You are on page 1of 5

TESTE DE TETRAZLIO PARA AVALIAODA QUALIDADE DE SEMENTES DE AMARELO (APULEIA MORALIS SPRUCE EX. BENTH.

FABACEAE)
Alisson Rodrigo Souza Reis; Benedito Gomes dos santos Filho; Noemi Viana Martins Leo; Alessandra Doce Dias de Freitas; Joielan Xipaia dos Santos4
1 Docente; Faculdade de Engenharia Florestal; Universidade Federal do Par, Rua coronel Jos Porfrio n 2515, So Sebastio, Altamira, 68370-000, alissonreis@ufpa.br; aledoce@ufpa.br ; 2 Docente; Instituto de Cincias Agrrias; Universidade Federal Rural da Amaznia; 3 Pesquisadora, Laboratrio de Sementes Florestais, Embrapa Amaznia Oriental; 4 Discente, Faculdade de Engenharia Florestal, Universidade Federal do Par.

RESUMO:O objetivo do presente trabalho foi adequar o teste de tetrazlio para avaliao da viabilidade e do vigor das sementes de amarelo (Apuleia moralis Spruce ex Benth.). As sementes foram escarificadas com lixa 80 e hidratadas por 24 horas. Aps a hidratao, o tegumento foi removido, e realizada a colorao dos tecidos pela imerso em solues de 0,075%, 0,5% e 1% de tetrazlio por 6 e 18 horas 24 horas no escuro, devido a soluo ser fotossensvel. Observou que tanto a concentrao quanto o tempo de exposio no influenciaram na intensidade da colorao, assim como a poro distal do eixo hipoctiloradcula coram mais intensa que os demais tecidos, estabeleceu-se trs Classes: 1) sementes vigorosas, 2) sementes viveis no vigorosas e 3) sementes no viveis. Com isso, recomenda-se a concentrao de 0,5 exposio de seis horas, pois o teste de tetrzolio ser eficiente. Esta recomendao baseia-se, principalmente, sob o ponto de vista financeiro e na reduo de tempo de espera do teste. PALAVRAS-CHAVE: vigor, viabilidade, sal de tetrzolio.

ABSTRACT: Theobjective of this studywasto adapt thetetrazolium testto assess theviabilityandvigor ofyellowing(ApuleiamoralisSpruceex Benth.). The seedswere scarifiedwith sandpaper80andhydratedfor 24hours.After hydration, the seed coathas been removed, andstaining was performedby immersingthe tissuein solutions of0.075%, 0.5% and 1% tetrazoliumand 18 hoursfor 6to 24 hoursin the dark.Noted that boththe concentrationand length ofexposuredid not influence thestaining intensityas well as thedistal portion of thehypocotyl-radicle intenseblushmorethan othertissues, has establishedthreeclasses: 1) vigorousseeds, 2) viable seedsnotvigorous and3) non-viableseeds.Withthis,it is recommended thatthe concentration of0.5to exposureofsix hours, as the tetrazolium testwill be efficient, this recommendationis basedprimarilyonthefinancial standpointand reducingwaiting timeof the test. KEYWORDS: Strength, viability, tetrazolium salt

INTRODUO O vigor um dos aspectos mais importantes na anlise da qualidade de sementes, considerando que o processo de deteriorao destas est diretamente relacionada relacionado com a perda de vigor. Segundo Marcos Filho (2005), o vigor das sementes o reflexo de um conjunto de caracterstica ou propriedades que determinam o seu potencial fisiolgico, ou seja, a capacidade de apresentar desempenho adequado quando expostas a diferentes condies ambientais. O teste de tetrazlio tem se mostrado como uma alternativa, pela qualidade e rapidez na determinao da viabilidade e do vigor das sementes, permitindo obter resultados, de modo geral, em menos de 24 horas (BARROS, 1988). um teste em que a observao da colorao obtida nas diferentes partes da semente, aps a exposio ao sal de tetrazlio, permite determinar a presena, a localizao e a natureza das alteraes dos tecidos das sementes (AOSA, 1983; FRANA NETO et al 1998). Assim, a eficincia do teste depende do desenvolvimento dos mtodos adequados para cada espcie, que visem obteno de um padro de colorao ntido, para que a avaliao e a interpretao da condio de cada semente possam ser realizadas de maneira correta. As etapas para a realizao do teste de tetrazlio incluem, normalmente, a hidratao, o preparo, a colorao das sementes e a avaliao.

MATERIAL E MTODOS O experimento foi realizado no laboratrio de sementes florestais da EMBRAPA Amaznia Oriental, no laboratrio, as sementes de amarelo foram escarificadas com lixa de madeira n 80 e pr-acondicionadas em copos de plstico para embebio por 24 horas e posteriormente foi retirado o tegumento. Aps esse pr-acondicionamento as sementes foram colocadas em bquer, sendo totalmente submersas na soluo de tetrazlio 0,075%, 0,5% e 1%, permanecendo assim por 18 horas em germinador com temperatura constante de 25C, em seguida retirados e lavados em gua destilada para avaliao.

RESULTADOS E DISCUSSO As sementes oriundas de ambos os tratamentos foram uniformemente coradas pelo sal tetrazlio. Sendo que as sementes do grupo D (sementes vigorosas) apresentaram colorao vermelha 100% e de maneira uniforme foram observadas distribudas no cotildone e no eixo hipoctilo radcula; na etapa E cinco sementes apresentaram ausncia de colorao vermelha em algumas regies da borda do cotildone e no eixo hipoctilo apenas com 50% foi corado.

As semente do grupo F apresentaram 25 % de colorao, ou seja, essas sementes no so de boa qualidade e apresentaram ndice de germinao mais lento. Em todos os casos, as estruturas das sementes de ambos os tratamentos tanto nas duas concentraes quanto ao tempo de 6h e 18 horas reagiram positivamente ao tetrazlio. O desenvolvimento de testes rpidos tetrazlio, visa determinar a qualidade fisiolgica das sementes, e isso tem sido um dos principais objetivos dos tecnologistas de semente h vrios anos. Dados sua importncia econmica e seu rpido teste de viabilidade recomenda-se a concentrao 0,5 e o tempo de 6h, levando em considerao o alto custo do produto. Segundo SHIMIZU et al. (2011) aplicaram o teste tetrazlio para um experimento com sementes de paric (Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby) com trs diferentes tratamentos. Os melhores resultados obtidos no tratamento com escarificao em lixa. Para testar essa hiptese, as sementes de paric foram submetias ao teste de tetrazlio. Os resultados obtidos neste teste indicaram atividades respiratria independentemente do mtodo de escarificao utilizado, uma vez que a colorao resultante foi uniforme em todas as estruturas das sementes (endosperma, cotildones e eixo embrionrio). Portanto, as diferenas entre tratamentos de escarificao foram ocasionadas por fatores que no a morte dos tecidos. J para Delouche et al. (1976), os testes de escarificao usados no experimento no requereu a morte dos tecidos e tambm no influenciou na diferenas no vigor (IVG) e nas taxas de germinao, pois essa tcnica estar mais relacionadas eficincia dos mtodos em promover a embebio das sementes. De acordo com Oliveira et al. (2005) que avaliaram a ao de mtodos de pr-condicionamento e concentraes da soluo de tetrazlio na anlise da qualidade de sementes de canafstula (Peltophorum dubium (Spreng.) Taub), observaram que o pr-condicionamento com gua quente forma manchas mais escuras nas sementes, porm no causam nenhum dano. Entretanto, Baskin e Baskin (1998) verificaram que o tratamento com gua foi eficiente para as sementes de Senna (Senna marilandica (L.) Link e Senna obtusifolia (L.) H.S. Irwin & Barneby) usando tambm o sal tetrazlio. Conforme Tunes (2008) a viabilidade da semente com o teste de tetrazlio, mais utilizado para determinar o percentual de sementes vivas, onde se observa a alta qualidade, para produo de sementes. Segundo Tekrony (1991), a maior parte das mudanas no metabolismo bsico da semente est associada a redues de viabilidade, as quais afetam diretamente o desenvolvimento das sementes.

CONCLUSO

Recomenda-se a concentrao de 0,5 exposio de seis horas, pois o teste de tetrzolio ser eficiente, esta recomendao baseia-se, principalmente, sob o ponto de vista financeiro e na reduo de tempo de espera do teste.

LITERATURA CITADA ASSOCIATION OF OFFICIAL SEED ANALYSTS AOSA.Seed vigor testing handbook.Wageningen: AOSA, 88 p., 1983 (contribuition, 32). BARROS, A. C. S. teste para avaliao rpida da viabilidade e do vigor de sementes de soja. Piracicaba: ESALQ, 1988. BASKIN, J. M.; NAN, X.; BASKIN, C. C. A comparative study of dormancy and germination in naanual and a perennial species of Sena (Fabaceae). Seed Science Research, wallingford, Volume 8, n 8, p. 501-512, 1998. DELOUCHE, J.C. et al. O teste de tetrazlio para viabilidade da semente. Braslia: AGIPLAN, 1976. FRANA NETO, J. B; KRZYZANOWSKI, F. C.; COSTA, N. P. O teste de tetrazlio em sementes de soja.Documentos, n 116. Londrina: EMBRAPA-CNPSo, 1998. MARCOS FILHO, J. Fisiologia de sementes de plantas cultivadas. Piracicaba: Fealq, 495 p., 2005. OLIVEIRA, L. M.,CARVALHO, M.L.M., DAVIDE, A.C. Teste de tetrazlio para avaliao da qualidade de sementes de Peltophorum dubium. (Sprengel) Taubert Leguminosae Caesalpinioideae. CERNE. v,11, n.2, 2005. SHIMIZU, E.S.C., PINHEIRO, H.A.,COSTA, M.A.,FILHO,B.G.S. Aspectos fisiolgicos da germinao e da qualidade de plntulas de Schizolobium amazonicum em resposta escarificao das sementes em lixa e gua quente.Revista rvore, Viosa-MG, v.35, n.4, p.791-800, 2011. TEKRONY, D. M.; EGLI, D. B. Relationship of seed vigour to crop yield.A Review, Crop Science, v.31, p. 816-822, 1991. TUNES, L. M., OLIVO, F., BADINELLI, P. G., CANTOS, A., BARROS, A. C. A.Testes de vigor em sementes de aveia branca. Revista da FZVA. Uruguaiana, v.15, n.2, p.94-106. 2008.

Figura 1 - Vista da colorao das sementes submetidas ao sal de tetrazlio de Amarelo ( Apuleia moralis Spruce ex Benth.). A Antes da imerso no sal; B - C distino de trs grupos; D Grupo 100% corado; E Grupo 50% corado; F 25 % corado.

You might also like