You are on page 1of 35

Introduo

O Office Word tratasse do melhor editor de texto que h no mercado, a verso 2007 vem com um novo visual. Uma nova interface de usurio que permite uma facilidade maior de navegao, as barras de ferramentas e a maioria dos painis de tarefas que havia nas verses anteriores foram substitudas pela faixa de opes que consiste de guias organizadas ao redor de situaes ou objetos especficos. Os controles em cada guia so organizados em diversos grupos. A Faixa de Opes pode hospedar um contedo mais rico que das barras de ferramentas, incluindo botes, galerias e caixas de dilogo.

Pgina 2

Iniciando o Word 2007


1. Clique no boto iniciar 2. Posicione a seta do mouse sobre Programas. 3. Agora v at Microsoft Office 4. Clique em Microsoft Office Word 2007.

Tela Inicial

Conceitos Bsicos
Guias Substituem os menus das verses anteriores, nelas podemos encontrar todos os comandos que podem ser usados dentro do aplicativo.

Pgina 3

Faixa de Contedo rea pertencente aos menus, dividida em categoria chamada de galerias. Rgua Utilizada para determinar as margens e os pargrafos de um texto. Barra de Status Trs informaes como a quantidade de falhas criadas e em qual delas esta sendo trabalhado no momento. Alm de quantidade de palavras digitadas apresentao da pagina e zoom da mesma.

Boto Office trabalha com a configurao da pagina (salvar, novo arquivo, imprimir, etc...)

Sistema Auto Correo


O Word possui um sistema de auto correo de palavras, mas nem sempre o Word est realmente correto em relao aos erros indicados em seu texto pelo fato de que nele existe instalado um dicionrio. Ao ser digitado qualquer palavra ir ser feita uma busca dessa palavra digitada se no existir no dicionrio do Word uma palavra exatamente igual ser indicado esse fato por um sublinhado ondulado na cor verde ou vermelha. Uma pequena indicao de que nessa palavra pode haver um pequeno erro. Erros de Ortografia Os erros de ortografia podem ser corrigidos de duas maneias diferentes eles so indicados por um sublinhado de cor vermelha. , se ocorrer um fato igual a esse e voc no souber o que esta sendo indicado faa o seguinte. I. II. III. IV. Digite a palavra a cima Posicione o mouse no meio da palavra sublinha e der um clique com o boto direito. Ira aparecer uma caixa de dilogos com as alternativas que o programa julga a ser correto. Clique na alternativa correta, que ser feita a substituio da palavra sublinhada pela que foi escolhida na caixa de dilogos.

Erros de Gramtica So aqueles erros cometidos por violao de regras tipo (separao de palavras por duplo espao, concordncias verbais ou nominais, nomes prprios ou aps pontos finais as palavras so iniciadas com letras minsculas e etc). Ser indicado pela cor verde.

I.

Pra correo do erro deve ser utilizado o mesmo processo citado a cima.

Pgina 4

Reviso de Ortografia II
Siga os passos abaixo: _ Escolha o Tamanho da Fonte 20; _ Digite o trecho a seguir obedecendo aos ERROS que aparecero nas palavras destacadas.

_ D um clique no incio do trecho digitado em seguida v at o menu Reviso, em seguida no cone

Obs.: Quando voc digitar alguma palavra e ela ficar com um sublinhado VERMELHO, significa que a palavra est escrita errada ou a mesma no existe no dicionrio do Word, quando a frase ficar com um sublinhado VERDE, significa que a gramtica da frase est errada. _ Selecione a palavra correta (basta clicar sobre ela) na caixa de sugestes (se necessrio use a Barra de Rolagem), em seguida clique no Boto Alterar, caso a palavra esteja correta e o computador no a reconheceu basta clicar no Boto Adicionar ao dicionrio . Salve em sua Pasta com o Nome de Exerccio 05.

Pgina 5

Rgua
Utilizada para determinar as margens e os pargrafos do texto, o Word possui duas rguas uma na horizontal e outra na vertical.

Margens Trata-se da distancia existente entre o inicio da folha e o local de inicio da digitao determinada essa distncia pelas cores azuis existentes na rgua. Margem Esquerda Determina o inicio do texto, para modificar a distancia da margem esquerda posicione o mouse ao lado direito da cor azul da margem esquerda ele deve fica no formato de uma seta apontando para o lado esquerdo e direito, clique e arraste-o a uma direo desejada. Margem Direita Determina a rea limite para digitao do texto, para modificar a distancia o processo o mesmo utilizado para a margem esquerda. Margem Superior Determina o inicio do texto, para modificar a distancia utilize o mesmo processo das opes anteriores s que a seta deve ficar apontando para cima e para baixo e na hora de arrastar o mouse tambm deve ser movimentado nessa direo Determinando pargrafos: Recuo da primeira linha Determina a distancia de inicio dos pargrafos. Recuo deslocado Movimenta as demais linhas que no so incios de pargrafos. Recuo a esquerda Movimenta todas as linhas do pargrafo. Recuo a direita Desloca todo o final do texto para o lado esquerdo da folha.

Pgina 6

Dicas de digitao
No se preocupe em mudar de linha. O Word faz isso automaticamente quando o espao no fim da linha for insuficiente para a palavra digitada. S tecle ENTER, se quiser criar um pargrafo novo. No digite espao para centralizar o texto na linha, ou para criar um recuo de primeira linha num pargrafo. O Word tem recursos eficientes para estas tarefas. Para abrir espao em branco no meio de um texto tecle ENTER quantas vezes for preciso e crie pargrafos vazios. Mantenha os sinais de pontuao colados a palavra da esquerda. Se voc deixar espao entre a pontuao e a palavra anterior, estes sinais podem se desprender da palavra mais tarde. Para acrescentar texto num pargrafo, clique na posio em que o acrscimo entrar e digite. O texto ser redistribudo para dar lugar ao acrscimo. No use hfens. Veremos como o Word cria hfens automaticamente. A posio dos caracteres no teclado muda de tipo de teclado para outro. No Brasil voc encontrar basicamente o teclado ABNT 2 ou ento o americano internacional. Para digitar acentos como o til, agudo. Primeiro pressionem a tecla do acento e em seguida a vogal. Para utilizar acentos como crase, circunflexo. Mantenha pressionada a tecla shift, pressione o local do acento, solte todas as teclas e por ultimo a vogal. Para teclas que possuem mais de dois objetos na mesma, para utilizar a terceira opo mantenha pressionada o tecla ALT GR e pressione a tecla desejada.

Digite o texto abaixo


Imagine Imagine que no exista nenhum paraso, fcil se voc tentar. Nenhum inferno abaixo de ns, sobre ns apenas o firmamento. Imagine todas as pessoas vivendo pelo hoje... Imagine que no exista nenhum pas, no difcil de fazer, nada porque matar ou porque morrer, nenhuma religio tambm. Imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz... Imagine nenhuma propriedade, eu me pergunto se voc consegue nenhuma necessidade de ganncia ou fome, uma fraternidade de homens. Imagine todas as pessoas compartilhando o mundo todo. Voc talvez diga que sou um sonhador, mas eu no sou o nico, eu espero que algum dia voc junte-se a ns, e o mundo viver como um nico. Logo mais, na restaurao, Uma bandeira tremular em toda parte, ao lado de todas: A da Paz; Um idioma se falar junto aos demais: O da Fraternidade; Um ideal se far presente no meio dos outros: O do progresso; Uma Religio nica estabelecer a ponte de unio entre o Homem e Deus: A do Amor Universal.... (John Lennon)

Pgina 7

Salvando um Arquivo
Salvar um arquivo consiste em guard-lo no computador (HD) ou em um dispositivo mvel (CD, Disquete, PenDrive, etc..). 1. 2. 3. 4. Clique no Boto Office Clique em salvar Ira aparecer a janela Salvar Como Voc pode determinar o local onde o arquivo ser salvo clicando no DropDown do campo Salvar em: 5. Na rea nome do arquivo est escrito o Titulo do texto digitado como sugesto para ser salvo (Imagem) clique ao lado e coloque o seu nome. 6. Clique em Salvar.

Pgina 8

Abrindo Um Arquivo
1. Para abrir um arquivo existente clique no Boto Office e escolha Abrir... Este comando traz a janela Abrir que semelhante a outros aplicativos Windows. 2. No campo Examinar: selecione a pasta que contem o documento desejado. Abaixo desse campo exibido o contedo da pasta selecionada. 3. No campo Nome do Arquivo digite o nome do documento ou selecione na lista. 4. Clique em Abrir para finalizar.

Obs.: para salvar voc poderia usar tambm o atalho Ctrl + B no seu teclado e para abrir o atalho Ctrl + A.

Seleo de Texto
Para fazer qualquer operao com texto no Word, preciso selecionar qual parte ser atingida pelos comandos do programa. Para selecionar textos faa o seguinte:

Pgina 9

Conhecendo a Galeria Fonte.


Este local lhe permite modificar a aparncia de seu texto, tornando-o mais a sua leitura. Conhecendo as ferramentas da galeria Fonte. Fonte modifica o formato de letra que esta sendo utilizado. Tamanho da Fonte aumenta ou diminui o tamanho do texto selecionado. Aumentar Fonte aumenta o tamanho do texto selecionado. Reduzir Fonte diminui o tamanho do texto. Limpar Formatao retira toda e qualquer formatao existente no local selecionado, colocando o texto de volta na maneira padro. Negrito aumenta a tonalidade da cor existente na palavra, deixando-a assim destacada em elao s demais. Itlico inclina a palavra ao lado direito tornando-a um pouco mais parecida com a forma humana de se escrever. Sublinhado coloca uma linha abaixo da palavra. Tachado coloca uma linha no meio da palavra.

Subscrito possibilita a digitao de caracteres rebaixados como exemplo (O2). Sobrescrito possibilita a digitao de caracteres elevados como exemplo (m3). Maisculas e Minsculas modifica o formato de um texto j digitado. Cor do Realce do Texto funciona como um pincel demarcador de textos. Cor da Fonte modifica a cor existente na palavra.

Pgina 10

Exerccio 1 Digite o Texto abaixo fazendo as modificaes indicadas:

Pgina 11

Conhecendo a Galeria Pargrafo


Utilize esse local para colocar em seu texto numerao, marcadores posicionamento do texto e muito mais.

Marcadores coloca um marcador no inicio de cada pargrafo escolhido por voc. Numerao ao ativar esse boto inserido ao primeiro pargrafo o nmero 1 e toda vezes que pressionada a tecla ENTER inserido um novo nmero. Lista de Vrios Nveis te da uma vasta relao de marcadores e numerao com posicionamento diferente em ralao a sua insero dentro do pargrafo. Diminuir Recuo diminui a distancia que h do pargrafo para a margem esquerda da folha. Aumentar Recuo aumenta a distancia que h do pargrafo em relao a margem esquerda da folha. Classificar classifica textos em ordem alfabtica. Mostra Tudo mostra marcas de pargrafos e outros smbolos de formatao ocultos. Centralizar posiciona o texto ao centro da folha. Alinhar Texto Direita posiciona a texto ao lado direito da folha. Justificar Alinha o texto as margens esquerda e direita adicionando espaos entre as palavras caso seja necessrio. Espaamento Entre linha aumenta ou diminui o espao existente entre uma linha e outra no texto. Sombreamento colore o espao atrs de uma palavra, linha ou texto selecionado. Borda posiciona bordas no texto ou clulas selecionadas.

Pgina 12

Capitular
Criar letras maisculas no inicio do pargrafo destacando o mesmo, esse recurso bastante utilizado em jornais e revistas. 1. Deixe o curso piscando no pargrafo que ter o Capitular. 2. Clique no Menu Inserir, galeria texto clique em Letra Capitular. 3. Escolha a opo Capitular.

Colunas
No Word podemos colocar um texto facilmente em colunas. Colunas reparties feitas dentro de um texto recurso tambm muito utilizado em jornais e revistas. 1. Selecione a rea do texto que deve ficar em colunas 2. V at o Menu Layout da pgina, galeria Configura Pgina 3. Clique em colunas e escolha qual tipo de coluna voc deseja em seu texto.

WordArt
um texto decorativo que pode ser inserido juntamente com o texto normal, muito utilizado em documentos pessoais. 1. 2. 3. 4. Clique no Menu Inserir, galeria Texto Clique na opo WordArt e escolha uma de sua preferncia Ir aparecer a janela Editar Texto da WordArt Apague (Seu Texto Aqui) e coloque o seu nome.

Formatando a WordArt: Voc pode modificar a aparncia de sua WordArt depois que ela for inserida junto ao texto. Acompanhe os passos. 1. Clique sobre sua WordArt dessa maneira ela ser selecionada 1.2 V at o Menu Formatar, galeria Organizar, opo Quebra Automtica de Texto 1.3 Na janela que se segue escolha como sua WordArt deve se posicionar em relao ao texto, por exemplo, (Em frente ao texto). Pgina 13

2. Menu Formatar Galeria Texto Editar Texto utilize esse boto para modificar o texto da WordArt mantendo o seu formato atual. Espaamento aumente ou diminua o espao existente entre uma palavra e outra.

Igualar Altura Deixa o seu texto igualmente dividido na parte superior e inferior. Texto Vertical da WordArt transforma um texto na horizontal para a vertical. Alinhar Texto modifica o posicionamento da WordArt em relao a ela mesma. 3. Menu Formatar, Estilo de WordArt Modifica a aparncia atual da WordArt

Preenchimento da Forma Altera a cor da WordArt. Contorna da Linha Altera a cor da linha do texto. Altera Forma da WordArt Modifica o formato atual do texto.

Clip-Art
O Word possui uma galeria de imagem que podem ser inseridas ao seu texto. 1. Clique no Menu Inserir, Galeria Ilustraes 2. Escolha o boto Clip-Art 3. Ao lado direito do programa ir aparecer o Painel de Tarefas como o ttulo ClipArt. 4. No campo Procurar por, digite o nome de uma figura que voc deseja em seu texto confirme a busca no boto Ir, uma relao ser demonstrada mais a baixo. 5. Para confirmar clique sobre a figura desejada

Pgina 14

Exerccio 2
Chamada de Alunos Fernanda Carlos Dioleno Milena Francisco rica Manoel Beatriz Shaider Gustavo Amanda Texto em Ordem Alfabtica 1. Digite a Relao de Alunos ao Lado 2. Selecione o nome de todos os Alunos 3. Clique no boto classificar, na janela que segue deixe os seguintes dados. (Classificar por Pargrafo, tipo Texto Crescente. Numerao e Marcadores 1. Com a relao ainda selecionada escolha um tipo marcador de sua preferncia se preferir um tipo de nmero, para demarcar os nomes dos alunos. Espaamento Entre Linha Clique no Dropdown desse boto e coloque a distancia (1,5)

Exerccio 3
1. Digite o Texto Abaixo

Mundo Virtual Que posso desejar para voc hoje? Que as verdadeiras amizades continuem. Que as lgrimas sejam poucas, e compartilhadas. Que as alegrias estejam sempre presentes e sejam festejadas por todos. Que o carinho esteja presente em um simples ol, ou em qualquer outra frase mesmo que digitada rapidamente Que os coraes estejam sempre abertos para novas amizades, novos amores, novas conquistas. Que Deus esteja sempre com sua mo estendida apontando o caminho correto. Que as coisas pequenas como a inveja ou desamor, sejam retiradas de nossa vida. Que aquele que necessite de ajuda, encontre sempre em ns uma animadora palavra amiga. Que a verdade sempre esteja acima de tudo. Que o perdo e a compreenso superem as amarguras e as desavenas. Que este nosso pequeno mundo virtual seja cada vez mais humano. Que tudo que sonhamos se transforme em realidade. Que o amor pelo prximo seja nossa meta absoluta. Que nossa jornada de hoje esteja repleta de flores. Que a Felicidade momentnea da Vingana, ceda espao para a Felicidade eterna do Perdo. Cristina Pontes.

Pgina 15

2. Coloque o cursor piscando no primeiro pargrafo, escolha a funo Capitular. 3. Selecione o titulo do texto, coloque-o centralizado e escolha uma cor para o sombreamento. 4. Insira uma WordArt com o seu nome, mude a Quebra Automtica de Texto para Em Frente ao Texto. Clique no meio da WordArt segure a araste ela para uma melhor posio em relao ao texto. 5. Agora insira um Clip-Art, escolha uma figura que tenha alguma coisa a ver com o texto digitado. 5.1 V at o Menu Formatar, galeria Organizar, opo Quebra Automtica de Texto coloque Atrs do Texto, movimente a figura para o centro do texto, utilize as bolinhas de redimensionamento e aumente o tamanho da figura. 5.2 Agora na galeria Ajustar, clique no boto Brilho, escolha uma opo de Brilho mais clara (+20% ou +30%) para que se possa ver o texto com mais nitidez.

O seu texto deve ter ficado mais ou menos assim:

Pgina 16

Bordas e Sombreamento
Uma borda pode ser a caixa de um pargrafo ou uma linha que destaca um pargrafo em um ou mais lados, o sombreamento preenche o pargrafo (com ou sem bordas) com um padro de fundo.

Passos: 1. Posicione o cursor em um pargrafo ou selecione os pargrafos nos quais voc deseja aplicar uma borda; 2. Na galeria pargrafo clique no Dropdown do boto Borda Inferior. 3. Escolha na lista a opo Bordas Externas.

Bordas na Pgina
1. Clique no boto Borda Inferior 2. Clique sobre Bordas e Sombreamento 3. Na nova janela clique na guia borda da pgina.

Pgina 17

4. Clique na caixa arte na parte inferior da janela para escolher uma borda personalizada.

Visualizar Impresso
O Word possui um recurso que permite ver exatamente como o documento ser impresso. Antes de enviarmos um documento para impresso, interessante ver o resultado na tela. Isso evita de imprimir o mesmo arquivo repetidamente por causa de pequenos erros que poderiam ser detectados na visualizao. Para utiliz-lo Clique no Boto Office , aponte para a seta ao lado de Imprimir e, em seguida, clique em Visualizar Impresso. Ou use o atalho Ctrl + F2. Obs.: Coloque o cursor do mouse sobre a tela branca vai aparecer uma lupa com um sinal de + significa que voc pode aumentar o zoom quando dentro da lupa aparecer um sinal de significa para reduzir o zoom. Sair da Visualizao aperte a tecla ESC ou clique em

Configurar Pgina
Muitas vezes ser necessrio definir as margens do documento, seu tamanho e a orientao do papel. Isso pode ser feito aps a digitao de seu documento ou antes de digit-lo. Alterar a orientao da pgina possvel escolher entre as orientaes retrato (vertical) ou paisagem (horizontal) para todas as partes do documento. 1. Na guia Layout da Pgina, no grupo Configurar Pgina, clique em Orientao.

2. Clique em Retrato ou Paisagem.

Pgina 18

Criando uma Tabela


Um dos melhores recursos do Word a criao de tabelas (maneira de expor uma informao de maneira organizada). Exemplo: boletins escolares, tabelas bancarias, controle de vendas ou de compras etc...

Para isso acompanhe os passos: 1. Clique no Menu inserir, galeria Tabela opo Tabela, a janela inserir tabela formada de pequenos quadrados ao passear o mouse por cima desse quadrados ir aparecer automaticamente na folha uma tabela. Os quadrados a direita representam as colunas e os de baixo as linhas podendo assim ser formado com esse recurso uma tabela de 10 colunas e 8 linhas. 2. Clique na opo inserir tabela pois a tabela a cima possui mais de 8 linhas 3. Na janela que aparecera coloque as seguintes configuraes: Quantidade de colunas 2 e de linhas 15. Sua tabela estar assim:

Pgina 19

Repare que ainda no existe o local para digitao das compras, para ser inserida essa rea iremos fazer uma diviso de clulas no local desejado. 1. Clique no meio da 4 clula da 2 coluna segura e arraste at a ultima clula da segunda coluna.

2. Clique no Menu Layout, galeria Mesclar, opo Dividir Clulas, na janela que surgir coloque as seguintes formataes.

Agora s digitar: Pgina 20

Mesclar Clulas Utilize esse recurso para fazer a fuso de um grupo de clulas. 1. Selecione a primeira linha 2. V ao Menu Layout, galeria mesclar, boto Mesclar Clulas. 3. Faa a mesma coisa com a segunda linha. Utilize os recursos que lhe foram repassados em termos de formatao e melhore a aparncia da sua tabela. Mais ou menos assim:

Pgina 21

Recortar, Copiar e Colar


Para ter acesso a esses recursos v at o Menu Incio, galeria rea de Transferncia. Recortar: voc pode recortar qualquer coisa que estiver selecionada e depois colla em outro lugar. (Quando voc recorta algo, voc retira de um local e pode colocar em outro). Copiar: o boto copiar serve para voc copiar o que estiver selecionado e depois col-lo em outro lugar. (Quando voc utiliza a opo copiar, voc est duplicando o que copiou). Colar: o boto colar s pode ser utilizado se antes voc escolher a opo Recortar ou Copiar. (O item recortado ou copiado ser colado onde o cursor estiver posicionado).

Nmero na Pgina
Numerar pginas significa numer-las seqencialmente. Passos: 1. Clique na guia inserir, na galeria cabealho e rodap clique sobre o boto nmero de pgina 2. Escolha o local onde deseja que o nmero fique posicionado, vamos escolher fim da pgina. 3. Agora s escolher uma das opes de modelos na lista.

Remover o nmero de pgina da primeira pgina


Esse procedimento se aplica a um documento que no contm folha de rosto proveniente da galeria de folhas de rosto. 1. Clique em qualquer lugar no documento. 2. Na guia Layout da Pgina, clique no Inicializador de Caixa de Dilogo de Configurar Pgina e, em seguida, clique na guia Layout.

Pgina 22

3. Em Cabealhos e rodap, marque a caixa de seleo Diferente na primeira pgina e, em seguida, clique em OK.

Cabealho e Rodap
O Cabealho e um contedo que ser exibido no alto de cada pgina. O contedo do rodap ser exibido na parte inferior de cada pgina impressa. Para inserir um cabealho e/ou rodap simples, veja: 1. Clique na guia inserir e procure o boto cabealho 2. Escolha a opo em branco.

3. Digite na rea indicada JS Informtica. 4. Para alterar para o rodap, clique na guia Design, na galeria navegao clique sobre o boto Ir para Rodap.

5. Digite no Rodap: Curso de Word-Pag: 6. Aps a abreviatura de pgina insira o nmero das pginas no boto nmero de pginas, na galeria cabealho e rodap. 7. Clique em posio atual e escolha a 1 opo, nmero sem formatao. 8. Tecle (Tab) no teclado, repare que o cursor agora est no centro do rodap, clique no boto Data e Hora e escolha um formato de data. 9. Tecle (Tab) novamente, clique no boto data e hora e escolha um formato de hora que aparecer do lado direito do rodap.

Usando Tabulaes na Rgua


Com este recurso, possvel alinhar textos em diversas posies, inclusive vrias na mesma linha. A tabulao um recurso muito til na formatao de textos, pois alm de permitir uma melhor visualizao do contedo, tambm faz com que as informaes sejam melhor organizadas. Uma maneira prtica definir tabulaes usando a rgua. Imagine que voc precisa redigir um texto na empresa em que trabalha, onde o nome da firma deve ficar esquerda, o nmero da pgina no centro e o ttulo do documento direita, tudo isso na mesma linha. Impossvel? No com o uso de tabulaes.

Pgina 23

1. Digite os textos todos na mesma linha como mostra a figura a baixo:

2. Vamos agora inserir as tabulaes na rgua. Veja a figura a baixo;

2.1. Coloque o cursor antes da letra J de JS Informtica, feito isso pressione a tecla Tab de seu teclado. 2.2. Faa o mesmo procedimento colocando o cursor antes da letra P de Pgina 1 e pressione Tab. Repita as aes para a frase Usando Tabulaes no Word. Coloque o cursor antes da letra U de Usando e tecle Tab. Agora, o texto est no formado desejado: nome da empresa esquerda, indicao de pgina no centro e ttulo do documento direita. Vamos criar uma lista organizada apenas com tabulaes. Para crila vamos pedir um novo arquivo. Veja na figura ao lado os principais tipos de tabulao.
Smbolo na Rgua Alinhamento Esquerda Centralizado Direita Decimal Descrio

Inicio do texto na marca de Tabulao Centra o texto na marca de Tabulao Finaliza o texto na marca de Tabulao Alinha o texto no smbolo decimal de nmeros

Obs.: Para criar uma tabulao, basta clicar no ponto desejado na rgua, para mov-la clique e arraste-a para o local desejado, e para apag-la, clique sobre a tabulao e arraste o mouse para baixo.

Passos: 1. Selecione na rgua a tabulao esquerda. 2. Clique sobre a posio de 1 cm na rgua. Pgina 24

3. 4. 5. 6. 7. 8.

Selecione na rgua a tabulao direita. Clique sobre a posio de 7 cm na rgua. Selecione a tabulao centralizada. Clique sobre a posio de 10 cm na rgua. Selecione a tabulao decimal. Clique sobre a posio de 14 cm.

Vamos digitar a lista de exemplos acima: Passos: 1. Pressione a tecla (Tab) para que o cursor se posicione na primeira marcao de tabulao. No caso, em 1 cm. 2. Digite AUTOMVEL. 3. Pressione a tecla (Tab) novamente para se posicionar na prxima tabulao e ento digite FABRICANTE. 4. Pressione (Tab) para ir para a tabulao de 9 cm e l digite REVENDEDORES. 5. Pressione novamente (Tab) e digite PREOS. 6. Tecle (ENTER) para descer uma linha e recomece com a tecla (Tab) para digitar o nome do primeiro carro. E assim por diante.

Localizar e Substituir
Com Localizar voc pode procurar palavras ou expresses e substitu-las, mantendo ou alterando a formatao. Vamos usar a tabela tarefa anterior para esse trabalho. Passos: 1. Procure na guia inicio a galeria Edio que fica no fim da faixa de opes, e clique sobre o boto Localizar ou use o atalho (Ctrl+ L). 2. Escolha uma palavra e digite na caixa Localizar. 3. Clique no boto localizar prximo. Veja que a palavra que voc digitou o Word procurou e destacou no texto.

Pgina 25

4. Clique na opo substituir, voc ver uma caixinha chamada substituir por, clique dentro dela e digite a palavra que vai ficar no lugar da outra.

5. Em seguida clique no boto substituir e a palavra ser alterada.

Maisculas e Minsculas
O comando maisculas e minsculas permite que voc altere automaticamente caracteres selecionados de minsculas para maisculas e vice-versa. Passos: 1. Selecione a rea do texto que deve ser alterada 2. Na guia inicio, dentro da galeria fonte clique sobre o boto Maisculas e Minsculas.

3. Escolha na lista a opo de transformao desejada.

Pgina 26

Senha *******
O Word assim como os demais programas da Microsoft lhe permite criar senha para impedir que outras pessoas tenham acesso ao contedo existente em um programa desejado. Coloque senha apenas nos documentos que voc acha prioritrio mant-lo em sigilo, procure escolher senhas que voc utilize sempre no seu cotidiano caso venha a esquece - l seu documento ser perdido. Inserindo senha no Word. 1. Clique no Boto Office 2. Em seguida em preparar na janela seguinte ative Criptografar Documento. 3. Surgira a janela Criptografar Documento, no campo criptografar o contedo deste arquivo digite a sua senha.

4. Aps definir sua senha clique em OK ser pedido para que seja digitada a senha novamente um padro de segurana para ter certeza de que esta realmente a senha que desejas. Em seguida basta confirmar em OK que o seu documento estar protegido. OBS: Sempre que o arquivo for ser aberta ser requisitado a senha, digite a e clique em OK para que o documento possa ser exibido.

Mala Direta
A mala direta um recurso utilizado para enviar uma mesma carta, e-mail, envelopes e outros comunicados que deseje a vrios destinatrios diferentes com nome, endereo, telefone entre outras informaes pessoais diferentes para cada um deles, mas mantendo as mesmas informaes prioritrias para cada um deles.

Pgina 27

Observe o convite mais a baixo:

O nosso objetivo agora imprimir essa mesma carta para vrios convidados diferentes, sendo que necessitaremos de modificar as informaes pessoais para cada uma delas (nome, cidade, rua, bairro, estado e telefone), para essa situao utilizaremos a mala direta. Trabalhando com a mala direta:
1. Inicie o Word. Um documento em branco abre por padro. Deixe-o aberto. Se escolher fech-lo, os comandos na prxima etapa no estaro disponveis. 2. Na guia Correspondncias, no grupo Iniciar Mala Direta, clique em Iniciar Mala Direta.

3.

Clique no tipo de documento que deseja criar.

Por exemplo, possvel criar: Um conjunto de envelopes O endereo de retorno o mesmo em todos os envelopes, mas o endereo de destino exclusivo em cada um. Clique em Envelopes e, em seguida, especifique suas preferncias para o tamanho do envelope e a formatao do texto na guia Opes de Envelopeda caixa de dilogo Opes de Envelope. Um conjunto de etiquetas de endereo Cada etiqueta mostra o nome e o endereo da pessoa, mas o nome e o endereo em cada etiqueta exclusivo. Clique em Etiquetas e, em seguida, especifique suas preferncias para o tipo de etiqueta na caixa de dilogo Opes de Etiqueta.

Pgina 28

Um conjunto de cartas modelo ou emails O contedo bsico o mesmo em todas as cartas ou mensagens, mas cada um contm informaes especficas ao destinatrio individual, como nome, endereo ou outra informao. Clique em Cartas ou Emails para criar esses tipos de documentos. Um catlogo ou diretrio O mesmo tipo de informao, como nome e descrio, mostrado para cada item, mas o nome e a descrio em cada item exclusivo. Clique em Diretrio para criar esse tipo de documento. 4. 5. Em nosso casso voc ir clicar em Cartas. Fazendo o cadastro dos convidados a) b) Na guia correspondncia clique em selecionar destinatrios no grupo iniciar mala direta. Ative a opo iniciar nova lista sugira a janela nova lista de endereo

Os Botes Nova Entrada Inseri uma nova linha para destinatrio Excluir Entrada Retira um destinatrio desejado Localizar Localiza na lista um destinatrio Personalizar Colunas Lhe permite alterar nome ou posio da coluna se desejar possvel excluilas. 6. Personalizando Colunas, para ficarem ideais ao contedo que deve haver na carta que ser criada. a) Clique em personalizar colunas sugira a janela personalizar lista de endereos b) Exclua as colunas (CEP, telefone residencial, endereo de E-mail) Pgina 29

c) Substitua as colunas linha de endereo 1 e linha de endereo 2 por rua e bairro. E a coluna nome da empresa substitua por N.

Digite a Seguinte Tabela

Pgina 30

Quando terminar clique em OK, sugira a janela salvar como, salve este arquivo com o seu nome. Em seguida deveremos organizar os campos que foram preenchidos na janela nova lista de endereos na carta a ser criada, cada campo que for inserido no texto ser substitudo em cada nova impresso feita pelos dados que foram inserido em seqencia na tabela, e os termos que deveram se repetir em cada carta devero ser digitados normalmente. Ficando como est a carta abaixo.

Para finalizar na guia correspondncia no campo concluir, clique em concluir e mesclar em seguida em imprimir documento que o trabalho estar finalizado.

Hiperlink, Indicadores e Referencia Cruzada


Utilize esses recursos para conseguir um acesso mais rpido a um determinado contedo desejado (arquivo, imagens, pginas da web ou partes de um texto). Voc encontra essas opes, por exemplo, ao clicar em cima de qualquer palavra ou imagem que existem na internet que te possibilite um acesso a outra pgina ou interface do arquivo trabalhado. Hiperlink Formado pela juno das palavras hipertexto + link. (Hipervnculo) Palavra, expresso ou imagem que permite o acesso imediato outra parte de um mesmo, ou outro documento, bastando ser acionado pelo ponteiro do mouse. Num hipertexto, um link, na forma de palavra ou expresso, vem sublinhado ou grafado em cor distinta da utilizada para o resto do texto. Indicadores Em textos longos, ao se chegar ao final voc tem que usar a barra de rolagem para voltar ao incio, ou para retornar a algum pargrafo que deseja analisar. Algumas vezes esta tarefa se torna cansativa. possvel simplificar este trabalho criando indicadores e hiperlinks para que voc possa retornar a pontos especficos do texto. Pgina 31

Referencia Cruzada Uma referncia cruzada um exemplo dentro de um documento que refere-se informaes sinnimas ou relacionadas em outro lugar, normalmente dentro do mesmo trabalho.Fazer uma referencia cruzada ou referenciar cruzadamente fazer tais conexes. O termo "referncia cruzada" freqentemente abreviado como x-ref, xref, ou, em cincia da computao, XR. Digite o Texto Abaixo Depois o salve na pasta meus documentos com o nome Global Informtica

Em outra pgina cria as informaes referentes ao produto, depois salve na pasta meus documentos com o nome Computador DEL informaes.

Pgina 32

Computador DEL Core 2 Duo 2.4 GHz HD 160GB, Memria de 2GB, Monitor 20pol LCD com auto-falante embutido, Placa Asus, Gravador de CD e DVD, Windows Vista Professional

Ver imagem ampliada Clique Aqui Voltar

Pgina 33

1. Ainda no arquivo computador DEL informaes selecione no final do texto a palavra voltar, insira nela um hiperlink para o documento Global Informtica. OBS: O Hiperlink s ser ativado quando for mantida pressionada a tecla CTRL em quando se clique na palavra que possua um Hiperlink. possvel remover esse recurso para que ao dar um simples clique na palavra seja ativado o Link, sem ter a necessidade de ser mantida ativada a tecla CTRL. Removendo a utilizao do CTRL para ativao de Links 1. Clique no boto Office, em seguida em opes do Word 2. Na janela opes do Word no painel da esquerda clique em avanado 3. No painel da direita desmarque usar CTRL + clique para segui o hiperlink, confirme em OK 4. Para finalizar iremos visualizar o arquivo como pgina da web, para isso na barra de tarefas clique no boto Layout da Web.

Pgina 34

Imprimindo no Word
Imprimir um documento quer dizer, passar um texto digitado no Word para uma folha em branco

(pode

ser um texto editado em qualquer outro aplicativo) em uma folha em branco.

Clique no Boto do Microsoft Office (Ctrl+P) no seu teclado.

e clique em Imprimir. Ou use o atalho

1. Antes de imprimir ser preciso configurar: Quantas pginas voc ira imprimir, o nmero de cpias que voc quer que seja empreso, e qual a impressora que utilizaremos. 2. No fim clique em OK, e o seu documento ser impresso.

Obs.: antes de imprimir sempre bom voc visualizar a impresso para ver como vai ficar o texto na folha, para isso s clicar na ferramenta visualiza impresso.

Pgina 35

You might also like