You are on page 1of 5

ADOO DE PRTICAS DE COLHEITA E PS-COLHEITA DE CACAU POR AGRICULTORES DO TERRITRIO TRANSAMAZNICA PAR

Miquias Freitas Calvi1; Sebastio Geraldo Augusto2; Ailton Arajo3; Rony Madson Labres de Almeida4
1

Professor Fac. Eng. Florestal UFPA-Campus Altamira, Rua Cel. Jos Porfrio, 2515, So Sebastio, 68371-030, Altamira-PA, mcalvi@ufpa.br; 2 Professor Fac. Eng. Agronmica UFPA-Campus Altamira; 3 Eng. Agrnomo, Fac. Eng. Agronmica UFPA-Campus Altamira; 4 Graduando em Eng. Agronmica UFPA-Campus Altamira.

RESUMO As prticas de colheita e ps-colheita so fundamentais para atribuir qualidade s amndoas de cacau. Com finalidade de avaliar a influncia das prticas sobre a qualidade das amndoas comercializadas no territrio da Transamaznica, no Sudoeste paraense, foram realizados estudos nos principais municpios produtores visando compreender o que leva o agricultor a adotar ou negligenciar as boas prticas para a obteno de amndoas de qualidade. A pesquisa foi realizada com aplicao de questionrios a 139 cacauicultores com lavouras safreiras nos municpios de Medicilndia, Uruar e Brasil Novo. Os resultados indicaram que o intervalo entre colheitas variou de 15 a 60 dias, enquanto o intervalo ideal de 21 dias. Embora 58% das famlias tenham relatado fazer a fermentao das amndoas, constatou-se que apenas 21% a realizavam em condies adequadas de tempo e estrutura. A falta de classificao das amndoas na fase de comercializao foi apontada como principal motivo para no adoo dessa prtica. Apenas 37,5% possuam condies de secar toda produo em estruturas adequadas como barcaas e outros secadores com assoalho em madeira. A maioria dos produtores no realiza prticas adequadas de colheita e ps-colheita como reflexo da inexistncia de diferena de preos no mercado em funo da qualidade do produto. PALAVRAS-CHAVE: Cacauicultura; Itinerrios tcnicos; Qualidade de amndoas. ABSTRACT The harvest and post-harvest practices are key to assign quality to cocoa almonds. Aiming to consider the influence of practices in almonds quality marketed in Transamaznica territory, southwestern of Par, were produced studies in main producers cities aiming to understand what takes the farmer to adopt or neglect the good practices to obtainment of qualified almonds. The research was conducted with application of questionnaires to 139 farmers with productive crops in the municipalities of Medicilndia, Uruar and Brasil Novo. The results indicated that the interval between harvests ranged from 15 to 60 days, while the ideal interval is 21 days. Although 58% of families have reported to do the fermentation of almonds, it was found that only 21% performed with appropriate conditions of time and structure. The lack of classification of almonds in the marketing process was identified as the main reason for not adopting this practice. Only 37.5% had conditions to dry all the production in adequate structures as barges and other dryers with wooden floor. The major part of farmers does not realize appropriate harvest and post-harvest practices as a reflex the absence of price difference in the market according to the product quality.

KEYWORDS: Cocoa culture; Technical itineraries; Almonds quality. INTRODUO A lavoura cacaueira se destaca como principal atividade agrcola dos municpios que compe o territrio da Transamaznica, no Sudoeste do Par. Desde a introduo do cultivo no incio da dcada de 1970 teve significativa expanso, pois encontrou nesse territrio condies edafoclimticas favorveis, tornando-se a zona de maior importncia para expanso e desenvolvimento da cacauicultura brasileira nos ltimos anos (CALVI et al., 2010). O Par o segundo maior produtor de cacau do pas, com aproximadamente 67,5 mil toneladas de amndoas/ano, ficando atrs da Bahia que detm produo de 161,5 mil toneladas (CACAUTH, 2012). O territrio da Transamaznica o maior polo produtor de cacau detendo 70% da produo estadual. Dentre os municpios, destaca-se Medicilndia, maior produtor nacional, com aproximadamente 26,5 mil t. (MENDES, 2013). A qualidade final das amndoas comercializadas nesse territrio considerada pelos grandes agentes da cadeia produtiva como de baixa qualidade, fruto tambm de uma estratgia comercial de generalizar as caractersticas do cacau da Transamaznica visando maiores lucros (CALVI et al., 2010). A adoo de prticas de colheita e ps-colheita so importantes para atribuir qualidade s amndoas, como separao de frutos doentes, colheita apenas de frutos maduros, fermentao e secagem em tempo e estruturas adequadas. No entanto, alguns destes processos apresentam maiores custos aos produtores, justificada a no utilizao pela ausncia de classificao dos produtos na comercializao, valorando de modo semelhante as amndoas de boa e m qualidade. O presente estudo teve como objetivo identificar as prticas de colheita e ps-colheita do cacau, realizadas por agricultores do territrio da Transamaznica. MATERIAL E MTODOS Os dados foram obtidos a partir do cadastro dos cacauicultores com reas safreiras do Ncleo de Extenso Rural da Comisso de Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira CEPLAC na Transamaznica. Foram aplicados 139 questionrios abertos nos municpio principais produtores de cacau, Medicilndia, Brasil Novo e Uruar, sendo 64, 38 e 37 respectivamente, em comunidades situadas entre o km 30 e 230 da Rodovia Transamaznica. Em cada localidade a abordagem dos agricultores foi realizada de forma aleatria e sem aviso prvio, no sendo includas nas avaliaes as propriedades em que o responsvel pelas lavouras no se encontrava presente no momento da pesquisa.

Alm dos dados primrios levantados na pesquisa de campo, foram utilizados dados secundrios obtidos por meio de pesquisas bibliogrficas. RESULTADOS E DISCUSSO A pesquisa indica que o intervalo entre colheitas variava entre 15 a 60 dias, sendo 61,6% em intervalo de 30 dias, 34,4% entre 15 e 25 dias e os demais entre 35 e 60 dias. Dentre as prticas mnimas recomendadas para melhorar a qualidade final das amndoas est a indicao de intervalos de 21 dias entre colheitas (SILVA NETO et al., 2001), principalmente para a obteno de frutos com semelhante estdio de maturao. Segundo Ferro (2007), a colheita apenas dos frutos maduros eleva significativamente o teor em gordura da matria-prima final e quanto mais elevado for o teor de gordura, maior o valor comercial do cacau. Com relao fermentao, os resultados indicaram que 58% realizam essa prtica contra 42% que no a praticam. Entretanto, deve-se ressaltar que daqueles que disseram fermentar o cacau, 63% utilizam sacos de rfia, 16% lona plstica e apenas 21% utilizam a estrutura recomendada por Silva Neto et al. (2001), que o cocho de madeira. Constatou-se que 57,6% dos produtores disseram fazer a fermentao por apenas trs dias e, ainda, ensacados ou amontoados. Destaca-se que apenas 3,6% deixam o produto fermentar por seis a sete dias e reviram como deve ser o processo correto. Quanto fermentao, houve uma diviso entre os que faziam e os que no faziam, com distintas justificativas. Para os que fazem a fermentao, os principais motivos para a prtica variam entre a elevao qualidade do produto, perda de umidade com mais rapidez, exigncias para produtos oriundos de sistemas orgnicos certificados, alm do ganho de peso das amndoas. Para os que no praticam a fermentao, os principais motivos so a falta de classificao, aumento do trabalho, pouca produo, falta de estrutura (Figura 1).

Figura 1 - Importncia da fermentao das amndoas de cacau para os agricultores da Transamaznica.

A produo da regio tem apresentado um agravante, no que diz respeito qualidade das amndoas produzidas. A maioria dos agricultores entrevistados relataram que receberam treinamento visando melhorar a qualidade do cacau produzido, porm, apresentam insatisfao com relao ao preo, destacando que no obtm retorno financeiro para produzirem amndoas com melhor qualidade. Os cacauicultores informaram que os compradores locais de cacau no fazem distino de preo pela qualidade das amndoas. Segundo seus relatos, a maioria dos produtores no se interessa em realizar as prticas essenciais para dar qualidade ao produto final, pois elas demandam tempo e dinheiro e no resultam em aumento de renda. A normatizao do mercado com pauta de preos em funo da qualidade final do produto poder ser instrumento para elevao da qualidade do cacau paraense, assim como dos preos pagos aos produtores. No somente o recipiente importante, mas, tambm a forma e o tempo em que se processa a fermentao influenciam na qualidade final do produto. A fermentao tem papel fundamental, pois atua como processo de reaes qumicas que desencadeia as caractersticas, como amargor, aroma e qualidade final das amndoas (FERRO, 2008), que so essenciais para essa matria prima. Efraim et al. (2010, p. 148), analisando a influncia da fermentao e secagem na qualidade da amndoa, conclui que
(...) a reduo do tempo de fermentao, exerceu impacto negativo nas caractersticas sensoriais, especialmente em relao aos atributos aroma, adstringncia e amargor avaliados. Verificou-se, na prova de corte das amndoas fermentadas por trs dias, um nmero bastante reduzido delas com colorao marrom, bem como um grande nmero com colorao violcea, indicando que o tempo de fermentao foi insuficiente para a ocorrncia das reaes de formao dos precursores do sabor caracterstico de chocolate.

Estudos revelam que dentre as prticas de ps-colheita que aferem qualidade final s amndoas, est secagem, que para ser bem sucedida so necessrias estruturas adequadas (SILVA NETO et al., 2001). A pesquisa indicou que 52,2% dos produtores utilizam lonas plsticas para secagem, 33,7% barcaa, 9,8% estufa e 4,4% secadores. Constatou-se que 45,7% dos entrevistados utilizam estruturas de secagem com cobertura em plstico transparente, 31,9% em zinco, 19,1% em alumnio e 2,1% em amianto. As telhas em zinco no so recomendas para essas estruturas, visto que os gases liberados durante a secagem aceleram a oxidao, resultando queda de detritos sobre as amndoas, comprometendo a qualidade.

As barcaas so construdas com assoalho de madeira suspensas do solo, enquanto as estufas podem ser tanto de assoalho de madeira como piso de cimento, tornando mais econmica a construo. Das estruturas de secagem (barcaa ou estufa) 94% possuem assoalhos de madeira, enquanto 6% de cimento. O uso de piso em cimento recente na regio, no entanto no recomendado, visto que a reviragem das amndoas com rodos de madeiras durante a secagem danificam a estrutura do piso, liberando partculas de concreto. Dentre os entrevistados apenas 17,2% possuem capacidade de secar 100% da produo em instalaes como barcaas e/ou estufas, 62,5% buscam a lona como alternativa de secagem, principalmente no perodo de pico da safra. CONCLUSES Grande parte do cacau comercializado neste territrio tem a qualidade comprometida principalmente pela no fermentao das amndoas em recipientes adequados e em tempo insuficiente para completar a fermentao. A inexistncia de poltica de classificao e preos das amndoas apontada pela maioria dos produtores como justificativa para no adoo das boas prticas de colheita e ps-colheita. Poucos produtores possuem estruturas adequadas para secar toda produo de amndoas. A maioria recorre a lonas ou estruturas improvisadas, principalmente no auge da safra. A maioria dos produtores destacou no possuir estruturas adequadas para fermentao e secagem em virtudes do alto custo para construo e dificuldades de acesso ao crdito rural. LITERATURA CITADA CACAUTH. Cacau no Brasil e no mundo. Relatrio n. 42/12. TH Consultoria, 2013. Disponvel em: <http://www.seagri.ba.gov.br/cacauth/cacauth15012013.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2013. CALVI, M. F.; AUGUSTO, S. G.; ARAJO, A. Diagnstico do arranjo produtivo local da cultura do cacau no territrio da Transamaznica-Par. Altamira: UFPA/SEBRAE, 2010. EFRAIM, P.; PEZOA-GARCA, N. H.; JARDIM, D. C. P.; NISHIKAWA, A.; HADDAD, R.; EBERLIN, M. N. Influncia da fermentao e secagem de amndoas de cacau no teor de compostos fenlicos e na aceitao sensorial. Food Science and Technology, Campinas, v. 30, suppl. 1, 142-150, mai 2010. FERRAO, J. E. M. A morte da semente sua importncia na tecnologia ps-colheita do cacau. Rev. de Cincias Agrrias, Lisboa, v. 31, n. 1, jan. 2008. MENDES, F. A. T. O Estado do Par e a Produo Brasileira de Cacau. Disponvel em <http://www.ceplacpa.gov.br/site/?p=3009>. Acesso em: 20 jul. 2013. SILVA NETO, P. J.; MATOS, P. G. G.; MARTINS, A. C. S.; SILVA, A. P. (ed.). Sistema de produo de cacau para a Amaznia brasileira. Belm: CEPLAC, 2001.

You might also like