You are on page 1of 21

1

Definies dos enfoques quantitativo e qualitativo, suas semelhanas e diferenas

Metodologia da pesquisa

Enfoque quantitativo Enfoque qualitativo Enfoque misto

Objetivos da aprendizagem
Ao concluir este captulo, o aluno ser capaz de: 1. 2. 3. 4. definir o enfoque quantitativo e o qualitativo da pesquisa; reconhecer as caractersticas do enfoque quantitativo e do qualitativo; identificar o processo quantitativo e o qualitativo da pesquisa; determinar as semelhanas e as diferenas entre o enfoque quantitativo e o qualitativo da pesquisa.

Sntese
Neste captulo definimos o enfoque quantitativo e o qualitativo da pesquisa, suas semelhanas e diferenas. Tambm identificamos as caractersticas essenciais de cada enfoque e mostramos que ambos foram ferramentas igualmente valiosas para o desenvolvimento das cincias. Por outro lado, apresentamos em termos gerais os processos quantitativo e o qualitativo da pesquisa.

Caractersticas Mede fenmenos Utiliza estatstica Testa hipteses Realiza anlise de causa-efeito Processo Sequencial Dedutivo Comprobatrio Analisa a realidade objetiva Benefcios Generalizao de resultados Controle sobre os fenmenos Preciso Rplica Previso

Quantitativo

Enfoques da pesquisa

Misto

Combinao do enfoque quantitativo e do qualitativo

Caractersticas Explora os fenmenos em profundidade basicamente conduzido em ambientes naturais Os significados so extrados dos dados No se fundamenta na estatstica

Qualitativo

Processo Indutivo Recorrente Analisa mltiplas realidades subjetivas No tem sequncia linear

Benefcios Profundidade de significados Extenso Riqueza interpretativa Contextualiza o fenmeno

No Captulo 1 do CD que acompanha este livro, voc encontrar informao sobre a histria dos enfoques quantitativo, qualitativo e misto e, no Captulo 12, uma ampliao dos mtodos mistos para este captulo e para o Captulo 17 desta obra.

30

Hernndez Sampieri, Fernndez Collado & Baptista Lucio

COMO A PESQUISA PODE SER DEFINIDA?


A pesquisa um conjunto de processos sistemticos, crticos e empricos aplicados no estudo de um fenmeno.

QUAIS ENFOQUES FORAM ADOTADOS NA PESQUISA?


1 Ao longo da Histria da Cincia surgiram diversas correntes de pensamento como o empirismo, o materialismo dialtico, o positivismo, a fenomenologia, o estruturalismo e diversos marcos interpretativos como a etnografia e o construtivismo, que deram origem a diferentes caminhos na busca do conhecimento. No vamos nos aprofundar neles aqui; sua reviso, embora rpida, pode ser encontrada no CD que acompanha esta edio.1 No entanto, e devido s diferentes premissas que do suporte a elas, a partir do sculo passado essas correntes se polarizaram em duas abordagens principais para indagar: o enfoque quantitativo e o enfoque qualitativo da pesquisa.2 Ambos os enfoques empregam processos cuidadosos, metdicos e empricos em seu esforo para gerar conhecimento, e por isso que a definio anterior de pesquisa pode ser aplicada aos dois de maneira igual, pois tambm utilizam, em termos gerais, cinco fases similares e relacionadas entre si (Grinnell, 1997):

1. 2. 3. 4. 5.

Realizam a observao e a avaliao de fenmenos. Criam suposies ou ideias como consequncia da observao e da avaliao realizadas. Demonstram o quanto as suposies ou as ideias tm fundamento. Revisam essas suposies ou ideias se baseando nas provas ou na anlise. Propem novas observaes e avaliaes para esclarecer, modicar e fundamentar as suposies e ideias ou at para gerar outras.

Embora a abordagem quantitativa e a qualitativa compartilhem essas estratgias gerais, cada uma possui suas prprias caractersticas.

QUAIS SO AS CARACTERSTICAS DO ENFOQUE QUANTITATIVO DE PESQUISA?

O enfoque quantitativo (que representa, conforme dissemos, um conjunto de processos) sequencial e comprobatrio. Cada etapa precede seguinte e no podemos pular ou evitar passos,3 a ordem rigorosa, embora, claro, possamos redefinir alguma fase. Parte de ENFOQUE QUANTITATIVO Utiliza uma ideia que vamos delimitando e, uma vez definida, extramos objetivos e a coleta de dados para testar hipperguntas de pesquisa, revisamos a literatura e construmos um marco ou uma teses, baseando-se na medio perspectiva terica. Das perguntas, formulamos as hipteses e determinamos as numrica e na anlise estatstica variveis; desenvolvemos um plano para test-las (desenho); medimos as vari para estabelecer padres e veis em um determinado contexto; analisamos as medies obtidas (geralmencomprovar teorias. te utilizando mtodos estatsticos) e estabelecemos uma srie de concluses em relao s hipteses. Esse processo representado na Figura 1.1 e ser desenvolvido na segunda parte do livro. O enfoque quantitativo tem as seguintes caractersticas: 3 1. O pesquisador formula um problema de estudo delimitado e concreto. Suas perguntas de pesquisa versam sobre questes especcas. 2. Uma vez formulado o problema de estudo, o pesquisador considera o que foi pesquisado anteriormente (a reviso da literatura) e constri um marco terico (a teoria que dever guiar seu estudo), do qual deriva uma ou vrias hipteses (questes que ir vericar se so corretas ou no) e as submete a teste mediante o emprego dos desenhos de pesquisa apropriados. Se os resultados corroboram as hipteses ou so congruentes com estas, fornece evidncia a seu favor. Se forem refutados, eles so descartados para buscar melhores explicaes e novas hipteses. Ao conrmar as hipteses, a teoria que d suporte a elas passa a ter crdito. Se esse no for o caso, ento necessrio descartar as hipteses e, eventualmente, a teoria.

Metodologia de pesquisa

31

3. Assim, as hipteses (por ora, vamos cham-las de crenas) so geradas antes de se coletar e analisar os dados. 4. A coleta de dados se fundamenta na medio (medimos as variveis ou os conceitos contidos nas hipteses). Essa coleta realizada quando utilizamos procedimentos padronizados ou aceitos por uma comunidade cientca. Para que uma pesquisa seja crvel e aceita por outros pesquisadores, temos de demonstrar que esses procedimentos foram seguidos. Como nesse enfoque o que se pretende medir, os fenmenos estudados devem conseguir ser observados ou se referir ao mundo real. 5. Como os dados so produto de medies, eles so representados por nmeros (quantidades) e devem ser analisados com mtodos estatsticos. 6. O que se busca no processo o controle mximo para conseguir que outras explicaes possveis, diferentes ou rivais proposta do estudo (hipteses), sejam descartadas e se exclua a incerteza e minimize o erro. por isso que se cona na experimentao e/ou nos testes de causa-efeito. 7. As anlises quantitativas so interpretadas de acordo com as previses iniciais (hipteses) e os estudos anteriores (teoria). A interpretao uma explicao sobre como os resultados se encaixam no conhecimento existente (Creswell, 2005). 8. A pesquisa quantitativa deve ser a mais objetiva possvel.4 Os fenmenos observados e/ou medidos no devem ser afetados pelo pesquisador. Este deve evitar, na medida do possvel, que seus temores, crenas, desejos e tendncias inuenciem os resultados do estudo ou interram nos processos, e que tambm no sejam alterados pelas tendncias de outros (Unrau, Grinnell e Williams, 2005). 9. Os estudos quantitativos seguem um padro previsvel e estruturado (o processo) e preciso ter presente que as decises crticas precisam ser tomadas antes de coletar os dados. 0. Em uma pesquisa quantitativa o que se pretende generalizar os resultados encontrados em 1 um grupo ou segmento (amostra) para uma coletividade maior (universo ou populao). E tambm que os estudos realizados possam ser replicados. 1. No nal, o que se tenta fazer com os estudos quantitativos explicar e prever os fenmenos 1 pesquisados, buscando regularidades e relaes causais entre elementos. Isso signica que a meta principal a construo e demonstrao de teorias (que explicam e preveem). 2. Nesse enfoque, se o processo for rigorosamente seguido e algumas regras lgicas forem seguidas, 1 os dados gerados tero os padres de validade e conabilidade e suas concluses iro contribuir para gerar conhecimento. 3. Essa abordagem utiliza a lgica ou raciocnio dedutivo, que comea com a teoria para a partir 1 dela derivar expresses lgicas denominadas hipteses que o pesquisador busca testar. 4. A pesquisa quantitativa pretende identicar leis universais e causais (Bergman, 2008). 1 5. A busca quantitativa ocorre na realidade externa do indivduo. Isso nos leva a uma explicao 1 sobre como a realidade entendida com essa abordagem da pesquisa.
Fase 1 Fase 2 Formulao do problema Fase 3 Reviso da literatura e desenvolvimento do marco terico Fase 4 Visualizao do alcance do estudo Fase 5 Elaborao de hipteses e definio de variveis

Ideia

Fase 10 Elaborao do relatrio de resultados

Fase 9

Fase 8

Fase 7 Definio e seleo da amostra

Fase 6 Desenvolvimento do desenho de pesquisa

Anlise dos dados

Coleta de dados

FIGURA 1.1 Processo quantitativo.

32

Hernndez Sampieri, Fernndez Collado & Baptista Lucio

Para essa ltima finalidade, utilizaremos a explicao de Grinnell (1997) e Creswell (1997) que encerra quatro pontos: 1. Existem duas realidades: a primeira interna e consiste das crenas, pressuposies e experincias subjetivas das pessoas. Estas podem variar: desde muito vagas ou gerais (intuies) at crenas bem organizadas e desenvolvidas logicamente por meio de teorias formais. A segunda realidade objetiva, externa e independente das crenas que tivermos sobre ela (a autoestima, uma lei, as mensagens televisivas, uma edicao, a AIDS, etc., acontecem, isto , cada uma delas uma realidade independentemente do que pensamos a seu respeito). 2. Essa realidade objetiva suscetvel de ser conhecida. De acordo com essa premissa, possvel pesquisar uma realidade externa e autnoma do pesquisador. 3. Precisamos compreender ou ter a maior quantidade de informao a respeito da realidade objetiva. Conhecemos a realidade do fenmeno e os eventos que a rodeiam por meio de suas manifestaes, e para entender cada realidade (o porqu das coisas) precisamos registrar e analisar esses eventos. claro que no enfoque quantitativo o subjetivo existe e tem um valor para os pesquisadores; s que, de alguma maneira, esse enfoque se dedica a mostrar como o conhecimento se adapta to bem realidade objetiva. Documentar essa coincidncia um propsito central de muitos estudos quantitativos (quando achamos que uma doena provoca efeitos e isso realmente acontece, quando captamos a relao real entre as motivaes de um sujeito e sua conduta, quando supomos que um material tem uma determinada resistncia e ele realmente tem, entre outros). 4. Quando as pesquisas crveis demonstrarem que a realidade objetiva diferente de nossas crenas, estas devem ser modicadas ou adaptadas a essa realidade. Isso pode ser visto na Figura 1.2 (note que a realidade no muda, a mesma; o que se ajusta o conjunto de crenas ou hipteses do pesquisador, portanto, a teoria). No caso das cincias sociais, o enfoque quantitativo parte do princpio de que o mundo social intrinsecamente cognoscvel e todos ns podemos estar de acordo com a natureza da realidade social.

Primeira realidade. A realidade subjetiva (interna)

Segunda realidade. A realidade objetiva (externa)

Crenas (hipteses) do pesquisador

Pesquisa quantitativa

Realidade (fenmeno)

As crenas (hipteses) do pesquisador so aceitas como vlidas, a teoria comprovada.

Se coincidirem =

Realidade (fenmeno)

As crenas (hipteses) do pesquisador so rejeitadas, elas precisam ser modificadas junto com a teoria.

Se no coincidirem

Realidade (fenmeno)

FIGURA 1.2 Relao entre a teoria, a pesquisa e a realidade no enfoque quantitativo.

Metodologia de pesquisa

33

QUAIS SO AS CARACTERSTICAS DO ENFOQUE QUALITATIVO DE PESQUISA?

O enfoque qualitativo5 tambm se guia por reas ou temas significativos de pesquisa. No entanto, 2 ao contrrio da maioria dos estudos quantitativos, em que a clareza sobre as perguntas de pesquisa e as hipteses devem vir antes da coleta e da anlise dos dados, nos estudos qualitativos possvel desenvolver perguntas e hipteses antes, durante e depois da coENFOQUE QUALITATIVO Utiliza leta e da anlise dos dados. Geralmente, essas atividades servem para primeiro a coleta de dados sem medio descobrir quais so as perguntas de pesquisa mais importantes, e depois para numrica para descobrir ou aprimor-las e respond-las. A ao indagativa se move de maneira dinmica em aprimorar perguntas de pesquisa ambos os sentidos: entre os fatos e sua interpretao, e um processo mais cirno processo de interpretao. cular no qual a sequncia nem sempre a mesma, ela varia de acordo com cada estudo especfico. Na Figura 1.3 tentamos mostr-lo, mas precisamos dizer que simplesmente isso, uma tentativa, porque sua complexidade e flexibilidade so maiores. Esse processo mostrado na terceira parte do livro. Para compreender a Figura 1.3, necessrio observar o seguinte:

a) Embora certamente exista uma reviso inicial da literatura, esta pode ser complementada em qualquer etapa do estudo e apoiar desde a formulao do problema at a elaborao do relatrio de resultados (o vnculo teoria-etapas do processo representado por setas curvas). b) Na pesquisa qualitativa geralmente necessrio retornar s etapas anteriores. Por isso, as setas das fases que vo da imerso inicial no campo at o relatrio de resultados podem ser vistas em dois sentidos. Por exemplo, o primeiro desenho do estudo pode ser modificado quando definimos a amostra inicial e pretendemos ter acesso a ela (quando, por exemplo, queremos observar determinadas pessoas em seus ambientes naturais e por alguma razo descobrimos que isso no pode ser feito; nesse caso, a amostra e os ambientes de estudo precisam variar e o desenho deve ser adaptado). Esse foi o caso de um estudante que desejava observar criminosos de alta periculosidade com certas caractersticas em uma priso, mas o acesso foi negado e ele teve de ir a outra priso, onde entrevistou criminosos menos perigosos. Quando analisamos os dados tambm podemos notar que precisamos de um nmero maior de participantes ou de outras pessoas que no foram inicialmente includas, o que modifica a amostra concebida originalmente. Ou, ainda, que devemos analisar outro tipo de dados no considerados no incio do estudo (por exemplo, havamos planejado realizar somente entrevistas e descobrimos documentos valiosos dos indivduos que podem nos ajudar a compreend-los melhor, como seria o caso de seus dirios pessoais). c) A imerso inicial no campo significa se sensibilizar com o ambiente onde o estudo ser realizado, identificar informantes que contribuam com dados e nos guiem pelo lugar, penetrar e se concentrar na situao de pesquisa, alm de verificar a factibilidade do estudo. d) No caso do processo qualitativo, a amostra, a coleta e a anlise so fases realizadas praticamente de maneira simultnea.
Alm disso, o enfoque qualitativo possui as seguintes caractersticas: 1. O pesquisador formula um problema, mas no segue um processo claramente denido. Suas formulaes no so to especcas quanto no enfoque quantitativo e as perguntas de pesquisa nem sempre foram conceituadas nem denidas por completo. 2. Na busca qualitativa, em vez de iniciar com uma teoria especca e depois voltar ao mundo emprico para conrmar se ela apoiada pelos fatos, o pesquisador comea examinando o mundo social e nesse processo desenvolve uma teoria coerente com os dados, de acordo com aquilo que observa, geralmente denominada por teoria fundamentada (Esterberg, 2002), com a qual observa o que acontece. Em outras palavras, as pesquisas qualitativas se baseiam mais em uma lgica e em um processo indutivo (explorar e descrever, e depois gerar perspectivas tericas). Vo do particular ao geral. Por exemplo, em um tpico estudo qualitativo, o pesquisador entrevista uma pessoa, analisa os dados obtidos e tira algumas concluses; posteriormente, entrevista outra pessoa, analisa essa nova informao e revisa seus resultados e concluses; do

34

Hernndez Sampieri, Fernndez Collado & Baptista Lucio

Fase 1 Ideia Fase 9 Elaborao do relatrio de resultados

Fase 2 Formulao do problema

Fase 3 Imerso inicial no campo Fase 4 Concepo do desenho do estudo

Literatura existente (marco referencial)

Fase 5 Fase 8 Interpretao de resultados Fase 7 Anlise dos dados Fase 6 Coleta de dados Definio da amostra inicial do estudo e acesso a ela

FIGURA 1.3 Processo qualitativo.

mesmo modo, realiza e analisa mais entrevistas para compreender o que busca. Isto , segue todos os passos at chegar a uma perspectiva mais geral. 3. Na maioria dos estudos qualitativos, as hipteses no so testadas, elas so construdas durante o processo e vo sendo aprimoradas conforme mais dados so obtidos ou, ento, so um resultado do estudo. 4. O enfoque se baseia em mtodos de coleta de dados no padronizados nem totalmente predeterminados. No efetuamos uma medio numrica, portanto, a anlise no estatstica. A coleta dos dados consiste em obter as perspectivas e os pontos de vista dos participantes (suas emoes, prioridades, experincias, signicados e outros aspectos subjetivos). Tambm so de interesse as interaes entre indivduos, grupos e coletividades. O pesquisador formula perguntas abertas, coleta dados apresentados pela linguagem escrita, verbal, no verbal e tambm visual, que ele descreve e analisa para que sejam transformados DADOS QUALITATIVOS Descries em temas relacionados, e reconhece suas tendncias pessoais (Todd, 2005). Por isso, detalhadas de situaes, eventos, a preocupao direta do pesquisador se concentra nas vivncias dos participantes, pessoas, interaes, condutas tal como foram (ou so) sentidas e experimentadas (Sherman e Webb, 1988). observadas e suas manifestaes. Patton (1980, 1990) dene os dados qualitativos como descries detalhadas de situaes, eventos, pessoas, interaes, condutas observadas e suas manifestaes. 5. Nesse sentido, o pesquisador qualitativo utiliza tcnicas para coletar dados, como a observao no estruturada, entrevistas abertas, reviso de documentos, discusso em grupo, avaliao de experincias pessoais, registro de histrias de vida, e interao e introspeco com grupos ou comunidades. 6. O processo de indagao mais exvel e se move entre as respostas e o desenvolvimento da teoria. Seu propsito consiste em reconstruir a realidade, da mesma forma como ela observada pelos atores de um sistema social previamente denido. Muitas vezes chamado de holstico, porque preciso considerar o todo6 sem reduzi-lo ao estudo de suas partes. 7. O enfoque qualitativo avalia o desenvolvimento natural dos acontecimentos, isto , no h manipulao nem estimulao em relao realidade (Corbetta, 2003). 8. A pesquisa qualitativa se fundamenta em uma perspectiva interpretativa centrada no entendimento do signicado das aes de seres vivos, principalmente dos humanos e suas instituies (busca interpretar aquilo que vai captando ativamente).

Metodologia de pesquisa

35

9. Postula que a realidade denida por meio das interpretaes que os participantes da pesquisa fazem a respeito de suas prprias realidades. Desse modo, h uma convergncia de vrias realidades, ao menos a dos participantes, a do pesquisador e a produzida mediante a interao de todos os atores. Tambm so realidades que vo sendo modicadas no decorrer do estudo e so fontes de dados. 0. Nesse sentido, o pesquisador introduzido nas experincias dos participantes e constri o 1 conhecimento, sempre consciente de que parte do fenmeno estudado. Assim, no centro da pesquisa est a diversidade de ideologias e as qualidades nicas dos indivduos. 1. As indagaes qualitativas no pretendem generalizar probabilisticamente os resultados para 1 populaes mais amplas nem obter necessariamente amostras representativas; normalmente nem pretendem que seus estudos consigam ser replicados. 2. O enfoque qualitativo pode ser pensado como um conjunto de prticas interpretativas que 1 tornam o mundo visvel, o transformam em uma srie de representaes na forma de observaes, anotaes, gravaes e documentos. naturalista (porque estuda os objetos e os seres vivos em seus contextos ou ambientes naturais e cotidianos) e interpretativo (pois tenta encontrar sentido para os fenmenos em funo dos signicados que as pessoas do a eles). Dentro do enfoque qualitativo, conforme j comentamos, existe uma PADRO CULTURAL Denominador ariedade de concepes ou marcos de interpretao, s que em todos eles existe v comum dos marcos de interpretao um denominador comum que poderamos situar no conceito de padro cultural qualitativos, que parte da premissa (Colby, 1996), que parte da premissa de que toda cultura ou sistema social possui de que toda cultura ou sistema um modo nico para entender situaes e eventos. Essa cosmoviso, ou maneira social possui um modo nico para de ver o mundo, afeta a conduta humana. Os modelos culturais esto no centro entender situaes e eventos. do estudo do qualitativo, pois so entidades flexveis e maleveis que so marcos referenciais para o ator social e construdos pelo inconsciente, aquilo que foi transmitido por outros e pela experincia pessoal. Creswell (1997) e Neuman (1994) sintetizam as atividades principais do pesquisador qualitativo com os seguintes comentrios:

Obtm um ponto de vista interno (de dentro do fenmeno), embora mantenha uma perspectiva analtica ou alguma distncia como observador externo. Utiliza diversas tcnicas de pesquisa e habilidades sociais de uma maneira flexvel, de acordo com as exigncias da situao. No define as variveis com o propsito de manipul-las experimentalmente. Produz dados na forma de notas extensas, diagramas, mapas ou quadros humanos para gerar descries bem detalhadas. Extrai significado dos dados e no precisa reduzi-los a nmeros nem deve analis-los estatisticamente (embora a contagem possa ser utilizada na anlise). Entende os participantes do estudo e se identifica com eles; no registra apenas fatos objetivos, frios. Mantm uma perspectiva dupla: analisa os aspectos explcitos, conscientes e evidentes, assim como os implcitos, inconscientes e subjacentes. Nesse sentido, a prpria realidade subjetiva objeto de estudo. Observa os processos sem invadir, alterar ou impor um ponto de vista externo, mas da maneira como so percebidos pelos atores do sistema social. capaz de trabalhar com paradoxos, incerteza, dilemas ticos e ambiguidade.

QUAIS SO AS DIFERENAS ENTRE O ENFOQUE QUANTITATIVO E O QUALITATIVO?


4

O enfoque qualitativo busca principalmente a disperso ou expanso dos dados e da informao, enquanto o enfoque quantitativo pretende intencionalmente delimitar a informao (medir com preciso as variveis do estudo, ter foco).7 Nas pesquisas qualitativas, a reflexo a ponte que une o pesquisador e os participantes (Mertens, 2005).

36

Hernndez Sampieri, Fernndez Collado & Baptista Lucio

Da mesma forma que um estudo quantitativo se baseia em outros estudos anteriores, o qualitativo se fundamenta primordialmente em si mesmo. O primeiro utilizado para consolidar as crenas (formuladas de maneira lgica em uma teoria ou um esquema terico) e estabelecer com exatido padres de comportamento em uma populao; e o segundo, para construir crenas prprias sobre o fenmeno estudado, como no caso de um grupo de pessoas nicas. Para enfatizar as caractersticas de ambos os enfoques e aprofundar em suas diferenas, preferimos resumi-las na Tabela 1.1, na qual procuramos fazer mais uma comparao do que expor uma a uma. Algumas concepes foram adaptadas ou reformuladas de diversos autores.8

TABELA 1.1 Diferenas entre o enfoque quantitativo e o qualitativo


Definies (dimenses) Enfoque quantitativo Enfoque qualitativo Fenomenologia, construtivismo, naturalismo, interpretativismo. Existe uma realidade a se descobrir, construir e interpretar. A realidade a mente. Existem vrias realidades subjetivas construdas na pesquisa, que variam em sua forma e contedo entre indivduos, grupos e culturas. Por isso, o pesquisador qualitativo parte da premissa de que o mundo social relativo e somente pode ser entendido a partir do ponto de vista dos atores estudados. Em outras palavras, o mundo construdo pelo pesquisador. A realidade muda, sim, por causa das observaes e da coleta de dados. Admite subjetividade. Descrever, compreender e interpretar os fenmenos, por meio das percepes e dos significados produzidos pelas experincias dos participantes. Aplica-se a lgica indutiva. Do particular ao geral (dos dados s generalizaes no estatsticas e teoria). As cincias fsicas/naturais e as sociais so diferentes. Os mesmos princpios no podem ser aplicados. Explcita. O pesquisador reconhece seus prprios valores e crenas, que so, inclusive, parte do estudo.

Marcos referenciais gerais Positivismo, neopositivismo e ps-positivismo. bsicos Ponto de partida* Existe uma realidade a se conhecer. Isso pode ser feito pela mente.

Realidade a ser estudada Existe uma realidade objetiva nica. O mundo pensado como externo ao pesquisador. Natureza da realidade Objetividade Metas da pesquisa A realidade no muda por causa das observaes e medies realizadas.** Procura ser objetivo. Descrever, explicar e prever os fenmenos (causalidade). Gerar e comprovar teorias.

Lgica Aplica-se a lgica dedutiva. Do geral ao particular (das leis e teoria aos dados). Relao entre cincias fsicas/naturais e sociais Posio pessoal do pesquisador Interao fsica entre o pesquisador e o fenmeno Interao psicolgica entre o pesquisador e o fenmeno As cincias fsicas/naturais e as sociais so uma unidade. Os princpios das cincias naturais podem ser aplicados s cincias sociais. Neutra. O pesquisador deixa de lado seus prprios valores e crenas. Sua posio imparcial, tenta assegurar procedimentos rigorosos e objetivos de coleta e anlise dos dados, assim como evitar que suas propenses e tendncias influenciem nos resultados. Distanciada, separada. Distanciada, neutra, sem envolvimento.

Prxima, costuma haver contato. Prxima, emptica, com envolvimento.

(continua)

Metodologia de pesquisa

37

TABELA 1.1 Diferenas entre o enfoque quantitativo e o qualitativo (continuao)


Definies (dimenses) Papel dos fenmenos estudados (objetos, seres vivos, etc.) Relao entre o pesquisador e o fenmeno estudado Formulao do problema Uso da teoria Criao da teoria Enfoque quantitativo Os papis so mais passivos. Enfoque qualitativo Os papis so mais ativos.

De independncia e neutralidade, no se afetam. So separados. Delimitado, demarcado, especfico. Pouco flexvel. A teoria utilizada para ajustar seus postulados ao mundo emprico. A teoria criada a partir da comparao da pesquisa anterior com os resultados do estudo. Na verdade, estes so uma extenso dos estudos antecedentes.

De interdependncia, se influenciam. No so separados. Aberto, livre, no delimitado ou demarcado. Muito flexvel. A teoria um marco referencial. A teoria no se fundamenta em estudos anteriores, mas criada ou construda a partir dos dados empricos obtidos e analisados. A literatura desempenha um papel menos importante no incio, embora seja realmente importante no desenvolvimento do processo. Algumas vezes, ela indica o caminho, mas o que realmente indica o rumo a evoluo de eventos, durante o estudo e a aprendizagem que so obtidos dos participantes. O marco terico um elemento que ajuda a justificar a necessidade de pesquisar um problema formulado. Alguns autores do enfoque qualitativo consideram que seu papel apenas auxiliar. O pesquisador, mais do que se fundamentar na reviso da literatura para selecionar e definir as variveis ou os conceitos-chave do estudo, confia no prprio processo de pesquisa para identific-los e descobrir como se relacionam. As hipteses so criadas durante o estudo e no final deste.

Papel da reviso A literatura tem um papel crucial, orienta a da literatura pesquisa. fundamental para a definio da teoria, das hipteses, do desenho e das demais etapas do processo. A reviso da literatura e as O pesquisador faz uma reviso da literatura variveis ou conceitos principalmente para buscar variveis de estudo significativas que possam ser medidas. Hipteses Desenho da pesquisa Populao-amostra Amostra Composio da amostra Natureza dos dados Tipo de dados As hipteses so testadas. Elas so estabelecidas para que sejam aceitas ou rejeitadas, dependendo do grau de certeza (probabilidade). Estruturado, predeterminado (precede a coleta dos dados). O objetivo generalizar os dados de uma amostra para uma populao (de um grupo pequeno a um maior). Muitos sujeitos so envolvidos na pesquisa porque a inteno generalizar os resultados do estudo. Casos que em conjunto so estatisticamente representativos. A natureza dos dados quantitativa (dados numricos). Dados confiveis e slidos. Em ingls: hard.

Aberto, flexvel, construdo durante o trabalho de campo ou a realizao do estudo. Geralmente, a pretenso no generalizar os resultados obtidos na amostra para uma populao. Poucos sujeitos so envolvidos, porque a inteno no necessariamente generalizar os resultados do estudo. Casos individuais, representativos no a partir do ponto de vista estatstico. A natureza dos dados qualitativa (textos, narrativas, significados, etc.). Dados profundos e enriquecedores. Em ingls: soft.
(continua)

38

Hernndez Sampieri, Fernndez Collado & Baptista Lucio

TABELA 1.1 Diferenas entre o enfoque quantitativo e o qualitativo (continuao)


Definies (dimenses) Coleta de dados Enfoque quantitativo A coleta se baseia em instrumentos padronizados. uniforme para todos os casos. Os dados so obtidos por observao, medio e documentao de medies. Os instrumentos utilizados so aqueles que se mostraram vlidos e confiveis em estudos anteriores ou, ento, novos instrumentos so criados com base na reviso da literatura e eles so testados e ajustados. As perguntas ou itens utilizados so especficos, com possibilidades predeterminadas de resposta. Enfoque qualitativo O objetivo da coleta de dados proporcionar um entendimento maior sobre os significados e as experincias das pessoas. O pesquisador o instrumento de coleta de dados, que se apoia em diversas tcnicas desenvolvidas durante o estudo. Ou seja, a coleta de dados no iniciada com instrumentos preestabelecidos, mas o pesquisador que comea a aprender por meio da observao e das descries dos participantes e pensa em formas para registrar os dados que vo sendo aprimorados conforme a pesquisa avana. Os participantes so fontes internas de dados. O pesquisador tambm um participante. Compreender as pessoas e seus contextos.

Concepo dos participantes Os participantes so fontes externas de dados. na coleta de dados Finalidade da anlise dos dados Descrever as variveis e explicar suas mudanas e movimentos.

Caractersticas da anlise Sistemtica. Intensa utilizao da estatstica A anlise varia dependendo de como os dados dos dados (descritiva e inferencial). foram coletados. Baseada em variveis. Fundamentada na induo analtica. Impessoal. Uso moderado da estatstica (contagem, algumas Posterior coleta de dados. operaes aritmticas). Baseada em casos ou pessoas e suas manifestaes. Simultnea coleta de dados. A anlise consiste em descrever informao e desenvolver temas. Formato dos dados que sero analisados Os dados so representados em formato de nmeros que so analisados estatisticamente. Dados no formato de textos, imagens, peas audiovisuais, documentos e objetos pessoais. Geralmente, a anlise no comea com ideias preconcebidas sobre como os conceitos ou variveis se relacionam. Depois que os dados verbais, escritos e/ou audiovisuais so agrupados, eles passam a fazer parte de uma base de dados composta por texto e/ou elementos visuais, que analisada para determinar significados e descrever o fenmeno estudado a partir do ponto de vista de seus atores. As descries de pessoas so integradas s do pesquisador. Interna (a partir dos dados). O pesquisador envolve seus prprios antecedentes e experincias na anlise, assim como sua relao com os participantes do estudo. Credibilidade, confirmao, valorao e transferncia. O pesquisador emprega uma variedade de formatos para relatar seus resultados: narrativas, fragmentos de textos, vdeos, udios, fotografias e mapas, diagramas, matrizes e modelos conceituais. O formato varia praticamente em cada estudo.
(continua)

Processo de anlise A anlise comea com ideias preconcebidas, dos dados baseadas nas hipteses formuladas. Uma vez coletados os dados numricos, estes so transferidos para uma matriz, que analisada mediante procedimentos estatsticos. Perspectiva do pesquisador na anlise dos dados Externa ( margem dos dados). O pesquisador no envolve seus antecedentes e suas experincias na anlise, mantm distncia dela.

Principais critrios de Objetividade, rigor, confiabilidade e validade. avaliao na coleta e anlise dos dados Apresentao de resultados Tabelas, diagramas e modelos estatsticos. O formato de apresentao padro.

Metodologia de pesquisa

39

TABELA 1.1 Diferenas entre o enfoque quantitativo e o qualitativo (continuao)


Definies (dimenses) Relatrio de resultados
*

Enfoque quantitativo Os relatrios utilizam um tom objetivo, impessoal, no emotivo.

Enfoque qualitativo Os relatrios utilizam um tom pessoal e emotivo.

Becker (1993) diz: a realidade o ponto mais estressante nas cincias sociais. As diferenas entre os dois enfoques tiveram um tom eminentemente ideolgico. O grande filsofo alemo Karl Popper (1965) nos fez entender que a origem de vises conflitantes, sobre o que ou deve ser o estudo do fenmeno social, est nas premissas de diferentes definies sobre o que a realidade. O realismo, a partir de Aristteles, estabelece que o mundo consegue ser conhecido pela mente. Kant introduz a ideia de que o mundo pode ser conhecido porque a realidade se assemelha s formas que a mente tem. Enquanto Hegel vai para um idealismo puro e prope: O mundo minha mente. Certamente que este ltimo confuso, e assim o considera Popper, alertando que o grande perigo dessa posio que permite o dogmatismo (como se pode comprovar com o exemplo do materialismo dialtico). O avano no conhecimento, diz Popper, necessita de conceitos que possamos refutar ou comprovar. Essa caracterstica delimita o que e o que no cincia. ** Embora alguns fsicos, ao estudar as partculas, tenham notado quo relativa essa afirmao.

Para que o leitor que se inicia nesse ofcio tenha uma ideia da diferena entre as duas abordagens, vamos utilizar um exemplo bem simples e cotidiano referente atrao fsica, ainda que para algumas pessoas possa parecer ingnuo. Claro que no exemplo no consideramos as implicaes paradigmticas que esto por trs de cada enfoque; mas realmente insistimos que, em termos prticos, os dois contribuem para o conhecimento de um fenmeno.

Exemplo
Compreenso dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa
Vamos supor que um(a) estudante est interessado(a) em saber quais fatores contribuem para que uma pessoa seja definida e vista como atraente e conquistadora (que cativa os indivduos do gnero oposto e consegue fazer com que se sintam atrados por ele ou ela e se apaixonem). Ento, decide realizar um estudo (sua ideia para pesquisar) em sua escola. De acordo com o enfoque quantitativo-dedutivo, o estudante formularia seu problema de pesquisa definindo seu objetivo e sua pergunta (o que quer fazer e o que quer saber). O objetivo poderia ser, por exemplo: conhecer os fatores que determinam que uma pessoa jovem seja vista como atraente e conquistadora, e a pergunta de pesquisa: Quais fatores determinam que uma pessoa jovem seja vista como atraente e conquistadora?.

Um tema da pesquisa quantitativa-dedutiva poderia ser Quais fatores determinam que uma pessoa jovem seja vista como atraente e conquistadora?.

40

Hernndez Sampieri, Fernndez Collado & Baptista Lucio

Em seguida, revisaria estudos sobre a atrao fsica e psicolgica nas relaes entre jovens, a percepo dos(as) jovens sobre essas relaes, os elementos que interferem no incio da convivncia amorosa, as diferenas por gnero de acordo com os atributos e as qualidades pelos quais se sentem atrados, etc. Deixaria seu problema de pesquisa mais preciso; selecionaria uma teoria que explicasse de maneira satisfatria com base em estudos anteriores a atrao fsica e psicolgica, a percepo de atributos e qualidades desejveis em pessoas do gnero oposto e a paixo nas relaes entre jovens; e tambm, se fosse possvel, formularia uma ou vrias hipteses. Por exemplo: os meninos e as meninas que obtm mais conquistas amorosas e so vistos(as) como mais atraentes so aqueles(as) que tm maior prestgio social na escola, que confiam mais em si e so mais extrovertidos(as). Depois, poderia entrevistar as amigas e os amigos de sua escola perguntando at que ponto o prestgio social, a confiana em si e a extroverso influenciam na conquista e na atrao em relao s pessoas do outro gnero. Poderia, inclusive, utilizar questionrios j estabelecidos, bem elaborados e confiveis. Talvez entrevistasse apenas uma amostra de estudantes. Tambm seria possvel perguntar para as pessoas jovens, que tm fama de conquistadoras e atraentes, o que elas pensam a esse respeito. Alm disso, analisaria os dados e a informao das entrevistas para obter concluses sobre suas hipteses. Talvez tambm fizesse uma experincia escolhendo indivduos jovens que tivessem diferentes graus de prestgio, segurana e extroverso (nveis do perfil conquistador e atraente), deixando-os livres para conquistar jovens do gnero oposto e assim avaliar os resultados. Seu interesse seria generalizar suas descobertas, ao menos em relao ao que acontece em sua comunidade estudantil. Tenta comprovar suas crenas e, caso no consiga demonstrar que o prestgio, a confiana em si e a extroverso sejam fatores relacionados com a conquista e a atrao, ento poderia tentar outras explicaes; quem sabe acrescentando fatores como a maneira como se vestem, se so cosmopolitas (se viajaram muito, conhecem outras culturas), a inteligncia emocional, entre outros aspectos. No processo, ir deduzindo da teoria o que encontra em seu estudo. Claro que, se a teoria que escolheu for inadequada, seus resultados sero pobres. De acordo com o enfoque qualitativo-indutivo, mais do que revisar as teorias sobre certos fatores, o que o estudante faria seria se sentar na cafeteria para observar os meninos e as meninas que tm fama de serem atraentes e conquistadores. Observaria a primeira pessoa jovem que considerasse ter essas caractersticas, comearia a analis-la e construiria um conceito sobre ela (Como ? Quais so suas caractersticas? Como se comporta? Quais so seus atributos e qualidades? De que forma se relaciona com os demais?). Tambm seria testemunha de como conquista os(as) colegas. Dessa forma, chegaria a algumas concluses. Posteriormente faria o mesmo (observar) com outras pessoas jovens. Pouco a pouco entenderia por que esses(as) colegas so considerados(as) atraentes e conquistadores(as). E disso poderia surgir algum esquema que explique as razes pelas quais essas pessoas conquistam as outras. Depois, por meio de perguntas abertas, entrevistaria estudantes de ambos os gneros (considerados atraentes) e tambm aqueles que foram conquistados por eles. A partir da chegaria novamente a descobertas e concluses e poderia fundamentar algumas hipteses, que no final contrastaria com as de outros estudos. No seria indispensvel obter uma amostra representativa nem generalizar seus resultados. Mas, ao ir conhecendo cada um dos casos, entenderia as experincias dos sujeitos conquistadores e atraentes e dos conquistados. Sua ao seria indutiva: de cada caso estudado talvez obtivesse o perfil que procura e tambm o significado de conquistar.

Devemos insistir que tanto no processo quantitativo quanto no qualitativo possvel voltar para uma etapa anterior. Alm disso, a formulao sempre pode ser modificada, ou seja, ela est em evoluo. Em ambos os processos, as tcnicas de coleta dos dados podem ser mltiplas. Por exemplo, na pesquisa quantitativa: questionrios fechados, registros de dados estatsticos, testes padronizados, sistemas de medies fisiolgicas, etc. Nos estudos qualitativos: entrevistas profundas, testes projetivos, questionrios abertos, sesses de grupos, biografias, reviso de arquivos, observao, entre outros. Finalmente, para concluir a resposta para a pergunta desse item, na Tabela 1.2 comparamos as etapas fundamentais de ambos os processos, tendo como base os conceitos descritos anteriormente.

Metodologia de pesquisa

41

TABELA 1.2* Comparao das etapas de pesquisa nos processos quantitativo e qualitativo
Caractersticas quantitativas Processos fundamentais do processo geral de pesquisa Caractersticas qualitativas

Voltada para a descrio, Voltada para a explorao, a previso e explicao descrio e o entendimento Formulao do Especfica e delimitada Geral e ampla problema Voltada para dados Voltada para as experincias dos mensurveis ou observveis participantes Papel fundamental Papel secundrio Reviso da Justificativa para a formulao Justificativa para a formulao e a literatura e a necessidade do estudo necessidade do estudo Instrumentos predeterminados Dados numricos Nmero considervel de casos Coleta dos dados Os dados surgem pouco a pouco Dados em texto ou imagem Nmero relativamente pequeno de casos

Anlise estatstica Anlise de textos e material audiovisual Descrio de tendncias, comparao Descrio, anlise e desenvolvimento Anlise de grupos ou relao entre variveis de temas dos dados Comparao de resultados com Significado profundo dos resultados previses e estudos anteriores Padronizado e fixo Objetivo e sem tendncias
*

Relatrio de resultados

Emergente e flexvel Reflexivo e com aceitao de tendncias

Adaptada de Creswell (2005, p.44).

QUAL DOS ENFOQUES O MELHOR?


Do nosso ponto de vista, ambos os enfoques so muito valiosos e contriburam de maneira notvel para o avano do conhecimento. Nenhum intrinsecamente melhor do que o outro. So apenas abordagens diferentes para o estudo de um fenmeno. A pesquisa quantitativa nos oferece a oportunidade de generalizar os resultados mais amplamente, ela nos permite ter o controle sobre os fenmenos, assim como um ponto de vista de contagem e suas magnitudes. Tambm nos proporciona uma grande possibilidade de rplica e um enfoque sobre pontos especficos desses fenmenos, alm de facilitar a comparao entres estudos similares. J a pesquisa qualitativa proporciona profundidade aos dados, disperso, riqueza interpretativa, contextualizao do ambiente ou entorno, detalhes e experincias nicas. Tambm traz um ponto de vista novo, natural e holstico dos fenmenos, assim como flexibilidade. Alm disso, o mtodo quantitativo foi o mais utilizado em cincias como a fsica, a qumica e a biologia. Ento, ele mais apropriado para as cincias chamadas exatas ou naturais. O mtodo qualitativo foi empregado mais em disciplinas humansticas como a antropologia, a etnografia e a psicologia social. No entanto, os dois tipos de estudo so teis para todos os campos, como iremos mostrar ao longo deste livro. Por exemplo, um engenheiro civil pode realizar uma pesquisa para construir um grande edifcio. Ele utilizaria estudos quantitativos e clculos matemticos para levantar sua construo, e analisaria dados estatsticos referentes resistncia de materiais e estruturas similares construdas em subsolos iguais nas mesmas condies. Mas ele tambm pode enriquecer o estudo realizando entrevistas abertas com engenheiros experientes que transmitiriam a ele suas vivncias, os problemas que enfrentaram e as solues adotadas. Tambm poderia conversar com futuros moradores do edifcio para conhecer suas necessidades e se adaptar a elas. Um estudioso dos efeitos de uma desvalorizao na economia de um pas complementaria suas anlises quantitativas com sesses profundas com especialistas e realizaria uma anlise histrica (tanto quantitativa quanto qualitativa) dos fatos.

42

Hernndez Sampieri, Fernndez Collado & Baptista Lucio

Um analista da opinio pblica, ao pesquisar sobre os fatores que mais interferem na votao para a prxima eleio, utilizaria grupos focais com discusso aberta (qualitativos), alm de pesquisas por amostragem (quantitativas). Um mdico que tenta descobrir quais elementos deve considerar para tratar de pacientes em fase terminal e conseguir que enfrentem sua situao da melhor maneira possvel, poderia revisar a teoria disponvel, consultar pesquisas quantitativas e qualitativas a esse respeito para conduzir uma srie de observaes estruturadas da relao mdico-paciente em casos terminais (realizando uma amostragem de atos de comunicao e quantificando-os). Alm disso, poderia entrevistar doentes e mdicos com tcnicas qualitativas e organizar grupos de pacientes para que falem abertamente dessa relao e do tratamento que desejam. No final, pode tirar suas concluses e obter perguntas de pesquisa, hipteses ou novas reas de estudo. No passado, tanto o enfoque quantitativo como o qualitativo foram considerados vises opostas, no conciliveis, que no deveriam se mesclar. Os crticos do enfoque quantitativo disseram que ele impessoal, frio, reducionista, restritivo, fechado e rgido. Alm disso, consideravam que as pessoas eram estudadas como objetos, e que as diferenas individuais e culturais entre grupos no podiam ter sua mdia calculada nem ser agrupadas estatisticamente. J os detratores do enfoque qualitativo o consideravam vago, subjetivo, invlido, meramente especulativo, sem possibilidade de rplica e sem dados slidos que apoiem as concluses. Argumentavam que no se tem controle sobre as variveis estudadas e que falta o poder de entendimento sobre as medies. O divrcio entre ambos os enfoques nasceu da ideia de que um estudo com um enfoque poderia neutralizar o outro. Era uma noo que impedia a unio entre o enfoque quantitativo e o qualitativo. A posio assumida nesta obra sempre foi que so enfoques complementares, isto , cada um com sua respectiva funo utilizado para conhecer um fenmeno e levar soluo dos diversos problemas e questionamentos. O pesquisador deve ser metodologicamente plural e se orientar pelo contexto, pela situao, pelos recursos disponveis, por seus objetivos e pelo problema de estudo. Essa , realmente, uma postura pragmtica. A seguir apresentamos exemplos de pesquisas que, utilizando um ou outro enfoque, tinham como objetivo fundamental o mesmo fenmeno de estudo (Tabela 1.3). TABELA 1.3 Exemplos de estudos quantitativos e qualitativos voltados para o mesmo tema de pesquisa
Tema-objeto de estudo/alcance A famlia Estudos quantitativos Mara Elena Oto Mishima (1994): Las migraciones a Mxico y la conformacin de la familia mexicana. Estudos qualitativos Gabriel Careaga (1997): Mitos y fantasas de la classe media en Mxico. O livro uma abordagem crtica e terica do surgimento da classe mdia em um pas pouco desenvolvido. O autor combina a anlise documental, poltica, dialtica e psicanaltica com a pesquisa social e biogrfica para reconstruir tipologias ou famlias tpicas. Luiz Gonzles e Gonzles (1995): Pueblo en vilo.

Alcance do estudo Descrio da procedncia dos imigrantes ao Mxico; sua integrao econmica e social em diferentes esferas da sociedade. A comunidade Alcance do estudo Prodipto Ray, Frederick B. Waisanen e Everett Rogers (1969): The impact of communication on rural development. Determina como ocorre o processo de comunicao de inovaes em comunidades rurais e identifica os motivos para aceitar ou rejeitar a mudana social. Tambm estabelece que tipo de meio de comunicao o mais benfico.

O autor descreve em detalhe a micro-histria de San Jos de Gracia, onde so examinadas e entrelaadas as vidas de seus colonizadores com seu passado e outros aspectos da vida cotidiana.

(continua)

Metodologia de pesquisa

43

TABELA 1.3 Exemplos de estudos quantitativos e qualitativos voltados para o mesmo tema de pesquisa (continuao)
Tema-objeto de estudo/alcance As ocupaes Estudos quantitativos Linda D. Hammond (2000): Teacher quality and student achievement. Estudos qualitativos Howard Becker (1951): The professional dance musician and his audience. Narrao detalhada de processos de identificao e outras condutas de msicos de jazz tendo como base suas competncias e seu conhecimento sobre msica. William D. Bygrave e Dan DHeilly (editores) (1997): The portable MBA entrepreneurship case studies. Compndio de estudos de caso que apoiam a anlise sobre a viabilidade de novas empresas e os desafios que enfrentam nos mercados emergentes. Manuel Castells (1979): The urban question. O autor critica aquilo que o urbanismo tradicionalmente estuda, e argumenta que a cidade no mais do que um espao onde se expressam e manifestam as relaes de explorao.

Alcance do estudo Estabelece correlaes entre estilos de ensino, desempenho da ocupao docente e xito dos alunos. Organizaes de trabalho Alcance do estudo O fenmeno urbano P. Marcus, P. Baptista e P. Brandt (1979): Rural delivery systems. Pesquisa que demonstra a pouca coordenao que h em uma rede de servios sociais. Recomenda polticas a serem seguidas para conseguir que os servios cheguem aos destinatrios. Louis Wirth (1964): Cules son las variables que afectan la vida social en la ciudad?

Alcance do estudo A densidade da populao e a escassez de moradia so consideradas influentes no descontentamento poltico. O comportamento delinquente*

Robert J. Sampson e John H. Laud (1993): Crime in the Martn Snchez Jankowski (1991): Islands in the making: pathways and turning points through life. street: gangs and American urban society. Durante 10 anos o pesquisador estudou 37 gangues de Los Angeles, Boston e Nova York. Jankowski conviveu e inclusive fez parte das gangues (sendo at mesmo preso e ferido). Sua indagao profunda teve como foco o indivduo, as relaes entre os membros da gangue e seu vnculo com a comunidade.

Alcance do estudo Os pesquisadores analisaram novamente os dados coletados entre 1939 e 1963 pelo casal de cientistas sociais (Sheldon e Eleanor Glueck). Analisam as variveis que influenciam o comportamento desviante de adolescentes autores de delitos.

*Para uma reviso mais ampla desses estudos, com a finalidade de analisar a diferena entre uma abordagem quantitativa e uma qualitativa, recomendamos o livro de Corbetta (2003, p. 34-43).

Se olharmos mais atentamente para a Tabela 1.3, possvel ver que os estudos quantitativos estabelecem relaes entre variveis com a finalidade de chegar a proposies mais precisas e fazer recomendaes especficas. Por exemplo, a pesquisa de Rogers e Waisanen (1969) indica que nas sociedades rurais a comunicao interpessoal mais eficaz do que a comunicao dos meios coletivos. O que se espera que nos estudos quantitativos os pesquisadores elaborem um relatrio com seus resultados e ofeream recomendaes aplicveis a uma populao mais ampla, que serviro para a soluo de problemas ou a tomada de decises. O alcance final dos estudos quantitativos consiste, muitas vezes, em compreender um fenmeno social complexo. O importante no medir as variveis envolvidas nesse fenmeno, mas entend-lo. Vamos pegar como exemplo o estudo das ocupaes e seus efeitos na conduta individual que est na Tabela 1.3, nele possvel notar a divergncia qual nos referimos. No clssico estudo de Howard Becker (1951) sobre o msico de jazz, o autor consegue nos fazer compreender as regras e os ritos no desempenho dessa profisso. E a utilidade de seu alcance?, podem perguntar alguns; ela no est somente em compreender esse contexto, mas no fato de que as normas que o orientam podem ser transferidas para outras situaes similares de trabalho. Por outro lado, o estudo quantita-

44

Hernndez Sampieri, Fernndez Collado & Baptista Lucio

tivo de Hammond (2000) procura estabelecer claramente variveis pessoais e do desempenho da profisso docente, que sirvam para formular polticas de contratao e de capacitao para o magistrio. Para qu? Com a nica finalidade de aumentar o xito acadmico dos estudantes. Por ltimo, a pesquisa de Sampson e Laud (1993) teve como objetivo analisar a relao entre nove variveis estruturais independentes ou causas (entre outras a aglomerao habitacional, o nmero de irmos, o status socioeconmico, as tendncias dos pais, etc.) e o comportamento delinquente (varivel dependente ou efeito). Ou seja, gerar um modelo terico explicativo que pudesse ser extrapolado aos jovens norte-americanos da poca em que os dados foram coletados. Enquanto o estudo qualitativo de Snchez Jankowski (1991) pretende construir as vivncias dos membros das gangues, os motivos da adeso e o significado de ser membro destas, assim como compreender as relaes entre os atores e seu papel na sociedade. Em outras palavras: entend-los. Na quarta parte deste livro, no Captulo 17, comentamos sobre a viso mista, que implica juntar os dois enfoques em uma mesma pesquisa, o que Hernndez Sampieri e Mendonza (2008) chamaram de metaforicamente falando o casamento quantitativo-qualitativo.

Resumo
A pesquisa definida como um conjunto de processos sistemticos e empricos aplicado no estudo de um fenmeno. Durante o sculo XX dois enfoques surgiram para realizar pesquisa: o enfoque quantitativo e o enfoque qualitativo. Em termos gerais, os dois enfoques utilizam processos cuidadosos, sistemticos e empricos para gerar conhecimento. A definio de pesquisa vlida tanto para o enfoque quantitativo quanto para o qualitativo. Os dois enfoques so um processo que, por sua vez, integra diversos processos. O enfoque quantitativo sequencial e comprobatrio. Cada etapa precede seguinte e no podemos pular ou evitar passos, embora seja possvel, claro, redefinir alguma fase. O processo qualitativo em espiral ou circular, no qual as etapas a serem realizadas interagem entre si e no seguem uma sequncia rigorosa. No enfoque quantitativo as perguntas a serem pesquisadas so especficas e delimitadas desde o incio de um estudo. Alm disso, as hipteses so estabelecidas previamente, isto , antes de coletar e analisar os dados. A coleta dos dados se fundamenta na medio e a anlise em procedimentos estatsticos. A pesquisa quantitativa deve ser a mais objetiva possvel, evitando a influncia das tendncias do pesquisador ou de outras pessoas. Os estudos quantitativos seguem um padro previsvel e estruturado (o processo). Em uma pesquisa quantitativa o que se pretende generalizar os resultados encontrados em um grupo para uma coletividade maior. A meta principal dos estudos quantitativos a construo e a demonstrao de teorias. O enfoque quantitativo utiliza a lgica ou raciocnio dedutivo. O enfoque qualitativo s vezes chamado de pesquisa naturalista, fenomenolgica, interpretativa ou etnogrfica uma espcie de guarda-chuva no qual inclu mos uma variedade de concepes, vises, tcnicas e estudos no quantitativos. Ele utilizado, primeiro, para descobrir e aprimorar perguntas de pesquisa. Na busca qualitativa, em vez de iniciar com uma teoria especfica e depois voltar para o mundo emprico para confirmar se a teoria apoiada pelos fatos, o pesquisador comea examinando o mundo social e, nesse processo, desenvolve uma teoria consistente com a qual observa o que acontece. Na maioria dos estudos qualitativos as hipteses no so testadas, so construdas durante o processo e vo sendo aprimoradas conforme mais dados so coletados, ou so um resultado do estudo. O enfoque se baseia em mtodos de coleta de dados no padronizados. No se efetua uma medio numrica, portanto, a anlise no estatstica. A coleta dos dados consiste em obter as perspectivas e os pontos de vista dos participantes. O processo de indagao flexvel e se move entre os eventos e sua interpretao, entre as respostas e o desenvolvimento da teoria. Seu propsito reconstruir a realidade, da mesma forma como ela observada pelos atores de um sistema social previamente definido. Muitas vezes chamado de holstico, porque preciso considerar o todo sem reduzi-lo ao estudo de suas partes. As indagaes qualitativas no pretendem generalizar os resultados de maneira probabilstica para populaes mais amplas. O enfoque qualitativo busca principalmente a disperso ou expanso dos dados e informao; enquanto o quantitativo pretende, de maneira intencional, delimitar a informao. Ambos os enfoques so muito valiosos e contriburam de maneira notvel para o avano do conhecimento. A pesquisa quantitativa nos oferece uma grande oportunidade de rplica e um enfoque sobre pontos

Metodologia de pesquisa

45

especficos dos fenmenos, alm de facilitar a comparao entre estudos similares. J a pesquisa qualitativa proporciona profundidade aos dados, disperso, riqueza interpretativa, contextualizao do ambiente ou entorno, detalhes e experincias nicas. Tambm traz um ponto de vista novo, natural e completo dos fenmenos, assim como flexibilidade.

Os mtodos quantitativos foram os mais utilizados pelas cincias chamadas exatas ou naturais. Os qualitativos foram empregados mais nas humanas. Nos dois processos as tcnicas de coleta dos dados podem ser mltiplas. Anteriormente, o processo quantitativo era equiparado ao mtodo cientfico. Hoje, tanto o processo quantitativo quanto o qualitativo so considerados formas de fazer cincia e produzir conhecimento.

Conceitos bsicos
Anlise dos dados Coleta dos dados Dados qualitativos Dados quantitativos Enfoque qualitativo Enfoque quantitativo Hipteses Lgica dedutiva Lgica indutiva Padro cultural Processo de pesquisa Processo qualitativo Processo quantitativo Realidade Teoria

Exerccios
1. Revise os resumos de um artigo cientfico que se refira a um estudo quantitativo e um artigo cientfico que seja o resultado de um estudo qualitativo, de preferncia sobre um tema similar. 2. De acordo com o que voc leu neste captulo, quais seriam as diferenas entre ambos os estudos? Discuta as implicaes com seu professor e colegas. 3. No CD anexo voc encontrar uma srie de revistas cientficas com caracterstica quantitativa e qualitativa para escolher os artigos (Material complementario Apndices Apndice 1. Publicaciones peri dicas ms importantes).

Os pesquisadores opinam
Ideias sobre o que pesquisar e como se faz isso
Estou muito grata aos autores por terem me convidado para compartilhar meus pensamentos sobre pesquisa neste livro to importante. Gostaria de dar algumas ideias sobre o que pesquisar e como se faz isso. Comearei citando um exemplo que um professor da Universidade de Columbia me mostrou no incio de meus estudos. Voc foi convidado para uma festa... Nela voc pode conhecer um determinado convidado ou no conhec-lo. O mesmo acontece com cada um dos convidados. Com base nisso, formulo uma pergunta: em uma festa, qual deve ser o nmero mnimo de convidados para que seja possvel garantir que, diante de qualquer relao existente entre eles (que se conheam ou que no se conheam), sempre vamos encontrar ao menos um grupo de trs que se conhecem entre si ou, ainda, um grupo de trs que so desconhecidos? A resposta seis. Em outras palavras, podemos garantir que em uma festa onde h seis convidados, vamos encontrar um grupo de trs (desses seis) em que ou trs se conhecem entre eles ou, ainda, os trs so desconhecidos. No importa se voc chegou ou no a essa resposta, voc pode ter uma ideia do que a pesquisa. De qualquer modo, eu dou algumas pistas que facilitam chegar ao resultado: imagine que toda pessoa convidada para uma festa um ponto na superfcie de um papel. Dois pontos representam dois convidados; trs pontos, trs convidados, etc. Ento, pegue uma caneta para desenhar dois pontos em um papel em branco, que sero identificados como A e B. Esses dois convidados (A e B) podem se conhecer ou no. Caso eles se conheam, una dois pontos com uma linha contnua, caso no, com uma linha descontnua. Podemos transferir o dilema da festa para um problema de unio de pontos em uma folha com linhas contnuas e descontnuas. Quantos pontos temos de desenhar em uma folha para que, no importando como estejam unidos (com linha contnua ou descontnua), seja possvel garantir que sempre vamos encontrar um grupo de trs em que, ou todos esto unidos com linhas contnuas ou, ainda, todos com linhas descontnuas? Naturalmente que no ser uma festa de trs porque, por exemplo, quando A conhece B (linha contnua entre

46

Hernndez Sampieri, Fernndez Collado & Baptista Lucio

ambos), mas no conhece C (linha descontnua entre B e C), no ser possvel encontrar o subgrupo de trs em que todos esto unidos com uma linha contnua ou todos unidos com uma linha descontnua. O mesmo acontece em um grupo de quatro. E o mesmo acontece em um grupo de cinco (veja a figura). Com cinco pontos ns no podemos garantir que sempre vamos encontrar um subgrupo de trs pessoas em que todos esto unidos por uma linha contnua ou todos por uma linha descontnua, mas caso a situao que observamos na figura acontea, ento no existe um subgrupo de trs convidados que esto unidos por uma linha contnua ou por uma descontnua (isto , que os trs se conheam ou no). Portanto, ns demonstramos que se colocarmos menos de seis pontos em um papel ser impossvel garantir que diante de qualquer situao (os diferentes convidados se conheam entre si ou no) seja possvel encontrar um subgrupo de trs em que todos esto unidos com linhas contnuas ou descontnuas. Ento, o que aconteceria com seis? Se desenharmos seis pontos em um papel em branco, podemos garantir que encontraremos sempre um subgrupo de trs em que todos estejam unidos com linhas contnuas ou descontnuas? Isso pode ser facilmente visto da seguinte forma: vamos voltar para a festa de cinco e acrescentar mais uma pessoa, F. Agora, independentemente das combinaes de linhas (contnuas ou descontnuas) com que unimos F s outras, sempre haver um subgrupo de trs que est unido com linhas contnuas ou descontnuas. A prxima pergunta : qual tamanho dever ter a festa para que possamos garantir que vamos encontrar ao menos um grupo de quatro convidados em que todos se conheam ou todos sejam desconhecidos? Essa questo foi resolvida h muitos anos pelo famoso matemtico Erds. A resposta 18 e complicado chegar a ela. A resposta de Erds a mais simples que se conhece (de fato, ele era conhecido por sua devoo simplicidade em pesquisa, assim como na vida) e exigiu mais de uma dzia de pginas de testes tcnicos matemticos. As perguntas anteriores so as primeiras e mais simples do denominado dilema da festa. Agora voc deve se perguntar qual a resposta para a terceira questo: qual tamanho dever ter a festa para que pos-

samos garantir que vamos encontrar diante de qualquer situao (que os convidados se conheam ou no), ao menos um grupo de cinco convidados em que ou todos se conhecem ou todos sejam desconhecidos? Voc ficar surpreso se eu disser que at agora ningum encontrou a resposta para essa pergunta! Eu suponho que voc tentou responder ao menos a primeira pergunta. Portanto, deixe-me perguntar outra coisa: voc encontrou alguma forma para chegar resposta? Lembre-se de que encontrar a resposta para a ltima pergunta certamente o tornar famoso instantaneamente. Resumidamente, pesquisa no outra coisa do que encontrar respostas satisfatrias para perguntas. As perguntas no precisam ser tecnicamente complexas, embora possam surgir dificuldades tcnicas em alguma das fases do processo. Em vez disso, elas poderiam ser (e, de fato, as melhores so) simples questes do dia a dia. Surpreendentemente, a pesquisa de nvel mais elevado, quando apresentada com os termos tcnicos de um campo determinado, pode parecer muito terica e abstrata ou muito distante da realidade. Mas, por incrvel que parea, ela costuma surgir de situaes simples da vida real. Esse tipo de pesquisa descrita anteriormente que conhecida como anlise de redes realizada em laboratrios de pesquisa, e por isso que eu gostaria de terminar com uma descrio de como funciona esse tipo de laboratrio, tendo como base o laboratrio de comunicao humana da Universidade de Columbia, onde trabalho parte do ano, e o da Associacin Iberoamericana de la Comunicacon, alojada na Universidade de Oviedo, primeiro laboratrio de comunicao da Espanha.

Como funciona um laboratrio


Primeiro, a cincia no desenvolvida por uma pessoa, mas sim por um grupo, uma equipe. A comunidade cientfica nasce de uma investigao extremamente cuidadosa onde se formam pesquisadores. Tambm um lugar fsico, onde um grupo de pessoas trabalha em equipe. Geralmente, um laboratrio consiste em um ou vrios pesquisadores principais cuja responsabilidade conseguir custear o laboratrio e supervisionar o trabalho cientfico. No prximo nvel esto os pesquisadores que obtiveram recentemente sua ps-graduao ou esto em processo de obt-la. Eles tero como responsabilidade gerenciar os experimentos dentro do laboratrio. Finalmente, temos os assistentes de pesquisa, geralmente estudantes de graduao ou trabalhadores assalariados que ajudam no trabalho dirio dentro do laboratrio, como preparar os experimentos, capturar dados e codificar as condutas observadas. importante considerar que existem questes ticas envolvidas no estudo do comportamento humano. Quando estudamos comportamento, estudamos pessoas que devem ser tratadas de acordo com os padres ticos. Devemos tratar as pessoas com autonomia, permitindo que elas escolham livremente participar da observao cientfica; trat-las com altrusmo, isso sig-

Metodologia de pesquisa

47

nifica que devemos maximizar os benefcios dos participantes e minimizar qualquer possvel efeito prejudicial que possa ser produzido no processo, por isso os participantes devem ganhar pelo fato de fazer parte da pesquisa. Esse ganho pode ser educacional, psicolgico ou financeiro. Finalmente, devemos trat-las com justia, todas as pessoas podem se beneficiar igualmente da pesquisa e nenhum grupo especfico de pessoas deve correr algum tipo de risco. Qual o motivo dessas formalidades que, s vezes, podem at ser cansativas? Elas nos permitem criar reiteradamente, de maneira controlada, ambientes onde os participantes ou grupo de participantes possam se envolver em um comportamento especfico.

Ento, agora s me resta comentar as implicaes da pesquisa na sociedade; algo relativamente simples. O conhecimento permite que a sociedade seja mais eficiente e avance. Por isso a pesquisa, com o nico propsito de aumentar o conhecimento da sociedade (agora com a era da internet, uma sociedade internacional global) a base e possivelmente a nica fora condutora dos seres humanos para uma vida melhor. A continuidade desse processo gradual est garantida, pois como disse o grande filsofo Carl Jaspers, a resposta para um problema sempre traz novas questes. Doutora Laura Galguera Universidade de Oviedo (Espanha) Universidade de Columbia (Estados Unidos)

Os estudantes ouvem tanto falar sobre como a pesquisa difcil e chata que chegam a essa etapa de sua escolaridade com a mente cheia de preconceitos e trabalham sob presso, com medo e at mesmo dio em relao a ela. Antes que se envolvam nas tarefas rotineiras da elaborao de um projeto preciso fazer com que reflitam sobre sua atitude diante dessa tentativa, para que valorizem a pesquisa em sua justa dimenso, j que a ideia no lev-los a acreditar que ela a panaceia que ir solucionar todos os problemas, ou que somente nos pases do primeiro mundo que se tem capacidade para realiz-la. A pesquisa mais uma das fontes de conhecimento, portanto, se a deciso foi ampliar suas fronteiras, ser indispensvel realiz-la com responsabilidade e tica. Embora a pesquisa quantitativa esteja consolidada como a predominante no horizonte cientfico internacional, nos ltimos cinco anos a pesquisa qualitativa passou a ter maior aceitao; por outro lado, o antigo

debate de oposio entre os dois tipos comea a ser superado. Outro avano na pesquisa a internet; antigamente, a reviso da literatura era longa e entediante, hoje acontece o contrrio, o pesquisador pode se dedicar mais anlise da informao em vez de escrever dados em centenas de cartes. No entanto, ainda existem pesquisadores e docentes que gostam de adotar posturas radicais. Eles se comportam como a criana do martelo, que aps conhecer essa ferramenta passa a ver tudo que est a sua volta como um prego, sem sequer questionar se o que precisa de um serrote ou uma chave de fenda. Carlos G. Alonzo Blanquero Professor-pesquisador titular Facultad de Educacin Universidad Autnoma de Yucatn Mrica, Mxico

NOTAS
1. No CD anexo o leitor encontrar um captulo sobre os antecedentes da abordagem quantitativa e qualitativa (ver o primeiro captulo: Historia de los enfoques cuantitativo, cualitativo y mixto). 2. Embora no CD se aborde mais detalhadamente esse tema, por ora basta dizer que o enfoque quantitativo nas cincias sociais surge fundamentalmente na obra de Auguste Comte (1709-1857) e mile Durkheim (1858-1917). Eles sugeriram que o estudo sobre os fenmenos sociais tem de ser cientco, isto , suscetvel aplicao do mesmo mtodo que era utilizado com xito nas cincias naturais. Eles defendiam que todas as coisas ou fenmenos estudados pelas cincias eram mensurveis. Essa corrente chamada de positivismo. O enfoque qualitativo tem sua origem em outro pioneiro das cincias sociais: Max Weber (1864-1920), que introduz o termo Verstehen ou entender, com o qual reconhece que alm da descrio e medio de variveis sociais, tambm preciso considerar os signicados subjetivos e a compreenso do contexto em que ocorre o fenmeno. Weber props um mtodo hbrido, com ferramentas como os tipos ideais, no qual os estudos no sejam somente de variveis macrossociais, mas de ocorrncias individuais. 3. No podemos, por exemplo, denir e selecionar a amostra antes de formularmos as hipteses; tambm no possvel coletar ou analisar dados se no desenvolvemos previamente o desenho ou denimos a amostra. 4. Claro que sabemos que no existe a objetividade pura ou completa.

48

Hernndez Sampieri, Fernndez Collado & Baptista Lucio

5. Esse enfoque tambm cou conhecido como pesquisa naturalista, fenomenolgica, interpretativa ou etnogrca, e uma espcie de guarda-chuva no qual se inclui uma variedade de concepes, vises, tcnicas e estudos no quantitativos. De acordo com Grinnell (1997) existem diversos marcos interpretativos, como o interacionismo, a etnometodologia, o construtivismo, o feminismo, a fenomenologia, a psicologia dos constructos pessoais, a teoria crtica, etc., que so includos nesse guarda-chuva para realizar estudos. 6. Aqui o todo o fenmeno de interesse. Por exemplo, em seu livro Police Work, Peter Manning (1997) mergulha por semanas no estudo e na anlise do trabalho policial. Seu interesse compreender as relaes e a lealdade que surgem entre pessoas que se dedicam a essa prosso. E ele consegue isso sem medio de atitudes, apenas captando o fenmeno prprio da vida na polcia. 7. Vamos utilizar o exemplo de uma cmera fotogrca: no estudo quantitativo denimos o que vamos fotografar e tiramos a foto. No qualitativo como se a funo zoom in (aproximao) e zoom out (distanciamento) fossem constantemente utilizadas para capturar em uma rea qualquer a imagem de interesse. 8. Creswell (2009 e 2005), Garca e Berganza (2005), Mertens (2005), Todd (2005), Unrau, Grinnell e Willians (2005), Corbetta (2003), Sandn (2003), Esterberg (2002), Guba e Lincoln (1994).

You might also like