You are on page 1of 7

A influncia da aerodinmica no design MATOS, Cynthia Casagrande cynthia_uemg@yahoo.com.br BOTELHO, Rber Dias roberrubim@yahoo.

com
1

Design de Produto Escola de Design/UEMG Campos de Belo Horizonte. Bolsista FAPEMIG. 2 Professor Mestre, Orientador de Design e Ergonomia. 1 Introduo A aerodinmica foi um dos principais marcos na evoluo dos veculos automotores de todos os tempos. Passado o perodo onde ferros de passar, cafeteiras, roupas e sapatos, entre outros produtos, sofriam interferncia desta ferramenta, onde o aquecimento global e suas conseqncias esto diretamente relacionados. Assim, este estudo baseiase em um projeto de pesquisa de iniciao cientfica onde retrata a influncia da aerodinmica ao longo da histria do desenvolvimento de produtos em carter industrial.
A aerodinmica um campo de pesquisa que lida com a mecnica dos fluidos, e no deve ser considerada somente quando se dirige em alta velocidade (com relao ao design automotivo), mas, tambm, para garantir estabilidade, melhorar com a eficincia do motor, reduzir o consumo de combustvel, diminuir o desperdcio de material e preservar o meio ambiente (Larica: 2003).

A aerodinmica definida como o estudo dos movimentos e interaes de corpos fluidos (movimentos de fluidos gasosos, relativo s suas propriedades e caractersticas, e s foras que exercem em corpos slidos nele imersos). H uma ligao direta com o estudo dos desenhos de aeronaves, navios, carros, antenas, pontes, entre outros com a inteno de melhorar seus desempenhos e segurana. O design de produto integra com a cincia da aerodinmica, pois esta significativamente importante no desenvolvimento de projetos que dependem de contato direto com o ar. O escoamento do ar sobre as superfcies destes objetos interfere diretamente no seu desempenho e sua funo principal. Define-se o design de transportes (transportation design; design de automveis) como um segmento importante do Design Industrial. Procura-se desenvolver produtos e sistemas voltados para a mobilidade e apresenta-se como um extenso campo de trabalho, que expande os seus limites de acordo com a dinmica dos tempos mais recentes. Como os campos de conhecimento esto cada vez mais interdisciplinares, estes facilitam as diversidades das linhas de criao para os designers, que podem identificar oportunidades em outros ambientes de projeto, ao contemplar solues recorrentes s adotadas nos meios de transporte e instalaes que os apiam, nos mais diversos sistemas em uso atualmente. A mobilidade a capacidade do homem se movimentar e

de fazer movimentar as coisas de que ele precisa. Mas, essencialmente, mobilidade significa facilidade de mudana. 2 Desenvolvimento de extrema importncia para o designer noes e/ ou at mesmo um estudo aprofundado da aerodinmica para melhor desempenho dos desenhos de produtos que tenham como diferencial uma relao direta com o ar ou gua. O estudo da aerodinmica, que antes aparecia apenas em avies e em carros de competio, aumentou gradativamente com a influncia da ergonomia e segurana. Estudar a histria da aerodinmica e apresentar um mapa referente evoluo de sua interface com o design de produto e seus benefcios para a sociedade. No design automotivo, importante identificar e relacionar a contribuio da aerodinmica e tambm analisar o seu histrico no contexto mundial. Assim como nos carros, observase tambm uma constante influncia da aerodinmica nos produtos em geral. Tendncias, comportamentos e conceitos pertinentes ao design aerodinmico esto constantemente sendo estudados. Em algumas particularidades a prtica do design aerodinmico juntamente com a aerodinmica, em relao questo da diversidade cultural, encontra-se para o atendimento das necessidades e anseios dos usurios. Pode-se considerar que a aerodinmica um estudo da interface do ar com os objetos, e durante o seu estudo possvel analisar o comportamento do ar segundo as leis bsicas da dinmica dos fluidos. A mecnica dos fluidos o estudo dos fluidos em movimento (dinmica) e dos efeitos subseqentes do mesmo sobre os contornos, que podem ser superfcies slidas ou interfaces com outros fluidos. Gases e lquidos so classificados como fluidos e o nmero de aplicaes dos fluidos na engenharia enorme. Como exemplo: a respirao, a circulao sangunea, a natao, as bombas, os ventiladores, as turbinas, as aeronaves, as embarcaes, os rios, os moinhos de vento, os tubos, os msseis, os icebergs, os motores, os filtros, os jatos e os aspersores para citar algumas (White: 1999). Conceitua-se a aerodinmica como a interface do ar com os objetos. O escoamento do ar nos objetos interfere diretamente no seu desempenho, portanto considerada uma cincia importante no desenvolvimento dos projetos em geral. No sculo 19, o desenvolvimento da aerodinmica estava relacionado ao estudo da hidrodinmica, que apresentava problemas semelhantes, e com algumas vantagens experimentais pois existiam tanques de gua circulantes na poca, apesar de no haverem tneis de vento. O estudo da aerodinmica surgiu com a necessidade de melhorar o desempenho dos avies e dos carros no incio do sculo 20, basicamente no perodo entre guerras. No caso dos avies, as quatro foras principais que atuam em uma aeronave, durante o vo nivelado, so:

Peso; Sustentao;

Arrasto; Trao.

Para um estudo detalhado da aerodinmica nos automveis utilizado tnel de vento (tnel aerodinmica) e este um aparelho que verifica, atravs de testes, a ao do ar sobre o objeto. O vento que o tnel produz tem diferentes velocidades e tambm controle de temperatura e presso do ar. Os tneis so construdos sob muitas formas e para diferentes propsitos. Alguns tm dimenses que permitem testar avies em tamanho real. Outros podem apenas testar modelos em escala. Os tneis de vento so chamados de subsnico quando a velocidade do vento menor que a velocidade do som e de supersnico quando a velocidade do ar superior a do som. Alm desses, tambm existem os tneis hipersnicos onde a velocidade do vento de 5 vezes ou mais que a do som. Em alguns tneis so estipuladas temperaturas muito baixas fim de simular condies de grande altitude e outros tneis a temperatura muito elevada para simular condies suportadas por um mssel em vo atravs da atmosfera. No caso do avio, por exemplo o movimento da aeronave no ar que cria a fora de sustentao nas asas, que vai se opor a gravidade representada pela fora peso, e que quando for maior que este, o avio sobe. O arrasto a fora que se ope trao e causada pela resistncia do ar. A partir deste conceito, os desenhos da asa e de outros componentes do avio influenciam diretamente na performance do prprio. As superfcies aerodinmicas dependem do escoamento do ar e os dois so responsveis pela sustentao da aeronave. No setor do design automotivo, podemos citar os grandes avanos da aerodinmica na Frmula 1. Nas corridas de Frmula 1, durante o perodo de recesso, as escuderias trabalham para lanaram diferentes carros e busca-se, primeiramente o aperfeioamento nas corridas e a aerodinmica fundamental para estes avanos. Basicamente, todo o estudo das dimenses, formas, estilo do carro so realizados a partir das leis da Engenharia Aerodinmica. O aumento da aderncia do carro permite um melhor controle de velocidades que aumentam gradativamente. A regulagem na pista de corrida, praticamente, proporcionada por um bom projeto feito por designers e como vantagem, o carro consegue manter uma velocidade mdia maior, favorecendo tanto em pistas retas como em curvas. No design de automveis, podemos aplicar a aerodinmica para atender diversos itens de performance e, dentro deles, podemos citar: economia de combustvel; aumento de velocidade; dirigibilidade em altas velocidades; manuteno da dirigibilidade em reta sob ventos laterais; arrefecimento de motores e freios; reduo do rudo do vento; ventilao da cabine; desembaamento dos vidros; condicionamento de ar; afastamento de poeira e lama da grade frontal, faris, pra-brisas e vidro traseiro;

manuteno da presso dos limpadores sobre os pra-brisas; projeto de acessrios montados externamente.
O compromisso entre o automvel e a aerodinmica foi se acentuando na medida em que os veculos foram aumentando as suas velocidades. Quando as velocidades aumentam, tambm aumenta a percepo de que o ar funciona como uma barreira consistente e invisvel. A constatao deste fato, faz com que os projetistas se empenhem em tirar o melhor partido possvel da aerodinmica, para contornar este obstculo (LARICA: 2003).

Por volta de 1920, os primeiros estudos de aerodinmica foram feitos, ao se perceber que os carros perdiam potncia pela baixa resistncia. Na dcada de 1930, as fbricas de automveis tinham a preocupao primordial com relao a reduo do efeito de arrasto, denominado Aerodynamic Drag.
Aerodinamic Drag ou Drag Force (D) representa a resistncia oferecida pelo ar ao avano de um veculo com determinada rea frontal e determinada fora de carroceria (LARICA: 2003).

Atualmente, a maior parte dos veculos possui deficincia com relao ao estudo aerodinmica, ocasionando um desperdcio de potncia que varia de 30,0 a 40,0%. considerado Centro Aerodinmico (aerodynamic center) o centro virtual de aplicao das aerodinmicas atuantes sobre o veculo.
A requisio de potncia e a reduo de velocidade devidas ao impacto do ar contra o corpo do carro, a influncia dos ventos laterais e a alterao das cargas sobre as rodas alguns dos problemas tpicos da aerodinmica (Enciclopdia do Automvel).

No design automotivo, trs foras agem diretamente em um veculo em movimento: a Drag Force D (resistente ao avano frontal do veculo eixo longitudinal X), Side Force S (empurra o veculo lateralmente eixo transversal Y) e Lift Force L (elevao do veculo do cho eixo transversal Z). O coeficiente de resistncia do ar (coeficiente de arrasto ou coeficiente aerodinmico) independe das dimenses de um objeto e identifica o arrasto aerodinmico obtido atravs de experimento em tnel de vento (LARICA, 2003). Desde 2005, as empresas de Frmula 1 contam com tneis de vento exclusivos para aprimorar o desempenho de seus blidos de competio, em pequenos detalhes. Por exemplo, o desenho, projeto aerodinmico do aeroflio garante estabilidade ao carro, conferindo estabilidade na pista. Como cada pista de corrida possui diferentes condies, as equipes de Frmula 1 tambm contam com diversos formatos de asas para cada prova. Um dos itens mais importantes no conjunto aerodinmico, pode-se destacar o aeroflio, que teve a sua origem nos veculos de Frmula 1, que por sua vez foram inspirados nos conceitos da mais avanada engenharia aeronutica. Nos veculos de passeio o aeroflio sua funo muito mais muito mais esttica do que no sentido original aerodinmico de diminuir o atrito com o vento otimizando a velocidade.

Basicamente, a aerodinmica destacou-se no setor industrial com o surgimento dos avies e dos automveis, porque estes apresentavam desvantagens ao se locomoverem. A inteno era de obter o menor atrito possvel com o ar, pois assim ganhariam altas velocidades e gastariam menos combustvel. Na arquitetura, tal tecnologia tem sido largamente empregada devido ao fato de prdios cada vez mais altos e em regies que so comuns os furaces. Como exemplo bem sucedido de estudo aerodinmico, o automvel Volkswagen Golf gerao 3, obteve-se uma distribuio do escoamento de ar, atravs de as entradas de ar para refrigerar o motor, assim como o pequeno deflector no topo da mala para evitar acumulao de partculas no vidro (AUTOMOTOR, fevereiro de 1997.) Pode-se citar tambm a excelente aerodinmica do tambm automvel da Volkswagen, a Zafira, que auxilia no baixo nvel de consumo de combustvel, aumentando o conforto ao rodar. As extensas anlises em torno do automvel produziram um coeficiente de penetrao aerodinmica de apenas 0,33 (GENERAL MOTORS, 2007). Dentre os exemplos de aplicaes dos conceitos aerodinmicos em produtos diversos, podemos citar os que se enquadram no setor esportivo. Periodicamente so lanados materiais esportivos, como barracas de camping, bicicletas, entre outros. A obteno de melhores resultados aerodinmicos nestes produtos est diretamente relacionado com o sucesso esportivo/ mercadolgico do mesmo. 3 Metodologia A metodologia do projeto proposto baseia-se em coletas de dados para ampliar a viso da influncia aerodinmica no design automotivo, principalmente; reconhecimento dos estilos e tendncias no design atual com referncia de todo o Mundo; anlise, interpretao e compatibilizao dos dados tendo em vista a consecuo dos objetivos geral e especficos; a concluso final visando ampliar sua capacidade de anlise, associao de informaes e sntese. e a elaborao de um relatrio final 4 Concluso O estudo da aerodinmica mostra-se, atualmente, importante no somente para o design de automveis. Pois, uma srie de outros produtos tm sido testados em tneis de vento, como: construes arquitetnicas; equipamentos esportivos (esquis, roupas, raquetes, tacos, barracas de camping, etc.); entre outros. Pois, o estudo um investimento alto, mas que traz vantagens competitivas. Tal tecnologia permite que novas solues tcnicas e esttica (quanto estrutura e estilo, respectivamente) sejam aprofundados para a melhoria das performances dos produtos em geral. Projetar produtos com caractersticas aerodinmicas tornou-se smbolo de um mercado global que valoriza explicitamente os valores tecnolgicos. 5 Referncias Bibliogrficas 5.1 Livros:

BAXTER, Mike. Projeto de Produto, guia pratico para o desenvolvimento de novos produtos. So Paulo: Edgar Blcher, 1998. BURDEK, Bernhard E. Histria, Teoria e Prtica do Design de Produtos. So Paulo: Edgard Blucher. 2006. 496p. DORFLES, Gillo. Introduo ao Desenho Industrial: Linguagem e Historia da Produo em Serie. Rio de Janeiro: Edies 70. 1990. 134p. FIELL, Charlotte J. FIELL, Peter M. Design Industrial; A-Z. Lisboa Portugal. Taschen. 2001. 768p. FIELL, Charlotte J. FIELL, Peter M. El Diseo Industrial. Lisboa Portugal. Taschen, 2003 HESKETT, Jonh. Desenho Industrial. 2 ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1998. 227p. KUNZ, Gilberto. Design: a evoluo tcnica. Vitria ES: EDUFES, 2002. 115p. LARICA, Neville Jordan. Design de Transportes: Arte em Funo da Mobilidade. Rio de Janeiro: 2AB / PUC-RIO, 2003. 216p. SAINTIVE, Newton Soler, Aerodinmica de Alta Velocidade. Editora ASA, 1999 VON, KRMN T., Aerodynamics , Cornell University Press, 1954, Ithaca, NY. KOHLER, Wolfgang. Psicologia da Gestalt. Belo Horizonte. Editora Itatiaia, 1980. Romero-Robledo, Carlos Ordoez. Aerodinmica. UTENA (Union Tipogrfica Editorial Hispano Americana), 1962. HUNT, Graham J. F. Designing Instruction for Humam Factors Training in Aviation. AVEBURY. Aviation, 1997 WHITE, Frank M. Mecnica dos Fluidos. 4 ed. Editora McGraw-Hill Interamericana do Brasil Ltda, 2002. Enciclopdia do Automvel Volume 1, Editora: Abril Cultural. 1972.

8.2 Revistas AUTO MAGAZINE, Junho, 1997. AUTO MAGAZINE, Novembro, 1999. AUTO MAGAZINE, Abril, 2000. AUTOMOTOR, Fevereiro, 1997.

STILEINDUSTRIA ADI, marzo march, 1997.

8.3 Internet Site: <www.aerodinamica.net/artigo.php?txt=aviacao/porque_o_aviao_voa_parte1.htm>. Acesso em 20/11/2006. Site: <www.pt.wikipedia.org/wiki/Aerodin%C3%A2mica>. Acesso em 20/11/2006. Site: <www.aerodinamica.hpg.ig.com.br/saber.htm>. Acesso em 20/11/2006. Site: <www.expoente.com.br/professores/kalinke/trabalhos/aero/tunel.html>. Acesso em 25/02/07. Site: <www.media.gm.com/division/brazil/product_services/ps_cars/ps_c_zafira/Zafira2007. doc>. Acesso em 25/02/2007.

You might also like