You are on page 1of 8

A IMAGEM DIGITAL COMO DISPOSITIVO DE APROPRIAO DOS MODOS DE SUBJETIVAO CONTEMPORNEOS

Patrcia Beatriz Argllo Gomes Kirst # Tania Mara Galli Fonseca


RESUMO. O artigo A imagem digital como dispositivo de apropriao dos modos de subjetivao contemporneos trata de problematizar a imagem digital como emblema dos atuais modos de produo de subjetividade. Na imagem digital, o tempo resignificado na despotencializao de seus aspectos acumulativos vindo a ser integrado a uma temporalidade transitria e de confluncia de encontros. A discusso proposta expe dimenses do conceito de virtual afirmando-o como potncia imaginativa, fruto de agenciamentos mltiplos e heterogneos entre arte, tecnologia e cincia fundando novas interaes entre sujeito e mundo. justamente, desde uma leitura da realidade como pura transformao, no existindo essncias e sim estados de coisas, que a simulao se torna adequada para pensar as relaes entre imagem digital e subjetividade.
Palavras-chave: Imagem digital; contemporaneidade; subjetivao.
*

THE DIGITAL IMAGE AS A TOOL FOR THE ASSUMPTION OF CONTEMPORARY SUBJECTIVIZING METHODS
ABSTRACT. The article "The digital image as a tool for the assumption of contemporary subjectivizing methods" brings into the matter the digital image as the symbol of the current ways we produce subjectivity. In the digital image, time is redefined in the weakness of its accumulative aspects eventually integrated to a momentary temporality and of confluence of meetings. The proposed discussion exposes dimensions of the concept of virtuality strengthning it as an imaginative power, creation of multiple and heterogeneous administrations among art, technology and science establishing new interactions between man and world. Since reality is seen as pure transformation, without the existence of essences and yet the state of things, simulation becomes appropriate to the thinking of the relationship between digital image and subjectivity.
Key words: Digital image; contemporarity; subjectivity..

"LA IMAGEN DIGITAL COMO DISPOSITIVO DE APROPIACIN DE LOS MODOS DE SUBJETIVIDAD CONTEMPORNEOS"
RESUMEN. El artculo "La imagen digital como dispositivo de apropiacin de los modos de subjetividad contemporneos" trata de problematizar la imagen digital como emblema de los actuales modo de produccin de subjetividad. En la imagen digital, el tiempo es otra vez significado en la prdida de potencia de sus aspectos acumulativos siendo integrado a una temporalidad transitoria y de confluencia de encuentros. La discusin propuesta expone dimensiones del concepto de virtual afirmndolo como potencia imaginativa, fruto de agenciamentos mltiplos y heterogneos entre arte, tecnologa y ciencia fundando nuevas interacciones entre sujeto y mundo. Es justamente, desde una lectura de la realidad como pura transformacin, no existiendo esencias y s estados de cosas que la simulacin se torna adecuada para pensar las relaciones entre imagen digital y subjetividad.
Palabras-clave: Imagen digital; contemporaneidad; subjetividad.

Uma boa imagem mental para relacionar a imagem digital e a produo de subjetividade a de
*

uma flor que se faz pingo e este pingo virando estrela e em estrelas transformam-se os olhos do espectador.

Psicloga. Doutoranda do Programa de Ps-Graduao em Informtica na Educao da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS), Brasil.

Psicloga. Doutora em Educao. Ps-doutora. Professora titular da UFRGS nos Programas de Ps-Graduao em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) e Informtica na Educao (PPGIE), Brasil.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 2, p. 401-408, abr./jun. 2010

402

Kirst e Fonseca

Assim, um se faz no outro e quem v tem o corpo tornado imagem. destas possibilidades de acoplamento, dos jogos das imagens pregnantes, imagens autopoiticas, imagens em corpos e corpos em imagens que queremos pensar os modos de subjetivao contemporneos. A imagem desde sempre apresentou um mistrio ligado ao esforo de decifrar e tornar possvel. Dar sentido ao mundo, oferecendo-se como espelho, certamente, imperfeito. As tantas miragens do mundo que vm desde as pinturas nas cavernas, passando da pintura, a fotografia, televiso e sua aldeia global e, mais recentemente, imagem digital, dizem das transformaes dos modos de pensar e arcar com os impasses da processualidade do real/sujeito. Mais precisamente, trata-se da localizao das tantas formas de relao com o real atravs de que o sujeito se inventa atravs dos tempos. Estas tecnologias de apreenso explicitam o limite do pensamento e da capacidade de criao de mundos e subjetividade. O que foi modificado na imagem, atravs de sua digitalizao no contemporneo, basicamente, a sua relao com a verdade e sua potncia virtual. Na imagem digitalizada, a simulao adquire o atributo de infinita, a imagem depoimento do mundo vira imagem-imaginao. O real se reinaugura atravs de um click no mouse. O tempo linear e cumulativo das verdades infinitas, das imagens como duplicidade podendo provar algo, substitudo por um tempo fugidio, sempre em trnsito, tempo do encontro que acompanha o acender da fasca criativa. O virtual, neste sentido, deve ser problematizado, pois est o tempo todo sendo movimentado pelo trnsito de atualizaes decorrentes do trabalho na imagem digital. Mas, quais podem ser as vias conceituais para pensarmos a arquitetura do virtual, no o concebendo como somente da ordem da tecnologia? Entraremos no terreno do virtual e seus trs conceitos-chave que segundo Andr Parente (1999), podem ser pensados, em primeiro lugar, atravs da idia de que, na cultura contempornea a imagem se tornou auto-referente quebrando com os modelos de representao, em autores como Arlindo Machado, Edmond Couchot e Paul Fargier; em segundo, temos uma tendncia mais pessimista onde a imagem virtual um significante sem referente social, em autores como Virilio e Baudrillard e, finalmente, existe a afirmao de autores como Gilles Deleuze, Flix Guattari e Pierre Lvy de que o virtual potncia imaginativa, fruto de agenciamentos mltiplos e

heterogneos entre arte, tecnologia e cincia fundando novas interaes entre sujeito e mundo. a partir desta terceira tendncia de compreenso da imagem, com sua potncia virtual, que nortearemos nossa escrita. A imagem digital como espao de criao de mundos e rompimento com a perspectiva de duplicidade signo-real inovando a sensibilidade em relao ao tempo e tratando as potncias virtuais a contidas como emblema do desejo de trnsito de informaes resignificadas conforme a demanda do momento; emblema da modelagem prpria de nossos tempos e de suas formas de conhecer. Se toda a imagem linguagem, temos, na imagem digital, um acesso ao ritmo e esttica da produo de subjetividade contempornea. Ento, no possvel separar o mundo da imagem, o real da imagem, o corpo da imagem, pois tudo tentativa de construo de sentido. A leitura e criao da imagem digital colocam em jogo a formao do olhar ou, mais exatamente, como se produz subjetividade e isto se d atravs da memria como mar de imagens pronto a ser cartografado pelo presente, memria como espao virtual capturado pela ltima vista. Nem passado, nem futuro, inexoravelmente o agora que nos defronta. O passado pode vir, mas sempre atravessado pela ltima cena. Quanto ao futuro, simplesmente no existe, somente imagem. Vemos com o visto. Dobramos com a prpria dobra. A captura da imagem da mesma ordem da lembrana, ao lembrarmos estamos criando e decifrando o prprio corpo. No se pode, portanto, aprender com a imagem. Podemos modific-la para fusionar com o passado, o aqui e agora. Ento, a imagem convida diferena, pois, potencialmente, guarda outros muitos regimes de viso. A imagem violenta no sentido que no possui sua prpria decifrao, mas se sincroniza com a memria passando a exigir seu desdobramento nela prpria. Assim, a violncia da imagem repousa, muito freqentemente, onde a imagem pode projetar um reflexo, tornando-se um pequeno espelho. , em pelo menos, um ponto de acoplamento entre o espectador e imagem que o sujeito se surpreende com o reflexo de seus prprios olhos. Se no houver pelo menos um ponto onde o sujeito se descubra, a imagem refutada, procura-se um novo link. A imagem pode ser vista e no ser subjetivada e o que est em pauta a prpria persuaso-conjuntura onde o inconsciente pode ser seduzido ento entregando-se a mais uma traduo. Por isto, a imagem no em si, para e com o sujeito, existe na relao.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 2, p. 401-408, abr./jun. 2010

Imagem digital e contemporaneidade

403

Pensar a subjetividade atravs da imagem permite pensar o mundo como superfcie movimentada e o sujeito como dobra desta superfcie/mundo. Talvez, o mais intrigante como o sujeito se produz frente ao mundo, frente a tantas imagens, como encontra lugar para acomodar a si? Pensadores como Michel Foucault, Michel Serres e Gilles Deleuze produziram boa parte da dobra de suas obras tentando arcar com este enigma. Segundo Deleuze (1992, p. 195), o conceito de dobra-inflexo est ligado singularidade, textura, diferena/potncia de metamorfose, pois o mundo est dobrado em cada alma, mas conforme cenas e tempo especficos para aquele sujeito. Pode-se pensar na dobra com base em Michel Serres (1994, p. 51), que a traduz como implicao no mundo, ou dobra como pli de explicao, multiplicao, complicao, onde o sujeito se movimenta no sentido de dar conta de algo, a dobragem forma a direo do pequeno no grande, a dobra permite passar do lugar ao espao, seria o ser cavando a si mesmo do mundo. E ainda para Foucault (citado por Deleuze, 1991, p. 113-114) a dobra concebida como espessura do fora-mundo recolhida em si, interior do exterior. Sendo o exterior o prprio tempo, o sujeito ao ser arrastado nele, forma memria (o tempo como sujeito chama-se memria), esta no s de si, meramente psicolgica, mas memria de mundo, memria esquecida. O exterior tambm tido como fora e o sujeito-dobra como resistncia/seleo a tudo o que pode/poderia arrastar os processos de feitura de si/ eterno vir a ser. Alm de tempo e da fora, o fora foi pensado como o impensado e a dobra como pensamento ou espao de subjetivao, pois no se pode descobrir o impensado (...) sem prontamente aproxim-lo de si. (Deleuze, 1991, p. 126). Enfim, a existncia do ser est dentro das entranhas do mundo, ou, ainda poderamos pensar no fora ou no tempo como plano de virtualidade e a existncia como canal de sua atualizao. Existir ou subjetivar o mundo atualizar. No campo infinito das diferenas das existncias, a complexidade est ligada dobra, no sentido de quanto mais especializaes possui o ser, mais dobras com especializaes e finalidades. Como um corpo com seus rgos ou um software com seus comandos, ou mesmo a imagem digital com seus subsistemas e camadas de agregao em pxels. Assim, cada dobra ou rgo entendido como um subsistema, no se configurando como ponto em relao com outro ponto em um esquema linear, mas em multiplicidade dobrada em muitas variaes.

Ainda poderemos pensar que, conforme a demanda de funo de uma dobra, ela ir redobrar-se e ativar outras dobras que daro a ela prpria e as outras formas diversas conforme a necessidade de atividade. Tal atividade pode ser acionada por imprevistos, por novidades, como quando um corpo tomado por um vrus ou quando uma mquina entra em pane ou, ainda, quando um sujeito sente-se convocado a mergulhar em uma experincia no vivida e a matria e a subjetividade entram em tipo de curvatura trans ou sem a certeza de onde iro parar. Pelas foras do fora que a dobra redobra-se ao infinito, pois um corpo, para manter-se, deve adaptar-se aos acontecimentos. A curvatura da dobra sempre transversal, pois a subjetividade nunca vetorizada por um s ente de cada vez, mas por uma srie de entes demandantes de ajustes maiores ou menores que fazem o corpopensamento oscilar em novas emergncias. Mesmo que, o ser fosse acionado por apenas um ente, este composto por molecularidades que o fragmentam infinitamente, compondo campos de fora e, portanto, campos de curvatura diferentes. A coisa, o objeto, o sujeito, o ser, a multido, o referente no so um, so multiplicidade dobrada e redobrada na diviso ilimitada de cada matria com suas propriedades de diferenciao e exposio. Estas propriedades produzem os corpos em dureza, molaridade e resistncia e, simultaneamente, em fluidez, criao e molecularidades. A fora de fluidez dos corpos, suas adaptaes, marcam sua expresso de curvatura em relao s suas exposies s foras que dobram e pressionam em direo s formas. Sendo assim, as formas so convocadas pela compresso das foras. A menor unidade de um ser ainda uma dobra, pois poder diferenciar-se na relao com as foras ou com outras dobras. Em relao fotografia digital em processo, poderamos pensar o pxel no mais como ponto, mas como dobra infinetesimal da imagem. Ento, a organizao no se d entre partes, mas em um infinito de dobras que em seu movimento de des-re-dobragem, formam novos sistemas de agregao. Tal processo organizativo apresenta-se na forma conservando a fora que, convocada por outra fora, destruir a forma anterior. A desdobra nova dobra. Na relao entre transfotografia e subjetivao, sujeito e imagem digital, multido e tecnologia o que marca a diferena a fora, pois segundo Deleuze (1991, p. 19) a matria orgnica no o contrrio da inorgnica. Inorgnica ou orgnica a mesma matria, mas no so as mesmas foras ativas que se exercem sobre ela. A relao de foras possui imanncia com o movimento varivel, pois, o espao que os corpos

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 2, p. 401-408, abr./jun. 2010

404

Kirst e Fonseca

ocupam no poder ser o mesmo; assim, as dobras do encontro so nicas e geram novos espaos, novas ocupaes territoriais. Os processos de des-redobragem, a partir dos espaos de habitao dos pxels na imagem, dos sujeitos no mundo e, a cada deslocamento, gerado pelas curvaturas resultantes das foras vo inaugurando novos espaos. Cada deslocamento gerado pelas foras geradoras dos encontros, refazem o cenrio da vida. A transfotografia, por sua gnese digital e, portanto, de movimento e efemeridade, um meio por onde se diferencia outras espcies de organismos ou organizaes. Os pixels em troca espacial produzem um viveiro de alterao do pensamento e das sensibilidades: subjetivao. Os movimentos que a transfotografia recebe da multido so os princpios imateriais de sua vida singular. O lugar, o espao que a imagem digital ocupa indica sua subjetivao, as suas companhias, seus parceiros humanos e inumanos em diferenciao mtua. Sua morada no software e nos corpos que a inventam. Seguindo os conceitos expostos, a prpria superfcie suporta, ento, o que se pode chamar de interioridade do sujeito no instante, a parte externa da dobra, aquela que toca o fora e que pode ser explorada com o olhar. Mas, a camada fronteiria est colada s mais interiores em continuum e, por isto, traz a pista daquilo que a faz emergir. Os olhos so fundadores/dobradores do mundo, sendo atravs deles que, em primeiro lugar, somos tomados por sua materialidade. Canais fundamentais de apropriao do fora, sendo chamados por alguns de janelas da alma, sugerindo, talvez, que a viso pode ser uma das pontas da dobra. Em uma ponta, a percepo com suas deformaes, defesas, sua filtragem, sua influncia, sua memria e, de outro, o mundo dos perceptos que, por mais que se queira fechar os olhos, adentra todas as janelas do corpo, influindo e tornando-se subjetividade. A subjetividade imagtica na medida em que, de sua metamorfose, revela, declara, conhece e deixa entrar, dobrando mundos... Pode-se perguntar: O que o sujeito pode ser diante de uma imagem? Ou como cada um vai incorporar/ser possudo pelo mundo atravs da velocidade mutante da imagem digital? A dobra, gerada pelo artifcio imagtico digital, a reteno da passagem de algum aspecto do mundo que implica a sobre-vida de um momento e sua proliferao de entretempos. O que est presente nesta fico que sempre est com seu outro pronto para tomar seu lugar? Acreditamos ser justamente a idia de que no existe a

palavra final, no existe a certeza, no h porto para o pensamento. O que resta para o sujeito contemporneo a manuteno constante da narrativa no sentido de no deixar o labirinto hipertextual fazer calar, pois a vivacidade da narrativa da imagem constante e deslocada de si aponta para um mundo em aberto e ainda por fazer. E, esta idia se ope idia de que a imagem digital indica uma fabulao que no se interessa mais pelo referente e que no mantm lao nenhum com o social. Ope-se ainda, idia de por ter-se disposio imagens mutantes em abundncia, acabam as potncias de resistncia. preciso perder o medo de navegar resignificando o virtual e as distncias, concebendo que virtual tudo o que no aqui/agora estando l fora e, no ligado unicamente, s possibilidades que as ferramentas de simulao nos trazem. O que est em questo entender o sujeito no como cpia de si mesmo, mas como entidade em estado de outramento no conforme sua vontade ou sua pseudo-liberdade, mas pelas ofertas externas, pelo horizonte, que ser, em alguma medida, alvo do desejo: medida de singularidade. Ento, a imagem digital pode ser emblema de um estado de outramento que, consiste em tornar-se estrangeiro de si mesmo, possibilitando ao sujeito experimentar-se em novos espaos e modos de existncia. Aqui, o sujeito pode ser entendido, como uma multiplicidade espera de recursos para sair do conhecido e refazer sua forma atravs dos devires apresentados pelo mundo. O desejo movido pela necessidade de atualizao e no pela vontade de satisfao. Enfim, traduzir duplicar-se no em outro idntico, mas em um outro efmero. Somos o corpo do mundo em ao. Se o sujeito busca deslocar-se de si para manter a prpria vida, a imagem no pode caber dentro da representao do Fora, pois isto remeteria noo de um sujeito identitrio e impedido do encontro com a diferena. A imagem vista como motor da representao est fadada a aprisionar a diferena dentro da noo da semelhana, do ponto de vista da percepo e da analogia, do ponto de vista do juzo. Tal complexificao sugere conceitos porosos e, por vezes, volteis e, em se tratando da velocidade da imagem digital, o sujeito contemporneo est frente a frente com sua alteridade, interminavelmente. O que est emergindo a nova gesto do conhecimento que convoca novas formas de conceber a autoria quebrando a hierarquia capitalstica dos espaostempo e criando um espao polissmico para a atribuio dos sentidos de si. O sujeito no ir, definitivamente, dar conta do mar de imagens,

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 2, p. 401-408, abr./jun. 2010

Imagem digital e contemporaneidade

405

entretanto poder descobrir respostas sem soluo prdeterminada e eliminar o correto e orientar para a noo daquilo que pode ou no fazer sentido. Nesta quebra de hierarquia, o pensamento grego que originou, at ento, as formas de conceber o conhecimento entra em crise. Mas o que concede a viso? Ou melhor, o que a imagem pode oferecer na apreenso do real e no aprendizado da vida? Retomando, de forma sucinta, o pensamento grego, para Plato a imagem integra o terreno das iluses e suas potncias tomam fora no convencimento do espectador menos atento. Neste sentido, a imagem desfigura e fragmenta a forma primeira, ideal, e, por assim dizer verdadeira. Aristteles concebe a imagem como parte importante e privilegiada do aprendizado sobre o mundo. preciso imitar para aprender o mundo. Nessa discusso, est presente, em ambos, talvez de forma indireta, a resistncia ao devir, pois o que importa que a imagem seja ou possibilite a verdade ou a aprendizagem da realidade sem distores. Entretanto, pode-se admitir uma terceira possibilidade: pensar a simulao como verdade, a imagem como expresso da vida, em constante reconfigurao pelos olhos do espectador, sempre trocando de aparncia. justamente desde uma leitura da realidade como pura transformao, no existindo essncias e sim estados de coisas, que a simulao se torna adequada para pensar as relaes entre imagem e subjetividade. Na vida, o terreno acidentado, tenso e mutante e, a simulao no s marca, o caminho dos movimentos do desejo para a leitura de signos. O desejo o alquimista da imagem em imagem tornando possvel a articulao das diferentes fluncias da linguagem. O desejo promove um ente mestio, no dicotmico, que nasce nas derivas da imagem sem fim. Flix Guattari e Suely Rolnik (1993) afirmam que a simulao a exteriorizao do desejo, cuja intensidade toma uma forma provisria, mas consistente, em matria e expresso. A forma ideal no existe, o rosto tampouco, a no ser que seja considerado uma sucesso de mscaras. A simulao nada tem a ver com falsidade ou fingimento; , apenas, uma condutora da intensidade dos afetos, tornando-se, ento, realidade. A realidade artifcio e, neste sentido, a busca pela verdade se torna um falso problema. V-se que no artifcio e s nele que as intensidades ganham e perdem sentido, produzindo-se mundos e desmanchando-se outros, tudo ao mesmo tempo. Movimentos de territorializao: intensidades aterrizando em certas matrias de expresso;

nascimento de mundos (Guattari & Rolnik, 1993, p. 23). A imagem pode ser uma das inmeras formas que o sujeito emprega para simular(se), expressando-se atravs da escolha de certos portos dentro do mar da linguagem. Ento, a imagem digital, pensada como multiplicidade de signos, simulao do mundo ou como tempo redescoberto (Proust, 1998), criao e, portanto, nada mais do que um territrio possvel para o trnsito da perptua busca/fuga das tantas formas do desejo e do tempo. A imagem coloca em questo que, mesmo nos tempos de fotografia analgica, que carregava a certeza da prova e da presena, portanto, no lugar da cena, esta era desfigurada e recriada pela memria do espectador. A fotografia analgica, por exemplo, por estas propriedades, nos transportava para um passado habitado pelo produtor da imagem. E, em contrapartida, a imagem digital faz com que possamos marc-la com qualquer tempo fugindo da trade passado, presente, futuro sendo marcada pelo tempo momentneo. Podemos temporalizar a imagem digital, faz-la carregar diversos regimes do tempo, pois ao mesmo tempo, em que se transforma carrega a memria de suas faces anteriores, tendo no pxel, uma espcie de clula tronco ou gro da matria do mundo que, quando reaplicado, pode gerar qualquer geografia de qualquer paisagem, contendo, no caso da imagem, tempo histricos, artsticos, tecnolgicos, cientficos... A imagem digital est sempre pronta auto-destruir-se para renovar sua cena, escapando at do tempo e de suas misrias, pois est, de alguma forma, forever young . Alguns fotgrafos melanclicos dizem, carregando suas velhas mquinas analgicas que no se adaptam imagem digital porque estas no tm alma, indicando uma outra incidncia temporal que no remete aquele passado-porto que ostentava a habitao da cena com o corpo fsico estando olhono-olho com o referente. A seqencialidade histrica foi rompida, pode-se entrar na cena, virtualmente, sem sujar os sapatos. Sabe-se que a imagem no transparente. Algo se interpe entre a mensagem e seu tradutor, no havendo possibilidade de input e output sem que, nesta seqncia, no se leve em conta o hbrido com o nascimento de uma terceira imagem composta pela existncia daquele que v. Aquilo que, anteriormente, poder-se-ia chamar de descrio, narrativa ou discurso, a partir deste ponto de vista, pode ser chamado de produo existencial ou cartografia do tempo.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 2, p. 401-408, abr./jun. 2010

406

Kirst e Fonseca

O olhar nunca foi passivo. A imagem no vem somente de fora e, certamente, o grau de compreenso de uma mensagem se d na medida em que ela resignificada e associada com a vida. Se ela no sofre nenhuma modificao ela apenas um clich e se processa na ordem da reproduo. A imagem pode ser engendrada em dois tempos pelo menos: enquanto clich, ligada certeza, e enquanto simulao, relacionada imagem como intermezzo, como barco para adentrar o real e viaj-lo, e neste sentido, torn-lo corpo. A inteno se fazer sensvel s oportunidades de ancoragem produzidas pelas imagens. Para que se possa pensar sob o ponto de vista das possibilidades da subjetivao, preciso inicialmente, circunscrever como os desejos so aprisionados e arrastados uniformemente (trajetos subordinados a pontos fixos/endurecimento de segmentaridades/ponto de cruzamento ou ressonncia massiva entre os olhares) na criao de certos regimes de verdade que viro a ser a lente por onde passaro a maioria dos olhares. Quando se pode identificar este tipo de regime territorial endurecido, est-se diante de um efeito macropoltico na medida em as sensibilidades podem ser antevistas ou pr-determinadas e a imagem perde a sua vitalidade, no mais sendo transformada pelo espectador, mas, pelo contrrio, sendo reproduzida como um xerox. Um dos aspectos importantes da macropoltica a sua qualidade de mquina de ressonncia, ou seja, a de homogeneizar os sentidos e correlaes. Tal centralizao no se ope aos discursos menos repetitivos que residem no mesmo espao rizomtico, pois, para que as excees possam ser identificadas devemos ter um parmetro e um tipo de discursiva insistente. Dentro da macropoltica, que desacelera o potencial de virtualidade da imagem legitimando-a como uma s, existe algo que escapa, transbordando e se alastrando para novos sentidos, justamente em funo de combater ou desterritorializar as imposies das segmentaridades solidificadas ou afastar uma espcie de esttica linear: micropoltica/quanta. Assim, o desejo pode ser pensado como arrastado e aprisionado ou resistindo e tornando-se recm dito e pensado. Este espao, a princpio genuno, posteriormente pode vir a se tornar um plo de repetio (as linhas de escape podem tomar fora e engendrarem um novo ritmo s mars de produo de sentido) e, por isto, micro e macropoltica esto definitivamente arraigadas, apesar de no serem a mesma e de se articularem, justamente, pela ordem da diferena. Ao passo que a imagem pode gerar ambas as polticas, se pode supor que contenham, em seu

interior, foras que propiciem tanto linhas, como a difuso das mesmas e, ainda, trnsitos indeterminados. Cada pxel da imagem pode ser transformado em um sufocamento ou em transmutao, mas capturado e, a partir disto, tomado, incontestavelmente, pelos agenciamentos de poder que se impem, devido sua presena constante entre o autor e o referente. Com base em Gabriel Tarde (2007), se pode pensar a potncia imagtica como um fluxo, uma crena ou desejo que pode se propagar em forma de traduo (sobrecodificao) de uma cpia, mais ou menos desfocada, da imagem apresentada com o intuito de dar conta, generalizar, encontrar uma suposta essncia, criando, assim, uma estrutura baseada em um nico eixo e dando a perceber as possibilidades diminutas de mudana de opinio: macropoltica. Por outro lado, a dita propagao pode no estar inclinada unificao e permite, ento, a produo pela diferena (desterritorializao) caracterizada pela hibridez e por um controle menos rgido da produo. E, principalmente, demonstrando maleabilidade no redirecionamento do desejo em relao imagem e, conseqentemente, a disposio em ser levado por novas cargas de sentido que, por ventura, poderiam no ter sido percebidas: micropoltica. O real pode ser visto tanto como territrio para a emergncia do novo como manancial de repetio de imagens presas a significantes paralisados, ou ainda, como territrio que existe em funo de uma possvel imagem que possa toc-lo, sem bloquear seus fluxos. No basta apenas libertar a imagem de seu duplo verdadeiro e correspondente ao real como certeza, mas mun-la de intuio como agenciamento capaz de imaginao e de manuteno da vida (diferente da forma como se apresenta) entendida como proliferao de sentidos. preciso tambm pensar a diferena oriunda da imagem deslocada da mediao da representao. Segundo Andr Parente (1999, p. 6):
Uma coisa certa: a auto-referncia positiva, desterritorializante, pode ser de dois tipos: uma auto-referncia imanente, relacionada revelao de verdades locais, e a autoreferncia transcedental, relacionada fabulao livre. Tanto uma como a outra liberam a imagem dos modelos e sistemas de verdade.

Portanto, libertar a imagem da verdade , de alguma forma, libertar o pensamento de seus dogmas de naturalidade, ou, exerccio de impermeabilizao

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 2, p. 401-408, abr./jun. 2010

Imagem digital e contemporaneidade

407

ao erro como se este fosse desvio de seu fluxo normal, ou desloc-lo da idia de agente de reconhecimento, dentro da perspectiva representacional, dando-lhe o emblema de sua positividade no acaso arriscado dos encontros que o foram a produzir. Finalmente, atravs da potncia camalenica da imagem digital, ou de qualquer meio possvel, desistir da busca de uma origem que no possa ser atuante no presente. A marca inquieta da transformao continuada da imagem digital indica o desvio do olhar da linearidade tranqilizante da representao e desorient-o a ponto de poder estranhar a sonoridade quase imperceptvel da repetio. No horizonte de tal estranhamento e na vontade de desvio da representao que se pode pensar a transfotografia como exerccio poltico. Assim, a fotografia digital que engendra potncia perceptiva aos corpos pode ser concebida como fotografia poltica, pois no bordeja a interpretao e sim o ultrapassamento do corpo-pensamento na tentativa de mostr-lo como certo convite alguma resistncia instituio, lei, repetio e, talvez, ao esperado. Portanto, a manipulao digital de imagens e sua potncia inventiva indicam um procedimento de desmultiplicao causal que consiste no em analisar tais prticas como um fato de instituio ou efeito de ideologia, mas desde os mltiplos processos de fazeres simultneos que concorreram para criar as condies de sua emergncia. Torna-se necessrio aquele olhar que leva em considerao a contnua eroso das regras sociais, no por macro-guerras de Estado, mas por prticas referidas como microbianas e que se referem aos sujeitos como terminais de consumo da rede de poderes-saberes. Estes se encontram alocados no social como pontos moleculares a partir dos quais, alguma fissura se alarga, outra vedada, na interminvel e impossvel tarefa de estabelecimento do controle social a partir de um centro irradiador. Antes do que uma ampla e reta estrada, um labirinto de muitas entradas, muitos feixes em bifurcao, impulsionados por um modo rizomtico de expanso. O que est em pauta no ato fotogrfico processual, que ps-captao da imagem in loco, denotar certa resistncia na instaurao de crise e crtica do atual. A fotografia poltica convida para maquinao diferentemente da interpretao porque atravs de sua fora ela pode transmitir uma energia capaz de ultrapassar a representao. A manipulao fotogrfica revela uma fotografia e, mais ainda, um ente sempre ficcional. Assumir tal condio libera a imagem da verdade e relana a produo sobre o visto

em espao integral e indissocivel do visto e dos que vem. Rastrear pela imagem pregnante, o exerccio oriundo da resistncia forma primeira, da reinveno do corpo desterritorializado que busca acomodaosentido e, para isto, modifica, desfaz, pinta, filtra, recorta e cola inspirado produo poltica. Cria-se, ento, um modo de agonia da forma inicial da imagem fotogrfica ou a metabolizao da imagem vai tecendo corpos estranhos e cada modificao vai contagiar a prxima, at que por saturao de diferena o novo afinal definido. A referida interveno contm o passado e o futuro da fotografia e apresenta, a cada click no mouse, atualizaes, contrariando, com estilo singular, o adestramento e disciplina na criao de mundos. Os corpos podero ser tomados pela tnue alegria que primeiro toma a lente fotogrfica de quem dispara e, depois, parte pelo mundo: algum, finalmente, levanta-se e refaz. Tal o que pretendemos pensar na presente proposta. Nietzsche (1995), em seus estudos biolgicos relativos ao corpo concebeu a definio da vida como excitao ou como irritao, mas inicialmente, passiva, no sentido que sua matria reativa. No pensamento de Nietzsche e tambm no de Deleuze, a afirmao do corpo, parte da afirmao do prprio sofrimento e seu ultrapassamento. Majoritariamente, o corpo protege-se da dor por fugas, defesas ou pela passividade. A questo voltada reverso do corpo na dor de que a exposio ao sofrimento pode vir a aumentar a potncia de ao dos corpos. Aqui, ento, o corpo sai do mero campo reativo e parte para uma linha de fuga inventiva. A resistncia, portanto refere-se ao exerccio da manuteno da sensibilidade e da abertura s feridas sutis. Para os filsofos a fraqueza est em sentir o menos possvel, controlando ao mximo o grau de exposio. Exporse, existencialmente, pela manipulao de imagens seria lidar com o impacto da imagem escolhida para entrar e tecer autoria. O perigo o intolervel na captura da prpria diferena. Imagem que faz valer a intensidade da procura talvez em um pequeno gesto, em uma parte do corpo, em um suspiro o vislumbrar de um sujeito histrico que possua a marca de contra-fluxo e de prticas conscientes ou no, de seu carter extemporneo. Enquadrar aquilo que escapa, mostrar o outro de ns no seria a resistncia ao Eu e s pequenas ansiedades narcsicas cheias de culpa e apego? Mergulhar na imagem alheia e, ali, criar um espao, uma pequena ptria mutante.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 2, p. 401-408, abr./jun. 2010

408

Kirst e Fonseca

Fazer do visvel um estado de tenso interna com o socius e retribuir a opresso da forma de modo a no posicionar-se com ressentimentos que culminam em passividade e queixa. Entretanto, apenas corporificar inveno e sopro fresco de liberao de sade. Exercitar a coragem e expor-se ao limite da aceitao na aproximao dos tantos inimigos das afirmaes de fora do corpo. Tal aproximao faz-se necessria na convocao de uma pequena guerra, pois, para que a resistncia seja vivida preciso sentir certo peso do mundo, certa ofensa do fora e certo vislumbre da existncia insidiosa do pathos. Estar altura do inimigo sem tocar a vitimizao que espreita, estar atento, de olhos abertos prontos para disparar a vida. Assim a fotografia poltica, ela precisa de provocao, de violncia, de pontos de opresso. Para que o click seja disparado ou a manipulao seja criada, o fotgrafo e quem desfaz o click, precisam ser afetados para que desvele seus olhares, para que o encontro possa ser posteriormente mostrado como espao de outramento para que, ento, outros desejem ver. Registrar imagens fotogrficas em processo forma de integrar certas lutas e multiplicar a resistncia fazendo-a adentrar em outras retinas e rebrilhar o exerccio micropoltico de renovao da face do mundo. Que este mostrar possa ser de forma a no banalizar e que as defesas da diferena possam ser tratadas vigorando o desejo de aproximao. Finalmente, torna-se importante ressaltar que aqui est exposta uma possibilidade de compreenso da imagem
Endereo para correspondncia:

digital nos modos de subjetivao contemporneos e como pesquisadores da Psicologia, temos um convite ao pensamento. A questo que se coloca precisa ser debatida, coletivamente, se abrindo e diferenciando em mltiplos posicionamentos tal e qual a imagem que nos ocupamos.
REFERNCIAS
Deleuze, G. (1991). A dobra: Leibniz e o Barroco. Campinas, SP: Papirus. Deleuze, G. (1992). O que filosofia? So Paulo: Ed. 34. Guattari, F. & Rolnik, S. (1993). Micropoltica: cartografias do desejo. Petrpolis: Vozes. Nietzsche, F. (1995). Ecce homo: como algum se torna o que . So Paulo: Companhia das Letras. Parente, A. (1999). O virtual e o hipertextual. Rio de Janeiro: Pazulin. Proust, M. (1998). O tempo redescoberto. So Paulo: Globo. Serres, M. (1994). Atlas. Lisboa: Instituto Piaget. Tarde, G. (2007). Monadologia e Sociologia e outros ensaios (P. Neves, Trad.). Em E. V. Vargas (Ed.), Gabriel Tarde Monadologia e Sociologia e outros ensaios. So Paulo: Cosac Naify.

Recebido em 24/09/2008 Aceito em 16/12/2009

Patrcia Kirst. R. Aurlio Bittencourt,150/302, Bairro: Rio Branco, CEP: 90430-080, Porto Alegre-RS, Brasil. E-mail: pgomes.voy@terra.com.br.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 2, p. 401-408, abr./jun. 2010

You might also like