You are on page 1of 10

Anlise Psicolgica (2000), 3 (XVIII): 325-334

Sobre o choro: Anlise de perspectivas tericas


ANA SOFIA CORREIA DOS SANTOS (*)

Darwin, citado em Pedro Luzes (1983), foi o primeiro a demonstrar a importncia das emoes no estabelecimento das relaes interpessoais, com base na sua funo de comunicao. As emoes, linguagem de base biolgica, esto em estreita relao com os movimentos expressivos. Constituem um estado total que permite uma intercomunicao, nomeadamente, entre crianas e adultos. Darwin, citado em Pedro Luzes (1983), fala, no s, dos movimentos expressivos, mas tambm do reconhecimento desses movimentos, a propsito do que refere que no h dvida que os animais reconhecem os apelos das suas crias que emitem sinais solicitadores do seu auxlio. Admite que o mesmo se passa com a espcie humana em que os movimentos revelam intenes. Na sequncia do trabalho de Darwin, citado em Pedro Luzes (1983), vrias abordagens foram desenvolvidas para tentar delinear o papel das emoes nas relaes interpessoais, nomeadamente a psicanaltica. A presente anlise de algumas abordagens vai cingir-se relao precoce me-filho.

1. O CHORO DO RECM-NASCIDO TEORICAMENTE IMPORTANTE PARA O MODO COMO FREUD CONCEBE A ORIGEM E FORMAO DO APARELHO PSQUICO?

(*) Faculdade de Psicologia e de Cincias da Educao da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, 1649-013 Lisboa, Portugal.

Embora, em toda a sua obra, Freud (1988) no se tenha debruado muito sobre o perodo que antecede a fase edipiana, atribui ao choro do beb um papel importante na sua teoria. O recm-nascido apenas pode descarregar a sua tenso que surge da sua necessidade interna de manifestao difusa, casual das emoes, atravs de gritos, segundo o esquema reflexo que constitui a primeira estrutura do aparelho psquico de Freud (1988). Sendo uma expresso de emoo, o choro primeiro que tudo uma modificao autoplstica. Por outro lado, ele entendido pelo meio como um sinal ao qual o meio responde (modificao aloplstica), permitindo uma experincia de satisfao e aliviando a tenso. Deste modo, a descarga adquire uma segunda funo, a de comunicao. Forma-se uma nova estrutura do aparelho psquico, onde o significado existe ao nvel elementar do sinal. Da que Freud, citado por Anzieu (1979), veja, na utilizao do grito do beb como sinal de sofrimento, a origem da compreenso mtua entre os seres humanos (op. cit., p. 18). De algum modo, o choro medeia a experincia de necessidade e a experincia de satisfao alucinatria da necessidade; surge, aqui, o processo psquico primrio. 325

A imagem mnsica (de experincia de satisfao), que permaneceu associada ao trao mnsico da excitao da necessidade, investida pela energia psquica quando ocorre novamente a experincia de necessidade. O aparecimento da percepo a realizao do desejo. Esta imagem mnsica j no est relacionada com o registo do som mas principalmente visual ou motora. A satisfao uma auto-satisfao e no depende do meio, como anteriormente. Aqui, j no estamos ao nvel do sinal mas est presente uma forma de simbolizao que corresponde associao entre imagem mnsica e a actividade instintiva. Nova complexificao surge com a articulao de traos verbais (representantes de palavras) representao das coisas, o que institui o processo secundrio. Mas, como comenta Anzieu (1976), o que fundamental reter que Freud descreve, como origem desta articulao, a articulao entre sons e percepes. Apartir da experincia de choro do beb, Freud, citado por Anzieu (1976), no s delinea, desde a origem, a evoluo do funcionamento do aparelho intrapsquico como chega s instncias que o constituem, segundo a sua conceptualizao. A referncia ao papel da me, neste processo, tnue na medida em que a me importante enquanto possibilita a satisfao real da necessidade de alimento. Freud, citado por Spitz (1988) conceptualiza a relao me-filho como uma relao de dependncia original que a criana tem da pessoa que a alimenta, protege, cuida. Na medida em que Freud, citado por Spitz (1988), considera que as vivncias do recm-nascido so experimentadas em conexo com funes vitais que servem ao propsito da auto preservao (op. cit., p. 22), a situao de alimentao a base do desenvolvimento psicolgico do recm-nascido. Com isto, Freud, citado por Spitz (1988), marca a sua diferena de autores mais recentes da relao me-filho, que referirei posteriormente.

2. CONTRIBUTOS EMPRICOS PARA O ESTUDO DO CHORO COMO UM DOS PRIMEIROS MODOS DE CONTACTO EMOCIONAL RECPROCO

Spitz (1988) foi talvez o primeiro autor que 326

estudou, experimentalmente, o nascimento dos afectos no beb. Para este autor (1988), no incio, existem estados de tenso fisiolgica que, progressivamente, perdem o seu carcter difuso aparecendo ento manifestaes de desprazer mais especficas e estruturadas. O choro a expresso afectiva maior. Nesta altura, a criana reage de forma arcaica, atravs de um reflexo, s sensaes vindas do interior ou do exterior. No terceiro ms de vida ocorre uma mudana, surge a capacidade de assinalar as suas necessidades para o meio que a rodeia, o que constitui uma manifestao activa, dirigida e intencional. Atravs do choro, que corresponderia a um apelo, a criana sinaliza as suas necessidades. Anzieu (1979) salienta o facto das observaes de Spitz, sobre o banho de falas em que a criana vive e sobre a constituio primitiva de uma cavidade olfactiva, tctil e sonora, que engloba a me e o filho numa troca de sensaes, terem levado a considerar que a reproduo intencional em espelho, pelo adulto, de um som que a criana sabe articular, fundamental para esta aceder a uma comunicao simblica. H j alguns anos que toda uma linha de investigao tende a demonstrar que as emoes so a principal modalidade para estabelecer uma comunicao entre a criana e o adulto. Um dos meios preferenciais de transmisso da emoo, nas fases iniciais da vida, o meio vocal, que parte quer da me quer do beb. Vrias investigaes, nomeadamente as de Wolff, citado por Pedro Luzes (1983), demonstram empiricamente que os meios audio-fnicos so um dos primeiros modos de contacto emocional recproco me-criana. Wolff, citado por Pedro Luzes (1983), discrimina quatro gritos distintos apartir da terceira semana de vida: o grito de fome, clera, dor, e frustrao. Tambm, desde a terceira semana aparece o grito de desamparo que, constituindo a primeira expresso emocional do tipo intencional, pretende chamar a ateno. Desde a quinta semana o beb consegue distinguir a voz da me de outras vozes mas ainda no consegue distinguir a sua face de outras faces. A voz da me revela-se tambm o melhor meio de apaziguar os gritos. Rapidamente o beb comea a discriminar o valor expressivo da interveno acstica do adulto. Parece, ento, que os bebs so, muito precocemente, sensveis ao

feedback do ambiente. Esse feedback de natureza audio-fnica e diz respeito primeiramente ao choro e depois s vocalizaes. Deste modo, a aquisio da significao pr-lingustica (do choro e depois do balbucio) precede a da significao infra-lingustica (das mmicas e gestos) (Anzieu, 1985). As experincias de Wolff, citado por Pedro Luzes (1983), contradizem, de algum modo, a cronologia apresentada por Spitz (1988), que assinala a primeira manifestao intencional ao terceiro ms. Wolff, citado por Pedro Luzes (1983), ao mostrar que o grito de desamparo (intencional) ocorre na terceira semana de vida, afirma a precocidade do papel activo do beb e afirma a reciprocidade deste sistema de comunicao audio-fnico me-beb. Todas estas experincias revelam capacidades muito precoces de audio e fonao nos recmnascidos s quais as teorias psicanalticas no podem ficar indiferentes. Torna-se, portanto, imprescindvel que as teorizaes avancem paralelamente ao conhecimento emprico sobre o comportamento do beb. o que se observa em alguns autores que preconizam a relao mefilho numa perspectiva psicodinmica, sobre os quais me vou pronunciar.

banho sonoro ou espelho sonoro do self, prefiguram o eu-pele e a sua dupla face (para fora e para dentro) pois que o invlucro sonoro composto de sons emitidos, alternadamente, pelo beb e pelo meio. A combinao desses sons produz: um espao-volume comum permitindo uma troca bilateral, uma primeira imagem do corpo espacio-auditiva e uma ligao fusional real com a me sem a qual a ulterior fuso imaginria seria impossvel. Anzieu (1985) mostra a importncia do espelho sonoro na aquisio da capacidade de simbolizar. O beb introduzido no mundo de iluso atravs daquele que, ao escut-lo, reveste o self de uma harmonia. Em contrapartida, a criana repete os sons e assim estimula-se a si prprio. 3.2. A proposta de Winnicott Winnicott (1988) coloca o grito ao mesmo nvel dos outros fenmenos transicionais. No entanto, o banho sonoro que a me proporciona ao beb que permite criar este mundo de iluso, que o beb comea a usar para fortalecer o seu self e iniciar o seu ego. Trata-se de uma zona intermdia entre o erotismo oral e a verdadeira relao objectal que permite criana proteger-se de angstias de separao da me, atravs do objecto transicional que representa o objecto da primeira relao. Winnicott (1989) d particular nfase aos cuidados maternais que define como as qualidades e modificaes da me que se adapta s necessidades especficas do beb sobre o qual est centrada. Esta sua posio mudou, de algum modo, a abordagem psicanaltica que at ento preconizava a importncia da relao de satisfao oral. Winnicott (1989) releva os cuidados maternais na medida que permitem que o beb desenvolva o seu potencial inato, atinja uma estruturao psquica e uma individualidade. Na sua opinio, fundamental que a me desenvolva uma atitude adequada aos comportamentos do beb. Assim, se numa primeira fase, de dependncia absoluta, a compreenso maternal das necessidades do beb se baseia na empatia e na capacidade de identificao com o beb, medida que o beb comea a diferenciar-se da me, essa compreenso passa a estar baseada em qualquer coisa que indica a necessidade no beb, como o choro. O choro adquire, assim, um papel funda327

3. A IMPORTNCIA DE ACOMODAR TEORICAMENTE OS RESULTADOS EMPRICOS SOBRE O CHORO DO RECM-NASCIDO PARA CRIAR NOVAS TEORIAS DA INTERACO ME-FILHO

3.1. A proposta de Anzieu Anzieu (1985) refere a importncia de uma comunicao emocional de base sonora para a constituio, numa fase muito precoce, do self, cuja forma primria seria a de um invlucro sonoro. Este self, constitudo por introjeco do universo sonoro, seria uma cavidade psquica pr-individual dotada de um esboo de unidade e de identidade. Esta introjeco implica que a me faculte criana experincias audio-fnicas primitivas de carcter emocional, mas com a participao da criana no sentido de receber os sons que esta produz, como o choro e o grito. Estas experincias, que Anzieu (1985) chama de

mental a partir desta fase, de comeo de diferenciao do beb da me. O choro, correspondendo a uma expresso de necessidades especficas, exige uma conduta activa na descoberta das suas razes. Winnicott (1957) distingue quatro tipos de choro: de satisfao, dor, raiva e tristeza que, de algum modo, transmitem a evoluo do beb porque o seu aparecimento implica estruturas psquicas progressivamente mais complexas. Assim, se o choro de dor ou de fome pode acontecer em qualquer ocasio desde o nascimento, a raiva aparece quando o beb est apto a concatenar certos acontecimentos e uma reaco directa frustrao. O medo, indicando a expectativa de dor, significa que o beb elaborou ideias prprias. A tristeza indicar algo muito mais complexo; significa que a criana j conquistou o seu lugar no mundo e comeou assumir a sua responsabilidade em relao ao meio. 3.3. A proposta de Bettelheim Bettelheim (1987) v no choro e na resposta apropriada e positiva da me a raiz do relacionamento e da comunicao no beb humano. Para Bettelheim (1987) fundamental que o beb se sinta activo. Da que refira que, horrios alimentares artificiais podem desumanizar o beb e impedir a experincia sociabilizadora, na medida em que o impedem de sentir que as sua aces (choro) tm um efeito significativo em experincias importantes da sua vida como a de alimentao. De facto, o choro do beb por alimento necessita de uma resposta imediata de saciedade por parte dos outros, pois s assim este ter a experincia de agir sobre o meio, o que marcar tentativas posteriores de aco auto-motivada e o desenvolvimento de uma actuao recproca com os outros. O choro, como actividade espontnea e mesmo casual do beb, reveste-se de grande importncia na medida em que, quando respondido consistentemente, permite ao beb definir, gradualmente, a expresso das suas necessidades (atravs das quais actua) e posteriormente a dos seus sentimentos (atravs dos quais interage). A importncia de todo este processo para o desenvolvimento no pode ser subestimada. A perspectiva destes autores sobre a teoria da 328

relao me-filho difere profundamente da perspectiva de Freud (1988). Seno vejamos: - O beb percebe o mundo desde os primeiros dias de vida. Ele j um ser activo e, por isso, no necessita unicamente de ser estimulado mas sim respondido. necessrio ento que a me compreenda os sinais do beb pois o seu desenvolvimento psicolgico precoce, nomeadamente das competncias sociais, parece depender de quo apropriada a resposta da me, desde os primeiros momentos de vida. Esta posio difere daquela que considera que o desenvolvimento nos primeiros tempos de vida depende de quo satisfeitas esto as necessidades orais da criana. - Na perspectiva destes autores o eu no uma transformao do id em contacto com a realidade mas uma entidade que resulta de uma relao. Nesta relao, a me assume um papel fundamental porque proporciona uma alimentao emocional e porque desperta, recebe e elabora emoes do beb que tm a sua expresso no choro. A me , nesta perspectiva, um objecto de relao primria. Como referi anteriormente, muitos autores de interaco precoce fizeram do choro o objecto isolado das suas investigaes, em grande parte porque, privados do meio privilegiado da Psicologia a linguagem foi necessrio, para compreender o beb, atender a outros canais de comunicao de que as manifestao vocais, como o choro, so exemplo. Estes estudos recorreram fundamentalmente metodologia de observao da Etologia que se mostrou um meio eficaz de estudar o choro no beb. 3.4. A proposta de Brazelton O autor da interaco precoce que pretendo mencionar Brazelton (1962). As investigaes e as conceptualizaes deste autor sobre o choro prendem-se com a noo de estdio. Um dos estdios possveis em que o beb se pode encontrar o estdio de choro. Na perspectiva de Brazelton, citado por Gomes Pedro (1985), quando o beb utiliza o choro est a controlar as suas reaces s tenses

endgenas e exgenas. Este um mecanismo importante para o beb e representa a sua capacidade de se organizar. Segundo esta ideia, o estdio de choro um mecanismo de regulao que o beb utiliza para descarregar toda a sua actividade e energia acumulada e que lhe d a oportunidade de passar a um estdio mais calmo (Lebovici, 1987). Do ponto de vista da interaco, o estdio representa uma forma arcaica de comunicao entre o beb e a me. Assim, o estdio de choro pode comunicar me a disposio do recm-nascido para a interaco e a necessidade de proteco. Neste sentido, ele conduz rapidamente aos cuidados maternos, cuja regularidade e consistncia permitem ao beb criar elos entre o choro e o tipo de cuidados dispensados. A partir da, a utilizao do choro conta com a capacidade de antecipao, pelo beb, da resposta da me. O choro pode ainda indicar a necessidade de cortar o contacto com o ambiente. Brazelton (1981) enfatiza particularmente a ideia de que o beb, atravs dos seus estdios, modula o ambiente. No fundo, quase que poderamos dizer que a funo faz o orgo na medida em que, a partir do momento em que o beb se adapta activamente ao seu potencial neurofisiolgico (dispe e controla os seus estdios), ele capaz de o alterar e controlar consoante o seu objectivo de interaco com a me. Combinando as diferentes propostas tericas descritas, parece razovel afirmar que as opinies destes autores sobre o choro reflectem perspectivas, ligeiramente, diferenciadas da interaco me-filho. Hoje aceita-se que a me e o beb se influenciam mutuamente na relao. aqui, contudo, que as diferenas entre os autores, se estabelecem: Anzieu (1976), Winnicott (1957) e Bettelheim (1987), autores da relao objectal, enfatizam mais o papel activo que a me toma ao perceber as necessidades que o beb expressa e ao dar respostas adequadas ao beb. Por outro lado, Brazelton (1989) privilegia o papel do beb na interaco e as suas competncias para interagir. Para ele o beb impe um ritmo na relao, condicionando as aces da me. Outra diferena entre estes autores que, enquanto os primeiros procedem anlise do choro e do seu papel na interaco numa pers-

pectiva de desenvolvimento da personalidade, Brazelton (1962) investiga o choro na interaco numa perspectiva de intervir precocemente na relao me-filho e na adaptao da me s competncias e caractersticas individuais do beb. 3.5. O choro um sinal de vnculo Continuando a pensar no choro do ponto de vista relacional, e de um modo global, temos ento que considerar dois elementos de anlise: por um lado, o choro algo de que a criana dispe precocemente como seu recurso e com o qual entra na relao, por outro lado, o poder metafrico deste modo de expresso suscita um banho de afectos interrelacional (Lebovici, 1987) e antecipaes maternas desde o primeiro dia. A partir desse momento, o choro ganha significado e toma aspectos diferentes com o objectivo de comunicar no contexto da interaco. Daqui pode-se dizer que, o beb que desenvolveu esta forma primria de expresso de cargas emocionais e que a utiliza para comunicar o beb que estabeleceu, numa fase anterior, uma relao, um vnculo. O choro , pois, um sinal de vinculao. Esta ideia suportada por vrias observaes: 1. Lucien Malson (1978), a propsito das crianas selvagens, observa que a sensibilidade e a afectividade s muito lentamente se vo enriquecendo e que o choro no acontece seno passado muito tempo, a partir do momento em que so postas em contacto com pessoas; 2. Por outro lado, um dos sintomas do autismo a ausncia de choro; 3. Ainda, Bowlby e Spitz, citado por Pedro Luzes (1983), quando falam da separao da criana da me, observam que numa terceira fase de desinteresse, desvinculao, a criana j no chora ou grita. Tambm, Murray (1979) descreveu dois modelos que conceptualizam o choro como elicitador de cuidados maternais: 1. Num dos modelos, o choro visto como um activador de emoes de natureza altrusta ou egosta. O choro uma aco reflexa involuntria ao sofrimento do beb e 329

que cria sentimentos de desconforto no adulto. As emoes egostas suscitadas pelo choro levam a respostas de evitamento ou afastamento pela me no sentido de diminuir o seu prprio desconforto (Frodi, Lamb, Leavitt e colaboradores, 1978). As emoes altrustas, que pretendem reduzir o desconforto do beb, conduzem a comportamento de remoo, pela me, da causa desse desconforto. Este modelo tem como quadro de referncia o modelo emptico de Hoffman, citado por Frodi, Lamb, Leavitt e colaboradores, 1978. Tomkins, citado por Pedro Luzes (1983), quando na sua teoria se refere socializao do choro, aponta duas atitudes polarizadas que conduzem a duas aces opostas, face ao choro. Essas atitudes so: as punitivas, entre as quais esto os castigos, os gritos, o deixar chorar, e as consoladoras que conduzem a uma socializao positiva do choro. De facto, o choro do recm-nascido humano geralmente aumenta a proximidade e investimento do adulto (Ainsworth, 1969), mas aparentemente tambm desencadeador de riscos srios de abuso de crianas e mesmo infanticdio (Frodi, 1981). Isto tem sido chamado o paradoxo do choro (Barr, 1990), do qual se falar, em mais pormenor, adiante. 2. Num outro modelo, segundo um quadro de referncia etolgico, o choro um sinal de desconforto desencadeador de cuidados adaptativos pela me. O choro protege o indivduo e ajuda a assegurar a sobrevivncia da espcie. Nesta perspectiva, encontram-se integrados os trabalhos de Bowlby (1984) e de Bell e Ainsworth (1972). Para Bowlby (1984), o choro um sistema comportamental primitivo do recm-nascido pronto para ser activado por estmulos. O choro fornece as bases para o desenvolvimento ulterior do comportamento de apego. um comportamento de assinalamento cujo efeito o restabelecimento da proximidade da me em relao criana. Segundo Sanders e Julia, citados por Lebovici (1987), os gritos formam o equivalente a um cordo umbilical acstico (op. cit., p. 141). Este comportamento assegura a proteco contra os predadores e, na pers330

pectiva de Murphy, citado por Bowlby (1984), confere ao beb a oportunidade de aprender com a me vrias actividades necessrias sobrevivncia. Bell e Ainsworth (1972), acentuam o facto da resposta da figura de apego, que elas definiram como sensibilidade maternal ao choro, permitir a sua socializao e a introduo de variaes na sua utilizao. Muitas investigaes recentes sobre o choro utilizam como quadro de referncia a teoria de apego de Bowlby (1984). Entre as quais esto os trabalhos desenvolvidos por Eurico Figueiredo (1985). Este autor pressupe que o choro uma forma de comunicao especificamente dirigida figura de apego, e que a disponibilidade da me e qualidade da relao precoce determinam a evoluo do grito para outras formas de comunicao mais intencionais. Utiliza ento uma situao de separao me-filho, com bebs de 6, 9, 12, 15, e 18 meses, que lhe permite concluir que a resposta do beb separao se desenvolve desde o grito automtico at aquisio da capacidade de chorar, num processo de compensao interna. Enquanto que bebs mais novos reagem separao com gritos e respostas motoras intensas, mais tarde a reaco de choro com inibio motora. Para Eurico Figueiredo (1985), esta capacidade de chorar corresponde, do ponto de vista do desenvolvimentos cognitivo, capacidade de conceptualizar os objectos internamente, e do ponto de vista do desenvolvimento psico-afectivo, ao estabelecimento do attachment. 3.6. Valor evolutivo do choro e suas repercusses na compreenso do choro do recm-nascido humano As vocalizaes solicitadoras de cuidados no so limitadas aos bebs humanos. So comuns em aves e em outras espcies mamferas, e ocorrem ao longo da ordem primata (Newman, 1985). Alguns autores tm-se preocupado em estudar o choro humano no contexto da teoria da evoluo, tendo em conta o valor deste sinal, evolutivamente (Godfray, 1991). Na opinio de alguns autores, a resoluo para o paradoxo do choro pode estar ligada ao estudo deste sinal numa perspectiva evolutiva. O paradoxo do

choro tem suporte no facto do choro ser aparentemente necessrio para o recm-nascido solicitar cuidados mas poder resultar em reaces por parte dos adultos que tm impacto sobre a sua oportunidade de sobrevivncia. Uma resoluo para este paradoxo tem que explicar, quer os aspectos benficos das reaces dos adultos, quer os aspectos dessas reaces que reduzem as hipteses de sobrevivncia da cria. Zahavi (1975) e Grafen (1990) argumentam que o choro pode constituir um sinal que comunica de forma eficaz a qualidade fenotpica de quem enviou o sinal e, neste sentido, pode ter tido um papel potencialmente importante na evoluo do choro do recm-nascido humano. Nas aves, os progenitores que avaliam, discriminativamente, a qualidade fenotpica das suas crias antes de responder s suas solicitaes podem evitar os custos, para a sobrevivncia, de investir em crias inviveis. Godfray (1991), apresenta um modelo que pressupe que existe algum tipo de critrio que permite que os progenitores avaliem o valor reprodutivo das suas crias. Algumas espcies parecem ter esses componentes de avaliao nos seus dispositivos neonatais de solicitude (Lyon, Eadle & Hamilton, 1994; Bustamante, Cuervo & Moreno, 1992). Nos seus estudos, alguns autores preocupam-se em avaliar predies feitas a partir da hiptese de que o choro do recm-nascido humano contm, ele prprio, critrios que permitem a avaliao parental do valor reprodutivo das suas crias. Ou seja, possvel que a estrutura acstica das vocalizaes de choro indique, de forma precisa, a condio de um recm-nascido a chorar, e, assim, se correlacione com o seu valor reprodutivo intrnseco. Os padres de investimento e ligao parental dependem de uma avaliao precoce do valor reprodutivo da cria (Daly & Wilson, 1995), e estes autores propem que o choro constitui uma importante fonte de informao, para os pais, das capacidades das crias, durante este perodo de avaliao. Existem muitos indcios comportamentais e fsicos da sade das crias que esto disponveis para os pais (respirao irregular, erupo, etc.), mas porque o choro envolve aspectos neurolgicos, cardio-respiratrios e vocais, que no so facilmente avaliados atravs de uma erupo de pele, o choro pode revelar informao sobre a estrutura interna e a integridade fsica da cria. A seleco dever ter favorecido respostas discriminativas a estes ndi-

ces. Se assim , duas predies testveis tornamse evidentes: os parmetros acsticos do choro estaro correlacionados com a condio fenotpica da criana, e os parmetros relevantes do choro estaro correlacionados com os comportamentos de investimento parental (ou com emoes como hostilidade ou preocupao, que provavelmente inspiram comportamentos como abuso ou negligncia, ou investimento imediato). 1. condio do beb e acstica do choro: O choro de crianas normais tem uma frequncia mdia aproximada de 300-600Hz (Furlow, 1997). Desde crianas com leses cerebrais, a crianas prematuras, asfixiadas e desnutridas, baixas condies de sobrevivncia esto significativamente correlacionadas com um aumento significativo da frequncia do choro (Frodi, 1985; Morley, Thornton, Cole, Fowler & Hewson, 1991). A frequncia do choro mais exclusivamente indicativa de doena sria do que sintomas tipicamente detectados pelos pediatras, incluindo uma mudana de respirao ou da pulsao, ou temperatura, ou desidratao (Morley e colaboradores, 1991). A magnitude da anormalidade da frequncia do choro est correlacionada com a magnitude dos impactes na oportunidade de sobrevivncia da criana. Por exemplo, a severidade da anormalidade da frequncia em crianas com meningite mais pronunciada em bebs mais tarde diagnosticados com sequelas neurolgicas. A frequncia do choro est tambm associada com o desenvolvimento cognitivo subsequente (Donzelli, Rapisardi, Moroni, Scarano, Ismaelli & Bruscaglioni, 1995). Aos 18 meses e aos 5 anos, as pontuaes de crianas em testes cognitivos foram previstas pela anlise da frequncia do choro durante a primeira infncia bebs com frequncias de choro mais elevadas e variveis tinham pontuaes significativamente mais baixas em testes cognitivos dos que outras crianas (Lester, 1987). 2. Choro e reaces parentais: O choro reconhecido em muitas culturas como um sinal de sade na criana. Na tribo africana Igbo, bebs que no chorem vigorosamente so abandonados na floresta (Basden, 331

1966). Estudos laboratoriais sobre as reaces dos adultos a choros gravados evidenciam uma reaco emocional negativa a choros de frequncia elevada, nas culturas ocidentais (Crowe & Zeskind, 1992). As reaces dos adultos ao choro so semelhantes apesar de diferenas na experincia em cuidar de crianas, do sexo, da idade (Furlow, 1997). A resposta cardaca e os nveis de conductabilidade da pele suportam os estados emocionais auto-relatados (Furlow, 1997). Parece pois que o choro fornece informao sobre a sade da criana e pode servir como um ndice importante de valor reprodutivo da cria para os pais. Os pais, por sua vez, reagem negativamente a, pelo menos, um aspecto acstico correlacionado com baixo valor reprodutivo das crianas a frequncia do choro. Se a medida de averso, em laboratrio, indicadora das emoes parentais face ao choro em ambientes naturais, parecer que crianas pouco saudveis podero sofrer de um investimento reduzido ou mesmo de hostilidade parental. Contudo, uma limitao bvia destes estudos ter por base dados correlacionais, e com a excepo das reaces emocionais s variaes acsticas do choro, a causalidade ser assumida em vez de estabelecida empiricamente. Enquadrar o choro numa srie de modelos tericos diferentes e, a partir dessas abordagens, discutir a sua importncia e funo no domnio da interaco me-beb foi o objectivo deste artigo. A capacidade de chorar parece corresponder, do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo, capacidade de conceptualizar os objectos internamente, do ponto de vista do desenvolvimento psico-afectivo, capacidade de estabelecer a vinculao, e o choro parece ser um sinal comportamental carregado de valor evolutivo. Que essas conceptualizaes tericas possam evoluir acomodando os resultados das investigaes experimentais, cada vez mais especificamente desenhadas para testar hipteses relacionadas com o choro do recm-nascido, o que se pretende de uma rea de estudo to promissora e com um impacto to grande na compreenso do desenvolvimento humano. 332

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Ainsworth, M. (1969). Object relations, dependency, and attachment: A theoretical review of the mother-infant relationship. Child Development, 40, 969-1025. Anzieu, D. (1976). Lenveloppe sonore du soi. Paris: La Nouvelle Revue de Psychanalyse. Anzieu, D. (1979). Para uma psicolingustica psicanaltica: breve balano e questes preliminares. In D. Anzieu, B. Gibello, R. Gori, et al. (Eds.), Psicanlise e linguagem (pp. 9-24). Lisboa: Moraes Editores. Anzieu, D. (1985). Le moi-peau. Paris: Dunod. Barr, R. G. (1990). The early crying paradox. Human Nature, 1 (4), 355-389. Basden, G. T. (1966). Among the Ibos of Nigeria. London: Frank Cass & Co. Bell, S. M., & Ainsworth, M. S. (1972). Infant crying and maternal responsiveness. Child Development, 43, 1171-1190. Bettelheim, B. (1987). A fortaleza vazia. So Paulo: Ed. Martins Fontes. Bowlby, J. (1984). Apego. So Paulo: Ed. Martins Fontes. Brazelton, T. B. (1962). Crying in infancy. Pediatrics, 29, 579-588. Brazelton, T. B. (1981). Comportement et comptence do noveau-n. Psychiatrie de LEnfant, 2, 375-397. Brazelton, T. B., & Cramer, B. G. (1989). The earliest relationship. USA: Publishing Company. Bustamante, J., Cuervo, J., & Moreno, J. (1992). The function of feeding chases in the chin strap penguin, Pygoscelis antartica. Animal Behavior, 44, 753-759. Crowe, H., & Zeskind, P. (1992). Psychophysiological and perceptual responses to infant cries varying in pitch: Comparison of adults with low and high scores on the Child Abuse Potential Inventory. Child Abuse Neglect, 16, 19-29. Daly, M., & Wilson, M. (1995). Discriminative parental solicitude and the relevance of evolutionary models to the analysis of motivacional systems. In M. S. Gazzaniga (Ed.), The cognitive neuroscience (pp. 1269-1286). Cambridge, MA: MIT Press. Donzelli, G., Rapisardi, G., Moroni, M., Scarano, E., Ismaelli, A., & Bruscaglioni, P. (1995). Neurodevelopmental prognostic significance of early cry analysis in preterm infants. Pediatric Research, 38, 432. Figueiredo, E., & Pal, C. (1985). Screaming and weeping in children within the age groups of 6, 9, 12, 15, and 18 months. Acta Psiquitrica Portuguesa, 31, 17-25. Freud, S. (1988). A interpretao dos sonhos (Vol III). Lisboa: Ed. Livreiros, Lda.

Frodi, A. M., Lamb, M. E., Leavitt, L. A. et al. (1978). Fathers and mothers responses to the faces and cries of normal and premature infants. Developmental Psychology, 14 (5), 490-498. Frodi, A. (1981). Contribution of infant characteristics to child abuse. American Journal of Mental Deficiency, 85, 341-349. Frodi, A. (1985). When empathy fails: Aversive infant crying and child abuse. In B. Lester & C. Boukydis (Eds.), Infant crying (pp. 107-123). New York: Plenum. Furlow, F. B. (1997). Human neonatal cry quality as an honest signal of fitness. Evolutional Human Behavior, 18, 175-193. Gibello, B. (1979). Fantasma, linguagem, natureza: trs tipos de realidade. In D. Anzieu, B. Gibello, R. Gori et al. (Eds.), Psicanlise e linguagem (pp. 45-57). Lisboa: Morais Editores. Godfray, H. (1991). Signaling of need by offspring to their parents. Nature (London), 352, 328-330. Gomes Pedro, J. (1985). O comportamento do recm-nascido (3): estdios e a actividade motora. Jornal de Psicologia, 4 (4), 19-26. Gori, R. (1979). Entre grito e linguagem: o acto da fala. In D. Anzieu, B. Gibello, R. Gori, et al. (Eds.), Psicanlise e linguagem (pp. 103-104). Lisboa: Moraes Editores. Grafen, A. (1990). Biological signals as handicaps. Journal of Theoretical Biology, 144, 517-546. Grossman, K. E., & Grossman, K. (1991). Attachement quality as an organizer of emotional and behaviour responses in a longitudinal perspective In C. M. Parkes, J. Stevenson-Hinde, & P. Harris (Eds.), Attachement across the life cycle (pp. 93-98). London e New York: Ed. Tavistock e Routledge. Lebovici, S. (1987). O beb, a me e o psicanalista. Porto Alegre: Artes Mdicas. Lester, B. (1987). Developmental outcome prediction from acoustic cry analysis in term and preterm infants. Pediatrics, 80, 529-534. Luzes, P. (1983). Da emoo ao pensamento. Dissertao de doutoramento no publicada, Lisboa: Universidade de Lisboa. Lyon, B., Eadle, J., & Hamilton, L. (1994). Parental choice selects for ornamental plumage in American coot chicks. Nature (London), 371, 240-243. Malson, L. (1978). As crianas selvagens. Porto: Livraria Civilizao. Morley, C., Thornton, A., Cole, T., Fowler, M., & Hewson, P. (1991). Symptoms and signs in infants younger than 6 months of age correlated with severity of their illnesses. Pediatrics, 88, 1119-1124. Murray, A. D. (1979). Infant crying as an elicitor of parental behaviour: an examination of two models. Psychological Bulletin, 86 (1), 191-215. Newman, J. (1985). The infant cry in primates: An evolutionary perspective. In B. Lester & C. Boukydis (Eds.), Infant crying (pp. 307-323). New York: Plenum.

Rouchouse, J. C. (1981). thologie de lenfant et observation des mimiques chez le nourisson. Psychiatrie de LEnfant, 1, 203-249. Spitz, R. A. (1988). O primeiro ano de vida (5. ed.). So Paulo: Ed. Martins Fontes. Widmayer, S. M., & Field, T. M. (1981). Effects of Brazelton demonstrations for mothers on the development of preterm infants. Pediatrics, 67 (5), 711-714. Winnicott, D. W. (1957). The child and the family: first relationships. London: Tavistock. Winnicott, D. W. (1988). Os bebs e as suas mes. So Paulo: Ed. Martins Fontes. Winnicott, D. W. (1989). De la pediatrie la psychanalyse (2. ed.). Paris: Ed. Payot. Zahavi, A. (1975). Mate selection A selection for a handicap. Journal of Theoretical Biology, 53, 205-214. Zahn-Waxler, C., Friedman, S. L., & Mark, E. (1983). Childrens emotions and behaviours in response to infants cries. Child Development, 54, 1522-1528.

RESUMO O choro tem sido vastamente estudado como indicador de diagnstico de desordens de foro neurolgico. Contudo, os contributos dos tericos preocupados com a interaco me-beb sugerem, ainda que indirectamente, a importncia desta manifestao choro no contexto da relao entre o beb e uma figura privilegiada. Lebovici sublinha, alis, a importncia do choro neste contexto quando diz: basta imaginar o que seria a tarefa dos pais na ausncia dos gritos: eles deveriam ento adivinhar quando o beb tem fome, quando ele est sujo, e quais so as suas diversas necessidades e desconfortos. Em definitivo, uma situao no primeiro contacto mais calma e menos ansiognea, seria uma realidade mais preocupante, pois ento ela constrangeria os pais a se interrogarem quase de maneira permanente sobre o estado do beb. (Lebovici, 1987). Esta reflexo eminentemente terica, que desenvolvo, procura enquadrar o choro numa srie de modelos tericos diferentes e, a partir dessas abordagens, discutir a sua importncia e funo, no domnio da interaco me-beb. Palavras-chave: choro, interaco me-beb.

ABSTRACT Infant crying has been vastly studied as a diagnostic indicator of neurologic disorders. However, contributes from mother-infant interaction theory suggest,

333

even though indirectly, the value of this manifestation crying in the context of the mother-infant relationship. Lebovici underlines the importance of crying in this context when he says: it is enough to imagine what would be the parents task without infant crying: they would have to be constantly guessing when the baby is hungry, when he is dirty, and what are his various needs and discomforts. Undoubtedly, a more calm and less anxious situation, at first view, would be

a more preoccupying reality, because it would constrain parents to be permanently interrogating themselves about the baby condition. (Lebovici, 1987). The present theorical reflection attempts to frame infant crying in different theorical models and, from those approaches, to discuss its value and function, in mother-infant interaction domain. Key words: infant crying, mother-child interaction.

334

You might also like