You are on page 1of 20

Blog nos anos iniciais do Fundamental 1: a reconstruo de sentido de um clssico infantil

TECNOLOGIAS E MULTILETRAMENTOS

Gislaine Lorenzi e Tain-Rek W. de Padua

Captulo 1

Conversando com o(a) professor(a)...


Pblico: Turmas dos anos iniciais (1 e 2 anos) do Ensino Fundamental de 9 anos (antigos Pr e 1 srie). Recursos necessrios: Computadores, acesso Internet, cmera fotogrca digital.

Objetivos
Como a escola pode inserir as novas tecnologias nas atividades das sries
OBJETIVOS: 1. Utilizar diversas modalidades de linguagem; 2. Perceber o gesto e a imagem como modalidades de linguagem; 3. Relacionar oralidade, escrita e imagens de acordo com tema; 4. Ampliar e analisar o repertrio de histrias, palavras e temas; 5. Identicar a nalidade e funes da leitura, experimentando diversos suportes; 6. Reetir, discutir, conhecer e identicar as distintas nalidades da leitura nos diferentes contextos sociais (ler para divertir, para estudar, para informar-se, para emocionar); 7. Ler antes do domnio da escrita; 8. Exercitar a autonomia de leitura; 9. Apreciar, ler e escrever textos; 10. Comparar o que foi lido com outras verses de um mesmo texto;
Fonte: http://ventosdouniverso.blogspot.com.br/2010/12/caminho-do-heliocentrismo.html, acesso em 05/05/2012.

iniciais, fazendo com que a criana se aproprie das capacidades para comunicao, do sistema de escrita, do contedo trabalhado e da tecnologia? H mais que alfabetizao na comunicao. Os multiletramentos abordam a construo da signicao de forma multimodal. A abordagem multimodal traz o SIGNIFICADO no apenas em seu aspecto alfabtico (escrito, impresso), mas em todas as modalidades de linguagem. A aprendizagem se d em um novo ambiente de comunicao (digital), em que os signicados apaream/aconteam.

Referencial terico
Este trabalho prope para o(a) professor(a) um prottipo de ensino direcionado
OBJETIVOS: 11. Ler, interromper a leitura e retom-la; 12. Identicar recursos lingusticos adequados a determinadas situaes comunicativas ou inteno do autor; 13. Confrontar interpretaes e pontos de vista; 14. Relacionar o contedo de um texto com o de outros conhecidos; 15. Reetir sobre o sistema alfabtico em situaes de escrita; 16. Escrever segundo sua hiptese de escrita; 17. Escrever observando regularidades e irregularidades do sistema de escrita; 18. Re-escrever um histria conhecida, revisando, corrigindo, re-escrevendo; 19. (Re)Conhecer os usos das novas tecnologias; 20. Conhecer a ferramenta blog e seus aplicativos; 21. Utilizar a tecnologia como ferramenta de comunicao.

aos alunos dos anos iniciais (1 e 2 Anos) do Ensino Fundamental 1, envolvendo a multimodalidade nos novos letramentos , a partir de pressupostos enunciativo-discursivos. Para propor um prottipo centrado nas formas de hibridizao entre o verbal e visual, lanamos mo de algumas contribuies tericas:

Referencial terico:

Os multiletramentos levam em conta a multimodalidade dos textos (lingustica, visual, gestual, espacial e sonora) e multiplicidade de signicaes e contextos culturais. Segundo Cope e Kalantzis (2006), podemos armar que todo texto multimodal, no podendo existir em uma nica modalidade, mas tendo uma como predominante. No entanto, nos letramentos digitais, a hipermodalidade a a

que se observa na atualidade o cruzamento dos interesses mercantis com os histricos, estticos e comunicacionais.

A agonia das colees o sintoma mais claro de como se desvanecem as classicaes que distinguiam o culto do popular e ambos do massivo. As culturas j no se agrupam em grupos xos e estveis e portanto desaparece a possibilidade de ser culto conhecendo o repertrio das "grandes obras", ou ser popular porque se domina o sentido dos objetos e mensagens produzidos por uma comunidade mais ou menos fechada (uma etnia, um bairro, uma classe). Agora essas colees renovam sua composio e sua hierarquia com as modas, entrecruzam-se o tempo todo, e, ainda por cima, cada usurio pode fazer sua prpria coleo. As tecnologias de reproduo permitem a cada um montar em sua casa um repertrio de discos e tas que combinam o culto com o popular, incluindo aqueles que j fazem isso na estrutura das obras (GARCA-CANCLINI, 1997, p. 293, nfase adicionada).

hipermdia ampliam o sentido de multimodalidade, ao extrapolarem o texto linear ou linkado: no se trata apenas de uma justaposio de texto, imagens e sons; trata-se de um design diferenciado, que interliga as modalidades de linguagem. Como o hipertexto, por meio dos links ou de outros designs, apresenta mltiplas sequncias e possibilidades de trajetrias. Para trabalhar nessa perspectiva, o(a) professor(a) deve engajar as crianas no processo, traar estratgias que as levem do conhecimento prvio criao. Durante a criao, ser possvel abordar os objetos do currculo escolar, o sistema de escrita, ampliar o repertrio e transitar pelas diversas modalidades e colees culturais. Ao falar de multiletramentos, preciso tambm pensar no hibridismo cultural, Garca-Canclini (1997) aponta que aos objetos e signos foram atribudos funes e lugares especcos, classicaes compartimentadas; viver na sociedade tida como culta, na modernidade, requer saber onde buscar cada coisa. O

Captulo 2

Prottipo
O trabalho tem incio a partir das colees dos alunos. A partir de de seu mundo conhecido, ele ser desconstrudo e reconstrudo e essa reconstruo ser hipermodal, na medida em que as conexes forem feitas e os conhecimentos se interligarem. Nesse processo, as crianas podero avaliar (de maneira crtica) quando e como usar a lngua (oral ou escrita), as outras linguagens e as ferramentas computacionais adequadas.

Atividade 1: Escolha da histria e contato com diferentes verses


Atividade 1: Escolha da histria e contato com diferentes verses
1. Aps pesquisa com as crianas sobre seu repertrio e suas colees de contos infantis, escolher um Clssico Infantil para ser trabalhado (elas ainda no sabero qual ser o ttulo, que, no nosso caso, foi Branca de Neve). 2. No nosso caso, as crianas mencionaram e recontaram vrios contos de fadas, fbulas, lendas e mitos. Houve a necessidade de explicar, novamente, o que um conto de fadas. 3. Montar uma tabela na lousa com os mais votados. 4. Providenciar ilustraes do ttulo escolhido e mostrar aos alunos. Pela observao, eles tentaro adivinhar a histria escolhida. 5. Discutir os elementos da imagem, tentando descobrir como as crianas analisam e avaliam as imagens do texto. 6. No nosso caso, os alunos trouxeram muitos elementos do lme da Disney e, assim, este foi incorporado ao prottipo.

Enquadre da Atividade 1:

Fonte do vdeo: http://www.youtube.com/watch?v=ryRoRIv3xFk, acesso em 05/05/2012.

Atividade 2: Escrita de nomes de personagens


Atividade 2: Escrita de nomes de personagens
1. Elencar os elementos das ilustraes que zeram com que elas descobrissem a histria escolhida. (LISTA DE PALAVRAS) 2. Aproveitar este momento para inserir o uso do teclado e do Word, fazendo o ditado coletivo no computador. 3. Em seguida, passar escrita dos nomes dos personagens (com alfabeto mvel, no quadro em script e cursiva, em cursiva no papel etc.). Escrita dos personagens os anes

Galeria: Escrita dos nomes de personagens

Comentrio de alunos: Eu j sei o alfabeto agora: A-S-D-F-G-H-J-K-L-Z-XC-V-B-N-M! (ordem das teclas no teclado)
8

Atividade 3: Contextualizar a histria


Atividade 3: Contextualizar a histria
1. PARA CONTEXTUALIZAR A HISTRIA, PESQUISAR NA INTERNET FONTES SOBRE DIVERSOS ASPECTOS DA MESMA: a) clima; b) animais (da regio em comparao aos que eles conhecem); c) tipos de moradia; d) vegetao; e) relaes familiares; f) outros temas que surgirem no processo.

De acordo com as perguntas feitas, foram pesquisados: Links para a ferramenta de busca e para informaes sobre o conto: www.google.com http://pt.wikipedia.org/wiki/Branca_de_Neve http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&tbs=isch:1&sa=1&q=branca +de+neve&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= Links para mostrar o clima:

Galeria: Imagens de Branca de Neve

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1442302-5602,00-NEVE+PARALISA +TREM+NA+ALEMANHA.html

Atividade 4: Contato com diferentes modalidades


Atividade 4: Contato com diferentes modalidades
1. Comparar verses em diferentes mdias: a) livros; b) quadrinhos; c) vdeos; d) audiolivro; e) canes; f) recontagem oral pelos alunos.

Links para vdeos: http://www.youtube.com/watch?v=XESn0SPHcRI http://www.youtube.com/watch?v=blAj25J1nuY&feature=related Link para canes: http://www.youtube.com/watch?v=4HPFnjaZbEU http://www.youtube.com/watch?v=lOq-P5jGV-s&feature=fvwrel

Alunos cantando:

Audiolivro:

Fonte: http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx? idHistoria=332772#

10

Atividade 5: Re-escrita coletiva da histria


Atividade 5: Re-escrita coletiva da histria

OBSERVAES 1. O(a) professor(a) funciona como escriba, os alunos ditam e copiam a escrita coletiva do quadro. 2. absolutamente necessrio que todos os alunos conheam bem o texto. 3. Durante o processo de escrita, fundamental que o professor discuta com os alunos a forma de escrever as palavras, pois isto favorece a aprendizagem de novos conhecimentos sobre a lngua escrita.

11

Galeria: Texto da re-escrita coletiva

Atividade 6: Criao do Blog da turma


Atividade 6: Criao do Blog da turma

PASSOS DA ATIVIDADE 1. Criar um blog com a turma, destinado publicao da histria, em sala de aula ou na sala de informtica. 2. Para tal, assistir com os alunos um tutorial e ir seguindo as instrues, mas com os alunos colaborando e acompanhando. 3. Link para um tutorial acessvel: http://www.youtube.com/watch? v=lQOlc6qo2mE&feature=related 4. Publicar no blog, sempre em conjunto com a turma, o ttulo escolhido e comentar as descobertas. 5. Neste momento, ensinar o que um blog, para que serve, como cri-lo e como postar textos.

Galeria: Blog da turma

12

Atividade 7: Iniciando a produo do fotolog da Branca de Neve


Atividade 7: Iniciando a produo do fotolog da Branca de Neve
PASSOS DA ATIVIDADE: 1. Montar roteiro da histria, escolhendo as cenas para colocar as ilustraes e fotos em sequncia. 2. Os alunos, com a conduo do(a) professor(a), criaro este roteiro para produo das imagens principais: a) o que as imagens devem conter (cenas principais); b) o que elas devem transmitir; c) a qual momento do conto ela se refere; d) em qual local deve ocorrer; e) qual o gurino necessrio (vericar momento histrico). 3. Esta deve ser uma discusso coletiva com os alunos, cujos resultados principais so escritos no nal.

Galeria: Roteiros dos alunos

13

Atividade 8: Ocina de fotograa 1


Atividade 8: Oficina de fotografia
OFICINA DE FOTOGRAFIA 1: 1. Sero necessrias mquinas fotogrcas ou celulares com cmeras. 2. Devem ser abordados: c) o uso da cmera; d) foco; e) enquadramento; f) ambiente ou cena.

Vdeo:

Informaes para o(a) professor(a):

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=AjjSmcLTjoo, acesso em 05/05/2012


http://boaphoto.blogspot.com.br/2008/03/planos-e-ngulos-detomada-em-fotograa.html CLIQUE

14

Atividade 9: Ocina de fotograa 2


Atividade 9: Oficina de fotografia
Galeria: Tirando e escolhendo fotos
OFICINA DE FOTOGRAFIA 2: 1. As crianas, a partir do roteiro, devero recriar a ilustrao e fotograf-la. Para isso, devem: a) construir cenrios e gurinos; b) representar os personagens; c) estar atentos ao foco, qualidade e enquadramento das fotos.

Vdeo: Planejando as cenas

15

Atividade 10: Ocina de fotograa 3


Atividade 10: Oficina de fotografia
OFICINA DE FOTOGRAFIA 3: PHOTOSHOP 1. Escolher as melhores fotos, vericando: foco, enquadramento, interpretao. 2. Tratar as imagens e a montagem de fotos, utilizando Photoshop. 3. Ver com os alunos o tutorial de Photoshop e fazer os tratamentos e montagens com os alunos colaborando e acompanhando. http://www.youtube.com/watch? v=Tnk8hQBGPmk&feature=related 4. Publicar as fotos escolhidas e tratadas no blog. 5. Para tanto, ensinar como postar fotos e fazer comentrios. Ver com os alunos o tutorial de postagens e comentrios e deix-los postar e comentar. http://www.youtube.com/watch?v=zKdWGkT1Nf4&lr=1

16

Atividade 11: Produo nal


Atividade 11: Produo final
RE-ESCRITA DA HISTRIA A PARTIR DAS FOTOS 1. Utilizando as fotograas selecionadas como ilustraes, re-escrever a histria. 2. Um aluno dita e outro escreve, de acordo com a procincia de cada um, em duplas heterogneas. 3. Publicar as fotos e os textos correspondentes no blog. 4. Revisar as postagens: observao das sequncias das fotos (RPLICA ATIVA). Retomada dos conhecimentos construdos. 5. Atravs do blog, as crianas de outras escolas podero propor alteraes e complementaes no texto produzido. 6. CONHEA NOSSO BLOG:

Galeria: Produo nal/postagens

www.taucpousa.blogspot.com

17

Saiba mais...
Magda Soares: http://www.revistapatio.com.br/sumario_conteudo.aspx?id=139 http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf Multiletramento visual: http://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Giselda-Costa.pdf PCN Lngua Portuguesa http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf

Referncias Bibliogrcas
BAKHTIN, M. M./VOLOCHNOV, V. N. Marxismo e Filosoa da Linguagem. So Paulo: Hucitec, 1989. (publicao original em 1929). BAKHTIN, M. M. O discurso no romance. In _____. Questes de literatura e de esttica. So Paulo: EduneSP/Hucitec, 1988. P. 71-210. (texto original de 1934-1935, publicao em 1975). _____. Os gneros do discurso. In _____. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 2003. P. 261-306. (texto original de 1952-1953, publicado em edio pstuma em 1979). _____. Os estudos literrios hoje (Resposta a uma pergunta da Revista Novi Mir). In _____. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 2003. P. 359-366. (texto original de 1970, publicado pela Revista Novi Mir, n 11, p. 237-240). BRASIL-Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: lngua portuguesa. Braslia: 1998. GARCA-CANCLINI, N. Culturas Hbridas - Estratgias para entrar e sair da modernidade. So Paulo: EDUSP, 1997. P. 283-350 (Culturas hbridas, poderes oblquos).
KALANTZIS, M.; COPE, B. Changing the role of schools. In: B. COPE; M. KALANTZIS (Orgs). Multiliteracies: Literacy Learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2006a[2000]. P. 121-148. KRESS, G. Multimodality. In: B. COPE; M. KALANTZIS (Orgs.) Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2006[2000]. P. 182-202. LUKE, C. Cyber-schooling and technological change: Mutiliteracies for new times. In: B. COPE; M. KALANTZIS (Orgs.) Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2006[2000]. P. 69-91. LEMKE, J. L. Metamedia literacy: Transforming meanings and media. In: D. REINKING; L. LABBO; M. MCKENNA; R. KIEFER (Orgs.). Handbook of literacy and technology: Transformations in a post-typographic world. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1998. P. 283-301. LEMKE, J. L. Travels in hypermodality (Working draft). Visual Communication, V o l . 1 , N o . 3 , 2 0 0 2 . P. 2 9 9 - 3 2 5 . D i s p o n v e l e m h t t p : / / academic.brooklyn.cuny.edu/education/jlemke/papers/hypermodality/index.htm. ROJO, R. H. R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto de divulgao cientca elaborado para o Programa Ensino Mdio em Rede, Rede do Saber/Fundao Vanzolini/SEE-SP e para o Programa Ler e Escrever Desao de Todos, CENPEC/SME-SP. SP: SEE-SP e SME-SP, 2004.

19

You might also like