You are on page 1of 38

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

AULA 5
DESPESA PBLICA II
Ol amigos! Como bom estar aqui! a nossa ltima aula. Espero de vocs animao e fora de vontade nos estudos! Sei que no fcil conciliar a vida cotidiana com a gama de matrias que se tem que estudar para um concurso. No final este sacrifcio seu e de todos que esto a seu redor ser muito recompensador. Todos ns j somos privilegiados simplesmente porque sabemos ler e porque temos objetivos na vida. E, por meio do estudo de cada aula, estamos subindo mais um degrau para alcan-los.
Estou agradecido. Primeiro porque nunca fui roubado antes. Segundo porque, apesar de terem levado minha carteira, eles no me tiraram a vida. Terceiro, porque, apesar de terem levado tudo, no perdi muita coisa. E, quarto, porque no fui eu quem roubei. (Matthew Henr)

Nesta aula continuaremos a tratar das despesas pblicas. O enfoque agora sero os temas Restos a Pagar, Despesas de Exerccios Anteriores, Suprimento de Fundos, Conta nica do Tesouro, SIAFI e SIDOR. E vamos s nossas questes, comeando com um assunto muito cobrado em provas: Restos a Pagar. Dedicaremos um tero da aula ao tema.

RESTOS A PAGAR
1) (CESPE Gesto Econmico-Financeira e de Custos- Min. da Sade- 2008) Caso a administrao pblica assine contrato com um laboratrio para o fornecimento de vacinas contra a paralisia infantil e, ao final do exerccio, ainda no se saiba o nmero exato de crianas que sero vacinadas, tal despesa ser inscrita em restos a pagar no-processados. Depois que o empenho feito tendo como base a dotao oramentria respectiva despesa, tem-se incio o cumprimento do contrato, convnio ou determinao legal. O prximo passo a liquidao da despesa, a qual consiste na verificao do direito do credor tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do
1

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

respectivo crdito, tendo por finalidade apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, a importncia exata, e a quem se deve pagar para extinguir a obrigao. No entanto, se a despesa no for paga at o trmino do exerccio financeiro, dia 31 de dezembro, o crdito poder ser inscrito em "restos a pagar", com pagamento a realizar-se no exerccio subsequente. Consideram-se Restos a Pagar ou resduos passivos as despesas empenhadas mas no pagas dentro do exerccio financeiro, logo, at o dia 31 de dezembro. Consoante o art. 92 da Lei 4320/64, os Restos a Pagar, excludos os servios da dvida, constituem-se em modalidade de dvida pblica flutuante e so registradas por exerccio e por credor, distinguindo-se as despesas processadas das no processadas. O entendimento dos estgios da despesa importante porque o art. 36 da Lei 4320/64 distingue as despesas em processadas e no processadas. As despesas processadas referem-se a empenhos executados e liquidados, prontos para o pagamento; as despesas no processadas so os empenhos de contratos e convnios em plena execuo, logo no existe ainda direito lquido e certo do credor. A inscrio de despesas como restos a pagar ser automtica, no encerramento do exerccio financeiro de emisso da Nota de Empenho, desde que satisfaa s condies estabelecidas para empenho e liquidao da despesa, pois se referem a encargos incorridos no prprio exerccio. Isso ocorre devido ao regime de competncia das despesas, j que devem ser contabilizadas no exerccio em que foram geradas. Caso a administrao pblica assine contrato com um laboratrio para o fornecimento de vacinas contra a paralisia infantil e, ao final do exerccio, ainda no se saiba o nmero exato de crianas que sero vacinadas, tal despesa no poder ser liquidada e ser considerada no-processada, pois ficar pendente a verificao do direito liquido e certo do credor e da importncia exata a pagar. Assim, para pagamento no ano subsequente, a despesa ser inscrita em restos a pagar no-processados. Ressalto que a despesa pblica deve passar pelos estgios da execuo: empenho, liquidao e pagamento. Assim, o pagamento dos restos a pagar no-processados, o qual passou apenas pelo estgio do empenho, tambm s poder ocorrer aps a sua regular liquidao. Resposta: Certa. 2) (CESPE Agente Polcia Federal 2004) O pagamento de restos a pagar caracteriza-se por ser extraoramentrio.
2

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

As despesas extraoramentrias so aquelas que no contam da Lei Oramentria e decorrem da contrapartida da receita extraoramentria. Provm da obrigao de devolver o valor arrecadado transitoriamente, como os valores de depsitos e caues, de pagamentos de restos a pagar e de resgate de operaes de crdito por antecipao de receita oramentria. Importante: Na Contabilidade Pblica, na estrutura do balano financeiro, os Restos a Pagar so classificados como receitas extraoramentrias, para que na contrapartida, quando forem pagos, sejam classificados como despesas extraoramentrias. Se uma despesa foi empenhada em um exerccio e somente foi paga no exerccio seguinte, ela deve ser contabilizada como pertencente ao exerccio do empenho. Assim, os Restos a Pagar sero contabilizados como despesas extra- oramentrias, j que o empenho foi efetuado dentro do oramento do exerccio anterior ao pagamento. Resposta: Certa. (CESPE TFCE - TCU 2009) Com base na legislao e nas prticas atinentes a suprimento de fundos, restos a pagar, despesas de exerccios anteriores e rol de responsveis, julgue o item que se segue. 3) De acordo com a legislao federal, a inscrio de despesas em restos a pagar vlida at o encerramento do exerccio financeiro seguinte, mas, nos termos da legislao civil, os direitos dos respectivos credores s prescrevem cinco anos depois. O Decreto 93.872/86 dispe sobre a unificao dos recursos de caixa do Tesouro Nacional, atualiza e consolida a legislao pertinente e d outras providncias. O pargrafo nico do art. 68 do referido decreto determina que a inscrio de restos a pagar relativa s despesas no processadas ter validade at 31 de dezembro do ano subsequente. No entanto, aps o cancelamento da inscrio da despesa como Restos a Pagar, o pagamento que vier a ser reclamado poder ser atendido conta de dotao destinada a despesas de exerccios anteriores. Segundo o art. 70, o qual baseado na legislao civil, prescreve em cinco anos a dvida passiva relativa aos Restos a Pagar. Resposta: Certa. 4) (CESPE Analista Administrativo - ANATEL 2009) Se, em 31 de dezembro, uma autarquia tiver indicaes de que determinado servio, contratado durante o exerccio, j tenha sido prestado, mas o direito adquirido pelo credor ainda esteja em fase de verificao pelos rgos tcnicos, a despesa dever ser considerada no liquidada, passvel de inscrio em restos a pagar.
3

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

Enquanto no ocorrer a verificao do implemento da condio prevista, no haver o reconhecimento da liquidez do direito do credor, no podendo o empenho ser considerado liquidado. Define-se, assim, como uma despesa passvel de inscrio em Restos a Pagar no-processados. Trata-se de despesas legalmente empenhadas, com indicaes de que determinado servio, contratado durante o exerccio, j tenha sido prestado. Como no ocorreu a verificao dos rgos tcnicos sobre o recebimento de servios no exerccio de emisso do empenho, a despesa no foi liquidada e nem paga at 31 de dezembro do mesmo exerccio, sendo assim passvel de inscrio em restos a pagar no- processados. Resposta: Certa. 5) (CESPE Analista Administrativo - ANATEL 2009) A inscrio em restos a pagar de despesas, ainda que no liquidadas, deve ser efetuada, por serem de competncia do exerccio, quando, prestado o servio ou entregue o material at 31 de dezembro, ainda se esteja verificando o direito do credor, ou, ento, o prazo para o cumprimento da obrigao assumida pelo credor estiver vigendo. Segundo o Decreto 93.872/86: Art. 35. O empenho de despesa no liquidada ser considerado anulado em 31 de dezembro, para todos os fins, salvo quando: I - vigente o prazo para cumprimento da obrigao assumida pelo credor, nele estabelecida; II - vencido o prazo de que trata o item anterior, mas esteja em cursos a liquidao da despesa, ou seja de interesse da Administrao exigir o cumprimento da obrigao assumida pelo credor; III - se destinar a atender transferncias a instituies pblicas ou privadas; IV - corresponder a compromissos assumidos no exterior. Os empenhos referentes a despesas j liquidadas e no pagas, assim como os empenhos no-anulados, sero automaticamente inscritos em Restos a Pagar no encerramento do exerccio pelo valor devido ou, se no conhecido, pelo valor estimado. No caso de estimativa, so possveis duas situaes: Valor real > valor inscrito: a diferena ser empenhada conta de despesas de exerccios anteriores (prximo assunto). Valor real < valor inscrito: o saldo existente ser cancelado. Cabe ressaltar que vedada a inscrio de Restos a Pagar sem que exista suficiente disponibilidade de caixa para este fim. Na determinao desta disponibilidade de caixa, sero considerados os encargos e despesas compromissadas a pagar at o final do exerccio. Segundo a LRF:
4

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

Art. 42. vedado ao titular de Poder ou rgo referido no art. 20, nos ltimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigao de despesa que no possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. Pargrafo nico. Na determinao da disponibilidade de caixa sero considerados os encargos e despesas compromissadas a pagar at o final do exerccio. Logo, a inscrio em restos a pagar de despesas, ainda que no liquidadas, deve ser efetuada, por serem de competncia do exerccio, quando vigente o prazo para cumprimento da obrigao assumida pelo credor, nele estabelecida; vencido o prazo de que trata o item anterior, mas esteja em cursos a liquidao da despesa, ou seja de interesse da Administrao exigir o cumprimento da obrigao assumida pelo credor; se destinar a atender transferncias a instituies pblicas ou privadas; ou corresponder a compromissos assumido no exterior. Resposta: Certa. 6) (CESPE Planejamento e Execuo Oramentria Min. da Sade 2008) Supondo que determinada despesa tenha sido empenhada no exerccio e no tenha sido liquidada at 31 de dezembro, que o prazo para cumprimento da obrigao assumida pelo prestador de servios contratado pela administrao esteja vencido, e que o servio provavelmente no ter maior interesse para a administrao, deve-se proceder inscrio da despesa em restos a pagar, ainda que remota a possibilidade de o servio vir a ser realizado. Vamos elaborar um quadro sobre os empenhos inscritos em Restos a Pagar:

QUADRO INSCRIO EM RESTOS A PAGAR


Os empenhos referentes a despesas j liquidadas e no pagas, assim como os empenhos no-anulados, sero automaticamente inscritos em Restos a Pagar no encerramento do exerccio pelo valor devido ou, se no conhecido, pelo valor estimado. O empenho da despesa no liquidada ser considerado anulado em 31 de dezembro, para todos os fins, salvo quando: Vigente o prazo para cumprimento da obrigao assumida pelo credor, nele estabelecida; Vencido o prazo do item anterior, mas esteja em cursos a liquidao da despesa, ou seja de interesse da Administrao exigir o cumprimento da obrigao assumida pelo credor; Se destinar a atender transferncias a instituies pblicas ou privadas;
5

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

Corresponder a compromissos assumidos no exterior. Supondo que determinada despesa tenha sido empenhada no exerccio e no tenha sido liquidada at 31 de dezembro, ela passvel de ser inscrita em restos a pagar. O prazo para cumprimento da obrigao assumida pelo prestador de servios contratado pela administrao deve estar vigente ou pode at mesmo estar vencido, desde que esteja em curso a liquidao da despesa ou seja de interesse da Administrao exigir o cumprimento da obrigao assumida pelo credor. Resposta: Errada. 7) (CESPE Gesto de oramento e finanas IPEA 2008) Tendo em vista que so constitudos por recursos correspondentes a exerccios financeiros j encerrados, os restos a pagar no integram a programao financeira do exerccio em curso. Segundo o Decreto 93.872/86: Art. 15. Os restos a pagar constituiro item especfico da programao financeira, devendo o seu pagamento efetuar-se dentro do limite de saques fixado. Se uma despesa foi empenhada em um exerccio e somente foi paga no exerccio seguinte, ela deve ser contabilizada como pertencente ao exerccio do empenho. Assim, os Restos a Pagar sero contabilizados como despesas extraoramentrias, j que o empenho foi efetuado dentro do oramento do exerccio anterior. Logo, os Restos a Pagar so constitudos por correspondentes a exerccios financeiros j encerrados. No integram a programao financeira do exerccio em curso. Ateno: Restos a Pagar so despesas extraoramentrias integram a programao financeira do exerccio em curso. Resposta: Errada. recursos entanto,

8) (CESPE - Analista Judicirio STF - 2008) O TCU tem chamado a ateno para o fato de que o Poder Executivo, no af de assegurar e antecipar o alcance da meta de superavit primrio, contingencia dotaes oramentrias, promovendo sua descompresso quase ao final do exerccio. Isso tem levado inscrio de elevados valores em restos a pagar, notadamente em restos a pagar processados. De acordo com o art. 71 da CF/88, o Tribunal de Contas da Unio tem o dever de elaborar relatrio e emitir parecer prvio sobre as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, cabendo, exclusivamente, ao Congresso Nacional,
6

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

julgar as contas prestadas e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo, conforme inciso IX do art. 49 da CF/88. Os Restos a Pagar tm tido uma ateno crescente e relevante nos relatrios apresentados pelo TCU, conforme se comprova no relatrio apresentado s contas relativas ao exerccio de 2007. Segundo o TCU, o acompanhamento e o controle dos restos a pagar merecem destaque em virtude do expressivo volume de recursos inscritos nessa rubrica nos ltimos exerccios. Os restos a pagar so de importncia fundamental na anlise da execuo oramentria e financeira de cada exerccio. O TCU tem mostrado preocupao com o acompanhamento e o controle das contas referentes a restos a pagar, em virtude do expressivo volume de recursos do governo federal inscritos nessa rubrica nos ltimos exerccios financeiros, devido ao contingenciamento de dotaes oramentrias, promovendo sua descompresso quase ao final do exerccio. No entanto, como a descompresso ocorre no final do exerccio financeiro, grande parte das despesas ainda no tero passado pelo estgio da liquidao ao trmino do exerccio, devendo ser inscritas em restos a pagar noprocessados. Resposta: Errada. (CESPE AFCE - TCU - 2008) O TCU tem mostrado preocupao com o acompanhamento e o controle das contas referentes a restos a pagar, em virtude do expressivo volume de recursos do governo federal inscritos nessa rubrica nos ltimos exerccios financeiros. Julgue os prximos itens, acerca de restos a pagar. 9) O volume expressivo de restos a pagar no-processados inscritos ou revalidados em determinado exerccio financeiro compromete a programao financeira e o planejamento governamental nos exerccios seguintes. Este item foi extrado da concluso do Relatrio e Pareceres Prvios sobre as Contas do Governo da Repblica, elaborado pelo TCU: A anlise conduz concluso de que o Poder Executivo Federal observou os princpios fundamentais de contabilidade aplicados administrao pblica, que os balanos demonstram adequadamente as posies financeira, oramentria e patrimonial da Unio em 31 de dezembro de 2008, e que foram respeitados os parmetros e limites definidos na Lei de Responsabilidade Fiscal, ressalvando-se, no entanto, os seguintes aspectos. Devem ser ressalvadas as ocorrncias mencionadas ao longo do relatrio, em particular: (...) XIII. manuteno de volume expressivo de restos a pagar noprocessados, inscritos ou revalidados no exerccio de 2008, o que compromete a programao financeira e o planejamento governamental nos exerccios seguintes.
7

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

No o caso a leitura desses relatrios. Fiz questo de colocar esta parte especfica sobre Restos a Pagar porque foi cobrada pelo CESPE nesta questo da prova do TCU e tambm na prova do STF (questo anterior). O mais importante ter o conhecimento que h um nmero excessivo de despesas inscritas em Restos a Pagar a cada ano, principalmente em Restos a Pagar noprocessados. Resposta: Certa. 10) A inscrio em restos a pagar feita na data do encerramento do exerccio financeiro de emisso da nota de empenho, mediante registros contbeis, e, nessa mesma data, processa-se tambm a baixa da inscrio feita no encerramento do exerccio anterior. A inscrio ter validade at 31 de dezembro do ano subsequente, perodo no qual o credor dever habilitar-se ao recebimento do que lhe devido, sendo vedada a reinscrio. Os valores inscritos em Restos a Pagar devero ser pagos durante o exerccio financeiro subsequente, ou seja, at 31 de dezembro do ano seguinte realizao do empenho. Aps esta data, os saldos remanescentes sero automaticamente cancelados, pois a reinscrio de empenhos em Restos a pagar vedada. Os Restos a Pagar com prescrio interrompida, os quais so aqueles cuja inscrio tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor, podero ser pagos conta de despesas de exerccios anteriores (nosso prximo assunto), respeitada a categoria prpria. Resposta: Certa.

DESPESAS DE EXERCCIOS ANTERIORES


11) (CESPE Analista - ANTAQ 2009) Despesas de exerccios anteriores constituem-se em modalidade de dvida pblica flutuante e so registradas por exerccio e por credor. As Despesas de Exerccios Anteriores so dvidas resultantes de compromissos gerados em exerccios financeiros anteriores queles em que ocorrero os pagamentos. Segundo o art. 37 da Lei 4320/64, as Despesas de Exerccios Anteriores so as despesas relativas a exerccios encerrados, para as quais o oramento respectivo consignava crdito prprio, com saldo suficiente para atend-las, que no se tenham processado na poca prpria, bem como os Restos a Pagar com prescrio interrompida e os compromissos reconhecidos aps o encerramento do exerccio correspondente. Podero ser pagos conta de dotao especfica consignada no oramento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possvel, a ordem cronolgica.
8

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

Consoante o art. 92 da Lei 4320/64, so os Restos a Pagar, excludos os servios da dvida, que constituem-se em modalidade de dvida pblica flutuante e so registradas por exerccio e por credor, distinguindo-se as despesas processadas das no processadas. Resposta: Errada. 12) (CESPE Analista Administrativo - ANATEL 2009) Supondo que determinada despesa estivesse inscrita em restos a pagar, com posterior cancelamento, por no se ter habilitado o credor no momento oportuno, e que, mais adiante, esse pagamento, para o qual j fora aprovada dotao no exerccio correspondente, seja reclamado, o respectivo pagamento dever ser feito mediante reinscrio do compromisso, sem necessidade de nova autorizao oramentria. Vamos destrinchar o artigo 37 da Lei 4320/64: Despesas relativas a exerccios encerrados, para as quais o oramento respectivo consignava crdito prprio, com saldo suficiente para atend-las, que no se tenham processado na poca prpria: ao final de um exerccio, determinada despesa pode no ter sido processada, porque o empenho pode ter sido considerado insubsistente e anulado. No entanto, o credor havia, dentro do prazo estabelecido, cumprido sua obrigao. Nesse caso, quando o pagamento vier a ser reclamado, a despesa poder ser empenhada novamente em Despesas de Exerccios Anteriores. Restos a Pagar com prescrio interrompida: Os valores inscritos em Restos a Pagar devero ser pagos durante o exerccio financeiro subsequente, ou seja, at 31 de dezembro do ano seguinte realizao do empenho. Aps esta data, os saldos remanescentes sero automaticamente cancelados, pois a reinscrio de empenhos em Restos a pagar vedada. Os Restos a Pagar com prescrio interrompida, os quais so aqueles cuja inscrio tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor, podero ser pagos conta de despesas de exerccios anteriores, respeitada a categoria prpria. Compromissos reconhecidos aps o encerramento do exerccio correspondente: alguns compromissos podem ser reconhecidos pela autoridade competente aps o fim do exerccio financeiro em que foram gerados, ainda que no tenha saldo na dotao prpria ou que a dotao no tenha sido prevista. Por exemplo, a despesa com a promoo de um servidor com data retroativa e que alcance anos anteriores ao exerccio financeiro dever ir conta de despesas de exerccios anteriores,
9

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

classificadas como despesas correntes; as dos meses do exerccio financeiro corrente sero pagas no elemento de despesa prprio. Supondo que determinada despesa estivesse inscrita em restos a pagar, com posterior cancelamento, por no se ter habilitado o credor no momento oportuno e por ser vedada a reinscrio do compromisso em Restos a Pagar; e que, mais adiante, esse pagamento, para o qual j fora aprovada dotao no exerccio correspondente, seja reclamado, estamos diante de Restos a Pagar com prescrio interrompida. So aqueles cuja inscrio tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor, e que podero ser pagos conta de despesas de exerccios anteriores, respeitada a categoria prpria. Para o pagamento das despesas de exerccios anteriores, a despesa deve ser empenhada novamente, comprometendo, desse modo, o oramento vigente poca do efetivo pagamento. Assim, h necessidade de nova autorizao oramentria. Importante: As Despesas de Exerccios Anteriores so despesas oramentrias, pois seu pagamento ocorre custa do Oramento vigente. As dvidas de exerccios anteriores, que dependam de requerimento do favorecido, prescrevem em cinco anos, contados da data do ato ou fato que tiver dado origem ao respectivo direito. Ainda, segundo o 1 do art. 22 do Decreto 93.872/86, o reconhecimento da obrigao de pagamento de despesas de exerccios anteriores cabe autoridade competente para empenhar a despesa. Resposta: Errada. 13) (CESPE Gesto Econmico-Financeira e de Custos- Min. da Sade- 2008) Se a administrao pblica reconhecer dvida correspondente a vrios anos de diferenas em gratificaes de servidores pblicos em atividade, a despesa decorrente da deciso poder ser paga na folha de pagamentos regular dos meses seguintes e no poder ser classificada como despesa de exerccios anteriores. Vimos que os compromissos reconhecidos aps o encerramento do exerccio correspondente, citados pelo art. 37 da Lei 4320/64, so aqueles que podem ser reconhecidos pela autoridade competente aps o fim do exerccio financeiro em que foram gerados, ainda que no tenha saldo na dotao prpria ou que a dotao no tenha sido prevista. o que ocorrer se a administrao pblica reconhecer dvida correspondente a vrios anos de diferenas em gratificaes de servidores pblicos em atividade. As despesas decorrentes da deciso referentes aos anos anteriores devero ir conta de despesas de exerccios anteriores, classificadas como despesas
10

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

correntes; as dos meses do exerccio financeiro corrente sero pagas no elemento de despesa prprio. Resposta: Errada.

SUPRIMENTO DE FUNDOS
14) (CESPE Analista - ANTAQ 2009) A responsabilidade pela aplicao do suprimento de fundos, aps sua aprovao na respectiva prestao de contas, da autoridade que o concedeu. A finalidade do suprimento de fundos atender a despesas que no possam aguardar o processo normal, ou seja, exceo realizao de procedimento licitatrio. O regime de adiantamento, suprimento de fundos, aplicvel aos casos de despesas expressamente definidas em lei e consiste na entrega de numerrio a servidor, sempre precedida de empenho na dotao prpria, para o fim de realizar despesas que pela excepcionalidade, a critrio do Ordenador de Despesa e sob sua inteira responsabilidade, no possam subordinar-se ao processo normal de aplicao, nos seguintes casos: para atender despesas eventuais, inclusive em viagem e com servios especiais, que exijam pronto pagamento em espcie; quando a despesa deva ser feita em carter sigiloso, conforme se classificar em regulamento; e para atender despesas de pequeno vulto, assim entendidas aquelas cujo valor, em cada caso, no ultrapassar limite estabelecido em Portaria do Ministro da Fazenda. Os valores de um suprimento de fundos entregues ao suprido podero relacionarse a mais de uma natureza de despesa, desde que precedidos dos empenhos nas dotaes respectivas, respeitados os valores de cada natureza. Cuidado: vedada a aquisio de material permanente por meio de suprimento de fundos. A concesso de suprimento de fundos dever ocorrer por meio do Carto de Pagamento do Governo Federal, utilizando as contas de suprimento de fundos somente em carter excepcional, onde comprovadamente no seja possvel utilizar o carto. No se conceder suprimento de fundos: a responsvel por dois suprimentos, ou seja, permitida a concesso de at dois suprimentos com prazo de aplicao no-vencido; a servidor que tenha a seu cargo e guarda ou a utilizao do material a adquirir, salvo quando no houver na repartio outro servidor;
11

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

a responsvel por suprimento de fundos que, esgotado o prazo, no tenha prestado contas de sua aplicao; e a servidor declarado em alcance. Entende-se por servidor declarado em alcance aquele que no tenha prestado contas do suprimento no prazo regulamentar ou cujas contas no tenham sido aprovadas. Segundo o art. 45 do Decreto 93.872/86, excepcionalmente, a critrio do ordenador de despesa e sob sua inteira responsabilidade, poder ser concedido suprimento de fundos a servidor, sempre precedido do empenho na dotao prpria s despesas a realizar, e que no possam subordinar-se ao processo normal de aplicao. Ainda, o suprimento de fundos ser contabilizado e includo nas contas do ordenador como despesa realizada; as restituies, por falta de aplicao, parcial ou total, ou aplicao indevida, constituiro anulao de despesa, ou receita oramentria, se recolhidas aps o encerramento do exerccio. O servidor que receber Suprimento de Fundos obrigado a prestar contas de sua aplicao, procedendo-se, automaticamente, tomada de contas se no o fizer no prazo assinalado pelo Ordenador de Despesa, sem prejuzo das providncias administrativas para apurao das responsabilidades. A importncia aplicada at 31 de dezembro ser comprovada at 15 de janeiro seguinte. A responsabilidade pela aplicao do suprimento de fundos, aps sua aprovao na respectiva prestao de contas, da autoridade que o concedeu. Resposta: Certa. 15) (CESPE Planejamento e Execuo Oramentria Min. da Sade 2008) A utilizao do Carto de Pagamento do Governo Federal, tambm denominado carto corporativo, destina-se aquisio de materiais e contratao de servios enquadrados como suprimento de fundos, sendo vedada sua utilizao como forma de pagamento de outras despesas, ainda que autorizada por autoridade competente. O Carto de Pagamento do Governo Federal (CPGF), conhecido tambm como Carto Corporativo, utilizado para pagamento de despesas realizadas pelos rgos e entidades, referentes a suprimento de fundos. O Carto poder ser utilizado diretamente no estabelecimento comercial afiliado ou por meio de saque em moeda corrente. Ele permite o acompanhamento das despesas realizadas com os recursos do Governo, facilita a prestao de contas e oferece maior segurana s operaes. O CPGF instrumento de pagamento, emitido em nome da unidade gestora e operacionalizado por instituio financeira autorizada, utilizado exclusivamente
12

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

pelo portador nele identificado, nos casos indicados em ato prprio da autoridade competente. O Decreto 5.355/05 dispe sobre a utilizao do CPGF pelos rgos e entidades da administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional, para pagamento de despesas realizadas nos termos da legislao vigente, e d outras providncias. Segundo o art. 2, a utilizao do CPGF para pagamento de despesas poder ocorrer na aquisio de materiais e contratao de servios enquadrados como suprimento de fundos, sem prejuzo dos demais instrumentos de pagamento previstos na legislao. No entanto, ato conjunto dos Ministros de Estado do Planejamento, Oramento e Gesto e da Fazenda poder autorizar a utilizao do CPGF como forma de pagamento de outras despesas. Segundo o 6 do art. 45 do Decreto 93.872/86, vedada a utilizao do CPGF na modalidade de saque, exceto no tocante s despesas: I - de que trata o art. 47. II - decorrentes de situaes especficas do rgo ou entidade, nos termos do autorizado em portaria pelo Ministro de Estado competente e nunca superior a 30% do total da despesa anual do rgo ou entidade efetuada com suprimento de fundos. III - decorrentes de situaes especficas da Agncia Reguladora, nos termos do autorizado em portaria pelo seu dirigente mximo e nunca superior a 30% do total da despesa anual da Agncia efetuada com suprimento de fundos. Este o art. 47 citado pelo inciso I acima: Art. 47. A concesso e aplicao de suprimento de fundos, ou adiantamentos, para atender a peculiaridades dos rgos essenciais da Presidncia da Repblica, da Vice-Presidncia da Repblica, do Ministrio da Fazenda, do Ministrio da Sade, do Departamento de Polcia Federal do Ministrio da Justia, das reparties do Ministrio das Relaes Exteriores no exterior, bem assim de militares e de inteligncia, obedecero ao Regime Especial de Execuo estabelecido em instrues aprovadas pelos respectivos Ministros de Estado, vedada a delegao de competncia. Pargrafo nico. A concesso e aplicao de suprimento de fundos de que trata o caput, com relao ao Ministrio da Sade, restringe-se a atender s especificidades decorrentes da assistncia sade indgena. Ateno: este artigo pode ser uma boa questo de prova, pois menciona o Departamento de Polcia Federal. Guarde no mnimo este trecho: a concesso e aplicao de suprimento de fundos, ou adiantamentos, para atender a peculiaridades do Departamento de Polcia Federal do Ministrio da Justia (e outros) obedecero ao Regime Especial de Execuo estabelecido
13

em

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

instrues aprovadas pelos respectivos Ministros de Estado, vedada a delegao de competncia. Logo, a utilizao do Carto de Pagamento do Governo Federal, tambm denominado carto corporativo, destina-se aquisio de materiais e contratao de servios enquadrados como suprimento de fundos. Porm, poder ser utilizado como forma de pagamento de outras despesas, desde que autorizado por autoridade competente, no caso, ato conjunto dos Ministros de Estado do Planejamento, Oramento e Gesto e da Fazenda. Resposta: Errada. 16) (CESPE Gesto Econmico-Financeira e de Custos- Min. da Sade- 2008) Nas despesas realizadas por meio do Carto de Pagamento do Governo Federal, o empenho na dotao especfica deve ser feito contra apresentao da fatura do carto. A concesso de suprimento de fundos dever respeitar os estgios da execuo da despesa pblica: empenho, liquidao e pagamento. Segundo a Lei 4320/64: Art. 68. O regime de adiantamento aplicvel aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerrio a servidor, sempre precedida de empenho na dotao prpria para o fim de realizar despesas, que no possam subordinar-se ao processo normal de aplicao. Ateno: vedada a realizao de despesa sem prvio empenho. No se esquea! Logo, exige-se sempre prvio empenho na dotao prpria para a realizao de despesas em regime de adiantamento, atualmente concebido por meio do Carto de Pagamento do Governo Federal. Resposta: Errada.

CONTA NICA, SIAFI e SIDOR


17) (CESPE AFCE - TCU - 2008) A Conta nica do Tesouro Nacional, mantida pelo Banco do Brasil, tem por finalidade acolher as disponibilidades financeiras da Unio movimentveis pelas unidades gestoras da administrao federal, excluindo-se a contribuio previdenciria, que ingressa em conta especfica administrada pelo INSS. Os temas Conta nica e SIAFI muitas vezes so cobrados juntos nas questes de concurso, bem como questes tentando confundir SIDOR com SIAFI. Abordaremos nas prximas questes esses assuntos.
14

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

Vimos na aula sobre princpios oramentrios que o princpio da Unidade de Caixa respalda a Conta nica do Tesouro. Vamos aprofundar no assunto por meio de resoluo de exerccios sobre a Conta nica do Tesouro. Todas as receitas devem ser recolhidas em uma nica conta. Est consagrado na Lei 4320/64: Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se- em estrita observncia ao princpio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentao para criao de caixas especiais. O Artigo 164 da CF/88 determina o destino das disponibilidades: 3 - As disponibilidades de caixa da Unio sero depositadas no banco central; as dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e dos rgos ou entidades do Poder Pblico e das empresas por ele controladas, em instituies financeiras oficiais, ressalvados os casos previstos em lei. A Lei de Responsabilidade Fiscal traz a exceo ao princpio da unidade de caixa, pois em seu artigo 43 estabelece que as disponibilidades de caixa relativas Previdncia Social devero ser separadas das demais disponibilidades do ente pblico: 1o As disponibilidades de caixa dos regimes de previdncia social, geral e prprio dos servidores pblicos, ainda que vinculadas a fundos especficos a que se referem os arts. 249 e 250 da Constituio, ficaro depositadas em conta separada das demais disponibilidades de cada ente e aplicadas nas condies de mercado, com observncia dos limites e condies de proteo e prudncia financeira. Para no deixar dvidas, segundo a LRF, em seu art. 2, so entes Federao: a Unio, cada Estado, o Distrito Federal e cada Municpio. Segundo o art. 43 da LRF, as disponibilidades de caixa relativas Previdncia Social devero ser separadas das demais disponibilidades do ente pblico. No entanto, veja que a questo est incorreta: a Conta nica do Tesouro no mantida no Banco do Brasil e sim no Banco Central do Brasil. O Banco do Brasil S.A. (BB) uma instituio financeira constituda na forma de sociedade de economia mista. J o Banco Central do Brasil (BACEN), criado pela Lei 4.595, de 31.12.1964, uma autarquia federal, vinculada ao Ministrio da Fazenda, que tem por misso assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro slido e eficiente. Mas vamos falar um pouco mais desse tema, porque ainda causa dvidas entre os estudantes. A Instruo Normativa STN n 4, de 31 de julho de 1998, regulamenta o assunto. Note: Art. 1 A Conta nica do Tesouro Nacional, MANTIDA no Banco Central do Brasil, tem por finalidade acolher as disponibilidades financeiras da Unio a
15

da

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

serem movimentadas pelas Unidades Gestoras - UG da Administrao Federal, Direta e Indireta e outras entidades integrantes do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal - SIAFI, na modalidade on- line. Art. 2 A OPERACIONALIZAO da Conta nica do Tesouro Nacional ser efetuada por intermdio do Banco do Brasil S/A, ou, excepcionalmente, por outros agentes financeiros autorizados pelo Ministrio da Fazenda. Cuidado! No confunda! A Conta nica do Tesouro Nacional mantida junto ao Banco Central do Brasil e sua operacionalizao ser efetuada por intermdio do Banco do Brasil, ou, excepcionalmente, por outros agentes financeiros autorizados pelo Ministrio da Fazenda. Resposta: Errada 18) CESPE Escrivo Polcia Federal 2004) A conta nica do tesouro nacional operacionalizada por meio do Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI) do governo federal. O SIAFI o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e patrimonial do Governo Federal. um sistema informatizado que processa e controla, por meio de terminais instalados em todo o territrio nacional, a execuo oramentria, financeira, patrimonial e contbil dos rgos da Administrao Pblica Direta federal, das autarquias, fundaes e empresas pblicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no Oramento Fiscal e/ou no Oramento da Seguridade Social da Unio. O sistema pode ser utilizado pelas Entidades Pblicas Federais, Estaduais e Municipais apenas para receberem, pela Conta nica do Governo Federal, suas receitas (taxas de gua, energia eltrica, telefone, etc) dos rgos que utilizam o sistema. Entidades de carter privado tambm podem utilizar o SIAFI, desde que autorizadas pela STN. No entanto, essa utilizao depende da celebrao de convnio ou assinatura de termo de cooperao tcnica entre os interessados e a STN, que o rgo gestor do SIAFI. Muitas so as facilidades que o SIAFI oferece a toda Administrao Pblica que dele faz uso, mas podemos dizer, a ttulo de simplificao, que essas facilidades foram desenvolvidas para registrar as informaes pertinentes s trs tarefas bsicas da gesto pblica federal dos recursos arrecadados legalmente da sociedade: execuo oramentria; execuo financeira; e elaborao das demonstraes contbeis, consolidadas no Balano Geral da Unio. Dessa forma, a Conta nica, implantada em setembro de 1988, representou uma mudana radical no controle de caixa do Tesouro Nacional, em virtude da racionalizao na movimentao dos recursos financeiros no mbito do Governo
16

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

Federal. Com ela, todas as Unidades Gestoras on-line do SIAFI passaram a ter os seus saldos bancrios registrados e controlados pelo sistema, sem contas escriturais no Banco do Brasil. Assim, a Conta nica uma conta mantida junto ao Banco Central do Brasil, operacionalizada via SIAFI pelo Banco do Brasil, destinada a acolher, em conformidade com o disposto no artigo 164 da Constituio Federal, as disponibilidades financeiras da Unio que se encontram disposio das Unidades Gestoras on-line, nos limites financeiros previamente definidos. Resposta: Certa. (CESPE AFCE - TCU 2007) Segundo o disposto no art. 1 do Decreto n 93.872/1986 e no art. 56 da Lei n 4.320/1964, a realizao da receita e da despesa da Unio far-se- por via bancria, em estrita observncia ao princpio de unidade de caixa, conhecido como conta nica. Acerca do funcionamento da conta nica, julgue o item que se segue. 19) O controle dos saldos e a transferncia de recursos entre as unidades gestoras so feitos pelo Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI). Com a Conta nica, todas as Unidades Gestoras on-line do SIAFI passaram a ter os seus saldos bancrios registrados e controlados pelo sistema, sem contas escriturais no Banco do Brasil. Pelo SIAFI, portanto, que se faz o controle desses saldos e a transferncia de recursos entre as Unidades Gestoras. No caso de pagamento de despesas entre unidades gestoras o sistema efetua instantaneamente o crdito de recursos Unidade Gestora favorecida e o dbito Unidade Gestora emitente, por meio de Ordens Bancrias - OB intra-SIAFI. As OB emitidas para outros favorecidos que no Unidade Gestora on-line so consolidadas diariamente at o fechamento do SIAFI num arquivo magntico que enviado ao Banco do Brasil para processamento e realizao dos crditos aos respectivos favorecidos. Resposta: Certa. 20) (CESPE TFCE - TCU 2009) Alm do documento de arrecadao de receitas federais (DARF) e da guia da previdncia social (GPS), os ingressos de valores na conta nica da Unio so efetuados por meio da GRU, utilizada, por exemplo, para pagamento de inscries em concursos pblicos. Segundo o art. 3 da Instruo Normativa STN 04/98, a movimentao de recursos da Conta nica ser efetuada atravs de Ordem Bancria - OB, DARF- Eletrnico, GRPS Eletrnica, Nota de Sistema - NS ou Nota de Lanamento - NL, de acordo com as respectivas finalidades. Os ingressos de valores na conta nica da Unio podem tambm ser efetuados por meio da Guia de Recolhimento da Unio (GRU), a qual um documento padronizado para o ingresso de valores na Conta nica, a ser utilizado pelas
17

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

Unidades Gestoras para arrecadao de receitas e demais valores ao Tesouro Nacional e para os pagamentos entre rgos da Administrao Pblica Federal. Substitui o Depsito Direto na Conta nica. Objetiva reduzir os custos com despesas bancrias e oferecer maior controle e transparncia na classificao das receitas. A GRU utilizada, por exemplo, para pagamento de taxas (custas judiciais, emisso de passaporte etc.), aluguis de imveis pblicos, servios administrativos e educacionais (inscrio de vestibular/concursos, expedio de certificados), receitas de multas (da Polcia Rodoviria Federal, do Cdigo Eleitoral, do Servio Militar etc.) e outras. Resposta: Certa. (CESPE Analista SERPRO 2008) O SIAFI o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e patrimonial do governo federal. Com relao aos objetivos do SIAFI, julgue os itens subsequentes. 21) Cabe ao SIAFI integrar e compatibilizar as informaes no mbito dos governos federal, estadual e municipal. O SIAFI o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e patrimonial do Governo Federal. Os principais objetivos do SIAFI so: a) prover mecanismos adequados ao controle dirio da execuo oramentria, financeira e patrimonial aos rgos da Administrao Pblica; b) fornecer meios para agilizar a programao financeira, otimizando a utilizao dos recursos do Tesouro Nacional, atravs da unificao dos recursos de caixa do Governo Federal; c) permitir que a contabilidade pblica seja fonte segura e tempestiva de informaes gerenciais destinadas a todos os nveis da Administrao Pblica Federal; d) padronizar mtodos e rotinas de trabalho relativas gesto dos recursos pblicos, sem implicar rigidez ou restrio a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora; e) permitir o registro contbil dos balancetes dos estados e municpios e de suas supervisionadas; f) permitir o controle da dvida interna e externa, bem como o das transferncias negociadas;
18

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

g) integrar e compatibilizar as informaes no mbito do Governo Federal; h) permitir o acompanhamento e a avaliao do uso dos recursos pblicos; e i) proporcionar a transparncia dos gastos do Governo Federal. Logo, um dos objetivos do SIAFI integrar e compatibilizar as informaes no mbito apenas do Governo Federal, e no no mbito dos governos federal, estadual e municipal. Resposta: Errada. 22) objetivo do SIAFI padronizar mtodos e rotinas de trabalho relativas gesto dos recursos pblicos, permanecendo essa atividade, no entanto, sob o total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora. Vamos montar um quadro com os principais objetivos do SIAFI:

QUADRO PRINCIPAIS OBJETIVOS DO SIAFI


Prover mecanismos adequados ao controle dirio da execuo oramentria, financeira e patrimonial aos rgos da administrao pblica; Fornecer meios para agilizar a programao financeira, otimizando a utilizao dos recursos do tesouro nacional, atravs da unificao dos recursos de caixa do governo federal; Permitir que a contabilidade pblica seja fonte segura e tempestiva de informaes gerenciais destinadas a todos os nveis da administrao pblica federal; Padronizar mtodos e rotinas de trabalho relativas gesto dos recursos pblicos, sem implicar rigidez ou restrio a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora; Permitir o registro contbil dos balancetes dos estados e municpios e de suas supervisionadas; Permitir o controle da dvida interna e externa, bem como o das transferncias negociadas; Integrar e compatibilizar as informaes no mbito do governo federal; Permitir o acompanhamento e a avaliao do uso dos recursos pblicos; e Proporcionar a transparncia dos gastos do governo federal Logo, um dos objetivos do SIAFI padronizar mtodos e rotinas de trabalho relativas gesto dos recursos pblicos, sem implicar rigidez ou restrio a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora.
19

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

Resposta: Certa. A respeito dos principais documentos utilizados pelo SIAFI e seus papis, julgue os itens seguintes. 23) (CESPE Analista SERPRO 2008) A nota de dotao um documento utilizado para registro das informaes oramentrias elaboradas pela Secretaria de Oramento Federal. A execuo oramentria e financeira Esto atreladas uma a outra, pois havendo financeiro, no poder ocorrer a despesa. Por financeiro, mas no se poder gast-lo, se oramentria. ocorrem concomitantemente. oramento e no existindo o outro lado, pode haver recurso no houver a disponibilidade

Nossa questo trata da execuo oramentria, definida, em resumo, como sendo a utilizao dos crditos consignados na Lei Oramentria Anual LOA. Estes so os documentos do SIAFI relacionados execuo oramentria: Nota de Dotao (ND): o documento utilizado para registro das informaes oramentrias elaboradas pela Secretaria de Oramento Federal, ou seja, dos crditos previstos no Oramento Geral da Unio. Tambm se presta incluso de crditos no Oramento no previstos inicialmente e ao registro do desdobramento do Plano Interno e do detalhamento da fonte de recursos. O Plano Interno um instrumento de planejamento e de acompanhamento da ao planejada, usado como forma de detalhamento do projeto/atividade, de uso exclusivo de cada Ministrio/rgo. Nota de Movimentao de Crdito (NC): o documento utilizado para registrar a movimentao interna e externa de crditos e suas anulaes. Nota de empenho (NE): o documento utilizado para registrar as operaes que envolvem despesas oramentrias realizadas pela Administrao Pblica federal, ou seja, o comprometimento de despesa, seu reforo ou anulao, indicando o nome do credor, a especificao e o valor da despesa, bem como a deduo desse valor do saldo da dotao prpria. Nota de Lanamento por Evento (NL): A Nota de Lanamento o documento utilizado para registrar a apropriao/liquidao de receitas e despesas, bem como outros atos e fatos administrativos, inclusive os relativos a entidades supervisionadas, associados a eventos contbeis no vinculados a documentos especficos.

20

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

Logo, o documento utilizado para registro das informaes oramentrias elaboradas pela Secretaria de Oramento Federal , ou seja, dos crditos previstos no Oramento Geral da Unio, denominado nota de dotao. Tambm se presta incluso de crditos no Oramento no previstos inicialmente e ao registro do desdobramento do Plano Interno e do detalhamento da fonte de recursos. Resposta: Certa. 24) (CESPE Analista SERPRO 2008) Por meio do DARF se registra a arrecadao de tributos e demais receitas diretamente na conta nica do Tesouro Nacional. Vimos que, em resumo, a execuo oramentria a utilizao dos crditos consignados no Oramento. J a execuo financeira, por sua vez, representa a utilizao de recursos financeiros, visando atender realizao dos projetos e/ou atividades atribudas s Unidades Oramentrias pelo Oramento. Na tcnica oramentria inclusive habitual se fazer a distino entre as palavras crdito e recursos. Reserva-se o termo crdito para designar o lado oramentrio e recursos para o lado financeiro. Crdito e Recurso so duas faces de uma mesma moeda. O crdito oramentrio, dotao ou autorizao de gasto ou sua descentralizao; e recurso financeiro, portanto, dinheiro ou saldo de disponibilidade bancria. Estes so os documentos do SIAFI relacionados execuo financeira: Nota de Lanamento por Evento (NL): considerada relacionada tanto execuo oramentria como execuo financeira. DARF Eletrnico: DARF a sigla para Documento de Arrecadao de Receitas Federais. Por meio desse documento se registra a arrecadao de tributos e demais receitas diretamente na Conta nica do Tesouro Nacional, sem trnsito pela rede bancria, ou seja, por meio de transferncias de recursos intra-SIAFI. O DARF eletrnico nada mais que o instrumento de registro dessas informaes no SIAFI. GPS Eletrnica: GPS a sigla para Guia da Previdncia Social. Esse documento permite registrar o recolhimento das contribuies para a Seguridade Social por meio de transferncias de recursos intra-SIAFI entre a UG recolhedora e a Conta nica do Tesouro Nacional. Ordem Bancria (OB): o documento utilizado para o pagamento de compromissos, bem como liberao de recursos para fins de adiantamento, suprimento de fundos, cota, repasse, sub-repasse e afins, em contas bancrias mantidas no Banco do Brasil.

21

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

Logo, por meio do Documento de Arrecadao de Receitas Federais (DARF) se registra a arrecadao de tributos e demais receitas diretamente na Conta nica do Tesouro Nacional, sem trnsito pela rede bancria, ou seja, por meio de transferncias de recursos intra-SIAFI. O DARF eletrnico nada mais que o instrumento de registro dessas informaes no SIAFI. Resposta: Certa. 25) (CESPE Analista - ANTAQ 2009) Proposta e aprovao so etapas da programao financeira, contabilizadas por meio de documento prprio do Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI) denominado nota de proviso financeira. Ainda, destacam-se os seguintes documentos: GSE Eletrnica: GSE a sigla para Guia do Salrio Educao. A GSE o documento que registra o recolhimento do salrio educao destinado aos seus beneficirios e do valor que lhes pago, mediante transferncias intra-SIAFI de recursos entre a Unidade Gestora recolhedora e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao FNDE. Nota de Programao Financeira (PF): A Nota de Programao Financeira o documento que permite registrar os valores constantes da Proposta de Programao Financeira (PPF) e a Programao Financeira Aprovada (PFA), envolvendo a Coordenao-Geral de Programao Financeira da Secretaria do Tesouro Nacional - COFIN/STN e os rgos Setoriais de Programao Financeira - OSPF. Logo, proposta e aprovao so etapas da programao financeira, contabilizadas por meio de documento prprio do Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI) denominado nota de programao financeira. Resposta: Errada (CESPE TFCE - TCU 2009) No que diz respeito ao Sistema de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI) e ao seu subsistema Contas a Pagar e a Receber (CPR), julgue os prximos itens. 26) O subsistema CPR do SIAFI permite cadastrar documentos referentes aos valores a receber e a pagar, visando elaborao do fluxo de caixa e, por conseguinte, da programao financeira. O SIAFI um sistema de informaes centralizado em Braslia, ligado por teleprocessamento aos rgos do Governo Federal distribudos no Pas e no exterior. Essa ligao, que feita pela rede de telecomunicaes do SERPRO e tambm pela conexo a outras inmeras redes externas, que garante o acesso ao sistema s milhares de Unidades Gestoras ativas no SIAFI.
22

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

Para facilitar o trabalho de todas essas Unidades Gestoras, o SIAFI foi concebido para se estruturar por exerccios: cada ano equivale a um sistema diferente, ou seja, a regra de formao do nome do sistema a sigla SIAFI acrescida de quatro dgitos referentes ao ano do sistema que se deseja acessar: SIAFI2007, SIAFI2008, SIAFI2009, etc. Por sua vez, cada sistema est organizado por subsistemas - atualmente so 21 - e estes, por mdulos. Dentro de cada mdulo esto agregadas inmeras transaes, que guardam entre si caractersticas em comum. Nesse nvel de transao que so efetivamente executadas as diversas operaes do SIAFI, desde entrada de dados at consultas. O Subsistema mais cobrado em provas, por ser considerado um dos mais importantes, o subsistema Contas a pagar e a receber CPR. O CPR permite otimizar o processo de programao financeira dos rgos e entidades ligadas ao Sistema, proporcionando informaes em nvel analtico e gerencial do fluxo de caixa. Ele permite o cadastramento de contratos, notas fiscais, recibos e outros documentos, cuja contabilizao efetuada por eventos de sistema. Tais documentos geram compromissos de pagamento e de recebimento que compem o fluxo de caixa montado pelo SIAFI. Documentos do SIAFI, como a Nota de Empenho (NE) e a Nota de Programao Financeira (PF), tambm do origem a compromissos para as Unidades Gestoras dos rgos que utilizam o CPR. Logo, o subsistema CPR do SIAFI permite cadastrar documentos referentes aos valores a receber e a pagar, visando elaborao do fluxo de caixa e, por conseguinte, da programao financeira. Resposta: Certa. 27) O SIAFI abrange a emisso das demonstraes contbeis mensais e anuais; entretanto, como permite, a qualquer momento, apurar os saldos oramentrios e financeiros, possibilita, tambm a qualquer tempo, o levantamento daquelas demonstraes. O SIAFI promove, de forma automtica, os lanamentos contbeis correspondentes aos registros dos atos e fatos praticados pelos gestores pblicos quando do exerccio de suas atividades. Assim, possvel utilizar a contabilidade como fonte de informaes confiveis e instantneas, pois os registros so lanados no mesmo momento em que os fatos ocorrem e no necessria a existncia de um contador em cada Unidade Gestora para efetuar a classificao contbil de cada ato ou fato realizado. A execuo contbil relativa aos atos e fatos de gesto financeira, oramentria e patrimonial da Unio obedece ao Plano de Contas elaborado e mantido de acordo com os padres estabelecidos, tendo como partes integrantes a relao das contas agrupadas segundo suas funes, a tabela de eventos (conjunto de todos os eventos existentes) e a indicao do mecanismo de dbito e crdito de cada conta.
23

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

Trata-se, portanto, de um conjunto das contas utilizveis em toda a Administrao Pblica federal, organizadas e codificadas com o propsito de sistematizar e uniformizar o registro contbil dos atos e fatos de gesto, e permitir a qualquer momento, com preciso e clareza, a obteno dos dados relativos ao patrimnio da Unio. Resposta: Certa. (CESPE AFCE - TCU 2007) Por intermdio do SIAFI, seu principal instrumento de gesto, a Secretaria do Tesouro Nacional realiza o acompanhamento e o controle de toda a execuo oramentria e financeira do governo federal. Acerca da tabela de eventos utilizada para transformar os atos e fatos administrativos em registros contbeis automticos no SIAFI, julgue o item que se segue. 28) O SIAFI somente validar, do ponto de vista contbil, os documentos de entrada de dados, se eles se apresentarem com os eventos que, no todo, completem partidas dobradas. A tabela de eventos o instrumento utilizado pelas unidades gestoras no preenchimento das telas e/ou documentos de entrada no SIAFI para transformar os atos e fatos administrativos rotineiros em registros contbeis automticos. O cdigo do evento composto de 6 (seis) nmeros estruturados da seguinte forma: CDIGO DO EVENTO XX Y ZZZ Classe do Evento Tipo de utilizao Cdigo sequencial As unidades gestoras devero utilizar, para registro de suas transaes dirias, os cdigos dessa tabela de eventos. A classe identifica o conjunto de eventos de uma mesma natureza de registro. Caso no seja encontrado nesta tabela o evento que expresse com bastante clareza a transao a ser processada, dever ser contactado o rgo de contabilidade para os esclarecimentos necessrios. Somente aos rgos de contabilidade compete realizar os registros contbeis, sem a indicao de eventos. Neste caso, o tratamento a ser dado aos mesmos ser atravs de debito (D) e credito (C), desde que no se trate de receitas e/ou despesas. Portanto, pode existir registro contbil sem a indicao de evento. A tabela de eventos parte integrante do plano de contas da administrao pblica federal. Ela veio substituir a forma usual de apresentao de um plano de contas no que tange a correspondncia entre as contas (digrafograma). No entanto, o SIAFI somente validar os documentos de entrada de dados, em termos contbeis, se eles se apresentarem com os eventos que, no todo, completem partidas dobradas (total dos dbitos igual ao total dos crditos). Resposta: Certa.
24

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

29) (CESPE Agente Polcia Federal 2004) A elaborao e a execuo oramentrias so processadas em um mesmo sistema informatizado, o que garante celeridade e uniformidade. Vimos que a execuo oramentria ocorre no SIAFI, por meio de registros contbeis consoantes tabela de eventos. No SIAFI no ocorre a elaborao do Oramento. A elaborao da proposta oramentria era executada no Sistema Integrado de Dados Oramentrios (SIDOR), o qual est sendo substitudo pelo Sistema Integrado de Planejamento e Oramento (SIOP). Resposta: Errada. 30) (CESPE Analista - ANTAQ 2009) O Sistema Integrado de Dados Oramentrios (SIDOR) um sistema de tecnologia da informao implantado e utilizado pelos entes governamentais para fins de estruturar, organizar e elaborar a proposta oramentria. O Sistema Integrado de Dados Oramentrios (SIDOR) do Governo Federal est sendo substitudo pelo Sistema Integrado de Planejamento e Oramento (SIOP). No entanto, como est em nosso edital, abordaremos as principais caractersticas do SIDOR e, ao final, j traremos algumas informaes sobre o SIOP. O SIDOR implantado por meio de rede em sistema informatizado, administrada pelo SERPRO, disponvel em todas Unidades Oramentrias. Estrutura e organiza, bem como visa ao processamento da elaborao da proposta e ao acompanhamento da execuo oramentria. uma ferramenta de tecnologia da informao que tem o objetivo de fornecer suporte e apoio s diretrizes tcnicas, por meio da implementao de um conjunto de processos informatizados e estrutura de dados que do suporte s atividades do Sistema Oramentrio Federal. O processo de elaborao da proposta oramentria via SIDOR divide-se em etapas bsicas, controladas pelo Sistema, denominadas momentos, que se subdividem em subetapas denominadas tipo de detalhamento. Cada momento pertence exclusivamente ao respectivo usurio e no pode ser compartilhado, o que assegura privacidade e segurana aos dados. Cada tipo de detalhamento corresponde a um determinado conjunto de despesas que sero tratadas separadamente segundo regras especficas. Nos seus respectivos momentos, a Unidade Oramentria, o rgo Setorial e a SOF podero consultar, incluir, alterar e excluir dados no subsistema Captao Quantitativa das Propostas dos Oramentos e da Reviso do PPA, at o encaminhamento da proposta. Encerrado esse momento, o rgo e a unidade podem ainda consultar os dados encaminhados ou, excepcionalmente, alterar
25

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

apenas os textos referentes justificativa de sua programao. A SOF poder apenas consultar os dados encaminhados pelo rgo. Por exemplo, em uma solicitao de crdito adicional, enquanto a solicitao estiver no momento SOF (momento 20), cabe a esta Secretaria a anlise da proposta. Caso seja necessria uma nova interveno do rgo Setorial, caber a SOF retornar o crdito para o momento rgo Setorial (momento 10). Logo, o Sistema Integrado de Dados Oramentrios (SIDOR) um sistema de tecnologia da informao, administrado pelo SERPRO, implantado e utilizado pelo Governo Federal para fins de estruturar, organizar e elaborar a proposta oramentria. Resposta: Errada. No h previso do SIOP em nosso edital, mas algumas informaes bsicas a respeito do novo sistema: vamos passar

Atualmente ainda existem duas fontes cadastrais para programas e aes. H o Sistema de Informaes Gerenciais e de Planejamento (SIGPLAN) que gerencia o PPA, acessado via Internet, e que no to cobrado em provas de AFO, a no ser na rea de Tecnologia da Informao (TI), como no ltimo edital para APOTI. O outro o Sistema Integrado de Dados Oramentrios (SIDOR), cujo acesso ao cadastro de aes exclusivo aos servidores do Ministrio do Planejamento. O SIDOR frequentemente est presente nos editais que contemplam Administrao Financeira e Oramentria, por exemplo, no edital da prova do dia 19 de julho para Analista Administrativo da ANAC e nosso edital para agente e escrivo da Polcia Federal, a cargo do CESPE. Porm SIDOR e SIGPLAN esto chegando ao fim. Com o objetivo de integrar os atuais sistemas utilizados nos processo de elaborao, acompanhamento e monitoramento do Plano Plurianual e do Oramento da Unio, colegas da Secretaria de Oramento Federal (SOF/MP), junto da Secretaria de Planejamento e Investimento (SPI/MP) e do Departamento de Empresas Estatais (DEST/MP), desenvolveram e colocaram em operao o novo Sistema Integrado de Planejamento e Oramento - SIOP. Possivelmente as bancas ainda no tm maiores informaes, tanto que o CESPE ainda previu SIDOR no nosso edital, divulgado recentemente, e at porque ele ainda no foi totalmente desativado. A idia que no futuro o SIOP substitua integralmente os sistemas hoje existentes. Atualmente, o SIOP j substituiu seus antecessores, por exemplo, no que se refere ao registro de programas e aes, captao da proposta oramentria e distribuio dos valores disponveis para elaborao do oramento seguinte. Como est muito recente, o que vislumbro que possa ser cobrado por alguma banca bem atualizada o bsico, que seria exigir o conhecimento do candidato
26

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

que o SIOP chega para substituir e unificar SIDOR e SIGPLAN. Assim, os rgos centrais, setoriais e as unidades oramentrias do Governo Federal passam a ter um nico sistema para alimentar e atualizar o cadastro de programas e aes. Outro fato importante que ele permite o acesso via internet, assim como o SIGPLAN, e diferentemente do SIDOR. Para os estudantes de TI, vai uma informao adicional passada pelo pessoal da SOF. O SIOP desenvolvido totalmente em software livre, destacando-se a linguagem Java e o banco de dados PostgreSQL, e sua hospedagem feita em servidores que utilizam sistema operacional Linux, servidor de aplicaes JBOSS e servidor Web Apache. E assim terminamos nossa ltima aula. E voc que chegou aqui, j um vitorioso, pela persistncia e fora de vontade. Procurei ao longo dessas semanas trazer o que tinha de mais atualizado da banca organizadora do concurso - CESPE. Nestas 6 aulas (0 a 5), voc teve a oportunidade de acompanhar a resoluo de 180 questes, quase na totalidade de 2009 e 2008, com excees como as questes do ltimo concurso para PF de 2004 e do TCU de 2007, porque tambm considerei interessantes para nosso estudo. Segui estritamente o edital, mas sempre aprofundando nos temas. No h como ter como referncia apenas o ltimo curso, cuja prova foi em 2004. Pode at ser semelhante, mas um risco que no podemos correr. O CESPE vem exigindo mais que um conhecimento superficial nas provas, como podem ter constatado nas questes apresentadas, nos diversos concursos. Agradeo sinceramente os elogios, as crticas e as sugestes. dessa forma que o professor aprimora seu trabalho, enfatizando o que est dando certo e melhorando o que no est bom. Desejo a voc uma excelente prova! Lembro que estarei com voc at o fim de semana da prova no frum e sempre que necessitar no e-mail sergiomendes@pontodosconcursos.com.br. Forte abrao! Srgio Mendes

27

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

MEMENTO AULA 5
RESTOS A PAGAR
Consideram-se Restos a Pagar ou resduos passivos as despesas empenhadas mas no pagas dentro do exerccio financeiro. So despesas extraoramentrias e integram a programao financeira do exerccio em curso. Os Restos a Pagar, excludos os servios da dvida, constituem-se em modalidade de dvida pblica flutuante e so registradas por exerccio e por credor, distinguindo-se: Despesas processadas: referem-se a empenhos executados e liquidados, prontos para o pagamento; Despesas no-processadas: empenhos em plena execuo, logo no existe ainda direito lquido e certo do credor. Na Contabilidade Pblica, na estrutura do balano financeiro, os Restos a Pagar so classificados como receitas extraoramentrias, para que na contrapartida, quando forem pagos, sejam classificados como despesas extraoramentrias. Os valores inscritos em Restos a Pagar devero ser pagos durante o exerccio financeiro subsequente, ou seja, at 31/12 do ano seguinte realizao do empenho. Aps esta data, os saldos remanescentes sero automaticamente cancelados, pois a reinscrio de empenhos em Restos a pagar vedada. Segundo a LRF, vedado ao titular de Poder ou rgo referido no art. 20, nos ltimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigao de despesa que no possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. Na determinao da disponibilidade de caixa sero considerados os encargos e despesas compromissadas a pagar at o final do exerccio. Os empenhos referentes a despesas j liquidadas e no pagas, assim como os empenhos no-anulados, sero automaticamente inscritos em Restos a Pagar no encerramento do exerccio pelo valor devido ou, se no conhecido, pelo valor estimado. O empenho da despesa no liquidada ser considerado anulado em 31 de dezembro, para todos os fins, salvo quando: Vigente o prazo para cumprimento da obrigao assumida pelo credor, nele estabelecida;

28

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

Vencido o prazo do item anterior, mas esteja em cursos a liquidao da despesa, ou seja de interesse da Administrao exigir o cumprimento da obrigao assumida pelo credor; Se destinar a atender transferncias a instituies pblicas ou privadas; Corresponder a compromissos assumidos no exterior.

DESPESAS DE EXERCCIOS ANTERIORES


As Despesas de Exerccios Anteriores so dvidas resultantes de compromissos gerados em exerccios financeiros anteriores queles em que ocorrero os pagamentos. Podero ser pagos conta de dotao especfica consignada no oramento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possvel, a ordem cronolgica. So despesas oramentrias, pois seu pagamento ocorre custa do Oramento vigente. So as despesas relativas a: Exerccios encerrados, para as quais o oramento respectivo consignava crdito prprio, com saldo suficiente para atend-las, que no se tenham processado na poca prpria, Restos a Pagar com prescrio interrompida; Compromissos reconhecidos aps o encerramento do exerccio correspondente. As dvidas de exerccios anteriores, que dependam de requerimento do favorecido, prescrevem em cinco anos, contados da data do ato ou fato que tiver dado origem ao respectivo direito.

SUPRIMENTO DE FUNDOS
O regime de adiantamento, suprimento de fundos, aplicvel aos casos de despesas expressamente definidas em lei e consiste na entrega de numerrio a servidor, sempre precedida de empenho na dotao prpria, para o fim de realizar despesas que pela excepcionalidade, a critrio do Ordenador de Despesa e sob sua inteira responsabilidade, no possam subordinar-se ao processo

normal de aplicao, nos seguintes casos: para atender despesas eventuais, inclusive em viagem e com servios especiais, que exijam pronto pagamento em espcie; quando a despesa deva ser feita em carter sigiloso, conforme se classificar em regulamento; e para atender despesas de pequeno vulto, assim entendidas aquelas cujo valor, em cada caso, no ultrapassar limite estabelecido em Portaria do Ministro da Fazenda. Os valores de um suprimento de fundos entregues ao suprido podero relacionar-se a mais de uma
29

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

natureza de despesa, desde que precedidos dos empenhos nas dotaes respectivas, respeitados os valores de cada natureza. vedada a aquisio de material permanente por meio de suprimento de fundos. A concesso de suprimento de fundos dever ocorrer por meio do Carto de Pagamento do Governo Federal, utilizando as contas de suprimento de fundos somente em carter excepcional, onde comprovadamente no seja possvel utilizar o carto. No se conceder suprimento de fundos: a responsvel por dois suprimentos, ou seja, permitida a concesso de at dois suprimentos com prazo de aplicao no-vencido; a servidor que tenha a seu cargo e guarda ou a utilizao do material a adquirir, salvo quando no houver na repartio outro servidor; a responsvel por suprimento de fundos que, esgotado o prazo, no tenha prestado contas de sua aplicao; e a servidor declarado em alcance. O CPGF instrumento de pagamento, emitido em nome da unidade gestora e operacionalizado por instituio financeira autorizada, utilizado exclusivamente pelo portador nele identificado, nos casos indicados em ato prprio da autoridade competente. A utilizao do CPGF para pagamento de despesas poder ocorrer na aquisio de materiais e contratao de servios enquadrados como suprimento de fundos, sem prejuzo dos demais instrumentos de pagamento previstos na legislao. No entanto, ato conjunto dos Ministros de Estado do Planejamento, Oramento e Gesto e da Fazenda poder autorizar a utilizao do CPGF como forma de pagamento de outras despesas. A concesso e aplicao de suprimento de fundos, ou adiantamentos, para atender a peculiaridades dos rgos essenciais da Presidncia da Repblica, da Vice-Presidncia da Repblica, do Ministrio da Fazenda, do Ministrio da Sade, do Departamento de Polcia Federal do Ministrio da Justia, das reparties do Ministrio das Relaes Exteriores no exterior, bem assim de militares e de inteligncia, obedecero ao Regime Especial de Execuo estabelecido em instrues aprovadas pelos respectivos Ministros de Estado, vedada a delegao de competncia.

30

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

CONTA NICA e SIAFI


A Conta nica do Tesouro Nacional mantida junto ao Banco Central do Brasil e sua operacionalizao ser efetuada por intermdio do Banco do Brasil via SIAFI, ou, excepcionalmente, por outros agentes financeiros autorizados pelo Ministrio da Fazenda. As disponibilidades de caixa da Unio sero depositadas no banco central; as dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e dos rgos ou entidades do Poder Pblico e das empresas por ele controladas, em instituies financeiras oficiais, ressalvados os casos previstos em lei. As disponibilidades de caixa relativas Previdncia Social devero ser separadas das demais disponibilidades do ente pblico. O SIAFI um sistema informatizado que processa e controla, por meio de terminais instalados em todo o territrio nacional, a execuo oramentria, financeira, patrimonial e contbil dos rgos da Administrao Pblica Direta federal, das autarquias, fundaes e empresas pblicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no Oramento Fiscal e/ou no Oramento da Seguridade Social da Unio. Com a Conta nica, todas as Unidades Gestoras on-line do SIAFI passaram a ter os seus saldos bancrios registrados e controlados pelo sistema, sem contas escriturais no Banco do Brasil. Pelo SIAFI que se faz o controle desses saldos e a transferncia de recursos entre as UGs. A movimentao de recursos da Conta nica ser efetuada atravs de Ordem Bancria - OB, DARFEletrnico, GRPS Eletrnica, Nota de Sistema - NS ou Nota de Lanamento - NL, de acordo com as respectivas finalidades. Os ingressos de valores na conta nica da Unio podem tambm ser efetuados por meio da Guia de Recolhimento da Unio (GRU), O subsistema CPR permite otimizar o processo de programao financeira dos rgos e entidades ligadas ao Sistema, proporcionando informaes em nvel analtico e gerencial do fluxo de caixa. Ele permite o cadastramento de contratos, notas fiscais, recibos e outros documentos, cuja contabilizao efetuada por eventos de sistema. A tabela de eventos parte integrante do plano de contas da administrao pblica federal. Ela veio substituir a forma usual de apresentao de um plano de contas no que tange a correspondncia entre as contas (digrafograma). No entanto, o SIAFI somente validar os documentos de entrada de dados, em termos contbeis, se eles se apresentarem com os eventos que, no todo, completem partidas dobradas (total dos dbitos igual ao total dos crditos).
31

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

Principais objetivos do SIAFI Prover mecanismos adequados ao controle dirio da execuo oramentria, financeira e patrimonial aos rgos da administrao pblica; Fornecer meios para agilizar a programao financeira, otimizando a utilizao dos recursos do tesouro nacional, atravs da unificao dos recursos de caixa do governo federal; Permitir que a contabilidade pblica seja fonte segura e tempestiva de informaes gerenciais destinadas a todos os nveis da administrao pblica federal; Padronizar mtodos e rotinas de trabalho relativas gesto dos recursos pblicos, sem implicar rigidez ou restrio a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora; Permitir o registro contbil dos balancetes dos estados e municpios e de suas supervisionadas; Permitir o controle da dvida interna e externa, bem como o das transferncias negociadas; Integrar e compatibilizar as informaes no mbito do governo federal; Permitir o acompanhamento e a avaliao do uso dos recursos pblicos; e Proporcionar a transparncia dos gastos do governo federal Documentos do SIAFI Relacionados execuo oramentria: Nota de Dotao (ND); Nota de Movimentao de Crdito (NC); Nota de empenho (NE); Nota de Lanamento por Evento (NL). Relacionados execuo financeira: Nota de Lanamento por Evento (NL). DARF Eletrnico; GPS Eletrnica; Ordem Bancria (OB).

Ainda, destacam-se os seguintes documentos: GSE Eletrnica; Nota de Programao Financeira (PF).

SIDOR
O Sistema Integrado de Dados Oramentrios (SIDOR) do Governo Federal est sendo substitudo pelo Sistema Integrado de Planejamento e Oramento (SIOP). O SIDOR implantado por meio de rede em sistema informatizado, administrada pelo SERPRO, disponvel em todas Unidades Oramentrias. Estrutura e organiza, bem como visa ao processamento da elaborao da proposta e ao acompanhamento da execuo oramentria.
32

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

uma ferramenta de tecnologia da informao que tem o objetivo de fornecer suporte e apoio s diretrizes tcnicas, por meio da implementao de um conjunto de processos informatizados e estrutura de dados que do suporte s atividades do Sistema Oramentrio Federal.

33

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

QUESTES COMENTADAS NESTA AULA:


1) (CESPE Gesto Econmico-Financeira e de Custos- Min. da Sade- 2008) Caso a administrao pblica assine contrato com um laboratrio para o fornecimento de vacinas contra a paralisia infantil e, ao final do exerccio, ainda no se saiba o nmero exato de crianas que sero vacinadas, tal despesa ser inscrita em restos a pagar no-processados. 2) (CESPE Agente Polcia Federal 2004) O pagamento de restos a pagar caracteriza-se por ser extraoramentrio. (CESPE TFCE - TCU 2009) Com base na legislao e nas prticas atinentes a suprimento de fundos, restos a pagar, despesas de exerccios anteriores e rol de responsveis, julgue o item que se segue. 3) De acordo com a legislao federal, a inscrio de despesas em restos a pagar vlida at o encerramento do exerccio financeiro seguinte, mas, nos termos da legislao civil, os direitos dos respectivos credores s prescrevem cinco anos depois. 4) (CESPE Analista Administrativo - ANATEL 2009) Se, em 31 de dezembro, uma autarquia tiver indicaes de que determinado servio, contratado durante o exerccio, j tenha sido prestado, mas o direito adquirido pelo credor ainda esteja em fase de verificao pelos rgos tcnicos, a despesa dever ser considerada no liquidada, passvel de inscrio em restos a pagar. 5) (CESPE Analista Administrativo - ANATEL 2009) A inscrio em restos a pagar de despesas, ainda que no liquidadas, deve ser efetuada, por serem de competncia do exerccio, quando, prestado o servio ou entregue o material at 31 de dezembro, ainda se esteja verificando o direito do credor, ou, ento, o prazo para o cumprimento da obrigao assumida pelo credor estiver vigendo. 6) (CESPE Planejamento e Execuo Oramentria Min. da Sade 2008) Supondo que determinada despesa tenha sido empenhada no exerccio e no tenha sido liquidada at 31 de dezembro, que o prazo para cumprimento da obrigao assumida pelo prestador de servios contratado pela administrao esteja vencido, e que o servio provavelmente no ter maior interesse para a administrao, deve-se proceder inscrio da despesa em restos a pagar, ainda que remota a possibilidade de o servio vir a ser realizado. 7) (CESPE Gesto de oramento e finanas IPEA 2008) Tendo em vista que so constitudos por recursos correspondentes a exerccios financeiros j encerrados, os restos a pagar no integram a programao financeira do exerccio em curso.
34

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

8) (CESPE - Analista Judicirio STF - 2008) O TCU tem chamado a ateno para o fato de que o Poder Executivo, no af de assegurar e antecipar o alcance da meta de superavit primrio, contingencia dotaes oramentrias, promovendo sua descompresso quase ao final do exerccio. Isso tem levado inscrio de elevados valores em restos a pagar, notadamente em restos a pagar processados. (CESPE AFCE - TCU - 2008) O TCU tem mostrado preocupao com o acompanhamento e o controle das contas referentes a restos a pagar, em virtude do expressivo volume de recursos do governo federal inscritos nessa rubrica nos ltimos exerccios financeiros. Julgue os prximos itens, acerca de restos a pagar. 9) O volume expressivo de restos a pagar no-processados inscritos ou revalidados em determinado exerccio financeiro compromete a programao financeira e o planejamento governamental nos exerccios seguintes. 10) A inscrio em restos a pagar feita na data do encerramento do exerccio financeiro de emisso da nota de empenho, mediante registros contbeis, e, nessa mesma data, processa-se tambm a baixa da inscrio feita no encerramento do exerccio anterior. A inscrio ter validade at 31 de dezembro do ano subsequente, perodo no qual o credor dever habilitar-se ao recebimento do que lhe devido, sendo vedada a reinscrio. 11) (CESPE Analista - ANTAQ 2009) Despesas de exerccios anteriores constituem-se em modalidade de dvida pblica flutuante e so registradas por exerccio e por credor. 12) (CESPE Analista Administrativo - ANATEL 2009) Supondo que determinada despesa estivesse inscrita em restos a pagar, com posterior cancelamento, por no se ter habilitado o credor no momento oportuno, e que, mais adiante, esse pagamento, para o qual j fora aprovada dotao no exerccio correspondente, seja reclamado, o respectivo pagamento dever ser feito mediante reinscrio do compromisso, sem necessidade de nova autorizao oramentria. 13) (CESPE Gesto Econmico-Financeira e de Custos- Min. da Sade- 2008) Se a administrao pblica reconhecer dvida correspondente a vrios anos de diferenas em gratificaes de servidores pblicos em atividade, a despesa decorrente da deciso poder ser paga na folha de pagamentos regular dos meses seguintes e no poder ser classificada como despesa de exerccios anteriores. 14) (CESPE Analista - ANTAQ 2009) A responsabilidade pela aplicao do suprimento de fundos, aps sua aprovao na respectiva prestao de contas, da autoridade que o concedeu. 15) (CESPE Planejamento e Execuo Oramentria Min. da Sade 2008) A utilizao do Carto de Pagamento do Governo Federal, tambm denominado
35

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

carto corporativo, destina-se aquisio de materiais e contratao de servios enquadrados como suprimento de fundos, sendo vedada sua utilizao como forma de pagamento de outras despesas, ainda que autorizada por autoridade competente. 16) (CESPE Gesto Econmico-Financeira e de Custos- Min. da Sade- 2008) Nas despesas realizadas por meio do Carto de Pagamento do Governo Federal, o empenho na dotao especfica deve ser feito contra apresentao da fatura do carto. 17) (CESPE AFCE - TCU - 2008) A Conta nica do Tesouro Nacional, mantida pelo Banco do Brasil, tem por finalidade acolher as disponibilidades financeiras da Unio movimentveis pelas unidades gestoras da administrao federal, excluindo-se a contribuio previdenciria, que ingressa em conta especfica administrada pelo INSS. 18) CESPE Escrivo Polcia Federal 2004) A conta nica do tesouro nacional operacionalizada por meio do Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI) do governo federal. (CESPE AFCE - TCU 2007) Segundo o disposto no art. 1 do Decreto n 93.872/1986 e no art. 56 da Lei n 4.320/1964, a realizao da receita e da despesa da Unio far-se- por via bancria, em estrita observncia ao princpio de unidade de caixa, conhecido como conta nica. Acerca do funcionamento da conta nica, julgue o item que se segue. 19) O controle dos saldos e a transferncia de recursos entre as unidades gestoras so feitos pelo Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI). 20) (CESPE TFCE - TCU 2009) Alm do documento de arrecadao de receitas federais (DARF) e da guia da previdncia social (GPS), os ingressos de valores na conta nica da Unio so efetuados por meio da GRU, utilizada, por exemplo, para pagamento de inscries em concursos pblicos. (CESPE Analista SERPRO 2008) O SIAFI o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e patrimonial do governo federal. Com relao aos objetivos do SIAFI, julgue os itens subsequentes. 21) Cabe ao SIAFI integrar e compatibilizar as informaes no mbito dos governos federal, estadual e municipal. 22) objetivo do SIAFI padronizar mtodos e rotinas de trabalho relativas gesto dos recursos pblicos, permanecendo essa atividade, no entanto, sob o total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora.

36

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

23) (CESPE Analista SERPRO 2008) A nota de dotao um documento utilizado para registro das informaes oramentrias elaboradas pela Secretaria de Oramento Federal. 24) (CESPE Analista SERPRO 2008) Por meio do DARF se registra a arrecadao de tributos e demais receitas diretamente na conta nica do Tesouro Nacional. 25) (CESPE Analista - ANTAQ 2009) Proposta e aprovao so etapas da programao financeira, contabilizadas por meio de documento prprio do Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI) denominado nota de proviso financeira. (CESPE TFCE - TCU 2009) No que diz respeito ao Sistema de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI) e ao seu subsistema Contas a Pagar e a Receber (CPR), julgue os prximos itens. 26) O subsistema CPR do SIAFI permite cadastrar documentos referentes aos valores a receber e a pagar, visando elaborao do fluxo de caixa e, por conseguinte, da programao financeira. 27) O SIAFI abrange a emisso das demonstraes contbeis mensais e anuais; entretanto, como permite, a qualquer momento, apurar os saldos oramentrios e financeiros, possibilita, tambm a qualquer tempo, o levantamento daquelas demonstraes. (CESPE AFCE - TCU 2007) Por intermdio do SIAFI, seu principal instrumento de gesto, a Secretaria do Tesouro Nacional realiza o acompanhamento e o controle de toda a execuo oramentria e financeira do governo federal. Acerca da tabela de eventos utilizada para transformar os atos e fatos administrativos em registros contbeis automticos no SIAFI, julgue o item que se segue. 28) O SIAFI somente validar, do ponto de vista contbil, os documentos de entrada de dados, se eles se apresentarem com os eventos que, no todo, completem partidas dobradas. 29) (CESPE Agente Polcia Federal 2004) A elaborao e a execuo oramentrias so processadas em um mesmo sistema informatizado, o que garante celeridade e uniformidade. 30) (CESPE Analista - ANTAQ 2009) O Sistema Integrado de Dados Oramentrios (SIDOR) um sistema de tecnologia da informao implantado e utilizado pelos entes governamentais para fins de estruturar, organizar e elaborar a proposta oramentria.

37

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE AFO EM EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL QUESTES DO CESPE PROFESSOR: SRGIO MENDES

GABARITO:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 C E E E C E

C 16 C 17 C 18 C 19 C 20 E 21 E 22 E 23 C 24

E E C C C E C C C

25 E 26 C 27 C 28 C 29 E 30 E

38

www.pontodosconcursos.com.br

You might also like