You are on page 1of 16

SERVIOS HOSPITALARES DE REFERNCIA PARA ATENO A PESSOAS COM TRANSTORNO MENTAL E/OU COM NECESSIDADES DE SADE DECORRENTES DO USO

DE LCOOL E OUTRAS DROGAS / LEITOS DE SADE MENTAL EM HOSPITAL GERAL

COORDENAO DE SADE MENTAL, LCOOL E OUTRAS DROGAS (DAET/SAS/MS)


JANEIRO DE 2014

CONTEXTO HISTRICO
Historicamente o cuidado destinado aos portadores de transtorno mental era circunscrito a internao/afastamento/segregao/institucionaliza o em hospitais psiquitricos. A resposta dada as necessidades de sade de portadores de transtorno mental e usurios de lcool e outras drogas preconcebida, no decorrendo de uma avaliao clnica do usurio e do contexto no qual est inserido.

CONTEXTO HISTRICO
H duas perspectivas predominantes e equivocadas: 1. transtorno mental no se trata de problema de sade; 2. portadores de transtorno mental so pessoas perigosas.

A consequncia para o usurio a dificuldade de acesso aos servios de sade e a no garantia da integralidade do cuidado concomitante a violao de direitos humanos.

DIRETRIZES
Aps mais de 10 anos da Lei 10.216 e de mudanas na Poltica de Sade Mental do pas, os investimentos financeiros hoje destinam-se a uma rede diversificada de cuidados; Os leitos de sade mental em Hospital Geral so o componente hospitalar da Rede de Ateno Psicossocial que inclui tambm: Ateno Bsica Centros de Ateno Psicossocial Unidades de Acolhimento Servios Residenciais Teraputicos

DIRETRIZES

Como principal diretriz destacamos a necessidade de articulao aos outros pontos de ateno da RAPS para garantia da continuidade do cuidado e do trabalho em rede e construo do Projeto Teraputico Singular (PTS) como principal tecnologia de cuidado.

OBJETIVO
O principal objetivo deste ponto de ateno oferecer cuidado hospitalar para portadores de transtornos mentais, inclusive aqueles com necessidades decorrentes do uso de lcool e outras drogas, com vistas a 1- avaliao diagnstica e discriminao de patologias somticas e/ou psiquitricas, 2- manejo de situaes de crise e/ou vulnerabilidade extrema que apresentem risco de vida para o usurio.

O acesso deve ser regulado a partir de critrios clnicos e as internaes devem ser de curta durao, priorizando a superao da lgica do modelo asilar realizada pelos Hospitais Psiquitricos.

LEITOS DE SADE MENTAL EM HOSPITAL GERAL Portarias de referncia: Portaria GM/MS n 148/2012 - Institui o componente hospitalar da RAPS; Portaria GM/MS n 1615/2012 Altera artigos da 148 em relao ao nmero mximo e mnimo de leitos por hospital e o valor do incentivo passa a ser por leito; Portaria GM/MS n 349/2012 Altera artigo da 148 em relao necessidade de qualificao os SHRad; Portaria SAS n 953/2012 Define os procedimentos de sade mental em hospital geral e o registro da produo.

LEITOS DE SADE MENTAL EM HOSPITAL GERAL Parmetro: 1 leito para cada 23 mil habitantes. Mnimo de 04 leitos e mximo de 25 por unidade hospitalar. O nmero mximo no deve ultrapassar 15% do total de leitos da instituio. Podem estar localizados em enfermarias de clnica mdica, pediatria ou obstetrcia ou configurados em Enfermarias de Sade Mental. Estas, no entanto, no devem estar apartadas das outras enfermarias do Hospital Geral. Hospitais Gerais, de Pediatria e Maternidades podem habilitar leitos de sade mental.

LEITOS DE SADE MENTAL EM HOSPITAL GERAL Em municpios/regies com at 100 mil habitantes, os leitos devem possuir como referncia um CAPS e aes de sade mental na Ateno Bsica. Para municpios com mais de 100 mil habitantes devem possuir como referncia tambm um CAPS AD e aes de sade mental na Ateno Bsica. Recurso de incentivo: R$ 4.000,00 reais por leito. Recurso de custeio anual: R$ 67.321,32 por leito, incorporados ao teto de mdia e alta complexidade. Para clculo do custeio foi considerada taxa de ocupao de 85% e mdia de permanncia de 5,5 dias. O monitoramento da taxa de ocupao e mdia de permanncia ser realizado trimestralmente.

REGISTRO DA INFORMAO
Apesar do custeio ser pr-pago (incorporao Teto MAC) e no depender do registro da produo, o registro das AIHs obrigatrio. A tabela SUS estabelece 06 procedimentos de sade mental em Hospital Geral:

TRATAMENTO CLNICO EM SADE MENTAL EM SITUAO DE RISCO ELEVADO DE SUICDIO. TRATAMENTO CLNICO PARA CONTENO DE COMPORTAMENTO DESORGANIZADO E/OU DISRUPTIVO; TRATAMENTO CLNICO PARA AVALIAO DIAGNSTICA E ADEQUAO TERAPUTICA, INCLUINDO NECESSIDADES DE SADE DECORRENTES DO USO DE LCOOL E OUTRAS DROGAS; TRATAMENTO CLNICO DE TRANSTORNOS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS DEVIDO AO USO DE LCOOL; TRATAMENTO CLNICO DE TRANSTORNOS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS DEVIDO AO USO DE CRACK; TRATAMENTO CLNICO DOS TRANSTORNOS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS DEVIDO AO USO DAS DEMAIS DROGAS E/OU OUTRAS SUBSTNCIAS PSICOATIVAS.

REGISTRO DA INFORMAO
Quando a internao ocorrer no leito 87 - que o leito de sade mental habilitado -, a AIH emitida para um destes procedimentos principais descritos, dever ser acompanhada do registro de SOMENTE um dos procedimentos de DIRIA DE SAUDE MENTAL, conforme o abaixo: DIARIA DE SADE MENTAL COM PERMANENCIA DE AT SETE DIAS DIRIA DE SAUDE MENTAL COM PERMANENCIA ENTRE 08 A 15 DIAS DIRIA DE SAUDE MENTAL COM PERMANENCIA SUPERIOR A 15 DIAS A quantidade de dirias do procedimento principal ter que ser igual quantidade de dirias do procedimento diria de sade mental informada.

REGISTRO DA INFORMAO
A partir do 1 monitoramento das taxas de ocupao e mdia de permanncia dos leitos de sade mental nos Hospitais Gerais que possuem leitos de sade mental habilitados, identificamos que mesmo com leitos habilitados, alguns hospitais esto informando os procedimentos citados em leitos psiquitricos (05), clnicos (03), obsttricos (02) e peditricos (07). Os procedimentos somente devero ser informados nesses leitos quando o hospital no possuir leitos de sade mental habilitados.

DESAFIOS
Superar o estigma e o preconceito e realizar investigao clnica/diagnstica afastando a hiptese de outras patologias; Transformar a funo da internao no cuidado em sade mental, superando a lgica manicomial/asilar na implantao dos leitos de sade mental em hospital geral; Qualificar a Rede de Ateno Psicossocial oferecendo subsdios s equipes para transformao da lgica do cuidado, estabelecendo consensos para manejo das situaes de crise e urgncia.

Leitos de Sade Mental em Hospital Geral

1599 leitos foram incentivados at o momento. Somente 713 foram habilitados. Leitos de psiquiatria em hospital geral x leitos de sade mental em hospital geral. Dificuldades de implantao e adeso por parte dos gestores e hospitais.

Leitos incentivados x habilitados


UF
AC AL AP BA CE DF ES GO MG MS MT PB

Incentivados Habilitados
18 16 20 16 58 53 28 5 331 59 15 23 18 0 0 2 6 45 0 0 106 0 0 0

UF
PE PR PI RJ RO RR RS SC SE SP TO

Incentivados Habilitados
51 21 35 211 31 11 358 61 62 52 21 7 0 10 119 0 0 314 15 30 20 21

TOTAL

Incentivados Habilitados 1566 713

CONTATOS
saudemental@saude.gov.br Telefone: (61) 3315 9144 / 9143
Coordenao Geral de Sade Mental, lcool e outras Drogas CGMAD
Departamento de Ateno Especializada Temtica DAET

Secretaria de Ateno a Sade - SAS Ministrio da Sade

You might also like