You are on page 1of 51

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP

Prof Vanessa Patricio

APRESENTAO

Ol Guerreiro Concurseiro!

Meu nome Vanessa Patricio e foi com muito prazer e satisfao que aceitei o convite do Canal dos Concursos para estar aqui com voc, contribuindo com sua preparao para a prova de Analista Judicirio do Tribunal Regional do Trabalho da 2 Regio (TRT-SP). Sou advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista em Direito Civil e Processo Civil com capacitao para o Ensino no Magistrio Superior pela Faculdade de Direito Professor Damsio de Jesus. Atuei como assessora jurdica na Prefeitura de So Paulo, posteriormente ingressando em uma instituio financeira, na rea de Contratos e Direitos do Consumidor. Agora que j fomos apresentados, quero lhe parabenizar pela escolha! Estudar de forma direcionada far toda diferena em sua preparao. Mas lembre-se, ser necessrio muita dedicao e estudo! Esse perodo entre a divulgao do edital e a realizao da prova deve ser aproveitado intensamente, e da melhor maneira possvel. Estude agora para aproveitar depois, comemorando sua aprovao! A banca que ir organizar o concurso ser, pela tradio, a Fundao Carlos Chaves (FCC). O edital ainda no foi publicado, portanto, seguiremos a matria do ltimo concurso. Aproveite e saia na frente, comece a estudar hoje! Com relao ao curso, abordaremos todos os itens exigidos no edital da forma mais didtica possvel. Trarei esquemas, organogramas, tabelas e exerccios, tudo pensando em voc e em como facilitar seu entendimento e fixao, mas repito: a parte principal sua, ESTUDE!

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio Nossas aulas sero divididas da seguinte forma: AULA DEMO AULA 1 AULA 2 MATRIA NOES DE JURISDIO E DA AO PARTE 1 Da jurisdio NOES DE JURISDIO E DA AO PARTE 2 Da ao SUJEITOS DO PROCESSO Das partes e dos procuradores Do juiz DOS ATOS PROCESSUAIS DA FORMAO, DA SUSPENSO E DA EXTINO DO PROCESSO DO PROCEDIMENTO ORDINRIO PARTE 1 Da petio inicial Da resposta do ru Do julgamento conforme o estado do processo DO PROCEDIMENTO ORDINRIO PARTE 2 Das provas Da audincia Da revelia Da sentena e da coisa julgada DOS RECURSOS DO PROCESSO DE EXECUO DA EXECUO FISCAL LEI 6.830/1980 DO PROCESSO CAUTELAR DA IMPENHORABILIDADE DO BEM DE FAMLIA LEI 8.009/1990

AULA 3 AULA 4 AULA 5

AULA 6

AULA 7 AULA 8 AULA 9 AULA 10 AULA 11

Espero que aproveitem ao mximo o curso e que ele seja uma das ferramentas do seu sucesso! Bons estudos e conte comigo! Abraos, Prof Vanessa Patricio

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio

SUMRIO 1. DA JURISDIO 1.1 Noes Gerais 1.2 Conceito 1.3 Aspectos e Finalidades 1.4 Caractersticas 1.5 Princpios 1.6 Poderes 1.7 Modalidades 1.8 rgos 1.9 Bibliografia QUESTES TESTES GABARITO QUESTES COMENTADAS GABARITO

1.

DA JURISDIO 1.1 Noes gerais

Atualmente, tendo em vista a existncia de um Estado de Direito organizado, regulado por um conjunto de normas, com fora suficiente para impor sua vontade dos cidados, o poder de resolver os conflitos entre as partes exclusivo do Estado, representado, neste caso, pelo Poder Judicirio, mas nem sempre foi assim. Quando da inexistncia desse Estado organizado, a soluo dos conflitos era feita pelas prprias partes, pelo que se chamava autotutela, fazendo prevalecer a lei do mais forte. Tempos depois, mas ainda na presena de um Estado no totalmente organizado, surgiu a autocomposio, onde uma das partes sacrifica sua pretenso em prol da soluo de conflitos. Por fim, surge a arbitragem, na qual a soluo dada por um terceiro desinteressado, eleito pelos prprios envolvidos no conflito (hoje regulada pela Lei 9.307/1996). Para ajudar nos seus estudos, preparei uma srie de esquemas que tornaro o entendimento muito mais fcil, vamos conferir?

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio

AUTOTUTELA

Uma das partes impes outra a soluo que julga ser a melhor, sem se importar com a existncia ou inexistncia do direito, satisfazendo-se simplesmente pela fora. Limita-se a fixar a existncia ou inexistncia do direito. Resulta do sacrifcio parcial ou total da pretenso das partes envolvidas. Nos tempos iniciais, o cumprimento da deciso continuava dependendo de soluo violenta e parcial. O juiz, provocado pelas partes e com base nos preceitos jurdicos, busca a melhor soluo para o conflito, sendo investigada a existncia ou no do direito e a quem ele pertence. As partes no podem mais fazer "justia com as prprias mos" (autotutela).

FORMAS DE SOLUO DE CONFLITO

AUTOCOMPOSIO

JURISDIO

DESISTNCIA RENNCIA PRETENSO Uma das partes renuncia ao seu direito. SUBMISSO JUDICIAL AUTOCOMPOSIO OU EXTRAJUDICIAL RENNCIA RESISTNCIA OFERECIDA PRETENSO Uma das partes se submete vontade da outra, sacrificando por inteiro seu interesse. TRANSAO CONCESSES RECPROCAS Cada uma das partes abre mo parcialmente de seu direito, a fim de que o conflito seja resolvido.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio
CONCILIAO O conciliador, que um terceiro imparcial, tenta fazer com que as partes cheguem a um acordo dentro do que est sendo discutido. TRANSAO MEDIAO uma das formas de autocomposio que ganhou autonomia. O mediador, que um terceiro imparcial, prope uma nova soluo, uma forma de satisfao do interesse das partes. O mediador no decida nada, quem decide so as partes.

Desistncia, Submisso e Transao so solues parciais de conflito e dependem de ato das prprias partes. Autotutela e Autocomposio so formas no jurisdicionais de soluo de conflito, ou seja, no contam com a figura do Estado-juiz. Essas formas de soluo de conflito so tambm chamadas de Equivalentes Jurisdicionais.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio

Exemplos: Direito de Reteno (v.g. arts. 558, 644, 1219, 1433, II e 1434, ambos do Cd. Civil); Penhor Legal (art. 1467 do Cd. Civil); Poder de efetuar Prises em Flagrante; Atos realizados em Legtima Defesa ou Estado de Necessidade (arts. 188, 929 e 930 do Cd. Civil); Direito de cortar razes em rvores limtrofes que ultrapassem a extrema do prdio (art. 1283 do Cd. Civil). Motivos pelos quais admite a autotutela: se

AUTOTUTELA COMO EXCEO

A)Impossibilidade da presena do Estado-Juiz ante iminnica ou a violao de um direito; FORMAS ALTERNATIVAS DE SOLUO DE CONFLITO NO DIREITO MODERNO B)Ausncia de confiana para a autocomposio. AUTOCOMPOSIO Principalmente mediante a CONCILIAO Arbitragem no Equivalente Jurisdicional como a Autotutela e a Autocomposio. Na arbitragem um terceiro escolhido pelas partes decide o conflito (HETEROCOMPOSIO). ARBITRAGEM Lei 9.307/1996 Resulta de um negcio jurdico celebrado pelas partes que optam por escolher um terceiro para resolver o conflito. Somente direitos disponveis podem ser objeto da arbitragem. Hoje a posio majoritria no Brasil de que Arbitragem Jurisdio, sendo a deciso executada, e no apenas homologada, pelo Juiz estatal.

E ento, no ficou bem mais fcil assimilar a matria? Agora que voc j tem uma noo geral das formas de soluo de conflitos e sua evoluo, est na hora de aprofundar um pouco mais. Vamos comigo?

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio 1.2 Conceito

Conforme acabamos de estudar, com o surgimento do Estado de Direito, a tarefa de solucionar os conflitos passa para o Estado, o grande responsvel pela organizao e pelo controle social. Enquanto poder soberano, o Estado exerce trs funes bsicas: legislativa, executiva e judiciria.
Elaborao de leis, de normas gerais e abstratas, impostas coativamente a todos.

PODER LEGISLATIVO

FUNO LEGISLATIVA

ESTADO SEPARAO DOS PODERES

PODER EXECUTIVO

FUNO EXECUTIVA OU ADMINISTRATIVA

Adminstrao do Estado, de acordo com as leis elaboradas pelo Poder Legislativo.

PODER JUDICIRIO

FUNO JUDICIRIA OU JURISDICIONAL

Atividade jurisdicional do Estado, de distribuio da justia e aplicao da lei ao caso concreto, em situaes de litgio, envolvendo conflitos de interesses qualificados pela pretenso resistida.

A atividade jurisdicional uma das mais importantes atividades do Estado, que tem o objetivo de aplicar a norma editada no caso concreto. Mas o que jurisdio? Para melhor compreender, vamos buscar ajuda na origem da palavra:
JURIS (direito) JURISDIO DICTIO INSTITUTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL AO EXCEO OU DEFESA PROCESSO (dizer)

dizer o direito

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio Visto isto, podemos conceituar jurisdio como:

A atividade do Estado, exercida por intermdio do juiz, que busca a pacificao dos conflitos em sociedade pela aplicao da lei aos casos concretos.

O exerccio da jurisdio, pelo Estado, normalmente est relacionado com a existncia de uma lide1, que as partes levam ao juiz para ser solucionada de forma justa. Note: a parte (ou as partes) interessada deve levar o conflito ao conhecimento do juiz (Estado-juiz) que somente aps ser acionado por um dos interessados, e por meio de um processo, ir aplicar a lei ao caso concreto, buscando dar soluo ao conflito.

A (credor) cobra dvida de B (devedor) que se recusa a pagar.

Cansado de tanto esperar A (credor) procura o Judicirio e, em posse dos documentos que comprovam a existncia da dvida, convence o juiz.

O Estado, atravs do Juiz, profere a sentena (exerce seu poder jurisdicional) e declara B devedor, condenando-o a pagar a dvida. Caso B no realize o pagamento, o Estado possui meios de, coativamente, obrig-lo a satisfazer a obrigao (por exemplo, processo de execuo).

1 De acordo com o Dicionrio Jurdico de Bolso, lide o conflito de interesses suscitado em juzo.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio Da decorre que a jurisdio sempre inerte, visto que o juiz aguardar a provocao das partes, as quais incumbe dar incio ao processo, conforme expresso no prprio CPC: Art. 2o Nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais.

A deciso tomada pelo juiz frente ao caso concreto tornase imutvel, porque a partir de um determinado momento no pode mais ser discutida (faz-se coisa julgada2).

2 Coisa julgada a qualidade conferida sentena judicial contra a qual no cabem mais recursos, tornando-a imutvel e indiscutvel. Atualmente tem por objetivos a segurana jurdica e impedir a perpetuao dos litgios.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

10

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio 1.3 Aspectos e Finalidades

um PODER do Estado um DIREITO da parte 4 ASPECTOS uma FUNO do Judicirio (via de regra) uma ATIVIDADE dos rgos jurisdicionais (representados, via de regra, pelo juiz, tambm chamado de Estado-Juiz)

tambm chamado de PODER-DEVER pois obrigao do Estado solucionar os conflitos levados sua apreciao. Nos termos do CPC: "Art. 1o A jurisdio civil, contenciosa e voluntria, exercida pelos juzes, em todo o territrio nacional, conforme as disposies que este Cdigo estabelece." (grifo nosso)

JURISDIO

SOCIAL

VISA TRAZER A PAZ SOCIAL; APROXIMAR O JUDICIRIO DA SOCIEDADE

FINALIDADES (ESCOPOS)

JURDICA

COMPOSIO DE LITGIOS ATRAVS DA APLICAO DO DIREITO AO CASO CONCRETO

POLTICA

REALIZAO DA JUSTIA; FORTALECIMENTO DA IMAGEM DO ESTADO COMO PODER SOBERANO

EDUCACIONAL OU PEDAGGICO

EDUCAR AS PARTES E AOS DEMAIS JURISDICIONADOS SOBRE SEUS DIREITOS E DEVERES

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

11

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio 1.4 Caractersticas

Caro aluno, muito embora este no seja um tpico exigido no edital, sugiro que leia com ateno os itens abaixo, pois seu entendimento contribuir para melhor absoro e compreenso do instituto ora em estudo. De forma resumida e didtica, passemos anlise de cada uma das caractersticas da jurisdio:

a) Inrcia (Princpio Dispositivo ou da Demanda): A jurisdio (representada pela figura do Estado-juiz) s atua mediante provocao da parte. Neste sentido, o CPC expresso: Art. 2o Nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais. (grifo nosso)

O princpio dispositivo, ou da demanda, informa que do cidado, e no do juiz, a iniciativa de movimentar (ou no) o Poder Judicirio. o que se depreende da leitura dos seguintes artigos do mesmo Cdigo: Art. 262 O processo civil comea por iniciativa da parte, mas se desenvolve por impulso oficial. (grifo nosso) Art. 128 O juiz decidir a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe defeso conhecer de questes, no suscitadas, a cujo respeito a lei exige iniciativa da parte. (grifo nosso)

Cabe lembrar, entretanto, que existem excees, ou seja, situaes nas quais o juiz pode (e deve) agir mesmo sem a solicitao das partes, por exemplo, o inventrio (art. 989 do CPC) e procedimentos da jurisdio voluntria (arts. 1113, 1129, 1142, todos do CPC).

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

12

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio Art. 989 O juiz determinar, de ofcio, que se inicie o inventrio, se nenhuma das pessoas mencionadas nos artigos antecedentes o requerer no prazo legal. (grifo nosso) b) Lide (ou Justa Soluo da Lide): A jurisdio, em regra, atua para solucionar uma lide. Para Cndido Rangel Dinamarco existem duas espcies de lide: b.1. LIDE REAL, em que h conflito de interesse entre as partes, qualificado por uma pretenso resistida. b.2. LIDE PRESUMIDA, no h conflito entre as partes, que tem uma pretenso comum, mas a lei resiste pretenso das partes, impedindo a soluo da situao pela via extrajudicial. Ex.: Jurisdio Voluntria.

O pressuposto para o exerccio da jurisdio no a lide, mas uma situao ftica relevante, que pode ser uma lide ( a regra), o risco de dano (tutela preventiva) ou uma situao individual relevante.

Excepcionalmente haver jurisdio sem lide, exemplos: na separao, divrcio e inventrio consensuais, sem incapaz ou testamento, e as partes optam pela via judicial; na tutela preventiva (onde h apenas o risco de dano). c) Imperatividade: A jurisdio imposta s partes, independentemente de prvia anuncia. O juiz exerce o PODER e as partes ficam em estado de sujeio. d) Imparcialidade: Imparcialidade do juiz ou do terceiro imparcial investido na condio de juiz. Pe em prtica a vontade da lei, sem privilegiar qualquer das partes.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

13

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio e) Definitividade: Somente a deciso tomada pelo Estado-juiz, em um dado momento, pode tornar-se definitiva (imutvel, imodificvel).

Nem sempre a jurisdio dotada de definitividade. Para que a deciso prestada pelo Estado-juiz tenha tal carter necessrio que a demanda (o processo) seja apreciado em seu mrito, ou seja, que o conflito seja resolvido. f) Substitutiva: Ao exerc-la o juiz substitui as partes na soluo do conflito. A vontade do Estado (da lei) substitui a vontade das partes. g) Declaratria de direitos (ou Declarativa): A jurisdio no cria direitos para as partes, apenas reconhece direitos pr-existentes. 1.5 Princpios

Agora que j estudamos as caractersticas da jurisdio, falaremos de seus princpios, estes sim pedidos no edital. Estude e memorize cada um deles, pois este um ponto que voc no pode perder na hora da prova!

a) Indeclinabilidade (ou Inafastabilidade da Jurisdio): No poder o juiz se eximir de julgar (salvo nos casos de impedimento, suspeio e incompetncia). Veja como o princpio foi inserido em nosso Cdigo de Processo Civil e, em seguida, confira o amparo constitucional: Art. 126. O juiz no se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. No julgamento da lide caber-lhe- aplicar as normas legais; no as havendo, recorrer analogia, aos costumes e aos princpios gerais de direito. (grifo nosso)

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

14

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio Art. 5, XXXV a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa de direito.
TODO CIDADO TEM DIREITO DE LEVAR UMA DEMANDA APRECIAO DO PODER JUDICIRIO, NO PODENDO O JUIZ NEGAR-SE A APRECI-LA. 2 VERTENTES O PROCESSO DEVE GARANTIR O ACESSO A UMA ORDEM JURDICA JUSTA.

PRINCPIO DA INDECLINABILIDADE OU INAFASTABILIDADE DA JURISDIO

b) Inevitabilidade: Ligado caracterstica da Imperatividade (ver item 1.4, letra c). Uma vez ativada pelas partes, a jurisdio forma de exerccio do poder estatal, e o cumprimento de suas decises no pode ser evitado pelas partes, sob pena de cumprimento coercitivo.

VINCULAO OBRIGATRIA AO PROCESSO PRINCPIO DA INEVITABILIDADE DA JURISDIO

Depois que a parte (ou as partes) procura o Poder Judicirio para por fim a um conflito, no pode desistir da demanda.

VINCULAO OBRIGATRIA AOS EFEITOS DA JURISDIO

A parte (ou as partes) fica vinculada deciso do juiz, devendo suportar seus efeitos.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

15

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio

PRINCPIO DA INEVITABILIDADE DA JURISDIO

Excees: - Arbitragem: um acordo de vontades, celebrado entre pessoas capazes que, preferindo no se submeter morosidade de um crivo judicial, utilizam-se de rbitros para a soluo de suas controvrsias ou litgios, quando estas recarem sobre direitos patrimoniais disponveis, isto , aqueles que podem ser objeto de transao entre os interessados. Assim sendo, as partes no estaro vinculadas ao processo ou aos efeitos da jurisdio. - Nomeao autoria: o nomeado citado pode se recusar a ser ru naquele processo. (art. 67 do CPC)

c) dois aspectos:

Juiz Natural: Este princpio deve ser estudado sob

PARA O ESTADO

vedado ao Estado a criao de Tribunais de Exceo, ou seja, criados aps determinado fato e somente para o julgamento dele, conforme preceitua nossa Constituio Federal em seu art. 5, XXXVII "no haver juzo ou tribunal de exceo;". proibida a escolha do Juzo, ou seja, o Estado determinar quem ser o juiz competente para julgamento da causa. Observe o disposto no CPC: "Art. 253. Distribuir-se-o por dependncia as causas de qualquer natureza: I - quando se relacionarem, por conexo ou continncia, com outra j ajuizada; II - quando, tendo sido extinto o processo, sem julgamento de mrito, for reiterado o pedido, ainda que em litisconsrcio com outros autores ou que sejam parcialmente alterados os rus da demanda; . (grifo nosso)

JUIZ NATURAL

PARA A PARTE INTERESSADA

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

16

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio

A criao de varas especializadas no viola o princpio do Juiz Natural, pois se trata de regra abstrata e impessoal.

d) Investidura: A jurisdio deve ser exercida por autoridade regularmente investida.

ESTADO

PODER JURISDICIONAL

ESTADO DELEGA PODER JURISDICIONAL AOS SEUS AGENTES (JUZES). A INVESTIDURA DA FUNO JURISDICIONAL ACONTECE DE DUAS FORMAS:

ATRAVS DE CONCURSO PBLICO PARA A MAGISTRATURA ART. 93, I DA CF/88 ATRAVS DO QUINTO CONSTITUCIONAL ART. 94 DA CF/88

e) Territorialidade (Aderncia ao Territrio ou Improrrogabilidade): Cada rgo jurisdicional exerce suas atividades dentro de uma rea pr-determinada (dentro de um limite territorial).

No confundir JURISDIO com COMPETNCIA. Um Juiz, por exemplo, tem jurisdio em todo o territrio nacional, entretanto, possui competncia limitada territorialmente, ou seja, deve atuar somente dentro dos limites de sua comarca3.
3

Segundo o Dicionrio Jurdico de Bolso, comarca a circunscrio judiciria sob a jurisdio de um ou mais juzes de direito.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

17

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio

LIMITE JURISDIO = TERRITRIO BRASILEIRO

COMPETNCIA = MEDIDA OU QUANTIDADE DE JURISDIO ATRIBUDA AOS SEUS RGOS EXISTENTES. CADA RGO TER PODER DENTRO DE UM LIMITE TERRITORIAL.

Cuidado com as pegadinhas na hora da prova, o examinador vai test-lo, mas voc estar preparado! Importante lembrarmos que o princpio da territorialidade traz excees. Vejamos alguns exemplos: Quando a ao versa sobre imvel situado em mais de um Estado ou comarca, o juzo de qualquer delas tem competncia para julgar sobre o imvel todo. Art. 107, CPC Se o imvel se achar situado em mais de um Estado ou comarca, determinar-se- o foro pela preveno, estendendo-se a competncia sobre a totalidade do imvel. A citao pelo correio para qualquer comarca do pas. Art. 222, CPC A citao ser feita pelo correio, para qualquer comarca do pas...

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

18

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio Citao e intimao por oficial de justia nas comarcas contguas e de fcil acesso ou da mesma regio metropolitana. Art. 230, CPC Nas comarcas contguas, de fcil comunicao, e nas que se situem na mesma regio metropolitana, o oficial de justia poder efetuar citaes ou intimaes em qualquer delas. A penhora de imvel em qualquer lugar do pas com base na certido de matrcula. A penhora online de dinheiro em qualquer banco do pas. f) Indelegabilidade: Tambm deve ser estudado sobre dois aspectos:
O Judicirio no pode delegar suas funes a outro poder, salvo excees expressas, como as previstas no art. 102, I, "m" da CF/88, e arts. 201 e 492 do CPC;

ASPECTO EXTERNO

INDELEGABILIDADE ASPECTO INTERNO

Um rgo jurisdicional no pode delegar suas funes a outro, por exemplo, o Juiz "A" no pode delegar ao Juiz "B" sua competncia para julgamento de determinada demanda.

g) Inafastabilidade da Jurisdio ou Garantia de Acesso Justia: Nenhuma leso ou ameaa de leso (fundamento da tutela preventiva) a direito ser excluda da apreciao do Poder Judicirio. Observe a previso constitucional:

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

19

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio Art. 5, XXXV a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito;

Deste princpio decorrem duas regras: 1) Toda deciso administrativa pode ser revista pelo Judicirio.

2) possvel recorrer diretamente ao Judicirio. No necessrio o prvio esgotamento das vias administrativas. Exceo: JUSTIA DESPORTIVA ART. 217, 1 CF/88, que diz: O Poder Judicirio s admitir aes relativas disciplina e s competies desportivas aps esgotarem-se as instncias da justia desportiva, regulada em lei. (grifo nosso) h) Unicidade: Muito embora se fale em jurisdio civil e penal, Justia Federal e Estadual, na realidade esse poder-dever uno e indivisvel, ou seja, exercido da mesma forma em todo o territrio nacional.
CIVIL COMUM PENAL JURISDIO ESTADUAL FEDERAL ESTADUAL FEDERAL

MILITAR

ESPECIAL

ELEITORAL

TRABALHISTA

A atividade jurisdicional dividida apenas para melhor funcionalidade.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

20

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio Agora que estudamos cada uma das caractersticas e princpios da jurisdio, importante memorizar para no confundir na hora da prova. Vamos treinar?

MEMORIZANDO

CARACTERSTICAS DA JURISDIO INRCIA LIDE IMPERATIVIDADE IMPARCIALIDADE

PRINCPIOS DA JURISDIO INDECLINABILIDADE INEVITABILIDADE JUIZ NATURAL INVESTIDURA

DEFINITIVIDADE SUBSTITUTIVA DECLARATRIA DE DIREITOS

TERRITORIALIDADE INDELEGABILIDADE INAFASTABILIDADE

UNICIDADE

1.6

Poderes

Quando se fala em poderes da jurisdio, na verdade se est fazendo uma referncia aos atributos inerentes atividade jurisdicional, ou seja, poderes decorrentes de tal atividade. So eles:

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

21

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio a) Poder de deciso Consiste na atividade jurisdicional de por fim aos conflitos sociais, aplicando o direito ao caso concreto, decidindo a lide. o poder-dever de dizer o direito. b) Poder de polcia Para assegurar que suas decises sejam cumpridas, o Poder Judicirio pode fazer uso da fora pblica. Assim, poder de polcia4 aquele dado ao magistrado para dirigir o processo, conforme previsto nos arts. 445 e 446 do CPC: Art. 445. O juiz exerce o poder de polcia, competindo-lhe: I - manter a ordem e o decoro na audincia; II - ordenar que se retirem da sala da audincia os que se comportarem inconvenientemente; III - requisitar, quando necessrio, a fora policial. (grifo nosso) Art. 446. especial: Compete ao juiz em

I - dirigir os trabalhos da audincia; II - proceder direta e pessoalmente colheita das provas; III - exortar os advogados e o rgo do Ministrio Pblico a que discutam a causa com elevao e urbanidade. Pargrafo nico. Enquanto depuserem as partes, o perito, os assistentes tcnicos e as testemunhas, os advogados no podem intervir ou apartear, sem licena do juiz.

Consoante disposto no Dicionrio Jurdico de Bolso, poder de polcia atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinado direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou a absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranquilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

22

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio c) Poder de coero Decorre da fora coercitiva das decises emanadas pelo poder judicirio, substituindo a vontade das partes e impondo a observncia desses comandos. Alguns abordam poder de coero e poder de polcia conjuntamente. d) Poder de documentao aquele que resulta da necessidade de documentar, de modo a fazer f, de tudo o que ocorre perante os rgos judiciais ou sob sua ordem (termos de assentada, da constatao, de audincia, de provas, certides de notificaes, de citaes, etc.). Segundo o art. 169 do CPC: Os atos e termos do processo sero datilografados ou escritos com tinta escura e indelvel, assinando-os as pessoas que neles intervieram. Quando estas no puderem ou no quiserem firm-los, o escrivo certificar, nos autos, a ocorrncia. e) Poderes jurisdicionais So os decorrentes dos atos praticados pelo juiz no curso do processo, com o fim de lhe dar andamento.

DE DECISO DE POLCIA JURISDIO PODERES DE COERO DE DOCUMENTAO JURISDICIONAIS

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

23

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio 1.7 Modalidades

Nenhum poder estatal exerce com exclusividade suas funes inerentes, h casos em que, atipicamente, um poder pode exercer as atividades tpicas de outro. Assim, possvel que o Judicirio exera funes distintas daquelas que lhe so inerentes, ora assumindo funo legislativa, ora praticando atos de pura administrao. Observe o art. 1 do CPC: A jurisdio civil, contenciosa e voluntria, exercida pelos juzes, em todo o territrio nacional, conforme as disposies que este Cdigo estabelece. (grifo nosso)
Atividade inerente ao Poder Judicirio. jurisdio.

CONTENCIOSA

JURISDIO CIVIL ATENO!!!!! No , na realidade, jurisdio, correspondendo mais a uma simples atribuio administrativa conferida em lei - chamada tambm de administrao pblica de interesses privados . Exemplos: casamento, que deve ser realizado perante o oficial do cartrio de registro de pessoas civis; separao judicial consensual, entre outras.

VOLUNTRIA

Agora vamos ao estudo da parte mais importante, qual seja, as diferenas entre estas duas principais modalidades de jurisdio. O quadro comparativo a seguir tornar a fixao do contedo mais fcil e certamente o ajudar no momento da prova!

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

24

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio

JURISDIO CONTENCIOSA Funo Jurisdicional Visa composio/soluo de conflito de interesses H uma LIDE ATIVIDADE CAUSA

JURISDIO VOLUNTRIA Atribuio Administrativa Visa integrao do Estado para dar validade a um negcio, ato ou providncia jurdica NO h LIDE, e sim um acordo de vontades Interessados (art. 1104 do CPC5) na tutela de um mesmo interesse Por meio simples requerimento, em que se indica a providncia judicial postulada. Essa providncia no contra ningum, mas apenas em favor do requerente Simples procedimento administrativo

Partes contrapostas

ASPECTOS SUBJETIVOS

Por meio de ao, em que se formula o pedido do autor contra o ru

INICIATIVA

Mediante um processo, observando os princpios do contraditrio e da ampla defesa Produz coisa julgada Sentena de mrito (o juiz aplicar o direito ao caso concreto)

MANEIRA DE PROCEDER

SENTENA

No produz a coisa julgada, podendo ser modificada em face de circunstncias supervenientes (art. 1111 do CPC6). Homologao, pelo Poder Judicirio, de um acordo de vontade entre as partes, cuja validade, em razo de determinao legal, depende da manifestao do juiz

Art. 1104 O procedimento ter incio por provocao do interessado ou do Ministrio Pblico, cabendo-lhes formular o pedido em requerimento dirigido ao juiz, devidamente instrudo com os documentos necessrios e com a indicao da providncia judicial. (grifo nosso) 6 Art. 1111 A sentena poder ser modificada, sem prejuzo dos efeitos j produzidos, se ocorrerem circunstncias supervenientes.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

25

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio CRITRIO DE JULGAMENTO O da legitimidade, com a aplicao do direito objetivo para a eliminao do conflito No obrigatria a legalidade estrita, podendo o juiz ater-se a critrios de equidade, convenincia e oportunidade (art. 1109 do CPC7) No se aplicam os efeitos da revelia (vez que no h conflito) Predomina o Princpio Inquisitivo ou Princpio da Investigao de Ofcio, ou seja, o juiz tem plenos poderes para investigar livremente os fatos alegados pelas partes e ordenar de ofcio a realizao de qualquer prova. Pode, ainda, decidir de modo diverso da vontade das partes (art. 1107 do CPC8) Considerando o interesse pblico envolvido, o Ministrio Pblico dever intervir em todos os procedimentos de jurisdio voluntria (art. 1105 do CPC9)

Aplicam-se os efeitos da revelia Predomina o Dispositivo Princpio

REVELIA

PRINCPIO PREDOMINANTE

INTERVENO DO MP

Podemos falar, ainda, em outras espcies de jurisdio, so elas:

Art. 1109 O juiz decidir o pedido no prazo de 10 (dez) dias; no , porm, obrigado a observar critrio de legalidade estrita, podendo adotar em cada caso a soluo que reputar mais conveniente ou oportuna. 8 Art. 1107 Os interessados podem produzir as provas destinadas a demonstrar as suas alegaes; mas ao juiz licito investigar livremente os fatos e ordenar de ofcio a realizao de quaisquer provas. 9 Art. 1105 Sero citados, sob pena de nulidade, todos os interessados, bem como o Ministrio Pblico.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

26

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio

JURISDIO

CIVIL causas e pretenses no-penais

PENAL causas penais e pretenses punitivas

CLASSIFICAO PELO CRITRIO DE SEU OBJETO

JURISDIO

INFERIOR exercida pelos juzes que ordinariamente conhecem do processo desde o seu incio (competncia originria)

SUPERIOR exercida pelos rgos aos quais cabem recursos contra as decises proferidas pelas juzes inferiores (TJ, TRF, TRT, TRE, STJ, TST, TSE, STF...)

CLASSIFICAO PELO CRITRIO DA POSIO HIERRQUICA DOS RGOS QUE A EXERCEM

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

27

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio

JURISDIO

DE EQUIDADE DE DIREITO o juiz decide de acordo com as leis o juiz decide sem as limitaes impostas pela lei, podendo aplicar a norma de forma mais individualizada, de acordo com cada caso concreto Art. 127 do CPC "O juiz s decidir por equidade nos casos previstos em lei. CLASSIFICAO PELO CRITRIO DA FONTE DE DIREITO COM BASE NA QUAL O JULGAMENTO PROFERIDO

JURISDIO

COMUM

ESPECIAL

FEDERAL

ESTADUAL

TRABALHO

ELEITORAL

MILITAR

CLASSIFICAO PELO CRITRIO DOS ORGANISMOS JUDICIRIOS QUE A EXERCEM

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

28

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio

JURISDIO

JUSTIA ESTADUAL

JUSTIA FEDERALIZADA

TRABALHO

ELEITORAL

MILITAR

FEDERAL COMUM

CLASSIFICAO QUANTO MATRIA

1.8

rgos

Conforme vimos anteriormente, quando do estudo dos princpios, a jurisdio una, sendo a atividade jurisdicional dividida apenas por questo de funcionalidade. A estrutura baseada em rgos distintos visa garantir celeridade e maior alcance de sua funo. Dito isso, a organizao do Poder Judicirio composta pelos seguintes rgos (segundo arts. 92, 98, 125, 3 e 126, todos da CF/88): a) Supremo Tribunal Federal (STF) b) Conselho Nacional de Justia (CNJ) c) Superior Tribunal de Justia (STJ) d) Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais (TRFs) e) Tribunais e Juzes do Trabalho (TST, TRTs) f) Tribunais e Juzes Eleitorais (TSE, TREs) g) Tribunais e Juzes Militares (STM, TJM) h) Tribunais e Juzes dos Estados e do Distrito Federal e Territrios (TJs) Ficou confuso? Ainda tem dvida? No se preocupe, o organograma e a tabela a seguir iro ajud-lo!

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

29

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio

Fonte: Blog Direito Acadmico

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

30

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio RGO STF COMPETNCIA A esse rgo est reservada a funo maior de guarda do respeito aos preceitos constantes da Constituio Federal. COMPOSIO O STF composto por 11 Ministros, com idade superior a 35 e inferior a 65 anos, que possuam reputao ilibada e notvel conhecimento jurdico. cargo privativo de brasileiro Suas atribuies esto nato. elencadas do Art. 102 da CF/88. Os componentes so nomeados diretamente pelo Chefe do Poder Executivo, aps a aprovao por maioria absoluta no Senado Federal. Compete ao CNJ o controle da O CNJ composto por 15 atuao administrativa e membros, na forma prevista no financeira do poder judicirio e art. 103-b da CF/88. do cumprimento dos deveres funcionais dos juzes, entre outras atribuies conferidas pelo art. 103-b, 4 e incisos. o guardio do sistema federativo, devendo zelar, como principal atribuio estabelecida pela Constituio Federal, pela lei federal. O STJ composto de, no mnimo, 33 Ministros, com idade superior a 35 e inferior a 65 anos, que possuam reputao ilibada e notvel conhecimento jurdico.

CNJ

STJ

Suas competncias esto estabelecidas no art. 105 da Os ministros so nomeados pelo CF/88. Presidente da Repblica, aps aprovao pela maioria absoluta do Senado e demais requisitos previstos no art. 104, pargrafo nico, da CF/88. STM Sua competncia est descrita no artigo 124 da CF/88, julgando os crimes militares. composto por 15 ministros vitalcios indicados pelo Presidente da Repblica e aprovados pelo Senado Federal, na forma do art. 123 da CF/88. Em definio, os Tribunais Regionais Federais so a 2 instncia da Justia Federal, sendo responsveis por julgar os

TRF

Responsvel, especialmente, por causas envolvendo interesses da Unio, de suas autarquias e empresas

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

31

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio pblicas. recursos oriundos da 1 instncia (juzes federais). Suas funes esto descritas Compem-se de, no mnimo, 7 no artigo 108 da CF/88, que juzes, na forma do disposto no tambm disciplina quais so art. 107 da CF/88. as matrias a serem abarcadas por estes Tribunais. Os Tribunais Federais so divididos, atualmente, em 5 regies. (LEI 9.788/1999 QUE PREV A REESTRUTURAO DA JUSTIA FEDERAL). A competncia da justia do O TST formado por 27 trabalho vem prevista no art. ministros, com idade mnima de 114 da CF/88, com destaque 35 e mxima de 65 anos, para a soluo das nomeados pelo Presidente da controvrsias decorrentes da Repblica aps a aprovao do relao de trabalho. Senado Federal. (ver art. 114-A da CF/88) rgo que se ocupa somente O TSE composto de, no de matria eleitoral. mnimo, 7 membros, escolhidos na forma do art. 119 da CF/88. Julgam, em suma, litgio trabalhista, para tanto, se estrutura no binmio empregado empregador. Os TRE's so os rgos do Poder Judicirio encarregados de gerenciar as eleies em nvel estadual, abrangendo desde o registro dos partidos polticos at a impresso de boletins e mapas de apurao durante a totalizao das contagens do voto. Pode-se incluir tambm, entre as atribuies do Tribunal Regional Eleitoral, o cadastro dos eleitores, pela constituio das juntas e zonas eleitorais e pela apurao de resultados e diplomao dos eleitos em nvel estadual. O TRT compem-se de, no mnimo, 7 juzes, nomeados pelo Presidente da Repblica na forma do art. 115 da CF/88.

TST

TSE

TRT

TRE

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

32

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio TJM Atuam na rbita estadual e tem como funo primordial julgar as condutas que violem o Cdigo Penal Militar, restringindo sua funo aos integrantes das Foras Auxiliares Polcia Militar e Corpos de Bombeiros Militares. Sua jurisdio restrita apenas aos estados que possuem o contingente militar superior a vinte mil indivduos (art. 125, 3 da CF/88). No caso do Brasil s h Tribunais de Justia Militar em SP, MG E RS. Na esfera federal a Justia Militar est estruturada em Conselhos de Justia, com a presena de um auditor militar que atua em situaes relativas s Foras Armadas Exrcito, Aeronutica e Marinha. TJ Devido a sua organizao, permitido que funcione descentralizadamente, isto , seja constitudo Cmaras regionais, com a finalidade de garantir o pleno acesso das partes envolvidas justia, em todas as fases que decorrem do processo. (art. 125, 6 da CF/88) A escolha de seu Conselho de Magistratura feita mediante votao secreta, em que elegem entre os juzes mais antigos, quais sero os titulares dos cargos de direo, com o mandato de dois anos (um binio), vedada a reeleio.

Reservado um quinto das vagas para membros do Ministrio Da mesma forma, possui Pblico e advogados. competncia para julgar os recursos e decises oriundos da primeira instncia (decorrente das varas) e as causas que lhe so reservadas, consoante a legislao.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

33

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio *Juizados Estes rgos do Poder Especiais Judicirio esto subordinados ao Superior Tribunal de Justia (STJ) e tem como ponto de sustentao a busca pela pacificao social e evitar a sobrecarga desnecessria do Judicirio. O Juizado Especial Cvel tem como atribuies julgar causas com menor complexidade e que envolvam um montante de at quarenta (40) salrios mnimos, sendo facultativa a utilizao de um advogado em questes que envolvam at vinte (20) salrios mnimos. Deve-se ainda salientar, que foi vedado a esse juizado, julgar questes relativas natureza alimentar, falncia, interesses da Fazenda pblica, incluindo ainda situaes referentes acidentes de trabalho. Quanto ao Juizado Especial Criminal, prev em suas atribuies a funo de julgar situaes que envolvem questes de menor potencial ofensivo para a sociedade e que tenham como perodo de sano igual ou inferior a dois (02) anos.
Parabns Guerreiro! Voc acaba de concluir o estudo da primeira parte do item 1 do edital, com isso, deu o primeiro passo na sua longa e vitoriosa jornada rumo ao TRT-SP! Agora hora de treinar e fixar os conhecimentos, o que acha? Mos obra e at nosso prximo encontro, onde terminaremos este primeiro item, falando sobre a Ao. Abraos e at mais!

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

34

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio Bibliografia BARROSO, Carlos Eduardo Ferraz de Mattos. Processo civil: teoria geral do processo e processo de conhecimento, volume 11 3. ed. rev. So Paulo: Saraiva, 2000 (Coleo sinopses jurdicas). FELIPPE, Donaldo Jr. Dicionrio jurdico de bolso: terminologia jurdica: termos e expresses latinas de uso forense; atualizado por Afonso Celso F. Rezende 17. ed. Campinas, SP: Millennium Editora, 2006. GONALVES, Marcus Vinicius Rios. Novo curso de direito processual civil, volume 1: teoria geral e processo de conhecimento (1 parte) 4. ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2007. HOUAISS, Antnio e Villar, Mauro de Salles. Minidicionrio Houaiss de lngua portuguesa 3. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. MENNA, Fabio de Vasconcellos. Processo Civil. So Paulo: Primas Cursos Preparatrios, 2004. VADE MECUM: 2012: COM FOCO NO EXAME DA OAB E EM CONCURSOS PBLICOS/ Alexandre Gialluca, Nestor Tvora [Organizadores]. Niteri, RJ: mpetus, 2012. Apostilas do Canal dos Concursos: Curso em PDF Processo Civil TRE/SP Analista Judicirio rea Judiciria. Prof. Renan Arajo. Curso em PDF Direito Processual Civil Exerccios CESPE Profa. Elisa Pinheiro. Outras Apostilas: MPE-RJ MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Tcnico do Ministrio Pblico rea de Notificao e Atos Intimatrios Nvel Mdio Conhecimentos Bsicos e Especficos. Atualizada at 08/2011. Sites consultados: http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=4159 http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAsDIAB/teoria-geral-processo http://ns2.webartigos.com/artigos/organizacao-da-jurisdicao-no-brasil/11316/ http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=964 www.qinet.com.br/sala28/aula_8_jurisdicao.ppt www.francis.med.br/direitofaj/materias.../jurisdicao_luciana_001.ppt

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

35

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio

QUESTES - TESTES CESPE - 2008 - TST - ANALISTA JUDICIRIO - REA JUDICIRIA A jurisdio a atividade desenvolvida pelo Estado por meio da qual so resolvidos conflitos de interesses visando-se pacificao social. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes. 1 ) A jurisdio pode ser dividida em ordinria e extraordinria. ( )CERTO ( )ERRADO 2) A jurisdio pode ser classificada em comum ou especial. ( )CERTO ( )ERRADO 3) Por seu inegvel alcance social, a justia trabalhista exemplo claro de jurisdio comum. ( )CERTO ( )ERRADO 4) CESPE TJ-ES/2011 ANALISTA JUDICIRIO Uma das caractersticas da atividade jurisdicional a sua inrcia, razo pela qual, em nenhuma hiptese, o juiz deve determinar, de ofcio, que se inicie o processo. ( )CERTO ( )ERRADO 5) CESPE TJ-ES/2011 ANALISTA JUDICIRIO A funo jurisdicional , em regra, de ndole substitutiva, ou seja, substitui-se a vontade privada por uma atividade pblica. ( )CERTO ( )ERRADO 6) CESPE DETRAN-DF/2009 - ADVOGADO O direito de ao exercido contra o Estado-juiz e no contra quem, na perspectiva de quem o exercita, lesiona ou ameaa direito seu. ( )CERTO ( )ERRADO 7) CESPE - 2011 - TJ-ES - ANALISTA JUDICIRIO - DIREITO - REA JUDICIRIA A jurisdio civil pode ser contenciosa ou voluntria, esta tambm denominada graciosa ou administrativa. Ambas as jurisdies so exercidas por juzes, cuja atividade regulada pelo Cdigo de Processo Civil, muito embora a jurisdio voluntria se caracterize pela administrao de interesses privados pelos rgos jurisdicionais, ou seja, no existe lide ou litgio a ser dirimido judicialmente. ( )CERTO ( )ERRADO

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

36

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio 8) CESPE - 2008 - TRT - 5 REGIO (BA) - ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA O contraditrio, a eventualidade e a oralidade so princpios informadores e fundamentais inerentes jurisdio. ( )CERTO ( )ERRADO 9) CESPE - 2007 - TRT-9R - TCNICO JUDICIRIO - REA ADMINISTRATIVA A jurisdio voluntria, visando composio de conflitos de interesses, tem por finalidade resguardar a segurana jurdica e a deciso nela proferida, aplicando, dessa forma, o direito no caso concreto, de acordo com a pretenso ou a resistncia das partes. ( )CERTO ( )ERRADO 10) CESPE - 2008 - TRT - 5 REGIO (BA) - ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA Sobre jurisdio, partes, procuradores, interveno de terceiros e Ministrio Pblico, julgue. O contraditrio, a eventualidade e a oralidade so princpios informadores e fundamentais inerentes jurisdio. ( )CERTO ( )ERRADO 11) CESPE TJ/RR 2006 TCNICO JUDICIRIO Assinale a opo correta no que diz respeito a jurisdio e competncia. a) A jurisdio penal exercida pelos juzes estaduais comuns, pela justia militar estadual, pela justia militar federal, pela justia federal, pela justia eleitoral e pela justia do trabalho. b) Chama-se de jurisdio inferior aquela exercida pelos juzes que ordinariamente conhecem do processo desde o seu incio, a exemplo dos juzes de direito na justia estadual. c) Sendo o STF rgo mximo de jurisdio superior, os magistrados e ministros das instncias inferiores so subordinados hierarquicamente ao presidente desse tribunal. d) No processo penal, o foro comum determinado predominantemente no interesse do ru, em ateno ao princpio da ampla defesa e ao princpio da verdade real. 12) CESPE TJ/RR 2006 TCNICO JUDICIRIO Em relao a jurisdio, sob enfoque do processo civil, assinale a opo correta. a) A jurisdio contenciosa tem por objeto assegurar a ordem jurdica e a paz social e, independentemente da existncia de discusso judicial e de pendncia ou litgio, promover a composio dos conflitos de interesses por meio da homologao formal do acordo de vontades. b) Cabe ao proponente a escolha do procedimento a ser adotado no julgamento do litgio por ele ajuizado. No entanto, se a escolha for pelo

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

37

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio procedimento de jurisdio voluntria, o qual exige acordo de vontade entre as partes, esse procedimento deve seguir at a sentena final. c) A jurisdio civil a funo estatal, exercida no processo, por rgo do poder judicirio, mediante propositura de ao, visando compor um litgio nopenal e tem como finalidade a resoluo justa do litgio. d) Ao poder judicirio, com exclusividade, atribuda a funo jurisdicional. No exerccio dessa funo, ao compor os conflitos, seja de jurisdio voluntria ou contenciosa, substitui a vontade das partes litigantes por uma sentena e as decises proferidas revestem-se de carter jurisdicional e fazem coisa julgada material. 13) CESPE - 2011 - TRF - 5 REGIO Paulo e Hlio, maiores de idade e capazes, no tendo entrado em acordo quanto ao pagamento de dvida que o segundo contrara com o primeiro, concluram que seria necessria a interveno de terceiro, capaz de propor soluo para o problema. Levaram, ento, o caso ao conhecimento de Lcio, professor emrito da faculdade onde Paulo e Hlio estudavam, que props que apenas dois teros da dvida fossem pagos no prazo de trinta dias, o que foi aceito pelos interessados. Com base nessa situao hipottica, assinale a opo correta. a) Ao aceitarem a soluo intermediria, os interessados realizaram autocomposio. b) Configura-se, no caso, a autotutela, dada a inexistncia de interveno do Estado-juiz. c) A figura do terceiro que conduz os interessados a soluo independentemente de interveno judiciria indica a ocorrncia de mediao. d) Como a soluo proposta se fundamenta na regra jurdica aplicvel e tem executividade prpria, trata-se de verdadeira jurisdio. e) Dada a ocorrncia de soluo por interveno de terceiro, fica caracterizada a arbitragem. 14) VUNESP OAB/SP 2007 Os procedimentos de interdio e de separao consensual so exemplos de a) jurisdio voluntria. b) jurisdio contenciosa. c) ao ordinria. d) ao sumria. 15) IESES - 2011 - TJ-CE - TITULAR DE SERVIOS DE NOTAS E DE REGISTROS a) Pelo princpio da aderncia os juzes e tribunais exercem a atividade jurisdicional apenas no territrio nacional. Essa atividade repartida de acordo com as regras de competncia. Todavia, a eficcia erga omnes ou ultra partes da coisa julgada, de sentena proferida em ao coletiva, pode eventualmente estender os limites subjetivos da coisa julgada para alm dos limites territoriais da competncia do juiz.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

38

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio b) A jurisdio voluntria, tambm denominada pela doutrina de jurisdio contenciosa, forma de administrao pblica de interesses privados. c) Institudo juzo arbitral por conveno de arbitragem celebrada entre as partes, embora o rbitro seja juiz de fato e de direito, sua sentena se submete a recurso e precisa ser homologada pelo Poder Judicirio detentor do monoplio da jurisdio para ter fora de coisa julgada material. d) Na jurisdio voluntria h processo e lide, embora no haja partes, mas interessados. No incide o princpio dispositivo, mas o inquisitrio. No prevalece o princpio da legalidade estrita, pois o juiz pode decidir por equidade. 16) MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA: a) A jurisdio estadual tem competncia expressa na Constituio, restando jurisdio federal a denominada competncia residual. b) A jurisdio voluntria forma de administrao pblica de interesses privados vez que nela no h conflito jurdico. c) A jurisdio penal aplica-se aos casos de conflito jurdicos envolvendo bens tutelados pelo direito penal material. d) As jurisdies especializadas (Trabalho, Eleitoral e Militar) so todas organizadas por lei federal. 17) MARQUE A ALTERNATIVA QUE NO REPRESENTA UMA CARACTERSTICA OU PRINCPIO DA JURISDIO. a) exercida apenas quando provocada e sempre nos limites em que foi feita esta "provocao. b) uma funo privativa do Estado no podendo ser delegada a outras entidades e/ou instituies. c) exercida em caso de conflitos jurdicos, no sendo submetidos a ela conflitos que no estejam tutelados pelo Direito. d) inasfatvel, mas o Estado-Juiz pode, na falta de norma expressa que regule o caso, deixar de exerc-la, desde que apresente justificativa. 18) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA: a) A jurisdio uma expresso do poder soberano aplicando-se, quando necessrio, fora das fronteiras do estado para proteger nacionais em territrios estrangeiros. b) A jurisdio atua com objetivo de garantir a ordem jurdica, notadamente as normas de direito material, em caso de violao. c) A vedao a autotutela significa que apenas depois de tentar resolver amigavelmente o conflito, pode a parte provocar a atuao do Estado-Juiz. d) A jurisdio voluntria no se submete aos mesmos princpios da jurisdio contenciosa. 19) QUAIS DAS CARACTERSTICAS ABAIXO NO SE APLICAM A JURISDIO VOLUNTRIA: a) Definitividade da deciso; b) Lide;

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

39

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio c) Inafastabilidade; d) Inrcia. 20) COM RELAO S CARACTERSTICAS DA JURISDIO: I - Uma das caractersticas prprias das decises jurisdicionais que elas tornem-se imutveis; II Dizer que a Jurisdio una significa dizer que nenhuma outra pessoa fsica ou jurdica pode exerc-la, a no ser por delegao de poderes feita pelo Estado; III A existncia de conflito jurdico a ser solucionado essencial a atuao da jurisdio, que atua sempre por provocao. So falsas as afirmativas: a) Apenas I; b) Apenas II; c) Apenas I e III; d) Todas as alternativas esto corretas. 21) FCC - 2010 - TRT - 22 REGIO (PI) - ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA A indeclinabilidade uma caracterstica: a) da ao. b) da jurisdio. c) do processo. d) da lide. e) do procedimento. 22) TRT 19 2008 - FCC - ANALISTA JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA A respeito da jurisdio e da ao, considere: I. Nenhum juiz prestar tutela jurisdicional, seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e formas legais. II. O direito de ao objetivo, decorre de uma pretenso e depende da existncia do direito que se pretende fazer reconhecido e executado. III. Na jurisdio voluntria, no h lide, tratando-se de forma de administrao pblica de interesses privados. correto o que se afirma APENAS em a) II. b) II e III. c) I. d) I e II. e) I e III. 23) TRT 2 REGIO (SP) - 2010 - TRT - 2 REGIO (SP) - JUIZ a) Possui carter substitutivo, uma vez que a atividade do Estado afasta qualquer outra possibilidade de quem tem uma pretenso de invadir a esfera jurdica alheia para satisfazer-se. b) funo estatal cometida exclusivamente ao Poder Judicirio, de acordo com o critrio orgnico. c) Pode ser delegada de um juiz a outro por meio de carta precatria.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

40

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio d) Rege-se pelo princpio da inrcia, excetuadas as hipteses de atuao ex officio expressamente previstas em lei. e) Quando provocada, impe-se por si mesma, salvo clusula contratual em que se estipule sua inaplicabilidade ao caso concreto. 24) FCC - 2009 - TJ-PA - ANALISTA JUDICIRIO - REA JUDICIRIA Jurisdio a) a faculdade atribuda ao Poder Executivo de propor e sancionar leis que regulamentem situaes jurdicas ocorridas na vida em sociedade. b) a faculdade outorgada ao Poder Legislativo de regulamentar a vida social, estabelecendo, atravs das leis, as regras jurdicas de observncia obrigatria. c) o poder das autoridades judicirias regularmente investidas no cargo de dizer o direito no caso concreto. d) o direito individual pblico, subjetivo e autnomo, de pleitear, perante o Estado a soluo de um conflito de interesses. e) o instrumento pelo qual o Estado procede composio da lide, aplicando o Direito ao caso concreto, dirimindo os conflitos de interesses. 25) PGT - 2008 - PGT - PROCURADOR DO TRABALHO A propsito da Jurisdio, considere as seguintes proposies: I - enquanto manifestao da soberania do Estado, a jurisdio no passvel de delegao a terceiros, sendo exercida exclusivamente por magistrados investidos em conformidade com as regras da Constituio Federal; II - por fora do princpio da aderncia, a jurisdio est limitada ao espao geogrfico sobre o qual se projeta a soberania do Estado; III - a ideia matriz do princpio do juiz natural legitima a instituio de juzos e tribunais especiais, destinados soluo de conflitos prvios e determinados, gravados de especial interesse social; IV - embora no se instaure de ofcio a jurisdio, os rgos jurisdicionais do Estado devem oferecer respostas a todos os conflitos que lhes sejam submetidos, ainda que omissa ou obscura a legislao em vigor. De acordo com as assertivas acima, pode-se afirmar que: a) o item I certo e o item II errado; b) o item II certo e o item III errado; c) o item III certo e o item IV errado; d) o item IV certo e o item I errado; e) no respondida. 26) CESPE - 2008 - TST - ANALISTA JUDICIRIO - REA JUDICIRIA Considerando-se a sistemtica federativa vigente no Brasil, a justia comum dividida em federal e estadual. ( )CERTO ( )ERRADO 27) CESPE - 2008 - OAB-SP O princpio do juiz natural tem por finalidade garantir a prestao da tutela jurisdicional por juiz independente e imparcial.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

41

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio ( )CERTO ( )ERRADO

28) CESPE 2010 MPE RO PROMOTOR DE JUSTIA O princpio da indelegabilidade estabelece que a autoridade dos rgos jurisdicionais, considerados emanao do prprio poder estatal soberano, impe-se por si mesma, independentemente da vontade das partes ou de eventual pacto para aceitarem os resultados do processo. ( )CERTO ( )ERRADO 29) CESPE - 2010 MPE RO PROMOTOR DE JUSTIA O princpio da inrcia, um dos princpios basilares da jurisdio, no admite exceo. ( )CERTO ( )ERRADO 30) FCC - 2009 - TJ-MS - JUIZ princpio informativo do processo civil o princpio a) dispositivo, significando que o juiz no pode conhecer de matria a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte. b) da inrcia, significando que o processo se origina por impulso oficial, mas se desenvolve por iniciativa da parte. c) da congruncia, significando que o juiz deve ser coerente na exposio de suas razes de decidir. d) da eventualidade, significando que as partes devem comparecer em todos os atos do processo, manifestando- se eventualmente. e) da instrumentalidade das formas, significando que o ato deve ser considerado em si mesmo, sem preocupaes teleolgicas.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

42

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio QUESTES TESTES GABARITO 1. ERRADO 6. ERRADO 11. B 16. A 21. B 26. C 2. CERTO 7. CERTO 12. C 17. D 22. E 27. C 3. ERRADO 8. ERRADO 13. C 18. B 23. D 28. E 4. ERRADO 9. ERRADO 14. A 19. B 24. C 29. E 5. CERTO 10. ERRADO 15.A 20. D 25. B 30. A

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

43

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio QUESTES COMENTADAS 1) FCC - 2012 - TRT - 11 REGIO (AM) - JUIZ DO TRABALHO Sobre jurisdio, correto afirmar: a) No Brasil existe uma justia especializada para julgar as causas de interesse do Estado. b) O fracionamento em rgos jurisdicionais implica dualidade de jurisdio. c) Nos procedimentos no contenciosos, h funo jurisdicional apenas sob um ponto de vista estritamente formal. d) A expropriao medida adequada consecuo dos objetivos da atividade jurisdicional voluntria. e) A funo jurisdicional contenciosa delegvel. 2) FCC - 2010 - TCE-RO - AUDITOR A jurisdio contenciosa civil a) divisvel. b) atividade substitutiva. c) exercida pelo Tribunal de Contas da Unio. d) exercida por membro do Ministrio Pblico. e) no pressupe territrio.

3) FCC 2010 DPE/SP AGENTE DE DEFENSORIA PSICOLGO Um meio de resoluo de controvrsias, referentes a direitos patrimoniais

disponveis, no qual ocorre a interveno de um terceiro independente e imparcial, que recebe poderes de uma conveno para decidir por elas, sendo sua deciso equivalente a uma sentena judicial denominado de:

A) Mediao B) Arbitragem C) Conciliao D) Audincia E) Avaliao

4) FCC 2008 TRT 19 RG ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA


A respeito da jurisdio e da ao, considere: I. Nenhum juiz prestar tutela jurisdicional, seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e formas legais. II. O direito de ao objetivo, decorre de uma pretenso e depende da existncia do direito que se pretende fazer reconhecido e executado. III. Na jurisdio voluntria, no h lide, tratando-se de forma de administrao pblica de interesses privados. correto o que se afirma APENAS em: A) II. B) II e III. C) I.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

44

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio D) I e II. E) I e III.

5) FCC 2006 TRT 20 TCNICO JUDICIRIO Civil, correto afirmar que:

No que concerne Jurisdio e Ao, de acordo com o Cdigo de Processo A) a jurisdio civil contenciosa e voluntria exercida pelos juzes e membros do Ministrio Pblico em todo o territrio nacional. B) o juiz prestar a tutela jurisdicional ainda que no haja requerimento da parte ou do interessado, nos casos e formas legais. C) para propor ou contestar ao basta ter legitimidade. D) ningum poder pleitear, em regra, em nome prprio, direito alheio. E) o interesse do autor no pode limitar-se declarao de inexistncia de relao jurdica.

6) CESPE/UnB TJ-ES - 2010 OFICIAL DE JUSTIA

A jurisdio civil pode ser contenciosa ou voluntria, esta tambm denominada graciosa ou administrativa. Ambas as jurisdies so exercidas por juzes, cuja atividade regulada pelo Cdigo de Processo Civil, muito embora a jurisdio voluntria se caracterize pela administrao de interesses privados pelos rgos jurisdicionais, ou seja, no existe lide ou litgio a ser dirimido judicialmente.

)CERTO

)ERRADO

7) VUNESP - 2008 - TJ-SP JUIZ


Como sabido, a jurisdio o poder de dizer o direito objetivo, funo do Estado, desempenhada por meio do processo, na busca da soluo do conflito que envolve as partes, para a realizao daquele e a pacificao social. Sobre o assunto em questo, assinale a resposta correta. A) O exerccio espontneo da jurisdio, na condio de regra geral, implicaria em possvel prejuzo da imparcialidade do juiz na soluo da lide. B) Quando em causa direitos indisponveis, mais se refora o entendimento de que os rgos jurisdicionais no ho de ficar inertes no que se refere iniciativa de instaurao do processo, no devendo eles ficar espera de provocao de algum interessado para a atuao da vontade concreta da lei. C) No exerccio da jurisdio voluntria, tal e qual se passa na jurisdio contenciosa, o juiz busca a pacificao social. Ento, as duas jurisdies se confundem, sem consequncias prticas. D) O juiz no conta com impedimento para conceder ao autor tutela jurisdicional diversa da postulada, contanto que se mostre qualitativa ou quantitativamente superior.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

45

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio TRT-9R TCNICO

8)

CESPE - 2007 ADMINISTRATIVA

JUDICIRIO

REA

A jurisdio voluntria, visando composio de conflitos de interesses, tem por finalidade resguardar a segurana jurdica e a deciso nela proferida, aplicando, dessa forma, o direito no caso concreto, de acordo com a pretenso ou a resistncia das partes.

)CERTO

)ERRADO
- TRT-9R TCNICO JUDICIRIO REA

9) CESPE

- 2007 ADMINISTRATIVA

O poder jurisdicional exercido em sua plenitude pelos rgos dele investidos. Entretanto, o exerccio vlido e regular desse poder por esses rgos limitado legalmente pelo que se denomina competncia. Assim, a competncia legitima o exerccio do poder pelo rgo jurisdicional, em um processo concretamente considerado.

)CERTO

)ERRADO

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

46

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio QUESTES COMENTADAS GABARITO 1) FCC - 2012 - TRT - 11 REGIO (AM) - JUIZ DO TRABALHO Sobre jurisdio, correto afirmar: a)No Brasil existe uma justia especializada para julgar as causas de interesse do Estado. b)O fracionamento em rgos jurisdicionais implica dualidade de jurisdio. c)Nos procedimentos no contenciosos, h funo jurisdicional apenas sob um ponto de vista estritamente formal. d)A expropriao medida adequada consecuo dos objetivos da atividade jurisdicional voluntria. e)A funo jurisdicional contenciosa delegvel. CORRETA: LETRA C - Na jurisdio voluntria, no podemos falar que existe LIDE, e consequentemente uma jurisdio material, apenas uma jurisdio formal. 2) FCC - 2010 - TCE-RO - AUDITOR A jurisdio contenciosa civil a) divisvel. b) atividade substitutiva. c) exercida pelo Tribunal de Contas da Unio. d) exercida por membro do Ministrio Pblico. e) no pressupe territrio. CORRETA: LETRA C - A Jurisdio Contenciosa a atividade inerente ao Poder Judicirio, com o Estado-juiz atuando substitutivamente s partes na soluo dos conflitos, mediante o proferimento de sentena de mrito que aplique o direito ao caso concreto. (Sinopse Jurdica, Ed. Saraiva, 2010)

3) FCC 2010 DPE/SP AGENTE DE DEFENSORIA PSICOLGO Um meio de resoluo de controvrsias, referentes a direitos patrimoniais

disponveis, no qual ocorre a interveno de um terceiro independente e imparcial, que recebe poderes de uma conveno para decidir por elas, sendo sua deciso equivalente a uma sentena judicial denominado de: A) Mediao. ERRADA: Na mediao h a figura do mediador, que uma pessoa que promove um acordo entre as partes, fornecendo meios alternativos para a soluo da controvrsia, mas sua atuao no obriga as partes. B) Arbitragem. CORRETA: A arbitragem a forma de soluo alternativa de conflitos prevista no enunciado. Nesta hiptese, no h acordo. As partes, previamente, decidem que uma terceira pessoa, da confiana de ambas, decidir a questo em caso de conflito. A deciso do rbitro NO PODE SER REVISTA PELO JUDICIRIO. A arbitragem est regulamentada na lei 9.307/97, e s pode ser utilizada para a soluo de conflitos que envolvam direitos disponveis (Direito de famlia, sucesses, por exemplo, no so passveis de soluo por arbitragem!).

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

47

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio C) Conciliao. ERRADA: A conciliao semelhante mediao, mas aqui o conciliador (terceiro) no d novas ideias para a soluo do conflito, simplesmente estimula as partes a transigirem, mostrando-lhes os benefcios deste meio de soluo de controvrsias. D) Audincia. ERRADA: A audincia mero ato processual, e dentre suas caractersticas no se encontra a indeclinabilidade, at porque a audincia no necessria, sempre, no processo. E) Avaliao. ERRADA: A avaliao outro ato processual, e no guarda qualquer relao com o princpio da indeclinabilidade, que, como j falado, pertence Jurisdio.

4) FCC 2008 TRT 19 RG ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA

A respeito da jurisdio e da ao, considere: I. Nenhum juiz prestar tutela jurisdicional, seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e formas legais. CORRETA: Esta a redao do art. 2 do CPC. II. O direito de ao objetivo, decorre de uma pretenso e depende da existncia do direito que se pretende fazer reconhecido e executado. ERRADA: Estudaremos melhor este tema na prxima aula, mas adianto a vocs que a questo est errada, pois o direito de ao no objetivo, abstrato, pois sua existncia independe da existncia do direito material alegado. III. Na jurisdio voluntria, no h lide, tratando-se de forma de administrao pblica de interesses privados. CORRETA: De fato, na Jurisdio voluntria no h lide, que um conflito de interesses caracterizado pela pretenso de uma das partes resistida pela outra. Na Jurisdio voluntria ambas as partes desejam a mesma coisa, e pleiteiam, to somente, a chancela do Judicirio, da se dizer que no h propriamente Jurisdio nestes casos, dado seu carter no substitutivo (no substitui a vontade das partes pela do Estado, pois so idnticas Embora haja controvrsias). correto o que se afirma APENAS em: A) II. B) II e III. C) I. D) I e II. E) I e III.

5) FCC 2006 TRT 20 TCNICO JUDICIRIO Civil, correto afirmar que:

No que concerne Jurisdio e Ao, de acordo com o Cdigo de Processo

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

48

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio A) a jurisdio civil contenciosa e voluntria exercida pelos juzes e membros do Ministrio Pblico em todo o territrio nacional. ERRADA: Os membros do MP no esto investidos no Poder Jurisdicional, que compete apenas aos rgos do Poder Judicirio,

conforme art. 1 do CPC.

B) o juiz prestar a tutela jurisdicional ainda que no haja requerimento da parte ou do interessado, nos casos e formas legais. ERRADA: O requerimento da parte indispensvel prestao da Tutela Jurisdicional. Trata-se do princpio da inrcia da Jurisdio,

previsto no art. 2 do CPC.

C) para propor ou contestar ao basta ter legitimidade. ERRADA: Embora no se trate de tema da nossa aula, para propor ou contestar ao o CPC exige que se tenha legitimidade e interesse, nos termos do art. 3 do CPC. D) ningum poder pleitear, em regra, em nome prprio, direito alheio. CORRETA: No se trata de questo referente nossa matria de hoje, mas vamos l: A regra a de que somente se pode pleitear em Juzo, em nome prprio, direito prprio, nos termos do art. 6 do CPC. E) o interesse do autor no pode limitar-se declarao de inexistncia de relao jurdica. ERRADA: Nos termos do art. 4, I do CPC.

6) CESPE/UnB TJ-ES - 2010 OFICIAL DE JUSTIA

A jurisdio civil pode ser contenciosa ou voluntria, esta tambm denominada graciosa ou administrativa. Ambas as jurisdies so exercidas por juzes, cuja atividade regulada pelo Cdigo de Processo Civil, muito embora a jurisdio voluntria se caracterize pela administrao de interesses privados pelos rgos jurisdicionais, ou seja, no existe lide ou litgio a ser dirimido judicialmente. CORRETA. Como estudamos, existem duas grandes espcies de jurisdio: contenciosa e voluntria. A banca (CESPE) adota a corrente ADMINISTRATIVISTA da jurisdio voluntria, pois o gabarito d a questo como correta.

7) VUNESP - 2008 - TJ-SP JUIZ

Como sabido, a jurisdio o poder de dizer o direito objetivo, funo do Estado, desempenhada por meio do processo, na busca da soluo do conflito que envolve as partes, para a realizao daquele e a pacificao social. Sobre o assunto em questo, assinale a resposta correta. A) O exerccio espontneo da jurisdio, na condio de regra geral, implicaria em possvel prejuzo da imparcialidade do juiz na soluo da lide. CORRETA: Conforme j vimos e revimos, a inrcia uma das caractersticas da Jurisdio. E um dos motivos dessa caracterstica preservar o status de imparcialidade do Juiz.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

49

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio B) Quando em causa direitos indisponveis, mais se refora o entendimento de que os rgos jurisdicionais no ho de ficar inertes no que se refere iniciativa de instaurao do processo, no devendo eles ficar espera de provocao de algum interessado para a atuao da vontade concreta da lei. ERRADA: Embora em alguns casos haja autorizao para instaurao de processo por iniciativa do Juiz, trata-se de casos excepcionalssimos e que dependem de previso legal. A questo est errada pois d a entender que a mera anlise do caso concreto e da presena de interesses indisponveis poderia levar o Juiz a determinar a abertura de um processo de ofcio. C) No exerccio da jurisdio voluntria, tal e qual se passa na jurisdio contenciosa, o juiz busca a pacificao social. Ento, as duas jurisdies se confundem, sem consequncias prticas. ERRADA: Na jurisdio voluntria o Juiz no busca a pacificao social porque no h um conflito social prvio, j que as partes se encontram em consenso de vontades. D) O juiz no conta com impedimento para conceder ao autor tutela jurisdicional diversa da postulada, contanto que se mostre qualitativa ou quantitativamente superior. ERRADA: A concesso de tutela jurisdicional diversa vedada pelo ordenamento jurdico, posto que seria uma burla ao princpio (ou caracterstica) da inrcia da Jurisdio, j que no houve provocao do Estado para concesso dessa tutela. Por exemplo: Se Joo ajuza um ao pleiteando danos materiais em face de um banco, no pode um Juiz condenar o banco ao pagamento de danos morais, pois no foi objeto do pedido. Se assim o fizesse, seria o mesmo que instaurar um processo para conceder ao autor danos morais em face do Banco, o que inadmissvel.

8)

CESPE - 2007 ADMINISTRATIVA

TRT-9R

TCNICO

JUDICIRIO

REA

A jurisdio voluntria, visando composio de conflitos de interesses, tem por finalidade resguardar a segurana jurdica e a deciso nela proferida, aplicando, dessa forma, o direito no caso concreto, de acordo com a pretenso ou a resistncia das partes. ERRADA. O erro da questo reside exatamente em dizer que na jurisdio voluntria h resistncia das partes, ou seja, que prevalece o litgio, uma vez que na jurisdio voluntria ou graciosa ou administrativa no h litgio, no h resistncia das partes. A jurisdio voluntria no serve para que o juiz diga quem tem razo, mas para que tome determinadas providncias que so necessrias para a proteo de um ou ambos os sujeitos da relao processual.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

50

CURSO EM PDF DIREITO PROCESSUAL CIVIL Analista Judicirio TRT- SP


Prof Vanessa Patricio -

9) CESPE

- 2007 ADMINISTRATIVA

- TRT-9R

TCNICO JUDICIRIO

REA

O poder jurisdicional exercido em sua plenitude pelos rgos dele investidos. Entretanto, o exerccio vlido e regular desse poder por esses rgos limitado legalmente pelo que se denomina competncia. Assim, a competncia legitima o exerccio do poder pelo rgo jurisdicional, em um processo concretamente considerado. CERTA. A questo est correta, pois apesar da jurisdio ser una, para possa ser bem exercida, h de ser feita por diversos rgos distintos. Neste sentido, as causas so distribudas pelos vrios rgos jurisdicionais, em conformidade com as suas atribuies, que tem seus limites definidos em Lei. Desta forma, a competncia o resultado de critrios para distribuir entre vrios rgos as atribuies relativas ao desempenho da jurisdio.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

51

You might also like