You are on page 1of 25

Contrato de compra e venda

ARTIGO 874 Noo Compra e venda o contrato pelo qual se transmite a propriedade de uma coisa, ou outro direito, mediante um preo.

Sendo um contrato translativo de direitos, a compra e venda pressupe a existncia de uma contrapartida pecuniria

Se no existir qualquer contrapartida ... - o contrato qualificvel como doao (art. 940) Se a contrapartida no consistir numa quantia pecuniria... - trata-se de um contrato de escambo ou troca CARACTERSTICAS O contrato de compra e venda um contrato... 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. nominado e tpico primordialmente no formal consensual obrigacional e real quoad effectum oneroso sinalagmtico normalmente comutativo, sendo por vezes aleatrio de execuo instantnea

1. contrato nominado e tpico Porque que a lei o reconhece como categoria jurdica Porque a lei estabelece para este contrato um regime, quer no mbito do Direito Civil (arts. 874 e ss. CC), quer no mbito do Direito Comercial (arts. 463 e ss. CCom)

2. contrato primordialmente no formal (art. 219) Regra geral, o contrato de compra e venda no depende de forma especial, excepto quando a lei o exige ( ex: art. 875) 3. contrato consensual (por oposio a real quoad constitutionem ) Porque a lei ao prever expressamente a existncia de uma obrigao de entrega por parte do vendedor (art. 879/b), o acordo das partes que determina a formao do contrato, no dependendo esta da entrega da coisa, nem do pagamento do preo respectivo. 4.contrato obrigacional e real quoad effectum Contrato obrigacional A compra e venda determina a constituio de duas obrigaes: - obrigao de entrega da coisa (art. 879/b)) - Obrigao de pagamento do preo (art. 879/c))

Contrato real quoad effectum Uma vez que produz a transmisso de direitos reais (art. 879/a)) 5. Contrato oneroso Porque existe uma contrapartida pecuniria em relao transmisso dos bens. 6. contrato sinalagmtico Uma vez que as obrigaes do vendedor e do comprador constituem-se tendo cada uma a sua causa na outra (o que determina que permaneam ligadas durante a fase da execuo do contrato).

7. Contrato normalmente comutativo, por vezes aleatrio Cumutativo Uma vez que ambas as atribuies patrimoniais, se apresentam como certas, no se verificando incerteza nem quanto sua existncia (an) nem quanto ao seu contedo (quantum). Em certos casos a lei admite que a compra e venda possa funcionar como... Contrato aleatrio Como nos casos de ... - venda de bens futuros, frutos pendentes e integrantes, a que as partes atribuem esse carcter (art. 880/2) - venda de bens de existncia ou titularidade incerta (art. 881) - venda de herana ou de quinho hereditrio (arts 2124 e ss.) - venda de expectativas

8. Contrato de execuo instantnea Porque, quer em relao obrigao de entrega, quer em relao obrigao de pagamento do preo, o seu contedo e extenso no delimitado em funo do tempo. Mas,... Se a compra e venda tiver por objecto bens imveis, esta s vlida quando for celebrada por escritura pblica (art. 875),... excepto se for uma ... - compra e venda de imvel com recurso ao crdito bancrio, em que basta a celebrao de um documento particular ( art. 2 do DL 255/93, de 15 de Julho) - compra e venda de direito real de habitao peridica (art.12 DL 275/93, de 5 de Agosto) A escritura pblica , porm, ainda exigida para ... - a transmisso de herana ou quinho hereditrio (art. 2126/1), quando abranja bens cuja alienao deva ser feita por essa forma. - as quotas de sociedades (art. 228 CSC) - a transmisso total e definitiva do direito patrimonial de autor (art. 44 do Cdigo de Direitos de Autor e dos Direitos Conexos) a compra e venda, quanto a bens mveis, por vezes sujeita a forma escrita. acontece com... Assim FORMA A compra e venda um contrato essencialmente consensual (art. 219)

a alienao de herana ou quinho hereditrio, quando no abranja bens sujeitos a alienao por escritura pblica (art. 2126/2) o estabelecimento comercial (ver o novo RAU) alienao de direitos sobre bens industriais e registo de marcas (art. 31/6 CPI)

exigida a reduo a escrito do contrato de compra e venda em certas situaes, por razes de proteco do consumidor ; assim acontece na venda a domiclio (art. 16 do DL 143/2001, de 26 de Abril) O art. 205/2, refere expressamente que s coisas mveis sujeitas a registo aplicvel o regime das coisas mveis em tudo o que no seja especialmente regulado. Em certos casos, a compra e venda, para alm da forma especial pode obrigar realizao de certas formalidades. Assim na compra e venda de prdios urbanos e fraces autnomas, necessrio que se faa prova perante o notrio da inscrio na matriz predial e respectiva licena de utilizao (DL 281/99, de 26 de Julho. EFEITOS

Temos que distinguir, no contrato de compra e venda, entre ... os seguintes efeitos : - Um efeito real a transmisso da propriedade da coisa ou da titularidade do direito. e... - Dois efeitos Obrigacionais Que se reconduzem constituio da ... 1. obrigao de entregar a coisa, e 2. Obrigao de pagar o preo

EFEITO REAL essencial compra e venda a alienao de um direito, isto , uma aquisio derivada do mesmo. A celebrao do contrato de compra e venda acarreta logo a transferncia da propriedade (art. 879/a) e 408/1) A transferncia ou constituio do direito real imediata e instantnea. O efeito real verifica-se automaticamente no momento da celebrao do contrato ( princpio da consensualidade) Princpio da consensualidade a propriedade transmitida apenas com base no simples consenso das partes, sendo o efeito real verificado nesse momento. Foi a escola do jusnaturalismo racional (Grotius, Puffendorf) que consagrou o princpio de que a vontade das partes manifestada atravs do contrato, por si s suficiente para produzir o efeito real. Ligado ao princpio da consensualidade est o ... Princpio da causalidade A existncia de uma justa causa de aquisio sempre necessria para que o direito real se constitua ou transmita.

Qualquer vcio no negcio causal afectar igualmente a transmisso da propriedade. No nosso Cdigo, o contrato de compra e venda est consagrado no mbito da venda real.

Venda real O adquirente aps a celebrao do contrato adquire imediatamente a propriedade da coisa vendida que pode imediatamente opor erga omnes, no caso dos bens no sujeitos a registo, ficando no caso dos bens sujeitos a registo essa oponibilidade a terceiros dependente do cumprimento do nus registral.

Excepes ao Princpio da consensualidade (art. 408/1 ) O art. 408/1, deixa em aberto a possibilidade de se reconhecer hipteses de venda obrigatria, nos casos em que a transferncia da propriedade venha a ser temporalmente dissociada da celebrao do contrato. Duas situaes em que se verifica essa dissociao: Primeira situao ocorre sempre que a lei proceda a uma separao, entre o momento em que se verifica a concluso do contrato e o momento em que ocorre o fenmeno translativo. ocorre nos casos da... - venda de coisas indeterminadas (designadamente coisas genricas) - venda de bens futuros venda de frutos naturais, ou partes componentes ou integrantes de uma coisa - venda com reserva de propriedade Venda de coisa indeterminada Na venda de coisa indeterminada, a transmisso da propriedade d-se no momento em que ocorre a determinao da coisa com conhecimento de ambas as partes (art. 408/2), ... salvo se... Se tratar de uma venda genrica, em que a transferncia da propriedade se d no momento da concentrao da obrigao (arts. 540 e 541). Venda de bens futuros (art. 880) A transferncia da propriedade ocorre no momento em que a coisa adquirida pelo alienante. Venda de frutos naturais ou de partes componentes ou integrantes de uma coisa A transferncia da propriedade verifica-se no momento da colheita ou separao (art. 880) Venda com reserva de propriedade A aquisio integral da propriedade apenas ocorre no momento do pagamento do preo ou do evento em relao ao qual as partes determinaram essa verificao (art. 409) Segunda situao ocorre quando o fenmeno translativo no se pode verificar por um impedimento originrio, nos casos de venda de coisa alheia (art.892 e ss.) Venda de coisa alheia (art. 892) Na venda de coisa alheia o fenmeno translativo no se pode verificar em virtude de o vendedor no ser efectivamente o proprietrio do bem vendido. A venda de bens alheios nula, sempre que o vendedor carea de legitimidade para a realizar. Esta nulidade s pode ser sanada atravs da aquisio da propriedade (art. 895) , o que constitui uma obrigao para o vendedor (art. 897)

Podemos afirmar que... No Direito portugus no existe a figura da venda obrigatria Pois ... mesmo nas hipteses em que a venda possui uma eficcia translativa no imediata ou dependente da eventual verificao de certos actos ou factos, o contrato de compra e venda integra sempre um esquema negocial translativo.

Venda obrigatria Caracteriza-se especialmente pelo facto de o contrato de compra e venda nunca produzir efeitos reais, apenas tendo por funo a constituio de obrigaes (resultando assim a transferncia da propriedade de um segundo acto, que o vendedor se obriga a praticar, o qual produz os efeitos reais) PUBLICIDADE A compra e venda ter que ser registada quando respeitar a direitos reais sobre bens imveis ou a bens mveis sujeitos a registo (arts. 2/a) CRPred. e 11/1/a) CRBMveis), sob pena de no ser oponvel a terceiros nem prevalecer contra uma eventual aquisio tabular, desencadeada por uma segunda alienao do mesmo bem (arts. 5 e 17/2 CRPred. e arts. 3 e 38 CRBMveis) Sendo o direito real um direito absoluto com eficcia erga omnes conveniente e til que todos os parceiros interessados possam conhecer a sua existncia. No nosso Direito, a publicidade normalmente declarativa e no constitutiva. A publicidade apenas uma condio de eficcia, relativamente a terceiros , do direito real validamente constitudo por mero efeito do contrato. A publicidade apenas ser constitutiva na hiptese de aquisio tabular, caso em que a segunda venda que primeiro for registada prevalece sobre a primeira. No nosso sistema prevalece o interesse do proprietrio em detrimento da proteco de terceiros de boa f (a posse no vale ttulo) RISCO Na compra e venda, o comprador torna-se logo proprietrio da coisa vendida e no apenas credor do vendedor relativamente sua entrega. O comprador (novo proprietrio) deixa de estar sujeito ao concurso de credores no patrimnio do vendedor em relao a essa coisa (art. 604/1) uma vez que tem sobre ela a propriedade (art. 1305) Associada transferncia da propriedade aparece a transferncia do risco (art. 796/1) A partir do momento em que celebrado o contrato de compra e venda, o risco fica a cargo do comprador (796/1). O risco continua a correr para o vendedor, se a coisa tiver continuado em poder deste, em consequncia de termo estabelecido em seu favor; neste caso, a transferncia do risco s se verifica, com o vencimento do termo ou a entrega da coisa, salvo se .... o devedor entrar em mora, o que produz a inverso do risco (796/2) No caso de aposio de uma condio resolutiva ao contrato, o risco corre por conta do adquirente se a coisa lhe tiver sido entregue. No caso de aposio de uma condio suspensiva, o risco corre por conta do alienante durante a pendncia da condio (art. 796/3)

EFEITOS OBRIGACIONAIS O dever de entregar a coisa Em relao ao vendedor A obrigao que surge atravs do contrato de compra e venda reconduz-se essencialmente ao dever de entregar a coisa. assim atribudo ao comprador um direito de crdito entrega da coisa pelo vendedor, o qual concorre com a aco de reivindicao (art. 1311), que pode exercer enquanto proprietrio da coisa.

Em relao ao objecto da obrigao de entrega O objecto da obrigao de entrega, corresponde, coisa comprada. H que distinguir entre ... - Venda de coisa especfica - Venda de coisa genrica Venda de coisa especfica O vendedor apenas pode cumprir entregando ao comprador a coisa que foi objecto da venda, sem que a possa substituir. A coisa deve ser entregue no estado em que se encontrava ao tempo da venda (art. 882/1) Recai sobre o vendedor um dever especfico relativamente custdia da coisa. Caso a coisa se venha a deteriorar entre o momento da venda e o da entrega, presume-se existir responsabilidade pelo vendedor por incumprimento dessa obrigao (art. 918), a menos que demonstre que a deteriorao no procede de culpa sua (art. 799/1) Venda de coisa genrica O vendedor pode cumprir o contrato, entregando ao comprador qualquer coisa dentro do gnero. O vendedor ter que entregar as coisas correspondentes quantidade e qualidade convencionadas no contrato de compra e venda (arts. 539 e ss. , e 400) O desrespeito destas regras determinar a aplicao do regime do incumprimento das obrigaes (art. 918) A obrigao de entrega abrange, salvo estipulao em contrrio, alm da prpria coisa comprada, as suas partes integrantes, os frutos pendentes e os documentos relativos coisa ou direito (882/2) A obrigao de entrega pode ainda incluir, outros objectos como, por exemplo, a embalagem necessria ao acondicionamento do bem vendido. A obrigao de entrega est sujeita a ... Regras gerais quanto ao tempo de cumprimento quanto ao lugar de cumprimento quanto ao no cumprimento

Regras quanto ao tempo de cumprimento Se as partes no convencionarem prazo certo para a sua realizao, o comprador pode exigir a todo o tempo a entrega da coisa (art. 777/1) Com a interpelao do comprador, o vendedor ficar constitudo em mora ( art. 805/1) No caso de ter sido convencionado prazo certo, ou este resultar da lei, o vendedor ter que entregar a coisa at ao fim desse prazo, sem o que incorrer em mora (art. 805/2)

A obrigao de entrega da coisa vendida est sujeita ao prazo ordinrio de prescrio de vinte anos (art. 309)

Regras quanto ao lugar do cumprimento (caso no ocorra qualquer estipulao das partes) h que distinguir entre coisas mveis e imveis .... Relativamente s coisas mveis O art. 773 determina que deve ser entregue no lugar em que se encontravam ao tempo da concluso do negcio as coisas ... - determinadas - genricas a ser escolhidas de um conjunto determinado - a ser produzidas em certo lugar O art. 772 determina que nos outros casos, a coisa deve ser entregue no domiclio do vendedor. Relativamente s coisas imveis Naturalmente que a entrega fsica s poder ser feita no lugar em que o imvel se encontra. No caso em que as partes determinem que essa entrega ser realizada simbolicamente, dever-se- aplicar o critrio supletivo geral do domiclio do devedor (art. 772)

Em caso de no cumprimento (por parte do vendedor) - pode o comprador, nos termos gerais, intentar contra o vendedor uma aco de cumprimento (arts. 817 e ss.), ... - que tratando-se de coisa determinada, pode incluir a execuo especfica da obrigao (art. 827) - O vendedor est tambm sujeito a ter que indemnizar o comprador, pelos danos que lhe causar o incumprimento da obrigao (arts. 798 e ss.) O dever de pagar o preo A obrigao de pagamento do preo corresponde a uma obrigao pecuniria, sujeita ao regime dos arts. 550 e ss. No necessrio no contrato de compra e venda que o preo se encontre determinado no momento da celebrao do contrato, bastando que seja determinvel A lei pode supletivamente indicar a forma de determinabilidade do preo (art. 883)

A obrigao de pagamento do preo est sujeita a regras especficas quanto ao tempo e ao lugar: art. 885 A obrigao de pagamento do preo sujeita prescrio ordinria de vinte anos (art. 309) Nos crditos de comerciantes pelos objectos vendidos a no comerciantes, que no os destinam ao seu comrcio , existe uma prescrio presuntiva ao fim de 2 anos (art.317/b)) Transmitida a propriedade da coisa, ou o direito sobre ela, e feita a sua entrega, o vendedor no pode, salvo conveno em contrrio, resolver o contrato por falta de pagamento do preo (art. 886).

Verificada a definitiva transferncia da propriedade e entrega do bem, o vendedor fica restringido, contra o comprador, aco de cumprimento para cobrana do preo (art. 817), respectivos juros moratrios (art. 806/1)

A resoluo do contrato por incumprimento da obrigao do comprador, s possvel nestas situaes : a) Haver conveno em contrrio Nada impede s partes de estipular igualmente que o incumprimento da obrigao de pagar o preo por parte do comprador constitua fundamento de resoluo. b) Ainda no ter sido entregue a coisa (mesmo que j tenha ocorrido a transmisso de propriedade) O contrato ainda no se encontra totalmente executado, podendo at o vendedor recusar a entrega de coisa, enquanto o comprador no satisfizer a obrigao de pagar o preo (art. 428) c) Ainda no ter ocorrido a transmisso da propriedade (mesmo que a coisa j tenha sido entregue) Quando o vendedor conserva a propriedade com fins de garantia, pode em caso de incumprimento, proceder resoluo do contrato e exigir a restituio do bem. As despesas do contrato e outras despesas acessrias ficam a cargo do comprador (art. 878) As despesas relativas a actos de execuo do contrato, ficam a cargo do respectivo devedor.

Proibies de venda Casos em que a lei veda a celebrao do contrato de compra e venda entre determinadas pessoas. a) Venda de coisa ou direito litigioso b) Venda a filhos ou netos c) Compra de bens do incapaz pelos pais, tutor, curador, administrador legal de bens ou protutor que exera as funes de tutor. d) Venda entre cnjuges Venda de coisa ou direito litigioso art. 876 Faz-se aqui uma remisso para a proibio da cesso de crditos e direitos litigiosos (art.579 e ss.)

Em certas situaes onde no existe um receio de especulao, a proibio de venda cessa (art. 581) : a) A alienao ao titular do direito de preferncia ou remio sobre o bem. b) A alienao em defesa dos bens possudos pelo adquirente (ex: alienao ao arrendatrio de um prdio em risco de execuo) c) A alienao ao credor em cumprimento do que lhe devido (ex: alienao em cumprimento de contrato-promessa celebrado antes de o bem passar a litigioso) A venda considerada nula ( no interesse do vendedor) se apesar de ser proibida vier a ser realizada, sujeitando-se o comprador, nos termos gerais obrigao de reparar os danos causados. (arts. 876/2 e 580/1)

Esta nulidade no pode ser invocada pelo comprador (arts. 876/3 e 580/2) Venda a filhos ou a netos art 877

Esse consentimento pode ser objecto de suprimento pelo tribunal (art.1425) A proibio no abrange a dao em cumprimento feita pelo ascendente.

Compra dos bens do incapaz pelos seus pais e ... ARTIGO 1892 Proibio de adquirir bens do filho 1. Sem autorizao do tribunal no podem os pais tomar de arrendamento ou adquirir, directamente ou por interposta pessoa, ainda que em hasta pblica, bens ou direitos do filho sujeito ao poder paternal, nem tornar-se cessionrios de crditos ou outros direitos contra este, excepto nos casos de sub-rogao legal, de licitao em processo de inventrio ou de outorga em partilha judicialmente autorizada. 2. Entende-se que a aquisio feita por interposta pessoa nos casos referidos no n 2 do artigo 579. Nestes casos se for celebrada uma compra e venda sem autorizao judicial, esta anulvel. ARTIGO 1893 Actos anulveis 1. Os actos praticados pelos pais em contraveno do disposto nos artigos 1889 e 1892 so anulveis a requerimento do filho, at um ano depois de atingir a maioridade ou ser emancipado, ou, se ele entretanto falecer, a pedido dos seus herdeiros, excludos os prprios pais responsveis, no prazo de um ano a contar da morte do filho. 2. A anulao pode ser requerida depois de findar o prazo se o filho ou seus herdeiros mostrarem que s tiveram conhecimento do acto impugnado nos seis meses anteriores proposio da aco. 3. A aco de anulao pode tambm ser intentada pelas pessoas com legitimidade para requerer a inibio do poder paternal, contanto que o faam no ano seguinte prtica dos actos impugnados e antes de o menor atingir a maioridade ou ser emancipado. Apesar de no autorizada, a compra pode ser objecto de confirmao pelo Ministrio Pblico (art. 1894)

ARTIGO 1894 Confirmao dos actos pelo tribunal O tribunal pode confirmar os actos praticados pelos pais sem a necessria autorizao. Esta proibio extensiva ao ... tutor (art.1894 e n1 do DL 272/2001) curador (art.156)

administrador de bens (art. 1971/1) protutor (art. 1956/b)) apesar desta proibio, se a compra e venda de bens do menor vem a ser realizada, o negcio no anulvel, mas nulo, apesar de sanvel (art. 1939) venda entre cnjuges

O P da imutabilidade das convenes antenupciais, probe que os cnjuges venham alterar, depois da celebrao do casamento, quer as convenes antenupciais, quer os regimes de bens legalmente fixados (art. 1714/1) Entre os cnjuges esta proibio cessa a partir do momento em que se encontrem judicialmente separados de pessoas e bens. A dao em cumprimento feita por um dos cnjuges ao seu consorte, lcita (art.1714/3) Modalidades especficas de venda 1) Venda de bens futuros, de frutos pendentes e de partes componentes ou integrantes de uma coisa 2) Venda de bens de existncia ou titularidade incerta 3) Venda com reserva de propriedade 4) Venda a prestaes 5) Venda a retro 6) Venda a contento e venda sujeita a prova

Venda de bens futuros, de frutos pendentes e de partes componentes ou integrantes de uma coisa Esta modalidade especfica de venda est prevista no art. 880 CC e 467/1 CCom. A venda de bens futuros ocorre sempre que o vendedor aliena bens que ... no existem ao tempo da declarao negocial (ex. venda de uma fraco autnoma) que no esto em seu poder (ex: venda dos peixes que vier a pescar nesse dia no lago)

A que ele no tem direito (ex: um agricultor vende os cereais que lhe viro a ser fornecidos por outro agricultor) A venda de bens futuros um contrato aleatrio (art.880/2) no caso em que o objecto da venda a mera esperana de aquisio das coisas. Nos contratos aleatrios, o comprador est obrigado a pagar o preo, ainda que a transmisso dos bens no chegue a verificar-se (ex: a colheita se vir a perder por condies climatricas irregulares) A venda de bens futuros no constitui uma modalidade especfica de venda obrigatria, na medida em que, a celebrao do contrato j integra o esquema negocial translativo, que no fica dependente de uma segunda atribuio patrimonial a realizar pelo vendedor.

Venda de bens de existncia ou titularidade incerta Esta modalidade de venda especfica est regulada nos arts. 881 CC e 467/1CCom. Se se venderem bens de existncia ou titularidade incerta e no contrato se fizer meno dessa incerteza, o contrato vlido (art. 881) Se as partes recusarem ao contrato a natureza aleatria, o preo s ser devido no caso de os bens existirem e pertencerem ao vendedor (art.885/1) Venda com reserva de propriedade A reserva de propriedade vem referida no art. 409 ARTIGO 409 Reserva da propriedade 1. Nos contratos de alienao lcito ao alienante reservar para si a propriedade da coisa at ao cumprimento total ou parcial das obrigaes da outra parte ou at verificao de qualquer outro evento. 2. Tratando-se de coisa imvel, ou de coisa mvel sujeita a registo, s a clusula constante do registo oponvel a terceiros.

REGIME da venda com reserva de propriedade A clusula de reserva de propriedade tem que ser estipulada no mbito de um contrato de compra e venda, do qual no pode ser cindido.

No mbito do contrato de compra e venda, a reserva de propriedade ter que obedecer forma legalmente exigida para o contrato, podendo ser consensual nos casos em que o contrato de compra e venda no esteja sujeito a forma especial. A clusula de reserva de propriedade pode ser celebrada exclusivamente em relao a coisa especficas e no consumveis. No caso de bens imveis ou mveis sujeitos a registo, s a clusula constante do registo oponvel a terceiros (art. 409/2) No que toca a bens mveis no sujeitos a registo, a clusula de reserva poder ser normalmente oposta a terceiros de boa f, de acordo com os princpios da causalidade e da consensualidade vigentes no nosso sistema jurdico. A reserva de propriedade extingue-se, se o terceiro adquirir a propriedade a ttulo originrio (ex: na usucapio e na acesso). A clusula de reserva de propriedade implica que por acordo entre o vendedor e o comprador, a transmisso da propriedade fique diferida para o momento do pagamento integral do preo. A funo da reserva de propriedade, visa apenas defender o vendedor das eventuais consequncias do incumprimento do comprador. O vendedor pode reagir contra uma execuo dirigida contra os bens do comprador, atravs de embargos de terceiro (art.351 CPC) Ressalvadas as regras do registo, quando se trate de bens a ele sujeitos, o comprador poder opor eficazmente a sua expectativa real de aquisio aos credores do vendedor, atravs de processo de embargos de terceiro, dado que titular de um direito incompatvel com a penhora desses bens (art. 351/2)

OPOSIO MEDIANTE EMBARGOS DE TERCEIRO ARTIGO 351. CPC Fundamento dos embargos de terceiro 1 - Se a penhora, ou qualquer acto judicialmente ordenado de apreenso ou entrega de bens, ofender a posse ou qualquer direito incompatvel com a realizao ou o mbito da diligncia, de que seja titular quem no parte na causa, pode o lesado faz-lo valer, deduzindo embargos de terceiro. 2. No admitida a deduo de embargos de terceiro relativamente apreenso de bens realizada no processo especial de recuperao da empresa e de falncia.

Relativamente a adquirentes do vendedor, sendo a reserva oponvel a terceiros, a posio jurdica do comprador prevalecer sobre a segunda aquisio, devendo aplicarse a esta o regime da venda de bens alheios (art. 892), ressalvando-se a situao da coisa comprada de boa f a comerciante (art. 1301) Em caso de incumprimento por parte do comprador, o vendedor continua a poder resolver o contrato nos termos do art. 801/2. Em caso de venda a prestaes, impossvel de resolver o contrato se o comprador faltar ao pagamento de uma nica prestao e esta no exceder a oitava parte do preo (art. 934)

Risco a partir da entrega da coisa, o risco corre por conta de quem beneficia do direito, logo, por conta do comprador, devendo este pagar o preo em caso de perda ou deteriorao fortuita da coisa.

Natureza jurdica da venda com reserva de propriedade Tese maioritria Esta tese configura a venda com reserva de propriedade, como uma venda em que o efeito translativo da propriedade diferido ao momento do pagamento do preo, obtendo o comprador logo com a celebrao do contrato uma expectativa real de aquisio. Em relao ao vendedor O vendedor conserva a propriedade sobre o bem. A conservao da propriedade no vendedor visa essencialmente funes de garantia do pagamento do preo. Se o comprador puser em perigo a subsistncia da garantia, o vendedor poder exercer contra ele ou contra terceiros a aco de reivindicao ou as competentes providncias cautelares. Em relao ao comprador At ao pagamento do preo, se ele no ainda proprietrio, a sua posio jurdica no de cariz meramente obrigacional, pois esse negcio confere ao comprador uma expectativa real de aquisio, a qual oponvel a terceiros. O comprador titular de uma posio jurdica de natureza real, uma vez que dotada de inerncia e de sequela. O comprador possuidor em nome prprio, no um mero detentor. O comprador pode utilizar as aces possessrias (art. 1276 e ss.) , quer a aco de reivindicao (arts. 1311 e 1315), bem como pedir uma indemnizao pelos danos causados, caso venha a ser violado o seu direito de gozo. Na reserva de propriedade o risco transfere-se logo que a coisa lhe seja entregue.

Venda a prestaes A venda a prestaes est regulada nos arts. 934 e ss. ARTIGO 934 Falta de pagamento de uma prestao Vendida a coisa a prestaes, com reserva de propriedade, e feita a sua entrega ao comprador, a falta de pagamento de uma s prestao que no exceda a oitava parte do preo no d lugar resoluo do contrato, nem sequer, haja ou no reserva de propriedade, importa a perda do benefcio do prazo relativamente s prestaes seguintes, sem embargo de conveno em contrrio. Como resulta da segunda parte, esta norma refere-se venda a prestaes em geral, com ou sem reserva de propriedade. Genericamente esta norma funciona como uma derrogao ao art. 781 Prev-se injuntivamente que na venda a prestaes, a falta de cumprimento de uma das prestaes no acarrete a perda do benefcio do prazo para o comprador A posio predominante na doutrina vai no sentido da imperatividade desta norma, que visa a proteco ao comprador a crdito. Sendo o comprador culpado pelo incumprimento, o recurso resoluo do contrato no impede o vendedor de exigir simultaneamente ao comprador a indemnizao por todos os prejuzos causados, sendo ao vendedor que cabe o nus da prova A indemnizao pelo incumprimento do comprador, pode tomar por base tanto o interesse contratual negativo como o interesse contratual positivo (arts. 798 e 801/2)

Venda a retro Esta modalidade especfica de venda est definida no art. 927 Noo - Diz-se a retro a venda em que se reconhece ao vendedor a faculdade de resolver o contrato. Modalidade de venda em que a transmisso da propriedade no se apresenta como definitiva, na medida em que o vendedor se reserva a possibilidade de reaver o direito alienado, mediante a restituio do preo e o reembolso das despesas feitas com a venda. A venda a retro desempenha uma funo creditcia em relao ao vendedor e uma funo de garantia em relao ao comprador.

O pagamento do preo substitui a concesso de um emprstimo pelo comprador ao vendedor e o exerccio do direito de resoluo por este substitui o reembolso desse mesmo emprstimo. O regime da venda a retro harmoniza-se integralmente com o disposto nos arts. 432 e ss.

Venda a contento e venda sujeita a prova Os arts. 923 e ss. referem-se a modalidades especficas de venda em que esta se realiza por etapas, como a venda a contento e a venda sujeita a prova. ARTIGO 923 Primeira modalidade de venda a contento 1. A compra e venda feita sob reserva de a coisa agradar ao comprador vale como proposta de venda. 2. A proposta considera-se aceita se, entregue a coisa ao comprador, este no se pronunciar dentro do prazo da aceitao, nos termos do n 1 do artigo 228. 3. A coisa deve ser facultada ao comprador para exame. venda a contento o comprador reserva a faculdade de contratar, ou de resolver o contrato, consoante a apreciao subjectiva (o seu gosto pessoal) que vier a fazer do bem vendido. Venda sujeita a prova Aqui est em causa uma apreciao objectiva do comprador em relao s qualidades da coisa, em conformidade com um teste a que esta ser sujeita. Venda a contento A lei admite duas modalidades de venda a contento : 1 modalidade A lei qualifica a situao como uma mera proposta de venda A transmisso da propriedade e a atribuio do risco ao comprador s se verificaro com o decurso do prazo estabelecido, que confirmar a sua inteno de adquirir nos termos do art. 218 At l o comprador considerado um mero detentor precrio. Se se verificar o perecimento da coisa antes de findo o prazo estabelecido, o risco corre para o vendedor. 2 modalidade ARTIGO 924 Segunda modalidade de venda a contento 1. Se as partes estiverem de acordo sobre a resoluo da compra e venda no caso de a coisa no agradar ao comprador, aplicvel ao contrato o disposto nos artigos 432 e seguintes.

2. A entrega da coisa no impede a resoluo do contrato. 3. O vendedor pode fixar um prazo razovel para a resoluo, se nenhum for estabelecido pelo contrato ou, no silncio deste, pelos usos. Corresponde concesso de um direito de resoluo unilateral do contrato se a coisa no agradar ao comprador, o qual segue as regras gerais (art. 432 ss.) As partes atribuem ao comprador o direito de resolver unilateralmente o contrato se a coisa no lhe agradar A concesso de um direito de resoluo unilateral no impede que a propriedade se transmita (art. 408) , logo o risco por perda ou deteriorao, verificada nesse prazo, corre por conta do comprador (796/1) A venda sujeita a prova Nesta modalidade de venda, o contrato no se tornar definitivo sem que o comprador averigue, atravs de um prvio uso da coisa, que ela idnea para o fim a que destinada e tem as qualidades asseguradas pelo vendedor. ARTIGO 925 Venda sujeita a prova 1. A venda sujeita a prova considera-se feita sob a condio suspensiva de a coisa ser idnea para o fim a que destinada e ter as qualidades asseguradas pelo vendedor, excepto se as partes a subordinarem a condio resolutiva. 2. A prova deve ser feita dentro do prazo e segundo a modalidade estabelecida pelo contrato ou pelos usos; se tanto o contrato como os usos forem omissos, observar-se-o o prazo fixado pelo vendedor e a modalidade escolhida pelo comprador, desde que sejam razoveis. 3. No sendo o resultado da prova comunicado ao vendedor antes de expirar o prazo a que se refere o nmero antecedente, a condio tem-se por verificada quando suspensiva, e por no verificada quando resolutiva. 4. A coisa deve ser facultada ao comprador para prova. Os requisitos especficos da venda sujeita a prova referidos no art. 925 no se distinguem dos requisitos gerais (art. 913) Perturbaes tpicas do contrato de compra e venda Trs casos de perturbaes que correspondem a situaes de cumprimento defeituoso das obrigaes do vendedor: Venda de bens alheios Venda de bens onerados Venda de coisas defeituosas Venda de bens alheios

O regime de venda de bens alheios est regulado no art. 892 e ss. ARTIGO 892 Nulidade da venda nula a venda de bens alheios sempre que o vendedor carea de legitimidade para a realizar; mas ... o vendedor no pode opor a nulidade ao comprador de boa f, como no pode op-la ao vendedor de boa f o comprador doloso. A nulidade da venda no ocorre se a venda tiver por objecto coisa futura.

ARTIGO 893 Bens alheios como bens futuros A venda de bens alheios fica, porm, sujeita ao regime da venda de bens futuros, se as partes os considerarem nesta qualidade. A venda de coisa genrica que no pertena ao vendedor, ao tempo da estipulao do contrato, no pode ser considerada nula ( 539 e ss.) Em todos os casos recai sobre o vendedor a obrigao de aquisio e entrega ao comprador das coisas que se comprometeu a vender, no sendo consequentemente aplicvel o regime da venda de bens alheios.

!!! O regime da venda de bens alheios apenas se poder aplicar se for vendida como prpria uma coisa alheia especfica e presente, fora do mbito das relaes comerciais !!! Haver aplicao do regime da venda de bens alheios se for vendida como prpria coisa alheia, ainda que no interesse do seu titular como sucede no ... mandato sem representao para alienar (art. 1180 e ss.) na gesto de negcios no representativa (art. 471) Efeitos da venda de bens alheios A venda de bens alheios nula proibida a invocao da nulidade pela parte que estiver de m f contra a outra de boa f

A obrigao de restituio na venda de bens alheios sujeita a regras especiais (art. 894) ARTIGO 894 Restituio do preo 1. Sendo nula a venda de bens alheios, o comprador que tiver procedido de boa f tem o direito de exigir a restituio integral do preo, ainda que os bens se hajam perdido, estejam deteriorados ou tenham diminudo de valor por qualquer outra causa. 2. Mas, se o comprador houver tirado proveito da perda ou diminuio de valor dos bens, ser o proveito abatido no montante do preo e da indemnizao que o vendedor tenha de pagar-lhe.

A lei determina para a parte que est de boa f, apenas a restituio do enriquecimento, obrigando a restituir o obtido custa de outrem para a parte de m f. O art. 894 determina uma restituio por enriquecimento sem causa, que se harmoniza com os arts. 479 e 480. Ao contrrio do que ocorre no regime geral, a nulidade da venda de bens alheios pode ser sanada (art. 895)

ARTIGO 895 Convalidao do contrato Logo que o vendedor adquira por algum modo a propriedade da coisa ou o direito vendido, o contrato torna-se vlido e a dita propriedade ou direito transfere-se para o comprador. A lei estabelece algumas restries Convalidao (art. 896)

ARTIGO 896 Casos em que o contrato se no convalida 1. O contrato no adquire, porm, validade, se entretanto ocorrer algum dos seguintes factos: a) Pedido judicial de declarao de nulidade do contrato, formulado por um dos contraentes contra o outro; b) Restituio do preo ou pagamento da indemnizao, no todo ou em parte, com aceitao do credor; c) Transaco entre os contraentes, na qual se reconhea a nulidade do contrato; d) Declarao escrita, feita por um dos estipulantes ao outro, de que no quer que o contrato deixe de ser declarado nulo. 2. As disposies das alneas a) e d) do nmero precedente no prejudicam o disposto na segunda parte do artigo 892. Na venda de bens alheios a nulidade instituda uma nulidade provisria, que pode ser sanada mediante a aquisio da propriedade pelo vendedor, salvo se ocorrer alguma destas situaes acima referidas. A lei determina que, em caso de boa f do comprador, o vendedor seja obrigado a sanar a nulidade da venda, adquirindo a propriedade da coisa ou o direito vendido (art. 897)

ARTIGO 897 Obrigao de convalidao 1. Em caso de boa f do comprador, o vendedor obrigado a sanar a nulidade da venda, adquirindo a propriedade da coisa ou o direito vendido. 2. Quando exista uma tal obrigao, o comprador pode subordinar ao no cumprimento dela, dentro do prazo que o tribunal fixar, o efeito previsto na alnea a) do n 1 do artigo anterior.

Outra consequncia da venda de bens alheios a possibilidade de atribuio de uma indemnizao pelos danos eventualmente sofridos.

ARTIGO 898 Indemnizao em caso de dolo Se um dos contraentes houver procedido de boa f e o outro dolosamente, o primeiro tem direito a ser indemnizado, nos termos gerais, de todos os prejuzos que no teria sofrido se o contrato fosse vlido desde o comeo, ou no houvesse sido celebrado, conforme venha ou no a ser sanada a nulidade. ARTIGO 899 Indemnizao, no havendo dolo nem culpa O vendedor obrigado a indemnizar o comprador de boa f, ainda que tenha agido sem dolo nem culpa; mas, neste caso, a indemnizao compreende apenas os danos emergentes que no resultem de despesas volupturias. ARTIGO 900 Indemnizao pela no convalidao da venda 1. Se o vendedor for responsvel pelo no cumprimento da obrigao de sanar a nulidade da venda ou pela mora no seu cumprimento, a respectiva indemnizao acresce regulada nos artigos anteriores, excepto na parte em que o prejuzo seja comum. 2. Mas, no caso previsto no artigo 898, o comprador escolher entre a indemnizao dos lucros cessantes pela celebrao do contrato nulo e a dos lucros cessantes pela falta ou retardamento da convalidao. ARTIGO 901 Garantia do pagamento de benfeitorias O vendedor garante solidrio do pagamento das benfeitorias que devam ser reembolsadas pelo dono da coisa ao comprador de boa f. ARTIGO 902 Nulidade parcial do contrato Se os bens s parcialmente forem alheios e o contrato valer na parte restante por aplicao do artigo 292, observar-se-o as disposies antecedentes quanto parte nula e reduzir-se- proporcionalmente o preo estipulado. ARTIGO 903 Disposies supletivas 1. O disposto no artigo 894, no n 1 do artigo 897, no artigo 899, no n 1 do artigo 900 e no artigo 901 cede perante conveno em contrrio, excepto se o contraente a quem a conveno aproveitaria houver agido com dolo, e de boa f o outro estipulante. 2. A declarao contratual de que o vendedor no garante a sua legitimidade ou no responde pela evico envolve derrogao de todas as disposies legais a que o nmero anterior se refere, com excepo do preceituado no artigo 894. 3. As clusulas derrogadoras das disposies supletivas a que se refere o n 1 so vlidas, sem embargo da nulidade do contrato de compra e venda onde se encontram insertas, desde que a nulidade proceda da ilegitimidade do vendedor, nos termos desta seco.

ARTIGO 904 mbito desta seco As normas da presente seco apenas se aplicam venda de coisa alheia como prpria.

Venda de bens onerados A venda de bens onerados encontra-se prevista no art. 905. A disciplina da venda de bens onerados, baseia-se na atribuio de sucessivos remdios ao comprador, que passam em 1 lugar pela anulao do contrato por erro ou dolo ou pela reduo do preo, podendo ainda ser exigida uma indemnizao pelos danos causados.

ARTIGO 905 Anulabilidade por erro ou dolo Se o direito transmitido estiver sujeito a alguns nus ou limitaes que excedam os limites normais inerentes aos direitos da mesma categoria, o contrato anulvel por erro ou dolo, desde que no caso se verifiquem os requisitos legais da anulabilidade. Esses nus ou limitaes constituem vcios do direito, que afectam a situao jurdica e no as qualidades fticas da coisa . Anulabilidade O contrato anulvel por erro ou dolo, desde que se verifiquem no caso concreto os requisitos legais de anulabilidade. Os requisitos de anulabilidade para o erro, so a essencialidade e a cognoscibilidade dessa essencialidade do erro para o declaratrio (arts. 251 e 247)

Os requisitos de anulabilidade para o dolo Basta que o dolo tenha sido determinante da vontade do declarante (art. 254/1), salvo se provier de terceiro (art. 254/2) . ARTIGO 906 Convalescena do contrato 1. Desaparecidos por qualquer modo os nus ou limitaes a que o direito estava sujeito, fica sanada a anulabilidade do contrato. 2. A anulabilidade persiste, porm, se a existncia dos nus ou limitaes j houver causado prejuzo ao comprador, ou se este j tiver pedido em juzo a anulao da compra e venda. ARTIGO 907 Obrigao de fazer convalescer o contrato. Cancelamento dos registos 1. O vendedor obrigado a sanar a anulabilidade do contrato, mediante a expurgao dos nus ou limitaes existentes. 2. O prazo para a expurgao ser fixado pelo tribunal, a requerimento do comprador.

3. O vendedor deve ainda promover, sua custa, o cancelamento de qualquer nus ou limitao que conste do registo, mas na realidade no exista. Indemnizao ARTIGO 908 Indemnizao em caso de dolo Em caso de dolo, o vendedor, anulado o contrato, deve indemnizar o comprador do prejuzo que este no sofreria se a compra e venda no tivesse sido celebrada. ARTIGO 909 Indemnizao em caso de simples erro Nos casos de anulao fundada em simples erro, o vendedor tambm obrigado a indemnizar o comprador, ainda que no tenha havido culpa da sua parte, mas a indemnizao abrange apenas os danos emergentes do contrato. ARTIGO 910 No cumprimento da obrigao de fazer convalescer o contrato 1. Se o vendedor se constituir em responsabilidade por no sanar a anulabilidade do contrato, a correspondente indemnizao acresce que o comprador tenha direito a receber na conformidade dos artigos precedentes, salvo na parte em que o prejuzo foi comum. 2. Mas, no caso previsto no artigo 908, o comprador escolher entre a indemnizao dos lucros cessantes pela celebrao do contrato que veio a ser anulado e a dos lucros cessantes pelo facto de no ser sanada a anulabilidade. ARTIGO 911 Reduo do preo 1. Se as circunstncias mostrarem que, sem erro ou dolo, o comprador teria igualmente adquirido os bens, mas por preo inferior, apenas lhe caber o direito reduo do preo, em harmonia com a desvalorizao resultante dos nus ou limitaes, alm da indemnizao que no caso competir. 2. So aplicveis reduo do preo os preceitos anteriores, com as necessrias adaptaes. Restries convencionais a este regime ARTIGO 912 Disposies supletivas 1. O disposto nos ns 1 e 3 do artigo 907, no artigo 909 e no n 1 do artigo 910 cede perante estipulao das partes em contrrio, a no ser que o vendedor tenha procedido com dolo e as clusulas contrrias quelas normas visem a benefici-lo. 2. No obsta validade das clusulas derrogadoras destas disposies supletivas a anulao do contrato de compra e venda por erro ou dolo, segundo as prescries desta seco.

Venda de coisas defeituosas Duas situaes distintas .. 1 - a coisa j e defeituosa ao tempo da celebrao do contrato, sendo a venda realizada, e a propriedade da coisa logo transmitida ao comprador . Neste caso estamos perante uma situao de erro do comprador ao adquirir uma coisa com defeitos, sendo o contrato anulvel por erro nos termos gerais (arts. 913 e 905)

2 - Se o defeito na coisa ocorre aps a celebrao do contrato e esta entregue nessas condies, estaremos perante uma... situao de ... ou de ... risco, (art. 796/1) em princpio a cargo do comprador Efeitos da venda de coisas defeituosas aplicam-se tambm venda de coisas defeituosas os remdios da anulao do contrato por erro ou dolo ou a reduo do preo., podendo ainda ser exigida do vendedor uma indemnizao pelos danos causados. cumprimento defeituoso, (art. 918) se o defeito imputvel ao vendedor

ARTIGO 913 Remisso 1. Se a coisa vendida sofrer de vcio que a desvalorize ou impea a realizao do fim a que destinada, ou no tiver as qualidades asseguradas pelo vendedor ou necessrias para a realizao daquele fim, observar-se-, com as devidas adaptaes, o prescrito na seco precedente, em tudo quanto no seja modificado pelas disposies dos artigos seguintes. 2. Quando do contrato no resulte o fim a que a coisa vendida se destina, atender-se- funo normal das coisas da mesma categoria. Anulao do contrato O comprador que tiver adquirido a coisa com defeito pode solicitar a anulao do contrato, por erro ou dolo, desde que se verifiquem no caso concreto os requisitos legais da anulabilidade, ou seja, ...

Em caso de erro Exige-se a essencialidade e a cognoscibilidade dessa essencialidade do erro para o declaratrio (arts. 251 e 247) Em caso de dolo Basta que o dolo tenha sido determinante da vontade do declarante (art. 254/1), salvo se provier de terceiro, caso em que se exige igualmente que o destinatrio conhecesse ou devesse conhecer a situao (art. 254/2) Reparao ou substituio da coisa

ARTIGO 914 Reparao ou substituio da coisa O comprador tem o direito de exigir do vendedor a reparao da coisa ou, se for necessrio e esta tiver natureza fungvel, a substituio dela; mas esta obrigao no existe, se o vendedor desconhecia sem culpa o vcio ou a falta de qualidade de que a coisa padece. No mbito da venda de coisas defeituosas, o vendedor obrigado a reparar os defeitos da coisa, ou de a substituir, no caso de ser necessrio, e esta tiver natureza fungvel Esta obrigao no existe se o vendedor desconhecia sem culpa o vcio ou a falta de qualidade de que a coisa padece. O desconhecimento no culposo do vendedor, no impede o comprador de solicitar a anulao do contrato por erro ou dolo, verificados os respectivos pressupostos

Indemnizao Por fora da remisso do art. 913 in fine a indemnizao prevista no art. 908 aplica-se no mbito da venda de coisas defeituosas. Sempre que o vendedor tiver actuado com dolo, no sentido referido no art. 253, tiver empregue sugestes ou artifcios no sentido de dissimular ao comprador os defeitos existentes na coisa, este adquire, sendo anulado o contrato com esses fundamentos, o direito indemnizao pelos danos causados. Esta indemnizao, embora abrangendo danos emergentes e lucros cessantes, limita-se aos danos que no teriam ocorrido se o contrato no tivesse sido celebrado, ou seja, limita-se ao interesse contratual negativo, que constitui uma soluo da culpa in contraendo (art. 227)

ARTIGO 915 Indemnizao em caso de simples erro A indemnizao prevista no artigo 909 tambm no devida, se o vendedor se encontrava nas condies a que se refere a parte final do artigo anterior. Reduo do preo

A aco de reduo do preo aplicvel venda de coisas defeituosas por fora do art. 913 Esta aco constitui uma alternativa anulao do contrato em consequncia de erro ou de dolo, que imposta ao comprador sempre que se possa comprovar que os vcios ou falta de qualidades de que a coisa padece no influiriam na sua deciso de adquirir o bem, mas apenas no preo que estaria disposto a pagar por ele.

Forma e prazos de exerccio do direito ARTIGO 916 Denncia do defeito 1. O comprador deve denunciar ao vendedor o vcio ou a falta de qualidade da coisa, excepto se este houver usado de dolo. 2. A denncia ser feita at trinta dias depois de conhecido o defeito e dentro de seis meses aps a entrega da coisa. 3. Os prazos referidos no nmero anterior so, respectivamente, de um e de cinco anos, caso a coisa vendida seja um imvel. ARTIGO 917 Caducidade da aco A aco de anulao por simples erro caduca, findo qualquer dos prazos fixados no artigo anterior sem o comprador ter feito a denncia, ou decorridos sobre esta seis meses, sem prejuzo, neste ltimo caso, do disposto no n 2 do artigo 287. ARTIGO 918 Defeito superveniente Se a coisa, depois de vendida e antes de entregue, se deteriorar, adquirindo vcios ou perdendo qualidades, ou a venda respeitar a coisa futura ou a coisa indeterminada de certo gnero, so aplicveis as regras relativas ao no cumprimento das obrigaes. ARTIGO 921 Garantia de bom funcionamento 1. Se o vendedor estiver obrigado, por conveno das partes ou por fora dos usos, a garantir o bom funcionamento da coisa vendida, cabe-lhe repar-la, ou substitu-la quando a substituio for necessria e a coisa tiver natureza fungvel, independentemente de culpa sua ou de erro do comprador. 2. No silncio do contrato, o prazo da garantia expira seis meses aps a entrega da coisa, se os usos no estabelecerem prazo maior. 3. O defeito de funcionamento deve ser denunciado ao vendedor dentro do prazo da garantia e, salvo estipulao em contrrio, at trinta dias depois de conhecido.

4. A aco caduca logo que finde o tempo para a denncia sem o comprador a ter feito, ou passados seis meses sobre a data em que a denncia foi efectuada.

You might also like