You are on page 1of 42

defender os seus direitos.

E mesmo no domnio da chamada responsabilizao horizontal um sistema de freios e contrapesos que evite abusos de poder a confiana dos cidados parece completamente deslocada para a Presidncia da Repblica e, em menor grau, para um rgo designado politicamente, o Tribunal Constitucional. Em contraste, a independncia do poder judicial em relao ao poder politico no tomada como certa por uma maioria dos eleitores. O outro domnio que suscita uma muito m avaliao dos portugueses diz respeito responsividade do sistema politico, ou seja, a de saber at que ponto a classe politica em geral e os governantes em particular atendem s expectativas, preferncias e exigncias dos cidados. Mais de dois em cada trs eleitores partilham a percepo de no terem qualquer influncia nas decises politicas, de que os polticos se preocupam exclusivamente com interesses pessoais, de que a sua opinio no tomada em conta nas opes dos governantes e de que no h sintonia entre aquilo que consideram ser prioritrio para o pas e aquilo a que os governos do prioridade. Estas percepes so tanto mais intensas quanto menores so os nveis de qualificaes acadmicas dos inquiridos. H ainda outras dimenses onde a avaliao dos portugueses tende a ser mais negativa que positiva. Predomina o cepticismo quanto s qualidades do nosso sistema eleitoral. A maior parte dos inquiridos v o governo como estando condicionado por factores externos (situao econmica internacional, poderes econmicos e prioridades de outros governos) em relao aos quais a responsabilizao politica democrtica impotente. E detectam, especialmente as mulheres, uma tendencial desigualdade nas oportunidades reais de participao politica em Portugal.

- Quais destas diferentes dimenses de avaliao da qualidade do sistema


democrtico em Portugal esto mais relacionadas com a satisfao geral dos cidados com o sistema? A anlise dos dados revela que as dimenses directamente ligadas ao exerccio das liberdades cvicas e politicas e ao processo eleitoral no ajudam a explicar o (baixo) grau de satisfao genrico dos portugueses com a democracia. Isto inclui no apenas as dimenses avaliadas mais positivamente pelos indivduos (liberdades e responsabilizao politica) mas tambm uma dimenso avaliada negativamente, a ligada representao proporcionada pelo sistema eleitoral.

- Pelo contrrio, a dimenso mais relacionada com a (in)satisfao geral com o


funcionamento da democracia parece ser a (baixa) responsividade (apercebida) da classe politica. Prevalece claramente a ideia de que os eleitos no atendem s expectativas e interesses dos eleitores, e essa ideia que mais est relacionada com a percepo de uma baixa qualidade geral do regime. As outras dimenses relacionadas com essa percepo tm a ver com a qualidade (imparcialidade e pluralismo) da informao politica,

com a ideia de que as decises do governo so condicionadas por presses de poderes no responsabilizveis politicamente, com a falta de mecanismos de responsabilizao horizontal do poder e, finalmente, com o tratamento desigual perante a lei e a justia.

- Por outras palavras, a chamada falcia eleitoralista - a noo de que as


eleies e a sua regularidade so o aspecto central de qualquer avaliao da qualidade da democracia parece ser rejeitada pelos eleitores. Seja porque consideram que h aspectos substantivamente mais importantes na sua concepo do que uma boa democracia seja porque a qualidade da democracia portuguesa em torno do exerccio de direitos polticos e das eleies tomada como certa, a verdade que a (in)satisfao dos eleitores com o regime est predominantemente relacionada, hoje, com a avaliao que fazem da existncia de incentivos dos eleitos para atenderem aos eleitores em vez de a outros factores e prioridades, da informao necessria para fazer boas escolhas e responsabilizar os governos e da verificao de algumas condies bsicas de cidadania, sejam elas legais ou sociais.

1. Introduo
Nos ltimos trinta anos, com o incio da chamada terceira vaga de democratizao (Huntington 1991), o tema da democracia e democratizao dos regimes polticos tem estado no topo da agenda das cincias sociais, especialmente da Cincia Poltica e da Economia. As causas e consequncias da mudana de regimes autocrticos para democrticos e os factores que permitem a sustentabilidade da democracia foram e continuam a ser objecto de vasta produo acadmica. Contudo, medida que um nmero crescente de naes tem passado a escolher os seus lderes polticos atravs de eleies livres e justas, a ateno dos investigadores tem-se tambm dirigido para a necessidade de descobrir o que diferencia as democracias entre si. Esta ateno acadmica no independente, pelo contrrio, do peso crescente deste tema na agenda pblica. Os alegados declnios da participao eleitoral, da confiana dos cidados nas instituies polticas, da qualidade das elites polticas e dos mecanismos de responsabilizao do poder so temas recorrentes no discurso de jornalistas e comentadores. E existe uma noo pelo menos difusa de que as bases econmicas, sociais e culturais que proporcionaram o surgimento da Democracia nos pases industrializados sofreram mutaes de tal modo importantes que podem estar a afectar os aspectos mais bsicos da relao entre os cidados e o poder poltico.

Deste forma, a qualidade do funcionamento das democracias vem-se tornando um tpico cada vez mais relevante (ODonnell et al. 2004; Diamond et al. 2005). Ao longo dos ltimos anos, vrios estudos e projectos tm-se dedicado a elaborar diferentes tipos de indicadores com o objectivo de medir a qualidade das democracias (Coppedge e Reinicke 1990; Gastil 1990; Vanhanen 1997). Contudo, o que eles conseguem em termos de extenso (a capacidade de comparar um grande nmero de pases entre si) comporta um preo a pagar em termos da profundidade com que se pode analisar cada regime democrtico, assim como da capacidade para fazer distines subtis mas relevantes entre as democracias mais desenvolvidas. Isto tem levado realizao de projectos destinados a auditar de forma aprofundada a qualidade da democracia nos pases industrializados.

O projecto mais conhecido o iniciado por David Beetham do Human Rights Center da Universidad de Essex, o Democratic Audit, com o qual se pretendia auditar a sade da democracia no Reino Unido (Weir e Beetham, 1999). O mesmo modelo j foi utilizado em pases como o Canad, a Itlia, a Nova Zelndia ou a Austrlia. A metodologia empregada para recolher a informao baseia-se em entrevistas e depoimentos de peritos e dados objectivos sobre, por exemplo, a produo legislativa, o funcionamento dos tribunais e a participao eleitoral, entre outros aspectos. Contudo, apesar das inmeras virtudes desta abordagem, ela padece dois problemas fundamentais. Por um lado, ao depender quase exclusivamente do juzo de peritos seja como fontes de informao seja como avaliadores ela permite que a auditoria possa, em cada caso concreto, ser completamente capturada por uma determinada concepo normativa da Democracia, que pode por sua vez no ser representativa das vises partilhadas pela generalidade dos cidados ou dos agentes polticos. Por outro lado, ao privilegiar aspectos institucionais do sistema poltico, esta abordagem negligencia um aspecto fundamental para no dizer o fundamental de um regime democrtico: os cidados e as suas percepes e avaliaes.

O projecto Democracy Barometer for Established Democracies (DBED), uma parceria entre o Wissenschaftszentrum Berlin fr Sozialforschung na Alemanha e o National Centre of Competence in Research na Sua, tem como objectivo lidar com este problema, combinando uma srie de indicadores objectivos utilizados no Democratic Audit e outros projectos congneres com indicadores subjectivos as percepes dos cidados - no quadro de uma agenda terica que vem sendo desenvolvida h vrios anos pelos seus coordenadores, Marc Bhlmann, Wolfgang Merkel e Berhard Wessels (Bhlmann, Merkel e Wessels 2007). Esta parceria foi alargada ao Consejo Superior de Investigaciones Cientficas, que desenvolveu um inqurito-piloto j aplicado em Espanha em 2008 e 2009 (Gmez e Palcios 2008). Este estudo, promovido pela SEDES, com o apoio da Fundao Luso-Americana para o Desenvolvimento e da Intercampus, insere-se nesta agenda terica e torna Portugal um segundo pais onde foi aplicado um inqurito-piloto com o objectivo de medir as percepes e avaliaes dos cidados sobre a qualidade da democracia no 6

mbito da agenda terica do DBED. Este inqurito foi realizado junto de uma amostra representativa da populao durante o ms de Maro de 2009.1

So os seus resultados que agora se apresentam neste relatrio. O relatrio est dividido em cinco seces. Aps esta introduo, apresentam-se os conceitos bsicos que orientaram a elaborao do inqurito, assim com os indicadores concretos utilizados para medir esses conceitos. Na terceira seco, so apresentados os resultados das avaliaes que os cidados fazem da democracia portuguesa em nove dimenses principais. Na quarta seco, faz-se uma leitura geral dos resultados e dos seus correlatos scio-demogrficos e atitudinais, discutindo-se tambm em que medida estas avaliaes influenciam o grau geral de satisfao dos portugueses com a sua democracia. A quinta e ltima seco retoma e sintetiza as principais concluses gerais do estudo.

2. De conceitos a indicadores
Qualquer tentativa de avaliar a qualidade da democracia, seja com indicadores objectivos seja recorrendo s percepes subjectivas dos cidados sobre o seu funcionamento, implica inevitavelmente a adopo de algumas premissas normativas sobre o que a Democracia ou deveria ser. A bibliografia sobre o tema muito extensa, incluindo inmeras definies do conceito,2 assim como um prolongado debate entre os defensores de definies mais procedimentais e definies mais substantivas da democracia (com as segundas a presumirem alta participao na politica ou outputs polticos que impliquem determinados impactos sociais e econmicos).

O inqurito foi realizado pela Intercampus entre os dias 13 e 23 de Maro de 2009, junto de uma amostra representativa da populao com 18 ou mais anos residente em Portugal Continental, constituda por um total de 1003 inquiridos. Os inquiridos foram seleccionados atravs do mtodo de quotas, com base numa matriz que cruzou as variveis Sexo, Idade (5 grupos), Instruo (2 grupos), Ocupao (2 grupos), Regio (7 regies GFK Metris) e Habitat/Dimenso dos agregados populacionais (6 grupos). A informao foi recolhida atravs de entrevista directa e pessoal na residncia dos inquiridos. 2 Cf., por exemplo, Schumpeter 1942, Dahl 1971, ou Bobbio 1984, entre muitos outros.

Para efeitos deste estudo, seguindo de perto a abordagem do DBED, presumimos que um regime no mais ou menos democrtico consoante o tipo de politicas pblicas que adopta ou os outputs concretos do sistema politico (mais ou menos redistribuio, existncia destes ou aqueles direitos sociais, econmicos, ou culturais, etc.). Isto no significa que essas politicas pblicas sejam, em si mesmas, irrelevantes ou indesejveis. A nossa abordagem procura ser agnstica em relao a essa questo. E isto sucede porque prev uma distino entre os mecanismos atravs dos quais se tomam decises em democracia da natureza substantiva dessas decises. De resto, as politicas pblicas e as suas consequncias no que respeita realizao de ideais de igualdade social e econmica ou de liberdade do funcionamento do mercado no so unicamente determinadas por decises politicas democrticas, mas tambm por caractersticas culturais, sociais e econmicas das sociedades. Logo, no que respeita definio de Democracia que preside a esta avaliao, no estamos directamente preocupados com os bens pblicos alocados pelo sistema politico, mas sim com a forma como se tomam as decises que levam a essa alocao. O que no significa, claro, que esta excluso dos outputs do sistema politico como elementos constituintes da definio de Democracia seja necessariamente partilhada pelos cidados. Teremos oportunidade de,

precisamente, avaliar essa questo numa das seces finais deste relatrio.

Por outro lado, a definio de Democracia aqui adoptada tambm no se restringe ideia de que este tipo de regime serve exclusivamente para proteger as liberdades negativas individuais contra abusos de poder por parte do Estado ou como um simples mtodo (entre outros possveis) atravs dos quais os cidados seleccionam representantes seus em eleies regulares (Schumpeter 1942). As consequncias positivas do mtodo eleitoral para a delegao de poder em governantes nomeadamente, as de aumentarem a probabilidade de que esses governantes defendam os interesses dos cidados e continuem a faz-lo assim que esto no poder, dispondo de incentivos para no abusar do poder que lhes foi delegado no tm a mesma probabilidade de ocorrer em todas as circunstncias onde haja eleies livres e regulares. Se essas eleies ocorrerem em contextos de desigualdade de oportunidades para influenciar o processo politico, onde se pratica 8

um tratamento substancialmente desigual pela lei e pelos tribunais e onde esto ausentes mecanismos de responsabilizao horizontal do poder politico num sistema de freios e contrapesos, a delegao de poder de governados para governantes tem maiores probabilidades de fracassar. Procuramos assim tambm evitar, nesta abordagem da qualidade da democracia, a chamada falcia eleitoralista, atravs da qual se privilegiam as eleies sobre todas as outras dimenses da democracia e se ignora at que ponto elas podem conviver seja com a excluso objectiva e substantiva de vrios interesses do processo politico seja com a possibilidade dos agentes polticos abusarem do poder de que dispem sem que isso comporte necessariamente uma punio eleitoral (Karl 1995).

Em sntese, a definio operacional de Democracia com que trabalhamos contempla a realizao de trs princpios bsicos:

I. Liberdade, atravs da qual os cidados exercem um conjunto de direitos fundamentais sem interferncias abusiva do Estado, mas onde o Estado assume tambm a responsabilidade de proteger esses direitos contra a interferncias de outros agentes; II. Igualdade, dando a todos os cidados iguais oportunidades para que as suas preferncias sejam tomadas em conta no processo de tomada de decises politicas; III. E Controlo, seja aquele que exercido pelos cidados sobre os agentes polticos atravs dos mecanismos eleitorais, seja aquele a que os rgos do Estado esto sujeitos por parte de outras instituies, seja ainda o controlo que os agentes eleitos exercem de facto sobre as politicas pblicas.

A realizao destes princpios bsicos presume que o sistema politico democrtico capaz de cumprir um conjunto bsico de funes. O quadro 1 faz corresponder a cada princpio genrico de funcionamento da Democracia um conjunto de funes que devem ser cumpridas para que cada um dos princpios se realize:

Quadro 1. Princpios e funes de um regime democrtico Princpios Liberdade


Exerccio de direitos protegidos de interferncia do Estado e aco estatal para garantir proteco real de direitos individuais

Funes
Gozo de liberdades e direitos individuais

Acesso justia e igualdade perante a lei Igualdade de oportunidades para participar na politica Poder politico atende s expectativas, interesses e preferncias dos eleitores Fontes alternativas e imparciais de informao politica

Igualdade
Condies para que preferncias de cada cidado tenham o mesmo peso na tomada de decises politicas

Responsabilizao vertical

Representao

Controlo
processo eleitoral coloca no poder agentes que representam interesses dos cidados e permite controlar o exerccio do poder; agentes eleitos pelos cidados sujeitos a controlo e verificao das suas aces por outras instituies autnomas; agentes eleitos pelos cidados exercem controlo de facto sobre politicas pblicas cidados

Responsabilizao horizontal

Poder efectivo para governar

10

A questo que se segue a de saber como poderemos medimos as percepes e opinies dos cidados acerca do grau de cumprimento destas diferentes funes da democracia num contexto concreto, neste caso, Portugal. Os quadros 2 e 3 mostram as opes tomadas a esse respeito. A cada uma das funes da Democracia, associmos um conjunto de variveis, que identificam diferentes dimenses dessa funo. Cada uma dessas variveis medida atravs de respostas a vrias perguntas colocadas num inqurito aplicado a uma amostra representativa da populao eleitora. So estes os indicadores empricos que utilizamos para medir o grau de cumprimento das diferentes funes da Democracia tal como percepcionado pelos eleitores.

11

Quadro 2. Princpios e funes da Democracia, variveis e indicadores (Liberdade e Igualdade)


Princpios Funes
Gozo de liberdades e direitos individuais

Variveis
Liberdade de expresso Liberdade de associao Liberdade de voto

Indicadores empricos/questes
At que ponto diria que em Portugal cada um livre para dizer aquilo que pensa? Actualmente todas as ideias se podem expressar com liberdade (concordncia) E livre para se juntar associao ou organizao que entender? E livre para votar em quem quiser sem se sentir pressionado? A justia trata ricos e pobres de forma igual (concordncia) A justia trata de forma igual um poltico e um cidado comum (concordncia) Os processos judiciais so to complicados que no vale a pena uma pessoa meter-se neles (discordncia) Em Portugal, todos tm os mesmos direitos de participar na poltica, e s no o fazem se no quiserem (concordncia) Existem discriminaes que dificultam a participao das mulheres na vida poltica (discordncia) Existem discriminaes que dificultam a participao de outros grupos sociais na vida poltica (discordncia) Acha que os governantes tm em conta as opinies dos cidados quando se trata de tomar decises? Esteja quem estiver no poder, busca sempre os seus interesses pessoais (discordncia) Os polticos no se preocupam muito com o que pensam as pessoas como eu (discordncia) As pessoas como eu no tm nenhuma influncia sobre o que o governo faz (discordncia) Na sua opinio, qual o principal problema que existe actualmente em Portugal? E o segundo? E qual acha que o principal problema do pas a que o governo portugus dedica mais ateno? E o segundo? Acha que a televiso pblica portuguesa, a RTP, proporciona informao totalmente imparcial, bastante, algo, pouco ou nada imparcial sobre a poltica? E as televises privadas? Em que medida acha que os meios de comunicao social reflectem a pluralidade de opinies que existem na sociedade?

Liberdade
Acesso justia e igualdade perante a lei Acesso justia e igualdade perante a lei

Existncia de iguais direitos para participar Igualdade de oportunidades para participar na politica (In)existncia de grupos concretos objectivamente discriminados

Eficcia externa

Igualdade

Responsividade (poder politico atende a expectativas, interesses e preferncias dos eleitores) Sintonia de prioridades cidados/governo

Informao politica

Imparcialidade dos meios de comunicao social Pluralismo dos meios de comunicao social

12

Quadro 3. Princpios e funes da Democracia, variveis e indicadores (Controlo) Princpios Funes Variveis Indicadores empricos/questes
Responsabilizao vertical Eleies como mecanismo eficaz de castigo/recompensa Sistema eleitoral: responsabilizao de deputados Sistema eleitoral: no desperdcio de votos Independncia do poder judicial Responsabilizao horizontal Capacidade para travar abusos de poder Aplicao das leis Decises autnomas em relao a outros governos Decises autnomas em relao a economia internacional Independncia em relao a presses do poder econmico As eleies funcionam bem como meio de recompensar quem governa bem e castigar quem governa mal O sistema eleitoral no permite responsabilizar os deputados por aquilo que decidem (discordncia) O sistema eleitoral prejudica demasiado os partidos mais pequenos (discordncia) Em que medida acha que os juzes so independentes no exerccio das suas funes? Em que medida acha que as seguintes instituies tm capacidade para travar um possvel abuso de poder por parte do governo? Presidente da Repblica, Tribunal Constitucional e Provedor de Justia. Em Portugal, acha que as leis acabam por ser aplicadas quase sempre, bastantes vezes, algumas vezes, poucas vezes ou quase nunca? At que ponto acha que as decises do governo portugus so condicionadas pelos interesses e pela vontade dos governos de outros pases? E at que ponto acha que as decises do governo portugus so condicionadas pela situao econmica internacional? Em que medida acha que o poder poltico est protegido das presses do poder econmico?

Representao

Controlo

Poder efectivo para governar

13

As respostas a estas perguntas foram analisadas do ponto de vista da sua dimensionalidade, com recurso a anlises factoriais. Nalguns casos, confirmou-se que os indicadores avanados para medir cada uma das funes da Democracia faziam de facto empiricamente parte de uma nica dimenso. H, contudo, vrios outros casos onde isso no sucedeu:

No domnio da igualdade de oportunidades para participar na politica, a percepo de direitos iguais para todos e da (in)existncia de discriminaes que dificultam a participao de determinados grupos sociais formam dois factores distintos para os inquiridos;

No que respeita percepo de que o poder politico toma em conta as preferncias dos cidados, as respostas sobre a eficcia poltica externa formaram uma dimenso distinta das ligadas sintonia de prioridades entre cidados e governo;

No que respeita informao politica, percepes de imparcialidade e de pluralismo constituem tambm dois factores distintos;

No domnio da responsabilizao horizontal do poder politico, percepes sobre a independncia politica do poder judicial emergiram como um factor distinto das avaliaes sobre a capacidade de vrios rgos do Estado para prevenirem e contrariarem abusos de poder.

Finalmente, no que respeita ao poder efectivo para governar, percepes sobre implementao das leis, independncia em relao ao poder econmico e autonomia das decises em relao a factores internacionais emergiram como trs factores autnomos.

Estes resultados sugerem que a dimensionalidade do conceito de Democracia para os portugueses pode ainda ser mais complexa do que aquela que resultou teoricamente nas nove funes aqui avanadas. Contudo, para sermos fieis conceptualizao terica do DBEB e preservarmos alguma comparabilidade futura, a anlise que se segue feita funo a funo. Sempre que um conjunto de indicadores mostrava captar uma de vrias dimenses empricas diferentes de cada

14

uma das funes, o score mdio final foi calculado dando o mesmo peso a cada uma dessas dimenses.

3. A qualidade da democracia em Portugal: principais resultados


3.1 Liberdades individuais Um primeiro conjunto de questes visava medir at que ponto os portugueses sentem que podem exercer livremente um conjunto de direitos cvicos e polticos fundamentais no processo poltico democrtico, nomeadamente os ligados liberdade de voto, de associao e de expresso. Os resultados, na figura 1, mostram que uma clara maioria dos cidados afirma sentir-se totalmente ou bastante livre para votar sem presses, juntar-se associao ou organizao que entender ou, simplesmente, dizer aquilo que pensa.

15

As respostas foram dadas numa escala de 5 pontos. Calculando um ndice mdio, que nos permita comparar a avaliao dos portugueses no que diz respeito s diferentes funes da Democracia abordadas neste estudo, o valor obtido para a populao nesta dimenso de 3,9 pontos numa escala de 1 a 5. Ele , de resto, o valor mais alto que iremos encontrar em todo o estudo para qualquer uma das nove funes da Democracia sob anlise. Por outras palavras, o gozo de liberdades individuais consequentes para o processo politico democrtico a dimenso da democracia portuguesa que os inquiridos avaliam mais positivamente.

3.2 Acesso justia e igualdade perante a lei Contudo, como tnhamos visto antes, o gozo dos direitos individuais pode exigir um papel activo por parte do Estado, que garanta que esses direitos so efectivamente protegidos em casos concretos. Um aspecto central dessa aco consiste em garantir o acesso justia e tratamento igual de todos os indivduos perante a lei e os tribunais. E aqui, em flagrante contraste com o que se passa nas percepes sobre o gozo de liberdades e direitos polticos, os portugueses fazem uma avaliao muito negativa do funcionamento desta dimenso do sistema democrtico. Questionados sobre se os processos judiciais so to complicados que no vale a pena uma pessoa meter-se neles, 49 por cento (uma maioria relativa) concordam.3 E questionados sobre se a justia trata de forma igual um poltico e um cidado comum, ou de forma igual os ricos e os pobres, a discordncia macia, como vemos na figura 2. Estes resultados so muito semelhantes, de resto, aos encontrados no estudo realizado em Espanha em 2008, onde 78 por cento discordavam da ideia de que a justia tratava ricos e pobres de forma igual e 82 por cento com a mesma ideia aplicada a polticos e cidados comuns (Gmez e Palcios 2008).

Neste como em noutros grficos mais adiante, a formulao apresentada para as perguntas no corresponde sempre, na sua direccionalidade, que foi usada no inqurito. No inqurito, existiu a preocupao de utilizar frases quer de conotao positiva quer de conotao negativa em relao ao funcionamento da democracia em Portugal, de forma a que possveis enviesamentos de concordncia por parte dos eleitores se cancelassem mutuamente. Contudo, para meros fins de apresentao dos resultados, as frases utilizadas foram alteradas sempre no sentido em que a concordncia representasse uma opinio positiva sobre a qualidade da democracia portuguesa.

16

Numa escala de 5 pontos, entre 1 e 5, o valor mdio obtido para a generalidade da amostra para esta segunda funo bsica de um regime democrtico de 2,3

pontos. Este o segundo valor mais baixo que iremos encontrar para qualquer uma
das dimenses da democracia avaliadas pelos inquiridos neste estudo. Em suma, no que respeita aos direitos cvicos e polticos, a maioria dos portugueses sente dispor de reais liberdades polticas, mas partilha tambm um forte cepticismo no que respeita capacidade do regime para garantir o acesso dos cidados aos tribunais e o seu tratamento equitativo perante a lei.

3.3 Igualdade de oportunidades de participao politica Mesmo achando que as eleies em Portugal se processam de forma regular e que podem exercer o seu direito de voto sem presses, os cidados podem detectar desigualdades reais na forma como esto distribudas as oportunidades de participar no processo politico. essa dimenso da qualidade da democracia que procurmos avaliar com as questes tratadas seguidamente. Como se verifica na figura 3, a maioria dos inquiridos considera verdadeira a afirmao de que todos gozam dos mesmos direitos de participar na politica. Contudo, uma minoria expressiva, correspondente a quase um em cada trs inquiridos (31 por cento) discorda dessa

17

afirmao. E colocados perante estmulos adicionais a percepo de discriminaes que dificultem a participao das mulheres e de outros grupos sociais na politica as opinies negativas tornam-se maioritrias: h mais inquiridos que detectam a existncia dessas discriminaes do que aqueles que no o fazem.

Numa escala de 1 a 5, a avaliao mdia que os portugueses fazem sobre a igualdade de oportunidades para a participao politica em Portugal ascende a 2,9 pontos: uma avaliao mdia muito prxima do ponto central da escala, mas ainda mais negativa que positiva.

3.4 Responsividade do poder politico Um aspecto central das percepes dos cidados sobre a sua democracia diz respeito responsiveness (que traduzimos aqui por responsividade) do sistema politico, ou seja, disponibilidade dos eleitos para, na sua actuao, atenderem s expectativas, interesses e preferncias dos cidados (Powell 2004). O que pensam os portugueses sobre a nossa democracia deste ponto de vista? As respostas so pouco animadoras. Como se verifica na figura 4, maiorias muito claras, correspondendo no 18

mnimo a trs em cada cinco inquiridos, discordam das noes de que os governantes tomam muitas vezes em conta as opinies dos cidados, de que o governo influenciado pelas preferncias dos eleitores, de que os polticos se preocupam com o que eles pensam ou de que se preocupam com outra coisa para alm dos seus interesses pessoais. Deste ponto de vista, os resultados portugueses so ainda piores do que os encontrados no estudo espanhol de 2008, onde 68 por cento dos inquiridos declaravam estar de acordo com a ideia de que quem est no poder busca sempre os seus interesses pessoais (Gmez e Palcios 2008).

Noutras questes que abordavam a questo da responsividade poltica solicitavase aos inquiridos que dissessem quais eram, na sua opinio, os dois problemas mais importantes que existiam em Portugal, assim como, de seguida, os dois problemas aos quais julgavam que o governo portugus dava mais importncia na sua actuao. Comparando as duas listas, podemos ter uma medida da percepo de sintonia entre as preocupaes e interesses dos cidados e aqueles que percepcionam presidir actuao do governo. Como se verifica na figura 5, os resultados so globalmente negativos: para 74 por cento dos inquiridos, no h sobreposio entre

19

qualquer um dos dois problemas que sentem como sendo mais graves no pas e qualquer um daqueles que acham serem os prioritrios para o governo.

Numa escala de 1 a 5, o valor mdio atribudo pelos inquiridos do grau de responsividade do poder politico em relao s preferncias e interesses dos cidados de 2,1 pontos, o valor mais baixo para as nove funes do sistema democrtico encontrado ao longo de todo o estudo. Estes resultados esto em linha com investigaes existentes que mostram um alto grau de distncia ao poder e de desafeio dos portugueses em relao ao sistema politico (Cabral 1997; Magalhes 2005).

3.5 Fontes plurais e imparciais de informao politica Um aspecto fundamental na relao de delegao de poder entre eleitores e eleitos consiste na disponibilidade da informao necessria para que os primeiros se dem conta das alternativas existentes e da forma como elas reflectem ou no as suas preferncias, assim como para recompensar ou punir governantes pelas decises que tomam e suas consequncias. O questionrio utilizado pedia aos inquiridos que avaliassem quer o grau de imparcialidade da informao televisiva (da qual, como sabemos de muitos outros estudos, os eleitores mais dependem para se 20

informarem) quer o grau de pluralismo da informao politica geral disponvel em Portugal. Olhando para a figura 6, fcil constatar que, no que respeita imparcialidade, a maioria dos inquiridos no optou nem pela concordncia nem pela discordncia. Os que o fizeram esto divididos, apesar de serem mais aqueles que tendem a ver imparcialidade na informao transmitida pelas televises privadas do que aqueles que avaliam da mesma forma a informao veiculada pela televiso pblica.

Os inquiridos mostram-se tambm divididos no que respeita ideia de que os meios de comunicao social em geral reflectem bem a pluralidade de opinies na sociedade portuguesa. Em geral, o score mdio da avaliao que os inquiridos fazem sobre a imparcialidade e o pluralismo dos meios de comunicao social portugueses fica nos 3 pontos em 5, ou seja, exactamente no ponto central da escala.

3.6 Eleies como mecanismo de responsabilizao politica dos governos At que ponto julgam os portugueses que as eleies funcionam bem como mecanismo de responsabilizao politica dos governantes? Uma das perguntas no

21

inqurito abordava esta questo de forma directa: concordam os inquiridos com a ideia de que as eleies funcionam bem como meio de recompensar quem governa bem e castigar quem governa mal? 28 por cento dos inquiridos optaram por uma resposta intermdia (no concorda nem discorda) ou pela no resposta. Contudo, h uma vantagem clara, entre os respondentes, daqueles que concordam com o bom funcionamento das eleies deste ponto de vista.

Tratando as respostas dos inquiridos como alinhando-se numa escala de 1 a 5 pontos, o valor mdio para esta dimenso chega aos 3,4 pontos. Constitui, assim, a segunda funo da democracia cujo desempenho avaliado mais positivamente pelos inquiridos, logo a seguir, como j assinalmos, ao gozo de liberdades individuais.

3.7 As eleies como mecanismo de representao politica O papel das eleies numa democracia, contudo, no se esgota na capacidade de responsabilizar politicamente os governos. Elas devem servir tambm para garantir que os rgos directa ou indirectamente eleitos so compostos agentes cujas preferncias reflectem as dos cidados. Duas questes colocadas no inqurito foram utilizadas para medir as percepes dos eleitores sobre esta dimenso do 22

funcionamento da democracia portuguesa. Em particular, foram colocadas questes sobre o sistema eleitoral que, apesar de dizerem respeito a dois aspectos distintos a excessiva penalizao dos pequenos partidos e a responsabilizao individual dos deputados mostraram pertencer, empiricamente, a uma nica dimenso de avaliao. E como vemos na figura 8, essa avaliao predominantemente negativa: uma clara maioria relativa dos inquiridos considera que o sistema eleitoral prejudica excessivamente os partidos pequenos, e metade deles acha que o sistema no permite responsabilizar os deputados pela sua actuao. Os resultados obtidos, de resto, so exactamente iguais aos do estudo espanhol realizado em 2008 (Gmez e Palcios 2008).

Convertidas as respostas numa escala de 1 a 5, o score mdio para a dimenso Representao de 2,5 em 5 pontos, o terceiro valor mais baixo para uma funo da Democracia em todo o estudo (apenas acima das dimenses igualdade perante a lei e responsividade politica). curioso verificar como estes resultados, que captam percepes subjectivas dos eleitores sobre dimenses do

funcionamento da democracia em Portugal, acabam por coincidir com as concluses de estudos diferentes levados a cabo sobre o comportamento eleitoral. Olhando

23

para os determinantes do voto, estes estudos tm sugerido que a capacidade dos eleitores para punirem ou recompensarem os partidos de governo pela situao econmica ou pelo seu desempenho geral (responsabilizao politica) muito superior sua capacidade para fazerem escolhas que consistentemente reflictam as suas preferncias politicas.4 Pelos vistos, esta avaliao feita na base das escolhas eleitorais coincide com a percepo dos prprios eleitores.

3.8 A responsabilizao horizontal do poder politico Uma das principais razes pelas quais se julga que no basta olhar para o funcionamento das eleies para avaliar a qualidade da democracia num determinado contexto tem a ver com o papel desempenhado pelos mecanismos de responsabilizao horizontal do poder politico, ou seja, a capacidade de uma rede de agentes autnomos em relao ao governo para controlarem e punirem possveis abusos de poder (ODonnell 1998; Schedler, Diamond e Plattner 1999). No questionrio utilizado, foi pedido aos inquiridos que manifestassem o seu grau de concordncia com uma srie de frases sobre a capacidade do Presidente da Repblica, do Tribunal Constitucional e do Provedor de Justia para travarem potenciais abusos por parte do governo, assim como uma avaliao do grau de independncia do poder judicial em relao ao poder politico.

Como se verifica na figura 9, o diagnstico geral ambivalente e varia consoante a instituio concreta sob anlise. No que respeita ao poder judicial, os inquiridos esto divididos quanto percepo de que seja independente do poder poltico, e h mais indivduos que se inclinam pela negativa do que pela positiva a esse respeito. Da mesma forma, o Provedor de Justia no visto pela maioria como uma instituio capaz de travar possveis abusos de poder por parte do governo. Percepo bem distinta, contudo, aquela suscitada pelo papel quer do Tribunal Constitucional quer (especialmente) do Presidente da Repblica. Aqui, maiorias claras concordam com a noo de que estas instituies esto preparadas para servir de contrapeso ao papel do governo no nosso sistema politico.
4

Cf., por exemplo, Freire, Lobo e Magalhes (2004).

24

Obtido o valor mdio para esta funo numa escala de 1 a 5, ele de 3 pontos, exactamente no ponto central de uma escala de 1 a 5, reflectindo assim o contraste entre as avaliaes maioritariamente positivas feitas em relao s capacidades de umas instituies e maioritariamente negativas em relao a outras para funcionarem como agentes de responsabilizao horizontal do poder.

3.9 Poder efectivo para governar Finalmente, um regime democrtico apresentar dfices na sua qualidade se os agentes nos quais os cidados delegaram poder atravs de eleies no forem capazes de transformar as preferncias dos cidados em politicas pblicas, ou se as aces pelas quais os cidados os responsabilizam no tenham resultado, efectivamente, de decises tomadas autonomamente por esses agentes. Por outras palavras, o bom funcionamento da democracia exige que aqueles em que os cidados delegam poder disponham realmente de uma capacidade efectiva para governar, e no estejam excessivamente condicionados por outras foras e actores em relao aos quais a responsabilizao eleitoral seja impossvel.

25

Em geral, como se v na figura 10, a percepo dos inquiridos com posies no neutras sobre a matria inclina-se maioritariamente para que vejam o governo portugus como estando condicionado na sua capacidade para implementar decises politicas e para as tomar sem constrangimentos colocados por factores externos. Assim, apesar de divididos, h mais inquiridos a considerar que as leis acabam por no ser sempre ou quase sempre aplicadas. E a maioria dos inquiridos com posio sobre a matria v as decises do governo como sendo condicionadas pelas decises de outros governos e, muito especialmente, pela situao econmica internacional, assim como por presses do poder econmico.

Numa escala de 5 pontos, a avaliao mdia feita pelos inquiridos sobre a efectividade e autonomia do poder politico chega apenas aos 2,7 pontos, abaixo do ponto central da escala.

26

4. Viso geral, causas e consequncias


Em sntese descritiva, o que se pode ento dizer sobre a maneira como os portugueses avaliam a qualidade da sua democracia? A ideia fundamental que resulta dos dados apresentados at agora que essa avaliao no unidimensional. Como se pode verificar na figura 11, h dimenses do funcionamento do regime democrtico que os portugueses tendem a avaliar positivamente, nomeadamente as que respeitam ao gozo de liberdades individuais e capacidade das eleies para castigar e recompensar devidamente os governantes pelo seu desempenho. Em duas outras dimenses adicionais a existncia de um sistema de freios e contrapesos capaz de travar potenciais abusos de poder e a disponibilidade de informao politica imparcial e plural as avaliaes positivas coexistem em igual intensidade com as avaliaes positivas.

27

Contudo, nas restantes cinco dimenses sob anlise - a maioria delas, portanto - a avaliao dos portugueses tende a ser mais negativa que positiva. Os valores encontrados so particularmente baixos em trs dimenses: prevalece a percepo de que o sistema eleitoral no permite que os rgos eleitos reflictam correctamente as diversidade de preferncias sociais nem a responsabilizao dos deputados (representao politica); de que a justia de difcil acesso e no trata equitativamente os cidados (acesso justia e igualdade perante a lei); e de que os eleitos no tomam em conta as preferncias dos cidados nas suas decises (responsividade politica). E os inquiridos tendem a ser ainda cpticos quer em relao ideia de que todos tm iguais oportunidades de participao no processo politico quer em relao ideia de que as decises dos rgos eleitos so determinadas sem constrangimentos externos ao processo eleitoral.

Que correlatos scio-demogrficos e scio-polticos podemos encontrar para as opinies dos portugueses sobre estas matrias? Por outras palavras, existiro diferenas significativas entre grupos definidos pelos seus atributos sociais e posicionamentos polticos ou ideolgicos no que respeita sua avaliao destas diferentes dimenses da democracia? Numa primeira abordagem a esta questo, conduzimos uma srie de anlises de regresso linear, em que os scores individuais obtidos para cada uma das nove dimenses da democracia sob anlise foram tratados com variveis dependentes em relao s seguintes variveis explicativas:

Sexo do inquirido; Idade, em anos; Instruo (numa escala de sete pontos, de instruo primria incompleta at ensino superior);

Desempregado (uma varivel muda com valores 0 e 1); Trabalhador manual (uma varivel muda com valores 0 e 1); Posicionamento ideolgico esquerda-direita numa escala de 0 a 10; Identificao partidria (cinco variveis mudas medido identificao com o PS, o PSD, a CDU, CDS-PP e BE).

28

O quadro 3 resume os principais resultados, assinalado as variveis cujos coeficientes atingiram significncia estatstica com p<0,05 e a direco da relao entre as variveis:

29

Quadro 3. Resumo de resultados sobre correlatos das vrias dimenses da democracia


Liberdades Resp. vertical Resp. horizontal Informao Participao Poder rgos eleitos Representao Acesso justia e Igualdade perante a lei Responsividade

Sexo Idade Instruo Desempregado Manual Ideologia Identificao partidria 2 R N

Negativo (mulheres) Negativo Negativo Negativo Positivo Positivo (direita) PS (+) PSD (+) 0,02 716 Positivo (direita) PSD (-) CDU (+) 0,03 692 Positivo

CDU (-) 0,02 668 0,02 697 0,03 708 0,03 717 0,02 703

PS (+) 0,03 713

0,02 717

30

O dado mais evidente neste conjunto de anlise o de que, como revelam os valores muito baixos para as varincias explicadas pelo modelo (R2), estas atitudes em relao s diferentes dimenses da democracia em Portugal no encontram correlatos fortes e evidentes nesta bateria de atributos scio-demogrficos ou polticos. Seis resultados, contudo, merecem meno:

1. Maiores nveis de instruo esto associados a uma avaliao menos positiva das liberdades cvicas e do funcionamento das eleies como mecanismo de responsabilizao politica. No sentido contrrio, entre os menos instrudos que mais prevalece a ideia de que os eleitos no se sentem condicionados pelos interesses e preferncias dos cidados;

2. Entre as mulheres, a noo de que existem desigualdades nas oportunidades de participao no processo politico mais prevalecente que entre os homens. Este resultado pode ser visto em conjugao com investigao existente sobre Portugal onde se revela uma menor propenso das mulheres para o exerccio de formas de participao politica extra-eleitorais (Baum e Esprito-Santo 2007);

3. Os indivduos que se posicionam ideologicamente mais esquerda tm uma viso mais cptica sobre o funcionamento dos mecanismos de

responsabilizao politica em Portugal, sejam eles verticais (eleitorais) ou horizontais (pesos e contrafreios);

4. Os indivduos que se identificam com o Partido Socialista fazem uma avaliao mais positiva do funcionamento do regime dos pontos de vista do gozo de liberdades politicas e cvicas e da responsividade do poder politico. Este resultado pode ser lido luz de conhecidos efeitos da identificao com o incumbent nas atitudes politicas. Curioso, contudo, notar que esses efeitos se detectam em apenas duas das nove dimenses sob anlise, e que so bastante modestos mesmo nesses casos;

31

5. Os indivduos que se identificam com o Partido Social-Democrata partilham com os que se identificam com o PS uma viso tendencialmente mais favorvel sobre as liberdades cvicas e politicas, mas so, pelo contrrio, os mais cpticos sobre o funcionamento dos mecanismos de controlo de potenciais abusos de poder por parte do governo;

6. Indivduos que se identificam com a Coligao Democrtica Unitria (ou com um dos partidos que a compem) tm uma viso mais positiva sobre os mecanismos de responsabilizao horizontal, mas so mais cpticos sobre o acesso justia e igualdade perante a lei em Portugal.

Seja como for, o dado mais saliente que resulta desta anlise o facto de o ajustamento do modelos aos dados ser sempre fraco, sugerindo que estas atitudes so globalmente difusas entre a populao e no se baseiam em claras clivagens sociais ou polticas evidentes na nossa sociedade.

Uma questo diferente consiste em saber quais destas nove dimenses de anlise do funcionamento da democracia portuguesa acaba por ter, para os cidados, maior importncia para a formao de uma avaliao geral sobre o funcionamento do regime democrtico em Portugal. Vimos atrs que a maioria das dimenses desse funcionamento avaliada negativamente, e sabido que, desde finais dos anos 90, esse nvel de satisfao global com a democracia tem sido particularmente baixo do ponto de vista comparativo (Torcal e Magalhes 2009). Os resultados descritivos deste inqurito confirmam essa ideia: apenas 11 por cento dos inquiridos afirmam estar totalmente ou bastante satisfeitos com o funcionamento da democracia em Portugal, enquanto 51 por cento declaram estar pouco ou nada satisfeitos.

32

Mas quais as dimenses do funcionamento da democracia que mais contribuem para esta percepo genrica? O quadro 4 apresenta os resultados de uma anlise de regresso linear onde, para alm de um conjunto de variveis de controlo, o grau de satisfao de cada inquirido com o funcionamento da democracia foi regredido sobre os scores obtidos para cada uma das nove dimenses da democracia sob anlise.

33

Quadro 4. Correlatos da satisfao com o funcionamento geral da democracia


Coeficientes estandardizados 0,03 -0,01 0,09* 0,15*** -0,04 0,13** 0,01 0,21*** 0,09* -0,09* -0,01 0,13** 0,04 -0,05 -0,08 0,07 0,07 -0,05 -0,03 -0,11** 0,24 634

Liberdades cvicas Responsabilizao vertical Responsabilizao horizontal Informao politica Oportunidades de participao Poder rgos eleitos Representao Responsividade Acesso/igualdade perante lei Sexo Idade Instruo Desempregado Manual Ideologia Identificao PS Identificao PSD Identificao CDU Identificao CDS-PP Identificao BE 2 R N

Da comparao dos valores dos coeficientes estandardizados e apreciando a sua significncia estatstica, emergem vrias concluses preliminares:

1. A satisfao geral dos portugueses com o funcionamento do regime no parece estar relacionado com aspectos ligados ao gozo de liberdade cvicas e politicas, ao funcionamento das eleies como meio de sano/recompensa dos governos, igualdade de oportunidades de participao ou at aos aspectos ligados aos mecanismos de representao politica. Em todos estes casos, os coeficientes no so estatisticamente significativos. Por outras palavras, os indivduos que se declaram menos satisfeitos com a democracia no se distinguem dos mais satisfeitos de nenhum destes pontos de vista;

2. Distinguem-se, sim, noutras dimenses, onde os coeficientes associados so estatisticamente significativos. Acima de tudo, a percepo de que quem chega ao poder toma em conta as preferncias e interesses dos cidados a percepo da responsividade do poder poltico o factor mais relacionado o grau de satisfao geral dos cidados com o funcionamento do

34

regime democrtico. Essa relao positiva: quanto maior a percepo de responsividade, maior a satisfao. Quase to relevantes so as percepes de imparcialidade e pluralismo da comunicao social e de baixa autonomia dos governos em relao a constrangimentos externos, assim como, em menor grau, sobre o funcionamento dos mecanismos de responsabilizao horizontal e de acesso e igualdade perante a lei;

3. Finalmente, importa destacar trs resultados relevantes ligados s variveis de controlo: entre as mulheres, entre os indivduos com menor instruo e entre os simpatizantes do Bloco de Esquerda, a satisfao com o funcionamento da democracia menor, independentemente das avaliaes que fazem sobre as vrias dimenses do funcionamento do regime.

Em suma, estes resultados sugerem duas concluses genricas que devem ser adicionadas quelas que j tinham sido sugeridas pela anlise meramente descritiva. Por um lado, parece evidente que as dimenses do funcionamento da democracia que suscitam melhores avaliaes por parte dos portugueses as que dizem respeito ao gozo das liberdades cvicas e politicas e ao funcionamento das eleies como mecanismo de responsabilizao politica esto tambm entre aquelas que menos esto relacionadas com o seu grau de satisfao genrica com o funcionamento do regime democrtico. Dito de outra forma, aqueles aspectos em que, do ponto de vista subjectivo e das percepes dos eleitores, a democracia portuguesa se apresenta como sendo de maior qualidade, so tambm irrelevantes para distinguir os portugueses do ponto de vista da avaliao do desempenho geral do sistema. Isto no significa que as eleies ou as liberdades cvicas sejam irrelevantes para os eleitores. Provavelmente e esta uma hiptese a confirmar futuramente - elas sero vistas como aspectos tomados como certos no funcionamento do sistema.

Por outro lado, os resultados tendem a corroborar, pelo lado das atitudes dos cidados, os argumentos inicialmente avanados sobre necessidade de evitar a falcia eleitoralista que decorre de avaliar a qualidade do regime unicamente pelo 35

lado da regularidade do processo eleitoral. De facto, essa avaliao geral, do lado dos cidados, parece muito mais relacionada com percepes gerais sobre o contexto politico, social e institucional que afecta o funcionamento do sistema entre eleies: a imparcialidade e pluralismo da informao politica disponvel, a existncia de instituies de vigilncia e controlo da aco dos governos, o estado de direito e a igualdade perante a lei, o poder efectivo exercido por rgos eleitos e, principalmente, a disponibilidade da classe politica eleita para reagir e atender s preferncias e interesses dos cidados. Isto sugere que o entendimento que a maioria dos portugueses far de Democracia e do que significa a sua qualidade h-de se afastar bastante de uma viso minimalista do conceito focada exclusivamente no processo eleitoral.

Ser mesmo assim? O objectivo central do inqurito era o de servir como base inicial e experimental de um barmetro da democracia portuguesa, pelo lado das percepes subjectivas dos eleitores, e no tanto o de explorar o tema complexo do significado de Democracia para os eleitores. Contudo, uma questo em particular contida no inqurito permite uma abordagem preliminar desta questo. Em concreto, os inquiridos foram questionados sobre quais eram, para sim as duas caractersticas essenciais numa democracia, de entre a lista seguinte:

* Liberdade para participar na poltica e criticar o governo; * Partidos polticos que defendam e representem os interesses dos cidados; * A realizao de eleies; * Obrigao de que o governo d explicaes aos cidados sobre a sua gesto; * Um sistema judicial que trate todos por igual; * Uma economia que assegure um rendimento digno para todos.

36

A figura 13 mostra a percentagem de inquiridos que mencionou cada um destes atributos como sendo, para si, uma das duas caractersticas fundamentais de uma democracia:

De facto, em linha com as consideraes anteriores, note-se o lugar relativamente subordinado que a realizao de eleies tem, para a maioria dos cidados, na sua definio de Democracia: 73 por cento dos inquiridos no seleccionaram a realizao de eleies com um dos dois aspectos fundamentais de um regime democrtico. No mesmo sentido, os aspectos ligados s liberdades cvicas e participao tm uma posio ainda mais subordinada: 86 por cento optou por no seleccionar esse atributo. Em contraste, entre as opes mais mencionadas, encontramos algumas que no esto directamente ligadas ao processo eleitoral: a obrigao de que os governos prestem contas e dem informao aos cidados e a igualdade perante a lei e a justia. E mais curioso ainda o facto de a caracterstica mais mencionada por metade dos inquiridos daquilo que deve ser uma Democracia estar menos ligado aos os inputs do sistema politico ou com os procedimentos de tomada de decises do que aos seus outputs: uma economia que assegure um rendimento digno para todos.

Naturalmente, no se pode excluir que este padro de respostas esteja altamente influenciado pelo contexto de crise econmica generalizada em que vivemos e que j 37

se tinha manifestado plenamente data do trabalho de campo (Maro de 2009). Contudo, a verdade que os resultados de inquritos anteriores tambm j sugeriam que, para os portugueses, a dimenso procedimental do conceito de Democracia indissocivel de uma dimenso substantiva, ligada a aspectos como o bem-estar econmico e a diminuio das desigualdades (Magalhes 2004). Independentemente da opo de partida deste estudo a de avaliar a qualidade da democracia na base de uma definio procedimental do conceito e mais ligada aos inputs do sistema politico estes resultados sugerem que, nas atitudes dos cidados, a separao entre as regras do jogo democrtico e os desejados produtos da deliberao democrtica, muito menos vincada do que assumimos inicialmente num plano meramente terico e normativo. Isto torna-se especialmente relevante quando observamos que, ao contrrio do que se poderia pensar, no existe uma clivagem politica a este nvel: a propenso dos indivduos para destacarem uma dimenso econmica e de bem-estar da democracia no varia consoante o posicionamento ideolgico dos indivduos nem consoante a sua identificao partidria. E implica que repensemos, futuramente, quais os pressupostos normativos de que devemos partir para uma anlise sobre a qualidade da democracia do ponto de vista dos cidados.

5. Concluses
Hoje em dia, h claramente mais portugueses a avaliar o funcionamento do regime democrtico de forma negativa do que aqueles que o fazem positivamente. 51 por cento dos portugueses diz-se pouco ou nada satisfeito com esse funcionamento, e as opinies claramente positivas so quase residuais (11 por cento). Isto no novidade, luz de muitos estudos e inquritos conduzidos ao longo dos ltimos anos. Mais inovadora, contudo, a possibilidade de apreciarmos, com os dados que resultam deste inqurito, quais so especificamente as dimenses do

funcionamento do regime que so vistas mais positivamente ou mais negativamente pelos portugueses. Inicialmente, identificmos nove funes essenciais de um regime democrtico, derivadas do cumprimento de trs princpios bsicos: Liberdade, Igualdade e Controlo. Elabormos depois um conjunto de indicadores que

38

visavam medir a forma como os portugueses avaliam o funcionamento da democracia portuguesa nessas nove dimenses.

Todos os dados resultantes do inqurito so susceptveis de virem a ser analisados de forma bem mais aprofundada, seja do ponto de vista terico seja do ponto de vista da anlise estatstica. Todas as concluses devem, por isso, ser encaradas como preliminares num relatrio desta natureza. Contudo, as primeiras anlises descritivas e correlacionais sugerem que, de facto, faz sentido decompor a avaliao que os portugueses fazem da sua democracia em dimenses diferentes: ao passo que h dimenses onde esse funcionamento avaliado de forma globalmente positiva pela maioria dos inquiridos, outras so avaliados de forma globalmente negativa. Entre as primeiras, esto as dimenses ligadas ao exerccio de liberdades cvicas e politicas e capacidade das eleies para funcionaram como mecanismo de

sano/recompensa dos governantes.

O que sucede, contudo, que estas dimenses mais bem avaliadas so tambm aquelas que esto menos relacionadas com a avaliao geral que os portugueses fazem do desempenho do sistema democrtico. Essa avaliao encontra-se muito mais relacionada com outros aspectos, tais como a percepo de que os eleitos tomam de facto em conta os interesses daqueles que os elegeram, de que a informao politica disponvel imparcial e pluralista, de que as decises politicas so de facto tomadas por rgos eleitos insulados de presses externas, de que os cidados so tratados igualmente perante a lei e tm acesso fcil justia ou de que o sistema politico se encontra dotado de pesos e contrafreios que limitem o abuso de poder. E sem surpresa, aqui que encontramos algumas das dimenses da democracia que os portugueses avaliam mais negativamente, especialmente as que dizem respeito ao funcionamento da justia e responsividade do poder politico.

Estes resultados no implicam que os portugueses, na avaliao que fazem da sua democracia, julguem serem irrelevantes as dimenses directamente ligadas ao processo eleitoral propriamente dito. Mas sugerem que uma anlise do funcionamento do regime baseado exclusivamente nas condies de exerccio de 39

liberdades negativas e direitos polticos, ou na regularidade e consequncias directas das eleies em termos da manuteno ou substituio de governos, se arrisca a passar lado daquilo que, numa democracia consolidada e estabilizada, mais parece contar para os cidados. Onde os sintomas de privao relativa dos portugueses em relao Democracia no sentido da constatao de uma discrepncia entre expectativas e realidade parecem ser maiores, e onde mais se jogam os sentimentos gerais em relao ao desempenho do regime, em dimenses que constituem o contexto social, politico e institucional no qual as eleies tm lugar: os incentivos dos eleitos para atenderem aos eleitores em vez de atenderem a outros factores e prioridades; a disponibilidade da informao necessria para fazer boas escolhas e responsabilizar os governos; e as condies bsicas de cidadania, sejam elas legais ou sociais.

40

Referncias bibliogrficas
Baum, M. e A. Esprito Santo. 2007. "As desigualdades de gnero na participao poltica em Portugal: uma perspectiva longitudinal". In A. Freire, M. C. Lobo e P. Magalhes (eds.), Eleies e Cultura Poltica. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais. Bobbio, N. 1984. Il futuro della democrazia. Giulio Einaudi. Bhlmann, M., W. Merkel, and B. Wessels. 2007. The Quality of Democracy: Democracy Barometer for Established Democracies. NCCR Working Paper, Zurich/Berlin: University of Zurich/Wissenschaftszentrum fr Sozialforschung. Cabral, M. V. 1997. Cidadania poltica e equidade social em Portugal. Oeiras: Celta Editora. Campbell, A. et al. 1960. The American voter. New York: John Wiley & Sons. Coppedge, M., e W. Reinicke. 1990. Measuring Polyarchy. Studies in Comparative International Development 25(1): 51-72. Dahl, R. A. 1971. Polyarchy. New Haven: Yale University Press. Freire, A., M. C. Lobo, e P. Magalhes (eds.). 2004. Portugal a votos: as eleies legislativas de 2002. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais. Gastil, R. 1990. The Comparative Survey of Freedom: Experiences and Suggestions. Studies in Comparative International Development 25(1): 25-50. Gmez Fortes, B., e I. Palacios. 2008. Una auditora ciudadana de la calidad de la democracia en Espaa, 2008. Working Paper, Consejo Superior de Investigaciones Cientficas Huntington, S. P. 1991. The third wave: Democratization in the late twentieth century. University of Oklahoma Press. Karl, T. L. 1995. The Hybrid Regimes of Central America. Journal of Democracy 6(3): 72-86. Magalhes, P. C. 2004. Teorias da democracia. In A. C. Pinto (Ed.), 25 de Abril: Os desafios para Portugal nos prximos 30 anos. Lisboa: Presidncia do Conselho de Ministros. Magalhes, P. C. 2005. Disaffected democrats: Political attitudes and political action in Portugal. West European Politics 28(5): 973-991.

41

Morlino, L., e J. R. Montero. 1995. Legitimacy and democracy in Southern Europe. In R. Gunther, P. N. Diamandouros e H.-J. Phle (Eds.), The politics of democratic consolidation. Southern Europe in comparative perspective. Baltimore: Johns Hopkins University Press. O'Donnell, G. 1998. Horizontal Accountability in New Democracies. Journal of Democracy 9: 112-126. O'Donnell, G. A. et al. 2004. The Quality of Democracy. South Bend: University of Notre Dame Press. Powell, G. B. 2004. The Chain of Responsiveness. Journal of Democracy 15(4): 91105. Schedler, A., L. J. Diamond, and M. F. Plattner (eds.). 1999. The self-restraining state: power and accountability in new democracies. Boulder: Lynne Rienner Publishers. Schumpeter, J. A. 1942. Capitalism, socialism and democracy. New York: Harper and Brothers. Torcal, M. e P. C. Magalhes. 2009. Political Culture in Southern Europe: Searching for Exceptionalism. Disponvel para download em: http://pmdccm.googlepages.com/PoliticalCultureinSouthernEuropemarc.pdf Vanhanen, T. 1997. Prospects of democracy. London: Routledge. Weir, S., e D. Beetham. 1999. Political Power and Democratic Control in Britain. London: Routledge.

42

You might also like