You are on page 1of 5

Arte rupestre: passado e presente

Envie por email Imprima

Contedo
Arte rupestre, conceitos e elementos

Habilidades
Utilizar as linguagens como meio de comunicao e expresso e reconhecer e valorizar o patrimnio histrico e artstico

Tempo estimado
Duas aulas O Brasil um grande museu natural com um dos mais extensos conjuntos de arte rupestre do mundo. Marcas deixadas em rochas h cerca de 40.000 anos fazem parte deste patrimnio frgil. Segundo reportagem de VEJA, nossas pinturas milenares esto sendo depredadas por pichaes, fogueiras e at por cartazes de propaganda eleitoral. Discuta com a turma os impactos negativos que esse tipo de vandalismo gera, partindo de uma atividade prtica com pigmentos naturais e correlacionando arte rupestre com grafite.

Atividades
1 aula - Inicie a conversa perguntando a respeito dos grafites que encontramos nos muros de muitas das nossas cidades. Por que as pessoas grafitam? O que elas deixam registrado? Afinal, o grafite tambm uma forma de expresso que representa a sociedade contempornea. Infelizmente muitos confundem expresso com vandalismo e grafite com pichao. Os centros urbanos esto repletos de exemplos de intervenes feitas sem autorizao em muros, placas e orelhes. Faa uma leitura coletiva de VEJA e mostre que a situao ainda mais grave quando as assinaturas e marcas so feitas em patrimnios histricos e artsticos. Explique que o termo arte rupestre vem do latim rupes ou rupis, que quer dizer rochedo ou seja, arte rupestre aquela realizada em paredes. Os alunos podero se perguntar: "muros grafitados so arte rupestre?". De certo modo, sim: arte rupestre contempornea. O texto de VEJA trata de uma arte realizada por civilizaes muito anteriores a nossa, que habitaram o planeta na pr-histria, h milhares de anos. Nesse perodo, os homens no tinham preocupao em definir se o que faziam era arte ou no. Mas, de qualquer forma, as marcas deixadas por eles so o registro de uma tentativa de se expressar graficamente e deixar registrada sua maneira de pensar e de agir. H vrias teorias desenvolvidas, sobretudo a partir do sculo XIX, relacionadas ao porqu de o homem pr-histrico deixar essas marcas. Entre elas, acredita-se que essas pinturas e gravuras

feitas nos paredes de pedra pudessem ter um valor mgico. Teriam a funo de representar previamente o sucesso que o grupo pretendia ter em uma caada a ser realizada no dia seguinte, por exemplo. De qualquer forma, em diversos lugares do mundo podemos encontrar sinais da expresso humana, registrados por meio de pinturas e incises como as descritas na reportagem. Alguns dos registros mais antigos so os das impresses das prprias mos do homem, espalmadas sobre a pedra. Especula-se que nossos antepassados tenham observado que suas mos sujas de lama ou de sangue poderiam ter sua forma fixada sobre a superfcie, deixando marcada a passagem por aquele lugar. So diversos os temas encontrados nos stios arqueolgicos. Entre eles, figuras de animais, de pessoas, cenas do cotidiano - como a caa e a dana - e, em alguns casos, grafismos abstratos, formas que lembram espirais, trelias, polgonos - como tringulos e estrelas - e linhas onduladas.

Dia-a-dia real e abstrato: registros em Serid, no Rio Grande do Norte, tm formas variadas.Foto: Assoc. Bras. de Arte Rupestre/divulgao

Os materiais utilizados nessas pinturas eram as terras ricas em xido de ferro para tonalidades avermelhadas, aquelas com dixido de mangans para os marrons, o p do carvo para os pretos e o caulim para o branco - todas poderiam ser aplicadas com bastes ou com as mos, criando diferentes tipos de desenhos. J as gravuras (incises feitas nas pedras) eram produzidas, em geral, utilizando a ao de uma pedra sobre a outra para o picotamento e o polimento por frico. Aproveite para explicar para a turma quem o arquelogo, o profissional que estuda as marcas deixadas pelas populaes antigas. importante explicar a arqueologia estuda os vestgios da cultura material, o que no significa que os povos antigos tambm no tivessem dana, msica ou outras formas de expresso que, no entanto, no tiveram registro.

O stio arqueolgico o lugar onde so encontradas essas marcas. Podem ser reas que contenham objetos, cemitrios antigos, ou, como no caso da reportagem, reas com arte rupestre. Estes locais guardam uma importante parte da histria da civilizao humana e sua preservao fundamental para a memria de nossa espcie, para que as geraes futuras conheam as nossas razes mais remotas. S mesmo com o registro material devidamente preservado pode-se ter uma vaga ideia de como viviam nossos antepassados. Para a aula seguinte, pea aos alunos que faam um levantamento no bairro, em suas casas, nas de seus colegas e parentes, buscando por terra de diferentes cores. Motive a moada para que nesse exerccio de coleta observe atentamente a ampla diversidade de cores e tonalidades que a prpria natureza disponibiliza. Mostre, por exemplo, imagens de pinturas rupestres com tonalidades distintas.

Cores variadas: trabalho na Toca do Boqueiro da Pedra Furada, na Serra da Capivara, no Piau. Foto: Assoc. Bras. de Arte Rupestre/divulgao

Cada estudante deve trazer amostras de terra seca e peneirada (aproximadamente 1 copo de cada cor de terra). Garanta, tambm, a disponibilidade de potinhos para preparar tintas, cola branca e folhas de cartolina branca. 2 aula - Deixe os jovens experimentarem a sensao de preparar suas prprias tintas utilizando materiais naturais. Rena-os em grupos e pea que mostrem as cores de terra que conseguiram coletar. Destaque as diferentes tonalidades obtidas (se for possvel, faa uma relao com a disciplina de Qumica, buscando identificar os componentes predominantes para gerar aquela colorao). Explique que toda a tinta feita de pigmento (que d cor), diluente (veculo) e aglutinante (aquilo que junta o pigmento e que fixa a tinta na superfcie). Em seguida, oriente-os a comear

a preparao das tintas, misturando um pouco de terra com gua e cola branca. A terra ser o pigmento, a gua o veculo e a cola o aglutinante, que dar tambm um pouco de brilho e plasticidade tinta. Pode-se trabalhar tambm apenas com a mistura de terra e gua, nesse caso a tinta ficar opaca e menos plstica, como a das pinturas rupestres. A partir da eles podero experimentar as cores, criando um mostrurio de tonalidades. Motive a turma a observar as misturas obtidas por todos e a partilhar as cores. Chegou a hora de pintar. Pea que usem as folhas de cartolina fixadas parede (com fita crepe, por exemplo), ou estendidas no cho, formando um grande painel. Os alunos devem incorporar o esprito dos homens da pr-histria e retratar cenas do cotidiano e/ou deixar marcas das mos espalmadas.

Para saber mais Outros materiais para diferentes pigmentos


Na pr-histria, o homem utilizou tambm pigmentos vegetais, que, segundo os pesquisadores, em muitos casos resistiram menos ao do tempo. Como atividade complementar, vale experimentar outros tipos de corantes naturais para a preparao de tintas como, por exemplo, caldos de beterraba, cenoura, couve e outras folhas verdes. Os caldos podem ser obtidos batendo no liquidificador pedaos dos vegetais com gua. importante salientar que as pinturas produzidas dessa forma no devem ser expostas ao sol, pois desbotam com facilidade, ao contrrio daquelas produzidas com terra, que tem uma permanncia maior. Conclua lembrando que a pintura foi uma das primeiras marcas materiais que o homem deixou sobre a Terra. Ao longo dos sculos, essa atividade se transformou, as tintas e as ferramentas mudaram. No entanto, a proposta continua a mesma: registrar o modo de pensar e as aspiraes de uma sociedade em uma determinada poca.

Para ir alm Debate: grafite x pichao


O grafite um tipo de pintura mural que remete arte rupestre. No entanto, atualmente utiliza como suporte os muros das cidades e tem tintas produzidas pela indstria, como o ltex e as tintas em spray. Encomende turma um levantamento na escola e na regio tentando descobrir alguns grafiteiros. Convide-os para um bate-papo com a classe a respeito de questes como o grafite e a cidade, grafite x pichao, o grafite e o patrimnio da cidade. Depois, encomende um texto individual em que cada um se posicione sobre essa arte rupestre contempornea.

Quer saber mais?


INTERNET Os sites a seguir apresentam trabalhos ligados a pesquisas sobre arte rupestre no Brasil: Instituto de Arqueologia Brasileira Setor de Arqueologia Pr-Histrica do Museu de Histria Natural e Botnica da UFMG Fundao do Museu do Homem Americano

Aula elaborada por Maria Jos Spiteri Tavolaro Passos Mestre em Artes e professora das universidades Cruzeiro do Sul e So Judas Tadeu, ambas em So Paulo.

You might also like