You are on page 1of 14

CURSO DE LOGISTICA ONLINE GRATIS INTRODUO A Logstica pode ser considerada como sendo a rea da administrao que se responsabiliza

pelo transporte e pelo armazenamento dos produtos a serem comercializados. tambm de responsabilidade da logstica obteno, produo e distribuio eficaz destes produtos em locais e quantidades especficas. Para isso, necessrio plane ar, implementar, controlar flu!os e armazenar de forma correta tudo o que diz respeito aos produtos, desde a matria"prima utilizada para sua produo at o produto acabado, pronto para comercializao. #odo esse trabal$o tem o ob eti%o de atender &s necessidades dos consumidores oferencendo"l$es informa'es acerca do que esto consumindo. A ati%idade logstica comea a partir do momento em que os produtos saem das lin$as de produo e s( termina quando os consumidores os retiram dos pontos de comercializao. Podemos dessa forma, definir as ati%idades logsticas em compra, recebimento, armazenamento, e!pedio, transporte e entrega do produto dese ado pelo cliente no tempo e lugar certos e ainda ao menor %alor poss%el. )sso significa que a logstica de%e oferecer aos consumidores utilidade de tempo e lugar na oferta de seus produtos. *Logstica a parte do +erenciamento da ,adeia de Abastecimento que plane a, implementa e controla o flu!o e o armazenamento eficiente e econ-mico de matriasprimas, materiais semi" acabados e produtos acabados, bem como as informa'es a eles relati%as, desde o ponto de origem at o ponto de consumo, com o prop(sito de atender &s e!ig.ncias dos clientes/. 0,ouncil of Logistics 1anagement2.

A Origem
3e origem grega, a pala%ra logstica %em de logisti4os. 5m latim logisticus, nesse caso uma deri%ao do grego e significa raciocnio e clculo matemtico. 6eu desen%ol%imento est muito ligado &s tticas e &s opera'es militares de importantes guerras. Persas e gregos em 789 a.c. utiliza%am alguns conceitos pr(prios da logstica para coordenar longas %iagens com e!rcitos compostos por at :;;; $omens. #odo o controle de alimentos, gua, roupas, armas, munio e at ca%alos era cuidadosamente realizado para dar suporte a toda a operao. At a segunda guerra mundial logstica era um termo pr(prio das opera'es militares. Porm, essa mesma guerra foi respons%el por tornar a logstica uma ferramenta indispens%el para as empresas que ficaram respons%eis por reconstruir o que foi destrudo durante os confrontos. <s con$ecimentos logsticos somados ao a%ano tecnol(gico tornaram a reconstruo bem mais fcil.

A Logstica no =rasil > ?m bre%e $ist(rico


As ati%idades logsticas no =rasil so muito recentes. At os anos @;, $a%ia um quase total descon$ecimento do termo e de sua abrang.ncia tambm. <s con$ecimentos de informtica tambm eram restritos para um pequeno grupo de pessoas. 1as nessa mesma dcada alguns setores da economia como a indAstria automobilstica e o setor de distribuio de energia eltrica aplica%am, mesmo que ainda de forma inconsciente as ferramentas da logstica, principalmente para ati%idades de compra, embalagem, armazenamento, transporte e distribuio de material. Para que ten$amos uma noo de como as ati%idades logsticas eram dispersas, no ano de 9B@@, foram criadas simultaneamente a Associao =rasileira de Administrao de 1ateriais e a Associao =rasileira de 1o%imentao de 1ateriais, com ob eti%os que eram id.nticos, porm sem nen$um tipo de relao.

6omente em 9B@B, o )1A1 0)nstituto de 1o%imentao e Armazenagem de 1ateriais2 foi criado e pode ser considerado como sendo o primeiro e%ento concreto de utilizao consciente de ati%idades logsticas. <s anos subseqCentes foram marcados por %rios acontecimentos importantes para concretizar de %ez a entrada da logstica no =rasil. Podemos destacar a criao da Associao =rasileira de Logstica e a instalao do =rasildoc4Ds, o primeiro operador logstico do =rasil. < =rasil comea ento a importar con$ecimentos logsticos de outras partes do mundo e em 9B8E, so trazidos do Fapo o Gaban e o Fust in #ime, desen%ol%idos pela #oHota considerados como os dois principais modelos de sistema moderno de logstica integrada. 3esde a implantao do Plano Ieal, que trou!e a estabilidade para a moeda brasileira, os empresrios passaram seus focos para a administrao de custos. 5les, apro%eitando o desen%ol%imento tecnol(gico, passaram a utilizar os sistemas de informtica para controlar mel$or seus estoques ou ainda, rotinizar suas ati%idades. < c(digo de barras um e!emplo de sistema de informtica que %eio para agilizar as opera'es logsticas. 6omente na dcada de B;, muitos operadores logsticos internacionais, como 3anzas, IHder, Pens4e, #J# e 5!cel entraram no =rasil e pelo menos K; empresas nacionais foram desen%ol%idas.

A Logstica nas 5mpresas


Para tentar acompan$ar as rpidas mudanas no cenrio global atual, as empresas esto constantemente realizando um monitoramento do que %em acontecendo em todo o mundo em relao & informatizao ou & automao das ati%idades logsticas. As tend.ncias da logstica tambm so obser%adas de perto e algumas empresas no se importam de modificar seu comportamento de mercado ou ainda sua filosofia empresarial para acompan$ar o curso do desen%ol%imento. )sso %ale para empresas de todas as naturezas, inclusi%e para as indAstrias que precisam estar competentes para enfrentar os concorrentes da mel$or forma. 6e compararmos a logstica das guerras com a logstica de mercado que $o e con%i%emos perceberemos que ambas possuem muito em comum, principalmente em relao ao suporte, ao desempen$o de suas tropas 0as empresas2 nos campos de batal$a 0mercado2, frente aos inimigos 0concorrentes2. e!atamente isso que as empresas esperam das ati%idades logsticas. uma constante busca por efici.ncia e eficcia, onde efici.ncia diz respeito & realizao e!celente dos trabal$os enquanto que a eficcia %ai mais alm e e!ige resultados que se am no mnimo satisfat(rios, que a busca maior a superao das e!pectati%as. Jo%aes 0E;;:2 nos fala que /durante muito tempo nas empresas, tal como no meio militar, as ati%idades relacionadas & logstica eram tidas como um ser%io meramente de apoio e que no agrega%am %alor ao produto. < sistema logstico era %isto como um gerador de custos e sem nen$uma influ.ncia no plane amento estratgico organizacionalL. ,on%i%emos diariamente com oscila'es na economia. <ra estamos em plena fase de desen%ol%imento, ora a recesso ameaa as empresas e os gerentes fazendo papis dignos de antigos generais de guerra, ou se a, desen%ol%endo tticas de auto"defesa e combate aos inimigos. A logstica acompan$ou a e%oluo do mar4eting de produtos e atualmente, ambos possuem como ob eti%o principal suprir as necessidades dos consumidores. 6endo que a logstica tem ainda a preocupao de fazer com que os produtos c$eguem &s mos dos consumidores no momento e no lugar em que os mesmos dese em e com o menor custo poss%el. Para isso a logstica %ai eliminando do processo tudo o que %en$a a tornar o produto mais caro e que no interesse ao consumidor. 5ssa mudana de concepo foi respons%el por %rias mudanas nas empresas como a construo

de dep(sitos filiais das mesmas em locais estratgicos para facilitar a distribuio dos produtos e e%itar a demora na entrega dos mesmos. Apesar da demora de as empresas recon$ecerem a importMncia das ati%idades logsticas, $o e ela a base para quem quer estar competiti%o no mercado.

Ati%idades Primrias da Logstica


As ati%idades logsticas podem ser di%ididas ou classificadas pelas a'es primrias e de apoio. Namos con$ecer neste capitulo as primarias, bem como entender a importMncia de cada uma delas no processo. < ob eti%o bsico de toda ati%idade logstica consiste na otimizao de flu!os de informa'es e materiais desde a origem dos mesmos at o momento em que c$egam ao seu destino final, ou se a, &s mos dos consumidores. 5sses flu!os de%em atender aos dese os dos consumidores com o menor preo poss%el. Para que isso se a poss%el uma gama de ati%idades bsicas precisa ser realizada como, por e!emploO a manuteno de estoques, o processamento dos pedidos dos clientes ou ainda o transporte dos produtos. Ne amos em que consiste cada uma dessas ati%idades classificadas como primrias ou principais. P 1anuteno de estoques > considerada como sendo dentre as ati%idades primrias a que merece maior cuidado, pois, o grande desafio o de conseguir manter o menor estoque poss%el, sem que o consumidor %en$a a ser afetado. Apesar de ser uma ati%idade bastante comple!a, $o e os administradores disp'em a seu fa%or de algumas tcnicas para a ud"los. A quantidade de estoque de cada empresa depender diretamente do tipo de setor no qual a mesma est inserida, bem como, da sazonalidade temporal de alguns produtos, principalmente os do g.nero alimentcio. ?m bom n%el de estoque no de%e ser nem to alto nem to bai!o. 5le de%e ser suficiente para amortecer a oferta e a demanda dos produtos no mercado e dessa forma no alterar seus preos. 5sta ati%idade possui com custo bastante representati%o em um oramento de ati%idades logsticasQ P Processamento dos pedidos > em termos de custos esta ati%idade no tem tanta representati%idade, porm, sua importMncia muito grande, pois diz respeito ao tempo compreendido entre o pedido do cliente e a entrega do pedido, que de%er ser o mnimo poss%el, que esse tempo pode determinar o n%el de ser%io que est sendo ofertado. 5sse tempo tambm c$amado de /ciclo do pedidoL. Ro e, com a quantidade de produtos comercializados pela internet a diminuio desse ciclo pode representar um diferencial competiti%o, pois clientes no gostam de esperar muito tempo para receber seus produtos, principalmente quando pagos antecipadamente, como o caso dos produtos comercializados pela Seb. P #ransporte > at $o e, a ati%idade de transporte de produtos equi%ocadamente confundida como sendo sin-nimo de logstica. < transporte apenas uma das ati%idades primrias desempen$adas pela logstica. Iefere"se ao modo com que as empresas realizam a mo%imentao fsica de seus produtos at que os mesmos se am recebidos pelos clientes. 5ssa mo%imentao fsica pode ser terrestre, area, martima ou ferro%iria. bastante comum as empresas utilizarem mais um meio para transportar seus produtos, ob eti%ando que os mesmos c$eguem aos seus destinos com a maior bre%idade poss%el. Nale ressaltar que mo%imentao fsica, segundo Ale!andre Luzzi Las ,asas, /so as ati%idades referentes a mo%imentao eficiente de produtos do final da lin$a de produo at o consumidor final. )nclui ati%idades como fretamento, armazenamento manuseio, controle de estoques, localizao de fbrica, processamento de pedidos, etc. / Jo =rasil, a predominMncia do transporte rodo%irio, pelo custo ser relati%amente bai!o em relao aos demais.

Atividades de Apoio ?m resultado positi%o de uma ati%idade logstica depender da adequao das ati%idades primrias com as ati%idades de apoio. 5stas representam as ati%idades que ser%em de suporte ao bom desempen$o das ati%idades primrias e assim, contribuem para a satisfao dos consumidores, ob eti%o bsico da ati%idade logstica. Ne amos as principais ati%idades de apoio. P Armazenagem > preocupa"se com as quest'es relacionadas ao espao fsico para estocagem perfeita dos produtos. ?ma sub"ati%idade da armazenagem a de manuseio de materiais, ou se a, a forma adequada de mo%imentar os produtos ainda em seu local de armazenamentoQ P 5mbalagem > durante a ati%idade de transporte ela protege os produtos durante sua mo%imentao fsica sem risco de danific"los. Algumas embalagens so classificadas como sendo do tipo /de mo%imentaoL por serem pr(prias para proteger os produtos quando mo%imentados por equipamentos mecMnicos. A embalagem no de%e ter %alor muito alto, pois assim, tornar o preo final do produto alteradoQ P 6uprimentos > relati%o & compra de matria"prima para a produo dos produtos. 5le a%alia onde e que quantidade comprar. <s c$amados ati%os fi!os tambm entram no rol de suprimentos, como toda a parte de maquinrio, equipamentos para escrit(rio e edificao. P Plane amento > diz respeito & realizao de uma programao que inclua todas as ati%idades necessrias, como compra, transporte, entrega, distribuio dos produtos, etc. A quantidade do que de%er ser produzido tambm de%e estar pre%ista no plane amento, para e%itar a oferta e!cessi%a de produtos, bem como sua escassez. P 6istema de informa'es > o sucesso das a'es logsticas depende de um bom sistema que fornea informa'es relati%as a custos e procedimentos necessrios. 5sses dados so bsicos para que se possa realizar um bom plane amento, assim como um controle das a'es logsticas. 6egundo 1onterio e =ezerra, /a logstica empresarial est cada %ez mais e%oluda quando se trata de #ecnologia de )nformao. Para isso so utilizados sistemas integrados de gesto, desen%ol%idos para integrar, controlar e gerenciar a cadeia de suprimentos com o ob eti%o final de atender mel$or o clienteL. ?m dos sistemas que mais benefcios trou!e para as ati%idades logsticas o c$amado /c(digo de barrasL que pode com eficcia e rapidez controlar a entrada e sada de dados como quantidade de material adquirido, quantidade de material gasto, tempo de e!ecuo na produo dos produtos. Para a utilizao de um sistema de c(digo de barras tr.s equipamentos so indispens%eis, so elesO leitores, decodificadores e impressoras.

A Logstica e suas )nter"rela'es com o setor de ,ompras e Armazenagem


As ati%idades referentes &s a'es logsticas atualmente esto presentes em quase todos os setores das organiza'es. )sso porque somente poss%el um suprimento e!celente das necessidades dos consumidores quando todos os processos da organizao esti%erem $armoniosamente integrados. A seguir %amos comentar algumas inter"rela'es das ati%idades logsticas com os setores que formam o todo organizacional. Logstica X Setor de Compras < processo de compras em uma empresa tambm c$amado de processo de abastecimento de materiais. A logstica permite que as rotinas de operao das empresas se am mel$ores e!ecutadas porque ela oferece meios para que o setor de compras das matrias"primas e insumos necessrios para a fabricao dos produtos realize as mel$ores negocia'es, com os mel$ores fornecedores. < material necessrio disponibilizado na $ora certa, nas especifica'es corretas e com os mel$ores preos. +an$a a empresa porque reduz custos e tempo na fabricao de seus produtos e gan$am os consumidores porque tero suas necessidades supridas mais rapidamente e a um menor custo. < correto abastecimento de materiais permite que os suprimentos se am contnuos proporcionando assim, um eficaz flu!o de produo. Tuando as ferramentas da logstica so utilizadas no setor de compras desperdcio e a obsolesc.ncia das matrias"primas so e%itados. A logstica tambm permite que as empresas trabal$em apenas com o n%el necessrio de estoques. Logstica X Setor de Armazenagem < setor de armazenagem de uma empresa tem como responsabilidade manter todo o material a ser utilizado futuramente, de acordo com a demanda. 3ependendo do tipo de material a ser armazenado, sua estocagem pode serO P ,om acesso controlado > utilizada quando e!istem produtos de %alor que possam ser furtados. Jesse caso, so utilizadas di%is(rias ou outros enclausuladores dentro dos armazns como medida de pre%enoQ P 5m local aleat(rio > neste caso, a estocagem do material feita conforme $a a espao. Tualquer local %azio pode ser utilizada para armazenar os produtosQ P 5m local fi!o > esse tipo de estocagem sempre utilizado pelas empresas que possuem um estoque padronizado de produtos. Jesse caso, cada item tem seu lugar delimitado dentro da rea de armazenamentoQ P Por zona > tipo de armazenamento tpico das empresas que possuem estoque %ariado de produtos. As distribuidoras so e!emplos de empresas que realizam a estocagem dos produtos que comercializa reparada por zona. Por e!emplo, um armazm pode ser di%idido em tr.s reas comoO alimentos, materiais de limpeza e perfumaria. A separao por zona e%ita que alguns e%entos desagrad%eis aconteam. F imaginaram se um consumidor compra um quilo de arroz, cu o lote $a%ia sido afetado por uma cai!a de perfumes que quebrou dentro do armazmU

A logstica tambm pode au!iliar ao setor de armazenagem em outras ati%idades como no recebimento dos produtos e insumos, realizando um controle qualitati%o e quantitati%o do material recebido. < material que apro%ado durante essa inspeo segue para estocagem, enquanto o que foi repro%ado de%er ser de%ol%ido para seu fornecedor. A de%oluo ou redespac$o tambm uma das responsabilidades do setor de armazenagem au!iliada pelas ferramentas logsticas.

A Logstica e suas )nter"rela'es com o setor de 1o%imentao, Plane amento e Programao


Logstica X Movimentao A logstica tambm respons%el pelos equipamentos que realizam a mo%imentao fsica dos produtos em seus locais de armazenagem, como as empil$adeiras e os carrin$os. As reas de sada das mercadorias tambm so de responsabilidade do setor logstico das empresas. 5ssas reas so tambm c$amadas de reas de escoamento. Logstica X Planejamento e Programao Apesar da maior parte de suas a'es acontecerem de modo operacional, as ati%idades logsticas so sempre produtos de um rigoroso e cuidadoso plane amento dessas a'es. A logstica pode pre%er que necessidades de material as suas empresas tero. 5la se baseia em listas anteriores de pedidos de suprimentos, in%entrios de almo!arifado ou controle de estoques. <s pedidos so feitos obedecendo a /lead timesL necessrios, ou se a, seus tempos pr(prios. A logstica preocupa"se no somente com a pre%iso do estoque, mas tambm em manter o estoque em n%el ideal. Por isso, a quantidade de material que de%e ser mantida no estoque de%e ser suficiente para suprir a demanda mesmo em pocas em que a mesma for acima da mdia usual. Ja mesma intensidade, ela de%e cuidar do ressuprimento de materiais para que no $a a escassez de matria"prima para a produo dos produtos. Para que suas ati%idades de plane amento e programao se am positi%as a logstica monitora de forma constante os seus resultados. Jen$um dado dei!ado de ser utilizado ou demonstrado atra%s de relat(rios, grficos e outras formas de e!plicitao estatstica. #odo o controle de mo%imentao financeira, como entrada e sada de %alores tambm pode ser feito utilizando as ferramentas oferecidas pela logstica. Assim como os in%entrios iniciais, intermedirios e finais. A informatizao das ati%idades logsticas permite que as empresas possam con$ecer as informa'es tecnol(gicas e operacionais de seus materiais como as caractersticas dos mesmos. 5sse con$ecimento au!ilia as empresas em ati%idades comoO P Aquisio de materiais %ariadosQ P )ndicao da maneira correta de utilizar cada tipo de material adquiridoQ P Iealizao da manuteno do seu materialQ P ,onser%ao do materialQ P Iealizao de uma descrio padronizada de todo material eQ P ,lassificao de materiais de acordo comO " 6ua ?tilidade > engloba os materiais produti%os 0aqueles que so incorporados ao produto2 e improduti%os 0au!iliam na obteno dos produtos, porm, no so incorporados aos mesmos2Q

" 6ua Jatureza > os combust%eis, os materiais eltricos, os materiais sanitrios e as mquinas operatrizes so categorias de materiaisQ " 6ua utilizao > podemos citar os materiais de escrit(rio, os materiais de embalagem e toda a matria"prima utilizada para a fabricao dos produtos.

Logstica ! 3istribuio dos Produtos


"A Logstica moderna procura eliminar do processo tudo que no tenha valor para o cliente, ou seja, tudo que acarrete somente custos e perda de tempo. 6abemos que atualmente, oferecer ao mercado um produto de e!celente qualidade a um preo competiti%o no garante o sucesso de %enda do mesmo. Tualidade e preo so atributos bsicos de todo e qualquer produto, no sendo mais considerado como um diferencial. Ro e, %ital que as empresas desen%ol%am mecanismos eficientes para le%ar os produtos diretamente aos consumidores que dese am adquiri"los. 5sses mecanismos precisam estar presentes em qualquer plano de mar4eting, caso contrrio, esse plano ser considerado incompleto ou deficitrio. #oda essa e!ig.ncia ustificada pelo perfil do consumidor atual que no est nen$um pouco disposto a procurar muito para realizar suas compras. <s consumidores esto $abituados a comprar seus produtos em locais de sua con%eni.ncia e no momento em que os mesmos dese em. <s consumidores no abrem mo desses atributos. 1as, como conseguir tudo issoU ?m bem elaborado 6istema de 3istribuio de 1ar4eting pode proporcionar aos consumidores dois tipos de utilidadesO de lugar e de tempo. )sso significa dizer que os fabricantes apenas precisam definir quem sero seus distribuidores, depois s( esperar que seus produtos este am & disposio dos consumidores nos locais e no momento em que os mesmos possam procur"los. Por e!emplo, um fabricante de biqunis ao e!portar suas peas para 6o Paulo est proporcionando aos consumidores daquela cidade uma c-moda utilidade de lugar. 5les podero encontrar os biqunis sem ter que sair de sua cidade. Tuando esses biqunis so encontrados na cidade de 6o Paulo e na poca do %ero podemos afirmar que os fabricantes esto proporcionando utilidades de tempo e de lugar simultaneamente. 3e nada adiantaria se esses biqunis somente c$egassem ao incio do in%erno. 6egundo Las ,asas, o sistema de distribuio a ser determinado por um administrador de mar4eting far, portanto, parte do pacote de utilidade ou satisfa'es que os consumidores recebero com a compra do produto. A colocao de produtos em estabelecimentos apropriados e em pocas certas, a preos acess%eis ao consumidor %isado, , portanto, determinante para o sucesso de uma estratgica mercadol(gica. 1as dispor os produtos de modo apropriado no uma ati%idade muito fcil. Algumas empresas fazem di%ersas modifica'es, inclusi%e em suas estratgias de mar4eting para no dei!ar que seus produtos se am dispostos no mercado de modo no apropriado. 6e um determinado produto fabricado para suprir as necessidades de um grupo de consumidores bastante requintado, o canal pelo qual um produto desse tipo ir percorrer at as mos dos seus consumidores de%er ser bastante seleti%o. 1as, para que a estratgia de distribuio do mesmo se a positi%a necessria uma grande cooperao por partes dos intermedirios en%ol%idos no processo. <s administradores precisam agora no somente decidir sobre qual o tipo de intermedirios utilizarem para mo%imentar seus produtos, mas tambm sobre o modo que far a ger.ncia dos seus estoques para ter os tipos e quantidades de produtos de acordo com as buscas dos clientes. Jem tanto a mais nem tanto a menos. < produto no de%er de forma alguma, no estar dispon%el na $ora em que o cliente o necessita, pois isso o suficiente para comprometer a empresa em neg(cios posteriores.

3esta forma importante que dentro do 6istema de 3istribuio de 1ar4eting este am pre%istos no somente os gastos referentes & manuteno dos estoques dentro do n%el da demanda, mas tambm com os gastos de transporte, mo%imentao fsica dos produtos, armazenagem, etc. AtenoV importante que faamos um esclarecimento sobre as principais diferenas nas ati%idades de distribuioO P 1o%imentao fsica dos produtos > diz respeito & mo%imentao eficiente dos produtos desde o momento em que os mesmos saem das lin$as de produo at o momento em que esses produtos c$eguem &s mos dos clientes. )ncluem"se transporte, armazenagem, controle de estoques, dentre outros. a mo%imentao em si dos produtos. P ,anal de distribuio > refere"se ao grupo de empresas respons%eis pela distribuio dos produtos desde a sua fabricao at o momento em que os mesmos so adquiridos pelos consumidores. )ncluem"se, no canal de distribuio, os agentes, os %are istas e os atacadistas. Vantagens na utilizao de Canais de Distri uio Apesar de &s %ezes parecer o contrrio, um intermedirio pode no somente diminuir o esforo do fabricante, como tambm baratear os preos finais dos produtos atra%s da especializao de alguns intermedirios nos ser%ios em que prestam. ?m canal de distribuio multiplica as possibilidades de contatos das empresas. <bser%e as situa'es abai!oO 6ituao 9 > 6em intermedirios, o produtor respons%el por le%ar os produtos at as mos dos consumidores. Jeste caso, as responsabilidades de transporte, armazenamento, publicidade, %endas, dentre outras dele. Assim sendo, tambm de responsabilidade do produtor saber onde e em que momento de%e dispor os produtos para os consumidores.

6ituao E > ,om intermedirios, o produtor recebe a uda para realizar uma e!celente distribuio de seus produtos. As responsabilidades so di%ididas com empresas que so especialistas no ser%io que prestam, possibilitando inclusi%e economias de tempo e de din$eiro.

5ssas figuras representam a economia de esforo que um intermedirio pode proporcionar aos produtores, que podero se concentrar em suas ati%idades principais. Ainda segundo Las ,asas /com a e!ist.ncia de %rias empresas empen$adas em le%ar produtos do produtor ao consumidor, cada uma delas ser respons%el pelo desempen$o de certas tarefas do mar4eting, que de%em ser e!ecutadas de qualquer forma, no importa por quem. Por essa razo, se algum fabricante preferir no usar intermedirios, ele mesmo de%er realiz"la.L.

<s intermedirios e suas fun'es


/W medida que os intermedirios se especializam conseguem economias, de%ido a suas escalas de opera'es e seus con$ecimentos, o produtor poder gan$ar pela transfer.ncia de algumas das fun'es do canal de distribuio para elesL. 0P$ilip Gotler2 <s intermedirios possuem importante papel na mo%imentao e na distribuio dos produtos no mercado. Atra%s de suas ati%idades eles podem alm de racionalizar as opera'es, diminuir os custos para os fabricantes. 5ssa reduo de custos recebe o nome de economia de escala e consiste na especializao dos intermedirios em suas fun'es como forma de diminuir os custos dos ser%ios prestados por eles. )magine que um fabricante ti%esse que realizar sozin$o todas as ati%idades referentes & mo%imentao dos produtos desde o momento em que os mesmos saem da lin$a de produo at o momento em que esses produtos so entregues aos consumidores. < fabricante teria que se preocupar com ati%idades como transporte, armazenamento, controle de estoques, escol$a de ponto

de %endas, %endas, dentre outras %rias. Pro%a%elmente o peo final dos produtos sofreria um acrscimo, de%ido & ine!peri.ncia do fabricante nas demais reas de logstica. 5 para que esse acrscimo no acontea o fabricante ter que se tornar especialista em ati%idades que fogem da sua ati%idade principal que a produo e!celente de seus produtos. A partir do momento em que um fabricante faz a opo de ter o au!ilio de intermedirios na distribuio de seus produtos, ele passa a di%idir com estes a responsabilidade pela mo%imentao perfeita destes produtos. 6egundo Las ,asas, /com a e!ist.ncia de %rias empresas empen$adas em le%ar produtos do produtor ao consumidor, cada uma delas ser respons%el pelo desempen$o de certas tarefas do mar4eting, que de%em ser e!ecutadas de qualquer forma, no importa por quem. Por essa razo, se algum fabricante preferir no usar intermedirios, ele mesmo de%er realiz"lasL. As principais !un"es de um intermedi#rio 3entro de um canal de distribuio de produtos podem e!istir inAmeros intermedirios respons%eis pelas mais di%ersas ati%idades logsticas. 1as apesar de toda a di%ersificao destas ati%idades, todos possuem em comum a co"responsabilidades pelos produtos que esto mo%imentando, assim todo o cuidado com o nome da empresa para a qual esto trabal$ando necessrio. < consumidor atual bastante obser%ador e caso o mesmo se depare numa estrada com um camin$o da ,oca" ,ola sendo guiado em alta %elocidade ele amais ir comentar que o sr. Xulano de tal dirige mal. <b%iamente que o comentrio ser que um motorista da ,oca",ola esta%a dirigindo de forma irrespons%el. A marca do produto o acompan$a durante todo o camin$o do canal de distribuio, por isso, ela de%e ser bastante preser%ada. A seguir apresentaremos as principais fun'es de um intermedirio e de que forma eles podem contribuir atra%s de suas ati%idades para uma perfeita distribuio de produtos. P A 6eleo dos produtos Antes da realizao das compras dos produtos que sero ofertados para os clientes, os intermedirios realizam um cuidadoso estudo para tentar selecionar o que realmente os consumidores dese am encontrar. <s produtos so escol$idos de acordo com o perfil dos clientes e seu sortimento prioridade. P As ,ompras Atualmente, uma das maiores e!ig.ncias dos consumidores em relao a %ariedade de produtos que os mesmos disp'em para escol$er. A realizao da compra dos produtos que sero oferecidos aos consumidores tambm uma das ati%idades dos intermedirios. 5les procuram negociar com o maior nAmero de fornecedores para contar com a maior %ariedade poss%el. P As Nendas <s intermedirios respons%eis pelas %endas dos produtos de%ero se preocupar com uma constante promoo dos mesmos unto aos consumidores, que de%ero ser seduzidos e con%encidos a compr" los. 1as para que isso se a poss%el um con$ecimento detal$ado dos produtos por parte dos %endedores indispens%el. 5les tambm de%ero se preocupar com os pontos de %endas destes produtos em di%ersos aspectos como limpeza, distribuio dos produtos nos e!positores e decorao das lo as.

P Armazenamento Nisando & proteo dos produtos at o momento de distribu"los aos consumidores, os intermedirios respons%eis pela ati%idade de armazenamento trabal$am cuidadosamente para preser%ar os produtos em todas as suas caractersticas respeitando os prazos de %alidade dos mesmos e o momento certo de disponibiliz"los no mercado. A ati%idade de armazenamento %aria de acordo com o tipo de produto que est sendo mo%imentado. Tuanto mais perec%el for um produto como o caso dos cereais e carnes, mais cuidadosa de%er ser sua armazenagem. importante esclarecer que os camin$'es frigorficos ao mo%imentarem os produtos que necessitam de refrigerao esto transportando esses produtos de forma armazenada. < armazenamento uma ati%idade de custo relati%amente alto dentro do oramento logstico de um produto, porm alguns fatores ustificam essa ati%idade. 6o elesO 9. Ieduo de custos tanto de transportes E. ,oordenao da demanda :. A uda nos trabal$os de produo e de mar4eting dos produtos. P < ,ontrole de Tualidade #em a funo de realizar periodicamente a %erificao dos n%eis de qualidade dos produtos. <s prazos de %alidade, as partes que comp'em os produtos so cuidadosamente inspecionados. 5sses intermedirios tambm a udam no mel$oramento dos produtos realizando testes de capacidade e resist.ncia dos mesmos. P < #ransporte a ati%idade respons%el pela mo%imentao fsica dos produtos desde a fbrica at o momento de entrega dos mesmos aos consumidores. Atualmente e!iste um grande esforo por parte das empresas em in%estirem em ser%ios de transporte mais modernos, rpidos e eficientes. 6egundo Paulo Xernandes XleurH, /a ati%idade de transporte, a mais importante dentre os di%ersos componentes logsticos, %em aumentando sua participao no P)=, tendo crescido de :,@Y para 7,:Y entre 9B8K e 9BBB. 5m :; anos, ou se a, entre 9B@; e E;;;, o setor de transporte cresceu cerca de 7;;Y, enquanto o crescimento do P)= foi de EK;Y.L < intermedirio respons%el por transportar os produtos de%e obser%ar o tempo que o produto poder ficar em trMnsito, incluindo os tempos para carga e descarga do material. P A 3istribuio ?ma outra importante ati%idade realizada por um intermedirio diz respeito & distribuio eficaz dos produtos no mercado. 5sse tipo de ati%idade geralmente desempen$ado por um intermedirio c$amado atacadista, cu a funo principal a de comprar em grandes quantidades de produtos e di%idi"los entre os %are istas em quantidades dese adas pelos clientes. A distribuio de%e acontecer de forma bastante equilibrada, e%itando o e!cesso ou escassez dos produtos no mercado. Por isso, importante que o intermedirio con$ea a mdia de aquisio de cada produto que est distribuindo. $utras %un"es dos &ntermedi#rios Podemos obser%ar que as ati%idades logsticas que podem ser distribudas entre os intermedirios do canal de distribuio dos produtos so inAmeras, desta forma fica claro que o produtor s( tem a como e de produoQ suprimentoQ

gan$ar ao optar que esses intermedirios participem dessa mo%imentao. <utras fun'es que no foram mencionadas anteriormente, $o e, fazem parte da lista de responsabilidades dos intermedirios. Abai!o citamos tr.s dessas no%as fun'esO P )nforma'es de 1ar4eting > so dados repassados aos fabricantes acerca do comportamento do mercado, como mudanas de $bitos dos clientes, tend.ncias da moda ou %olume das %endas. P Nendas Xinanciadas > alguns intermedirios na tentati%a de aumentar o %olume de %enda de seus produtos, oferecem aos seus clientes a possibilidade de financiar suas compras. 5sses financiamentos podem ser pr(prios ou em parceria com empresas especializadas em financiamentos ou ainda, com institui'es bancrias. P Absoro de riscos > quando um intermedirio resol%e entrar no canal de distribuio de um produto, este de%er ter em mente que est se tornando co"respons%el pelo mesmo. #odos os riscos e!istentes so di%ididos por todos os intermedirios do canal. <s riscos mais comuns so os que dizem respeito & manuteno dos produtos no estoque, ao tempo de obsolesc.ncia dos produtos e ao financiamento oferecido aos consumidores. ?ma das maiores quei!as dos intermedirios que oferecem crdito pr(prio o alto ndice de inadimpl.ncia no mercado

<s atacadistas e suas fun'es


< atacadista um dos mais importantes intermedirios dentro do canal de distribuio dos produtos e tem como caracterstica principal o fato de no %ender diretamente ao consumidor final. < atacadista compra os produtos a um preo diferenciado adquirindo"os direto do produtor para %end."los a algum usurio industrial ou a um outro tipo de intermedirio, geralmente o %are ista. 5ste ser o respons%el por repassar as mercadorias para os consumidores finais. ?ma outra importante caracterstica do atacadista que o mesmo sempre compra em grandes quantidades para posteriormente, distribu"los no mercado. < intermedirio oferece uma srie de ser%ios aos produtores como a realizao de promo'es aos consumidores finais, oferecendo capacitao para %endedores, realizando financiamento das %endas, assist.ncia tcnica, ser%io de assist.ncia ao consumidor, dentre outros. <s %are istas tambm so bastante beneficiados pelos ser%ios prestados pelos atacadistas, principalmente porque podem comprar em pequenas quantidades e assim manter seus estoques em n%eis ideais. 3essa forma os custos operacionais podem ser reduzidos. 5m termos de preo dos produtos tambm %antagem para os %are istas comprar direto de um atacadista. $s 'ipos de Atacadistas <s atacadistas podem ser classificados em /3e fun'es limitadasL ou /3e fun'es completasL, dependendo de suas ati%idades e do tipo de ser%io que os mesmos oferecem aos seus clientes. <s atacadistas de fun'es limitadas podem ser do tipo /pague e le%eL, ou se a, o cliente entra em seu estabelecimento, escol$e o que dese a, efetua o pagamento 0na maioria das %ezes & %ista2 e transporta suas compras por sua pr(pria conta, ou se a, em transporte do pr(prio cliente. Alguns atacadistas /pague e le%eL no oferecem nem mesmo sacolas para o transporte das mercadorias de dentro de seu estabelecimento at o carro dos consumidores. ,omo oferecem %antagem no preo, seus clientes no se importam de c$egar carregando cai!as ou containeres plsticos para transportarem suas compras. <utro tipo de atacadista de funo limitada so os c$amados /#ruc4 obberL, ou atacadista de

camin$o que %endem, entregam a mercadoria e a fatura tudo ao mesmo tempo. 5les le%am a mercadoria no camin$o, agilizando assim toda a comercializao. Nendedores de biscoitos, refrigerantes e cer%e as so e!emplos desse tipo de intermedirio. 5m algumas cidades alguns fabricantes de ti olos realizam esse tipo de comercializao. 5!iste um outro tipo de atacadista de funo limitada o /drop s$ipper / ou tambm c$amado de atacadista direto cu a funo se resume & %enda dos produtos, ficando pr(prio fabricante respons%el por armazenamento e transporte destes. < /drop s$ipper / tambm con$ecido como agente. < rac4 obber um outro tipo de atacadista de funo limitada, cu a preocupao a de manter os %are istas abastecidos de seus produtos. 6eus pontos de %enda so concentrados entre mercearias, padarias e supermercados. <bser%em que estes atacadistas so denominados de limitados por oferecerem um restrito ser%io aos seus compradores. <s Agentes ,ertos atacadistas atuam baseados numa prestao de ser%ios do tipo comissionada como o caso do agente, cu a funo principal a de intermediar as negocia'es entre produtores e compradores. <s diferentes tipos de intermedirios, atacadistas e agentes, segundo Ale!andre Luzzi Las ,asas, so apresentados a seguirO 9. Atacadistas de fun'es completasO a2 +eraisO operam com ampla gama de produtosQ b2 3e lin$aO operam em determinado ramo do mercadoQ c2 3e especialidadeO re%endem produtos muito especializados. E. Atacadistas de fun'es limitadasO a2 #ransportadores 0truc4 obber2Q b2 Pague e le%eQ c2 3ireto 0drop s$ipper2Q d2 Iac4 Fobber. :. AgentesO a2 ,omissrioO trabal$o basicamente de corretagemQ em alguns casos, assume a posse do produtoQ b2 Iepresentante comercialQ c2 ,orretores.

You might also like