You are on page 1of 24

VESTIBULINHO ETEC - 2 SEM/12 CERTIFICAO DE COMPETNCIA

TCNICO EM INFORMTICA | EXAME: 17/06/12 DOMINGO , S 13H30MIN

CADERNO DE QUESTES
Nome do(a) candidato(a): __________________________________________________________________ N de inscrio: __________________

Prezado(a) candidato(a): antes de iniciar a prova, leia atentamente as instrues a seguir.


1. 2. 3. Este caderno contm 30 (trinta) questes em forma de teste. A prova ter durao de 4 (quatro) horas. Aps o incio do Exame, voc dever permanecer no mnimo at as 15h30min dentro da sala do Exame, podendo, ao deixar este local, levar consigo este caderno de questes. Voc receber do Fiscal a Folha de Respostas Definitiva. Verifique se est em ordem e com todos os dados impressos corretamente. Caso contrrio, notifique o Fiscal, imediatamente. Aps certificar-se de que a Folha de Respostas Definitiva sua, assine-a com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul no local em que h a indicao: ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A). Aps o recebimento da Folha de Respostas Definitiva, no a dobre e nem a amasse, manipulando-a o mnimo possvel. Cada questo contm 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D, E) das quais somente uma atende s condies do enunciado. Responda a todas as questes. Para cmputo da nota, sero considerados apenas os acertos. Os espaos em branco contidos neste caderno de questes podero ser utilizados para rascunho. Estando as questes respondidas neste caderno, voc dever primeiramente passar as alternativas escolhidas para a Folha de Respostas Intermediria, que se encontra na ltima pgina deste caderno de questes. Posteriormente, voc dever transcrever todas as alternativas assinaladas na Folha de Respostas Intermediria para a Folha de Respostas Definitiva, utilizando caneta esferogrfica de tinta preta ou azul. Questes com mais de uma alternativa assinalada, rasurada ou em branco sero anuladas. Portanto, ao preencher a Folha de Respostas Definitiva, faa-o cuidadosamente. Evite erros, pois a Folha de Respostas no ser substituda. Preencha as quadrculas da Folha de Respostas Definitiva, com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul e com trao forte e cheio, conforme o exemplo a seguir:
A B D E

4.

5.

6.

7. 8. 9. 10.

11.

12.

13.

14. Quando voc terminar a prova, avise o Fiscal, pois ele recolher a Folha de Respostas Definitiva, na sua carteira. Ao trmino da prova, voc somente poder retirar-se da sala do Exame aps entregar a sua Folha de Respostas Definitiva, devidamente assinada, ao Fiscal. 15. Enquanto voc estiver realizando o Exame, terminantemente proibido utilizar calculadora, computador, telefone celular o mesmo dever permanecer totalmente desligado inclusive sem a possibilidade de emisso de alarmes sonoros ou no, radiocomunicador ou aparelho eletrnico similar, chapu, bon, leno, gorro, culos escuros, corretivo lquido ou quaisquer outros materiais (papis) estranhos prova. 16. O desrespeito s normas que regem o presente Processo Seletivo para acesso as vagas remanescentes de 2 mdulo, bem como a desobedincia s exigncias registradas no Manual do Candidato, alm de sanes legais cabveis, implicam a desclassificao do candidato. 17. Ser eliminado do Exame o candidato que: no apresentar um dos documentos de identidade originais exigidos; sair da sala sem autorizao ou desacompanhado do Fiscal, com ou sem o caderno de questes e/ou a Folha de Respostas Definitiva; utilizar-se de qualquer tipo de equipamento eletrnico e/ou de livros e apontamentos durante a prova; perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos; for surpreendido se comunicando ou tentando se comunicar com outro candidato durante a prova; ausentar-se do prdio durante a realizao da prova, independente do motivo exposto; realizar a prova fora do local determinado pela Etec / Extenso de Etec; zerar na prova-teste; faltar na prova prtica e entrevista; zerar na prova prtica e entrevista. 18. Aguarde a ordem do Fiscal para iniciar o Exame.

BOA PROVA!

Gabarito oficial
O gabarito oficial da prova ser divulgado a partir das 14 horas do dia 18/06/12, no site

Resultado
Lista de convocao para prova prtica e entrevista ser divulgada a partir do dia 06/07/12. No perodo de 07 a 20/07/12 sero realizadas a prova prtica e entrevista.

www.vestibulinhoetec.com.br

Questo 1

Os computadores, de acordo com a sua configurao permitem a coexistncia de vrios sistemas operacionais opcionais, exibidos por meio de um menu apresentado logo aps a inicializao. Este recurso frequentemente utilizado quando trabalhamos com dois sistemas operacionais diferentes, como, por exemplo: MS-Windows e GNU/Linux. Algumas distribuies GNU/Linux, fornecem gerenciadores de boot, tais como os seguintes:

(A) MBR (Master Boot Record) e/ou LILO (LInux LOader). (B) MBR (Master Boot Record) e/ou GRUB (GRand Unified Bootloader). (C) LILO (LInux LOader) e/ou GRUB (GRand Unified Bootloader). (D) LILO (LInux LOader) e/ou EBR (Extend Boot Record). (E) GRUB (GRand Unified Bootloader) e/ou EBR (Extend Boot Record).

Questo 2

Considerado uma verso aprimorada do prompt de comando, que executa instrues do MS-DOS, o PowerShell, destina-se a administradores que utilizam seus recursos tanto para maior controle do sistema operacional, quanto para acelerar e automatizar tarefas. Esta ferramenta faz parte do sistema operacional Windows Server 2008, e pode ser baixado gratuitamente para outras verses do MS-Windows, tais como o MS-Windows XP, Windows Vista e Windows Server 2003. Este shell, possibilita que as entradas de comandos sejam realizadas usando:

(A) linhas de comandos. (B) linhas de comandos e atravs de uma linguagem script. (C) uma linguagem script. (D) uma Interface Grfica de Usurio (GUI). (E) uma Interface Grfica de Usurio (GUI) e atravs de uma linguagem script.

VESTIBULINHO 2O SEM/12

Etec

Questo 3

Uma partio conhecida como uma diviso do HD e, de acordo com o tratamento do GNU/Linux pode ser definida de acordo com a sua funo para receber os dados, como delimitadoras ou como uma rea de inicializao. Estas parties, de acordo com a ordem apresentada, podem ser definidas como:

(A) Partio primria, estendida e lgica. (B) Partio lgica, estendida e primria. (C) Partio estendida, lgica e primria. (D) Partio estendida, primria e lgica. (E) Partio primria, lgica e estendida.

Questo 4

O comando dir do MS-DOS responsvel por mostrar os arquivos e diretrios existentes no disco. Seu anlogo no GNU/Linux o comando ls. Assim como o comando ls, o GNU/Linux possui vrios comandos de prompt com diferentes finalidades e recursos. Assinale as alternativas em que as funes dos comandos: rm, cp, mv, find e chmod, esto respectivamente apresentadas:

(A) remover diretrio; copiar diretrio; mover ou renomear diretrios; procurar diretrios; e alterar permisses de escrita, leitura e execuo de diretrios. (B) copiar diretrio e arquivos; remover diretrio e arquivos; mover ou renomear diretrios e arquivos; procurar diretrios e arquivos; e alterar permisses de escrita, leitura e execuo de diretrios e arquivos. (C) remover arquivos; copiar arquivos; mover ou renomear arquivos; procurar arquivos; e alterar permisses de escrita, leitura e execuo de arquivos. (D) mover diretrio; copiar diretrio; remover ou renomear diretrios; procurar diretrios; e alterar permisses de escrita, leitura e execuo de diretrios. (E) remover diretrio e arquivos; copiar diretrio e arquivos; mover ou renomear diretrios e arquivos, procurar diretrios e arquivos; e alterar permisses de escrita, leitura e execuo de diretrios e arquivos.
VESTIBULINHO 2O SEM/12

Etec

Questo 5

O GNU/Linux permite realizar a gerncia de usurio, criando recursos que garantam a integridade do sistema e permitem a utilizao do sistema simultaneamente por vrios usurios, sem que um atrapalhe a atividade do outro. Este recurso possibilitado pela implantao bsica de restries de acesso atravs de um sistema de permisso constitudo por trs permisses (ler, gravar e executar) e trs grupos (dono, grupo e outros), os quais podem ser combinados. As instrues adduser, passwd, who e whoami, permitem, respectivamente: (A) adicionar um usurio no sistema e senha, alterar a senha de um usurio, mostrar os usurios conectados e exibir o nome do usurio conectado. (B) adicionar um usurio no sistema, solicitar a senha de um usurio, mostrar os usurios no conectados e exibir o nome do usurio no conectado. (C) adicionar um usurio no sistema, cadastrar ou alterar a senha de um usurio, mostrar os usurios conectados e exibir o nome do usurio que est conectado. (D) adicionar um usurio no sistema, solicitar a senha de um usurio, mostrar os usurios conectados e exibir o nome do usurio conectado. (E) adicionar um usurio no sistema, alterar a senha de um usurio, mostrar os usurios no conectados e exibir o nome do usurio conectado.
Questo 6

A computao nas nuvens refere-se utilizao de recursos de computadores e servidores compartilhados por meio da Internet. E ao esperada que muitas aplicaes sejam compartilhadas em rede no s permitindo o uso de aplicativos (edio de textos, planilhas de clculos) e apresentaes acessveis a qualquer tempo e lugar por diferentes dispositivos (computadores, notebooks, tablets e celulares), mas tambm permitindo adicionar outros recursos (compartilhamento de arquivos, vdeo conferncia etc.). O procedimento para que um arquivo de texto seja compartilhado na internet por um grupo restrito de pessoas o seguinte: (A) indicar o local onde o arquivo ficar instalado no computador local (C:/) e os nomes das pessoas que o acessaro. (B) realizar o upload do arquivo na pgina web de compartilhamento e deix-lo pblico. (C) realizar o download do arquivo na pgina web de compartilhamento e indicar os usurios que tero direito ao acesso (ler, gravar e executar). (D) realizar o upload do arquivo na pgina web de compartilhamento e indicar os usurios que tero direito ao acesso (ler, gravar e executar). (E) realizar o upload do arquivo na pgina web de compartilhamento e mandar um e-mail para os usurios indicando o link para acesso ao arquivo.
4 VESTIBULINHO 2O SEM/12

Etec

Questo 7

Um documento visualizado por um grupo de funcionrios em uma reunio com a diretoria executiva de uma empresa possua os recursos de esmaecer, revelar e descobrir. No final, um funcionrio impressionado com a reunio indagou o representante executivo da empresa sobre como o documento foi elaborado, obtendo como resposta a indicao de um:

(A) Editor de texto. (B) Planilha de clculo. (C) Modelo de apresentao. (D) Editor de texto e planilha de clculo. (E) Editor de texto e modelo de apresentao.

Questo 8

Internet Explorer, FireFox e Chrome so diferentes navegadores existentes no mercado. Eles, de certa forma, executam alguns sites de maneira diferente visualmente, podendo ou no apresentar recursos de um site para outro. Esta interpretao, em alguns momentos, realizada de forma diferente entre os navegadores e pertinente forma como o navegador entende os comandos usados na construo da pgina. Esta interpretao realizada pelo:

(A) javascript no kernel do sistema operacional. (B) kernel do sistema operacional. (C) javascript da pgina. (D) sistema operacional. (E) motor de execuo.

VESTIBULINHO 2O SEM/12

Etec

Questo 9

Um usurio de um gerenciador de e-mail est configurando a sua conta para receber e enviar e-mail pelo gerenciador. Ao adicionar uma nova conta, pede que seja informado o servio de envio de e-mail para dar sequncia a configurao. Sabe-se que o envio do e-mail gerenciado pelo protocolo:

(A) (SMTP) Simple Mail Transfer Protocol. (B) (POP3) Post Office Protocol. (C) (IMAP) Internet Message Access Protocol. (D) (MIME) Multipurpose Internet Mail Extensions. (E) (HTTP) Hypertext Transfer Protocol.

Questo 10

Os computadores trabalham com dois tipos de sinais (tenso), o que caracteriza seu sistema como binrio. Esse sistema lida com os dgitos 0 (zero) e 1 (um), tambm chamados de bit (Binary Digit). Um agrupamento de 08 bits forma um byte (Binary Term). Com base nessas informaes podemos dizer que a palavra internet, contm 8 bytes, por sua vez , representa num total de 64 bits. 1 Kbyte por sua vez representa 1024 bits, ou seja, 210. Segundo esse raciocnio 220, 240 e 270, representam respectivamente,

(A) 1Mbyte (mega), 1Gbyte (giga) e 1Pbyte (peta). (B) 1Mbyte (mega), 1Tbyte (tera) e 1Zbyte (zetta). (C) 1Mbyte (mega), 1Pbyte (peta) e 1Ybyte (yotta). (D) 1Mbyte (mega), 1Gbyte (giga) e 1Zbyte (zetta). (E) 1Mbyte (mega), 1Ebyte (exa) e 1Tbyte (tera).

VESTIBULINHO 2O SEM/12

Etec

Questo 11

Em uma entrada no processador, foram contabilizados dois valores em binrio 00101111 e 10010101, os quais atravs das unidades do processador foram somados, e seu resultado informado ao usurio por meio do vdeo. Assinale a alternativa que apresenta o resultado da operao em binrio e decimal.

(A) 11111111 em binrio e 255 em decimal. (B) 11001101 em binrio e 205 em decimal. (C) 11000100 em binrio e 196 em decimal. (D) 01100000 em binrio e 096 em decimal. (E) 011001111 em binrio e 207 em decimal.

Questo 12

Os processadores, tambm conhecidos como circuitos integrados, so divididos em vrias unidades: a unidade de aritmtica e lgica, responsvel pela execuo das instrues do programa; a unidade de controle, responsvel pelo controle das aes comandando os outros componentes; e os registradores. Sua capacidade de troca de informaes com a placa me sincronizada pelo clock, cujos ciclos so medidos em Hertz. Um recurso para tornar o processador mais rpido rodar em uma frequncia Hertz mais alta do que a especificada pelo fabricante. Este tipo de recurso nomeado como:

(A) Upgrade. (B) Core 2 Due. (C) Dual core. (D) Dual channel. (E) Overclock.

VESTIBULINHO 2O SEM/12

Etec

Questo 13

A memria RAM (Random Access Memory) um componente essencial para a execuo dos programas dos computadores, pois neste tipo de memria voltil que se perdem os dados quando o computador desligado, mas essencial para a execuo dos programas. Basicamente as memrias podem ser do tipo SDR (Single Data Rate) e DDR (Double Data Rate) e possuem diferentes velocidades de acesso. A placa me, com um recurso extra, pode aumentar a desempenho dos computadores para realizar a leitura das memrias. Assinale a alternativa em que est apresentada a tecnologia empregada nesse tipo de recurso comum em placa.

(A) Quad-Channel. (B) SDRAM (Sincronous Dynamic Random Access Memory). (C) TSOP (Thin Small Outline Package). (D) CSP (Chip Scale Package). (E) GDDR (Graphics Double Data Rate).

Questo 14

O pixel (picture element) o menor elemento de um dispositivo de exibio, ou seja, o menor ponto para formao de uma imagem digital, j que responsvel pela emisso de uma cor . Um monitor de 640x480 equivale a uma tela formada por 640 pixels na horizontal e 480 pixels na vertical, totalizando 307.200 pixels. Para realizar a formao das cores, o pixel utiliza-se de um padro de cor conhecido como:

(A) CMYK - Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Key). (B) RGB - Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). (C) RYB - Vermelho (Red), Amarelo (Yellow) e Azul (Blue). (D) RAL (Reichsausschu fr Lieferbedingungen und Gtesicherung). (E) Munsell Vermelho (R), Amarelo (Y), Verde (G), Azul (B), Violeta (P), Laranja (YR), Verde-amarelo (GY), Azul-Verde (BG), Azul-violeta (PB), Vermelho-violeta (RP).

VESTIBULINHO 2O SEM/12

Etec

Questo 15

Os aplicativos computacionais so desenvolvidos para atender a diferentes reas e com inmeras aplicaes. Essa flexibilidade favorecida pelas linguagens de programao que permitem o desenvolvimento de aplicaes desde as mais simples s mais complexa. Assim que se podem utilizar ferramentas de programao para realizar clculos geomtricos, como, por exemplo, o clculo da superfcie de um circulo intermediado pela frmula: rea = * r2, sabendo que o r o valor do raio que ser fornecido pelo usurio e 3,14 o valor do . Para que uma linguagem de programao execute esta operao, as informaes de rea, e r dever ser tratadas respectivamente, como:

(A) varivel, varivel e varivel. (B) constante, constante e constante. (C) constante, varivel e constante. (D) varivel, constante e constante. (E) varivel, constante e varivel.

Questo 16

A lgica de programao parte de um algoritmo, ou seja, , de uma sequncia lgica dos passos a serem executados pelo programa. Para verificar a eficincia de um algoritmo, executamos o teste de mesa, que nada mais do que a execuo passo a passo do algoritmo e verificao de todas as sadas produzidas. Analise o algoritmo abaixo e indique a sada de dados, na varivel res, ao final de todo o processo. Assinale a alternativa correspondente a esse resultado.

x
(A) 7,5. (B) 15. (C) 23. (D) 20. (E) erro.

10; y 20;
x++; y += 4; res

x + y / 2;

mostrar(res);

VESTIBULINHO 2O SEM/12

Etec

Questo 17

Realizando a analise de um algoritmo, um programador detectou as seguintes linhas de cdigos:

para (x

0; x < = 10; x += 2) {

x++; mostrar(x); }

Atravs de um teste de mesa, ele chegou seguinte sada de dados.

(A) 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10. (B) 0, 2, 4, 6, 8 e 10. (C) 1, 3, 5, 7 e 9. (D) 1, 4, 7 e 10. (E) erro.

RASCUNHO

10

VESTIBULINHO 2O SEM/12

Etec

Questo 18

Um algoritmo prev a realizao da soma dos elementos internos do vetor de acordo com os parmetros estabelecidos em sua estrutura. No teste com valores numricos, abaixo representado, o resultado ser:

x[] { 10, 5, 30, 25, 20 }; res

0
1; y <= 3; y++){ res res + x(y);

para (y }

mostrar(res);

(A) 60. (B) 90. (C) 45. (D) 75. (E) erro.

RASCUNHO

VESTIBULINHO 2O SEM/12

Etec

11

Questo 19

Analise o algoritmo abaixo e identifique a ordem dos elementos do vetor aps sua execuo. Assinale a alternativa correspondente.

vet aux

{ 3, 10, 7, 6, 15, 2 }; 0 0; y <= 4; y++)

para (y {

se (vet(y) > vet(y+1)){ aux vet(y); vet(y) vet(y + 1); vet(y + 1) aux; y 0 }}

(A) 15, 10, 7, 6, 3 e 2. (B) 3, 2, 6, 7, 10 e 15. (C) 2, 3, 6, 7, 10 e 15. (D) 15, 10, 7, 6, 2 e 3. (E) erro.

RASCUNHO

12

VESTIBULINHO 2O SEM/12

Etec

Questo 20

Realize o teste de mesa com o algoritmo abaixo e assinale a alternativa que contm o valor final da varivel num.

10 0 num + x;

num

faa (x>=1) { num

x x - 1; } mostrar (num);

(A) erro. (B) 10. (C) 50. (D) 55. (E) 45.

RASCUNHO

VESTIBULINHO 2O SEM/12

Etec

13

Questo 21

Representa um conjunto de objetos do mundo real dos quais queremos armazenar as informaes em banco de dados, estes conjuntos representam os agentes que interagem em um relacionamento, podendo representar pessoas, documentos, pedidos, produtos etc. Para cada entidade ou relacionamento so associados atributos que so dados associados a uma entidade, este conjunto de informaes so os requisitos bsicos para realizar a modelagem de banco de dados, estes critrios so identificados como:

(A) Entidade, cardinalidade e autorelacionamento. (B) Entidade, atributo e autorelacionamento. (C) Entidade, atributo e cardinalidade. (D) Entidade, cardinalidade e relacionamento. (E) Entidade, atributo e relacionamento.

Questo 22

Uma das caractersticas dos modelos relacionais de banco de dados identificar este tipo de relao e o nmero de ocorrncias de uma entidade correlacionada a outra. Para o tipo de relao adota-se 0 (zero) para a associao opcional (no existncia de correspondente na outra entidade) ou 1 (um) para a associao obrigatria (existncia de pelo menos um correspondente na outra entidade). Para o nmero de ocorrncias adota-se 1 (um) ou N (vrias ou muitas), identificando o nmero mximo de ocorrncias de uma entidade associada. Assinale a alternativa que expressa o nome desse conceito:

(A) Entidade. (B) Cardinalidade. (C) Atributo. (D) Autorelacionamento. (E) Relacionamento n-rios.

14

VESTIBULINHO 2O SEM/12

Etec

Questo 23

Chave primria um atributo por meio do qual possvel identificar determinado registro. O conjunto de valores que constituem essa chave deve ser nico dentro de uma tabela, no admitindo repetio. Para validar o valor de um atributo a partir do valor de atributo de outra tabela, e necessrio estabelecer uma relao de dependncia (um relacionamento) entre as tabelas. Assinale a alternativa que explica a denominao desse tipo de relacionamento.

(A) Chave primaria simples. (B) Chave primria composta. (C) Chave alternativa. (D) Chave estrangeira. (E) Chave nica (Unique).

Questo 24

Um conjunto de regras aplicadas em um banco de dados com a finalidade de corrigir redundncias, separa os dados at que seus atributos apresentem valores atmicos, isto , indivisveis. Este conceito foi introduzido em 1970 por Edgard F. Codd e baseia-se no processo matemtico formal com fundamento na teoria dos conjuntos. Seu objetivo principal garantir a integridade dos dados, evitando que informaes sem sentido sejam inseridas, e organizar e dividir as tabelas da forma mais eficiente possvel, diminuindo a redundncia e permitindo a evoluo do banco de dados. Assinale a alternativa cujo teor corresponda a essa conceito.

(A) Generalizao. (B) Especializao. (C) Normalizao. (D) Agregao. (E) Composio.

VESTIBULINHO 2O SEM/12

Etec

15

Leia o texto para responder s s questes dede nmeros 2525 e 26. Leia o texto para responder questes nmeros e 26.

Como se forma um bom aluno


Todo pai quer que seu filho v bem na escola. S querer no basta. A seguir, oito lies de crianas que se destacam nos estudos. No h pai ou me que no sonhe com isso: que seu filho v bem na escola, encontre uma vocao e faa sucesso. por isso que os pais brasileiros, ouvidos em uma pesquisa do Movimento Todos pela Educao, disseram participar com afinco da vida escolar de seus filhos. Essa participao, porm, tem suas falhas como mostra um detalhamento da pesquisa de 2009, feito com exclusividade para POCA. Em alguns casos, h falta de tempo (a queixa mais comum de quem tem filho em escola particular). Em outros, o principal obstculo o desconhecimento do contedo ensinado (para quem tem filho em escola pblica). A pesquisa tambm detectou conceitos ultrapassados de como impulsionar o conhecimento. A maioria dos pais presta demasiada ateno s notas e preocupa-se menos em estimular a leitura ou acompanhar se a criana est aprendendo. Em outras palavras: h mais cobrana que incentivo. como se os pais considerassem que sua tarefa principal garantir o acesso escola a partir da, a responsabilidade seria dos professores. Isso pouco, principalmente num pas que no tem avanado satisfatoriamente na rea da educao. O nvel de ensino das escolas brasileiras, mesmo as de elite, baixo, na comparao com os pases mais avanados. Um relatrio do Ministrio da Educao, ainda incompleto, mostra que atingimos apenas um tero das metas do Plano Nacional de Educao, entre 2001 e 2008. A evaso escolar no ensino mdio aumentou de 5% para 13%. S 14% dos jovens esto na universidade. Menos de um quinto das crianas at 3 anos frequenta creches. E, no entanto, h ilhas de excelncia. H alunos brilhantes, curiosos, esforados, interessados, capazes. No estamos falando de superdotados. So meninos e meninas comuns, de colgios pblicos e particulares, pobres ou ricos, que vo para a escola e... aprendem. Mais: formam-se. Esto no caminho de se tornar cidados melhores, pessoas melhores, gente de sucesso. Fazer com que uma criana seja assim no est inteiramente ao alcance dos pais. Pesquisas mundiais mostram que o envolvimento paterno responde por, no mximo, 20% da nota final. O restante seria determinado pela qualidade da escola, a relao com os professores, a influncia dos colegas e, claro, o prprio talento. Mas h, em cada um desses fatores, tambm uma influncia dos pais. Cabe a eles analisar a escola, monitorar os professores, perceber o ambiente em que seu filho vive, estimular-lhe os talentos naturais. Talvez no seja possvel fabricar bons alunos. Mas, como atestam as experincias dos garotos e das garotas desta reportagem, h boas receitas para ajud-los a descobrir esse caminho. Se os pais no sabem reconhecer as paixes naturais dos filhos, inibem o aprendizado, em vez de promov-lo. Camila Guimares, Juliana Arini, Marco Bah e Nelito Fernandes
(Revista poca . Disponvel em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/ 0,,EMI125633-15228,00-COMO+SE+FORMA+UM+BOM+ALUNO.html Acesso em: 09.04.2012. Adaptado)

16

VESTIBULINHO 2O SEM/12

Etec

Questo 25

Considerando o contedo do texto, analise as afirmaes a seguir. I) A pesquisa evidencia a importncia dos pais na formao e na educao dos filhos. II) Existe uma preocupao demasiada com as notas obtidas pelos filhos em lugar do estmulo leitura. III) Muitos pais no esperam que a escola possa formar e educar os filhos.

Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

Questo 26

Na frase Mas, como atestam as experincias dos garotos e das garotas desta reportagem, h boas receitas para ajud-los a descobrir esse caminho. o termo em destaque estabelece entre as ideias a relao de (A) adio. (B) alternncia. (C) contraste. (D) finalidade. (E) comparao.

VESTIBULINHO 2O SEM/12

Etec

17

Questo 27

Considere os textos a seguir.

Texto 1 Declarao de Amor Esta uma confisso de amor: amo a lngua portuguesa. Ela no fcil. No malevel. E, como no foi profundamente trabalhada pelo pensamento, a sua tendncia a de no ter sutilezas e de reagir s vezes com um verdadeiro pontap contra os que temerariamente ousam transform-la numa linguagem de sentimento e de alerteza. E de amor. A lngua portuguesa um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de superficialismo. s vezes ela reage diante de um pensamento mais complicado. s vezes se assusta com o imprevisvel de uma frase. Eu gosto de manej-la como gostava de estar montada num cavalo e gui-lo pelas rdeas, s vezes lentamente, s vezes a galope. Eu queria que a lngua portuguesa chegasse ao mximo nas minhas mos. E este desejo todos os que escrevem tm. Um Cames e outros iguais no bastaram para nos dar para sempre uma herana da lngua j feita. Todos ns que escrevemos estamos fazendo do tmulo do pensamento alguma coisa que lhe d vida. Essas dificuldades, ns as temos. Mas no falei do encantamento de lidar com uma lngua que no foi aprofundada. O que recebi de herana no me chega. Se eu fosse muda, e tambm no pudesse escrever, e me perguntassem a que lngua eu queria pertencer, eu diria: ingls, que preciso e belo. Mas como no nasci muda e pude escrever, tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria mesmo era escrever em portugus. Eu at queria no ter aprendido outras lnguas: s para que a minha abordagem do portugus fosse virgem e lmpida. Clarice Lispector

(LISPECTOR, Clarice. De escrita e vida Crnicas para jovens. Rio de Janeiro, Rocco,2010.)

18

VESTIBULINHO 2O SEM/12

Etec

Texto 2 Rios sem Discurso Quando um rio corta, corta-se de vez o discurso-rio de gua que ele fazia; cortado, a gua se quebra em pedaos, em poos de gua, em gua paraltica. Em situao de poo, a gua equivale a uma palavra em situao dicionria: isolada, estanque no poo dela mesma, e porque assim estanque, estancada; e mais: porque assim estancada, muda, e muda porque com nenhuma se comunica, porque cortou-se a sintaxe desse rio, o fio de gua por que ele discorria. O curso de um rio, seu discurso-rio, chega raramente a se reatar de vez; um rio precisa de muito fio de gua para refazer o fio antigo que o fez. Salvo a grandiloquncia de uma cheia lhe impondo interina outra linguagem, um rio precisa de muita gua em fios para que todos os poos se enfrasem: se reatando, de um para outro poo, em frases curtas, ento frase e frase, at a sentena-rio do discurso nico em que se tem a voz a seca ele combate. Joo Cabral de Melo Neto

(MELO NETO, Joo Cabral de. A educao pela pedra. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1979.)

VESTIBULINHO 2O SEM/12

Etec

19

Observe que os textos apresentam e refletem sobre a mesma temtica, porm esta elaborada e explorada por estilos e gneros distintos, sendo o primeiro texto um poema e o segundo texto um depoimento. Pensando nisso, aponte a alternativa que melhor sintetiza a temtica utilizada pelos autores.

(A) Clarice Lispector evidencia seu amor lngua portuguesa, pela peculiaridade que a lngua possui: vivificar o pensamento. Enquanto Joo Cabral de Melo Neto versa sobre o ato criador da lngua, ao comparar o emaranhado de palavras que origina frases e discursos correnteza dos rios. (B) Ambos os autores descrevem a dificuldade em se aplicar adequadamente a lngua portuguesa como geradora de significados, por isso, no primeiro texto, percebe-se a indiferena da autora em relao lngua portuguesa, e no segundo texto o autor faz o inverso. (C) Os textos deixam claro a despreocupao que os poetas tm em relao lngua portuguesa, devido dificuldade de entend-la por completo, assim sendo, preferem no refletir sobre o seu material de trabalho as palavras. (D) Apesar de a reflexo sobre a lngua portuguesa existir em ambos os textos, no se observa no primeiro texto uma exaltao mais afetiva e intensa da lngua, se comparado ao texto de Joo Cabral de Melo Neto. (E) Joo Cabral de Melo Neto e Clarice Lispector so autores modernos, portanto no se utilizam de subjetividades ao escrever seus textos, porque preferem dizer tudo quando escrevem, sem permitir que o leitor reflita a respeito.

RASCUNHO

20

VESTIBULINHO 2O SEM/12

Etec

Leia o texto para responder s questes de nmeros 28 a 30.

Cuba Libre
AN AMERICAN ARTIST CAPTURES THE LIVES OF HAVANAS CREATIVE ELITE

The text said PMM por un mundo mejor ( for a better world ) then offered a time and a place. And so on a sweltering evening in 2009, Michael Dweck, an American photographer who had traveled to Havana with vague notions of a photo project, went with a friend to a dark house on the outskirts of the city. Officially there is no privileged class in Cuba. But what Dweck saw ran counter to both the Communist Party line and the American narrative of old cars and crumbling buildings: more than 100 of Cubas most talented artists, models, and musicians, some with iPhones and Prada dresses, were dancing _I__ the pool near the ocean. It was kind of like a Paris salon from the 30s, Dweck says. Over the course of more than a year, Dweck returned, capturing the artists as they worked in their studios, rode in their cars, and partied all night. The result: Habana Libre, a seductive look at Cubas creative elite the men and women who, with state support, can travel abroad and experience a level of freedom that most in Cuba cannot. Now, 50 years after the American embargo began, as the government is dabbling with private ownership, it is also permitting Dweck to display his portraits at an exhibit that opens _II_ Havana _III_ Feb. 24.
(By R.M. Schneiderman, Newsweek, 05.03.2012. Adaptado.)

VESTIBULINHO 2O SEM/12

Etec

21

Questo 28

De acordo com o texto, M. Dweck (A) dirigiu alguns carros de cubanos. (B) foi com seu amigo para os subrbios de Havana. (C) presenciou cenas tpicas do regime comunista cubano. (D) um fotgrafo pouco experiente em projetos fotogrficos. (E) compara a cena que presenciou com um salo de beleza francs dos anos 30.

Questo 29

No segundo pargrafo, o pronome they em refere-se a (A) men. (B) cars. (C) artists. (D) studios. (E) women.

capturing the artists as they work in their studios

Questo 30

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as trs preposies que preenchem as lacunas I, II e III do texto. (A) for on in (B) on to at (C) in for at (D) on by for (E) by in on
VESTIBULINHO 2O SEM/12

22

Etec

VESTIBULINHO ETEC - 2 SEM/12 CERTIFICAO DE COMPETNCIA


TCNICO EM INFORMTICA | FOLHA DE RESPOSTAS INTERMEDIRIA

Nome do(a) candidato(a): _____________________________________________________________ N de inscrio: __________________

Caro candidato,
1. Responda a todas as questes contidas neste caderno e, depois, transcreva as alternativas assinaladas para esta Folha de Respostas Intermediria. 2. Preencha os campos desta Folha de Respostas Intermediria, conforme o modelo a seguir:
A B D E

3. No deixe questes em branco. 4. Marque com cuidado e assinale apenas uma resposta para cada questo. 5. Posteriormente, transcreva todas as alternativas assinaladas nesta Folha de Respostas Intermediria para a Folha de Respostas Definitiva, utilizando caneta esferogrfica de tinta preta ou azul.

You might also like