You are on page 1of 296

NOES DE BOMBAS

Autores: Achilles Silva Jnior Geovannio Allan da Cruz Santos Co-Autor: Marco Antnio Simes

NOES DE BOMBAS

Este um material de uso restrito aos empregados da PETROBRAS que atuam no E&P. terminantemente proibida a utilizao do mesmo por prestadores de servio ou fora do ambiente PETROBRAS. Este material foi classicado como INFORMAO RESERVADA e deve possuir o tratamento especial descrito na norma corporativa PB-PO-0V4-00005TRATAMENTO DE INFORMAES RESERVADAS". rgo gestor: E&P-CORP/RH

NOES DE BOMBAS

Autores: Achilles Silva Jnior Geovannio Allan da Cruz Santos Co-Autor: Marco Antnio Simes
Ao nal desse estudo, o treinando poder:
Reconhecer os princpios de funcionamento das bombas; Diferenciar bomba centrfuga e bomba volumtrica; Reconhecer os principais componentes e funes desses equipamentos.

Programa Alta Competncia

Este material o resultado do trabalho conjunto de muitos tcnicos da rea de Explorao & Produo da Petrobras. Ele se estende para alm dessas pginas, uma vez que traduz, de forma estruturada, a experincia de anos de dedicao e aprendizado no exerccio das atividades profissionais na Companhia. com tal experincia, refletida nas competncias do seu corpo de empregados, que a Petrobras conta para enfrentar os crescentes desafios com os quais ela se depara no Brasil e no mundo. Nesse contexto, o E&P criou o Programa Alta Competncia, visando prover os meios para adequar quantitativa e qualitativamente a fora de trabalho s estratgias do negcio E&P. Realizado em diferentes fases, o Alta Competncia tem como premissa a participao ativa dos tcnicos na estruturao e detalhamento das competncias necessrias para explorar e produzir energia. O objetivo deste material contribuir para a disseminao das competncias, de modo a facilitar a formao de novos empregados e a reciclagem de antigos. Trabalhar com o bem mais precioso que temos as pessoas algo que exige sabedoria e dedicao. Este material um suporte para esse rico processo, que se concretiza no envolvimento de todos os que tm contribudo para tornar a Petrobras a empresa mundial de sucesso que ela . Programa Alta Competncia

Como utilizar esta apostila

Esta seo tem o objetivo de apresentar como esta apostila est organizada e assim facilitar seu uso. No incio deste material apresentado o objetivo geral, o qual representa as metas de aprendizagem a serem atingidas.

ATERRAMENTO DE SEGURANA

Autor

Ao nal desse estudo, o treinando poder:


Identificar procedimentos adequados ao aterramento e manuteno da segurana nas instalaes eltricas; Reconhecer os riscos de acidentes relacionados ao aterramento de segurana; Relacionar os principais tipos de sistemas de aterramento de segurana e sua aplicabilidade nas instalaes eltricas.

Objetivo Geral

O material est dividido em captulos. No incio de cada captulo so apresentados os objetivos especcos de aprendizagem, que devem ser utilizados como orientadores ao longo do estudo.
48

Riscos eltricos e o aterramento de segurana

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Estabelecer a relao entre aterramento de segurana e riscos eltricos; Reconhecer os tipos de riscos eltricos decorrentes do uso de equipamentos e sistemas eltricos; Relacionar os principais tipos de sistemas de aterramento de segurana e sua aplicabilidade nas instalaes eltricas.

Captulo 1

Objetivo Especco

No final de cada captulo encontram-se os exerccios, que visam avaliar o alcance dos objetivos de aprendizagem. Os gabaritos dos exerccios esto nas ltimas pginas do captulo em questo.

Alta Competncia

Captulo 1. Riscos eltricos e o aterramento de segurana

Captulo 1. Riscos eltricos e o aterramento de segurana

mo est relacionada a

1.6. Bibliogra a Exerccios 1.4.


CARDOSO ALVES, Paulo Alberto e VIANA, Ronaldo S. Aterramento de sistemas 1) Que relao podemos estabelecer entre eltricos - inspeo e medio da resistncia de aterramento. UN-BC/ST/EMI aterramento de segurana? Eltrica, 2007.

1.7. Gabarito
riscos eltricos e
1) Que relao podemos estabelecer entre riscos eltricos e aterramento de segurana? O aterramento de segurana uma das formas de minimizar os riscos decorrentes do uso de equipamentos e sistemas eltricos. 2) Apresentamos, a seguir, trechos de Normas Tcnicas que abordam os cuidados e critrios relacionados a riscos eltricos. Correlacione-os aos tipos de riscos, marcando A ou B, conforme, o caso: A) Risco de incndio e exploso (B) B) Risco de contato

_______________________________________________________________ COELHO FILHO, Roberto Ferreira. Riscos em instalaes e servios com eletricidade. _______________________________________________________________ Curso tcnico de segurana do trabalho, 2005. Apresentamos, seguir, trechos de Normas Tcnicas que Norma Petrobras N-2222. 2) Projeto de aterramentoa de segurana em unidades martimas. Comisso de abordam Normas Tcnicas - CONTEC, 2005. os cuidados e critrios relacionados a riscos eltricos.
Norma Brasileira ABNT NBR-5410. Instalaes eltricas de baixa tenso. Associao o caso: Brasileira de Normas Tcnicas, 2005.

Correlacione-os aos tipos de riscos, marcando A ou B, conforme, de contato

e do tipo de es durante toda na maioria das mant-los sob is, materiais ou

Todas as partes das instalaes eltricas devem ser projetadas e executadas de modo que seja possvel prevenir, por meios seguros, os perigos de choque eltrico e todos os outros tipos de acidentes. Nas instalaes eltricas de reas classificadas (...) devem ser adotados dispositivos de proteo, como alarme e seccionamento automtico para prevenir sobretenses, sobrecorrentes, falhas de isolamento, aquecimentos ou outras condies anormais de operao. Nas partes das instalaes eltricas sob tenso, (...) durante os trabalhos de reparao, ou sempre que for julgado necessrio segurana, devem ser colocadas placas de aviso, inscries de advertncia, bandeirolas e demais meios de sinalizao que chamem a ateno quanto ao risco. Os materiais, peas, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados aplicao em instalaes eltricas (...) devem ser avaliados quanto sua conformidade, no mbito do Sistema Brasileiro de Certificao.

A) Risco Proteo de incndio e exploso B) Risco Norma Brasileira ABNT NBR-5419. de estruturas contra descargas atmosfricas. Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 2005. ( )

(A)

24

Norma Regulamentadora NR-10. Segurana em instalaes e servios em projetadas e executadas de modo que seja possvel eletricidade. Ministrio do Trabalho e Emprego, 2004. Disponvel em: <http:// prevenir, por meios seguros, os perigos de choque www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_10.pdf> - Acesso em: 14 mar. 2008. eltrico e todos os outros tipos de acidentes. NFPA 780. Standard for the Installation Protection Systems . National ( ) of Lightining Nas instalaes eltricas de Fire Protection Association, 2004.

Todas as partes das instalaes eltricas devem ser


(B)

25

a maior fonte sria, alm das ole, a obedincia na.

reas classificadas (...) devem ser adotados dispositivos de proteo,

21
(A)

como alarme e seccionamento automtico para Manuais de Cardiologia. Disponvel em: <http://www.manuaisdecardiologia.med. br/Arritmia/Fibrilacaoatrial.htm> - Acesso em: 20 mai. 2008. prevenir sobretenses, sobrecorrentes, falhas de isolamento, aquecimentos ou Mundo Educao. Disponvel em: <http://mundoeducacao.uol.com.br/doencas/ parada-cardiorespiratoria.htm> - Acessoanormais em: 20 mai. 2008. de operao. outras condies

Para a clara compreenso dos termos tcnicos, as suas


3) Marque V para verdadeiro e F para falso nas alternativas a seguir: (V) (F) (V) O contato direto ocorre quando a pessoa toca as partes normalmente energizadas da instalao eltrica.

( ) Nas partes das instalaes eltricas Mundo Cincia. Disponvel em: <http://www.mundociencia.com.br/fi sica/eletricidade/ choque.htm> - Acesso em: 20 mai. 2008.

sob tenso, (...) durante os trabalhos de reparao, ou sempre que for julgado necessrio segurana, devem ser colocadas placas de aviso, inscries de advertncia, bandeirolas e demais meios de sinalizao que chamem a ateno quanto ao risco. Os materiais, peas, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados aplicao em instalaes eltricas

Apenas as partes energizadas de um equipamento podem oferecer riscos de choques eltricos. Se uma pessoa tocar a parte metlica, no energizada, de um equipamento no aterrado, poder receber uma descarga eltrica, se houver falha no isolamento desse equipamento. Em um choque eltrico, o corpo da pessoa pode atuar como um fio terra.

( )

(V)

3. Problemas operacionais, riscos e cuidados com aterramento de segurana

odas as Unidades de Explorao e Produo possuem um plano de manuteno preventiva de equipamentos eltricos (motores, geradores, painis eltricos, transformadores e outros).

A cada interveno nestes equipamentos e dispositivos, os Para a clara compreenso dos termos tcnicos, as suas mantenedores avaliam a necessidade ou no da realizao de inspeo defi nies disponveis glossrio . Ao longo dos nos sistemasesto de aterramento envolvidosno nestes equipamentos. textos do captulo, esses termos podem ser facilmente Para que o aterramento de segurana possa cumprir corretamente o identifi cados, pois esto em destaque. seu papel, precisa ser bem projetado e construdo. Alm disso, deve ser mantido em perfeitas condies de funcionamento.

Nesse processo, o operador tem importante papel, pois, ao interagir diariamente com os equipamentos eltricos, pode detectar imediatamente alguns tipos de anormalidades, antecipando problemas e, principalmente, diminuindo os riscos de choque eltrico por contato indireto e de incndio e exploso.

49

3.1. Problemas operacionais


Os principais problemas operacionais verificados em qualquer tipo de aterramento so: Falta de continuidade; e Elevada resistncia eltrica de contato. importante lembrar que Norma Petrobras N-2222 define o valor de 1Ohm, medido com multmetro DC (ohmmetro), como o mximo admissvel para resistncia de contato.

Alta Competncia

Captulo 3. Problemas operaciona

3.4. Glossrio
Choque eltrico conjunto de perturbaes de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no organismo humano ou animal, quando este percorrido por uma corrente eltrica. Ohm unidade de medida padronizada pelo SI para medir a resistncia eltrica. Ohmmetro instrumento que mede a resistncia eltrica em Ohm.

3.5. Bibliograa

CARDOSO ALVES, Paulo Alberto e VIAN eltricos - inspeo e medio da re Eltrica, 2007.

COELHO FILHO, Roberto Ferreira. Riscos Curso tcnico de segurana do trab NFPA 780. Standard for the Installation Fire Protection Association, 2004.

Norma Petrobras N-2222. Projeto de martimas. Comisso de Normas Tcn

Norma Brasileira ABNT NBR-5410. Instala Brasileira de Normas Tcnicas, 2005.

56

Norma Brasileira ABNT NBR-5419. Pr atmosfricas. Associao Brasileira d

Norma Regulamentadora NR-10. Seg eletricidade. Ministrio do Trabalho www.mte.gov.br/legislacao/normas_ em: 14 mar. 2008.

Caso sinta necessidade de saber de onde foram retirados os insumos para o desenvolvimento do contedo desta apostila, ou tenha interesse em se aprofundar em determinados temas, basta consultar a Bibliograa ao final de cada captulo.

86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 98 100 102 104 105 106 108 110 112 114 115

Alta Competncia

Captulo 1. Riscos eltricos e o aterramento de segurana

1.6. Bibliograa
CARDOSO ALVES, Paulo Alberto e VIANA, Ronaldo S. Aterramento de sistemas eltricos - inspeo e medio da resistncia de aterramento. UN-BC/ST/EMI Eltrica, 2007. COELHO FILHO, Roberto Ferreira. Riscos em instalaes e servios com eletricidade. Curso tcnico de segurana do trabalho, 2005. Norma Petrobras N-2222. Projeto de aterramento de segurana em unidades martimas. Comisso de Normas Tcnicas - CONTEC, 2005. Norma Brasileira ABNT NBR-5410. Instalaes eltricas de baixa tenso. Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 2005. Norma Brasileira ABNT NBR-5419. Proteo de estruturas contra descargas atmosfricas. Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 2005. Norma Regulamentadora NR-10. Segurana em instalaes e servios em eletricidade. Ministrio do Trabalho e Emprego, 2004. Disponvel em: <http:// www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_10.pdf> - Acesso em: 14 mar. 2008. NFPA 780. Standard for the Installation of Lightining Protection Systems. National Fire Protection Association, 2004. Manuais de Cardiologia. Disponvel em: <http://www.manuaisdecardiologia.med. br/Arritmia/Fibrilacaoatrial.htm> - Acesso em: 20 mai. 2008. Mundo Educao. Disponvel em: <http://mundoeducacao.uol.com.br/doencas/ parada-cardiorespiratoria.htm> - Acesso em: 20 mai. 2008. Mundo Cincia. Disponvel em: <http://www.mundociencia.com.br/fisica/eletricidade/ choque.htm> - Acesso em: 20 mai. 2008.

1.7. Gabarito
1) Que relao podemos estabelecer entre riscos eltricos e aterramento de segurana? O aterramento de segurana uma das formas de minimizar os riscos decorrentes do uso de equipamentos e sistemas eltricos. 2) Apresentamos, a seguir, trechos de Normas Tcnicas que abordam os cuidados e critrios relacionados a riscos eltricos. Correlacione-os aos tipos de riscos, marcando A ou B, conforme, o caso: A) Risco de incndio e exploso (B) B) Risco de contato

NVEL DE RUDO DB (A) 85 86 87 88 89 90 91 92 93 25 94 95 96 98 100 102 104 105 106 108 110 112 114 115

Todas as partes das instalaes eltricas devem ser projetadas e executadas de modo que seja possvel prevenir, por meios seguros, os perigos de choque eltrico e todos os outros tipos de acidentes. Nas instalaes eltricas de reas classificadas (...) devem ser adotados dispositivos de proteo, como alarme e seccionamento automtico para prevenir sobretenses, sobrecorrentes, falhas de isolamento, aquecimentos ou outras condies anormais de operao. Nas partes das instalaes eltricas sob tenso, (...) durante os trabalhos de reparao, ou sempre que for julgado necessrio segurana, devem ser colocadas placas de aviso, inscries de advertncia, bandeirolas e demais meios de sinalizao que chamem a ateno quanto ao risco. Os materiais, peas, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados aplicao em instalaes eltricas (...) devem ser avaliados quanto sua conformidade, no mbito do Sistema Brasileiro de Certificao.

(A)

24

(B)

Ao longo de todo o material, caixas de destaque esto presentes. Cada uma delas tem objetivos distintos.
(A) (V) (F) (V)

3) Marque V para verdadeiro e F para falso nas alternativas a seguir: O contato direto ocorre quando a pessoa toca as partes normalmente energizadas da instalao eltrica. Apenas as partes energizadas de um equipamento podem oferecer riscos de choques eltricos. Se uma pessoa tocar a parte metlica, no energizada, de um equipamento no aterrado, poder receber uma descarga eltrica, se houver falha no isolamento desse equipamento. Em um choque eltrico, o corpo da pessoa pode atuar como um fio terra. A queimadura o principal efeito fisiolgico associado passagem da corrente eltrica pelo corpo humano.

A caixa Voc Sabia traz curiosidades a respeito do contedo abordado Alta de um determinado item do captulo. Competncia
(V) (F)

Captulo 1. Riscos elt

atribudo a Tales de Mileto (624 - 556 a.C.) a primeira observao de um fenmeno relacionado com a eletricidade esttica. Ele teria esfregado um fragmento de mbar com um tecido seco e obtido um comportamento inusitado o mbar era capaz de atrair pequenos pedaos de palha. O mbar o nome dado resina produzida por pinheiros que protege a rvore de agresses externas. Aps sofrer um processo semelhante fossilizao, ela se torna um material duro e resistente.

Trazendo este conhecimento para a realid observar alguns pontos que garantiro o incndio e exploso nos nveis definidos pela durante o projeto da instalao, como por ex

A escolha do tipo de aterramento fu ao ambiente;

A seleo dos dispositivos de proteo

A correta manuteno do sistema elt

Os riscos VOC eltricosSABIA? de uma instalao so divididos em dois grupos principais:

MXIMA EXPOSIO DIRIA PERMISSVEL 8 horas 7 horas 6 horas 5 horas 4 horas e 30 minutos 4 horas 3 horas e 30 minutos 3 horas 2 horas e 40 minutos 2 horas e 15 minutos 2 horas 1 hora e 45 minutos 1 hora e 15 minutos 1 hora 45 minutos 35 minutos 30 minutos 25 minutos 20 minutos 15 minutos 10 minutos 8 minutos 7 minutos

petrleo pelo pig de limpeza adas parafina. questes Devido s Importante um lembrete essenciais do baixas temperaturas do oceano, a parafina se acumula nas paredes da tubulao. Com o tempo, a massa pode contedo tratadovirno captulo. a bloquear o fluxo de leo, em um processo similar ao da arteriosclerose.

14

Uma das principais substncias removidas em poos de

O aterramento funcional do sist como funo permitir o funcion e eficiente dos dispositivos de pro sensibilizao dos rels de prote uma circulao de corrente para a por anormalidades no sistema eltr

Observe no diagrama a seguir os principais ris ocorrncia de incndio e exploso:

1.1. Riscos de incndio e exploso


IMPORTANTE! Podemos definir os riscos de incndio e exploso da seguinte forma: muito importante que voc conhea os tipos de pig de limpeza e de pig instrumentado mais utilizados na Situaes associadas presena de sobretenses, sobrecorrentes, sua Unidade. Informe-se junto a ela! fogo no ambiente eltrico e possibilidade de ignio de atmosfera potencialmente explosiva por descarga descontrolada de eletricidade esttica.

ATENO Os riscos de incndio e exploso esto presentes em qualquer instalao seu descontrole se traduz em os danos e muito importante que principalmente voc conhea especficos para passagem de pig pessoais, procedimentos materiais e de continuidade operacional. em poos na sua Unidade. Informe-se e saiba quais so eles.

RESUMINDO...

Recomendaes gerais
Antes do carregamento do pig, inspecione o interior do lanador; Aps a retirada de um pig, inspecione internamente o recebedor de pigs; Lanadores e recebedores devero ter suas

7 horas 6 horas 5 horas 4 horas e 30 minutos 4 horas 3 horas e 30 minutos 3 horas 2 horas e 40 minutos 2 horas e 15 minutos 2 horas 1 hora e 45 minutos 1 hora e 15 minutos 1 hora 45 minutos 35 minutos 30 minutos 25 minutos 20 minutos 15 minutos 10 minutos 8 minutos 7 minutos

ao da arteriosclerose.

IMPORTANTE! muito importante que voc conhea os tipos de pig de limpeza e de pig instrumentado mais utilizados na sua Unidade. Informe-se junto a ela!

J a caixa de destaque uma muito Resumindo importante que voc conhea os verso compacta procedimentos especficos para passagem de pig dos principais pontos no captulo. em poos abordados na sua Unidade. Informe-se e saiba
quais so eles.

ATENO

RESUMINDO...

Recomendaes gerais
Antes do carregamento do pig, inspecione o VOC SABIA? interior do lanador; Uma das principais substncias removidas em poos de Aps a retirada de um pig, inspecione internamente petrleo pelo pig de limpeza a parafina. Devido s baixas temperaturas do; oceano, a parafina se acumula o recebedor de pigs nas paredes da tubulao. Com o tempo, a massa pode Lanadores e recebedores devero ter suas vir a bloquear o fluxo de leo, em um processo similar ao da arteriosclerose.

MXIMA EXPOSIO DIRIA PERMISSVEL 8 horas 7 horas 6 horas 5 horas 4 horas e 30 minutos 4 horas 3 horas e 30 minutos 3 horas 2 horas e 40 minutos 2 horas e 15 minutos 2 horas 1 hora e 45 minutos 1 hora e 15 minutos 1 hora 45 minutos 35 minutos 30 minutos 25 minutos 20 minutos 15 minutos 10 minutos tricos e o aterramento de segurana 8 minutos 7 minutos

Em Ateno esto destacadas as informaes que no IMPORTANTE! devem ser esquecidas. muito importante que voc conhea os tipos de pig
de limpeza e de pig instrumentado mais utilizados na sua Unidade. Informe-se junto a ela!

ATENO
muito importante que voc conhea os procedimentos especficos para passagem de pig em poos na sua Unidade. Informe-se e saiba quais so eles.

RESUMINDO...

dade do E&P, podemos controle dos riscos de as normas de segurana xemplo:

Todos os recursos Antes didticos presentes nesta apostila tm do carregamento do pig, inspecione o interior do lanador; como objetivo facilitar o aprendizado de seu contedo.
Aps a retirada de um pig, inspecione internamente o recebedor de pigs; Lanadores e recebedores devero ter suas

Recomendaes gerais

uncional mais adequado

o e controle;

Aproveite este material para o seu desenvolvimento profissional!

trico.

tema eltrico tem namento confivel oteo, atravs da o, quando existe a terra, provocada rico.

15

scos eltricos associados

Sumrio
Introduo Captulo 1 - Conceitos bsicos
Objetivo 1. Conceitos bsicos 1.1. Propriedades dos Lquidos
1.1.1. Massa Especfica 1.1.3. Densidade 1.1.4. Viscosidade

19

21 23 23
23 24 24

1.2. Presso
1.2.1 Lei de Pascal 1.2.2. Teorema de Stevin 1.2.3. Presso atmosfrica (Patm) 1.2.4. Presso manomtrica (Pman) 1.2.5. Presso absoluta (Pabs) 1.2.6. Presso de vapor (Pv)

26
26 27 28 31 31 32

1.3. Escoamento
1.3.1. Regime laminar 1.3.2. Regime turbulento 1.3.3. Experincia de Reynolds

33
33 33 34

1.4. Vazo e velocidade


1.4.1. Velocidade

35
36

1.5. Equao da continuidade 1.6. Carga total ou altura manomtrica total


1.6.1. Carga geomtrica (Hg) 1.6.2. Carga de presso (Hp) 1.6.3. Carga de velocidade (Hv)

36 37
37 38 39

1.7. Teorema de Bernoulli


1.7.1. Teorema de Bernoulli para lquidos reais

39
40

1.8. Perda de cargas em tubulaes


1.8.1. Tipos de perda de carga

41
41

1.9. Exerccios 1.10. Glossrio 1.11. Bibliografia 1.12. Gabarito

45 46 47 48

Captulo 2 - Bombas centrfugas


Objetivos 2. Bombas centrfugas 2.1. A fsica Newtoniana e as bombas centrfugas 2.2. Conceito de fora 2.3. Inrcia, fora centrfuga e fora centrpeta 2.4. Acelerao e acelerao centrfuga 2.5. Acelerao centrfuga e bomba centrfuga 2.6. Etapas de funcionamento das bombas centrfugas
2.6.1. Exemplo prtico da variao da velocidade e trajetria de uma partcula do lquido no interior de uma bomba

49 51 51 51 52 56 58 61
62

2.7. Componentes da bomba centrfuga 2.8. Classificao das bombas centrifugas 2.9. Tipos construtivos, caractersticas e campos de aplicao
2.9.1. Bombas horizontais 2.9.2. Bombas verticais

64 73 77
77 79

2.10. Exerccios 2.11. Glossrio 2.12. Bibliografia 2.13. Gabarito

83 86 87 88

Captulo 3 - Bombas volumtricas


Objetivos 3. Bombas volumtricas 3.1. Princpio de funcionamento das bombas volumtricas 3.2. Classificao das bombas volumtricas
3.2.1. Bombas alternativas 3.2.2. Tipos e componentes das bombas alternativas 3.2.3. Classificao das bombas alternativas 3.2.4. Campo de aplicao das bombas alternativas 3.2.5. Caractersticas bsicas das bombas alternativas

91 93 93 93
94 95 101 104 104

3.3. Bombas rotativas


3.3.1. Tipos, componentes e classificao das bombas rotativas

105
105

3.4. Principais diferenas entre bombas centrfugas e bombas volumtricas 3.5. Exerccios 3.6. Glossrio 3.7. Bibliografia 3.8. Gabarito

114 115 117 118 119

Captulo 4 - Curvas de Performance ou Curvas Caractersticas


Objetivos 4. Curvas de Performance ou Curvas Caractersticas 4.1. Curvas caractersticas das bombas (altura manomtrica total, potncia, rendimento e vazo).
4.1.1. Obteno da curva caracterstica de uma bomba

121 123 123


123

4.2. Tipos de curvas caractersticas das bombas 4.3. Curva de potncia consumida pela bomba
4.3.1. Tipos de curvas de potncia consumida

126 128
129

4.4. Clculo da potncia consumida pela bomba


4.4.1. Potncia hidrulica 4.4.2. Potncia consumida pela bomba

130
130 131

4.5. Rendimento
4.5.2. Curvas de isorendimento

131
133

4.6. Curva de NPSH (Net Positive Suction Head) 4.7. Ponto de trabalho
4.7.1. Fatores que modificam o ponto de trabalho

135 136
138

4.8. Clculo do dimetro do impelidor 4.9. Definio das faixas de vazo recomendadas pela norma API 610 4.10. Problemas dinmicos e hidrulicos relacionados operao fora dos limites recomendados
4.10.1. Cargas radiais em bombas com voluta 4.10.2. Operao com vazo reduzida 4.10.3. Vazo mnima de uma bomba centrifuga 4.10.4. Recirculao interna e turbulncia no impelidor

143 144 146


146 148 149 149

4.11. Exerccios 4.12. Glossrio 4.13. Bibliografia 4.14. Gabarito

151 152 153 154

Captulo 5 - Cavitao e NPSH


Objetivos 5. Cavitao e NPSH 5.1. Presso de vapor 5.2. O fenmeno da cavitao 5.3. Comportamento da presso na suco da bomba 5.4. Definio de NPSH - Net Positive Suction Head 5.5. Conseqncias da Cavitao 5.6. Fatores que alteram o NPSHD 5.7. Fatores que alteram o NPSHR 5.8. Cavitao em condies anormais de operao 155 157 157 158 159 162 170 172 172 173

5.8.1. Obstruo nas linhas de suco/filtro entre o flange de suco e o olho do impelidor 174 5.8.2. Vazamento excessivo pelos anis de desgaste 174 5.8.3. Operao em vazes abaixo ou acima dos limites recomendados 175

5.9. Exerccios 5.10. Glossrio 5.11. Bibliografia 5.12. Gabarito

178 180 181 182

Captulo 6 - Associao de bombas em srie e em paralelo


Objetivos 6. Associao de bombas em srie e em paralelo 6.1. Associao de bombas em srie 6.2. Associao de bombas em paralelo
6.2.1. Associao em paralelo de bombas com curvas iguais 6.2.2. Associao em paralelo de bombas com curvas diferentes e estveis 6.2.3 Cuidados operacionais ao associar bombas em paralelo.

185 187 187 188


189 192 194

6.3. Exerccios 6.4. Glossrio 6.5. Bibliografia 6.6. Gabarito

196 198 199 200

Captulo 7 - Vedaes
Objetivo 7. Vedaes 7.1. Selo mecnico
7.1.1. Componentes do selo mecnico 7.1.2. Princpio de funcionamento 7.1.3. Tipos de selos mecnicos

201 203 204


205 207 208

7.2. Projetos bsicos de selos mecnicos


7.2.1. Selos Mecnicos Internos 7.2.2. Selos mecnicos externos. 7.2.3. Selos mecnicos duplos

211
211 212 213

7.3. Normas e planos de injeo 7.4. Gaxetas


7.4.1. Classificao das gaxetas

214 217
218

7.5. Exerccios 7.6. Glossrio 7.7. Bibliografia 7.8. Gabarito

221 222 223 224

Captulo 8 - Lubricao
Objetivos 8. Lubrificao 8.1. Lubrificantes
8.1.1. leos lubrificantes 8.1.2. Graxas

225 227 228


229 230

8.2. Aditivos 8.3. Tipos de lubrificao


8.3.1. Lubrificao por nvel de leo 8.3.2. Lubrificao forada 8.3.3. Lubrificao por anel pescador 8.3.4. Lubrificao por salpico 8.3.5. Lubrificao com graxa 8.3.6. Lubrificao por nvoa de leo

232 233
233 235 236 237 237 238

8.4. Cuidados na lubrificao 8.5. Exerccios 8.6. Glossrio 8.7. Bibliografia 8.8. Gabarito

239 241 242 243 244

Captulo 9 - Protees de bombas


Objetivo 9. Protees de bombas 9.1. Vazo 9.2. Presso 9.3. Temperatura 9.4. Eltrica 9.5. Vibrao 9.6. Exerccios 9.7. Glossrio 9.8. Bibliografia 9.9. Gabarito 247 249 249 253 255 257 259 265 266 267 268

Captulo 10 - Problemas e possveis causas


Objetivos 10. Problemas e possveis causas 10.1. Escorva 10.2. Procedimentos de partida 10.3. Procedimentos de parada 10.4. Itens de inspeo 10.5. Correlaes entre sintomas versus possveis causas
10.5.1. Sistema de engaxetamento vazando excessivamente 10.5.2. Selo mecnico vazando 10.5.3. Problemas mecnicos nos mancais 10.5.4. Bomba perde escorva aps a partida 10.5.5. Vazo insuficiente

269 271 271 271 273 274 275


276 276 277 277 278

10.6. Exerccios 10.7. Glossrio 10.8. Bibliografia 10.9. Gabarito

279 280 281 282

Introduo

sta apostila tem a inteno de sistematizar o conhecimento sobre bombas e sua adequada operao, tornando-o um contedo acessvel aos empregados responsveis por essas tarefas.

As bombas so equipamentos fundamentais nos processos de explorao e produo de petrleo. So elas que fornecem a energia necessria para o deslocamento dos lquidos. Diariamente, tcnicos de operao trabalham com as bombas, operando os sistemas nos quais estas esto inseridas, conforme a necessidade de vazo e presso dos processos. O acionamento e a parada desses equipamentos podem ser realizados tanto na prpria rea em que esto localizados, como tambm, por acionamento remoto da sala de controle. Entretanto, a presena do tcnico de operao durante esses momentos, bem como aps o inicio de operao, fundamental para garantir a segurana e desempenho dos sistemas antes, durante e depois dos processos de operao. Portanto, imprescindvel a compreenso do funcionamento da tecnologia envolvida nessas tarefas, de modo que os tcnicos de operao tenham clara a dimenso dos efeitos que suas decises podero imprimir ao processo de explorao e produo de petrleo. Espera-se, portanto, que, a partir desse estudo, os tcnicos envolvidos possam integrar a compreenso do funcionamento dos equipamentos, a identificao de problemas, suas possveis causas, contribuindo, assim, para a tomada de deciso mais adequada em situaes em que isso se faa necessrio.

19

RESERVADO

RESERVADO

Conceitos bsicos

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Enumerar as propriedades e os conceitos fundamentais da mecnica dos lquidos.

RESERVADO

Captulo 1

Alta Competncia

22

RESERVADO

Captulo 1. Conceitos bsicos

1. Conceitos bsicos

oda vez que trabalhamos com uma determinadas bomba, se faz necessrio conhecer as propriedades do fluido de trabalho para que possamos oper-la de forma segura. Desta forma devemos ter uma base slida de conhecimento sobre as propriedades dos lquidos para que possamos atuar nos sistemas de bombeamento com bastante segurana. A mecnica dos fluidos a cincia que estuda o comportamento dos lquidos, subdividida em duas reas bsicas: a hidrosttica que estuda os lquidos em equilbrio esttico, ou seja, em repouso e a hidrodinmica que estuda os lquidos em movimento.

1.1. Propriedades dos Lquidos 23


Fluido qualquer substncia no slida, capaz de escoar e assumir a forma do recipiente que o contm. Os fluidos podem ser divididos em lquidos e gases. As bombas centrfugas e volumtricas, temas dessa apostila, so usadas no bombeamento de lquidos. Portanto, abordaremos brevemente a algumas das principais propriedades envolvidas no estudo desse tipo de sistemas de bombeamento como: peso especfico, a massa especfica, a densidade, a presso e a viscosidade. 1.1.1. Massa Especca dada pela relao entre a massa de uma determinada substncia e o volume ocupado pela mesma. representada por (R). A massa especca deve ser sempre referenciada a uma determinada temperatura em funo da dilatao ocorrida nos materiais quando aquecidos, alterando sua massa especfica.

massa = _______ volume

RESERVADO

Alta Competncia

A massa especfica de uma substncia dimensional, ou seja, uma grandeza que precisa ser expressa com a sua unidade (kg/m3, kg/ dm3 etc...) e no deve ser confundida com a densidade que uma grandeza adimensional, ou seja, que no pode ser expressa por uma unidade de medida. 1.1.2. Peso Especco Peso especifico dado pela relao entre o peso de uma determinada massa e o volume ocupada pela mesma. representada por (gama). As unidades mais usuais so N/m 3, kgf/m 3 e kgf/dm3. = peso volume

24

Esta propriedade tambm pode ser obtida atravs do produto entre a massa especifica () de uma substncia e a acelerao da gravidade (g). = .g 1.1.3. Densidade A densidade de uma substncia a razo entre a massa especfica ou peso especfico dessa substncia e a massa especfica ou peso especfico de uma substncia de referncia em condies padro. Normalmente a substncia padro utilizada para slidos e lquidos a gua sob determinada temperatura. A densidade uma propriedade adimensional. fluido fluido d = ______ ___ ou d = _________ fluido padro fluido padro 1.1.4. Viscosidade A viscosidade a propriedade fsica de um lquido que exprime sua resistncia ao cisalhamento interno isto , a qualquer fora que tenda a produzir o escoamento entre camadas do liquido.

RESERVADO

Captulo 1. Conceitos bsicos

A viscosidade tem uma importante influencia no fenmeno do escoamento, notadamente nas perdas de presso dos lquidos. A magnitude do efeito depende principalmente da temperatura e da natureza do lquido. Assim, qualquer valor indicado de viscosidade deve sempre informar a temperatura, bem como a sua unidade. O conceito de viscosidade foi definido por Isaac Newton a partir das tenses de cisalhamanto provocadas pela movimentao de uma camada de lquido sobre a outra, ou seja pelas foras internas de atrito. Newton descobriu que em muitos lquidos, a tenso de cisalhamento proporcional ao gradiente de velocidade, chegando a seguinte formulao: = dv dy Onde:

25
t = tenso de cisalhamento (N/m );
2

= coeficiente de proporcionalidade(N.s/m2); = gradiente de velocidade (m/s)/m. Os lquidos que obedecem esta lei, so os chamados lquidos Newtonianos e os que no obedecem so os No-Newtonianos. A maioria dos lquidos que so de nosso interesse, tais como gua, vrios leos, etc comportam-se de forma a obedecer esta lei. a) Viscosidade absoluta ou dinmica A viscosidade absoluta ou dinmica exprime a medida das foras de atrito e justamente o coeficiente de proporcionalidade entre a tenso de cisalhamento () e o gradiente de velocidade (dv/dy) da Lei de Newton. A viscosidade representada pela letra (mu). A unidade do sistema internacional para a viscosidade absoluta o Pa.s (Pascal . segundo), apesar disso, os fabricantes continuam adotando, usualmente, o P (Poise), sendo o cP (centiPoise) seu submltiplo mais usado.

RESERVADO

Alta Competncia

b) Viscosidade cinemtica A viscosidade cinemtica a relao entre a viscosidade absoluta e a sua massa especfica. Ela representada pela letra (nu). = A unidade de viscosidade cinemtica do sistema internacional o m2/s (metro quadrado por segundo), entretanto, no estudo de bombas usual a utilizao do Stoke (1St = 1 cm2/s). Na prtica, o mais utilizado o seu submltiplo, o centiStoke (cSt = 1 mm2/s). A viscosidade cinemtica de uma substncia , dada em cSt, pode ser obtida atravs da sua viscosidade absoluta , em cP, e da sua densidade d, na temperatura em questo, de acordo com a relao:

26

1.2. Presso
A presso definida como a razo entre a fora exercida sobre uma superfcie e a rea dessa superfcie. Presso = fora rea

A unidade do sistema internacional o Pa(Pascal), enquanto algumas das mais usuais so: kgf/cm 2; bar; atm; psi. 1.2.1 Lei de Pascal A lei de Pascal estabelece que a presso aplicada sobre um lquido contido em um recipiente fechado age igualmente em todas as direes do lquido e perpendicularmente s paredes do recipiente.

RESERVADO

Captulo 1. Conceitos bsicos

1.2.2. Teorema de Stevin Intuitivamente, podemos observar que, quanto mais fundo mergulharmos, em um lquido qualquer, maior ser a massa de lquido acima de ns e, portanto, maior o peso desse lquido sobre a superfcie do nosso corpo. Isso indica que maior ser a presso exercida pelo lquido sobre ns. A relao entre presso do lquido e profundidade determinada pelo Princpio Fundamental da Hidrosttica (Lei de Stevin), segundo a qual, a presso hidrosttica em um ponto qualquer no interior de um lquido, proporcional massa especfica ( ) do lquido, acelerao da gravidade local (g) e altura (h) da coluna de lquido acima do ponto considerado (vide ponto A na ilustrao a seguir). Essa relao expressa atravs da equao: Ph = .g.h importante perceber que essa equao refere-se apenas coluna de lquido, mas no se pode esquecer que acima da superfcie do lquido poder estar agindo a presso atmosfrica ou outra presso relativa qualquer. Dessa forma, se estivermos trabalhando com presses manomtricas, referenciadas presso atmosfrica local, elas j expressam diretamente a presso manomtrica naquela profundidade. Mas, se a inteno for encontrar a presso absoluta, em uma determinada profundidade de lquido, ser necessrio somar a presso atmosfrica local, alterando a expresso para:
Patm

27

h A

P =P
A

atm

+ .g.h

RESERVADO

Alta Competncia

Uma vez que as presses dependem somente de altura da coluna de lquido, pode-se concluir facilmente que as presses em qualquer ponto no interior do lquido no dependem do formato ou do volume do reservatrio, como pode ser observado no esquema a seguir:
Presso kgf/m2 mca 0 0 1000 1 2000 2 3000 3 4000 4 5000 5 6000 6

1m 1m 1m 1m 1m 1m

1.2.3. Presso atmosfrica (Patm) Vivemos, sobre a superfcie do planeta, imersos em um oceano de ar. O peso do ar exerce presso sobre a superfcie terrestre, que denominamos presso atmosfrica. O ar, por ter peso, exerce uma presso semelhante exercida pela gua. Entretanto, o ar, diferentemente da gua, se torna cada vez menos denso medida que se afasta da superfcie da terra. Assim, a presso por ele exercida no pode ser medida simplesmente em termos da altura a "coluna de v

28

me

Captulo 1. Conceitos bsicos

Considere o exemplo do caso de um tubo U com um pouco de gua apresentado nas duas situaes (A e B) a seguir.

P atm

P atm

.h

P atm

Situao A

Situao B

29

Na situao A, o nvel nos dois braos do tubo em U ser o mesmo porque a presso do ar exercer o mesmo peso sobre as duas superfcies da gua, considerando que o lado esquerdo do tubo est aberto para a atmosfera. Assim, a presso atmosfrica (Patm) no lado esquerdo ser igual presso atmosfrica no lado direito do tubo, uma vez que a atmosfera a mesma. A situao B mostra o comportamento do fenmeno quando um pouco de ar aspirado no lado esquerdo do tubo, reduzindo a presso nele. A presso atmosfrica, maior no lado direito do tubo, forar a gua para baixo, fazendo-a subir no lado esquerdo at as presses se igualarem novamente (ponto x). Neste ponto a presso hidrosttica (Ph) se iguala com a presso atmosfrica, ou seja: Ph = (y.h) + P = Patm. O mesmo fenmeno pode ser observado quando algum toma um suco com um canudo. A suco na ponta do canudo gera uma rea de baixa presso (P) em relao a presso atmosfrica (Patm). Portanto esta presso, exercida sobre a superfcie do suco, fora a subida do lquido pelo canudo.

RESERVADO

Alta Competncia

P Pa

30

Acontece exatamente a mesma coisa com a aspirao de uma bomba centrfuga. O movimento de rotao da bomba em funcionamento gera no bocal de suco (P) uma zona de baixa presso. A diminuio da presso no bocal em relao presso atmosfrica, obriga a gua a subir pela tubulao de suco. Para tal, em bombas convencionais, a linha de suco (da vlvula de reteno ate o bocal de suco inclusive) deve estar totalmente preenchida com o liquido.
Descarga

P Pa

Bomba centrfuga

Vlvula de reteno

Temos vcuo quando a presso inferior atmosfrica, ou seja, presses efetivas negativas. Nos exemplos do tubo U, do canudo e da bomba centrfuga h formao de vcuo parcial onde h suco.

RESERVADO

Captulo 1. Conceitos bsicos

1.2.4. Presso manomtrica (Pman) A Presso efetiva, manomtrica ou relativa simplesmente o valor da presso causada pela altura da coluna de lquido, sendo uma indicao de quanto a presso no ponto maior do que a presso atmosfrica. tambm chamada manomtrica, pois a indicada pelos manmetros. Existem trs tipos bsicos de manmetros: Existem trs tipos bsicos de manmetros: Manmetro: registra valores de presso manomtrica positiva; Vacumetro: registra valores de presso manomtrica negativa; Manovacumetro: registra valores de presso manomtrica positiva e negativa. Esses instrumentos sempre registram zero quando abertos para atmosfera. Assim, sempre tm como referncia (zero da escala) a presso atmosfrica local. 1.2.5. Presso absoluta (Pabs) A presso absoluta a presso total em um ponto qualquer no interior do lquido, sendo, portanto, igual presso da altura da coluna de lquido somada presso atmosfrica local.

31

Pabs = Patm + Pman

RESERVADO

Alta Competncia

Presso relativa correspondente ao ponto A

Presso relativa positiva correspondente ao ponto A Presso atm local Presso absoluta correspondente ao ponto A Presso relativa negativa correspondente ao ponto B Erro desprezvel

Presso relativa correspondente ao ponto B Hb = 10,33 mca B

10 mca

Presso absoluta correspondente ao ponto B Presso atm local

Linha de presso nula

0 % de atmosferas

1.2.6. Presso de vapor (Pv)

32
A presso de vapor de um lquido, a uma determinada temperatura, aquela na qual coexistem as fases lquido-vapor. Nessa mesma temperatura, quando tivermos uma presso maior que a presso de vapor, haver somente a fase liquida e quando tivermos uma presso menor que a presso de vapor, iniciar-se- a vaporizao. Este conceito ser bastante importante quando o fenmeno da cavitao for abordado.

Presso

T = temperatura

Lq uid o

Lquido + vapor

T5 T4 T3 Va T po 2 r T1 T0 Volume

T5 > T4 > T3 > T2 > T1 > T0


Grfico tridimensional P x V x T

RESERVADO

Captulo 1. Conceitos bsicos

possvel notar, no grfico anterior, que medida que a temperatura aumenta, indo de T0 para T5, a presso de vapor aumenta.

1.3. Escoamento
Diz-se que um escoamento se d em regime permanente, quando as propriedades do lquido, tais como temperatura, peso especfico, velocidade, presso, etc. so invariveis em relao ao tempo. 1.3.1. Regime laminar aquele no qual os filetes lquidos so paralelos entre si e as velocidades em cada ponto de um filete so constantes em mdulo e direo.

33

Linhas de fluxo paralelas entre si

1.3.2. Regime turbulento aquele no qual as partculas apresentam movimentos variveis, com diferentes velocidades em mdulo e direo de um ponto para outro no mesmo filete o que acarreta filetes no mais paralelos.

Fluxo turbulento

RESERVADO

Alta Competncia

1.3.3. Experincia de Reynolds Osborne Reynolds realizou, em 1833, diversas experincias, onde pode visualizar os diferentes tipos de escoamentos. Deixando a gua escorrer pelo tubo transparente juntamente com o lquido colorido, formou-se um filete nesse lquido. O movimento da gua est em regime laminar. Aumentando a vazo da gua, abrindo-se a vlvula, nota-se que o filete vai se alterando podendo chegar a difundir-se na massa lquida, nesse caso, o movimento esta em regime turbulento.
Lquido colorido

gua Vlvula

34

Filete do lquido colorido

Tubo transparente

Esses regimes foram identificados por um nmero adimensional.

Onde: Re = nmero de Reynolds; V = velocidade mdia de escoamento do lquido; D = dimetro interno da tubulao; = viscosidade cinemtica do lquido.

RESERVADO

Captulo 1. Conceitos bsicos

Limites do nmero de Reynolds para tubos Re < 2000 escoamento laminar 2000 < Re < 4000 escoamento transitrio Re > 4000 escoamento turbulento

Pode-se notar que o nmero de Reynolds um nmero adimensional, independendo, portanto do sistema de unidades adotado, desde que ele seja coerente. De uma forma geral, na prtica, o escoamento se d em regime turbulento. A exceo pode ser encontrada nos escoamentos com velocidades muito reduzidas ou com lquidos em alta viscosidade.

1.4. Vazo e velocidade


A vazo volumtrica (Q) de um lquido pode ser definida como o volume de lquido que escoa, por uma unidade de tempo, ou seja: volume Q = _________ tempo Essa mesma vazo pode ser determinada pela seguinte relao: Q = A V Onde: A = rea da seo reta da tubulao; V = velocidade na seo. O sistema internacional adota o m3/s. Contudo, em geral, so usadas as seguintes unidades: m3/h, l/mim, gpm (gales por minuto).

35

RESERVADO

Alta Competncia

1.4.1. Velocidade Embutido no conceito de vazo encontra-se a definio de velocidade. Se um lquido est escoando, suas partculas esto em movimento e possuem velocidade. Considere que uma seo reta de rea A de um duto qualquer (por onde escoa um lquido). Pode-se considerar que a velocidade mdia do lquido corresponde razo entre a vazo e a rea da seo transversal atravessada pelo lquido. O Sistema Internacional adota o m/s que comumente utilizado no clculo de vazes, na determinao do nmero de Reynolds etc. V= Q A
. 2 A= D 4

36
Velocidade Dimetro rea

1.5. Equao da continuidade


Consideremos o seguinte trecho da tubulao: A2

V2 Q2

A1

Q1 V1
Trecho da tubulao

RESERVADO

Captulo 1. Conceitos bsicos

A1 = rea da seo 1; A2 = rea da seo 2; V1 = velocidade na seo 1; V2 = velocidade na seo 2. 1 V1 A 1 2 V2 A 2 Se tivermos um lquido incompressvel, a vazo volumtrica que entra na seo 1 tambm ser igual vazo que sai na seo 2, ou seja: V1 A 1 V2 A 2 Essa equao valida para qualquer seo do escoamento, resultando assim numa expresso geral que a equao da continuidade para lquidos incompressveis: Q V1 A 1 V2 A 2 cte Pela equao anterior, nota-se que para uma determinada vazo escoando atravs de uma tubulao, uma reduo de rea acarretar um aumento de velocidade e vice-versa.

37

1.6. Carga total ou altura manomtrica total


A carga total definida pelo somatrio das cargas geomtrica de presso e de velocidade. 1.6.1. Carga geomtrica (Hg) A carga geomtrica definida pelo quociente entre a energia potencial de uma coluna de lquido e o seu peso. Considerando o sistema internacional onde a energia potencial dada pelo Joule e o peso definido por Newton, podemos concluir que:

RESERVADO

Alta Competncia

Carga geomtrica = Joule/ Newton Joule N m = =m Newton N

Hg =

Na equao anterior o Newton, simbolizado pela letra N (unidade de medida de fora), do numerador ser reduzido com o termo N no denominador resultando na distncia em metros, como uma medida de carga geomtrica. Sendo o Joule medido em N.m, podemos deduzir que a carga geomtrica, por simplificao ser obtida pela medida da cota (Z) de um ponto em relao a um determinado plano de referncia. No sistema internacional adota o metro(m).

38

1.6.2. Carga de presso (Hp) A carga de presso definida pela relao entre a presso esttica (P) de um lquido e o seu peso especfico (): P Hp = Considerando o sistema internacional, cuja presso definida por Pascal (N/m2) e o peso especfico por N/m3, podemos concluir que: Hp= N . m3 =m N m2

Da mesma forma que na carga geomtrica, a carga de presso expressa por uma medida linear em metro.

RESERVADO

Captulo 1. Conceitos bsicos

1.6.3. Carga de velocidade (Hv) A carga de velocidade definida pela relao entre a energia cintica de um lquido (m.v2/2) e o seu peso.
2 HV= V 2g

Onde: V = velocidade mdia do lquido no ponto em questo; g = acelerao da gravidade. Da mesma forma que nos casos anteriores, a carga de velocidade tambm expressa em metro.

39

1.7. Teorema de Bernoulli


O teorema de Bernoulli um dos mais importantes da mecnica dos lquidos e representa um caso particular da principio da conservao da energia. Considerando-se como hiptese um escoamento permanente (propriedades no variam com o tempo) de um lquido, sem receber ou fornecer energia e sem troca de calor, a energia total por unidade de peso, que a soma da carga de presso (Hp), carga geomtrica(Hg) e a carga de velocidade(Hv) em qualquer ponto do lquido constante, ou seja: Hg + Hp+ Hv = constante Essa relao pode ser expressa considerando que: p + __ V2 = constante z + __ 2g

RESERVADO

Alta Competncia

Considerando a ilustrao a seguir:


Plano de carga total

V1 2g

V22
Linha piezom trica

2g

p1

A1 Z1

A2 V2
Plano de referncia

Z2

A linha piezomtrica determinada pela soma dos termos para cada seo:

40

P1 + ___ V21 Z1 + ___ 2g

)=(

P2 + ___ V21 Z2 + ___ 2g

1.7.1. Teorema de Bernoulli para lquidos reais No item anterior, consideramos a hiptese de um lquido perfeito, no levando em conta o efeito das perdas de energia por atrito do lquido que variam com a tubulao, viscosidade, etc. Considerandose lquidos reais, faz-se necessria a adaptao do Teorema de Bernoulli, introduzindo-se uma parcela representativa destas perdas, como mostrado a seguir:
Plano de carga total

V12 2g p1

Linha d

e carga

total

Hp
V22 2g
Carga total

Linha piezom

trica

V1 A1

Tubu la

p2
A1 V2 Z2

Z1
Plano de referncia

Carga total

V1

Tubu la

p2

RESERVADO

Captulo 1. Conceitos bsicos

V V Z + ___ + ___ (Z + ___ + ___ 2g ) + H 2g ) = (


2

P1

P2

O termo Hp a energia perdida pelo lquido, por unidade de peso, no escoamento do ponto (1) ao ponto (2).

1.8. Perda de cargas em tubulaes


A perda de carga no escoamento em uma tubulao ocorre devido ao atrito entre as partculas fluidas com as paredes do tubo e mesmo devido ao atrito entre as prprias partculas desse lquido. Em outras palavras, uma perda de energia ou de presso entre dois pontos de uma tubulao. A ilustrao a seguir apresenta uma tubulao onde um lquido circula do ponto 1 para o ponto 2. Os dois manmetros permitem perceber que h uma perda de carga. O manmetro P1 registra uma presso maior que o manmetro P2. Essa diferena corresponde a perda de carga. P1 P2

41

P1 > P2

1.8.1. Tipos de perda de carga Basicamente as perdas de carga podem ser classificadas em: a) Perdas distribudas; b) Perdas localizadas.

RESERVADO

Alta Competncia

As perdas de carga distribudas so aquelas que ocorrem em trechos retos de tubulaes. As perdas de carga distribudas no escoamento em tubulaes podem ser determinadas atravs das medidas de presso. Por outro lado, estas perdas podem ser calculadas atravs de frmulas experimentais ou empricas, conhecendo-se as dimenses da tubulao, caractersticas do lquido, conexes etc. Para a determinao da perda de carga distribuda para um lquido incompressvel devem ser consideradas as seguintes variveis: Perda de carga distribuda; Comprimento do trecho reto do tubo; Dimetro interno da tubulao; Velocidade mdia do escoamento; Coeficiente de atrito; Acelerao da gravidade. O coeficiente de atrito f um coeficiente adimensional, que funo do Nmero de Reynolds e da rugosidade relativa. A rugosidade relativa definida como a relao entre a rugosidade do material e o dimetro interno da tubulao. As perdas localizadas so perdas de presso ocasionadas pelos acessorios e singularidades ao longo da tubulao, tais como curvas, vlvulas, derivaes, redues, expanses etc.

42

RESERVADO

Captulo 1. Conceitos bsicos

P1

P1 > P2

P2

Perda de carga em um acessrio

De um modo geral, todas as perdas de carga localizadas podem ser expressas sob a forma:
2 hp = k . V 2.g

43
O coeficiente de perda de carga K obtido experimentalmente. Existem tabelas que fornecem estes valores padronizados conforme o tipo de acessrio utilizado. A seguir apresentamos uma tabela com alguns exemplos de valores de perda de carga (K) considerando o tipo de pea ou singularidade na tubulao.
Tipo de curva ou pea Ampliao gradual Bocais Comporta aberta Controlador de vazo Cotovelo de 90 Cotovelo de 45 Crivo Curva de 90 Curva de 45 Curva de 22,5 Entrada normal em canalizao Entrada de borda Pequena derivao K 0,30 2,75 2,50 2,50 0,90 0,75 0,40 0,40 0,20 0,10 0,50 1,00 0,03 Tipo de curva ou pea Juno Medidor Venturi Reduo gradual Registro de ngulo aberto Registro de Gaveta aberto Registro de Globo aberto T, passagem direta T, passagem de lado T, sada de lado T, sada bilateral Vlvula de p Vlvula de reteno Velocidade K 0,40 2,50 0,15 5,00 0,20 10,0 0,60 1,30 1,30 1,80 1,75 2,50 1,00

RESERVADO

Alta Competncia

Reentrante ou de borda k = 1,0

Normal k = 0,5 V

Forma de sino k = 0,05

Reduo k = 0,10

Tipos de sada de tanque e seus respectivos valores para k

44

A soma das perdas de carga distribudas em todos os trechos retos da tubulao e as perdas de carga localizadas em todas as curvas, vlvulas, junes etc. so chamadas de perdas de carga Total. Esta ltima de fundamental importncia para a determinao da curva do sistema que retrata a quantidade de energia por unidade de peso requerida pelo sistema para cada vazo.

RESERVADO

Captulo 1. Conceitos bsicos

1.9. Exerccios
1) Cite trs propriedades envolvidas no estudo de sistemas de bombeamento. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ________________________________________________________________ 2) Descreva o princpio estabelecido pela equao da continuidade. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ________________________________________________________________ 3) Explique por que ocorre a perda de carga em uma tubulao e indique os dois tipos fundamentais desse fenmeno. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ________________________________________________________________ 4) Assinale a opo que contm o parmetro correto para o nmero de Reynolds (Re) em tubulaes. Escoamento laminar ( ) ( ) ( ) ( ) Re < 2000 Re > 200 Re > 2000 Re < 200 transitrio 2000 < Re < 4000 200 < Re < 400 2000 > Re > 4000 200 < Re < 400 turbulento Re > 4000 Re < 400 Re > 4000 Re > 400

45

RESERVADO

Alta Competncia

1.10. Glossrio
Adimensional - parmetro que no necessita de uma unidade de medida para poder oferecer uma avaliao. Cavitao - formao de bolhas de vapor ou de um gs em um lquido por efeito de foras de natureza mecnica. Cisalhamento - tipo de tenso gerada por foras aplicadas em sentidos opostos em relao a um fluido ou slido. Linha piezomtrica - lugar geomtrico que representa a soma da carga de presso e da carga potencial. Mdulo - intensidade de uma grandeza acompanhada da unidade de medida correspondente.

46

RESERVADO

Captulo 1. Conceitos bsicos

1.11. Bibliograa
LIMA, Epaminondas Pio Correia. A mecnica das bombas. Grfica Universitria. MACKAY, Ross. The Pratical Pumping Handbook. Elsevier Advanced Technology. MATTOS, Edson Ezequiel de; FALCO, Reinaldo de. Bombas Industriais. 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia, 1998. SILVA, Marcos Antonio da. Manual de Treinamento da KSB Bombas Hidrulicas S/A. 4 ed. SULZER PUMPS LTDA. Suzer centrifugal Pump Handbook. 2th ed. Elsevier.

47

RESERVADO

Alta Competncia

1.12. Gabarito
1) Cite trs propriedades envolvidas no estudo de sistemas de bombeamento. Massa especfica; Peso especfico; Densidade; Viscosidade; Presso; Escoamento; Vazo e velocidade. 2) Descreva o princpio estabelecido pela equao da continuidade. Um lquido incompressvel escoando em uma tubulao tem a sua vazo volumtrica constante em qualquer seo desta tubulao. Ou seja:

48

3) Explique por que ocorre a perda de carga em uma tubulao e indique os dois tipos fundamentais desse fenmeno. A perda de carga no escoamento de um lquido por uma tubulao ocorre devido ao atrito entre as partculas uidas com as paredes do tubo e mesmo devido ao atrito entre as prprias partculas desse lquido. Em outras palavras, uma perda de energia ou de presso entre dois pontos de uma tubulao. Existem dois tipos bsicos de perdas de carga: Perdas distribudas; Perdas localizadas. 4) Assinale a opo que contm o parmetro correto para o nmero de Reynolds (Re) em tubulaes. Escoamento laminar (X) ( ( ( ) ) ) Re < 2000 Re > 200 Re > 2000 Re < 200 transitrio 2000 < Re < 4000 200 < Re < 400 2000 > Re > 4000 200 < Re < 400 turbulento Re > 4000 Re < 400 Re > 4000 Re > 400

RESERVADO

Bombas centrfugas

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Identificar os conceitos de fora centrfuga e fora centrpeta; Identificar o princpio de funcionamento das bombas centrfugas, seus principais componentes, tipos construtivos e respectivos campos de aplicao.

RESERVADO

Captulo 2

Alta Competncia

50

RESERVADO

Captulo 2. Bombas centrfugas

2. Bombas centrfugas

s bombas centrfugas so um dos tipos mais comuns de equipamentos em instalaes industriais, sendo amplamente usadas em diversas aplicaes. As bombas dgua, usadas em residncias e prdios para elevar a gua at as caixas dgua, so um exemplo cotidiano de bombas centrfugas. As bombas centrfugas trabalham, em geral, combinadas com um motor eltrico ou a diesel. O estudo das bombas centrfugas exige alguns conceitos bsicos da mecnica que serviro como subsdios para o entendimento do funcionamento desses equipamentos.

2.1. A fsica Newtoniana e as bombas centrfugas 51


Todas as mquinas e equipamentos mecnicos que envolvem rotao, movimento e contato, esto relacionados tambm com foras inerciais, gravitacionais, centrfugas, centrpetas, de atrito, de compresso e etc. Essa parte da fsica, conhecida como mecnica, comeou a ser desvendada pelos estudos pioneiros de Galileu, mas esses princpios foram definitivamente explicados, por volta do sculo XVII, graas a Isaac Newton.

2.2. Conceito de fora


Na fsica clssica uma fora uma entidade fsica capaz de alterar o estado de repouso ou movimento de um corpo ou mesmo promover a sua deformao. Uma fora pode agir por contato ou atravs de um campo, ou seja, distncia. Newton percebeu que havia uma ntima relao entre fora e movimento e props trs leis fundamentais do movimento, tambm chamadas leis fundamentais da Dinmica. Dentre essas leis est o princpio da inrcia que interfere diretamente no conceito de foras centrfugas e centrpetas, necessrios para a compreenso das bombas centrfugas objeto desse estudo.

RESERVADO

Alta Competncia

2.3. Inrcia, fora centrfuga e fora centrpeta


Em nosso cotidiano, a partir da observao emprica dos fenmenos, acabamos formando a percepo de que as foras tendem a enfraquecer at parar. Temos essa idia observando uma bola lanada em um campo que gradualmente vai perdendo fora at interromper o seu movimento. Isaac Newton, contudo, descobriu que essa percepo estava relacionada a ao do atrito exercido pelas superfcies de contato com os objetos e corpos. A partir disso teorizou que se no houvesse atrito e resistncia do ar a energia transferida para o corpo em movimento tende a ser constante, mantendo o corpo em movimento retilneo uniforme (constante). A partir dessa idia ele formulou o seguinte conceito para a inrcia:

52

IMPORTANTE! Um corpo em movimento tende a se deslocar em linha reta e com velocidade constante, sempre que foras externas no atuem fazendo-o mudar de direo. Entretanto, da mesma forma, os corpos tendero a manter o seu estado de repouso, caso no haja interferncia por foras acessrias. Imagine, por exemplo, uma bola rolando pela calada e se aproximando da esquina. Quando ela chegar esquina, tender a seguir em linha reta e no far a curva automaticamente. Para alterar-lhe a trajetria, de tal forma que ela contorne a esquina, ser necessria a aplicao uma fora como, por exemplo, um chute. Entretanto, se nenhuma fora aplicada, a bola continuar se deslocando em linha reta, sem alteraes. Esta fora que tende a manter a bola em movimento retilneo denominada inrcia.

RESERVADO

Captulo 2. Bombas centrfugas

A fora centrfuga, na verdade, apenas a manifestao da fora inercial quando observamos o fenmeno a partir da modificao da trajetria pela fora aplicada. Desse ponto de vista, a inrcia parece uma fora que tenta arremessar o corpo em movimento para fora. A manifestao da inrcia pode ser observada na ilustrao a seguir no qual uma bola (representando um corpo mvel) tem a sua trajetria desviada para a esquerda. Nesse esquema a seqncia de crculos representa a trajetria retilnea tpica dos fenmenos inerciais.
A inrcia de um corpo em movimento
Trajetria inrcial do corpo,caso Trajetria nenhuma inrcial do outra fora seja aplicada corpo,caso nenhuma outra fora seja aplicada Fora aplicada Fora aplicada

Fora inicial que gera o Fora estado de movimento inicial que gera o estado de movimento

SeSe o mesmo for o mesmofenmeno fenmeno for observado do do novo ponto de de vista, a observado novo ponto vista, SeSe o mesmo fenmeno for o mesmo fenmeno for inrcia parecer arremessar o a inrcia parecer arremessar observado do novo ponto de de vista, a observado do novo ponto corpo para fora resultando na vista, o corpo fora resultando inrciapara parecer arremessar o a percepo inrcia parecer da fora arremessar centrfuga. corpo para fora resultando na na percepo da fora centrfuga. o corpo para fora resultando na percepo da fora centrfuga.
percepo da fora centrfuga.

O fenmeno observado do ponto de vista anterior a mudana na trajetria indicando a manifestao inercial

O mesmo fenmeno observado do ponto de vista posterior a mudana na trajetria indicando a manifestao da fora centrfuga

Agora, imagine que a bola est se deslocando em um crculo em torno de um ponto fixo. A bola ainda se mover em linha reta, a menos que seja aplicada uma fora que mude sua direo. Deslocarse em um crculo como virar a esquina constantemente, portanto, uma fora tem que ser aplicada constantemente na bola para mantla mudando de direo. A fora que aplicamos para manter a bola mudando constantemente de direo denominada fora centrpeta. A fora centrpeta empurra a bola em direo ao centro de um percurso circular.

Fo a ad adlic licap apa a r rFo

53

RESERVADO

Alta Competncia

Fora centrpeta agindo sobre um corpo em movimento

Trajetria inercial da bola se nenhuma fora externa atuasse (fora centrfuga)

Fora centrpeta

Nova trajetria resultante da ao da fora centrpeta

54

Na ilustrao anterior, as setas largas representam a trajetria retilnea da bola que precisa ser constantemente atualizada atravs da interferncia da aplicao de foras (fora centrpeta) que ajudam o corpo mvel a descrever um movimento curvilneo. Obviamente, por uma questo de simplicidade de representao foram apontados no esquema apenas seis (6) eventos pontuais de aplicao de fora centrpeta, contudo, em um objeto que gira em torno do prprio eixo precisa sofrer constantemente a ao de foras centrpetas. Quando a fora externa (centrpeta) retirada, a bola passa a se deslocar novamente em movimento retilneo, devido inrcia. Observe a ilustrao, a seguir, que representa o fenmeno em questo.

RESERVADO

Captulo 2. Bombas centrfugas

Fora centrpeta e fora centrfuga (inrcia)


A inrcia tender a manter o corpo em movimento retilneo

Fora aplicada A Fora aplicada

Fora aplicada B

Fora aplicada C E

A partir desse ponto a fora centrpeda para de ser exercida sobre a bola.

Fora aplicada D Fora aplicada

O esquema anterior demonstra a ao da fora centrpeta (fora aplicada) sobre um corpo em movimento at o instante E. Nesse ponto a fora centrpeta, ao deixar de contrapor inrcia, permite que ela se manifeste, fazendo que o corpo assuma o movimento retilneo. Um bom exemplo da relao entre as foras centrfuga e centrpeta o esporte olmpico denominado lanamento do martelo. Nessa prova de atletismo, o atleta segura uma empunhadura presa por um arame a uma bola de ferro. Durante o arremesso, gira a bola e solta a ala, em determinado momento, permitindo que o martelo seja lanado.
Relao entre as foras centrpeta e centrfuga no lanamento do martelo

55

A Ponto fixo de rotao

Ponto fixo de rotao

RESERVADO

Alta Competncia

No esquema anterior o cabo que est preso bola representa a fora centrpeta (seta pontilhada) e mantm a bola constantemente mudando de direo e se movendo em crculo. Quando o atleta (ponto fixo de rotao) solta a ala, a fora centrpeta (resistncia do cabo) deixa de atuar, permitindo que a fora de arremesso (fora centrfuga) aja sobre a bola. A partir do ponto do lanamento, o martelo descreve uma trajetria ascendente devido ao da inrcia. A ilustrao A representa uma situao de equilbrio entre a manifestao das foras centrpeta representada pelo cabo e a fora centrfuga representada pelo movimento de giro do atleta. A ilustrao B representa uma situao de desequilbrio na qual a fora centrpeta eliminada, pela liberao da ala, e a fora centrfuga se manifesta na forma de inrcia lanando o martelo grande distncia.

56

ATENO
Pela lei da inrcia, um objeto sempre tende a se deslocar em uma linha reta. Para que esta trajetria mude, como uma bola em um crculo, preciso uma fora que mude a direo agindo constantemente sobre a bola. Se em algum momento a fora que age sobre a bola for removida, a bola passar a se deslocar em uma linha reta para fora do centro de sua rotao. A fora que faz com que a bola se desloque em uma linha reta para fora de um ponto fixo de rotao denominada fora centrfuga (inrcia).

2.4. Acelerao e acelerao centrfuga


O conceito de acelerao tambm um pr-requisito importante para a compreenso do funcionamento das bombas centrfugas. O conceito fsico de acelerao define que: A acelerao pode ser compreendida como a variao positiva ou negativa da velocidade de um corpo em movimento.

RESERVADO

Captulo 2. Bombas centrfugas

Quando traduzimos esse conceito para a linguagem cotidiana dizemos que a acelerao existe sempre que um corpo ou objeto em movimento aumenta ou diminui sua velocidade. Pode parecer estranho ao senso comum, mas a reduo da velocidade um tipo de acelerao a acelerao negativa. Da mesma forma podemos afirmar que a acelerao centrfuga a variao da velocidade de um objeto quando este, ao girar em torno de um ponto fixo, se desloca para perto ou para longe dele. O exemplo do lanamento do martelo pode ser usado tambm para ilustrar o conceito de acelerao centrfuga. Imagine que o atleta mantm a bola girando em torno de si mesmo, com velocidade equivalente a 1(uma) rotao por segundo. Lembre que a velocidade corresponde distncia percorrida em um determinado perodo de tempo. Logo, a velocidade da bola ser igual distncia percorrida por ela e dividida pelo tempo de deslocamento. Observe a ilustrao a seguir e leia os comentrios Suponha que a bola do martelo descreva uma circunferncia de 1m ao final do giro. Considere, hipoteticamente, que a bola complete cada volta em um tempo de 1 segundo. Portanto, poderemos concluir que a velocidade de giro do martelo 1 metro por segundo (1m/s).
1m

57

Circunferncia = 1m

RESERVADO

Alta Competncia

Considere que o atleta trocou de martelo e que o cabo permita agora que a bola descreva uma circunferncia de 3m. Imagine que, apesar do crculo ser maior, que o atleta consiga manter o tempo de 1 segundo. Nessa situao podemos concluir que a velocidade de giro do martelo 3 metros por segundo (3m/s).

3m B

Circunferncia = 3m

58

A partir dos exemplos descritos, podemos perceber que a bola mantm um ciclo constante de rotaes por segundo. Contudo, na ilustrao B a bola se afastou do ponto fixo, aumentou a distncia percorrida, percorrendo uma distancia trs vezes maior do que no primeiro exemplo, entretanto, o faz no mesmo intervalo de tempo. Portanto, sua velocidade trs vezes maior do que no exemplo A. Assim, dizemos que houve uma acelerao positiva da velocidade, ou seja, um aumento.

2.5. Acelerao centrfuga e bomba centrfuga


necessrio estabelecer, agora, algumas correlaes desses fenmenos fsicos com o tema dessa apostila, tentando contextualizar os conceitos desenvolvidos at aqui. Uma bomba centrfuga um equipamento mecnico que usa o princpio da fora centrfuga para transformar energia mecnica (do eixo) em energia cintica e em energia de presso, posteriormente, a parcela cintica transformada em presso internamente na voluta. Assim, em uma bomba centrfuga, da mesma forma que no exemplo da bola, o lquido entra no centro (olho) de um conjunto de ps giratrias (impelidor). Este impelidor est fixado a um eixo, que por sua vez acionado, normalmente, por motor.

RESERVADO

Captulo 2. Bombas centrfugas

Viso em corte de uma bomba centrfuga


sada olho de suco do impelidor

Ps ou palhetas do impelidor

Carcaa da bomba (voluta)

Impelidor ou impulsionador

59
O esquema anterior apresenta as partes internas bsicas de uma bomba centrfuga: a carcaa (estrutura), o impelidor com suas ps ou palhetas e o olho de suco do lquido. Imagine agora que o motor o atleta do nosso exemplo do arremesso do martelo. O motor mantm o impelidor e suas ps curvas girando a uma quantidade constante de rotaes por segundo. O impelidor, alimentado pelo motor, faz girar o lquido da mesma forma que o cabo do martelo faz a bola girar movido pela fora do atleta. Esse movimento de rotao produz uma fora centrfuga sobre o liquido, acelerando-o continuamente desde o olho (raio menor) ate s extremidades das ps (maior raio) onde finalmente atingem a carcaa. Os lquidos, de forma semelhante bola do martelo, tambm se deslocam em uma determinada direo, a menos que alguma fora atue sobre eles. Se um lquido estiver fluindo em torno de um ponto fixo, ele tender a se deslocar para fora impulsionado pela fora centrfuga.

RESERVADO

Alta Competncia

Esquema mostrando o interior de uma bomba centrfuga


Sada A rotao das ps inicia o processo de centrifugao gerando uma regio de baixa presso no olho do impelidor.

A gua lanada para fora pela fora centrfuga

Impelidor

60

Captulo 2. Bombas centrfugas

Converso da energia cintica em presso na descarga da bomba


Sada

61

Alta Competncia

1 Etapa

Ao ser ligada a bomba, a rotao cria, inicialmente, uma zona de baixa presso devido centrifugao do lquido na regio central do impelidor (olho). O lquido centrifugado deixa a sua posio vazia. Imediatamente outra poro ocupa sua posio e centrifugada. A sucesso desses eventos cria um uxo continuo pela bomba. O lquido centrifugado caminha para as extremidades do impelidor, ganhando energia de presso e energia cintica. O lquido, aps a sada do impelidor, entra na voluta onde h uma moderada transformao da parcela de energia cintica em energia de presso. Por m, na regio difusora, o restante da energia cintica quase totalmente transformada em energia de presso. Na maioria das bombas a maior transformao obtida nesta etapa.

2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa

5 Etapa

Esquema mostrando o interior de uma bomba centrfuga

62
3 Etapa 1 Etapa 5 Etapa

4 Etapa 2 Etapa

2.6.1. Exemplo prtico da variao da velocidade e trajetria de uma partcula do lquido no interior de uma bomba A ilustrao a seguir representa a trajetria da partcula do lquido do ponto 1 (olho do impelidor) ao ponto 4 (descarga). A linha assinalada representa a trajetria da partcula ao longo do seu deslocamento. Para efeito de simplificao adotamos uma partcula para representar o comportamento do lquido como um todo.

RESERVADO

Captulo 2. Bombas centrfugas

medida que a partcula se desloca do incio das ps (1) para a extremidade das ps (2), a sua velocidade aumenta. Da extremidade da p (2) at garganta (3) ocorre uma reduo parcial da velocidade com uma conseqente converso em energia de presso. Do ponto (3) ao ponto (4) ocorre uma acentuada converso de velocidade em energia de presso. nesse ltimo estgio que a presso de descarga atinge o valor necessrio para o deslocamento do lquido na vazo requerida pelo sistema. O esquema a seguir traduz o comportamento da velocidade de uma partcula de um lquido ao longo da sua trajetria no interior de uma bomba. Os pontos 0, 1, 2, 3 e 4 representam, respectivamente: 0) Partcula no (flange de suco); 1) Entrada no impelidor;

63
2) Entrada na voluta ; 3) Entrada do difusor (garganta da voluta); 4) Sada da partcula (flange de descarga).
4 1 Voluta 0 3 2 Impelidor

Corte transversal tpico de uma bomba centrfuga

Corte da voluta mostrando a trajetria da partcula do lquido

Os pontos identificados no esquema anterior aparecem no grfico a seguir demonstrando o comportamento da velocidade do lquido durante sua trajetria na bomba.

RESERVADO

Alta Competncia

Velocidade absoluta (m/s)

Sada do impelidor)

20 15 10 5
1
Entrada no impelidor

Garganta da voluta

Flange de suco

Flange de descarga

Perfil de velocidade ao longo do interior de uma bomba

64

O grfico acima, ao utilizar os mesmos pontos indicados na ilustrao anterior, permite estabelecer correlaes entre a velocidade do lquido na bomba (representado pela partcula-ponto) em cada uma das regies (0, 1, 2, 3 e 4), com a converso de energia cintica em energia de presso. O lquido ao entrar do flange de suco apresenta uma baixa velocidade. Com a rotao do impelidor a partcula vai ganhando velocidade representada pela curva ascendente (1- 2). A partir da sada do lquido do impelidor (ponto 2) a energia cintica comea a ser convertida em energia de presso. Essa converso gradualmente maior at a sada do lquido da bomba no flange de descarga. Nesse ponto (4) grande parte da energia cintica foi convertida em energia de presso.

2.7. Componentes da bomba centrfuga


Existe uma grande diversidade de bombas centrfugas. Entretanto, alguns componentes so comuns grande maioria de modelos de tipo. A seguir apresentaremos, a ttulo de exemplificao, uma viso em corte de uma bomba centrfuga de simples estgio (um nico impelidor) e seus principais componentes.

RESERVADO

Captulo 2. Bombas centrfugas

Principais componentes de uma bomba centrfuga (em corte)


Luva protetora de eixo Descarga Tampa de presso

Preme gaxeta

Anel de desgaste

Rolamento

Bucha de garganta Eixo Suco

Carcaa

Impelidor

Gaxeta Anel defletor Anel de lanterna

Mancal

65

A) Carcaa A carcaa responsvel pela conteno do volume crescente do lquido oriundo do impelidor e pela transformao de parte da energia cintica em energia de presso durante a conduo do lquido at o canal divergente da descarga (difusor). A taxa de crescimento da rea de passagem do lquido na carcaa proporcional quantidade de lquido recebido da periferia do impelidor. Favor copiar a figura abaixo exatamente como est.
Componentes da carcaa Estrutura bsica da carcaa
Voluta

Flange de sucao; Voluta; Flange de descarga.

Flange de descarga

Flange de suco

RESERVADO

Alta Competncia

A voluta em destaque
A voluta aumenta a rea de seo transversal na direo da descarga

O dimetro da voluta aumenta gradativamente em direo ao bocal de descarga. O lquido entra na voluta em alta velocidade e uma certa presso. O lquido sai da voluta e entra no oleoduto a uma velocidade baixa e sob uma presso mais alta.

Sentido de rotao

Impelidor Carcaa de voluta Descarga

Os principais tipos de carcaa existentes so:

66

Tipo de carcaa

Estrutura bsica

Carcaa em voluta simples

Carcaa em dupla voluta

10

RESERVADO

Captulo 2. Bombas centrfugas

Tipo de carcaa

Estrutura bsica

Carcaa com ps difusoras

B) Impelidor Os impelidores, tambm chamados de rotores, so responsveis por ceder energia ao lquido, seguindo padres que esto relacionados com o perfil hidrulico construtivo.

67
Componentes do impelidor
Capa

Ps do Impelidor

Olho

Eixo

Os impelidores em uma bomba de mltiplos estgios podero estar dispostos nos arranjos das ps no tipo tandem ou back-to-back ilustrados a seguir.

RESERVADO

Alta Competncia

Suco da bomba

Arranjo back-to-back

Descarga Suco

Descarga da bomba

Suco da bomba

Arranjo em Tandem

Descarga

68
C) Eixo

Suco

O eixo o elemento estrutural que sustenta o(s) impelidores. Ele responsvel pela transmisso de potncia do acionador para o(s) impelidor(es). D) Mancais Os mancais so os elementos que sustentam o eixo e o(s) impelidor(es), permitindo que a transmisso de torque se estabelea em nveis mnimos de atrito. Podem ser de rolamentos ou de deslizamento. Suas velocidades devem ser estabelecidas dentro de critrios definidos nas normas tcnicas (por exemplo, API 610 - American Petroleum Institute). A escolha e combinao funo basicamente da velocidade tangencial do eixo, das cargas (vida do rolamento) e da densidade de energia, dada pelo produto entre a potncia e a rotao da bomba.

RESERVADO

Captulo 2. Bombas centrfugas

Esquema de um rolamento em corte


Anel de trava Anel de trava Gaiola ou Gaiola ou Espaador Espaador Rebite Rebite Dia. Externo Dia. Inteiro Dia. Mdio
Dia. Externo Dia. Inteiro Dia. Mdio Largura

Elementos de um rolamento
Anel externo Anel externo
SeloSelo

Largura

Blindagem Ou selagem Ou selagem

Blindagem

Anel interno Anel interno Espaador Espaador

Esfera Esfera

Anel Anel guiaguia

Anel Anelinterno interno Pista Pistainterna interna Pista Pistaexterna externa Anel externo

Elementos rolantes Elementos rolantes

Anel externo

Chanfro

Chanfro

Mancal

69

Movimento do ramo do leo

Mancal de deslizamento

E) Vedao A vedao serve para manter vazamentos mnimos ou, em alguns casos, estanqueidade entre o lquido de processo e a atmosfera. A definio do tipo de vedao (gaxeta ou selo mecnico) e os materiais empregados dependem de uma anlise da bomba, do lquido e da interao destes e do processo de bombeamento.

RESERVADO

Alta Competncia

F) Preme-gaxeta Tambm conhecida como sobreposta, a preme-gaxeta responsvel pelo ajuste das gaxetas (elemento de vedao mais usual nestes tipos de bombas) quando as mesmas comeam a se desgastar. atravs dela que se regula o aperto das gaxetas. Este ajuste pode ser feito com a bomba em funcionamento e no dever ser em demasia a ponto de vedar completamente o vazamento do lquido. G) Anis de desgaste Os impelidores no podem tocar na carcaa, mas em contrapartida h um compromisso em manter uma folga controlada entre o olho do impelidor e a carcaa. Os anis de desgaste consistem de anis bipartidos ou no, instalados no impelidor e/ou na carcaa, e que atuam como peas de sacrifcio com o objetivo de reduzir a recirculao entre impelidores adjacentes contribuindo para a manuteno da eficincia da bomba, bem como evitando problemas na suco. A partir do momento que essas folgas aumentam, eles devero ser substitudos.
Recirculao de lquido pela folga entre o impelidor e a carcaa.

70

RESERVADO

Captulo 2. Bombas centrfugas

Detalhe sem anel de desgaste


Impelidor Impelidor

Detalhe com anel de desgaste


Impelidor Impelidor

Carcaa Carcaa

Carcaa Carcaa

Anel de Anel de desgaste desgaste

H) Bucha de garganta A bucha de garganta, tambm denominada de bucha de fundo, fica localizada no fundo da caixa de selagem. Sua funo reduzir a presso na caixa de selagem, vinda da parte traseira do impelidor. Esse componente atua restringindo o fluxo nesta regio e, consequentemente, reduz a exposio da caixa aos efeitos abrasivos de lquidos contendo slidos em suspenso. I) Anel de Lanterna O anel de lanterna consiste de um anel bipartido instalado na caixa de selagem com o objetivo de permitir a injeo de lquido para selagem e refrigerao da regio de vedao, e evitar a entrada de ar para o interior da bomba para aquelas que operam presso negativa na suco. Ele evita o desgaste prematuro do eixo/luva na regio de selagem quando o lquido bombeado contm slidos em suspenso.
Anel de lanterna

71

RESERVADO

Alta Competncia

J) Difusor Grande parte das bombas de simples estgio utiliza carcaa em voluta, principalmente devido a sua boa eficincia, baixo custo e simplicidade. Os difusores so responsveis em receber o lquido na periferia do impelidor e atravs de um canal divergente (seo crescente) formado por ps difusoras fixadas na carcaa e converter parte da energia cintica em energia de presso. Em bombas de mltiplos estgios, as ps difusoras exercem um papel secundrio, porm no menos importante, de separar os estgios (impelidores) e reorientar o fluxo da descarga de um impelidor para o olho do estgio seguinte.

72

K) Luvas As luvas de eixo tm por funo bsica proteger o eixo de eroso, corroso e desgaste. O mais comum proteger o eixo na regio da caixa de selagem. As luvas que possuem outras funes recebem nomes especiais, como por exemplo, luvas espaadoras ou luvas de estgio que so usadas em bombas de mltiplos estgios com o objetivo de espa-los e mant-los na posio corretas.

RESERVADO

Captulo 2. Bombas centrfugas

Veja na ilustrao a seguir, uma bomba de mltiplos estgios:


Principais componentes de uma bomba de mltiplos estgios
Flange de descarga Luva de estgio

Difusor Anel de desgaste Carcaa

Rolamento

Eixo

Luva protetora do eixo

Suporte de mancal

Impelidores Corpos de estgio

73 2.8. Classicao das bombas centrifugas


As bombas podem ser classificadas quanto: A direo do fluxo em relao ao eixo; A posio de trabalho; Ao nmero de estgios; Ao tipo de suco do primeiro estgio; A partio da carcaa. A seguir apresentaremos de forma bastante objetiva alguns exemplos de desenhos bsicos de cada tipo:

RESERVADO

Alta Competncia

a) A direo do fluxo em relao ao eixo: radial, misto e axial;


Quanto direo do Fluxo

Fluxo misto

74

Fluxo radial

Fluxo axial

RESERVADO

Captulo 2. Bombas centrfugas

b) A posio de trabalho: horizontais ou verticais;


Quanto posio de trabalho

Bomba centrifuga horizontal

75
Bomba centrifuga vertical

RESERVADO

Alta Competncia

c) Ao nmero de estgios: nico estgio (impelidor) ou mltiplos estgios;


Quanto ao nmero de estgios ou impelidores

nico estgio

76
Mltiplos estgios (quatro impelidores)

d) Ao tipo de suco do primeiro estgio: suco simples ou dupla suco;


Quanto ao tipo de suco do primeiro estgio Suco simples Dupla suco

RESERVADO

Captulo 2. Bombas centrfugas

e) A partio da carcaa: axialmente bipartida e radialmente bipartida;


Quanto partio da carcaa

Carcaa axialmente bipartida

Carcaa radialmente bipartida

77

2.9. Tipos construtivos, caractersticas e campos de aplicao


Apresentaremos, a seguir, objetivamente, os principais tipos construtivos de bombas centrfugas, bem como os seus respectivos campos de aplicao e caractersticas dentro de dois grandes grupos de bombas: as bombas horizontais e as verticais. 2.9.1. Bombas horizontais As bombas de eixo horizontal, suco horizontal e recalque vertical so as unidades mais utilizadas nas execues de bombeamentos.

RESERVADO

Alta Competncia

Bombas horizontais, radialmente bipartidas, com impelidor em balano

Campo de aplicao:

Normalmente encontradas nos sistemas transferncia de leo, sistema de injeo de gua (bomba booster), circulao de gua quente, sistema de combate a incndio etc.; Bombas horizontais, radialmente bipartidas, com nico impelidor entre mancais com suco dupla.

78
Campo de aplicao:

So encontradas em sistemas de transferncia de leo.

Bombas horizontais, axialmente bipartidas, com nico impelidor entre mancais com suco dupla

Campo de aplicao:

Encontradas no sistema de captao de gua, sistema de ofoading, sistema de combate a incndio etc.

RESERVADO

Captulo 2. Bombas centrfugas

Bombas horizontais, radialmente bipartidas, com mltiplos impelidores (estgios) entre mancais com suco dupla ou simples no primeiro estgio

Campo de aplicao:

Encontradas nos sistemas transferncia de leo e de injeo;

Bombas horizontais, axialmente bipartidas, de mltiplos impelidores (estgios) entre mancais com suco dupla ou simples no primeiro estagio

79

Campo de aplicao:

Aplicadas em sistemas de transferncia de leo e injeo de gua;

2.9.2. Bombas verticais As bombas de eixo vertical, suco horizontal e recalque vertical so montadas em mancais de apoio e utilizadas na maioria dos casos de captao de gua.

RESERVADO

Alta Competncia

Bombas verticais, radialmente bipartidas, com impelidor em balano

Campo de aplicao:

So encontradas como bombas booster do sistema de injeo, nos sistemas de gua quente e de captao;

80

Bombas verticais, axialmente bipartidas, com nico impelidor entre mancais com suco dupla

Campo de aplicao:

Aplicaes em sistemas de captao de gua, sistema de ofoading, sistema de combate a incndio etc. Geralmente utilizada quando o espao de montagem para o conjunto reduzido.

RESERVADO

Captulo 2. Bombas centrfugas

Bombas verticais, com eixo prolongado, radialmente bipartidas, com nico impelidor de suco simples ou dupla

Campo de aplicao:

Aplicaes em sistemas de captao de gua, sistema de ofoading, sistema de combate a incndio etc.

81
Bombas verticais, com eixos prolongados, radialmente bipartidas, com mltiplos estgios (impelidores) com suco simples

Campo de aplicao:

Utilizada em Slop, sistema de combate a incndio, sistema de captao de gua e sistema de transferncia de leo;

RESERVADO

Alta Competncia

Bombas verticais, com motores eltricos submersos, radialmente bipartidas, com nico impelidor ou mltiplos estgios com suco simples

Campo de aplicao:

Impelidores da bomba

Captao de gua do mar e elevao articial - BCS

Motor da bomba

82

RESERVADO

Captulo 2. Bombas centrfugas

2.10. Exerccios
1) Complemente as lacunas das frases, a seguir, identificando se dizem respeito ao conceito de fora centrfuga ou centrpeta: a) A fora inercial que faz com que um objeto em movimento giratrio se desloque para fora do seu centro de rotao denominada fora ___________. b) A fora que puxa ou empurra um objeto em direo ao centro de um percurso circular denominada fora ______________. c) Um lquido que flui em torno de um ponto fixo tende a se deslocar para fora do ponto fixo devido fora ____________. d) Para manter um objeto que circula em torno de um ponto fixo em constante mudana de direo aplica-se uma fora ______________. 2) Marque com um X a afirmativa que descreve o princpio de funcionamento da bomba centrfuga: ( ) equipamento eletrnico que usa o principio da fora centrfuga para transformar energia cintica em energia de energia mecnica. ( ) equipamento mecnico que usa o principio da fora centrfuga para transformar energia mecnica em energia de presso e energia cintica. ( ) equipamento mecnico que usa o principio da fora centrfuga para transformar energia cintica em energia esttica e energia eltrica.

83

RESERVADO

Alta Competncia

3) Complemente a representao esquemtica de uma bomba centrifuga, a seguir, preenchendo os quadros deixados em branco:

84

RESERVADO

Captulo 2. Bombas centrfugas

4) Correlacione os principais tipos construtivos de bombas centrfugas e respectivas aplicaes, numerando, adequadamente, a coluna da direita: ( 1 ) Bombas horizontais, radial- ( ) Usadas onde no possvel instalar bombas mente bipartidas, com nico convencionais. impelidor entre mancais com suco dupla. ( 2 ) Bombas horizontais, axial- ( ) Usadas principalmente em sistemas transfernmente bipartidas, de mltiplos cia de leo. impelidores (estgios) entre mancais com suco dupla ou simples no primeiro estagio. ( 3 ) Bombas verticais, com eixos ( ) usadas na captao de gua do mar e elevao prolongados, radialmente biartificial - BCS partidas, com nico impelidor de suco simples ou dupla. ( 4 ) Bombas verticais, com eixos ( ) Usadas em sistemas de captao de gua, sisteprolongados, radialmente bima de ofoading, sistepartidas com mltiplos estma de combate a incngios (impelidores) com suco dio etc. simples. ( 5 ) Bombas verticais, com mo- ( ) Usadas em sistemas de transferncia de leo e tores eltricos submersos, injeo de gua. radialmente bipartidas, com nico impelidor ou mltiplos estgios com suco simples.

85

RESERVADO

Alta Competncia

2.11. Glossrio
Anel bipartido - anel de desgaste usado na vedao entre partes do motor. Axialmente bipartida - partida no sentido do eixo. BCS - Bomba Centrfuga Submersvel Estanqueidade - capacidade de conter, de impedir que um lquido escoe, estancar, parar, interromper. de

Gaxeta - elementos de vedao usualmente utilizados em bombas mais simples. Impelidor - tambm chamado de rotor. constitudo de um disco provido de ps (palhetas) que atravs do movimento de rotao, promovido por ao de um motor, capaz de impulsionar um lquido; Inrcia - princpio fsico geral, descoberto por Isaac Newton, que diz que o estado de repouso ou movimento de um corpo no pode ser alterado a menos que outras foras ajam sobre o corpo. Ofoading - operaes de escoamento do petrleo produzido e/ou armazenado nas unidades de produo e terminais ocenicos (FPSOs e FSOs) na qual ele transferido para navios aliviadores. Atualmente, cerca de 82% da produo da Bacia de Campos escoada dessa forma. Ps difusoras - elementos internos carcaa em bombas que utilizam-na para desacelerao do fluido e converso de energia cintica em energia de pressao. Peas de sacrifcio - peas submetidas ao atrito destinadas ao desgaste mais rpido do que outras. Radialmente bipartida - partida no sentido do raio do impelidor. Slop - resduo. Torque - fora que tende a rodar ou virar objetos. Voluta - tipo de carcaa de bomba em forma de um funil encurvado.

86

RESERVADO

Captulo 2. Bombas centrfugas

2.12. Bibliograa
MATTOS, Edson Ezequiel de; Falco, Reinaldo de. Bombas Industriais 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia, 1998. 474p. LIMA, Epaminondas Pio Correia. A mecnica das bombas. Grfica Universitria. SILVA, Marcos Antonio da. Manual de Treinamento da KSB Bombas Hidrulicas S/A. 4 ed. MACKAY, Ross. The Pratical Pumping Handbook. Elsevier Advanced Technology. Sulzer Pumps ltda. Suzer centrifugal Pump Handbook. 2th ed. Elsevier

87

RESERVADO

Alta Competncia

2.13. Gabarito
1) Complemente as lacunas das frases, a seguir, identificando se dizem respeito ao conceito de fora centrfuga ou centrpeta: a) A fora inercial que faz com que um objeto em movimento giratrio se desloque para fora do seu centro de rotao denominada fora centrfuga. b) A fora que puxa ou empurra um objeto em direo ao centro de um percurso circular denominada fora centrpeta. c) Um lquido que flui em torno de um ponto fixo tende a se deslocar para fora do ponto fixo devido fora centrfuga. d) Para manter um objeto que circula em torno de um ponto fixo em constante mudana de direo aplica-se uma fora centrpeta. 2) Marque com um X a afirmativa que descreve o princpio de funcionamento da bomba centrfuga: ( ) equipamento eletrnico que usa o principio da fora centrfuga para transformar energia cintica em energia de energia mecnica. equipamento mecnico que usa o principio da fora centrfuga para transformar energia mecnica em energia de presso e energia cintica. equipamento mecnico que usa o principio da fora centrfuga para transformar energia cintica em energia esttica e energia eltrica.

88

(X) ( )

3.Complemente a representao esquemtica de uma bomba centrifuga, a seguir, preenchendo os quadros deixados em branco:

Preme gaxeta Bucha de garganta

Rolamento

Eixo

Carcaa

Impelidor

Anel de lanterna

Gaxeta

Anel defletor

RESERVADO

Captulo 2. Bombas centrfugas

4) Correlacione os principais tipos construtivos de bombas centrfugas e respectivas aplicaes, numerando, adequadamente, a coluna da direita: ( 1 ) Bombas horizontais, radialmente bipar- ( 4 ) tidas, com nico impelidor entre mancais com suco dupla. ( 2 ) Bombas horizontais, axialmente biparti- ( 1 ) das, de mltiplos impelidores (estgios) entre mancais com suco dupla ou simples no primeiro estagio. ( 3 ) Bombas verticais, com eixos prolonga- ( 5 ) dos, radialmente bipartidas, com nico impelidor de suco simples ou dupla. ( 4 ) Bombas verticais, com eixos prolonga- ( 3 ) dos, radialmente bipartidas com mltiplos estgios (impelidores) com suco simples. ( 5 ) Bombas verticais, com motores eltricos ( 2 ) submersos, radialmente bipartidas, com nico impelidor ou mltiplos estgios com suco simples. Usadas onde no possvel instalar bombas convencionais. Usadas principalmente em sistemas transferncia de leo. usadas na captao de gua do mar e elevao artificial - BCS Usadas em sistemas de captao de gua, sistema de ofoading, sistema de combate a incndio etc. Usadas em sistemas de transferncia de leo e injeo de gua.

89

RESERVADO

RESERVADO

Bombas volumtricas

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Identificar o princpio de funcionamento das bombas volumtricas; Caracterizar bomba volumtrica, seus tipos construtivos e seus respectivos campos de aplicao.

RESERVADO

Captulo 3

Alta Competncia

92

RESERVADO

Captulo 3. Bombas volumtricas

3. Bombas volumtricas

s bombas volumtricas, tambm conhecidas como bombas de deslocamento positivo, so equipamentos mecnicos utilizados para o transporte de um lquido, de um ponto de menor energia para outro de maior energia. Isto acontece atravs de um mecanismo da bomba que induz o deslocamento do lquido em uma determinada direo. A quantidade necessria de presso deve ser suficiente para vencer os efeitos combinados de atrito, presso e gravidade.

3.1. Princpio de funcionamento das bombas volumtricas


As bombas volumtricas ou de deslocamento positivo so aquelas onde a energia fornecida ao lquido diretamente sob forma de presso, unicamente. No h transformao de energia de velocidade em presso, como nas bombas centrfugas. A movimentao do lquido diretamente causada pela movimentao do elemento bombeador (pisto, mbolo ou diafragma) que tem a funo de empurrar o lquido. Certo volume de lquido preenche, sucessivamente, o espao criado pelo elemento bombeador, no interior da bomba, sendo depois expulso. A denominao desse tipo de bomba volumtrica se deve a esse aspecto. Uma caracterstica importante deste tipo de bomba decorre do fato da vazo mdia permanecer praticamente constante, independente da contrapresso, desde que a rotao seja mantida constante.

93

3.2. Classicao das bombas volumtricas


As bombas volumtricas podem ser divididas em dois grandes grupos: Bombas alternativas; Bombas rotativas.

RESERVADO

Alta Competncia

Bomba volumtrica alternativa

Bomba volumtrica rotativa

3.2.1. Bombas alternativas As bombas alternativas envolvem um movimento intermitente de um pisto no interior de um cilindro. Isso resulta no escoamento de um volume fixo a cada golpe do pisto.

94
1

Movimento do pisto no recalque

2
1 - Vlvula de admisso 2 - Vlvula de descarga

Principio de funcionamento da Bomba alternativa de pisto

O fluxo de aspirao, nas bombas alternativas, produzido pelo movimento do elemento bombeador. O movimento de admisso produz uma depresso no interior do cilindro, em funo de da acelerao do fluido e das perdas de carga na vlvula. Com isso a vlvula de admisso (1) se abre, permitindo o enchimento do cilindro pelo lquido que se encontra a uma presso maior. Durante esse movimento, a vlvula de descarga (2) permanece fechada pela diferena de presso.

RESERVADO

Captulo 3. Bombas volumtricas

No curso do movimento de descarga, o elemento bombeador (pisto ou mbolo) empurra o lquido para fora do cilindro atravs da vlvula de descarga (2), enquanto a vlvula de admisso (1) mantmse fechada. importante ressaltar que as vlvulas de admisso e descarga so atuadas pela diferena de presso entre a linha de processo e o interior da bomba. 3.2.2. Tipos e componentes das bombas alternativas Em funo do elemento bombeador, existem trs tipos bsicos de bombas alternativas: Bombas de pisto; Bombas de mbolo; Bombas de diafragma. A) Bombas alternativas de pisto As bombas do tipo pisto usam um plug ou pisto para forar o lquido a se deslocar da entrada at a descarga da bomba. o tipo de construo mais usada. Vejamos na ilustrao a seguir os seus principais componentes.

95

RESERVADO

Alta Competncia

Amortecedor de pulsao

Cruzeta Gaxetas

Vlv. suco Vlv. descarga

Girabrequim

Biela Engrenagem

Pisto

Camisa

Principais componentes da bomba alternativa tipo pisto

96

Detalhe do girabrequim

B) Bombas alternativas de mbolo A diferena fundamental entre um pisto e um mbolo est na relao entre o comprimento e a rea da seo transversal do elemento bombeador. No mbolo, esta relao maior que a do pisto. Alm disso, os pistes so dotados de ranhuras para instalao de elementos de vedao. Normalmente estas bombas so utilizadas para presses maiores que a faixa (range) coberta pelas bombas de pisto.

RESERVADO

Captulo 3. Bombas volumtricas

Descarga

Gaxeta mbolo

Biela

Manivela Acionador

Vlvula reteno

Suco

Flange
Componentes da bomba alternativa tipo mbolo

97

mbolo

Cabeote

RESERVADO

Alta Competncia

Biela / Cruzeta / Haste

98

Com exceo do elemento bombeador, as bombas alternativas de pisto e de mbolo compartilham dos componentes virabrequim e biela, peas fundamentais da bomba, responsveis em transformar o movimento rotativo do acionador em movimento alternativo para a cruzeta. Um virabrequim poder ter tantas bielas quantos forem os nmeros de cilindros que compem a bomba. Cruzeta A cruzeta o elemento de ligao entre a biela e a haste. Cilindros Os cilindros constituem a parte mais volumosa das bombas alternativas, onde o pisto/embola est alojado e executa o seu movimento alternativo. So peas fundidas. Vlvulas As vlvulas so responsveis por permitir a entrada e a descarga de lquido conforme o curso da haste e o diferencial de presso entre a linha de processo e o interior da bomba.

RESERVADO

Captulo 3. Bombas volumtricas

Caixa de vedao A funo da caixa de vedao manter vazamentos mnimos ou em alguns casos, estanqueidade entre o lquido de processo e a atmosfera. A gaxeta o tipo de elemento de vedao mais usual nestes tipos de bombas. Fazem parte deste o preme-gaxeta e o anel de lanterna. O preme-gaxeta, tambm conhecido, como sobreposta responsvel pelo ajuste das gaxetas, quando as mesmas comeam a se desgastarem. atravs da sobreposta que se regula o aperto das gaxetas. Este ajuste no dever ser em demasia a ponto de vedar completamente o vazamento do lquido. O anel de lanterna consiste de um anel bipartido instalado na caixa de selagem como o objetivo de permitir a injeo de lquido para selagem e refrigerao da regio de vedao, e evitar a entrada de ar para o interior da bomba para aquelas que operam presso negativa na suco. C) Bombas alternativas de diafragma Uma bomba do tipo diafragma pode ser comparada a uma bomba do tipo pisto, exceto em relao ao elemento proporcionador do deslocamento, que est em contato com o lquido que um diafragma. Esta membrana pode ser fabricada em borracha sinttica, teflon, aos inox, titnio etc. Pequenos modelos deste tipo de bomba so usados como bombas dosadoras de produtos qumicos onde h necessidade de bombear uma quantidade constante de um determinado produto qumico no processo. O diafragma evita que o lquido bombeado entre em contato com as partes internas do cilindro em funo da agressividade do mesmo. Estas bombas no requerem nenhum tipo de selagem.

99

RESERVADO

Alta Competncia

Alem do acionamento mecnico ou por presso hidrulica, o tipo mais comum deste tipo de bomba aquele acionado por ar comprimido. Essas bombas so basicamente constitudas por um sistema de duas bombas que trabalham combinadas em uma. Enquanto uma delas est no ciclo de suco a outra est no ciclo de descarga. As vlvulas de ar atuam automaticamente pressurizando um dos lados da cmara do diafragma enquanto a outra cmara do diafragma ventada.
Diafragma acionado mecanicamente

100

Acionamento do diafragma

RESERVADO

Captulo 3. Bombas volumtricas

Acionamento por ar comprimido

Acionamento hidrulico

101

Acionamento hidrulico

3.2.3. Classicao das bombas alternativas As bombas alternativas podem ser classificadas em relao: A) A posio dos cilindros; B) Ao nmero de cilindros; C) ao de bombeamento; D) possibilidade de variao do curso do bombeador.

RESERVADO

Alta Competncia

A) Com relao posio dos cilindros, as bombas alternativas so classicadas em horizontais e verticais.

Bombas alternativas vertical

102

Bombas alternativas horizontal

B) Em relao ao nmero de cilindros, elas so classicadas em:

RESERVADO

Captulo 3. Bombas volumtricas

Simplex (um cilindro)

Duplex (dois cilindros)

103

Triplex (trs cilindros)

Multiplex (Mais de trs cilindros)

C) Em relao ao de bombeamento, as bombas alternativas so classicadas em:


Simples efeito Duplo efeito A suco e a descarga so feitas somente em um dos lados. A suco e a descarga so feitos em ambos os lados. Enquanto um lado succiona o outro lado descarrega o lquido e vice-versa.

D) Com relao possibilidade de variao do curso do bombeador, temos a seguinte classicao:


Curso constante Curso varivel Mais usuais. Proporciona variar a vazo, da serem denominadas dosadoras.

RESERVADO

Alta Competncia

Controle de vazo (curso varivel)

3.2.4. Campo de aplicao das bombas alternativas As bombas alternativas podem ser utilizadas na indstria qumica no processo de dosagem, no bombeamento de gua para caldeiras, pois utilizam o prprio vapor da caldeira para moviment-las e no acionamento de prensas na indstria metal-mecnica 3.2.5. Caractersticas bsicas das bombas alternativas Vejamos a seguir, um conjunto de informaes, bem como algumas de suas caractersticas:
Utilizadas para altas presses (70 a 200 kgf/cm2) e extrema presso, aproximadamente 10.000 PSI, podendo chegar at 100.000 PSI para aplicaes de corte de materiais; Vazes baixas (Por exemplo: 3,6 m3/h - Sistema de Glicol); Vazes precisas bombas dosadoras; Lquidos com alto teor de slidos em suspenso; Podem ser utilizadas com lquidos viscosos; Onde a porcentagem de gs dissolvida no lquido seja elevada; Pode ser utilizado variador de freqncia para controle da vazo de bombas alternativas convencionais ou variao do curso do bombeador nas dosadoras; Fcil aspirao, melhor eficincia (95%), conseguem altas presses; Sistemas onde uma vazo pulstil seja tolervel (normalmente necessitam amortecedor de pulsao); Ocupam grande espao; Vibram muito; Apresentam custos de aquisio e manuteno elevados; No h necessidade de escorva da bomba.

104

RESERVADO

Captulo 3. Bombas volumtricas

3.3. Bombas rotativas


Nas bombas rotativas, o transporte do lquido comandado pelo movimento de rotao de um elemento bombeador (parafuso, engrenagens, palhetas, lbulos).

105
Estrutura bsica de uma bomba rotativa

3.3.1. Tipos, componentes e classicao das bombas rotativas Os tipos de bombas rotativas mais usuais em unidades de produo so: A) Bombas rotativas tipo engrenagens; B) Bombas rotativas tipo parafuso (Duplo Parafuso ou 3 parafusos); C) Bombas rotativas tipo helicoidais ou cavidades progressivas (BCP). A seguir apresentaremos algumas informaes bsicas sobre cada um dos principais tipos.

RESERVADO

Alta Competncia

A) Bombas rotativas tipo engrenagens As bombas rotativas de engrenagens externas so bombas que funcionam pela ao de duas engrenagens trabalhando dentro da carcaa da bomba com folgas bastante reduzidas. Com o movimento rotativo, um vcuo parcial formado durante o desengrenamento do par de engrenagens, no lado da suco, quando ento o lquido aspirado para o interior da bomba. O lquido, aprisionado entre os dentes das engrenagens e a carcaa, conduzido para o bocal de descarga da bomba onde o engrenamento dos dentes provoca a sua sada atravs do bocal de descarga. importante lembrar que o sentido de rotao das bombas determina quais sero os bocais de suco de descarga. Nos modelos de bombas onde uma engrenagem aciona a outra, a engrenagem movida normalmente gira apoiada sobre mancais do tipo bucha. Nestes casos, os mancais alojados na carcaa so banhados com o lquido bombeado. Conseqentemente, estes mancais e as engrenagens so dependentes da qualidade lubrificante do lquido bombeado. Em outros modelos de bombas rotativas, as engrenagens no se tocam e ambas so acionadas atravs de um par de engrenagens sincronizadoras do lado externo da bomba. Ambos os eixos atravessam a carcaa da bomba necessitando de um sistema de vedao nos referidos pontos. Este tipo de bomba muito utilizado em sistemas de lubrificao, abrangendo uma faixa (range) de presso de 1 at 200 bar.

106

aPrincipio de funcionamento b c d das bombas rotativas de engrenagens

RESERVADO

Captulo 3. Bombas volumtricas

Selo

Engrenagem motriz Junta da tampa

Suco Eixo de acionamento Flange Descarga Mancais Engrenagem movida

Componentes de uma bomba de engrenagem

Os principais tipos de engrenagens so classificados em: Engrenagem de dentes retos; Engrenagem de dentes helicoidais; Engrenagem de dentes em espinha de peixe.

107

Dentes retos: Apresentam muito rudo e baixa ecincia.

Dentes helicoidais: Apresentam um engrenamento mais suave. No h reteno de lquido entre os dentes, conseqentemente possui uma boa ecincia.

Dentes em espinha de peixe: Componentes axial e radial so anuladas. Muito silenciosas. Maior Ecincia Volumtrica.

RESERVADO

Alta Competncia

B) Bombas rotativas tipo parafuso As bombas rotativas tipo parafuso so normalmente dotadas de dois parafusos, que tm movimentos sincronizados atravs de um par de engrenagens sincronizadoras. Os filetes dos parafusos no mantm contato entre si, porm as folgas so bastante reduzidas, pois o rendimento volumtrico da bomba depende, dentre outros fatores, destas folgas. Essas bombas so bastante utilizadas para o transporte de lquidos de viscosidade elevada. Para viscosidades na faixa de 100 a 500 cSt (centistokes), normalmente recomendvel realizar uma anlise comparativa entre a viabilidade de usar bombas centrifugas ou de deslocamento positivo. Porm, acima de 500 cSt a tendncia utilizar este tipo de bomba. As bombas tipo parafuso podem apresentar 2 ou 3 parafusos. Estas bombas apresentam como caractersticas principais: Vazo uniforme; Boa tolerncia presena de ar e gs; So bastante compactas; Baixa vibrao. Em contrapartida, so bastante sensveis presena de material abrasivo e a variao da viscosidade, fazendo com que a sua eficincia volumtrica caia com o aumento das folgas e/ou queda da viscosidade. Elas tambm apresentam alto custo devido a folgas e tolerncias de usinagem e necessitam de maiores cuidados nos ajustes de manuteno. A ilustrao a seguir mostra os principais componentes de uma bomba rotativa tipo parafuso:

108

RESERVADO

Captulo 3. Bombas volumtricas

Camisa interna (liner) Engrenagens de sincronizao

Corpo da bomba

Rolamentos Selo mecnico ou gaxetas Fusos

Componentes de uma bomba tipo parafuso

Quando a bomba projetada para servios pesados, projeta-se um conjunto de engrenagens instaladas na parte externa da carcaa para a transmisso do torque do eixo motriz para o eixo acionado. Este conjunto de engrenagens chamado de engrenagens de sincronizao.

109

Bombas de parafusos com destaque para engrenagens de sincronizao

Engrenagens de sincronizao

RESERVADO

Alta Competncia

Par de Parafusos

110

As bombas rotativas do tipo Parafuso podem ser classificadas, conforme o sentido de escoamento de lquido no interior da carcaa em: Fluxo unidirecional; Fluxo reverso; Fluxo em contracorrente.

Fluxo unidirecional

Fluxo reverso

RESERVADO

Captulo 3. Bombas volumtricas

Fluxo em contracorrente

Quanto ao nmero de parafusos, estas bombas podem ter 2 ou 3 parafusos.

Suco Parafuso acionado Carcaa Parafuso acionador

Bomba com 3 parafusos

111

Parafuso acionado Descarga

Acionador (motriz o eixo que est para fora da carcaa da bomba)

Parafuso acionado (movido)

Bomba com 2 parafusos

RESERVADO

Alta Competncia

C) Bombas rotativas tipo helicoidais ou de cavidades progressivas (BCP) As bombas helicoidais ou bombas de cavidades progressivas (BCP) so tambm conhecidas por monofuso ou bombas nemo. Nesse tipo de bomba, devido geometria das roscas do estator e impelidor, formase uma seqncia de cavidades entre a suco e a descarga. Com o movimento oscilatrio do parafuso, as cavidades abrem e fecham de maneira progressiva e ininterrupta, conduzindo o lquido at a descarga, conseguindo, deste modo, um escoamento sem pulsao. A presso de descarga uma funo do comprimento e passo do conjunto impelidor-estator.
Principio de funcionamento de uma BCP

112

(a)
O esquema ao lado representa estgios do ciclo de funcionamento da bomba de cavidade progressiva.

(a) (a)

(b) (b) (c)

(c) (c)

(d) (d)
RESERVADO

Captulo 3. Bombas volumtricas

Os principais componentes deste tipo de equipamento so: Carcaa - Estrutura em ferro fundido; Impelidor - Parafuso em ao tratado termicamente ou com aplicao de cromo duro. resistente abraso e corroso, sendo usinado com alta preciso; Estator - Elastmero com perfil de rosca interna helicoidal de dupla entrada (Passo do estator o dobro do passo do impelidor). Fabricado em material Buna-N ou Viton, variando a dureza, e a folga entre estator e impelidor. O estator vulcanizado no interior da carcaa.
Vedao do eixo Eixo acionamento

Flange de suco Estator

113

Impelidor (parafuso)

Articulao
Bomba de Cavidades Progressivas em corte

Mancais

As Bombas de Cavidade Progressiva ainda apresentam as seguintes caractersticas: Estator confeccionado em elastmero; Escoamento sem pulsao; Baixa presso, baixa vazo; No tolera trabalho a seco; Rendimento independe da Viscosidade (interferncia);

RESERVADO

Alta Competncia

Grande range de viscosidades; Boa tolerncia a abrasivos podendo chegar a 80% de material abrasivo; Boa tolerncia a gs. Os campos de aplicao das Bombas de Cavidades Progressivas so: Fluxos multifsicos, como leo, gua com adio de areia; Exemplos: slop tank, caisson de produo; Petrleo de alta viscosidade; Indstria alimentcia;

114
Condensado de gs.

3.4. Principais diferenas entre bombas centrfugas e bombas volumtricas


Vejamos no quadro a seguir, um resumo das principais diferenas entre as bombas volumtricas e as bombas centrifugas:
Bombas centrfugas H = a - b.Q H movimento relativo; Energia transferida sob a forma cintica e de presso; Maior range de vazo com presses limitadas em baixas vazes; Restries que devem ser analisadas para lquidos de alta viscosidade; Vazo depende da contrapresso do sistema Melhor tolerncia a abrasivos quando previstos no projeto. Bombas volumtricas Q = k.rpm Lquido com mesmo movimento do rgo mecnico; Transferncia de energia diretamente na forma de presso; Alta presso em baixas vazes; Opera bem com lquidos viscosos Vazo independe da contrapresso do sistema; Baixa tolerncia a lquidos abrasivos.

RESERVADO

Captulo 3. Bombas volumtricas

3.5. Exerccios
1) Identifique e utilize, a partir dos conceitos apresentados, uma das opes apresentadas para completar adequadamente as frases referentes ao princpio de funcionamento das bombas volumtricas: a) As bombas volumtricas ou de deslocamento positivo so aquelas nas quais a energia fornecida ao lquido diretamente e unicamente ____________________. (sob a forma de movimento) / (sob a forma de expanso) (sob forma de presso) b) Em oposio ao que acontece com as bombas centrfugas, no caso das bombas volumtricas no h transformao de _________________________. (energia de velocidade em presso) / (energia eltrica em movimento) (energia mecnica em eltrica). 2) Marque com um X as opes que constituam caractersticas prprias das bombas volumtricas: Nas bombas volumtricas: ( ) a energia esttica se transforma em energia de velocidade. ( ) o incremento da quantidade de presso permite vencer os efeitos combinados de atrito, presso e gravidade. ( ) a movimentao do lquido diretamente causada pela movimentao do elemento bombeador. ( ) a vazo mdia permanece praticamente constante, independente da contrapres so, desde que a rotao seja mantida constante.

115

RESERVADO

Alta Competncia

3) Relacione os principais tipos construtivos de bombas volumtricas as respectivas aplicaes, numerando, adequadamente, a coluna da direita: 1. Bombas alternativas de pisto 2. Bombas alternativas de mbolo 3. Bombas alternativas de diafragma 4. Bombas rotativas tipo parafuso ( ) So bombas bastante utilizadas para o transporte de lquidos de viscosidade elevada. Constituem o tipo de construo de bmba de maior aplicao. So usadas em sistemas de lubrificao, abrangendo um range de presso de 1 at 200bar. So usados como bombas dosadoras de produtos qumicos quando h necessidade de bombear uma quantidade constante de produto qumico no processo So usadas para presses maiores que o range coberto pelas bombas de pisto. So aplicveis a fluxos multifsicos, petrleo de alta viscosidade, em condensado de gs e na Indstria alimentcia.

( )

( )

( )

116

5. Bombas rotativas tipo helicoidais ou cavidades progressivas (BCP) 6. Bombas rotativas tipo engrenagens

( )

( )

RESERVADO

Captulo 3. Bombas volumtricas

3.6. Glossrio
Anel bipartido - anel de desgaste usado na vedao entre partes do motor. BCP - Bomba de Cavidade Progressiva. Biela - componente de uma mquina capaz de transformar um movimento retilneo alternativo em um movimento circular contnuo. Bomba rotativa - nome genrico que designa uma gama de variedades de bombas. Contrapresso - presso exercida no sentido contrrio ao do fluxo principal de um fluido, provocada pela formao de recirculao ou de turbilhonamento. Escorva - retirada de ar de um sistema de bombeamento. Estanqueidade - capacidade de conter, de impedir que um lquido escoe, de estancar, parar, interromper. Estator - camisa de vedao da bomba de cavidade progressiva. Fluxo multifsico - escoamento de uma mistura complexa contendo leo, gua e gs. Impelidor - tambm chamado de rotor. constitudo de um disco provido de ps (palhetas) que atravs do movimento de rotao, promovido por ao de um motor, capaz de impulsionar um lquido; Range - faixa, alcance. Recalque - sinnimo de descarga. Local por onde sai o fluxo de lquido aps ser impulsionado pela bomba. Torque - fora que tende a rodar ou virar objetos Virabrequim - eixo presentes em motores e bombas que tem a funo de transformar o movimento alternativo (de sobe e desce) dos pistes em movimento contnuo de rotao.

117

RESERVADO

Alta Competncia

3.7. Bibliograa
MATTOS, Edson Ezequiel de; Falco, Reinaldo de. Bombas Industriais 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia, 1998. 474p. LIMA, Epaminondas Pio Correia. A mecnica das bombas. Grfica Universitria.

118

RESERVADO

Captulo 3. Bombas volumtricas

3.8. Gabarito
1) Identifique e utilize, a partir dos conceitos apresentados, uma das opes apresentadas para completar adequadamente as frases referentes ao princpio de funcionamento das bombas volumtricas: a) As bombas volumtricas ou de deslocamento positivo so aquelas nas quais a energia fornecida ao lquido diretamente e unicamente sob forma de presso. (sob a forma de movimento)/ (sob a forma de expanso)/ (sob forma de presso) b) Em oposio ao que acontece com as bombas centrfugas, no caso das bombas volumtricas no h transformao de energia de velocidade em presso. (energia de velocidade em presso)/ (energia eltrica em movimento)/(energia mecnica em eltrica). 2) Marque com um X as opes que constituam caractersticas prprias das bombas volumtricas: Nas bombas volumtricas: ( ) a energia esttica se transforma em energia. de velocidade (X) o incremento da quantidade de presso permite vencer os efeitos combinados de atrito, presso e gravidade. (X) a movimentao do lquido diretamente causada pela movimentao do elemento bombeador. (X) a vazo mdia permanece praticamente constante, independente da contrapresso, desde que a rotao seja mantida constante. 3) Relacione os principais tipos construtivos de bombas volumtricas as respectivas aplicaes, numerando, adequadamente, a coluna da direita: 1. Bombas alternativas ( 5 ) de pisto 2. Bombas alternativas ( 1 ) de mbolo 3. Bombas alternativas ( 6 ) de diafragma 4. Bombas rotativas tipo ( 3 ) parafuso So bombas bastante utilizadas para o transporte de lquidos de viscosidade elevada. Constituem o tipo de construo de bmba de maior aplicao. So usadas em sistemas de lubrificao, abrangendo um range de presso de 1 at 200bar. So usados como bombas dosadoras de produtos qumicos quando h necessidade de bombear uma quantidade constante de produto qumico no processo So usadas para presses maiores que o range coberto pelas bombas de pisto. So aplicveis a fluxos multifsicos, petrleo de alta viscosidade, em condensado de gs e na Indstria alimentcia.

119

5. Bombas rotativas tipo ( 2 ) helicoidais ou cavidades progressivas (BCP) 6. Bombas rotativas tipo ( 4 ) engrenagens

RESERVADO

RESERVADO

Curvas de Performance ou Curvas Caractersticas


Ao nal desse captulo, o treinando poder:
Identificar as curvas caractersticas de uma bomba centrfuga; Reconhecer os fenmenos hidrulicos que acontecem com a bomba quando operada fora dos limites aceitveis.

RESERVADO

Captulo 4

Alta Competncia

122

RESERVADO

Captulo 4. Curvas de performance ou curvas caractersticas

4. Curvas de Performance ou Curvas Caractersticas

s curvas caractersticas fornecem informaes importantes para a escolha e utilizao das bombas.

4.1. Curvas caractersticas das bombas (altura manomtrica total, potncia, rendimento e vazo).
Curvas caractersticas das bombas so representaes grficas que traduzem o funcionamento da bomba, obtidas atravs de experincias do fabricante, que fazem a bomba vencer diversas alturas manomtricas com diversas vazes, verificando tambm a potncia absorvida e a eficincia da bomba. 4.1.1. Obteno da curva caracterstica de uma bomba O levantamento das curvas caractersticas das bombas realizado pelo fabricante do equipamento, em bancos de prova equipados para tal servio. A seguir est representado um esquema para ajudar a compreender melhor esse quesito
Medidor de vazo
Reservatrio de gua a temperatura ambiente

123

Manmetros Ps Pd Vlvula

Bomba

RESERVADO

Alta Competncia

Considerando-se que: Ps seja a presso de suco no flange de suco da bomba; Pd seja a presso de descarga no flange de descarga da bomba; A bomba em questo esteja com um dimetro de impelidor conhecido; Exista uma vlvula situada logo aps a flange de descarga (bocal de recalque) da bomba, com a finalidade de controle de vazo; Exista um medidor de vazo, seja ele qual for, para obtermos os valores da vazo em cada instante. De uma maneira simplificada, as curvas caractersticas so traadas da seguinte forma, conforme as etapas a seguir: 1) Coloca-se a bomba em funcionamento, com a vlvula de descarga totalmente fechada (Q = 0). A presso desenvolvida pela bomba ser igual a presso de descarga (Pd) menos a presso de suco (Ps). Com a presso diferencial, obtm-se a altura manomtrica (H) desenvolvida pela bomba, atravs da frmula:

124

Vd - velocidade do liquido na descarga da bomba. Corresponde vazo dividida pela rea da seo transversal da tubulao correspondente ao ponto de instalao do manmetro de descarga. Vs - velocidade do liquido na suco da bomba. Corresponde vazo dividida pela rea da seo transversal da tubulao correspondente ao ponto de instalao do manmetro de suco,

RESERVADO

Captulo 4. Curvas de performance ou curvas caractersticas

Essa altura normalmente conhecida como altura shut-off( H0), ou seja, altura desenvolvida pela bomba correspondente a vazo zero, a qual chamaremos de H0. 2) Abre-se parcialmente a vlvula, obtendo-se assim uma nova vazo, determinada pelo medidor de vazo, a qual chamaremos de Q1 e procede-se de maneira anloga a anterior, para determinarmos a nova altura desenvolvida pela bomba nesta nova condio, a qual chamaremos de H1. 3) Abre-se um pouco mais a vlvula, obtendo-se assim uma vazo Q2 e uma altura H2, da mesma forma que anteriormente descritas. 4) Continuando o processo algumas vezes, obtemos outras relaes entre a vazo e altura. Esses valores podem ser plotados em um grfico, onde no eixo das abscissas (eixo horizontal) indica os valores das vazes e no eixo das ordenadas (vertical) esto os valores das alturas manomtricas.
H
H0 H1

125

Vazo (Q) Q0 Q1 Q2
Vazo (Q)

Altura (H) H0 H1 H2

H2

H3

Q3

Altura (H)

H3

Q0 Q0 Q1 Q2 Q3

H0 H1 H2 H3

Q1 Q2 Q3

Grfico: vazo x altura manomtrica

Normalmente, os fabricantes alteram dimetros de impelidores para um mesmo equipamento, obtendo-se assim a curva da bomba com uma famlia de dimetros de impelidores, como mostrado a seguir.

RESERVADO

Alta Competncia

D1 D2 D3 D4 D5

D1 > D2 >D3 > D4 >D5


Grfico: altura manomtrica x vazo

126

Onde: H - altura manomtrica; Q - vazo; D - dimetro do rotor.

4.2. Tipos de curvas caractersticas das bombas


As curvas caractersticas das bombas, tambm chamadas de curvas caractersticas do impelidor podem apresentar grficos tpicos, dependendo do tipo de bomba, da largura dos impelidores, da quantidade de ps dos impelidores, do ngulo de inclinao destas ps, A seguir esto relacionados algumas dessas curvas:

RESERVADO

Captulo 4. Curvas de performance ou curvas caractersticas

Curva tipo Estvel ou tipo Rising


H

Neste tipo de curva, a altura aumenta continuamente com a diminuio da vazo. A altura correspondente da vazo nula cerca de 10% a 20% maior que a altura para o ponto de maior ecincia.
Q

Curva tipo Instvel ou tipo Drooping


H

Nesta curva, a altura produzida com a vazo zero menor do que as outras correspondentes a algumas vazes. Neste tipo de curva, verica-se que para alturas superiores ao shut-off, dispomos de duas vazes diferentes, para uma mesma altura.
Q

127

Curva tipo Inclinado ou tipo Steep


H

uma curva do tipo estvel, em que existe uma grande diferena entre a altura desenvolvida na vazo zero shut-off e a desenvolvida na vazo projeto, ou seja, cerca de 40% e 50%.
Q

RESERVADO

Alta Competncia

Curva tipo Plana ou tipo at


H

Nesta curva, a altura varia muito pouco com a vazo, desde o shut-off at o ponto de projeto.

Curva tipo Instvel


H

128

a curva na qual para uma mesma altura, corresponde duas ou mais vazes num certo trecho de instabilidade. semelhante a curva drooping.
Q1 Q2 Q3 Q

4.3. Curva de potncia consumida pela bomba


Na bomba, que est sendo testada, esto instalados instrumentos de medies eltricas, como por exemplo, watmetros, ampermetros, voltmetros etc, que fornecem dados para podermos traar as curvas de potncia consumida versus vazo (P x Q) a partir das caractersticas eltricas do motor. Os dados necessrios para o levantamento das curvas PxQ so coletados durante o teste de bancada. Essas curvas so plotadas em um grfico, onde no eixo das abscissas ou eixo horizontal, temos valores de vazo ( Q ) e no eixo das ordenadas ou eixo vertical os valores de potncia consumida ( P ).

RESERVADO

Captulo 4. Curvas de performance ou curvas caractersticas

4.3.1. Tipos de curvas de potncia consumida As curvas de potncia versus vazo tambm possuem caractersticas especficas de acordo com a forma que apresentam. As bombas centrfugas se subdividem em trs tipos de fluxo: Fluxo radial; Fluxo axial; Fluxo misto. Para cada tipo de fluxo, podemos identificar a existncia de uma curva tpica de potncia consumida diferente. A seguir apresentamos os grficos de referncia.
Curva de potncia de uma bomba de uxo misto ou semi-axial

129

P
Neste tipo de curva, a potncia consumida aumenta at certo ponto, mantendo-se quase constante com o aumento da vazo. Esta curva tem a vantagem de no apresentar grande variao da potencia com o acrscimo da vazo. Estas curvas so chamadas de no over loading.

RESERVADO

Alta Competncia

Curva de potncia de uma bomba de uxo radial Neste tipo de curva, a potncia aumenta continuamente com a vazo ate um limite que esta relacionado com as condies hidrulicas da bomba. O motor deve ser dimensionado de modo que sua potncia cubra todos os pontos de operao. Nos sistemas com alturas variveis, necessrio vericar as alturas que podero ocorrer, para se evitar a sobrecarga do motor. Estas curvas so chamadas over loading.

Curva de potncia de uma bomba de uxo axial

130
Neste tipo de curva, a potncia consumida decresce com o aumento da vazo. Portanto a partida da bomba com a vlvula de descarga fechada, ao contrario das outras bombas, inige a maior carga sobre o motor.

4.4. Clculo da potncia consumida pela bomba


O clculo tem como finalidade a seleo da bomba que ser usada no trabalho. Todos os dados utilizados no clculo devem ser reais. 4.4.1. Potncia hidrulica O trabalho til realizado por uma bomba centrfuga , naturalmente, o produto do peso do lquido deslocado pela altura desenvolvida. Se considerarmos este trabalho na unidade de tempo, temos potncia hidrulica, que expressa pela frmula:

RESERVADO

Captulo 4. Curvas de performance ou curvas caractersticas

Onde: Ph = Potncia hidrulica (cv);

= Peso especfico do lquido (kgf/dm);


Q = Vazo (m/h); H = Altura manomtrica (m); 270 = Fator de converso de unidade para cavalo-vapor (cv). 4.4.2. Potncia consumida pela bomba Para calcularmos a potncia consumida pela bomba, basta utilizarmos o valor do rendimento da bomba, pois a potncia hidrulica no igual potncia consumida, pois existem perdas por atrito e recirculao interna de liquido na bomba.

131

4.5. Rendimento
Chamamos de rendimento () a relao entre potncia hidrulica (Ph) e potncia consumida (P) pela bomba.

Ento:

RESERVADO

Alta Competncia

Da mesma forma possvel calcular a potncia consumida a partir da seguinte frmula:

Onde: P = Potncia consumida pela bomba(cv); = Peso especfico do lquido (kgf/dm); Q = Vazo (m/h);

132

H = Altura manomtrica (m); = Rendimento, lido na curva da bomba; 270 = Fator de converso de unidade para cavalo-vapor(cv). 4.5.1. Curvas de rendimento O rendimento pode ser representado graficamente atravs do grfico a seguir:

Q timo
Grfico: rendimento x vazo

RESERVADO

Captulo 4. Curvas de performance ou curvas caractersticas

A vazo tima, tambm definida pelo valor Q timo corresponde ao ponto de melhor eficincia da bomba considerando um determinado dimetro do impelidor.
22 20 18 16 14 P (CV) 12 10 8 6 4 0 20 40 60 80 100 120 140 Q (m3/h) 160 180 200 220 240 234 220 247 266

133

Exemplo de P (potencia consumida) x Q para dimetros diferentes pertencente ao modelo MEGANORM 80-250 do fabricante KSB.

4.5.2. Curvas de isorendimento Toda bomba apresenta limitao de impelidores, ou seja, a famlia de impelidores em uma curva caracterstica vai desde um dimetro mximo at um dimetro mnimo. O dimetro mximo conseqncia do espao fsico existente no interior da bomba e o dimetro mnimo limitado hidraulicamente, ou seja, se utilizarmos dimetros menores dos que indicados nas curvas das bombas, teramos problemas de funcionamento da bomba, baixos valores de vazo, baixas alturas manomtricas, baixos rendimentos etc. As curvas de rendimento das bombas, encontradas em catlogos tcnicos dos fabricantes, se apresentam, em alguns casos, plotadas isoladamente, ou seja, o redimento obtido para cada dimetro de impelidor em funo da vazo. Em outros, que o mais comum, apresentam-se plotadas sobre as curvas dos dimetros dos impelidores. Esta nova representao baseia-se em plotar sobre a curva Q x H de cada impelidor, o valor do rendimento comum para todos os demais. Posteriormente unem-se os pontos de mesmo rendimento, formando as curvas de rendimento das bombas.

RESERVADO

Alta Competncia

Essas curvas so tambm chamadas de curvas de isorendimento. A seguir apresentamos um exemplo de uma dessa representao:
H 70%

80%

85%
86%

85% 80% 70% D1

(%)
86 85 80 70

D2 D3

134

D3 D2

D1

Q
Grfico: altura manomtrica x vazo x rendimento para cada dimetro do rotor

KSB Meganorm 80 - 250 - IV plos (1750 rpm)


40 35 30 H (m) 25 20 15 10 0 20 40 60 80
63,5 41 51 56

61

66

68,5

71 71,5% 71 68,5 66

266 247 234 220

100 120 140 160 180 200 220 240 Q (m3/h)

Exemplo de curva HxQ com as curvas de isorendimento para dimetros diferentes pertencente ao modelo MEGANORM 80-250 do fabricante KSB.

RESERVADO

Captulo 4. Curvas de performance ou curvas caractersticas

4.6. Curva de NPSH (Net Positive Suction Head)


Atualmente, toda curva caracterstica de uma bomba, inclui a curva do NPSH requerido (NPSHr) em funo da vazo. Esta curva representa a energia mnima necessria que o lquido deve ter, em unidades absolutas, no flange de suco da bomba, para garantir seu perfeito funcionamento. Essas curvas caractersticas so normalmente apresentadas pelos fabricantes de bombas centrifugas sendo levantadas em bancada de teste utilizando-se a gua como fluido de trabalho. Esses testes so regulamentados por entidades normativas especificas que definem detalhadamente equipamentos, limites, critrios, converses etc.
NPSHr

135

Q
Curva tpica do NPSH requerido de uma bomba centrifuga

4,5 3,5

266

NPSH (m) 2,5


1,5 0,5 0 20 40 60 80 100 120 140 Q (m /h)
3

160

180 200

220 240

Exemplo de curva NPSHr x Q para impelidor de Maximo diamentro do modelo MEGANORM 80-250 do fabricante KSB.

RESERVADO

Alta Competncia

4.7. Ponto de trabalho


Quando movimentamos liquido de um ponto ao outro numa tubulao, as parcelas Hg, Hp e Hv se alteram. Para manter a soma dessas parcelas constante entre dois pontos foi necessrio introduzir o conceito de perda de carga. Portanto quando necessitamos escoar uma determinada vazo de liquido do ponto 1 ao 2, a diferena entre as parcelas : (Hg+Hp+Hv)2 - (Hg+Hp+Hv)1 + (as perdas de carga por frico na tubulao do ponto 1 ate a suco da bomba) + (as perdas de carga da descarga ate o ponto 2), representam a energia por unidade de peso que a bomba ter que fornecer ao liquido para que o mesmo saia do ponto 1 e atinja o ponto 2.
Hp2 Hp1 Hv2

136
Hv1 Hg2 Hg1 s d

Logo para traarmos a curva do sistema devemos calcular essas parcelas variando-se a vazo de zero ate um determinada vazo definida pelo projetista. Como podemos identificar na figura abaixo a curva composta de uma parcela esttica que representa as cargas que independem da vazo e uma parcela dinmica que varia com a vazo do sistema.

RESERVADO

Captulo 4. Curvas de performance ou curvas caractersticas

Dinmica Esttica Q Se plotarmos a curva do sistema no mesmo grfico onde esto as curvas caractersticas das bombas, obteremos o ponto normal de trabalho na interseco dessas curvas. H P t
Ponto de trabalho

137

Curva do sistema

Ht Pt

Curva de potncia consumida Curva de rendimento Curva da bomba

Qt

A curva anterior mostra que esta bomba teria como ponto normal de trabalho:

RESERVADO

Alta Competncia

Vazo tima(Qt); Altura (Ht); Potncia consumida (Pt); Rendimento no ponto de trabalho (t). 4.7.1. Fatores que modicam o ponto de trabalho Existem diversas maneiras de modificar o ponto de trabalho e deslocar o ponto de encontro das curvas da bomba e do sistema. Estas maneiras consistem em modificar a curva do sistema ou a curva da bomba ou ambas.

138
A) Alterao do ponto de trabalho atuando no sistema Alterar a curva do sistema consiste basicamente em manipular as variveis de um sistema (para o qual foi levantada a curva). Isso pode ser feito de inmeras formas. A alterao mais usual da curva do sistema realizada atravs do fechamento parcial da vlvula de descarga, com isto, aumenta-se a perda de carga, fazendo com que a curva do sistema seja deslocada para a esquerda. Desta forma, obteremos para uma bomba com curva estvel, um decrscimo de vazo.

RESERVADO

Captulo 4. Curvas de performance ou curvas caractersticas

Novo ponto de trabalho H Vlvula parcialmente aberta Vlvula aberta

Ponto de trabalho inicial

Curva da bomba

importante ressaltar que o mesmo efeito seria obtido com o fechamento parcial da vlvula de suco. Entretanto, este procedimento no usado pela influncia indesejvel nas condies de suco. Outras formas existentes alteram substancialmente o sistema e no seria propriamente uma variao no ponto de trabalho do sistema anterior e sim do ponto de trabalho de um novo sistema. Estas alteraes seriam, por exemplo: Variao nas presses dos reservatrios; Mudana no dimetro das linhas; Incluso ou excluso de acessrios na linha; Modificao do desenho (lay-out) das linhas; Mudana das cotas dos lquidos.

139

RESERVADO

Alta Competncia

B) Alterao do ponto de trabalho atuando na bomba As maneiras mais usuais de modificar a curva caracterstica de uma bomba so de variar a rotao da bomba ou variar o dimetro do impelidor da bomba. Variao da rotao da bomba.
Ponto de trabalho 2 H Ponto de trabalho 1 Curva da bomba

Rotao 1 > rotao 2

140
Qt2 Qt1

Rotao 1 Rotao 2

Variao do dimetro do impelidor da bomba


Ponto de trabalho 2 H Ponto de trabalho 1 Curva da bomba

Rotao 1 > rotao 2

Dimetro 1 Dimetro 2 Qt2 Qt1

RESERVADO

Captulo 4. Curvas de performance ou curvas caractersticas

C) Efeito da mudana de rotao nas curvas caractersticas Existe uma proporcionalidade entre os valores de vazo (Q), altura (H) e potncia (P) com a rotao. Assim sendo, sempre que alterarmos a rotao de uma bomba haver, em conseqncia, alterao nas curvas caractersticas, sendo a correo para a nova rotao feita a partir das seguintes propores: A vazo proporcional rotao. Q = Vazo na rotao conhecida Q1= Vazo na nova rotao N = Rotao conhecida N1 = Nova rotao A altura manomtrica varia com o quadrado da rotao. H = Altura na rotao conhecida H1= Altura na nova rotao N = Rotao conhecida N1 = Nova rotao

141

P = Potncia na rotao conhecida P1= Potncia na nova rotao N = Rotao conhecida N1 = Nova rotao Ou seja:

RESERVADO

Alta Competncia

Assim sendo, sempre que alterarmos a rotao deve ser feita a correo das curvas caractersticas atravs das relaes anteriormente apresentadas para a determinao do novo ponto de trabalho. As relaes vistas anteriormente tambm so chamadas de leis de semelhana ou leis de similaridade. D) Efeito da variao do dimetro do impelidor nas curvas caractersticas Se reduzirmos o dimetro de um impelidor radial de uma bomba, mantendo a mesma rotao, a curva caracterstica da bomba se altera aproximadamente de acordo com as seguintes equaes: Q = vazo no dimetro conhecido Q1 = vazo no novo dimetro D = dimetro conhecido D1 = novo dimetro

142

H = altura no dimetro conhecido H1 = altura no novo dimetro D = dimetro conhecido D1 = novo dimetro

Q = potncia no dimetro conhecido Q1 = potncia no novo dimetro D = dimetro conhecido D1 = novo dimetro Ou seja:

RESERVADO

Captulo 4. Curvas de performance ou curvas caractersticas

O procedimento para levantamento das curvas caractersticas para um novo dimetro, em funo das curvas caractersticas fornecidas pelo fabricante para o dimetro original, anlogo ao levantamento das curvas feitas para variao da rotao, como visto no item anterior. De uma forma geral, a reduo mxima permitida de cerca de 20% do dimetro original. Esta reduo aproximada, visto que existem impelidores que podem ser reduzidos em um percentual maior, enquanto que outros no permitem reduo alm de pequenas margens, sem sofrer efeitos adversos. Na realidade, essas redues s so permitidas em bombas centrfugas radiais; nas bombas centrfugas de fluxo misto e, principalmente nas axiais, a diminuio do dimetro do impelidor pode alterar substancialmente o projeto inicial, devido s variaes nos ngulos e projetos das ps.

4.8. Clculo do dimetro do impelidor


Uma maneira de calcular o dimetro do impelidor, quando o ponto de operao est fora de um dimetro conhecido na curva caracterstica da bomba, o seguinte: 1) Da origem do plano cartesiano, traa-se uma reta at o ponto de operao desejado (H,Q). Caso o plano cartesiano no apresente a origem, ou seja, altura manomtrica zero (H=0), basta prolonglo at encontrarmos sua origem, usando a mesma escala utilizada no plano. 2) A reta traada dever cortar a curva conhecida mais prxima ao ponto de operao desejado, encontrando uma nova vazo Q1, e uma nova altura H1, referente curva com o impelidor D1. 3) Atravs das frmulas a seguir, encontra-se o valor do dimetro (D) desejado.

143

ou

RESERVADO

Alta Competncia

4) interessante utilizar as duas frmulas para clculo. Caso os dimetros encontrados sejam diferentes, optar pelo maior valor. Por exemplo, para uma vazo de 110 m3/h e uma altura manomtrica de 25 m, o ponto de trabalho no est em nenhuma curva padro.
40 35 30 H (m) 25 20 15
63,5 41 51 56

61

66

68,5

71 71,5% 71 68,5 66

dimetro D = ?

266 247 234 D1 220

144

10

Q1 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 220 240 Q (m3/h)

4.9. Definio das faixas de vazo recomendadas pela norma API 610
A vibrao de uma bomba centrifuga varia em funo da vazo. Quando a vazo de uma bomba est prxima do ponto de melhor eficincia (BEP Best Efciency Point) a sua vibrao mnima. medida que nos afastamos da mesma a vibrao aumenta. A taxa de variao da vibrao com a vazo a partir do ponto de melhor eficincia varia em funo da densidade de energia da bomba (relao potncia x rotao), da sua velocidade especfica e da velocidade especfica de suco. Em geral, as variaes da vibrao com a vazo so maiores medida que aumentamos a densidade de energia, para velocidades especficas alta e alta velocidade especfica de suco.

RESERVADO

Captulo 4. Curvas de performance ou curvas caractersticas

Com estas caractersticas gerais, o range de vazo de operao de uma bomba centrifuga pode ser dividido em duas regies: uma denominada melhor regio de operaao, e a outra, regio recomendada de operao. A melhor regio de operaao corresponde a faixa de vazo entre 80% e 110% do ponto de melhor eficincia (QBEP) e ao longo da qual a bomba exibe baixos valores de vibrao. Logo fortemente recomendvel que a bomba selecionada no projeto atenda a esse requisito. A outra, chamada regio recomendada de operao, corresponde faixa de vazo entre 70% e 120% do ponto de melhor eficincia (QBEP) na qual a vibrao atinge valores ainda aceitveis. Fatores outros tais como taxa de elevao da temperatura e/ou o aumento do NPSH requerido com a reduo da vazo, podem ditar uma regio recomendada de operao mais estreita.

145
Head

No recomendada

Vibrao

Regio operacional permitida

Regio operacional recomendada

Limite de vibrao 0,7 QBEP 0,8 QBEP

QBEP

1,1 QBEP

1,2 QBEP

Vazo (Q)

Regies de operao recomendadas.

Regio Operacional no recomendada (rea listrada) corresponde faixa de vazo abaixo de 70% (0,7 QBEP) e acima de 120% (1,2 QBEP) da vazo associada ao ponto de melhor eficincia (QBEP). A despeito da vazo mnima estvel geralmente se encontrar abaixo de 70% do BEP, a mesma ainda faz parte da regio permitida de operao da bomba. Entretanto, por razoes tcnicas e econmicas, no recomendvel a seleo de uma bomba que atenda o ponto de projeto nesta regio.

RESERVADO

Alta Competncia

Regio Operacional recomendada corresponde a faixa de vazo entre 70% (0,7 QBEP) e 120% da vazo (1,2 QBEP) associada ao ponto de melhor eficincia (QBEP) Melhor regio de operao corresponde a faixa de vazo entre 80% (0,8 QBEP) e 110% (1,1 QBEP) da vazo associada ao ponto de melhor eficincia.

4.10. Problemas dinmicos e hidrulicos relacionados operao fora dos limites recomendados
de fundamental importncia que o tcnico de operao saiba quais os fenmenos hidrulicos que ocorrem no interior da bomba a partir do momento que uma manobra operacional leve a bomba a operar fora dos limites recomendados. O pleno conhecimento de sintomas do equipamento decorrentes das suas aes determinar a sade do equipamento ao longo da sua vida. 4.10.1. Cargas radiais em bombas com voluta Vejamos, agora, como se comportam as cargas hidrulicas radiais que atuam sobre o eixo da bomba, com carcaa em voluta, medida que variamos a sua vazo em torno do ponto de melhor eficincia. O grfico a seguir mostra como a magnitude da carga radial varia em funo da vazo. Infelizmente, a carga radial sofrida pelo impelidor prximo de zero somente nas proximidades do ponto de melhor eficincia. ER

146

QBEP

Empuxo radial x vazo Empuxo radial x vazo carcaa em voluta carcaa em voluta

RESERVADO

Captulo 4. Curvas de performance ou curvas caractersticas

Durante as operaes com vazes mais altas e mais baixas do que ponto de melhor eficincia (BEP), a intensidade e sentido do empuxo radial variam proporcionalmente a distncia entre a vazo instantnea e a vazo correspondente ao ponto de melhor eficincia. Observando o grfico anterior, verificamos tambm que a carga radial mxima quando a bomba est no shut-off, ou seja, vazo nula, praticamente nula nas proximidades da vazo de projeto e torna a crescer medida que nos afastamos dela. Considerando que este empuxo ser transmitido ao eixo e, conseqentemente, aos mancais e sistema de vedao, torna-se extremamente importante que durante a operao das bombas os tcnicos de operao tenham plena conscincia dos fenmenos hidrulicos que por hora esto impondo ao equipamento. A operao em demasia, seja em tempo e/ou freqncia, ao longo da curva da bomba e distante do BEP podem levar o equipamento uma falha prematura. Como forma de reduzir esta carga em altas vazes e heads, algumas bombas so dotadas de carcaa em dupla voluta. Este efeito alcanado pelo auto-balanceamento das cargas produzidas pelas volutas individualmente, ou seja, so cargas de mesma magnitude e direo, porm em sentidos opostos. Entretanto, o custo dessa reduo dos esforos sobre o impelidor uma ligeira diminuio na eficincia da bomba, mas o balano final favorvel obteno de uma bomba com uma maior confiabilidade.
FR

147

BEP

Carga radial x Vazo - Carcaa em dupla voluta

RESERVADO

Alta Competncia

4.10.2. Operao com vazo reduzida As bombas centrfugas so selecionadas para uma dada vazo e altura manomtrica total, na velocidade nominal, de forma que as mesmas operem a maior parte do tempo nestas condies. Nestas condies, a eficincia dever ser mxima tambm. Freqentemente, entretanto, necessita-se que a bomba opere com vazes e altura manomtrica total que diferem consideravelmente das condies de projeto. Este problema grave para bombas operando com vazes reduzidas, principalmente aquelas de alta densidade de energia. A diferena entre a potncia consumida e a potncia til entregue ao lquido representa a perda de potncia dentro da bomba, exceto um pequeno valor de energia associada s perdas nos mancais. Esta perda de potncia convertida em calor e transferida para o lquido. Se a bomba estiver operando em shut-off, a potncia correspondente utilizada para aquecer a pequena quantidade de lquido no interior da bomba. Enquanto este processo ocorre, a carcaa se aquece e parte do calor dissipado para a atmosfera circulante. Assim, a taxa de elevao da temperatura no tempo poderia, de forma simplificada, ser calculada atravs da seguinte expresso:

148

Onde: T/t = aumento de temperatura em funo do tempo; Pot. (shut-off) = Potncia consumida no shut-off; ml = massa de lquido no interior da bomba; cl = calor especfico do lquido no interior da bomba.

RESERVADO

Captulo 4. Curvas de performance ou curvas caractersticas

Logo, conhecendo o valor da temperatura mxima admissvel temos a possibilidade de fazer uma estimativa do tempo mximo permissvel de operao com vazo nula. 4.10.3. Vazo mnima de uma bomba centrifuga Em uma bomba centrfuga apenas uma parte da energia, entregue ao eixo, convertida em energia hidrulica. Parte dela passada ao lquido na forma de calor devido s frices internas. Esta perda de energia depende muito da vazo da bomba, como mostrado na ilustrao a seguir:
HP

149
P

Perdas internas
Q

Perdas internas de energia

4.10.4. Recirculao interna e turbulncia no impelidor


Como vimos no item anterior, o aumento da temperatura, ou seja, fator trmico no o nico critrio para a determinao da vazo mnima. Quando a bomba est operando significativamente distante do ponto de melhor eficincia, as linhas de fluxo no interior da bomba mudam consideravelmente quando comparadas com as linhas no ponto de melhor eficincia. Nesta condio muito comum surgir um turbilhonamento do fluxo na suco ou na descarga do impelidor. Este fenmeno classicamente conhecido como recirculao interna.

RESERVADO

Alta Competncia

Como conseqncia, temos a criao de zonas de baixa presso que para a respectiva temperatura operao promovem a vaporizao do lquido bombeado. As bolhas de vapor oriundas deste processo ao atingirem zonas de alta presso so colapsadas no interior da massa lquida ou nas proximidades das paredes do impelidor. Este fenmeno denominado de cavitao por recirculao. Esse tipo de cavitao induz eroso e vibrao excessiva na bomba e na tubulao a qual ela est ligada.
Descarga do impelidor

Recirculao

150

Turbulncia

Suco do impelidor

Recirculao no impelidor

Assim, estas bombas requerem vazes mnimas mais altas que as vazes mnimas impostas por questes trmicas. Em mdia, a vazo mnima hidrulica gira em torno de 25% a 35% da vazo correspondente ao ponto de melhor eficincia.

RESERVADO

Captulo 4. Curvas de performance ou curvas caractersticas

4.11. Exerccios
1) Classifique as curvas caractersticas das bombas com os seus respectivos tipos: a) Tipo Estvel ou tipo Rising c) Tipo Inclinado ou tipo Steep
H

b) Tipo Instvel ou tipo Drooping d) Tipo Plana ou tipo at


H

( )
Q

( )
Q

151

( )

( )
Q

RESERVADO

Alta Competncia

4.12. Glossrio
BEP - tambm simbolizado por QBEP. Corresponde ao ponto de trabalho no qual uma bomba desempenha sua funo com maior eficincia. Cavitao - formao de bolhas de vapor ou de um gs em um lquido por efeito de foras de natureza mecnica. Head - altura manomtrica total do sistema. Impelidor - tambm chamado de rotor. constitudo de um disco provido de ps (palhetas) que atravs do movimento de rotao, promovido por ao de um motor, capaz de impulsionar um lquido. QBEP - tambm simbolizado por BEP. Corresponde ao ponto de trabalho no qual uma bomba desempenha sua funo com maior eficincia. Shut-off - altura desenvolvida correspondente vazo "".

152

Vrtice - turbilhonamento ou redemoinho formado pela circulao de um fluido.

RESERVADO

Captulo 4. Curvas de performance ou curvas caractersticas

4.13. Bibliograa
MATTOS, Edson Ezequiel de; Falco, Reinaldo de. Bombas Industriais 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia, 1998. 474p. SILVA, Marcos Antonio da. Manual de Treinamento da KSB Bombas Hidrulicas S/A. 4 ed. MACKAY, Ross. The Pratical Pumping Handbook. Elsevier Advanced Technology. SULZER PUMPS LTDA. Suzer centrifugal Pump Handbook. 2th ed. Elsevier

153

RESERVADO

Alta Competncia

4.14. Gabarito
1) Classifique as curvas caractersticas das bombas com os seus respectivos tipos: a) Tipo Estvel ou tipo Rising c) Tipo Inclinado ou tipo Steep
H

b) Tipo Instvel ou tipo Drooping d) Tipo Plana ou tipo at


H

(c)
Q

(a)
Q

154

(d)

(b)
Q

RESERVADO

Cavitao e NPSH

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Identificar o conceito de cavitao em uma bomba centrifuga e suas conseqncias; Identificar os conceitos de NPSH, NPSH requerido e NPSH disponvel; Citar as principais conseqncias da cavitao.

RESERVADO

Captulo 5

Alta Competncia

156

RESERVADO

Captulo 5. Cavitao e NPSH

5. Cavitao e NPSH
avitao e NPSH so tpicos muito importantes no estudo de bombas. Esta importncia se reflete no s na necessidade de um entendimento adequado destes conceitos para execuo de projeto ou seleo do equipamento, como tambm para a soluo de diversos problemas operacionais dele decorrentes. A cavitao, de forma bem simplificada, um fenmeno associado formao de bolhas de vapor numa regio da bomba onde a presso menor que a presso de vapor do lquido bombeado (na temperatura de bombeio) e posterior colapso destas bolhas na regio de alta presso. O NPSH (Net Positive Suction Head) a energia mnima em termos absolutos, em metros de coluna de gua, acima da presso de vapor do produto, a fim de evitar a formao destas bolhas de vapor. Nesse estudo consideraremos a gua como o lquido de trabalho, pois representa uma substncia pura, sendo o lquido mais comumente utilizado em processos de bombeamento no mundo. Alm disso, suas propriedades so amplamente conhecidas, fato que leva os fabricantes a us-la como lquido para os testes de performance de bombas, realizados para levantamento das curvas caractersticas do equipamento.

157

5.1. Presso de vapor


Um dos conceitos fundamentais para o entendimento da cavitao a presso de vapor. A curva do grfico a seguir ilustra este conceito: para cada temperatura existe somente uma presso na qual a presena do lquido e vapor coexistem. Esta presso denominada presso de vapor do lquido. Ou seja, para uma determinada temperatura (T1), medida que a presso reduzida de P1 para P2, atinge-se um ponto (bola preta) em que o lquido inicia um processo de vaporizao.

RESERVADO

Alta Competncia

P1

Presso

Linha de vaporizao
P2

Vapor

T1

Temperatura

158

Uma mistura de hidrocarbonetos, como o petrleo, apresenta, quando comparado com uma substncia pura, um comportamento diferente em relao temperatura. Cada componente desta mistura, para uma dada temperatura, ter presses de vapor em diferentes patamares. Ou seja, para certa temperatura e presso, os componentes mais pesados estariam em soluo na fase lquida, e os mais leves, na forma gasosa, fora da soluo.

5.2. O fenmeno da cavitao


A palavra cavitao vem do ingls cavitation e est associada palavra cavity, que significa cavidade, em portugus. Portanto, a cavitao um fenmeno associado a processos que envolvem algum tipo de deteriorao das superfcies do impelidor e da carcaa. Alm disso, ela exerce forte degradao da performance da bomba. fato aceito tradicionalmente, que se a presso absoluta, em qualquer ponto de um sistema de bombeamento, atingir valor igual ou inferior presso de vapor do lquido na temperatura de bombeamento, parte deste lquido se vaporizar. Nas regies mais rarefeitas, formam-se pequenas bolsas, bolhas ou cavidades, no interior dos quais o lquido se vaporiza. Nestas condies, quando esta mistura atingir alguma regio onde a presso absoluta for novamente superior presso de vapor do lquido na temperatura de bombeamento, haver o colapso das bolhas com retorno fase lquida.

RESERVADO

Captulo 5. Cavitao e NPSH

Na realidade, a penetrao de lquido na depresso originada pela deformao da bolha produz microjatos na ocasio do colapso. Desta forma, o efeito mais severo quando o colapso ocorre em local junto ou prximo superfcie metlica. Neste caso, os microjatos incidem diretamente sobre a superfcie, enquanto no caso de bolhas que colapsam na corrente lquida, o impacto transmitido atravs de ondas de choque. No caso particular das bombas centrfugas, a regio crtica para efeito de anlise de cavitao a entrada no olho do impelidor. Neste ponto, a presso mnima. Ento, considerando que as bombas foram construdas para operao com lquidos, a queda de presso em nveis iguais ou inferiores presso de vapor na temperatura de bombeamento, pode acarretar srios danos.
Direo do fluxo

Forma original

Depresso

Jato atinge a superfcie metlica

159

Forma esfrica original

Deformao no lado da alta presso

Depresso crescendo no lado da alta presso

Jato na direo da baixa presso

Forma original de bolha

Depresso no lafo oposto parede metlica

Entrada de lquido na depresso

Formao do jato

Colapso das bolhas

5.3. Comportamento da presso na suco da bomba


O esquema a seguir associa uma ilustrao em corte mostrando parte de uma bomba (onde so numeradas algumas regies internas) com um grfico mostrando o comportamento da presso nos diversos trechos numerados.

RESERVADO

Alta Competncia

Flange de suco Tubulao

olho do impelidor

P do impelidor (sada)

5 1 2 3 4

Fenmeno da cavitao

P do impelidor (entrada)

Presso

160
Presso mnima na bomba 1 2 3 4 5 Regies de transio

O grfico relaciona a variao de presso com a posio ao longo da linha de suco at a descarga do impelidor (identificadas pela numerao 1, 2, 3, 4 e 5), como forma de explicar o fenmeno da cavitao.
Regio 1-2 2-3 3-4 4 4-5 Fenmenos Perda de entrada (mudana de seco = atrito + turbulncia); Perdas internas por frico Choques, turbulncia e acelerao do lquido. Presso mnima menor ou igual a presso de vapor (formao das bolhas). Regio de imploso das bolhas = microjatos danos no impelidor

Nos grficos a seguir podemos detalhar um pouco mais o que ocorre na regio 3-5 (canais entre as palhetas do impelidor). Para uma dada vazo, prxima ao ponto de melhor eficincia, a distribuio da presso ao longo do canal comporta-se conforme as ilustraes a seguir:

RESERVADO

Captulo 5. Cavitao e NPSH

x x

Dorso da palheta palheta

Dorso da

3 3 5

Rotor

Rotor

3 = Olho do impelidor; 5 = Descarga do impelidor; P3 = Presso a montante do olho do impelidor; P5 = Presso de descarga do impelidor; Pmin = Presso esttica mnima atingida no impelidor; Pvapor = Presso bombeamento.
Situao A
P
Dorso da palheta

161

de

vapor

do

fluido

na

temperatura

de

Situao B
P5 P
Dorso da palheta

Pmin > Pvapor

P5

Pmin < Pvapor

P3 Pmin

Pvapor

P3 Pmin 3
Posio 3

Pvapor 5 Posio

Cavitao

RESERVADO

Alta Competncia

importante ressaltar que o perfil de distribuio de presso ao longo das palhetas tambm sofre influncia da vazo de trabalho. Operando-se no BEP, por exemplo, verificamos a menor diferena de presso entre P3 e Pmin. Na situao A demonstrado que a presso P3, a montante do olho do impelidor, suficientemente alta para que Pmin, no olho do impelidor, continue acima da presso de vapor na temperatura de bombeamento, ento no ocorrer o fenmeno da cavitao. Na situao B, para a mesma vazo, demonstra-se que nas ocasies em que P3, presso montante do olho do impelidor, for suficientemente baixa ao ponto da presso mnima atingida no olho do impelidor cair a valores menores que a presso de vapor Pvapor do lquido na temperatura de bombeamento, ocorrer o fenmeno da cavitao.

162

ATENO
interessante observar que, na vaporizao convencional, o aparecimento de bolhas resultante de aumento de temperatura com a presso mantida constante, enquanto na cavitao o mesmo fato ocorre com reduo de presso, mantendo a temperatura constante.

5.4. Denio de NPSH - Net Positive Suction Head


Um dos mais polmicos termos associados s bombas o NPSH. A fim de caracterizar as condies para que ocorra boa "aspirao", foi introduzido o conceito de NPSH. Esta grandeza quando associada ao sistema (instalao) chamada de NPSHD (disponvel) e quando bomba de NPSHR (requerido). De forma bastante simplificada, podemos considerar que o NPSHD (disponvel) do sistema em que a bomba est instalada corresponde a energia existente no flange de suco da bomba, em termos absolutos, acima da presso de vapor do lquido na temperatura de bombeamento.

RESERVADO

Captulo 5. Cavitao e NPSH

Vejamos o exemplo de uma instalao onde uma bomba esta succionando um lquido de um tanque atmosfrico, com altura geomtrica Z entre a superfcie livre do lquido e a linha de referncia. Na suco est instalado um indicador de presso (Ps).

Indicador de presso PS

Linha de referncia

Se a vazo da bomba for nula, a presso na suco da bomba Ps ser correspondente a presso absoluta exercida pela coluna Z de lquido, que chamaremos de Ps0, como indicado no grfico a seguir.

163
A medida que a vazo Q aumenta, a presso absoluta de suco Ps vai diminuindo em funo da transformao da presso em velocidade e do aumento das perdas de carga P entre a sada do tanque e a suco da bomba.

Q5 >Q4 >Q3 >Q2 >Q1

P5 > P4 >P3 >P2 >P1

A conseqncia deste comportamento a seguinte distribuio de presso na suco da bomba: Ps0 >Ps1 >Ps2 >Ps3 >Ps4 >Ps5

RESERVADO

Alta Competncia

PS

Ps0 Ps 1 Ps 2 Ps 3 Ps 4 Ps 5

P 1

P 2

P 3

P 4

P 5

Pv

Q0

Q1

Q2

Q3

Q4

Vazo (Q) Q5

164

Tomando como referncia o bocal de suco da bomba, somando a energia de presso, em termos absolutos, a energia de velocidade e desta parcela subtrairmos a energia de presso correspondente presso de vapor na temperatura de bombeamento, teremos o NPSHD disponvel do sistema.
NPSH D

Q0

Q1

Q2

Q3

Q4

Q5

Vazo (Q)

V 1 ; V2 ; V3 ; V4 ; V5 2g 2g 2g 2g 2g PS1 PS2 PS3 PS4 PS5 Energia de presso - Energia de velocidade -

Equacionando tudo que analisamos at aqui, o NPSHD disponvel do sistema pode ser expresso pela seguinte equao:

RESERVADO

Captulo 5. Cavitao e NPSH

Onde: PS = presso absoluta na suco da bomba; PV = presso de vapor do lquido na temperatura de bombeamento; V = velocidade do fluido no flange de suco da bomba; = peso especfico do lquido na temperatura de bombeio. A seguir, podemos ver uma curva tpica do NPSH disponvel do sistema em funo da vazo.
Grco NPSHD x vazo

NPSHD (m)

165

Vazo (Q) Uma vez definido o parmetro NPSHD que depende exclusivamente do sistema (linhas, vlvulas, acessrios etc.), agora podemos conceituar o NPSH requerido da bomba. O NPSH requerido representa a energia requerida pela bomba no flange de suco, em valores absolutos, acima da presso de vapor para que ela esteja na iminncia de cavitar. Esta grandeza representada por NPSHR.

RESERVADO

Alta Competncia

O NPSHR est relacionado com o projeto da bomba. Quanto maior a vazo, maiores sero as perdas internas entre o flange de suco e o olho do impelidor e conseqentemente, maiores sero as presses de suco exigidas pela bomba a fim de evitar o fenmeno da cavitao. Na iminncia da cavitao, temos: NPSHR = NPSHD = Ps V2 + 2g

Pv

Para compreendermos melhor o conceito de NPSH requerido pela bomba, vamos observar o grfico a seguir:
Presso

166
P1

Ps1 Ps2 P1

P2

Q1 Q2
Posio

Pvapor A Onde: A = flange de suco; B = olho do impelidor; Q1 = vazo 1; Q2 = vazo 2; Ps = presso no flange de suco; Q2 > Q1

RESERVADO

Captulo 5. Cavitao e NPSH

P1 = presso no olho do impelidor para vazo Q1; P2 = presso no olho do impelidor para vazo Q2; P1 = queda de presso (Ps1 - P1) devido s perdas por atrito na vazo Q1; P2 = queda de presso (Ps2 P2) devido s perdas por atrito na vazo Q2. Se plotarmos no grfico todas as perdas de cargas e as suas respectivas vazes tomando como referncia a presso de vapor, teremos o seguinte comportamento:
Ps Ps 6 Ps 5 Ps 4 Ps 3 Ps 2 Ps 1 Pv
P3 P4 P5 P2 P6

167

P1

Q1

Q2

Q3

Q4

Q5

Q6

Vazo

Para a vazo Q1, temos associada uma perda de carga P1 e, para que a presso no olho do impelidor no atinja a presso de vapor correspondente temperatura de bombeamento, necessrio que a presso no flange de suco PS seja maior que Ps1. O mesmo raciocnio aplicado para as demais vazes. Portanto, quanto maior a vazo maior ser o valor da presso de suco necessrio para evitar o aparecimento de uma presso mnima de operao igual ou menor a presso de vapor (Pv).

RESERVADO

Alta Competncia

Na realidade outros fatores como choques e turbulncias, bem como caractersticas hidrulicas inerentes ao projeto hidrulico (dimetro do olho do impelidor, nmero de ps, formato das ps, rotao, velocidades na entrada no rotor), influenciam na queda de presso entre o flange de suco e o olho do impelidor e conseqentemente no NPSH requerido. Quanto maior for a vazo, maiores sero as perdas internas e maior ser o NPSHR pela bomba. um parmetro que est relacionado exclusivamente com o projeto da bomba (caractersticas hidrulicas), portanto, no depende do sistema. A ilustrao a seguir representa algumas curvas tpicas da variao do NPSHR em funo da vazo (Q) fornecida pelos fabricantes.

168

NPSHR

Vazo (Q)

IMPORTANTE! Essas curvas so determinadas em bancada de teste do fabricante que utilizam normas especficas. Estas normas definem os critrios e procedimentos para os testes. Logo, podemos inferir que para cada vazo Q fornecida segundo a curva H (head) x Q de uma bomba, temos um valor de presso suco associada ao inicio do processo de cavitao, ou seja, medida que as condies na tubulao se alteram existir uma condio que para aquela vazo, as curvas de performance sofrero uma queda conforme apresentado no grfico a seguir (queda do head e do rendimento da bomba).

RESERVADO

Captulo 5. Cavitao e NPSH

Head (H)

Rendimento (n)

Q1

Q2

Q3

Q4

Q5

Vazo (Q)

Neste momento interessante notar que na fase de projeto de um sistema de bombeamento, o NPSHD deve ser maior que o NPSHR na vazo de projeto (QP). Por outro lado, ao plotarmos a curva de NPSHD contra o NPSHR no mesmo grfico veremos que existe uma vazo Qmax que acima desta a bomba cavitar.
NPSH NPSHD

169

NPSHR

Qp

Q max

Vazo (Q)

As condies exigidas pela bomba e as disponibilizadas pelo sistema constituem uma verdadeira queda de brao. De um lado temos o sistema fornecendo cada vez menos energia de presso a medida que aumentamos a vazo e do outro lado temos a bomba exigindo cada vez mais energia de presso do fluido a medida que a vazo aumenta. Em linhas gerais, para efeito de raciocnio, quanto maior a vazo, menor ser a presso disponvel no flange de suco em funo das perdas na tubulao de suco, portanto menor o NPSHD, alm disso, maior ser a presso necessria no flange de suco da bomba, NPSHR ,para evitar-se o inicio do processo de cavitao.

RESERVADO

Alta Competncia

NPSHR NPSHD sistema Cavitao

5.5. Conseqncias da Cavitao


As principais conseqncias da cavitao so: Barulho e vibrao;

170

Alterao das curvas caractersticas; Danos ao material da bomba. a) Barulho e vibrao Estes dois inconvenientes so provocados, fundamentalmente, pela instabilidade gerada pelo colapso das bolhas. Esses fenmenos degradam a vida til do equipamento, provocam falhas prematuras no sistema de selagem e mancais. Alm do desconforto acstico para os tcnicos de operao. b) Alterao das curvas caractersticas (rendimento e altura manomtrica) A alterao no desempenho causada pela diferena de volume especfico entre o lquido e o vapor, bem como a turbulncia gerada pelo colapso das bolhas. Esta alterao das curvas caractersticas mais drstica nas bombas centrfugas, visto que o canal de passagem do lquido mais restrito e a presena de bolhas influencia consideravelmente o desempenho do equipamento.

RESERVADO

Captulo 5. Cavitao e NPSH

Desta forma, supondo que uma determinada bomba centrfuga, instalada em um sistema, esteja cavitando, as suas curvas caractersticas fogem do comportamento normal, conforme ilustrado na ilustrao a seguir.
Queda nas curvas caractersticas de uma bomba centrfuga
Altura manomtrica H total Curva da bomba Rendimento () Curva do rendimento 1 1

Cavitao Curva do sistema 2

2 Q2 Q1

Vazo (Q)

171

Em uma situao normal, o ponto de operao estaria operando com vazo Q1 e rendimento 1 (correspondente ao ponto 1). Entretanto, caso a bomba comece a cavitar, ponto real de operao corresponder vazo Q2. No ponto 2, a bomba operar com uma vazo, altura manomtrica e eficincia reduzidas. c) Danicao do material fato conhecido que, quando uma bomba opera por certo tempo cavitando, haver danos ao material adjacente zona de colapso das bolhas em decorrncia dos microjatos ou ondas de presso, sendo a quantidade de material perdido dependente das caractersticas do material e da severidade da cavitao e do tempo de exposio ao fenmeno. O mecanismo envolvido nesse processo merece uma anlise adicional.

RESERVADO

Alta Competncia

5.6. Fatores que alteram o NPSHD


Analogamente s preocupaes do projetista, o operador deve estar atento aos fatores que alteram o NPSH disponvel do sistema e principalmente aqueles que esto relacionados com o seu cotidiano. Por exemplo: Filtro de suco obstrudo; Operao da bomba fora do ponto de projeto; Vlvulas parcialmente abertas na suco; Incrustaes nas linhas de suco;

172

Sistema de controle de vazo, presso e nvel deficientes; Altura esttica de suco; Presso atmosfrica local; Variao da temperatura e presso do fluido bombeado; Propriedades do lquido bombeado (ex.: viscosidade); Dimetro, comprimento e acessrios (vlvulas, curvas, redues etc.) da linha de suco.

5.7. Fatores que alteram o NPSHR


Se por um lado, busca-se aumentar o valor do NPSH disponvel numa instalao, por outro, procura-se selecionar equipamentos com NPSH requerido reduzido que garanta uma margem de segurana satisfatria. Todavia existem fatores inerentes ao projeto hidrulico dos equipamentos que limitam os valores mnimos desse parmetro. Da mesma forma algumas variveis operacionais interferem no NPSH da bomba.

RESERVADO

Captulo 5. Cavitao e NPSH

Algumas alteraes no projeto de suco da maquina afetam o NPSH. Por exemplo: Aumento do dimetro do olho do impelidor, melhoramento configurao interna da carcaa, acabamento superficial e otimizao do perfil hidrulico das ps, acarretam uma diminuio deste parmetro. Entretanto, o aumento do olho do impelidor deve ser cuidadosamente analisado, pois a alterao dessa dimenso, acima de limites recomendados, interfere negativamente na estabilidade hidrulica da bomba, estreitando a faixa recomendada de vazes operacionais; Variao da rotao altera o NPSHR, ou seja, quanto maior a rotao maior o NPSHR, sendo a recproca verdadeira; A temperatura da gua e o tipo de lquido (por exemplo: hidrocarbonetos) alteram os valores do NPSH requerido levantados em teste com gua;

173
Sabe-se tambm que a viscosidade dos hidrocarbonetos pode ser um fator atenuante dos efeitos da cavitao relacionados s ondas de choque. No entanto, acima de certos valores, a viscosidade aumenta o NPSH em funo do aumento das perdas por atrito. Da mesma forma, a presena de gases no condensveis no lquido pode atuar de forma adversa; O aumento das folgas dos anis de desgaste ao longo do tempo, aumentam a recirculao da regio de descarga do impelidor para a suco. Portanto a vazo real que passa pelo olho do impelidor a soma da vazo bombeada mais a vazo recirculada. Logo o NPSH nessas condies aumenta.

5.8. Cavitao em condies anormais de operao


O tcnico de operao deve compreender que existem situaes em que, mesmo quando o projeto atende s condies especificadas de operao, a cavitao pode ocorrer, em funo de desvios entre as condies especificadas e aquelas realmente vividas no contexto operacional. Tais desvios geralmente propiciam o aparecimento de

Alta Competncia

Entre os desvios possveis de ocorrer destacam-se: Obstruo nas linhas de suco e/ou filtro, e/ou entre o flange de suco e o olho do impelidor; Vazamento excessivo pelos anis de desgaste; Operao em vazes abaixo ou acima dos limites recomendados. 5.8.1. Obstruo nas linhas de suco/ltro entre o ange de suco e o olho do impelidor Distrbios ou bloqueios parciais na linha de suco provocam perda de carga localizada e diminuio do valor esperado do NPSH disponvel, possibilitando o aparecimento de cavitao. Como exemplo destas condies anormais, poderamos citar o depsito de matrias estranhas na linha de suco ou em filtro de suco e o fechamento parcial de vlvula na linha de suco. Por outro lado, se estes distrbios ou bloqueios parciais ocorrerem na entrada da bomba o efeito ser o aumento aparente do NPSH requerido acima dos valores normais obtidos nas curvas NPSH requerido versus vazo, possibilitando, da mesma forma, o aparecimento de cavitao. 5.8.2. Vazamento excessivo pelos anis de desgaste Com o objetivo de limitar o vazamento entre a descarga do impelidor e a regio de baixa presso na sua entrada, a folga entre o impelidor e a carcaa mantida sob controle com valores previamente especificados em funo do dimetro do impelidor. Entretanto, se a bomba estiver operando com folgas maiores que as recomendadas, seja por erro de fabricao, manuteno ou por desgaste natural, a recirculao poder gerar vrtices na entrada da bomba e propiciar o aparecimento de cavitao.

174

RESERVADO

Captulo 5. Cavitao e NPSH

Efeito do jato proveniente de recirculao na entrada da bomba


Presso de descarga Presso de suco

Fluxo normal

rea de distrbios locais devidos a vazamento excessivo.

5.8.3. Operao em vazes abaixo ou acima dos limites recomendados


A operao fora dos pontos de melhor eficincia da bomba resulta em instabilidade que pode causar cavitao em algumas partes internas do equipamento. Dentro desse contexto, podem ser destacados alguns componentes da bomba passveis de serem impactados pela cavitao. Voluta realmente difcil imaginar cavitao originada em qualquer parte da voluta, pois esta uma regio de alta presso. Entretanto, na lingeta da voluta, que uma p guia localizada numa zona de alta velocidade, quando operando fora da faixa de operao normal, pode experimentar turbulncias oriundas do ngulo de incidncia inadequado, propiciando o aparecimento de cavitao.

175

RESERVADO

Alta Competncia

Lingueta da voluta

Fluxo no interior da voluta

Ps difusoras

176

Ps difusoras so ps guias na sada do impelidor. Desta forma, a possibilidade de cavitao em uma dessas ps ainda maior que no caso anterior de cavitao na voluta. Isto acontece porque a perfeita adequao entre a orientao do fluxo saindo do impelidor e entrando nos canais formados pelas ps difusoras s acontece na vazo de projeto. medida que nos afastamos desta vazo, fluxos provenientes de diferentes canais de passagem do impelidor incidem nas ps guias em ngulos inadequados podendo provocar excessiva turbulncia e propiciar o aparecimento da cavitao.

Cavitao nas ps do difusor

RESERVADO

Captulo 5. Cavitao e NPSH

Alm dos componentes mencionados anteriormente, em alguns casos as ps de entrada do impelidor sofrem danos devido ao fluxo no sentido inverso na tubulao de suco. Devido rotao do olho do impelidor, existe uma tendncia nas bombas para a criao de um fluxo partindo da entrada do impelidor para a suco se superpondo ao fluxo principal. Esta tendncia marcante em vazes bem abaixo da de projeto, em que o fluxo inverso torna o aspecto ilustrado como na ilustrao a seguir.

Fluxo normal

177
Fluxo em sentido inverso

Fluxo em sentido inverso na entrada de suco para vazes bem inferiores de projeto

RESERVADO

Alta Competncia

5.9. Exerccios
1) Complete as lacunas das afirmaes a seguir referentes ao conceito de cavitao: a) Cavitao, do ingls cavitation, associada a cavity, cavidade, em portugus, um fenmeno classicamente associado a processos de ________________ sujeitas a condies que favoream o aparecimento deste fenmeno. b) O incio da cavitao depende das condies de suco do sistema: quanto menor for a altura ________________maior a probabilidade de aparecimento de presso P igual ou menor que a ________________na temperatura de bombeamento no olho do impelidor. c) Considerando que a velocidade de entrada do lquido e a perda de carga entre o ___________ e o olho do impelidor aumentam com a vazo, podemos concluir que o incio da ____________ e a conseqente queda nas curvas caractersticas ocorrero em vazes menores medida que _______ diminui. 2) Relacione as descries da coluna da direita com o fenmeno que descrevem, numerando-as de acordo com a coluna da esquerda: I. NPSH ( ) Representa a energia requerida pela bomba no flange de suco, em valores absolutos, acima da presso de vapor para que ela esteja na iminncia de cavitar. ( ) a energia mnima em termos absolutos, em metros de coluna de gua, acima da presso de vapor do produto, a fim de evitar a formao destas bolhas de vapor.

178

II.

NPSHr (requerido)

III. NPSHd (disponvel) ( ) Corresponde a energia existente no flange de suco da bomba, em termos absolutos, acima da presso de vapor do lquido na temperatura de bombeamento.

RESERVADO

Captulo 5. Cavitao e NPSH

3) Quais as principais conseqncias da cavitao? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ________________________________________________________________ 4) Marque a opo que completa adequadamente as afirmaes a seguir: a) Quando o NPSHd maior do que o NPSHr, em geral, o fenmeno da cavitao__________________________________: ( ) provavelmente ocorre ( ) ocorre ( ) no ocorre b) O NPSHr interpretado fisicamente como sendo a quantidade mnima de energia absoluta por unidade de peso acima da presso de vapor que deve existir no flange de suco para que_____ ____________________________: ( ) no haja vaporizao ( ) no haja entupimento ( ) no haja cavitao c) Na prtica, para o entendimento do processo clssico de cavitao em sistemas de bombeamento, torna-se necessrio saber qual o NPSHd para o ponto de operao da bomba e compar-lo com o____________________: ( ) NPSHr ( ) NPSH ( ) NPSHs

179

RESERVADO

Alta Competncia

5.10. Glossrio
BEP - tambm simbolizado por QBEP. Corresponde ao ponto de trabalho no qual uma bomba desempenha sua funo com maior eficincia. Cavitao - formao de bolhas de vapor ou de um gs em um lquido por efeito de foras de natureza mecnica. Head - altura manomtrica total do sistema. Impelidor - tambm chamado de rotor. constitudo de um disco provido de ps (palhetas) que atravs do movimento de rotao, promovido por ao de um motor, capaz de impulsionar um lquido; QBEP - tambm simbolizado por BEP. Corresponde ao ponto de trabalho no qual uma bomba desempenha sua funo com maior eficincia. Voluta - tipo de carcaa de bomba em forma de um funil encurvado.

180

Vrtice - turbilhonamento ou redemoinho formado pela circulao de um fluido.

RESERVADO

Captulo 5. Cavitao e NPSH

5.11. Bibliograa
MATTOS, Edson Ezequiel de; Falco, Reinaldo de. Bombas Industriais 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia, 1998. 474p. SULZER PUMPS LTDA. Suzer centrifugal Pump Handbook. 2th ed. Elsevier HERGT, Peter. Cavitation in Centrifugal Pumps Denitions, criteria and their importance. 4th edio. Germany: KSB Frankenthal, 2005.

181

RESERVADO

Alta Competncia

5.12. Gabarito
1) Complete as lacunas das afirmaes a seguir referentes ao conceito de cavitao: a) Cavitao, do ingls cavitation, associada a cavity, cavidade, em portugus, um fenmeno classicamente associado a processos de deteriorao das superfcies sujeitas a condies que favoream o aparecimento deste fenmeno. b) O incio da cavitao depende das condies de suco do sistema: quanto menor for a altura manomtrica de suco (hs), maior a probabilidade de aparecimento de presso P igual ou menor que a presso de vapor (Pv) na temperatura de bombeamento no olho do impelidor. c) Considerando que a velocidade de entrada do lquido e a perda de carga entre o ange de suco e o olho do impelidor aumentam com a vazo, podemos concluir que o inicio da cavitao e conseqente queda nas curvas caractersticas ocorrero em vazes menores medida que hs diminui. 2) Relacione as descries da coluna da direita com o fenmeno que descrevem, numerando-as de acordo com a coluna da esquerda:

182

I.

NPSH

( II )

Representa a energia requerida pela bomba no flange de suco, em valores absolutos, acima da presso de vapor para que ela esteja na iminncia de cavitar. a energia mnima em termos absolutos, em metros de coluna de gua, acima da presso de vapor do produto, a fim de evitar a formao destas bolhas de vapor.

II.

NPSHr (requerido)

(I)

III.

NPSHd (disponvel)

( III ) Corresponde a energia existente no flange de suco da bomba, em termos absolutos, acima da presso de vapor do lquido na temperatura de bombeamento.

3) Quais as principais conseqncias da cavitao? Barulho e vibrao; Alterao das curvas caractersticas; Danos ao material da bomba. 4) Marque com X a opo que completa adequadamente as afirmaes a seguir: a) Quando o NPSHd maior do que o NPSHr, em geral, o fenmeno da cavitao ______________________: ( ( ) provavelmente ocorre ) ocorre

( X ) no ocorre

RESERVADO

Captulo 5. Cavitao e NPSH

b) O NPSHr interpretado fisicamente como sendo a quantidade mnima de energia absoluta por unidade de peso acima da presso de vapor que deve existir no flange de suco para que _____________________: ( ( ) no haja vaporizao ) no haja entupimento

( X ) no haja cavitao c) Na prtica, para o entendimento do processo clssico de cavitao em sistemas de bombeamento, torna-se necessrio saber qual o NPSHd para o ponto de operao da bomba e compar-lo com o_______________________: ( X ) NPSHr ( ( ) NPSH ) NPSHs

183

RESERVADO

RESERVADO

Associao de bombas em srie e em paralelo

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Identificar as formas de associao das bombas centrfugas e a aplicabilidade de cada tipo; Reconhecer os campos de aplicao de cada tipo de associao e seus benefcios, e os fenmenos hidrulicos inerentes aos tipos de associao.

RESERVADO

Captulo 6

Alta Competncia

186

RESERVADO

Captulo 6. Associao de bombas em srie e em paralelo

6. Associao de bombas em srie e em paralelo

as unidades operacionais muito comum encontrarmos bombas centrifugas associadas em srie e/ou em paralelo. A associao de bombas em srie uma opo quando uma dada altura manomtrica exigida pelo sistema muito elevada, ficando acima dos limites alcanados por uma nica bomba. A associao em paralelo fundamentalmente utilizada quando a vazo desejada excede os limites de capacidade das bombas quando operadas sozinha.

6.1. Associao de bombas em srie


Como vimos anteriormente, quando a altura manomtrica for muito elevada, deve-se examinar a possibilidade de utilizar a associao de bombas em srie. Normalmente esta soluo utilizada quando o valor da altura manomtrica ultrapassa os valores alcanados pelas bombas de mltiplos estgios. Tambm h casos em que a presso de suco de uma bomba precisa ser elevada devido exigncia de um NPSHr mais alto. Nessas associaes a descarga de cada bomba conectada suco da bomba seguinte de modo que a vazo ser a mesma em todas as bombas, enquanto que a presso final ser a soma das parcelas fornecidas por cada bomba individualmente. Vale pena lembrar que uma bomba de mltiplos estgios nada mais que uma associao em srie de impelidores. Esquematicamente, a associao de bombas em srie se apresenta da seguinte forma:

187

Bombas associadas em srie

RESERVADO

Alta Competncia

Para se obter a curva caracterstica resultante de duas ou mais bombas em srie, iguais ou diferentes, basta somar as alturas manomtricas totais de cada bomba, correspondentes aos mesmos valores de vazo.
Associao em srie de 2 bombas iguais
H
2H 2H1 2H2

O grco ao lado apresenta a associao de duas bombas que possuem uma altura manomtrica com o valor H. Quando ambas esto em srie, a presso nal igual a 2H.

2H3 H1 H2 H3

Q1

Q2

Q3

188

Associao em srie de 2 bombas diferentes


H
H + H H1 + H1

O grco apresenta a associao de duas bombas que possuem uma altura manomtrica de valor H e H, respectivamente. Quando ambas esto em srie, a presso nal igual a H + H

H2 + H`2
BO M BA 1/

H` H`1 H H`2 H1 H2

/B

BO

OM

BA

BO

BA

BA

Q1

Q2

6.2. Associao de bombas em paralelo


Este tipo de associao utilizado quando a vazo exigida pelo processo for muito elevada ou quando a vazo exigida pelo sistema variar de forma definida.

RESERVADO

Captulo 6. Associao de bombas em srie e em paralelo

No primeiro caso, vazo muito elevada, o uso de bombas em paralelo fornece como vantagem adicional e segurana operacional, pois, no caso de falha de uma bomba, teoricamente, haveria apenas uma diminuio da vazo fornecida, mas no um colapso total no fornecimento. No segundo caso, vazo exigida varivel, este tipo de associao dar flexibilidade operacional, mediante a partida e parada das bombas conseguiremos as vazes exigidas com as bombas operando com eficincia desejada. Isto no aconteceria com uma nica bomba que para atender as diferentes vazes fatalmente teria que trabalhar em pontos de baixa eficincia. Esquematicamente, a associao de bombas em paralelo se apresenta da seguinte forma:

189

Bombas associadas em paralelo

Duas ou mais bombas esto operando em paralelo quando descarregam para uma nica tubulao, de modo que cada uma contribua com uma parcela para a vazo total. Alm disso, quando operando em paralelo todas as bombas tero a mesma altura manomtrica total, ou em outras palavras: para uma mesma altura manomtrica as vazes correspondentes se somam. 6.2.1. Associao em paralelo de bombas com curvas iguais Para exemplificar, tomaremos como exemplo o esquema a seguir, onde temos duas bombas iguais operando em paralelo, descarregando para uma nica linha, levando o lquido do reservatrio de suco para o reservatrio de descarga.

RESERVADO

Alta Competncia

Grco da associao em paralelo de 2 bombas iguais H


Curva do sistema

H1 H1

A B

H1A = AC

2 Bombas em paralelo 1 Bomba

Q1

Q1

Q2

190

Quando apenas uma s bomba opera, Quando as duas bombas esto operando, a a altura manomtrica total diminui, vazo do sistema Q2 e cada bomba recalca passando para H1 (H1< H1) e para uma uma vazo Q1, de tal forma que Q2 = 2xQ1. vazo Q1, de tal forma que Q1 < Q1 < Q2 Podemos notar ainda que as duas bombas operaro com a mesma altura manomtrica total H1.

Assim, do exemplo apresentado, podemos tirar algumas concluses: 1) A vazo total do sistema menor que a soma das vazes das bombas operando isoladamente; 2) Quando as bombas esto operando em paralelo, h um deslocamento do ponto de operao de cada bomba para a esquerda da curva (ponto A). Isso se acentua medida que aumentamos o nmero de bombas associadas; 3) Se uma bomba sair de operao, a unidade que continuar em funcionamento passar do ponto A para o ponto B.

IMPORTANTE! No ponto de operao B, teremos um NPSH requerido e uma potncia consumida maior que no ponto A.

RESERVADO

Captulo 6. Associao de bombas em srie e em paralelo

Tomemos outro exemplo de construo da curva resultante da associao de 3 bombas iguais em paralelo e com curvais estveis. Esquematicamente, a associao de 3 bombas em paralelo se apresenta da seguinte forma:

Associao em paralelo de 3 bombas iguais e curvas estveis

191

H
H3 H2 A H1
B C 1 2 3 D

Curva do sistema

3 Bombas 1 Bomba 2 Bombas

Q3

Q2

Q1

Q2 Q3

Grfico da associao em paralelo de 3 bombas iguais e curvas estveis

A vazo total que as trs bombas recalcam : Q3 = 3 x Q3 Na relao anterior podemos inferir que cada bomba fornecer 1/3 da vazo total e a altura manomtrica total ser a mesma para as trs bombas.

RESERVADO

Alta Competncia

Podemos, ento, tirar algumas concluses dessa associao: AB = BC = CD = Q3/3; Q1 = vazo de uma s bomba operando no sistema; Q2 = vazo de cada bomba com duas operando no sistema; Q3 = vazo de cada bomba com trs operando no sistema; Q1 > Q2 > Q3. IMPORTANTE! A operao em um ponto muito a esquerda do ponto de projeto traz srios inconvenientes, como por exemplo: Vibrao; Recirculao hidrulica; Aquecimento; Esforos elevados nos mancais; Desperdcio de energia (bomba operando com baixa eficincia).

192

6.2.2. Associao em paralelo de bombas com curvas diferentes e estveis Duas ou mais bombas com curvas diferentes podem trabalhar em paralelo. Esta diferena pode ter sido prevista durante o projeto e mais comumente em decorrncia do desgaste diferenciado de bombas com curvas iguais operando em paralelo.

RESERVADO

Captulo 6. Associao de bombas em srie e em paralelo

Bomba 1

Bomba 2

Associao em paralelo de 2 bombas com curvas diferentes

Traando a curva resultante do esquema anterior, teremos o seguinte grfico: H


H2 H1 A B C
Bomba 1 Bomba 2 Bomba 1 + 2

193

Curva do sistema

Q2

Q1

Q1+2

Grfico da associao em paralelo de 2 bombas com curvas diferentes

Devemos notar que:

AB+AC=AD, isto , Q1 + Q2 = Q1 + 2 Para a vazo nula, a bomba 2 opera com altura manomtrica total H2 maior que a bomba 1, isto H2 > H1. Assim a bomba 1 ir descarregar somente para alturas manomtricas menores que H1. Em outras palavras, para alturas manomtricas do sistema superiores a H1, a vazo da bomba 1 ser nula (bomba em shutoff).

RESERVADO

Alta Competncia

6.2.3 Cuidados operacionais ao associar bombas em paralelo. Caso haja a retirada de uma bomba de operao, a bomba que permanecer em operao ir operar a direita do ponto de projeto, isto , com vazo excessiva. Neste caso a bomba estar sujeita s seguintes situaes: O NPSH disponvel pode ser insuficiente (NPSH disponvel menor NPSH requerido) podendo levar a bomba a uma cavitao; Queda da eficincia da bomba; Esforos radiais elevados sobre o eixo; Aumento da potncia consumida e conseqentemente da corrente do motor eltrico. A vazo excessiva poder ser controlada pela vlvula de descarga (restringindo-a) ou quando possvel reduzindo a rotao da bomba. Por outro lado o nmero excessivo de bombas associadas em paralelo, leva cada uma delas a operar esquerda do seu ponto de projeto, como vimos anteriormente, isto , com vazo reduzida o que pode acarretar problemas tais como: Queda da eficincia da bomba; Esforos radiais excessivos; Aquecimento do lquido bombeado. Se a operao for continua, a bomba estar submetida a condies desfavorveis a vida til dos selos e dos mancais; Aumento dos esforos axiais para bombas que possuem dispositivos de balanceamento do empuxo hidrulico; Problemas de recirculao;

194

RESERVADO

Captulo 6. Associao de bombas em srie e em paralelo

Nas bombas axiais, a operao em vazes reduzidas demanda uma potncia consumida elevada; Rudo excessivo; Vibrao excessiva.

IMPORTANTE! importante observar que todas as bombas tem uma vazo mnima continua que deve ser respeitada. Nesses casos sistemas de recirculao devem ser previstos e particularmente tornam-se mais crticos quando as bombas operam em paralelo. Portanto a atuao desses sistemas devem ser cuidadosamente analisados durante a fase de projeto e mantidos operacionais ao longo da vida til da unidade de bombeamento.

195

RESERVADO

Alta Competncia

6.3. Exerccios
1) Complete, adequadamente, as afirmaes a seguir: a) Nas unidades operacionais muito comum encontrarmos bombas centrifugas associadas _________________ e/ou _________________. b) Quando uma dada altura manomtrica exigida pelo sistema muito elevada, ficando acima dos limites alcanados por uma nica bomba, a melhor opo a associao de bombas em _________________. c) Quando a vazo desejada excede os limites de capacidade das bombas operadas individualmente, em geral utilizada a associao em _________________.

196

RESERVADO

Captulo 6. Associao de bombas em srie e em paralelo

2) Organize as afirmaes, a seguir, classificando o tipo de associao de bombas a que elas se referem. Utilize para isso a seguinte codificao: A) Associao de bombas em srie B) Associao de bombas em paralelo ( ) Quando a vazo muito elevada, esse tipo de associao de bombas fornece como vantagem adicional segurana operacional, pois no caso de falha de uma bomba haveria apenas diminuio da vazo fornecida, mas no um colapso total no fornecimento. Quando o valor da altura manomtrica ultrapassa os valores alcanados pelas bombas de mltiplos estgios, esse tipo de associao costuma ser utilizado. Quando exigida vazo varivel, esse tipo de associao oferece flexibilidade operacional, pois atravs da partida e da parada das bombas conseguiremos as vazes exigidas com as bombas operando com eficincia desejada, o que no aconteceria com uma nica bomba. Quando associadas dessa forma, todas as bombas tero a mesma altura manomtrica total, ou em outras palavras: para uma mesma altura manomtrica as vazes correspondentes se somam. Como nesse tipo de associao a descarga de cada bomba conectada suco da bomba seguinte, a vazo ser a mesma em todas as bombas, enquanto que a presso final ser a soma das parcelas fornecidas por cada bomba individualmente.

( )

( )

197

( )

( )

RESERVADO

Alta Competncia

6.4. Glossrio
Cavitao - formao de bolhas de vapor ou de um gs em um lquido por efeito de foras de natureza mecnica. Estanqueidade - capacidade de conter, de impedir que um lquido escoe, de estancar, parar, interromper. Impelidor - tambm chamado de rotor. Constitui um disco provido de ps (palhetas) que atravs do movimento de rotao, promovido por ao de uma motor, capaz de impulsionar um lquido.

198

RESERVADO

Captulo 6. Associao de bombas em srie e em paralelo

6.5. Bibliograa
MATTOS, Edson Ezequiel de; Falco, Reinaldo de. Bombas Industriais 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia, 1998. 474p. SILVA, Marcos Antonio da. Manual de Treinamento da KSB Bombas Hidrulicas S/A. 4 ed. SULZER PUMPS LTDA. Suzer centrifugal Pump Handbook. 2th ed. Elsevier

199

RESERVADO

Alta Competncia

6.6. Gabarito
1) Complete, adequadamente, as afirmaes a seguir: a) Nas unidades operacionais muito comum encontrarmos bombas centrifugas associadas em srie e/ou em paralelo. b) Quando uma dada altura manomtrica exigida pelo sistema muito elevada, ficando acima dos limites alcanados por uma nica bomba, a melhor opo a associao de bombas em srie. c) Quando a vazo desejada excede os limites de capacidade das bombas operadas individualmente, em geral utilizada a associao em paralelo. 2) Organize as afirmaes, a seguir, classificando o tipo de associao de bombas a que elas se referem. Utilize para isso a seguinte codificao: a) Associao de bombas em srie b) Associao de bombas em paralelo ( b ) Quando a vazo muito elevada, esse tipo de associao de bombas fornece como vantagem adicional segurana operacional, pois no caso de falha de uma bomba haveria apenas diminuio da vazo fornecida, mas no um colapso total no fornecimento. (a) Quando o valor da altura manomtrica ultrapassa os valores alcanados pelas bombas de mltiplos estgios, esse tipo de associao costuma ser utilizado.

200

( b ) Quando exigida vazo varivel, esse tipo de associao oferece flexibilidade operacional, pois atravs da partida e da parada das bombas conseguiremos as vazes exigidas com as bombas operando com eficincia desejada, o que no aconteceria com uma nica bomba. ( b ) Quando associadas dessa forma, todas as bombas tero a mesma altura manomtrica total, ou em outras palavras: para uma mesma altura manomtrica as vazes correspondentes se somam. (a) Como nesse tipo de associao a descarga de cada bomba conectada suco da bomba seguinte, a vazo ser a mesma em todas as bombas, enquanto que a presso final ser a soma das parcelas fornecidas por cada bomba individualmente.

RESERVADO

Vedaes

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Identificar as caractersticas dos processos mais comuns de vedao, sua aplicabilidade e os principais tipos de dispositivos utilizados.

RESERVADO

Captulo 7

Alta Competncia

202

RESERVADO

Captulo 7. Vedaes

7. Vedaes
s sistemas de vedao em bombas tem como objetivo impedir, ou minimizar ao mximo, a passagem de fluidos (lquidos ou gases), slidos particulados (p) e substancias de alta viscosidade de uma regio outra conforme definido no projeto do equipamento. As vedaes podem ser estticas ou dinmicas. A seguir alguns exemplos de elementos de vedao.

Selo mecnico

Gaxetas

203

Retentores Improseal

Selos de mancal

Juntas

RESERVADO

Alta Competncia

Orings

Juntas

Anis

Colas e vedantes

204

Vedaes estticas so utilizadas onde no h movimento relativo na juno a ser vedada. As juntas e anis "O" so vedaes estticas tpicas. As vedaes dinmicas so utilizadas quando uma superfcie se move em relao outra. Utiliza-se uma vedao dinmica, por exemplo, quando uma haste com movimento alternativo ou um eixo rotativo, transmite, respectivamente, fora ou torque atravs da parede de um reservatrio. Por exemplo: Em bombas centrifugas podemos utilizar selos mecnicos ou gaxetas entre o meio externo e a caixa de vedao. Em bombas alternativas gaxetas.

7.1. Selo mecnico


So dispositivos dinmicos que tem a finalidade de impedir a passagem de um lquido do interior de um equipamento rotativo para atmosfera, evitando com isto, contaminao do meio ambiente, perda do produto bombeado e acidentes.

RESERVADO

Captulo 7. Vedaes

Selos mecnicos

A escolha de um mtodo de selagem tem de ser cuidadosamente analisada para cada aplicao. Deve-se levar em considerao: os requisitos de instalao, a manuteno, o consumo de energia, a perda de produto e os custos de tratamentos de efluentes. O selo mecnico foi desenvolvido para eliminar as desvantagens das gaxetas de compresso. O vazamento pode ser reduzido a um nvel que atenda s normas vigentes e ao custo de manuteno.
Comparao de vazamentos entre gaxetas e selos mecnicos Gotas em mdia Gaxetas Selos Mecnicos Por minuto 90 gotas Desprezvel Por hora 5.400 gotas 5 gotas Por dia 8,6 litros 120 gotas Por ano 3,153 litros 2.9 litros

205

Considerando que 5.400 gotas so perdidas nas gaxetas por hora e que apenas 5 gotas vazam nos selos mecnicos no mesmo tempo temos uma razo de 1080. Isso signica que as gaxetas so 1080 vezes menos ecientes que os selos mecnicos.

7.1.1. Componentes do selo mecnico Os selos mecnicos podem ser classificados por projeto e por disposio. Todos os selos mecnicos so constitudos de trs conjuntos bsicos de peas. Como mostra a ilustrao a seguir:

RESERVADO

Alta Competncia

A) Um par de faces ou vedaoes primrias: uma rotativa(4) e outra estacionria(5)

1 4 2 5

B) Vedaes secundrias: Oring de vedao do eixo (3), Oring de vedao da sede estacioaria (2), Oring ou junta pode ser tilizado como vedao da sobreposta (1).
Pinos

C) Peas do selo mecnico incluindo sobreposta (cinza escuro), colar, anel de compresso (em verde), pinos, molas e parafuso (cinza claro).

206

Todos os selos mecnicos partilham da mesma tecnologia bsica. Isto , ter duas faces extremamente lisas e planas em contato. Uma girando com o eixo enquanto a outra permanece estacionria com a caixa. As faces dos selos so seladas aos seus suportes apropriados atravs do uso de vedaes secundrias (Ex.: O'Rings). As faces so mecanicamente comprimidas pelas molas ou foles (metlicos ou no) e flexveis, afim de que possam ser postas em contato e moverse para compensar desalinhamentos estticos e dinmicos, como tambm o desgaste.

RESERVADO

Captulo 7. Vedaes

7.1.2. Princpio de funcionamento

(1) representa as partes de metal que posiciona e faz o selo girar com o eixo da bomba. Elas contm molas que comprimem e empurram a face rotativa (2) contra a face estacionria (3). (4) sobreposta

1 3

Estas partes so exveis para que possam compensar desalinhamentos estticos causados por tolerncia de fabricao e montagem do equipamento, tenso da tubulao, deformao trmica e mecnica do equipamento. O nmero (2) representa a face rotativa do selo. As molas e a presso hidrulica na caixa de selagem comprimem a mesma contra a face estacionria. O nmero (3) representa a face estacionria e mantida normalmente na sobreposta e permanece estacionria em operao. Algumas faces estacionrias no possuem pinos anti-rotao. Todas tm alguma forma de vedao secundria para interromper o uxo do lquido entre ela e o seu suporte (sobreposta).

207

Com relao lubrificao das faces de vedao, pode-se dizer que as mesmas so lubrificadas por uma pelcula de lquido entre elas. Ao projetar selos mecnicos os nveis desejados de vazamento so confrontados com a durabilidade esperada, consumo de energia e estabilidade da pelcula de lubrificao que est fortemente correlacionada, dentre outros fatores, com a temperatura da superfcie de contato entre as faces. Portanto a forma pela qual as faces sero refrigeradas torna-se um outro ponto crtico na fase de seleo do sistema de selagem. Para escolher o tipo ideal de selo mecnico, necessrio conhecer precisamente as condies de operao e o lquido a ser selado. A obteno dessas informaes conseqentemente resultar numa vida til satisfatria.

RESERVADO

Alta Competncia

H quatro pontos principais de vedao num selo mecnico axial. Veja a Ilustrao a seguir.

1 2

208

A vedao primria entre as faces de selagem (4) (designer, a seta 4 est apontada para o espao entre o amarelo e o laranja). O caminho de vazamento no ponto 3 bloqueado por um anel "O", "V" ou em cunha. Os caminhos de vazamento nos pontos 1 e 2 so bloqueados por juntas ou anis O.

7.1.3. Tipos de selos mecnicos Os tipos de selos mecnicos mais usuais nas nossas unidades de produo so: a) Selos mecnicos de mola nica; b) Selos mecnicos de molas mltiplas; c) Selos mecnicos com fole metlico; d) Selos mecnicos com fole de elastmero.

RESERVADO

Captulo 7. Vedaes

A seguir sero apresentadas algumas informaes bsicas de cada desses selos: A) Selos mecnicos de mola nica Os selos mecnicos de mola nica tm uma grande variedade de aplicaes. Seu projeto no complexo, tendo uma mola de grande rea de seco, que resiste a corroso e incrustaes . Suas principais limitaes so: Tendncia distores com altas velocidades perifricas; Necessidade de espao amplo, tanto na direo radial como axial; Necessidade de se estocar um tamanho de mola para cada tamanho de selo mecnico.
Mola nica

209

Selo mecnico de fole com mola nica

B) Selos mecnicos de molas mltiplas Algumas aplicaes que envolvem alta rotao acabam por impedir o uso dos selos de mola nica. A ilustrao a seguir mostra um selo mecnico que utiliza vrias molas helicoidais, pequenas e espaadas em torno da unidade rotativa. Estas molas menores no so to sensveis distoro em altas rotaes quanto as molas nicas maiores e, conseqentemente, exercem uma presso de fechamento constante sobre o anel de vedao. Alm disso, o mesmo tamanho de mola pode ser usado para selos mecnicos em diversos tamanhos de eixos.

RESERVADO

Alta Competncia

Molas mltiplas

Selo mecnico de molas mltiplas

210

C) Selos mecnicos com fole metlico No selo mecnico de fole metlico soldado, o prprio fole proporciona a fora necessria para manter o contato entre as faces de vedao. Uma vez que o fole uma pea inteiria, apoiada tanto em toda circunferncia como ao longo de seu cumprimento, ele aplica uma presso uniforme em todos os pontos do anel de vedao. utilizado em altas temperaturas e no necessita o oring da sede rotativa que faz vedao entre esta e a luva do selo. Logo o numero de vedaes estticas diminui.

Fole metlico
Selo mecnico com fole metlico

RESERVADO

Captulo 7. Vedaes

D) Selos mecnicos com fole de elastmero O selo mecnico com fole de elastmeros acionado por uma mola helicoidal, montada sobre o eixo ou luva e o fole. Este modelo oferece as mesmas vantagens do selo mecnico de fole metlico, mas tm as mesmas limitaes de velocidade do selo mecnico de mola simples, bem como de temperatura devido as caractersticas do elastmero.

211

Fole de borracha

7.2. Projetos bsicos de selos mecnicos


Todos os tipos bsicos de selos mecnicos podem ser modificados para atender requisitos especficos da aplicao. H diversas variaes de projeto que cobrem os requisitos ditados pelas condies operacionais e limitaes ambientais especficas. 7.2.1. Selos Mecnicos Internos A ilustrao a seguir ilustra um selo mecnico interno simples, o tipo mais comum de selo mecnico.

RESERVADO

Alta Competncia

Selo mecnico interno

212

Os materiais construtivos para selos mecnicos internos so escolhidos a fim suportar a presena de lquidos corrosivos na caixa de vedao. Estes selos mecnicos so facilmente modificados para atender diversas condies operacionais, mantendo padres de emisses aceitveis num amplo espectro de aplicaes, suportando presses elevadas na caixa vedao. 7.2.2. Selos mecnicos externos. Se um lquido extremamente corrosivo tiver propriedades lubrificantes satisfatrias, um selo mecnico externo poder oferecer uma soluo mais econmica que a complexa metalurgia de um selo mecnico interno resistente corroso. A ilustrao a seguir demonstra a disposio tpica de um selo mecnico externo, na qual somente a sede, o anel de vedao e as vedaes secundrias so expostos ao produto. Todos esses componentes podem ser nometlicos. As peas metlicas da unidade rotativa so expostas atmosfera.

RESERVADO

Captulo 7. Vedaes

Selo externo

Disposio tpica de um selo mecnico externo

213

Os selos mecnicos externos tambm podem ser usados em equipamentos cujas caixas de vedao no comportem selos mecnicos internos e so de acesso mais fcil para ajuste e manuteno. Entretanto, o selo mecnico externo tem suas desvantagens ficando exposto e vulnervel a impactos. Mais importante, porm, o limite de presso do selo mecnico externo. A presso hidrulica agindo sobre a sede rotativa na figura anterior tende a separar e no a fechar as faces de selagem. Sendo assim, este selo mecnico depende das molas para manter as faces em contato. 7.2.3. Selos mecnicos duplos Alguns produtos no podem ser vedados com um nico selo mecnico. Por exemplo, se h lquidos txicos cuja liberao ao meio ambiente seria nociva, lquidos cujas pelculas abrasivas em suspenso desgastariam rapidamente as faces de selagem ou lquidos corrosivos que exigiriam materiais de vedao muito dispendiosos, uma soluo mais econmica e segura a aplicao de selos mecnicos duplos.

RESERVADO

Alta Competncia

Selo mecnico duplo

7.3. Normas e planos de injeo


Os materiais e formas construtivas dos selos de bombas de processo devem atender a API 682 (American Petroleun Institute 682). Esta norma especifica sistemas de selagem para bombas centrfugas e bombas volumtricas rotativas. Para manter o ambiente adequado aos selos mecnicos, evitando com isso presena de slidos e mantendo a temperatura e a lubrificao em valores recomendados necessria a injeo de um lquido na caixa de selagem com vazo suficiente. Existem vrios planos de injeo (lubrificao e refrigerao) das faces de selagem que dependem principalmente das condies operacionais, forma construtiva da bomba e periculosidade do lquido de processo. Para cada condio operacional recomendvel consultar a norma API 682 para selecionar o plano mais apropriado aplicao.

214

RESERVADO

Captulo 7. Vedaes

Vejamos alguns exemplos de planos de injeo:


Plano API 11

Denio Descrio

Aplicao Condies Caractersticas

Plano de Flush padro para selos. Flush do selo saindo da descarga da bomba passando por uma placa de orifcio, entrando na sobreposta. Normalmente o liquido passa pela bucha de garganta da caixa de selagem seguindo para o ollho do impelidor (regio de baixa presso em relao caixa) atravs dos furos de balanceamento do impelidor. Estes furos no esto representados na gura. Bombas horizontais e verticais. Fludo limpo, no polimerizvel e com temperatura moderada. Remoo de calor da caixa de selagem. Escorva da caixa de selagem em bombas horizontais. Permite aumentar a presso na caixa atravs do projeto da bucha de garganta e furos de balanceamentos a m de garantir uma presso ligeiramente acima da presso de vapor do liquido temperatura interna da caixa .

215

RESERVADO

Alta Competncia

Plano API 14

Denio Descrio Aplicao Condies

216
Caractersticas

Combinao dos Planos 11 e 13. Linha de Flush saindo da linha de descarga e circulao para a linha de suco com placas de orifcio. Bombas horizontais e verticais. Fludo limpo, no polimerizvel e com temperatura moderada. Remoo de calor da caixa de selagem. Escorvamento contnuo da caixa de selagem em bombas verticais. Permite aumentar a presso na caixa atravs do projeto de orifcios calibrados, a m de garantir uma presso ligeiramente acima da presso de vapor do liquido temperatura interna da caixa.

RESERVADO

Captulo 7. Vedaes

Plano API 31

Denio Descrio Aplicao Condies Caractersticas

Flush do selo saindo da descarga da bomba e passando por um separador de ciclone. Os slidos centrifugados so enviados de volta para a suco da bomba. Bombas horizontais e verticais. Fluidos sujos ou contaminados, gua com reia ou escria na tubulao. Fluidos no polimerizantes. Remoo de calor da caixa de selagem. Remoo de slidos do flush e da caixa de selagem.

217

7.4. Gaxetas
O controle das perdas de lquidos essencial para o bom funcionamento de equipamentos mecnicos. O mais antigo dentre os dispositivos de selagem, a gaxeta. As gaxetas so comercializadas em rolos e so elementos macios, flexveis e elsticos que podem ser usados tanto para aplicaes estticas quanto para situaes em que as peas esto em movimento. As gaxetas podem trabalhar com diversos tipos de lquidos, incluindose ar quente, gua, vapor, cidos, custicos, leos, solventes, gases, gasolina e outros produtos qumicos em amplas faixas de temperaturas e presses.

RESERVADO

Alta Competncia

7.4.1. Classicao das gaxetas

218
As gaxetas podem, em relao as caractersticas bsicas de aplicao, ser classificadas de acordo com: Ao tipo de gaxeta: Gaxetas secas (sem compostos anti-frico) So aquelas destinadas somente para vedao de calor e isolamento trmico. Gaxetas impregnadas (com compostos anti-frico) So aquelas destinadas vedao de eixo de bombas e hastes de vlvulas. Ao tipo de aplicao: Esttica

RESERVADO

Captulo 7. Vedaes

Neste caso, a gaxeta funciona como elemento de selagem e vedao. No pode ocorrer vazamento visual. Exemplo: vlvulas.

Haste

Anis de gaxeta

Sobreposta Caixa de gaxetas

219
Entrada Sada

Dinmica Neste caso, a gaxeta funciona como elemento controlador de vazamento. Necessariamente dever ocorrer gotejamento. Exemplo: Bombas e eixos rotativos.

RESERVADO

Alta Competncia

Sada

Sobreposta Caixa de gaxetas

Entrada

Anis de gaxetas

220

RESERVADO

Captulo 7. Vedaes

7.5. Exerccios
1) Complete o quadro a seguir, de modo a construir uma sntese dos processos de vedao:
Processo de vedao Caracterizao e vantagens Tipos Aplicao

221

RESERVADO

Alta Competncia

7.6. Glossrio
Cavitao - formao de bolhas de vapor ou de um gs em um lquido por efeito de foras de natureza mecnica. Impelidor - tambm chamado de rotor. constitudo de um disco provido de ps (palhetas) que atravs do movimento de rotao, promovido por ao de um motor, capaz de impulsionar um lquido. Placas de orifcio - so elementos primrios usados em sistemas de medio de vazo de fluidos que geram em uma tubulao um diferencial de presso entre a montante e a jusante. Uma vez medido este diferencial possvel medir, totalizar, programar e controlar a vazo do fluido.

222

RESERVADO

Captulo 7. Vedaes

7.7. Bibliograa
NBREGA, Paulo Roberto Leite. Treinamento sobre Selagem em Equipamentos Rotativos. Apostila. Petrobras. Rio de Janeiro: 2005.

223

RESERVADO

Alta Competncia

7.8. Gabarito
1) Complete o quadro a seguir, de modo a construir uma sntese dos processos de vedao: Processo de vedao Caracterizao e vantagens Dispositivo dinmico que impede a passagem de um lquido do interior de um equipamento rotativo para atmosfera. 1- Selo mecnico Evita a contaminao do meio ambiente, perda do produto bombeado e acidentes. Apresenta 1080 vezes menos vazamentos do que as gaxetas. o mais antigo Gaxeta: dispositivo de selagem utilizado seca, para o controle de impregnada, perda de lquidos. esttica e essencial para o bom dinmica funcionamento de equipamentos mecnicos. Tipos Selos Mecnicos: de mola nica; de vrias molas; com fole metlico; e com fole de elastmero. Aplicao Em especial, situaes que envolvam risco de acidentes ou contaminao do meio ambiente . A escolha do mtodo de selagem precisa ser analisada para cada aplicao, quanto aos requisitos de instalao, manuteno, consumo de energia, perda de produto e custos de tratamentos de euentes. Lquidos como ar quente, gua, vapor, cidos, custicos, leos, solventes, gases, gasolina e produtos qumicos em amplas faixas de temperatura e presso.

224

2- Gaxeta

RESERVADO

Lubricao

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Identificar o conceito de lubrificao; Distinguir os tipos de lubrificao, aplicaes e cuidados.

RESERVADO

Captulo 8

Alta Competncia

226

RESERVADO

Captulo 8. Lubricao

8. Lubricao

ubrificao uma operao que consiste em introduzir uma substncia apropriada entre superfcies slidas que estejam em contato entre si e que executam movimentos relativos.

Essa substncia apropriada normalmente um leo ou uma graxa que ir impedir o contato direto entre as superfcies slidas. Quando recobertos por um lubrificante, os pontos de atrito das superfcies slidas fazem com que o atrito slido seja substitudo pelo atrito lquido, ou seja, por atrito entre uma superfcie slida e um lquido. Nessas condies, o desgaste entre as superfcies ser bastante reduzido, como representado nas ilustraes abaixo.
Superfcie 1

227

Superfcie 2

Lubrificante
Atrito lquido entre as superfcies

Alm dessa reduo do atrito, outros objetivos so alcanados com a lubrificao, se a substncia lubrificante for selecionada corretamente:

RESERVADO

Alta Competncia

Funes dos lubrificantes


Resfriamento Evitar o contato metal-metal (Desgaste) Selagem

Controlar a formao de depsitos

Diminuir o atrito (economizar energia)

leo Lubrificante

Proteger contra a corroso

Transmitir forla Resistir prpria degradao (oxidao)

Retirar contaminantes de sistema

Quadro resumo das funes da lubrificao

228

8.1. Lubricantes
Os lubrificantes mais prticos e de uso dirio so os lquidos e os semi-slidos, isto , os leos e as graxas. Quanto origem, os leos podem ser classificados em quatro categorias: leos minerais; leos vegetais; leos animais; leos sintticos.

RESERVADO

Captulo 8. Lubricao

leos minerais

So substncias obtidas a partir do petrleo.

So os mais utilizados nos mecanismos industriais, sendo obtidos em larga escala a partir do petrleo. Raramente so usados isoladamente como lubricantes, por causa da sua baixa resistncia oxidao, quando comparados a outros tipos de lubricantes. Possuem maior custo, mas so utilizados nos casos em que outros tipos de substncias no tm atuao eciente. Apresentam melhor resistncia ao envelhecimento e maior proteo ao equipamento e maior limpeza

leos vegetais

So extrados de sementes: soja, girassol, milho, algodo, mamona etc. So extrados de animais como a baleia, o bacalhau, a capivara etc.

leos animais

leos sintticos

So produzidos em indstrias qumicas que utilizam substncias orgnicas e inorgnicas para fabric-los. Estas substncias podem ser silicones, steres, resinas, glicerinas etc.

229

Vejamos algumas aplicaes dos lubrificantes: 8.1.1. leos lubricantes Os leos lubrificantes, antes de serem colocados venda pelo fabricante, so submetidos a ensaios fsicos padronizados que, alm de controlarem a qualidade do produto, servem como parmetros para os usurios. Os principais ensaios fsicos padronizados para os leos lubrificantes encontram-se resumidos na tabela a seguir.
Tipo de ensaio O que determina o ensaio Resistncia ao escoamento oferecida pelo leo. A viscosidade inversamente proporcional temperatura. O ensaio efetuado em aparelhos denominados viscosmetros. Os viscosmetros mais utilizados so o Saybolt, o Engler, o Redwood e o Ostwald.

Viscosidade

RESERVADO

Alta Competncia

Tipo de ensaio ndice de viscosidade

O que determina o ensaio Mostra como varia a viscosidade de um leo conforme as variaes de temperatura. Relao entre a densidade do leo a 20C e a densidade da gua a 4C ou a relao entre a densidade do leo a 60F e a densidade da gua a 60F. Temperatura mnima qual pode inamar se o vapor de leo, no mnimo, durante 5 segundos. O ponto de fulgor um dado importante quando se lida com leos que trabalham em altas temperaturas. Temperatura mnima em que se sustenta a queima do leo. Temperatura mnima em que ocorre o escoamento do leo por gravidade. O ponto de mnima uidez um dado importante quando se lida com leos que trabalham em baixas temperaturas.

Densidade relativa

Ponto de fulgor (ash point) Ponto de combusto Ponto de mnima uidez

230

Podemos citar como vantagens da lubrificao de rolamentos a leo: Maior penetrao - o leo pode fluir por gravidade ou ser pulverizado numa nuvem, fazendo dos mtodos de lubrificao por nvoa e do tipo ar-leo os mais eficientes; Melhor refrigerao. 8.1.2. Graxas As graxas so compostas de lubrificantes semi-slidos. Estes lubrificantes semi-slidos so constitudos por uma mistura de leo, aditivos e agentes engrossantes chamados sabes metlicos, base de alumnio, clcio, sdio, ltio e brio. As graxas so utilizadas onde o uso de leos no recomendado e nos seguintes casos: Baixas velocidade e presses elevadas; Folgas muito grande;

RESERVADO

Captulo 8. Lubricao

Sistemas sujeitos a choques e trepidao; Selagem de sistemas sujeitos a contaminao; Locais onde se deseja uma pelcula resistente e permanente.

ATENO
As graxas tambm passam por ensaios fsicos padronizados. A consistncia ou penetrao a caracterstica da graxa em resistir deformao plstica. a propriedade mais importante das graxas, podendo ser comparada viscosidade dos leos. Vantagens sobre o leo:

231
Instalao mais fcil; Instalao menos dispendiosa; Requer menos espao na caixa de mancal; Melhor aderncia; Melhor proteo contra umidade e contaminantes. Formas de aplicao: Manual; Bomba de graxa; Para maioria das aplicaes de rolamentos, utiliza-se graxa de sabo de ltio.

RESERVADO

Alta Competncia

8.2. Aditivos
Aditivos so substncias que entram na formulao de leos e graxas para conferir-lhes certas propriedades. A presena de aditivos em lubrificantes tem os objetivos de proteger o leo contra envelhecimento, acidez, espuma, congelamento e resistncia temperatura. Alm disso, os aditivos proporcionam proteo ao equipamento contra o desgaste, corroso, sujeira, contaminaes e aquecimento. Vejamos alguns tipos de aditivos usados:
Aumentam a resistncia dos leos oxidao, quando expostos ao ar. altas temperaturas a oxidao ocorre rapidamente, formando contaminantes cidos. Protege peas metlicas da ao da umidade. Formam uma pelcula protetora sobre as superfcies metlicas, protegendo-as da ao dos contaminantes cidos. Reagem com o material formando compostos que agem como lubricante slido, reduzindo o desgaste. Muito importante para reduzir desgaste na partida do equipamento. Dispersam partculas de contaminantes no leo, evitando entupimentos e depsitos em peas. Reduzem a variao da viscosidade com a temperatura.

Antioxidantes Antiferrugem Anticorrosivos

232

Antidesgaste Dispersantes/ detergentes Melhorador do ndice de viscosidade Abaixadores de ponto de uidez Agentes de adesividade Extrema presso

Indicados para baixas temperaturas. Aumentam a oleosidade sem elevar demasiadamente a viscosidade. Fornecem ao leo a caracterstica de evitar o contato entre as superfcies em movimento, sob condies de altas presses, mesmo aps rompimento da pelcula de lubricante.

RESERVADO

Captulo 8. Lubricao

leo lubrificante

leo bsicos

Aditivos

Formulao do leo lubrificante

A Viscosidade do leo lubrificante responsvel pela espessura do filme lubrificante e possuem as seguintes caractersticas: Inversamente proporcional temperatura; Sempre deve ser reportada em relao a uma temperatura; Unidade usual SI: cSt (mm2/s) viscosmetro cinemtico.

233

8.3. Tipos de lubricao


A lubrificao adequada em uma bomba crtica para o funcionamento e para a longevidade dos componentes. Pontoschave para a obteno de uma lubrificao apropriada incluem fundamentos de lubrificao, como a bomba foi desenvolvida para fornecer lubrificante ao rolamento e o ambiente ao redor. 8.3.1. Lubricao por nvel de leo O leo colocado na caixa de mancal at o nvel atingir a metade ou 1/3 da esfera ou rolo inferior do rolamento, conforme mostra a ilustrao anterior.

RESERVADO

Alta Competncia

d
1/2 d 1/3 d

Nvel de leo

Nvel de leo na caixa de mancal

Visor de nvel instalado na caixa de mancal

O leo colocado na caixa de mancal at o nvel atingir a metade ou 1/3 da esfera ou rolo inferior do rolamento, conforme mostra a ilustrao anterior.

234

Nvel de leo Engrenagem

Copo nivelador (reservatrio de leo)

Detalhe do nvel do leo e copo nivelador

RESERVADO

Captulo 8. Lubricao

IMPORTANTE! importante que se mantenha o nvel de leo na posio correta, pois o nvel elevado provocar aquecimento e formao de espuma enquanto que o nvel baixo proporcionar uma lubrificao deficiente e desgaste prematuro. Por isso instala-se nas caixas de mancais um visor de nvel e um dispositivo chamado copo nivelador. Trata-se de um copo cheio de leo em comunicao com o reservatrio de leo com a finalidade de manter o nvel constante. 8.3.2. Lubricao forada usada geralmente com mancais de deslizamento. O sistema de lubrificao forada constitudo principalmente por: Um reservatrio de leo; Bombas de lubrificao: a bomba principal normalmente est acoplada ao eixo da bomba e uma bomba reserva com acionamento independente (normalmente acionada por motor eltrico); Trocador de calor utilizado para remoo de calor do leo lubrificante. (em alguns sistemas existem trocador de calor reserva.); Filtros de leo; Vlvulas reguladoras de presso de fornecimento de leo; Vlvulas de equipamento; alivio de presso para segurana do

235

RESERVADO

Alta Competncia

Instrumentos (indicadores de presso, temperatura, vazo, presso diferencial); Alarmes e/ou cortes para proteo.

leo p/mancais

Filtro Bomba Retorno de leo Tanque Resfriador de leo

Exemplo de um circuito de lubrificao forada

236

A bomba principal de leo aspira leo do tanque (reservatrio) e envia-o com presso aos pontos de lubrificao. Neste caminho o leo resfriado at a temperatura adequada de lubrificao e filtrado. A presso de leo para os mancais controlada atravs de uma vlvula reguladora de presso que a mantm em torno de 1 a 2 kgf/cm2. 8.3.3. Lubricao por anel pescador

3 E 1 5
OIL LEVEL

Anel pescador

Detalhe do anel pescador

Um anel de dimetro maior que o eixo fica apoiado sobre o mesmo e com a parte inferior mergulhado no leo. Com o eixo em rotao, o anel arrastado de forma a girar com velocidade menor que a do eixo. Este movimento produz o arraste do leo do reservatrio para o mancal.

RESERVADO

Captulo 8. Lubricao

8.3.4. Lubricao por salpico Na lubrificao por salpico, no lugar do anel pescador instalado um anel que fixado ao eixo e fica parcialmente imerso no leo. Quando o eixo gira, o anel gira com ele, na mesma velocidade, provocando o salpico do leo em toda caixa do mancal.
A

Section a - a

Bearing frame top view

E 4

Section b - b

Oil collector

237
Detalhe do anel salpicador

8.3.5. Lubricao com graxa O mtodo de aplicao mais usual atravs da pistola graxeira.

Pistola graxeira

RESERVADO

Alta Competncia

Nunca se deve encher completamente a caixa de mancal com graxa alm dos 2/3 do volume da caixa, pois o excesso de graxa produzir superaquecimento e deteriorao do produto. O espao deixado na caixa de mancal serve para a graxa se expandir e se movimentar pelos elementos rolantes do mancal. Durante a lubrificao, abra o dreno da caixa de mancais e certifiquese de que est ocorrendo a sada da graxa velha. 8.3.6. Lubricao por nvoa de leo Pode ser definida como um tipo de processo de lubrificao centralizada que utiliza nuvem de leo. O vapor de leo formado quando o ar comprimido passa por um orifcio, reduzindo a presso. Isso faz o leo ser extrado de um reservatrio e ir para um fluxo de ar. O vapor resultante distribudo atravs de linhas de alimentao para vrios pontos de aplicao.

238

Ar seco, filtrado e preaquecido


Nvoa de defletor Cmara de vortex

Defletor Nvel de leo

RESERVADO

Captulo 8. Lubricao

Injetores de leo

Coletor de leo Caixa do mancal onde o leo pulverizado

8.4. Cuidados na lubricao


Para termos uma idia da importncia da lubrificao, segundo um grande fabricante de rolamentos as grandes parte das falhas em equipamentos so causados por deficincia de lubrificao. Cerca de 50% dos rolamentos falham por deficincia de lubrificao e aproximadamente 25% dos custos de manuteno esto associados a falhas de lubrificao. Alm disso, as falhas causadas por falta de lubrificao, normalmente so bastante aceleradas, gerando perdas de produo e manuteno em carter de emergncia (alto custo), os custos dos lubrificantes correspondem apenas a aproximadamente 2% do custo total da manuteno e sempre existe uma maneira de se aumentar o tempo mdio entre falhas de um equipamento atravs de melhoramentos na sua lubrificao. As principais causas de falhas em rolamentos so a presena de contaminantes no lubrificante como: sujeira, gua e vapor condensado.

239

RESERVADO

Alta Competncia

Oxidao do rolamento por presena de gua no leo

% de gua no leo Mineral Bsico 0,002 % 6%

Reduo vida do rolamento por fadiga 48 % 83 %

240
250%

200% % Of rated bearing life 25ppm = 0.0025% 100ppm = 0.010% 1000ppm = 0.10% 2500ppm = 0.25% 5000ppm = 0.50%

150%

100%

50%

0%
0 500 1.000 1.500 2.000 2.500 3.000 3.500 4.000 4.500 5.000

Ppm water in oil (based on 100% life at 100 ppm water in oil)

Reduo da vida do rolamento devido teor de gua no leo

RESERVADO

Captulo 8. Lubricao

8.5. Exerccios
1) A necessidade de lubrificar peas e equipamentos faz parte do senso comum. Agora, a partir do que voc estudou, elabore um conceito de lubrificao. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ________________________________________________________________ 2) A seguir voc encontra um quadro-resumo sobre tipos de lubrificao, com algumas lacunas. Complete-as a partir do que voc estudou: Tipos de lubrificao Caractersticas Aplicabilidade Vantagens

leos lubricantes

241

Graxas

Lubricantes slidos

RESERVADO

Alta Competncia

8.6. Glossrio
Cavitao - formao de bolhas de vapor ou de um gs em um lquido por efeito de foras de natureza mecnica. Ensaio fsico - teste para o controle da qualidade do produto e que serve como parmetro para os usurios.

242

RESERVADO

Captulo 8. Lubricao

8.7. Bibliograa
JUNIOR SILVA, Achilles. Material de Treinamento da UN-BC/ENGP/EMI treinamento do curso de formao de engenheiros de equipamentos / Eltrica. 2007. MATTOS, Edson Ezequiel de; Falco, Reinaldo de. Bombas Industriais 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia, 1998. 474p.

243

RESERVADO

Alta Competncia

8.8. Gabarito
1) A necessidade de lubrificar peas e equipamentos faz parte do senso comum. Agora, a partir do que voc estudou, elabore um conceito de lubrificao. Lubricao uma operao que consiste em introduzir uma substncia apropriada, em geral leo ou graxa, entre superfcies slidas que estejam em contato entre si e que executam movimentos relativos. 2) A seguir voc encontra um quadro-resumo sobre tipos de lubrificao, com algumas lacunas. Complete-as a partir do que voc estudou: Tipos de lubrificao Caractersticas Aplicabilidade Vantagens Apresentam maior penetrao: o leo pode uir por gravidade ou ser vaporizado numa nuvem, fazendo dos mtodos de lubricao por nvoa e do tipo ar-leo os mais eficientes; Proporcionam melhor refrigerao. Principalmente nas seguintes situaes: Baixas velocidades e presses elevadas; Folgas muito grandes; Sistemas sujeitos a choques e trepidao; Selagem de sistemas sujeitos a contaminao; Locais onde se deseja uma pelcula resistente e permanente.

244

leos lubrificantes

Viscosidade a propriedade mais importante.

Graxas

So compostos lubricantes semi-slidos, mistura de leo, aditivos e agentes engrossantes chamados sabes metlicos, base de alumnio, clcio, sdio, ltio e brio; Consistncia ou penetrao a propriedade mais importante.

Instalao mais fcil que o leo; Instalao menos dispendiosa; Requerem menos espao na caixa de mancal; Melhor aderncia; Melhor proteo contra umidade e contaminantes.

RESERVADO

Captulo 8. Lubricao

Tipos de lubrificao

Caractersticas Baixa resistncia ao cisalhamento; Estabilidade em temperaturas elevadas; Elevado limite de elasticidade; Alto ndice de transmisso de calor; Alto ndice de adesividade; Ausncia de impurezas abrasivas.

Aplicabilidade

Vantagens

Lubrificantes slidos

Principalmente em partes submetidas a: Altas presses temperaturas elevadas; Cargas intermitentes Meios agressivos, comuns em renarias de petrleo e indstrias qumicas e petroqumicas.

245

RESERVADO

RESERVADO

Protees de bombas

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Identificar as principais variveis a serem controladas e suas funes na proteo de bombas.

RESERVADO

Captulo 9

Alta Competncia

248

RESERVADO

Captulo 9. Protees de bombas

9. Protees de bombas

xistem sistemas de proteo que promovem a parada automtica da bomba que devem atuar somente quando as variveis monitoradas atingirem valores acima daqueles definidos, o que, em ultima analise, exporia o equipamento, pessoas e a unidade de produo a danos potenciais. Para as bombas centrfugas, de modo geral, as principais protees utilizadas na garantia da integridade das instalaes e das pessoas envolvidas nas atividades industriais esto relacionadas a: Vazo; Presso; Temperatura; Parmetros eltricos; Vibrao.

249

9.1. Vazo
O controle de vazo bomba de fundamental importncia para o bom desempenho do equipamento face aos problemas hidrulicos impostos ao mesmo em decorrncia da sua operao fora dos limites recomendados por norma. Problemas relacionados baixa vazo ocorrem quando as bombas operam continuamente ou repetidamente em ciclos dentro da regio de vazo significativamente abaixo do ponto melhor eficincia (BEP), por exemplo, 50% do BEP. Nesta regio, os componentes da bomba e do sistema tm seu desempenho adversamente afetado. Os problemas relacionados baixa vazo so os piores enfrentados pelas bombas de alta densidade de energia (segundo American Petroleum Institute, bombas com mais de 200 m de head e 225 kW por estgio), bombas que trabalham com fluido quente, com partculas slidas e gases dissolvidos no liquido.

RESERVADO

Alta Competncia

Assim, um dos principais problemas encontrados a garantia de que a bomba venha operar acima da vazo mnima. Entende-se como vazo mnima de uma bomba centrfuga a mais baixa vazo entregue pela bomba ao sistema, de forma contnua, sem que a mesma sofra algum tipo de dano. Um dos sistemas de proteo contra baixa vazo o sistema continuo de by-pass ou recirculao contnua. Este sistema fornece uma vazo de recirculao continua ou by-pass independente da demanda do processo. A ilustrao a seguir ilustra um sistema simples de recirculao contnua.

Processo Orifcfio calibrado Vlvula de reteno Tubulao de descarga Bomba

250

Reservatrio de suco

Tubulao de suco

Sistema de recirculao contnua

A ilustrao mostra uma linha de by-pass derivando da descarga da bomba contendo um orifcio de restrio (OR) ou orifcio calibrado, dimensionado para uma dada vazo (vazo mnima da bomba). A linha de by-pass descarrega para o interior do vaso de suco da bomba, que est a uma presso mais baixa que descarga da bomba. O inconveniente desta soluo que obriga um superdimensionamento da bomba e do motor, pois ocorre uma recirculao pelo by-pass, mesmo em condies normais, quando a vazo demandada pelo processo j seria suficiente para manter a bomba em uma condio segura com relao vazo mnima.

RESERVADO

Captulo 9. Protees de bombas

Outro sistema de proteo contra baixa vazo o sistema de recirculao automtico que controla a vazo de recirculao em funo da vazo de demanda do processo. A soma da vazo de processo e da recirculao sempre exceder a vazo mnima especificada pelo fabricante da bomba. Neste sistema dois elementos so fundamentais: controlador de vazo para o processo e a vlvula de controle de vazo de recirculao.
OR - Orifcio de restrio Vlvula de controle

Processo Controlador de vazo


Sistema de recirculao automtico

251

Uma derivao deste sistema utiliza uma nica vlvula, chamada de ARC Valve Vlvula de Controle Automtico de Recirculao que instalada na descarga e que rene em uma s estrutura o medidor de vazo, vlvula de reteno, vlvula controladora de vazo e orifcio de reduo de presso. Durante a operao com vazo reduzida, a vlvula de vazo mnima abre um by-pass, protegendo desta maneira a bomba. Durante a operao normal, sempre que a vazo for maior que a mnima, linha de by-pass permanece fechada.

RESERVADO

Alta Competncia

Descarga

3
4
3 2

Suco

2
PI

1 - Vlvula de recirculao automtica; 2 - Vlvula de reteno; 3/4 - Vlvulas controladoras de vazo.

P/ vaso de suco

Bomba

Motor

252

Fluxograma de uma instalao com vlvulas de controle de vazo

A ilustrao anterior apresenta um sistema de proteo contra vazo baixa utilizando uma vlvula de recirculao automtica. J a ilustrao a seguir mostra detalhes dos internos da vlvula de controle de recirculao automtica.

Vlvula redutora de presso

Guia Disco Vlvula de controle de vazo

Internos da vlvula de recirculao automtica

RESERVADO

Captulo 9. Protees de bombas

9.2. Presso
O controle e a monitorao da presso nas bombas so de fundamental importncia para o bom desempenho do equipamento face aos danos impostos ao mesmo em decorrncia da sua operao fora dos limites recomendados. Para bombas de deslocamento positivo, alem de um pressostato e/ ou um transmissor de presso que desligar a bomba ao atingir o limite mximo definido no projeto, necessrio por norma, uma PSV (vlvula de segurana) calibrada para abrir acima dos valores dos pressostatos, entretanto abaixo da presso definida pelo fabricante do equiipamento como a mxima permissvel. Como sabemos, ao operararmos uma bomba de deslocamento positivo com a vlvula de descarga fechada poderiamos causar uma grande avaria bomba ou ao sistema ou s pessoas.

253
Tanto para bombas centrifugas como para bombas de deslocamento positivo o monitoramento da presso de suco, bem como a presso diferencial no filtro de suco, so vairaveis que devem ser consideradas no sistema de proteo do equipamento. Desvios desses parmetros fora de limites estabelecidos pelo operador e fabricante podem levar a bomba cavitao, aquecimento e um provvel travamento entre as partes mveis e estacionrias. Outro parmetro que pode ser introduzido no sistema de proteo o diferencial de presso entre a descarga e suco. O aumento no diferencial indica que a bomba centrfuga esta perto da sua presso de shut off ou operando abaixo da vazo mnima. Esta informao alerta o operador a tomar providencias com relao a este desvio. Da mesma forma um diferencial muito baixo pode indicar um aumento de vazo que pode estar relacionado com um vazamento na linha , abertura indevida de vlvula etc. O transmissor de presso da descarga tambm pode indicar em uma situao esttica, bomba parada, se a mesma esta pressurizada ou no. Muitas vezes o vazamento de vlvulas de reteno na descarga das bombas submetem-nas presso descarga das bombas que continuam operando em paralelo. Nesta situao a bomba parada e com a suco eventualmente fechada pressurizada, o que pode acarretar danos ao sistema de selagem, integridade de componentes do lado de suco e numa possvel operao do conjunto girante no sentido inverso. Este ltimo pode ocorrer no momento de uma prxima partida da bomba, quando ao abrir a vlvula de suco,
RESERVADO

Alta Competncia

ao depender no nvel de vazamento da vlvula de reteno, a presso de descarga do ramal de descarga das bombas levaria a bomba a trabalhar como uma turbina impondo uma rotao contraria ao sentido normal de operao. Na ocorrncia deste fato a falha atingiria grandes propores nos mancais de bombas que possuem sistema de lubrificao forada, pois os mesmos, normalmente, no estariam operando nesta situao. Na ilustrao a seguir possvel observar uma unidade de lubrificao forada (ULF), tpica de bombas de grande porte. Neste sistema a indicao, controle e monitoramento de algumas variveis de presso so de fundamental importncia.
b
Pressostato de presso muito baixa Bomba
PSLL PSL

Pressostato de Presso de presso alimentao PI baixa dos mancais

254

PSV TI Indicador de temperatura Indicador FI de fluxo Presso descarga das bombas PI Moto-bomba Indicador de TI temperatura PSV Filtros de leo TI Vlvula de controle de temperatura Trocador de calor
PDI

Indicador de presso diferencial

Carter Visor de Nvel

a) Alta presso diferencial dos filtros de leo b) Presso baixa de leo de alimentao dos mancais

Esquema simplificado de uma unidade de lubrificao forada (ULF)

Normalmente os itens a, b so dotados de alarme a fim de fornecer uma indicao sonora de que a varivel est fora dos limites timos de operao antes de parar a maquina ao atingirem os nveis de desligamento.

RESERVADO

Captulo 9. Protees de bombas

9.3. Temperatura
Algumas bombas, como as de cavidades progressivas, so dotadas de sistemas de proteo contra trabalho a seco atravs do controle de temperatura do estator. Neste caso, o sensor de temperatura instalado de forma a medir a temperatura do estator. Nas situaes onde a temperatura medida atinge o valor pr-determinado como valor limite de segurana de operao do estator, ocorre o desarme do motor evitando assim o sobreaquecimento e conseqentemente danos ao estator. Na ilustrao a seguir podemos ver um elemento sensor de temperatura instalado no estator de uma bomba de cavidades progressivas bem como detalhes da degradao e extenso do dano provocado ao estator pela exposio temperatura elevada.

255

Sensor de temperatura do estator em uma BCP

Degradao do estator por excesso de temperatura

RESERVADO

Alta Competncia

Em uma bomba centrfuga apenas uma parte da energia entregue ao eixo convertida em energia hidrulica. Parte dela entregue ao fluido na forma de calor devido s frices internas. Esta perda de energia depende muito da vazo da bomba. Quanto menor a vazo, menor ser a eficincia da bomba e conseqentemente maior ser a parcela de energia convertida em calor. Assim para evitar o superaquecimento e a possibilidade de vaporizao do lquido bombeado no interior da bomba, uma quantidade mnima de vazo, chamada de vazo mnima deve ser garantida. Neste caso, a vazo mnima esta relacionada aos efeitos trmicos. Como vimos anteriormente existem sistemas de proteo especficos que garantem a operao da bomba com vazes acima da mnima. Existem sistemas de proteo que promovem a parada automtica da bomba que so fornecidos como back-up dos sistemas de controle. Eles devem atuar quando houver uma falha do sistema de controle de recirculao ou mesmo devido ao fechamento acidental da vlvula de descarga ou suco da bomba. O sistema de proteo contra temperatura elevada basicamente compreendido por sensores de temperatura instalados na carcaa ou prximo a descarga da bomba e que atravs de circuitos eletrnicos de medio contnua de temperatura, mede a temperatura nestes locais e comparando-as com uma temperatura pr-determinada, ativa um circuito de alarmes e de interrupo do funcionamento da bomba.
Bocal de descarga Flange de suco

256

Sensores de temperatura

Sensores de temperatura

RESERVADO

Captulo 9. Protees de bombas

Outra proteo de grande importncia esta relacionada s temperaturas dos mancais das bombas , motores eletricos e do leo lubrificante. Esses limites so definidos em normas ou pelo fabricante. importante que os operadores conheam esses limites e fiquem atentos aos desvios. A calibrao peridica dos sensores e transmissores de temperatura devem ser rigorosamente respeitada e a correta instalao deve ser feita, pois uma falha de mancal por alta temperatura pode ocasionar acidentes de grandes propores.

257

Efeito da falta de atuao do transmissor de temperatura.

Falta de atuao do transmissor de temperatura e conseqente falha por superaquecimento no mancal do lado no acoplado do motor eltrico de uma bomba de transferncia de petrleo.

9.4. Eltrica
Em alguns casos, durante a partida de uma bomba centrfuga, o head desenvolvido, bem como o torque requerido, atinge valores mais altos do que aqueles observados na vazo nominal. Esta situao no ocorre em bombas de fluxo radial e em algumas de fluxo misto, pois o head de shut-off nesses casos variam de 110% a 140% do head nominal. J algumas bombas de fluxo misto e todas de fluxo axial possuem head e torque de shut-off bem mais alto que o nominal. Neste caso ateno especial deve ser dada durante a partida dos equipamentos. As curvas a seguir ilustram as situaes anteriormente mencionadas.

RESERVADO

Alta Competncia

Curvas caracteristicas - head x vazo 300


% Potencia nominal
300 250 200 150 100 50 0

Curvas caracteristicas - potencia x vazo

250
% Head nominal

200 150 100 50 0 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 % Vazo nominal Bom bas de fluxo radial

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100 110 120 130

140 150

Bom bas de fluxo axial

Bom bas de fluxo axial

% Vazo nominal Bom bas de fluxo radial

258

O grfico a seguir ilustra a variao do torque de uma bomba centrifuga radial, que representa a maioria das bombas nos processos de refino e bombeamento de petrleo nas regies de produo, em funo da sua rotao para a situao em que temos a vlvula de descarga fechada, ou seja, partida em shut-off. Observa-se que o torque de partida no zero em funo do atrito esttico existente nos mancais, no sistema de selagem e em funo do prprio fluido de processo. Este atrito maior do que o atrito dinmico existente na faixa dos 10% da rotao nominal. O grfico tambm mostra a curva de torque x rotao tpica de um motor de induo usual na indstria do petrleo.
220 200 160 140

Motor to

rque

% torque

120 100 80
60 40 20 0 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

Torque da bomba

% rotao nominal

Primeiramente, notamos que a diferena entre a curva de torque do motor e a curva de torque da bomba o excesso de torque disponibilizado pelo motor a fim de promover a acelerao da bomba do repouso at a rotao nominal.

RESERVADO

Captulo 9. Protees de bombas

Percebemos que as bombas radiais requerem menos potncia e torque no shut-off do que na condio nominal e usualmente devem ser colocadas em operao com a vlvula de descarga bloqueada. Diferentemente, as bombas axiais requerem mais potncia e torque no shut-off do que na condio nominal e normalmente no so colocadas em operao com a vlvula de descarga fechada, pois exigiro acionadores de maior potncia e mais caros. Alm disso, estas bombas produziro elevada presso na descarga da bomba. Para o acionamento de bombas de deslocamento positivo (rotativas e alternativas) necessria uma melhor avaliao dos transientes de partida pelo ponto de vista das cargas impostas pelo sistema ao equipamento. Sabe-se que o torque na bomba depende diretamente do diferencial de presso entre descarga e suco e praticamente independe da rotao. Logo em funo das condies estticas do sistema, o motor poder ser submetido a condies criticas que devem ser consideradas no seu dimensionamento. Paralelamente, dispositivos de alvio (ex.: vlvula de reciclo) podem ser previstos para auxiliar nas situaes de partida do sistema. No contexto operacional as protees eltricas para as bombas so efetivadas por dispositivos eltricos / eletrnicos que monitoram constantemente, por exemplo, os nveis de tenso, corrente, temperatura dos enrolamentos do motor etc. Os limites operacionais so definidos pelo fabricante do motor e ao atingi-los, aes de alarme e / ou desligamento da mquina so tomadas.

259

9.5. Vibrao
A monitorao e a anlise da vibrao apresentada pela bomba uma excelente ferramenta para avaliar o estado da bomba e tambm para identificar qual o tipo de defeito existente, tais como: Desbalanceamento; Desalinhamento; Falha de mancal; Problemas hidrulicos.

RESERVADO

Alta Competncia

De maneira elementar, vibrao pode ser definida como sendo um movimento peridico, ou seja, que se repete em todas as suas particularidades, aps certo intervalo de tempo denominado perodo. Ela causada por uma fora perturbadora podendo, no caso de mquinas, agir como fatores atenuantes o peso, a rigidez e a capacidade de amortecimento. Quanto menor a vibrao de uma bomba, maior a probabilidade de termos campanhas prolongadas. Normalmente se monitora os seguintes parmetros de vibrao: Deslocamento; Velocidade; Acelerao.

260

Os instrumentos utilizados para medio de vibrao vo desde sensores ssmicos portteis, usualmente capazes de medir velocidade e por integrao, a amplitude de vibrao, at equipamentos sofisticados como analisador de tempo real. Naturalmente equipamentos com maiores recursos so mais necessrios para mquinas de grande porte, complexidade e importncia. Vejamos os instrumentos mais encontrados: Sensor ssmico ou de velocidade Muito usado como instrumento porttil. Seu princpio de funcionamento baseia-se em gerar uma tenso proporcional velocidade de vibrao do movimento relativo entre um im permanente e uma bobina fixa a superfcie vibrante.

RESERVADO

Captulo 9. Protees de bombas

Conector

Carcaa

Faixa de uso 10 a 1500Hz

Mola

Bobina

Im permanente Fluido amortecedor

Sensor de velocidade

Acelermetro o sensor mais usado atualmente. Os valores podem ser integrados para fornecer a vibrao sob a forma de velocidade. Neste caso a tenso eltrica proporcional acelerao a que submetida a pilha de cristais piezoeltricos.
Carcaa Cristal piezoeltrico Massa

261

0 0
Conector

+ Cizalhamento

Acelermetro de cizalhamento Carcaa

Mola Cristal piezoeltrico

0
Massa

+ Compresso

0
Conector

Acelermetro de compresso

RESERVADO

Alta Competncia

Sensor de no-contato (proximitors) Tem seu funcionamento baseado nas perdas de corrente absorvidas por um metal em funo da distancia entre o sensor e o alvo de medio. Usado somente em bombas muito importantes e de mancal de deslizamento. Uma das principais aplicaes a medio da posio relativa do eixo.
Superfcie metlica Campo magntico Sensor Cabo de extenso

Oscilador/Demodulador (proximitor)
+ 24 V DC Common Output

262

Sensores de no-contato do mancal de uma bomba de injeo de gua

Os analisadores de tempo real so os mais sofisticados instrumentos e conseqentemente os mais onerosos. Neste caso, obtm-se uma figura bidimensional que permite visualizar a amplitude de vibrao versus a freqncia predominante ao longo do tempo.

RESERVADO

Captulo 9. Protees de bombas

Amplitude

Domnio da frequncia Domnio do tempo

Espectro de vibrao - amplitude versus freqncia

De uma forma geral procura-se instalar os sensores de vibrao o mais prximo possvel dos mancais onde as respostas dinmicas da maquina permitem uma melhor avaliao das condies do equipamento. Por exemplo, em maais de rolamento as medies permitem inferir sobre defeitos incipientes e a evoluo dos mesmos ao longo do tempo. Vejamos na ilustrao a seguir, exemplos de locais de medio de vibrao em uma dada bomba horizontal.
V

263

V
A

Onde:
V V

H H

A - Axial (direo paralela ao eixo da bomba); V - Vertical (perpendicular ao eixo da bomba);

Bombas horizontais - locais de medio de vibrao

H - Horizontal (perpendicular ao eixo da bomba)

A medida com proximitors bastante usada para mquinas de grande porte. Normalmente a mquina permanentemente monitorada. A partir do tratamento dos sinais as condies dos mancais podem ser avaliadas.

RESERVADO

Alta Competncia

Os valores das variveis indicativas de vibrao so informaes valiosas para um diagnstico da condio de uma bomba. A experincia acumulada pelos fabricantes de bombas e mancais levou a estabelecer correlaes entre alguns tipos de falhas, suas possveis causas e as respectivas freqncias de vibrao. Para que seja efetivo o acompanhamento das condies da mquina, as aes dele decorrentes devem ser pautadas na coleta de vibraes e analise. Nesta ultima toda a experincia acumulada dos tcnicos, bem como os critrios de severidade e correlaes entre vibraes e possveis causas s surtiro efeito com a sistematizao de coleta e gerenciamento dos dados. Em algumas mquinas este acompanhamento, como j dissemos, permanente, mas em bombas isto no usual; entretanto, um acompanhamento peridico, por exemplo, mensal, deve ser realizado para observarmos valores atuais, bem como a sua evoluo ao longo do tempo e aps aes de reparo. Em termos de proteo, os nveis de vibrao de um equipamento podem ser monitorados para alarmar oU desligar a maquina em funo de limites preestabelecidos. Em uma bomba centrifuga, por exemplo, a vibrao em nveis elevados pode ocasionar avarias de grandes propores. A seguir podemos listar alguns exemplos de problemas que so detectados por sensores de vibrao. Perda de material ou quebra de parte do impelidor; Entrada de corpo estranho pela suco e alojamento do mesmo nas partes internas do impelidor; Falha sbita de mancal com posterior desalinhamento entre motor e bomba; Quebra de parte da ventoinha do motor eltrico; Cavitao em bombas de grande porte.

264

RESERVADO

Captulo 9. Protees de bombas

9.6. Exerccios
1) Correlacione os controles de variveis da coluna da esquerda com suas respectivas funes de proteo de bombas, na coluna da direita: A - Controle de vazo B - Controle de presso C - Controle de temperatura D - Controle eltrico E - Controle de vibrao ( ) As presses de suco, de descarga e, em bombas de grande porte dotadas de dispositivos de balanceamento hidrulico, a presso de balanceamento devem ser monitoradas a para antever e evitar a falha prematura da bomba. ( ) Os motores para acionamento de bombas, devero ser projetados para que seu torque de partida permanea acima da curva de torque da mquina acionada, no caso de ligao direta ou estrela-tringulo, mesmo durante uma queda momentnea de tenso para 80% da tenso nominal. ( ) Para evitar o superaquecimento e a possibilidade de vaporizao do lquido bombeado no interior da bomba, uma quantidade mnima de vazo, chamada de vazo mnima deve ser garantida. ( ) Excelente ferramenta para manuteno preditiva, monitorao e anlise de problemas como desbalanceamento, desalinhamento, falha do rolamento e roamento, entre outros, em bombas. ( ) Visa garantir que a bomba venha operar acima da vazo mnima.

265

RESERVADO

Alta Competncia

9.7. Glossrio
BEP - ponto de trabalho no qual uma bomba desempenha sua funo com maior eficincia. Estator - camisa de vedao da bomba de cavidade progressiva. Head - altura manomtrica total do sistema. Impelidor - tambm chamado de rotor. Constitui de um disco provido de ps (palhetas) que atravs do movimento de rotao, promovido por ao de um motor, capaz de impulsionar um lquido; OR - orifcio de restrio Shut-off - altura desenvolvida correspondente vazo "". Torque - fora que tende a rodar ou virar objetos.

266

ULF - Unidade de Lubrificao Forada.

RESERVADO

Captulo 9. Protees de bombas

9.8. Bibliograa
JUNIOR SILVA, Achilles. Material de Treinamento da UN-BC/ENGP/EMI treinamento do curso de formao de engenheiros de equipamentos / Eltrica. 2007. KARDEC, Alan; NASCIF, Jlio; BARONI, Tarcsio. Gesto Estratgica e Tcnicas Preditivas. ABRAMAN Qualitymark Rio de Janeiro. 2002 MACKAY, Ross. The Pratical Pumping Handbook. Elsevier Advanced Technology. 2004 MATTOS, Edson Ezequiel de; Falco, Reinaldo de. Bombas Industriais 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia, 1998. 474p. SILVA, Marcos Antonio da. Manual de Treinamento da KSB Bombas Hidrulicas S/A. 4 ed. 2001 MESSINA J.P. PUMP SYSTEMS. Pump Handbook. 3 edio. Ed. MacGran Hill.2001

267

RESERVADO

Alta Competncia

9.9. Gabarito
1) Correlacione os controles de variveis da coluna da esquerda com suas respectivas funes de proteo de bombas, na coluna da direita: A - Controle de vazo B - Controle de presso C - Controle de temperatura D - Controle eltrico E - Controle de vibrao (B) As presses de suco, de descarga e, em bombas de grande porte dotadas de dispositivos de balanceamento hidrulico, a presso de balanceamento devem ser monitoradas a para antever e evitar a falha prematura da bomba. Os motores para acionamento de bombas, devero ser projetados para que seu torque de partida permanea acima da curva de torque da mquina acionada, no caso de ligao direta ou estrela-tringulo, mesmo durante uma queda momentnea de tenso para 80% da tenso nominal. Para evitar o superaquecimento e a possibilidade de vaporizao do lquido bombeado no interior da bomba, uma quantidade mnima de vazo, chamada de vazo mnima deve ser garantida. Excelente ferramenta para manuteno preditiva, monitorao e anlise de problemas como desbalanceamento, desalinhamento, falha do rolamento e roamento, entre outros, em bombas. Visa garantir que a bomba venha operar acima da vazo mnima.

(D)

268
(C)

(E)

(A)

RESERVADO

Problemas e possveis causas

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Identificar os cuidados necessrios ao procedimento de escorva das bombas; Identificar os principais cuidados para efetuar a partida em uma bomba; Identificar os cuidados necessrios para efetuar a parada de uma bomba.

RESERVADO

Captulo 10

Alta Competncia

270

RESERVADO

Captulo 10. Problemas e possveis causas

10. Problemas e possveis causas

s procedimentos aplicveis a operao e manuteno de determinada bomba so fornecidos pelos seus fabricantes. Entretanto, objetivando fornecer aos operadores uma viso geral sobre alguns aspectos relevantes operao das bombas, falaremos sobre procedimentos de escorva, partida e parada bem como sugestes de itens a serem inspecionados durante as inspees dirias da operao. Alm disso, importante ressaltar que um adequado trabalho de diagnose depende, fundamentalmente, de informaes que permitam correlacionar o sintoma apresentado s suas causas. Dentro deste raciocnio informaes relacionadas a esta investigao sero disponibilizadas atravs da correlao de sintomas versus possveis causas.

10.1. Escorva
As bombas centrfugas, embora possam succionar o fluido de um nvel inferior ao seu bocal de suco, necessitam serem inicialmente escorvadas. Entende-se por escorva um processo de preparao da bomba para o seu funcionamento, no qual o ar ou gases contidos no seu interior e na tubulao de suco so extrados e seu espao ento ocupado pelo lquido a ser bombeado. Portanto, antes de comear a operar, a bomba, bem como a tubulao de suco, devem estar cheias de lquido.

271

10.2. Procedimentos de partida


Os passos necessrios para a partida de uma bomba dependem do seu tipo. Assim sendo, os passos considerados como importantes em determinado conjunto sistema/bomba podem ser desnecessrios em outro. Desta forma, a seqncia de procedimentos descritos a seguir deve ser considerada apenas como orientao. Em cada caso deve ser cuidadosamente observado o manual do fabricante da bomba. Vejamos os procedimentos gerais:

RESERVADO

Alta Competncia

a) Inspeo preliminar da bomba, acionador, tubulaes e unidade de lubrificao forada observando principalmente: Limpeza; Condies de segurana; Sentido de rotao; Nvel de leo e da unidade de lubrificao forada; Alinhamento dos instrumentos; Alinhamento das vlvulas.

272

b) Fechar todos os drenos; c) Restringir vlvula de vent e abrir lentamente a vlvula de suco a fim de promover a escorva da bomba. Quando constatar a sada de lquido atravs da vlvula de vent, a mesma dever ser fechada e em seguida a vlvula de suco dever ser aberta. A vlvula de vent utilizada para permitir que o ar ou gs contidos na bomba possam ser exauridos. Normalmente so instaladas na parte superior do equipamento visando a melhor eficincia na extrao dos gases. d) Por questes de sade, segurana e meio ambiente, o lquido ventado dever ser direcionado para local apropriado (tambor, vaso de drenagem etc) bem como atentar para o uso de mscaras de segurana apropriadas ao produto manipulado; e) Confirmar o alinhamento da vlvula de fluxo mnimo; f) Fechar vlvula de descarga. Lembrar que bombas axiais e algumas de fluxo misto partem com vlvula de descarga aberta devido s caractersticas das suas curvas de performance; g) Alinhar os sistemas de refrigerao para os mancais, caixa de selagem e sistema de lubrificao verificando a existncia de vazamentos;

RESERVADO

Captulo 10. Problemas e possveis causas

h) Colocar a unidade de lubrificao forada para funcionar, verificando o fluxo para os mancais bem como a existncia de vazamentos. Verificar o diferencial de presso do filtro de leo lubrificante; i) Dar a partida no motor. Neste momento, por questes de segurana, recomendvel se afastar do conjunto rotativo; j) To logo a bomba alcance a rotao nominal, abrir lentamente a vlvula de descarga; l) Observar a existncia de possvel vazamento atravs do sistema de selagem. O vazamento atravs dos selos mecnicos praticamente imperceptvel, para a nossa realidade, mas as gaxetas devem admitir um vazamento da ordem de 30 a 60 gotas por minuto para auxiliar a lubrificao. m) Checar a temperatura dos mancais. De um modo geral no devem exceder a 65 C. n) Observar a operao do sistema/bomba quanto a rudo, vibrao, aquecimento, vazamentos nos sistemas perifricos ou qualquer outro comportamento anormal.

273

10.3. Procedimentos de parada


Assim como na partida, na parada de uma bomba alguns passos podem ser considerados importantes enquanto que em outro conjunto sistema/bomba podem ser desnecessrios. De qualquer forma listaremos uma seqncia usual devendo sempre para os casos particulares consultar os procedimentos especficos. Vejamos os procedimentos gerais: a) Certificar que a vlvula de fluxo mnimo est alinhada; b) Para as bombas com unidade de lubrificao forada, confirmar se a bomba de ps-lubrificao, quando utilizada, est em automtico a fim de garantir a lubrificao e refrigerao dos mancais da bomba aps a parada da bomba principal;

RESERVADO

Alta Competncia

c) Fechar lentamente a vlvula de descarga. Este procedimento visa evitar fluxo no sentido contrrio devido a uma possvel passagem pela vlvula de reteno e atenuar os problemas de golpe hidrulico sobre o sistema/bomba; d) Parar o acionador; e) Confirmar a entrada em operao da bomba de ps-lubrificao; f) Observar a existncia de possvel vazamento atravs do sistema de selagem e sistema perifricos; g) Caso haja, abrir vlvula de aquecimento; h) Colocar a botoeira da bomba em automtico caso a bomba venha operar como reserva automtica (stand-by); Caso a bomba venha ser liberada para manuteno, os procedimentos de bloquear (isolar),despressurizar, drenar e lavar a bomba devero ser aplicados. Nesta fase, cuidados com aspectos de SMS (Segurana, Meio Ambiente e Sade) devero ser tomados a fim de garantir a liberao do equipamento com segurana para o homem quanto para o meio ambiente.

274

10.4. Itens de inspeo


A rigor, o nmero de itens e a periodicidade com que a bomba inspecionada no so, e nem poderiam ser, parmetros invariveis, uma vez que esse critrio depende do porte, tipo e importncia da bomba. Os manuais dos fabricantes sugerem os itens bem como a periodicidade das atividades relacionadas operao e manuteno. Os itens a seguir devem ser observados pelos operadores durante as suas inspees de rea bem como aquelas obtidas na sala de controle:

RESERVADO

Captulo 10. Problemas e possveis causas

Familiarizar com os nveis de alerta e desarme (trip) do conjunto acionador/bomba; Presses de descarga e suco; Vazo, caso possua medidor individual; Corrente do motor; Alteraes de rudos e vibraes; Vazamentos no sistema de selagem; Acompanhamento das temperaturas dos mancais; Leituras das presses e temperaturas da unidade de lubrificao forada; Acompanhamento dos nveis de vibrao dos mancais; Verificao das condies e do nvel de leo dos mancais e da unidade de lubrificao forada.

275

10.5. Correlaes entre sintomas versus possveis causas


Os conhecimentos adquiridos pelos profissionais na rea de bombas bem como a literatura , felizmente, bastante vasta e, salvo pequenas excees devido s particularidades de cada bomba e ou sistema, podemos correlacionar alguns problemas tpicos encontrados, no diaa-dia, das instalaes de bombeamento e as suas possveis causas. No inteno desse contedo esgotar todas as falhas e suas respectivas causas, mas fornecer aos operadores uma trilha para que possam realizar uma anlise preliminar das possveis causas que esto comprometendo a performance do equipamento.

RESERVADO

Alta Competncia

10.5.1. Sistema de engaxetamento vazando excessivamente Tubulao de lquido de selagem obstruda; Lquido de selagem sujo ou com abrasivo, provocando eroso do eixo ou luva; Preme gaxetas extremamente apertadas impedindo que as mesmas sejam lubrificadas; Gaxetas instaladas inadequadamente; Eixo ou a luva do eixo gasta ou arranhada na regio de engaxetamento;

276

Incorreta utilizao de gaxetas para o servio; Folga excessiva no fundo da caixa de selagem permitindo que as gaxetas sejam extrudadas para o interior da bomba. 10.5.2. Selo mecnico vazando Selo mecnico trabalhou a seco; Abrasivos slidos no lquido bombeado; Erro de montagem do selo; Eixo girando fora de centro devido a rolamentos gastos e desalinhamento provocado pela tubulao; Vibrao excessiva.

RESERVADO

Captulo 10. Problemas e possveis causas

10.5.3. Problemas mecnicos nos mancais Acmulo de impurezas nos rolamentos; Contaminao do lubrificante devido a umidade ou gua. Ateno redobrada durante a liberao de servio de limpeza da rea utilizando jato de gua; Utilizao de graxa ou leo fora das especificaes; Rolamentos com excesso de graxa ou leo na caixa de mancal; Falta de lubrificao; Instalao inadequada dos mancais de rolamentos (montagem com folga ou interferncia excessiva); Esforo radial excessivo em volutas simples; Esforo axial excessivo devido ao aumento das folgas entre os dispositivos de balanceamento do empuxo axial, como conseqncia dos desgastes internos. 10.5.4. Bomba perde escorva aps a partida Bomba no escorvada corretamente; Bomba operando com a vlvula de suco fechada ou parcialmente fechada; Filtro de suco entupido (verificar o diferencial de presso do filtro); Bolso de ar na linha de suco; Quantidade excessiva de gs ou ar no lquido; Insuficincia de NPSH disponvel; Ar entrando pela linha de suco; Ar entrando pelas gaxetas;

277

RESERVADO

Alta Competncia

Formao de vrtice no bocal de entrada da tubulao de suco; Obstruo na linha de suco; Impelidor parcialmente/totalmente entupido. 10.5.5. Vazo insuciente Bomba operando com rotao abaixo da nominal; Bomba operando com sentido contrrio de rotao; Operao com vlvulas de suco ou descarga parcialmente abertas;

278

Operao com a vlvula de fluxo mnimo ou by-pass dando passagem; Viscosidade do fluido diferente daquela especificada em projeto; Operao em paralelo com bombas inadequadas para este servio; Perda de carga na suco fazendo com o NPSHd seja menor que o NPSHr; Folga excessiva dos anis de desgaste; Variao na presso de vapor do lquido bombeado produzindo cavitao; Problemas mecnicos no impelidor (obstrues, quebra de ps); Aumento das folgas internas pelo desgaste (presena de material particulado).

RESERVADO

Captulo 10. Problemas e possveis causas

10.6. Exerccios
1) Explique o que o procedimento de escorva de uma bomba. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ________________________________________________________________ 2) Complete as lacunas em relao aos procedimentos gerais que devem ser atendidos para que seja dada a partida em uma bomba. a) Restringir vlvula de vent e abrir lentamente a vlvula de suco a fim de promover a __________________ da bomba. b) Lembrar que bombas axiais e algumas de fluxo misto partem com __________________ devido s caractersticas das suas curvas de performance. c) Alinhar os sistemas de refrigerao para os mancais, caixa de selagem e sistema de lubrificao verificando a existncia de __________________. d) Observar a existncia de possvel vazamento atravs do sistema de selagem. O vazamento atravs dos(as) __________________ praticamente imperceptvel, para a nossa realidade, mas as __________________ devem admitir um vazamento da ordem de 30 a 60 gotas por minuto para auxiliar a lubrificao. e) Checar a temperatura dos mancais. De um modo geral no devem exceder a temperatura de __________________ C. 3) Cite alguns dos procedimentos gerais que devem ser atendidos para que uma bomba possa ser parada. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ________________________________________________________________

279

RESERVADO

Alta Competncia

10.7. Glossrio
Escorva - retirada de ar de um sistema de bombeamento. Gaxeta - elementos de vedao usualmente utilizados em bombas. Impelidor - tambm chamado de rotor. constitudo de um disco provido de ps (palhetas) que atravs do movimento de rotao, promovido por ao de um motor, capaz de impulsionar um lquido; Vlvula de vent Voluta - tipo de carcaa de bomba em forma de um funil encurvado. Vrtice - turbilhonamento ou redemoinho formado pela circulao de um fluido.

280

RESERVADO

Captulo 10. Problemas e possveis causas

10.8. Bibliograa
JUNIOR SILVA, Achilles. Material de Treinamento da UN-BC/ENGP/EMI treinamento do curso de formao de engenheiros de equipamentos / Eltrica. 2007. MATTOS, Edson Ezequiel de; Falco, Reinaldo de. Bombas Industriais. 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia, 1998. 474p.

281

RESERVADO

Alta Competncia

10.9. Gabarito
1) Explique o que o procedimento de Escorva. Podemos entender o procedimento de escorva como o processo de preparao da bomba para o seu funcionamento. Nesse momento o ar ou os gases contidos no seu interior da bomba e da tubulao de suco devem ser extrados, sendo esse espao preenchido pelo lquido a ser bombeado. 2) Complete as lacunas em relao aos procedimentos gerais que devem ser atendidos para que seja dada a partida em uma bomba. a) Restringir vlvula de vent e abrir lentamente a vlvula de suco a fim de promover a escorva da bomba. b) Lembrar que bombas axiais e algumas de fluxo misto partem com vlvula de descarga aberta devido s caractersticas das suas curvas de performance. c) Alinhar os sistemas de refrigerao para os mancais, caixa de selagem e sistema de lubrificao verificando a existncia de vazamentos.

282

d) Observar a existncia de possvel vazamento atravs do sistema de selagem. O vazamento atravs dos (as) selos mecnicos praticamente imperceptvel, para a nossa realidade, mas as gaxetas devem admitir um vazamento da ordem de 30 a 60 gotas por minuto para auxiliar a lubrificao. e) Checar a temperatura dos mancais. De um modo geral no devem exceder a temperatura de 65 C. 3) Cite alguns dos procedimentos gerais que devem ser atendidos para que uma bomba possa ser parada. Se certificar que a vlvula de fluxo mnimo est alinhada; Para as bombas com unidade de lubrificao forada, confirmar se a bomba de ps-lubricao est em automtico a m de garantir a lubricao e refrigerao os mancais da bomba aps a parada da bomba principal; Fechar lentamente a vlvula de descarga; Parar o acionador; Confirmar a entrada em operao da bomba de ps-lubrificao; Dentre outros...

RESERVADO

Anotaes

Anotaes

283

Anotaes

284

Anotaes

Anotaes

285

Anotaes

286

Anotaes

Anotaes

287

Anotaes

288

Anotaes

Anotaes

289

Anotaes

290

Anotaes

Anotaes

291

Anotaes

292

You might also like