You are on page 1of 5

Tipo de palavra ou slaba

Quando acentuar

Exemplos (como eram)

Observaes (como ficaram)

Proparoxtonas

sempre

simptica, lcido, slido, cmodo

Continua tudo igual ao que era antes da nova ortografia. Observe: Pode-se usar acento agudo ou circunflexo de acordo com a pronncia da regio: acadmico, fenmeno (Brasil) acadmico, fenmeno (Portugal).

Paroxtonas

Se terminadas em: R, X, N, L, I, IS, UM, UNS, US, PS, , S, O, OS; ditongo oral, seguido ou no de S

fcil, txi, tnis, hfen, prton, lbum(ns), vrus, carter, ltex, bceps, m, rfs, bno, rfos, crie, rduos, plen, den.

Continua tudo igual. Observe: 1) Terminadas em ENS no levam acento: hifens, polens. 2) Usa-se indiferentemente agudo ou circunflexo se houver variao de pronncia: smen, fmur (Brasil) ou smen, fmur (Portugal). 3) No ponha acento nos prefixo paroxtonos que terminam em R nem nos que terminam em I: interhelnico, super-homem, anti-heri, semi-internato.

Oxtonas

Se terminadas em: A, AS, E, ES, O, OS, EM, ENS

vatap, igarap, av, avs, refm, parabns

Continua tudo igual. Observe: 1. terminadas em I, IS, U, US no levam acento: tatu, Morumbi, abacaxi. 2. Usase indiferentemente agudo ou circunflexo se houver variao de pronncia: beb, pur (Brasil); beb, pur (Portugal).

Monosslabos tnicos (so oxtonas tambm)

terminados em A, AS, E, ES, O,OS

v, ps, p, ms, p, ps

Continua tudo igual. Atente para os acentos nos verbos com formas oxtonas: ador-lo, debat-lo, etc.

e em palavras oxtonas e

e levam acento se estiverem sozinhos na slaba

sada, sade, mido, a, Arajo, Esa, Lus, Ita,

1. Se o i e u forem seguidos de s, a regra se mantm: balastre, egosmo, bas, jacus. 2. No se acentuam i e u

paroxtonas

(hiato)

bas, Piau

se depois vier 'nh': rainha, tainha, moinho. 3. Esta regra nova: nas paroxtonas, o i e u no sero mais acentuados se vierem depois de um ditongo: baiuca, bocaiuva, feiura, maoista, saiinha (saia pequena), cheiinho (cheio). 4. Mas, se, nas oxtonas, mesmo com ditongo, o i e u estiverem no final, haver acento: tuiui, Piau, tei.

Ditongos abertos em palavras paroxtonas

EI, OI

idia, colmia, bia

Esta regra desapareceu (para palavras paroxtonas). Escreve-se agora: ideia, colmeia, celuloide, boia. Observe: h casos em que a palavra se enquadrar em outra regra de acentuao. Por exemplo: continer, Mier, destrier sero acentuados porque terminam em R.

Ditongos abertos em palavras oxtonas

IS, U(S), I(S)

papis, heri, heris, trofu, cu, mi (moer)

Continua tudo igual (mas, cuidado: somente para palavras oxtonas com uma ou mais slabas).

Verbos arguir e redarguir (agora sem trema)

arguir e redarguir usavam acento agudo em algumas pessoas do indicativo, do subjuntivo e do imperativo afirmativo.

Esta regra desapareceu. Os verbos arguir e redarguir perderam o acento agudo em vrias formas (rizotnicas): eu arguo (fale: ar-g-o, mas no acentue); ele argui (fale: ar-gi), mas no acentue.

Verbos terminados em guar, quar e quir

aguar enxaguar, averiguar, apaziguar, delinquir, obliquar usavam acento

Esta regra sofreu alterao. Observe:. Quando o verbo admitir duas pronncias diferentes, usando a ou i tnicos, a acentuamos estas vogais: eu guo, eles guam e enxguam a roupa

agudo em algumas pessoas do indicativo, do subjuntivo e do imperativo afirmativo.

(a tnico); eu delnquo, eles delnquem ( tnico). tu apazguas as brigas; apazguem os grevistas. Se a tnica, na pronncia, cair sobre o u, ele no ser acentuado: Eu averiguo (diga averi-go, mas no acentue) o caso; eu aguo a planta (diga a-g-o, mas no acentue).

o, ee

vo, zo, enjo, vem

Esta regra desapareceu. Agora se escreve: zoo, perdoo veem, magoo, voo.

Verbos ter e vir

na terceira pessoa do plural do presente do indicativo

eles tm, eles vm

Continua tudo igual. Ele vem aqui; eles vm aqui. Eles tm sede; ela tem sede.

Derivados de ter e vir (obter, manter, intervir)

na terceira pessoa do singular leva acento agudo; na terceira pessoa do plural do presente levam circunflexo

ele obtm, detm, mantm; eles obtm, detm, mantm

Continua tudo igual.

Acento diferencial

Esta regra desapareceu, exceto para os verbos: PODER (diferena entre passado e presente. Ele no pde ir ontem, mas pode ir hoje. PR (diferena com a preposio por): Vamos por um caminho novo, ento vamos pr casacos; TER e VIR e seus compostos (ver acima). Observe: 1) Perdem o acento as palavras compostas com o verbo PARAR: Pararaios, para-choque. 2) FRMA (de bolo): O acento ser opcional; se possvel, deve-se evit-lo: Eis aqui a forma para pudim, cuja forma de

pagamento parcelada.

Defina o conceito de significante e significado.

R: Ao pronunciarmos uma determinada palavra, duas noes se fazem prevalecer mediante a sua materializao, ora demarcadas pelo significante e pelo significado. Dessa forma, o significado se refere imagem mental que criamos de um determinado vocbulo; e o significante diz respeito representao desse vocbulo, ou seja, por meio dos fonemas e, consequentemente, das slabas, que, uma vez justapostas, tendem a represent-lo graficamente.
A ttulo de ilustrao citamos a palavra casa, cujo significado se manifesta pela ideia de habitao, moradia; e o significante por meio da seguinte representao fontica: /k/a/z/a. Tendo em vista os conhecimentos de que voc dispe acerca das articulaes da lngua, registre suas impresses a respeito de tal assunto. Resposta da Questo Imprime-se a esse discurso o fato de as articulaes da lngua serem demarcadas pela primeira articulao e pela segunda articulao.Ambas se encontram interrelacionadas, haja vista que esta diz respeito combinao que fazemos dos fonemas (considerados unidades mnimas sonoras que, uma vez agrupados, constituem os signos); e aquela, por sua vez, faz referncia combinao que fazemos dos signos lingusticos (resultantes da unio do significante + o significado) ao criarmos frase, oraes e perodos, tendo em vista a evidente sequncia lgica e ordenada dos enunciados.

As articulaes da lngua dizem respeito combinao existente entre os signos e os sons que h entre as palavras A lngua representa um conjunto de signos mediados por um sistema convencional, pertencente a um grupo de indivduos. Logo, preciso entender o processo que ocorre mediante a materializao das palavras utilizadas para construir discursos e, assim, expor pensamentos e opinies. Ao pronunciarmos as palavras, utilizamos duas combinaes: uma diz respeito aos sons que elas representam fazendo referncia ao significante; e outra diz respeito ideia associada a elas denominada significado. Dessa forma, cabe ressaltar que a primeira articulao se refere a uma combinao lgica que h entre esses signos: os vocbulos, as frases, depois as oraes e em seguida os textos. A ttulo de tornar ainda mais claro o que afirmamos, observe:

Cinema vou ao hoje. Combinando os elementos da orao, obteramos: Vou hoje ao cinema. Tal relacionamento, realizado de modo correto, resulta na primeira articulao, da qual falamos. A segunda articulao da lngua diz respeito combinao de fonemas dentro de cada signo lingustico, formado pelo significante e pelo significado. Dessa forma, vejamos: /r/a/t/o/ /g/a/t/o /f/a/t/o /p/a/t/a /b/a/t/a Notamos que a distino de significado que h entre as palavras que nos serviram de exemplo se d mediante as distintas unidades fnicas ora denominadas fonemas. Mediante tais elucidaes, chegamos concluso que quando h a combinao entre os signos temos a primeira articulao da lngua, e quando h a combinao entre fonemas h a segunda articulao dessa. Por Vnia Maria Do Nascimento Duarte

You might also like