na dcada de 1920, refutou a viso euclidiana da aridez, redutora, segundo ela, da idia de serto, pretendendo demonstrar a existncia de outros sertes, Brasil afora. Assim, descreveu aspectos fsiogrficos e a histria da ocupao e povoamento da regio que compreende o sul do Maranho, limtrofe com o sudoeste piauiense, que corresponde, nesses estados, s regies de cerrados. 14 Renato Castelo Branco a interpretou como civilizao: (...) Em nenhum lugar jamais foi to ntido o carter de uma civilizao; em nenhum lugar poderamos encontrar mais definido aquilo que Capistrano de Abreu chamou de a civilizao do couro (CASTELO BRANCO, 1970, p. 44-5) [grifos meus]. 15 Contrariando esta viso, sobre trabalho escravo no Piau, ver Brando (1999), Mott (1985) e Falci (1995).
13

v.24, n. 1, 2007

46

ARTIGO
instituidora de uma ordem prpria, baseada em valores locais. Disso nos falam, por exemplo, obras como Ataliba, o vaqueiro de Francisco Gil Castelo Branco, ou Chico Vaqueiro do meu Piau e Curral de Serras, de Alvina Gameiro. Uma sociedade fundada no patriarcalismo e profundamente estratificada entre homens e mulheres, ricos e pobres, escravos e senhores, brancos e caboclos, como lembra Falci (2002). A fuga a essa estratificao, no caso das mulheres, por exemplo, ocorre na fico, com personagens como Diadorim (ROSA, 1956), e Isabela (GAMEIRO, 1980). As imagens correspondentes a esse modo de vida so as de serto como ausncia de ordem pblica, serto do cangao, dos coronis, do messianismo, de uma tica sertaneja prpria, da qual nos fala, exemplarmente, o belo conto de Cineas Santos, At amanh. A propsito de um modo de vida sertanejo, lembremos ainda Joo Guimares Rosa, que dialoga com duas linhas distintas da cultura brasileira: Os sertes, de Euclides da Cunha, na definio de uma poca do boi, fundamental para a compreenso de quem so as gentes sertanejas; e com os dirios dos grandes viajantes do sculo XIX, como Saint-Hilaire, na compreenso do ambiente natural e das gentes (Folha de So Paulo, 1996). Se sua obra se aproxima da de Saint-Hilaire e dos viajantes naturalistas do sculo XIX, h, porm, uma diferena: em vez de simplesmente descrever a natureza, Guimares Rosa preocupava-se em anotar como os habitantes dos locais que visitava a descreviam, no se enquadrando, portanto, nem na chamada literatura sertaneja (a exemplo de Joo Cabral de Melo Neto, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos), por fugir identificao de seca e de aridez do serto, nem se confundindo com as narraes dominantes de cerrados. Ao ver o serto com os olhos do morador e do habitante, desempenhou Guimares, com sua literatura, como lembra Arroyo (1984), importante papel na reconstruo da inveno das gentes do lugar. No dialogaria Gameiro (1980), por sua vez, com Joo Guimares

humano piauiense que traduz o trabalho de conceitualizao, no mbito de uma memria coletiva (MORAES, 2000), com os personagens comportando-se mais como significados corporalizados que como personagens de carne e osso. Talvez pelo fato de a classe dominante de fazendeiros no ter gerado heris esta precisou, para simbolizar sua hegemonia, de um tipo econmico e socialmente subordinado. Assim, o trabalhador pastoril parece ter uma eficincia simblica prpria: a de representar simbolicamente a subordinao da natureza,16 ecos euclidianos do vaqueiro/sertanejo como rocha viva da nacionalidade. Mas, no nvel das narrativas eclipsadas (MORAES, 2000), a figura do vaqueiro algo presente na real trajetria de vida de sertanejos e sertanejas, como encontrei em minhas prprias pesquisas de campo nos sertes desencantados do Piau:
(...) Nasci l em casa, na regio. E vivo l. S no ficava l quando eu era vaqueiro, saa pras fazendas. (...) Filho de agricultor. (...) Criei uma famlia grande e a de vaqueiro, da roa, e hoje me acho feliz devido os meus filhos t tudo criado, no ? Ando no campo, ainda, na roa... de todo servio eu tou fazendo. Mas s de agricultormente e vaqueirice (Sr. Cesrio Ribeiro Leite, campons de Morrinhos, Uruu, PI). A, depois, a gente veio ser vaqueiro e passei mais trs anos nesse local donde a gente veio ser vaqueiro, que ele disse que queria pegar um gadinho, sabe? (...) Ele era vaqueiro, mas era sempre l [plantando na roa], era sempre l, a gente plantava algodo, mas s que a gente no deixava a lavoura, no sabe? A gente nunca deixou. Ele foi ser vaqueiro mais era pra juntar um gadinho. pra tirar o... parece que trs, n? Sei que tem a sorte, n? Quando o gado tem umas crias eu no lembro quantas crias pra gente tirar uma, parece que trs, no... so quatro... , deve ser, eu acho que sim. Quanto completar quatro pode tirar uma. (...). Olha, minha irm, no deu no [pra juntar gado], porque a fazenda era assim fraquinha e a gente no tinha condio e, a, a gente vendia um pouquinho pra comprar coisa, sabe, que a gente tinha os meninos (...) (D. Maria Ribeiro de Morais, camponesa, de Sangue, Uruu, PI).17

No que tange dimenso da cultura poltica, a sociedade rude de vaqueiros representada como

16 Alis, h, na figura do vaqueiro idealizado, uma apologia do macho, do homem que doma a natureza, o gado e a mulher, tema que remete ao processo de construo do nordestino como inveno do falo, como tratado por Albuquerque (2003). Em contrapartida, a respeito das mulheres do serto, inclusive no Piau, ver Falci (2002). 17 As histrias de vida de Seu Cesrio e Dona Maria se encontram em Moraes (2000).

47
Rosa, no trato literrio do imaginrio das gentes do serto do Piau?

Consideraes finais. Ainda queremos ser...to?


Refletimos sobre a categoria serto como um referente sobre o qual se fala, para dizer do Brasil, atravs da idia de um serto genrico e do uso alegrico de proposies a respeito da nacionalidade, como tambm ao Piau e a signos de identidades piauienses. No nos esqueamos de que no processo de instituio e reelaborao do imaginrio, no tempo e no espao, certas imagens permanecem na memria sociogrfica, literria e artstica, como a do grupo semntico seco/rude/perigoso, parte do iderio sobre a vida no serto e sobre seus habitantes, profundamente arraigado no imaginrio social, alimentando, at os dias atuais, idias de Brasil, como a dizer: (...) no, aqui no o serto (PROENA, 1958, p. 43), lembrando moradores que (...) tinham a vaidade de julgar que a zona na qual viviam no pertencia ao serto: o deserto, diziam, s comea alm de certas montanhas que se encontram entre esta regio e o So Francisco (SAINT-HILAIRE, 1937, p. 275-76) [grifo meu]. Perguntemo-nos, pois: o Piau serto? Teresina serto? Aqui, onde vivemos, serto? Em que pese a permanncia desse imaginrio do grupo semntico seco/rude/perigoso, vale lembrar que, ao longo das trs primeiras dcadas do sculo XX, o serto nordestino ganhou visibilidade atravs de personagens como padre Ccero do Juazeiro, Lampio e Maria Bonita, dos cantadores, da produo intelectual, e da indstria cultural. Dos anos de 1930 aos de 1960, embora o serto rebelde do cangao e do messianismo comeasse a ser domesticado, aumentava ainda mais a sua imagem de realidade regional distinta e nacional, atravs da msica de Luiz Gonzaga, do cinema de Gluber Rocha, da literatura de Ariano Suassuna, das anlises econmicas de Celso Furtado, de instituies como a SUDENE. Segundo Almeida (1982), houve um lobby do serto, que era apresentado, durante esses anos, como regio carente, mas rica de valores nacionais, demandando do Estado recursos materiais (obras contra a seca, etc.), embora os ecos de um serto carente no tenham de todo desaparecido, sendo ainda parte das estratgias que alimentam a indstria da seca

(NEVES, 1994, SOUSA, 2005), apesar de em curso a construo de uma nova representao, a de semi-rido (SOUSA, 2005). De todo modo, o jogo poltico regional ainda vigora nas nfases postas no ser serto, principalmente quando em disputa a destinao de recursos, verbas, incentivos, programas especiais, etc. Mais recentemente, nas duas ltimas dcadas do sculo XX, o serto nordestino reaparece no cinema e na teledramaturgia nacionais em megaprodues que o mostram como um espao de circularidade de signos do arcaico e do moderno. Alm disto, explode a face do serto country do Centro-Oeste, com seus rodeios e mega-shows que movimentam grandes empresas do agronegcio, do showbusines (PIMENTEL, 1997), da cinematografia e teledramaturgia. Mas permanecem entre ns os ecos de um imaginrio de serto pelo que se pode referir a selvagem (etnicamente povoado por indgenas), a pastoril e extensivo (onde no chegou a civilizao da agricultura), a agricolamente pobre e ambientalmente rido (discurso da seca), a anrquico (onde o Estado est ausente e a ordem privada), a deserto e desabitado (baixa densidade populacional), a uma alteridade vida urbana. Alis, dialogando com Saint-Hilaire (1937), nesse imaginrio, Joo Guimares Rosa falou, pela boca de Riobaldo: O senhor tolere, isto o serto. Mas querem que seja no: que situado serto por os campos gerais a dentro, eles dizem, fim de rumo, terras altas, demais do Urucia (ROSA, 1956, p. 9) [grifo meu]. Cabe, por fim, insistir: no serto, aqui, tambm, na cajuna cristalina em Teresina... como poetou Caetano Veloso? Que tomemos como algo bom para pensar a perspectiva roseana universalizante de um serto que se encontra em toda parte, porque isso nos interpela, como sujeitos, incorporando, assim, a dimenso da subjetividade. Serto isto: o senhor empurra para trs, mas de repente ele volta a rodear o senhor dos lados. Serto quando menos se espera (...). Serto : dentro da gente (ROSA, 1956, p. 282-305) [grifo meu]. Isto faz pensar, seguindo trilhas da nossa eterna viagem como caadores de ns prprios, como sugere a potica do matuto urbano, de Lzaro do Piau, que as referncias a interior, entre ns, podem-nos fazer reencontrar esse serto encantado e primordial, na nossa prpria relao campo/cidade. Se prestarmos ateno, veremos que o termo interior signifiv.24, n. 1, 2007

48

ARTIGO
BAKHTIN, M. M. A cultura popular na Idade Mdia e no Renascimento: o contexto de Franois Rabelais. So Paulo: HUCITEC, 1996. BAKHTIN, M. M. (VOLOCHIOV). Marxismo e filosofia da linguagem. So Paulo: HUCITEC, 1995. BRANDO, T. P . O escravo na formao social do Piau: perspectiva histrica do sculo XVIII. Teresina: Editora da UFPI, 1999. CMARA CASCUDO, L. Dicionrio do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: INL/MEC, 1962, v. 2. CARVALHO, T. A harpa do caador. Teresina: Fundao Cultural Monsenhor Chaves, 1996. CARVALHO, C. O serto. Imperatriz: tica, 2000. CARVALHO, E. R. de. Bem-te-vi. So Lus: SIOGE, 1987. CASTELO BRANCO, F. G. Ataliba, o vaqueiro, 8. ed. Teresina: Corisco, 2004. CASTELO BRANCO, R. O Piau, a terra, o homem, o meio. So Paulo: Quatro Artes, 1970. CUNHA, E. R. Os sertes. 27. ed. Rio de Janeiro: Paulo de Azevedo, 1968. DIAS, M. C. M. Balaios e bem-te-vis: a guerrilha ser taneja. 2. ed. Teresina: Halley, 2002. DOBAL, D. O tempo conseqente. 4. ed. Teresina: Corisco, 2001. FALCI, B. M. K. Escravos do serto. Teresina: Fundao Cultural Monsenhor Chaves, 1995. FALCI, B. M. K. Mulheres do serto nordestino. PRIORI, M. (Org.) NEZI, C. B. (Coord.) Histria das mulheres no Brasil. So Paulo: Contexto/UNESP . 2002. p. 241-75. FAORO, R. Os colonos e os caudilhos: a conquista do serto. Os donos do poder. Rio de Janeiro: Globo, 1987, v. 1, p. 153-65. FERREIRA, A. B. H. Novo Aurlio: o dicionrio da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. FERRY, J. Chapada do corisco. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1952. FUNDAO CEPRO. Piau: evoluo, realidade e desenvolvimento. Teresina, 1979. GAMEIRO, A. Chico Vaqueiro do meu Piau . For taleza: Henriqueta Galeno, 1971. GAMEIRO, A. Curral de serras. Rio de Janeiro: Nrdica, 1980. GINZBURG, C. O queijo e os vermes. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. HALL, S. As culturas nacionais como comunidades imaginadas.In: A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1998, p. 47-66. HOLANDA, S. B. O extremo oeste. So Paulo: Brasiliense, 1986.

cando originalmente, no imaginrio serto/litoral, distante da costa foi ressemantizado, no Piau, e parece referir nossa relao com um serto simblico, difuso e presente. Alis, transformou-se at mesmo em sonho de consumo: quem no deseja possuir um interior para fugir ao calor da capital em algum final de semana ou feriado? O termo, de uso corrente no Piau, seja na capital, seja nos demais municpios do Estado, refere essa alteridade em relao ao urbano. guisa de concluso, deixo aberta, ento, uma das trilhas para refletir sobre a nossa sertanezidade, como uma linguagem que fala de um serto piauiense difuso e latente, presente mesmo na vida urbana: Eu s no nasci no mato Porque o destino bestou Fez meu corpo na cidade E alma no interior. Mas sei que sou viciado Naquele cheirinho de gado Que a natureza criou (...)18 [grifo meu].

REFERNCIAS
ABREU, J. C. Captulos de histria colonial (1500-1800) & os caminhos antigos e o povoamento do Brasil. Braslia;DF: Editora da Universidade de Braslia, 1982. ABUQUERQUE, D. M. Nordestino, uma inveno do falo: uma histria do gnero masculino. (Nordeste 1920-1940). Macei: Catavento, 2003. ALENCAR, J. O sertanejo. Rio de Janeiro: Ediouro, [19--]. ALMEIDA, M. W. B. Linguagem regional e fala popular. Revista de Cincias Sociais, Fortaleza, v 8, n. 1-2, p. 171-81, 1982. AMADO, J. Regio, serto, nao. Estudos histricos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 15, p.145-51,1995. AMARAL, Jos Ribeiro do. Apontamentos para a histria da revoluo da Balaiada na provncia do Maranho (1898-1906). So Lus: Tipografia Teixeira, 1900. 3 v. ANDERSON, B. Nao e conscincia nacional. So Paulo: tica, 1989. ARROYO, L. A cultura popular em grande serto: veredas. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1984. ASSUNO, M. R. A guerra dos bem-te-vis: a Balaiada na memria oral. So Lus: [s.n.], 1988. AZEVEDO, A. Poesias completas de lvares de Azevedo. Rio de Janeiro: Ediouro, [19--].

18 Estrofe do poema Matuto urbano, de Lzaro do Piau, que se encontra gravado, pelo prprio autor, no CD Lzaro do Piau em versos e prosas, Teresina, maio de 2005. Produo e direo: Lzaro do Piau.

49
HOBSBAWN, E.; RANGER, T. (Org.) A inveno das tradies. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. IBIAPINA, F. Vida gemida em Sambambaia. So Paulo: Clube do Livro, 1985. IBIAPINA, F. Trinta e dois. Teresina: Corisco, 2002. JANOTTI, M. L. M. A Balaiada. So Paulo: Brasiliense, 1987. MOOG, V. Bandeirantes e pioneiros. 13. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1981. MORAES, M. D. C. Memrias de um serto desencantado (modernizao agrcola, narrativas e atores sociais nos cerrados do sudoeste piauiense). Tese (Doutorado em Cincias Sociais) Universidade de Campinas, Campinas, 2000. MORAES, M. D. C. O serto desencantado (memrias, narrativas e atores sociais nos cerrados do sudoeste piauiense). LOPES, E. S. A.; MOTA, D. M.; SILVA, T. E. M. (Orgs.) Ensaios: desenvolvimento rural e transformaes na agricultura. Sergipe: Embrapa. 2002, p. 253-94. MORAES, M. D. C. Memorial da Balaiada: proposta de trabalho para criao da linha de pesquisa: Memria oral da Balaiada (verso preliminar para discusso). Teresina: [s.n.], 2004, 5 p. MORAES, M. D. C. Veredas do grande serto na construo do Brasil como comunidade imaginada. (Nota de aula, n. 2, Tpico Especial de Sociologia: Imagens e Narrativas do Serto). Teresina, 2004. 5 p. MORAES, M. D. C. Do destino pastoril vocao agrcola (modernizao agrcola dos cerrados e inflexes discursivas nas narrativas mestras do Piau). In: ELIAS, D.; PEQUENO, R. (Orgs.) Difuso do agronegcio e novas dinmicas socioespaciais. Fortaleza: BNB, 2006, p. 173-209. MORAES, M. D. C. Desenvolvimento rural sustentvel, multifuncionalidade e modo de vida de populaes rurais: algumas questes. In: SEMINRIO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTVEL, Painel 2: Multifuncionalidade da Agricultura e Poltica de Desenvolvimento Rural. Braslia, 23 a 25/08/2005. 25 p. (Braslia: NEAD. No prelo). MORAES, M. D. C. COSTA, M. B. 2005. Gorjeios de bem-tevis: ecos da Balaiada na memria oral da Princesa do Serto maranhense. XII Encontro de Cincias Sociais Nor te e Nordeste.GT Memria, Narrativa e Histria Oral, de 17 a 20 de abril de 2005, em Belm, Par. 25 p. MOTT, L. R. B. Piau colonial. Teresina: Projeto Petrnio Portella, 1985. NEVES, F. C. Imagens do Nordeste: a construo da memria regional. Fortaleza: SECULT/RCV, 1994. OLIVEIRA, R. A inveno da brasilidade sertaneja. Disponvel em: <www.ifcs.ufrj.br/humanas>. Acesso em: out. 1998. OTVIO, R. A Balaiada (1839): depoimentos de um dos heris do cerco de Caxias sobre a Revolta dos Balaios. So Paulo: Siciliano, 2001. PIMENTEL, S. V. O cho o limite. A festa do peo de boiadeiro e a domesticao do serto. Goinia: UFG, 1997. PRADO JR. A pecuria e o progresso do povoamento do Nordeste. In: Histria econmica do Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1980, p. 66-8. PROENA, M. C. Trilhas no grande serto. Rio de Janeiro: MEC, 1958. (Cadernos da Cultura, 114). RIBEIRO, D. O Brasil sertanejo. O povo brasileiro. So Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 339-63. RICARDO, C. Marcha para o oeste: a influncia da Bandeira na formao social e poltica do Brasil. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1959, 2 v. ROSA, J. G. Grande serto: veredas. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1956. RUBERT, R. A. Construindo tempos, recompondo tradies: um estudo etnogrfico de memrias junto a velhos moradores de um contexto rural Regio do Mdio Alto Uruguai (RS). Dissertao (Mestrado em Antropologia Social). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000. SAINT-HILAIRE, A. Segunda viagem do Rio de Janeiro a Minas Gerais e a So Paulo (1822). Rio de Janeiro: Nacional, 1932. SAINT-HILAIRE, A. Viagens s nascentes do rio So Francisco e pela provncia de Goyaz. So Paulo: Nacional, 1937. T. 1, srie 5 Brasiliana, Biblioteca Pedaggica Brasileira v. 68. SANTOS, C. At amanh. (Coleo Contar v. 7) Teresina: Corisco. 2002, p. 9-11. SANTOS, M. J. V. A Balaiada e a insurreio de escravos no Maranho. So Paulo: tica, 1983. SANTOS, S. R. R. A Balaiada na dialtica do serto. So Lus: SIOGE, 1997. SERRA, A. A Balaiada. Rio de Janeiro: Bedeschi, 1948. SOUSA, M. S. R. Imaginrio social de semi-rido e o processo de construo de saberes ambientais: o caso do municpio de Coronel Jos Dias-Piau. Dissertao (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente). Teresina, Universidade Federal do Piau, 2005. 193 p. SOUZA, C. V. A ptria geogrfica: serto e litoral no pensamento social brasileiro. Goinia: UFG, 1997. TVORA, F. O cabeleira. So Paulo: Editora Trs, 1973. TESE v relao com viajantes do sculo 19. Jornal Folha de So Paulo, So Paulo, 30 jun. 1996. (Caderno Mais!: O serto mstico de Rosa) p. 5. VIANA, Histrico da formao econmica do Brasil. Rio de Janeiro: Ministrio da Fazenda,1922. VIEIRA, A. Serto brabo. [s. l.: s.n.], 1966. 245 p. WOODWARD, K. Identidade e diferena. Uma introduo terica e conceitual. SILVA, T. T. (Org.) Identidade e diferena: a perspectiva dos estudos culturais. Petrpolis: Vozes, 2000, p. 7-72.

v.24, n. 1, 2007

50

ARTIGO
Arquivo pessoal

Fabiano Gontijo
Doutor em Antropologia Social pela EHESS/Frana e em Antropologia Cultural pela UFRJ/Brasil Professor do Departamento de Cincias Sociais, (com Mestrado em Polticas Pblicas/Mestrado em Letras) da Universidade Federal do Piau UFPI

IDENTIDADE CULTURAL, RITUAL E CIDADANIA CONSIDERAES PRELIMINARES ACERCA DOS


Votar no , por si s, um ato de cidadania. Da mesma forma, tirar documentos e pagar impostos no so, de maneira isolada, exerccios de cidadania. Muito mais do que um conjunto de atos e prticas, cidadania um processo de conscientizao e de tomada de conhecimento das posies no espao-tempo e nas relaes sociais e dos critrios para a ocupao dessas posies um projeto de objetivao da subjetividade e, enfim, uma trajetria de construo do respeito s diferenas culturais e de combate s desigualdades sociais. Ser cidado , pois, ter conscincia e controle do prprio processo, projeto e trajetria de formulao/reformulao identitria. Tem-se a impresso de que com o desenvolvimento dos meios de comunicao de massa e da massificao das facilidades eletrnicas, entre outros fatores, as referncias identitrias se multiplica-

FESTIVAIS DE ARTE NO PIAU


ram, se fragmentaram e se diversificaram, levando ao surgimento (ou, pelo menos, vulgarizao) de processos identitrios cada vez mais dinmicos, contextuais, situacionais. Recebemos, captamos e reproduzimos e produzimos quase exnihilo a partir de elementos diversos sinais mltiplos que servem para a preparao de nossas vises de mundo e percepo dos mundos1 (AUG, 1998) dos quais participamos. Esses sinais visuais trocados em situaes de interao entram na construo e na reconstruo social de nossas aparncias, formando, situacionalmente, nossas identidades ou imagens identitrias. Essas identidades mltiplas podem ser fixas, reformuladas periodicamente de forma idntica, ou provisrias e cambiantes de acordo com as situaes de interao. As evidncias, trazidas pela pesquisa antropolgica, confirmam que o sentido social sobre o qual

A noo de mundos, da maneira como definida por Marc Aug (1998), poderia complementar a noo, muitas vezes demasiado rgida e homogeneizadora, de classe social.

51
se baseiam as identidades concernem dois tipos de relaes: por um lado, as relaes entre os indivduos e as diversas coletividades em referncia s quais se formulam suas identidades eixo da identidade que define as pertenas sucessivas dos indivduos; e, por outro lado, as relaes dos indivduos singulares entre eles, pertenam eles s mesmas coletividades ou no, relaes ao outro, alteridade eixo da alteridade que liga as categorias de mesmo e outro. na dupla relao com o outro e com o coletivo que as identidades so elaboradas. Ora, essa relao com o outro e com o coletivo sempre ritualizada, precisamente por se tratar de um momento crucial da dinmica da vida social. A atividade ritual tem por objetivo conjugar e controlar essa dupla polaridade indivduo/coletividade e mesmo/outro , ligar as noes de identidade e alteridade e estabelecer, reproduzir e renovar as identidades individuais e coletivas. O rito representa, portanto, um dispositivo com finalidade simblica que constri identidades relativas atravs de alteridades mediadoras. Assim, in fine, a cidadania, enquanto processo, projeto e trajetria identitrios, s se exerce plenamente a partir de situaes ritualizadas, como festas, grandes reunies, eleies, eventos extraordinrios e/ou cclicos, carnavais... A experincia individual do conjunto dessas situaes e nenhuma delas isoladamente que faz do indivduo plenamente um cidado. R. Da Matta j mostrava, em seus estudos clebres (1978), que no Brasil trs so os momentos ritualizados atravs dos quais, mais do que em qualquer outro, se formula a identidade brasileira: o Dia da Ptria (sete de setembro), o Dia da Padroeira (doze de outubro) e o Carnaval. Em particular, o carnaval. Como todo ritual coletivo, o carnaval favorece no somente a re-criao e o reforo da identidade social global, mas tambm o locus de considerveis negociaes de interesses polticos e econmicos,
2

simbolizados ou no (como foi apontado por M.I. PEREIRA DE QUEIROZ, 1999), e, enfim, serve de cenrio para a construo e reconstituio das identidades categorias relativas, como o caso das identidades masculina e feminina, burguesa e operria, urbana e rural, branca e negra, mas tambm as identidades regionais. A identidade no pode ser compreendida sem sua relao com o outro, nem desconectada da atividade ritual que conjuga identidade e alteridade. As reflexes acerca da identidadae cultural forjadas at ento viam a identidade ora como uma interiorizao de papis e status impostos do exterior por um sistema social e uma ideologia dominantes;2 ora como uma capacidade estratgica do ator social que, em vez de interiorizar normas, as cria pela mediao de estratgias racionais e conscientes;3 ora como a possibilidade de definio de si a partir de convices e compromissos, de sua identificao com os princpios culturais centrais da sociedade, dando assim um sentido subjetivo a sua ao e submetendo sua vida a esse sentido, identificando-se;4 ora como um trabalho do ator que se constri em diversos nveis da prtica e em diversos nveis de significao, cada um possuindo sua prpria lgica e remetendo a tipos especficos de relaes sociais.5 A partir da nos propomos em pensar o ritual no tanto em sua ligao com o aspecto religioso, nem com sua ligao com o aspecto mitolgico, nem tampouco simplesmente enquanto estratgia de diferenciaes identitrias, mas tambm e sobretudo como lugar de coeso (alteridade-identidade), como proposto por M. Augu e D. Fabre (1987): confrontar-se para melhor se integrar... Ou os rituais como maneira de marcar, dominar, compreender e produzir o tempo social, segundo D. Fabre (1987), ou seja, como maneira de combinar o tempo individual e o tempo coletivo, maneira de marcar a relao de si consigo mesmo e de si com o outro. Enfim, o rito

Pensamos aqui nos escritos de E. Durkheim, de M. Mauss e de R. Parsons e, mais particularmente na Frana atual, nos de A Touraine. 3 Essa a perspectiva de R. Boudon e do individualismo metodolgico mas tambm a de A. Giddens. 4 A noo de habitus na obra de P . Bourdieu resume esse tipo de perspectiva. 5 Dubet, F. Sociologie de I`Exprience Sociale, Paris, Seuil, 1994; e tambm De la Sociologa de la Identidad a la Sociologa del Sujeto, in Estudios Sociolgicos, 7, 21, 199, p.519-545.

v.24, n. 1, 2007

52

ARTIGO
da cidadania no sentido j definido. Inmeras escolas de dana funcionam em favelas cariocas, como a Pequena Obra Nossa Senhora Auxiliadora PONSA no Morro Dona Marta, que teve como ponto de partida uma obra caritativa assistencialista e redencionista e que se transformou, ao longo de dcadas de funcionamento, numa incubadora de grandes talentos, usando as musicalidades de origem dos alunos. nesse confronto de trocas simblicas entre musicalidades autctones populares e musicalidades algenas clssicas que as identidades parecem se formular e se reformular, gerando vivncias de cidadania sustentvel. Assim foi o I Festival Interartes da Serra da Capivara, realizado pela Fundao do Homem Americano, com apoio do governo do Estado do Piau e de empresas privadas. Em realidade, o Festival no foi um ato nico, mas a ponta de um iceberg, dando visibilidade a uma caminhada que comeou, talvez com a chegada da Professora Nide Guidon e sua equipe no Piau, nos idos dos anos 70. Muito mais do que aqueles espetculos isoladamente apresentados ao vivo para os telespectadores de todo o Estado pela TV Meio Norte, o Interartes foi tambm uma srie de oficinas de dana e msica, conferncias e palestras, visitas inteligentemente guiadas a stios arqueolgicos, interaes de todas as naturezas entre o pblico do Festival e os habitantes das cidades e povoados de toda a microrregio de So Raimundo Nonato, contatos inusitados e cheios de surpresa com a fauna e a flora da caatinga, aulas informais de introduo sobrevivncia no semi-rido... Isso construo de cidadania. Em parceria com o Instituto Ayrton Senna, havia sido criado o Pr-Arte, um programa educacional (arte-educao) voltado para crianas e jovens das comunidades do entorno do Parque Nacional da Serra da Capivara. Essas crianas e jovens, que desenvolvem, ao longo do ano, atividades de msica, dana e composio plstica inspiradas nas milenares

enquanto (...) ordenao simblica da realidade (...) Assim, o ritual ajudaria no entendimento da sociedade como um todo e informaria vivncia da cidadania. Enfim, os rituais dentre os quais, o carnaval, mas tambm um festejo, como o do Poti Velho, ou um festival, como os de Pedro II e o Interartes da Serra da Capivara, ou at mesmo a Micarina e as diversas folias projetariam em um discurso simblico aspectos cruciais da estrutura social brasileira e piauiense. Seria um momento especfico do vivido social que tornaria possvel a redefinio das relaes entre indivduos hierarquizados e diferenciados no cotidiano. Logo, expressaria, de alguma maneira, uma integrao simblica de camadas sociais marginalizadas ou de populaes estigmatizadas ao conjunto da sociedade. Essa integrao provisria pois limitada a priori atividade ritual poderia abrir caminho para uma integrao mais permanente ou, pelo menos, mais recorrente e, ento, o ritual tomar-se-ia uma experincia do mundo, como sugerido por R. Da Matta,6 uma experincia social no sentido de F. Dubet,7 uma experincia criadora de identidades e, por conseguinte, de formulao da vivncia da cidadania plena. Podemos entender, a partir das consideraes mencionadas, porque os franceses do tanto valor ao desenvolvimento das prticas esportivas em bairros perifricos das grandes metrpoles habitados essencialmente por imigrantes muulmanos marginalizados, oriundos das antigas colnias norte-africanas. O esporte e seus rituais serviriam como um locus de incluso social. Mais aprimorados so os projetos, inicialmente esportivos, desenvolvidos no Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro, com ajuda de rgos governamentais e, principalmente, ONGs estrangeiras. Naquela favela, as atividades empreendidas vo desde a prtica esportiva profissionalizante at escolas de costura e culinria, passando pela dana e o teatro. Mais que o esporte, a arte pode servir, logo, como ponto de partida para a incluso social e o exerccio

6 7

Da Matta, R., Carnavais, Malandros e Heris, op. cit. Para F. Dubet, com efeito, os atores sociais constroem sua subjetividade e sua reflexividade atravs de suas experincias cotidianas; as experincias individuais s adquirem sentido quando consideradas por outros atores como sendo uma experincia, donde seu carter social (Sociologia de IExprience, Paris, Seuil, 1994, p.101).

53
pinturas rupestres do Parque, se envolveram diretamente com o Festival. Isso cidadania. A segunda edio do Festival Interartes reforou o projeto inicial. No foi um ato isolado e preparado s vsperas, mas o resultado de um ano inteiro de trabalhos e atividades dos mais diversos tipos, envolvendo arte, cincia e populaes locais, em particular jovens e crianas. A polmica gerada pela apresentao do espetculo O Samba do Criolo Doido, pelo danarino Luiz de Abreu, e as conseqncias desta polmica ao longo do resto do ano de 2004 e da primeira metade do ano de 2005 so bastante significativas das transformaes culturais que um festival desse porte podem produzir: a irreverncia e a nudez do danarino geraram sorriso na platia e comentrios nos habitantes das cidades da regio, levando-os a pensar e repensar seus valores e normas culturais numa sociedade em processo de globalizao e de mudanas. Isso cidadania. A terceira edio, em 2005, bastante menos polmica, mais musicada e menos danada, continuou o processo de tentativa de integrao das comunidades locais, da Fundao do Homem Americano e do mundo global. Desta vez, percebeu-se mais nitidamente o envolvimento da populao de So Raimundo Nonato, em particular, no s na preparao, mas tambm na divulgao do evento e na participao aos espetculos e s inmeras atividades paralelas. Cidadania, para citar somente dois exemplos ainda, o que produz o trabalho de produo da cermica tpica da Serra da Capivara. Com apoio do BID e objetivando o reaproveitamento da mo-deobra at ento ocupada na caa predatria, criou-se a fbrica de cermica, a partir de tcnicas desenvolvidas em conjunto por pessoas nativas e por pessoas de fora e ensinadas aos ex-caadores e outros membros das comunidades locais. Mas, o exemplo que mais chamou a ateno deste autor foi o das aulas de dana ministradas por Lina do Carmo, a danarina piauiense radicada na Alemanha, responsvel pela coordenao artstica do Festival em suas duas primeiras edies. Ela e outros membros da Fundao do Homem Americano e do Pr-Arte conseguiram fazer com que meninos e meninas, assim como seus familiares pobres, vissem na dana e na msica contempornea uma forma de interagir, de maneira brincalhona, porm sria, com seu meio ambiente, com sua histria, com sua gente, com o mundo... Isso construo de cidadania. Enfim, pequenas aes, como as aulas de dana para crianas da Serra da Capivara (e todas as conseqncias dessas aulas), tornam-se verdadeiros instrumentos do processo de construo da cidadania. atravs da arte e da (re)apropriao cultural e, principalmente, da chamada cultura ou tradicional, por oposio absurda erroneamente chamada cultura erudita que um povo se constitui enquanto nao e refora o ideal da diversidade cultural e do respeito convivncia das diferenas. O governo do Estado do Piau, atravs da FUNDAC e da PIEMTUR, j entendeu que passada a hora de estimular no s financeiramente, mas instigando a criatividade essa (re) apropriao cultural, com eventos como a teresinense Feira de Artes da Praa Pedro II (a Feirinha da Pedro II) ou o Festival Interartes, mas tambm o Salo Internacional do Humor (j com mais de 20 edies) e seus temas importantes (como a AIDS ou o racismo) tratados com humor. Chegou a hora de retomar o bumba-meuboi, os reisados e tantas outras prticas rituais, fazendo com que nos eventos os grupos e classes sociais, as faixas etrias, sexos e as orientaes sexuais, as cores de pele, enfim os diferentes, se encontrem e, desse encontro, seja repensada a identidade piauiense... Mas, no basta montar palco e fazer festa. H de se dar sustentabilidade a essas atividades, pois a cidadania s sustentvel se for considerada, repito, como um processo, um projeto, uma trajetria...

REFERNCIAS
AUG, M. O sentido dos outros. Petrpolis: Vozes, 1998. AUG, M.; D. FABRE. Dun Rite I Autre. Terrain, v. 8, p. 7176. 1987. DA MATTA, R. Carnavais, malandros e heris: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. DUBET, F. Sociologia de Iexprience, Paris: Seuil, 1994. FABRE, D. Le Ritte et ses Raisons. Terrain, v. 8, p. 3-7, 1987. PEREIRA DE QUEIROZ, M. I. Carnaval: o vivido e o mito. So Paulo: Brasiliense, 1999.

v.24, n. 1, 2007

54

ARTIGO
Arquivo pessoal

Benedito Rubens Luna de Azevedo


Cientista Social, com especializao em Conservao de Arte Rupestre. Assessor da Prefeitura Municipal de Castelo do Piau.

A IMPORTNCIA SOCIOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRFICA DO RIO POTY NA FORMAO DA


O presente documento tem como objetivo discutir a importncia da Bacia Hidrogrfica do Rio Poty no processo de formao da identidade cultural piauiense, fazendo, inicialmente, uma contextualizao histrico-cultural, tendo como pano de fundo a narrativa de sete causos e histrias fantsticas que permeiam o imaginrio coletivo dos ribeirinhos. As informaes e os conhecimentos inseridos no texto fazem parte do banco de dados oriundos de uma pesquisa sobre a citada bacia, desenvolvida por este autor, cujo pice da investigao de campo ocorreu no ano de 2003, quando tive a felicidade de percorrer toda a extenso de sua calha, da nascente at sua foz, durante 65 dias, sem uso de qualquer apoio motorizado.

IDENTIDADE CULTURAL PIAUIENSE


Por si tal afirmativa mostra a sua impreciso, ficando sem definir qual a nascente mais alta, a que tem a maior vazo, a mais distante, ou mesmo a que tem maior importncia socioeconmica, inclusive, esta tese oficial aparece publicada no livro do gegrafo Joo Gabriel Batista, 1981. Porm, com base em minhas pesquisas pude notar que o curso principal do rio ultrapassa a serra da Joaninha e vai nascer mesmo na serra da Ibiapaba, numa localidade rural por nome Jatob, no Olho-dgua da Gameleira. Seguindo rio abaixo, o primeiro aglomerado urbano a comunidade de Santa Maria, e o municpio de referncia o de Quiterianpolis, Cear. O que mais chama a ateno sobre o Poty o seu traado sinuoso e imprevisvel, pois o mesmo nasce de frente para o leste, migra para o norte, por quase 100 quilmetros, at encontrar uma fenda na prpria serra onde nasceu e migra para o oeste onde se une com o rio Parnaba, portanto, executando um giro de 360 graus sobre si mesmo. Ao cruzar ao meio a extensa e estreita serra da Ibiapaba, cordilheira que limita o Piau e o Cear, o rio forma o cnion do Poty, ou Boqueiro do Poty, como mais conhecido pelos ribeirinhos. Por mais de 20 quilmetros o rio percola entre os paredes norte e sul da serra, for-

Contextualizao geoespacial
O Poty, que tem o significado de camaro na lngua indgena, um afluente da margem direita do rio Parnaba e possui uma rea de 52.202 quilmetros quadrados, abrangendo os Estados do Cear, Piau e o Maranho se considerarmos que metade das terras no entorno de sua foz situa-se neste Estado. Quanto nascente do rio, o mais usual pelos livros didticos considerar a juno dos riachos Fundo com o Cip, na serra da Joaninha, como sendo a nascente do Poty.

55
mando grandes poos que funcionam como reservatrios superficiais dgua, ladeados pelos paredes rochosos. Esta feio de cnion ainda ocorre por mais de 100 quilmetros rio abaixo, quando o mesmo se estreita por entre os contrafortes da serra.

O valor econmico da bacia


Quanto vegetao existente na bacia, diversificada, ecotonal, sendo a caatinga, o cerrado e a mata de cocais os tipos mais densamente encontrados. Quase dois teros da populao do Estado do Piau vivem nesta bacia, sendo que Teresina, a capital do Estado, situa-se na foz do Poty. Das atividades econmicas geradoras de emprego e renda, citamos a ovinocaprinocultura, o extrativismo vegetal com a comercializao da cera de carnaba, o leo de coco babau, a cadeia produtiva do caju. A minerao com a explorao da opala, em Pedro II PI e da pedra de castelo, no Municpio de Castelo do Piau, vem assumindo um papel cada vez mais importante na pauta de incremento do Estado. O artesanato, a produo agrcola baseada nos gneros de primeira necessidade e o setor de servio na Capital do Meio-Norte impulsionam o desenvolvimento econmico e social da bacia. No entanto, no setor do ecoturismo que encontramos uma promissora atividade econmica, tendo como atrativo principal o belssimo cnion do rio Poty, tanto pelo seu cenrio magnfico como pelo potencial arqueolgico ali existente.

O valor histrico da bacia do Poty no povoamento do Piau


Mesmo sendo uma bacia importante para a economia piauiense, na formao da sociedade piauiense que o cnion do rio Poty exerceu sua maior contribuio ao funcionar como corredor migratrio entre os dois nordestes, por assim dizer, o ocidental, composto pelo Maranho e o Piau, e o nordeste oriental, formado pelo Cear, Paraba, Pernambuco. Bem antes da chegada do colonizador portugus, o amerndio j aproveitava a passagem pelo boqueiro, evitando, com isso, o gasto energtico de ter que subir e descer a serra em suas travessias entre o leste e o oeste e vice-versa. Como comprovao deste fato, encontramos uma infinidade de inscries rupestres dispostas nos enormes blocos de pedra escuras e brilhantes, situadas na entrada do magnfico cnion. A tcnica empregada na elaborao das inscries a gravura em baixo rele-

vo, por meio do picoteamento do substrato rochoso, ocorrem na forma de grafismos, tridgitos e setas como a indicar o caminho a seguir. Da mesma forma que os amerndios, tambm o colonizador portugus aproveitou-se da garganta do Poty para dominar o territrio, estabelecer as fazendas de gado e ampliar os domnios do imprio colonial portugus. Deu-se no ano de 1607 a partida de uma expedio jesutica de Pernambuco com o fim de catequizar as tribos da serra da Ibiapaba. Padre Francisco Pinto e Lus Figueira comandavam o grupo composto, principalmente, de ndios cativos. As tribos do alto da serra, j afeitas ao contato com o colonizador, receberam muito bem a comitiva religiosa, porm quando os dois padres resolveram catequizar os ndios Tacarijus que viviam nas terras baixas, na entrada oeste do boqueiro, sofreram um revs dramtico. Na tentativa de expelir o invasor cultural, os Tacarijus atacaram, de surpresa, o acampamento dos padres, composto de uns poucos ndios Tabajaras das terras do alto da Ibiapaba. Da chacina s restaram o padre Lus Figueira e um indiozinho que se escondera com ele numa moita prxima ao acampamento. Poucos anos depois, veio uma expedio militar e destruiu aquela nao guerreira. Em meados do sculo XVII, chega bacia do Poty o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, estabelecendo suas fazendas no alto (Crates), no mdio (Valena) e no baixo Poty, na regio de sua foz. Diante de seu poderio militar, muitas tribos passaram a fazer parte de sua gente. , portanto, com estes ndios que Domingos Jorge Velho se utiliza para destruir Palmares, no serto alagoano. Daqui, parte com 1.300 arcos (guerreiros) para a guerra. Aps derrotar o antigo quilombo, solicita a oficializao das terras da bacia do Poty coroa portuguesa. Resqucios deste perodo colonial podem ser vistos em diversas runas encontradas ao longo do mdio e baixo Poty, como o caso da comunidade Burity do Sobrado no Municpio de Castelo do Piau, onde existem os restos a meia parede de um grande edifcio construdo com blocos de pedra. Moradores antigos do lugar dizem que aquela edificao pertenceu aos jesutas, tendo sido encontrados por populares peas e ornamentos religiosos nos arredores do enigmtico casaro. Outra evidncia da utilizao do cnion do Poty naquela poca, como via de acesso, diz respeito exportao do gado piauiense para o Cear, Pernambuco e Bahia que utilizava o boqueiro. Ainv.24, n. 1, 2007

56

ARTIGO
a chegada dos colonizadores portugueses, paulistas e baianos, aos poucos o domnio dos Crates ia reduzindo de tamanho, expulsos pelos latifundirios na sua ganncia por mais pastos. Ao cabo de dcadas s restou um estreito, mais frtil, vale aos ps da serra da Ibiapaba, distando algo em torno de 40 quilmetros da cidade. Para se ter uma idia do quanto aquele lugar era frtil, ainda hoje existem no centro da comunidade do Monte Nebo os escombros de um antigo engenho de cana que possua 12 moendas. Sem ter para onde ir, os ndios fizeram dali sua ltima trincheira e mantinham arqueiros bem armados para afastar qualquer invaso dos criadores de gado. Foi a que os fazendeiros utilizaram uma velha ttica de guerra de infiltrar um espio nas fileiras do inimigo. Determinaram a um de seus encarregados que fosse tribo fazendo-se passar por um mercador amigo. Deram-lhe vrias bugigangas, como espelhos, miangas, pentes, contando ainda uma boa carga de cachaa. A estratgia surtiu efeito e os ingnuos ndios permitiram a entrada do emissrio maldito. Durante a noite, no auge das danas e cantorias, a bebida foi fartamente distribuda e, em pouco tempo, a maioria dos guerreiros estavam embriagados, sem foras para combater. Depois de recolher as armas de guerra dos ndios, o intruso acena aos seus asseclas que aguardavam escondidos o sinal para invadir o acampamento indgena e executar a chacina sem encontrar a menor resistncia. Do genocdio, sobraram apenas uns poucos curumins e mulheres que foram escravizados. Com atitudes pouco ticas como estas que se formou o carter de nossas elites dominantes.

da hoje podemos ver enormes currais de pedra prximos localidade Oiticica, usados para acomodar o gado, antes de cruzar o cnion. Nos anos de seca ocorria o fluxo inverso, era o gado do serto do Cear que migrava para o Piau em busca de gua e pastagens atravs daquele portal. Diante de tamanha valorao histrico-cultural, no de causar espanto que a populao ribeirinha e rural desta bacia tenha um profundo conhecimento a respeito de lendas, causos e histrias fantsticas remanescentes deste passado agitado por migraes, guerras e conquistas. A seguir, apresentaremos a narrativa de sete casos na tentativa de ilustrar o universo mtico e onrico das populaes ribeirinhas do cnion do rio Poty.

CASO I: O Monstro do Poty


Contam os antigos que, l pras bandas da localidade Oiticica, zona de litgio entre o Piau e o Cear, na entrada do boqueiro, habitava um monstro aqutico com mais de 20 metros de comprimento. Sua morada eram os extensos e profundos poos do rio. Assustava a lavadeira, o vaqueiro, todo aquele que se aproximasse do rio. Dizem que quando se movia, fazia um vinco na gua, tipo uma onda do mar em razo do seu tamanho e fora descomunais. Alm disso, provocava um forte esturro ouvido a longa distncia. Ao contar esta estria para o Seu Clvis, morador da cidade de Quiterianpolis e profundo conhecedor do Poty no seu alto curso, o mesmo disse-me que j conhecia o fato e que, no perodo em que servira o exrcito, na cidade de Crates, dcada de 1960, participou de uma expedio de reconhecimento ao local de apario do temvel monstro, na tentativa de captur-lo. Durante muitos dias armaram campana s margens do Poty, porm a armadilha no logrou sucesso. Ao que parece o monstro do rio ainda hoje habita os profundos e escarpados poos, escondendo-se nas inmeras grutas submersas daquele boqueiro. Em tempo: Seu Clvis um dos que defendem que a nascente do Poty situa-se no Jatob.

CASO III: A Pedra do Tic-Tac


To interessante quanto a narrativa sobre a enigmtica pedra o seu intrprete, Seu Chico Peres, morador do So Bento, comunidade situada s margens do Poty, no Municpio de Burity dos Montes, homem de grande sabedoria. Segundo ele, havia uma pedra situada numa plancie, no caminho entre o So Bento e a cidade de Pedro II PI. No era to alta, quase do tamanho de uma geladeira, mas o que tinha de especial era a capacidade de emitir um som muito parecido com o tic-tac dos antigos relgios corda, s que muito alto, ininterrupto e to estridente que fazia cair o queixo do sertanejo. O fenmeno chamava tanto a ateno, que pessoas de diferentes localidades viajavam lguas para assistir pedra do tic-tac dar seu show. Foi a que apareceu um cida-

Caso II: Maniquesmo no Monte Nebo


Na regio do alto Poty vivia a tribo indgena dos Crates, que segundo o Seu Ferreirinha, conhecido historiador natural da cidade de nome idntico, a palavra Crates origina-se da fuso de dois nomes de animais ribeirinhos o car, um peixe, e ti, um rptil. Com

57
do no se sabe de onde veio e, na tentativa de furtar o suposto relgio que havia no seu interior, dinamitou-a, destruindo-a por completo, acabando, tambm, com o estranho som que emitia.

CASO V: Uma Histria de F


Ao visitar a cidade de Prata do Piau, s margens do Poty, no seu baixo curso, o visitante se encantar com a singeleza e o ar interiorano tpico de serto piauiense. Tambm no poder ir embora sem desfrutar do refrescante balnerio da Prata Velha, que fica nas cercanias da cidade, onde uma grande piscina de gua natural e cristalina alimentada por olhos-dgua de forma permanente. Se sentir fome, o turista deve procurar a F e seus problemas estaro resolvidos, referncia na cidade. Tambm fabrica doces deliciosos. muito comunicativa e alegre. Contou-me, ento, de uma especial experincia que aconteceu com ela durante sua adolescncia. Sua famlia possua razes numa pequena comunidade rio acima, ficava prximo ao poo do Curicica, sendo este muito profundo. Ela e sua me foram passar uma temporada, deixando a cidade de Prata onde viviam. Como de costume, cedo da manh as mulheres da comunidade dirigiam-se ao rio com o objetivo de lavar roupa e pegar gua para o abastecimento dos lares. Enquanto isso, F, suas primas e colegas acompanhavam as mes naquele alegre passeio. No dia do ocorrido, as meninas brincavam de ver quem dava o salto mais espalhafatoso possvel, o que fizesse espalhar mais gua para todos os lados. Sempre espevitada, F se esfora ao mximo na sua vez, afasta-se, corre e salta dando um mortal antes de cair na gua. Afundou, perdeu os sentidos e a direo para chegar margem do rio, nadou embaixo dgua a esmo. As colegas logo perceberam que alguma coisa havia dado errada, pois F no retornara tona. Em pouco tempo toda a comunidade estava em volta do rio. Pescadores experientes lanavam-se em mergulhos demorados para tentar encontrar F, sem sucesso. Depois de horas de busca infrutfera, deram o caso por encerrado, imaginando que a moa estivesse morta, presa em alguma raiz ou salincia de rocha submersa. Choro, desmaios, desespero dos parentes e amigos era s o que se ouvia. Mas o que aconteceu depois deixou todos cobertos de espanto. J era fim de tarde e todos esperavam a chegada do delegado para registrar o caso quando, de repente, surge F na margem do rio. Ainda tonta e exausta desmaia na frente de todos. Ao acordar, F explicou que, ao cair na gua, ficou atordoada e nadou embaixo dgua, entrando, sem saber, numa gruta submersa. J quase sem flego, chegou num lugar muito escuro, uma gruta interna, onde pde
v.24, n. 1, 2007

CASO IV: Famlia que Luta Unida Sobrevive


Este fato aconteceu nas eras de 1980, l pros lados do vale do rio Cais, afluente da margem esquerda do Poty, e muito ilustra sobre a fibra e a garra do sertanejo nordestino quando precisa encarar as adversidades do meio ambiente em que est inserido. Morava em um stio distante, no interior de uma densa mata, uma famlia tpica do serto: o pai, a me e trs filhos pequenos a menina com mais idade no havia completado os 12 anos, os outros contavam seis e sete anos. O vale do Mirindibal circundado pela serra do Morcegueiro, assim conhecida em funo das dezenas de cavernas ali existentes que serviam de moradia para os mais temidos animais do serto, cobras, morcegos, caititus e onas. O certo que, num determinado dia, os pais dos trs garotos tiveram que ir trabalhar numa roa distante, deixando a criana maior tomando conta dos dois menores. No fazia muito tempo que partiram, nas primeiras horas do dia, quando as crianas ouviram um barulho no quintal da casa. A menina mais velha foi ver o que estava acontecendo e, ao chegar l, percebe que o galinheiro estava sendo atacado por um animal. Supe a garota ser um cachorro-domato e, gritando, corre para cima do animal na tentativa de que o mesmo fuja com medo da zoada. Qual o qu, nem o animal fugiu, tampouco era um cachorro-do-mato. Na verdade era uma ona parda adulta que, deixando de lado a galinha, saltou em cima da assustada criana. Aquele alvoroo todo chamou a ateno dos dois irmos menores. L chegando, depararam-se com o enorme felino desferindo golpes na irm. Sem titubear lanaram-se os trs naquela luta renhida, armados com uma pequena faca tipo canivete e um porrete feito do caule do juc, durssimo. Depois de um longo e sangrento combate, as crianas conseguiram matar a temida ona. To grandes e profundos foram os ferimentos provocados pelo perigoso felino que a criana mais velha teve de passar dois meses no hospital, em recuperao. Hoje, j adulta, Francisca, a irm mais velha, guarda as cicatrizes por todo o corpo, mas no seu olhar, no seu ar de guerreira que percebemos toda a garra e altivez do sertanejo da bacia do rio Poty.

58

ARTIGO
emite um esturro assustador, d um salto ao lado da canoa. Com o movimento da gua, o pescador que estava na canoa se desequilibra e cai no rio. O amigo, distando uns 20 metros dali, nada pode fazer. A velha, de longe, assiste impvida. Ao cair, o coitado torna-se presa fcil para o astuto ofdio, que d o bote e o carrega para o fundo do rio. O amigo que ficou nadou at a margem sem saber ao certo o que fazer, quando a velha pragueja mais uma vez dizendo que no havia mais o que fazer, e aquele seria mais um jantar da sucuri. Ao ouvir a lavadeira desdenhar da situao, enche-se de rancor e dio para com a terrvel cobra. Responde velha dizendo que aquele seria o ltimo almoo da sucuri, e ele retornaria com o corpo do amigo, mesmo que j morto. Acomodou sua faca entre os dentes, colocou todo o ar possvel nos pulmes e mergulhou no rio. No demorou a achar a entrada do esconderijo da sucuri e, j quase sem flego, alcanou a parte seca no interior da caverna submersa. Em seguida, acendeu uma vela para clarear o lugar, quando enxergou a grande serpente sem veneno, ainda enroscada quebrando os ltimos ossos inteiros do infeliz amigo. Com a fria de um tit desferiu inmeras facadas no tenebroso animal, levando-o ao bito. Resgatou o amigo trazendo consigo a cabea da cobra. Ao ver o pescador retornar, a velha lavadeira danou-se em desabalada carreira. Antes de partir o bravo pescador enterrou o amigo cobrindo-o com seixos do Sambito, recuperou os enganchos armados e os peixes capturados. Concludos os servios, foi embora avisar aos familiares do colega morto sobre o trgico acontecido.

respirar. Ali mesmo ficou e adormeceu. Algum tempo depois sentiu algum se aproximar dela, parecia um ser meio-peixe meio-homem, que a pegou pelos braos e a conduziu at bem prximo da margem, depois retornou para as profundezas do Poty. Quem a retirou da caverna? Como ela conseguiu retornar e quais seres habitam as cavernas submersas do Poty? So questionamentos que murmuram, vez por outra, em meus pensamentos e devaneios.

CASO VI: Prova de Amizade


Nesta narrativa a figura emblemtica a assustadora cobra sucuri. Este animal se adaptou muito bem ao ecossistema do cnion do rio Poty onde os grandes poos lhe serviam de moradia, tendo peixes e outros animais do entorno como seu alimento predileto. Entretanto, com os desmatamentos, a caa predatria e a perda da biodiversidade j no se vem grandes exemplares destes animais. Ouvi, da parte dos pescadores, que, no poo Amarelo tem este nome devido cor dos paredes de arenito que o circundam h dez anos, eles mataram uma sucuri que media 72 palmos, algo em torno de 14 metros. Na esperana de reaver o couro do bicho pergunteilhes se o guardaram. Qual no foi minha tristeza quando soube que o couro foi cortado em pedaos para a fabricao de tamboretes, ou seja, pequenos bancos de madeira cujo acento vem a ser o couro da cobra, por ser duro e resistente. Mas o caso que vou lhes contar ocorreu num poo profundo de um afluente da margem esquerda do Poty, o rio Sambito. L estavam dois pescadores, amigos de longas datas. Era fim de tarde, eles usavam uma canoa de madeira tpica do lugar para ajudar a fixar os enganchos e redes, enquanto um ia por dentro dgua o outro seguia na canoa, num trabalho de ajuda mtua. Ao passarem por uma anci que estava a lavar roupas, ouviram dela uma informao assustadora. Disse ela que, naquele sinistro poo, morava uma sucuri muito antiga, de grandes propores e que seria melhor que voltassem de onde vieram. Disse tambm que a cobra sucuri j tinha tragado vrios pescadores para o fundo do rio, onde possua um esconderijo. Sendo que at aquela data ningum mais viu o corpo dos pescadores mortos. Sem temerem o aviso, os dois amigos penetraram mais ainda no alcantilado boqueiro, preparando as armadilhas. Quando, de sbito, quebrando a harmonia do lugar, eis que surge a sucuri, ao tempo em que

CASO VII: A Rainha do Poty


Fora a temida cobra sucuri, existe um outro animal que pe medo e assusta a todos que se servem das guas do Poty, a assustadora arraia. Mas sua ocorrncia limita-se parte do mdio e por toda a extenso do baixo Poty. Ela s no habita os poos mais altos do rio porque a arraia no consegue vencer a acentuada declividade da cachoeira da Lembrada, situada no Municpio de Burity dos Montes. Talvez pela falta de predadores este esquisito peixe de forma ovalada proliferou de maneira indiscriminada. Sua arma de defesa um poderoso esporo que traz consigo na ponta de uma salincia, tipo cauda. A arraia gosta de viver enterrada no limo, prximo margem do rio. Sem perceber o perigo, aquele que pisar em cima dela sofrer uma forte perfura-

59
o, cujo ferimento provoca uma dor insuportvel. Sua recuperao lenta, muitas vezes infeccionando a ferida. Sua esporada to intensa que at um touro ou cavalo que nela pise ter seu casco perfurado, e, em razo da dor, o quadrpede rolar por horas na margem do rio, sangrando muito no local atingido. Disse-me um pescador, na altura da passagem da Concrdia, Municpio de Juazeiro do Piau, ter capturado uma grande arraia, cuja circunferncia media 17 palmos. A espcie mais comum no Poty tem uma colorao marrom escura, porm, fui informado que no alto do rio So Nicolau, afluente do rio Sambito, vive a arraia branca muito grande e sua esporada to violenta que, se no matar, aleija o acidentado. Ao chegar numa fazenda s margens do Poty, no Municpio de Monsenhor Gil, de longe avistei um homem que caminhava com dificuldade. Ao me aproximar pude perceber um ferimento muito inflamado no seu p direito. Ele contou-me que estava pescando no rio, se achando protegido, pois estava calado com uma bota de borracha vulcanizada, entretanto, ao pisar numa arraia, esta conseguiu perfurar a bota e atingir a parte superior do seu p. Por esta e por tantas outras, a arraia um animal que permeia o universo imaginrio dos ribeirinhos do Poty. Foi durante uma de minhas viagens de campo ao mdio Poty, que escutei uma histria espetacular. Em eras passadas, os pescadores do rio projetaram uma espcie de bota de carnaba, que deixava livre de esporadas quem as calasse. Os pescadores tranavam de tal forma a palha da carnaba que, quando molhadas, aumentava a resistncia das mesmas. Para o meu desencanto ningum mais sabia confeccionar a dita bota. Imaginei que aquela tcnica teria se perdido com o passar do tempo. Dois anos depois voltei mesma regio, convidado que fui pelo Senhor Pedro de Loia, agente de sade da comunidade Piaus, Municpio de Burity dos Montes. Aps a festa, retornava eu com mais alguns convidados na traseira de um pick-up, quando comentei a respeito da bota de carnaba, explicando, por fim, minha mgoa em no encontrar quem a confeccionasse. Neste momento uma senhora me toma a palavra e diz que viu vrias vezes seu av fabricar a bota. Afirmou, tambm, ser ela capaz de confeccionla, dei saltos de alegria. A fiz prometer que tentaria, at lhe consegui as palhas para executar a tarefa. Dois meses depois Dona Maria Palhares manda avisar que a bota estava pronta. Quando cheguei a sua casa, na cidade de Castelo do Piau, j no agentava de tanta ansiedade. Ela vem e traz nas mos um par da bota de carnaba, to perfeito que mais pareciam objetos mgicos, daqueles que s vemos nos contos de fada. Na verdade estava ali consumado o resgate de uma cultura nica, fruto da vivncia secular do sertanejo interagindo com o seu meio ambiente, encontrando solues ecolgicas que aplaquem o seu sofrimento.

CONSIDERAES FINAIS
Mesmo com toda a importncia social, cultural, econmica, arqueolgica e ambiental, vivemos a esdrxula situao de observar a paulatina morte do Poty. So tantos os problemas que lhe encerram que merece um artigo parte. O desmatamento, minerao criminosa, assoreamento, passando pelo lanamento de esgotos urbanos, a caa e a pesca predatrias so alguns exemplos. A construo aleatria de barramentos vem gerando uma perda considervel da oferta de gua de superfcie. Os vales do alto e mdio Poty eram midos, possuam matas verdejantes, como o caso do Monte Nebo em Crates. Hoje a vegetao composta de arbustos esparsos, terra nua, sem nutrientes, e as poucas matas de encosta que sobraram esto desaparecendo em virtude das queimadas. Com a elevao da temperatura e o efeito estufa tem havido uma acelerao do processo de desertificao na bacia do rio Poty. Este quadro, infelizmente, nos apresenta um futuro sombrio para os habitantes do Poty. necessrio, portanto, um esforo coletivo envolvendo os diversos segmentos da sociedade para amenizar os efeitos nefastos do antropismo. Esforo este que passa, peremptoriamente, pela criao do Comit de Bacia Hidrogrfica do Rio Poty, a fim de que elaboremos uma poltica unificada de revitalizao e gesto das guas, desde a nascente at sua foz. No haver futuro sustentvel se o nosso principal insumo, a gua, no receber a devida ateno por parte de todos.

REFERNCIAS
BASTOS, Cludio. Dicionrio histrico e geogrfico do estado do Piau. Teresina: Fundao Cultural Monsenhor Chaves. 1994. BAPTISTA, Joo Gabriel. Geografia fsica do Piau. [Teresina]: Comepi, 1981. CHAVES, Joaquim. O ndio no solo piauiense.
v.24, n. 1, 2007

60

ARTIGO
Arquivo pessoal

Srgio Romualdo Lima Brandim


Mestre em Histria do Brasil (UFPI). professor da Universidade Estadual do Piau (UESPI) e da Faculdade Santo Agostinho (FSA). Pesquisador na rea de Histria, Cultura, Antropologia e Religio. Desenvolve atividades acadmicas na rea de metodologia e projetos de pesquisa monogrficos.

RELIGIOSIDADE E CIDADE: O SANTURIO DE


O Brasil um pas oficialmente catlico, contudo vem apresentando continuamente uma diminuio desta populao para religies neopentecostais, religies afro ou de procedncia oriental. Apesar desta diminuio, o Estado do Piau ainda possui, aproximadamente, 91,3% de sua populao que declaram ser catlicos. Dentro desse espao de forte caracterstica religiosa, as expresses de f se apresentam e explodem aos olhos de seus habitantes, sendo que as festas de padroeiros ou padroeiras marcam significativamente o calendrio festivo das cidades piauienses. Dessa forma, as romarias, oferendas de ex-votos, pagamento de promessas, novenas, etc., tornam-se prticas recorrentes ao povo na demonstrao de sua religiosidade. A influncia religiosa e suas prticas devocionais observadas na cidade de Santa Cruz dos Milagres, nico santurio reconhecido pelo Vaticano para peregrinao no Piau, j extrapolaram as fronteiras, e sua importncia atualmente percebida pela quantidade considervel de romeiros que para l se dirigem, mesmo

SANTA CRUZ DOS MILAGRES-PI


tendo como obstculos os percalos geogrficos e fsicos que se impem aos romeiros de vrios estados nordestinos. A construo desse local, no imaginrio do sertanejo, remete s dcadas finais do sculo XIX, misturando-se s vrias narrativas que iam florescendo nas suas experincias cotidianas, apresentando uma quantidade significativa de smbolos e marcando sensivelmente a estrutura religiosa e suas prticas. De forma resumida a lenda revela que, num certo dia, no Municpio de Valena, em uma localidade chamada Jatob, chegou um beato com a sua pregao habitual de f e convenceu um vaqueiro a segui-lo at um morro prximo. Deu-lhe um cavador de madeira, mandou-lhe cavar a rocha bruta, mas o vaqueiro incrdulo somente ficou olhando e esperando o retorno do beato, que tinha descido o morro at um mato prximo, trazendo logo aps uma cruz de 1,50m por 80cm, feita de pau de chapada, uma rvore muito comum e abundante na regio. Ao chegar e perceber que o vaqueiro nada fizera, o velho traou com o dedo um crculo na pedra, sacando com a mo a pedra do buraco,

61
onde colocou a cruz e disse ao vaqueiro que por aquele sinal, um dia aconteceriam maravilhas (MENDES, s/d, p.6). Depois disso desceu o morro e, j prximo ao rio So Nicolau, mostrou-lhe uma nascente de gua, desconhecida na regio e disse por aquela gua, at milagres ali haveria de acontecer (MENDES, s/d, p.6). Depois desse acontecimento, segundo a tradio oral, o vaqueiro teria voltado a seu cotidiano normal. Tempos depois, a sua filha adoeceria e apesar de todas as rezas e remdios no mostrava sinais de cura. Lembrando da nascente dgua e conseqentemente das advertncias do beato, levou a criana para o local escolhido por aquele. Ao banh-la e fazla beber da gua aconteceu uma cura imediata, fazendo com que o acontecimento se espalhasse pelo serto e, desde ento, as romarias foram se formando no intuito de presenciarem os milagres acontecidos naquela regio. Observamos, ao fazermos uma anlise sobre as verses da lenda, que essa possui algumas alteraes em seu teor, porm o contexto simblico que a compe permanece, na sua grande maioria, ileso, ou seja, os personagens que constituem so sempre o beato e o vaqueiro, alm dos entes naturais e sagrados como a cruz, a pedra bruta e o olho-dgua. No texto Manifestaes Folclricas (1995, p. 357-358), as autoras Vernica Ribeiro e Maria Ceclia Nunes narram a lenda da seguinte forma:
Conta-se que num certo dia de um ano que no se sabe mais qual, chega Fazenda Jatob um homem desconhecido. Sem dar qualquer explicao, chama o vaqueiro e vai com ele a um morro prximo dali. Os dois passam a construir uma capela de taipa, coberta de palha, e um cemitrio[] O desconhecido risca o cho e retira com as mos o pedao de pedra cortado. [] desce at o sop do morro e mostra um pequeno olho-dgua junto a uma palmeira de buriti [] a notcia do fato correu o mundo. Foi o prprio Jesus Cristo que veio, pessoalmente, determinar o seu desgnio e escolheu aquele lugar, inspito e rido, como para significar seu carter penitencial e mstico.

As duas verses da lenda (a primeira narrao feita pelo Padre David Mendes e a segunda, transcrita por Vernica Ribeiro e Maria Ceclia Nunes)

diferenciam-se em alguns pontos quanto identidade divina do homem desconhecido, mas verificvel que o contedo sagrado e os personagens continuam os mesmos. A lenda se perde no tempo, e o documento mais antigo sobre a regio foi encontrado no segundo Livro do Tombo da Parquia de Valena. A data instituda neste marca o dia 20 de junho de 1888, com a nomeao do Sr. Joaquim Manoel Pereira de Sousa como Procurador da Capela de Santa Cruz dos Milagres, em terras da Fazenda Jatob. Outros documentos oficiais sobre o Santurio remetem s reformas e construes da igreja. Em 1893 construda uma capela em substituio a uma de palha que l havia. Porm, em 1911 ocorre a reforma da capela transformando-a em igreja. Em 1929 construda uma outra igreja ao lado da antiga que foi destruda, e os trabalhos de construo e reforma se estenderam at meados dos anos de 1942. Em 1969 feita uma nova reforma com a reconstruo do altar-mor e do Santssimo, alm da construo da torre, ficando totalmente pronta somente em 1983. Essas informaes acerca dos vrios processos de construo, reforma e at de demolio indicam, a princpio, a importncia que esse movimento religioso passou a adquirir enquanto manifestao da f ou da crena no sagrado, favorecendo a cada perodo um aumento significativo da quantidade de romeiros, influenciando na construo de uma cartografia que extrapolava a cada perodo os seus contornos originais. Podemos dizer que uma das formas que influenciaram essa mutao cartogrfica foram (e so) as manifestaes festivas, expresses visveis dos momentos de ligao do sagrado com o profano, marcado no calendrio por trs grandes momentos: o primeiro refere-se aos festejos em setembro, durante a primeira quinzena; o segundo faz parte da cerimnia conhecida como Encontro de Imagens (santos trazidos das principais parquias do Piau), festejado no ltimo domingo do ms de outubro; e o terceiro refere-se comemorao da Inveno da Santa Cruz, realizada no ms de maio.

v.24, n. 1, 2007

62

ARTIGO
signo e significado que atrai e projeta experincias ricas e significativas queles que se aglomeram ao seu redor para pagar promessas, para rezar por graas alcanadas ou, em uma ltima considerao para que, num toque mgico, possam usufruir deste poder. Essas experincias significativas do sagrado lanam, segundo Mircea Eliade (1996, p. 54), o homem para um tempo primordial, pois retira o homem de seu prprio tempo individual, cronolgico, histrico[] e o projeta, pelo menos simbolicamente, no grande Tempo, num instante paradoxal que no pode ser medido por no ser constitudo por uma durao. Nesse sentido, as pessoas so arrebatadas para um outro Tempo que se mostra nico pela possibilidade de ligao com o religioso, com um ser superior, realizando nessa atmosfera sagrada uma ligao com as representaes, essas se tornam importantes tanto no sentido de orientao, dentro de uma sociedade vigente, quanto uma possibilidade de comunicao (MOSCOVICI, 2003, p.21). Essas representaes, ao viabilizarem a integrao do indivduo com a idia de espao superior e sagrado, cristalizam e legitimam incessantemente as mais diversas manifestaes religiosas, que ritualizadas passaro a fazer parte de um universo tangvel e cotidiano para milhares de romeiros, que atravs de suas prticas reformulam e resistem s diversas tentativas de conteno e disciplinarizao impostas pelas normas catlicas. Dessa forma, as vrias manifestaes com relao Santa Cruz, como a adorao, a venerao, os pedidos, os agradecimentos, as exposies votivas atravs de ex-votos, preces, olhares detidos, lgrimas, so exteriorizaes que atuam em torno de uma cultura religiosa, pois abrange:
um sistema de smbolos que atuam para estabelecer poderosas, penetrantes e duradouras disposies e motivaes nos homens atravs da formulao de conceitos de uma ordem de existncia geral e vestindo essas concepes com tal aura de fatualidade que as disposies e motivaes parecem singularmente realistas (GEERTZ, 1989, p. 67).

Smbolos e Simbologias de Santa Cruz dos Milagres


Uma das principais relaes perceptveis, em relao lenda, a que diz respeito ao espao, esse fundamental na concretizao das manifestaes religiosas existentes e um elo que permite manter aceso os laos que unem o sagrado e o profano. Enquanto funo metafrica, o espao realiza a concretude dos passos dos romeiros e territorializa um corpo de simbologias, acessando mltiplas interpretaes, pois o simbolismo:
acrescenta um novo valor a um objeto ou a uma ao, sem por isso prejudicar seus valores prprios e imediatos [] o pensamento simblico faz explodir a realidade imediata, mas sem diminu-la ou desvaloriz-la, na perspectiva, o universo no fechado, nenhum objeto isolado em sua existencialidade, tudo permanece junto, atravs de um sistema precioso de correspondncia e assimilaes (ELIADE, 1996, p.178).

Nesse caso, perceber as relaes intrnsecas ao fenmeno religioso e, principalmente, ao contexto de Santa Cruz dos Milagres passa em um primeiro momento pela necessidade de analisar algumas simbologias existentes nessa relao, tanto no que diz respeito s prticas religiosas, quanto quelas referentes geografia do sagrado. Uma das principais simbologias existentes tanto na mtica-lendria, como na geografia do sagrado diz respeito cruz. Ela a principal referncia para o santurio; o marco mtico e fundador do espao. sobre sua sombra que se manifestam os sonhos, os pedidos e agradecimentos. A cruz recupera a trajetria bblica e encerra uma mediao com a figura de Cristo e, dessa forma, seu valor revela-se essencial para a vida dos santurios, pois nesse espao onde o inalcanvel e o possvel, o visvel e invisvel se interpenetram numa trama urdida pela narrativa ficcional dos relatos orais e dos fragmentos escritos(STEIL, 1996, p.23). A venerao cruz de madeira rstica resume a crena e a confiana em um ente superior, invocada para aliviar os mais diferentes males, tanto espirituais como materiais, externa um riqussimo repertrio simblico, tornando-se por excelncia

63
Assim, a cruz enquanto smbolo cumpre uma funo poderosa, no sentido atribudo por Geertz, pois ajuda a estabelecer uma experincia unificadora que se revela de forma contnua e dialtica, pois transforma simples objetos (como uma madeira) em uma potente realidade de transcendncia, oportunizando uma ligao com o sagrado, fazendo circular por um cdigo, o todo, num simples fragmento. Mas, no somente a cruz indicadora dessa experincia religiosa, a gua existente na regio em formato geogrfico de olho-dgua espacializa os romeiros, pois constitui, juntamente com a cruz e a terra, eixos singulares e arqutipos de uma projeo celestial, projeo essa definidora da cidade sagrada, pois esse prottipo extraterreno, como designa Eliade (1992, p. 22-23), transforma-se em modelo mgico-religioso capaz de transformar o caos em Cosmo. A cruz, ao unir cu e terra, institui sobre o espao um conjunto harmonioso, transferindo aos outros fenmenos naturais, como a gua, uma experincia religiosa e mtica, potencializando aes que regem as prticas dos romeiros como o banho, a imerso do batismo, pagamento de promessas, ou mesmo quando a ingerem confiantes na cura de doenas ou ainda quando a levam como amuleto em sinal de um batismo secreto, defendendo-os nos dias que no estiverem sobre a proteo do espao sagrado. O simbolismo aqutico, apontado por Eliade (1993, p. 153-154), importante pois:
a imerso na gua simboliza o regresso ao pr-formal, a regenerao total, um novo nascimento, porque uma imerso equivale a uma dissoluo das formas, a uma reitengrao no modo indiferenciado da preexistncia; e a emerso das guas repete o gosto cosmognico da manifestao formal. O contato com a gua implica sempre a regenerao: por um lado a dissoluo se segue um novo nascimento; por outro, porque a imerso fertiliza e aumenta o potencial de vida e de criao.

realizadas pelos sujeitos que, por sua vez, se tornam produtores e receptores de cultura. Indicarmos essas simbologias como uma rede que compartilhada pelos vrios atores sociais no significa entend-las apenas sob a conotao de enredos presumveis. Isso acontece exatamente pela relao dinmica entre espao e sujeitos, onde esses a todo o momento formulam e reformulam seu viver mgico-religioso. A opo pela interpretao do simblico, ao invs de limitar as explicaes, busca contribuir para uma leitura metafrica do religioso e suas redes de significados, tentando perceber como os diferentes sujeitos realizam esse processo de decodificao, mas que tambm permite transgresses e escapatrias, essas podem ser percebidas mais detidamente naquilo que conhecido como profano.
Isso significa que entender as conotaes implcitas em torno das simbologias como a cruz, a terra, a gua e ainda a escadaria, ao invs de empobrecer a abordagem, faz parte da conscincia de que os sistemas culturais tm que ter um grau mnimo de coerncia, do contrrio no os chamaramos sistemas [] pois divorci-la das suas aplicaes torn-la vazia (CHARTIER, 1989, p.13).

Buscarmos o entendimento dessas relaes religiosas enquanto um conjunto de cdigos simblicos perceber que as prticas sociais s podem ser entendidas enquanto manifestaes culturais, pois abarcam uma infinitesimal rede de estratgias e prticas

Entre o Santurio, onde fica a Cruz, e a cidade, onde fica a Fonte, temos a escadaria, um espao de ligao entre o mundo sagrado (representado pelo Santurio) e o profano (representado pela cidade). A escadaria um smbolo marcante dentro do imaginrio humano, segundo Eliade, devido a sua existncia mtica em vrias culturas, pois essa alegoria foi sendo utilizada para distinguir imageticamente o bem do mal, a felicidade da infelicidade, a santidade do profano, pois a viso de utilizao da escada sempre de baixo para cima, ou seja, do ruim para o melhor. A escadaria verticaliza duas aes opostas, pois ao tempo em que concretiza o espao profano, invertendo o sentido religioso e de penitncia, permitindo a externalizao do comrcio onde tudo se encontra, desde a venda de imagens e produtos sacros at o mais simples utenslio domstico, alm de verduras e legumes, representa tambm de forma simblica:

v.24, n. 1, 2007

64

ARTIGO
Os passos dos romeiros inventam e reinventam a cidade, criando um mapa de pontos que designam significados simblicos, articulando uma geografia de errncia que multiplicada favorece:
uma experincia esfarelada em deportaes inumerveis e nfias (deslocamentos e caminhadas), compensadas pelas relaes e os cruzamentos desses xodos que se entrelaam, criando um tecido urbano, e posta sob o signo do que deveria ser, enfim, o lugar, mas apenas um nome, a cidade (CERTEAU, 1994, p.183).

O que podemos observar, desde j, a virtude consagradora da altura. As regies superiores esto saturadas de foras sagradas. Tudo quanto est mais prximo do Cu participa, com intensidade varivel, da transcendncia. A altura, o superior, so assimilados ao transcendente, ao sobre-humano. Toda ascenso uma ruptura de nvel, uma passagem para o Alm, uma ultrapassagem do espao profano e da condio humana (ELIADE, 1993, 92).

Assim, ao formularmos de maneira resumida alguns vieses de pensamento sobre o religioso em Santa Cruz dos Milagres, queremos tambm, no prximo ponto de anlise, indicar a problemtica que envolve a experincia mtico-religiosa das romarias e seu sentido e funo para aqueles que significam seus passos em comunho com esse conjunto de signos que envolvem o espao religioso.

Romaria e Cidade: a construo simblica dos espaos


A cidade de Santa Cruz dos Milagres, e a idia de santurio que a envolve, um excelente exemplo para compreendermos de que forma esse espao tornou-se um atrativo para milhares de pessoas, confirmando pressupostos de que a cidade , acima de tudo, uma fora atrativa, como abordou Rolnik (1995). Dessa forma a idia de cidade e a de sagrado atuam feitos um campo magntico que atrai, rene e concentra os homens (ROLNIK, 1995, p.12). Esse sentido de atrao que envolve os santurios parte de uma idia que norteia esse artigo a convico da cidade enquanto ente simblico capaz de expressar estratificaes de sentidos, pontuado pela fragmentao e trajetrias que alteram a noo de espao, fazendo com que as aes dirias se tornem sempre indefinidamente outra. A romaria, nesse sentido, teatraliza a cidade, porque sob sua jurisdio que os passos elaboram operaes do caminhar, pois:
os movimentos pedestres formam um desses sistemas reais cuja a existncia de fato constri a cidade[] A atividade dos passantes transforma-se em pontos que traam uma linha totalizante e reversvel no mapa[] Essas fixaes constituem procedimentos para o esquecimento. O trao que deixou para trs substitudo pela prtica (BARRETO, 1989, p. 28-29).

Esse entrelaamento de passos realizado sob a cidade articula uma multiplicidade de consumos, pois os smbolos constituem possibilidades que ao se juntarem s prticas errantes e religiosas explodem em uma contextualizao rica de significados. Sabemos que a romaria ou peregrinao uma prtica da maioria das religies, sendo um costume que remonta aos mais antigos tempos, introduzida no Brasil pelos portugueses. um ato de devoo, com carter penitencial, em que romeiros pagam promessas com doaes, esforos fsicos e entrega de exvotos, em cerimnias litrgicas. A romaria pode ser individual, em dupla ou em grupo, a p, a cavalo, de charrete, moto, carro, caminho ou nibus fretado. Os romeiros viajam muitos quilmetros, com a finalidade de chegar aos locais onde a Igreja Catlica, em suas capelas ou baslicas, igrejas ou matrizes, veneram santos e smbolos religiosos. Depois de pagar sua promessa por uma graa alcanada, o romeiro retribua a sua graa com velas, oraes, ex-votos ou esprtulas (presente). Essas peculiaridades referem-se tambm ao contexto do santurio de Santa Cruz dos Milagres e nos apontam que o lugar , acima de tudo, uma criao religiosa e sagrada, pois leva as pessoas a seres e poderes celestiais ou, retirando-as por um momento do lugar onde esto, f-los por um instante conviverem com os homens sua experincia de nmades, dentro ou fora da festa (BRANDO, 1989, p.40). A romaria praticada pelo catolicismo tradicional tem como ponto fundamental a sacralizao de

65
locais especficos da cultura religiosa. Isso acontece, pois os locais de culto so sagrados e especialmente devotados e protegidos por padroeiros quando certos lugares sagrados so nicos ou particularmente dotados de poder religioso (BRANDO, 1989, p. 37). Nesse sentido, realamos que a romaria, ao tempo em que faz circular uma rede simblica com ritos e celebraes, contribui para uma dinmica cultural, pois os passos ritualizados pelos romeiros apresentam uma dupla funo: significam e enriquecem as prticas sociais e reatualizam a presena do sagrado, afirmando a posio de destaque que passou a desempenhar as cidades-santurios, dentro do contexto nacional, marcado pela acirrada diviso social, fazendo assim com que as preces, romarias e promessas tornem-se uma alternativa benfica frente aos flagelos sociais.

REFERNCIAS
BRANDO, Carlos Rodrigues. A cultura na rua. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2001. ______. A partilha do tempo. In: SANCHIS, Pierre (Org.) Catolicismo: cotidiano e movimentos. Rio de Janeiro:Edies Loyola, 1992. ______. Andando na cidade. HOLANDA, Heloisa Buarque de (Org.) Revista Cidade, Rio de Janeiro, n. 23, p. 95-114, 1994. CERTEAU, Michel de. A inveno do cotidiano: arte de fazer. 4.ed. Petrpolis: Vozes, 1994. v. 1. ______. Mito do eterno retorno. So Paulo: Mercuryo, 1992. ______. O sagrado e o profano: a essncia das religies. So Paulo: Martins Fontes, 1996. ELIADE, Mircea. Tratado de histria das religies. So Paulo: Martins Fontes, 1993. FREIXINHO, Nilton. O serto arcaico do Nordeste do Brasil: uma releitura. Rio de Janeiro: Imago, 2003. GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. MENDES, David. Santurio de Santa Cruz dos Milagres: um pouco de sua histria. [S. l.: s. n., 19--]. ROLNIK, Raquel. O que cidade. 3. ed. So Paulo: Brasiliense, 1994. SANTANA, R. N. Monteiro de. (Org.) Piau: formao, desenvolvimento e perspectivas.Teresina: Halley, 1995. STEIL, Carlos Alberto. O serto das romarias: um estudo antropolgico sobre o santurio de Bom Jesus da Lapa Bahia. Petrpolis, RJ: Vozes, 1996.
v.24, n. 1, 2007

Normas para Publicao de Artigos

A Carta CEPRO, publicada pela Fundao Centro de Pesquisas Econmicas e Sociais do Piau, rgo vinculado Secretaria do Planejamento do Estado do Piau, publica artigos de cunho tcnico-cientfico, em portugus, enfocando aspectos econmicos/sociais das realidades brasileira, nordestina e/ou piauiense. Os artigos recebidos sero submetidos apreciao do Conselho Editorial, e os autores so, a seguir, informados sobre a viabilidade ou no da publicao de seus trabalhos. Padro para envio de artigos: Formato A4, espao 1,5 cm, com margens de 3 cm, fonte times new roman, tamanho 12, mximo de 10 e mnimo de 6 pginas, incluindo notas e referncias; identificao do autor, com nome completo, titulao acadmica, nome das instituies que est vinculado, alm de endereo para contato, e-mail e telefone, especificado como nota de rodap, utilizando asterisco(*); as tabelas e grficos devem estar no formato Excel; mapas e ilustraes em imagem vetorial e citados na pgina do texto; os ttulos das tabelas, grficos, quadros e ilustraes devem conter: a varivel, a localidade e o perodo a que se referem; notas de rodap explicativas ou complementares devem ser curtas, numeradas em ordem seqencial e estar na pgina na qual ela referida; citaes, at trs linhas, entre aspas, na seqncia do texto; com mais de trs linhas, apresentadas em outro pargrafo, com avano de 1cm e fonte tamanho 10, sem aspas, preferencialmente identificadas pelo sistema autor data (NBR.10520 da ABNT); referncias completas e precisas, segundo as Normas para Referncias NBR 6023, da ABNT; a coordenao editorial poder proceder, nos ttulos e subttulos, ajustes de acordo com a diagramao da pgina; arquivos magnticos editados em Word, que podem ser enviados para a instituio, em disket ou Cd-Room, 4 cpias impressas em papel A4 e entregues na Diviso de Publicaes da Fundao CEPRO.

You might also like