You are on page 1of 9

A Cincia e a Arte de Ser Dirigente

Autor: Ader Fernando Alves de Pdua

1 INTRODUO

Este tema traz a tona uma grande questo que vamos tentar responder nestas poucas paginas, ser um dirigente requer grande conhecimento tanto gerencial, quanto humano.

Devemos nos ater em alguns pontos importantes, tais como compreenso do todo j funo gerencial, competncia tcnica, ser negociador, apaziguador, dentre outros predicados que vo garantir seu sucesso ou fracasso.

Dessa forma neste artigo ser apresentados pontos sobre as necessidades que um dirigente de atender para poder se posicionar como um gerente garantindo que possa sobreviver a um mundo de tempo escasso, diversas normas, grandes responsabilidades e ainda sim, atender a todas as demandas da sua funo.

2 A CINCIA E A ARTE DE SER DIRIGENTE

2.1 A arte e o aprendizado da gerncia

Segundo Motta (1991, p. 26) A gerncia a arte de pensar, de decidir e de agir; a arte de fazer acontecer, de obter resultados.

A gerencia pode ser vista por dois lados, pelo lado cientifico que busca o melhoramento da forma de gesto por vrios meios tais como: estudos e analises enfatizando as relaes de causa e efeito. Por outro lado a utilizao do imprevisto ou intuio para determinada ao na gesto.

Em se falando da formao do lado racional e tcnico da gerencia, tal processo imprescindvel para a boa formao do futuro gestor, dando a ele a capacidade de analisar melhor o problema para a busca da soluo sem que cause transtornos para a empresa.

A formao tcnica para o gestor importante, mas no o bastante, e nem se pode limitar-se somente a ela, necessrio que o gestor tenha tambm alem do conhecimento tcnico o conhecimento prtico e principalmente uma viso macro da realidade que o cerca.

As ferramentas que a administrao da ao gestor so muito importantes para que facilite na tomada de deciso e outras atividades que vo depender dessas ferramentas, no entanto temos tantas outras linhas de gerenciamento que no dependem somente de bons relatrios ou outros tipos de analises, mas da capacidade de gerenciar, negociar, assumir riscos, decises e trazendo para si a responsabilidade de suas atividades no seu processo de gerenciamento.

No que se refere ao aprendizado sobre a gerencia, ele deve basear-se no s nos conhecimentos sistematizados pela teoria, mas tambm incorporar formas de usufruir dos ensinamentos produzidos pela experincia individual tanto interna quanto externa organizao em que se trabalha. (MOTTA, 1991, p.28).

O aprendizado gerencial o processo pelo qual o individuo adquire novos conhecimentos, prticas e atitudes em relao rea administrativa. Aumenta a capacidade de analise de problemas e propostas, tem uma maior viso de opes para tomar decises tanto quanto na parte tcnica quanto parte comportamental.

O aprendizado gerencial envolve quatro dimenses bsicas:

Significado e Objetivo de Habilidades Gerencias HABILIDADE SIGNIFICADO OBJETIVO

Categorizar o problema e Aprender sobre encontrar relaes com administrao a partir de outras categorias conhecimentos sobre a COGNITIVA definio de objetivos e formulao de polticas e as idias sobre todo o processo Conhecer sobre a Decompor problemas, capacidade e utilidade das identificar possveis falhas, ANALITICA tcnicas administrativas sempre promover a busca de novos objetivos e alternativas Dar sempre um ritmo Aprender novas maneira novo, para obter respostas de interao humana, COMPORTAMENTAL mais eficientes e dem saber lidar com o poder e segurana no trabalho a autoridade Criar capacidade de Conhecer sobre si prprio interferir de propsito no e sua funo no sistema DE AO sistema organizacional organizacional, comprometer-se com a misso da empresa Fonte: Gesto Contempornea, RJ/SP, Record, 1991. Nenhum executivo ser capaz de demonstrar competncia e domnio das tcnicas gerenciais se no tiver capacidade de fazer uma reflexo mnima sobre seu papel na sociedade contempornea. A cincia e a arte de ser dirigente impem uma profunda compreenso do que a funo gerencial no mundo de hoje. Novas frmulas de "administrar" so defendidas no mundo contemporneo e novas percepes do ambiente organizacional buscam estabelecer parcerias entre os dirigentes e seus colaboradores, tornando a vida dentro da empresa menos fria e mecanicista. 2.2 A insuficincia do senso comum

A diviso do trabalho em relao a administrao est se tornando imprescindvel, tornando reas cada vez mais interdependentes de maior diversidade para uma

maior analise de seus problemas e aprofundamento em seus aspectos mais complexos.

Mas infelizmente o futuro dirigente no tem tempo para se preparar para enfrentar a realidade de uma empresa, tendo ele que no dia-a-dia aprender a desenvolver a capacidade de gerir e enfrentar um problema sozinho sem ao menos ter tido um treinamento.

De acordo com Motta (1991, p. 31)

a nfase na especialidade dos problemas administrativos muitas vezes colocada tambm em termos de uma organizao ou de suas unidades internas. Afirmam esses administradores que os problemas da unidade organizacional por eles dirigidos so especficos que diferem no s de outras organizaes do prprio setor, mas tambm de outras unidades de uma mesma empresa. Por mais verdadeiras que sejam, esses argumentos visam menos a retratar diferenas entre profisses e organizaes e mais a defender profissionais de uma rea ou proteger uma cultura organizacional de supostas ameaas das prticas administrativas vigentes. As pessoas de bom senso so muito bem vistas na rea gerencial por terem habilidade de desenvolver formas no manejo da autoridade, tomar boas decises aliado ao um bom conhecimento dos procedimentos tcnicos e burocrticos da organizao. Mas devido a algumas realidades na rea gerencial as qualidades citadas a pouco no so suficientes para que a pessoa se torne um gestor.

necessrio que o futuro dirigente no tem somente um bom senso apurado ou experincias passadas como aprendizado de sua profisso, preciso mais do que isso se tona imprescindvel a busca de novas prtica gerencias e outros conhecimento em reas prximas ou diretamente ligadas a sua funo. Com o aprendizado gerencial o profissional aprende a buscar novas perspectivas, compreenso e soluo de problemas, problemas esses j familiares aos dirigentes, pela sua experincia de trabalho ou mesmo pelo senso comum.

Conforme Mattos, (1991, p.32) pessoas com mais conhecimento e habilidades tornam-se mais autoconfiantes e ajudam a criar um clima organizacional de maior segurana e crena no xito futuro.

2.3 O alvo do aprendizado: Todos os gerentes como dirigentes de alto nvel

Com a crescente evoluo das prticas gerencias, e as mudanas nos processos organizacionais do mundo moderno, varias prticas de administrao consideradas rgidas tiveram que dar lugar para novas vises de gerencia. Tais vises proporcionaram maior facilidade em resoluo de problemas, analise de situaes e definies de estratgia mais agressivas e com resultados bem mais satisfatrios isso tudo adotando novas praticas no processo organizacional da empresa.

Transaes ambientais, contatos externos diversos de natureza estratgica com pblicos e outras instituies antes concentradas no topo passam a concorrer em todos os nveis hierrquicos.

A participao no processo decisrio organizacional da estratgico da empresa muito importante pois envolve funcionrios de nvel hierrquico mais baixo, trazendo assim novas idias para auxiliar no processo de tomada de deciso.

As estruturas organizacionais no podem mais se preocupar em ter o controle de tudo pois necessitam de dar mais ateno a atividade principal da empresa pois isso adotam a descentralizao de decises, modulao e automatizao.

Informaes antes tratadas de forma cautelosa, restrita so agora de fcil acessa a todos os funcionrios, ou seja, a transparncia na organizao um fator importante para seu crescimento econmico, financeiro e social.

Com essas modificaes a estrutura organizacional fica mais complexa, fazenda com que dirigentes de nveis hierrquicos mais baixos se interem mais sobre a estrutura da empresa tornando-os assim capazes tambm de gerir outros setores no somente aqueles de sua responsabilidade direta.

De acordo com Motta (1991, p. 35) o prprio trabalho gerencial hoje em dia, quando examinado nas grandes organizaes, mostra discrepncias com a viso clssica que fundamentava a gerencia por nveis hierrquicos.

Discrepncia entre Perspectiva Clssica e Moderna das Funes Gerenciais por Nvel Hierrquico Perspectiva clssica Trabalho na busca de novas polticas e estratgias gerencias visando o futuro da organizao Realidade contempornea

Trabalho na resoluo de problemas falta de tempo para efetuar planejamentos ALTO NVEL estratgicos e dificuldades burocrticas para o exerccio da liderana. Tratam dos meios Trabalham em planos necessrios para atingir os estratgicos em meio a NVEL INTERMEDIARIO objetivos estratgicos. presses de cima e de Trabalham em operaes baixo para soluo de tticas de curto prazo. problemas imediatos. Gerenciam processos Trabalham em propostas de tcnicos e rotineiros solues de questes necessrios concluso de estratgicas, pressionados NVEL DE SUPERVISO tarefas especificas. por clientelas e subordinados, para serem levados a alta direo. Fonte: Gesto Contempornea, RJ/SP, Record, 1991.

A realidade contempornea muito maante sustentada a base de prazos, cobranas e presses muito diferentes do se refere perspectiva clssica. Assim o aprendizado da gerencia deve incluir um grupo de conhecimentos comuns para quem vai exercer atividade gerencial e para que se sinta ambientalizado com as diversidades de setores e prticas gerencias e de nveis hierrquicos diferentes.

2.4 Os limites e prioridades do conhecimento gerencial

Bem com toda cincia, a gerencia tem suas prioridades e limites bem definidos e estudados, a gerencia necessita de outras pessoas para que sua execuo possa ser bem sucedida no podendo sozinho um gerente tomar a frente de tudo, preciso um conjunto organizado de aes bem definidas calculadas e

racionalizadas, tendo como base um objetivo comum e a cooperao e coordenao entre indivduos, ou seja, que haja uma interao entre os envolvidos nos diversos nveis hierrquico.

A organizao um conjunto social construdo para atingir objetivos especficos, o sentido de consentimento e cooperao humana que deve ser criado atravs de formas diversas de atrair, manter e substituir pessoas em funo de suas possibilidades de contribuio.

O sentido de racionalidade deve ser institudo atravs do planejamento, da diviso do trabalho, da definio de responsabilidade, do controle e da coordenao.

Com essa forma complexa, a gerencia de alto nvel adquiri um papel fundamental e insubstituvel na articulao de interesses comuns e no compromisso de se alcanar os objetivos propostos anteriormente de maneira adequada e satisfatria para a organizao da empresa como um todo.

Os conhecimentos administrativos tais como estratgia, racionalidade, processo decisrio organizacional e liderana envolve o desenvolvimento de habilidades que no so mutuamente exclusivas, as atividades desenvolvidas para o exerccio de ma funo podem coincidir com as de outra.

O quadro abaixo demonstra bem as reas de conhecimento sua importncia na formao de dirigentes, trazendo seu significado e sua utilidade para a utilizao no processo administrativo da empresa.

rea do Conhecimento Administrativo e Sua Importncia na Formao de Dirigentes Justificativa sobre o tipo de conhecimento conhecimento Existe uma comunidade com valores, demandas, necessidades e apoios e um ESTRATGIA ambiente social, econmico e poltico com recursos e oportunidade. Existe uma ao racional calculada atingir os RACIONALIDADE para objetivos. ADMINISTRATIVA rea de Habilidades e conhecimentos bsicos Capacidade de analises de fatores externos e internos para melhor uso de recursos escassos no alcance de objetivos. Importncia para a formao de gerentes Desenvolvimento da viso da gerencia como um misto de cincia e arte para melhorar a qualidade da deciso.

Existe um publico interno que LIDERANA E necessita usar a HABILIDADES sua capacidade de INTERPESSOAIS iniciativa e ao para o alcance de objetivos comuns. Existe um processo Capacidade de decisrio compreender organizacional processos onde presses organizacionais de PROCESSO externas, diviso deciso, de forma a do trabalho e facilitar a arte na DECISORIO interao humana ao de soluo de concorrem para problemas. desvios na ao racional. Fonte: Gesto Contempornea, RJ/SP, Record, 1991.

Capacidade de compreenso de tcnicas gerenciais bsicas para propor seu uso na busca de mis mais eficientes. Capacidade de agregar pessoas em funo de objetivos comuns.

Desenvolvimento da viso da gerencia essencialmente como cincia.

Viso da gerencia como arte. A arte de liderana foi recuperada.

Viso da gerencia como arte e cincia. Uso de conhecimentos cientficos para compreender a realidade organizacional.

De acordo com Motta (1991, p. 42)

o dirigente contemporneo visto menos como um decisor racional, planejador sistemtico e supervisor de atividades ordenadas e mais como um desbravador de caminhos,

encontrando solues e tomando decises com base em informaes incompletas, coletadas esparsamente em meio a um processo gerencial fragmentado e descontinuo.

3 CONCLUSO

Como dito anteriormente por Mota, nos tempos de hoje no desejamos um simples gerente que se limite a somente conduzir desejos da alta diretoria, mas sim de um desbravador, ou seja, a alta direo no pode perder mais tempo com decises do dia a dia, e sim com a estratgia empresa, e nesse processo o gerente tambm tem que estar includo.

Tambm temos que nos ater a um fator muito importante nos tempos de hoje, s que pouco explorado pelos gerentes, compromisso, essa palavra as vezes confundida com responsabilidade, mas dentro de um significado mais especifico o que se espera de um dirigente em relao a compromisso um profissional que faa da empresa parte da sua vida, viva a empresa como se fosse sua, sem importar com comentrios maldosos, remunerao, tempo despendido entre outras formas de dedicao, nesse aspecto o que mais vai lhe valer um formao indita, que no se encontra em nenhuma faculdade, nesta situao vo haver varias ganhadores, mas o principal vencedor voc.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

MOTTA, Paulo Roberto. A cincia e a arte de ser dirigente. In:__ Gesto Contempornea. 8. ed. Rio de Janeiro / So Paulo: Record, 1991.

You might also like