You are on page 1of 46

PIBID FSICA FECLESC UECE CAPES PROGRAD

EXPERIMENTOS DE FSICA UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E FCIL ACESSO.

AUTORES: ALEXANDRE G. PINHEIRO, FCO ADALCLIO B. PIMENTA, MARCELA DA SILVA FELCIO, ANTONIO MICHAEL DE O. DA SILVA, FRANCIMAGNO DE FREITAS NUNES, MARIA LUANA S. ALMEIDA ALESSANDRA ALEXANDRINO AQUINO, JOS ALDI DE LIMA FILHO, RAIMUNDO IVAN DE OLIVEIRA JUNIOR, FRANCISCO GILVANE SAMPAIO DE OLIVEIRA, FCO. VLADIMIR VITORIANO DA SILVA,FCO. EDSON RODRIGUES DA SILVA, ANTNIA MARIA JOS PINHEIRO, CARLOS ALEFF DE CASTRO LUCENA,FCO EVANDRO DOS SANTOS, FCO KLEVINHO F DOS SANTOS, RA FIGUEREDO JUC, FRANCISCO EDUARDO DA SILVA DO CARMO, ERANDI DE LIMA CRUZ.

Captulo 1

Prefcio
Este livro tem o objetivo de apresentar para as escolas, do Cear e do Brasil, experimentos de fsica de baixo custo. Se utilizando de pouca habilidade e de nenhum risco a sade na confeco dos mesmos, pois no sero utilizados, cidos fortes, materiais txicos, lminas cortantes, etc... Isto no produto nal. E para a confeco, em alguns casos, usaremos tesouras, alicates, agulhas, etc... Ou seja itens j usados do nosso cotidiano. Este trabalho resultado do trabalho dos bolsistas autores supracitados, decorrente de bolsa do PIBID de Fsica da FECLESC da Universidade Estadual do Cear. So bolsistas que alm de terem contato com estudantes de escolas carentes de ensino mdio e fundamental. Tambm sentiram na pele a falta de materiais e aulas de laboratrio de fsica, em nosso Estado do Cear. Esta realidade vem mudando de forma gradativa, pois o governo, independente de seus gestores, tem propiciado licitaes e aquisies de materiais prossionais, para estas aulas. Claro que nada perfeito. E o bom professor sempre deve estimular o aluno a criar experimentos baseados nos existentes, como forma de aprimorar sua formao. Pois no aprender, criar melhor que comprar. Esperamos que este mini-manual possa ajudar as escolas, carentes e/ou abastadas de recursos, pois a inteno estimular a criatividade e complementar as aulas vistas em sala. Cada bolsista participa com pelo menos um captulo, em que monta e testa, antes de publicar seu experimento. Este livro ir aumentar e contar com mais autores. Desta forma contribui-se pela melhor educao de nosso pas. Deus seja louvado ! Os Autores.

Seo 1

FONTE DE HERON
AUTOR: CARLOS ALEFF DE CASTRO LUCENA

INTRODUO: Com tal montagem voc conseguir facilmente um jato de gua de at 35 cm de altura, de modo continuo, por mais de 20 minutos, usando apenas como energia inicial, o trabalho de colocar uma garrafa cheia de gua numa plataforma elevada. A fonte de Heron (e suas variantes) o que apresentaremos nesse trabalho. DESCRIO DO EXPERIMENTO: Essa uma fonte que parece desaar a lei da conservao da energia. Consta de um recipiente aberto (A) e dois fechados (B e C) ligados por trs tubos 1, 2 e 3, como mostra a gura. A gua cai de A para C pelo tubo 1 e empurra o ar pelo tubo 2 para o recipiente B. A gua em B, pressionada pelo ar que vem de C, sobe pelo tubo 3 e jorra com um jato pela ponta do tubo. Quando o recipiente B se esvazia, a fonte pra de funcionar. ANLISE: A explicao para o funcionamento dessa fonte ca clara quando observada ao vivo. Os aumentos de presso causados pela gua que cai no recipiente C e pelo ar que sobe pelo tubo 2, empurram a gua pelo tubo 3, fazendo-a jorrar pela ponta na desse tubo..

Material: 1. Dois frascos de 1 ou 2 litros uma bacia media. Garrafas plsticas de refrigerante podem servir, embora tenham uma boca estreita. Rolhas de borracha, cortia ou qualquer material adequado com dois furos estreitos, 2. Tubos plsticos rgidos. Um suporte como mostra a gura.

Montagem Use a imagem mostrada no inicio como base, Primeiro monte o suporte, depois faa os furos nas rolhas que caram nas garrafas e no fundo da bacia, coloque as rolhas e os tubos de modo que quem bem colados e no fuja o ar, no use tubos muito grossos. Obs: (No frasco que car entre a bacia e o outro frasco no pode usar cola ou outro material para vedar a rolha, pois ele ser aberto quando se precisar fazer o experimento outras vezes). Quando a montagem estiver completa encha o frasco que est logo baixo da bacia e o feixe bem, o resto do funcionamento da fonte ser feito por conta da presso entre os recipientes, se no houve nenhum vazamento a fonte pode funcionar por ate 20 minutos com um jato que pode chegar a 35 cm de altura. Veja como a sua fonte deve car montada:

Seo 2

A MOEDA QUE CAI NO COPO


AUTOR: ERANDI DE LIMA CRUZ

INTRODUO: Conhecida como princpio da inrcia,a Primeira lei de Newton arma que a fora resultante (o vetor soma de todas as foras que agem em um objeto) nula, logo

Material: 1. Um copo de vidro; 2. Uma moeda; 3. Uma capa de papelo para CD.

a velocidade do objeto constante. Consequentemente:Um objeto que est em repouso car em repouso a no ser que uma fora resultante atue sobre ele. Um objeto que est em movimento no mudar a sua velocidade a no ser que uma fora resultante atue sobre ele. OBJETIVO: O experimento teve como objetivo mostrar, atravs da prtica, como funciona e como aplicada a primeira lei de Newton, lei da Inrcia, com um experimento de improviso. DESCRIO DO EXPERIMENTO: A montagem e a execuo do experimento so bastante simples: coloque uma capa de papelo para CD na boca do copo. Sobre essa capa coloque uma moeda, bem no meio da boca do copo. D uma pancada, lanando um dedo, no carto, na direo horizontal. Observe que o carto sai, massa moeda cai dentro do copo. Porque a moeda cai no copo?

CONCLUSES: De acordo com o princpio da lei da inrcia, um corpo tende a se manter em seu estado de equilbrio. Assim, quando bate no carto bruscamente a velocidade do mesmo aumenta consideravelmente, mas a moeda tende a se manter em seu estado de equilbrio, ou seja, em repouso. Com isso caindo dentro do copo.

Seo 3

CANHO DE BORRACHINHA
AUTOR: ERANDI DE LIMA CRUZ

INTRODUO: O Princpio da Conservao da Quantidade de Movimento Linear diz que "todo sistema sempre conserva constante a sua quantidade de movimento linear", esta

Material: 1. Uma borrachinha de dinheiro; 2. Linha de costura; 3. Base de madeira e vrios lpis redondos; 4. Fsforos.

podendo ser inicialmente nula ou no. Neste experimento, o sistema considerado todo o conjunto da base que sustenta o "canho" mais os lpis de rolagem, para o qual a quantidade de movimento linear inicial nula. OBJETIVO: O experimento consiste em construir um sistema muito similar a um canho real. Uma borrachinha de dinheiro disposta sobre a base de madeira como se fosse uma atiradeira que est prestes a impulsionar o projtil (veja a gura abaixo). A linha de costura e o palito de fsforo servem para disparar o "tiro" com a menor interferncia possvel. Depois de armado o sistema, dispara-se o "tiro" simplesmente queimando a linha que mantm a borrachinha esticada. O que se observa que enquanto o projtil lanado num sentido, o resto do sistema se move em outro sentido, ou seja, recua.

MONTAGEM: Prepare a madeira, de forma que ela que a mais lisa possvel, retirando todas as farpas e possveis defeitos. Numa das bordas de menor largura xe dois parafusos nos cantos da placa, e no centro da borda oposta, o outro parafuso. Passe cada uma das pontas da borrachinha pelos parafusos da extremidade que contm dois parafusos. Amarre no centro do elstico um pedao de linha. Puxando a borrachinha pela linha, estique-a na direo do parafuso que est no centro da outra extremidade, e enrole a linha nele, para que que preso e esticado. No encoste a borrachinha no parafuso deixe uma folga de mais ou menos um centmetro. Coloque algo que sirva de projtil dentro do vrtice em V formado pela borrachinha esticada.

Coloque o conjunto j montado sobre a esteira de lpis, e com o fsforo queime a linha, sem que o palito ou voc encoste no experimento. OBSERVAES: O peso do canho importante para se observar um bom recuo. Portanto, escolha bem a madeira que vai servir de base para o canho. CONCLUSO: A ideia a de explorar a compensao de quantidades de movimentos bastante visvel que ocorre neste experimento. O projtil, mais leve, se desloca com velocidade maior; o resto do sistema, mais pesado, se deslocaem outro sentido com velocidade menor.

Coloque os lpis sobre a mesa, um paralelo ao outro formando uma espcie de caminho por onde o canho dever se deslocar aps o tiro.

Seo 4

MRU
AUTOR: RAIMUNDO IVAN DE OLIVEIRA JUNIOR

OBJETIVO: A experincia tem como objetivo representar o movimento retilneo uniforme (MRU).

Material: 1. Mangueira transparente, trena de costura; 2. Seringa, lcool, gua, ta adesiva; 3. leo, cronmetro; 4. Base de madeira.

MATERIAL UTILIZADO: O material utilizado na experincia teve que ser improvisado pois no consegui o prprio para realizao dessa atividade, tais materiais so: um pequeno cano de borracha 20cm de comprimento e 1cm de dimetro, um pedao de madeira 10x30cm, uma seringa, leo (pode ser de cozinha), lcool, durex, rgua,pincel, uma folha de papel ofcio, gua e um relgio digital.

DESCRIO DA EXPERINCIA: A montagem da experincia bem simples, primeiro enrolamos o pedao de madeira com a folha de papel ocio depois pegamos o cano e acoplamos ao pedao de madeira com o durex, em seguida fazemos marcaes de 5 em 5cm (voc pode fazer diferente), na folha. A realizao do experimento consiste em colocar leo dentro do cano que est acoplado na madeira, depois misturamos gua e lcool em uma vasilha e sugamos um pouco com a seringa, logo aps

injetamos o material da seringa dentro do cano de forma a fazer uma bolinha, esta vai comear a descer quando ela passa pelas marcaes comeamos a marcar o tempo. Anote o tempo que ela leva para passar de uma marcao at a outra, eles vo ser aproximadamente iguais, demonstrando assim o movimento retilneo uniforme.

Seo 5

Termoscpio
AUTOR: ANTONIO MICHAEEL DE O. DA SILVA

INTRODUO O termoscpio o precursor do termmetro. O objetivo principal de um

Material: 1. Um copo de gua com corante, alicate; 2. Uma lmpada queimada sem o bulbo; 3. Uma rolha de borracha perfurada que se encaixe abertura; 4. Vrios pedaos de arame no e exvel de 5 cm de comprimento; 5. Um prego no de 3 cm, cola de silicone; 6. Lamparina a lcool; 7. Duas chapas de madeiras de 15 cm x 20 cm e 5mm de espessura; 8. Um pedao de 30 cm mangueira plstica exvel e incolor que se encaixe abertura da rolha.

termoscpio poder avaliar as variaes de temperatura, sem, no entanto, quantic-las, como ocorre num termmetro. Uma das grandes personalidades a idealizar um termoscpio foi Galileu Galilei. DESCRIO Basicamente isso um modelo do termoscpio de Galileu. O original era feito com um bulbo de vidro provido de um longo tubo tambm de vidro. ANLISE Com ele voc pode demonstrar que a coluna sobe quando a temperatura aumenta e desce quando a temperatura diminui. Havendo a possibilidade, inclusive, de se construir uma escala.

10

Montagem 1-Para prender a, mangueira chapa de madeira ser preciso utilizar arame. coloque a mangueira em curva sobre a chapa de madeira ,como mostra a ilustrao, e marque com a caneta alguns pontos em que o arame dever amarr-la chapa. 2-Acenda a lamparina e, segurando o prego com o pregador, aquea sua ponta. Quando ela estiver em brasa, fure a chapa de madeira nos pontos marcados. 3-Encha a mangueirinha com a gua colorida. Fecha a lmpada com a rolha perfurada e encaixe a mangueirinha na rolha. No pode haver aberturas que permitam a passagem do ar: vede-as com a cola de silicone. A outra extremidade da mangueira deve car aberta. 4-Passe os os de arame pelos furos e prenda a mangueira e a lmpada tabua, como mostra a gura. 5-Seu aparelho est pronto. Pea que algum envolva a lmpada com a mo, segurando-a por algum tempo, at que se observe alguma alterao. 6-Se quiser, arranje outra chapa de madeira e xe a primeira em posio vertical. Use cola de madeira para colar as duas tbuas.

11

Seo 6

ESPELHO CNCAVO
AUTOR: JOS ALDI DE LIMA FILHO

Material: 1. Garrafa pet de 2L de refrigerante (tambm pode ser utilizado outro objeto/embalagem que fornea um anel com dimetro semelhante);

MONTAGEM Corte a garrafa transversalmente a m de formar um anel, logo aps recorte o crculo formado no meio, obtendo assim um semicrculo (caso o semicrculo que muito fechado, tente abri-lo um pouco ou recorte parte deste a m de deixa-lo menor e mais aberto).

2. Embalagem de salgadinho com o interior prateado (tambm pode ser utilizada embalagem de p de caf); 3. 2 lasers simples (tambm pode ser utilizada uma lanterna porm ser necessrio o uso de um

Recorte um pedao do papel de salgadinho e cole-o na parte cncava do semicrculo tomando cuidado para deixar a parte

12

reetora (lado prateado) voltada para a concavidade do corte com a nalidade de formar um espelho cncavo. Com o auxlio de uma mesa apoie o espelho e mire os dois lasers na parte reetora deste deixando-os em paralelo de forma que seus raios toquem a superfcie da mesa durante a trajetria, permitindo assim visualizar melhor o experimento. Note que os raios so reetidos em direo a um nico ponto onde estes se tocam e que conhecido como foco do espelho. EXPLICAO CIENTFICA Quando um raio de luz incide em um espelho plano, reetido com o mesmo ngulo que incidiu em relao ao vetor normal do espelho. Entretanto se este espelho tiver sua superfcie reetora encurvada em direo a si prpria, ns obteremos um espelho cncavo. Se raios paralelos ao eixo principal incidirem em um espelho cncavo, eles sero reetidos passando pelo foco deste espelho. Onde o foco ou distancia focal metade do raio de curvatura do espelho.

13

Seo 7

LARANJAS DANARINAS E OVO MALUCO


AUTOR: FCO. VLADIMIR VITORIANO DA SILVA

COMO FAZER 1. Faa um varal com o barbante.

Material LARANJAS DANARINAS: 1. Duas laranjas; 2. Barbante. Material OVO MALUCO: 3. Ovo cru.

2. Corte dois pedaos de barbante e amarre um pedao em cada laranja. 3. Pendure as laranjas no varal de barbante, deixando-as na mesma altura. 4. Balance uma das laranjas. O QUE ACONTECE Quando a laranja que est balanando comear a parar, a outra laranja comear a balanar. POR QUE ACONTECE? Por causa da energia cintica (energia das coisas em movimento). A energia cintica da laranja que est balanando passa pelo barbante at a outra laranja. Essa outra laranja comea a balanar tambm, at que a energia cintica volta pelo barbante para a primeira laranja. E assim a energia cintica ca passando pelo barbante de uma laranja para outra, e as duas cam balanando alternadamente.

14

OVO MALUCO MATERIAL: um ovo cru. COMO FAZER: 1- Gire o ovo. 2- Pare o ovo rapidamente e solte. O QUE ACONTECE: O ovo continua girando. POR QUE ACONTECE? O ovo continua girando por causa da inrcia. Ela faz com que as coisas continuem a fazer o que esto fazendo. O que est se movendo continua a se mover e o que est parado continua parado. Assim, quando voc pra o ovo que est girando, a clara e a gema dentro dele continuam em movimento.

15

Seo 8

Eletrom
AUTOR: FRANCISCO GILVANE S. DE OLIVEIRA

OBJETIVO Neste experimento vamos mostrar que possvel criar um m muito parecido a um im natural com o uso da eletricidade.

Material LARANJAS DANARINAS: 1. Fio condutor. Aproximadamente 30 cm de o eltrico comum. Pode ser encontrado em casa de materiais eltricos ou eletrnicos ou ento retirado de enrolamentos eltricos de aparelhos eltricos ou eletrnicos fora de uso; 2. Duas pilhas comuns 1,5 volts; 3. Pedacinhos de lata de refrigerante metlica; 4. Um prego grande.

CONTEXTO Quando uma corrente eltrica atravessa um o condutor, cria em torno dele um campo magntico. Este efeito foi vericado pela primeira vez por Hans Christian Orsted em abril de 1820. Ele observou que a agulha de uma bssola deetia de sua posio de equilbrio quando havia prximo a ela um o condutor pelo qual passava uma corrente eltrica. Um solenide constitui-se de um o condutor enrolado de tal modo que forme uma seqncia de espiras em forma de tubo. Se por ele passar uma corrente eltrica, gera-se um campo magntico no sentido perpendicular uma seo reta do solenide. Este arranjo em forma de tubo faz com que apaream no solenide polaridades norte e sul denidas. O resultado nal que o solenide possui polos norte e sul, tal como um m natural. Os materiais ferromagnticos so constitudos de um nmero muito grande de pequenos ms naturais, conhecidos como dipolos magnticos elementares. Este nmero da mesma ordem do nmero de molculas ou tomos que constituem o

16

material. Sem a inuncia de um campo magntico externo, estes dipolos esto todos desalinhados, de forma que a soma total de seus campos magnticos nula. Se inserirmos um prego, que feito de um material ferromagntico, dentro de um solenide, o campo magntico deste ir alinhar os dipolos do prego. Os campos magnticos dos dipolos se somam e temos ento um novo campo magntico devido ao prego. No total, teremos a soma dos campos do solenide mais o do prego. O conjunto de um solenide com um ncleo de material ferromagntico chamado de eletrom. IDIA DO EXPERIMENTO Neste experimento enrolamos um pedao de o condutor em um prego e o ligamos a uma pilha fazendo com que passe corrente pelo o. Nesta congurao geomtrica do o condutor, a corrente eltrica gera um campo magntico no sentido perpendicular a uma seo reta do prego fazendo com que apaream polaridades norte e sul denidos. Ficando a ponta do prego com uma polaridade e a cabea do prego com outra, como se fosse um m natural. Para vericar se o nosso eletrom estar funcionando pegaremos pequenos pedacinhos de metal pode ser lata de refrigerante de ao recortadas em pedaos pequenos. Com esses pedacinhos de metal vamos identicar que tanto a ponta do prego como a cabea consegue atrair

metais. Para se vericar a polaridade deste campo magntico, basta que se faam testes de repulso e atrao. Pode-se ento vericar que cada lado do eletrom tem uma polaridade distinta, ou seja, um lado ser o norte e o outro lado o sul. Podemos ver que possvel criarmos um m com as mesmas caractersticas de um m natural, fazendo uso da eletricidade.

17

Seo 9

CARRINHO MOVIDO BEXIGA JET CAR


AUTOR: LUCAS BERTOLDO(COLABORADOR)

MONTAGEM Faa 4 furos na garrafa, 2 em cada lateral, em seguida, coloque os alnetes furando os botes, depois ponha-os nos canos da lapiseira, simulando assim uma

Material: 1. 1 garrafa Pet, ou algum material do tipo; 2. 4 Botes; 3. 4 Alnetes; 4. 1 Bexiga; 5. 2 Canos de Lapiseiras ou canetas.

espcie de eixo para o nosso carro. Agora vamos criar o que seria o motor, pegue a bexiga, coloque no cano da caneta e prenda a boca da bexiga com a liga de borracha, em seguida, prenda o cano da caneta com a bexiga na parte de cima da garrafa, de modo que, uma das extremidades do cano, ultrapasse a garrafa. Encha a bexiga de ar, prenda o ar na bexiga com a tampinha do cano (caso ainda for posicionar o carrinho), solte o ar e veja o carrinho andar. EXPLICAO CIENTFICA Essa experincia semelhante do balo, que junto a um canudo percorre um cordo. Os dois experimentos utilizam-se do mesmo princpio: A 3 Lei de Newton Ao e Reao. O ar que sai da bexiga pratica a ao, a reao criada com o movimento do prottipo de carro na direo oposta. Observaes: Quando preparar o eixo, e colocar na garrafa veja se o mesmo consegue se movimentar com facilidade pelos furos da garrafa. Ficando bem claro que esse cuidado quando tomado e consertado parte essencial para o sucesso da experincia.

18

Observaes: Quando preparar o eixo, e colocar na garrafa veja se o mesmo consegue se movimentar com facilidade pelos furos da garrafa. Ficando bem claro que esse cuidado quando tomado e consertado parte essencial para o sucesso da experincia.

19

Seo 10

UM CONE DUPLO ANTI-GRAVITACIONAL


AUTOR: LUCAS BERTOLDO

OBJETIVO Mostrar um objeto que se desloca, aparentemente, contra a gravidade.

Material: 1. Dois funis de mesmo tamanho colados pelas bordas; 2. Dois bastes cilndricos de madeira, plstico ou metal; 3. Apoios para os bastes.

DESCRIO A gura acima mostra a montagem dessa experincia. O objeto que est sobre a rampa feito com dois funis idnticos, colados um ao outro pela borda larga. A rampa feita com dois bastes cilndricos servindo de trilhos. Na parte mais alta a

20

separao entre os trilhos maior que na parte inferior. Colocando o funil duplo sobre a rampa ele parece subir, contrariando a gravidade. ANLISE Levantar um objeto signica alar seu centro de gravidade para uma posio mais alta. Nessa experincia, enquanto o funil duplo parece subir a rampa, seu centro de gravidade desce. A gura ao lado explica essa aparente contradio. Ao fazer a experincia observe cuidadosamente o que acontece com a linha horizontal que passa pelo centro de gravidade do cone duplo (seu eixo de simetria).

21

Seo 11

PASSAS BAILARINAS
AUTOR: RAI JUC

INTRODUO Um truque realmente engraado voc pode fazer fcil, fcil, e encantar os amigos. So as passas bailarinas, que bailam ao sabor de bolhinhas de ar! Usaremos de

Material: 1. Refrigerante, uva-passas;

um refrigerante (guaran, coca-cola, soda limonada etc.) e uvas passas. Corte-as ao meio e coloque-as no saboroso lquido gaseicado de sua escolha. Voc ver que elas afundam e, em seguida, sobem e mergulham novamente, diversas vezes. ANLISE O que acontece? Os refrigerantes contm quantidade aprecivel de gs CO2 (dixido de carbono), dissolvido no lquido sob presso. Bolhas de gs formam-se na superfcie da uva passa, fazendo com que a densidade do conjunto se torne menor do que a do lquido, e por isso ela sobe. Quando a passa atinge a superfcie, parte das bolhas estouram ou se desprendem e a densidade da passa torna-se ento maior do que a do lquido, e elas afundam. O processo se repete at que a quantidade de bolhas formadas no sejam sucientes para que os pedaos de passas utuem

22

Seo 12

MOTOR ELTRICO CASEIRO


AUTOR: ALEXANDRE GONALVES PINHEIRO

OBJETIVO Vericar os efeitos do campo magntico atuando em um

Material: 1. 2 pilhas AA, im, chave, e o esmaltado; 2. Saboneteira, suporte de pilhas, estilete; 3. Barramento SINDAL.

enrolamento de os(solenide ou bobina) percorrido por uma corrente eltrica. INTRODUO Um motor eltrico uma montagem que envolve im, fonte de corrente, e enrolamento de o esmaltado. Ao lado (gura 1) temos um diagrama. O princpio que: Ao receber uma corrente a espira pode estar com plo igual ou diferente do m. Se for igualeles se repelem, se diferente se atraem. Por isso damos um peteleco para o mesmo car girando serepelindo, teste o peteleco para frente ou para trs, ele ir continuar a girar s em um sentido. Veja o nosso kit na gura 2 (podendo variar no visual). O mesmo tipo de motor CC (corrente contnua: pilhas, baterias) esto presentes nos motores de carros de brinquedo,motores de arranque e limpadores(neste caso o m substitudo por outro enrolamento de o) Se

23

girarmos a bobina sem as pilhas, o mesmo produz eletricidade (o mesmo dos geradores das usinas eltricas). PROCEDIMENTO Para que o motor possa funcionar sem erros (veja o vdeo)

preciso que os mancais estejam regulados, nem muito baixo e nem muito alto (v tentando). Isto j com a bobina inseridas. Como fazer a bobina? 2- Coloque a bobina(ou espiras) de acordo com a gura 2. Ligue a chave e d os petelecos(leves com o seu dedo indicador) em duas direes e veja em qual ela girar. DICAS Voc pode montar este motor em sua casa de forma mais simples, basta usar (gura abaixo):

1- Enrole de 30 a 50cm de o esmaltado (0,5mm de dimetro em mdia) em uma pilha AA(ou uma caneta de marcao de Cds, veja o dimento melhor, que no escoste na base). Umas seis voltas. Enrole as pontas em torno nas espiras e deixe 1 cm de cada lado. Raspes o esmalte das pontas com um estilete, girando e raspando. Veja as guras acima.

24

1- Uma tbua de madeira para a base. 2- Dois pedaos de o 14, de 4 cm para os mancais. 3- Um m de alto-falante, geladeira ou HD de computador. 4- Pregos, alicates, chaves, etc... Questionrio: 1- Onde encontramos o motor CC em nossa casa? 2- Como funcionam os dnamos? 3- O que so motores de passo? 4- Podemos fazer um motor que gira com o lquido ao invs de bobina? Pense em uma idia. 5- Escreva mais de trs linhas sobre: (a) Lei de Lenz, (b) lei de faraday e (c) Lei de Ampre. RESOLVENDO PROBLEMAS: Caso a bobina no gire. Raspe os mancais de cobre com um estilete ou chave de fenda. A oxidao natural, cria uma camada isolante. Isto pode ocorrer em questo de 5 dias. Tambm sempre raspe as pontas da bobina.

25

Seo 13

CALORIMETRIA
AUTOR: ALEXANDRE GONALVES PINHEIRO

OBJETIVOS
Material: 1. Calormetro(recipiente), termmetro, fonte de calor(aquecedor); 2. gua, pea de alumnio, lato e cobre e uma balana.

Determinar a capacidade trmica de um calormetro e o calor especco de vrios slidos, pelo mtodo da mistura. FUNDAMENTOS: Uma das caractersticas das substncias o calor especco, pois prprio de cada uma e praticamente invarivel para a mesma substncia. Por

26

denio, calor especco de uma substncia de a quantidade calor

PARTE PRTICA: PROCEDIMENTO I Como o recipiente e o termmetro absorvem calor em quantidade signicativa, necessrio que se conhea a capacidade conhecida calorca (C) como equivalente do em conjunto, gua, tambm isto , a

necessria para elevar de 10 C a temperatura de um grama dessa a entre os substncia. Segundo troca de

termodinmica:Havendo calor corpos isolados termicamente do meio externo, a quantidade de calor cedida pelos corpos que arrefecem igual quantidade de calor recebida pelos corpos que aquecem. Haver trocade calor entre eles at que a igualdade de temperatura se estabelea. Um mtodo simples para se determinar o calor especco de uma substncia chamado mtodo das misturas. Como o nome indica, esse mtodo consta em misturar corpos com temperaturas diferentes, porm conhecidas. A mistura deve ser realizada num ambiente isolado termicamente para que a troca de calor seja restrita aos corpos em estudo. O calormetro, descrito a seguir, proporciona esse ambiente dentro de limites razoveis. Ele constitudo de um recipiente metlico ou plstico, protegido por um outro que isolante trmico (isopor). O agitador opcional podendo ser agitada a garrafa trmica levemente.

quantidade de gua que absorver tanto calor quanto o conjunto das trs peas. Pode-se determinar a capacidade calorca sem se

conhecerem previamente as massas e os calores especcos desses componentes, executando o procedimento a seguir: a) Colocar uma massa m= 100 gramas (que so 100 ml) de gua no calormetro; b) Depois do equilbrio trmico (mais ou menos 3 minutos) anotar a temperatura t0 dessa mistura formada pela gua, recipiente e termmetro. c) Aquecer m = 100 gramas de gua temperatura T = t0 + 10 oC; (Exemplo: se t0 = 30 oC, aquea at 40 oC. No precisa ser exato) O aquecimento pode levar menos de dois minutos. Agite a panela e veja a temperatura. Cuidado para no quebrar o termmetro e nem encostar no aquecedor. d)Para evitar perda
27

de calor, juntar rapidamente essa gua aquecida gua do calormetro; e) Agitando o recipiente por 1 minuto, aguardar o equilbrio

-c0 = calor especco da gua

1 cal / g oC

-T = temperatura da gua quente__________ ___________ __________

trmico e anotar a temperatura t atingida pela mistura (gua quente, gua fria e os componentes do calormetro). Aplicando o princpio da conservao da energia, temos: Qcedido= Qganho.............................. (1)

-t0 = temperatura da gua fria -t = temperatura nal da mistura

-C = capacidade calorca do calormetro _______

Considerando que no houve troca de calor entre calormetro e meio-ambiente: De (2), temos: C = .....................(3) Calor cedido pela gua quente = Calor ganho pela gua fria + Calor ganho pelo calormetro, ou seja: PROCEDIMENTO II

Para calcular o calor especco de uma substncia qualquer, conhecendo-se previamente o equivalente em gua do equipamento, a frmula (1) nos d: Calor cedido pelo corpo aquecido = calor ganho pela gua e pelo calormetro:

onde : -m = massa de gua quente __________ -m = massa de gua fria __________


28

- c = calor especco da substncia em teste - c0= calor especco da gua - m= massa de gua no calormetro - M = massa da substncia em teste - T = temperatura inicial da substncia em teste - m0 = massa equivalente em gua, do

c)Colocar no calormetro, com rapidez , a substncia em teste, para no haver perda de calor;

d)Balance o recipiente trmico para uniformizar a temperatura da mistura e anotar na tabela a temperatura de equilbrio (t). Deixe uns 2 minutos.

calormetro(numericamente igual a C da frmula (03) -t = temperatura de equilbrio da mistura -t0 = temperatura da gua fria a) Colocar no calormetro a massa m = 200 gramas de gua, temperatura ambiente t0 . Anotar na tabela;

b)Aquecer a uma temperatura T = 70 oC a substncia cujo calor especco C se queira determinar(dentro da panela e aquecedor, gura 5 acima). Para isso deixar imersa em gua antes de aquecer e durante o aquecimento. Anotar na Tabela; O aquecimento pode levar menos de 5 minutos. Agite a panela e veja a temperatura. Cuidado para no quebrar o termmetro e nem encostar no aquecedor.

e) Pegue outros materiais, como pedaos de ferro (parafuso de roda de carro), ou de cobre. Use uma balana de preciso (a venda por menos de R$20,00 no M livre)

E. QUESTIONRIO:

29

1- Lembrando que o calor especco da gua maior

-Prata -gua

que o da areia, explique por que as brisas martimas sopram, durante o dia, do mar para a terra, e, noite, em sentido contrrio. Discuta a inuncia destes fatos sobre o clima das regies beira-mar. 2- O calor pode ser absorvido por uma substncia sem que

esta mude sua temperatura? 3- Quando um objeto quente esquenta um frio, suas

mudanas de temperatura so iguais em magnitude? D exemplo extrado desta prtica. 4- Dois slidos de massas diferentes, a uma mesma

temperatura, recebem iguais quantidades de calor. Que relao h entre seus calores especcos? 5- Consultara Literatura Cientca de modo a obter os

calores especcos das substncias abaixo. Obs: Citar a fonte consultada. -Alumnio -Cobre - Lato -Ouro
30

Seo 14

MOTOR ELTRICO CASEIRO 2


AUTOR: FCO. ADALCLIO B. PIMENTA

OBJETIVO Nessa atividade, iremos propor a construo de um motor eltrico. Cuja nalidade ensinar os conceitos envolvidos no funcionamento de motores eltricos.

Material: 1. 1 pilha grande, im, chave, e o esmaltado; 2. Dois clipes de papel e um o de cobre esmaltado # 20 a # 26; 3. 1 base de madeira, plstico ou duratex de (10x10x1) cm. 4. Como auxiliares usaremos: alicate de bico, faca ou estilete e durex.

INTRODUO Montagem Eis o aspecto geral da montagem:

Sequncia e detalhes para a montagem: a) Cole a pilha grande na regio central da base;

31

b) Cole o m (estator) sobre a pilha, por exemplo, com a face NORTE voltada para cima (uma bssola poder ajud-lo nessa identicao); c) Os mancais para a bobina (2 deles) devem ser feitos com gripe de papel. Use do alicate para enrolar uma das extremidades de cada um dessa gripe. As extremidades inferiores desses mancais sero xadas com durex diretamente sobre os terminais (+) e (-) da pilha. A altura correta aquela que permitir bobina passar bem rente ao m. d) Faa a bobina (rotor), inicialmente com uma s espira. Numa outra oportunidade voc poder fazer, como uma variante da montagem, outra bobina com vrias espiras. Uma s espira torna o motor mais didtico e facilita as explicaes de seu funcionamento, porm gastar a pilha bem mais rapidamente do que, por exemplo, fazer a bobina com 10 ou 20 voltas (a bobina confeccionada apresenta 6 voltas). Em ambos os casos, todavia, a parte do o que servir de eixo da bobina dever ser totalmente raspada (para retirar o verniz isolante) e a outra apenas semi-raspada (s metade do o). Veja isso na ilustrao. SUGESTO Se voc est trabalhando em equipe, nada impede que cada participante faa sua prpria bobina-rotor. As demonstraes podero ser feitas com bobina de 1 espira, 5 espiras, 10 espiras

etc. Preste a devida ateno para os terminais dessas bobinas, pois eles funcionaro tanto como eixo de rotao do motor como coletores de corrente eltrica. Ajuste bem esses terminais, com o alicate, de maneira que quem alinhados com o eixo horizontal da bobina. Raspe completamente o verniz de um desses terminais da bobina e no outro terminal raspe apenas uma das metades ao longo do o. Isso funcionar como comutador para o funcionamento do motor. e) Coloque a bobina nos mancais, adaptando seus terminais nas espiras do o grosso (que j devem estar raspados). Centralize bem o conjunto mvel. Observe que, devido a raspagem de uma das extremidades do o de um s lado, com uma face da bobina voltada para o m no deve haver contado eltrico entre a bobina e os mancais e, com a outra face virada para o m, sim. PONDO O MOTOR PARA FUNCIONAR Terminada a montagem, d um pequeno impulso ao rotor e ele deve continuar girando. Se no girar porque a posio da extremidade semi-raspada do terminal da bobina no a adequada. Com o alicate, v lentamente torcendo esse terminal (testando) at obter a posio correta.

32

EXPLICAO CIENTFICA Todos os motores eltricos valem-se dos princpios do eletromagnetismo, mediante os quais condutores situados num campo magntico e atravessados por correntes eltricas sofrem a ao de uma fora mecnica, ou eletroms exercem foras de atrao ou repulso sobre outros materiais magnticos. Na verdade, um campo magntico pode exercer fora sobre cargas eltricas em movimento. Como uma corrente eltrica um uxo de cargas eltricas em movimento num condutor, conclui-se que todo condutor percorrido por uma corrente eltrica, imerso num campo magntico, pode sofrer a ao de uma fora.

33

Seo 15

VIDRO INVISVEL
AUTOR: MARIA LUANA DE SOUZA ALMEIDA

PROCEDIMENTOS Coloque os 100 ml de glicerina no recipiente transparente de plstico e os 100 ml de gua no copo de vidro. O recipiente de plstico deve ser de um tamanho que

Material: 1. Um copo de vidro; 2. Um recipiente de plstico transparente; 3. 100 ml de glicerina; 4. 100 ml de gua.

caiba o copo de vidro dentro dele. Quando o copo ca submerso na glicerina observa-se que ele ca invisvel. Por que isso acontece? Isso acontece porque o ndice de refrao do vidro praticamente igual ao ndice de refrao da glicerina sendo assim quando a luz passa pelos dois meios como se ela estivesse passando por um s, pois a velocidade dela no muda. Concluise que para car invisvel um objeto teria que ter a mesma densidade do ar, o que no parece ser nada fcil.

34

A imagem mostra a tentativa de se construir o manto da invisibilidade. Usando nanomateriais os cientistas conseguiram fazer parte da luz atravessar o objeto ao invs de ser absorvida por ele.

35

Seo 16

CANHO DE BORRACHA 2
AUTOR: MARIA VALDNIA MOURA DOS SANTOS

OBJETIVO: Mostrar que em um sistema onde inicialmente no existe movimento e ento duas partes diferentes do sistema comeam a se movimentar, existe uma

Material: 1. Uma borrachinha de dinheiro; 2. Linha de costura; 3. Base de madeira e vrios lpis redondos; 4. Fsforos.

compensao: opostos.

Os movimentos ocorrem na mesma direo, mas de sentidos

BREVE EXPLICAO O princpio da conservao da quantidade de movimento arma que a quantidade de movimento total do sistema se conserva se no existir nenhuma fora externa atuando no sistema.Nesse caso iremos observa o suporte de do canho (no caso os lpis de rolagem) para qual a quantidade de movimento linear inicial nula. IDEIA PRINCIPAL Construiremos um sistema similar a um canho real. Usaremos uma borrachona de dinheiro sobre a base do canho com a funo de atiradeira que estar prestes a impulsionar o objeto. A linha de costura e o palito de fsforo serviram para dispara o tiro. Aps o sistema montado disparamos o tiro apenas queimando a linha que mantm a borrachinha esticada. O que observamos que enquanto o objeto e

36

lanado num sentido, o resto do sistema esse move no sentido oposto, ou seja, recua. A ideia a de explorar a compensao de quantidade de movimento bastante visvel que ocorre neste experimento. O objeto mais leve se desloca com velocidade maior, o resto do sistema que mais pesado, se desloca no sentido oposto com velocidade menor. MONTAGEM Prepare a madeira, de forma que ela que mais lisa possvel. Numa das bordas de menor largura xe dois parafusos nos cantos da placa, e no centro da borda oposta o outro parafuso. Passe cada uma das pontas da borrachinha pelos parafusos da extremidade que contm dois parafusos. Amarre no centro do elstico um pedao de linha. Puxando a borrachinha pela linha, estique-a na direo do parafuso que est no centro da outra extremidade, e enrole a linha nele, para que que preso e esticado. No encoste a borrachinha no parafuso deixe uma folga de mais ou menos um centmetro. Coloque um objeto do vrtice em forma de V formado pela borrachinha esticada.

Coloque os lpis sobre a mesa, um paralelo ao outro formando uma espcie de caminho por onde o canho dever se deslocar aps o tiro.

37

Seo 17

CMARA ESCURA PORTTIL


AUTOR: FCO. EDUARDO DA SILVA DO CARMO

INTRODUO Durante muito tempo acreditou-se que o processo da viso ocorria porque dos olhos das pessoas partiam raios visuais que, ao atingir os objetos, Garantiam a

Material: 1. Uma lata vazia, como a de leite em p, um martelo; 2. Meia folha de papel-carto preto; 3. Um pedao de papel vegetal de mais ou menos 15 cm x 15 cm, cola plstica, ta crepe; 4. Um prego bem no, da grossura da grate de um lpis comum.

percepo da sua cor e forma. Assim, surgiram outras dvidas: Por que no vemos no escuro? Como esses raios visuais seriam gerados? Depois de muito tempo, descobriu-se que nossos olhos so receptores de luz. Os corpos que no possuem luz prpria so vistos porque a luz de uma fonte qualquer reetida por eles e chega at nossos olhos, trazendo informaes acerca de sua cor. PROCEDIMENTO Forre o interior da lata com um pedao do papel-carto preto, para evitar que a luz reita nas paredes da lata e atrapalhe a visualizao. Para isso, basta cortar uma tira de cerca de 12 cm de largura e 40 cm de comprimento, enrol-la em forma de um tubo com dimetro um pouco inferior ao da abertura da lata e coloc-la no interior dela. Ajuste-a de forma a car colada na parede. Com o prego e o martelo, pea a um adulto para fazer a entrada da luz bem no centro do fundo da lata. Passe cola na boca da lata e emborque-a sobre o papel vegetal; deixe-a nessa posio por cerca de cinco minutos e recorte a sobra de papel vegetal.
38

Por m, enrole o restante de papel-carto em volta da lata, como que prolongando sua altura, deixando a tampa de papel vegetal numa regio escurecida. Fixe a tira nesta posio com ta crepe. Sua cmara escura porttil est pronta! Aponte o orifcio na direo da janela e verique se h alguma imagem sobre o papel vegetal. Aproxime o rosto do tubo de papel-carto, pois assim a luz ambiente atrapalhar menos sua observao. Voc deve ter percebido que a imagem aparece invertida; a cmara escura original de Alhazen tambm tinha o mesmo problema que a sua montagem, mas como a imagem do Sol idntica se invertida, isto no atrapalhou em nada a observao do eclipse! A inverso das imagens acontece por causa de uma propriedade muito importante: a luz s se propaga em linha reta. Essa propriedade tambm responsvel pela formao das sombras e pelos eclipses.

39

Seo 18

ARRASTO
AUTORA: ANTONIA MARIA JOS PINHEIRO

OBJETIVO Mostrar que no h relao entre a fora de atrito que age em um objeto e sua rea de contato com a superfcie em que desliza.

Material: 1. 3 caixas de CD, um elstico no, uma rgua; 2. Fita adesiva, um lpis; 3. Caneta hidrocor (ou qualquer uma que marque elstico).

IDIA DO EXPERIMENTO A maior parte das opinies a respeito da relao entre a fora de atrito e a rea de atrito entre um objeto qualquer e uma superfcie quanto maior a rea de contato, maior a fora de atrito. O experimento consiste em algumas caixas de CD puxadas por um elstico no de duas formas: na primeira esto espalhadas como um tapete, na segunda elas esto empilhadas com uma rea de contato com superfcie muito menor que a primeira.Se a iminncia do movimento das caixas, a distenso do elstico for igual nas duas situaes concluir-se que a fora de atrito no depende da rea de contato entre as superfcies.Estamos supondo que a distenso do elstico mede a fora aplicada para vencer a fora de atrito.Em nossa experincia a fora de atrito aumentou quando a rea de contato diminuiu (mas no na mesma proporo), fato que vai contra a idia que a maioria das pessoas tem a respeito.Percebe-se que neste caso, que ao empilhar as caixas e ocasionar um aumento de presso de contato , aumenta-se o nmero de soldas microscpicas apesar da rea ter diminudo.

40

MONTAGEM Ponha trs caixas de CD sobre a mesa. Prenda o elstico na primeira caixa. Complete a estrutura, prendendo as caixas de CD uma

atrs da outra. Puxe o elstico at que ele que esticado, porm no

distendido; faa uma marquinha nele com a caneta. Esta marca ser seu indicador. Ainda na mesma posio, risque uma reta na mesa na

direo do elstico com o lpis e marque, na reta, qual a posio do indicador no elstico. Deslize a rgua sobre a reta (para que ela no atrapalhe o movimento das caixas) at que ela marque zero centmetro na marca que voc fez na mesa. Puxe o elstico at que o conjunto esteja quase se movendo. Registre o quanto o elstico esticou. Repita mais algumas vezes e faa uma mdia dos valores registrados. Descole a ltima caixa, dobre a segunda sobre a primeira, e ponha-a sobre as outras duas. Repita o procedimento de medida anterior e compare os valores das duas medidas.
41

Seo 19

PERISCPIO
AUTOR: FRANCISCO KLEVINHO F. DOS SANTOS

INTRODUO O periscpio um instrumento fundamental nos submarinos, usados para captar imagens acima da superfcie da gua. Eles foram muito utilizados tambm nas

Material: 1. Cartolina preta ou papelo recoberto com papel preto; 2. Dois espelhos planos comuns de 9 cm por 14 cm; 3. Rgua, tesoura ou estilete, cola, durex ou ta adesiva, rgua, etc...

guerras, para observar o movimento inimigo de dentro de trincheiras sem correr o risco de ser alvejado. O periscpio bsico emprega dois espelhos, paralelos, a certa distncia um do outro. Os raios luminosos atingem o primeiro espelho, que os reete para o segundo espelho; da novamente reetidos para o visor.Sua aplicao vai desde olhar por cima do muro at observar um desle nos dias festivos, com toda uma multido pela frente a atrapalhar sua viso direta.

42

MONTAGEM 1- Obter a cartolina preta (ou papelo) e cort-la nas medidas 43 cm por 66 cm; 2- Traar as linhas de referncia e cortar a cartolina nas regies indicadas em vermelho; 3- Dobrar a cartolina segundo as linhas marcadas em vermelho; 4- Fechar a dobradura e observar se houve alguma falha nos cortes ou nos vincos e apreciar como dever car a montagem nal; 5- Colocar os espelhos no interior da montagem, ajustando-o para a inclinao correta; vericar o funcionamento mesmo antes de colar a ltima face da caixa. 6- Usar cola ou tas adesivas para xar tanto o espelho nas laterais internas da caixa como para o fechamento nal da caixa. 7- Se tudo estive correto cole a ultima face e ai s se divertir com seus colegas. Ao nal voc ter algo parecido com as imagens abaixo:

abaixo (esquerda) ilustra essas propriedades entre objeto e imagem conjugada por um espelho plano.

Os espelhos planos fornecem, a partir da luz proveniente de um objeto real, uma imagem virtual, do mesmo tamanho do objeto e simtrica ao objeto, em relao ao espelho (d = d'). A gura
43

A ilustrao acima (direita) indica dois espelhos planos associados de modo que suas faces reetoras so paralelas. O raio de luz (vermelho) reete-se no primeiro espelho, reete-se no segundo e sai na mesma direo do raio incidente original. Esse o princpio de funcionamento do periscpio.

44

Agradecimentos: PROGRAD - UECE - CAPES - FECLESC DEPARTAMENTO DE FSICA FECLESC.

Editorao: Alexandre Gonalves Pinheiro Coordenador de rea PIBID Fsica UECE (FECLESC) agopin@agopin.com www.agopin.com

45

You might also like