You are on page 1of 11

FUNDAO EDUCACIONAL DE MACA FUNEMAC FACULDADE PROFESSOR MIGUEL NGELO DA SILVA SANTOS FEMASS CURSO DE GRADUAO EM ENGENHARIA DE PRODUO

DESENVOLVIMENTO DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE PETRLEO, GS E ENERGIA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

POR: Vtor Figueiredo Paschoal

MACA 2013

FUNDAO EDUCACIONAL DE MACA FUNEMAC FACULDADE PROFESSOR MIGUEL NGELO DA SILVA SANTOS FEMASS CURSO DE GRADUAO EM ENGENHARIA DE PRODUO

Vtor Figueiredo Paschoal

DESENVOLVIMENTO DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE PETRLEO, GS E ENERGIA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

Introduo da monografia apresentada a disciplina Trabalho de Concluso de Curso I do curso de graduao em Engenharia de Produo, da Faculdade Professor Miguel ngelo da Silva Santos (FeMASS), para aprovao na disciplina.

Professor Orientador de TCC I: Flavio Vallejo

MACA 2013

1.

INTRODUO

Segunda a ANP (Agncia Nacional do Petrleo) o Brasil em 2011 produzia 2.099 Mbbl/d (mil barris por dia) de petrleo por dia. O Brasil um dos 7 (sete) maiores produtores de petrleo do mundo, ainda segundo a ANP. Porm para a extrao, produo, refinamento, distribuio e comercializao deste produto necessrio que servios de menor expresso sejam realizados de forma sincronizada e otimizada para que o esforo inicial de produo no seja em vo. Segundo a Petrobras, a Bacia de Campos (BC) uma das maiores provncias de petrleo do Brasil e responsvel por grande parte da produo do petrleo brasileiro. Para tanto, necessrio que empresas de explorao atuem na regio, para realizar a explorao, produo e escoamento do petrleo. Este fator faz com que estas empresas necessitem de empresas de menor porte para atividades de servios terceirizados ou para fornecer produtos. A Petrobras uma das principais empresas atuantes na regio e exige que seus fornecedores de produtos e/ou servios cumpram com suas determinaes, previamente descritas. Com isso, gera uma reao em cadeia, e as empresas que comercializam seus produtos com as empresas que so fornecedoras da Petrobras, precisam se adequar tambm a sua legislao. Para uma empresa atuar no mercado de petrleo, gs e energia, necessrio que a mesma possua alguns pr-requisitos que so de fundamental importncia para enquadramento jurdico com o estado e municpio e principalmente enquadramento nas exigncias de seus compradores. Na Bacia de Campos (BC), as principais empresas atuantes na regio, exigem que seus fornecedores cumpram com seus pr-requisitos, para que o mesmo consiga se cadastrar para fornecer para empresa. Visto a necessidade de adequao das empresas aos seus fornecedores, foi feito um convnio entre Petrobras e SEBRAE (Servio de apoio s Micro e Pequenas Empresas), que realizou entre os anos de 2010/2012, aes de desenvolvimento desses fornecedores, visando que os mesmos se adequem aos pr-requisitos das empresas contratantes e que as empresas contratantes moldem suas necessidades, promovendo assim um desenvolvimento das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) e um fortalecimento do contedo local nas empresas de grande porte.

1.1 OBJETIVOS

1.1.1.Objetivo Geral O trabalho tem como objetivo elucidar o impacto e o crescimento das MPEs na Bacia de Campos, atravs de um estudo de caso abordando as ferramentas utilizadas ao longo de um perodo para desenvolver as competncias em gesto das empresas.

1.1.2. Objetivos Especificos - Avaliar as MPEs participantes do convnio e mensurar seu crescimento; - Abordar a necessidade do contedo local para as empresas de Grande Porte; - Abordar o mercado da Bacia de Campos, principalmente a cidade de Maca; - Esmiuar os artifcios usados para desenvolvimento das MPEs do setor de Petrleo, Gs e Energia. - Demonstrar impactos dos grandes produtores, com as aes realizadas nas MPEs no perodo.

1.2 JUSTIFICATIVA

Com a visualizao da dificuldade de algumas empresas de apoio para fornecer seus produtos para grandes empresas, por no terem um mtodo de gesto adequado, que por muitas vezes tinham um produto ou um servio de excelente qualidade, foi visualizada a importncia de capacitar os gestores dessas empresas, para que os mesmos pudessem se regularizar perante aos seus fornecedores e poderem atuar na regio. O SEBRAE, em parceria com a Petrobras proporcionou atravs de um convnio, um norte para empresas que possuem esta dificuldade. Com isso as aes de melhoria foram feitas em grupos de empresas que se conveniavam e utilizavam de um valor simblico para ser capacitada. Alm disso muitos eventos tambm foram promovidos para a fomentao de negcios entre grandes e Micro e Pequenas empresas. Apesar deste convnio no so todas as empresas que conseguem evoluir no mercado atravs de novos mtodos de gesto. Ento pretende-se realizar um estudo para avaliar como as empresas evoluram ao longo do perodo, quais foram as melhorias que propostas que foram positivas e traar um perfil para que qualquer empresa possa vir a interagir com o mercado de forma saudvel para a empresa e atendendo as demandas das grandes empresas num mbito local.

1.3 METODOLOGIA DE PESQUISA

Para tratar do tema proposto, sero utilizadas referncias bibliogrficas de diversos autores, para obter embasamento terico para desenvolver o tema e definir cada conceito de forma correta e de forma a subsidiar conhecimento para tratar o estudo de caso proposto para este trabalho de concluso de curso. Alm de fontes bibliogrficas, tambm sero pesquisados, lidos, estudados e discutidos com o orientador deste trabalho, artigos em geral para utilizar o j referenciado conceito com atualizaes que so publicadas diariamente. Sites de empresas e sites de conhecimento pblico, iro ser utilizados com o intudo de buscar fontes atualizadas e dados estatsticos, esses dados faro parte do estudo de caso, ao qual ser somada a essas informaes. Sero feitas visitas a instituies, para obter dados para desenvolvimento do estudo de caso. O material que ser utilizado de livre acesso e ser apenas tratado para utilizao apenas das informaes necessrias ao trabalho de concluso de curso. A utilizao das informaes dispostas ser necessria para a concluso do presente trabalho que ir demonstrar os conceitos estudados, aplicados nas informaes obtidas atravs da pesquisa de campo para a elaborao do estudo de caso.

1.4 BIBLIOGRAFIA DO REFERENCIAL TERICO

1.4.1 www.sebrae.com.br

O site do SEBRAE contm informaes estatsticas sobre Micro e Pequenas empresas e essas informaes sero de fundamental importncia para o desenvolvimento do trabalho, pois o estudo de caso ser feito em cima destes dados. No site do SEBRAE tambm encontram-se manuais os quais sero referenciados para tratar um modelo de atuao das empresas, para que as mesmas estejam realizando atividades da melhor forma possvel, segundo o SEBRAE e sero um norte para traar padres de atuao na regio.

1.4.2 www.petrobras.com.br

A Petrobras uma das participantes no estudo de caso, portanto muitas das informaes sero tiradas do site da mesma. Alm disso, ela a principal cliente das Micro e Pequenas empresas que atendem no segmento de petrleo, gs e energia. Para essas empresas poderem atender a Petrobras, elas devem seguir padres pr-definidos pela Petrobras e no site informa toda documentao, alm das exigncias quanto prestao de servios e/ou comercializao de produtos.

1.4.3 Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho de Ralph M. Barnes. Traduo da 6 ed. Americana

Utilizao do conceito de estudo de tempos e movimentos, adequando realidade das micro e pequenas empresas. A ideia referenciar demonstrando o conceito a ser aplicado no estudo de caso das micro e pequenas empresas. Aps definidos os parmetros a serem utilizados, aplicar e demonstrar no estudo de caso os conceitos usados para elucidar as mudanas geradas com a utilizao desses parmetros.

1.4.4 Gesto Estratgica de Mauro Calixta Tavares, 2 Ed.

Inicialmente tratar dos principais pontos da gesto estratgica para o trabalho e definir cada uma delas, demonstrando padres essenciais para s micro e pequenas empresas seguirem. Aps isso, realizar o similar ao citado na bibliografia anterior, mostrando tambm a evoluo a partir da utilizao da nova metodologia. A partir da definio de gesto estratgica, pretende-se tambm definir as foras e fraquezas mais comuns apresentadas pelas empresas estudadas e apontar atravs de estudo bibliogrfico e de artigos possveis pontos de melhoria.

1.4.5 Artigos de Contedo local e Arranjo Produtivo Local

O contedo local, uma das vertentes do estudo de caso, ento pretende-se utilizar artigos para explanar o assunto e mostrar como vai ser utilizado no estudo de caso, e qual o papel das micro e pequenas empresas nessa cadeia.

Quanto ao Arranjo produtivo local, pretende-se abordar a importncia da existncia do mesmo e demonstrar como se caracteriza no estudo de caso e tambm fornecer dados e detalhes do seu impacto.

1.4.6 Sites de Multinacionais

Devido s micro e pequenas empresas tambm serem fornecedoras de multinacionais, que fornecem para Petrobras, as micro e pequenas empresas tem que possuir um padro determinado pelas multinacionais. Esses padres tambm sero elucidados no estudo de caso e citado no referencial terica, para demonstrar como empresas do segmento devem se comportar com seu cliente, tanto nacional quanto multinacional.

1.1.3. Qualidade Total de Vicente Falconi

Para a realizao de um estudo da gesto da qualidade para empresas e uma demonstrao de ferramentas da qualidade, ser utilizado esta bibliografia. A proposio demonstrar as ferramentas necessrias para micro e pequenas empresas. Mostrando como pode ser aplicado em seu contexto e aprimorando seu ambiente de trabalho, junto com sua produo, tornando-a mais eficiente e otimizada, gerando assim um modelo ideal de trabalho.

1.5 ESTRUTURAO DO TRABALHO

O presente trabalho de concluso de curso ser fragmentado em quatro captulos. Abaixo est descrito a forma a qual ser trabalhado. Primeiro Captulo: Neste capitulo introduzido o assunto principal referenciando com a gesto estratgica dentro das empresas e trazendo para realidade do estudo de caso, porm apenas superficialmente. Segundo Captulo: Neste capitulo ser abordada a gesto da qualidade para as empresas. Ser retratada a importncia de ter um sistema de qualidade e um setor para tal. Apresentando superficialmente tambm a correlao do estudo de caso com o tema da qualidade nas empresas.

Terceiro Captulo: Ser apresentada uma explanao do que arranjo produtivo local e como isso impacta nas empresas que esto contidas nesse arranjo. Com o embasamento necessrio, ser explicado o que contedo local e demonstrado como feito nas empresas locais, e como isso favorece s Micro e Pequenas empresas, usando isso como gancho para o quarto captulo que abordar o estudo de caso. Quarto Captulo: Ser iniciado a explicao do estudo de caso, demonstrando impactos de um aprimoramento na gesto da empresa e seus resultados a longo prazo para seu arranjo produtivo local. Quinto Captulo: Traz as concluses finais do estudo realizado no captulo anterior e uma reflexo para uma melhor gesto. Sexto Captulo: Demonstrao das referncias utilizadas para desenvolvimento e concluso do trabalho de concluso de curso.

2.

CRONOGRAMA DE EXECUO

Cronograma de Execuo do TCC 2013


Atividade Definio de orientador Definio de tema de estudo Pesquisa Bibliogrfica Elaborao da introduo e Objetivos 1 Entrega Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Maro Abril Maio Junho Julho

Elaborao da Justificativa da Bibliografia, Justificativa e Metodologia.

2 Entrega Ajustes Finais Reviso TCC I do

3 Entrega Verso Final TCC I Apresentao TCC I Coleta dados estudo de para

Elaborao do Referencial Terico Anlise Estudo caso do de

Apontamento de Sugesto de Melhoria

10

Atividade Consideraes finais Reviso trabalho de

Agosto

Setembro Outubro

Novembro Dezembro Maro

Abril

Maio

Junho

Julho

Entrega final TCC II Apresentao TCCII Realizar correes e Entregar Verso Final

11

8. Referncias

ANP (Brasil) (Org.). Produo de petrleo de setembro aumentou 2,1% em comparao a agosto e 5,1% em relao a setembro de 2010. Disponvel em: <http://www.anp.gov.br/?pg=58320&m=produ%E7%E3o%20brasil&t1=&t2=produ%E7%E3 o%20brasil&t3=&t4=&ar=0&ps=1&cachebust=1386615510909>. Acesso em Setembro/2013

BARNES, Ralph Mosser. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. Traduo da 6 ed. Americana. So Paulo: Blucher, 1977;

IEA,

International

Energy

Agency.

For

Students.

Disponvel

em:

http://www.iea.org/audiencehubs/forstudents/>. Acesso em Setembro/2013;

PETROBRAS (Brasil) (Org.).. Energia e Tecnologia: Petrleo. Disponivel em: <http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/petroleo/> em Setembro/2013; Acesso

SEBRAE (Brasil) (Org.). Servio de apoio s Micro e Pequenas Empresas. Disponvel em: <http://www.sebrae.com.br/uf/rio-de-janeiro>. Acesso em Agosto/2013 Dezembro/2013

TAVARES, Mauro Calixta. Gesto Estratgica. 2 ed. 3 Reimpresso. So Paulo: Atlas, 2007;

________________________________________ Local e data ________________________________________ PROFESSOR ORIENTADOR

You might also like