You are on page 1of 10

MARXISMO E RELAES

DE TRABALHO

ANDRIA GALVO1

O estudo das relaes de trabalho (ou das relaes industriais, termo utilizado pela literatura anglo-sax) tem sido tradicionalmente realizado a partir de conceitos oriundos de referenciais tericos conservadores, como a teoria do sistema de relaes industriais, elaborada pelo norte-americano John Dunlop 2. Embora tenha sido bastante criticada por seu carter esttico e hierarquizado, o aparato conceitual proposto por Dunlop ainda utilizado por estudiosos interessados em analisar as regras que regem as relaes de trabalho, mesmo que suas abordagens t enham um carter progressista 3. O objetivo desta comunicao apresentar as crticas feitas teoria de Dunlop por autores ligados perspectiva terica marxista. Pretende1

Doutora em Cincias Sociais pelo Instituo de Filosofia e Cincias Humanas (IFCH), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora do Departamento de Cincia Poltica da mesma Universidade. John Dunlop, Industrial Relations Systems. Boston, Massachussetts: Harvard Business Scholl Press, 1993 [1958]. Essa teoria foi retomada principalmente pela sociologia do trabalho francesa. Ver, a respeito, Jean-Daniel Reynaud (dir.), Systmes des relations professionnelles: un examen thorique. Lyon: ditions du CNRS, 1991; Gregor Murray, Marie-Laure Morin, Isabel Da Costa, Ltat des relations professionnelles traditions et perspectives de recherche. Toulouse: Octares Editions, 1996. Sua incorporao na literatura brasileira se deu especialmente atravs da economia do trabalho. Cf. Claudio S. Dedecca, Racionalizao econmica e trabalho no capitalismo avanado . Campinas, S.P. :Unicamp/IE, 1999.
CADERNOS CEMARX, n.1 2004 37

se, especialmente, indicar as contribuies trazidas, a partir dos anos 70, por Richard Hyman 4, Robert Cox 5 e John Kelly6 para o estudo das relaes de trabalho. ****** A noo de sistema de relaes industriais inspira-se na concepo parsoniana de sistema social. Para a abordagem sistmica, um sistema de relaes industriais um conjunto de instituies, prticas e procedimentos destinados produo das regras que regem as relaes de trabalho. composto por certos atores, certos contextos, uma ideologia que unifica o sistema como um todo, enfim por um corpo de regras cuja finalidade reger os atores em seu lugar de trabalho e em sua vida no trabalho7. O termo ator refere-se quele que age ou reage. So eles: as organizaes dos trabalhadores e do patronato (que no precisam ser formais) e as instituies pblicas especializadas, destinadas a assistir os dois atores em suas relaes. Os atores de um sistema de relaes industriais interagem no interior de uma rede ou meio, que compreende trs elementos ou subsistemas: 1) o contexto tecnolgico que enquadra as condies de trabalho e a vida no trabalho; 2) os constrangimentos econmicos e financeiros que pesam sobre os atores; 3) o contexto poltico, isto , as relaes de p oder e a distribuio do poder na sociedade. Os atores que agem nos diferentes contextos se articulam por meio de uma ideologia concebida pelo autor como um conjunto de idias e valores comuns , que assegura a estabilidade do sistema na medida em que une os atores, possibilitando que se reconheam como interlocutores legtimos.
4

Richard Hyman, Industrial relations: a marxist introduction . London: The Macmillan Press, 1975 e La thorie des rlations industrielles: une analyse matrialiste, Sociologie du Travail n 4, 1979. Robert Cox, Pour une tude prospective des relations de production, Sociologie du Travail, n 2, 1977 e Production, power and world order . New York: Columbia University Press, 1987. John Kelly, Rethinking industrial relations. Mobilization, collectivism and long waves. Routledge: London School of Economics, 1998. Dunlop, Industrial Relations Systems, op. cit, p. 47.
MARXISMO E RELAES DE TRABALHO

38

Os elementos que compem o sistema so interdependentes: cada um possui uma funo que lhes permite contribuir manuteno e ao equilbrio do todo. Embora Dunlop no negue a existncia de conflitos de interesse entre empregadores e empregados, destaca a necessidade de atenuar e gerir esses conflitos atravs da negociao coletiva e dos demais elementos que integram o sistema. Parte do pressuposto de que os conflitos entre trabalhadores e empregadores, desde que sejam enunciados claramente pelas instituies representativas legtimas, podem ser facilmente contidos e desarmados8. O conflito percebido como um sintoma superficial, uma disfuno ou um mal entendido, desempenhando um papel negligencivel9. Trata-se, portanto, de uma reao ao conceito marxista de relaes de produo, que remete ao antagonismo de interesses que marca a relao entre capital e trabalho e dinmica da luta de classes10. De uma perspectiva marxista, o termo sistema de relaes industriais e seus equivalentes constitui um eufemismo destinado a encobrir as tenses e os conflitos existentes na relao capital X trabalho. Para o socilogo ingls Richard Hyman (1975), trata-se de um conceito descritivo e no explicativo, que insiste na necessidade de conter e controlar os conflitos, calando-se sobre as razes de seu surgimento. Ao apontar os limites e as insuficincias dessa tradio, Hyman (1979) insiste que o conflito pode ser tanto agudo quanto latente: o fato do conflito no se manifestar abertamente no significa que ele deixou de existir.
8 9

Hyman, Industrial relations: a marxist introduction , op. cit., p. 421. Franois Sellier, Les relations industrielles - principes et politiques. Paris, PUF, 1976. O debate aqui apresentado retoma, portanto, oposies epistemolgicas que remontam aos primrdios da sociologia. Enquanto Marx buscou compreender o funcionamento das relaes de produo capitalista a fim de desvendar suas contradies e refletir sobre as possibilidades de superao do modo de produo capitalista, Durkheim tratou de consider-las a partir de uma preocupao de ordem moral, compreendendo a diviso do trabalho alcanada pela grande indstria como fator de solidariedade e integrao social. Com efeito, a teoria dunlopiana tornou -se, nos anos 1950, a principal rival do marxismo para interpretar os problemas sociais e os problemas do trabalho (Piore, Michael Critiques sur le systeme de relations professionnelles de Dunlop In: Jean Daniel Reynaud (dir.), Systmes des relations professionnelles: un examen thorique . Lyon: ditions du CNRS, 1991, p. 320.
CADERNOS CEMARX, n.1 2004 39

10

A primeira crtica que Hyman dirige abordagem sistmica que ela pressupe que as relaes entre empregadores e trabalhadores so geralmente estveis e ordenadas, descartando as contradies sociais e a existncia de interesses antagnicos. Seu objetivo, ao contrrio, abordar as relaes industriais enquanto relaes de explorao e dominao, observando-as luz da luta de classes. Sua anlise compreende as relaes capital X trabalho como um elemento da totalidade das relaes sociais de produo que, longe de apresentarem um comportamento estvel, compatvel e integrado, possuem um carter dinmico e contraditrio (Hyman, 1975). O desenvolvimento terico proposto por Hyman contempla a noo de praxis, freqentemente esquecida pelas diversas correntes de pensamento que acusam o marxismo de ignorar a dimenso subjetiva, o papel dos at ores sociais, como se esses fossem impotentes, incapazes de qualquer ao autnoma, simples marionetes manipuladas por estruturas impessoais que determinariam de antemo os rumos do processo histrico. Para Hyman, as relaes sociais de produo se desenvolvem a partir de condies materiais que limitam o campo das escolhas dos indivduos e grupos sociais, sem determinar mecanicamente as possibilidades de ao. Deste modo, ope-se, de um lado, s anlises economicistas, que negam qualquer possibilidade de praxis ao subsumir a ao da classe operria aos determinantes estruturais do capitalismo e, de outro, quelas que consideram as possibilidades de ao operria ilimitadas, quaisquer que sejam as condies objetivas, pois tanto uma quanto a outra desconsideram o duplo acento que [Marx] coloca sobre os determinantes estruturais da produo capitalista e sobre o agente histrico que a classe operria em luta 11.

11

Hyman, Industrial relations: a marxist introduction, op. cit., p. 437. No por acaso, Hyman refere-se classe operria como agente e no como ator. O termo ator possui duas conotaes distintas: de um lado, permite supor que os indivduos agem para representar um papel que j est dado, sem que tenham a possibilidade de interferir na definio de suas atribuies; de outro lado, pressupe que os indivduos so livres para agir como bem entendem, sem que sua ao seja condicionada por elementos de ordem estrutural e superestrutural. Ambas as leituras so restritivas, pois no do conta das imbricaes entre ao e constrangimentos: ou o indivduo completamente autnomo ou completamente subordinado a alguma determinao externa. A apreenso
MARXISMO E RELAES DE TRABALHO

40

Hyman admite a existncia de regras que regulam o mundo do trabalho e do emprego, bem como instituies que as elaboram e as implementam12. Porm, considera que definir o assunto exclusivamente em termos de regras e regulao muito restritivo, pois no explica por que conflitos eclodem, no obstante a existncia de regras destinadas a cont-los. As regras podem impedir provisoriamente a manifestao do conflito, pois institucionalizam as relaes de trabalho, canalizando as formas de expresso de interesses e definindo procedimentos de negociao e resoluo das divergncias, mas no eliminam suas causas. Estas residem nas diferentes posies ocupadas na estrutura produtiva, ou seja, nas divises de classe, e so alimentadas pela correlao de foras e pelas disputas ideolgicas que marcam o contexto scio-poltico em cada momento histrico. Para o autor, o conceito de sistema de relaes industriais s tem valor analtico se incorpora a existncia de processos e foras contraditrias, as fontes e as conseqncias do conflito social. Assim sendo, as relaes industriais devem ser compreendidas a partir de uma perspectiva dialtica, como um processo que gera conflito e desordem tanto quanto ordem e regulao13. A segunda grande crtica dirigida teoria de Dunlop deve-se ao fato de que este privilegia as organizaes de empregadores e trabalhadores endas implicaes recprocas estabelecidas entre as duas dimenses requer uma perspectiva dialtica, que recuse um determinismo mecanicista. Para tentar escapar desse problema, Hyman opta pela utilizao do termo agente como, alis, tambm faz Nicos Poulantzas em Pouvoir politique et classes sociales, Paris, Maspero, 1968 a fim de designar um coletivo que age dentro de determinados limites estruturais, limites esses dados pelo seu pertencimento de classe. verdade que a tradio weberiana tambm emprega o termo agente, mas num sentido distinto da tradio marxista, pois, para Weber, o agente um indivduo que atribui sentido ao social.
12

Ao se perguntarem por que todos aqueles que criticam o modelo sistmico incluindo Hyman insistem em continuar a empreg-lo, concebendo variantes do conceito dunlopiano, Giles e Murray respondem que sua utilizao se deve menos a sua capacidade terica e mais a sua aptido em fornecer um retrato aparentemente cientfico do universo complexo das relaes industriais (Anthony Giles, Gregor Murray, Trajectoires et paradigmes dans ltude des relations industrielles en Amrique du Nord. In: Murray, Morin e Da Costa, Ltat des relations professionnelles traditions et perspectives de recherche, op. cit., p. 71). Hyman, Industrial relations: a marxist introduction, op. cit., p. 197.
CADERNOS CEMARX, n.1 2004 41

13

volvidas em negociaes e acordos coletivos, reduzindo o estudo das relaes industriais ao aspecto formal e institucional. Alm disso, a nfase na negociao minimiza as formas de represso e de dominao ideolgica existentes. Hyman, ao contrrio, define relaes industriais como o estudo do processo de controle sobre as relaes de trabalho14, o que compreende no somente as formas de regulao do emprego, mas tambm formas no institucionalizadas de controle, a exemplo das relaes de poder. Seu objetivo , portanto, realizar uma economia poltica das relaes industriais15. Assim, Hyman amplia as esferas do controle e da regulao para alm da dimenso legal-institucional, desmistificando a suposta neutralidade estatal e permitindo que os diversos modos de implicao do Estado nas relaes capital X trabalho sejam incorporados anlise16. Desse modo, o autor redefine o conceito sistmico pois, ao contrrio de Dunlop, enfatiza a importncia do conflito e minimiza a importncia das regras. Alm disso e aqui reside a principal diferena entre os conceitos propostos por esses autores Hyman busca explicar as causas do conflito: sua origem estrutural, decorre da existncia de uma sociedade de classes, ainda que nem sempre o conflito venha a se manifestar. J para Dunlop, o conflito no permanente e sim eventual: deve-se a um desentendimento, falta de consenso, e no assimetria da relao capital X trabalho. As crticas introduzidas por Hyman levam-no a formular um outro conceito de sistema de relaes industriais. No entanto, ao preservar o termo sistema, o autor se mantm, de alguma forma, preso definio que lhe deu origem e acaba incorrendo num risco, uma vez que a expresso sistema de relaes industriais predominantemente associada definio dunlopiana.
14 15 16

Idem, p. 12. Ibdem, p. 31. A maior parte dos trabalhos sobre relaes industriais considera o papel do Estado enquanto legislador, empregador e definidor da poltica macroeconmica (ou como participante dos acordos tripartites, nos estudos sobre neocorporativismo), mas ignora sua relao com os interesses de classe e o processo de acumulao de capital (ou seja, passa longe da discusso sobre a natureza de classe do Estado, diferentemente de Hyman).
MARXISMO E RELAES DE TRABALHO

42

A nosso ver, a utilizao do termo, ainda que com ressalvas, oculta a diferena conceitual entre o novo conceito e o antigo, conduzindo ambigidade e impreciso. Com isso, realizamos uma reprovao terminolgica a Hyman, considerando inadequado usar um termo tradicionalmente identificado com uma perspectiva que se quer combater. Outra tentativa de elaborao terica a partir de um instrumental marxista foi empreendida pelo cientista poltico canadense Robert Cox, tambm nos anos 70. Cox (1977) aponta duas grandes limitaes do conceito dunlopiano: seu contedo ideolgico reformista e conservador, associado compreenso dos representantes de capital e trabalho como parceiros s ociais, e o carter restritivo do modelo, cujos traos correspondem aos pa ses de capitalismo avanado, tornando-o inaplicvel a qualquer estudo comparativo, tanto numa perspectiva sincrnica quanto diacrnica. Segundo Groux (1992), o objetivo deste autor mais ambicioso do que o de Hyman: Cox busca romper com a teoria das relaes industriais, sobretudo com sua vertente dunlopiana, propondo substitu-la por uma teoria das relaes sociais de produo, fundada em conceitos universais, capazes de apreender a origem e a transformao das estruturas sociais existentes. Para isso, ao invs do positivismo que caracteriza a abordagem dunlopiana, recorre ao materialismo histrico e dialtico, compreendendo os acontecimentos sociais em sua dupla dimenso: objetiva e subjetiva, ou como resultado da interelao entre estrutura e superestrutura. Se os objetivos desses autores variam, as crticas dirigidas Dunlop so semelhantes. A exemplo de Hyman, Cox tambm prioriza a importncia do conflito, denunciando a incapacidade da nfase na produo de regras apreender as tenses que atravessam o sistema de relaes industriais, e destaca o papel da teoria como instrumento de crtica social, opondo-se perspectiva integracionista, dedicada resoluo de problemas. O emprego do mtodo histrico-estrutural permite-lhe considerar a institucionalizao dos conflitos como uma fase histrica intermediria, sujeita a ser questionada e, portanto, modificada (Cox, 1977).

CADERNOS CEMARX, n.1 2004

43

Cox utiliza esse amlgama de elementos objetivos e subjetivos para explicar a origem do conflito. Segundo o autor, o conflito nasce da conjuno entre, de um lado, as condies objetivas geradas pelas relaes de produo e, de outro, as formas de conscincia que caracterizam indivduos e grupos sociais. A simples produo de condies potencialmente conflitantes no leva necessariamente ecloso de conflitos; para isso, preciso que os atores tomem consicncia dessa situao e que se percebam como um grupo com demandas e estratgias de ao prprias. A ecloso de um conflito, por sua vez, no leva inexoravelmente transformao estrutural pois, para isso, necessrio haver uma mudana na posio de poder relativa dos grupos sociais e a emergncia de novas ideologias dominantes, de modo que a coalizo anteriormente hegemnica seja substituda. Recentemente, um outro autor identificado com o marxismo dedicou-se ao estudo da questo: John Kelly, professor do departamento de relaes industriais da London School of Economics. Assim como seus predecessores, Kelly (1998) compreende como objeto das relaes industriais as relaes de interesse e poder, de conflito e cooperao, que coexistem nas relaes de trabalho. Entretanto, o autor prope uma forma de utilizao da teoria que o diferencia das demais vertentes por ele consideradas. Sugere articul-la teoria dos ciclos longos de Kondratieff17 a fim de situar a mudana nas relaes capital X trabalho numa perspectiva histrica, oferecendo uma explicao tanto para o curto quanto para o longo prazo. O recurso teoria dos ciclos longos possibilita-lhe compreender as flutuaes pelas quais passa o movimento dos trabalhadores como um processo normal e previsvel, porque sincronizado ao ritmo da economia capitalista. Deste modo, os perodos de crescimento econmico so associados a uma curva de mobilizao trabalhista ascendente, ao passo que uma fase de
17

A maior parte dos trabalhos sobre relaes industriais considera o papel do Estado enquanto legislador, empregador e definidor da poltica macroeconmica (ou como participante dos acordos tripartites, nos estudos sobre neocorporativismo), mas ignora sua relao com os interesses de classe e o processo de acumulao de capital (ou seja, passa longe da discusso sobre a natureza de classe do Estado, diferentemente de Hyman).
MARXISMO E RELAES DE TRABALHO

44

crise econmica e ofensiva do capital corresponderia a uma curva de mobilizao descendente, marcada pela reduo do nmero de trabalhadores sindicalizados, diminuio da atividade grevista, mudanas nas formas de negociao coletiva, perda de legitimidade dos sindicatos e marginalizao dos representantes sindicais, reafirmao das prerrogativas patronais, etc. A idia de ciclos que alternam mobilizao e contra-mobilizao sugere que a luta de classes uma caracterstica perene da sociedade capitalista. A fase de contra-mobilizao, evidenciada pela reduo dos conflitos de trabalho e pelo desenvolvimento de formas de cooperao entre trabalhadores e administrao, longe de sinalizar o desaparecimento do antagonismo estrutural entre capital e trabalho, apenas demonstra que a ao coletiva tem uma lgica prpria, relativamente autnoma frente ao antagonismo estrutural que atravessa as relaes de produo. Assim, o declnio de uma forma de ao coletiva como o movimento operrio clssico no significa o fim da definio coletiva de interesses ou da prpria organizao sindical, mas somente indica que esta sofre transformaes ligadas introduo de novos padres de relaes industriais, contemplando a possibilidade da ao coletiva ressurgir sob formas diferentes. Nesse sentido, a ofensiva anti-sindical dos anos 70 e 80, no representa o fim dos sindicatos nem a supresso da ao coletiva: primeiro porque, embora o capital tenha buscado aumentar sua lucratividade e reafirmar a prerrogativa gerencial colocando-se contra a regulao conjunta com o sindicalismo, muitos empregadores continuam a reconhecer os sindicatos e a negociar com eles; segundo, porque o papel dos sindicatos no se restringe negociao coletiva. ****** Apesar da diversidade de posies dos autores marxistas aqui apresentados, seus trabalhos tm em comum o fato de atribuir um papel central aos conflitos de classe. Como vimos, conflitos podem ou no eclodir, mas as relaes entre capital e trabalho apresentam certas regularidades que s podem ser entendidas a partir do conceito de classe e de dominao de classes. A diferena de uma tradio marxista em relao s tradies no marxistas (para quem a ao coletiva fruto do acaso, da somatria de vonCADERNOS CEMARX, n.1 2004 45

tades/subjetividades individuais ou da existncia de regras que definam as condies de sua manifestao) que o marxismo considera que a ao coletiva condicionada pela posio do indivduo na estrutura social, ou seja, que as funes estruturantes (econmica, poltica, jurdica, etc.) sobred eterminam uma diviso maior da sociedade em grandes atores antagonistas: as classes sociais18. No entanto, isso no quer dizer que o marxismo descarte a ao dos indivduos: o materialismo de Marx histrico e dialtico; o movimento histrico tecido a partir do entrecruzamento de elementos objetivos e subjetivos, sendo a classe em parte produto das atividades dos indivduos e o resultado de suas lutas. Finalmente, o estudo das relaes sociais e polticas entre as classes deve levar em conta o processo de produo e de acumulao do capital, sem isolar a esfera das relaes de trabalho do restante da sociedade. O conceito de relaes sociais de produo inscreve as relaes de trabalho numa relao poltica de dominao e numa relao econmica de explorao. Neste quadro, a diviso do trabalho, a organizao do trabalho, as formas de negociao entre representantes de empregados e empregadores e os frutos dessa negociao no podem ser explicados por argumentos de ordem tcnica, pois remetem s relaes de poder na sociedade.

18

Jacques Bidet, Jacques Texier, Apresentation [do dossi consagrado Sociologia da Ao]. Actuel Marx, n 13, 1993, p. 7.
MARXISMO E RELAES DE TRABALHO

46

You might also like