You are on page 1of 8

166 Pensamento Sistmico Caderno de Campo

O Que Vem a Ser Sistmico?


comum s pessoas, ao tomar contato com o Pensamento Sistmico, passarem a usar o termo sistmico mais freqentemente. Referem-se a uma ao mais sistmica, a uma teoria mais sistmica, ou a uma deciso mais sistmica. Passam a utilizar o termo de uma maneira mais ou menos indiscriminada. Parece til, nesse momento, identificar de maneira um pouco mais clara o que caracteriza o termo sistmico.

As Caractersticas do Pensamento Sistmico


Estas caractersticas foram compiladas ao longo do trabalho do fsico Fritjof Capra. Veja no final deste texto uma reviso de suas principais obras.

Alm da funo de ajudar no adequado emprego do termo sistmico, a identificao das caractersticas do Pensamento Sistmico tem tambm a funo de deixar claro um conjunto de idias que o suportam. Essas idias foram sendo constitudas ao longo de uma histria, e consolidam-se na medida que resultados de experimentos do mais credibilidade s prprias idias, na cincia e na vida prtica. A histria construda a histria da contextualizao do pensamento mecanicista. Como voc viu anteriormente, o pensamento mecanicista encontrou seus limites no incio do Sc. XX. Uma nova forma de pensar era necessria, e ela necessitava ter caractersticas especiais para compreender os novos fenmenos complexos diante dos olhos dos cientistas e das pessoas em geral na vida prtica. A histria do Pensamento Sistmico est descrita em: O Que Usaremos no Campo, Chefe?, na pg. @ As caractersticas que o Pensamento Sistmico incorporou ao longo desses anos de estudo nos levaram a perceber o mundo de uma maneira especfica, e a tentar resolver os problemas desta maneira. Houve uma mudana gradual de nfases, afastando a nova forma de pensar das caractersticas do pensamento mecanicista. A partir de um novo conjunto de nfases, foi-se caracterizando o novo paradigma. Perceber a realidade desta nova maneira perceb-la de uma maneira sistmica, e resolver problemas com base nesta percepo, leva a um tipo de ao sistmica. Mas, afinal, o que vem a ser sistmico? De acordo com o conjunto de vertentes sistmicas que embasam este livro, as caractersticas do Pensamento Sistmico so as que vm abaixo. Trata-se da mudana de nfase:

1) Das Partes para o Todo


No pensamento mecanicista, o processo analtico tem funo primordial. Busca-se a compreenso dos objetos delimitando claramente sua fronteira e decompondo-os em partes menores de mais simples compreenso. A decomposio visa a busca de elementos de maior simplicidade, mais

166 Pensamento Sistmico Caderno de Campo . compreensveis e de caractersticas mais essenciais que o prprio todo. Esse movimento chamado de reducionismo. Essa busca pelo essencial parte do pressuposto de que haver uma parte muito pequena indivisvel, cujas propriedades desmistificariam a complexidade inerente ao todo. Este movimento denominado atomismo. Este processo tanto trouxe progresso quanto dificuldades. As principais dificuldades dizem respeito a trs aspectos. O primeiro derivado da perda dos relacionamentos do todo com o ambiente apartado pelo processo de delimitao de fronteiras. O todo isolado do seu ambiente para que possa ser mais bem controlado no processo de conhecimento. Como decorrncia desse princpio, a segunda dificuldade ocorre, pois tambm as partes componentes so isoladas, apartando assim os relacionamentos com as demais partes e com o todo maior. E terceiro, o reducionismo e o atomismo passam a permear o pensamento cientfico e tecnolgico, e mesmo o raciocnio dirio, fazendo com que as pessoas acreditem que aquilo que no for detalhado no sistemtico, e por isso no conhecimento verdadeiro. Esse reducionismo e atomismo exagerados levam as pessoas a afogarem-se em um oceano de dados, dos quais difcil extrair uma viso estratgica, sistmica. O Pensamento Sistmico busca reequilibrar as coisas passando a olhar no sentido contrrio do reducionismo e do atomismo, dando maior nfase ao todo que parte. Inicialmente, estabelece tambm uma fronteira de sistema, mas ela fraca e mais ou menos arbitrria, para que os sucessivos entendimentos posteriores possam restabelecer exatamente de que escopo est-se falando. Isto permite a incluso durante o processo de aspectos importantes, como relacionamentos com o ambiente e com outros sistemas. H aqui tambm um perigo: o entendimento abstrato de que tudo est conectado a tudo, e assim s parar o processo de incluso ao chegar ao sistema maior: o Universo. Para que o detalhismo no ocorra tambm na direo oposta, o Pensamento Sistmico adota duas posturas: o processo de incluso delimitado por um interesse declarado dos atores pensantes, por um lado, e por outro sintetiza e agrega variveis, toda vez que o mapa do sistema torna-se cognitivamente confuso. Logo, o Pensamento Sistmico est interessado nas caractersticas essenciais do todo integrado e dinmico, caractersticas essas que no esto em absoluto em partes, mas em relacionamentos dinmicos entre partes e partes, partes e todo, e entre todo e outros todos. Ao invs de se concentrar em elementos ou substncias bsicos, prope a ateno a princpios bsicos de organizao e a adoo de equilbrio entre tendncias opostas, como reducionismo e holismo, e anlise e sntese.

2) De Objetos para Relacionamentos


A nfase em objetos tem parte de sua subsistncia na constituio lingstica ocidental. As lnguas ocidentais, a maioria delas derivadas do proto-indo-europeu, do uma nfase especial leitura do mundo atravs de objetos, pela sua nfase estrutural em sujeitos e objetos, ao invs dos verbos.

166 Pensamento Sistmico Caderno de Campo . Conhecer o mundo, dentro da tradio ocidental e mecanicista, significa conhecer os objetos que o compem. No nos deteremos nas vantagens deste processo, pois no serve aos nossos propsitos neste ponto. Analogamente ao discutido na mudana de nfase de partes para todo, o pensamento por objetos est pouco atento aos relacionamentos entre os objetos. Como so os relacionamentos que promovem a dinmica, o pensamento por objetos no considera a codificao de atividades, de operaes e, em ltima instncia, do processo que ocorre a partir dos relacionamentos. Uma vez reconhecida a importncia dos relacionamentos para o entendimento do todo, faz mais sentido buscar um entendimento da realidade no atravs de colees de objetos, mas atravs de redes de relacionamentos incorporadas em redes maiores. A busca da generalizao no Pensamento Sistmico no se d por classificao de objetos isolados com as mesmas caractersticas, mas atravs do estudo dos padres de organizao. Neste processo, observam-se repetidamente os mesmos padres configuraes de relacionamentos em diferentes sistemas. H uma mudana de foco, do que o sistema composto (contedo), para padres de relacionamentos. Aquilo que denominado objeto, ou parte de objeto, apenas um padro abstrato arbitrado dentro de uma teia inseparvel de relaes. Em ltima anlise, no h objetos ou partes em absoluto, mas padres de relacionamentos mais ou menos estveis. Este padro de organizao, o que denominamos sistema, est em permanente co-evoluo atravs de interaes.

3) De Hierarquias para Redes


No pensamento analtico, objetos so decompostos hierarquicamente em partes, que por sua vez so novamente decompostos em parte menores, inferiores dentro da hierarquia. O conceito de hierarquia permeia todo o processo analtico, conferindo aos nveis abaixo graus decrescentes de importncia na medida do avano do processo analtico. Transferido aos sistemas sociais, o pensamento hierrquico impregna a compreenso e a interveno na realidade com uma degradao da importncia na medida em que se desce na hierarquia, que nociva complexidade da realidade social. Alm disso, o processo analtico confere um carter de cerceamento das partes ao interior do objeto em anlise, o que nem sempre o caso, pois sistemas complexos aninhados dentro de sistemas complexos nem sempre se limitam s fronteiras do sistema maior. Indivduos dentro de organizaes so muito mais que partes confinadas dentro de uma empresa, mas sistemas complexos em interaes com vrios sistemas em vrios nveis. Por isso, as fronteiras entre sistemas, separando os organismos vivos de seu ambiente, so freqentemente de difcil distino. A interdependncia e coordenao de coletividades de seres vivos geram um contato to estreito, que o sistema acaba por se parecer com um grande organismo. Assim, a capacidade de entendimento da realidade reside em deslocar a ateno de um lado para outro entre nveis sistmicos, atravs da ampla rede

166 Pensamento Sistmico Caderno de Campo . de relaes do mundo vivo. Perceber essa ampla teia traduz-se em utilizar um pensamento em rede, outra das caractersticas essenciais do Pensamento Sistmico. Uma srie de descries interconectadas de fenmenos construda atravs da descrio do funcionamento da rede, na medida em que percebemos a realidade como relacionamentos. Nosso prprio processo de conhecimento vai tambm tecendo uma teia de descries construda em rede, de forma que a metfora do conhecimento como edifcio vai sendo substituda pela rede. Em ltima anlise, do ponto de vista da construo do conhecimento, nossas descries do mundo acabam por formar uma rede interconectada de concepes e de modelos.

4) De Causalidade linear para Circularidade


Pelo pensamento mecanicista, o entendimento da realidade cientfica passa do levantamento dos dados para o reconhecimento de padres, e da para explicaes causais dos fenmenos. Porm, a tradio de estudos de causalidade sempre esteve limitada ao reconhecimento dos padres lineares de conexo. Por, implicitamente, considerar as relaes tautolgicas (de causalidade circular) anmalas ou de exceo, relegou-as ao segundo plano. Porm, a partir da nova cincia, que tem origem na ciberntica e engenharia de controle, essa relao acabou por inverter-se. Essas novas cincias reconhecem a importncia e essencialidade das relaes circulares. Em funo da incluso do ambiente contextual na compreenso dos sistemas complexos, a ciberntica comeou a notar a participao cada vez maior das relaes circulares de causa e efeito na explicao do comportamento e sustentao dos sistemas complexos. Tais relaes so tambm chamadas de feedback loops ou enlaces de retroalimentao. Sem o entendimento de tais relaes circulares, a compreenso do todo fica limitada. Por isso o Pensamento Sistmico tende a buscar um entendimento integral da realidade atravs dos fluxos circulares, em vez de apenas por relaes lineares de causa e efeito. Tome por exemplo um sistema como o rio. Ele s existe e se sustenta pela relao circular maior do ciclo das guas. Ou um animal. S se mantm e tem tais caractersticas por inmeras circularidades: controle da temperatura corporal, presso sangnea, cadeia alimentar, respirao. Assim tambm so os fenmenos organizacionais: a mudana sustentada que nutrida pelos enlaces de reforo, a manuteno dos problemas que se d atravs dos enlaces equilibradores.

5) De Estrutura para Processo


Outra mudana que se configura atravs do Pensamento Sistmico oriunda de um duplo reconhecimento. O primeiro de que a estrutura de um sistema complexo o influenciador fundamental do funcionamento dos seus processos. Mas o segundo o principal. So os processos fundamentais que estabelecem padres de organizao, e que acabam por se materializar em uma estrutura. Dentro do Pensamento Sistmico, principalmente por influncia da teoria da autopoiese, de Maturana e Varela, e da teoria das

166 Pensamento Sistmico Caderno de Campo . estruturas dissipativas de Prigogine, a busca essencial o do entendimento dos processos subjacentes que organizam um padro, e que por fim do origem a uma estrutura materializada. Este movimento encontra adeptos tanto nas cincias naturais como nas cincias sociais. Tericos como Giddens, Habermas e Luhmann trabalharam para a busca de uma teoria integradora entre estruturalismo e funcionalismo, ganhando fora cada vez maior este processo de transcendncia da dicotomia nas nfases estrutura-comportamento. Isto faz sentido na medida em que um sistema vivo ou social mais do que uma configurao esttica de componentes. Mantm-se em constante fluxo atravs de processos metablicos e de desenvolvimento que configuram e reconfiguram sua estrutura, fazendo com que sua forma se mantenha e se desenvolva. Acaba que toda estrutura vista como a manifestao de processos subjacentes, fazendo com que o Pensamento Sistmico seja um pensamento de processo, que considera a natureza intrinsecamente dinmica da realidade. Nesse entendimento, a rede inteira de relacionamentos vista como intrinsecamente dinmica, e a estrutura rgida cede lugar a manifestaes flexveis de processos subjacentes.

6) De Metfora Mecnica para Metfora do Organismo Vivo e Outras No-Mecnicas


O Pensamento Sistmico d especial nfase ao uso da metfora do organismo vivo, em contraposio dominante metfora mecanicista. Os sistemas vivos tm se mostrado uma metfora til na compreenso da nova cincia, pois conceitos como contexto, ambiente, relaes, mutualidade, fluxos, fronteiras permeveis, processos, desenvolvimento e evoluo so conceitos muito mais prximos dos objetos de estudo da biologia e ecologia do que das mquinas. A metfora mecanicista para compreenso e construo de organizaes comea a dar sinais de esgotamento quando vivemos em um mundo cada vez mais interconectado, dinmico e em mudana. Tambm a metfora mecnica precisa dar cada vez mais espao ao uso das metforas sociais para compreenso da realidade organizacional. Como o mecanicismo coloca nfase quase exclusiva na dimenso tecnolgica, freqentemente ficam esquecidas as dimenses poltica e cultural das organizaes, em muito responsveis por sucessos ou fracassos de iniciativas de mudana. Na medida em que a metfora do organismo e as novas teorias dos sistemas vivos vo sendo adotadas, um novo conjunto de aplicaes conceituais vai se incorporando forma sistmica de encarar o mundo. preciso lembrar, porm, que o Pensamento Sistmico simptico a diversas outras metforas, como a do crebro, da holografia, do fluxo e transformao, da cultura e da poltica. Todos esses fenmenos, de uma forma ou de outra, tm acolhida numa forma sistmica de pensar, que por origem uma forma inclusiva, e no excludente de pensar. O pensamento metafrico, de uma forma geral, sinrgico ao Pensamento Sistmico, sendo

166 Pensamento Sistmico Caderno de Campo . til dentro de uma nova forma de compreender a realidade mutante. Isso faz sentido na medida em que a cognio e o controle de um sistema precisam ter uma variedade no mnimo igual variedade da situao a ser conhecida e controlada. Significa que, para um mundo complexo, necessria uma forma de pensamento tambm complexa, o que implica um repertrio quantitativa e qualitativamente superior de metforas, modelos e pontos de vista.

7) De Conhecimento Objetivo para Conhecimento Contextual e Epistmico


Quando se est falando de conhecimento objetivo, est-se referindo ao campo da experincia independente dos interesses e emoes do observador individual. um conhecimento obtido por mtodos acordados por diversos especialistas, em que as subjetividades so apartadas do processo, tornando-o neutro. Porm, a arbitrariedade na seleo das teias de relacionamentos a serem observadas, analisadas ou resolvidas est longe de ser um procedimento neutro. Os cientistas e gerentes podem concordar sobre um mtodo para realizar uma investigao, mas a teia especfica de relacionamentos a ser investigada, bem como suas fronteiras, dependem amplamente da subjetividade, dos interesses, crenas e paradigmas dos que a selecionaram. Principalmente em funo desta dependncia que comea a ser necessria uma contextualizao dos pressupostos bsicos de trabalho do investigador cientfico ou do lder da mudana nas organizaes. Se o ator um mecanicista clssico, abordar a organizao como se fosse uma mquina que necessita de controle, e implementar mecanismos para control-la. No h nenhum problema inerente nesta postura, desde que sua ontologia organizacional e epistemologia sejam expressamente declaradas. Ou seja, o ator da mudana ou investigador cientfico precisa declarar sua viso de mundo sobre como a realidade , e de como o conhecimento se constri. Isso se torna necessrio para que ele possa receber apoio coerente ao seu movimento, ou de modo a receber crtica bem embasada, impossvel sem uma declarao dos seus pressupostos a respeito da natureza da organizao, do ser humano e da realidade. Alm disso, como a [...] natureza vista como uma rede dinmica e interconexa de relaes que inclui o observador humano como um componente integrante, o prprio entendimento desse observador sobre o processo de conhecimento tem que ser includo explicitamente na descrio dos fenmenos. Como os pressupostos relacionados ao processo de conhecimento, suas teorias, modelos e formas de mensurao dependem do paradigma em uso, e como h diferentes paradigmas disponveis, o observador-participante precisa explicitamente declarar sua epistemologia em uso. Nesse sentido, a epistemologia em uso parte do processo de observao e, ao mesmo tempo, o influencia. Por exemplo, isolar um padro numa rede complexa desenhando uma fronteira ao seu redor, chamando esse padro de objeto, uma ao arbitrria, porm vlida dentro de uma certa ontologia e epistemologia, especificamente do pensamento mecanicista. J o

A citao foi extrada de CAPRA, Fritjof. O Tao da Fsica. So Paulo, Cultrix, 1999. 19a ed., p. 247.

166 Pensamento Sistmico Caderno de Campo . Pensamento Sistmico, em funo da precariedade cognitiva humana, tambm estabelece fronteiras ao redor de sistemas. No entanto, adota uma postura diferenciada na medida em que imprime uma permeabilidade e interconexo atravs desta fronteira. Logo, passa a haver cada vez mais a necessidade de uma mudana de postura a respeito do processo de observao e conhecimento, passando este de objetivo para contextual e epistmico.

8) Da Verdade para Descries Aproximadas


Mas se todo isolamento de objetos torna-se arbitrrio, e toda observao implica participao, como ainda continuar a busca pelo conhecimento da verdade e a libertao da caverna? O que torna esta busca ainda vlida, e o reconhecimento de que a abordagem sistmica ainda seja uma forma cientfica, o entendimento de que h conhecimento aproximado, apesar da impossibilidade de abarcar o todo em sua complexidade e infinita conexo. A postura sistmica a do reconhecimento de que todas as concepes e todas as teorias cientficas so limitadas e aproximadas. Na cincia sempre lidamos com descries limitadas e aproximadas da realidade (modelos). Assim, Pensamento Sistmico , em essncia, pensamento de modelagem, e este admite que todos os conceitos, teorias e modelos so limitados e aproximados. Por isso, Pensamento Sistmico implica um deslocamento da busca da verdade para busca de descries aproximadas teis dentro de um contexto.

9) De Quantidade para Qualidade


Como o Pensamento Sistmico abandona a nfase nos objetos para concentrar-se nos padres e nas formas, ele implica uma mudana de nfase da mensurao quantitativa dos objetos para uma postura de mapeamento e visualizao. Na medida em que objetos possuem propriedades intrnsecas prprias, como pressupe o pensamento analtico, distingui-los seria uma tarefa de compar-los com padres universais, ou seja, o processo de medir e quantificar. Porm, diante do pressuposto do Pensamento Sistmico de que propriedades so dependentes de contextos, relaes, formas e padres, essas mensuraes necessitam contextualizao na teia maior de relacionamentos. Como relacionamentos, formas e padres so difceis de serem mensurados, torna-se necessria uma atitude mais livre de visualizao e mapeamento. Assim, pensar em termos de padres implica uma mudana de quantidade para qualidade.

10) De Controle para Cooperao, Influenciao e Ao No-violenta


Por fim, o reconhecimento dos padres de comportamento da vida leva ao entendimento de que a evoluo depende de um equilbrio dinmico entre competio e cooperao. A ecologia e o estudo da evoluo dos sistemas vivos complexos demonstram que os organismos no mundo natural tm

166 Pensamento Sistmico Caderno de Campo . grande tendncia para associao, cooperao e simbiose, equilibrando competio e mtua dependncia. Este equilbrio gera organismos e coletivos de organismos em ordens estratificadas que, na medida em que h tanto competio quanto cooperao, no existe razo para controle unilateral. Nesse entendimento, a importncia da ordem estratificada advm da organizao da complexidade, no da transferncia do controle, como na organizao humana dos ltimos 10.000 anos. A hiptese dos estudiosos ligados ecologia que os sistemas humanos hierrquicos que trabalham sob controle unilateral so insustentveis e que a imitao da natureza, na complementaridade de tendncias auto-afirmativas e integrativas, torna-se necessria permanncia da condio humana sobre a Terra. Logo, a atitude postulada por Bacon, de dominao e tortura da natureza com vistas ao seu domnio e controle, tambm pode ser encarada como uma atitude no sustentvel na relao com a comunidade da vida. Essas percepes implicam a necessidade de uma mudana da atitude de dominao e controle da natureza, incluindo os seres humanos, para um comportamento cooperativo e de no-violncia, tanto na cincia quanto na tecnologia, organizao e sociedade. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O Tao da Fsica
CAPRA, Fritjof. O Tao da Fsica. So Paulo, Cultrix, 1999. 19a ed. Neste seu primeiro livro, Capra traa os paralelos entre a fsica moderna e as filosofias orientais, em especial o taosmo.

O Ponto de Mutao
CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutao. So Paulo, Cultrix, 1982. Obra seminal de Capra, pois lana as primeiras idias sobre a sntese do movimento sistmico na cincia, tecnologia e sociedade. O livro composto de duas partes: a viso mecanicista e a viso sistmica de reas importantes do conhecimento humano.

A Teia da Vida
CAPRA, Fritjof. A Teia da Vida. So Paulo, Cultrix, 1996. Atualizao do movimento sistmico com novidades dos campos da nova cincia.

Pertencendo ao Universo
CAPRA, Fritjof e STEINDL-RAST, David. Pertencendo ao Universo. So Paulo, Cultrix/Amana-key, 1996. Dilogo que aproxima a nova cincia da nova espiritualidade. SteindlRast telogo catlico e trava um dilogo muito rico com Capra, num mosteiro da Califrnia.

As Conexes Ocultas
CAPRA, Fritjof. As Conexes Ocultas. So Paulo, Cultrix, 2002. Livro recente com ltima viso de sustentabilidade do autor. Apresenta todo o amplo espectro de experincias mundiais em direo ao paradigma sistmico, incluindo algumas realizadas no Brasil. ~~~~~~

You might also like