You are on page 1of 4

ISOLADA COMEANDO DO ZERO Lngua Portuguesa Rodrigo Bezerra

5. Indique a alternativa correta: a) Tratavam-se de questes fundamentais. b) Comprou-se terrenos no subrbio. c) Precisam-se de datilgrafas. d) Reformaram-se terrenos. e) Obedeceram-se aos severos regulamentos. 6. Num dos provrbios abaixo a concordncia prescrita pela gramtica foi desrespeitada. Indique-a: a) No se apanham moscas com vinagre. b) Casamento e mortalha no cu se talha. c) Quem ama o feio bonito lhe parece. d) De boas ceias, as sepulturas esto cheias e) Quem cabras no tem e cabritos vende de algum lugar lhe vm. 7. Assinale a opo em que a lacuna pode ser preenchida por qualquer das duas formas verbais indicadas entre parnteses. a) Um dos seus sonhos ________ morrer na terra natal. (era, eram) b) Aqui no _____________ os stios onde eu brincava. (existe existem) c) Uma poro de sabis ____________________ na laranjeira (cantava, cantavam) d) No __________ em minha terra belezas naturais. (falta, faltam) e) Sou eu que ___________morrer ouvindo o canto do sabi (quero, quer) 8. Assinale a alternativa abaixo, cuja seqncia enumera corretamente as frases: (1) Concordncia verbal correta. (2) Concordncia verbal incorreta. ( ) Ireis de carro tu, vossos primos e eu. ( ) O pai ou o filho assumir a direo do colgio. ( ) Mais de um dos candidatos se insultaram. ( ) Os meninos parecem gostarem dos brinquedos. ( ) Faz dez anos todos esses fatos.

9.(TRE/PR) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta em: (A) O mundo moderno, apesar das pesquisas que se desenvolve atualmente, ainda dependem dos derivados de petrleo. (B) sabido de todos as situaes que resulta em desastre para o meio ambiente do uso excessivo de pesticidas agrcolas. (C) Tem sido feito, em todo o planeta, esforos no sentido de preservar os recursos naturais, muitos dos quais j vem se esgotando. (D) A gua, um dos recursos naturais essenciais vida no planeta, j se mostram escassos em regies bastante populosas. (E) A garantia de sobrevivncia de nossa espcie dever basear-se na conscientizao sobre a necessria preservao dos recursos naturais. 10.(TRT/RJ) As normas de concordncia verbal esto plenamente observadas na frase: (A) No convm policiar as palavras que se pronuncia numa conversa informal, quando impera a espontaneidade da fala. (B) Cabem a cada um dos usurios de uma lngua escolher as palavras que mais lhes parecem convenientes. (C) D. Glorinha valeu-se de um palavrrio pelo qual, segundo lhe parecia certo, viessem a impressionar os ouvidos de meu pai. (D) As palavras que usamos no valem apenas pelo que significam no dicionrio, mas tambm segundo o contexto em que se emprega. (E) Muita gente se vale da prtica de utilizar termos, para intimidar o oponente, numa polmica, que demandem uma consulta ao dicionrio. 11.(FCC Ag. Fiscal de Rendas SP) Do ponto de vista da concordncia, est correto o seguinte enunciado: (A) O Mxico precisa de leis condizente com os novos contextos mercadolgicos, precisa quebrar a rigidez em reas como petrleo e telecomunicaes. (B) A Argentina est entre os pases que parece estarem presos armadilha do baixo

www.cers.com.br

ISOLADA COMEANDO DO ZERO Lngua Portuguesa Rodrigo Bezerra

crescimento; a maioria chegaram a desenvolver capacidade tecnolgica em algumas poucas reas. (C) O flego da transio depende, j fazem dcadas, de estrutura fsica e mecanismos institucionais que o sustente. (D) Pode ter havido elevaes significativas na base educacional da populao, talvez sem a proporo de cincia e engenharia que seria desejvel. (E) caracterizado como armadilha da mdia renda a situao em que ocorre um baixo crescimento da produtividade e muito pouca elevao do nmero de profissionais de alta qualificao exercendo atividades criativas.

Observaes importantes: a) Os pronomes oblquos me, te, se, nos, vos podem exercer as funes sintticas de objeto direto e de objeto indireto. Ex.: * Eu quero dizer-te tantas coisas. * Eu no te vi ontem no shopping. b) Os pronomes oblquos o, a, os, as substituem o objeto direto da 3 pessoa. Ex.: * Vou comprar o livro. Vou compr-lo. * Entregaram o documento? Entregaramno? * Entregaremos o produto amanh. Entreg-lo-emos amanh. * Deixaram os filhos na escola. Deixaramnos na escola. c) Os pronomes oblquos lhe, lhes, quando completam verbos, exercem a funo de objeto indireto para verbos transitivos indiretos e verbos transitivos diretos e indiretos. Ex.: * Obedea a seu pai. Obedea-lhe. * Entregaram o documento secretria? Entregaram-lhe o documento. d) Os pronomes oblquos da 3 pessoa o, a, os, as, lhe, lhes possuem como correspondentes tnicos os pronomes ele, ela, eles elas precedidos de preposio. Ex.: * Obedea a seu pai. Obedea-lhe. Obedea a ele. * Entregaram o documento secretria? Entregaram-lhe o documento. Entregaram a ela o documento.

Sintaxe de regncia Observao importante: A regncia verbal contextual, ou seja, depende do contexto em que o verbo se encontra.

Observe... a) Joo cumpriu o seu dever. Joo cumpriu com todo o dever. b)Deus perdoa o pecado. Deus perdoa ao pecador. Deus perdoa o pecado ao pecador.

c) Maria no procedeu bem na festa. Maria, seus argumentos no procedem. d) Ele assistiu s comemoraes natalinas. Essa clusula no mais assiste s consumidoras.

e) Os noivos no precisaram de ningum para a confeco do bolo. Os noivos ainda no precisaram a hora do casamento.

www.cers.com.br

ISOLADA COMEANDO DO ZERO Lngua Portuguesa Rodrigo Bezerra

d) H verbos transitivos indiretos que no aceitam os pronomes lhe, lhes para o objeto indireto. Exigem as formas tnicas preposicionadas a ele, a ela, a eles, a elas. Ex.: a) Eles anuram ao pacto. Eles anuram a ele. b) Eles assistiram ao show. Eles assistiram a ele. Treino Substitua os termos grifados por pronomes oblquos. * Obedea ao mestre. ___________________________ * Avisei o rapaz de que havia perigo. _______________ * No vi a professora entrar. _____________________ * Informei o chefe acerca de tudo. _________________ * Aludiram ao candidato. ________________________

(A) coment-la - acrescentou-lhe - a tornam (B) a comentar - lhe acrescentou - lhe tornam (C) comentar-lhe - acrescentou-lhe - tornam-a (D) coment-la - acrescentou-a - tornam-na (E) a comentar - acrescentou-lhe - tornam-lhe

3.(FCC TRT 23 regio Analista Judicirio) Se h iniciativa e astcia na ao do homem injusto, no h iniciativa e astcia no bom cidado que, apesar de indignado, no confere iniciativa e astcia o mesmo valor que o mau reconhece na iniciativa e na astcia. (A) h elas - no as confere - reconhece nelas. (B) as h - no lhes confere - nelas reconhece. (C) as h - no confere-lhes - as reconhece. (D) h as mesmas - no lhes confere reconhece-lhes. (E) h estas - no as confere - nelas reconhece.

1.(FCC) Est correto o emprego de ambos os pronomes sublinhados na frase: (A) No basta pensar na preveno; exercerlhe o dever que nos compete. (B) Se a violncia indiscriminada, devemos repudi-la, submetendo-a execrao pblica. (C) Quem aceita a barbrie, legitima-lhe; quem lhe rejeita, pede a punio do responsvel. (D) Diante das autoridades, devemos cobr-las as providncias para, nos casos de iminente violncia, prevenir-lhes. (E) Se te prevines, no precisars preocuparse com as situaes sem remdio. 2.(FCC TJ/PE Analista Judicirio) Jeffrey Johnson realizou uma pesquisa, e o autor do texto, ao comentar essa pesquisa, acrescentou a essa pesquisa elementos de sua convico pessoal, que tornam essa pesquisa ainda mais instigante aos olhos do pblico. Evitam-se as viciosas repeties da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, segundo a ordem em que se apresentam, por

4.(FCC) Encontraram um fssil no Vale do Jequitinhonha. Antes de removerem o fssil para o centro de arqueologia, submeteram o mesmo ao tratamento indispensvel a toda descoberta importante, fotografaram o fssil e pediram segurana para poupar o fssil da ao dos curiosos. (A) o removerem - submeteram-lhe - o fotografaram - poupar-lhe (B) o removerem - submeteram-no fotografaram-no - poup-lo (C) removerem-no - o submeteram - o fotografaram - poupar-lhe (D) removerem este - submeteram-lhe - lhe fotografaram - o poupar (E) lhe removerem - submeteram-no fotografaram-no - lhe poupar 5. (FCC) Os jovens bem que tentam, mas no se d aos jovens a oportunidade de um trabalho que recompense os jovens pelos esforos despendidos. Evita-se a repetio de palavras da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, respectivamente, pelas formas:

www.cers.com.br

ISOLADA COMEANDO DO ZERO Lngua Portuguesa Rodrigo Bezerra

(A) se d a aqueles - recompense eles (B) se d a eles - recompense-lhes (C) se lhes d - os recompense (D) se os d - os recompense (E) se d a eles - recompense eles Regncia de alguns verbos 6. ASSISTIR Apresenta quatro regncias distintas: a) verbo transitivo indireto na acepo de ver, presenciar, estar atento a. b) No sentido de ajudar, prestar assistncia, auxiliar, socorrer indistintamente verbo transitivo direto ou verbo transitivo indireto. Como transitivo indireto exige a preposio a. c) Na acepo de caber, pertencer direito ou obrigao um verbo transitivo indireto e exige a preposio a. * Nunca mais assisti a um bom jogo de futebol. * Durante o resgate, alguns transeuntes assistiram os/aos familiares das vtimas. * Ao dono do estabelecimento no assiste o direito de reclamar dos clientes mais exigentes. 8. CHEGAR, IR e DIRIGIR-SE Esses verbos possuem regncias idnticas: No sentido de atingir um determinado lugar, deslocar-se para so, no padro formal da lngua, verbos intransitivos. Exigem a presena de um adjunto adverbial de lugar introduzido, obrigatoriamente, pela preposio a. * Os trs rapazes chegaram a casa totalmente exaustos. * O aeroporto a que ele chegou estava com vrios vos atrasados. * Amigo, aonde eu posso me dirigir para obter informaes?

objeto indireto ser precedido da preposio de. * Ele ainda no esqueceu o acidente. / ou /

* Ele ainda no se esqueceu do acidente. * Ele lembrou o meu aniversrio na ltima hora. / ou / * Ele se lembrou do meu aniversrio na ltima hora. 14. INFORMAR (ALERTAR*, NOTIFICAR*, AVISAR*, CIENTIFICAR* ANUNCIAR*) * Seguem a mesma regncia do verbo informar. a) No sentido de comunicar, dar esclarecimento geralmente usado como verbo transitivo direto e indireto. * Ns sempre os informamos sobre os problemas. * Ns sempre lhes informamos os problemas. * Avisaram ao dono do estabelecimento ontem noite o assalto. * Avisaram o dono do estabelecimento ontem noite sobre o assalto.

11. ESQUECER / LEMBRAR a) Os verbos esquecer e lembrar so transitivos diretos na acepo de sair da lembrana ou vir lembrana respectivamente. Nessa acepo, tambm podem aparecer como transitivos indiretos pronominais (esquecer-se, lembrar-se). O

www.cers.com.br

You might also like