You are on page 1of 1

v v v r r r v v v e e e a a a e e e l l l s s s s s s u u u t t t t t t b b b i i i i i i i i i t t t b b b b b b s s s e e e u u u vestibular vestibular vestibular u u u v v v l l l a a a l l l a a a r r vestibular vestibular vestibular r r r r

lar vestibu
v vestib ular estibular
vestibular r vestibuv stibula e la r

r a l r u b i t s e v v v v v a e v ves v s e e e r e e l t a l i r r s s u b s s s b t t t i a a u t i i i s l l t t t e b b b l v u a i i i u u u u u r r r r b b b l l l b b a a a i i vestibular vestibular vestibular b a a a u u u t t r r r l l l s s i l l l e e a a a v v u u u t r r r r r r b b b a a a s l l l i i i u u u b b b i i i t t t t t t v v v v v v e s s estibu esv estibular estib es estib es e e e es t s i v v b s u l l a a t v e r r i b uv uv uv lar lar vestibular l a dicas do vestibular vestibular vestibular r r r r www.energia.com.br a a a l l l u u u b b b i i i t t t vesv v v e e s s s sv sv tib tib tib e e e ular u u l l a a r r r r r a a a v v v l l l e e e u u u s s s b b b i i i t tibular t t t t i i s s s b b e e e v v v u u Efemrides 2OO8lar lar
vestibular vestibular
v vestib ular estibular
vestibular lar u b ve es t ii st b u lar v

vestibular

v vestib ular Confira essa e outras dicas em nosso site

estibular

vestibular vestibular

+
1548 - Criao em Portugal do governo-geral para o Brasil Aps a diviso do Brasil em capitanias hereditrias (1534), o Estado portugus resolve centralizar a administrao no Brasil com a criao do cargo de governador-geral. A escolha recaiu em Tom de Souza, que chegou Bahia em maro de 1549. 1808 - A famlia real portuguesa no Brasil Em razo do confronto entre Frana e Inglaterra e temendo Napoleo Bonaparte, o prncipe D. Joo, regente de Portugal, com a corte, funcionrios e militares deixam Portugal e se estabelecem na sua colnia mais importante. O regresso, para muitos, inclusive D. Joo, ocorreria somente em 1821. 1888 - Lei urea A princesa Isabel assina a lei de libertao dos escravos, abolindo a escravido no Brasil. No entanto, mesmo cento e vinte anos depois, ainda no aconteceu a incluso ideal do negro na sociedade. 1918 - O fim da Grande Guerra A participao do Brasil na Primeira Guerra se deu com o patrulhamento do Atlntico e o envio de equipes mdicas. Estivemos no bloco da Trplice Entente (Inglaterra, Frana e EUA). 1938 - A Intentona Integralista Durante o Estado Novo, Vargas sofreu uma tentativa de assassinato por membros da Ao Integralista Brasileira que recusaram a extino desta. 1968 - Ato Institucional n. 5 (AI-5) Quatro anos aps a implantao da ditadura militar, com o afastamento do presidente Jango, foi imposto ao Pas o AI-5 pelo governo do marechal Costa e Silva, dando ao presidente todos os poderes possveis. Era o momento mais duro do regime militar. O mesmo ato seria revogado em 1978, no governo Geisel.

= 8 anos
1998 - A Reeleio de Fernando Henrique Cardoso Aps emenda constitucional de 1997, o presidente Fernando Henrique pde disputar a reeleio no ano de 1998, quando saiu vitorioso, derrotando, entre outros, o atual presidente (Lula). Fernando Henrique foi, portanto, o primeiro presidente reeleito (por voto direto) do Brasil.

Aores

pa ro Eu

frica Amrica do Sul

1748 - Aorianos em Santa Catarina Casais aorianos, com a promessa de receberem terras, ajuda financeira e equipamentos, vm para o Brasil em particular para a Capitania de Santa Catarina, onde se fixaram em regies litorneas, como a Ilha de Santa Catarina.

1848 - A Revoluo Praieira Pernambuco se depara com um movimento poltico de causas sociais e econmicas que se inspirou na doutrina socialista utpica: a Praieira contestou a ordem monarquista que vigorava.

1908 - Japoneses no Brasil Cem anos atrs, o navio Kasato Maru aportou em Santos trazendo imigrantes japoneses para as fazendas de caf. Muito foi a explorao sentida por aqueles imigrantes, o que proporcionou a insatisfao do prprio governo daquele pas.

1958 - O mundo conhece Pel O Brasil campeo de futebol pela primeira vez. O ttulo veio na Sucia, vencendo a final contra os donos da casa por 5 a 2.

1958 - Santa Catarina de luto Acidente areo com a companhia Cruzeiro do Sul tirou a vida do senador Nereu Ramos, do governador Jorge Lacerda e do deputado Leoberto Leal, lderes polticos do Estado. Naquela oportunidade o presidente do Brasil era JK.

1988 - A Constituio Cidad Foi promulgada em 5 de outubro a Constituio do Pas que confirma o reestabelecimento da ordem democrtica. O texto constitucional foi promulgado no governo do presidente Jos Sarney e garante, entre outros pontos, as eleies diretas para o presidente do Brasil.

2008 - As eleies municipais no Pas Sero eleitos em outubro os prefeitos e vereadores dos municpios brasileiros. Em cidades com mais de 200 mil eleitores, a eleio para prefeito pode ser decidida no segundo turno. J os vereadores so eleitos em turno nico.

Dicas elaboradas pelo professor Ricardo do Sistema de Ensino Energia.

You might also like