You are on page 1of 11

A CINCIA GENUNA DA NATUREZA EM KANT1 Ednilson Gomes Matias2

RESUMO: O seguinte trabalho trata da concepo de cincia genuna da natureza desenvolvida por Immanuel Kant nos Princpios metafsicos da cincia da natureza. Para ser propriamente considerada cincia, uma teoria da natureza deve dispor de leis fundadas em princpios a priori e no meramente derivadas da experincia. Neste sentido, a cincia da natureza distinguida entre genuna, cujo conhecimento contm certezas apodticas (necessrias), e imprpria, cujo saber produz apenas certezas contingentes. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar a metafsica da natureza como exigncia para uma cincia genuna da natureza. Palavras-chave: Natureza. Cincia. Metafsica.

INTRODUO A cincia genuna da natureza foi tematizada por Immanuel Kant principalmente no Prefcio dos Princpios metafsicos da cincia da natureza (1786). Esta obra considera a natureza em seu sentido material como totalidade dos fenmenos fsicos e psquicos, tematizados, respectivamente, por uma doutrina dos corpos e uma doutrina da alma. A cincia definida, em um sentido amplo, como qualquer doutrina sistemtica ordenada segundo princpios. Estes princpios podem ser a priori ou derivados da experincia e, portanto, podem fundar uma cincia genuna ou uma cincia no-genuna da natureza. Neste sentido, nem a qumica nem a psicologia podem ser consideradas cincia genuna, mas apenas teoria experimental e descrio natural da alma. A cincia genuna da natureza deve conter uma parte pura, fundada na aplicao do aparato apriorstico da matemtica e da filosofia transcendental no campo da natureza corprea. O resultado desta aplicao consiste nos princpios metafsicos da cincia da natureza, a partir dos quais possvel constituir

O presente trabalho foi realizado com o apoio da CAPES, entidade do Governo Brasileiro voltada para a formao de recursos humanos. 2 Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Cear (UFC) - Estudante de Intercmbio PROCAD PUCRS CAPES.

aprioristicamente os conceitos de movimento e de matria e, por conseguinte, as bases para uma cincia genuna da natureza.

1. CONCEPO DE NATUREZA Kant define natureza3 de acordo com os sentidos formal e material do termo. No sentido formal, a natureza concebida enquanto conformidade necessria dos fenmenos a leis universais e constitui um princpio interno inerente existncia de uma coisa. No entanto, a diversidade de coisas existentes e dos respectivos princpios internos que as determinam d margem h uma infinidade de teorias da natureza. Por este motivo, Kant enfatiza no o sentido formal, mas sim o sentido material de natureza enquanto totalidade dos objetos dados experincia possvel (fenmenos), ou seja, das coisas que podem ser dadas enquanto objetos dos sentidos. Os objetos dos sentidos so de duas espcies, a saber, externos e interno e, consequentemente, a natureza material se divide em corprea, constituda pelo conjunto dos objetos dos sentidos externos, e pensante, formada pelo objeto do sentido interno (a alma). Disto resultam duas teorias da natureza material4: a doutrina dos corpos (fsica racional) e a doutrina da alma (psicologia racional). Como ser explicitado adiante, para que uma teoria da natureza seja considerada propriamente cincia, suas leis naturais tem que ser fundadas de acordo com os conceitos e princpios a priori da filosofia transcendental e seus objetos devem ser passveis de aplicao matemtica.

2. DEFINIO DE CINCIA Compreende-se por cincia, em um sentido amplo, qualquer doutrina que deve formar um sistema, isto , um todo do conhecimento ordenado segundo princpios (PMCN, iv). A teoria da natureza se divide5 em doutrina histrica da natureza, cujos princpios fundam um encadeamento emprico, e cincia da natureza, cujos princpios fundam um enlace racional dos conhecimentos num todo. A doutrina histrica contm apenas um sistema ordenado de fatos e constitui uma descrio da natureza - que classifica os fatos conforme analogias - e uma histria da natureza - que expe os fatos em tempos e lugares diferentes. A cincia da natureza, por sua vez, pode ser distinguida6 entre genuna - que trata seu objeto mediante princpios a priori - e no-genuna - que trata seu objeto conforme leis da experincia. No primeiro caso, o conhecimento produzido contm certezas apodticas, ou seja,
3 4

Cf. Kant: CRP, B 163-165 / Prol. A 71-74 / PMCN, iii-iv. Cf. Kant: CRP, B 874 / PMCN, iv. 5 Cf. Kant: PMCN, iv-v. 6 Cf. Kant: PMCN, v.

que comportam conscincia da sua necessidade. No segundo, a observao dos fenmenos produz um mero saber que contm somente certezas empricas e, portanto, apenas contingentes. Deste modo, a cincia definida, em um sentido estrito7, como a totalidade do conhecimento sistemtico que constitui uma concatenao de razes e de consequncias conforme princpios a priori. Portanto, no mereceria o nome de cincia a totalidade dos conhecimentos concatenados mediante princpios empricos, na qual a explicao dos fatos dados ocorre mediante simples leis de experincia.

3. CRTICAS QUMICA E PSICOLOGIA Kant distingue o conhecimento sistemtico conforme princpios a priori do mero saber mediante princpios empricos e argumenta que somente o primeiro pode ser considerado cincia genuna, no sentido estrito do termo. Visto que estes princpios a priori devem ser fundados no aparato apriorstico da matemtica e da filosofia transcendental, Kant afirma que a qumica e a psicologia, tal como eram compreendidas em sua poca, no merecem ser chamadas cincia. A qumica, de acordo com Kant, possui princpios meramente empricos de explicao dos fenmenos e, deste modo, produz apenas leis contingentes de experincia acerca das quais no possvel fornecer razes a priori (PMCN, v, x). Consequentemente, os princpios qumicos no podem ser representados a priori na intuio e, portanto, no so passveis da aplicao da matemtica. Logo, a qumica no deveria ser considerada uma cincia genuna8, mas apenas uma arte sistemtica ou uma teoria experimental. A situao da psicologia (doutrina da alma) ainda mais crtica que a da qumica no que se refere a estabelecer-se enquanto cincia genuna. Isto ocorre porque o objeto do sentido interno (sujeito pensante) no passvel de aplicao matemtica e, alm disso, enfrenta dificuldades tambm com relao pesquisa emprica. O sujeito pensante pode intervir no resultado das pesquisas e a prpria observao pode alterar o estado do objeto observado. Neste sentido, visto que o sujeito pensante no matematizvel e que a pesquisa emprica no d conta do mesmo, a psicologia no se estabelece nem enquanto cincia genuna, nem ao menos se aproxima da qumica9 enquanto teoria experimental, mas deve ser considerada apenas uma descrio natural da alma10.

7 8

Cf. Kant: PMCN, v. Cf. Kant: PMCN, v, x. 9 Na psicologia, a multiplicidade dos fenmenos do sentido interno no estabelece, como na qumica, uma separao mtua e uma recombinao de elementos dados separadamente ( PMCN, xi). 10 Cf. Kant: PMCN, xi.

4. CINCIA GENUNA DA NATUREZA Para ser legitimamente considerada cincia da natureza11, uma teoria da natureza deve dispor de leis naturais conhecidas a priori e no simplesmente derivadas da experincia. Em outras palavras, a cincia genuna deve fornecer um conhecimento puro da natureza e no um mero conhecimento racional aplicado. Para isto, tal cincia exige uma parte pura12 que contm os princpios a priori da investigao da natureza nos quais a certeza apodtica buscada pela razo possa ser fundada. Kant afirma que preciso apresentar separadamente esta parte pura da parte emprica para estabelecer a abrangncia e os limites da razo, ou seja, para determinar o que a razo consegue realizar por si e onde o seu poder comea a precisar dos princpios de experincia (PMCN, vii). importante ressaltar a diferena crucial entre o uso discursivo e o uso intuitivo da razo13: o primeiro promove o conhecimento racional puro mediante simples conceitos e constitui a filosofia pura ou metafsica; o segundo funda o conhecimento racional puro a partir da construo de conceitos e se chama matemtica. A seguir trataremos da unio entre metafsica (conhecimento puro discursivo) e matemtica (conhecimento puro intuitivo) como a parte pura da cincia genuna da natureza.

5. A PARTE PURA DA CINCIA DA NATUREZA A metafsica apresentada na CRP como o sistema de todo o conhecimento filosfico proveniente da razo pura14. Tal sistema tem dois objetos, a saber, natureza e liberdade, e se divide15, portanto, em metafsica da natureza e metafsica dos costumes, de acordo com os usos especulativo e prtico da razo pura. A primeira abrange os princpios tericos que possibilitam o conhecimento a priori dos objetos e a segunda contm os princpios prticos que determinam a priori a ao humana. Neste sentido, a metafsica da natureza se dirige a tudo que , no mbito da lei natural, e a metafsica dos costumes se refere somente ao que deve ser, no campo da lei moral. Ser necessrio deixarmos de lado a metafsica dos costumes e enfatizarmos a metafsica da natureza, uma vez que esta contm os princpios a priori fundantes das leis naturais e, portanto, apresentada como exigncia para uma cincia natural genuna. De acordo com Kant, a cincia da natureza propriamente assim chamada pressupe uma metafsica da natureza (PMCN, vii-viii).

11 12

Cf. Kant: PMCN, vi. Cf. Kant: PMCN, vi-vii. 13 Cf. Kant: CRP, B 872 / PMCN, vii. 14 Cf. Kant: CRP, A 841 / B 869. 15 Cf. Kant: CRP, A 840-841 / B 868-869.

A metafsica da natureza16 contm uma parte transcendental e outra particular: a primeira se ocupa das leis que tornam possvel o conceito de uma natureza em geral sem ligao com qualquer objeto determinado da experincia; a segunda trata da natureza particular desta ou daquela espcie de coisas para as quais um conceito emprico dado (PMCN, 1786, p. VIII, itlicos nossos). A parte transcendental da metafsica da natureza desenvolvida na CRP e a parte particular da metafsica da natureza elaborada nos PMCN17. Esta ltima, mediante a aplicao18 dos princpios transcendentais da CRP no mbito da natureza material, busca o conhecimento a priori acerca dos objetos dados aos sentidos externos e interno. A natureza material se distingue em corprea e pensante: a primeira abrange o conjunto dos objetos dados aos sentidos externos (matria) e a segunda contm o objeto dado ao sentido interno (sujeito pensante). Deste modo, h uma metafsica particular da natureza corprea e uma metafsica particular da natureza pensante referentes, respectivamente, doutrina dos corpos (fsica) e doutrina da alma (psicologia). Como foi observado anteriormente, a doutrina da alma (psicologia racional) no cumpre as exigncias de uma cincia genuna da natureza, logo, no convm tratarmos de uma metafsica particular da natureza pensante. Neste sentido, o objeto de estudo da obra Princpios Metafsicos consiste na doutrina dos corpos (fsica racional) e, portanto, na metafsica particular da natureza corprea enquanto fundamento da cincia natural genuna. Esta, por sua vez, exige uma parte pura fundada no conhecimento a priori das coisas naturais determinadas, ou seja, no conhecimento conforme a sua simples possibilidade19. A possibilidade das coisas naturais determinadas no pode ser conhecida mediante seus meros conceitos. Atravs destes se conhece apenas a possibilidade do pensamento, mas no das coisas naturais fora do pensamento. O conhecimento a priori da possibilidade das coisas exige que a intuio correspondente ao conceito seja dada a priori, isto , que o conceito seja construdo (PMCN, ix). Segundo Kant, o puro conhecimento racional mediante a construo de conceitos consiste na matemtica e, portanto, somente por meio desta possvel uma pura teoria da natureza acerca de coisas naturais determinadas (PMCN, ix), tal como a doutrina dos corpos apresentada nos PMCN.

16

Kant apresenta na CRP uma semelhante distino da metafsica da natureza entre filosofia transcendental e fisiologia racional: a primeira considera o sistema dos conceitos e princpios do entendimento e da razo que se referem a objetos em geral; a segunda examina a natureza considerada enquanto totalidade dos objetos dados (CPR, A 845, B 873). 17 Cf. Westphal, 1995, p. 387. 18 Cf. Kant: PMCN, viii. 19 Cf. Kant: PMCN, ix.

A teoria da natureza pode ser considerada cincia genuna somente na medida em que seus objetos so passveis de aplicao matemtica. No entanto, a possibilidade da aplicao da matemtica aos objetos da cincia da natureza pressupe princpios da construo dos conceitos que possibilitam a matria em geral20. Deste modo, a filosofia pura tem por tarefa o desenvolvimento de uma anlise completa do conceito de uma matria em geral (PMCN, xi). Esta anlise consiste na metafsica particular da natureza corprea, a qual no depende de experincias particulares, mas apenas do que encontrado no conceito emprico isolado de matria [...], de acordo com leis ligadas ao conceito de natureza em geral (isto , os princpios da primeira Crtica) (Westphal, 1995, p. 386). De acordo com Kant, a tbua das categorias apresentada na CRP garante a completude desta anlise, na medida em que promove o esquema para a integralidade de um sistema metafsico, quer da natureza em geral, quer da natureza corprea em particular (PMCN, xv-xvi). Tudo o que pode ser pensado a priori a respeito do conceito de matria em geral deve se submeter s quatro funes do entendimento, a saber, quantidade, qualidade, relao e modalidade21. A obra PMCN se divide em quatro captulos, correspondentes a cada grupo de categorias, sob os ttulos de foronomia, dinmica, mecnica e fenomenologia. Estes princpios metafsicos constituem o conceito de matria mediante a aplicao do aparato categorial da filosofia transcendental no campo da natureza corprea22. Neste sentido, a tarefa da filosofia pura fornecer uma completa anlise do conceito de matria como base para a fsica e, em especial, para a aplicao da matemtica aos fenmenos fsicos (Westphal, 1995, p. 383, traduo nossa). O conceito de matria, em sua definio metafsica, abrange todo o objeto dos sentidos externos (PMCN, p. 2), ou seja, diz respeito a todos os fenmenos fsicos pertencentes ao campo da natureza corprea. Cada princpio metafsico acrescenta ao conceito de matria uma nova determinao ao submet-lo s quatro funes dos conceitos puros do entendimento23. A foronomia consiste na doutrina da quantidade de movimento e apresenta o conceito de matria como o mvel no espao. A dinmica a doutrina das foras motrizes originrias enquanto qualidade da matria, a qual concebida como mvel na medida em que enche um espao. A mecnica diz respeito doutrina das leis que estabelecem a relao entre massa e movimento e desenvolve o conceito de matria como mvel dotado de fora motriz. A fenomenologia constitui-se como doutrina da modalidade da representao do movimento da matria, definida como
20 21

Cf. Kant: PMCN, xii. Cf. Kant: PMCN, xvii-xviii. 22 Cf. Loparic, 2003, p. 5 23 Cf. Kant: PMCN, xx.

mvel enquanto pode ser objeto da experincia. Neste sentido, Kant afirma que a metafsica particular da natureza corprea indispensvel, uma vez que proporciona exemplos concretos para a realizao dos conceitos e princpios puros da filosofia transcendental24.

6. OS PRINCPIOS METAFSICOS DA CINCIA DA NATUREZA A foronomia apresentada como a pura teoria do movimento da matria. Esta doutrina se apoia no princpio dos axiomas da intuio (correspondentes s categorias de quantidade) segundo o qual todas as intuies so grandezas extensivas (CRP, B 202). O movimento o conceito central aqui na medida em que todas as propriedades pertencentes ao conceito de matria derivam dele. Deste modo, o conceito foronmico de matria apresentado simplesmente como o mvel no espao25, ou seja, como simples ponto vazio internamente e dotado apenas de movimento. Uma vez que a foronomia se relaciona categoria de quantidade, este conceito de movimento deve ser considerado apenas conforme sua grandeza (velocidade e direo). A foronomia considera apenas o movimento retilneo, pois o movimento curvilneo pressupe a causalidade (categoria de relao) da mudana de direo na curva. Kant afirma que todo movimento puramente relativo26 na medida em que objeto da experincia. A experincia do movimento ocorre no espao, o qual deve ser tambm mvel e suscetvel de sensao. Portanto, a foronomia considera o espao enquanto relativo (emprico) e nega a possibilidade de um espao absoluto (puro) como algo em si e real. O espao absoluto admitido apenas como mera ideia regulativa utilizada para a representao do movimento do espao relativo, ou seja, como guia para a prtica cientfica. A teoria da composio dos movimentos desenvolvida na foronomia em trs momentos, conforme as categorias de quantidade: o da unidade da linha e da direo, o da pluralidade das direes numa s e mesma linha e, por fim, o da totalidade das direes e igualmente das linhas segundo as quais o movimento pode ocorrer (PMCN, p. 42). A dinmica consiste na teoria das foras motrizes originrias da matria. O conceito dinmico de matria apresentado como mvel enquanto enche um espao 27, ou seja, enquanto resiste ao movimento de penetrao de outro mvel no interior do espao enchido. Kant afirma que a matria enche seu espao mediante uma fora motriz e no em virtude de sua simples existncia (PMCN, p. 33). A base a priori da dinmica assegurada pelas antecipaes da percepo (correspondentes s categorias de qualidade), segundo as quais
24 25

Cf. Kant, PMCN, p. xxiii. Cf. Kant: PMCN, p. 1. 26 Cf. Kant: PMCN, p. 3. 27 Cf. Kant: PMCN, p. 31.

em todos os fenmenos, o real, que objeto de sensao, tem uma grandeza inten siva, isto , um grau (CRP, B 207). Disto resulta o princpio universal da dinmica28 que afirma que todo o real dos objetos dos sentidos externos deve ser considerado como fora motriz. Neste sentido, as foras motrizes garantem a realidade do conceito de matria mediante os graus de enchimento do espao. H duas espcies de foras motrizes29, a saber, de atrao e de repulso. A primeira causa a aproximao e a segunda o afastamento das matrias entre si. A constituio do conceito de matria depende do conflito entre ambas as foras, uma vez que a ao isolada de uma delas promoveria apenas uma infinita aglomerao ou separao dos pontos materiais e no a determinao da constituio interna. Deste modo, a teoria dinmica das foras originrias constitui o conceito de matria em trs momentos30, conforme as categorias de qualidade: a fora repulsiva fornece realidade ao conceito de matria ao promover sua constituio interna (impenetrabilidade) como propriedade essencial; a fora atrativa corresponde negao na medida em que sua ao isolada promove a completa penetrao no espao; por fim, a limitao mtua entre as foras originrias determina o grau de enchimento do espao e, consequentemente, a qualidade da matria. A mecnica diz respeito doutrina das leis da massa e do movimento. O conceito mecnico de matria apresentado como o mvel enquanto tem fora motriz31. Enquanto na dinmica as foras motrizes so foras internas de constituio do conceito de matria, na mecnica as foras motrizes so foras que promovem relaes causais externas de transmisso de movimento entre os corpos materiais. Kant elabora as trs leis da mecnica como fundamento a priori das leis da fsica a partir da aplicao dos puros conceitos (categorias de relao) e princpios (analogias da experincia) da filosofia transcendental concepo de matria. A primeira lei (da conservao da massa)32 afirma que a quantidade da matria (massa) permanece a mesma em todas as modificaes da natureza corprea. Esta lei tem como fundamento a primeira analogia da experincia (princpio da permanncia da substncia)33, segundo a qual a substncia permanece em toda mudana da natureza. A segunda lei (da inrcia)34 afirma que toda mudana da matria tem uma causa externa. A prova desta consiste na segunda analogia da experincia (princpio da sucesso temporal)35 que afirma que todas as mudanas acontecem conforme o princpio da ligao de causa e
28 29

Cf. Kant: PMCN, p. 81. Cf. Kant: PMCN, p. 34-35. 30 Cf. Kant: PMCN, p. 80-81. 31 Cf. Kant: PMCN, p. 106. 32 Cf. Kant: PMCN, p. 116. 33 Cf. Kant: CRP, B 224. 34 Cf. Kant, PMCN, p. 119. 35 Cf. Kant, CRP, B 231.

efeito. Kant difere de Newton ao interpretar a lei da inrcia no como um esforo positivo por manter o seu estado, mas sim enquanto simples ausncia de vida da matria e afirma que a possibilidade da genuna cincia da natureza se apoia nesta lei (PMCN, p. 121). A terceira lei (da ao recproca)36 expressa a igualdade de ao e reao na comunicao do movimento. Sua base consiste na terceira analogia da experincia (princpio da simultaneidade)37 que diz que todas as substncias, enquanto simultneas, esto em ao recproca universal. De acordo com Watkins, para fundar a terceira lei da mecnica, Kant argumenta que: (i) se todas as alteraes da matria so alteraes de movimento; (ii) se todas as alteraes do movimento so recprocas [...]; e (iii) se cada mudana da matria tem uma causa externa; ento, [...] a ao deve ser igual a reao (Watkins, 2007). A fenomenologia se institui como doutrina da modalidade da representao dos movimentos da matria, definida como mvel enquanto pode ser objeto da experincia38. A base a priori desta doutrina reside nos postulados do pensamento emprico (correspondentes s categorias de modalidade) explicitados na CRP enquanto determinao da relao dos fenmenos com as faculdades cognitivas. A doutrina fenomenolgica apresenta trs teoremas que determinam a modalidade de movimento de acordo com os resultados das trs doutrinas anteriores. O primeiro teorema39 determina a modalidade do movimento no tocante foronomia e mostra o movimento retilneo da matria em relao a um espao emprico como predicado simplesmente possvel. O segundo teorema40 sustenta o movimento circular da matria como predicado efetivo. Na medida em que tal movimento exige a ao de foras motrizes, fica estabelecida a efetividade da dinmica. O terceiro teorema41 admite como necessrio um movimento igual e oposto de uma matria com relao outra. Isto resulta do conceito de relao entre coisas que podem ser movidas no espao e, portanto, assegura a modalidade de movimento na mecnica como necessria.

CONCLUSO A obra Princpios metafsicos da cincia da natureza apresenta a metafsica da natureza corprea como sistema dos conceitos e princpios a priori necessrios para a fundao de uma cincia natural genuna. Esta exige uma parte pura composta pela unio entre matemtica e metafsica necessria para o conhecimento a priori da natureza. Para tanto,
36 37

Cf. Kant, PMCN, p. 121. Cf. Kant, CRP, B 256. 38 Cf. Kant, PMCN, p. 138. 39 Cf. Kant, PMCN, p.139-140. 40 Cf. Kant, PMCN, p. 142. 41 Cf. Kant, PMCN, p. 144.

faz-se necessrio estabelecer os princpios metafsicos da construo dos conceitos que possibilitam a matria, a saber, foronomia, dinmica, mecnica e fenomenologia. Cada princpio acrescenta ao conceito de matria uma nova determinao conforme os puros conceitos e princpios transcendentais apresentados na Crtica da razo pura. A foronomia corresponde s categorias de quantidade e apresenta, segundo os axiomas da intuio, o movimento da matria como puro quantum (grandeza extensiva). A dinmica diz respeito s categorias de qualidade e sustenta, conforme as antecipaes da percepo, a constituio do conceito de matria a partir de foras motrizes originrias opostas. A mecnica assegurada pelas categorias de relao e estabelece, de acordo com as analogias da experincia, as leis da comunicao do movimento entre os corpos materiais. A fenomenologia se embasa nas categorias de modalidade e determina, mediante os postulados do pensamento emprico, os modos de representao do movimento da matria. Portanto, mediante a aplicao do aparato apriorstico da metafsica geral apresentado na CRP, a metafsica particular da natureza corprea tematizada pelos PMCN estabelece as bases para a constituio da cincia genuna da natureza.

BIBLIOGRAFIA FRIEDMAN, Michael. Kant and the exact sciences. Cambridge: Harvard University Press, 1992. KANT, Immanuel. (1781) Crtica da razo pura. (ed. A e B) Traduo de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujo. - 7 ed. - Lisboa-Portugal: Fundao Calouste Gulbenkian, 2010. _____(1783) Prolegmenos a toda a metafsica futura que queira apresentar-se como cincia. Traduo de Artur Moro. Lisboa-Portugal: Edies 70, 2008. _____(1786) Primeiros princpios metafsicos da cincia da natureza. Traduo de Artur Moro. Lisboa-Portugal: Edies 70, 1990. LOPARIC, Zeljko. A semntica transcendental de Kant. 3 ed. rev. - Campinas: UNICAMP, 2005. _____. As duas metafsicas de Kant. Kant e-Prints, Campinas, v. 2, n. 5, 2003, p. 1-10. PLAASS, Peter. Kants theory of natural Science. Translation by Alfred E. and Maria G. Miller.Dordrecht: Kluwer Academic, 1994. WATKINS, Eric (org.). Kant and the sciences. New York: Oxford University Press, 2001.

_____. Kant's Philosophy of Science, in The Stanford Encyclopedia of Philosophy, 2009. Disponvel em http://plato.stanford.edu/archives/spr2009/entries/kant-science/ WESTPHAL, Kenneth R. Kants Dynamic Constructions, in Journal of Philosophical Research, 1995, p. 381-429. Disponvel em: http://s3.amazonaws.com/academia.edu. documents /658135/KRW-1995-Kants-Dynamic-Constructions-JPRpp.pdf

You might also like