You are on page 1of 11

EMENTAS PS-GRADUAO UNIVILLE - 2009 I REA DE BUSINESS N.

. DISCIPLINAS 1 ADMINISTRAO DA EMPRESA MODERNA EMENTAS Analisar a empresa moderna como um sistema aberto ao meio globalizado e competitivo. Abordar questes ligadas aos requisitos e necessidades da administrao da empresa contempornea, refletindo sobre formas no burocrticas e alternativas emergentes de gesto. Refletir sobre a concepo da empresa virtual, discutir cenrios futuros e analisar o papel do administrador como intrprete e e ecutor do processo de mudanas na empresa. !stratgia de $roduo. %efinio de indicadores para a gesto da produo. $lane&amento e 'ontrole da 'apacidade. (a)out e processos produtivos. *ocalizao da $roduo. $lane&amento e 'ontrole +ust,in,time. Reduo de lead,times. *ilosofia +-.. RESULTADOS PARA O PARTICIPANTE !stimular o desenvolvimento do pensamento cr"tico para a prtica da gesto empresarial contempornea, atravs de #abilidades tcnicas e comportamentais.

ADMINISTRAO DA PRODUO

%efinir indicadores de desempen#o para a gesto da produo. 'ompreender os conceitos de produo focalizada e +-. e aplic,los em diferentes conte tos produtivos.

ADMINISTRAO DA QUALIDADE

/s princ"pios gerais da qualidade total. As sete ferramentas da qualidade. 0todo para resoluo de problemas1 'iclo $%'A 2 0A3$. Refle es de e peri4ncias bem, sucedidas de empresas de sucesso.

'ompreender a qualidade total como um modelo de gesto baseado na mel#oria cont"nua dos processos. 'on#ecer as ferramentas estat"sticas mais utilizadas e aplicar o mtodo $%'A na resoluo de problemas. -nstrumentalizar o participante a tornar,se um gestor do conflito, sabendo administr,lo de forma tcnica adequada para uma boa performance. 'onviver #armoniosamente com as pessoas e seus conflitos.

ADMINISTRAO DE CON!LITOS

A compet4ncia da administrao de conflitos, a partir do ol#ar psicanal"tico, onde as questes pessoais que geram conflitos sero apreciadas de forma qualitativa, fundamentada em conceitos te5rica e viv4ncias laboratoriais. / tempo certo da identificao dos conflitos, a retomada da conviv4ncia dentro da organizao, a leitura da linguagem no,verbal, a insero destas questes num programa amplo de educao continuada, so temas presentes no curso e indispensveis para a compreenso do relacionamento #umano.

"

ADMINISTRAO DE MAR#ETING

'onceitos de mar6eting, abordando tend4ncias dentro da realidade das organizaes nos dias de #o&e. / composto mercadol5gico e comportamento do consumidor. $osicionamento e formatao de $lanos de 0ar6eting. / plane&amento de vendas1 787, 78', vendas internas e e ternas. $reviso de vendas, territ5rios e roteirizao. Recrutamento, seleo, desenvolvimento e valorizao da fora de vendas.

!ntender os conceitos bsicos de mar6eting aplicados nas organizaes. Recon#ecer os conceitos do composto mercadol5gico. !laborar um plano de mar6eting. 'on#ecer as ferramentas estratgicas de vendas de modo a proporcionar uma viso sist4mica do processo de vendas dentro das empresas. !fetuar a gesto dos ativos de curto e mdio prazo, de maneira a au iliar a empresa em seu plane&amento financeiro e na avaliao dos seus resultados.

ADMINISTRAO ESTRAT%GICA DE VENDAS

&

'

ADMINISTRAO !INANCEIRA *uno financeira na empresa. $r,Requisito1 'ontabilidade Anlise das demonstraes !mpresarial. financeiras. Anlise dinmica das demonstraes financeiras. Administrao de capital de giro. Administrao de contas a receber9pagar. Administrao de estoques. Anlise de custo9volume9lucro. /ramento empresarial. ANLISE E DECISO DE INVESTIMENTOS 0todos e critrios para avaliao de :;ecessrio con#ecimento investimentos de capital. $a)bac6 de 0atemtica *inanceira< simples e descontado, "ndice benef"cio,custo, ta a interna de retorno, valor presente l"quido, ta a interna de retorno modificada, valor futuro l"quido, anuidade uniforme equivalente e custo anual uniforme equivalente. $roblemas da ta a interna de retorno, seleo de pro&etos de investimentos. / ponto de *is#er. / problema da inflao em flu os de cai a. /timizao aplicada = anlise de investimentos1 seleo de carteiras de investimento, anlise de flu o de cai a multiper"odo, seleo de pro&etos de investimento com restrio de capital, ran6ing de pro&etos de investimento. / modelo de precificao de ativos financeiros no oramento de capital. ANLISE E DECISO EM PRO(ETOS :pr,requisito1 3eleo de pro&etos de investimento con#ecimentos de de capital. 3imulao. $rogramao 0atemtica *inanceira< matemtica. $rinc"pios de anlise de deciso. Anlise de 0ar6ov. 0todo da anlise #ierrquica.

'on#ecer as tcnicas de estudo de viabilidade econ>mica e financeira. Aplicar as principais tcnicas e modelos de avaliao de investimentos globais e parciais a serem utilizados pelas empresas.

Avaliar pro&etos de capital e #ierarquiz,los em funo de seu retorno financeiro. !struturar uma tabela de deciso em pro&etos e selecionar, atravs dos diversos critrios, o mel#or ato de deciso.

10 ANLISE E PLANE(AMENTO !INANCEIRO :;ecessrio con#ecimento de 0atemtica *inanceira e 'ontabilidade !mpresarial<

A funo financeira na empresa. Anlise das demonstraes financeiras. Anlise financeira dinmica. 3istema financeiro nacional e internacional. Anlise do custo, volume,lucro. $lane&amento e controle financeiro. 'usto de capital. !strutura de capitais. $ol"tica de dividendos. ?alor de empresas.

Avaliar as demonstraes financeiras das empresas e suas inter,relaes com o sistema financeiro nacional. $lane&ar o futuro visando a promover controle e decises dos aspectos financeiros empresariais. 'apacitar o gestor a construir um 7alanced 3corecard, para a configurao de um mapa estratgico e tornar esse instrumento uma ferramenta de aprendizado organizacional.

11 BALANCED SCORE CARD )20 *+,-./ / 7alanced 3corecard :73c< como um instrumento gerencial de sucesso. / 73c e o conte to da Administrao !stratgica. As quatro perspectivas do 7sc1 financeira, clientes, aprendizado e crescimento e processos internos. / 73c como um instrumento de implementao de estratgia e aprendizado organizacional. 'amin#ando alm das quatro perspectivas1 concebendo mapas estratgicos. 12 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Anlise dos fatores que permitem a $r,Requisito1 compreenso do comportamento de Administrao de 0ar6eting. compra dos consumidores e suas implicaes na formulao da !stratgia @lobal da !mpresa e, em particular, nas $ol"ticas de 0ar6eting. $rincipais perspectivas de anlise do consumidor, envolvendo os aspectos s5cio,culturais, as diferenas individuais, o processo psicol5gico e as etapas da deciso de compra. 13 COMPORTAMENTO E INTERVENO 'omportamento macro ORGANI0ACIONAL organizacional1 o ambiente organizacional, turbul4ncias e tipologias. @lobalizao e necessidade de mudanas culturais nas organizaes. 'ultura e eficcia organizacional. /s desafios organizacionais e gerenciais e sua relevncia no comportamento organizacional. 'omportamento micro organizacional1 anlise do comportamento #umano, das decises e das aes e seu impacto nos processos administrativos. $ercepo, atitudes e diferenas individuais1 os diferentes tipos e fontes de diversidade que afetam as organizaes. 1 COMUNICAO A importncia da comunicao dentro INTEGRADA DE do mi de mar6eting como elemento MAR#ETING fundamental para a construo e manuteno de marcas fortes. As variveis fundamentais para o

'ompreender os principais conceitos e mtodos relacionados a anlise do comportamento do consumidor. estabelecer as relaes entre a anlise do consumidor e a formulao da !stratgia de 0ar6eting de uma organizao.

'ompreender o impacto do comportamento na eficcia organizacional, identificar e gerenciar as mudanas necessrias e a diversidade organizacional.

Atilizar adequadamente as ferramentas da comunicao, integrando,as e coordenando,as, visando

desenvolvimento de uma estratgia de comunicao no plane&amento aplicar este con#ecimento global e integrado de comunicao. em benef"cio de uma marca. !mpregar metodologias no desenvolvimento de um plane&amento estratgico de comunicao. 1" COMUNICAO INTERPESSOAL %imenses da comunicao. 'omunicao intrapessoal1 percepo, personalidade, mecanismos de defesa, escuta ativa, medo, assertividade, compet4ncia emocional, intuio. 'omunicao interpessoal1 percepo interpessoal, feedback, barreira e oportunidades para a comunicao efetiva. *ormas de comunicao. !stilos interpessoais B impactos gerenciais. A comunicao interna como instrumento de gesto. !stratgias de comunicao. @erenciando a diversidade cultural. Aprimorar a comunicao interpessoal propiciando o desenvolvimento de atitudes positivas e produtivas para com a situao de aprendizagem, com a compreenso adequada do con#ecimento relacionado =s vrias formas de comunicao, e com e peri4ncia e prtica direcionadas a uma variedade de situaes.

1$ CONTABILIDADE EMPRESARIAL :!sta disciplina destina,se a no,contadores<

'onceitos de contabilidade. $rinc"pios Atilizar e interpretar as contbeis. /s sistemas contbeis. demonstraes contbeis e Regimes contbeis e apurao de os registros empresariais. resultados. 'ontabilizao e escriturao. *ormalidades legais. /s relat5rios contbeis. / uso gerencial dos relat5rios contbeis. ;oes de anlise dos relat5rios contbeis para uso empresarial. A empresa como um sistema aberto. 3istemas de informaes gerenciais. 0odelo de gesto de neg5cios. 'ontroladoria1 funes e atribuies. $apel da controladoria no processo de gesto. 'ontabilidade gerencial 9controle oramentrio. $lano estratgico e operacional. %iretrizes e ob&etivos estratgicos. $ossibilitar os alunos o con#ecimento bsico sobre as prticas de controladoria utilizadas pelas empresas. ?ivenciar a sua aplicao e a avaliar os resultados obtidos.

1& CONTROLADORIA

1' CONTROLE ESTAT1STICO DA QUALIDADE

'onceito do controle estat"stico da qualidade. Amostragem. %istribuio ;ormal. 'artas de controle para variveis e atributos. Anlise de estabilidade e capacidade do processo. 0todo das oito disciplinas para resoluo de problemas. Anlise do sistema de medio. -mplantao do '!$.

Realizar um gerenciamento de atividades baseado em fatos e dados. !laborar e interpretar grficos de controle. Avaliar a capacidade de um processo e implementar o controle estat"stico de processo em uma empresa.

19 DESENVOLVIMENTO GERENCIAL

%esafio da liderana1 cenrio atual e 'on#ecer os desafios mudanas. 'ultura organizacional e gerenciais na atualidade e as gesto de pessoas. / que faz um compet4ncias necessrias

20 ECONOMIA APLICADA 2 EMPRESA

l"der e um gerenteC !stilos gerenciais para gesto equipes no e estilos de liderana. (iderana e trabal#o. valores. @erenciando pessoas para o processo de mudana.("der Coach. / papel do ("der 3eguidor. (iderana !mocional. $roporcionar uma viso nos aspectos @lobalizao e seus efeitos cr"tica econ>micos. !conomia brasileira1 econ>micos dos neg5cios desenvolvimento econ>mico recente, das empresas, de modo a os processos em andamento, entender e interpretar o indicadores econ>micos e problemas ambiente econ>mico e terno estruturais. $ol"ticas econ>micas1 e interno. 'ompreender o fiscal, monetria e cambial e seus funcionamento da economia efeitos sobre a economia como um de mercado para aproveitar todo e as decises empresariais. as oportunidades para seus Anlise de mercados1 formao de neg5cios. preos na economia aberta, aspectos ligados = demanda e = oferta de produtos e servios. / papel dos preos, da renda e da tecnologia no produto e no processo produtivo. .5picos especiais1 economia de escala, ponto de nivelamento, margem de contribuio unitria, markup, diferenciao do produto e concentrao de mercado. Aplicaes. Aperfeioar e desenvolver compet4ncias de @esto de $essoas em profissionais que atuam ou iro atuar como gerentes, atravs de ferramentas necessrias para o acompan#amento do capital #umano.

21 !ERRAMENTAS PARA GESTO DE PESSOAS / papel do gerente de rea como :;o matricular profissionais gestor de pessoas. $rocessos de da rea de RD<. @esto de $essoas :3eleo, Acompan#amento e Avaliao de %esempen#o, @esto por 'ompet4ncias, .reinamento e %esenvolvimento e %emisso<. @erenciando as pessoas com influ4ncias culturais e de geraes diferentes. (idando com a diversidade. / gerente como educador da equipe.

22 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS 0el#oria cont"nua de processos. $r,requisito1 Administrao @erenciamento da rotina1 da Eualidade. *lu ograma, procedimento operacional padro, mapeamento de processos. $lane&amento, programao e controle da produo1 -dentificao das restries na produo e dimensionamento de recursos. $lanos de mel#oria da efici4ncia nos processos. 23 GERENCIAMENTO DE PRO(ETOS 'onceitos relevantes. $rticas, geralmente, aceitas de gerenciamento de pro&etos e o guia $07/F. / conte to do pro&eto. @erenciamento do escopo do pro&eto. @erenciamento de prazos, recursos e custos do pro&eto. @erenciamento das comunicaes dos pro&etos. @esto da integrao do pro&eto. 2 GESTO AMBIENTAL A evoluo planetria e a crise ambiental. Relaes entre os problemas ambientais, sociais e econ>micos. $ol"tica e gesto ambiental. A gesto ambiental por bacias #idrogrficas. Avaliao de impacto ambiental. (icenciamento ambiental. ?iso @eral do sistema de gesto ambiental , ;ormas -3/ GHIII. !lementos e fundamentao da pol"tica ambiental. 2" GESTO DE RISCOS EM PRO(ETOS )20 *+,-.< :$r,requisito1 @erenciamento de $ro&etos.<

$ossibilitar ao participante descrever tcnicas de processos e medir seu desempen#o. -dentificar problemas em processos, criar planos de mel#orias e estabelecer indicadores de resultados. -nstruir o aluno a plane&ar e a aplicar as tcnicas de gerenciamento de pro&etos, elaborando e conduzindo um pro&eto.

%esenvolver uma viso cr"tica do papel da empresa frente aos problemas ambientais e con#ecer e ig4ncias pJblicas para o licenciamento ambiental. 'on#ecer as ferramentas para gerenciar a implantao de um sistema de gesto ambiental na empresa, com base nas ;ormas -3/ GHIII. 0a imizar a probabilidade e conseqK4ncia de eventos positivos e a minimizar a probabilidade e conseqK4ncia de eventos adversos aos ob&etivos dos seus pro&etos, ampliando assim, as c#ances de sucesso dos mesmos. -dentificar as influ4ncias gerencial e estratgica da gesto dos custos. Recon#ecer os mtodos necessrios ao desenvolvimento de sistemas de custos capazes de au iliar as empresas em suas tomadas de decises.

'onceitos de Risco. Riscos em $ro&etos. $lane&ando como gerenciar riscos no pro&eto. -dentificao dos riscos. Anlise qualitativa dos riscos. -ntroduo = anlise quantitativa dos riscos. $lane&amento das respostas aos riscos, seu monitoramento e controle.

2$ GESTO ESTRAT%GICA DE CUSTOS :%isciplina avanada em custos<

?iso gerencial dos custos. 3istemas de custeamento. Activity Based Costing :0etodologia A7'<. @esto total dos custos. 'adeia de valor. Anlise de processos de neg5cios. /timizao dos custos. 3istemas de gesto de custos. 'usteio alvo, contabilidade de gan#os.

2& GESTO ESTRAT%GICA DE PRO(ETOS %o plane&amento de neg5cios = :$r,requisito1 implementao de pro&etos. @erenciamento de $ro&etos.< $atrocinadores dos pro&etos. Alin#amentos geral e estratgico de pro&etos. $lane&amento estratgico para a e cel4ncia em gerenciamento de pro&etos. 3eleo estratgica de pro&etos. @esto de portf5lios de pro&etos. !scrit5rio estratgico de pro&etos. 2' (OGO DE EMPRESAS :3imulao de @esto %iagn5stico empresarial e !mpresarial< mercadol5gico. $lane&amento empresarial. ?iv4ncia do processo de gesto empresarial1 tomada de decises. Avaliao e controle de resultados.

$ossibilitar o alin#amento da gesto estratgica de neg5cios com o gerenciamento de pro&etos.

Avaliar e vivenciar o processo de plane&amento e controle para a administrao de qualquer organizao e a comple idade e istente para inter,relacionar as decises de cun#o gerencial relativas = operacionalizao de diversas reas funcionais.

29 LOG1STICA DE SUPRIMENTOS

A importncia da rea de suprimentos no sistema log"stico. @esto de fornecedores. Make or buy, Comakership e terceirizao. @esto de estoques :previso de demanda, mtodos de ressuprimento, indicadores e lote econ>mico de compras<. 'omparao de propostas de fornecimento. ;ovos arran&os de fornecimento. / transporte no sistema log"stico. /s modais de transporte :intermodalidade e multimodalidade<. / conceito de custos totais. A embalagem no sistema de transporte. Anitizao de cargas :paletizao e conteineirizao<. %imensionamento de frotas. %esen#o da rede de distribuio. %istribuio de cargas em bolses. A elaborao e otimizao de rotas. 'onceito de log"stica empresarial. 3istemas (og"sticos. 'ustos log"sticos. (og"stica de suprimentos. (og"stica de distribuio. 'iclo de pedido. Avaliao de desempen#o log"stico. !stratgias log"sticas. /peradores log"sticos. Suplly Chain Management. A informao na cadeia suprimentos.

!ntender a funo suprimentos como estratgica, responsvel por gerenciar o relacionamento com os fornecedores e uma oportunidade para a gerao de lucro para a empresa.

30 LOG1STICA DE TRANSPORTE

'on#ecer as ferramentas para pro&etar um sistema de transporte de alta efici4ncia e com custos operacionais bai os. -dentificar o transporte como elemento de agregao de valor ao cliente.

31 LOG1STICA EMPRESARIAL

'on#ecer uma viso geral da log"stica empresarial, os sistemas log"sticos, a log"stica de suprimento e a log"stica de distribuio.

32 LOG1STICA INDUSTRIAL 3istemas $rodutivos :conceito, tipologia, ob&etivo e evoluo<. /rientaes produtivas :produo empurrada e produo pu ada<. $lane&amento e controle da produo :$'$<. / modelo de estoques de reserva. / modelo 0R$90R$--. 3istema Kanban. 33 MAR#ETING DE SERVIOS 'onceitos gerais de mar6eting de :$r,requisito 2 servios e sua relao com o Administrao de 0ar6eting< mar6eting de produtos. -mplicaes e caracter"sticas do mar6eting em servios. Eualidade e estratgias gerais para servios. 'omposto de mar6eting. Administrao de evid4ncias. (iderana em servios. 3ervios de atendimentos e servios na era digital. 3 MAR#ETING DE VARE(O :$r,requisito 2 As caracter"sticas do vare&o e do Administrao de mar6eting de vare&o. / vare&o 0ar6eting.< tradicional e sua adequao a ;ova !conomia :E. Commerce<. Administrao de canais de venda. 3" MATEMTICA !INANCEIRA ?iso @eral da 0atemtica *inanceira, conceitos bsicos e suas aplicaes no mercado financeiro em geral. Aso da calculadora financeira, preferencialmente, D$ G8 '.

'on#ecer as ferramentas de plane&amento e controle da produo, visando sua aplicao na mel#oria da log"stica de suporte = produo.

Recon#ecer a dinmica do mar6eting de servios, fornecendo instrumentos para o seu gerenciamento. Atilizar a criatividade para anlise e implementao de solues em servios.

Aplicar as estratgias de mar6eting = realidade do vare&o no 7rasil. !ntender o processo de comercializao de produtos e servios. 'ompreender o conceito de ta as e sua classificao. 'alcular &uros e descontos, simples e compostos, srie uniforme de pagamentos e de formao de capital. 3istema de amortizao *ranc4s :.abela $rice< e 3A'. Avaliar flu o de cai a simples :.-R e ?$(<. 'apacitar o aluno a entender o mecanismo de funcionamento do mercado financeiro, de suas reaes =s mudanas con&unturais e os respectivos impactos na gesto financeira das empresas.

3$ MERCADO DE OPERA3ES !INANCEIRAS :$r,Requisito1 'on#ecimentos de 0atemtica *inanceira.<

-ntroduo aos mercados financeiros :7olsa, %5lar, +uros e ."tulos de %"vida ! terna<. 0ercado monetrio. 0ercado de crdito. 0ercado de 'apitais e Acionrios, ."tulos $Jblicos e $rivados e *undos de investimentos.

3& NEGOCIAO EM AMBIENTE EMPRESARIAL

'onceitos, origens, etapas e estratgias de tratamento de conflito. 3ituaes de conflitos. Resoluo e gerenciamento de conflitos. 'onsideraes em negociao. A demanda pelo negociador no cenrio atual e futuro. 'onceitos e definies de negociao. Alicerces e $r, requisitos da negociao. !tapas da ;egociao e abordagens. 'on#ecendo e ampliando o seu potencial como negociador. !stratgias em negociao e casos prticos. *undamentos conceituais de estratgia empresarial. *undamentos conceituais do plane&amento empresarial. 0etodologia para realizao do plane&amento estratgico da organizao. 'ontrole estratgico

%esenvolver a capacidade para intervir estratgica, ttica e operacionalmente na conduo, negociaes e na administrao de conflitos. e nos seus desdobramentos tanto em n"vel de papis, quanto de pol"ticas e prticas nos diferentes ambientes de atuao.

3' PLANE(AMENTO ESTRAT%GICO

Atilizar o con#ecimento adquirido, metodologias, tcnicas e procedimentos de plane&amento estratgico no processo de plane&amento aplicado a uma empresa ou organizao.

39 PLANO DE NEGCIO :$r,requisito1 $lane&amento !stratgico. :/s candidatos devem ter ao menos uma das condies1 ser empresrio ou pretender ser empresrio<<

?iso geral de um plano de neg5cios. !laborar um plano geral do .cnicas de definio das neg5cio de uma empresa. oportunidades. !laborao do plano de mar6eting. !laborao do plano de operaes. !laborao do plano financeiro. %ocumentao legal. Atilizao de soft are espec"fico.

0 QUALIDADE DE VIDA AUTODESENVO LVIMENTO :!ssa disciplina, ocorre aos finais de semana, sendo o Jltimo com imerso obrigat5ria, em local e terno A;-*A!, com custos e tras<

A sociedade contempornea e os impactos da globalizao na vida pessoal e profissional. / sucesso e9ou qualidade de vida. Aspectos relevantes da qualidade de vida1 saJde f"sica, saJde mental e espiritual, auto,con#ecimento, relacionamento interpessoal, auto, realizao no trabal#o e transcend4ncia :eu, a comunidade e o planeta<. -ntroduo ao 3.-.0. *ontes e aplicaes de informaes no mar6eting. 'omponentes do 3.-.0. /s Registros -nternos :%ata 7ase 0ar6eting<. 0onitorameto 0acro, ambiental. 3istema de $esquisas de 0ercado. 0onitoramento 'ompetitivo. As ferramentas de apoio = deciso em mar6eting. 0odelos de implementao. -ntegrao com 'R0 e !R$.

Aprimorar os con#ecimentos e compreender novos conceitos associados = mel#oria da qualidade de vida pessoal e no trabal#o. ?ivenciar momentos de refle o sobre a sociedade contempornea, o auto, con#ecimento e #bitos de vida mais saudveis.

1 SISTEMA DE IN!ORMAO EM MAR#ETING ) 0 *+,-./

2 SISTEMAS DE REMUNERAO

Avaliao de cargos e salrios pelo mtodo por pontos. %escrio de cargo. %efinio de fatores para avaliao de cargos. -mpactos na fol#a de pagamento e seus refle os. $ol"tica salarial. ;oes sobre $esquisa 3alarial, Remunerao por compet4ncia, Remunerao por #abilidade, Remunerao por lucros ou resultado :(ei n.L GI.GIG, de GM9G898III<.

'on#ecer o que um sistema de informaes de mar6eting e seus componentes. Adquirir con#ecimentos para trabal#ar com as ferramentas para especificao do 3.-.0. e a integrao deste com outros sistemas empresariais. / participante ter contato com as mais modernas ferramentas de 3.-.0., em aspectos tecnol5gicos, sist4micos e de apoio = deciso de mar6eting. !laborar um plano de cargos e salrios pelo mtodo de $ontos e refletir sobre remunerao estratgica atrelada ao neg5cio da empresa.

3 SUPPL4 C5AIN MANAGEMENT

'onceito de Supply Chain. .ipologia, escopo e alin#amento estratgico. *atores,c#ave de desempen#o. !feito c#icote :o &ogo da cerve&a<. @esto de demanda. @erenciamento coordenado dos estoques. ;"vel de servio e disponibilidade de produtos. !MEA1 'onceito e aplicaes da anlise dos efeitos e tipos de fal#as. %efinio dos pontos cr"ticos. $riorizao das medidas corretivas na fase de pro&eto do produto e processos. A6789.: ;: V-8+,< conceito, metodologia e aplicaes. Q!D1 conceito de desdobramento da funo qualidade. 'omo traduzir a voz do cliente em informaes de pro&eto. @esto log"stica da distribuio f"sica internacional. 'adeia de distribuio f"sica internacional. Armazenagem internacional. 0odalidades de carga. !mbalagem de transporte. 0odais de transporte internacional. .ermos de frete, contratos e documentao. *ormao de custo de frete internacional. 3eguro de transporte internacional. !studos de caso em log"stica.

'ompreender o conceito e as principais ferramentas para a tomada de deciso no gerenciamento da cadeia de abastecimento. Recon#ecer os conceitos e a metodologia das tr4s tcnicas de mel#oria da qualidade de produtos e servios. Aplicar essas tcnicas na vida pessoal ou profissional.

T%CNICAS DE MEL5ORIA DA QUALIDADE

" TRANSPORTE INTERNACIONAL

!laborar um pro&eto de log"stica de transporte e administr,lo. 'ompreender os conceitos e regras da gesto de distribuio f"sica internacional.

You might also like