You are on page 1of 28

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.

tk

Conceito e Finalidade da Lgica


Existem variados conceitos do que a Lgica. Conceitos: A lgica o estudo das inferncias ou argumentos vlidos. A lgica o estudo do que conta como uma boa razo para o qu e o porqu. Priest, Graham A lgica ensina a pensar, clara, concisa e correctamente. (A lgica a parte mais objectiva da Filosofia)

Quais so as finalidades da Lgica?


Formular as regras a que os argumentos devem obedecer para serem vlidos; Desenvolver tcnicas para determinao da validade dos argumentos; Distinguir as formas vlidas das formas no vlidas.

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Primeiros Conceitos a Saber

O que faz um argumento? -> Relaciona proposies de modo a poder inferir uma concluso de outras premissas (defesa de uma tese ou ponto de vista).
O que so proposies? -> Pensamento expresso nas frases declarativas. Tm valor lgico, ou valor de verdade (V/F). O que so premissas? -> Proposies que sustentam e justificam a concluso. O que uma concluso? -> Proposio sustentada pelas premissas. O que um argumento vlido? -> Argumentos cuja concluso correctamente inferida a partir das premissas. O que um argumento no vlido? -> Argumentos que infringem regras de inferncia. Quem o pai da lgica formal? -> Aristteles (384-322 a.C.) Filsofo Grego. A lgica inata? -> A lgica no inata, tem que ser praticada, exercitada.
Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Tipos de Frases e as Proposies


Relembrar: Frases Declarativas e Proposies no so a mesma coisa. As primeiras dizem algo sobre a realidade enquanto que as segundas dizem respeito ao pensamento expresso nas frases declarativas. Primeiros Conceitos

Adaptado de Pensar Azul 11 Ano , Texto Editores

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Continuao do Dispositivo Anterior


Proposies)

(Tipos de Frases e

Como frases declarativas e proposies no so a mesma coisa, ento conclumos que: A mesma proposio pode ser expressa por frases declarativas diferentes; Uma frase ambgua pode expressar proposies diferentes (uma frase ambgua quando pode ter dois ou mais significados diferentes). Exemplos:
Ningum duvida da utilidade da aprendizagem da lgica. obvio que aprender lgica til. A utilidade da aprendizagem da lgica consensual. O mesmo contedo expresso de trs maneiras diferentes

A Clara viu o irmo com uns binculos

Pode significar que : a. A Joana viu o irmo atravs de uns binculos; b. A Joana viu o irmo a usar uns binculos.

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Primeiros Exerccios
1. Classifica cada uma das afirmaes como verdadeira ou falsa.
1-a) A lgica estuda os argumentos para compreender as regras da sua validade. 1-b) Aristteles considerado o criador da Lgica. 1-c) Estudar lgica permite no s identificar os argumentos vlidos, mas tambm saber a razo por que so ou no vlidos. 1-d) A finalidade da lgica demonstrar que uma concluso foi bem ou mal derivada das premissas. 1-e) Um conjunto de palavras uma frase. 1-f) Frases diferentes expressam sempre proposies diferentes. 1. -> Verdadeiras: a,b,c,d,g Falsas: e, f Soluo 1 1-g) Uma proposio o pensamento expresso numa frase declarativa.

2. Identifica as frases declarativas. a. Vais aula de Filosofia? b. A lgica ensina a pensar. c. Adoraria comer bolachas!

2. -> b

Soluo 2

3. Porque que a frase Gosto muito de msica! no expressa nenhuma proposio?


3. -> Por no ter valor de verdade. Soluo 3

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Mais alguns exerccios


1. Diz quais so as afirmaes verdadeiras (V) e quais so as falsas (F). Afirmaes
A lgica estuda os argumentos para compreender as regras da sua validade.

V/F

V ?

A lgica estuda os argumentos para provar a verdade das premissas e da concluso.

F ?
V ? F ? V ?

Raciocinar ou fazer uma inferncia derivar uma concluso de premissas.

Fazer uma inferncia ou construir um argumento inventar uma ideia nova.

A finalidade da lgica demonstrar que uma concluso foi bem ou mal derivada das premissas.

Proposio e Argumento
Estudar lgica til para todas as pessoas porque aprender a argumentar com correco facilita a comunicao e porque aprender lgica desenvolve a capacidade de argumentar Este enunciado lingustico um argumento. Porqu? um conjunto de proposies relacionado de modo a defender uma ideia. Ento, este enunciado constitudo por trs proposies: Argumentar com correco facilita a comunicao. Estudar lgica desenvolve a capacidade de argumentar. Estudar lgica til para todas as pessoas.

Para identificar as proposies e concluso de um argumento deve-se ter sempre em conta a posio dos conectores. (No enunciado lingustico teve-se em conta os conectores a laranja). Duas proposies constituem o que pressuposto como j adquirido e que tomado como ponto de partida, ou justificao (as premissas), para uma terceira que delas deriva (a concluso). Logo, a proposio Estudar lgica til para todas as pessoas a concluso do Argumento.
Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Argumentos na forma padro


Na lgica, os argumentos apresentam-se na forma padro (primeiro as premissas e depois a concluso). Para identificar as premissas e a concluso de um argumento deve-se procurar: a) Indicadores de premissas -> Palavras ou expresses do tipo: porque; visto que; dado que; por causa de; como; considerando que; devido a; uma vez que, etc. Indicadores de concluso -> Palavras ou expresses como: portanto; logo; ento; por conseguinte; segue-se que; consequentemente; da que; por isso; infere-se que, etc.

b)

c)

Perguntar -> O que que argumento pretende demonstrar? (Concluso) -> Quais so as razes que sustentam a concluso? (Premissas)

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Conceito e Termo
Conceito e Termo no so a mesma coisa. Os conceitos so ideias gerais, so representaes mentais abstractas pois no se referem nem se aplicam a um s objecto mas a um conjunto definido em funo de um certo nmero de caractersticas que possuem.

Autocarro, Metro e Meio de Transporte so termos. Os termos so modos de dizer ou de expressar os conceitos, usando, neste caso, palavras ou conjuntos de palavras de lngua portuguesa

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Compreenso e Extenso de um Conceito


Compreenso (conjunto das caractersticas que o definem) e Extenso (quantidade de seres, objectos ou situaes a que as carctersticas do conceito se aplicam) de um Conceito variam na razo inversa. Quanto maior for a compreenso de um conceito, menor o nmero de elementos a que se aplica. Representao:
Ser

C o m p r e e n s o

Animal Vertebrado Mamfero Homem Raa Branca

E x t e n s o

Joo

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Princpios lgicos Sua importncia


Os princpios lgicos so pressupostos de todo o pensamento consistente. Sem eles, nenhuma verdade pode ser concebida. Sendo leis fundamentais, exigem que lhes obedeamos se queremos que o nosso pensamento tenha rigor e coerncia. Quando pensamos e quando traduzimos o nosso pensamento em discurso (oral ou escrito), utilizamos estes princpios, os quais determinam todo o nosso exerccio racional.

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Os princpios lgicos
Aprender lgica pode ajudar-nos a melhorar o modo como pensamos e argumentamos. As regras mais bsicas so os princpios da razo: 1.Princpio de Identidade Seus enunciados: Uma coisa o que . O que , ; e o que no , no . A A (A designando qualquer objecto de pensamento). Em termos de proposies: Uma proposio equivalente a si mesma. 2.Princpio de (no) Contradio Uma coisa no pode ser e no ser ao mesmo tempo, segundo uma mesma perspectiva. Em termos de proposies: Uma proposio no pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo () Uma proposio e a sua negao no podem ser simultaneamente verdadeiras. Duas proposies contraditrias no podem ser simultaneamente verdadeiras.
Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Os princpios lgicos (continuao)


3. Princpio do Terceiro Excludo Uma coisa deve ser, ou ento no ser; no h uma terceira possibilidade (a terceira excluda). () Em termos de proposies, temos os enunciados: Uma proposio verdadeira, ou ento falsa; no h outra possibilidade. Introduzindo a negao: Se encararmos uma proposio e a sua negao, uma verdadeira e a outra falsa, no h meio termo. Em termos de proposies contraditrias, temos: De duas proposies contraditrias, se uma verdadeira, a outra falsa, e se uma falsa, a outra verdadeira, no h meio termo.

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Validade e Forma. Verdade e mtria


Forma A estrutura dos argumentos
Traduz o tipo de relao estabelecida entre as premissas e a concluso de um argumento. No depende da verdade ou da falsidade das proposies dos argumentos Validade Propriedade dos argumentos cuja concluso decorre das premissas e por elas justificada

Matria

O que dito nas proposies As proposies tm um de dois valores de verdade Verdadeiro (V) Diz o que a realidade Falso (F) Diz o que a realidade no

H argumentos vlidos com premissas e concluso falsa. A validade garante a verdade da concluso inferida de premissas verdadeiras.

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Concluso

(continuao)

Um argumento vlido se, e s se, logicamente impossvel ter premissas verdadeiras e concluso falsa. Para termos uma argumentao correcta precisamos tanto de premissas verdadeiras como de validade. O objectivo da argumentao ter duas coisas: validade e premissas verdadeiras. Mas um argumento no deixa de ser vlido por no ter premissas verdadeiras. Se um argumento for vlido e tiver premissas verdadeiras, somos, racionalmente, obrigados a aceitar a sua concluso.

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Juzo e Proposio
Juzo uma relao entre um sujeito e um predicado que diz algo sobre a realidade.
O pensamento expresso que toma forma na linguagem como frase declarativa a proposio.

Juzo / Proposio (exemplo: A B) Sujeito lgico A


Aquele ou aquilo acerca do qual se afirma ou nega algo

Cpula
Elemento que estabelece a relao entre o sujeito e predicado

Predicado B
A qualidade que afirmada ou negada ao sujeito

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Formular argumentos na forma cannica


1 Argumento-: A televiso um excelente meio de comunicao porque atinge um pblico vasto e diversificado e porque pode mobilizar diferentes estratgias para atingir os seus objectivos. Premissas : A televiso atinge um pblico vasto e diversificado. A televiso pode mobilizar diferentes estratgias para atingir os seus objectivos. Concluso: Logo, a televiso um excelente meio de comunicao.

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

(continuao)

2 Argumento :
A educao deve promover os valores da solidariedade e da tolerncia, pois vivemos na era da globalizao. Embora muitas vezes o esqueamos, a solidariedade e a tolerncia so valores fundamentais no nosso tempo, uma vez que nas sociedades actuais convivemos diariamente com pessoas, com religies e costumes muito diferentes. Alm disso, a Declarao Universal dos Direitos do Homem e o texto constitucional da maior parte dos pases do mundo ocidental consagraram o direito liberdade de crena e igualdade de direitos independentemente da cor da pele, da religio ou da orientao sexual. Premissas: Vivemos na era da globalizao. Actualmente convivemos com pessoas com religies e costumes muito diferentes. A Declarao Universal dos Direitos do Homem e o texto constitucional da maior parte dos pases do Mundo ocidental consagraram o direito liberdade de crena e igualdade de direitos Independentemente da cor da pele, da religio ou da orientao sexual. Concluso:

Portanto, a educao deve promover os valores da solidariedade e da tolerncia.

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Forma lgica
Forma lgica a estrutura de um argumento expressa no modo como esto relacionadas as diferentes proposies que o constituem, independentemente do contedo ou do que se diz. Exemplo: Todos os viprititi so axd Todos os sitrititos so viprititi Logo, Todos os sitrititos so axd

A forma lgica a que deve obedecer o argumento : Todos os A so B Todos os C so A Logo, todos os C so B

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Para saber antes de avanar para os prximos dispositivos


Os diversos tipos de proposio
Proposio A Universal Afirmativa E Universal Negativa I Particular Afirmativa O Particular Negativa Estrutura Formal Todos os A so B Nenhum A B Alguns A so B Alguns A no so B

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

O Quadrado Lgico

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Regras da Oposio
Contrrias AeE Diferem na qualidade Contraditrias (A O) e (E I)
No podem ser ambas verdadeiras ou falsas ao mesmo tempo. Se uma verdadeira, a outra falsa, e inversamente. No podem ser ambas verdadeiras, mas podem ser ambas falsas.

Diferem na quantidade e qualidade


Subcontrrias (I O) Diferem na qualidade Subalternas (A I) e (E O) Diferem na quantidade So ambas afirmativas ou negativas.

No podem ser ambas falsas, mas podem ser ambas verdadeiras.

Se a universal verdadeira, a particular tambm . Se a particular falsa, a universal tambm .

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Mais alguns exerccios


1.Considera os seguintes enunciados, escreve-os na forma padro, classifica-os quanto quantidade e qualidade e identifique o tipo. a) H homens inteligentes.
a) Alguns Homens so inteligentes. Particular afirmativa Tipo I b) Nenhuma pessoa insensvel ao sofrimento. Universal Negativa Tipo E

b) No h pessoas insensveis ao sofrimento.

c) Sem ovos no se fazem omeletas. c) Nenhuma omeleta se faz sem ovos. Universal Negativa Tipo E
d) Existem filsofos que no so muito conhecidos. Particular negativa Tipo O e) No h alunos cbulas que sejam inteligentes.
d) Alguns filsofos no so muito conhecidos.

e) Nenhum aluno cbula inteligente. Universal negativa Tipo E

2. Todos os jovens so apreciadores de msica. 2.1. Escreve a proposio contraditria.


2.1) Alguns jovens no so apreciadores de msica.

2.2. Se a proposio Todos os jovens so apreciadores de msica for verdadeira, qual ser o valor de verdade da contraditria? 2.2) Se verdadeira (tipo A), a contraditria falsa (tipo O).

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

DISTRIBUIO DOS TERMOS TIPO DE PROPOSIO


A Universal Afirmativa Todo o S (algum) P E Universal Negativa Nenhum S (nenhum) P I Particular Afirmativa Algum S (algum) P O Particular Negativa No distribudo Distribudo No distribudo No distribudo Distribudo Distribudo

SUJEITO
Distribudo

PREDICADO
No distribudo

Algum S no (nenhum) P
Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Exerccio Final
1.Argumento feito pela Joana: Nem tudo o que brilha ouro, pois na noite anterior, meus senhores, eu estava a olhar para o cu e observei que as estrelas brilham e porque existem minerais como a mica, que embora muitas vezes o esqueamos, brilham.

1.1. Define lgica de forma concisa.( Limite mximo de 5 linhas). 1.2. Formula o argumento na forma padro. 1.3. Indica se o argumento vlido/no vlido e o valor de verdade da concluso.

2. Rel a concluso do argumento em 1.2.


2.1. Escreve-a na forma cannica. 2.1.1. Indica que tipo de proposio observas. 2.1.2. Indica os termos distribudos e no distribudos. 2.1.3. Classifica quanto quantidade e qualidade. 2.1.4. Escreve a sua proposio subalterna e a sua proposio contrria.
Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Sites recomendados para saber mais sobre a parte histrica sobre a lgica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lgica http://pt.wikipedia.org/wiki/Lgica_aristotlica http://pt.wikipedia.org/wiki/Aristteles

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

Bibliografia
ALVES, Ftima, ARDES, Jos, et.al, Pensar Azul 11 Ano Filosofia, Texto Editores, Lisboa, 2008, 1 Edio 1 Tiragem, pp.17 a 46. ALVES, Ftima, ARDES, Jos, et.al, Pensar Azul 11 Ano Filosofia Ebook de Demonstrao, Texto Editores, Lisboa, Powerpoint de Demonstrao. Internet: http://afilosofia.no.sapo.pt/11.infimediatas.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadrado_das_oposies http://www.e-escola.pt/ftema.asp?canal=matematica&id=19

Autor: Francisco Cubal Disponibilizado apenas para Resumos.tk

You might also like