You are on page 1of 46

APOSTILA

Volume

EXCEL 2007

Apostila Excel 2007

Excel 2007

Lojas Salfer S A !arcos "ieper marcos rieper#salfer com $r

1. ATALHOS Se%ue a$aixo a lista &e atal'os &o Excel 2007 co(forme o aju&a &o mesmo Os mais i(teressa(tes e )teis est*o marca&os com uma estrela

Teclas de funo
Tecla F1 Descrio Exibe o painel de tarefas da Ajuda do Microsoft Office Excel. CTRL+F1 exibe ou oculta uma faixa. ALT+F1 cria um grfico dos dados no intervalo atual. ALT+ !"FT+F1 insere uma nova planil#a.

F$

Edita a c%lula ativa e posiciona o ponto de inser&'o no fim do conte(do da c%lula. Ele tamb%m move o ponto de inser&'o para a )arra de F*rmulas para edi&'o em uma c%lula desativada. !"FT+F$ adiciona ou edita um comentrio de c%lula. CTRL+F$ exibe a +anela ,isuali-ar "mpress'o.

F.

Exibe a caixa de dilogo Colar Nome. !"FT+F. exibe a caixa de dilogo Inserir Funo.

F/

Repete o (ltimo comando ou a&'o0 se poss1vel. CTRL+F/ fec#a a +anela da pasta de trabal#o selecionada.

F2

Exibe a caixa de dilogo Ir para. CTRL+F2 restaura o taman#o da +anela da pasta de trabal#o selecionada.

F3

Alterna entre a planil#a0 a faixa0 o painel de tarefas e os controles de -oom. Em uma planil#a 4ue foi dividida 5menu Exibir0 comando erenciar Esta !anela0 Con"elar #ain$is0 Di%idir !anela60 F3 inclui a divis'o de pain%is ao alternar entre pain%is e a rea de faixa. !"FT+F3 alterna entre a planil#a0 a faixa0 o painel de tarefas e os controles de -oom. CTRL+F3 alterna para a pr*xima +anela da pasta de trabal#o 4uando mais de uma +anela da pasta de trabal#o % aberta.

F7

Exibe a caixa de dilogo &erificar orto"rafia para verificar a ortografia na planil#a ativa ou no intervalo selecionado. CTRL+F7 executa o comando Mo%er na +anela da pasta de trabal#o 4uando ela n'o est maximi-ada. 8se as teclas de dire&'o para mover a +anela e0 4uando terminar0 pressione E9TER ou E C para cancelar.

F:

Ativa ou desativa o modo estendido. 9esse modo0 'eleo Estendida aparece na lin#a de status e as teclas de dire&'o estendem a sele&'o.

!"FT+F: permite adicionar uma c%lula n'o ad+acente ou um intervalo a uma sele&'o de c%lulas0 utili-ando as teclas de dire&'o. CTRL+F: executa o comando Taman(o 5no menu Controle da +anela da pasta de trabal#o60 4uando uma pasta de trabal#o n'o est maximi-ada. ALT+F: exibe a caixa de dilogo Macro para criar0 executar0 editar ou excluir uma macro.

F;

Calcula todas as planil#as em todas as pastas de trabal#o abertas. !"FT+F; calcula a planil#a ativa. CTRL+ALT+F; calcula todas as planil#as em todas as pastas de trabal#o abertas0 independentemente de elas terem sido ou n'o alteradas desde o (ltimo clculo. CTRL+ALT+ !"FT+F; verifica novamente as f*rmulas dependentes e depois calcula todas as c%lulas em todas as pastas de trabal#o abertas0 inclusive as c%lulas 4ue n'o est'o marcadas para serem calculadas. CTRL+F; minimi-a a +anela da pasta de trabal#o para um 1cone.

F1<

Ativa e desativa as dicas de tecla. !"FT+F1< exibe o menu de atal#o para um item selecionado. ALT+ !"FT+F1< exibe o menu ou a mensagem de uma marca inteligente. e mais de uma marca inteligente estiver presente0 alterna para a marca inteligente seguinte e exibe seu menu ou sua mensagem. CTRL+F1< maximi-a ou restaura a +anela da pasta de trabal#o selecionada.

F11

Cria um grfico dos dados no intervalo selecionado. !"FT+F11 insere uma nova planil#a. ALT+F11 abre o Editor do =icrosoft ,isual )asic0 no 4ual voc> pode criar uma macro utili-ando o ,)A 5,isual )asic for Applications6.

F1$

Exibe a caixa de dilogo 'al%ar Como.

Teclas de atal(o )) combinao com CT*+


Tecla CTRL+ !"FT+5 CTRL+ !"FT+6 CTRL+ !"FT+? CTRL+ !"FTA CTRL+ !"FT+B CTRL+ !"FT+D CTRL+ !"FT+E Descrio Exibe novamente as lin#as ocultas dentro da sele&'o. Exibe novamente as colunas ocultas dentro da sele&'o. Aplica o contorno @s c%lulas selecionadas. Remove o contorno das c%lulas selecionadas. Aplica o formato de n(mero Ceral. Aplica o formato =oeda com duas casas decimais 5n(meros negativos entre par>nteses6 Aplica o formato Forcentagem sem casas decimais.

CTRL+ !"FT+G CTRL+ !"FT+H CTRL+ !"FT+J CTRL+ !"FT+K

Aplica o formato de n(mero Exponencial com duas casas decimais. Aplica o formato Iata com dia0 m>s e ano. Aplica o formato !ora com a #ora e os minutos0 A= ou F=. Aplica o formato 9(mero com duas casas decimais0 separador de mil#ar e sinal de menos 5L6 para valores negativos. eleciona a regi'o atual em torno da c%lula ativa 5a rea de dados circunscrita por lin#as e colunas va-ias6. Em uma tabela dinNmica0 seleciona o relat*rio inteiro.

CTRL+ !"FT+M

CTRL+ !"FT+O CTRL+ !"FT+P CTRL+ !"FT+=ais 5+6 CTRL+=enos 5L6 CTRL+Q CTRL+R CTRL+S CTRL+1 CTRL+$ CTRL+. CTRL+/ CTRL+2 CTRL+3

"nsere a #ora atual. Copia o valor da c%lula 4ue est acima da c%lula ativa para a c%lula ou a barra de f*rmulas. Exibe a caixa de dilogo Inserir para inserir c%lulas em branco.

Exibe a caixa de dilogo Excluir para excluir as c%lulas selecionadas. "nsere a data atual. Alterna entre a exibi&'o dos valores da c%lula e a exibi&'o de f*rmulas na planil#a. Copia uma f*rmula da c%lula 4ue est acima da c%lula ativa para a c%lula ou a barra de f*rmulas. Exibe a caixa de dilogo Formatar C$lulas. Aplica ou remove formata&'o em negrito. Aplica ou remove formata&'o em itlico. Aplica ou remove sublin#ado. Aplica ou remove tac#ado. Alterna entre ocultar ob+etos0 exibir ob+etos e exibir espa&os reservados para ob+etos.

CTRL+: CTRL+; CTRL+< CTRL+A

Exibe ou oculta os s1mbolos de estrutura de t*picos. Tculta as lin#as selecionadas. Tculta as colunas selecionadas. eleciona a planil#a inteira. e a planil#a contiver dados0 CTRL+A seleciona a regi'o atual. Fressionar CTRL+A novamente seleciona a regi'o atual e suas lin#as de resumo. Fressionar CTRL+A novamente seleciona a planil#a inteira. Uuando o ponto de inser&'o est @ direita de um nome de fun&'o em uma f*rmula0 exibe a caixa de dilogo Ar"umentos da funo. CTRL+ !"FT+A insere os nomes e os par>nteses do argumento 4uando o ponto de inser&'o est @ direita de um nome de fun&'o em uma f*rmula.

CTRL+9 CTRL+C

Aplica ou remove formata&'o em negrito. Copia as c%lulas selecionadas.

CTRL+C seguido por outro CTRL+C exibe a Vrea de Transfer>ncia.

CTRL+I

8sa o comando #reenc(er Abaixo para copiar o conte(do e o formato da c%lula mais acima de um intervalo selecionado nas c%lulas abaixo. Exibe a caixa de dilogo +ocali,ar e 'ubstituir com a guia +ocali,ar selecionada. !"FT+F2 tamb%m exibe essa guia0 en4uanto !"FT+F/ repete a (ltima a&'o de +ocali,ar. CTRL+ !"FT+F abre a caixa de dilogo Formatar C$lulas com a guia Fonte selecionada.

CTRL+L

CTRL+C

Exibe a caixa de dilogo Ir para. F2 tamb%m exibe essa caixa de dilogo.

CTRL+8 CTRL+" CTRL+W

Exibe a caixa de dilogo +ocali,ar e 'ubstituir com a guia 'ubstituir selecionada. Aplica ou remove formata&'o em itlico. Exibe a caixa de dilogo Inserir -.perlin/ para novos #XperlinYs ou a caixa de dilogo Editar -.perlin/ para os #XperlinYs existentes 4ue est'o selecionados. Cria uma nova pasta de trabal#o em branco Exibe a caixa de dilogo Abrir para abrir ou locali-ar um ar4uivo. CTRL+ !"FT+T seleciona todas as c%lulas 4ue cont>m comentrios.

CTRL+9 CTRL+T

CTRL+F

Exibe a caixa de dilogo Imprimir. CTRL+ !"FT+F abre a caixa de dilogo Formatar C$lulas com a guia Fonte selecionada.

CTRL+R

8sa o comando #reenc(er 0 Direita para copiar o conte(do e o formato da c%lula mais @ es4uerda de um intervalo selecionado nas c%lulas @ direita. alva o ar4uivo ativo com seu nome de ar4uivo0 local e formato atual. Exibe a caixa de dilogo Criar Tabela. Aplica ou remove sublin#ado. CTRL+ !"FT+ alterna entre a expans'o e a redu&'o da barra de f*rmulas.

CTRL+) CTRL+T CTRL+

CTRL+,

"nsere o conte(do da Vrea de Transfer>ncia no ponto de inser&'o e substitui 4ual4uer sele&'o. Iispon1vel somente depois de ter recortado ou copiado um ob+eto0 texto ou conte(do de c%lula. Fec#a a +anela da pasta de trabal#o selecionada. Recorta as c%lulas selecionadas. Repete o (ltimo comando ou a&'o0 se poss1vel. 8sa o comando Desfa,er para reverter o (ltimo comando ou excluir a (ltima entrada digitada. CTRL+ !"FT+] usa o comando Desfa,er ou *efa,er para reverter ou restaurar a corre&'o automtica 4uando =arcas "nteligentes de AutoCorre&'o s'o exibidas.

CTRL+Z CTRL+[ CTRL+\ CTRL+]

CTRL+FACEITZ9

9avega para a planil#a anterior.

CTRL+FACE8F

9avega para a pr*xima planil#a.

CTRL+\

Repete o (ltimo comando ou a&'o0 se poss1vel.

Outras teclas de atal(o 1teis


Tecla TECLA IE I"RE^_T Descrio =ove uma c%lula para cima0 para baixo0 para a es4uerda ou para a direita na planil#a. CTRL+TECLA IE I"RE^_T move para a margem da regi'o de dados atual em uma planil#a. !"FT+TECLA IE I"RE^_T estende a sele&'o das c%lulas em uma c%lula. CTRL+ !"FT+TECLA IE I"RE^_T estende a sele&'o de c%lulas @ (ltima c%lula preenc#ida na mesma coluna ou lin#a como a c%lula ativa ou0 se a pr*xima c%lula estiver em branco0 estende a sele&'o para a pr*xima c%lula preenc#ida. ETA FARA A E U8ERIA ou ETA FARA A I"RE"TA seleciona a guia @ es4uerda ou @ direita 4uando uma faixa est selecionada. Uuando um submenu est aberto ou selecionado0 essas telas de dire&'o alternam entre o menu principal e o submenu. Uuando uma guia de faixa % selecionada0 essas teclas navegam para o bot`es da guia. ETA FARA )A"[T oi ETA FARA C"=A seleciona o pr*ximo comando ou o comando anterior 4uando um menu ou submenu est aberto. Uuando uma guia de faixa % selecionada0 essas teclas navegam para cima e para baixo no grupo da guia. 9a caixa de dilogo0 as teclas de dire&'o se movem entre op&`es em uma lista suspensa aberta ou entre op&`es em um grupo de op&`es ETA FARA )A"[T ou ALT+ ETA FARA )A"[T abre uma lista suspensa selecionada.

E9I

=ove para a c%lula no canto inferior direito da +anela 4uando CRTLL LTCW est ativado. Tamb%m seleciona o (ltimo comando no menu 4uando um menu ou submenu fica vis1vel. CTRL+E9I move para a (ltima c%lula na planil#a0 na lin#a usada mais abaixo da coluna usada mais @ direita. e o cursor estiver na barra de f*rmulas0 CTRL+E9I move o cursor para o final do texto. CTRL+ !"FT+E9I estende a sele&'o das c%lulas para a (ltima c%lula utili-ada na planil#a 5canto inferior direito6. e o cursor estiver na barra de f*rmulas0 CTRL+ !"FT+E9I seleciona todos os textos na barra de f*rmulas da posi&'o do cursor at% o final a isso n'o afeta a altura da barra de f*rmulas.

E9TER

Conclui uma entrada de c%lula da c%lula ou da )arra de F*rmulas e seleciona a c%lula abaixo 5por padr'o6. 9o formulrio de dados0 ele move para o primeiro campo no pr*ximo registro. Abre um menu selecionado 5pressione F1< para ativar a barra de menus6 ou executa a a&'o para um comando selecionado. 9a caixa de dilogo0 ele executa a a&'o do bot'o de comando padr'o na caixa de dilogo 5o bot'o com o contorno em negrito0 geralmente o bot'o TW6. ALT+E9TER inicia uma nova lin#a na mesma c%lula. CTRL+E9TER preenc#e o intervalo de c%lulas selecionado com a entrada atual. !"FT+E9TER conclui uma entrada de c%lula e seleciona a c%lula de cima.

!T=E

=ove para o in1cio de uma lin#a em uma planil#a. =ove para a c%lula no canto superior es4uerdo da +anela 4uando CRTLL LTCW est ativado. eleciona o primeiro comando no menu 4uando um menu ou submenu fica vis1vel. CTRL+!T=E move para o in1cio de uma planil#a. CTRL+ !"FT+!T=E estende a sele&'o de c%lulas at% o in1cio da planil#a.

)ARRA IE E FA^T

Em uma caixa de dilogo0 executa a a&'o para o bot'o selecionado ou marca uma caixa de sele&'o. CTRL+)ARRA IE E FA^T seleciona uma coluna inteira na planil#a. !"FT+)ARRA IE E FA^T seleciona uma lin#a inteira na planil#a.

CTRL+ !"FT+)ARRA IE E FA^T seleciona a planil#a inteira.

e a planil#a contiver dados0 CTRL+ !"FT+)ARRA IE E FA^T seleciona a regi'o atual. Fressionar CTRL+ !"FT+)ARRA IE E FA^T novamente seleciona a regi'o atual e suas lin#as de resumo. Fressionar CTRL+ !"FT+)ARRA IE E FA^T mais uma ve- seleciona a planil#a inteira. Uuando um ob+eto % selecionado0 CTRL+ !"FT+)ARRA IE E FA^T seleciona todos os ob+etos em uma planil#a. ALT+)ARRA IE E FA^T exibe o menu Controle para a +anela do =icrosoft Tffice Excel.

TA)

=ove uma c%lula para a direita em uma planil#a. =ove entre c%lulas desprotegidas em uma planil#a protegida. =ove para a pr*xima op&'o ou para o grupo de op&`es em uma caixa de dilogo. !"FT+TA) move para a c%lula anterior em uma planil#a ou para a op&'o anterior em uma caixa de dilogo. CTRL+TA) alternar para a pr*xima guia na caixa de dilogo. CTRL+ !"FT+TA) alterna para a guia anterior em uma caixa de dilogo.

Exerccio 1: Em uma pla(il'a em $ra(co testar os atal'os assi(ala&os com estrela para testar sua aplica$ili&a&e 2. FORMATAO PARA IMPRESSO A %uia &e impress*o foi uma &as altera+,es &e layout -ue . (o/i&a&e (o Excel 2007 Com al%u(s recursos (o/os e outros a(ti%os em forma &e atal'os simples ficou tu&o muito 0 m*o A$aixo /amos tra$al'ar a(alisar as fu(cio(ali&a&es &estas fu(+,es

Temas: 1este a%rupame(to &e op+,es . poss2/el aplicar ou mu&ar rapi&ame(te as fo(tes &a pla(il'a &e tra$al'o 3 muito utili4a&o (os soft5ares 6or& e Po5er Poi(t e pouco )til (o Excel

Margens: Altera as mar%e(s &o &ocume(to para impress*o po&e(&o utili4ar as pr.7 co(fi%ura&as ou ai(&a criar um (o/o tipo

c &

Orien a!"o: Altera &e retrato para paisa%em a fol'a para impress*o Taman#o: Altera o tipo &e &ocume(to -ue ser0 impresso8 o pa&r*o . co(fi%ura&o (a i(stala+*o &a impressora e (ormalme(te . A9

$%e&ras: Cria -ue$ras &e p0%i(a (a pla(il'a Para isso &e/e7se selecio(ar a c.lula lo%o a$aixo &a -ual ser0 i(clu2&a a -ue$ra8 ela ser0 i(clusa (a colu(a e (a li('a

f %

P'ano (e )%n(o: Selecio(ar um pla(o &e fu(&o para a pla(il'a Im*rimir T %'os: :tili4a&a (a formata+*o especial &o &ocume(to a ser impresso Li('as a repetir (a parte superior; Clica(&o (o $ot*o &e sele+*o &esta op+*o . poss2/el selecio(ar li('as &a pla(il'a -ue ser*o impressas sempre -ue 'ou/er uma (o/a p0%i(a Colu(as a repetir < es-uer&a; 3 poss2/el selecio(ar as colu(as -ue ser*o repeti&as a ca&a (o/a impress*o8 fica(&o a es-uer&a &os &a&os Preto e $ra(co; Ao imprimir os &a&os ser*o impressos utili4a(&o ape(as a ti(ta preta &a impressora8 sem (ecessi&a&e &e outra co(fi%ura+*o T2tulos &e li('a e colu(a; Exi$e as li('as e colu(as (a impress*o Ca$e+al'o="o&ap.; Clica(&o em perso(ali4ar ca$e+al'o . poss2/el i(cluir &a&os i(teressa(tes8 como a &ata e 'ora &a impress*o8 o ()mero &a p0%i(a e o ()mero total &e p0%i(as8 e o cami('o ao(&e o &ocume(to est0 sal/o

'

+imensionar *ara a,%s ar: ser/e para ajustar a lar%ura e a altura &o &ocume(to automaticame(te8 por exemplo colocar para imprimir um &ocume(to em ape(as uma fol'a &imi(ui(&o automaticame(te o &ocume(to

-. .OMES +EFI.I+OS 1a a$a >?rmulas8 0rea @1omes Aefi(i&osB . poss2/el &efi(ir (omes para i(ter/alos &e c.lulas8 -ue po&er*o ser utili4a&os (as f?rmulas utili4a(&o estas eti-uetas a Aefi(ir 1ome; Ao clicar (esta op+*o8 (a tela -ue se%ue . (ecess0rio especificar um (ome para o i(ter/alo e &efi(ir em -ue amplitu&e ele ser0 /isto8 se some(te (a pla(il'a ou (a pasta &e tra$al'o to&a $ Cere(cia&or &e 1omes; 1esta op+*o . poss2/el tra$al'ar com to&os os i(ter/alos (omea&os &a pasta &e tra$al'o8 po&e(&o excluir ou i(cluir (o/os i(ter/alos

/. HIPERLI.0S Os 'iperli(Ds s*o atal'os para &ocume(tos8 locais (a pasta &e tra$al'o8 e(&ere+os &a 5e$8 e7 mail ou (o/o &ocume(to Para isto $asta selecio(ar uma c.lula8 escol'er o texto para exi$i+*o e escol'er a op+*o e se%uir os passos; a Clica(&o (o primeiro $ot*o &a es-uer&a temos a cria+*o &e um /2(culo para uma p0%i(a 5e$ ou para um ar-ui/o8 -ue (*o (ecessariame(te precisa ser em Excel Para &efi(i7lo $asta &i%itar (o campo @E(&ere+oB o e(&ere+o 5e$ u ai(&a o cami('o &o ar-ui/o8 -ue po&er0 ser locali4a&o (a/e%a(&o (as pastas $ 1o $ot*o @Colocar (este &ocume(toB . poss2/el criar um atal'o para uma c.lula (a pasta &e tra$al'o atual c 1a op+*o @Criar (o/o &ocume(toB8 . (ecess0rio -ue seja &efi(i&o o local e o (ome &o ar-ui/o -ue ser0 cria&o & @E(&ere+o &e e7mailB8 $asta &i%itar os e(&ere+os &e e7mail para os -uais o li(D &e/er0 e(/iar a me(sa%em e especificar o assu(to se &esejar O sistema far0 um li(D para um (o/o e7mail 0 partir &o OutlooD Aa mesma forma -ue para c.lulas8 . poss2/el criar um 'iperli(D 0 partir &e -ual-uer o$jeto &o Excel8 como por exemplo8 uma forma ou uma ima%em

1. PROTEO +E PLA.ILHAS Para impe&ir -ue8 por aci&e(te ou &eli$era&ame(te8 um usu0rio altere8 mo/a ou exclua &a&os importa(tes8 /ocE po&e prote%er &etermi(a&os eleme(tos &e uma pla(il'a ou pasta &e tra$al'o8 com ou sem uma se('a Para prote%er os &a&os &e uma pla(li'a;

aF Selecio(e a pla(il'a -ue &eseja prote%er $F Para &es$lo-uear c.lulas ou i(ter/alos -ue &eseja li$erar para outros usu0rios alterarem8 fa+a o se%ui(te; a $ Selecio(e ca&a c.lula ou i(ter/alo -ue &eseja &es$lo-uear 1a %uia Incio8 (o %rupo 23'%'as8 cli-ue em Forma ar e8 em se%ui&a8 cli-ue em Forma ar 23'%'as

1a %uia Pro e!"o8 limpe a caixa &e sele+*o 4'o5%ea(a e cli-ue em O0

$F Para ocultar f?rmulas -ue /ocE (*o &eseja -ue fi-uem /is2/eis8 fa+a o se%ui(te;

1a pla(il'a8 selecio(e as c.lulas -ue co(tEm as f?rmulas -ue &eseja ocultar

1a %uia Incio8 (o %rupo 23'%'as8 cli-ue em Forma ar e8 em se%ui&a8 cli-ue em Forma ar 23'%'as

1a %uia Pro e!"o8 mar-ue a caixa &e sele+*o Oc%' a e cli-ue em O0

cF Para &es$lo-uear os o$jetos %r0ficos Gcomo ima%e(s8 clip7art8 formas ou %r0ficos SmartArtF para -ue os usu0rios possam alterar8 fa+a o se%ui(te; a !a(te('a a tecla CT"L pressio(a&a e cli-ue em ca&a o$jeto %r0fico a ser &es$lo-uea&o &F Isso exi$e as Ferramen as (e Imagem ou Ferramen as (e +esen#o8 i(clui(&o a %uia Forma ar eF +I2A VocE tam$.m po&e usar o coma(&o Ir *ara a fim &e selecio(ar rapi&ame(te to&os os o$jetos %r0ficos em uma pla(il'a 1a %uia Incio8 (o %rupo E(i!"o8 cli-ue em Loca'i6ar e Se'ecionar e8 em se%ui&a8 cli-ue em Ir *ara Cli-ue em Es*ecia' e em O&,e os a 1a %uia Forma ar8 (o %rupo Taman#o8 cli-ue (o I(icia&or &e Caixa &e Ai0lo%o $ ao la&o &e Taman#o

1a %uia Pro*rie(a(es8 &esmar-ue a caixa &e sele+*o 4'o5%ea(o e &esmar-ue a caixa &e sele+*o 4'o5%ear ex o8 se 'ou/er uma

fF

O4SER7AO

Para permitir -ue os usu0rios utili4em co(troles ou $ot,es e

cli-uem (eles8 (*o . (ecess0rio &es$lo-ue07los VocE po&e &es$lo-uear os %r0ficos i(corpora&os8 as caixas &e texto e os outros o$jetos cria&os com as ferrame(tas &e &ese('o para -ue os usu0rios possam mo&ific07los %F 1a %uia Re8is"o8 (o %rupo A' era!9es8 cli-ue em Pro eger P'ani'#a

'F

iF

1a lista Permi ir a o(os os %s%:rios (es a *as a (e ra&a'#o8 selecio(e os eleme(tos -ue /ocE &eseja -ue os usu0rios possam alterar !ais i(forma+,es so$re os eleme(tos -ue /ocE po&e selecio(ar

+esmar5%e essa caixa (e se'e!"o Se'ecionar c3'%'as &'o5%ea(as

Para im*e(ir os %s%:rios (e !o/er o po(teiro para c.lulas cuja caixa &e sele+*o 4'o5%ea(o esteja marca&a (a %uia Pro e!"o &a caixa &e &i0lo%o Forma ar 23'%'as Por pa&r*o8 os usu0rios po&em selecio(ar c.lulas $lo-uea&as !o/er o po(teiro para c.lulas cuja caixa &e sele+*o 4'o5%ea(o esteja &esmarca&a (a %uia Pro e!"o &a caixa &e &i0lo%o Forma ar 23'%'as Por pa&r*o8 os usu0rios po&em selecio(ar c.lulas &es$lo-uea&as e po&em pressio(ar a tecla TAH para se mo/er pelas c.lulas &es$lo-uea&as &e uma pla(il'a prote%i&a Alterar -ual-uer &as op+,es (as caixas &e &i0lo%o Forma ar 23'%'as ou Forma a!"o 2on(iciona' Se /ocE ti/er aplica&o formatos co(&icio(ais a(tes &e prote%er a pla(il'a8 a formata+*o co(ti(ua a se alterar -ua(&o um usu0rio i(sere um /alor -ue satisfa+a outra co(&i+*o :sar -ual-uer coma(&o &e formata+*o &e colu(as8 i(clusi/e alterar a lar%ura &a colu(a ou ocultar colu(as G%uia Incio8 %rupo 23'%'as8 $ot*o Forma oF :sar -ual-uer coma(&o &e formata+*o &e li('as8 i(clusi/e alterar a altura &a li('a ou ocultar li('as G%uia Incio8 %rupo 23'%'as8 $ot*o Forma oF I(serir colu(as I(serir li('as I(serir (o/os 'iperli(Ds8 mesmo em c.lulas &es$lo-uea&as Excluir colu(as O4SER7AO Caso Exc'%ir co'%nas esteja prote%i&o e Inserir co'%nas (*o esteja tam$.m prote%i&o8 um usu0rio po&e i(serir colu(as -ue (*o co(se%uir0 excluir

Se'ecionar c3'%'as (es&'o5%ea(as

Forma ar c3'%'as

Forma ar co'%nas

Forma ar 'in#as

Inserir co'%nas Inserir 'in#as Inserir #i*er'in;s Exc'%ir co'%nas

Exc'%ir 'in#as

Excluir li('as O4SER7AO Caso Exc'%ir 'in#as esteja prote%i&o e Inserir 'in#as (*o esteja tam$.m prote%i&o8 um usu0rio po&e i(serir li('as -ue (*o co(se%uir0 excluir

2'assi)icar

:sar -ual-uer coma(&o para classificar &a&os G%uia +a(os8 %rupo 2'assi)icar e Fi' rarF

O4SER7AO Os usu0rios (*o po&em classificar i(ter/alos -ue co(te('am c.lulas $lo-uea&as em uma pla(il'a prote%i&a8 i(&epe(&e(teme(te &essa co(fi%ura+*o <sar A% oFi' ro :sar as setas suspe(sas para alterar o filtro em i(ter/alos -ua(&o o Auto>iltro est0 aplica&o O4SER7AO Os usu0rios (*o po&em aplicar (em remo/er Auto>iltros em uma pla(il'a prote%i&a8 i(&epe(&e(teme(te &essa co(fi%ura+*o <sar re'a =rios (e a&e'a (in>mica E(i ar o&,e os K >ormatar8 alterar o laIout8 atuali4ar ou8 &e -ual-uer forma8 mo&ificar relat?rios &e ta$ela &i(Jmica ou criar (o/os relat?rios Executar si%a um &estes proce&ime(tos; >a4er altera+,es a o$jetos %r0ficos L i(clusi/e mapas8 %r0ficos i(corpora&os8 formas8 caixas &e texto e co(troles L -ue (*o te('am si&o &es$lo-uea&os a(tes &e prote%er a pla(il'a Por exemplo8 se uma pla(il'a tem um $ot*o -ue executa uma macro8 /ocE po&e clicar (esse $ot*o8 mas (*o po&e exclu27lo >a4er -ual-uer altera+*o8 como formata+*o8 em um %r0fico i(corpora&o O %r0fico co(ti(ua a ser atuali4a&o -ua(&o seus &a&os &e ori%em s*o altera&os A&icio(ar ou e&itar come(t0rios Exi$ir ce(0rios -ue /ocE te('a oculta&o8 fa4er altera+,es em ce(0rios cuja altera+*o te('a si&o impe&i&a e excluir esses ce(0rios Os usu0rios po&em alterar os /alores &as c.lulas /ari0/eis8 se (*o esti/erem prote%i&as8 e a&icio(ar (o/os ce(0rios Para im*e(ir os %s%:rios (e >a4er altera+,es em ite(s -ue fa+am parte &o %r0fico8 como s.ries &e &a&os8 eixos e le%e(&as O %r0fico co(ti(ua a refletir as altera+,es feitas em seus &a&os &e ori%em >a4er altera+,es em o$jetos %r0ficos L i(clusi/e formas8 caixas &e texto e co(troles L a me(os -ue /ocE &es$lo-ueie os o$jetos a(tes &e prote%er a pla(il'a &e %r0fico

K E(i ar cen:rios

Mar5%e essa caixa (e se'e!"o 2on e?(o

O&,e os

22

1a caixa Sen#a *ara (es*ro eger a *'ani'#a8 &i%ite uma se('a para a pla(il'a8 cli-ue em O0 e &i%ite (o/ame(te a se('a para co(firm07la O4SER7AO A se('a . opcio(al Se /ocE (*o for(ecer uma se('a8 -ual-uer

usu0rio po&er0 &esprote%er a pla(il'a e alterar os eleme(tos prote%i&os Certifi-ue7se

&e escol'er uma se('a -ue seja f0cil &e lem$rar j0 -ue8 se ela for per&i&a8 /ocE (*o po&er0 acessar os eleme(tos prote%i&os (a pla(il'a @. F<.AES

To&as as fu(+,es &o Excel utili4am uma si(taxe em comum8 para &i%itar -ual-uer c0lculo . (ecess0rio i(iciar com o s2m$olo &e i%ual @MB Este s2m$olo &efi(e -ue tu&o o -ue ser0 &i%ita&o ali &e/er0 ser $usca&o (a $i$lioteca &e fu(+,es O Excel al.m &e tra$al'ar com f?rmulas pro(tas utili4a tam$.m as opera+,es matem0ticas $0sicas atra/.s &os opera&ores; F%n!"o Pote(cia+*o !ultiplica+*o Ai/is*o Soma Su$tra+*o O*era(or N P = Q 7 Exem*'o MON2 MOP2 MO=2 MOQ9 MO72 Res%' a(o 2O 10 28O R S

Para mo(tar uma f?rmula &e/e7se o$ser/ar a re%ra matem0tica para as priori&a&es &as opera+,es Se (a f?rmula (*o colocarmos parE(teses G F o Excel ir0 aplicar a re%ra matem0tica Primeiro ser0 co(si&era&o a pote(cia+*o8 &epois a multiplica+*o8 &i/is*o8 soma e su$tra+*o O$ser/e (o exemplo a se%uir -ue usaremos as mesmas opera+,es8 mas po&e7se o$ter resulta&os &ifere(tes M2Q2PO M G2Q2F P O 7 o resulta&o ser0 12 7 o resulta&o ser0 20

Tua(&o usamos parE(teses8 este passa a ter priori&a&e so$re as &emais opera+,es a COPIA" >U"!:LAS AHSOL:TAS O: "ELATIVAS Tua(&o copiamos uma f?rmula MA1PH1 para as li('as a$aixo o Excel e(te(&e -ue as f?rmulas &e/em ser relati/as ou seja8 mu&am &e acor&o com as li('as 1o exemplo usa&o MA1PH1 se(&o relati/as8 mu&am para MA2PH28 MASPHS e assim por &ia(te !as -ua(&o um &etermi(a&o e(&ere+o &e/e perma(ecer a$soluto8 a(tes &e copiar &e/e7se usar o s2m$olo V (a f?rmula -ue -ueremos copiar Ex ; 1a f?rmula MA1PH1 -ueremos -ue -ua(&o copiar para as li('as a$aixo o e(&ere+o H1 perma(e+a a$soluto8 ou fixo MA1PHV1 1otem -ue o s2m$olo V est0 a(tes &o ()mero 1 -ue i&e(tifica a li('a

Aepois &e copia&o8 as f?rmulas ficam assim; MA2PHV1

MASPHV1 MA9PHV1 MAOPHV1 Tua(&o copiamos uma f?rmula para outras colu(as8 a re%ra . a mesma8 ou seja &e/emos colocar o s2m$olo V (a f?rmula (a fre(te &a letra -ue i&e(tifica a colu(a -ue &e/e perma(ecer fixa :sa(&o o exemplo MA1PA28 -ua(&o copiamos para as outras colu(as8 ficam assim; MH1PH2 MC1PC2 MA1PA2 Coloca(&o o s2m$olo V a(tes &o A18 MVA1PA28 &epois &e copia&o8 fica assim; MVA1PH2 MVA1PC2 MVA1PA2 Para fixar a colu(a e a li('a usa7se MVAV1PA28 pois assim8 -ua(&o copiamos esta f?rmula para $aixo ou para o la&o (a pla(il'a8 o e(&ere+o VAV1 sempre ficar0 fixo

EBER2C2IO: Criar uma planilha conforme o exemplo abaixo:

Definies: 1. !. $. -. Utilizar formatao de dados para todos os valores, inclusive o percentual de comisso Utilizar f"rmulas para os campos de total e comisso e para os totais #erais %ara a m&dia #eral utilizar a f"rmula '(D)*+, %ara o c.lculo da comisso utilizar a refer/ncia absoluta do valor da comisso.

@.1 FDRM<LA 2O.+I2IO.AL SE Esta fu(+*o . usa&a para testar co(&i+,es como por exemplo; Pa%aremos comiss*o &e 10W a um "V10 0008008 caso co(tr0rio pa%aremos some(te OW 1a c.lula A1 co(sta o total &as /e(&as e em A2 /amos i(cluir a f?rmula para calcular o /alor &a comiss*o MSEGA1X10000YA1P0810YA1P080OF ou MSEGA1X10000YA1P10WYA1POWF Primeiro testamos SE A1 for maior -ue 10000 Lo%o ap?s /em o primeiro po(to e /2r%ula G Y F o(&e co(sta a a+*o -ue &e/e tomar caso o teste seja /er&a&eiro Ap?s o se%u(&o po(to e /2r%ula G Y F &e/e co(star a a+*o caso o teste seja falso Para /er&a&eiro ou falso po&em ser usa&as f?rmulas8 pala/ras e at. mesmo outra co(&i+*o8 -ue c'amamos &e co(&i+*o e(ca&ea&a MSEGA1X10000YBLe%alBYBTue pe(aB F O$ser/e -ue as pala/ras &e/em estar e(tre aspas G @BF 1este exemplo &e/e aparecer a pala/ra Le%al se o teste for /er&a&eiro8 caso co(tr0rio8 se for falso &e/e aparecer a pala/ra Tue pe(a O$ser/e ate(tame(te a re%ra se%ui(te; M SEG teste Y a+*o para /er&a&eiro Y a+*o para falso F Outro exemplo8 se a re%i*o &as /e(&as for S:L a comiss*o ser0 10W8 caso co(tr0rio ser0 OW 1a c.lula A1 est0 a re%i*o e H2 est0 o /alor MSEGA1MBS:LBYH2P0810YH2P080OF :sa(&o O: e E ju(to com o SE Se a re%i*o for S:L ou 1O"TE ou LESTE a comiss*o ser0 &e 10W8 caso co(tr0rio ser0 &e OW MSE GO:GA1MBS:LB Y A1MB1O"TEB Y A1MBLESTEBF Y H2P0810 Y H2P080OF O$ser/e $em a coloca+*o &os parE(teses e o po(to e /2r%ula 1o po(to &estaca&o em /ermel'o est0 as /0rias co(&i+,es -ue estamos per%u(ta(&o8 separa&os por po(to e /2r%ula Po&e7se pZr /0rias op+,es Para a co(&i+*o ser /er&a&eira8 -ual-uer uma &as op+,es ser/e8 S:L8 1O"TE ou LESTE A op+*o O: (a f?rmula est0 isola&o por parE(tese O:GA1MBS:LBYA1MB1O"TEBYA1MBLESTEBF Some(te &epois . -ue /em o primeiro po(to e /e(&e&or se as /e(&as ultrapassarem

/2r%ula o(&e co(star0 a op+*o /er&a&eira e lo%o ap?s8 (o se%u(&o po(to e /2r%ula8 a op+*o falsa Exemplo para o E ju(to com o SE Se o total &as /e(&as for e(tre "V10 000800 e "V20 0008008 a comiss*o ser0 &e 10W8 caso co(tr0rio ser0 &e OW M SE G E GA1XM10000 Y A1[M20000F Y A1P0810 Y A1P080O F Para a co(&i+*o ser /er&a&eira8 as op+,es &estaca&as em /ermel'o &e/em (ecessariame(te serem /er&a&eiras8 ou seja o /alor &e/e ser e(tre "V10 000800 e "V20 000800 Aifere(te &o O: o(&e -ual-uer op+*o po&eria ser /er&a&eira :sa(&o co(&i+*o e(ca&ea&a :samos -ua(&o 'ou/er mais -ue uma co(&i+*o para testar 1o c0lculo &o I1SS &e/er0 ser respeita&a uma ta$ela &i/ul%a&a pelo %o/er(o Sal0rio at. "V 100800 o &esco(to ser0 &e \W Sal0rio &e "V 101800 at. "V S00800 o &esco(to ser0 &e RW Sal0rio &e "V S01800 at. "V O00800 o &esco(to ser0 &e 10W Sal0rio acima &e "V O00800 o &esco(to ser0 &e "V \0800 1a c.lula A1 est0 o /alor &o sal0rio -ue /amos testar M SEGA1[M100YA1P\WYSEGA1[MS00YA1PRWYSEGA1[MO00YA1P10WY\0FFF Po&e7se colocar at. 7 co(&i+,es e(ca&ea&as Os opera&ores l?%icos s*o; 1 2 S 9 O ] X maior [ me(or XM maior ou i%ual [M me(or ou i%ual M i%ual [X &ifere(te

Exerccio: 1 !o(te a se%ui(te ta$ela (o Excel e mostre a situa+*o &os alu(os co(forme &escri+*o a se%uir8 se a m.&ia XM780 @Apro/a&oB se(*o @ExameB

2 !o(tar uma pla(il'a com as /e(&as &e uma re/e(&e&ora &e /e2culos para o pa%ame(to &e comiss*o aos /e(&e&ores

Aefi(i+,es; 1 :tili4ar a f?rmula SE para &efi(ir o perce(tual &e comiss*o -ue ser0 pa%o para ca&a /e(&a efetua&aY 2 "eali4ar o c0lculo &o /alor com &esco(to ] 2 >U"!:LAS Ai%ita(&o Aata e ^ora; Ai%itar a &ata separa&a por $arra G=F ou '2fe( G7FY Ai%itar a 'ora usa(&o o si(al &e G;FY Ai%itar CT"L Q Y a e(tra&a . a &ata &o microY Ai%itar CT"L Q S^I>T Q ; a e(tra&a . a 'ora &o microY Ai%itar M^O_EGF ` i(sere a &ata autom0ticaY Ai%itar MACO"AGF ` i(sere a &ata e a 'ora

>?rmula &o !0ximo !ostra o /alor m0ximo &e uma faixa &e c.lulas Exemplo; Supo('amos -ue se &esejasse sa$er -ual a maior i&a&e &e cria(+as em uma ta$ela &e &a&os Veja a f?rmula (o exemplo a$aixo;

>?rmula &o !2(imo !ostra o /alor m2(imo &e uma faixa &e c.lulas Exemplo; Supo('amos -ue &esejasse sa$er -ual o me(or peso &e cria(+as em uma ta$ela &e &a&os Veja a f?rmula (o exemplo a$aixo;

>?rmula &a !.&ia Calcula a m.&ia &e uma faixa &e /alores Exemplo; Supo('amos -ue &esejasse sa$er -ual a m.&ia &e i&a&e (uma ta$ela &e &a&os a$aixo;

>?rmula &e "ai4 Tua&ra&a

>?rmula &e PotE(cia A fu(+*o &a potE(cia ele/a um ()mero a potE(cia especifica&a e assume esta forma;

>?rmula Co(t SE A%ora /ocE possui uma pla(il'a o(&e tem o (ome &os alu(os e as suas m.&ias E /ocE &esejasse a%ora sa$er -ua(tos alu(os tiraram m.&ias maior e i%ual a R Veja o exemplo;

>?rmula Co(tar Va4io Co(tar as c.lulas -ue est*o /a4ias Exemplo; /ocE %ostaria &e sa$er -ua(tos alu(os est*o sem a m.&ia

>?rmula &o SomaSE Soma um i(ter/alo &e c.lulas me&ia(te uma co(&i+*o esta$eleci&a Exemplo; /ocE %ostaria &e somar some(te as faturas -ue foram pa%as

0"rmula '*)12 )dentifica em um intervalo o 3 maior denttre os dados, por exemplo localizar o terceiro maior de uma lista: 4'*)12+*1:*155 $,. 6sta funo & 7til para tabelas 8ue utilizam #r.fico *9C.

D*:* 6 ;12* Para calcular &atas o proce&ime(to . $em simples8 $asta ter em uma c.lula a &ata i(icial e em outra c.lula a &ata fi(al 1uma terceira c.lula . -ue criamos a f?rmula para calcular o per2o&o &e &ias e(tre as &uas &atas Data inicial Data 0inal Dias 51<5=<>> !?<5=<>> !-

Para calcular 'oras o proce&ime(to . o mesmo8 ou seja8 em uma c.lula a 'ora i(icial8 em outra c.lula a 'ora fi(al e em uma terceira c.lula a &ifere(+a e(tre a 'ora i(icial e 'ora fi(al Por.m -ua(&o for somar o total &e 'oras8 o formato &a c.lula total &e 'oras &e/e ser a'b;mm ou a'b;mm;ss i(clui(&o os se%u(&os8 &epe(&e &a (ecessi&a&e8 caso co(tr0rio8 a soma &ar0 erra&a Tam$.m para fa4er c0lculos com 'oras e /alores &e/e7se o$ser/ar -ue uma 'ora para o Excel . uma fra+*o &e um &ia G29 'oras F8 por isso em um c0lculo e(/ol/e(&o /alores e 'oras &e/e7se multiplicar por 29 O$ser/e (o exemplo a$aixo;

Em c0lculo com 'oras usa(&o a calcula&ora para co(ferir se o Excel fe4 correto o c0lculo8 &e/e7se primeiro tra(sformar os mi(utos em ce(tesimal Ex ; 9;9] 7 &i/i&e os 9] por ]0 resulta(&o em 087]]]]]]]7

A%ora para calcular usamos 987]]]]]]]7 987]]]]]]]7 P 28O0 M 118R1]]]]]78 ou "V 118R2

E. 4A.2O +E +A+OS O $a(co &e &a&os &o Excel (*o . (e('uma fu(+*o espec2fica e sim trata7se &as i(forma+,es co(sta(tes or%a(i4a&as por colu(as8 se(&o a primeira li('a o (ome &os campos &o $a(co &e &a&os 1ome E(&ere+o Ci&a&e Cep Esta&o Telefo(e

Com as i(forma+,es &i%ita&as (o $a(co &e &a&os8 po&emos us07las para /0rios fi(s8 como uma mala &ireta8 ta$ela &i(Jmica8 pes-uisa8 etc 7nc%'os com o% ras *'ani'#as o% ar5%i8os Po&emos /i(cular uma c.lula a uma outra c.lula locali4a&a em outra pla(il'a ou ar-ui/o Ex ; 1a pla(il'a mo(ta&a para o$ter o resulta&o fi(al &o &esempe('o &a empresa8 po&emos $uscar &e outras pla(il'as os &a&os espec2ficos8 como por exemplo8 o total &e faturame(to &a pla(il'a &e /e(&as8 o esto-ue fi(al &a pla(il'a &e co(trole &e esto-ues8 etc Para /i(cular uma c.lula a outra o proce&ime(to . $em simples Primeiro temos -ue a$rir to&os os ar-ui/os -ue /amos $uscar as i(forma+,es Estes ar-ui/os &e/em aparecer relacio(a&os -ua(&o selecio(amos o me(u _a(ela 1a c.lula A1 &a pla(il'a atual -ueremos $uscar o total &e /e(&as &a pla(il'a >aturame(to Para isto8 $asta -ue posicio(emos o cursor (a pla(il'a atual em A18 &i%itar M e com o mouse clicar em _a(ela8 selecio(ar o ar-ui/o >aturame(to8 e clicar (a c.lula -ue co(sta o /alor -ue -ueremos $uscar8 e por fi(al $asta &ar um E(ter Pro(to8 (este mome(to (a pla(il'a atual aparece o /alor co(sta(te l0 (a pla(il'a &e >aturame(to Sempre -ue for altera&o o /alor &e faturame(to8 automaticame(te ser0 atuali4a&o (a pla(il'a -ue criamos8 cria(&o assim um /2(culo O$ser/e a f?rmula -ue &e/er0 ser pareci&o com o exemplo a$aixo; Ma>aturame(to xlsbPla(1cVAV9 1o ar-ui/o >aturame(to xls8 (a pla(il'a Pla(18 (a c.lula A98 co(sta o /alor -ue -ueremos $uscar

Po&e7se &i%itar &iretame(te a f?rmula caso sai$amos a(tes o e(&ere+o completo8 mas &e/e7se tomar cui&a&o para respeitar as re%ras -ue o Excel exi%e Por exemplo8 &e/e7se come+ar com o si(al &e M 8 o (ome &o ar-ui/o &e/e estar e(tre colc'etes a b8 e lo%o ap?s o (ome &a pla(il'a e a(tes &a c.lula8 &e/e co(star o si(al &e exclama+*o c E.1 PRO27 A fu(+*o P"OCV . usa&a para pes-uisar (o $a(co &e &a&os uma i(forma+*o $asea&a em uma c'a/e &e pes-uisa Por exemplo8 -ual o pre+o &e um &etermi(a&o pro&uto i&e(tifica&o por uma referE(cia ou mo&elo Em primeiro lu%ar8 &e/emos i&e(tificar a $ase &e &a&os &efi(i(&o um (ome Por exemplo8 em um ar-ui/o temos &uas pla(il'as8 uma com os &a&os e a outra o(&e /amos colocar a f?rmula P"OCV 1a pla(2 temos as se%ui(tes i(forma+,es; !o&elo 10 20 S0 Aescri+*o H!6 !E"CEAES >E""A"I Cor Valor Hra(co 9O 000800 A4ul O0 000800 Vermel'a 1O0 000800

Estas i(forma+,es est*o (o i(ter/alo A2 at. A78 pois o t2tulo (*o co(tamos como i(forma+,es Para &efi(ir um (ome para este i(ter/alo &e/e7se selecio(ar o me(u

I(serir=1ome=Aefi(ir Aefi(a o (ome TAHELA para esta re%i*o A%ora sempre -ue (os referimos ao (ome TAHELA8 o Excel e(te(&e -ue s*o as i(forma+,es co(sta(tes em pla(2cA2;A7 1a pla(il'a pla(1 estamos mo(ta(&o um ca&astro &e pe&i&os o(&e &i%itaremos o mo&elo e automaticame(te &e/er0 $uscar a &escri+*o8 cor e /alor8 fica(&o ape(as o campo Tt& para &i%itar

!o&elo

Aescri+*o

Cor

Valor

Pe&i&o

Tt&

Valor Total

M P"OCV G C^AVEY TAHELAY COL:1AY 0 O: 1F C'a/e . a i(forma+*o em comum (as &uas pla(il'as8 se(&o -ue (a ta$ela (ecessariame(te &e/e ser a primeira colu(a para -ue o Excel possa pes-uisar

Ta$ela . o (ome -ue &efi(imos para o (osso $a(co &e &a&os &e i(forma+,es

Colu(a . a colu(a o(&e est0 a i(forma+*o -ue -ueremos $uscar Por exemplo8 se -ueremos o /alor8 e(co(tra7se (a (ossa ta$ela (a colu(a 9 0 GexatoF ou 1 Gpareci&oF ser/e para -ue o Excel $us-ue i(forma+,es exatas ou pareci&as Por exemplo8 se $uscarmos por _osu. e co(sta 0 GexatoF (a f?rmula8 some(te ser0 /0li&o _osu. Se (a f?rmula co(sta 1 Gpareci&oF8 po&er0 ser _os. -ue . pareci&o com _osu. Outra curiosi&a&e8 se optarmos por 0 GexatoF _osu. e _osue s*o &ifere(tes para o Excel8 pois um tem o asse(to e o outro (*o 1o exemplo -ue /amos mo(tar8 -ueremos $uscar a &escri+*o &o pro&uto 1a (ossa pla(il'a a c'a/e . o !o&elo -ue co(sta (a c.lula A2 M P"OCV G A2 Y TAHELA Y 2 Y 0 F Hasea&o (a c'a/e em A28 pes-uisar (a ta$ela a colu(a 2 -ue . a &escri+*o8 se(&o -ue &e/e ser exata a i(forma+*o P"OCV com CO1CATE1A" G&uas c'a/esF Tua(&o a c'a/e para pes-uisa for mais -ue uma8 por exemplo8 um pe&i&o &e cal+a&os -ue para ca&a tama('o &e um mesmo mo&elo existe um pre+o &ifere(te8 precisamos usar a fu(+*o CO1CATE1A" A (ossa $ase &e &a&os ser0 a se%ui(te;

1ote -ue para um mesmo mo&elo mas com tama('os &ifere(tes8 temos c'a/es &ifere(tes O mo&elo 10 com tama('o SS a c'a/e . 10SS e o mo&elo 10 com tama('o S9 a c'a/e . 10S9 Isto por-ue ju(tamos GCO1CATE1A"F &uas c.lulas para formar uma Ex ; MCO1CATE1A"GA2YH2F ou MA2dH2 Para esta $ase &e &a&os &efi(imos um (ome como TAHELA1

1a pla(il'a &e pe&i&os a%ora a c'a/e &e pes-uisa passa a ser &uas8 o mo&elo e o tama('o8 pois (a $ase &e &a&os foi esta a c'a/e -ue &efi(imos para &ifere(ciar &e(tro &e um mesmo mo&elo o pre+o &e outros tama('os Em A2 temos o mo&elo e H2 o tama('o Se(&o assim a f?rmula para $uscar o /alor ser0 a se%ui(te; M P"OCV G A2dH2 Y TAHELA1Y O Y 0 F Hasea&o (a c'a/e em A2 e H28 pes-uisar (a ta$ela1 a colu(a O -ue . o /alor8 se(&o -ue &e/e ser exata a i(forma+*o E.2 PRO2H Esta fu(+*o . muito semel'a(te 0 fu(+*o P"OCV com a &ifere(+a -ue a $usca &esta . feita pelas li('as e (*o pelas colu(as Por exemplo;
A 2 3 4 5 Eixos / 2 3 F7rmula bFRTC!5PEixosPQA1OC/Q$Q,ERIAIE"RT6 6 *olamentos / 7 : Descrio 8resultado9 Fes4uisa Eixos na lin#a 1 e retorna o valor 4ue est na lin#a $ da mesma coluna 5/6 Fes4uisa Rolamentos na lin#a 1 e retorna o valor 4ue est na lin#a . da mesma coluna 576 Fes4uisa ) na lin#a 1 e retorna o valor 4ue est na lin#a . da mesma coluna. Como ) n'o % uma coincid>ncia exata0 ser usado o maior valor 4ue se+a inferior a )O Eixos 526 Fes4uisa Farafusos na lin#a 1 e retorna o valor 4ue est na lin#a / da mesma coluna 5116 Fes4uisa . na primeira lin#a da constante de matri- e retorna o valor 4ue est na lin#a $ da C #arafusos ; 1< 11

bFRTC!5PRolamentosPQA1OC/Q.QFAL T6

bFRTC!5P)PQA1OC/Q.Q,ERIAIE"RT6

bFRTC!5PFarafusosPQA1OC/Q/6

bFRTC!5.Qc1.$..QPaP0PbP0PcPQPdP0PeP0PfPdQ$Q,ERIAIE"RT6

mesma coluna 5c6

E.- 2ORRESP "etor(a a posi+*o relati/a &e um /alor procura&o em uma colu(a8 como por exemplo;

A #roduto )ananas Laran+as =a&'s F>ras F7rmula bCTRRE F5.;Q)$O)2Q1 6 bCTRRE F5/1Q)$O)2Q< 6 bCTRRE F5/<Q)$O)2QL 16

6 Conta"em $2 .: /< /1 Descrio 8resultado9 Como n'o existe uma correspond>ncia exata0 % retornada a posi&'o do pr*ximo valor mais baixo 5.:6 no intervalo )$O)2. 5$6 A posi&'o de /1 no intervalo )$O)2. 5/6

Retorna um erro por4ue o intervalo )$O)2 n'o est em ordem decrescente. H9eI

F. a

FDRM<LAS +E TEBTO EXT TEXTO; "etor(a os caracteres &o i(ter/alo solicita&o (a f?rmula Por exemplo; MEXT TEXTOGA2Y1YSF 8 se(&o o co(te)&o &e A2 i%ual 0 _OI1VILLE8 o retor(o ser0 _OI $ AI"EITA=EST:E"AA; "etor(a uma &etermi(a&a -ua(ti&a&e &e caracteres 0 partir &a &ireita ou es-uer&a &o co(te)&o &e uma c.lula8 por exemplo; MAI"EITAGA2YOF8 se(&o o co(te)&o &e A2 i%ual 0 _OI1VILLE8 o retor(o ser0 _OI1V MEST:E"AAGA2YOF8 se(&o o co(te)&o &e A2 i%ual 0 _OI1VILLE8 o retor(o ser0 VILLE c 1e! CA"ACT; "etor(a a -ua(ti&a&e &e caracteres &e uma &etermi(a&a c.lula8 por exemplo; M1e! CA"ACTGA2F8 se(&o o co(te)&o &e A2 i%ual a _OI1VILLE8 o retor(o ser0 R & CO1CATE1AfgO; Para co(cate(ar &a&os tam$.m po&e ser utili4a&o o s2m$olo d8 como por exemplo;

@>O"A! VE1AIAOS BdA1dB1O TOTAL AE @A2dB E! _OI1VILLE B8 se(&o o co(te)&o &as c.lulas A1 e A2 O00 e 20000 respecti/ame(te G. FDRM<LAS E.2A+EA+AS Exemplos &e f?rmulas e(ca&ea&as; a MSEGEGFF

Valor Cliente Cidade Vendas Salfer em Joinville SAL>E _OI1VILL MSEGEGH9MhSAL>E"hYC9Mh_OI1VILLEhFYA9Y R00 " E 0F

MSEGO:GFF

Valor Cliente Cidade Vendas Salfer ou em Curitiba SAL>E _OI1VILL MSEGO:GH9MhSAL>E"hYC9MhC:"ITIHAhFYA R00 " E 9Y0F C:"ITIH MSEGO:GHOMhSAL>E"hYCOMhC:"ITIHAhFYA R00 TESTE A OY0F

M"EPTG1e! CA"ACTGFF

Loja 1 2 S S0 100

Loja Formatada M"EPTGh0hYS71e! CA"ACTGE10FFdE10 M"EPTGh0hYS71e! CA"ACTGE11FFdE11 M"EPTGh0hYS71e! CA"ACTGE12FFdE12 M"EPTGh0hYS71e! CA"ACTGE1SFFdE1S M"EPTGh0hYS71e! CA"ACTGE19FFdE19

1H. TA4ELA +I.IMI2A

Ta$ela Ai(Jmica . $asta(te )til -ua(&o -ueremos a(alisar &a&os em uma estrutura &ifere(te &a -ue temos (o $a(co &e &a&os Para uma pla(il'a &e co(tas a pa%ar o(&e '0 i(forma+,es &i%ita&as uma a$aixo &a outra8 -ueremos /isuali4ar por colu(as8 usamos a Ta$ela Ai(Jmica (o me(u Aa&os="elat?rio &a ta$ela &i(Jmica Vejamos os &a&os &i%ita&os (a primeira pla(il'a e lo%o a$aixo a Ta$ela Ai(Jmica pro(ta com os &a&os or%a(i4a&os

11. 7ALI+AO Po&emos &efi(ir para um campo uma &efi(i+*o &e &i%ita+*o8 ou seja8 uma /ali&a+*o para o campo 1o campo /alor por exemplo8 some(te po&er0 ser &i%ita&os /alores maior ou i%ual a "V 100800 Para isto8 usamos a op+*o Vali&a+*o (o me(u Aa&os=Vali&a+*o O$ser/e a$aixo as etapas para /ali&ar um campo

Em Aefi(i+,es &efi(imos -ual a /ali&a+*o a ser aplica&a8 em !e(sa%em &e e(tra&a &efi(e7se -ual a me(sa%em -ue &e/e aparecer -ua(&o o cursor . posicio(a&o (o campo e por fi(al em Alerta &e erro -ual a me(sa%em a ser mostra&a se &i%itamos um /alor fora &as &efi(i+,es aplica&as

Em Aefi(i+,es &efi(imos -ual a /ali&a+*o a ser aplica&a8 em !e(sa%em &e e(tra&a &efi(e7se -ual a me(sa%em -ue &e/e aparecer -ua(&o o cursor . posicio(a&o (o campo e por fi(al em Alerta &e erro -ual a me(sa%em a ser mostra&a se &i%itamos um /alor fora &as &efi(i+,es aplica&as 12. SEEERROS Com a fu(+*o EE""OS elimi(amos o pro$lema -ue temos -ua(&o usamos a fu(+*o P"OCV e este (*o e(co(tra re%istros Tua(&o o P"OCV (*o e(co(tra um re%istro8 o Excel retor(a o s2m$olo i1=A Em ape(as uma f?rmula (a pla(il'a (*o seria pro$lema8 mas -ua(&o '0 um %ra(&e ()mero &e f?rmulas (a pla(il'a8 po&e ficar uma polui+*o /isual Elimi(amos isso com o EE""OS Tua(&o aplicamos a fu(+*o EE""OS em uma f?rmula -ue co(t.m o P"OCV8 o Excel retor(a como VE"AAAEI"O -ua(&o aparece o i1=A Po&emos apro/eitar isto e usar a fu(+*o SE8 ou seja8 some(te fa4 o c0lculo se for falso8 pois se for /er&a&eiro8 si%(ifica -ue o P"OCV (*o e(co(trou re%istro

1-. 2O.JELAR PAI.KIS

Atra/.s &o me(u _a(ela=Co(%elar pai(.is po&emos &efi(ir -ue a li('a &e ca$e+al'o &a pla(il'a perma(e+a sempre /is2/el mesmo rola(&o a tela para $aixo Tam$.m . poss2/el co(%elar a colu(a ou colu(as ime&iatame(te a es-uer&a &o po(to o(&e co(%elamos A re%ra . $em simples A partir &o po(to o(&e o cursor est0 posicio(a&o8 -ua(&o co(%elar pai(.is8 ser0 co(%ela&o as li('as acima e a es-uer&a &o cursor Se posicio(ar o cursor em A2 ser0 co(%ela&o a li('a 18 por.m (*o ser0 co(%ela&o (e('uma colu(a8 pois a es-uer&a &e A2 (*o '0 colu(as8 mas se posicio(armos o cursor em H28 ser0 co(%ela&o a li('a 1 e a colu(a A8 -ue est*o respecti/ame(te acima e a es-uer&a &o cursor 1/. JRLFI2OS

Para criar um %r0fico8 cli-ue em um tipo &e %r0fico (o %rupo Jr:)icos &a %uia Inserir

A-ui est0 uma pla(il'a mostra(&o -ua(tas caixas &e C'0 1ort'5i(& Tra&ers foram /e(&i&as i(&i/i&ualme(te por trEs /e(&e&ores ao lo(%o &e trEs meses 3 (ecess0rio um %r0fico -ue compare mEs a mEs o &esempe('o &e ca&a /e(&e&or &ura(te o primeiro trimestre &o a(o Para criar o %r0fico8 selecio(e os &a&os -ue &eseja plotar8 i(clusi/e os t2tulos &as colu(as G_a(eiro8 >e/ereiro8 !ar+oF e os r?tulos &as li('as Gos (omes &os /e(&e&oresF Em se%ui&a8 cli-ue (a %uia Inserir e8 (o %rupo Jr:)icos8 cli-ue (o $ot*o2o'%nas Seria poss2/el selecio(ar outro tipo &e %r0fico8 mas os %r0ficos &e colu(as %eralme(te s*o usa&os para comparar ite(s e fu(cio(ar*o $em para essa &emo(stra+*o Aepois &e clicar em 2o'%nas8 ser0 poss2/el escol'er e(tre /0rios tipos &e %r0ficos &e colu(as Cli-ue em 2o'%nas Agr%*a(as8 o primeiro %r0fico &e colu(as &a lista 2o'%nas 2+

:ma Aica &e Tela exi$e o (ome &o tipo &e %r0fico ao posicio(ar o po(teiro &o mouse so$re -ual-uer tipo &e %r0fico A Aica &e Tela tam$.m for(ece uma &escri+*o &o tipo &e %r0fico e i(forma -ua(&o ca&a tipo &e/e ser usa&o Isso . tu&o8 um %r0fico foi cria&o em cerca &e &e4 se%u(&os +ica Se -uiser mo&ificar o tipo &o %r0fico &epois &e cri07lo8 cli-ue &e(tro &o %r0fico 1a

%uia +esign so$ Ferramen as (e Jr:)ico8 (o %rupo Ti*o8 cli-ue em A' erar Ti*o (e Jr:)ico e selecio(e outro tipo

1este %r0fico8 os &a&os &e ca&a c.lula &a pla(il'a correspo(&em a uma colu(a Os t2tulos &as li('as G(omes &os /e(&e&oresF s*o o texto &a le%e(&a &o %r0fico8 < &ireita8 e os t2tulos &as colu(as Gmeses &o a(oF ficam (a parte i(ferior &o %r0fico Como . poss2/el perce$er ime&iatame(te (este %r0fico &e colu(as8 a /e(&e&ora Ce(ci(i Greprese(ta&a pela colu(a &o meio em ca&a mEsF /e(&eu mais c'0 em ja(eiro e fe/ereiro8 mas foi supera&a por Ciussa(i em mar+o Os &a&os &e ca&a /e(&e&or aparecem em trEs colu(as separa&as8 uma para ca&a mEs A altura &e ca&a %r0fico . proporcio(al ao /alor &a c.lula -ue represe(ta O %r0fico compara mEs a mEs o &esempe('o &os trEs /e(&e&ores Ca&a li('a &e &a&os &e /e(&e&or tem uma cor &ifere(te (o %r0fico A le%e(&a &o %r0fico8 cria&a a partir &os t2tulos &as li('as (a pla(il'a Gos (omes &os /e(&e&oresF8 i(forma -ual cor represe(ta os &a&os &e ca&a /e(&e&or Os &a&os &e Ciussa(i8 por exemplo8 aparecem em a4ul escuro e est*o (a colu(a es-uer&a &e ca&a mEs Os t2tulos &as colu(as &a pla(il'a8 _a(eiro8 >e/ereiro e !ar+o8 a%ora est*o (a parte i(ferior &o %r0fico j es-uer&a &o %r0fico8 o Excel criou uma escala &e ()meros para aju&07lo a i(terpretar as alturas &as colu(as

+ica

Tual-uer altera+*o -ue feita (os &a&os &a pla(il'a ap?s a cria+*o &o %r0fico ser0

mostra&a i(sta(ta(eame(te (o %r0fico

Tua(&o um %r0fico . cria&o8 as >errame(tas &e Cr0fico8 -ue i(cluem as %uias Aesi%(8 LaIout e >ormatar8 aparecem (a >aixa A(tes &e co(ti(uar tra$al'a(&o com seu %r0fico8 . preciso co('ecer as >errame(tas &e Cr0fico Tua(&o um %r0fico . i(seri&o (a pla(il'a8 as >errame(tas &e Cr0fico8 -ue i(cluem as %uias Aesi%(8 LaIout e >ormatar8 aparecem Essas %uias co(tEm os coma(&os (ecess0rios para tra$al'ar com %r0ficos Tua(&o co(cluir o %r0fico8 cli-ue fora &ele As >errame(tas &e Cr0fico &esaparecer*o Para restaur07las8 cli-ue &e(tro &o %r0fico Isso far0 as %uias reaparecerem Porta(to8 (*o se preocupe se os coma(&os &e (ecess0rios (*o esti/erem /is2/eis o tempo to&o Execute as etapas i(iciais8 i(seri(&o um %r0fico Gusa(&o o %rupo Jr:)icos (a %uia InserirF ou clica(&o &e(tro &e um %r0fico existe(te Em se%ui&a8 os coma(&os (ecess0rios aparecer*o

Aifere(tes mo&os &e exi$i+*o &os mesmos &a&os &a pla(il'a ^0 mais coisas -ue po&em ser feitas com os seus &a&os al.m &e criar um %r0fico 3 poss2/el alterar a forma como o seu %r0fico compara &a&os clica(&o em um $ot*o para alter(ar &e um mo&o &e exi$i+*o &e %r0fico para outro O %r0fico -ue cria&o compara o &esempe('o &os /e(&e&ores O Excel a%rupou os &a&os por colu(as &a pla(il'a e comparou as fileiras &a pla(il'a para mostrar como ca&a /e(&e&or se saiu com rela+*o aos &emais Isso . mostra&o (o %r0fico < es-uer&a &a ima%em Por.m8 outra ma(eira &e o$ser/ar esses &a&os seria comparar as /e(&as &e ca&a /e(&e&or mEs ap?s mEs Para criar esse mo&o &e exi$i+*o &o %r0fico8 cli-ue em A' ernar 1o %r0fico &a &ireita8 os &a&os est*o Lin#aM2o'%na (o %rupo +a(os &a %uia +esign

a%rupa&os por li('as e comparam as colu(as &a pla(il'a A%ora o %r0fico mostra al%o &ifere(te; o &esempe('o &e ca&a /e(&e&or8 mEs a mEs8 em compara+*o com suas pr?prias /e(&as (os outros meses Para /oltar ao mo&o &e exi$i+*o ori%i(al &o %r0fico8 cli-ue (o/ame(te em A' ernar Lin#aM2o'%na +ica Para ma(ter am$os os mo&os &e exi$i+*o &os &a&os8 selecio(e o se%u(&o mo&o &e

exi$i+*o8 copie7o e cole7o (a pla(il'a Em se%ui&a8 /olte ao mo&o &e exi$i+*o ori%i(al &o %r0fico clica(&o (o %r0fico ori%i(al e8 em se%ui&a8 clica(&o em A' ernar Lin#aM2o'%na

Os t2tulos &e %r0fico i(corporam i(forma+,es &escriti/as aos %r0ficos 3 uma $oa i&.ia a&icio(ar t2tulos &escriti/os ao %r0fico para -ue os leitores (*o te('am -ue a&i/i('ar &o -ue se trata 3 poss2/el atri$uir um t2tulo ta(to ao pr?prio %r0fico como aos seus eixos8 -ue me&em e &escre/em os &a&os &o %r0fico Este %r0fico tem &ois eixos j es-uer&a fica o eixo /ertical Gtam$.m co('eci&o como eixo &e /alor ou eixo IF Esse eixo . a escala &e ()meros com $ase (a -ual . i(terpreta&a a altura &as colu(as Os meses &o a(o8 (a parte i(ferior8 ficam (o eixo 'ori4o(tal Gtam$.m co('eci&o como eixo &e cate%oria ou eixo xF :ma ma(eira r0pi&a &e a&icio(ar t2tulos ao %r0fico . clicar (o %r0fico para selecio(07lo e8 em se%ui&a8 ir at. o %rupo LaNo% (e Jr:)ico (a %uia +esign Cli-ue (o $ot*o Mais eleme(tos &o %r0fico A ima%em mostra o LaIout R8 -ue a&icio(a espa+os reser/a&os para um t2tulo &e %r0fico e t2tulos &e eixos Os t2tulos s*o &i%ita&os &iretame(te (o %r0fico O t2tulo &este %r0fico . C'0 1ort'5i(& Tra&ers8 o (ome &o pro&uto O t2tulo &o eixo /ertical8 < es-uer&a8 . Caixas Ve(&i&as O t2tulo &o eixo 'ori4o(tal8 (a parte i(ferior8 . Ve(&as (o Primeiro Trimestre Ser0 poss2/el /er como &i%itar os t2tulos (a sess*o pr0tica (o fi(al &a li+*o Tam$.m 'a/er0 uma oportu(i&a&e &e experime(tar outros laIouts para /er como . poss2/el alterar a &isposi+*o &os &ifere(tes eleme(tos &o %r0fico8 como a le%e(&a e os t2tulos +ica Outra ma(eira &e i(serir t2tulos . ir at. a %uia LaNo% 8 (o %rupo R= %'os L08 $asta para /er to&os os laIouts Ca&a op+*o mostra &ifere(tes laIouts -ue alteram a &isposi+*o &os

a&icio(ar t2tulos clica(&o em T %'os (e Jr:)ico e T %'os (e Eixo

11. MA2ROS Se /ocE tem uma tarefa -ue /ocE executa repeti&ame(te8 e(t*o /ocE po&e %ra/ar to&as elas em uma macro para -ue /ocE %a('e tempo Primeirame(te a a$a Aese(/ol/e&or &e/e estar ati/a&a Para ati/07la cli-ue (o $ot*o &o Office (o ca(to superior es-uer&o e em Op+,es &o Excel !ar-ue a op+*o @!ostrar %uia Aese(/ol/e&or (a >aixa &e Op+,esB;

A%ora (a a$a Aese(/ol/e&or cli-ue em Cra/ar !acro AE um (ome para a macro e cli-ue em OD;

A %ra/a+*o ser0 i(icia&a A%ora reali4e as tarefas -ue /ocE %eralme(te fa48 como atuali4ar uma pla(il'a ou E&it07la por exemplo Ap?s ter co(clu2&o8 (a a$a Aese(/ol/e&or cli-ue em Parar Cra/a+*o;

%ara visualizar a macro #ravada, cli8ue em 'acros. @elecione a 8ue voc/ nomeou e cli8ue em 6ditar. %ara atribuir uma macro a um boto ou a uma forma, simplesmente cli8ue com o boto direito no mesmo e em *tribuir 'acro, e selecionar a macro deseAada.

1@. FORMATAO 2O.+I2IO.AL Ci(co pri(cipais ra4,es para usar formata+*o co(&icio(al (o Excel 2007 1 Para tor(ar os &a&os mais /isualme(te atrae(te 2 Para tor(ar suas pla(il'as mais f0cil &e perce$er (um 0pice S Para i&e(tificar &etermi(a&os tipos &e ()meros para auxiliar (a resolu+*o &e pro$lemas 9 Para aju&07lo a tirar co(clus,es a partir &e seus &a&os O Para exi$ir /isualme(te para o usu0rio o -ue . h$oah ou hruimh8 usa(&o /er&e e /ermel'o :sa(&o formata+*o co(&icio(al po&e aju&ar a mel'orar suas pla(il'as Eles ser*o mais /isualme(te atrae(te e permitir0 ao usu0rio /er o -ue os /alores est*o (um 0pice >ormata+*o co(&icio(al permite7l'e formato si%(ificati/as -ua(ti&a&es &e &a&os r0pi&a e facilme(te 7 e(-ua(to ai(&a est0 se(&o capa4 &e &isti(%uir &ifere(tes tipos &e &a&os VocE po&e criar re%ras para a formata+*o &e op+,es -ue permitir*o !icrosoft Excel para auto7 formato para /ocE A-ui est*o os trEs passos simples se%uir este exemplo 1 Selecio(e as c.lulas -ue /ocE &eseja formatar 2 Cli-ue (o $ot*o Forma a!"o 2on(iciona' (o Jm$ito &o me(u Pri(cipal8 Estilos se+*o

S Selecio(e seu re%ras Para este exemplo8 temos trEs re%ras impostas A primeira foi a &e -ue -ual-uer /alor maior &o -ue " V 200 era /er&e

A mesma l?%ica foi aplica&a para o se%u(&o e terceiro re%ras A se%u(&a re%ra . -ue -ual-uer coisa e(tre :S V 200 e :S V 0 foi formata&o amarelo A terceira re%ra foi a &e -ue (a&a me(os -ue " V 0 foi formata&o /ermel'o A-ui est0 o -ue uma parte &a pla(il'a parece aca$a&o

Se /ocE (*o %osta &estas op+,es &e formata+*o8 o !icrosoft Excel 2007 tem /0rios (o/os >ormata+*o Co(&icio(al op+,es -ue /ocE po&e utili4ar Por exemplo8 /ocE po&e i(serir kco(es colori&os como setas8 $ar c'arts como (o se%u(&o exemplo8 ou mesmo uma %ama &e cores automaticame(te selecio(a&o como (o )ltimo exemplo

Se mais tar&e /ocE &eci&ir -ue (*o &eseja /er as suas c.lulas a serem co(&icio(alme(te formata&os8 tu&o o -ue /ocE precisa fa4er . limpar a formata+*o Para fa4er isso8 selecio(e o $ot*o >ormata+*o Co(&icio(al e seleccio(e Limpar "e%ime(to Em se%ui&a8 selecio(e se /ocE -uer -ue as re%ras claras ape(as a partir &as c.lulas selecio(a&as ou &e to&o o tra$al'o

You might also like