You are on page 1of 2

ANLISE CRTICA DO LIVRO:

O DILOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM Referncia: WEISZ, Telma. O dilogo entre o ensino e a aprendizagem. So Paulo: tica, 2010. O livro retrata vrias experincias em sala de aula e exemplos de como o professor deve relacionar o ensino com a aprendizagem. Concordo que o professor considere a bagagem de cada aluno para interao aos assuntos e ao grupo de alunos. Acredito que uma aprendizagem efetiva acontea utilizando a realidade de vida do aluno com os assuntos tratados em sala de aula, por exemplo, o aluno pobre que tem menos acesso as ferramentas modernas da tecnologia e informaes gerais, o professor pode explicar um determinado assunto com sua vivncia. O professor interage contas matemticas com o troco que o aluno recebe para comprar po e leite, ou em outras condies de sua vida. Pode trabalhar com recortes de jornal, revista, se o acesso a internet for escasso, ou seja, o professor tem disposio vrios instrumentos de aprendizagem para ser disponibilizado aos alunos. No livro a autora cita o processo de alfabetizao e d pouca importncia a cartilha utilizada e ao mtodo aplicado. O fato que para aprender a escrever corretamente, o aluno deve ser instigado a fazer leituras do seu interesse, ou seja, histria em quadrinhos, literaturas do seu nvel de aprendizagem. Para alfabetizar a criana, deve existir a fase de memorizao para que o aluno aplique posteriormente corretamente a escrita. No concordo que o professor no deva corrigir prontamente um erro, acredito que at uma condio tica e obrigatria, claro que o professor pode sugerir aos alunos que pesquisem sobre as questes equivocadas, em minha opinio um grande passo da aprendizagem, no fornecer as respostas prontamente, mas importante que os alunos saibam discernir o correto do no correto. Agora no podemos esquecer nas idades de aprendizagens dos alunos, pois o professor deve respeitar cada fase conforme a necessidade da compreenso e posterior aplicao do conhecimento.

No livro cita a metodologia do construtivismo, uma prtica que veio somar no processo educacional. Trabalhar com pesquisas, situaes problemas condiz com a realidade de vida dos alunos, se tornando um processo eficaz e permanente para o ensino e a aprendizagem. O que fica claro em qualquer metodologia aplicada educao, a utilizao de vrias estratgias pedaggica como busca incansvel da melhoria do ensino aprendizagem, a realizao da interveno pedaggica para enriquecer as experincias vivenciadas dos professores, as capacitaes para os professores se atualizarem e motivarem em seu trabalho. Concordo quando a autora enfatiza a valorizao dos professores de nvel fundamental das escolas, pois o preparo dos mesmos essencial para os demais nveis de escolaridade, o aluno deve ser muito bem orientado e encaminhado aos prximos passos em sua vida escolar e consequentemente social, ento se faz necessrio fornecer melhores condies de trabalho, formao continuada e aumento de salrios para os professores, principalmente do nvel citado anteriormente. Em suma, o importante atingir o aprendizado dos alunos com o ensino adequado e necessrio as expectativas dele, a resposta do trabalho cumprido do professor a formao do aluno, agregando a bagagem de vida deles com os assuntos abordados nas escolas, transformar os temas difceis em prazerosos interagindo com o grupo de alunos.
Simone Balsamo Coordenadora de Atividades Pedaggicas da Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves, possui o Curso Tcnico em Cermica no SENAI, Graduao em Qumica e Fsica na Fundao Santo Andr, Complementao Pedaggica na

UNIABC e Ps-graduao em Psicopedagogia na PUC-Campinas.

You might also like