You are on page 1of 16

1.

A DOUTRINA DA PROTEO DA INTEGRAL E O DIREITO BRASILEIRO DA INFNCIA E DA JUVENTUDE


A juventude tida como uma fase crtica em que o indivduo vivencia sentimentos de insegurana, dvidas, angstia e incerteza frente ao iminente ingresso na vida adulta, alm destas caractersticas costuma-se associar a juventude a uma etapa demarcada pela rebeldia e transgresso das normas sociais em que o sujeito jovem expressa uma postura de inadequao aos c digos de conduta cristalizados pela sociedade! "egundo #assetti $%&'() essa vinculao entre juventude e rebeldia forja a imagem do jovem incendi*rio que ap s superar essa etapa da vida assimila os valores socialmente aceitos e torna-se um adulto respons*vel, trabal+ador, um cidado +onesto plenamente inserido na l gica da sociedade burguesa! #or outro lado, +* os segmentos juvenis oriundos de famlias excludas do mercado formal de trabal+o que no se adquam ao padro de famlia estruturada, esses sujeitos no experimentam um est*gio de transio para a vida adulta nos moldes da trajet ria ,integradora- descrita, pelo contr*rio, as atitudes rebeldes acentuam-se vindo a desaguar no exerccio de pr*ticas delituosas! .uitas vezes essas pr*ticas so vinculadas ao desempen+o de atividades econ/micas no mercado informal ou 0 margem da legalidade, a exemplo do envolvimento com o tr*fico de drogas! A esse ltimo segmento no se abonam os eventuais ,desvios- tpicos da juventude, pois segundo #assetti $Op.cit), a eles no se atribui a identidade do adolescente problem*tico, e sim a pec+a do malandro, moleque, pivete ou menor! A estigmatizao desses indivduos c+ancela a adoo de medidas de controle e vigil1ncia permanentes sobre crianas e adolescentes em situao de pobreza ou abandono visando a conteno das c+amadas ,classes perigosas-! 2ssa concepo embasou a interveno estatal junto ao segmento dos jovens infratores durante dcadas corporificando-se na 3outrina da "ituao 4rregular sancionada pelo 5 digo de .enores %, con+ecido como 5 digo .ello .attos, que fundamentava-se na necessidade de proteo e assist6ncia tutelar do 2stado contra o abandono, os maus tratos e as influ6ncias desmoralizadoras exercidas sobre os ento ,menores-! 7uando na verdade prescrevia uma l gica correcional8punitiva para embasar o tratamento da delinqu6ncia juvenil!

A 3outrina da "ituao 4rregular concebia crianas e adolescentes como menores, seres incapazes e objetos de interveno estatal quando expostos as mazelas sociais tais como pobreza, abandono, neglig6ncia ou quando apresentavam algum desvio de conduta! 9este ltimo quadro inscreviam-se os autores de infrao penal, que segundo a linguagem corrente recebiam a alcun+a de delinquentes! 3e acordo com :olpi $%&&&) a categoria do delinquente escamoteava as determina;es sociais da criminalidade infanto-juvenil ao mesmo tempo em que reduzia a problem*tica ao manto das patologias sociais agregadas as caractersticas do indivduo! #or essa tica a doutrina que orientou a formulao do 5 digo de .enores bem como a #oltica de <em-2star do .enor visava regular, tutelar e conter os ditos ,menores- cujo enquadramento irregular nas mal+as da sociedade representava uma ameaa 0 ordem societ*ria! 3estaca-se que a classificao das conting6ncias inscritas na situao irregular tanto poderia derivar da conduta pessoal, em se tratando da pr*tica de delitos ou desvio de conduta, quanto de a;es ou omiss;es praticadas pela famlia ou sociedade, nos casos em que a criana ou o adolescente era quem sofria a violao ou privao de garantias sociais! 3essa forma vigorava um tratamento indiferenciado que arrolava na mesma condio vtimas de abandono, maus tratos e neglig6ncia e autores de ato infracional, via de regra ambos eram submetidos ao mesmo padro de interveno estatal que consistia na internao em institui;es guardis do ,bem-estar do menor- cujo exemplo cl*ssico eram as antigas =2<2.>s! "egundo <ellof $?@%@) a ambiguidade que permeava a definio dos destinat*rios das a;es protetivas contidas no 5 digo de .enores acarretava a negao de garantias previstas no sistema democr*tico de direito, visto que se impun+a a privao de liberdade em estabelecimentos correcionais como uma forma de proteo estatal! 3essa forma, em vez serem contemplados com polticas pblicas de promoo e efetivao de direitos os ditos ,menores- em situao de risco eram to somente alvo de interveno jurdica no 1mbito da din1mica pessoal e familiar! A autora destaca ainda que aus6ncia de um ordenamento jurdico claro e definido conferindo embasamento para consolidao de um sistema de justia juvenil expun+a as crianas e adolescentes autores de ato infracional ao poder discricion*rio dos Auzes de .enores, fato que privava estes sujeitos das garantias processuais que vigoravam no sistema penal adulto!

2m meados das dcadas de (@ e '@ do sculo BB, com o pas em plena efervesc6ncia poltica nucleada pelas mobiliza;es exigindo a derrocada do regime ditatorial, torna-se flagrante o vis punitivo e estigmatizante que demarcava a interveno estatal na esfera da assist6ncia ao pblico infanto-juvenil! 3esta forma, no 1mbito das manifesta;es pela redemocratizao do pas observa-se a atuao de militantes em defesa dos direitos das crianas e adolescentes os quais exigiam um novo reordenamento para subsidiar a atuao do 2stado em face desses segmentos $C2AA3A", ?@@')! A partir de ento v*rios movimentos sociais difundiam-se com o intuito de trazer 0 tona uma discusso sobre o 2stado de 3ireito! As comiss;es de direitos +umanos junto com a 5onstituio =ederal de %&'' trouxeram uma nova perspectiva para a formao de movimentos em busca de direitos! 9esse sentido a previso constitucional se torna uma garantia de que a criana e o adolescente recebero do 2stado 0 ateno que merecem! 9o 1mbito internacional destaca-se no perodo entre %&'@ a %&&@ a adoo de um amplo escopo normativo que enunciava a afirmao de uma doutrina de proteo integral concedendo um novo status jurdico e social as crianas e adolescentes, sendo que a 5onveno 4nternacional sobre os direitos das 5rianas de %&'& tida como o marco inaugural do paradigma proteo integral! 3e acordo com a doutrina enunciada na normativa supracitada so consideradas crianas os indivduos na faixa et*ria de @ a %' anos, o documento parte do pressuposto de que esses sujeitos encontram-se em situao peculiar de desenvolvimento, e como tal, necessitam de uma proteo diferenciada, especializada e integral! Dessalta-se que o recon+ecimento da necessidade de proteo diferencial no subtrai a autonomia das crianas e adolescentes os quais passam a ser concebidos como titulares de direito e dotados de autonomia progressiva! 2m %&&@, o <rasil ratificou a 5onveno 4nternacional "obre os 3ireitos da 5riana e a incorporou ao seu ordenamento jurdico social de modo que no mesmo ano editada a lei nE '!@F&G%&&@ $2statuto da 5riana e do Adolescente) a qual rompe de vez com a l gica da situao irregular e institui a doutrina da proteo integral na esfera do 3ireito da 5riana e do Adolescente! 3e acordo com esse novo paradigma o pblico infanto-juvenil passa a ser sujeito titular de direito em contraposio a 3outrina da "ituao 4rregular que o tratava como objeto da interveno estatal!

5om a substituio da legislao expressa no 5 digo de .enores de %&(& pelo 2statuto da 5riana e do Adolescente 8 25A inicia-se a etapa que instaura o 3ireito #enal Auvenil! 5om a criao do estatuto ocorrem relativas mudanas na legislao direcionada a crianas e adolescentes, sendo adotada a doutrina de proteo integral! 2sta doutrina baseia-se na garantia e total proteo aos direitos das crianas e dos adolescentes com alicerce jurdico e social baseado no Art! ??( da 5onstituio =ederal, que por sua vez constitui uma sntese dos princpios elencados na 5onveno 4nternacional sobre os 3ireitos das 5rianas! H dever da famlia, da sociedade e do 2stado assegurar 0 criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito 0 vida, 0 sade, 0 alimentao, 0 educao, ao lazer, 0 profissionalizao 0 cultura, 0 dignidade, ao respeito, 0 liberdade e 0 conviv6ncia familiar e comunit*ria, alm de coloc*-los a salvo de toda forma de neglig6ncia, discriminao, explorao, viol6ncia, crueldade e opresso! $Art!??(, 5=G'') Alm de prescrever amplas garantias sociais e pessoais, o 25A proclama a vigil1ncia social a esses direitos elegendo o 2stado, a famlia e a comunidade como atores correspons*veis pela promoo e efetivao dos direitos da inf1ncia e da juventude! 3esse modo a questo sai da esfera exclusiva do judici*rio e passa ao domnio das polticas pblicas cuja articulao se d* atravs de a;es de iniciativa governamental e no- governamental! Assim, o novo instrumento legal volta-se para o desenvolvimento da criana e do adolescente garantindo proteo integral a esses sujeitos, que devem ser tratados como cidados e, em situao irregular passam a estar 0 famlia, a sociedade ou o 2stado quando no oferecem condi;es plenas para o desenvolvimento da criana e do adolescente $"ADA4:A, ?@@I)! Jma das inova;es do direito infanto-juvenil consagrado no 25A diz respeito a distino entre medidas de proteo e medidas socioeducativas $5erqueira e "araiva, ?@%@)! K documento prescreve as medidas de proteo para promover ou sanar a violao de um ou mais direito constitutivos da ampla gama de garantias no campo da 2ducao, "ade, #rofissionalizao, #roteo ao Crabal+o, 5ultura, 2sporte e Lazer bem como o direito 0 :ida, a Liberdade, ao Despeito, a 3ignidade e 5onviv6ncia =amiliar e 5omunit*ria! #or outro lado o 25A institui as medidas socioeducativas para proceder a responsabilizao penal dos indivduos compreendidos na faixa et*ria de %? a %' anos a

quem se atribui a autoria de ato infracional! "egundo a doutrina que embasa a formulao da lei supracitada, a responsabilizao pela pr*tica de ato infracional deve levar em considerao o car*ter peculiar de desenvolvimento desses sujeitos de modo que os mesmo no possam ser submetidos ao mesmo tratamento dispensado no sistema penal adulto, desta feita 0s medidas socioeducativas traduzem a consolidao de um sistema de justia juvenil brasileiro que visa conceder uma ateno diferenciada aos adolescentes em conflito com a lei! Assim o art! %%? do 25A disp;e sobre as medidas socioeducativas que correspondem a a;es interventivas de car*ter sancionat rio e pedag gico destinadas aos adolescentes a quem se atribui a autoria de ato infracional! 9o escopo definido pelo aludido artigo de lei situam-se as seguintes medidasM advert6ncia, obrigao de reparar o danoN prestao de servio 0 comunidadeN liberdade assistidaN semiliberdade e internao em estabelecimento educacional na modalidade de semiliberdade ou internao! Os medidas de #restao de "ervio 0 5omunidade-#"5 e Liberdade Assistida-LA so arroladas como medidas em meio aberto dado que sua execuo no implica na privao de liberdade como ocorre com as medidas de internao semiliberdade as quais so denominadas medidas em meio fec+ado! Ainda assim, destaca-se que o adolescente encamin+ado para as medidas de meio aberto encontramse sob sancionamento jurdico, e, portanto, sujeito ao cumprimento de determina;es impostas pela autoridade judici*ria competente! As medidas socioeducativas visam deste modo, tanto 0 responsabilizao destes adolescentes quanto a proteo de seus direitos e formao pedag gica voltado para aquisio de valores positivos para participao em sociedade $:KL#4, %&&&)! 9o obstante a dimenso pedag gica e a garantia de preservao de todos os direitos que no ten+a sido objeto de sano judicial, a medida socioeducativa tem um car*ter coercitivo dado que sua aplicao independe da vontade e consentimento do indivduo! 3isso decorre que a privao de liberdade bem como os demais tipos de medida elencadas no art! %%? do 25A no devem ser aplicadas quando das situa;es previstas no art! &' desse mesma lei, que trata das medidas de proteo e que visam to somente assegurar um direto negado ou violado! =risa-se que a distino necess*ria entre medida de proteo e medida socioeducativa no implica que os adolescentes em conflito com a lei sejam descobertos das garantias arroladas no art! &', pois em muitos casos o autor de ato infracional

apresenta uma trajet ria de vida uma srie de viola;es, neglig6ncias e privao de direitos b*sicos de moradia, educao, lazer de risco social e pessoal configurando uma situao de risco pessoal e social! 9o entanto, a definio do car*ter sancionat rio presente nas medidas socioeducativas visa impedir que uma interveno estatal dessa natureza seja endereada a esses sujeitos em vez de serem guarnecidos to somente por a;es protetivas! 2m que pese os inmeros avanos proporcionados pelo 25A no campo dos direitos da criana e do adolescente, na pr*tica observou-se que a lei '!@F&G%&&@ apresentava lacunas no que concernia a execuo das medidas socioeducativas! 2m face disso foi concebida a criao do "istema 9acional de Atendimento "ocioeducativo o qual foi institudo em ?@@F como normativa e em ?@%? adquiriu status legal atravs da promulgao da lei %?!I&PG?@%?!

1.2. Contextu !"# $%o Do Aten&"'ento So("oe&u( t")o No S"*te' De G + nt" De D"+e"to*! "egundo :olpi $%&&&) as bases doutrin*rias fixadas no 25A conferem ao adolescente autor de ato infracional um status jurdico sendo o mesmo dotado de todas as garantias processuais dispensados aos infratores adultos e resguardado de san;es ilegais ou arbitr*rias condicionados a discricionariedade dos profissionais que atuam no sistema de justia juvenil! Ademais, o 25A preconiza que as medidas socioeducativas devem contemplar um aspecto pedag gico no sentido de propiciar ,o acesso do adolescente 0s oportunidades de superao da sua condio de excluso bem como de acesso a formao de valores positivos de participao na vida social- $p!?%!Kb!5it)! Assim, o 25A introduz avanos significativos nos procedimentos referentes 0 Austia da 4nf1ncia e da Auventude conciliando aspectos que atentam para a especificidade da adolesc6ncia com princpios universais ratificados pelos direitos +umanos e que se baseiam na observ1ncia dos princpios do respeito ao devido processo legal, ampla defesa e contradit rio assegurando aos adolescentes em conflito com a lei a garantia do direito de defesa em face da imposio de uma medida socioeducativa $.ALQ24DK" #2943K, ?@%@)! 7uanto aos dispositivos fundados nas necessidades especficas creditados ao adolescente, destaca-se que o texto da aludida lei preconiza que as medidas socioeducativas devem ser articuladas com uma ampla gama de servios e programas no 1mbito das polticas pblicas, de modo a assegurar a plenitude dos

direitos de que so titulares, possibilitando que os adolescentes ten+am acesso a uma plena formao fsica, psquica, emocional, interacional moral, intelectual! Jma vez enunciados os princpios e garantias embasados na doutrina da proteo integral a poltica de atendimento a inf1ncia e a juventude insere-se na l gica do "istema de Rarantia de 3ireitos $"R3) que se constituiM
9a articulao e integrao das inst1ncias pblicas governamentais e da sociedade civil, na aplicao de instrumentos normativos e no funcionamento dos mecanismos de promoo, defesa e controle para a efetivao dos direitos +umanos da criana e do adolescente, nos nveis =ederal, 2stadual, 3istrital e .unicipal!$5K9A93A,?@@F)!

2m tese o "R3 atua nos eixos de promoo, controle e defesa dos direitos da criana e do adolescente atravs da articulao org1nica entre rgos pblicos e entidades sociais situados nas lin+as de atendimento de polticas sociais b*sicas e de proteo especial, bem como da proteo jurdico-social escudada pelo sistema de administrao de justia! Assim o "R3 constitudo por v*rios subsistemas regidos pelo princpio da incompletude institucional o qual se baseia na transversalidade entre as *reas de polticas pblicas de forma a maximizar as condi;es para realizao do direito! 3entre os subsistemas integrados ao "R3 situa-se o "istema 9acional de Atendimento "ocioeducativo-"49A"2 $?@@F) que trata da lei de execuo das medidas socioeducativas norteando a aplicao dessas medidas nos aspectos jurdico, financeiro, administrativo e pedag gico! K referido documento visa dar concretude aos princpios e diretrizes da doutrina da proteo integral consagrados pelo 25A no que concerne a questo do adolescente em conflito com a lei! Alm do 25A e da 5onveno 4nternacional "obre os 3ireitos da 5riana emprestam embasamento jurdico-filos fico para o "49A"2 as seguintes normativas internacionaisM Degras .nimas das 9a;es Jnidas para Administrao da Austia Auvenil 8 Degras de <eijing 8 Degras .nimas das 9a;es Jnidas para a #roteo dos Aovens #rivados de Liberdade! 5onforme ressaltado anteriormente de acordo com o princpio da incompletude institucional o "49A"2 est* compreendido na interface com outros "istemas constitutivos da poltica de atendimento a criana e ao adolescente, dessa forma cabe a Jnio, 2stado e aos .unicpios definirem no 1mbito de suas respectivas compet6ncias a articulao entre os programas de medidas socioeducativas e as polticas de educao,

sade, assist6ncia social, segurana pblica e do sistema de Austia de modo a oportunizar a retaguarda dos direitos do adolescente autor do ato infracional! 3esta forma compreende-se que o "49A"2 visa conferir alin+amento estratgico e conceitual as garantias da proteo 0 inf1ncia e adolesc6ncia insculpidas no 25A de sorte que suas bases ticas e pedag gicas restringem a interveno da Austia aos aspectos processuais do ato infracional, sendo que as demais dimens;es da vida do adolescente passiveis de interveno estatal, passam a alada do poder executivo mediante a oferta de polticas pblicas! Alm de realar a responsabilidade do 2stado no que toca a efetivao das garantias da proteo integral, ambos os textos normativos acima aludidos atribuem a sociedade e a famlia o papel de agentes correspons*veis pela promoo e defesa dos direitos da inf1ncia e da juventude! 3esta feita, o "49A"2 reala dentre os princpios que regem o contedo pedag gico das a;es socioeducativas normatizadas pelo referido documentoM a municipalizao do atendimento, a prefer6ncia pelas medidas que priorizam os vnculos familiares e comunit*rios e a observ1ncia da excepcionalidade, brevidade e respeito 0 condio peculiar de pessoa em desenvolvimento! Cais determina;es incorrem na compreenso de que o cumprimento de medidas socioeducativas no pode ocorrer em situao de isolamento do convvio familiar e social, portanto orienta-se que a aplicao de medidas em meio aberto devem ser priorizadas em detrimento das medidas restritivas de liberdade, visto que essas ltimas dificultam o reforo ou criao dos laos familiares e comunit*rios! #artindo desta mesma premissa, o "49A"2 prescreve que a criao e manuteno dos programas de atendimento para a execuo de medidas em meio aberto, qual sejam a Libertada Assistida -LA e a #restao de "ervio 0 5omunidade #"5, devem ser realizadas pelo municpio de forma a incentivar a participao da famlia e da comunidade no processo socioeducativo, enquanto que as medidas em meio fec+ado caracterizadas pela semiliberdade e internao so de responsabilidade da esfera estadual! 3estaca-se que a orientao de municipalizao das medidas socioeducativas tem respaldo no art! '' do 25A cujo caput trata das diretrizes da poltica de atendimento a criana e ao adolescente! A poltica de atendimento dividida em quatro eixos, a saberM #olticas "ociais <*sicas, #olticas de Assist6ncia "ocial, #olticas de Rarantias de 3ireitos e #olticas de #roteo 2special, essa ltima direcionada as crianas e adolescentes em situao de

risco pessoal ou social em razo da violao ou ameaa de violao da integridade fsica, psquica e moral $5K"CA, ?@@') de forma que a #roteo 2special engloba as medidas de proteo e as medidas socioeducativas, visto que +* o entendimento de que o cometimento de ato infracional denota um estado de vulnerabilidade que demanda um aporte de servios e programas de natureza protetiva para que o adolescente desenvolva estratgias de superao das situa;es que levaram 0 pr*tica de delito! A incluso das medidas em meio aberto entre as medidas socioeducativas direcionadas ao adolescente em conflito com lei vai ao encontro com os princpios difundidas pelas normas afeitas a 3outrina da #roteo 4ntegral, cabendo destaque para os itens %'!%! e %&!% os quais privilegiam a;es de ressocializao focadas na participao familiar e comunit*ria em detrimento da privao de liberdade, recurso este que s dever* ser acionada em ltima inst1ncia

A #restao de "ervio 0 5omunidade - #"5 est* exarada no Art!%%( do 25A e consiste na prestao gratuita de servios comunit*rios em institui;es governamentais ou K9R-s, em um perodo no excedente a seis meses! 5onforme a legislao em apreo, o alcance da finalidade pedag gica dessa medida reclama que a deciso de encamin+amento do adolescente para o local de prestao do servio deve levar em conta os interesses, as +abilidades e aptid;es do mesmo! Decomenda-se tambm que as atividades no interfiram na frequ6ncia escolar ou jornada de trabal+o, devendo ser cumpridas durante jornada m*xima de oito +oras semanais, nos dias teis ou s*bados domingos e feriados Degistra-se que a #"5 guarda relao com a pena alternativa prevista na Lei de 2xecuo #enal, diferindo-se desta por no se configurar como medida substituta a privao de liberdade, tal qual a pena restritiva de liberdade! 5ontudo, conforme disciplinado no art! %??, inciso 444 do 25A, na +ip tese de descumprimento reiterado e injustificado da medida, pode ocorrer a regresso desta para uma medida privativa de liberdade, designada neste caso de internao sano, cujo tempo de durao m*ximo de S meses!

7uanto a Liberdade Assistida, a qual se encontra disciplinada nos arts! %%' e %%& do 25A trata-se de uma medida coercitiva, uma vez que se verifica a necessidade de acompan+amento da vida social do adolescente $escola, trabal+o, famlia), o aspecto coercitivo interage com a dimenso de formao quando preconizada uma interveno educativa que se manifesta no acompan+amento personalizado, garantindo-se os aspectos deM ,proteoN insero no mercado de trabal+o, com ou sem insero em cursos profissionalizantes e formativos-! $5A<2TA",?@@', p!%%&)! 9a acepo de Uilson 3onizeti Liberati, o fato da LA est* colocada em ordem de relev1ncia no inciso 4: do art! %%? do 25A, ilustra que a L!A imp;e maior grau de restrio que as medidas antecedentes! 3esde modo sugere-se que a medida em comento destinada aos adolescentes infratores contumazes ou cuja gravidade do ato praticado recomende a aplicao dessa medida ?% anos ap s a promulgao do 25A muito se tem discutido acerca da efici6ncia das medidas socioeducativas no que tange a conteno da criminalidade juvenil! 9o imagin*rio coletivo as medidas de cun+o educativo que privilegiam a socioeducao em detrimento de uma rigorosa punio servem de estmulo ao ingresso de contingentes expressivos de jovens na seara delitiva 9o por acaso, pesquisa recente realizada pela 59C $ 5onfederao 9acional 3os Cransportes) em parceria com um instituto de pesquisa revelou que mais de &@V dos brasileiros apoiam a reduo da maioridade penal de %' para %F anos! Alm disso, tramitam no 5ongresso 9acional pelo menos @S $tr6s) proposta de alterao da lei '!@F&G&@ visando endurecer a punio destinado ao adolescente em conflito com a lei! A maioria dos partid*rios da reduo da maioridade penal invoca o argumento da fal6ncia pedag gica das medidas socioeducativas e o incremento da viol6ncia urbana supostamente influenciado pela arregimentao de ,menores- pelas quadril+as de assaltantes e traficantes! :isto sob essa tica o tema da diminuio da menoridade gan+a notoriedade na medida em que a sociedade brasileira tenta buscar explicao para o crescimento exponencial da viol6ncia, sobretudo a patrimonial e 0quela associada ao tr*fico de drogas! 9esse sentido os jovens surgem como ,bodes expiat rios- de uma ordem societ*ria at/nita e perplexa diante de dilemas que se julga incapaz de solucionar, posto que , de acordo com A<DA.K $ ?@@() a juventude atual idealizada como um retrato

projetivo que a sociedade faz de si mesma para condensar suas angstias, medos e esperana! 3estarte, considera-se pertinente o aprofundamento na tematizao da juventude no intuito de compreend6-la como uma vari*vel portadora de mltiplos significados que variam de acordo com o contexto +ist rico e social!

2 . JUVENTUDE U,A CATEGORIA E,INENTE,ENTE SOCIAL


As formula;es te ricas acerca da juventude constituem fator de interseo entre distintas *reas do pensamento, particularmente das ci6ncias sociais em que se destacam os estudos da sociologia! .uito embora o termo ten+a adquirido enorme repercusso no 1mbito acad6mico, na esfera midi*tica e na pauta das polticas pblicas a noo de juventude ainda no se constitui de forma unvoca +aja vista os diferentes recortes e dimens;es pelos quais o termo pode ser definido! $A<DA.K, ?@@I) 2nquanto categoria sociol gica a juventude concebida como um constructo social engendrado pela modernidade para delimitar uma fase de transio entre a inf1ncia e a maturidade na qual o indivduo seria submetido a um processo de socializao secund*ria visando a sua preparao para insero no mundo do trabal+o e outras esferas constitutivas do conjunto de responsabilidades sociais delegadas aos sujeitos adultos $RDK##K, ?@@P)N $A<DA.K, ?@@I)! 9esse sentido, a tarefa de formao para o futuro caberia as institui;es sociais erigidas pela sociedade capitalista para manter a padronizao e +omogeneizao dos valores e comportamentos sociais, a exemplo das escolas e dos espaos do trabal+o! Rroppo $?@@P) assinala que essa concepo da juventude deriva da l gica de massificao dos direitos e padr;es de comportamentos que a sociedade moderna instituiu para classificar cada grupo et*rio numa perspectiva de cronologizao dos cursos de vida! Assim, para o autor supracitado essa abordagem desconsidera as diferenas advindas em fun;es do contexto +ist rico, social, econ/mico, religioso e cultural bem como as origens tnicas, regionais e a condio de g6nero! 2sses fatores operariam distin;es significativas na forma como os sujeitos sentem e experienciam a condio juvenil, sendo inclusive, aspectos agenciadores da noo de exist6ncia ou no

dessa categoria num dado contexto! 9este sentido destacado o car*ter s cio +ist rico que permeia a construo da juventude enquanto categoria social vinculada 0 estruturao das sociabilidades da modernidade! A despeito da refer6ncia a natureza socialmente produzida da noo de juventude urge considerar sua relao com o elenco de transforma;es biopsicossociais que se iniciam com a puberdade e so respons*veis pelo amadurecimento das fun;es de reproduo biol gica e desenvolvimento dos processos mentais e aptid;es psicol gicas que +abilitam o indivduo para assumir as responsabilidades vindas com a insero no mundo adulto! 2ssa experi6ncia inerente ao ciclo vital de forma que constitui uma realidade universal para os sujeitos compreendidos na fase denominada pelos psic logos, e outros especialistas de *reas afins, de adolesc6ncia! 5onforme destaca Lon $?@@I) a adolesc6ncia e a juventude costumam ser identificadas como sin/nimos, e conquanto compartil+em caractersticas similares, possvel distinguir, em termos conceituais, defini;es especficas para essas duas categorias! Assim, enquanto que a adolesc6ncia vinculada a um processo linear e natural que atinge o indivduos compreendidos em uma mesma faixa et*ria $3e acordo com 25A considera-se adolescente a pessoa entre doze e dezoito anos de idade) a juventude corresponde a teia de significados sociais e culturais atribudos a essa viv6ncia de maneira que no se reporta a uma realidade fixa, acabada e mut*vel, ao contr*rio, assume no;es e sentidos diversos em funo das caractersticas +ist ricas e sociais do contexto em que o sujeito jovem est* inserido! 3e todo modo as institui;es oficiais do <rasil adotam o intervalo de %I a ?& anos como par1metro de refer6ncia para designar a juventude! Assim a articulao entre as vari*veis natureza e cultura remete a uma abordagem que conjuga aspectos de ordem material e simb lica em queM
A definio da categoria juventude pode ser articulada em funo de dois conceitosM o juvenil e o cotidiano! K juvenil nos remete ao processo psicossocial de construo da identidade e o cotidiano, ao contexto de rela;es e pr*ticas sociais nas quais o mencionado processo se realiza, com fundamentos em fatores ecol gicos, culturais e socioecon/micos

$ LWK9,?@@I,p %P)!

Abramo $?@@I) e "posito $?@@S), por sua vez, alertam que o descuido na utilizao das vari*veis cultura e estrutura econ/mica pode desaguar numa armadil+a

te rica em que se verifica uma tenso entre esses dois planos, o que acarretaria em defini;es reducionistas que desconsiderariam a complexidade do termo! 2ssas autoras vislumbram como alternativa de superao dessa polarizao reducionista, a abordagem da noo de juventude a partir da distino entre condio e situao juvenil em que a condio diz respeito ao , modo como a sociedade constitui e atribui significado a esse momento do ciclo de vida que alcana uma refer6ncia social maior, referida a uma situao +ist rico geracional-$ A<DA.K, ?@@I,p!P?)! A* a situao juvenil se reporta aos meios e modo de viv6ncias dessa condio e que variam conforme as diferenas de classe, etnia, g6nero,regio etc! 2nquanto a condio juvenil delimita o campo de escol+as e aprendizagens que jogam papel na conformao das identidades juvenis, dado o arco de expectativas e comportamentos que a sociedade define como adequado ou no para determinado segmento et*rio, a situao juvenil permite que os jovens construam suas identidades de forma aut/noma mediante a elaborao de significados subjacentes as situa;es concretas que vivenciam! A compreenso da juventude como uma etapa de vida singular com valor em si mesmo, que no se resume apenas a uma fase transit ria em que o futuro potencial tem mais relev1ncia que o presente vivido, compartil+ada por 3aXrell $?@@S), o qual sustenta que a juventude caracteriza um condio social ampla que abrange indivduos de uma dada faixa et*ria que atravessam mudanas fsicas e psicol gicas intensas , no entanto , a experienciao desse perodo de vida sofre influ6ncias do contexto social em que o sujeito est* inserido! 9essa perspectiva concebe-se a manifestao de diversas formas de ser jovem moduladas de acordo com o g6nero, classe social, espao geogr*fico, cultura , etnia! 3este modo, tem se consagrado no 1mbito da sociologia a adoo do termo juventudes em aluso a pluralidades dos significados e experi6ncias atribudos pela sociedade e pelos pr prios jovens acerca da etapa da vida que se estende dos %I aos ?& anos, sendo os principais demarcadores de incio e trmino desse perodo, os processos biol gicos decorrentes da maturao do sistema reprodutivo e o ingresso no mercado de trabal+o -com conseguinte alcance da autonomia pessoal, respectivamente! 2.1. A Formao Das Identidades Juvenis #ara Rroppo $?@@P) a formao das identidades juvenis diz respeito ao car*ter

experimental que a condio juvenil suscita na interao entre sujeito e a realidade social! 9a viso do autor a condio juvenil reporta-se as coletividades em queM
!!!indivduos com idades semel+ante vivem pr ximos, convivem juntos, ou no caso do mercado de consumo, pensam e se comportam de modo semel+ante mesmo distantes no espao! .as justamente desta conviv6ncia forada que nasce a possibilidade destes indivduos criarem identidades, comportamentos e grupos pr prios e alternativos 0s vers;es oficiais $RDK##K, ?@@P,p)

:erifica-se entre os jovens a valorizao das viv6ncias do tempo presente em detrimento das experi6ncias acumulados pelas gera;es que l+es antecederam! 9essa atividade de exerccio de autonomia face aos valores arraigados na sociedade o jovem recria alternativas para desenvolver atitudes e modelos de comportamento que estruturaro sua individualidade, ao mesmo tempo, em que definem pressupostos de suas atua;es como protagonistas da ao social! Assim, o car*ter experimental que permeia a interao dos jovens com os valores, normas e padr;es de comportamento institudos repercute na estruturao das sociabilidades juvenis de forma que esse grupo et*rio tambm pode ser compreendido como uma etapa da vida que tem suas pr prias oportunidades e limita;es, entendendoa no somente como um perodo de morat ria e preparao $LWK9, ?@@I)! 3estaca-se, no entanto, que vigora no imagin*rio social uma noo de juventude que tende exatamente a desconsiderar as experi6ncias que os jovens vivenciam no presente de forma que esse ciclo de vida reduzido a uma passagem, a uma eterno devir, que subestima o protagonismo social dos jovens, +aja vista a cristalizao de uma imagem que credita - no futuro, na passagem para a vida adulta, o sentido das suas aes no presente. Sob essa tica, h uma tendncia de encarar a juventude na sua negatividade, como o que ainda n o se chegou a ser!"#$%&&'(,p)*+ 9esse sentido compreende-se que a juventude no uma mera condio transit ria em que as potencialidades dos sujeitos encontram-se latentes, pois na tenso entre as estruturas socialmente institudas e a motivao pelo instituinte que o jovem, impulsionado pelas aspira;es, concep;es e valores que so elaborados a partir das viv6ncias situadas em condi;es semel+antes, tece a rede de sociabilidades que projetam a sua ao no mundo contempor1neo! "egundo $32"LA932", %&&&) pensar as juventudes apenas como uma fase de transio e de ajustamento aos papis da idade adulta um dos principais obst*culos para a elaborao de polticas pblicas voltadas para os jovens! #or um lado, as polticas pblicas consideram os jovens apenas como mais um segmento de seu pblico-alvo

mais amplo! #or outro, em pases como o <rasil, as polticas pblicas desen+adas para a juventude +istoricamente concentram-se em determinados grupos, comumente aqueles considerados em situao de risco ou envolvidos em conflito com a lei $Ob.,it). A realidade +odierna configura um cen*rio de profundas transforma;es societ*rias que acarretam a crise de tradicionais institui;es socializadoras, bem como, o esmaecimento de referenciais identit*rios que outrora forneciam estofo para a insero social dos jovens! #ara AbramovaX Y =erffemann $?@@() a juventude sintetiza os
A juventude, por suas caractersticas, sua perplexidade e ambival6ncia, que alterna dvida e construo de certezas, manifesta momentos de desequilbrio e descontentamento, e assim surge como categoria propcia para simbolizar os dilemas contempor1neos! 9os jovens, desejo de experimentar o novo est* acompan+ado por incertezas, pela avidez de con+ecimentos, pelo espanto e indefini;es cotidianas de uma realidade que,simultaneamente, atrai e atemoriza! A juventude catalisa as tens;es sociais como tambm as exterioriza, tornando-se vitrine de conflitos sociais $?@@(, pP'-

dilemas e incertezas da sociedade moderna visto queM

9a an*lise das referidas autoras diante do quadro de anomia resultante do fracasso das principais esferas socializadoras $escola, trabal+o) na funo de promover a integrao social dos jovens, sobretudo aqueles oriundos das classes subalternas, estes segmentos $re)cria 0 margem da lei alternativas de insero, a exemplo do ingresso no mercado ilegal e engajamento em gangues! 3esse modo, o exerccio de atividades ilcitas associadas ao tr*fico e a banalizao da viol6ncia expressa na adoo de modos de vida que colocam em risco tanto a pr pria integridade quanto a segurana dos outros, so fen/menos que podem ser traduzidos em dois significadosN afronta aos valores da sociedade que os renega e uma estratgia enviesada de insero no mundo do trabal+o, obtendo-se assim recon+ecimento social entre seus pares! 3estarte verifica-se entre os jovens das camadas perifricas que incorrem no cometimento de ato infracional a pr*tica de sociabilidades de car*ter ambivalente, uma vez que subjacente ao desejo de descortinar nas vias ilegais laos de pertencimento que possibilitam visibilidade social, +* nessas pr*ticas a expresso de recusa das normas e princpios estabelecidos e regulados pelo 2stado para nortear o comportamento dos indivduos na sociedade capitalista! 5abe ento problematizar quais as estratgias de interveno que devem ser adotadas nas a;es processuais das medidas socioeducativas em meio aberto, tendo em vista construir com o adolescenteGjovem possibilidades de ressignificao do seu padro de sociabilidade na direo da superao dos condicionantes que influram no cometimento de ato infracional e afirmao das identidades desses sujeitos enquanto

agentes capazes de manter vnculos est*veis de pertencimento, solidariedade e reciprocidade nas esferas da famlia, comunidade e sociedade!

You might also like