You are on page 1of 2

Helicoperva: ameaa real na safra agrcola brasileira

As lagartas que formam o gnero Helicoperva so muito agressivas e j preocupam os agricultores quanto prxima safra agrcola.
A cultura da soja uma das mais atacadas pela Helicoperva ssp.

As lagartas do gnero Helicoperva so de rpida adaptao e voracidade, alimentando-se de folhas, vagens, gros e flores de vrias culturas, alm das mas do algodo. Elas se transformam em mariposas, que possuem alta capacidade de mobilidade e rpida reproduo. Atualmente, na regio dos cerrados, a agricultura est sendo seriamente atacada, principalmente na ltima safra. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Par, Piau, Maranho, Gois, Paran, So Paulo e mesmo o Distrito Federal j registram forte ataque. O Estado da Bahia decretou emergncia fitossanitria, devido alta incidncia da Helicoperva. Em algumas lavouras baianas, chegou-se a fazer 6 aplicaes de inseticidas, aumentando consideravelmente os custos de produo. Na Austrlia, os agricultores convivem com esse problema h 10 anos e j sofreram 3 quebras de safra, devido ao ataque de pragas, entre elas a Helicoperva. No Brasil, os ataques esto ocorrendo nos mais diversos tipos de lavoura, como a de milho, soja, algodo, feijo, milheto e sorgo. Estima-se que esta lagarta possui a capacidade de se alimentar de cerca de 200 espcies vegetais. So calculados prejuzos de mais de 10 bilhes de reais. Muitos j falaram at em bioterrorismo. Em Braslia, por meio de exames feitos por especialistas no rgo sexual masculino da lagarta, alm da anlise molecular dos adultos, identificou-se a espcie Helicoperva armigera. A criao de umconsrcio de manejo da Helicoperva, a nvel nacional, j envolve rgos de pesquisa e extenso oficiais, alm de empresas privadas e agricultores, para que se faa um monitoramento adequado e se tome as providncias cabveis. Causas As possveis causas da ocorrncia da Helicoperva e sua rpida evoluo deve-se a vrios fatores que, somados, do origem a um problema que merece nossa ateno. So elas: -Prticas de cultivo inadequadas, como a falta de rotao de culturas; -Sucesso de culturas hospedeiras. Trmino da safra de soja e milho e incio da safra de algodo ou feijo. Ou ento, incio da safrinha de sorgo e milho. Isso faz com que a lagarta sempre encontre meios para se alimentar e se reproduzir; -As culturas plantadas ocupam reas muito extensas; -Uso inadequado de espcies transgnicas;

-Uso inadequado de agroqumicos. Monitoramento preciso urgncia para se montar esquemas de monitoramento tanto a nvel nacional como a nvel de agricultor. Deve-se avaliar a evoluo dos ataques da Helicoperva, a incidncia em outros Estados, bem como a sua severidade. A nvel de agricultor, muito importante o monitoramento para saber o momento exato de iniciar o controle, alm da alternativa mais vivel. A nvel nacional, o monitoramento de extrema importncia para que se possa emitir um alerta aos agricultores. Sistemas de amostragem, como as armadilhas luminosas e as armadilhas de feromnios devem ser utilizados para esse fim. J a nvel de agricultor, as amostragens devem ser feitas, de maneira direta, ou seja, observando o nvel de dano nas lavouras, conforme regras pr-estabelecidas. Nas culturas do feijo e soja, utiliza-se a amostragem com pano de batida. Controle O primeiro passo para se fazer o controle utilizar as tecnologias j to estudadas dos MIPs. MIP significa manejo integrado de pragas e consiste em uma srie de medidas a serem tomadas nos plantios como: estruturao de pocas de plantio, rotao de culturas, espaamentos adequados, monitoramento, aplicao de agroqumicos, entre outros. No caso da Helicoperva ssp , algumas medidas podem ser adotadas, como: -Diminuio das janelas dos plantios, para diminuir o tempo de disponibilidade de alimentos para as lagartas; -Destruio de restos culturais, como os do algodo; -Escolha adequada, para cada regio de espcies transgnicas Bt., e realizao das reas de refgio; -Rotao de culturas; -Escolha do controle biolgico como alternativa, como a utilizao do parasitide de ovos Trichogramma pretiosum; -Uso de agroqumicos, que j esto sendo liberados emergencialmente para o combate praga, com a dosagem correta e a tecnologia de aplicao adequada (sem o uso de misturas). Atualmente, a formao de profissionais capacitados para monitoramento e aes de controle fundamental. Pesquisas para que se conhea a respeito da Helicoperva, em todos os meios, tornaram-se urgentes, dada a severidade e os prejuzos que esta lagarta vem causando aos agricultores. O restabelecimento do equilbrio natural do meio agrcola, bem como a retomada da produo agrcola normal esto na pauta do dia de todos os que trabalham no agronegcio. Sejamos pr-ativos, buscando as informaes necessrias para que o problema da Helicoperva ssp, em nossa agricultura, seja um marco para a melhoria do sistema agrcola, procurando solues para a continuidade do nosso processo produtivo.

You might also like