You are on page 1of 2

Conhea sete artimanhas para evitar e combater a sinusite

Especialistas recomendam fazer lavagem nasal e beber bastante gua

Embora afete somente a regio da face, a sinusite chega a ser um problema incapacitante para muitos. Por causar dores de cabea, congesto nasal e sensao de presso no rosto, ela atrapalha at mesmo as tarefas mais simples do dia a dia. "A sinusite nada mais do ue a inflamao dos seios nasais, cavidades ue ficam dos dois lados do nariz", e!plica o otorrinolaringologista "arco #orge dos $antos %otorrinolaringologista& ' diretor da Associao (rasileira de )torrinolaringologia e *irurgia *rvico'+acial %A(),-'**+&. $egundo o especialista, entre ./ e 012 da populao mundial v3tima do problema, ue pode ser decorrente de resfriado mal tratado, processos alrgicos e deformidades anat4micas do nariz, como desvio de septo. 5esse 6ltimo caso, a cirurgia acaba sendo a 6nica soluo efetiva. "as, se voc7 no se encai!a nesse grupo, poss3vel ficar livre dessa inflamao adotando as medidas abai!o.

Inale vapor
) ressecamento das mucosas nasais favorece o ac6mulo de impurezas. "8sso cria um ambiente ideal para a proliferao de micro'organismos ue podem causar uma infeco e, conse uentemente, levar a um uadro de sinusite", e!plica o otorrinolaringologista "arco. Por isso, a inalao de vapor um mtodo de evitar o problema, 9 ue promove a limpeza das vias areas. Alm disso, o hbito fluidifica o catarro acumulado, facilitando a sua eliminao.

Fique longe do cigarro


") tabagismo altamente irritante para o nariz por ue pre9udica o batimento ciliar, ue o movimento de pe uenos pelos ue drenam as secre:es da cavidade nasal", afirma o otorrinolaringologista ,eginaldo +u9ita, professor ad9unto do departamento de )torrinolaringologia da ;nifesp. <esta maneira, a fumaa dificulta a limpeza e favorece a concentrao de secre:es, o ue pode levar = sinusite. ) fumo passivo especialmente pre9udicial para crianas, pois t7m cavidades nasais menores ue facilmente podem ficar congestionadas. ) mesmo acontece uando respiramos um ar com muita poluio

Beba gua
A ingesto de gua fluidifica todas as secre:es do corpo e, por isso, uma medida essencial para uem dese9a combater a sinusite. ">uando uma pessoa apresenta um uadro de sinusite, as secre:es geralmente esto mais concentradas, o ue dificulta sua eliminao", aponta o otorrinolaringologista ?ilberto ;lson Pizarro, do @ospital Paulista de )torrinolaringologia. (eber bastante l3 uido ganha ainda mais importAncia no caso da sinusite causada por v3rus e bactrias. 8sso por ue o processo infeccioso pode causar febre, aumentando a sudorese e a perda de gua. ,epor essa uantia perdida fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Faa lavagem nasal


A prtica deveria estar na rotina mesmo da ueles ue no sofrem de sinusite, pois reduz o risco de problemas respiratBrios e alivia dores de cabea. Para uem v3tima da sinusite, a lavagem nasal deve ser obrigatBria. "Ela dei!a as secre:es concentradas nos seios nasais mais l3 uidas, facilitando a drenagem", aponta o otorrinolaringologista ?ilberto. ) especialista recomenda o uso de soro fisiolBgico na verso spraC para evitar ue v3rus ou bactrias contaminem o interior do produto, o ue pode acontecer com o uso da verso tradicional.

Elimine alrgenos do ambiente


>uem sofre de alguma alergia respiratBria sabeD basta entrar em contato com pB, pelo ou se9a ual for o alrgeno e 9 comeam os espirros, a coceira nos olhos e o inchao das estruturas nasais. Esta 6ltima reao, entretanto, pode ser determinante na evoluo para um uadro de sinusite. "*om o nariz blo ueado, o paciente tem dificuldade de respirar e at de assoar o nariz, favorecendo o ac6mulo de secre:es", e!plica o otorrinolaringologista "arco. ) especialista refora ue uem sofre de sinusite deve primeiramente tratar a rinite alrgica ' e parte do tratamento consiste em afastar da rotina os fatores ue causam as crises.

Proteja-se do frio
) nariz responsvel por a uecer, umedecer e filtrar o ar. A respirao costuma ficar um pouco mais dif3cil em temperaturas bai!as, 9 ue necessrio reter o ar por mais tempo na cavidade nasal para ue se9a a uecido antes de chegar aos pulm:es. ") problema ue a mudana brusca de um ambiente uente para um ambiente frio pode paralisar ' ainda ue temporariamente ' o funcionamento do batimento ciliar, ue faz esse trabalho de a uecimento", alerta o otorrinolaringologista ,eginaldo. *om essa funo suspensa, h um risco maior de ac6mulo de secre:es ue podem levar = sinusite. Por isso, antes de sair = rua, prote9a boca e nariz com um leno ou um cachecol, evitando a entrada direta de ar gelado.

Desligue o ar condicionado
) ar condicionado consegue unir tr7s problemas em um sB e uipamento. "Ele retira a umidade do ar, dei!a o ambiente frio e ainda pode favorecer a concentrao de poluentes se no for submetido = limpeza regular", diz o especialista "arco. Por isso, sempre ue poss3vel, desligue o aparelho. Ele tambm costuma piorar uadros de rinite alrgica pelos mesmos motivos.

You might also like