You are on page 1of 14

CESPE/UnB DPF Aplicao: 2014

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas objetivas.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

10

13

16

Acho que, se eu no fosse to covarde, o mundo seria um lugar melhor. No que a melhora do mundo dependa de uma s pessoa, mas, se o medo no fosse constante, as pessoas se uniriam mais e incendiariam de entusiasmo a humanidade. Mas o que vejo no espelho um homem abatido diante das atrocidades que afetam os menos favorecidos. Se tivesse coragem, no aceitaria crianas passarem fome, frio e abandono. Elas nos assustam com armas nos semforos, pedem esmolas, so amontoadas em escolas que no ensinam, e, por mais que chorem, somos imunes a essas lgrimas. Sou um covarde diante da violncia contra a mulher, do homem contra o homem. E porque os ndios esto to longe da minha aldeia e suas flechas no atingem meus olhos nem o corao, no me importa que tirem suas terras, sua alma. Analfabeto de solidariedade, no sei ler sinais de fumaa. Se tivesse um nome indgena, seria cachorro medroso. Se fosse o tal ser humano forte que alardeio, no aceitaria famlias sem terem onde morar.
Srgio Vaz. Antes que seja tarde. In: Caros Amigos, mai./2013, p. 8 (com adaptaes).

Embora no tivessem ficado claras as fontes geradoras de quebras da paz urbana, o fenmeno social marcado pelos movimentos populares que tomaram as ruas das grandes

cidades brasileiras, em 2013, parecia tendente a se agravar. As vtimas das agresses pessoais viram desprotegidas a paz e a segurana, direitos sagrados da cidadania. Todos

foram prejudicados. Pde-se constatar que, em outras partes do mundo, fenmenos sociais semelhantes tambm ocorreram. L como

10

c, diferentes tipos de ao atingiram todo o grupo social, gerando vtimas e danos materiais. Nem sempre a interveno das foras do Estado foi suficiente para evitar prejuzos.

13

Do ponto de vista global, notou-se que a quebra da ordem foi provocada em situaes diversas e ora tornou mais graves as distores do direito, ora espalhou a insegurana

16

coletivamente. Em qualquer das hipteses, a populao dos vrios locais atingidos viu-se envolvida em perdas crescentes.
Internet: <www1.folha.uol.com.br> (com adaptaes).

Com base na leitura do texto, julgue os itens seguintes.


1

A supresso das vrgulas que isolam a orao se o medo no fosse constante (R.3) no afetaria a correo gramatical do texto. JUSTIFICATIVA Como as referidas vrgulas marcam a intercalao da orao subordinada adverbial, se o medo no fosse constante, que se antecipa principal, ela obrigatria e sua supresso afetaria a correo gramatical do texto. A coerncia e a coeso do texto no seriam prejudicadas se o trecho se o medo no fosse constante, as pessoas (...) a humanidade. (R.3-4) fosse reescrito da seguinte forma: se o medo no for constante, as pessoas se uniro mais e incendiaro de entusiasmo a humanidade. JUSTIFICATIVA No seriam prejudicadas a coerncia e a coeso do texto se a orao se o medo no fosse constante, as pessoas (...) humanidade fosse reescrita como se o medo no for constante, as pessoas se uniro e incendiaro de entusiasmo a humanidade , pois ser mantida a correta correlao entre os tempos verbais: originalmente, imperfeito do subjuntivo com futuro do pretrito do indicativo; na proposta apresentada, futuro do subjuntivo com futuro do presente do indicativo. O verbo alardear, em Se fosse o tal ser humano forte que alardeio (R.16-17), est empregado no sentido de vangloriar-se, gabar-se. JUSTIFICATIVA O autor usa a palavra alardear no sentido de revelar, de deixar transparecer, mostrar-se. Infere-se do texto que as mazelas que assolam o mundo se devem s desigualdades sociais. JUSTIFICATIVA O texto trata as mazelas sociais como consequncia da falta de atitude, do comodismo, da inao, do individualismo.

Considerando as ideias e as estruturas lingusticas do texto, julgue os itens de 5 a 10.


5

Depreende-se das ideias do primeiro pargrafo do texto que a identificao da origem do fenmeno social representado pelos movimentos sociais ocorridos em 2013 seria suficiente para evitar que eles se agravassem. JUSTIFICATIVA Depreende-se do primeiro pargrafo que, claras ou no as fontes geradoras dos movimentos populares, o fenmeno social que eles representavam tendia a se agravar. Nada se afirma em relao identificao da origem do fenmeno social para evitar o agravamento da situao. Ao contrrio, a orao subordinada que introduz o pargrafo, por ser concessiva, denota ideia que no impede a ocorrncia do que se afirma na orao principal. Na linha 13, a partcula se empregada para indeterminar o sujeito.JUSTIFICATIVA Em ..., notou-se que a quebra da ordem..., o termo se pronome apassivador, visto que a orao est na voz passiva pronominal, sendo o sujeito oracional. Por meio do termo hipteses (R.16), so retomadas as ideias dos trechos tornou mais graves as distores do direito (R.14-15) e espalhou a insegurana coletivamente (R.15-16). JUSTIFICATIVA O termo hipteses retoma os casos de perdas da populao decorrentes de quebra da ordem, mencionados no perodo imediatamente anterior: agravamento das distores do direito e disseminao da insegurana (tornou mais graves as distores do direito e espalhou a insegurana coletivamente).
1

CARGO 9: AGENTE ADMINISTRATIVO CLASSE A, PADRO I

CESPE/UnB DPF Aplicao: 2014


8

A correo gramatical bem como as informaes originais do texto seriam mantidas caso o perodo As vtimas das agresses pessoais viram desprotegidas a paz e a segurana, direitos sagrados da cidadania. (R.5-6) fosse reescrito da seguinte forma: As pessoas agredidas viram-se desprotegidas em sua paz e segurana prerrogativas legais consagradas da cidadania. JUSTIFICATIVA A proposta de reescrita no mantm as informaes originais do texto, dada a substituio de viram desprotegidas a paz e a segurana por viram-se desprotegidas em sua paz e segurana. De acordo com o sentido original, as prerrogativas legais consagradas da cidadania so a paz e a segurana de todos e no de algumas pessoas somente, como se prope na reescrita. Sem prejuzo para o sentido e a correo gramatical do texto, o trecho Pde-se constatar (...) ocorreram. (R.8-9) poderia ser assim reescrito: Sups-se que tambm ocorreu, em outros pases do mundo, movimentos sociais anlogos. JUSTIFICATIVA A proposta de reescrita prejudica o sentido e a correo gramatical do texto. A substituio de Pde-se constatar por sups-se alter substancialmente o sentido original, visto que constatar significa verificar, atestar, e supor significa achar, admitir hipoteticamente. Na proposta de reescrita, tambm h prejuzo da concordncia verbal padro, visto que a forma verbal ocorreu no concorda em nmero com o sujeito da orao, movimentos sociais anlogos. Os termos L (R.9) e c (R.10) so utilizados como recursos para expressar circunstncia de lugar, o primeiro referindo-se a outras partes do mundo (R.8) e o segundo, ao Brasil. JUSTIFICATIVA L e c so diticos, usados como recursos coesivos adverbiais que expressam circunstncia de lugar, o primeiro referindo-se a outras partes do mundo e o segundo, ao Brasil.

Julgue os itens subsequentes, a respeito do padro ofcio em comunicaes oficiais, conforme o Manual de Redao da Presidncia da Repblica.
14

O fecho Respeitosamente no empregado no aviso; o fecho Atenciosamente empregado tanto no aviso quanto no ofcio. JUSTIFICATIVA Como o aviso expedido exclusivamente por ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia, o fecho deve ser Atenciosamente. E, por ser expedido para e pelas demais autoridades, independentemente da hierarquia, os fechos do ofcio podem alternar-se entre Atenciosamente e Respeitosamente. No memorando, dispensa-se o vocativo, que deve, contudo, constar no aviso e no ofcio. JUSTIFICATIVA Conforme o MRPR, aviso e ofcio seguem o modelo do padro ofcio, com acrscimo de vocativo. No memorando, no consta vocativo, e o destinatrio mencionado pelo cargo que ocupa.

15

No que diz respeito aos sistemas operacionais Windows e Linux, julgue os prximos itens.
16

10

No ambiente Linux, possvel utilizar comandos para copiar arquivos de um diretrio para um pen drive. JUSTIFICATIVA No ambiente Linux, permitida a execuo de vrios comandos por meio de um console. O comando cp utilizado para copiar arquivos entre diretrios e arquivos para dispositivos. No Windows, no h possibilidade de o usurio interagir com o sistema operacional por meio de uma tela de computador sensvel ao toque. JUSTIFICATIVA Nas verses mais recentes do Windows, existe este recurso. Para us-lo h a necessidade de que a tela seja sensvel ao toque.

17

luz das orientaes constantes no Manual de Redao da Presidncia da Repblica, julgue os itens a seguir.
11

A obrigatoriedade do uso do padro culto da lngua e o requisito de impessoalidade so incompatveis com o emprego da linguagem tcnica nas comunicaes oficiais. JUSTIFICATIVA De acordo com o MRPR, os textos oficiais, por terem carter impessoal, devem ser redigidos em conformidade com o padro culto da lngua, o que no invalida o emprego da linguagem tcnica, que pode ser usada, comedidamente, em situaes que o exijam. Admite-se o registro de impresses pessoais na redao oficial, desde que o assunto seja de interesse pblico e expresso em linguagem formal. JUSTIFICATIVA Segundo o Manual de Redao da Presidncia da Repblica ( item 1.1), no h lugar na redao oficial para impresses pessoais. Isso se d independentemente do carter impessoal do assunto, que deve referir-se ao interesse pblico, e da natureza objetiva e formal da comunicao. A conciso, que consiste no respeito ao princpio da economia lingustica, uma caracterstica fundamental em telegramas, modalidade dispendiosa de comunicao. JUSTIFICATIVA De acordo com o MRPR ( itens 1.4 e 6.1), a conciso atende ao princpio da economia lingustica e deve pautar a redao dos telegramas, pois estes tm custo elevado.

Julgue os itens subsequentes, relativos aos programas de navegao Microsoft Internet Explorer e Mozilla Firefox.
18

12

Nas verses recentes do Mozilla Firefox, h um recurso que mantm o histrico de atualizaes instaladas, no qual so mostrados detalhes como a data da instalao e o usurio que executou a operao. JUSTIFICATIVA Esse recurso existe nas ltimas verses do Firefox, contudo o histrico no contm o usurio que executou a operao. Este recurso est disponvel no menu Firefox Opes Avanado Atualizaes
Histrico de atualizaes.

19

13

No Internet Explorer 10, por meio da opo Sites Sugeridos, o usurio pode registrar os stios que considera mais importantes e recomend-los aos seus amigos. JUSTIFICATIVA - O recurso Sites Sugeridos um servio online que o Internet Explorer usa para recomendar stios de que o usurio possa gostar, com base nos stios visitados com frequncia. Para acess-lo, basta clicar o menu Ferramentas - Arquivo - Sites
Sugeridos.

CARGO 9: AGENTE ADMINISTRATIVO CLASSE A, PADRO I

CESPE/UnB DPF Aplicao: 2014

Acerca dos conceitos de organizao, gerenciamento de arquivos e segurana da informao, julgue os itens a seguir.
20

Um dos objetivos da segurana da informao manter a integridade dos dados, evitando-se que eles sejam apagados ou alterados sem autorizao de seu proprietrio. JUSTIFICATIVA - A integridade de dados refere-se consistncia dos dados. A segurana da informao visa proteg-la, garantindo que esses dados no sejam apagados ou alterados por terceiros. Um arquivo sem contedo pode ser criado e armazenado no disco rgido de um computador, desde que seja nomeado no momento da criao. JUSTIFICATIVA permitido criar arquivos sem qualquer contedo, sendo exigido, apenas, fornecer um nome para o arquivo. Nesse caso, o arquivo apresentar tamanho 0 Kb.

A partir de uma amostra de 1.200 candidatos a cargos em determinado concurso, verificou-se que 600 deles se inscreveram para o cargo A, 400 se inscreveram para o cargo B e 400, para cargos distintos de A e de B. Alguns que se inscreveram para o cargo A tambm se inscreveram para o cargo B. A respeito dessa situao hipottica, julgue os itens subsecutivos.
26

21

27

Considerando que P seja a proposio No basta mulher de Csar ser honesta, ela precisa parecer honesta, julgue os itens seguintes, acerca da lgica sentencial.
22

Selecionando-se ao acaso dois candidatos entre os 1.200, a probabilidade de que ambos tenham-se inscrito no concurso para o cargo A ou para o cargo B superior a 1/6. JUSTIFICATIVA Os dois candidatos devem estar em A, mas no em B, ou ambos em B, mas no em A, ou ainda ambos simultaneamente em A e B. Assim, a probabilidade (400*399)/(1200*1199) + (200*199)/(1200*1199) + (200*199)/(1200*1199) = (400*399)/(1200*1199) + (400*199)/(1200*1199) = (400*598)/(1200*1199) = (1/3)*(598/1199) < (1/3)*(1/2) = 1/6. Menos de 180 candidatos se inscreveram no concurso para os cargos A e B.JUSTIFICATIVA O diagrama a seguir ilustra a situao do texto:

A negao da proposio P est corretamente expressa por Basta mulher de Csar ser honesta, ela no precisa parecer honesta. JUSTIFICATIVA Denotando por p e q, respectivamente, as proposies no basta mulher de Csar ser honesta e a mulher de Csar precisa parecer honesta, a proposio P pode ser expressa por p^q, ao passo que proposio do item ~p^~q. No caso em que p verdadeira e q falsa, tanto a proposio P quanto a proposio do item so falsas, de modo que uma no nega a outra. Se a proposio Basta mulher de Csar ser honesta for falsa e a proposio A mulher de Csar precisa parecer honesta for verdadeira, ento a proposio P ser verdadeira. JUSTIFICATIVA A proposio P pode ser expressa por p^q, em que p e q so, respectivamente, as proposies no basta mulher de Csar ser honesta e a mulher de Csar precisa parecer honesta. De acordo com as hipteses do item, p e q so verdadeiras, de modo que tambm o a proposio P: p^q. Se a proposio A mulher de Csar honesta for falsa e a proposio A mulher de Csar parece honesta for verdadeira, ento a proposio P ser verdadeira. JUSTIFICATIVA No possvel expressar a proposio P (que centrada nos verbos bastar e precisar) por causa das proposies dadas no item (que so centradas nos verbos ser e parecer). Assim, no possvel valorar a proposio P com base nos valores lgicos das proposies dadas no item. A negao da proposio P est corretamente expressa por Basta mulher de Csar ser honesta ou ela no precisa parecer honesta. JUSTIFICATIVA Notando-se que a proposio P pode ser expressa por p^q, em que p e q so, respectivamente, as proposies no basta mulher de Csar ser honesta e a mulher de Csar precisa parecer honesta, pode-se aplicar uma regra de De Morgan para obter sua negao: ~(p^q)ou ~p v ~q.

Obtm-se a seguinte equao do diagrama: 600 x + x + 400 x + 400 = 1200, cuja soluo x = 200. A Organizao das Naes Unidas (ONU) fez, no final do ano de 2013, um apelo recorde para operaes de ajuda humanitria em dezessete pases em 2014. Metade do dinheiro, cerca de 6,5 bilhes de dlares, ser destinada a socorrer 16 milhes de srios afetados pela guerra civil que j dura quase trs anos.
O Globo, 17/12/2013, p. 27 (com adaptaes).

23

Tendo o fragmento de texto acima como referncia inicial e considerando os mltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens subsequentes.
28

24

29

30

25

31

A guerra civil a que o texto se refere faz retornar o clima elevado de tenso no Oriente Mdio, regio pacificada desde a instalao plena do Estado da Palestina. JUSTIFICATIVA A regio no est pacificada nem o Estado da Palestina existe oficialmente. A ONU, criada aps a Segunda Guerra Mundial, tem por finalidade principal a manuteno da paz e da segurana internacional. JUSTIFICATIVA o que est registrado na Carta das Naes Unidas como finalidade principal da ONU, aprovada em outubro de 1945, na Conferncia de So Francisco. Entre as agncias especializadas da ONU que atuam em escala global incluem-se as voltadas para a sade (OMS), para a agricultura e alimentao (FAO) e para a educao, cincia e cultura (UNESCO). JUSTIFICATIVA Essas agncias representam a atuao da ONU no sentido de reduzir a pobreza, as desigualdades, a fome, o analfabetismo, entre outros aspectos. Diversas organizaes no governamentais dedicam-se ao trabalho humanitrio em mbito mundial, a exemplo da Cruz Vermelha Internacional. JUSTIFICATIVA Alm da Cruz Vermelha Internacional, poder-se-ia falar, por exemplo, nos Mdicos Sem Fronteira.
3

CARGO 9: AGENTE ADMINISTRATIVO CLASSE A, PADRO I

CESPE/UnB DPF Aplicao: 2014

Segundo a Pesquisa Nacional de Vitimizao, a parte da populao afetada pela violncia maior do que se poderia imaginar. Um em cada cinco brasileiros que vivem nas cidades com mais de 15 mil habitantes foi vtima de uma ao criminosa agresso, sequestro, fraude, ofensas sexuais, discriminao, furto e roubo no perodo de doze meses abrangido pela pesquisa. A porcentagem da populao vtima desses vrios tipos de ocorrncia varia muito de estado para estado.
O Estado de S.Paulo, 17/12/2013, p. A3 (com adaptaes).

36

Tendo o fragmento de texto acima como referncia inicial e considerando a amplitude do tema que ele focaliza, julgue os itens que se seguem.
32

Nos centros urbanos do Brasil, especialmente nos de maior dimenso demogrfica, a ao das faces criminosas contribui decisivamente para o aumento dos ndices de violncia. JUSTIFICATIVA Isso consensualmente aceito, sobretudo em relao ao narcotrfico. A ao de organismos multilaterais, como a ONU e o Tribunal Penal Internacional, contribuiu consideravelmente para a reduo da ao do crime organizado em escala global, especialmente o relacionado ao trfico de drogas ilcitas e lavagem de dinheiro.JUSTIFICATIVA Cada vez mais forte, o crime organizado age em escala global e, no raro, envolve em suas teias representantes do poder pblico nos mais diversos pases. O fortalecimento das aes na rea de segurana nos estados brasileiros deveu-se fuso das polcias civil e militar, ocorrida em 2012, mediante a aprovao de emenda constitucional. JUSTIFICATIVA Essa emenda constitucional no existe, e as polcias continuam separadas.
37

33

34

O DPF, em razo do exerccio das atribuies de polcia judiciria, no se submete ao princpio da publicidade, sendo garantido sigilo aos atos praticados pelo rgo. JUSTIFICATIVA Confira-se o disposto na CF: Art. 5. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: (...) X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao; (...) XXXIII -todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado; (...) LX - a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem; (...) Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. O princpio da publicidade somente poder ser restringido quando o sigilo seja necessrio para a segurana da sociedade, conforme art. 5., XXXIII da CF. A publicidade dos atos da administrao pblica um direito subjetivo de cada cidado, que somente poder ser restringido nas hipteses de informaes cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado (CF, art. 5., XXXIII) ou defesa da intimidade alheia (CF, art. 5., X e LX). A instituio de rgo prprio para exercer as atribuies de polcia judiciria no mbito da Unio exemplo de descentralizao administrativa. JUSTIFICATIVA A descentralizao administrativa a distribuio de competncias de uma para outra pessoa jurdica. A distribuio de competncias dentro de um mesmo rgo caracteriza a denominada desconcentrao administrativa.

Considerando que o DPF rgo responsvel por exercer as funes de polcia judiciria da Unio, julgue os itens a seguir.
35

Os atos praticados pelos servidores do DPF esto sujeitos ao controle ministerial, mas no ao do Tribunal de Contas da Unio, que rgo auxiliar do Congresso Nacional, ao qual compete julgar apenas os atos do presidente da Repblica e demais agentes polticos. JUSTIFICATIVA Ao Tribunal de Contas da Unio compete julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo poder pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico, conforme previsto no art. 71 da Constituio. Portanto, os atos praticados pelos servidores do Departamento de Polcia Federal esto sujeitos tambm ao controle do Tribunal de Contas da Unio.

Considere que, durante uma operao policial, uma viatura do DPF colida com um carro de propriedade particular estacionado em via pblica. Nessa situao,
38

a administrao responder pelos danos causados ao veculo particular, ainda que se comprove que o motorista da viatura policial dirigia de forma diligente e prudente. JUSTIFICATIVA CF art. 37, 6.: As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa.
4

CARGO 9: AGENTE ADMINISTRATIVO CLASSE A, PADRO I

CESPE/UnB DPF Aplicao: 2014

Julgue os prximos itens, a respeito do processo de licitao.


39

No que concerne ao conceito de Constituio, julgue o item abaixo.


43

Em razo do princpio da eficincia, possvel, mediante licitao, a contratao de empresa que no tenha apresentado toda a documentao de habilitao exigida, desde que a proposta seja a mais vantajosa para a administrao. JUSTIFICATIVA O princpio da eficincia deve sempre submeter-se ao princpio da legalidade, isto , nunca poder justificar-se a atuao administrativa contrria ao direito, por mais que possa ser elogiado em termos de pura eficincia.

40

Considere que determinado rgo da administrao pblica pretenda adquirir equipamentos de informtica no valor de R$ 5.000,00. Nesse caso, o referido rgo tem a opo discricionria de realizar licitao ou proceder aquisio direta mediante dispensa de licitao, em razo do baixo valor dos equipamentos. JUSTIFICATIVA Permite-se a dispensa de licitao para as compras e servios de valor at R$ 8.000,00, conforme a Lei n. 8.666/1993.

Julgue os itens que se seguem, relativos aos atos administrativos e poderes da administrao.
41

Constituio, em sua acepo formal, corresponde ao documento solene que disciplina as normas superiores elaboradas por um processo constituinte especfico, sendo as normas integrantes da Constituio Federal de 1988 (CF) caracterizadas como formalmente e materialmente constitucionais. JUSTIFICATIVA Nem todas as normas integrantes da CF possuem contedo materialmente constitucional. A propsito da diferena entre constituio em sentido material e em sentido formal, a literatura da rea considera que, do ponto de vista material, o que vai importar para definirmos se uma norma tem carter constitucional ou no ser o seu contedo, pouco importando a forma pela qual foi aquela norma introduzida no ordenamento jurdico. Assim, constitucional ser aquela norma que defina e trate das regras estruturais da sociedade, de seus alicerces fundamentais (formas de Estado, governo, seus rgos etc). Por outro lado, quando nos valemos do critrio formal, no mais nos interessar o contedo da norma, mas, sim, a forma como ela foi introduzida no ordenamento jurdico. Nesse sentido, as normas constitucionais sero aquelas introduzidas pelo poder soberano, por meio de um processo legislativo mais dificultoso, diferenciado e mais solene do que o processo legislativo de formao das demais normas do ordenamento.

O poder para a instaurao de processo administrativo disciplinar e aplicao da respectiva penalidade decorre do poder de polcia da administrao. JUSTIFICATIVA O poder de controlar a atividade dos rgos inferiores e aplicar penalidades em caso de infraes disciplinares decorre do poder hierrquico. Confira-se o disposto no Cdigo Tributrio Nacional: Art. 78. Considera-se poder de polcia atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranquilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.

Acerca das disposies constitucionais relativas segurana pblica, julgue os itens a seguir.
44

Na hiptese da ocorrncia de crime contra o patrimnio da Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos, compete Polcia Federal apurar a infrao penal. JUSTIFICATIVA A Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos empresa pblica federal e, de acordo com o inciso I do 1. do art. 144 da CF, a Polcia Federal destina-se a apurar infraes praticadas em detrimento de bens da Unio e de suas empresas pblicas. Ver: Art. 144 (...) 1. A polcia federal, instituda por lei como rgo permanente, organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira, destina-se a: I -apurar infraes penais contra a ordem poltica e social ou em detrimento de bens, servios e interesses da Unio ou de suas entidades autrquicas e empresas pblicas, assim como outras infraes cuja prtica tenha repercusso interestadual ou internacional e exija represso uniforme, segundo se dispuser em lei. A Fora Nacional de Segurana Pblica, a Polcia Federal e a Polcia Rodoviria Federal so rgos destinados ao exerccio da segurana pblica no Brasil. JUSTIFICATIVA A Fora Nacional de Segurana Pblica no rgo e no integra o rol taxativo constante no art. 144, caput, da CF in verbis: Art. 144. A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos: I -polcia federal; II -polcia rodoviria federal; III -polcia ferroviria federal; IV -polcias civis; V -polcias militares e corpos de bombeiros militares.
5

45

42

H presuno de legitimidade e veracidade nos atos praticados pela administrao durante processo de licitao. JUSTIFICATIVA A presuno de legalidade e veracidade est presente em todos os atos praticados pela administrao, ao passo que a autoexecutoriedade somente existir quando expressamente prevista em lei ou quando se tratar de medida urgente que, caso no seja adotada de imediato, possa ocasionar prejuzo maior ao interesse pblico.

CARGO 9: AGENTE ADMINISTRATIVO CLASSE A, PADRO I

CESPE/UnB DPF Aplicao: 2014

No que se refere aos direitos e s garantias fundamentais, julgue os seguintes itens.


46

A respeito da organizao poltico-administrativa brasileira, da administrao pblica e do Poder Executivo, julgue os itens subsequentes.

O terrorismo, o racismo, a tortura e o trfico ilcito de entorpecentes so crimes hediondos, inafianveis e insuscetveis de graa e anistia. JUSTIFICATIVA O crime de racismo, apesar de inafianvel, no apresenta restrio constitucional quanto concesso de graa ou anistia. Ver os incisos XLII e XLIII do art. 5. da CF: Art. 5. (...) XLII -a prtica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso, nos termos da lei; XLIII -a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem.
49 48

De acordo com a CF, a prtica de ato de improbidade administrativa por agente pblico implica a perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos, sem prejuzo da ao penal cabvel. JUSTIFICATIVA - Veja-se o teor do 4. do art. 37 da CF: Art. 37 (...) 4. - Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. A Unio, os estados, o Distrito Federal (DF) e os municpios compem a organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil, cabendo aos municpios promover, no que couber, o adequado ordenamento territorial, mediante, por exemplo, planejamento e controle do parcelamento do solo urbano. JUSTIFICATIVA - Ver, a propsito, o teor do art. 18 e do 4. do art. 31 da CF: Art. 18. A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta Constituio. (...) Art. 30 (...) VIII -promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupao do solo urbano.

47

Considere que uma criana tenha nascido nos Estados Unidos da Amrica (EUA) e seja filha de pai americano e de me brasileira, que trabalhava, poca do parto, na embaixada brasileira nos EUA. Nesse caso, a criana somente ser considerada brasileira nata se for registrada na repartio brasileira competente nos EUA. JUSTIFICATIVA Se a criana for nascida no estrangeiro, de pai ou me brasileira que esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil, ela ser considerada brasileira nata, independentemente de registro na repartio brasileira competente. O referido registro s imprescindvel na hiptese de criana nascida no estrangeiro, filha de pai brasileiro ou me brasileira que no esteja a servio do pas. Ver o teor do art. 12, inciso I, alneas b e c da CF: Art. 12. So brasileiros: I - natos: a) os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes no estejam a servio de seu pas; b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil; c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente ou venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira; (Redao dada pela Emenda Constitucional n. 54, de 2007).
50

Compete privativamente ao presidente da Repblica a concesso de indulto, podendo essa competncia, entretanto, ser delegada a outras autoridades, como, por exemplo, a ministro de Estado.JUSTIFICATIVA - Ver o teor do inciso XII do art. 84 da CF e de seu pargrafo nico: Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: (...) XII conceder indulto e comutar penas, com audincia, se necessrio, dos rgos institudos em lei; (...) Pargrafo nico. O Presidente da Repblica poder delegar as atribuies mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da Repblica ou ao Advogado-Geral da Unio, que observaro os limites traados nas respectivas delegaes.
6

CARGO 9: AGENTE ADMINISTRATIVO CLASSE A, PADRO I

CESPE/UnB DPF Aplicao: 2014

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Em relao s caractersticas bsicas das organizaes modernas, julgue os itens a seguir.
51

A respeito de processos licitatrios, julgue os seguintes itens.


55

O desenho organizacional o processo por meio do qual os gestores selecionam e gerenciam aspectos da estrutura e da cultura organizacionais, que, por sua vez, so importantes para aumentar a eficincia da organizao. JUSTIFICATIVA Desenho organizacional o processo pelo qual os gerentes selecionam e gerenciam vrias dimenses e componentes da cultura e estrutura organizacional para que uma organizao possa controlar as atividades necessrias para atingir objetivos, maximizando sua eficincia.
56

Considere que a empresa X, vencedora de licitao para prestar servios de segurana nos terminais de nibus urbanos de determinado municpio, tenha falido e deixado de cumprir suas obrigaes para com o poder pblico e que a administrao tenha contratado, emergencialmente, a empresa Y para executar os servios no prazo de cento e oitenta dias. Nessa situao, se novo processo de licitao no for concludo dentro do referido prazo, a administrao pblica pode, de acordo com a legislao, efetuar a prorrogao do contrato emergencial com a empresa Y por mais noventa dias. JUSTIFICATIVA A Lei de Licitaes veda a prorrogao de contratos emergenciais. No h previso legal para o estabelecimento, nos processos licitatrios, de margem de preferncia para bens e servios com tecnologia desenvolvida no Brasil. JUSTIFICATIVA A margem de preferncia foi instituda no Brasil pela Lei n. 12.349/2010. A transferncia, mediante ato administrativo, da execuo de determinado servio pblico a uma autarquia configura descentralizao administrativa por outorga. JUSTIFICATIVA A descentralizao administrativa por outorga ocorre quando o Estado cria uma entidade e a ela transfere, por lei, determinado servio pblico, normalmente por prazo indeterminado. Ocorre relativamente com as entidades da administrao indireta, quando o Estado descentraliza a prestao dos servios, outorgando-os a outras entidades. Nesse caso, o servio transferido para uma autarquia, empresa pblica ou sociedade de economia mista. Delegao: quando o Estado transfere, por contrato ou ato unilateral, unicamente a execuo do servio, para que o ente delegado o realize ao pblico em seu prprio nome e por sua conta e risco, sob fiscalizao do Estado, efetivada normalmente por prazo determinado, como nos contratos de concesso ou nos atos de permisso. Em suma, a transferncia da execuo do servio pblico pode ser feita por OUTORGA ou por DELEGAO. Entretanto, h diferenas relevantes entre os institutos. A outorga s pode ser realizada por lei, enquanto a delegao pode ser por lei, por contrato ou por ato administrativo. Dadas as alteraes feitas, nos ltimos anos, no marco regulatrio das licitaes pblicas, aos requisitos do melhor preo e da maior vantagem para a administrao pblica somaram-se, tambm, critrios de sustentabilidade ambiental. JUSTIFICATIVA A Lei n. 12.349/2010 modificou radicalmente o quadro jurdico e operacional das licitaes pblicas no Brasil, obrigando todos os entes da Federao a promoverem licitaes pblicas sustentveis. Considere que determinada pessoa jurdica de direito privado que administra um porto brasileiro pretenda contratar o nico escritrio de advocacia especializado em direito porturio no Brasil para promover aes judiciais acerca dessa matria. Nessa situao, dispensvel a licitao. JUSTIFICATIVA Trata-se de caso de inexigibilidade de licitao, pois a contratao se dirige a servio tcnico de natureza singular (direito porturio) com empresa ou profissionais de notria especializao (nico escritrio de advocacia que lida com o tema). Confira-se a doutrina majoritria.
5

52

O principal propsito da estrutura organizacional consiste em alocar esforos para a execuo de tarefas. JUSTIFICATIVA Estrutura organizacional o sistema formal de tarefas e relaes de autoridade que controla como as pessoas coordenam suas aes e usam recursos para alcanar objetivos organizacionais. O propsito principal da estrutura organizacional o controle, ou seja, estabelecer uma relao de atribuies e autoridade para controlar a maneira como as pessoas coordenam suas aes para alcanarem objetivos.
57

No que concerne organizao administrativa, julgue os itens seguintes.


53

Considere que determinado municpio tenha extinguido rgo de sua estrutura administrativa e que o servio pblico correspondente tenha sido delegado a pessoa jurdica de direito privado. Nessa situao, ocorreu descentralizao da atividade administrativa, com ruptura do liame hierrquico e excluso da relao de subordinao com o municpio. JUSTIFICATIVA Ocorre descentralizao administrativa quando a distribuio de competncias for feita para entes da administrao pblica indireta ou para particulares, ficando o Estado apenas com o controle e a fiscalizao da atividade transferida. Confira-se a doutrina majoritria.
58

54

Dado o poder hierrquico do Estado, na ocorrncia do fenmeno de desconcentrao administrativa, os rgos e agentes pblicos decorrentes da subdiviso no perdem o vnculo hierrquico com a pessoa jurdica de origem. JUSTIFICATIVA A desconcentrao administrativa consiste em um dos mecanismos de que a administrao pblica se utiliza para se organizar por distribuio interna de competncias entre os vrios rgos de uma mesma pessoa jurdica. Confira-se a doutrina majoritria.
59

CARGO 9: AGENTE ADMINISTRATIVO CLASSE A, PADRO I

CESPE/UnB DPF Aplicao: 2014

Acerca da gesto de processos e de contratos, julgue os itens subsecutivos.


60

No que se refere ao funcionamento e s normas que regem a elaborao do oramento pblico, julgue os prximos itens.
66

A resciso unilateral do contrato poder ocorrer tanto por inadimplncia do contratado quanto por interesse pblico, exigindo-se, em ambos os casos, da administrao justa motivao para a resciso. JUSTIFICATIVA A resciso unilateral do contrato pode ocorrer tanto por inadimplncia do contratado quanto por interesse pblico. Em qualquer um dos casos, exige-se da administrao a justa motivao da situao que ir resultar na resciso do contrato. A estrutura organizacional orientada pelo modelo de gesto por processo favorece a obteno de maior eficcia organizacional na entrega de produtos e na prestao de servios aos clientes. JUSTIFICATIVA As empresas esto procurando organizarse por processos para maior eficincia na obteno do seu produto ou servio, melhor adaptao mudana, melhor integrao de seus esforos e maior capacidade de aprendizado. A tomada de deciso para a realizao de obra a ser licitada em uma organizao pblica inicialmente embasada na identificao dos tipos de servios a executar e de materiais e equipamentos necessrios ao empreendimento. Aps essa identificao, o prximo passo ser a realizao de estudos tcnicos definitivos. JUSTIFICATIVA Conforme a Lei n. 8.666/1993, os estudos tcnicos so preliminares s decises relacionadas a quaisquer contratos pblicos. Organizaes pblicas da administrao federal direta apresentam cadeias de comando do tipo matricial, isto , h intercmbio de poder decisrio acerca de pessoas e de recursos em duas ou mais unidades administrativas situadas em nveis hierrquicos diferentes. JUSTIFICATIVA As organizaes da administrao pblica federal direta so do tipo funcional vertical, pois a cadeia de comando centralizada no topo das estruturas organizacionais. Confira-se a doutrina majoritria. Cabe privativamente Unio legislar acerca de normas gerais de licitao e contratao, em todas as modalidades, para as administraes pblicas diretas, autrquicas e fundacionais da Unio, dos estados, do DF e dos municpios. JUSTIFICATIVA De acordo com o art. 22 da Lei n. 8.666/1993, compete privativamente Unio legislar sobre: XXVII - normas gerais de licitao e contratao, em todas as modalidades, para as administraes pblicas diretas, autrquicas e fundacionais da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, da CF, e para as empresas pblicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, 1., III; (Redao dada pela Emenda Constitucional n. 19/1998). Como o contrato administrativo um contrato de adeso, todo o seu contedo ser definido unilateralmente pela prpria administrao. JUSTIFICATIVA Sendo o contrato administrativo um contrato de adeso, todo o seu contedo EXCETO, evidente, o preo, que somente ser definido quando for escolhida a melhor proposta ao final da licitao ser definido unilateralmente pela prpria administrao. Assim, o contedo do contrato deve estar pronto e ser divulgado juntamente com o edital ou a carta convite.

61

A Secretaria do Tesouro Nacional pode determinar, mediante portaria, a desconsiderao das operaes de crdito vinculadas ao saldo dos crditos adicionais, para a apurao do supervit financeiro. JUSTIFICATIVA O art. 43 da Lei n. 4.320/1964 determina que o supervit financeiro a diferena entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, considerando-se, ainda, os saldos dos crditos adicionais transferidos e, tambm, as operaes de crdito a eles vinculadas. Portanto, no s a proposta violaria a referida lei, como tal procedimento jamais poderia ser implementado por meio de portaria. Considere que a prefeitura de determinado municpio brasileiro tenha planejado, para 2014, uma sequncia de operaes para originarem receitas classificadas, segundo a lei, como receita de capital. Nessa situao, essas receitas devero ser consideradas na apurao da receita oramentria do municpio. JUSTIFICATIVA As receitas de capital so parte integrante das receitas oramentrias (MTO, MPOG, 2013). O oramento pblico constitui norma legal a ser aplicada integralmente e contm a previso de receitas e a estimativa de despesas a serem realizadas pelo governo em determinado exerccio financeiro, sendo objeto de estudo tanto do direito financeiro quanto do direito tributrio. JUSTIFICATIVA O direito financeiro tem por objeto a disciplina jurdica de toda atividade financeira do Estado e abrange receitas, despesas e crditos pblicos. O direito tributrio, por sua vez, tem por objeto especfico a disciplina jurdica de uma das origens da receita pblica: o tributo. Fonte: Brasil. MP. Secretaria de Oramento Federal. Manual tcnico de oramento. MTO. Edio 2014. Braslia, 2013, p. 15. O plano plurianual instrumento de planejamento de mdio prazo do governo federal estabelece objetivos e metas para despesas de capital, incluindo-se despesas correntes necessrias a investimentos a serem realizados durante mais de um exerccio financeiro. JUSTIFICATIVA O PPA o instrumento de planejamento de mdio prazo do governo federal, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. Fonte: Brasil. MP. Secretaria de Oramento Federal. Manual tcnico de oramento. MTO. Edio 2014. Braslia, 2013, p. 74. De acordo com o princpio da unidade, ou da totalidade oramentria, todos os entes federados devem reunir seus diferentes oramentos em uma nica lei oramentria, que consolidar todas as receitas e despesas pblicas do Estado. JUSTIFICATIVA O princpio, previsto no art. 2. da Lei n. 4.320/1964, tem como objetivo evitar a existncia de mltiplos oramentos no mesmo ente federado, uma vez que, devido s caractersticas de uma Repblica Federativa, os entes tm oramentos independentes entre si.
6

67

62

68

63

69

64

65

70

CARGO 9: AGENTE ADMINISTRATIVO CLASSE A, PADRO I

CESPE/UnB DPF Aplicao: 2014

Tendo em vista as normas que regem o oramento pblico, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que PPA se refere ao plano plurianual; LDO, lei de diretrizes oramentrias; e LOA, lei oramentria anual.
71

Sabendo que a organizao dos programas governamentais por meio de instrumentos oramentrios tem a dupla funo de controlar politicamente o poder e garantir uma administrao eficiente e eficaz, julgue os itens subsequentes.
77

No Brasil, a LOA , de fato, composta por trs oramentos: o fiscal, o da seguridade social e o de investimento das empresas estatais. JUSTIFICATIVA A CF determina a elaborao desses trs oramentos, unificados em uma nica lei oramentria anual. Considere que uma universidade pblica seja proprietria de uma fazenda de criao de gado e realize a venda de animais para abate, auferindo, na operao, receita tipicamente classificada como de atividade agropecuria. Nessa situao, tal receita, do ponto de vista oramentrio, dever ser classificada como receita corrente. JUSTIFICATIVA O Art. 11 da Lei n. 4.320/1964 determina que a receita de atividade agropecuria deve ser classificada como receita corrente. Considere que, na fronteira entre Brasil e Bolvia, incidentes envolvendo membros das foras de segurana brasileira e traficantes tenham demandado operaes extras da Polcia Federal na regio e que, apesar de o oramento prever recursos para essas operaes, eles no sejam suficientes para financi-las. Nessa situao, os recursos adicionais necessrios devem ser providos por meio da abertura de crditos extraordinrios. JUSTIFICATIVA O art. 167 da CF determina que crditos extraordinrios s podero ser abertos para despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerras, comoo e calamidade. Na situao referida, as operaes em questo so consideradas de rotina para a Polcia Federal, havendo apenas necessidade de complementao oramentria de despesa previsvel, visto que anteriormente orada. Se uma operao emergencial demandar o deslocamento de agentes da Polcia Federal para uma regio de fronteira internacional, o financiamento dessa viagem dever ser feito por meio de suprimento de fundos e o pagamento dever ocorrer antes da liquidao. JUSTIFICATIVA Mesmo no suprimento de fundos, a despesa deve seguir todas as suas etapas de forma inflexvel: empenho, liquidao e pagamento. Na CF, prevista, para reas especficas, a elaborao de planos nacionais de desenvolvimento, que, por sua importncia, seguem uma dinmica prpr i a , independentemente de adequao ao PPA. JUSTIFICATIVA O art. 165 da CF determina que todos os planos previstos no texto constitucional sejam elaborados em consonncia com o PPA. A LDO orienta a elaborao da LOA e auxilia na coerncia entre o PPA e a LOA. JUSTIFICATIVA A CF na seo relacionada ao oramento, determina que a LDO seja elaborada em consonncia com o PPA, tendo como funo orientar a elaborao da LOA.

72

No Brasil, o ciclo oramentrio definido como processo contnuo, dinmico e flexvel, em que so avaliados os aspectos fsicos e financeiros dos programas do setor pblico. JUSTIFICATIVA O MTO/2013 define o ciclo oramentrio como um processo contnuo, dinmico e flexvel em que se avaliam os programas do setor pblico. Tal ciclo se d desde a concepo do oramento at o final de seu perodo de vigncia. Dada a importncia da integrao entre planejamento e oramento para o bom funcionamento da administrao pblica, previsto na CF um ciclo de planejamento e execuo do plano oramentrio integralmente constitudo pelo PPA e pela LDO. JUSTIFICATIVA O ciclo previsto na CF inclui PPA, LDO e LOA, que formam o trip de planejamento e execuo do plano oramentrio. Recursos provenientes de cauo no devem ser considerados receita oramentria, pois representam apenas movimentao de fundos. JUSTIFICATIVA Segundo o ementrio da Classificao de Receitas Oramentrias MP/SOF de 2004, a doutrina em finanas pblicas prediz que o produto de ingressos provenientes de cauo, fiana, emprstimo e alienao de bens no deve ser considerado receita pblica, uma vez que constitui apenas movimentao de fundos, e no deve integrar o patrimnio lquido.

78

73

79

Em relao a crditos adicionais, receita, despesa pblica, restos a pagar e despesas de exerccios anteriores, julgue os itens seguintes.
80

74

75

A classificao da receita quanto natureza visa identificar a origem do recurso que ingressa nos cofres pblicos segundo o fato gerador, servindo para anlise do impacto dos investimentos governamentais na economia. JUSTIFICATIVA A classificao da receita por natureza utilizada por todos os entes da Federao e visa identificar a origem do recurso segundo o fato gerador: acontecimento real que ocasionou o ingresso da receita nos cofres pblicos. A classificao por natureza a de nvel mais analtico da receita; por isso, auxilia na elaborao de anlises econmico-financeiras sobre a atuao estatal. No que se refere categoria econmica, nos pargrafos 1. e 2. do art. 11 da Lei n. 4.320/1964, as receitas oramentrias so classificadas em receitas correntes (cdigo 1) e receitas de capital. Fonte: Brasil. MP. Secretaria de Oramento Federal. Manual tcnico de oramento. MTO. Edio 2014. Braslia, 2013, p. 18-19. possvel que determinada despesa de pessoal relativa ao exerccio de 2012, cujo pagamento tenha sido exigido por um servidor em 2013, exerccio no qual tenha sido empenhada, seja considerada restos a pagar de 2012 e despesa oramentria de 2013. JUSTIFICATIVA A despesa refere-se ao exerccio de 2012 e foi exigida pelo servidor em 2013. Nessa situao, ela pertencer despesa de 2012, mas ser empenhada em 2013, na rubrica despesas de exerccios anteriores, no se constituindo, portanto, de restos a pagar de 2012, posto que no foi empenhada em 2012, nem inscrita em restos a pagar.
7

81

76

CARGO 9: AGENTE ADMINISTRATIVO CLASSE A, PADRO I

CESPE/UnB DPF Aplicao: 2014


82

Na execuo do oramento, as dotaes inicialmente aprovadas na LOA podem revelar-se insuficientes para a realizao dos programas de trabalho, caso em que poder haver a abertura de crditos especiais destinados concluso dos programas, aps autorizao legislativa. JUSTIFICATIVA Crditos Especiais: destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica, devendo ser autorizados por lei. Note-se que sua abertura depende da existncia de recursos disponveis. Os crditos especiais no podero ter vigncia alm do exerccio em que forem autorizados, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses, caso em que, reabertos nos limites dos seus saldos, sero incorporados ao oramento do exerccio financeiro subsequente. No caso, no pode haver abertura de crdito especial para despesa j prevista na lei oramentria anual, o crdito com essa finalidade o suplementar. Fonte: Brasil. MP. Secretaria de Oramento Federal. Manual tcnico de oramento. MTO. Edio 2014. Braslia, 2013, p. 93.

87

Compete unidade de gesto de pessoas regular as relaes de trabalho entre grupos com nveis distintos de poder dentro e fora da organizao. JUSTIFICATIVA Conforme referncia na rea, a perspectiva crtico-avaliativa estabelece que a funo de uma rea de gesto de pessoas equilibrar relaes desniveladas de trabalho entre atores e grupos diversos de interesse. A formulao e a aplicao de critrios objetivos para a auditoria permanente dos procedimentos organizacionais relacionados aos recursos humanos compem a poltica de desenvolvimento de pessoas. JUSTIFICATIVA O item trata de uma poltica de monitoramento de pessoas ou de gesto de pessoas, mediante a qual so desenvolvidas aes de treinamento e capacitao.

88

Com relao a comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.


89

Acerca da gesto de pessoas nas organizaes, julgue os itens a seguir.


83

Os bons desempenhos individuais esto diretamente relacionados s habilidades desenvolvidas na realizao das tarefas, e no motivao para o trabalho. JUSTIFICATIVA Bons desempenhos so diretamente relacionados s habilidades e motivao para o trabalho, pois so os elementos de sustentao de comportamentos producentes, conforme literatura consagrada na rea. O lder que busca criar uma cultura favorvel ao sucesso da organizao e encontrar caminhos para a realizao de metas demonstra comportamento orientado para a macroliderana e a viso de futuro. JUSTIFICATIVA A macroliderana e a viso de futuro so comportamentos relacionados aos aspectos mais amplos da organizao e da liderana, conforme literatura consagrada na rea. Os profissionais de gesto de pessoas devem ser capazes de gerenciar processos de mudanas e atuar em conjunto com as demais reas da organizao, atitudes que favorecem constantes inovaes e solues de problemas. JUSTIFICATIVA No item, descrito corretamente o papel da gesto de pessoas como agente de mudana nas organizaes, funo que desempenhada com o intuito de desenvolver capacidades de inovar e solucionar problemas. Na gesto por competncias, a implementao de estratgias depende essencialmente de aspectos relativos ao ambiente poltico, tecnolgico, econmico e social em que a organizao se insere. JUSTIFICATIVA O modelo de gesto de pessoas por competncias estipula que a efetivao das estratgias organizacionais depende dos recursos que esta possui (por ex., pessoas), e no do comportamento de variveis ambientais externas organizao. Ainda que esse ambiente externo seja objeto de anlise durante a etapa de formulao das estratgias organizacionais, reconhece-se que a implantao de tais estratgias dependente da disponibilidade e da qualidade dos seus recursos humanos.

90

A maioria dos mtodos de avaliao de desempenho fornece informaes a respeito do contexto de trabalho, alm de medir o comportamento e a produtividade individual. JUSTIFICATIVA Conforme referncia na rea, a grande maioria dos mtodos de avaliao de desempenho gera informaes apenas sobre o comportamento e a produtividade dos profissionais de uma organizao. Demandas de aprendizagem equivalem a necessidades de desempenho resultantes de lacunas relacionadas s capacidades dos profissionais da organizao. JUSTIFICATIVA Conforme referncia na rea, necessidades de desempenho e de aprendizagem so equivalentes apenas quando essas ltimas decorrem de lacunas nas capacidades; no so equivalentes, por outro lado, quando resultantes de contextos inadequados e reduzida motivao para o trabalho.

84

A respeito da administrao de materiais, julgue os itens que se seguem.


91

Um produto perecvel deve ser classificado como material no estocvel. JUSTIFICATIVA Quase todos os produtos perecveis so estocados, ainda que como estoque de transbordo. Os produtos no estocveis so aqueles cujo consumo imprevisvel e de difcil criao de parmetro de ressuprimento automtico. Classificam-se como materiais perigosos o muito venenoso, o espontaneamente inflamvel, o aerodispersoide pesado, o txico e o corrosivo, devendo-se definir, a partir de suas peculiaridades, as instrues para o almoxarife, os cuidados durante a movimentao e o sistema de transporte apropriado. JUSTIFICATIVA Aerodispersoide pesado no consiste em material perigoso arrolado na literatura de referncia. Alm disso, o termo usado aerodispersoide e no aerodispersoide pesado. Ordenados os materiais, que devem ser agrupados conforme a semelhana, segue-se a sua codificao, comumente realizada por meio dos sistemas alfabtico, alfanumrico ou decimal. JUSTIFICATIVA Classificar material, em outras palavras, significa orden-lo segundo critrios adotados, agrupando-o de acordo com a semelhana, sem causar confuso ou disperso no espao e alterao na qualidade. Em funo de uma boa classificao do material, pode-se partir para sua codificao, ou seja, representar todas as informaes necessrias, suficientes e desejadas por meio de nmeros e/ou letras. Os sistemas de codificao mais comumente usados so o alfabtico, o alfanumrico e o numrico (tambm chamado decimal).
8

85

92

86

93

CARGO 9: AGENTE ADMINISTRATIVO CLASSE A, PADRO I

CESPE/UnB DPF Aplicao: 2014


94

Os objetivos da classificao de materiais so a catalogao, a simplificao, a especificao, a normalizao, a padronizao e a codificao de todos os materiais componentes do estoque da organizao. JUSTIFICATIVA O objetivo da classificao de materiais catalogar, simplificar, especificar, normalizar, padronizar e codificar todos os materiais componentes do estoque da empresa. A necessidade de um sistema de classificao primordial para qualquer departamento de materiais, pois sua ausncia impede o controle eficiente dos estoques, a criao de procedimentos de armazenagem adequados e a correta operacionalizao do almoxarifado. Por meio do JIT (just in time) garante-se a eliminao dos estoques em todo o canal de suprimentos pela mera transferncia aos fornecedores dos encargos da manuteno dos estoques. JUSTIFICATIVA Em relao reduo de inventrios, devemos observar que o JIT procura a eliminao de estoques em todo o canal de suprimentos, e no simplesmente sua transferncia aos fornecedores dos encargos da manuteno dos estoques. As aplicaes bem-sucedidas do JIT mostram significativas redues de inventrio, tanto no fornecedor quanto no fabricante. Os rgos da administrao direta ou indireta devem dar publicidade, mensalmente, em rgo de divulgao oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso pblico, relao de todas as compras feitas mediante licitao, de maneira a clarificar a identificao do bem comprado, seu preo unitrio, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operao, dispensando-se a publicao das compras feitas com dispensa de licitao. JUSTIFICATIVA Na redao dada pela Lei n. 8.883/1994, logo aps e o valor total da operao seguem as seguintes palavras: podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitao.

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os seguintes itens.


99

Os documentos de arquivo so colecionados com finalidades culturais e sociais. JUSTIFICATIVA Os documentos de arquivo no so colecionados, so acumulados naturalmente por uma razo funcional. Um conjunto de documentos em suporte papel produzidos e(ou) recebidos por determinado rgo, durante o desenvolvimento de suas atividades especficas ou atividades de suporte, consiste em um arquivo. JUSTIFICATIVA De acordo com a Lei n. 8.159/1991, arquivo o conjunto de documentos que, independentemente do suporte, so produzidos e(ou) recebidos no desenvolvimento das atividades de uma pessoa fsica ou jurdica. Os documentos frequentemente utilizados devem compor o arquivo intermedirio. JUSTIFICATIVA Os documentos com grande frequncia ou possibilidade de uso fazem parte do arquivo corrente. A fase arquivstica em que esteja o documento indicada pela tabela de temporalidade. JUSTIFICATIVA A tabela de temporalidade indica a fase arquivstica em que o documento deve estar. A funo de prova do documento de arquivo evidencia-se no s pelo fato de o documento poder ser levado a juzo para comprovar determinada informao, mas, tambm, pela capacidade desse material de testemunhar as atividades que lhe deram origem. JUSTIFICATIVA A funo de prova no se restringe ao aspecto legal, estende-se capacidade de testemunhar uma atividade.

100

95

101

96

102

103

Julgue os itens subsequentes, relativos gesto de inventrios.


97

A classificao de equipamentos de movimentao e transporte abrange os dispositivos de carga, de descarga e de manuseio, que, mesmo no sendo mquinas, servem de apoio a vrios sistemas modernos. JUSTIFICATIVA A classificao normalmente adotada para os equipamentos de movimentao e transporte situa-os em grupos bastante amplos, de acordo com uma generalizao geomtrica e funcional. Nessa classificao, so includos tambm os dispositivos de carga, descarga e manuseio que, no sendo mquinas, constituem o meio de apoio maioria dos sistemas modernos. Por meio da curva ABC, evidencia-se a relao entre volume de faturamento e quantidade de produtos rentveis, o que permite explicar a contribuio de um conjunto de produtos para o lucro da empresa, como, por exemplo, a razo de 80% do lucro de uma companhia serem gerados por somente 20% de seus produtos comercializados. JUSTIFICATIVA Existe uma relao entre o volume de faturamento e o nmero de produtos rentveis, ou seja, muitas das vezes, 80% do lucro de uma companhia gerado por somente 20% dos produtos comercializados. No necessariamente a relao 80/20, mas pode ser 70/30 ou 90/10. Trata-se da curva ABC, vista em controle de estoque, a qual pode ser tambm aplicada em mercado para explicar a contribuio de um conjunto de produtos no lucro de uma empresa.

No que se refere ao gerenciamento da informao e gesto de documentos, julgue os itens subsecutivos.


104

A transferncia dos documentos dos arquivos correntes para os arquivos intermedirios justifica-se pela diminuio do valor primrio dos documentos. JUSTIFICATIVA a diminuio do valor primrio dos documentos que justifica sua transferncia para os arquivos intermedirios. A primeira ao a ser tomada pelo setor de protocolo, ao receber um documento, distribu-lo. JUSTIFICATIVA A primeira ao ao se receber um documento no setor de protocolo registr-lo. Os documentos do arquivo permanente tm valor probatrio e(ou) informativo. JUSTIFICATIVA Os documentos tm valor secundrio, que significa valor probatrio e/ou informativo. O ponto de partida de toda ao arquivstica em uma organizao, inclusive para a elaborao dos instrumentos de gesto arquivstica, o diagnstico da situao dos arquivos. JUSTIFICATIVA De acordo com a literatura, o ponto de partida de todas as funes arquivsticas o diagnstico da situao arquivstica.
9

105

98

106

107

CARGO 9: AGENTE ADMINISTRATIVO CLASSE A, PADRO I

CESPE/UnB DPF Aplicao: 2014

Considerando as tipologias documentais e a preservao de documentos, julgue os prximos itens.


108

113

O documento microfilmado tem valor de prova legal, de acordo com a legislao brasileira. JUSTIFICATIVA A legislao brasileira aceita o microfilme como prova legal e autntica. 109 Produzir documentos de arquivo em papel cujo pH seja neutro uma forma de preserv-los. JUSTIFICATIVA O PH neutro do papel significa baixa acidez, o que , portanto, adequado para a preservao. 110 O ofcio, o memorando e o processo so exemplos de tipos documentais. JUSTIFICATIVA Ofcio, memorando e processo so exemplos de espcies documentais. Julgue o item abaixo, com base nos dispositivos da Lei n. 7.102/1983.
111

Os estabelecimentos financeiros esto autorizados a organizar e a executar seus prprios servios de vigilncia ostensiva e transporte de valores, desde que os sistemas de segurana empregados em tais atividades sejam auditados, anualmente, por empresas especializadas. JUSTIFICATIVA Conforme Lei n. 7.102/1983: Art. 3. A vigilncia ostensiva e o transporte de valores sero executados: (Redao dada pela Lei n. 9.017/1995) I por empresa especializada contratada; ou (Redao dada pela Lei n. 9.017/1995) II pelo prprio estabelecimento financeiro, desde que organizado e preparado para tal fim, com pessoal prprio, aprovado em curso de formao de vigilante autorizado pelo Ministrio da Justia e cujo sistema de segurana tenha parecer favorvel sua aprovao emitido pelo Ministrio da Justia. (Redao dada pela Lei n. 9.017/1995) Pargrafo nico. Nos estabelecimentos financeiros estaduais, o servio de vigilncia ostensiva poder ser desempenhado pelas Polcias Militares, a critrio do Governo da respectiva Unidade da Federao.

O gerente de uma empresa de reciclagem de produtos qumicos controlados tomou conhecimento de que um dos empregados da empresa desviava parte desses produtos, a fim de produzir, ilicitamente, entorpecentes. Nessa situao, caso no informe esse fato s autoridades competentes, o gerente incorrer em infrao administrativa e penal. JUSTIFICATIVA Lei n. 10.357/2001: Art. 1. Esto sujeitos a controle e fiscalizao, na forma prevista nesta Lei, em sua fabricao, produo, armazenamento, transformao, embalagem, compra, venda, comercializao, aquisio, posse, doao, emprstimo, permuta, remessa, transporte, distribuio, importao, exportao, reexportao, cesso, reaproveitamento, reciclagem, transferncia e utilizao, todos os produtos qumicos que possam ser utilizados como insumo na elaborao de substncias entorpecentes, psicotrpicas ou que determinem dependncia fsica ou psquica. (...) Art. 12. Constitui infrao administrativa: (...) VII deixar de informar qualquer suspeita de desvio de produto qumico controlado, para fins ilcitos; (...) Art. 14. O descumprimento das normas estabelecidas nesta Lei, independentemente de responsabilidade penal, sujeitar os infratores s seguintes medidas administrativas, aplicadas cumulativa ou isoladamente: I advertncia formal; II apreenso do produto qumico encontrado em situao irregular; III suspenso ou cancelamento de licena de funcionamento; IV revogao da autorizao especial; e V multa de R$ 2.128,20 (dois mil, cento e vinte e oito reais e vinte centavos) a R$ 1.064.100,00 (um milho, sessenta e quatro mil e cem reais).

Julgue os itens que se seguem, relativos situao jurdica do estrangeiro no Brasil.


114

Em cada um dos itens a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada, com base nos dispositivos da Lei n. 10.357/2001, que estabelece normas de controle e fiscalizao sobre produtos qumicos que, direta ou indiretamente, possam ser destinados elaborao ilcita de substncias entorpecentes, psicotrpicas ou que determinem dependncia fsica ou psquica.
112

Uma empresa comercializa determinado produto qumico que pode ser utilizado como insumo na elaborao de substncia que causa dependncia qumica. Nessa situao, as atividades dessa empresa devem ser fiscalizadas pelo DPF, juntamente com o Exrcito Brasileiro. JUSTIFICATIVA Conforme Lei n. 10.357/2001: Art. 1. Esto sujeitos a controle e fiscalizao, na forma prevista nesta Lei, em sua fabricao, produo, armazenamento, transformao, embalagem, compra, venda, comercializao, aquisio, posse, doao, emprstimo, permuta, remessa, transporte, distribuio, importao, exportao, reexportao, cesso, reaproveitamento, reciclagem, transferncia e utilizao, todos os produtos qumicos que possam ser utilizados como insumo na elaborao de substncias entorpecentes, psicotrpicas ou que determinem dependncia fsica ou psquica. (...) Art. 3. Compete ao Departamento de Polcia Federal o controle e a fiscalizao dos produtos qumicos a que se refere o art. 1. desta Lei e a aplicao das sanes administrativas decorrentes.

Considere que Alina seja natural de determinado pas que no exige visto para que brasileiros o visitem em carter recreativo. Nessa situao, se Alina pretender viajar a lazer para o Brasil, a exigncia do visto de turista poder ser-lhe dispensada. JUSTIFICATIVA Conforme Lei n. 6.815/1980: Art. 9. O visto de turista poder ser concedido ao estrangeiro que venha ao Brasil em carter recreativo ou de visita, assim considerado aquele que no tenha finalidade imigratria, nem intuito de exerccio de atividade remunerada. Art. 10. Poder ser dispensada a exigncia de visto, prevista no artigo anterior, ao turista nacional de pas que dispense ao brasileiro idntico tratamento. 115 A propriedade de bem imvel no Brasil no confere ao estrangeiro o direito de obter visto de qualquer natureza nem autorizao de permanncia no territrio nacional. JUSTIFICATIVA Conforme Lei n. 6.815/1980: Art. 6. A posse ou a propriedade de bens no Brasil no confere ao estrangeiro o direito de obter visto de qualquer natureza, ou autorizao de permanncia no territrio nacional. 116 Conforme a legislao brasileira, deportao consiste na sada compulsria de estrangeiro do territrio nacional, no sendo necessrio, para a caracterizao da deportao, que o deportado seja reconduzido ao pas de que seja nacional. JUSTIFICATIVA Conforme Lei n. 6.815/1980: Art. 57. Nos casos de entrada ou estada irregular de estrangeiro, se este no se retirar voluntariamente do territrio nacional no prazo fixado em Regulamento, ser promovida sua deportao. (...) Art. 58. A deportao consistir na sada compulsria do estrangeiro. (Renumerado pela Lei n. 6.964, de 09/12/81) Pargrafo nico. A deportao far-se- para o pas da nacionalidade ou de procedncia do estrangeiro, ou para outro que consinta em receb-lo.
10

CARGO 9: AGENTE ADMINISTRATIVO CLASSE A, PADRO I

CESPE/UnB DPF Aplicao: 2014

No que diz respeito ao Estatuto do Desarmamento, julgue os seguintes itens.


117

A respeito da investigao criminal conduzida pelo delegado de polcia, julgue o item abaixo.
120

Para obter porte de arma de fogo de uso permitido, agente da Polcia Federal deve apresentar, entre outros documentos, comprovao de capacidade tcnica e de aptido psicolgica para o manuseio de arma de fogo. JUSTIFICATIVA Conforme Lei n. 10.826/2003: Art. 4. Para adquirir arma de fogo de uso permitido o interessado dever, alm de declarar a efetiva necessidade, atender aos seguintes requisitos: I comprovao de idoneidade, com a apresentao de certides negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justia Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de no estar respondendo a inqurito policial ou a processo criminal, que podero ser fornecidas por meios eletrnicos; (Redao dada pela Lei n. 11.706, de 2008) II apresentao de documento comprobatrio de ocupao lcita e de residncia certa; III comprovao de capacidade tcnica e de aptido psicolgica para o manuseio de arma de fogo, atestadas na forma disposta no regulamento desta Lei. (...) Art. 6. proibido o porte de arma de fogo em todo o territrio nacional, salvo para os casos previstos em legislao prpria e para: I os integrantes das Foras Armadas; II os integrantes de rgos referidos nos incisos do caput do art. 144 da Constituio Federal; (...) 4. Os integrantes das Foras Armadas, das polcias federais e estaduais e do Distrito Federal, bem como os militares dos Estados e do Distrito Federal, ao exercerem o direito descrito no art. 4o, ficam dispensados do cumprimento do disposto nos incisos I, II e III do mesmo artigo, na forma do regulamento desta Lei. Considere que, em uma briga de trnsito, Joaquim tenha sacado uma arma de fogo e efetuado vrios disparos contra Gilmar, com a inteno de mat-lo, e que nenhum dos tiros tenha atingido o alvo. Nessa situao, Joaquim responder to somente pela prtica do crime de disparo de arma de fogo. JUSTIFICATIVA Conforme Lei n. 10.826/2003: Art. 15. Disparar arma de fogo ou acionar munio em lugar habitado ou em suas adjacncias, em via pblica ou em direo a ela, desde que essa conduta no tenha como finalidade a prtica de outro crime: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. Considere que Armando, dentista, tenha comprado um revlver calibre .38 e que, semanas depois, sua amiga Jlia, empresria do ramo txtil, tenha-lhe revelado interesse em adquirir a arma. Nessa situao, o revlver s poder ser vendido mediante autorizao do Sistema Nacional de Armas. JUSTIFICATIVA Conforme Lei n. 10.826/2003: Art. 4. Para adquirir arma de fogo de uso permitido o interessado dever, alm de declarar a efetiva necessidade, atender aos seguintes requisitos: (...) 5. A comercializao de armas de fogo, acessrios e munies entre pessoas fsicas somente ser efetivada mediante autorizao do Sinarm.

Suponha que um delegado da Polcia Federal, ao tomar conhecimento de um ilcito penal federal, instaure inqurito policial para a apurao do fato e da autoria do ilcito e que, no curso do procedimento, o seu superior hierrquico, alegando motivo de interesse pblico, redistribua o inqurito a outro delegado. Nessa situao, o ato do superior hierrquico est em desacordo com a legislao, que veda expressamente a redistribuio de inquritos policiais em curso. JUSTIFICATIVA Conforme Lei n. 12.830/2013: Art. 2. As funes de polcia judiciria e a apurao de infraes penais exercidas pelo delegado de polcia so de natureza jurdica, essenciais e exclusivas de Estado. (...) 4. O inqurito policial ou outro procedimento previsto em lei em curso somente poder ser avocado ou redistribudo por superior hierrquico, mediante despacho fundamentado, por motivo de interesse pblico ou nas hipteses de inobservncia dos procedimentos previstos em regulamento da corporao que prejudique a eficcia da investigao.

118

119

CARGO 9: AGENTE ADMINISTRATIVO CLASSE A, PADRO I

11

You might also like