You are on page 1of 4

Geograa 4o ano

1. Nas cidades costuma-se encontrar uma parte central com grande movimento de pessoas e veculos. Circule as alternativas adequadas. a) No centro esto os comrcios, os bancos, os escritrios e os edifcios administrativos. b) No centro est a periferia da cidade. c) Dentro do centro da cidade esto os bairros e os quarteires. d) As cidades permanecem iguais com o passar do tempo. e) Ao redor do centro espalham-se os bairros. 2. O crescimento das cidades causa modificaes nos bairros. Muitos moradores com poucos recursos se mudam para bairros mais afastados do centro, onde conseguem moradias mais baratas. Como so chamados esses bairros? Marque um X na alternativa adequada. Indstria Condomnio Urbano Periferia

3. A quantidade de habitantes de uma cidade permite classific-la em cidade grande, mdia e pequena. Observe as informaes do grfico e responda.

Anderson de Oliveira Santos

CIDADES GRANDES: Mais de 500 000 habitantes CIDADES MDIAS: 100 000 a 500 000 habitantes CIDADES PEQUENAS: at 100 000 habitantes 0 100 200 300 400 500 600 700 800 900 (mil)

Geograa 4o ano

a) Qual o nome da sua cidade?

b) Como ela classificada em relao ao nmero de habitantes?

4. Para conseguirmos nos localizar, podemos utilizar uma estrela como ponto de referncia. Qual o nome dessa estrela?

5. As plantas podem nos ajudar na localizao de um lugar. Qual o smbolo utilizado em plantas e mapas no qual so representados os pontos cardeais e colaterais? Escreva no quadro.

6. A bssola um instrumento utilizado para a orientao das pessoas. Qual o ponto cardeal que a agulha da bssola aponta? Marque um X na alternativa adequada. Norte. Sul. Leste. Oeste.
Srgio Dotta Jr/The Next

Geograa 4o ano

7. Complete a rosa dos ventos com os nomes dos pontos cardeais e dos pontos colaterais.

Carlos Rizzi

8. Empregos variados, atendimento mdico, opes de estudo e lazer continuam atraindo pessoas para as grandes cidades. Cite trs problemas que afetam os moradores das cidades.

9. No Brasil, o trabalho proibido para menores de 14 anos. Por que crianas e adolescentes trabalham mesmo com essa proibio?

Geograa 4o ano

10. As cidades podem apresentar vrios problemas. Quais os maiores problemas da sua cidade?

11. A cidade onde voc vive apresenta quais aspectos positivos? Assinale. Hospitais e postos de sade. Escolas e faculdades. Locais para atividades de lazer e cultura. Grande variedade de comrcio. Iluminao e saneamento bsico. Meios de transporte coletivos. 12. A responsabilidade pelos problemas da cidade no s dos dirigentes e governantes. Como voc e seus familiares colaboram com a comunidade?

You might also like