You are on page 1of 5

GERMINAO DE ALFACE CULTIVAR TAINSUBMETIDA A DIFERENTES CONDIES DE ARMAZENAMENTO EPERODOS DE SEMEIO

Danilo da S. Dantas; Tiago de F. Dias; Lus P.A. Portugal


1

graduando do curso de Engenharia Agronmica UFPA, danilosdantas@hotmail.com; 2 graduando do curso de Engenharia Agronmica UFPA, tiago_ufpa2009@hotmail.com, 3 graduando do curso de Engenharia Agronmica UFPA, luisbrportugal@yahoo.com.br

RESUMO O presente trabalho foi conduzido na Casa Familiar Rural de Altamira/PA no perodo de 06/06/13 06/07/13 com o intuito de avaliar a taxa de germinao da alface (Lactuca sativaL.) cultivar Tain sob duas condies de armazenamento e em diferentes perodos de semeio.O delineamento experimental foi em blocos inteiramente casualizados, sendo duas condies de armazenamento da embalagem das sementes (ambiente natural e ambiente refrigerado) e quatro perodos de semeio (0;10; 20 e 30 dias) aps abertura da embalagem das sementes, com quatro repeties de 50 sementes. Avaliou-se a taxa de germinao de sementes, obtendo-se como resultado que o tratamento armazenamento de sementes em ambiente natural e semeio no dia 0, obteve os maiores valores numericamente e diferena significativa quanto taxa de germinao, no diferenciando estatisticamente apenas do tratamento armazenamento em ambiente refrigerado e semeio aos 30 dias. O tratamento armazenamento em ambiente natural e semeio aos 30 dias, obteve diferena significativa com os menores valores de taxa de germinao. As sementes da embalagem armazenada em ambiente natural perderam ao longo dos dias o poder germinativo das sementes. A anlise de taxa de germinao em laboratrio, contida no rtulo das embalagens, no obteve os mesmo valores percentuais da taxa de germinao das sementes analisadas em casa de vegetao. PALAVRAS-CHAVE: Lactuca sativa, sementes,cultivo protegido. ABSTRACT This study was conducted at the Rural Family House Altamira/PA for the period 6.6.13 to 7.6.13 in order to evaluate the rate of germination of lettuce(LactucasativaL.) Tain under two conditionsstorage and in different periods of sowing.The experimental design was randomized blocks, two storage conditions packing seeds(natural and refrigerated) and four sowing periods(0, 10, 20 and 30 days) after opening the packageof seeds, with four replications 50 seeds. We evaluated the germination rate of seeds, obtaining as a result that the treatment of seeds instorage natural and sowingon day 0 received the greatest numerical values and significant difference in germination rate, not only differentiated statistically treatment refrigerated storage and sowing to 30 days.The treatment storage and natural environments 30 days, a significant difference was obtained with lower values of germination rate. The seeds of the package stored in the natural environment over the lost days the germination of seeds. The analysis of germination rate in the laboratory, on the label of the packaging, did not get the same percentages of germination rate of the seeds analyzed in a green house. KEY-WORDS: Lactuca sativa, seeds, protected cultivation.

INTRODUO Alface (Lactuca sativa L.) uma importante folhosa cultivada em vriaspartes do mundo. No Brasil, o cultivo da alface realizado durante o ano todo, em diferentes regies (NASCIMENTO;CANTLIFFE,2002). A hortalia presente regularmente na dieta do brasileiro, sendo consumida em forma de salada ou em lanches do tipo fast-food. No Brasil, estima-se uma rea cultivada de cerca de 50 mil hectares (ABCSEM, 2009). Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (2002), devido grande demanda por parte dessa hortalia, a produo dela no pas realizada no ano todo, uma vez que o produto no tolera perodos prolongados de armazenamento. O cultivo da alface realizado de forma intensa, por isso de extrema necessidade que se obtenha sementes de alto padro,tendo como qualidades pureza e taxa de germinao elevadas. A taxa de germinao contida no rtulo de embalagens de sementes representa a taxa germinativa das sementes, por certas vezes mostramuma alta taxapara o lote em questo, todavia, isso acontece porque as sementes geralmente so analisadas em laboratrio, ou seja, sob condies timas de germinao conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (2002). Fatores adversos podero afetar a germinao das sementes, tornando assim perspectivas de emergncia no satisfatrias para o produtor. Os principais fatores que podem afetar a germinao da semente de alface so: gua, oxignio, luz e temperatura, conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (2002).Sendo que este ltimo um fator de grande influncia, pois, em altas temperaturas, a semente quando semeada tanto em estufas na produo de mudas para o transplantio quanto por semeadura direta no campo, poder ter uma reduo na germinao ou uma desuniformidade na emergncia das plntulas, podendo assim afetar diretamente a produo (NASCIMENTO; CANTLIFFE, 2002),e que a temperatura tima est em torno de 20C, e a maioria das cultivares no germina emtemperaturas superiores a 30C (NASCIMENTO; PEREIRA, 2007). Muitos agricultores tm por pratica efetuar o semeioregularmente em casa de vegetao, de forma com que sempre tenham mudas para serem transplantadas a campo, armazenando assim a embalagem de sementes, tendo em vista que apenas uma suficiente para a produo dependendo da quantidade que se quer produzir. Com isto at que se efetue o semeio de todas as sementes, levar um determinado tempo parase adquirir novas sementes.

Sobre as formas de armazenamento da embalagem, alguns preferem por guard-la em ambiente natural, outros preferem manter em espao refrigerado (geladeira), pois, acreditam que assim as sementes obtmmaior durabilidade para uso. Com isto, emerge a necessidade de estudo cientifico para se obter informaes fidedignas no intuito de melhores alcances de produes no cultivo da alface. Baseando-se nisso, este trabalho tem por objetivo o de avaliar a taxa de germinao da alface sob duas condies de armazenamento e em diferentes perodos de semeio e tambm comparar a taxa de germinao de sementes contida nos rtulos das embalagens com a emergncia das sementes em casa de vegetao.

MATERIAL E MTODOS O experimento foi conduzido de na Casa Familiar Rural de Altamira-PA, localizada a nove quilmetros da rea urbana da cidade. As mudas foram produzidas em bandejas de isopor de 128 clulas acrescido de substrato constitudo de solo e esterco ovino na proporo de 2:1, sob cultivo protegido em casa de vegetao. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, de arranjo fatorial 2x4. As sementes foram compradase submetidas a duas condies de armazenamentos das embalagens: (ambiente natural de temperatura mdia 32,5 C e ambiente refrigerado de temperatura mdia 07 C) e quatro perodos de semeio (0; 10; 20 e 30 dias) aps abertura das embalagens,com quatro repeties de 50sementes. A alface cultivada foi a Tain pertencente ao grupo americana com 99,9% de pureza e taxa de germinao de 90%. Foi avaliada a taxa de germinao das sementes de alface, sendo que cada contagem de sementes germinadas foi realizada 05 dias aps o semeio. Os dados foram submetidos anlise de varincia. As mdias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nvel de 5% de probabilidade.

RESULTADOS E DISCUSSO Observou-se diferena significativa entre os tratamentos para a caracterstica de condio de armazenamento e perodo de semeio, onde o tratamento armazenamento de sementes em ambiente natural e semeio no dia inicial, obteve os maiores valores numericamente e estatisticamente quanto taxa de germinao, com uma mdia de 37 sementes germinadas o que totaliza 66,6% de taxa de germinao, mas no diferenciou

estatisticamentedo tratamento armazenamento em ambiente refrigerado e semeio aos 30 dias, que alcanoumdia de 36 sementes germinadas, totalizando 64,8% de taxa de germinao, evidenciando assim que do primeiro dia de semeio ao ltimo dia, as sementes em ambiente refrigerado permaneceram conservadas mantendo a taxa de poder germinativo com boa regularidade. Contrrio a isto, o tratamento armazenamento em ambiente natural e semeio aos 30 dias, obteve diferena significativa com os menores valores de taxa de germinao, com mdia de 21 sementes germinadas o que totaliza 37,8%de taxa de germinao. O que torna a compreenso que do primeiro dia de semeio ao ltimo dia, as sementes da embalagem armazenada em ambiente natural, perderam ao longo dos dias o poder germinativo das sementes, conforme tabela 1. Tabela 1 - Taxa de germinao da alface sob diferentes condies de armazenamento e perodos de semeio.
Perodo de avaliao Tratamento Ambiente natural 0 dia Ambiente refrigerado Ambiente natural 10 dias Ambiente refrigerado Ambiente natural 20 dias Ambiente refrigerado Ambiente natural 30 dias CV(%) Ambiente refrigerado Taxa de germinao (n de sementes) 37.00 a 26.50 ab 30.25 ab 26.00 ab 31.00 ab 32.25 ab 21.00 b 36.00 a 16.88 Taxa de germinao (%) 66,6 47,7 54,45 46,8 55,8 58,05 37,8 64,8

*As mdias seguidas pela mesma letra no diferem estatisticamente entre si ao nvel de 5% de probabilidade pelo teste de Tukey.

Isto faz com que no se recomende o semeio de sementes de embalagens armazenadas em ambiente natural at 30 dias, pois a produo pode ser afetada devido baixa germinao de sementes, e que se o produtor armazenar as sementes em ambiente refrigerado ele poder obter regularidade na taxa de germinao at no perodo de 30 dias aps aberta a embalagem.

Comparando tambm que a informao da taxa de germinao contida no rtulo das embalagensdas sementes no correspondeu com a emergncia das sementes analisadas em casa de vegetao na produo de mudas para transplantio,ambiente em que fatores internos ou externos, como temperatura e perodo de semeio afetam o poder germinativo das sementes. Outros fatores adversos podem ter influenciado na reduo de emergncia das sementes, tais como o perodo do tempo em que as sementes foram embaladas at o perodo em que estas foram adquiridas ou a perda do poder germinativo a partir do momento em que a embalagem foi aberta. CONCLUSO O tratamento armazenamento de sementes em ambiente natural e semeio no dia inicial, obteve os maiores valores numericamente e diferena significativa quanto taxa de germinao, no diferenciando estatisticamente apenas do tratamento armazenamento em ambiente refrigerado e semeio aos 30 dias. O tratamento armazenamento em ambiente natural e semeio aos 30 dias, obteve diferena significativa com os menores valores de taxa de germinao.As sementes da embalagem armazenada em ambiente natural perderam ao longo dos dias o poder germinativo das sementes. A anlise de taxa de germinao em laboratrio, contida nos rtulos das embalagens de sementes, no obtiveram os mesmo valores percentuais da taxa de germinao das sementes analisadas em casa de vegetao.

LITERATURA CITADA ASSOCIAO BRASILEIRA DO COMERCIO DE SEMENTES E MUDAS - ABCSEM. ABCSEM comemora 40 anos na Hortitec 2010. Disponvel em: <http://www.abcsem.com.br/noticia.php?cod=986.> NASCIMENTO, W. M.; PEREIRA, R. S. Testes Para Avaliao do Potencial Fisiolgico de Sementes de Alface e Sua Relao Com a Germinao Sob Temperaturas Adversas.Revista Brasileira de Sementes, vol. 29, n 3, p. 175-179, 2007. NASCIMENTO, W.M. Germinao de Sementes de Alface. Braslia, DF: Embrapa Hortalias, 2002, 10p. (Comunicado Tcnico, 29). NASCIMENTO, W.M.; CANTLIFFE, D.J. Germinao de sementes de alface sob altas temperaturas. Horticultura Brasileira, Braslia, v. 20, n. 1, p.103 - 106, maro 2002.

You might also like