You are on page 1of 3

A Metodologia Cientfica no contorno fundamental

Em termos prticos a metodologia cientfica funciona como recurso para orientar uma elaborao de um trabalho acadmico ou a estruturao de um projeto que necessita seguir alguns padres comuns. Definida como o estudo do mtodo almejando critrios estruturantes e sistemticos da cincia para efetivao de algum estudo de carter cientfico. Inclui desde abordagem do problema, mtodos de investigao, propsito e procedimento tcnico para fundamentar uma pesquisa. A metodologia cientfica imprescindvel para qualquer curso acadmico, proporcionando ao graduando uma orientao tanto de forma terica para compreender os desgnios dos conceitos envolvidos como a parte prtica que requer minuciosamente ateno do pesquisador. A princpio a metodologia cientfica destinada apenas a ensinar o alunado a produzir um projeto no meio acadmico, desmitifica esse centro para algo com maior completitude. Sendo entendida como conjunto de anlises feitas a partir de uma compreenso dita anteriormente para que s depois entra se em elaborao. Para um pesquisador a metodologia cientfica auxilia na estruturao do estudo estabelecido de forma sistemtica. Conduzindo ao mesmo fixar critrios que sero contemplados no presente estudo. De acordo com Cartoni (2009) a realizao de uma pesquisa no basta apenas pensar de forma metodolgica, preciso ter um comportamento diante do cientfico e da prpria produo de conhecimento. No sendo suficiente estabelecer uma ideia sem de fato estrutur-la ou adequ-la em um mecanismo que se passe por alguma etapa para tentar fundament-la. Em toda etapa de uma pesquisa a metodologia cientfica encontra-se presente para sistematizar as informaes obtidas e direcionar aos objetivos que se pretende alcanar. No qual o trabalho cientfico deve ser avaliado, conforme sua natureza temtica e qualidade formal. A investigao cientfica depende de um mtodo ou procedimento, o qual diferencia os conhecimentos, seja o mtodo indutivo, dedutivo, hipotticodedutivo, dialtico e fenomenolgico. Enquanto, a classificao da pesquisa definida como um conjunto de propostas que tem por finalidade solucionar questes com base em procedimentos racionais e sistemticos (CARTONI, 2009). Realizar uma pesquisa consiste em expor uma idia, fundament-la por meio de bibliografias e procedimentos sistematizados. O qual a pesquisa tem por objetivo esclarecer dvidas e indagaes atravs de tcnicas ou mtodos, proporcionada por uma metodologia a fins de sistematiz-la teoricamente.
Os alunos que ingressam na universidade apresentam muitas dificuldades no decorrer do curso, o que se pode observar que entre tantas, a ausncia de leitura se torna a mais perceptvel e com isso o processo de escrita tambm prejudicado. Alm de todos os dficits que trazemos do ensino anterior entramos em contato com um mundo desconhecido para a maioria e que parte fundamental para o ensino universitrio, a pesquisa, que considerada um dos pontos essenciais no desenvolvimento acadmico.

No ambiente universitrio somos constantemente influenciados a desenvolver trabalhos cientficos, um deles e o mais importante talvez, o trabalho de concluso de curso. E que para o xito em trabalhos cientficos seja alcanando necessrio que dentro da graduao ofeream subsdios para este campo desconhecido e que possui passos a ser seguido. Um dos auxlios oferecidos a metodologia cientfica que uma ferramenta de fundamental importncia no processo cientfico e percussora no desenvolvimento de trabalhos acadmicos. No curso de fsica como em qualquer outro a metodologia cientfica importante, pois vai conduzir o aluno no desenvolvimento de trabalhos e pesquisas. Mas a mesma no se limita em apenas ensinar como produzir um trabalho ou quais as regras que devemos seguir, ou seja, a esttica do trabalho, tambm nos mostra a natureza do trabalho cientfico e oferece um posicionamento crtico sobre todos os processos que envolvem uma pesquisa, passamos de simples receptores a sujeitos ativos capazes de promover melhorias no ambiente em que vive. Podemos considerar que a metodologia influencia os alunos como tambm os professores pesquisadores a desenvolver novas ideias e percepes que no deveria apenas contribuir para o aumento de seus currculos, mas que promovesse melhoria no meio social.

Referncia Bibliogrfica CARTONI, Daniela Maria.Cincia e Conhecimento Cientfico. Anurio da Produo Acadmica Docente. Vol. III, N .5,Ano 2009.

Universidade Estadual da Paraba CCTS Campus VIII- Araruna Curso: Licenciatura em Fsica Disc.: Metodologia Cientfica Prof. Carlos Cirino Alunas: Fernanda Daniele de Sousa Domingos; Gildeneide da Silva Brasiliano.

Texto Escrito

Araruna/Pb Fevereiro/2014

You might also like