You are on page 1of 3

CURSO DIREITO ELEITORAL APLICADO Atividade aberta 01

Caros alunos, Kattah (2007)1 afirma que: o princpio da insignificncia tem o condo de excluir a tipicidade material, aps constatada a presena das tipicidades formal e conglobante do fato praticado pelo agente, tendo sua adoo se alastrado pelos tribunais ptrios. Nestes, pacificouse o entendimento de que sua incidncia deve se restringir ao exame da conduta do agente, aos elementos objetivos do fato delituoso, quais sejam, a mnima ofensividade da conduta, a ausncia de periculosidade social da ao, o reduzido grau de reprovabilidade do comportamento e a inexpressividade da leso jurdica causada. Entretanto, em relao incidncia do princpio da insignificncia em delitos eleitorais, o TSE se posicionou da seguinte forma, conforme jurisprudncia abaixo: Crime eleitoral. Princpio da insignificncia. Inaplicabilidade. A aplicao do princpio da insignificncia condiciona-se coexistncia da mnima ofensividade da conduta do agente, da ausncia de periculosidade social da ao, do reduzido grau de reprovabilidade do comportamento e da inexpressiva leso ao bem jurdico. O crime tipificado no inciso III do 5o do art. 39 da Lei no 9.504/1997 divulgao de propaganda de candidato ou partido no dia das eleies encerra acentuada gravidade e inegvel dano sociedade, porque atenta contra a liberdade de escolha dos eleitores, traduzindo bem jurdico de elevada expresso. Nesse entendimento, o Tribunal, por unanimidade, proveu o recurso. Recurso Especial no 11887-16/RN, rel. Min. Crmen Lcia, em 3.5.2011.2 Aps a analise da jurisprudncia acima, bem como do texto indicado, responda: possvel a aplicao do princpio da insignificncia relativamente aos delitos eleitorais? Exponha a posio da doutrina dominante bem como dos tribunais.

KATTAH, Marina. O princpio da insignificncia e sua relao com o moderado direito penal do fato e com o funcionalismo teleolgico de Claus Roxin. De jure Revista jurdica do ministrio pblico do Estado de Minas Gerais. 30 nov. 2007. Disponvel em: <https://aplicacao.mp.mg.gov.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/220/principio%20insignificancia_Kattah.pdf?sequence=1>. Acesso em: 14 maio 2013. 2 Disponvel em: <http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/informativo-xiii-12>.

Resposta: Com origem no direito romano, o princpio da insignificncia ou bagatela ampara a no aplicao do direito penal em condutas que, embora ilegais, resultam em danos sociais ou materiais nfimos.3 O princpio da insignificncia possui aplicabilidade subsidiria no direito eleitoral e deve ser analisado em harmonia como os princpios do direito penal da fragmentariedade e interveno mnima do Estado. Destaca-se, inicialmente, o brocardo jurdico um delito sem ofensa, isto , nullum crimen sine injuria, somente sendo punvel a conduta se ocorrer lesividade a terceiros. Sua aplicabilidade, consoante o entendimento pacificado no Supremo Tribunal Federal, est condicionada identificao de determinados critrios materiais, vejamos: (i) mnima ofensividade da conduta; (ii) nenhuma periculosidade social da ao; (iii) o grau de reprovabilidade da conduta e a (iv) inexpressividade da leso jurdica provocada.4 O princpio em estudo, atualmente, possui aplicabilidade no direito eleitoral quando da apreciao e julgamento das prestaes de contas, sejam eleitorais, sejam anuais. Ao disciplinar os crimes eleitorais, esforou-se o legislador em objetivar maior moralidade e transparncia ao pleito assegurando, assim, aos candidatos o princpio constitucionalmente assegurado da igualdade. Mostra-se, portanto, certa reserva quanto aplicabilidade do princpio da insignificncia quando se trata das condutas tpicas eleitorais, crimes eleitorais, pois, como dito, sua aplicabilidade poderia tornar incuo os dispositivos que tipificam determinadas condutas. O princpio da predominncia do interesse pblico bem qualifica a inteno da legislao a respeito quando objetiva garantir a normalidade das eleies, da legitimidade do voto e da liberdade democrtica.5 Em harmonia com o ventilado, os tribunais ptrios sustentam ser invivel a aplicabilidade do princpio em estudo face aos crimes eleitorais, uma vez que o bem maior a ser tutelado pela Justia Eleitoral a vontade popular.6 A Min. Carmen Lcia, ao julgar ao apreciar a matria7, pontou que:

ROSSI, Licnia. Princpio da Insignificncia no STJ. Disponvel em http://www.blogdaliciniarossi.com.br/atualidades/principio-da-insignificancia-nostj-pode-ser-o-tema-da-sua-discursiva/ Acesso em 23 mai 2013. 4 TRE/RN RE 9270/2008. Relator Juiz Alberto Guedes. Julgamento 13/04/2010.
5 6 7

COELHO, Marcus Vincius Furtado. Direito Eleitoral e Processo Eleitoral: Direito Penal Eleitoral e Direito Poltico. 2 ed. Editora Renovar, 2010. p. 339. op. cit. p. 340 Agravo Regimental em Agravo de Instrumento n 10.672 Itapema/SC.

O princpio da insignificncia, conforme afirmado na deciso agravada, no poder ser aplicado porque o bem tutelado o livre exerccio do voto, a lisura do processo de obteno do voto. O grau de reprovabilidade do comportamento do Agravante no pode ser considerado como reduzido e o bem jurdico tutelado nfimo. Ausentes, os requisitos necessrios aplicao do referido princpio.

Dessa forma, verifica-se invivel a aplicabilidade do princpio da insignificncia aos crimes eleitorais sob pena de rebaixar os princpios que distinguem a democracia, uma vez que no importa mensura o alcance da conduta, mas sim sua concretizao que, de per si, atenta contra o direito dos cidados a uma disputa isenta de mculas.

You might also like