You are on page 1of 7

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAO INTERNACIONAL

EDITAL DE SELEO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO Programa de Parcerias Universitrias de Graduao e m Lngua Espanhola e Lngua Portuguesa no MERCOSUL (Brasil / Argentina) Edital n 076/2010/DRICAPES/ MERCOSUL

Edita l inte rno ACI n 001 /201 4

O Assessor de Cooperao Internacional da Universidade Federal Rural de Pernambuco, no uso de suas atribuies legais, torna pblico o edital de inscrio e seleo de alunos para o Programa de Parcerias Universitrias de Graduao em Lngua Espanhola e Lngua Portuguesa no MERCOSUL (UFRPE-UBA), com base no convnio assinado entre a CAPES, o Ministrio da Educao do Brasil e o Ministerio de Educacin da Argentina, atravs da Secretara de Polticas Universitarias (SPU), que tem como objetivo fomentar o intercmbio de estudantes em nvel de graduao nas reas de Letras (Portugus e Espanhol).

DISPOSIES GERAIS DESCRIO DAS ATIVIDADES DE INTERCMBIO O presente projeto visa a incrementar a internacionalizao do ensino nas reas de Letras (Portugus e Espanhol) por meio de uma rede interinstitucional, composta pelas seguintes instituies de ensino parceiras, do Brasil: Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE e da Argentina: Universidad de Buenos Aires- UBA. O principal objetivo contribuir para a qualidade do ensino de graduao nas instituies participantes, estimulando a troca de experincias internacionais entre estudantes e entre docentes dos cursos de Letras.

1. DAS VAGAS E DO VALOR DA BOLSA 1.1 Os Projetos aprovados pela CAPES so coordenados na UFRPE pela Prof. Dorilma Neves Galdino Alves, do Departamento de Letras e Cincias Humanas. As vagas sero alocadas conforme classificao final no processo de seleo. Para este edital sero ofertadas trs (03) vagas. 1.2 Sero concedidas pela CAPES, aos estudantes brasileiros, bolsas de graduao no valor de $ 870,00 (oitocentos e setenta dlares americanos) mensais, referentes ao perodo efetivo de estada dos estudantes brasileiros nos pases integrantes do MERCOSUL e pagas mensalmente; seguro sade no valor de $ 70,00 (setenta dlares americanos) mensais e auxlio instalao no valor de $ 110,00 (cento e dez dlares americanos) mensais; ainda auxlio deslocamento no valor de US$760,00 (para passagem de ida e de volta), valores pagos em uma nica parcela.

1.3 Os valores vigentes para bolsa mensal, auxlio instalao, auxlio deslocamento e seguro sade so regulados por Portaria da CAPES, podero sofrer alteraes e/ou atualizaes mediante a publicao de novas portarias. 1.4 Os valores referentes a seguro sade, auxlio instalao e auxlio deslocamento sero pagos no Brasil pela CAPES, proporcionalmente ao perodo da misso e na sua totalidade, antes do embarque do estudante. 1.5 A concorrncia entre as bolsas e benefcios descritos nos subitens acima ser para a lunos do curso de Letras- Portugus e Espanhol - do campus de Dois Irmos em Recife. 1.6 A concesso da bolsa de estudo ao candidato selecionado estar condicionada assinatura de termo de compromisso, o qual vincular as atividades do bolsista aos objetivos do programa, CAPES e s instituies parceiras envolvidas.

2. DAS OBRIGAES DO CANDIDATO BOLSISTA 2.1 Dedicar-se integralmente s atividades do plano de estudos; 2.2 retornar ao Brasil no prazo de 10 (dez) dias a contar da concluso do estudo, o que no implicar nus para a CAPES, e permanecer no pas por tempo igual ao da durao da bolsa; 2.3 ressarcir a CAPES de todo o investimento feito em sua formao, na eventualidade de ocorrncia de revogao da concesso motivada por ao ou omisso dolosa ou culposa do bolsista. 3. DA INSCRIO E DOS CRITRIOS DE SELEO DOS CANDIDATOS 3.1. O aluno, para concorrer seleo, dever satisfazer os seguintes requisitos: I. ser aluno regularmente matriculado no Curso de Letras- Portugus e Espanhol, na UFRPE (Recife, Sede); II. ter nacionalidade brasileira; III. haver concludo 50% (cinquenta por cento) dos crditos requeridos pelos respectivos cursos, e o intercmbio deve iniciar at o 8 semestre do curso, segundo o edital da Capes; IV. apresentar mdia de Coeficiente de Rendimento Geral igual ou superior a 7 (sete), comprovado atravs do ltimo histrico escolar emitido pelo DRCA; V. apresentar Curriculum vitae na Plataforma Lattes; VI. demonstrar proficincia em lngua estrangeira a ser avaliada por teste de espanhol escrito e oral, aplicado por ocasio do processo de seleo; VI.no haver sido contemplado anteriormente com bolsa de estudos no exterior, em nvel de graduao, em programa ou projeto financiado pela CAPES ou CNPq. VII.Alunos que tenham reprovaes em seu histrico escolar s podero participar da seleo caso j tenham obtido aprovao na mesma disciplina em semestre subsequente. VIII.Os bolsistas selecionados iniciaro o perodo de intercmbio em maro de 2014 com Finalizao prevista em julho de 2014. 3.2. As inscries sero recebidas, exclusivamente, no perodo de 14 a 21 de janeiro de 2014, atravs do e-mail: intercambio@reitoria.ufrpe.br, sob o ttulo (assunto do e- mail): INSCRIO UBA -ARGENTINA; 2

3.3. O pedido de inscrio do aluno da UFRPE deve ser realizado mediante o envio de arquivos digitalizados (formato PDF), anexos ao e- mail, contendo os seguintes documentos: a) Requerimento de Inscrio e Carta de Inteno ( Anexos I e II do Edital ), devidamente preenchidos e assinados; b) demais documentos listados no item 5 ;. 3.4. A seleo ser realizada por comisso designada pelo Assessor de Cooperao Internacional da UFRPE e o Coordenador do Programa de Parcerias de Graduao na UFRPE. No processo, sero avaliados o desempenho acadmico do candidato mensurado pelo Coeficiente de Rendimento Acadmico relativo ao histrico escolar com especial destaque para a mdia das notas de Lngua Espanhola e Literatura em Lngua Espanhola, tambm pelo curriculum Lattes e pela proficincia oral e escrita em lngua espanhola. 3.5 Os testes de proficincia em lngua estrangeira espanhola (oral e escrito) sero aplicados pela Assessoria de Cooperao Internacional da UFRPE e pela Coordenao do Programa de Parcerias de Graduao Universitria do Mercosul nos seguintes locais, datas e horrios: a) PROVA ORAL : dia 22/1 (quarta-feira), das 9h s 11h, Sala de Audiovisual do CEGOE (2 andar) - pegar com os monitores a ficha que indica a ordem de chegada; b) PROVA ESCRITA : dia 23/1 (quinta-feira), das 9 s 12h, Sala de Seminrios do CEGOE (2 andar); Os alunos devero chegar ao local das provas com antecedncia de no mnimo 15 minutos. 3.6. Os estudantes sero classificados de acordo com a mdia entre o Coeficiente de Rendimento Acadmico e a mdia das disciplinas Lngua Espanhola e Literatura em Lngua Espanhola e o conceito obtido na mdia das provas de proficincia em lngua estrangeira (oral e escrita); 3.7. O resultado ser publicado no sit e www.ufrpe.br/aci, at o dia 27 de janeiro de 2014 e enviado aos candidatos por e- mail. 3.8. Caso ocorra desistncia por parte de aluno selecionado ser convocado o seguinte candidato classificado de acordo com os critrios definidos no item 3.6 deste Edital.

4. PERODO DO INTERCMBIO O deslocamento de estudante, na modalidade intercmbio acadmico, a fim de desenvolver atividades letivas e de pesquisa na rea de interesse do Projeto, na Argentina, ser por um perodo mximo de 6 (seis) meses.

5. DOS DOCUMENTOS. O candidato dever remeter Assessoria de Cooperao Internacional (www.intercambio@reitoria.ufrpe.br), juntamente com os formulrios de inscrio (anexos I e II do Edital), os seguintes documentos (digitalizados em formato PDF): a) Histrico Escolar, carimbado e assinado pelo DRCA ou Coordenador do Curso; b) Comprovante de matrcula carimbado e assinado pelo DRCA ou Coordenador do Curso; d) duas fichas de avaliao de professores diferentes (Anexo III do Edital) ; e) Curriculum vitae na Plataforma Lattes; 3

f) uma (01) fotografia 3 x 4; g) outros documentos podero ser exigidos pela Universidade de destino e sero solicitados posteriormente ao(s) aluno(s) selecionado(s).

6. DA RESPONSABILIDADE DO ESTUDANTE Os alunos vinculados IES e selecionados para participar do PROGRAMA, devero: a) permanecer regularmente matriculados na IES; b) concordar em cumprir o programa oficial das atividades a serem desenvolvidas no Projeto; c) assumir todos os gastos no cobertos pelo Projeto; d) cumprir todas as condies estabelecidas no Projeto.

7. DISPOSIES GERAIS Os casos omissos sero analisados pela Assessoria de Cooperao Internacional da UFRPE e pela Coordenao do Programa de Parcerias d Universitrias de Graduao do Mercosul na UFRPE, tendo como referncia os termos da Instruo Normativa n. 01/2001 da PREG, que dispe sobre as normas para o intercmbio e mobilidade acadmica nacional e internacional no mbito da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Recife, 13 de janeiro de 2014


LEUCIO CAM ARA ALVES
Assessor de Cooperao Internacional da UFRPE

ANEXO I REQUERIMENTO DE INSCRIO Foto 3 x4 1. Dados Pessoais: Nome: RG com data de emisso: Curso: Endereo: Cidade: Bairro: Telefone fixo: Telefone Celular: e-mail: Dados Bancrios: C/C: Agncia: 2. O estudante acima identificado vem requerer Assessoria de Relaes Internacionais da UFRPE sua inscrio no Programa de Parcerias Universitrias de Graduao em Lngua Espanhola e Lngua Portuguesa no MERCOSUL, com base no convnio assinado entre a CAPES, o Ministrio da Educao do Brasil e o Ministerio de Educacin da Argentina, atravs da Secretara de Polticas Universitarias (SPU), que tem como objetivo fomentar o intercmbio de estudantes em nvel de graduao nas reas de Letras (Portugus e Espanhol). CPF:

Estado:

CEP:

Data:___/___/___

Assinatura do estudante

ANEXO II CARTA DE IN TENO Nome: Curso: Letras, Portugus e Espanhol Endereo completo (com CEP): Telefones: celular: e-mail: Exposio de motivos: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ convencional: Campus: Dois Irmos CPF:

Declaro ter lido e estar ciente das normas do edital de seleo de bolsistas para o Programa de Parcerias Universitrias de Graduao em Lngua Espanhola e Lngua Portuguesa no MERCOSUL, com base no convnio assinado entre a CAPES, o Ministrio da Educao do Brasil e o Ministerio de Educacin da Argentina, atravs da Secretara de Polticas Universitarias (SPU), que tem como objetivo fomentar o intercmbio de estudantes em nvel de graduao nas reas de Letras (Portugus e Espanhol). ______________, ____ de ___________ de 2012. ___________________________________ Assinatura do candidato

ANEXO III FICHA DE AVALIAO DO CANDIDATO


UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
ASSESSORIA DE COOPERAO INTERNACIONAL INFORMANTE Nome - Posio Instituio
UNIV ERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO- UFRPE

CANDIDATO Nome e Instituio de destino escolhida


UNIV ERSIDADE DE BUENOS AIRES - UBA

Sr. Informante: No quadro abaixo, p or favor, avalie o candidato, colocando um x depois de cada caracterstica a ser avaliada na coluna que melhor represente sua opinio. Compare o candidato, em cada item, com um grupo representativo de estudantes qualificados para intercmbio acadmico que V.S. tenha conhecido durante sua carreira profissional.
CARACTERSTICAS
Abaixo da Mdia Mdio Bom tim o Sem condies para inform ar

Capacidade para conduzir trabalho acadmico Capacidade para expressar-se oralmente Capacidade para escrever Motivao Estabilidade emocional e maturidade Autoconfiana e independncia Capacidade para trabalho em equipe Capacidade para ensinar Talento criativo ou inovativo
H quanto tempo conhece o candidato? Em conexo com o qu?
V.S. recomendaria esse candidato para um programa de intercmbio acadmico internacional? Sim No

Se apropriado, responda:

No espao abaixo, por favor, faa qualquer comentrio que possa auxiliar no julgamento para admisso do candidato.

- Se o candidato fosse indicado para admisso, V.S. o consideraria merecedor de assistncia financeir a? Sim No

LOCAL E DATA
_________________________ de ______________________ de ________

_____________________________________________________________ _

Assinatura do Informante

==>

Por favor, devolva esta referncia, em envelope lacrado, para: UFRPE - Assessoria de Cooperao Internacional, Rua Dom Manoel de Medeiros, S/N, Dois Irmos, Recife PE, Brasil, 52171-900

You might also like