You are on page 1of 34

23

8 - Biografias Aqui esto listadas as biografias daqueles que muito contriburam para o desenvolvimento da qumica. Como no foi possvel colocar o nome de todos aqui, foram escolhidos os principais cientistas e pesquisadores. 8.1 - Arrhenius Svante August Arrhenius nasceu em Wijk, Su cia, em !" de fevereiro de !#$". Aos %& anos de idade, ingressou na 'niversidade de 'psala, onde se doutorou em !##(. A partir de !#"!, tornou)se professor na 'niversidade de *stocolmo. +, em !##(, prop-s a sua c lebre ./eoria da dissocia0o 1-nica2, que revolucionou o mundo cientfico da poca. 3e fato, suas id ias sobre a e4ist5ncia de ons foram muito combatidas de incio, pois o 6odelo At-mico de 3alton, que falava de partculas maci0as, neutras e indivisveis, era o mais aceito na poca. Aos poucos, por m, as id ias de Arrhenius no s7 foram aceitas, como contriburam para o desenvolvimento das teorias eletr-nicas da mat ria. 8or seus trabalhos, Arrhenius recebeu o 8r5mio 9obel de :umica em !";<. Arrhenius faleceu em *stocolmo, em % de outubro de !"%&. 8.2 Avogadro. Amedeo Avogadro nasceu em /urim, 1t,lia, em " de agosto de !&"=. >ormado em direito, e4erceu a advocacia por alguns anos? em !#;", tornou) se professor de fsica e qumica no col gio de @ercelli e, em !#%;, na 'niversidade de /urim. *m !#!!, enunciou a famosa .Aip7tese de Avogadro2, que diB que volumes iguais de quaisquer gases, sobre as mesmas condi0Ces de temperatura e presso, encerram o mesmo nDmero de mol culas. *sta hip7tese no foi aceita na poca e ficou praticamente esquecida at que, em !#=;, Stanislao CanniBBaro E!#%=)!"!;F conseguiu mostrar a importGncia do conceito de mol cula que, ligada H hip7tese de Avogadro, completaria brilhantemente a teoria at-mica, oferecendo e4plica0Ces Hs leis ponderais e volum tricas das rea0Ces qumicas. Iutra decorr5ncia da hip7tese de Avogadro foi o estabelecimento de uma constante importantssima, que foi denominada .nDmero de Avogadro2. I nDmero de Avogadro pode ser definido como o nDmero de ,tomos Eou mol culasF e4istentes em ! ,tomo) grama Eou mol cula)gramaF de qualquer elemento qumico Eou substGncia qumicaF, e seu valor apro4imadamente igual a =,;%4!; %<.

24

*m !#$;, Avogadro retirou)se da 'niversidade de /urim, cidade onde veio a falecer em " de julho de !#$=. 8.3 Baeyer. Adolf @on JaeKer nasceu em Jerlim, Alemanha, em <! de outubro de !#<$. 3edicou)se inicialmente ao estudo da fsica te7rica, mas logo voltou seus interesse e4clusivamente H qumica. *studou com Junsen e Lekul . *m !#$#, doutorou)se na 'niversidade de Jerlim, da qual tornou)se professor dois anos depois? passou a lecionar em *strasburgo e, em !#&$, em 6unique, onde permaneceu at a sua aposentadoria em !"!$. 9essa cidade construiu um laborat7rio, reuniu um grupo de jovens qumicos e iniciou uma s rie de pesquisas importantes sobre os compostos orgGnicos, como, por e4emplo, a sntese do corante ndigo, o estudo dos compostos do ars5nio, as rea0Ces dos aldedos e cetonas com fen7is e hidratos de carbono etc. 9a qumica te7rica, JaeKer estudou os compostos cclicos e criou uma teoria sobre a tenso dos an is, al m da caracteriBa0o da isomeria cis) trans. JaeKer passou deBessete anos Ede !#=$ a !##%F pesquisando o ndigo natural, o qual e4trado de uma planta que era e4tensivamente cultivada na Mndia e em +ava, at chegar H sua sntese. *m !#"<, a ndustria alem Jasf desenvolveu um outro processo, mais barato, de se obter o ndigo e come0ou a comercialiB,)lo. Como as snteses eram mais baratas e melhores que o ndigo natural, as panta0Ces sofreram grande derrota no mercado, e isso gerou grave crise econ-mica nesse dois pases Evoc5 poder, obter outras informa0Ces no artigo referente aos corantesF. JaeKer recebeu o pr5mio 9obel de !";$, por seus trabalhos em corantes sint ticos e compostos hidroarom,ticos. JaeKer faleceu em Starnberg em %# de agosto de !"!&. 8.4 Berzelius. +Nns +akob JerBelius, qumico sueco, nasceu em @Orfversunda, em %; de agosto de !&&". Prfo de pai aos ( anos de idade e de me aos =, formou)se com muita dificuldade em medicina pela 'niversidade de 'psala em !#;%. /ornou)se professor de medicina $ anos ap7s ter se formado e de qumica em !#!$ na 'niversidade de *stocolmo. 3ei4ou o magist rio em !#<% para se dedicar e4clusivamente H pesquisa. Como e4perimentador h,bil, te7rico perspicaB, organiBador incans,vel e pedagogo dedicado, JerBelius considerado um dos fundadores da

25

qumica moderna, bem como um dos mais imprtantes e influentes qumicos da primeira metade do s c. Q1Q. >oi introdutor de v,rios aperfei0oamentos importantes no laborat7rio qumico, como a fabrica0o de balCes Erecipientes de preciso volum tricaF, retortas Eusadas em destila0CesF etc. Seus trabalhos e4perimentais o levaram H descoberta de v,rios elementos qumicos, como o c rio ECeF, o sel5nio ESeF, o silcio ESiF e o t7rio E/hF. JerBelius aperfei0oou tamb m a an,lise gravim trica, o que lhe permitiu verificar a veracidade das Reis ponderais e a corrigir as massas at-micas de 3alton. JerBelius acertou em apoiar Ravoisier em suas teorias sobre as rela0Ces do o4ig5nio com a combusto e a respira0o, mas foi infeliB em defender a teoria da for0a vital, deposta mais tarde pela famosa .Sntese de Wohler2. *m !#<$, JerBelius descreveu a a0o de catalisadores. 8or deB anos E!#<;)!#(;F, trabalhou na cria0o dos smboos qumicos, que so usados at hoje. *ntre !#;< e !#!#, JerBelius escreveu seu /ratado de :umica, o qual foi traduBido para v,rios idiomas e que serviu para muitos qumicos de renome do s c. Q1Q. *m !#%!, fundou a revista .Selat7rios sobre o 8rogresso da >sica e da :umica2, que dirigiu at a sua morte, ocorrida em *stocolmo, em & de agosto de !#(#. 8.5 Bohr. 9iels Aenrik Johr nasceu em Copenhague, 3inamarca, em & de outubro de !##$. Aos %% anos de idade foi premiado pela Sociedade Cientfica da 3inamarca e, em !"!!, doutorou)se pela 'niversidade de Copenhague. *studou na 1nglaterra, primeiro com +oseph +ohn /omson, depois em 6anchester, com *rnest Sutherford. 3e volta H 3inamarca, foi nomeado em !"!= professor de fsica na mesma universidade onde se doutorou, e em !"%; foi eleito diretor do rec m)criado 1nstituto de >sica /e7rica, um importante centro de estudos da fsica at-mica na poca. *m !"%<, causou uma revolu0o no estudo da estrutura at-mica, ao aplicar a 6ecGnica :uGntica na e4plica0o do movimento dos el trons. 8or seus trabalhos, bohr recebeu em !"%% o 8r5mio 9obel de >sica. 9a d cada de <;, suas teorias contiburam para o desenvolvimento dos estudos da fisso nuclear, que levaram H constru0o das bombas e reatores at-micos. *,m !"(<, mudou)se para os estados 'nidos, devido H Segunda Tuerra 6undial. em !"($, voltou H 3inamarca para reasssumir a dire0o do 1nstituto de >sica /e7rica de Copenhague, cargo que ocupou at a ocasio de sua morte, em !# de novembro de !"=%. 9os Dltimos anos de sua vida, lutou pelo uso pacfico da energia at-mica. *m sua homenagem, os sovi ticos propuseram o nome de 9ielsb7rio para o elemento de nDmero at-mico !;$.

26

8.6 Boyle. Sobert JoKle, fil7sofo e naturalista, nasceu em Rismore Castle, 1rlanda, no dia %$ de agosto de !=%&. >ilho do Conde de Cork, cuja famlia era rica e numerosa, entrou para o ento famoso Col gio de eton, aos # anos de idade. *m !=(!, JoKle viajou para a 1t,lia, onde estudou as obras de Talileu Talilei. *m !=((, com a morte do pai e a perda da riqueBa da famlia, voltou H 1nglaterra e dedicou)se totalmente ao estudo cientfico. *m !=$(, estabeleceu)se em I4ford e, em !==#, se mudou para Rondres. JoKle era um homem de grande cultura Efalava seis idiomasF? ele reuniu um importante grupo de fil7sofos e pesquisadores que, em !==<, fundaram a Sociedade Seal de Ci5ncias da 1nglaterra. JoKle estudou profundamente os gases? aperfei0oou bombas de v,cuo e verificou que, no v,cuo, o mercDrio do tubo de /orricelli descia, a luB se propagava mas o som no, entre outras coisas. Criou tamb m a hip7tese de que a presso dos gass se devia ao choque das partculas, fato admitido at hoje pela /eoria Cin toica dos Tases. *m !==%, usando tubos e vidro em .'2 contendo mercDrio, JoKle deduBiu a famosa lei P.V = Constante, que hoje chamada .Rei de JoKle)6ariotte2. *m !=&=, o fsico franc5s *dme 6ariotte E!=%;)!=#(F reproduBiu a mesma e4peri5ncia de JoKle e a divulgou na >ran0a, mas cedeu todos os cr ditos H JoKle pela descoberta. Sobert JoKle considerado um dos fundadores da qumica, pois conduBiu os seus estudos na ,rea da qumica sem se dei4ar influenciar por cren0as e misticismos, bem como no procurou achar nenhuma utiliBa0o medicinal para as suas descobertas, ou seja, ele dedicou)se e4clusivamente H qumica, dei4ando para que profissionais de outras ,reas achassem um determinado uso para cada um de seus estudos. JoKle foi tamb m um dos introdutores dos trabalhos e4perimentais, tendo para isso, aperfei0oado muitos aparelhos? por fim, JoKle defendeu a id ia de ser o elemento qumico uma mat ria que no se decompCe em outras mais simples, contrariando, assim, as velhas teorias de Arist7teles e dos alquimistas. *ssas suas Dltimas id ias foram publicadas no livro .I qumico c tico2, onde afirma que um cientista tem que se manter totalmente imune a toda e qualquer teoria antes de comprov,)la com certeBa absoluta, livre de .pai4Ces2 que possam corromper o andamento de suas pesquisas. *ste livro foi um dos mais importantes trabalhos que ajudaram no nascimento e crescimento da qumica. Sobert JoKle faleceu em Rondres, 1nglaterra, em <; de deBembro de !="!.

27

8.7 Charles. Sabe)se pouco sobre +acques Ale4andre C sar Charles, fsico nascido em JeaugencK, >ran0a, em !% de novembro de !&(=. Ao pesquisar a e4panso dos gases para a fabrica0o de term-metros de preciso, Charles verificou quinBe anos antes de TaK)Russac que, nos gases mantidos em volume constante, a presso cresce proporcionalmente ao aumento da temperatura. matematicamente, essa lei pode escrita da seguinte formaU P/T = Contante. *ssa a chamada .Rei de Charles2. Charles faleceu em 8aris, no dia & de mar0o de !#%<. 8.8 e Cha!elier. AenrK Rouis Re Chatelier, engenheiro qumico e metalDrgico, nasceu na >ran0a, em !#$;. >oi professor da *scola de 6inas de 8aris em !#&&, e na 'niversidade de 8aris em !";#. *ra uma grande autoridade em metalurgia, metalografia, cimentos, vidros, combustveis e e4plosivos Etudo isso sendo uma pessoa s7VF, publicando v,rios livros sobre todos esses assuntos. *m !#"$, Re Chatelier projetou o ma0arico o4iacetil5nico. 8rocurou sempre mostrar a e4trema necessidade da unio entre a qumica pura para a aplicada, na resolu0o de problemas industriais. Ao estudar o andamento das rea0Ces, Re Chatelier percebeu que era possvel prever o sentido do deslocamento dos equilbrios qumicos, criando a afirmativa que hoje conhecida como.Rei de Re Chatelier2, que possui o seguinte enunciadoU .:uando um fator e4terno age sobre um sistema em equilbrio, ele se desloca, com o objetivo de anular a a0o esse fator, e procura atingir um novo estado de equilbrio.2. AenrK Re Chatelier faleceu em sua terra natal em !"<=. 8." Cla#eyron. Assim como Charles, sabe)se pouco sobre Jenoit 8aul *mile ClapeKron. ClapeKron nasceu em 8aris, >ran0a, em %! de fevereiro de !&"". Aos !& anos iniciou os seus etudos na *scola 8olit cnica de 8aris. *ntre !#%; e !#<;, ele lecionou matem,tica na *scola Superior de So 8etersburgo, SDssia. 3e volta H fran0a, ClapeKron projetou e dirigiu a constru0o de v,rias ferrovias. ClapeKron contribuiu e muito para o progresso da termodinGmica desenvolvendo a .*qua0o Teral dos Tases 8erfeitos2 Etamb m chamada *qua0o de ClapeKronF, a famosa P.V = n.R.T, entre v,rias outras f7rmulas

28

que correlacionam os calores latentes de compresso, dilata0o e de vaporiBa0o dos gases com suas vari,veis de estado. *m !#$#, ClapeKron foi eleito para a Academia de Ci5ncias de 8aris. ClapeKron faleceu nessa mesma cidade no dia %# de janeiro de !#=(.

8.1$ %al!on. +ohn 3alton nasceu em *aglesfield, 1nglaterra, em !&==. >ilho de famlia pobre, dedicou toda a sua vida ao ensino e H pesquisa. Com apenas !% anos, come0ou a lecionar matem,tica na :uakerWs School, em sua cidade natal. *m !&"<, estabeleceu)se em definitivo na cidade de 6anchester, onde lecionou qumica, fsica, matem,tica e metereologia. *m !&"(, ap7s inDmeras observa0Ces, 3alton descreveu uma anomalia visual, que se caracteriBava pelo fato de uma pessoa no poder distinguir corretamente entre as cores vermelha e verde, principalmente E muito raro, mas tamb m ocorre, da pessoa tamb m se atrapalhar na distin0o de outras coresF. *ssa doen0a, portada pelo pr7prio 3alton, recebeu o nome de .daltonismo2. *studando o comportamento dos gases e a dissolu0o de gases em lquidos, ele concluiu, em !#;<, uma importante lei, que diBU .A presso total de uma mistura gasosa igual , soma das pressCes parciais dos gases que a constituem2. 1nvestigando a composi0o de diferentes 74idos de nitrog5nio, 3alton estabeleceu a chamada .Rei das 8ropor0Ces 6Dltiplas2 *ntre !#;< e !#;(, 3alton estabeleceu as bases da teoria at-mica, as quais foram detalhadas em seu livro .9ovo sistema de filosofia qumica2. 3alton faleceu em 6anchester, em !#((. 8.11 %aniel. 9o se sabe muito da vida de +ohn >rederick 3aniell, qumico e meteorologista, nascido em Rondres, 1nglaterra, em !% de mar0o de !&";. Aos %( anos de idade, foi eleito para a Sociedade Seal de Rondres e, em !#<!, se tornou professor de qumica no LingXs College de Rondres. 3aniell inventou o higr-metro de condensa0o e a pilha el trica que leva o seu nome Edetalhes sobre essa pilha el trica, e outras, voc5 encontrar, no artigo referente a 8ilhas e acumuladoresF. I principal ponto se deve ao fato de 3aniell ter substitudo as solu0Ces ,cidas Eat ento usadas e que produBiam gases t74icosF, por solu0Ces salinas, que no e4alam vapores que possam ser nocivos.

29

3aniell faleceu em Rondres, um dia ap7s ter completado $$ anos E!#($F. 8.12 &araday. 6ichael >aradaK nasceu em 9eYington, 1nglaterra, no dia %% de setembro de !&"!. >ilho de um modesto ferreiro, >aradaK s7 pode receber instru0o prim,ria. Aos !( anos de idade, come0ou a trabalhar como aprendiB de encadernador? como era possuidor de muita for0a de vontade, >aradaK sempre estudava os livros que encadernava e mostrou muito interesse pelos livros cientficos. >aradaK sempre que podia ia assistir Hs palestras e confer5ncias de um dos maiores qumicos da pocaU Sir AumphrK 3avK. 8ercebendo esse interesse, 3avK convidou >aradaK para ser seu assintente na SoKal 1nstitution de Rondres, e visitaram, juntos, os melhores centros de pesquisas da poca. *m !#%$, >aradaK tornou)se diretor do laborat7rio da SoKal 1nstitution e, oito anos depois, professor de qumica. >aradaK realiBou diversas pesquisas e descobertas importantes. *ntre elas, descobriu o he4a)cloro etano EC %Cl=F, em !#%!, liquefeB o g,s carb-nico e o g,s cloro, em !#%<, e isolou o benBeno em !#%$. 6ais tarde, voltou)se mais H eletricidade e ao eletromagnetismo E,reas onde se destacou como um dos pioneirosF, estudando a influ5ncia da corrente el trica sobre os ms, descobriu a indu0o magn tica e o princpio do funcionamento dos geradores, entre muitas outras. 9a eletr7lise, estipulou as .Reis :uantitativas da *letr7lise2. >aradaK foi, sem dDvida, um dos maiores pesquisadores do s c. Q1Q, tendo criado diversos termos cientficos usados at hoje, como ction, nion, catodo, anodo entre outros. *steZ not,vel cientista faleceu em Aampton Court, 1nglaterra, em %$ de agosto de !#=&. 8.13 &is'her. *mil Aermann >ischer nasceu em *uskirchen, Alemanha, em !$ de julho de !#$%. *studou nas universidades de Jonn e *strasburgo, trabalhou com JaeKer de !#&( a !##% e lecionou nas universidades de 6unique, W[rsburg e de Jerlim. >ischer se dedicou a tr5s campos principaisU A0Dcares, 3erivados da purina e as 8rotenas. Suas conclusCes sobre a estrutura desses compostos foram baseados em um vastssimo trabalho laboratorial. 9o estudo dos a0Dcares, deve)se a ele a descoberta das estruturas das principais oses, al m da sntese de outros a0Dcares at s ento

30

desconhecidos. Ap7s descobrir a fenil)hidraBina em !#&$, usou)a na caracteriBa0o dos grupos carbonila das oses. 9o estudo dos derivados da purina, >ischer identificou cerca de !<; compostos, entre os quais a cafena e o ,cido Drico. 9esse campo, tamb m est, a descoberta do hipn7tico veronal E!";<F e a abertura do caminho para a descoberta de outros derivados farmac5uticos. 9o campo das protenas, >ischer hidroliBou inDmeros desses compostos e estudou a composi0o dos amino,cidos da resultantes. 1nterpretou tamb m a a0o das enBimas E!#"#F. >ischer no s7 considerado um dos maiores e4poentes da qumica orgGnica no final do s c. Q1Q, como se tornou um dos percursores da bioqumica, pelos avan0os que realiBou na qumica dos compostos naturais. 8or seus trabalhos com a0Dcares e com os derivados da purina, >ischer recebeu o 8r5mio 9obel de :umica de !";%. >ischer faleceu em Jerlim, no dia !$ de julho de !"!".

8.14 (alvani. Ruigi Aloisio Talvani nasceu em Jolonha, 1t,lia, em " de setembro de !&<&. 3outorou)se em !&$" e, em !&#<, tornou)se professor de anatomia e cirurgia na 'niversidade de Jolonha, onde aperfei0oou t cnicas cirDrgicas e o estudo do aparelho urin,rio. *m !&#=, ao tocar com um bisturi a perna de uma r morta e dissecada, a qual estava pr74ima de um gerador eletrost,tico, Talvani notou que a perna da r sofria fortes contra0Ces. >eB outras e4peri5ncias com pernas de rs em face e descargas atmosf ricas e observou as mesmas contra0Ces. Talvani tamb m registrou um fen-meno id5ntico ao observar contra0Ces id5nticas quando a perna do dito animal estava pendurada num gancho de cobre e, ao ser balan0ado pelo vento, tocava uma estrutura de ferro. 9esse ponto, Talvani cometeu um pequeno erroU teve um .raciocnio m dico2, estipulando que as contra0Ces eram causadas por uma .eletricidade animal2. 9a verdade, as contra0Ces eram causadas pela eletricidade oriunda da diferen0a de potencial entre o ferro e o cobre. 6uitos termos atualmente usados so provenientes do nome deste c lebre cientista? como, por e4emplo, galvan-metros Eampermetros de alta sensibilidadeF, c lulas galvGnicas EpilhasF, galvanoplastia Et cnica que consiste em se obter materiais atrav s da corrente el tricaF etc. Talvani faleceu em sua cidade natal, em ( de deBembro de !&"#.

31

8.15 (ay- ussa'. +oseph Rouis TaK)Russac nasceu em Saint Reonard, >ran0a, em = de deBembro de !&&#. *studou com Jerthollet, na *scola 8olit cnica de 8aris, da qual se tornou catedr,tico de qumica aos <! anos de idade, simutaneamente com a c,tedra de fsica da Sorbonne. *m !#;%, TaK)Russac feB importantes investiga0Ces sobre a e4panso dos gases, completando os estudos de outro cientista franc5s, +acques Ale4andre C sar Charles. >eB tamb m acentues em balCes, verificando a invariabilidade da composi0o do ar nas altitudes que conseguiu atingir. *m !#;#, sintetiBando a ,gua, verificou que sempre % volumes de hidrog5nio se combinam com ! volume de o4ig5nio. >ascinado pela simplicidade dessa propor0o, TaK)Russac estudou outros gases e constatou que a propor0o de combina0o dos gases sempre muito simples. 3a, surgiram as leis volum tricas de TaK)Russac, as quais contriburam e muito para a consolida0o da teoria at-mico)molecular. TaK)Russac aperfei0oou m todos de an,lises qumicas, processos industriais de sntese e, juntamente com Rouis +acques /5nar, conseguiu isolar o elemento qumico boro em !#;#. 8or seus trabalhos, foi eleito para as academias de ci5ncia da >ran0a e 1nglaterra. TaK)Russac faleceu em 8aris, em " de maio de !#$;. 8.16 (il)er! e*is. Tilbert 9eYton ReYis miscue me WeKmouth, *. '. A., me !#&$. *studou na 'niversidade de 9ebraska e se aperfei0oou em TNttingen EAlemanhaF. *m !"!% foi nomeado professor de qumica na 'niversidade de JerkeleK, na Calif7rnia. Ao contr,rio de Johr, que imaginava os el trons girando em 7rbitas determinadas, ReYis achava que os el trons deviam estar orientados em certas dire0Ces Eantecipando)se H teoria dos orbitaisF e que, nessas dire0Ces, um ou mais pares de el trons estabeleciam as liga0Ces qumicas? foi com essa id ia que prop-s, em !"!=, a ./eoria das Riga0Ces Covalentes2. Iutra contribui0o importante de ReYis ao desenvolvimento da qumica foi, em !"%<, a amplia0o dos conceitos de ,cidos e bases? completando, assim, a teoria de Arrhenius. Al m disso, ReYis dedicou)se tamb m ao estudo da termodinGmica das Sea0Ces :umicas, ao comportamento das substGncias fluorescentes e fosforescentes e, ainda, H prepara0o de um estopo do hidrog5nio, o 3eut rio E3F, e da ,gua pesada E3 %IF. Tilbert ReYis faleceu em !"(=.

32

8.17 (raha+. /homas Traham nasceu em TlasgoY, *sc7cia, em %; de deBembro de !#;$. *studou inicialmente em sua cidade natal e depois em *dimburgo, onde se dedicou H qumica. *m !#%= lecionou qumica e matem,tica em TlasgoY. A partir de !#<& se tornou professor no 'niversitK College de Rondres. *m !#(!, Traham publicou o livro .*lementos de :umica2, considerado um dos melhores de sua poca. 8residiu a Rondon Chemical SocietK em !#(! e a Cavendish SocietK cinco anos depois. A partir de !"%#, Traham estudou o escape de gases por orifcios ou paredes porosas, tendo concludo a .Rei de Traham2 Etamb m chamada Rei de *fuso TasosaF. *studou tamb m a adsor0o de gases por lquido e por metais, al m da adsor0o de sais pelo carvo. Traham considerado como sendo um dos fundadores da qumica coloidal, j, que foi um dos primeiros a pesquisar sistematicamente os col7ides. *m !#(", verificou que certas substGncias semelhantes H cola Eda vem o nome .col7ides2F s7 atravessam o papel de pergaminho com muita lentido, enquanto que os sais cristalinos Echamados de .cristal7ides2F atravessam rapidamente o mesmo papel de pergaminho? surgiu a a diviso das substGncias entre cristal7ides e col7ides. 8osteriormente, verificou)se que algumas substGncias podem se comportar dessas duas formas? como e4emplo, podemos citar o en4ofre que, em solu0o aquosa, se comporta como um col7ide e, em solu0o de sulfeto de carbono ECS %F, se comporta como um cristal7ide. Compreendeu)se depois que uma mesma substGncia pode apresentar propriedades coloidais ou no, dependendo unicamente do tamanho das partculas dispersas. /homas Traham faleceu em Rondres, 1nglaterra, em !! de novembro de !#=". 8.18 (rignard. >ran0ois)Auguste)@ictor grignard nasceu em Cherbourg, >ran0a, em = de maio de !#&!. >ormou)se pela 'niversidade de RKon e lecionou qumica em 9ancK E!"!;F e RKon E!"!"F. Trignard trabalhou intensamente na sntese de muitos compostos orgGnicos. Sua descoberta principal foi a prepara0o, em !";;, do .Composto de Trignard2 Etamb m chamado de organo)magnesiano mistoF, que possui a seguinte f7rmula b,sica R6gQ, onde R representa um radical orgGnico qualquer. *ste composto um dos mais Dteis e vers,teis reagentes da qumica orgGnica. Al m disso, os compostos de Trignard serviram para a prepara0o de v,rios outros compostos organomet,licos de enorme utilidade naqumica orgGnica.

33

A descoberta de um regente totalmente novo deu a Trignard o 8r5mio 9obel de :umica de !"!%, que foi dividido com seu compatriota 8aul Sabatier E!#$()!"(!F, que pesquisou a hidrpgena0o dos compostos orgGnicos. grignard faleceu em RKon, em !< de deBembro de !"<$. 8.1" ,ess. Termain AenrK Aess asceu em Tenebra, Su0a, no dia & de agosto de !#;%. Rogo se mudou para a SDssia, onde cursou qumica, medicina, e geologia. *m !#<;, tornou)se professor na 'niversidade de So 8etersburgo. >eB inDmeros estudos sobre o g,s natural e min rios russos. At a metade do s c. Q1Q, a qumica inorgGnica e a orgGnica haviam se desenvolvido com muita rapideB. A fsico)qumica, campo da qumica onde Aess foi um dos pioneiros, surgiu quando os cientistas come0aram a as rea0Ces qumicas com fen-memos fsicos Ecomo calor, eletricidade etc.F. *m !#(;, Aess estudou os calores das rea0Ces quicas e procurou relacion,)los com a afinidade entre as substGncias e as for0as de liga0o entre os elementos qumicos? esse estudo levou Aess ao chamado .Rei de Aess2 que um dos fundamentos da /ermoqumica. e que, atualmente, se engloba no .8rncipio da conserva0o da energia2. Aess publicou uma obra intitulada .>undamentos da qumica pura2, a qual foi considerada por muito tempo como sendo um dos melhores te4tos de qumica na SDssia. Aess faleceu em So 8etersburgo no dia <; de novembro de !#$;. 8.2$ -ean e .rene -olio!-Curie. +ean frederic +oliot nasceu em 8aris, >ran0a, em !" de mar0o de !";;. *m !"%<, formou)se em engenharia pela escola de >sica e :umica de 8aris. 3ois anos depois, tornou)se assistente de 6arie Curie. *m !"%=, casou)se com 1rene, filha de 8ierre e 6arie Curie, tendo o novo casal adotado o sobrenome +oliot)Curie. 1rene +oliot)Curie nasceu em 8aris no dia !% de setembro de !#"&. *m !"%!, come0ou a trabalhar com sua me no 1nstituto do S,dio, onde se doutorou com o estudos das emissCes , pelo elemento pol-nio. >oi nesse 1nstituto onde conheceu +ean >rederic. I casal +oliot)Curie estudou arduamente o fen-meno da radioatividade e conseguiram produBir, a partir de !"<<, v,rios elementos radioativos artificiais. 3evido a essas pesquisas, o casal +oliot)Curie recebeu o 8r5mio 9obel de :umica de !"<$.

34

Ambos lecionaram na Sobborne. 3urante a Segunda Tuerra 6undial, lutaram pela Sesist5ncia >rancesa. Ap7s a guerra, ajudaram a reorganiBar a ci5ncia francesa, em particular o programa de energia at-mica. *m !"(#, construram a primeira pilha at-mica francesa. A partir de !"($, +ean >rederic tornou)se diretor do Centro de 8esquisas Cientficas? e 1rene, diretora do instituto do r,dio de 8aris. +ean >rederic faleceu em sua cidade natal no dia !( de agosto de !"$# e 1rene faleceu tamb m em 8aris, em !& e mar0o de !"$=. 8.21 /e0ul1. >riedrich August Lekul von StradonitB nasceu em 3armstadt, Alemanha, no dia & de setembro de !#%". *studou arquitetura na 'niversidade de Tiessen, mas decidiu se voltar para a qumica, sob a influ5ncia de +ustus @on Riebig. 3outorou)se em qumica em Tiessen em !#$%, trabalhou em 8aris e Rondres, foi professor em Aiedelberg em !#$=, depois em Tand, dois anos depois e, por fim, em Jonn em !#=$. *m !#$&, Lekul prop-s a quadrival5ncia do carbono, que o marco inicial da qumica orgGnica estrutural. 3e seu trabalho resultou a id ia da possvel e4ist5ncia das ramifica0Ces nas cadeias carb-nicas. *m !#%$, >aradaK descobriu o benBeno, no g,s de ilumina0o usado nas cidades daquela poca. *m !#<(, 6itscherlich determinou a f7rmula do benBeno ) C=A= . 9o entanto, os qumicos ficaram por muito tempo sem saber ao certo qual sera a f7rmula estrutural do benBeno? foi Lekul que, em !#=$, prop-s a id ia do anel he4agonal, completada no ano seguinte com a hip7tese da e4ist5ncia de um par de estruturas em equilbrio, com alternGncia das liga0Ces duplas. Lekul foi um dos pioneiros da qumica orgGnica te7rica. Suas id ias sobre a estrutura das mol culas orgGnicas ajudaram o grande desenvolvimento da qumica industrial na Alemanha, no final do s c. Q1Q, especialmente no setor dos corantes. Lekul foi um dos maiores professores de qumica de seu tempo? completou a sua obra ) /ratado de :umica IrgGnica ) de grande influ5ncia na poca. /r5s de seus discpulos foram premiados, mais tarde, com o 8r5mio 9obel de :umicaU @an\t Aoff E!";!F, >ischer E!";%F e JaeKer E!";$F. Lekul faleceu em Jonn, em !< de julho de !#"=. 8.22 avoisier. Antoine Raurent Ravoisier nasceu em 8aris em !&(<. >ilho de famlia abastada, estudou advocacia, matem,tica, qumica, fsica, botGnica,

35

astronomia e geologia. Aos %$ anos de idade ingressou na Academia de Ci5ncias de >ran0a. *sta academia j, o tinha agraciado com o segundo lugar do concurso sobre o mais eficaB m todo de ilumina0o de 8aris, pelo seu .Selat7rio sobre o melhor sistema de ilumina0o de 8aris2. *4erceu v,rios cargos pDblicos e se tornou um dos maiores cientistas do s c. Q@111 e, por seus trabalhos e4perimentais, considerado como o .8ai da :umica 6oderna2. *stabeleceu a famosa .Rei da Conserva0o das 6assas2, tamb m conhecida como .Rei Ravoisier2. Seus estudos esclareceram a a0o do o4ig5nio no fen-menos da combusto e da respira0o humana. Suas e4peri5ncias, juntamente com a de outros qumicos, originaram o moderno conceito de elemento qumico, descartando a antiga id ia de Arist7teles. Suas id ias so apresentadas no famoso livro, publicado em !&#", ./ratado elementar de qumica2. 3evido Hs suas liga0Ces com a monarquia, foi considerado traidor e guilhotinado pelos membros da revolu0o francesa em !&"(, aos $! anos de idade. :umico franc5s, Antoine Raurent de Ravoisier nasceu em 8aris a %= de agosto de !&(< e morreu na mesma cidade a # de maio de !&"(. >ilho de um rico negociante, estudou no col gio 6aBarin, iniciando)se depois em matem,tica e astronomia, qumica e fsica e4perimental. A essa forma0o acrescentam)se estudos de botGnica e geologia, concludos em !&=(. :uatro anos mais tarde ingressava na Acad mie des SciencesU *sta o havia distinguido com um pr5mio E!&==F por seu trabalho Memire sur le meilleur systme declairage de Paris (relatrio so re o mel!or sistema de ilumina"#o de Paris$. *m !&&", tornou)se coletor de impostos e foi nomeado inspetor)geral das p7lvoras e salitres, ao mesmo tempo em que se dedicava a algumas de suas e4peri5ncias qumicas mais not,veis. 6embro da comisso de agricultura, de !&#$ a !&#&, aplicou)se ao estudo dos problemas da economia e da qumica agrcolas, e em !&#" era eleito deputado suplente aos *stados Terais, integrando, no ano seguinte, a comisso para o estabelecimento do novo sistema de pesos e medidas. Secret,rio do /esouro E!&"!F, defendeu o plano de recolhimento dos impostos, apresentando em seu tratado %e la ric!esse terriotoriale du royaume de &rance Esobre a riqueBa territorial do reino da >ran0aF. *m agosto de !&"<, a Conven0o suprimia as academias e, em novembro, decretava a priso dos coletores de impostos, que, incluindo Ravoisier, foram condenados e guilhotinados. >undador da qumica moderna, Ravoisier impCe)se como um dos maiores cientistas do s c. Q@111. >oi dos primeiros a conceber e elaborar um m todo objetivo de representa0o do universo material. SistematiBando o uso da balan0a, passa a definir a mat ria por sua propriedade de /er um

36

peso determinado e enuncia as leis de conserva0o da massa. *m suas pesquisas mais importantes Ravoisier dedica)se a um conhecimento cientfico da natureBa daqueles elementos que, desde a antig[idade, eram considerados insuscetveis de an,lise cientficaU a terra, a ,gua, o ar e o fogo. Come0a por esclarecer o fen-meno da o4ida0o dos metais em contato com o ar. 3errubando a teoria flogstica, prova que o corpo simples, no caso, no cal, mas o metal. Calcinando o estanho num recipiente fechado e em presen0a de ar, verifica a inalterabilidade da massa total. Setoma essa e4peri5ncia em !&&& com o mercDrio e descobre, a partir da, a composi0o do ar atmosf rico. Assim, Ravoisier mostra que a ,gua se obt m atrav s da combusto do hidrog5nio e, quatro anos depois, submetendo o diamante H a0o do fogo, determina a composi0o do g,s carb-nico. Ravoisier tamb m trabalha como pioneiro na medi0o calorim trica. *m M'moire sur la c!aleur E!&#;? relat7rio sobre o calorF, registra diferentes valores, quer de calores especficos, quer daqueles resultantes de rea0Ces qumicas. 8ara a e4perimenta0o correspondente, emprega um calormetro baseado na fuso do gelo. Iutra das grandes contribui0Ces de Ravoisier a de criar, juntamente com Jerthollet e outros, uma nomenclatura racional da qumica, tomando como ponto de partida o conceito de ]elemento qumicoX, que no se poderia estabelecer se a e4peri5ncia pela qual havia demonstrando ser o o4ig5nio um dos componentes necess,rios dos ,cidos e das bases. *m relat7rio de abril de !&#&, e4punha os fundamentos da nova nomenclatura e, em seu Tra(t' 'l'mentaire de c!imie E!&#"? tratado elementar de qumicaF, j, a utiliBava sistematicamente. /amb m um dos pioneiros da bioqumica, Ravoisier associa o calor animal ao produBido pelas combustCes orgGnicas dependentes do carbono e do hidrog5nio, encontrando na combina0o do o4ig5nio respirado com o ]ar fi4oX proveniente do sangue o mecanismo de conserva0o dos calor nos seres animais. 8rocura melhorar e incrementar a produ0o francesa de salitre ^ que entre !&&= e !&## chega a dobrar? orienta em *ssones o aprimoramento t cnico da agricultura. Ravoisier no teve, por m, a mesma lucideB nos assuntos polticos e sociais. *mpenhou)se em medidas de car,ter reformista, as quais, em face das transforma0Ces que abalavam os pr7prios alicerces de sua sociedade, acabaram por lev,)lo H guilhotina. 8.23 ang+uir. 1rving Rangmuir nasceu no JrooklKn, 9_, em <! de +aneiro de !##!. Traduou)se em *ngenharia 6etalDrgica pela Columbia 'niversitK School of

37

6ines em !";<, e recebeu o ttulo de 8h.3. em !";= pela 'niversidade de TNttingen na Alemanha, sob a orienta0o de Walther 9ernst Epr5mio 9obel de :umica em !"%;F. 3e volta aos *.'.A., trabalhou no Stevens 1nstitute of /echnologK, em Aoboken, 9eY +erseK, como professor do 3epartamento de :umica. >icou no cargo apenas por tr5s anos, sem oportunidade para a pesquisa devido H pesada carga de aulas. *m !";", Rangmuir foi convidado por Willis WhitneK para trabalhar no Raborat7rio de 8esquisas da Teneral *lectric ET*F, onde ento permaneceu at se aposentar, em !"$;. 1niciou seus trabalhos na T* com estudos sobre lGmpadas e filamentos, os quais resultaram na inven0o de melhores bombas de v,cuo, na descoberta do hidrog5nio at-mico em !"!%, na inven0o do ma0arico de hidrog5nio, e no desenvolvimento de melhores bulbos. /rabalhando com filamentos, Rangmuir determinou o ponto de fuso do /ungst5nio e desenvolveu teorias sobre transmisso de calor, como a transfer5ncia de calor em gases, em m,quinas el tricas, e a teoria do fator de forma. *stes mesmos estudos ainda resultaram na inven0o das lGmpadas incandescentes de g,s, na descoberta da chamada .carga espacial2, do efeito termo)i-nico, e na descoberta do plasma como quarto estado da mat ria, termo este introduBido pelo pr7prio Rangmuir. 9o final da d cada de %;, Rangmuir come0ou a trabalhar numa nova teoria at-mica. Jaseando)se na .regra dos oito2 de ReYis, ele desenvolveu e formulou matematicamente a regra do octeto, cujo nome o pr7prio Rangmuir criou. 1ntroduBiu na literatura novos termos e conceitos como eletroneutralidade, .unio polar2 Ehoje conhecida como liga0o i-nicaF, isosterismo, isomorfismo, e liga0o covalente. Rangmuir ainda definiu val5ncia e os termos isoeletr-nicos, is-meros e is7baros. *m !"<%, Rangmuir recebeu o pr5mio 9obel de :umica por suas contribui0Ces e inven0Ces no campo da :umica de superfcies, com destaque para a isoterma de adsor0o que leva seu nome e para a Jalan0a de Rangmuir, desenvolvida para o estudo de filmes monomoleculares na interface ar),gua, e posteriormente para filmes em substratos s7lidos Efilmes de Rangmuir) JlodgettF. 3urante as guerras mundiais, Rangmuir foi convidado para trabalhar para o governo dos *.'.A. em projetos militares. 9a 8rimeira Tuerra, ele contribuiu de forma fundamental para o desenvolvimento do sonar)radar para a detec0o de submarinos, na fi4a0o de nitrog5nio em e4plosivos e no direcionamento de torpedos por meio de ondas sonoras. *ste Dltimo trabalho despertou um certo interesse em Rangmuir, que deduBiu algumas equa0Ces sobre a propaga0o do som na ,gua e no ar. Jaseando)se nestes estudos, Rangmuir ajudou a melhorar a reprodu0o de grava0Ces da SCA, no desenvolvimento do som est reo, e na constru0o de melhores geofones. 9a Segunda Tuerra, ele desenvolveu os geradores para a produ0o de cortinas de fuma0a, dispositivos para o degelo das asas de aeronaves, e as

38

m,scaras de g,s, utiliBando seu conhecimento sobre absor0o e adsor0o de gases. 9a d cada de (;, Rangmuir dirigiu pesquisas sobre a forma0o de nuvens e chuva, as quais resultaram nas t cnicas de nuclea0o de nuvens para a produ0o ou supresso de chuva. *m !"$;, Rangmuir feB chover de & em & dias na costa Ieste dos *.'.A. durante um projeto sobre controle do tempo. *le foi ainda presidente da ACS em !"%", e da AAAS em !"(%. Secebeu, al m do pr5mio 9obel, !$ honras de universidades e %% medalhas. Revam seu nomeU o 1nstituto de 8esquisas Atmosf ricas no 6 4ico, uma >aculdade na State 'niversitK of 9eY _ork, um jornal e um pr5mio da ACS, e at mesmo o .6ount Rangmuir2, no Alaska. Rangmuir atualmente considerado .8ai da Cat,lise Aeterog5nea2, .>undador da >sico):umica de Superfcies2 e um dos mais importantes cientistas de todos os tempos. Rangmuir passou os Dltimos anos com sua esposa viajando pelo mundo at que, em != de Agosto de !"$&, vem a falecer de repente, em fun0o de um ataque cardaco, quando visitava a famlia de um sobrinho em 6assachusetts. 8.24 ie)ig. +ustus von Riebig nasceu em 3armstadt, Alemanha, em !% de maio de !#;<. *studou em Jonn e *rlangen? depois, passou cerca de % anos Ede !#%% a !#%(F em 8aris, onde freq[entou o laborat7rio de TaK)Russac. *m !#%(, foi nomeado professor interino da 'niversidade de Tiessen, passando a efetivo % anos depois. *m Tiessen, Riebig criou um laborat7rio de qumica que se tornou mundialmente conhecido. Riebig foi um dos fundadores da qumica orgGnica? aperfei0oou os m todosde an,lise dos compostos e descobriu numerosos compostos orgGnicos, como o clor,lio, o clorof7rmio entre outros. *studou tamb m os ,cidos e os amidos correspondentes. Ao aplicar a qumica ao estudo da fisiologia vegetal, Riebig refuta a teoria at ento aceita, segundo a qual as plantas absorviam as substGncias orgGnicas resultantes da decomposi0o de corpos de animais no terreno. *m veB disso, as plantas alimentam)se de alimentos inorgGnicos, como o CI% da atmosfera e os compostos amoniacais, sendo o terreno tanto mais f rtil quanto maior for a quantidade de tais substGncias ali encontradas. *m !#<#, Riebig passa a se interessar especificamente pela qumica das plantas e dos animais. *studou grande nDmero de tecidos e fluidos do organismo animal. A Riebig, devem)se <!# mem7rias das mais variadas questCes da qumica. *m !#(;, publica 3ie Irganische Chemie in ihrer AnYendung auf Agrikulturchemie und 8hKsiologie E A :umica IrgGnica em sua Aplica0o H :umica Agrcola e H >isiologiaF. >undou tamb m o

39

peri7dico .Anais da :umica2 que, mais tarde, se transformaria em .Anais da :umica e da >arm,cia2. +ustus von Riebig faleceu na cidade alem de 6unique, em !# de abril de !#&<. 8.25 inus 2auling. Rinus Carl 8auling nasceu em 8ortland, Iregon, *.'.A., em %# de fevereiro de !";!.>ormou)se em engenharia qumica em !"%%, no Iregon Agricultural College. 3outorou)se em !"%$, no 1nstituto de /ecnologia da Calif7rnia. *stagiou, em seguida, nas universidades europ ias de 6unique, `urique Copenhague. 3e volta aos *stados 'nidos, tornou)se professor do 1nstituto e /ecnologia da Calif7rnia, em !"=#. >oi um dos introdutores da mecGnica quGntica na qumica, conseguindo determinar v,rios princpios que e4plicam a natureBa das liga0Ces qumica entre os ,tomos, bem como as propriedades das substGncias resultantes. *studou tamb m problemas gen ticos decorentes de estruturas qumicas defeituosas nas protenas e4istentes nas c lulas humanas. Como pacifista, foi contr,rio a toda esp cie de guerra, e combateu com afinco o uso das armas nucleares, bem como qualquer segrega0o racial, poltico ou religioso. 8or seus trabalhos cientficos, recebeu o 8r5mio 9obel de :umica em !"$( e, por sua a0o pacifista, o 8r5mio 9obel da paB em !"=%. Rinus 8auling faleceu em %; de agosto de !""(. Rinus Carl 8auling E!";!)!""(F

40

Rinus 8auling nasceu em 8ortland, Iregon, *stados 'nidos da Am rica, a %# de fevereiro de !";! e morreu aos "< anos, em %; de agosto de !""(, ap7s uma brilhante carreira profissional, complementada por intensa atividade de cunho humanit,rio na sociedade civil. *le foi um dos maiores qumicos de todos os tempos e certamente um cidado muito importante neste s culo, pois foi a Dnica pessoa a receber o famoso 8r5mio 9obel por duas veBes, por motivos completamente diferentes. *m !"$( ele recebeu o 8r5mio 9obel de :umica, principalmente pela obra ) *ature+a das ,iga"-es .u/micas , publicada em !"<", que colocou as bases da Riga0o Covalente entre ,tomos, para formar as mol culas. 3epois, em !"=% recebeu o 8r5mio 9obel da 8aB por participar ativamente de manifesta0Ces contra testes nucleares, o uso de bombas at-micas como armas de guerra e a constru0o de usinas nucleares. *le estudou :umica no Caltech, o famoso 1nstituto de /ecnologia da Calif7rnia e pesquisou e ensinou no pr7prio Caltech, na 'niversidade da Calif7rnia, em Santa J,rbara e em San 3iego, na 'niversidade de Stanford em 8alo Alto, Calif7rnia. >oi um pesquisador ativo at a sua morte, quando atuava como 3iretor de 8esquisa no 1nstituto Rinus 8auling de Ci5ncias e 6edicina, tamb m em 8alo Alto. 8auling se interessava em entender, e4plicar e prever fen-menos, dei4ando a formula0o matem,tica em segundo plano. *le mesmo se diBia mais preocupado com as id ias do que com as f7rmulas. *m !"%# publicou um dos seus primeiros trabalhos associando as id ias sobre a estrutura do ,tomo com a no0o de ressonGncia entre v,rias estruturas moleculares equivalentes e alternativas. 9esta poca, que precedeu a bomba at-mica, estava come0ando a ser desenvolvido o modelo de ,tomo que conhecemos hoje ^ uma partcula com um nDcleo, com carga el trica positiva, contendo a maior quantidade de massa, rodeado por el trons que so partculas de massa muito pequena e carga negativa. Cargas negativas dentro de um campo el trico positivo no podem gerar um sistema est,vel devido H atra0o mDtua. Icorre que o ,tomo est,vel porque os el trons esto em nveis discretos de energia. *stes nveis so descritos matematicamente por fun0Ces de onda orbital, que partem do princpio de que o el tron tem comportamento dual, ora se comporta como partcula e ora como onda. :uando os ,tomos interagem mais fortemente uns com os outros, podem formar liga0Ces fortes, gerando grupos com identidade pr7pria, bem estabelecida. *stes grupos so as chamadas mol culas. Algumas mol culas surpreendiam os pesquisadores por apresentarem estabilidades e geometrias incompatveis com os valores esperados.

41

8auling publicou em !"<! o trabalho considerado por ele como o mais importante, propondo que, antes da liga0o, os orbitais dos ,tomos faBem combina0Ces, sofrendo altera0Ces de geometria e de energia, gerando os orbitais hbridos, para ento se ligarem e formarem as mol culas. *ste modelo e4plicou de modo absolutamente claro a geometria das liga0Ces dos compostos orgGnicos, cujo principal componente o ,tomo de carbono. Irbitais de ,tomos de todos os elementos qumicos podem sofrer hibridiBa0o mas o efeito not,vel nos compostos orgGnicos, importantes por seu papel nos processos ligados H vida. 3epois, 8auling continuou a e4plicar a forma0o das mol culas, come0ando pela mais simples, a mol cula de hidrog5nio, com apenas dois ,tomos, e generaliBando para os demais casos. *stava sendo proposta a /eoria da Riga0o de @al5ncia, fundamental para o entendimento da forma0o, da estabilidade, do comportamento, etc, das mol culas e portanto das substGncias. 8auling dedicou)se tamb m a outros temas. 8or e4emplo, na d cada de $;, ele ficou bastante intrigado com o fato do 4en-nio, um g,s nobre, atuar como anest sico. *le se perguntavaU aComo o 4en-nio, que no reage quimicamente, que no forma nenhum composto conhecido, pode atuar como anest sicoZ I que faB de uma substGncia, um anest sicoZa 8auling desenvolveu um modelo segundo o qual, no corpo H temperatura ambiente podem se formar microcristais do agente anest sico com cadeias de protenas, atrav s de intera0Ces do tipo @an der Waals, que podem ser fortalecidas pelas presen0a de ons no anest sico e de cadeias laterais eletricamente carregadas nas protenas. *stes microcristais podem aprisionar el trons, interferindo na transfer5ncia de impulsos el tricos que constituem a consci5ncia e a mem7ria ef5mera. 8auling tamb m atuou na ,rea de direitos humanos, posicionando)se contra o uso de armas nucleares e contra a constru0o de usinas nucleares. *m !"$%, como ele se recusasse a denunciar companheiros de movimentos pacifistas, o governo americano negou)lhe passaporte para ir H 1nglaterra participar de um Congresso sobre estruturas moleculares de protenas, outro campo que tamb m recebeu dele, importantes contribui0Ces. 1ronicamente, ao mesmo tempo que nos *stados 'nidos da Am rica ele era acusado de ser comunista, na antiga 'nio Sovi tica, #;; cientistas de renome se reuniram e afirmaram que as id ias de 8auling sobre a ressonGncia entre estruturas moleculares eram incompatveis com o materialismo dial tico e que nenhum patriota sovi tico usaria este modelo. Cinco anos depois, a aplica0o da teoria foi liberada naquele pas. Com um trabalho to vasto e importante, 8auling brincava e diBia que gostaria de ser lembrado como a pessoa que adescobriu a @itamina Ca.

42

A @itamina C foi descoberta por outro pesquisador, em !"%&, mas em !"=&, 8auling redescobriu)a, revelando a importGncia de terapias com base nela em processos infecciosos, como em gripes. 9os seus Dltimos anos de vida, publicou um trabalho relatando que concentra0Ces significativas de @itamina C podem impedir, in 0itro, a duplica0o do vrus A1@. Rinus 8auling um gigante do nosso s culo e deve ser lembrado pelo seu desempenho magnfico como cidado de seu tempo e pesquisador s rio, mas ele foi, acima de tudo, um pensador. Ainda nos anos $;, ele foi confrontado com @an @leck, que propos a /eoria de Irbitais 6oleculares para e4plicar a forma0o das mol culas. *sta teoria tem s7lida base matem,tica, enquanto que a /eoria de 8auling e4plica os fen-menos e depois procura as equa0Ces. @an @leck afirmouU aeu nunca fiB um contribui0o para a fsica que no pudesse ser obtida a partir de equa0CesVa, e 8auling respondeuU aeu nunca fiB uma contribui0o que no viesse de uma nova id ia. A sim, eu procurava a equa0o que ajudasse a sustentar a id iaVa 8.26 orde /elvin. Willian /hompson ERorde Lelvin of RargsF nasceu em Jelfast, 1rlanda, em %= de junho de !#%(. >ilho de matem,tico, formou)se em fsica pela 'niversidade de Cambridge e depois se aperfei0oou em 8aris. *m !#(=, tornou)se catedr,tico de Ci5ncias na 'niversidade de TlasgoY, na *sc7cia, cargo que e4erceu por mais de cinq[enta anos. *m geologia, Lelvin estudou a questo da idade da /erra. *m !#$%, estudou o resfriamento causado pela e4panso dos gases, o que o levou H cria0o da .*scala absoltuta de temperaturas2 Eatualmente chamada .*scala Lelvin2F, de rande importGncia na qumica e na fsica. Lelvin tamb m foi o descobridor da segunda lei da termodinGmica, a qual indica o sentido das transfer5ncias de energia. +, no campo da eletricidade, Lelvin inventou galvan-metros, desenvolveu a telegrafia submarina e aperfei0oou os cabos condutores de eletricidade. Rorde Lelvin faleceu em Rargs, *sc7cia, em !& de deBembro de !";& e foi sepultado na Abadia de Westminster, perto de Sir 1saac 9eYton.

>sico britGnico, o segundo filho de +ames /homson, professor de 6atem,tica na 'niversidade de TlasgoY, nasceu em Jelfast, 1rlanda, em %=

43

de junho de !#%(, seu pai era ento professor de 6atem,tica da SoKal Academical 1nstitution. *m !#<% +ames /homson aceitou a cadeira de 6atem,tica de TlasgoY. *m !#(! William /homson entrou em 8eterhouse, Cambridge, e em !#($ recebeu seu diploma e venceu o primeiro 8r5mio Smith. 9aquele tempo havia poucas facilidades para o estudo de ci5ncias e4perimentais na Tr)Jretanha. /homson ento se refugiou em 8aris, e por um ano trabalhou no laborat7rio de Segnault, que estava ento engajado em suas pesquisas cl,ssicas sobre as propriedades t rmicas do vapor. *m !#(=, ele aceitou a cadeira de >ilosofia da 9atureBa na 'niversidade de TlasgoY, que ele ocupou por $< anos, conseguindo reconhecimento universal como um dos grandes fsicos de seu tempo. 9esse mesmo ano fundou o primeiro laborat7rio para o aprendiBado da >sica. >oi Lelvin na verdade que deu forma H moderna estrutura de ensino da Ci5ncia, introduBindo a e4perimenta0o como parte integrante do treinamento do cientista. A cadeira de TlasgoY foi uma fonte de inspira0o para os cientistas e fsicos por mais de meio s culo, e muitas das mais avan0adas pesquisas de outros fsicos surgiram das numerosas sugestCes dadas por /homson. 'm de seus primeiros trabalhos ligou)se H determina0o da idade da /erra. *m raBo do ritmo de resfriamento, Lelvin mostrou em !#=% que a idade a partir da qual a /erra apresentou condi0Ces de temperatura que a tornaram habit,vel no podia ser maior do que duBentos milhCes de anos? e em !##" havia ele reduBido esse limite para uma cifra oscilando entre vinte e quarenta milhCes de anos. *ssas apro4ima0Ces se opunham aos valores da idade da /erra determinadas pelos ge7logos, a partir da espessura total das camadas sedimentares, superpostas em sua ordem cronol7gica, e do ritmo de sedimenta0o do 1odo, formando novas rochas sedimentares, nos deltas dos rios. Is ge7logos calcularam que por tal processo, a forma0o das rochas sedimentares ocupavam um perodo de ao menos duBentos milhCes de anos? e incluindo algumas estimativas geol7gicas e o tempo necess,rio H forma0o das rochas pr )sedimentares, tal ciclo se elevava a quatrocentos milhCes de anos. Alguns estudiosos de /ermodinGmica perceberam que os ge7logos podiam estar equivocados. * numa sesso da Sociedade Teol7gica de TlasgoY, em !#==, Lelvin declaravaU a 'ma grande reforma na especula0o geol7gica parece agora necess,ria. A Teologia popular JritGnica na poca atual est, em posi0o direta com o da >ilosofia natural. a *m !#=", na escola de 6inas de Rondres, Au4leK replicou ser a evid5ncia geol7gica to v,lida como as provas fsicas, podendo acontecerer que o erro fosse da parte dos fsicos. *m !";;, Lelvin havia tornado conhecida sua restrita estimativa de vinte a quarenta milhCes de anos para a idade da /erra. *m !#"", outro ge7logo, Chamberlin, alegou a possibilidade de a teoria dos fsicos ser incompleta e com a ajuda da teoria de Jecquerel e o fen-meno da radioatividade forneceu novos m todos para o c,lculo da idade da /erra, o qual comprovou de modo amplo, as estimativas feitas pelos ge7logos.

44

*m !#(& /homson encontra pela primeira veB +ames 8rescott +oule numa assembl ia da Jritish Association. As pesquisas de +oule no atraram aten0o de imediato, mas ap7s esse encontro /homson salientou a converg5ncia dos resultados obtidos por +oule com a teoria dos motores el tricos, elaborada pelos engenheiros franceses. As e4peri5ncias de +oule comprovaram que a energia mecGnica se transformava quantitativamente em calor? e at ento a teoria francesa sugeria a impossibilidade do inverso, isto , de o calor no se transformar em energia mecGnica, na m,quina a vapor, dando)se nesta apenas uma queda de temperatura. A princpio, Lelvin adotou a teoria francesa em sua totalidade, uma veB que parecia ser a mais fecunda. *m !#(# demonstrou poder uma escala absoluta de temperaturas basear)se na teoria de Carnot sobre os motores t rmicos perfeitos. At aquela poca as temperaturas haviam sido medidas pela e4panso de s7lidos, lquidos e gases, ao serem aquecidos, sendo consideradas as dilata0Ces id5nticas, como ndices de eleva0Ces iguais de temperatura. 9o entanto, as escalas t rmicas baseadas em diferentes substGncias termom tricas no concordavam reciprocamente de um modo completo. I term-metro de mercDrio divergia um pouco do de g,s, e no parecia haver motivo para que as mensura0Ces de um fossem mais dignas de cr dito do que do outro. A teoria de Carnot indicava que todos os motores t rmicos perfeitos, funcionando entre as mesmas diferen0as de temperatura, podiam ter o mesmo rendimento, no importando as substGncias que fossem utiliBadas ) vapor, ar, etc. 8or isso Lelvin, sugeriu que as eleva0Ces iguais de temperatura, numa escala absoluta, podiam ser definidas como os nveis t rmicos em que um motor perfeito desse g5nero funcionasse com rendimentos iguais. 6ais tarde, em !#$(, quando a teoria do cal7rico j, fora de um modo geral abandonada , Lelvin prop-s uma escala absoluta, em que as eleva0Ces iguais de temperatura eram consideradas como os nveis t rmicos em que uma m,quina, cuja for0a impulsora fosse o calor, produBisse a mesma quantidade de trabalho. * demonstrou que essa escala correspondia e4atamente H do term-metro gasoso. As id ias de +oule, 6aKer e de outros foram incorporadas H teoria dos motores el tricos por Lelvin, em TlasgoY, e Sudolph Clausius E!#%%)!###F, em Jerlim. Ibservaram estes que, quando os gases e vapores se e4pandiam contra uma for0a contr,ria, realiBando assim trabalho mecGnico, perdiam calor, sendo parte dele convertida em enegia mecGnica e perdida, desse modo, durante o funcionamento da m,quina a vapor. I principal obst,culo que se erguia contra a lei da conserva0o e mDtua conversibilidade das diferentes formas de energia estava agora superado, e a lei foi enunciada como um princpio geral por Clausius e Lelvin, em !#$!. Ao passo que a quantidade de calor diminua, durante o ciclo de funcionamento do motor t rmico de Carnot, verificaram eles a e4ist5ncia de uma por0o que permanecia constante, no decurso do mesmo ciclo. A quantidade de calor perdido era menor do que a absorvida pela m,quina?

45

mas esta Dltima parcela, dividida pela temperatura da fonte t rmica, possua quantitativamente o mesmo valor que a por0o de calor desprendido, dividida pela temperatura do condensador. Clausius, em !#=$, denominou esse coeficiente de entropia. >oi nesse trabalho que o princpio da dissipa0o da energia, brevemente resumido na Segunda Rei da /ermodinGmica, foi pela primeira veB enunciado. *mbora suas contribui0Ces para a termodinGmica possam ser consideradas como seu trabalho cientfico mais importante, no campo da eletricidade, especialmente em suas aplica0Ces aos tel grafos submarinos que Rord Lelvin mais conhecido no mundo todo. A partir de !#$( ele o mais not,vel entre os telegrafistas. A forma do fio dos condutores foi devido Hs suas sugestCes? mas foi nas cartas que ele endere0ou naquele ano a Sir T. T. Stokes, e que foram publicadas no 8roceedings of the SoKal SocietK E!#$$F, que ele discutiu a teoria matem,tica da sinaliBa0o atrav s de cabos submarinos, e enunciou a concluso que em cabos longos o retardamento devido H capacidade deve retribuir a velocidade de sinaliBa0o, e inversamente proporcional ao quadrado do comprimento dos cabos. /homson trabalhou para superar as dificuldades no aperfei0oamento da constru0o de cabos, pela produ0o de cobre de alta condutividade e a constru0o de aparatos que responderiam Hs menores varia0Ces de corrente no cabo. I problema dos cabos submarinos foi estudado por Lelvin, pois descobriu)se que os sinais eram transmitidos pelo cabo, de forma truncada e em um ritmo relativamente lento. 9o mesmo ano de !#$$, mostrou ele que a diferen0a fundamental e4istente entre as condi0Ces de telegrafia mediante linha terrestre e atrav s de cabos submarinos consistia no fato da ,gua do mar atuar como um condutor, ao passo que o ar era, na realidade, um isolante. 8or isso um cabo submarino, envolto por um revestimento isolante, formava um condensador el trico, juntamente com a ,gua do mar, de sorte que o cabo se carregava relativamente devagar, em uma e4tremidade, e tamb m se descarregava de forma lenta na outra e4tremidade quando era transmitido um sinal. Lelvin mostrou que o retardamento de sinais telegr,ficos podia ser reduBido ao mnimo, se uma corrente fraca fosse utiliBada em um cabo de alta condutibilidade e de grande se0o transversal, protegida por uma grossa camada isolante. I uso de correntes fracas, no tel grafo, e4igia sensveis instrumentos de registro para a sua capta0o, e para esse fim Lelvin idealiBou o Talvan-metro de espelho, em !#$#, e o registrador autom,tico de sifo, em !#=&. I primeiro cabo submarino atrav s do AtlGntico, colocado em !#$#, ficou inutiliBado depois da transmisso de apenas setecentas mensagen, devido Hs fortes correntes empregadas, mas quando o segundo cabo foi colocado, no ano de !#==, adotaram)se as recomenda0Ces de Lelvin. I trabalho de /homson em cone4o com a telegrafia, levou H produ0o numa r,pida sucesso, de instrumentos adaptados Hs necessidades da poca, para a medida de todas as

46

quantidades el tricas, e quanto H eletricidade, produBiu)se uma s rie nova de instrumentos para ir ao encontro das necessidades da *ngenharia *l trica. :uando W. Weber prop-s em !#$! a e4tenso do sistema de Tauss de unidades absolutas do *letromagnetismo, /homson estudou a questo, e, aplicando os princpios da energia H for0a eletromotiva absoluta de uma c lula de 3aniell, e determinou a medida absoluta da resist5ncia de um fio, a partir do calor produBido por ele, e para uma corrente conhecida. *m !#=! /homson convenceu a Jritish Association a formar seu primeiro comit5 para a determina0o dos padrCes el tricos. A funda0o do trabalho de A.S.AertB e a telegrafia sem fio, foram pesquisadas por ele em !#$<. >oi em !#&< que ele se ocupou de escrever uma s rie de artigos para o Tood Words, sobre a bDssola empregada na marinha. *le escreveu o primeiro, mas tantas perguntas surgiram em sua cabe0a que somente cinco anos depois o segundo apareceu. Iutros cientistas, e tamb m ele, se basearam em e4emplos da 6ecGnica para e4plicar, por analogia, os fen-menos el tricos e magn ticos que estudavam, e encontraram alguma dificuldade em compreender a obra matem,tica de 6a4Yell, e tentaram conciliar os fen-menos da luB, eletricidade e magnetismo, desenvolvendo outros modelos do ter. Lelvin observou em !##(U a 9o fico satisfeito at que tenha elaborado um e4emplo mecGnico do assunto que estiver estudado. Se consigo produBir um, compreendoU caso contr,rio, no. 3a no poder entender a teoria eletromagn tica da luB. 3esejo compreend5)la de modo to completo quanto possvel, sem ainda introduBir elementos de ainda menor compreenso para mim. 8or esta raBo atenho)me firmemente H dinGmica elementar, pois nela ) e no na teoria eletromagn tica )posso encontrar um modelo.a Consequentemente, em !#";, Lelvin tentou e4plicar os fen-menos da luB, eletricidade e magnetismo, por meio do ter 7ptico de 6ac Cullagh, cujos elementos ) ento se presumia ) resistiam a tensCes gir,torias, mas no a deslocamentos lineares. *ntretanto, a bDssola passou por uma completa reconstru0o em suas mos, um processo que possibilitou tanto o magnetismo permanente como o tempor,rio do barco ser compensado. /homson tamb m inventou seus aparatos de som, onde os sons podem ser captados em ,guas profundas e rasas. I mare-metro de /homson, o analisador harm-nico de mar s e o previsor de mar s so famosos, e entre seus trabalhos de interesse para a navega0o devem ser mencionados suas tabelas para a simplifica0o do m todo de Summer para a determina0o da posi0o do navio no mar. /homson publicou mais de <;; trabalhos originais passando por quase todos os ramos da ci5ncia fsica. b*AC'/* somente com as informa0Ces de seus trabalhos publicados, que qualquer concep0o apro4imada pode ser formada a respeito dos trabalhos de sua vida? mas o estudante que leu todos eles, conheceu comparativamente pouco o Rord Lelvin, ou muito menos do que se tivesse falado com ele face a face. *4tremamente modesto, quase chegando H falta de confian0a em si mesmo,

47

combinada com o m,4imo de bondade na paci5ncia para com os estudantes mais elementares, nada parecia dar mais praBer a Rord Lelvin do que uma oportunidade para reconhecer os esfor0os dos humildes trabalhos cientficos. I progresso das descobertas da fsica durante a Dltima metade do s culo Q1Q, foi talveB devido mais aos encorajamentos que ele deu aos estudantes e outros que tiveram contato com ele, do que Hs suas pr7prias pesquisas e inven0Ces? e seria difcil descrever a sua influ5ncia como professor em termos mais fortes do este. *m !.#==, talveB em reconhecimento aos seus servi0os para a telegrafia do /rans)AtlGntico, /homson recebeu a honra da fidalguia, e em !.#"%, ele foi congratulado pela nobreBa com o ttulo de Jaro Lelvin de Rargs. A Trand Cross da Irdem @itoriana Seal ESoKal @ictorian Irder F foi conferida a ele em !.#"=, o ano do jubileu do seu professorado. *m !.#"; ele tornou)se presidente da SoKal SocietK, e recebeu a ordem de m rito nesta institui0o em !.";%. *m !.#"= na ocasio do jubileu de seu professorado, a cidade uniu)se H 'niversidade na honra ao mais destacado cidado. /r5s anos ap7s essa celebra0o, Rord Lelvin renunciou a sua cadeira em TlasgoY, embora formalmente matriculado como um estudante ele manteve sua cone4o com a universidade, da qual em !.";( ele foi eleito chanceler. A maior parte do seu tempo ap7s a renDncia, foi gasto em escrever e revisar as confer5ncias da teoria ondulat7ria da luB que ele tinha entregado na universidade +ohn Aopkins, Jaltimore, em !##( Epublicada em !";(F. 9o encontro de Reicester da Associa0o JritGnica E Jritish Association F, em !##(, apresentou longa pesquisa da teoria eletr-nica da massa. *le morreu em !& de 3eBembro de !";&, na sua resid5ncia em 9etherhall, pr74imo a Rargs, *sc7cia. 9o houve heran0a para o seu ttulo, que ficou e4tinto. 'ma est,tua foi erguida para ele em TlasgoY em !"!<. 8ara somar Hs confer5ncias de Jaltimore, ele publicou com o professor 8.T. /ait um modelo, no terminado, do /ratado em >ilosofia 9atural E/reatise on 9atural 8hilosophK ) !#=&F. 'm bom nDmero de seus trabalhos cientficos foram colocados no seu Seprint of 8apers on *lectricitK and 6agnetism E!#&%F, e no seu 6athematical and 8hisical 8apers E!##%, !##< e !#";F e tr5s volumes de seu 8opular Rectures and Addresses publicado de !.##" a !#"(. 8.27 3endeleyev. 3imitri 1vanovitch 6endeleKev nasceu em /obolsk, Sib ria, SDssia, no dia # de fevereiro de !#<(. >ormou)se em qumica em So 8etersbugo em !#$=. /rabalhou em Aeidelberg EAlemanhaF, em 8aris E>ran0aF, na 8ensilvGnia E*. '. A.F e no C,ucaso Ee4)'SSSF, estudando a natureBa e a

48

origem do petr7leo. *m !#==, tornou)se catedr,tico de qumica do 1nstituto /ecnol7gico de So 8etersburgo? e diretor do 3epartamento de 8esos e 6edidas alguns anos depois. 8ublicou muitos trabalhos sobre as propriedades dos gases e a natureBa das solu0Ces. *studou v,rios tipos de e4plosivos, tornando)se, ento, conselheiro cientfico das >or0as Armadas russas. 8or causa das suas id ias liberais, foi alvo de muitos problemas polticos. Aos <$ anos de idade, publicou o seu mais importante trabalhoU .a Classifica0o peri7dica dos *lementos2. Conta)se que 6endeleKev escrevia as propriedades de cada elemento numa ficha, colava estas fichas numa parede e ia mudando)as de posi0o, at que achar grupos de elementos qumicos com propriedades semelhantes. *ssa classifica0o tornou)se indispens,vel H compreen0o global de todos os fen-menos qumicos. Com o au4lio de sua /abela 8eri7dica, 6endeleKev feB previsCes sobre as propriedades de alguns elementos que s7 seriam descobertos muitos anos depois, como o germGnio ETeF e o g,lio ETaF. *m sua homenagem, foi dado o nome mendel vio E6dF ao elemento qumico de nDmero !;!. 6endeleKev faleceu em So 8etersburgo em % de fevereiro de !";&. 8.28 4o)el. Alfred Jernhard 9obel nasceu em *stocomo, Su cia, em !#<<. >ilho de um engenheiro e inventor, que dedicava H fabrica0o de e4plosivos, 9obel viu a perda de v,rios au4iliares de seu pai, inclusive de seu pr7prio irmo mais novo, e junto perdeu)se tamb m a fortuna de sua famlia. 8erseguido em seu pas, o pai de 9obel fugiu para a SDssia com a famlia e l, reconquistou a fortuna produBindo e4plosivos para a guerra da Crim ia e e4plorando o petr7leo do C,ucaso. Assim, coneguiu financiar os estudos de seu filho Alfred na SDssia e depois nos estados 'nidos e na >ran0a, especialiBando)se em e4plosivos. *m !#=&, Alfred 9obel conseguiu uma forma segura de usar a nitroglicerina Epotente e4plosivo muito sensvel a choquesF ao inventar a dinamite, que consiste em uma mistura de nitroglicerina e terra diatom,cea Eesta Dltima proveniente de certas algas unicelularesF. 9a ocasio, 9obel inventou tamb m uma espoleta de fulminato de mercDrio, AgEIC9F %, para servir de iniciador. Com essas inova0Ces, a produ0o de nitroglicerina passou de !!t no ano de !#=& para !<$; t em !#&%. Ap7s a inven0o da dinamite, 9obel inventou, em !#&$, a .dinamite gelatinosa2 ou .gelatina e4plosiva2, que consiste em uma mistura de nitroglicerina, nitrocelulose e solventes. *m !##", chegou a uma .p7lvora sem fuma0a2, ao misturar nitroglicerina, nitrocelulose, solventes e gel ia de

49

petr7leo. 9essa poca, o consumo de e4plosivos cresceu enormemente, devido H constru0o de ferrovias, tDneis etc.. Com suas f,bricas de e4plosivos e o petr7leo e4plorado no C,ucaso, 9obel acumulou vasta fortuna, a qual dei4ou em testamento para a .>unda0o 9obel2, instituindo o .8r5mio 9obel2. *sse pr5mio concedido anualmente, desde !";!, para aqueles que traBem maior benefcio H humanidade nos campos da qumica, fsica, medicina, literatura e paB mundial Eem !"=", foi acrescido o 8r5mio 9obel de economiaF. 9o final da vida, sendo acometido de v,rios problemas de saDde Eentre eles angina e ataques cardacosF, 9obel foi medicado com nitroglicerina Eque ironia, no ZF, j, que este um e4celente vasodilatador coronariano, at hoje administrado por m dicos com esse fim. Alfred 9obel faleceu em San Semo, 1t,lia, em !#"=. 8.2" 5s!*ald. Wilhelm IstYald nasceu na Alemanha em !#$<. 3esde a adolesc5ncia mostrou grande curisidade por v,rios campos de atividade, como fotografia, pintura, carpintaria, fabrica0o de fogos de artifcio e, claro, qumicac entre outras coisas. Aos !# anos ingressou na 'niversidade de 3orpat, onde passou a lecionar fsica ( anos depois. /ornou)se professor de fsico)qumica em Siga, em !##!, e na 'niversidade de ReipBig, em !##&, onde desenvolveu a sua teoria sobre a constante de dissocia0o dos ,cidos. +untamente com Arrhenius e @an\t Aoff, IstYald considerado como sendo um dos fundadores da fsico)qumica, pois melhorou os m todos e aparelhos de pesquisa, al m de reunir em ReipBig um importante grupo de pesquisadores nesse fascinante ramo da qumica. IstYald escreveu muitos livros sobre cin tica qumica, equilbrio qumico e eletroqumica? participou, tamb m, ativamente da reforma do ensino de qumica na Alemanha e batalhou por uma linguagem universal na nota0o qumica. Curiosamente, IstYald se posicionou contrariamente H teoria atomica? talveB, devido ao fato de lidar com hip7teses no totalmente comprovadas. *m !##&, IstYald apresentou uma teoria .energ tica2, que pretendia e4plicar os fen-menos qumicos pela simples intera0o de energia, dispensando, assim, a id ia do ,tomo. IstYald s7 se convenceu da e4ist5ncia do ,tomo alguns anos depois, em virtude de v,rias descobertas importantes feitas na virada do s c. QQ, como as descargas nos gases rarefeitos, os raios Q entre muitas outras. 8or seus trabalhos sobre cat,lise, IstYald recebeu o 8r5mio 9obel de qumica em !";". Wilhelm IstYald faleceu na Alemanha, em !"<%.

50

8.3$ 2as!eur. Rouis 8asteur, qumico e bi7logo, nasceu em 3-le, >ran0a, em %& de deBembro de !#%%. Ibteve o ttulo de Jacharel em Ci5ncias em Jesan0on, no ano de !#(%. *m !#(&, doutorou)se em qumica e fsica pela *scola 9ormal Superior de 8aris. >oi professor em *strasburgo, em !#(#, e em Rille, em !#$(. *m !#=%, foi eleito membro da Academia de Ci5ncia, da Academia de 6edicina onBe anos depois e da Academia >rancesa em !##!. *m suas primeiras pesquisas, estudando os sais do ,cido tart,rico formados nos ton is de vinho, 8asteur estabeleceu o paralelismo entre a forma e4terna dos cristais, sua constitui0o molecular e sua a0o sobre a luB polariBada. *sses estudos foram a base da *stereoqumica. *ntre !#$& e !#=<, 8asteur estudou o fen-meno da fermenta0o. 9a poca, acreditava)se na .gera0o e4pontGnea2? imaginava)se que as moscas, por e4emplo, poderiam se formar no meio da carne podre. 8asteur combateu essas id ias e provou que a fermenta0o resulta da a0o de microorganismos, que so gerados por microorganismos id5nticos presentes na atmosfera 'ma conseq[5ncia importante foi o desenvolvimento do processo de .pasteuriBa0o2, o qual consiste em um aquecimento at cerca de $;)=;oC, por alguns minutos, e depois resfriar o produto em questo bruscamente, a fim de matar os microorganismos e evitar, assim, a decomposi0o deste produto. A partir de !#=$, 8asteur dedicou)se ao problema das doen0as contagiosas e concluiu que elas tamb m eram devidas H a0o de microorganismos. 1sso lhe permitiu descobrir a raBo de certas doen0as em animais, como o bicho)da)seda, gado bovino etc., bem como evitar estas enfermidades. 8asteur provou aos membros da Academia de 6edicina da >ran0a que muitas doen0as que afligem o homem so causadas por microorganismos? surgindo, assim, cuidados higi5nicos e profil,ticos que salvaram muitas vidas. 'ma das maiores contribui0Ces e 8asteur para a medicina foi a descoberta da vacina contra a raiva? uma data hist7rica o dia $ de junho de !##$, quando 8asteur vacinou e salvou a vida do menino +oseph 6eister, de nove anos, que havia sido mordido por um co raivoso. *m !###, foi inaugurado o 1nstituto 8asteur de 8aris, que logo teria similares no mundo inteiro, para o incentivo ao estudo da microbiologia. 8asteur faleceu em @illeneuve lW*tang, em %# de setembro de !#"$. 8.31 2ierre e 3arie Curie. 8ierre Curie nasceu em 8aris, >ran0a, em !$ de maio de !#$". *m !#&#, tornou)se assitente de laborat7rio da Sobborne e dedicou)se ao estudo da cristalografia. descobriu o fen-meno da pieBoeletricidade, que consiste na

51

produ0o de eletricidade por certos cristais quando comprimidos? isso possibilitou a constru0o de aparelhos el tricos de grande preciso. *m !##%, foi nomeado supervisor da *scola de >sica e :umica 1ndustrial de 8aris, e a iniciou os seus estudos sobre o magnetismo e a influ5ncia da temperatura nos materiais magn ticos. *m %$ de julho de !#"$, 8ierre Curie casou com 6arie SklodoYska, que se tornou conhecida como madame Curie. 6arie SklodoYska Curie nasceu em @ars7via, 8ol-nia, em & de setembro de !#=&. 3esde menina, sempre demonstrou interesse pelo etudo de ci5ncias. Ap7s tabalhar muito como professora e governanta, conseguiu juntar algumas economias para partir para 8aris e ingressar na Sobborne, onde foi aluna de 8ierre Curie. Apesar ds dificuldades financeiras, 6arie Curie estudou com perseveran0a, at se doutorar em ci5ncias fsicas em !#"<, ao se basear nos etudos das radia0Ces de Jecquerel. 'm ano depois, doutorou)se em matem,tica e, em !#"$, casou)se com 8ierre Curie, com quem teve duas filhas ) 1rene e *va. /rabalhando com poucos recursos, o casal Curie conseguiu isolar, em !#"#, um novo elemento qumico ) o pol-nio Enome dado em homenagem ao pas de origem de madame CurieF? logo em seguida, conseguiram isolar mais um elemento qumicoU o S,dio. devido a esse trabalhos, o casal Curie receberam, juntamente com Aenri Jecquerel, o 8r5mio 9obel de >sica de !";<. Com o dinheiro do pr5mio, on casal Curie conseguiu equilibrar as suas finan0as? contudo, os efeitos das radia0Ces, que eram desconhecidos na poca, come0aram a minar a saDde do casal. *m !" de abril de !";=, 8ierre Curie falece vtima de um atropelamento? com isso, 6arie Curie indicada para ocupar dele como professora da Sobborne, cargo esse que nunca tinha sido antes ocupado por uma mulher. A partir dese momento, ela passou a trabalhar na pesquisa para descobrir novos elementos qumicos? em !"!;, conseguiu uma pequna quantidade de r,dio puro no estado met,lico. *m conseq[5ncia disso, foi agraciada com o 8r5mio 9obel de :umica. At essa data, ningu m tinha recebido duas veBes o 8r5mio 9obel. 3urante a 8rimeira guerra 6undial, 6arie Curie dedicou)se ao desenvolvimento dos raios Q para assistir os feridos de guerra, junto Hs trincheiras. *m maio de !"<(, 6arie Curie sentiu)se mal e dei4ou o trabalho, foi para casa e nunca mais se levantou da cama. 3ebilitada, com anemia profunda, praticamente cega, faleceu em SancellemoB, Su0a, em ( de julho de !"<(, vtima pelo contato da radioatividade, a qual ela estudou com tanto empenho por <( anos.

52

8.32 2rous!. +oseph Rouis 8roust nasceu em Angers, >ran0a, no dia %" de setembro de !&$(, sendo, portanto, contemporGneo e compatriota de Ravoisier. >ilho de um farmac5utico, estudou qumica e farm,cia, tornando)se chefe da farm,cia do Aospital de Salp5tridre, em 8aris. A realiBou trabalhos sobre a urina, o ,cido fosf7rico e o alDmen. *m !&#", fugindo da Sevolu0o >rancesa, mudou)se para a *spanha, onde lecionou nas academias de Seg7via e Salamanca e trabalhou nos rec m)instalados laborat7rios do rei Carlos 1@, em 6adri. A estudou muitos minerais espanh7is e descobriu o processo de e4tra0o do a0Dcar da uva. *m !#;#, o laborat7rio onde trabalhava foi destrudo pelas tropas francesas que haviam invadido a *spanha. 1sso for0ou 8roust a retornar H >ran0a. *m !#;!, 8roust formulou sua famosa Rei das 8ropor0Ces 3efinidas, que foi duramente combatida por outro qumico franc5sU Claude Rouis Jerthollet, por cerca de oito anos, atrav s de cartas e artigos de jornais. Jerthollet achava que as composi0Ces de muitos compostos no eram constantes, mas 8roust conseguiu provar a falha de Jerthollet em no purificar suficientemente seus compostos e, por isso, suas an,lises estavam todas erradas. >inalmente, em !#;#, reconheceu)se que a Rei de 8roust estava absolutamente certa, e ajudou a fortalecer a id ia do ,tomo de 3alton. 8or seus trabalhos cuidadosos de purifica0o e an,lise de compostos qumicos, 8roust considerado um dos fundadores da An,lise :umica. *m !#!=, 8roust foi eleito para a Academia de ci5ncias da fran0a, e logo depois se retirou para a sua cidade natal, Angers, onde faleceu em $ de julho de !#%=. 8.33 6aoul!. >ran0ois 6arie Saoult, qumico e fsico franc5s de origem modesta, diga)se de passagem, nasceu em >ournes em !; de outubro de !#<;. Aos %< anos, Saoult se tornou professor do Riceu de Sheims. *m !#=& passou a assitente e, tr5s anos depois, a professor titular de qumica na 'niversidade de Trenoble, cargo esse que e4erceu at o fim de seus dias. Saoult conseguiu, com muito sacrifcio em termos financeiros, se doutorar em 8aris, em !#=<, com uma tese sobre a for0a eletromotriB das c lulas galvGnicas, onde tra0ava compara0Ces entre essa for0a e os calores das rea0Ces qumicas, para estabelecer uma regra sobre as afinidades qumicas. *m !#&#, Saoult publicou o seu primeiro trabalho sobre o efeito criom trico. 1nicia)se, assim, suas pesquisas sobre o comportamento das solu0Ces, que o levaram Hs leis da /onometria, *buliometria e Criometria. 9a

53

poca, os efeitos coligativos foram muito importantes para a determina0o das massas moleculares das substGncias E claro que hoje os processos paraestas determina0Ces so outras muito mais precisasF. *m !##(, Saoult reconheceu que as suas leis no se aplicavam Hs solu0Ces de eletr7litos, mas estas leis foram completadas com a ./eoria da 3issocia0o 1-nica2 de Arrhenius. >ran0ois Saoult faleceu em Trenoble, no dia primeiro de abril de !";!. 8.34 6u!herford. *rnest Sutherford nasceu em 9elson, 9ova `elGndia, no dia <; de agosto de !#&!. >oi professor de qumica e fsica na 'niversidade de 6cTill ECanad,F, de !#"# a !";&, na 'niversidade de 6anchester E1nglaterraF, de !";& a !"!", e dirigiu o Raborat7rio Cavendish, da 'niversidade de Cambridge E1nglaterraF a partir de !"!". Como professor, orientou v,rios alunos que posteriormente se tornaram famosos, como 6oseleK, ChadYick, Teiger e Johr. Seus trabalhos abrangeram ondas eletomagn ticas, condu0o de eletricidade por gases ioniBados pelos raios Q, radioatividade e teoria nuclear E!"!!F. 9o estudo dos materiais radioativos, descobriu que as partculas so formadas por nDcleos do elemento h lio, formulou lei sobre os fen-menos radioativos e provocou, em !"!", a primeira transmuta0o artificial, atrav s do bombardeio com partculas , transformando nitrog5nio em o4ig5nio? realiBa)se, assim, um antigo sonho alquimistaU transformar um elemento em outro. Sutherford recebeu muitas honrarias, como o 8r5mio 9obel de :umica de !";#, a Irdem do 6 rito inglesa, em !"%$, e o ttulo de baro em !"<!. Sutherford faleceu em Cambridge, em !" de outubro de !"<&,e foi sepultado na Abadia de Westminster, em Rondres Eonde Sir 1saac 9eYton tamb m est, enterradoF. *m sua homenagem, os americanos propuseram o nome rutherf7rdio ESfF para o elemento de nDmero at-mico !;(, nome ainda no oficialiBado. 8.35 7orri'elli. *vangelista /orriceli, fsico e matem,tico italiano, nasceu em >aenBa, no dia !$ de outubro de !=;#. *studou na 'niversidade de Soma e, em !=(!, mudou)se para a >loren0a, para trabalhar como assistente de Talileu Talilei, que ficara cego. *m !=(<, feB a c lebre e4peri5ncia com a bomba de pu4ar ,gua de po0os, afirmando que a ,gua sai da bomba dvido H a0o da presso do ar

54

sobre a ,gua do po0o, e no devido a uma possvel .atra0o2 do v,cuo, como muitos supunham. 9essa poca, diBia)se tamb m que a ,gua entava na bomba porque a natureBa tinha .pavor2 do v,cuo, mas foi /orricelli quem e4plicou porque nenhuma bomba de suc0o funciona em po0os com mais de !; metros de profundidade. *m decorr5ncia de seus estudos, /orricelli construiu em !=( o seu famoso ./ubo de /orricelli2 Eque um bar-metro de mercDrioF, verificando que a presso do ar medida no alto das montanhas, menor do que a presso medida ao nvel do mar. Al m de seus estudos sobre lquidos e gases, /orricelli realiBou importantes descobertas no campo da geometria, introduBiu v,rios melhoramentos em telesc7pios e estudou problemas relacionados com a trajet7ria dos proj teis. *vangelista /orricelli faleceu na cidade de >loren0a em %$ de outubro de !=(&. 8.36 8an97 ,off. +acobus Aenricus @anXt Aoff nasceu em Sotterdam, Aolanda, em !#$%. Aos !& anos entrou para a *scola 8olit cnica de 3elft? e dois anos depois para a 'niversidade de ReKden. *m !#&%, trabalhou com Lekul em Jonn, Alemanha? e com WurtB rm 8aris um ano depois. *m !#&(, @anXt Aoff voltou H Aolanda e doutorou)se na 'niversidade de 'trecht, onde lecionou a partir de !#&=. *m !#&#, @anXt Aoff tornou)se professor da 'niversidade de Amsterdam? em !#"=, passou a lecionar na 'niversidade de Jerlim, onde trabalhou at o t rmino de seus dias. *m !#&(, a partir de sua tese de doutoramento, @anXt Aoff desenvolveu a teoria do carbono tetra drico, que possibilitou a e4plica0o dassubstGncias opticamente ativas. *ssas id ias foram publicadas no livro .:umica no espa0o2? id ias semelhantes foram propostas por outro cientistaU +oseph Achille Re Jel E!#(&)!"<;F. @anXt Aoff considerado como sendo um dos fundadores da fsico) qumica moderna, em virtude de importantes trabalhos sobre a termodinGmica e a cin tica das rea0Ces qumicas. *m !##=, seus estudos se orientaram para os sitemas gasosos e as solu0Ces diludas, onde surgiram as leis da osmometria. 8or seus trabalhos, @anXt Aoff foi agraciado com o primeiro 8r5mio 9obel de :umica, em !";!. @anXt Aoff faleceu em Jerlim, Alemanha, em !"!!.

55

8.37 8ol!a. Alessandro @olta nasceu em Como, 1t,lia, em !# de fevereiro de !&($. *m !&&", formou)se em fsica pela 'niversidade de 8,via? em !#!$, foi nomeado para e4ercer o cargo de diretor da >aculdade de >ilosofia de 8,dua. @olta refutou as id ias de Talvani sobre uma possvel e4ist5ncia de uma .eletricidade animal2. 8ara @olta, a perna da r morta servia um simples condutor de eletricidade, em que se contraa quando entrava em contato com dois metais diferentes. Com isso, ele estudou a reatividade de v,rios metais, observando que uns eram mais reativos que outros? a conseq[5ncia disso a .>ila de /enso *letroltica2, a qual indica qual elemento mais reativo que outro. *m !#;;, @olta construiu um dispositivo que consistia em um empilhamento de discos de cobre e Binco alternados e separados por um peda0o de feltro embebido em ,cido sulfDrico? esse dispositivo fornecia corrente el trica devido H passagem de el trons do Binco para o cobre. >oi desse .empilhamento2 que surgiu o nome .8ilha el trica2. Assim, o homem produBia pela primeira veB corrente el trica que flua continuamente. Ao apresentar esta e4peri5ncia a 9apoleo, em !#;!, @olta foi agraciado com a medalha da Regio de Aonra. I sucesso da inven0o de @olta foi to grande que v,rios cientistas come0aram a construir pilhas cada veB maiores para suas e4peri5ncias. 1sso propiciou descobertas muito importantes? AumphrK 3avK, por e4emplo, conseguiu, em !#;&, isolar pela primeira veB o s7dio e o pot,ssio por meio da eletr7lise e, no ano seguinte, o b,rio, o estr-ncio, o c,lcio e o magn sio. *m !#<(, 6ichael >aradaK conseguiu determinar as chamadas .Reis :uantitativas da *letr7lise2. I nome de @olta serviu para criar muitos termos, como voltagem, @olt, voltmetro etc. Alessandro @olta faleceu na mesma cidade que lhe serviu de ber0o no dia $ de mar0o de !#%&. 8.38 :ohler. >riedrich WNhler nasceu em *schersheim, Alemanha, em <! de julho de !#;;. *m !#%<, formou)se em medicina na 'niversidade de Aeidelberg? um ano depois, estudou em *stocolmo, juntamente com JerBelius Ede quem se tornou grande amigoF. WNhler lecionou qumica em Jerlim, no perodo de !#%$ e !#<!, e em Lassel de !#<! a !#<=. *m !#<=, tornou)se diretor do 1nstituto de :umica de TNnttigen.

56

WNhler trabalhou principalmente no campo da qumica inorgGnica, mas foi a sntese da ur ia a partir do cianato de am-nio que o imortaliBou. *m !#;&, JerBelius tinha proposto a id ia de que somente os seres vivos possuam uma .for0a vital2, que seria capaB de produBir os compostos orgGnicos? com isso, nenhuma substGncia orgGnica poderia ser reproduBida ou sintetiBada em laborat7rio. *m !#%#, WNhler aqueceu certa quantidade de cianato de am-nio E9A(IC9F, um composto inorgGnico, e obteve ur ia ) IeCE9A%F% ) que se trata de uma substGncia produBida pelos animais. *stava, assim, cada por terra a teoria da for0a vital de JerBelius. WNhler se dedicou muito para a divulga0o da qumica. /raduBiu para o Alemo o ./ratado de :umica2 de seu amigo JerBelius e fundou, junto com +ustus von Riebig, a revista .Anais de :umica e >armacologia2. WNhler faleceu em TNttingen, em %< de setembro de !##%.

You might also like