You are on page 1of 7

Vygotsky

OBJETIVO DA TEORIA

O estudo da gnese dos processos psicolgicos tipicamente humanos. Funes psicolgicas superiores, em seu contexto histrico-cultural. Para ele as funes como pensamento, linguagem e ateno, tem uma gnese social.

GNESE SOCIAL
Toda funo superior tem um incio no plano interpsicolgico (interao social) e, posteriormente, no plano intrapsicolgico. Dessa forma a interao social vista como a base e o fio condutor do desenvolvimento.

O PENSAMENTO DIALTICO
Marx & Engels Materialismo histrico dialtico. O ser humano tem a capacidade de alterar a natureza pelo seu trabalho, garantindo sua condio de sobrevivncia. Ao mesmo tempo que altera tambm sofre mudanas.

A CULTURA E O APRENDIZADO COLETIVO


A histria do homem uma histria de transformao, que permitiu ao homo sapiens se diferenciar dos animais, realizando uma passagem da ordem da natureza para a ordem da cultura. O comportamento animal visto como o resultado da experincia hereditria, enquanto no homem o comportamento resultado de uma experincia de geraes anteriores, que no transmitida pelo nascimento e sim pela interao (CULTURA) entre seus membros.

Vygotsky
CULTURAL E HISTRICO

"Cultural" significa que a sociedade organiza a partir do seu nvel de desenvolvimento os problemas e as tarefas com as quais cada indivduo desta sociedade deve confrontar-se. Isto significa tambm que a sociedade oferece as possibilidades e proibies do acesso a todos os instrumentos e meios materiais e mentais que permitam solues. Tanto as possibilidades de acesso como de proibio so determinadas pelos grupos de poder que controlam as sociedades, e isto no foi estudado exaustivamente na abordagem histrico-cultural, talvez, devido aos problemas polticos existentes na poca.

"Histrico" significa que estes meios e instrumentos foram elaborados em um longo processo da histria social dos homens.

Vygotsky

FUNES PSICOLGICAS SUPERIORES CONSTITUDAS A PARTIR DO APORTE:


Filogentico A formao de conceitos e processos mentais superiores. Aponta as caractersticas fisiolgicas da espcie. Ex.: bpede, crebro altamente desenvolvido, corpo ereto, polegar opositor, linguagem com significao... Tudo que nos diferencia de outras espcies. Ontogentico o processo do ser. Transformaes embrionrias e psembrionrias que promovem o desenvolvimento do indivduo. Scio-Histrico Histria dos grupos sociais. Elementos da cultura. Microgentico Desenvolvimento de aspectos especficos que so do repertrio psicolgico individual do sujeito (singularidades).

FUNES PSICOLGICAS SUPERIORES FORMADAS NO PROCESSO DE:


Interao relaes que estabelecemos com os outros. Mediao o processo de interao de um elemento intermedirio numa relao. A relao deixa de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento. Internalizao a linguagem (signos falados, escritos, gestos, representaes grficas) exercem influncia sobre como vamos pensar nas coisas.

Vygotsky
Pressuposto bsico da teoria vygotskyana O SER HUMANO CONSTITUI-SE COMO TAL NA SUA RELAO COM O OUTRO (MEDIAO).

As relaes dos homens com o mundo no so relaes diretas, mas profundamente relaes mediadas. A transformao do mundo material, mediante o emprego de ferramentas, estabelece as condies da prpria atividade humana e sua transformao qualitativa em conscincia. A atividade do homem pressuposto desta transformao e ao mesmo tempo o resultado dela. A base dessa tese apresenta as concepes de Engels sobre o trabalho humano e o uso de instrumentos. O instrumento simboliza especificamente a atividade humana, a transformao da natureza pelo homem e que, ao faz-lo, transforma a si mesmo. Cada processo de desenvolvimento prepara dialeticamente o processo seguinte e se transforma num novo tipo de desenvolvimento. Cada convergncia ou cada paralelismo entre os processos (filogentico / ontogentico / histrico / microgentico) claramente excluda - naturalmente existem relaes necessrias. Estes processos interagem entre si e constroem um processo nico e imprevisvel, o que de alguma forma nos d a idia de que o homem um processo rico e complexo e algo a mais do que possa entrar numa classificao. Em outras palavras: a cultura torna-se parte da natureza humana num processo histrico que, ao longo do desenvolvimento da espcie e do indivduo, constri o funcionamento psicolgico do homem. Ele pode ser compreendido como resultado de um processo histrico-cultural, em cujo centro est o uso social dos instrumentos e meios. Os homens podem reconhecer-se a si mesmos na sua histria e podem tambm compreender-se e explicar-se nas suas aes, porque fazem a sua prpria histria. Ou seja: Os homens precisam compreender-se a si mesmos desde uma perspectiva histrica, compreendendo no presente a sua diferena com o passado, como forma de projetar um futuro. Estas diferenas so dadas pela sua atividade social, numa interao dos homens com os seus instrumentos. Para Vygotsky, o desenvolvimento nunca apresenta um processo linear, uma acumulao lenta de mudanas unitrias, mas sim, de um processo complexo dialtico, caracterizado pela periodicidade, irregularidade no desenvolvimento das

Vygotsky

funes diferentes, metamorfose ou transformao qualitativa de uma forma em outra, entrelaamento de fatores externos e internos e processos adaptativos. Segundo esta perspectiva, o desenvolvimento como movimento em si mesmo representa a forma e os modos universais da realidade e de cada fenmeno concreto desta realidade. As contradies reais devem ser vistas como fatores interiores de cada desenvolvimento. O resultado de um processo, assim como as suas possibilidades futuras, tm que ser sempre clarificados e concretizados atravs das contradies que determinam o processo de diferenciao. Um exemplo pode explicitar melhor essa concepo: cada organismo um sistema vivo e apresenta um sujeito, que tem uma referncia bsica consigo mesmo, mas esta referncia, este sujeito, pode s realizar atravs de um contato com o que este sujeito no , ou seja, um contato com o seu ambiente. Esta contradio resolvida pelo organismo atravs do seu desenvolvimento. No centro desta abordagem reside a pergunta ou o problema central: O que o desenvolvimento humano?

1. O desenvolvimento no um processo linear no tempo, mas sim um processo cclico ou rtmico. 2. Porque as diferentes funes psquicas como percepo, memria, fantasia se formam numa forma diferente e desproporcional, o desenvolvimento aparece como uma reestruturao e reorganizao do sistema inteiro destas funes. Desenvolvimento sempre tem um carter sistemtico. Isso significa, por exemplo, que uma criana muda e se transforma em cada estgio novo, porque as diferentes funes deste sistema mudam o seu papel dominante. Exemplificando, nas primeiras semanas uma criana est percebendo a sua realidade somente atravs das suas emoes e do seu sentimento. Este papel dominante se altera no prximo estgio senso-motor e etc.

Vygotsky

3. Desenvolvimento sempre um processo que tem uma perspectiva de futuro, onde nasce e cresce o novo. As aes de cada pessoa so influenciadas pelo passado, mas nunca determinadas por ele; experincias do passado ficam como um meio para se construir um novo perodo, ou seja o futuro: o desenvolvimento e um dilogo do sujeito com o seu futuro. Era dada, sobretudo por Vygotsky, uma enorme importncia ao substrato material do desenvolvimento da espcie e do indivduo, especificamente ao crebro, tendo realizado estudos sobre leses cerebrais, perturbaes da linguagem e organizao de funes psicolgicas em condies normais e patolgicas. As propostas contemplavam, assim, a dupla natureza do ser humano, membro de uma espcie biolgica que se desenvolve historicamente no interior de um grupo cultural de uma sociedade.

PLASTICIDADE
A capacidade que o crebro tem em se remodelar em funo das experincias do sujeito, reformulando as suas conexes em funo das necessidades do ambiente.

LINGUAGEM
A formao do pensamento do homem e dos conceitos somente so possveis atravs da linguagem.

Vygotsky
Marta Kohl de Oliveira Vygotsky Aprendizado e desenvolvimento: Um processo sciohistrico
http://youtu.be/JfPIlIqXIoI

You might also like