You are on page 1of 31

Centro de Educao Superior de Braslia Centro Universitrio Instituto de Educao Superior de Braslia Curso: Arquitetura e Urbanismo Professor: Douglas

Esteves Disciplina: Introduo a Anlise Estrutural

Vigas

VIGA : um elemento estrutural longo e delgado que e apoiado em determinadas posies ao longo do seu comprimento e e submetido principalmente a cargas perpendiculares ao eixo formado pelo eixo central.. Uma viga e um elemento estrutural submetido principalmente a cargas que provocam flexo. Por exemplo, uma viga reta torna-se curva sob a ao de uma carga perpendicular ao seu eixo.

Uma viga pode ser reta ou curva. Em estruturas de madeira, as vigas so frequentemente retas. Em aeronaves h muitas vigas curvas. Em estruturas de ao modernas, vigas retas com flanges largos so muito empregadas, uma vez que apresentam alta resistncia `a flexo.

Como as foras F ocorrem aos pares nos flanges, e devido a simetria da seo ,elas se anulam e no apresentam efeito externo aparente.

Vigas apoiadas de modo que as reaes aos apoios externos possam ser calculadas usando apenas as equaes de equilbrio so chamadas isostticas ou estaticamente determinadas. Vigas que apresentem mais apoios do que os necessrios para garantir o equilbrio denominam-se hiperestticas ou estaticamente indeterminadas, e sua anlise demanda, alm das equaes de equilbrio, o emprego de relaes entre carga e deformao.

Vigas Biapoiadas

Consiste de uma viga apoiada em dois apoios articulados, sendo um fixo e o outro mvel.

Vigas Contnuas

Vigas em Balano

Consiste de uma viga que possue um apoio engastado, no sendo livre a sua rotao

Vigas Engastadas e Apoiadas

Vigas Biengastadas

Vigas Gerber

viga Gerber consiste na associao de vigas com estabilidade prpria com outras sem estabilidade prpria. Nesta associao, as vigas com estabilidade prpria suprem as demais os vnculos que lhes faltam, ficando o conjunto estvel. A ligao entre as partes se d por meio de articulaes (fixas ou mveis). O aparecimento aparecimento das vigas Gerber ocorreu para resolver problemas de ordem estrutural e construtiva.

Vigas Gerber

Construo de Ponte com Vigas Gerber

Vigas: esforos internos Vamos agora definir os esforos internos gerados ao longo de uma barra submetida a foras externas.

Consideremos agora a viga abaixo:

Em uma barra de viga, podem ocorrer outros esforos internos -alm do esforo normal. Estes esforos podem variar de uma seo para outra da viga

Consideremos a seo C da viga:

V-se que cada uma das partes da viga mantida em equilbrio pelo conjunto de cargas externas aplicadas sobre ela e pelos esforos internos representados na seo transversal considerada.

Na figura abaixo, as foras de ligao na seo C da viga so representadas atravs de um sistema equivalente reduzido ao centride da seo transversal, mas cabe lembrar que tais foras so distribudas na rea da seo.

os esforos internos na seo de uma viga consistem em uma fora F que possui uma direo qualquer no plano da estrutura e em um momento M perpendicular ao plano da estrutura.

Decompondo F nas direes normal e tangencial `a seo transversal, temse: Na direo normal: N esforo normal na seo C ; Na direo tangencial: V esforo cortante na seo C ; E existe ainda um terceiro esforo interno na seo C: o momento fletor M.

Os esforos internos na seo de uma barra podem ser representados considerando-se qualquer uma das partes em que a estrutura e dividida:

O esforo que provoca a flexo se denomina momento fletor.

Fora axial nas vigas (P) A fora axial P, paralela ao eixo da viga e que passa pelo centride da seo, deve ser introduzida na seo para satisfazer a equao de equilbrio .

A fora axial definida positiva ou de trao quando agir de dentro para fora da seo e negativa ou de compresso em caso contrrio.

O esforo cortante representa o efeito de fora cisalhante em uma seo transversal de uma barra.

A fora cortante definida positiva quando girar a seo no sentido anti-horrio

O momento fletor representa o efeito de flexo (ou dobramento) em uma seo transversal de uma barra.

O momento fletor definido positivo quando tracionar a parte inferior da viga e comprimir a parte superior da viga , e negativo em caso contrrio.

As reaes N, V e M so explicadas a seguir:


N conhecida como fora normal ou axial e responsvel pela trao ou compresso do elemento; V a fora cortante ou cisalhante, responsvel pela tendncia de corte da viga; M conhecido como momento fletor e responsvel pela flexo da viga.

Em geral, os esforos V e M so mais importantes no projeto de uma estrutura do que N. Basta imaginar uma rgua, voc conseguiria quebr-la por trao? Para quebrar a rgua, basta entort-la. Nesse caso, dizemos que a rgua quebrou devido ao momento fletor.

CONVENO CLSSICA DE SINAIS

Clculo das Reaes nas Vigas Equaes de equilbrio esttico (foras aplicadas em um plano)

Ou ento:

Diagramas: a representao geomtrica das variaes dos esforos internos ao longo do eixo do elemento. Esses valores em cada seo so representados perpendicularmente ao longo do eixo do elemento.

Vigas bi-apoiadas 1 Carga Concentrada = =

You might also like